Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 do KO: Melhor avançado? (meias-finais)

Estamos promover uma discussão sobre o melhor XI em Portugal deixando ao critério dos nossos leitores a eleição do mesmo. A ideia é irem votando no preferido nas várias ‘batalhas’. Ficam os duelos para as meias-finais dos avançados.

 

Qual o melhor?

Marega
Bas Dost
Created with QuizMaker

 

Qual o melhor?

Jonas
Dyego Sousa

21 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 22, 2019 at 5:24 pm

    Dost
    Jonas

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 22, 2019 at 5:08 pm

    Dost
    Jonas

  • Magico8
    Posted Janeiro 22, 2019 at 4:27 pm

    Dost
    Jonas

  • Pedro Leal
    Posted Janeiro 22, 2019 at 3:59 pm

    Dost (duelo muito equilibrado na minha opinião, mas o Marega ainda tem algumas limitações técnicas que o prejudicam apesar de ter muita influência no modelo de jogo do Porto, enquanto o Dost é uma autêntico matador que também dá muito ao Sporting e mesmo estando em baixo de forma para mim merece ir à final)
    Jonas (em qualidade é o melhor jogador da Liga Portuguesa mesmo tendo esta época problemas com lesões quando joga nota-se a diferença no Benfica e acredito que o João Félix será o seu sucessor, já o Dyego Sousa também é um avançado bastante interessante com um bom jogo aéreo e finalização, mas ainda está um pouco abaixo do Jonas).

  • Turiacus
    Posted Janeiro 22, 2019 at 2:59 pm

    Bas Dost
    Jonas

  • opiniaodeadepto
    Posted Janeiro 22, 2019 at 2:16 pm

    Se tivesse de escolher um plantel com dois destes quatro, não teria dúvidas:
    Marega
    Dyego Sousa
    Não ponho em causa que Jonas tem sido nas últimas épocas o melhor jogador a actuar em Portugal, mas não tem tido rendimento que justifique ganhar, com a agravante de que continua com problemas físicos recorrentes, que já o impediram de disputar a fase decisiva do campeonato a época passada!
    O Bas Dost também tem estado abaixo do que fez na outras épocas.
    E deixo a pergunta: Nesta altura, com a idade e o rendimento que têm tido, quantos dos que votaram no Jonas, se tivessem de construir o plantel, o escolhiam a ele e deixavam fora o Dyego Sousa?

    • Pedro Leal
      Posted Janeiro 22, 2019 at 6:37 pm

      Concordando com o que o Mike The Kid disse quando se constrói uma equipa não depende unicamente da qualidade atual, mas também da idade, do custo que irá haver (salário e valor de transferência) e do estilo do jogador (não faz sentido jogares com uma avançado do estilo do Marega numa tática de posse)
      Neste momento Jonas é superior e o objetivo deste exercício é comparar a qualidade atual dos jogadores sem contar muito com momentos de forma (mesmo que o futebol seja o momento).

    • Mike The Kid
      Posted Janeiro 22, 2019 at 6:06 pm

      Mas o que está em causa não é com que se construía uma plantel, porque aí a idade é relevante, estamos a comparar a qualidade dos jogadores e não interessa a idade

  • Kacal
    Posted Janeiro 22, 2019 at 12:41 pm

    – Jonas (repito, para mim o melhor jogador do campeonato destacado quando está em forma e falando em qualidade está acima do Dyego Sousa, nem há comparação. Mais uma vez até pode perder em poder físico e jogo aéreo, mas no resto não há comparação entre os dois, mesmo a nível de números, embora este ano o Jonas ande a jogar menos tempo e marcando menos, mas não podemos ter memória curta);
    – Bas Dost (não sou o maior apreciador do Marega e prefiro o holandês. O poder físico, a entrega e determinação, a sua capacidade em ganhar a profundidade e mesmo os números fazem do Marega um jogador admirável, sendo que a sua influência no Porto é evidente neste estilo de jogo. Mas além dos números de Dost serem superiores, prefiro um tipo de avançado mais de área e finalizador, o holandês é um goleador por cá. Mesmo com bola há limitações de ambas as partes, o historial de Dost por cá fala por si);

    Venha daí essa final, mas já sei quem votarei e ganhará, é fácil!

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 22, 2019 at 11:45 am

    Independentemente do momento de forma, não podemos colocar um jogador que fez 86 golos em 2 épocas e meia em Portugal à frente de um Marega.
    Voto:
    Bas Dost
    Jonas

  • NunoM
    Posted Janeiro 22, 2019 at 10:19 am

    É engraçado como nesta a minha votaçao muda completamente consoante o criterio for quais os dois melhores jogadores nos ultimos anos (ou desde que chegaram a Portugal) ou se for qual os dois melhores da presente temporada.

    Apesar de achar Dost e Jonas os melhores a verdade é que esta epoca (muito devido a lesoes eu sei) ambos estão muito aquem do que ja deram. Tirando os penalties Dost tem 6 golos e Jonas 5, só o dyego Sousa tem 11 e o Marega 7 (e nao contando com os incriveis 5 na champions).
    Nas assistencias o Marega tem 5 e o Sousa tem 4. Jonas e Dost tem 1 cada

    Na importancia de cada um para o clube parece me que este ano é bastante mais importante Marega e o Dyego Sousa para as respetivas equipes do que os seus adversários nos seus planteis.
    %influencia nos golos da equipe. Dost 31% (2º na equipe); Jonas 18% (3º em igualdade como mal amado andré almeida); Marega 32% (1º isolado); Dyego Sousa 46% (1º isoladissimo)

    Portanto apesar de parecer criminoso dizer isto, tendo em conta a qualidade dos 4 jogadores quando estao todos em forma, mas esta época tanto Marega como Sousa estão bastante a frente dos outros dois em todas as métricas

    • Kacal
      Posted Janeiro 22, 2019 at 12:43 pm

      Mas isto é uma votação livre, logo é normal que cada um tenha os seus critérios. Além disso não mostra em lado nenhum época 2018/2019, isto é o melhor. Não vejo mal nisso, a não ser que votemos em escolhas disparatadas, claro.

      • NunoM
        Posted Janeiro 22, 2019 at 1:40 pm

        Totalmente de acordo só achei curioso porque acho totalmente descabido alguem dizer que o Marega é sequer metade do jogador do Jonas mas também acho totalmente descabido alguem me dizer que este ano o Jonas esta mais forte que o Marega.
        Se dissesse que a votaçao era referenta e esta epoca para mim nao havia duvidas era Marega; se fosse referente as ultimas epocas ou ao jogador em si no pico da forma não ha duvidas nenhumas, Jonas

        • Kacal
          Posted Janeiro 22, 2019 at 3:00 pm

          Ah sim NunoM, nisso estou de acordo. Mas lá está, cada um escolhe e decide o seu critério e aqui sinceramente não me parece referente à época, mas sim à qualidade.

    • Mota
      Posted Janeiro 22, 2019 at 10:48 am

      Não concordo que seja assim tão linear, por exemplo o Jonas dá-se ao jogo e faz jogar, já o Marega destroi jogadas (embora já tenha melhorado a tecnica, quem o viu e quem o vê).
      Mas falando dos golos, temos que inserir os mins e assim (todas as competiçoes):
      BDost 1439 mins 16 golos
      jonas 942 mins 9 golos,
      Marega 2227 mins 16 golos
      Dyego 1707 mins 16 golos

      Sem duvida que o Marega é o pior, os outros estão equilibrados, mas e o contexto?

      Bdost começou a época com Peseiro.
      Jonas sp lesionado, normal que esteja em subrendimento
      Dyego não me vou pronunciar pq n acompanho.

      • NunoM
        Posted Janeiro 22, 2019 at 1:37 pm

        Exata é claro que é fruto dos minutos mas fazer minutos também conta, é merito do jogador poder jogar tanto tempo. Se fosse por media de golos ganhava aquele puto do chad do Porto que tem um golo em prai 10min jogados.
        O jonas e tao melhor que o marega que doi mas a verdade é que o jonas lesionado é tão bom jogador como eu na medida em que nao joga. E como tal acho que tem de se avaliar tambem que neste momento o Jonas é um jogador que nao conta para grande parte dos jogos ao contrario do Marega que parece que nem dorme para poder correr um pouco mais.

        Mas como disse não ha criterio definido da votaçao. Se fosse os dois melhores desta epoca eu votava em Marega e Dyego se fosse os melhores na melhor forma dos 4 entao votava em Jonas e Bas. Daí ter dito que achava curioso mudar para o total oposto.

        • opiniaodeadepto
          Posted Janeiro 22, 2019 at 2:30 pm

          NunoM
          Creio que faz sentido o que dizes e também penso da mesma maneira.
          A questão do Jonas tem a ver com o que ele é capaz de render no presente. E tem se visto que dificilmente fará vários jogos seguidos.
          Só não concordo muito com que dizes a respeito do Marega. Não é um jogador elegante com a bola no pé, mas tem uma técnica de remate muito acima da média e faz aquela posição híbrida de extremo direito/segundo avançado muito bem!
          Acho que a forma de jogar do Porto depende muito do rendimento do Marega! Aliás isso notou-se a época passada quando falhou dois ou três jogos!

  • Pésquerdo
    Posted Janeiro 22, 2019 at 9:51 am

    É indiscutível que o Jonas irá ganhar esta. Sem remota hipótese para os restantes

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 22, 2019 at 9:49 am

    Bas Dost
    Jonas

    Saudações Leoninas

Deixa um comentário