Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

12 mil pessoas no Chaves-Ribeirão, 10 mil no Farense-Leiria – que este apoio tenha continuidade! Clubes regionais fortes só ajudam na evolução do futebol português

Se o futebol português continuar a ter o apoio dividido por apenas 4/5 equipas está condenado. Faz falta que os clubes regionais tenham uma força maior, à semelhança do que acontece no resto da Europa (Portugal é o único país onde as pessoas só manifestam interesse por determinados emblemas), só assim as equipas podem crescer, ser competitivas e principalmente ter sustentabilidade a nível financeiro. É urgente recuperar a paixão que existia nos anos 70/80/princípios de 90 em determinadas cidades, para que o espectáculo dentro e fora de campo ganhe outra “vida”. 

Este fim-de-semana promete ficar marcado por grandes enchentes por todo o país, uma vez que se decidem os campeonatos da II divisão. A Norte, mais precisamente em Trás-os-Montes, o Chaves e o Ribeirão protagonizam um duelo decisivo na luta pela subida de divisão e, claro, os seus adeptos não vão deixar de apoiar as respectivas equipas. Prevê-se casa cheia no Estádio Municipal Eng.Manuel Branco Teixeira, com capacidade para 12 mil pessoas, sendo que pelas perspectivas, 1200 pessoas vão apoiar os visitantes (apesar da proximidade, não deixa de ser um excelente número). No Sul, na capital do Algarve, o Farense recebe a União de Leiria no São Luís com 1 ponto de vantagem sobre o Mafra. Os algarvios costumam ter uma excelente média de adeptos a assistir aos jogos, uma claque organizada barulhenta e, naturalmente, vão encher o estádio à procura de festejar a subida de divisão. Mas não só nestas cidades haverá muita gente a assistir aos jogos. Em Viseu, o Académico já é campeão e vai ter a oportunidade de festejar o título perante os seus adeptos no Estádio do Fontelo. Finalmente, em Mafra, também é prevista casa cheia, uma vez que o clube local ainda tem hipóteses de subir à Liga de Honra na recepção ao Sertanense. Como é natural, estes clubes não têm estas assistências em todos os jogos e isto explica-se pelo facto de estarem a lutar pela subida de divisão. Mas não podemos esquecer que muitos dos clubes da primeira e da segunda liga têm médias de assistência muito baixas e foram poucos os que atingiram estes números.

Um bom exemplo, um sinal de esperança em relação ao panorama actual do futebol português (estádios vazios e pouca paixão, à excepção do que diz respeito aos “grandes), mas era importante que este apoio não fosse circunstancial e tenha uma continuidade. A verdade, é que observando os casos do Chaves e Farense, pela influência que tem nas respectivas regiões e massa adepta que os apoia, estão criadas as condições para essa continuidade. Veremos se haverá uma evolução e principalmente se esta “onda” irá  ser uma espécie de ponto de partida para fazer regressar aquela paixão que existia em torno de determinados clubes em décadas passadas.

45 Comentários

  • Augusto
    Posted Abril 28, 2013 at 10:30 am

    Acho muito bem que o futebol regional comece a ganhar força, mas tambem sou da opinião que por vezes os preços são um pouco exagerados para clubes da 2ª Divisão ou 3ª Divisão…

    Que saudades tenho eu de seguir o já extinto Abrantes Futebol Clube, onde em casa tínhamos sempre boas casas e conseguiamos sempre movimentar muitos adeptos e sócios para as localidades mais perto da cidade de Abrantes… bons tempos lá vão… agora é apoiar a União Desportiva Abrantina :)

    • Erik Santos
      Posted Abril 28, 2013 at 2:37 pm

      Também é de Abrantes? Seguia muitas vezes os jogos do Abrantes conheço muitos dos jogadores que lá jogavam.Do actual U.D Abrantina não tenho seguido jogos nenhuns infelizmente, mas claro que continuo a apoiar o clube da terra :)

  • António Martins
    Posted Abril 28, 2013 at 9:28 am

    Estes dois clubes são históricos do futebol nacional e necessitam de voltar aos escalões profissionais pelas massas adeptas que conseguem trazer junto deles. Eu sou do Gil Vicente e é com muito agrado que vejo este tipo de apoio pois acredito que as mentalidades em Portugal estão a mudar e que cada vez mais pessoas apoiam os clubes de onde são naturais/residentes. Só assim o futebol poderá evoluir e tornar-se mais competitivo. São estes clubes como Chaves, Farense, Gil Vicente, Leixões, Académica que movimentam gente em torno deles.

    Bom domingo a todos.

    Saudações Desportivas

  • MNL
    Posted Abril 28, 2013 at 1:11 am

    Eu sinceramente ñ entendo como alguem dá mais de 10 € para ver um jogo de futebol.
    Por exemplo uma ida ao cinema custa 6/7€, eventualmente com um bilhete de oferta, a confusao não é tanta, é mais seguro e é mais confortável.
    Qto ao numero de espectadores, se não é maior é pq os clubes são gulosos, com uma política diferente de preços atraiam mais espectadores e a equipa ganhava mais com isso.

    • André Raio
      Posted Abril 28, 2013 at 9:50 am

      Comparar uma ida ao cinema com o ir a um jogo de futebol… é de quem realmente não percebe nem sente o que é estar num estádio.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 28, 2013 at 12:58 am

    Isso é tudo muito bonito, mas o clubismo não se decreta. As pessoas gostam do clube A, B, ou C, seja qual for o motivo e nada há a fazer quanto a isso.
    Não obstante, há clubes pequenos e médios que têm boas ou razoáveis assistências (Farense, Leixões, Belenenses, Chaves, Vitória de Guimarães) que são bons e louváveis exemplos.
    Confesso que a única cidade que conheço em que existe um apoio bastante generalizado ao clube local, é Guimarães e é uma tendência que se acentuou na última década, apesar das dificuldades porque o clube passou e passa.

  • Porfírio
    Posted Abril 27, 2013 at 10:12 pm

    Sim, um dos principais problemas é as pessoas só gostarem dos 3 grandes (mais do que gostam de futebol). Tenho assistido a alguns jogos da 2ª divisão, e apesar da diferença de condições, há bons jogos e bastante espectáculo. E há lá jogadores que vão dar o salto para as ligas profissionais na próxima época (alguns já com acordo estabelecido) e jogadores que já alinham nas selecções nacionais jovens. Quem quiser ver o Chaves-Ribeirão amanhã, haverá transmissão em directo em nortefutebol.com

    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2013 at 9:51 pm

    1º não percebo porque as pessoas falam dos preços dos bilhetes em 1987 já pagava
    4000$( 20€) o que é o preço normal hoje em dia mesmo em jogos da champions. o preço do tabaco tá muitos mais caro do que na altura e mesmo assim não deixam de fumar.

    2º em Portugal para os portugueses só existem 3 clubes( benfica, sporting e porto)e quando se nasce é quase obrigado a escolher 1 desses 3 clubes, por isso só ganham esses 3 clubes, nos estados unidos tu nasces numa cidade e és adepto desse clube, por isso nos desportos deles vês estádios cheios e vários campeões ao longo dos anos nos variados desportos.

    3º subindo á 1ª liga clubezecos como o arouca que leva 1000 pessoas, moreirenses, trofenses, beira mar(estádio sempre vazio) e outros clubes que vão para lá para se endividarem cada vez mais, dou um exemplo do olhanense,clube algarvio,no jogo com o Guimarães precisando de ganhar para se manter na 1ª tinha 1028 adeptos ora sendo a média nos jogos em casa só que faça 10€ cada bilhete faz 10000€ de bilheteira jogando 2x por mês em casa faz 20000€ de bilheteira paga o ordenado de 1 jogador e dinheiro para os outros 23? e funcionários? e finanças? e segurança social? luz?
    telefones e manutenções do estádio?
    na minha opinião na 1ª liga tinha de estar os clubes com média de espetadores acima dos 5000 no mínimo senão o k vão lá fazer?

    • André Raio
      Posted Abril 27, 2013 at 11:18 pm

      Concordo com os 2 primeiros pontos na íntegra mas, no 3º ponto, é de frisar que 20.000 euros, ao contrário dos 3 ditos "grandes", são no mínimo 5 ordenados. No Beira-Mar há jogadores titulares a ganhar 2.000 e 3.000…
      Calculo que sejas do Guimarães e afirmo-te com firmeza que a culpa de não existirem médias de 5.000 adeptos é dos adeptos e não dos clubes, ainda que muitos presidentes só olhem ao dinheiro e não apostem em bons pacotes/promoções para cativar mais adeptos antes da época se iniciar. Há malta que acha 10 euros para assistir a um Rio Ave – Estoril muito caro (isto é 1º liga, porra!), mas prefere ir para o café beber 5 finos e comprar um maço de tabaco, fora os famosos tremoços e as famosas raspadinhas, aquando jogos dos ditos "grandes" ou, então, encafuar-se em centros comerciais que, por norma, ao domingo à tarde estão à "pinha". Mas isto não interessa, até porque já cheguei a ir de Aveiro a Setúbal (ninguém pensa nos adeptos) a uma segunda-feira à noite a pagar 10 euros e estavam 500 pessoas no estádio, e neste capítulo a Sport(assassina)TV tem um papel fundamental na criação de ainda mais adeptos de café/sofá. É tudo um misto de anti-futebol, uma espécie de cancro, que com adeptos que só vêem 3 clubes à frente, vai matando o futebol.

    • Hugo
      Posted Abril 27, 2013 at 10:52 pm

      Caro amigo,
      Eu continuou a ver restaurantes, centros comerciais, cafés, bares cheios de gente a gastar rios de dinheiro para mostrar Status.
      O futebol sofre o mal de todos desportos e culturas. "Não é moda, não vão"

    • FT
      Posted Abril 27, 2013 at 10:07 pm

      E onde está o dinheiro para toda a gente comprar bilhetes? ah pois

  • André Raio
    Posted Abril 27, 2013 at 8:06 pm

    Em Portugal gosta-se apenas de ganhar. Logo, segue-se o caminho mais curto, o caminho "dos três", bairrismo e orgulho/prazer em assistir ao clube da nossa cidade a jogar, são "balelas" e só lá vão "gatos pingados". Farense um exemplo a seguir! Respeito aos SS.

  • Nelson
    Posted Abril 27, 2013 at 7:55 pm

    Por amor de Deus, dizer que é só assim na última jornada é total ignorância! Pelo menos no caso do Chaves, sempre que joga em casa tem uma assistência a rondar os 3/4 mil adeptos, o que é mais que muitas equipas da primeira liga!

  • JC
    Posted Abril 27, 2013 at 7:36 pm

    o ano passado o Varzim tinha uma média superior a muitas equipas da 1º liga, levava até 500 adeptos fora, sem falar da fase final! Mas depois quando se é campeão e nao se sobe porque nao há dinheiro as pessoas perdem a esperança e deixam de apoiar! só espero que esses clubes tenham uma maiior "sorte" do que o Varzim

  • D_scp
    Posted Abril 27, 2013 at 7:22 pm

    Portugal é um país pequeno e é normal que não exista a cultura de apoio da equipa da terra.

    Se por um lado concordo que uma distribuição dos adeptos e sócios seria benéfica para uma competitividade interna, seria da mesma forma internacionalmente? Se Sporting, Porto e Benfica não tivessem este domínio nacional, poderiam afirmar-se bater o pé aos colossos europeus? Duvido um bocado.

    • André Raio
      Posted Abril 27, 2013 at 8:38 pm

      Claro que podiam. Aveiro tem mais de 60.000 habitantes, não era por metade da população encher o EMA para ver o Beira-Mar, que se ia perder o que quer que seja internacionalmente… e aliás, essas 3 equipas iriam ter outros ambientes (dei o exemplo de Aveiro porque é a minha terra, mas Portugal ainda tem outras grandes cidades logicamente) e a competitividade iria aumentar muito mais. Tudo invertido é o que este futebol precisa, são sempre os mesmos.

    • luis bcn
      Posted Abril 27, 2013 at 8:36 pm

      Exactamente, Ja tinha feito esse raciocínio antes, os 3 grandes e nomeadamenrte o slb sao o cancro do nosso futebol (pois "roubam" adeptos aos outros clubes). O outro problema é a concentração de clubes (nomeadamente Grande Porto/Minho que leva a que as pessoas de dispersem pelos pequenos clubes. O Moreirense pode por toda a popUlualao da vila no estadio e ainda sobram lugares…Nao se pode pedir a clubes destes que enchem o estadio mas a academica e o Beira-mar tem mais responsabilidades (por serem de cidades "grandes"). Os clubes tem que inverter esta situação copiando modelos que resultem como o do Porto e do Guimaraes ( e agora o braga)

  • josé
    Posted Abril 27, 2013 at 6:59 pm

    assim é que devia ser sempre! tal não acontece com muitos clubes da 1ª liga provavelmente devido ao preço dos bilhetes. os clubes têm que ter noção da massa associativa que têm e não podem ter bilhetes ao preço de clubes como o benfica, porto ou sporting se querem levar gente ao estádio. e se calhar até lucravam mais com isso. cumps

  • Bruso
    Posted Abril 27, 2013 at 6:43 pm

    É muito bom ver estes estádios cheios. É bom para o espetáculo, é bom para os clubes e motivador para os jogadores.

    Quanto à continuidade disto acho que será muito dificil. Uma das principais razões é o preço dos bilhetes que as equipas destas divisões praticam. São poucas as pessoas que estão dispostas a pagar 4/5€ por bilhete para ver um jogo destes. Eu falo porque no Regional da Madeira é esse o preço praticado pela maior parte das equipas.

    Acho que se as equipas praticassem preços mais em conta com o tempo apareceria mais gente nos estádios. Uma pessoa que chega à porta do estádio e cobram-lhe 5€ para ver um jogo destes muito dificilmente voltará àquele estádio. Imaginem que ele leva a familia a ver o jogo (4 pessoas = 20€) + a deslocação lá vão uns 30€. Pessoas preferem guardar os 30€ e vêm futebol à noite na sporttv.

    • Bruso
      Posted Abril 28, 2013 at 11:03 am

      Cá nada. SantaCruzense, Canicense sei que cobram. Mas deve haver outras equipas a cobrar…

    • FT
      Posted Abril 27, 2013 at 10:08 pm

      Os unicos que cobram bilhetes e equipas que jogam ou jogavam na 2B. O unico do regional que pode cobrar bilhetes é o camacha e mesmo assim nao sei

    • Bruso
      Posted Abril 27, 2013 at 9:53 pm

      Não disse que cobram em todos os jogos. Mas muitas equipas cobram…

    • FT
      Posted Abril 27, 2013 at 8:26 pm

      Ja vi imensos jogos da regional da madeira e nunca paguei um tostão… Nunca vi ninguem a cobrar bilhete, nem no liceu, nem no caniço, nem em lado nenhum, muito menos zona norte

  • Ricardo Oliveira
    Posted Abril 27, 2013 at 6:34 pm

    Isto deriva da fraca cultura desportiva em Portugal. As pessoas em Portugal gostam de futebol? Gostam é de dizer umas asneiras e chamar uns nomes aos árbitros. Não há associativismo, o futebol é uma hora e meia ao fim de semana em que as pessoas são do Benfica, do Sporting ou do Porto que foi o clube que lhe disseram para escolher. Mas os maiores culpados disto são os clubes, que não perceberam atempadamente que era preciso chamar as pessoas à sua volta, fazer com que as crianças da zona que representam fossem desse mesmo clube e não do Benfica, do Porto ou do Sporting. Raros são os casos de associativismo, quando há tantos clubes históricos e tradicionais no futebol Português. As pessoas não conhecem o prazer de ir ao estádio do seu clube, e apoiá-lo a ele e a mais nenhum, como acontece com os Espanhóis e os Ingleses( Já nem falo dos alemães que são um fenómeno) – vejam este vídeo de adeptos da 2ª divisao alemã https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=A-6tU3D0lN8)

    O maior exemplo em Portugal é o Braga…como é que um clube que cresce todos os anos, criou a sua identidade, está até na liga dos campeões, e que é de uma cidade com tanta gente, e de tanta gente jovem…não enche o estádio nem que o presidente dê entrada gratuita a todos? Só há uma explicação, as pessoas não gostam assim muito do futebol.

    Cumps

  • Anónimo
    Posted Abril 27, 2013 at 6:25 pm

    Será muito importante para o aumento da competitividade e do nível de assistências da 2ª Liga que se confirmem amanhã a subida do Desp. Chaves e do Farense que conjuntamente como Aca. Viseu são 3 históricos do futebol nacional. O clube que conheço melhor, o Farense, dispõe de uma massa de adeptos inexcedível e uma claque aguerrida e que está sempre presente em todos os jogos. A cidade de Faro tem necessidade do Farense ao mais alto nível e acredito que mesmo na 2ª Liga iremos ter alguns jogos com assistências acima dos 5.000 espectadores o que para o nível médio desta divisão será muito bom. Por isso faço votos para que se confirme a subida do Farense e já agora também do Desp. Chaves, sem que isso represente uma menor consideração pelo Mafra e pelo Ribeirão.

    Fernando Silva

  • C8s
    Posted Abril 27, 2013 at 6:12 pm

    Preocupante é ter estádios para 40 mil pessoas e só terem 2 mil de media, mais preocupante quando os estádios estão a ser pagos pelos contribuintes… que continuam a pagar a manutenção dos mesmos…

  • Komp
    Posted Abril 27, 2013 at 5:59 pm

    Muito bom artigo.

    Sabem se a etapa final da Volta à Romandia em que o Rui Costa está em 3º terá transmissão? Obrigado.

    • Tiago Ferreira
      Posted Abril 27, 2013 at 7:02 pm

      Nada o indica. A Eurosport não tem os direitos desta prova. Tenho acompanhado via internet, pelo canal sky sports.

  • RiefSilva
    Posted Abril 27, 2013 at 5:42 pm

    O mau é que isto só acontece nos jogos mais importantes, principalmente em finais de época, em que o jogo pode valer uma subida de divisão.

    Lembro-me do ano em que o Penafiel subiu da 2ª para a liga de honra, em que na fase final, na 2ª mão, depois de um empate a zero na 1ª mão, dirigi-me a chaves para ver o Penafiel subir de divisão, e fiquei impressionado pelo numero de penafidelenses que lá estavam, mas muitos, durante a época nunca foram a um único jogo do Penafiel, e alguns, provavelmente, não assistiram a nenhum jogo de futebol durante a época.

  • DC
    Posted Abril 27, 2013 at 5:40 pm

    Os clubes com mais massa adepta em Portugal são: Benfica, Porto, Sporting, Académica, Guimarães, Sporting de Braga, Boavista e Belenenses (acho que é por esta ordem e tudo). E nem sempre se vê boas casas nestes clubes (á excepção dos três primeiros, Guimarães e Braga. Academica neste momento pode levar mais malta.)

    • joao
      Posted Abril 27, 2013 at 8:45 pm

      Pelo menos na ultima contagem a Académica tinha 10 mil pagantes agora não duvido que seja menos. A académica em termos históricos tinha mais adeptos que o Guimarães, braga etc. Hoje em dia já não será assim mas calma ai estar a comparar com o Farense por muito respeito que tenha pelo Farense não faz sentido. O que não quer dizer que no futuro não venha a fazer tal como agora o faz em relação ao Guimarães e ao braga

    • Miguel
      Posted Abril 27, 2013 at 6:45 pm

      Amigo DC, para sua informação o Farense esta ano têm uma média de 4 mil adeptos no estádio… E a nível de massa adepta duvido que a Académica tenha mais que o Farense… o Farense já teve 10 mil sócios pagantes!!! Duvido muito que a Académica tenha mais adeptos do que o Farense

    • Filipe
      Posted Abril 27, 2013 at 6:12 pm

      Amigo DC, aconselho-o a consultar o painel de espectadores no site da lfpf. Talvez fique com uma noção mais próxima da realidade.

    • Anónimo
      Posted Abril 27, 2013 at 5:47 pm

      a Académica não leva ninguém ao estádio. Em casa costumam ter cerca de 3 mil gatos pingados, incomparável com Guimarães ou Braga

      R. Bastos

  • FT
    Posted Abril 27, 2013 at 5:39 pm

    QUando sao jogos decisivos e sempre assim. Depois ficam meia epoca para copnseguir o numero de adeptos que conseguiram neste tipo de jogos
    SL

  • CRF
    Posted Abril 27, 2013 at 5:37 pm

    sou Viseense e no último jogo em casa, diante do Sp. Espinho as duas centrais estavam completamente lotadas. Amanhã espera-se novo banho de multidão para o jogo da consagração de subida à 2ª Liga!

  • pedritxo
    Posted Abril 27, 2013 at 5:36 pm

    espetacular.

    Muito bom precisamos a nivel de massa associativa desses clubes na 1ºliga

  • joao
    Posted Abril 27, 2013 at 5:31 pm

    Infelizmente é um daqueles casos de excepção que acontecem nas subidas de divisão e que acontecem em muitas cidades do país. Chegados à primeira divisão (que nestes 2 casos ainda vai demorar) irão ter as médias que os outros têm e vão ter estas assistências quando jogarem com os grandes (apoiado por muitos dos que hoje foram à bola) e uma vez ou outra momentos de maior aperto ou de de maior alegria sendo que esse acaso se der contra um dos grandes terão a maioria do estádio contra. É a triste sina do nosso futebol.
    Que regressem rápido já que gosto sempre de quando os históricos recuperam.

  • afonso615
    Posted Abril 27, 2013 at 5:26 pm

    Já era bastante bom se este apoio existisse na 1ª liga!

    O Paços de Ferreira, actual 3º classificado, tem uma média de 1714 espectadores por jornada…

  • João Lains
    Posted Abril 27, 2013 at 5:18 pm

    Incrível! São precisas destas equipas nos escalões principais do nosso futebol, com grandes massas associativas!

    Amanhã promete a última jornada da fase regular da II Divisão:
    Na Zona Norte, Chaves e Ribeirão, empatados na liderança, defrontam-se amanhã.
    Na Zona Sul, o Farense, líder recebe o Leiria, sexto classificado. O Mafra, segundo classificado, recebe o Sertanense, terceiro classificado. As duas equipas obrigadas a darem o máximo frente a adversários do topo da tabela. O Farense para subir tem de fazer um resultado melhor que o do Mafra.

  • Rodrigo
    Posted Abril 27, 2013 at 5:17 pm

    Fantastico. A 2ª divisao esta cada vez melhor e a quantidade de adeptos e a qualidade dos jogadores esta a vista de todos, como se comprovam estes 12 mil espectadores em Chaves e 10 mim em Faro. E verdade que sao jogos determinantes para saber quem sobe, mas nos restantes jogos (eu acompanho mais a zona Norte porque sou de la) tambem se ve um consideravel numero de espectadores.

    Relativamente aos jogadores, tambem tem sido notoria a qualidade que existe nesta divisao, onde alguns jogadores tem conseguido dar o salto e impor-se em clubes da 2ª e ate 1ª Liga. Em tempo de crise e preciso apostar nestes jogadores, ate porque ha qualidade e muitos sao portugueses.

  • SCP SEMPRE
    Posted Abril 27, 2013 at 5:17 pm

    Venham mais! É assim mesmo que deve ser!

  • Cláudio Brito
    Posted Abril 27, 2013 at 5:08 pm

    Muito bem. Um exemplo!

Deixa um comentário