Zidane será o treinador do Real Madrid na próxima temporada? Esta época foi um pesadelo e começou a sê-lo bem antes do regresso do francês, terminando os merengues com registos como o de 12 derrotas na La Liga (quase uma a cada 3 rondas) e tendo terminado o campeonato mais perto de posições que não dão acesso à Europa que do Barcelona. Ainda assim, esta reta final com o francês foi penosa. Em 11 jogos, ZZ averbou 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, terminando a época com 3 desaires nos últimos 4 desafios. Ora, este fraco rendimento, associado à sensação de impotência que o técnico tem transmitido, poderá levar a que o regresso do francês possa ser mais curto do que se pensava (tudo pode estar dependente de como correrem as próximas semanas do Real no mercado e se as pretensões de Zizou forem satisfeitas.
O Real Madrid perdeu, em casa, frente ao Betis por 2-0. Na última ronda da La Liga, William Carvalho foi titular no jogo que deve ter sido de despedida do Bernabéu para elementos como Keylor Navas ou Bale (que nem sequer saiu do banco). Os merengues fizeram nova exibição penosa e viram os visitantes imporem-se no 2.º tempo graças a tentos de Loren e Jesé, este no regresso ao Bernabéu. Com este desaire, o 12.º do Real no campeonato, os blancos acabam a La Liga em 3.º, com 68 pontos (menos 8 que o Atlético de Madrid e menos 18 que o Barcelona), enquanto o Betis fecha com 50 pontos, no 10.º lugar.
XI do Real Madrid: Keylor Navas; Carvajal, Varane, Nacho, Marcelo; Llorente, Valverde, Modric; Benzema, Vinícius, Brahim Díaz.
XI do Betis: Pau López; Mandi, Bartra, Feddal; Guerrero, William, Kaptoum, Guardado, Junior, Lo Celso; Loren.


48 Comentários
Barinho
Final de sonho para uma época que de facto foi muito melhor que a anterior.
bellamy
Este Real dá pena. Mas como fã do Barcelona, só me dá gosto. Ver um clube que gastou milhares de milhões a cair assim.
Oldasity
Eu sou fã do Barça, mas tens noção que do dinheiro que temos gasto?
AndreADG
Isto vindo de um adepto do barcelona, dá vontade de rir. Têm gasto milhões atrás de milhões, para a próxima época já foram 80, a ver se ganham uma Champions quando o Real acabou de ganhar 3.
bellamy
Mas vamos sequer comparar o dinheiro que foi gasto por ambos?
Eu tenho noção, Oldasity. Não somos santos nenhuns. Mas em comparação à lavagem de dinheiro feita para os lados de Madrid…
HeberPrincipe
Adorei esta época do Real Madrid :D
Eusebio
Que desgraça de época para o Real Madrid. Tentaram de tudo (acabaram a época com o mesmo treinador e equipa do ano passado, à excepção de Ronaldo) e nada resultou o que me leva a crer que o Português não só faz falta dentro de campo como no balneário também: a sua determinação e força mental inspira os colegas. Sustento isto também pelas declarações dos seus colegas e treinadores (United, Juventus e Portugal). Parece-me que, a nível desportivo, foi um tiro no pé de Florentino.
Numa lógica de futuro, imagino uma revolução no plantel merengue neste Verão com Zidane a ter oportunidade de iniciar a próxima época já que quando entrou já tinha tudo perdido.
“O Real está melhor que o ano passado”
Analista Especialista
Calma, a equipa foi arruinada mentalmente pelo Sr. Lopetegui.
Esperavam o quê?
A melhor escolha seria JJ ou Blanc, mas foi Zizou.
Amigos e bola
Jorge Jesus? ahahah
Analista Especialista
Podem continuar a fazer-se de ignorantes, mas sabem bem como JJ transforma os clubes.
O SCP foi a prova, não fosse BdC teriam sido campeões.
PedroAlmeidaSLB
Com a personalidade do Jesus, mandava o Florentino para algum sítio ao ouvir o primeiro “Não”.
Analista Especialista
Não mandou o BdC ia mandar o Florentino.
JJ com o Real era campeão em Março.
Ainda para mais com Valverde no Barça.
Naquele 4-4-2 básico:
Curtois, Carvajal, Ramos, Varane, Marcelo, Bale, Casemiro, Kroos/Matic, Isco, Vinícius/Dybala e Benzema
Keylor e Modric podem ir ambos para o Inter a ver se o gigante milanês se reergue.
PedroAlmeidaSLB
Não, que ideia… Basta ver o que se passou no Há-Lilás. O Jesus não tem capacidade para um clube de topo no estrangeiro.
Analista Especialista
O que se passou foi que liderava o campeonato e decidiu sair por razões familiares. Esse ódio não ajudará quando JJ for selecionador nacional…já em setembro,
PedroAlmeidaSLB
Tretas, foi para a rua tal como o seu sucessor. O Jesus não quer ser seleccionador, nem tem sequer perfil para tal.
Analista Especialista
Se quer não sei, só sei que vai.
Embora eu quisesse AVB.
A nossa equipa com Patrício, Cancelo, Danilo/Dias, Ferro, Guerreiro, Neves, Bruno, Bernardo, Félix, Guedes/Rafa e CR7 era avassaladora.
Medean_Lion
Jesus só não foi campeão na primeira época por culpa própria. Sabotou a própria equipa, e fortaleceu o rival, ao estar sempre a deitar Rui Vitória a baixo.
B.Guima
Vilela fácil.
Apanhou o Ajax que foi melhor no 2 jogos e são não ganhou mais folgado por inércia ofensiva do Ajax e também porque a Juve tem o Ronaldo e demonstrou na Champions que na fase a eliminar marca sempre presença ao contrário de outros.
E o atalanta também foi melhor e eliminou com justiça.
Mas o mais engraçado e ver o mesmo a carregar no homem e quando é o outro homem aplicam a tática que o Ronaldo fenômeno disse desse mesmo homem “quando ganham é ele que ganha, quando perde é por culpa dos outros”.
Tsubasa
B.Guima
Estas a aplicar precisamente a mesma táctica que críticas nos outros, ou seja, também estas a dizer que quando as equipas do Ronaldo ganham é mérito dele mas quando perdem não é culpa dele… Acabaste de fazer o mesmo que criticas aos outros..
O que o Ronaldo Fenómeno disse, é tão válido para o Messi como para o Cristiano Ronaldo, acontece exactamente o mesmo nos 2, especialmente pelas facções extremistas que apoiam os 2 e têm necessidade de rebaixar o outro, como tu por exemplo acabaste de fazer ao vires insinuar que Messi não aparece nas fases a eliminar quando até é algo contra procedente pois este ano apareceu e de que maneira levando a sua equipa às meias deixando a mesma com uma mão na final
Tsubasa
B. Guima
Por fim, aproveito e recomendo que ouças a conf imprensa do Lage ontem, pode ser que todos aprendamos um pouco, e passemos a tratar os clubes e os jogadores pelos nomes, sem essas necessidades de usar menções como “o outro” ou siglas para diminuir determinado clube ou jogador, quando o futebol é algo irrelavente e devia apenas ser visto como um festa e não uma guerra
Amigos e bola
Época fraquinha do Real. A todos os níveis.
Asensio eclipsou se, Bale a espaços, Courtois foi flop, Llorente e Reguilon sem nível para isto…
Valeu Benzema que foi talvez o único destaque positivo da epoca do Real.
Têm de ter um plantel mais bem apetrechado.
Mike-UK
Epoca fantástica do Real e muito melhor que a anterior, a ver:
Saiu o jogador que impedia a explosão de Isco e Asensio
O mesmo jogador que impedia que Bale pegasse na equipa e se assumisse como o jogador de elite que é
O mesmo jogador que impedia que Benzema demonstrasse todo o seu valor
E, acima de tudo, comprovou-se que o mau arranque do real não se devia apenas à saída desse tal jogador, pois convinha não esquecer que o treinador tri campeão europeu também havia saído e ele era um dos maiores responsáveis pelo alto nível do Real
Ah, quase me escapava, ao sair, permitiu também a Modric se assumir como o tremendo melhor jogador do mundo que é
O futuro do pode ser risonho em Madrid, pois o obreiro de todos os males já lá não mora
Medean_Lion
Verdade. E a Juventus sentiu na pele o efeito desse péssimo jogador. Mesmo pago a peso de ouro, até marcou menos um golo que o melhor marcador da equipa do ano passado na liga (Dybala).
Já para não falar que nem a taça de Itália venceram.
Só se lhe pedia, face à diferença de orçamentos, que fosse o melhor marcador. Apesar das suas características, e de ter uma equipa que a nível interno não tem rival, nem isso conseguiu. Estranho… Ainda para mais quando na época passada tinha marcado uma montanha de golos numa equipa que, como tu bem mostraste, não é grande espingarda.
Provavelmente, deu-se-lhe um envelhecimento precoce no espaço de meses.
E já nem falo do downgrade que a seleção nacional teve quando ele regressou.
Sério… Ele é mau…
Medean_Lion
Não foi fracasso. Estava a ser irónico.
Simplesmente demonstrei que, com Cristiano na Juve, esta época nem foi nada de mais. Em termos relativos, comparando com a anterior, não houve um upgrade de levar à loucura. Verdade ou mentira?!
Além do mais, respondi a um comentário no qual é quase explícito que esta péssima época do Real se deveu quase exclusivamente à saída de Ronaldo. Não brinquemos… Foi um acumular de situações.
Melhor marcador da equipa e campeão em Itália? Tendo em conta o valor do colectivo, as suas características, e o que ele está a receber, acho 21 golos bem fraquinho.
Não achas? A menos que digas que está na fase descendente da carreira… Já li isso aqui. Mas há meia dúzia de meses a conversa era outra…
Tsubasa
Ricardo Gomes
Desculpa mas voltas a ser incoerente, em cima desvalorizas o título do Benfica e City em virtude dos seus orçamentos (quando até já mostrei que competem com adversários com orçamentos similares), mas depois vens desculpar o fracasso da Juve contra ou Ajax, quando o orçamento da Juve é tremendamente superior ao Ajax
PS: Acreditas mesmo que Pjanic, Matuidi, Emre Can ou Kedhira estão ao nível do meio campo do Porto, Benfica e Sporting?
Medean_Lion
A narrativa foi a seguinte: “com um jogador como Cristiano, a Juve tem finalmente as armas necessárias para dar o salto qualitativo”.
Claro que agora já se discute se a equipa está ao seu nível. Era expectável. Aliás, agora todos descobrimos como é difícil marcar em Itália, certo? Tenho pena que esse critério nunca tenha sido considerado quando, por exemplo, o Higuaín marcava no Nápoles… É o costume…
Volto a repetir: tendo em conta o que se disse, a diferença interna que a Juve tem em relação aos seus adversários, as características de Ronaldo, e o valor da equipa, a época dele foi boa mas nada de outro mundo.
Se a lógica é a de que o Real baixou estupidamente com a sua saída, então a Juve, pegando nesse raciocínio, deveria ter subido exponencialmente. Foi o que aconteceu? Acho que não. Até ver, não.
Tsubasa
Ricardo Gomes
Há uma diferença significativa do Benfica e City para a Juve, que é os adversários, o City e Benfica têm adversários com orçamentos similares, no caso do Benfica tem o Porto com orçamento similar (creio que este ano o Porto até gastou mais em salários salvo erro), e o City tem o United, Chelsea e Liverpool que têm orçamentos não muito diferentes do City e mesmo o Totenham não investindo em jogaodres tem um grande orçamento para salários que lhe permite manter a equipa, mas ainda assim ponho o Totenham num patamar de financeiro abaixo…. Já a Juve não tem rival nenhum, pois tem de muito longe o maior orçamento do campeonato, sem nenhum rival sequer por perto
Assim sendo, não creio que a tua comparação faça sentido, uma coisa é ganhar sem rivais (Juve), outra é termos alguém do nosso nível (Benfica e City)
Medean_Lion
Aliás, a prestação das equipas inglesas nas competições europeias diz bem da actual capacidade das mesmas. 4 finalistas?! Incrível.
Tsubasa
Bem visto Medean Lion, o City limpou todos os títulos em Inglaterra, a jogar contra os 2 finalistas da Champions, os 2 finalistas da Liga Europa e contra um dos 3 clubes mais ricos do Mundo (United)
PedroLareira
17 pontos o ano passado
19 este.
Gunnerz
Não me parece q vá mudar algo, agora vai tudo de férias e vão começar as vendas e compras de galácticos. Vai tudo esquecer rápido estes jogos com Zidane.
100Clubismo
Por pouco que o Real não termina esta época melhor que no ano passado.
Jonas SCP
Muito me engano ou a próxima época vai ser igual a isto, a não ser que seja demérito do Barcelona. As vedetas do Real vão ser as mesmas vacas sagradas ou grande parte delas e não estou haver um grande upgrade em relação a esta equipa atual com aqueles nomes que tão a ser falados. As trutas como Mbappe o Real nao as vais conseguir ter pelo menos este ano. E não é com Neymar, Pogba e companhia que a coisa muda
MiguelF
Excelente época do Real Madrid, só espero que continuem assim que o Barcelona agradece (mesmo sem um treinador acima da média).
Kostadinov
Época penosa a todos os níveis e um clube totalmente à deriva. Continuo a não perceber bem porque raio o Zidane aceitou regressar ao clube na recta final da pior época da história recente do clube (salvo erro será mesmo a pior neste século pelo menos), até porque fragilizou a sua posição, o seu carisma e capacidade de influenciar os jogadores que ficarem para o ano.
Curiosamente penso que, tirando o Valência, não haverá um clube espanhol de topo que tenha ficado propriamente contente com o global da sua época: o Barça acaba por perder o grande objectivo para este ano depois de ter o acesso à final no bolso (sempre achei desde o início que era o grande candidato à conquista do troféu). O Atlético fica em segundo mas apresentou um futebol enfadonho e sai da Champions numa fase precoce após também ele ter estado muito próximo da fase seguinte. O Sevilha falha o top 4. E o Real pareceu a parte de trás de um acidente rodoviário durante o ano todo.
Um ano espanhol que de facto contrasta com o que foi o inglês.
Amigos e bola
Este ano o futebol espanhol perdeu força.
São fases.
Aconteceu o mesmo aos ingleses há uns anos.
Kostadinov
Sim, sem dúvida, são momentos. Num ano minimamente bom há pelo menos 4, 5 equipas que podem facilmente destronar os clubes ingleses do topo europeu.
MercCity
De apontar mais um exibição muito bem conseguida de William e Lo Celso.
William em ambos os jogos em Camp Nou e Santiago Bernabéu foi mencionado tanto no AS como na Marca como um dos melhores em campo. Pena não ter esta consistência durante uma época inteira.
Amigos e bola
O William é um craquezão. Dos poucos a render com o Fernando Santos.
E ele foi dos melhores. Nem sempre esteve fantástico mas mereceu sempre a confiança do seu treinador.
MercCity
Concordo, muito sinceramente achei estranho virem aqui dizer que o Bétis já queria vender o William quando ele foi titularíssimo durante a época toda e um pedido do treinador Quique Setien. Não sei onde viram isso.
Chamem-me sonhador ou o que quiserem, mas ainda tenho esperança que o William vá para o City do Guardiola. Acredito que tem capacidade para isso.
T. Pinto13
Também acho que tinha essa capacidade.
Khal Drogo
MisterChip:
“Goles en La Liga (y del Real Madrid) cuando jugaba Cristiano:
2009-10: 1031 (102)
2010-11: 1042 (102)
2011-12: 1050 (121)
2012-13: 1091 (103)
2013-14: 1045 (104)
2014-15: 1009 (118)
2015-16: 1043 (110)
2016-17: 1118 (106)
2017-18: 1024 (94)
Se va Cristiano…
2018-19: 983 (63)”
Medean_Lion
Golos da Juventus por temporada:
13/14 -> 106
14/25 -> 104
15/16 -> 96
16/17 -> 112
17/18 -> 112
Chega Cristiano,
18/19 -> 86 …
?
Khal Drogo
Em primeiro lugar, agradeço-lhe pelos dados. Sou um grande fã de análises deste tipo. Em segundo lugar, não posso deixar de apontar algumas diferenças notórias: os números que mencionou são referentes a todas as competições, e não apenas ao campeonato (isto é um preciosismo, mas para a análise ser o mais correta possível, os dados utilizados têm de ser uniformes); ainda faltam 2 jogos para o fim da época atual da Juve (ao contrário da La Liga, que já terminou); nas últimas épocas, a Juventus, na Série A, tem andado sempre na casa dos 70 e 80 golos marcados – tendo em conta que atualmente tem 69 (faltando ainda 2 jogos), a marca da presente temporada, mesmo que inferior à de épocas passadas, ficará muito próxima do que tem sido habitual (algo que não se pode dizer relativamente aos dados do MisterChip que coloquei no meu comentário inicial – em que a diferença entre a pior época com Cristiano e esta primeira sem ele é superior a 30 golos).
Medean_Lion
É verdade tudo o que diz. Mas está implícito no comentário que o Real deve os pobres números unicamente à saída de Ronaldo.
Segundo a mesma lógica, e falando de um jogador que nos habituou a números monstruosos, a Juventus deveria ter uma performance bastante superior ao “habitual”. Não aconteceu.
Ou afinal o campeonato italiano é o mais exigente de todos, o que levaria (ou deveria levar) a uma alteração da lógica da atribuição da bota de ouro ou então não podemos fazer uma ligação tão simples como Ronaldo sai = real é quase “banal”.
Tendo em conta tudo o que passou, desde casos no balneário, discussões, hipotético despedimento de Ramos, críticas a Marcelo, caso Bale, Navas, Courtoi, má entrada de Lopetegui… acho algo abusivo.
Mas ok. Cada um acredita no que quer.
Khal Drogo
Os números são apenas isso: números. Depois cada um faz a interpretação que quiser, desde que bem fundamentada.
Na minha visão, os números do Real mostram que saída do Ronaldo teve um efeito negativo claro. Relativamente aos números da Juventus, demonstram, de facto, que o efeito do Ronaldo foi, em comparação com as épocas recentes, praticamente neutro.
Medean_Lion
Sim. Mas na Juve houve continuidade e calmaria. Em Madrid, não. E é por isso que, atendendo aos números “normais” de Ronaldo esta época, acho que não se pode dizer que o Real “SÓ” piorou porque o português saiu. Acho abusivo. É uma questão de interpretação.
Obrigado pela troca de ideias ?
Khal Drogo
Concordo apenas em parte. Durante as 9 épocas em que o Cristiano esteve em Madrid, houve épocas de calmaria e épocas recheadinhas de casos… E, no entanto, repare que os números foram sempre (muito) superiores aos desta.
Já na Juve, apesar de a temporada ter sido calma, não deixa de ter sido a primeira época de Ronaldo em Turim. Por muita experiência que tenha, há sempre dificuldades associadas à troca de clube e campeonato.
Obrigado eu!