Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona volta a golear (Suárez brilhou, Messi bisou); Benfica B (com 10 jogadores de 1997 no XI) empata

O trio dimg_jagsirvent_20160917-132559_imagenes_md_propias_jagsirvent_a19-k18b-980x554mundodeportivo-webo Barça reagiu da melhor forma à derrota frente ao Alavés, dando espectáculo quer na Champions (com o 7-0 ao Celtic) quer agora na La Liga. Uma vez mais, para além da técnica, velocidade ou virtuosismo, o que impressionou foi a falta de egoísmo dos três craques, que em situações em que estavam isolados optaram por oferecer o golo a um companheiro. Destaque também para a experiência realizada por Luis Enrique ao alinhar de início com um 3x4x3. 

O Barcelona deslocou-se ao terreno do Leganés e goleou os estreantes na La Liga por 5-1. Num encontro em que Luis Enrique apostou numa linha de três centrais, com Mascherano, Piqué e Umtiti, jogando Rafinha na direita do meio-campo, Alba na esquerda e Iniesta-Rakitic pelo centro (André Gomes não saiu do banco), os culés começaram por ter algumas dificuldades perante a pressão alta e coordenada da equipa da casa, mas acabaram por ver o trio MSN brilhar e resolver o desafio. Com efeito, aos 15′ Suárez arrancou pela direita e serviu Messi para o 1-0, tendo o argentino retribuído a assistência aos 31′, oferecendo o golo ao uruguaio. Aos 44′, Suárez voltou a assumir o papel de assistente, mas desta feita foi Neymar a marcar. No segundo tempo, aos 55′, Neymar ganha uma grande penalidade que Messi transformou no 4-0, tendo Rafinha, num grande disparo aos 64′, feito o quinto dos catalães. O melhor que o Lega (que teve no venezuelano Machís, ex-Vitória de Guimarães – em 2012-2013 teve uma passagem discreta pelo futebol português -, a unidade em maior destaque) conseguiu foi reduzir já perto do fim num belo golo de livre directo da autoria de Gabriel.

Hélder colocou 10 jogadores nascidos em 1997 na equipa inicial e ainda estreou João Félix, de 99, nos últimos minutos (já havia estreado Florentino, outro da mesma geração, no jogo anterior, voltando a actuar hoje) – O Benfica empatou, a zero, na deslocação a Freamunde, interrompendo uma série de 3 jogos consecutivos a vencer. Os encarnados tiveram, durante maior período de tempo, o controlo do jogo (no 2.º tempo houve mais Freamunde), mas não conseguiram ter sucesso na hora de finalizar. Destaque para as exibições de Pedro Rodrigues (muita qualidade de passe, especialmente vertical a quebrar linhas), João Carvalho (foi caindo de produção, mas ofereceu muito a jogar entre linhas) e Rúben Dias (a liderar a última linha e a conseguir alguns cortes providenciais).

VM
Author: VM

45 Comentários

  • HeberPrincipe
    Posted Setembro 17, 2016 at 9:03 pm

    Resultado kinda que enganador. O Leganés mostrou se bastante atrevido e teve chances para outros números finais, mas o Barcelona foi muito eficaz na frente e claro que a magia e a criatividade da implacável MSN fez o resto.

  • Lucky Luciano
    Posted Setembro 17, 2016 at 4:10 pm

    Este João Félix lembra-me o Oliver Torres física e tecnicamente. 16 anos apenas, meu Deus…

    • Heber Príncipe
      Posted Setembro 18, 2016 at 12:27 pm

      Oliver Torres esse prodígio xD

    • iBenfiquista
      Posted Setembro 17, 2016 at 7:28 pm

      Talvez ainda seja cedo, embora Já ande há algum tempo para o dizer porque tem apenas 16 anos, mas o João Félix lembra-me o Rui Costa. A elegância está lá, a maneira de conduzir a bola também.
      Não significa que irá ser um jogador igual, não há jogadores iguais, mas é um grande talento e o que mostra se se concretizar será, a seguir a Renato e a José Fonte, a próxima estrela da formação do Benfica.

  • Pulga
    Posted Setembro 17, 2016 at 3:05 pm

    O Messi é o melhor marcador e o jogador com mais assistências deste ano civil. Incrivel.

    • MSN3
      Posted Setembro 19, 2016 at 12:26 am

      E além disso é o que jogador que melhor joga. Mas mesmo assim Ronaldo está a ser o melhor em 2016 para a maioria dos comentadores deste blog… fantástico!

  • Stalker
    Posted Setembro 17, 2016 at 3:04 pm

    João Filipe ainda está lesionado?

  • João Gouveia
    Posted Setembro 17, 2016 at 2:04 pm

    Só assim é que o projecto da Equipa B faz sentido. Comprar jogadores unica e exclusivamente para a Equipa B, sabendo já de antemão que nunca terão qualidade para jogar na equipa principal não faz sentido e finalmente se percebeu isso.
    Obviamente que não falo da compra de Lindelof’s, Dawidowicz’s ou Victor Andrade’s da vida. Falo sim de Jorge Rojas, Alan Benitez, Franscisco Vera (que tanta tinta está a fazer correr), Elbio Alvarez, etc e etc.
    Este é o caminho, e espero que se continue a apostar numa mistura de jogadores com mais experiência (Pelé e Dálcio) com estes júniores. Fica também comprovado que o Pedro Rodrigues e o João Carvalho são sem dúvida as pérolas desta geração de 97.

    • João Palma
      Posted Setembro 17, 2016 at 2:52 pm

      Ridiculo, portanto se Lindelof, Nelson Semedo, Dawidowicz ou ate Ederson não tivessem resultado eram compras estupidas “exclusivamente” para a equipa B, mas como renderam já foram bem feitas?
      Só para que saiba Alan Benitez até tem sido titular, esta é lesionado, e aposto como Jorge Rojas ainda é bem capaz de voltar à Europa para fazer uma gracinha.
      Há jogadores que têm potencial e não rendem quando chegam a seniores, há outros que pretendem jogar ao mais alto nível e desmotivam por estar numa equipa B. Basta comparar o caso de João Nunes e Lindelof.
      Todos os negócios do Benfica são feitos para aumentar a qualidade da equipa, o ano passado Ederson, Nelson, Lindelof, Grimaldo, Renato, Guedes passaram pela equipa B e deu bom resultado.
      Pelo contrário Vítor Andrade nao rendeu. Passou a ser uma má contratação ?!

      • João Gouveia
        Posted Setembro 17, 2016 at 4:42 pm

        Era precisamente para evitar essa linha de pensamento (as que funcionaram e as que não funcionaram) que referi o caso do Dawidowicz por exemplo. Obviamente que há umas que correm bem e outras que não. Mas não podemos esquecer que todos os que referiu no primeiro parágrafo chegaram com menos de 20 anos. Jorge Rojas, Alan Benitez, etc chegaram todos com 22 ou mais anos. Ora, o que eu queria dizer era precisamente isso, não vejo qual a necessidade de contratar um jogador de 22 anos que nunca terá qualidade para chegar à primeira equipa (sejamos sinceros, é só ver dois ou três jogos desses 3 elementos para perceber que não têm qualidade para jogar num Benfica.
        Não me entendam mal, na minha opinião, jogadores como Lindelof, Dawidowicz e até o Bilal fazem sentido comprar (mas atenção, numa quantidade razoável de modo a não comprometer os putos da formação).

        • iBenfiquista
          Posted Setembro 17, 2016 at 7:31 pm

          Por acaso, e dando apenas um exemplo, se fosse scouter do Benfica nunca teria contratado o Bilal. Assim como o Saponic.

          • Rui Costa
            Posted Setembro 17, 2016 at 9:34 pm

            Bilal, Benitez e Saponjic? Ainda não se afirmaram , mas pelo que vi têm um rendimento na equipa b igual ao de lindelof, bilal talvez não, mas ele era titular aos 17 anos no Twente e é preciso lhe dar tempo.
            Roma e Pavia não se construíram em um dia !

      • iBenfiquista
        Posted Setembro 17, 2016 at 3:41 pm

        Totalmente de acordo com o João Palma. Muito gostam os adeptos, especialmente os mais ignorantes, de ganhar o euromilhões à 2ª feita. Mas o pior é que desancam em quem aposta à 6ª feira e não ganha.

      • Tiago Santos
        Posted Setembro 17, 2016 at 3:18 pm

        Não é assim tão ridículo o que foi dito, apenas a forma como foi apresentado ou os exemplos.
        O Benfica contratava vários jogadores que se via não terem sentido desportivamente e que apenas serviam outros propósitos. O Vera como se tem falado é um caso óbvio quem o viu jogar 5 minutos sabe que nunca era jogador para o Benfica ou para valer sequer 100 mil euros, quanto mais o que custou.
        Outra coisa que disseram e bem. É mais difícil motivar alguém que vem de fora ou jogadores mais velhos, do que miúdos que sentem um enorme felicidade por estarem na B pois é um passo mais próximo do objectivo.
        A equipa tem dado gosto neste inicio (nem acredito que é o Helder a treinar), mas volto a dizer que o o fim de época será mais difícil porque este miúdos não estão habituados ao desgaste físico que a segunda liga obriga.

        • iBenfiquista
          Posted Setembro 17, 2016 at 3:44 pm

          Porque é que é mais difícil motivar alguém que vem de fora? Para mim é uma afirmação que não faz qualquer sentido e que pode ser facilmente contrariada.
          Helder é um bom treinador, tem feito um excelente trabalho dentro das condicionantes que tem uma equipa de formação, que já mostrou frutos e está a mostrá-los outra vez.
          JJ deixou de ser bom treinador quando perdeu tudo num ano?

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 17, 2016 at 2:25 pm

      Uma coisa é criticar compras para a Equipa B, se estas tiverem outros objetivos que não desportivos.

      Se calhar a compra do Alan Benitez e a compra do Lindelof tiveram o mesmo empenho e objetivo. Uma correu bem, outra talvez não.

    • logen
      Posted Setembro 17, 2016 at 2:23 pm

      O Benfica tem a media idades mais baixa das competições profissionais, ao nível interno !
      É de louvar que em grande parte dos jogos nem aos 20 anos chega !
      Numa liga tão competitiva ,conseguir unir isto a resultados é complicado ,mas esta acontecer .
      Helder não me inspira confiança ,mas ao nível da maturação de certos elementos penso que tem o seu mérito!

  • Stalley
    Posted Setembro 17, 2016 at 1:57 pm

    Este fato do Barcelona é muuuito bonito, a fazer lembrar o de 2003/2004, no primeiro ano de Ronaldinho.

    • Fabio Teixeira
      Posted Setembro 17, 2016 at 4:57 pm

      Como é que se pode colocar sequer em causa a enorme superioridade do Messi?

      Se não houvesse Ronaldo era muito mais respeitado do que é. Se calhar ao nível do Ronaldinho.

    • Luís Martins
      Posted Setembro 17, 2016 at 4:30 pm

      Mesmo que se prefira Ronaldinho, há um facto inegável: enquanto que o brasileiro teve 2 ou 3 épocas a um nível estratosferico, o Messi ja leva quase 10.

      Eu gosto mais do Ronaldinho, mas Messi é melhor. De longe.

      • JSC101
        Posted Setembro 19, 2016 at 9:04 pm

        O Ronaldinho dá/deu muito mias prazer de ver do que o Messi, Ronaldo, ou qualquer outro jogador desta era. Mesmo no Brasil em modo chill out sacava umas que era de levantar qualquer adepto até da equipa adversária.

    • Kacal
      Posted Setembro 17, 2016 at 3:56 pm

      Génio! Craque! Mito!

    • Natan Fox
      Posted Setembro 17, 2016 at 2:41 pm

      Saudades do Ronaldinho!!!!
      Ele na sua melhor fase, era melhor que qualquer um dos 3 do trio MSN.
      Saudades!!!

      • JSC101
        Posted Setembro 17, 2016 at 3:29 pm

        Sem dúvida, melhor jogador de sempre para mim.

      • Citizen_Erased
        Posted Setembro 17, 2016 at 3:18 pm

        Suárez certamente, Neymar teremos de esperar para ver. Agora Messi, nem lhe toca.

      • Pedro Barata
        Posted Setembro 17, 2016 at 2:56 pm

        Natan, com todo o respeito, mas o Messi é melhor do que o Ronaldinho. Isto sem negar o enorme jogador que o Dinho era e que mudou a história do Barça, quando o clube andava pelas ruas da amargura.

        • JSC101
          Posted Setembro 17, 2016 at 3:29 pm

          Sendo o futebol um espetáculo e arte, dizer que o Ronaldinho foi o melhor artista não acho que seja crime e concordo a 100% o único jogador que se fosse jogar para o “Cascos FC” e os bilhetes tivessem a 500€ ia ver (se os tivesse ahah). Para mim foi o jogador que mais gosto me deu ver e é para isso que as pessoas vêm futebol. E atenção que só um defensor de jogar na retranca como forma de jogar. Messi é bom, mas não mostra a felicidade que o Ronaldinho mostrava na sua expressão e isso faz toda a diferença. O prazer com que o Ronaldinho é inigualável.

          Houve um comentário de um utilizador que dizia algo como gostava que o filho tivesse o prazer de jogar à bola do Ronaldinho e a eficiência do Messi, mas se tivesse de escolher sem dúvida o prazer do Ronaldinho.

        • The Sporting Fan
          Posted Setembro 17, 2016 at 3:28 pm

          Jogaram em eras diferentes do futebol. O jogo é cada mais mais mecanizado e mais tatico.

          Ronaldinho ainda pertenceu à última fase mais anárquica do futebol por assim dizer.

          Messi faz já parte desta máquina que é o futebol de hoje.

          Se calhar o melhor Messi não tinha impacto na era do melhor Ronaldinho e talvez o melhor Ronaldinho hoje fosse abafado pelos robots tácticos em que se tornaram os jogadores.

          Nos últimos 10 anos o futebol mudou tanto como nos anteriores 40…

          • AirJordan
            Posted Setembro 17, 2016 at 3:55 pm

            O teu post não faz nenhum sentido em termos temporais.

            • The Sporting Fan
              Posted Setembro 18, 2016 at 1:02 pm

              Pois não. E foi o senhor dono da verdade AirJordan que o afirmou.

              Eu sustentei a minha opinião dizendo que o futebol muda muito rapidamente.

              Sim, em 2009 jogava-se um futebol MUITO diferente de 2003. Esta é a minha opinião.

              Tanto tu como o Pedro Barata ridicularizaram a minha opinião.

          • Pedro Barata
            Posted Setembro 17, 2016 at 3:32 pm

            Sabes que o melhor Ronaldinho surge entre 2003 e 2006 e que em 2009 o Messi já é bola de ouro…Portanto, pela diferença de 3 anos (e estou a colocar esta diferença entre o “auge” dos jogadores – sendo que o do Messi dura desde aí -, já que na verdade o Messi e o Ronaldinho foram companheiros muito tempo, basta ver que em 2006/2007 e 2007/2008 o Messi já era importante no Barça e o Dinho ainda era a referência da equipa) dizes que eles vivem em “eras diferentes”?

            • The Sporting Fan
              Posted Setembro 17, 2016 at 4:03 pm

              So tens de respeitar a opinião dos outros porque a tua não vale mais do que a minha.

              • Pedro Barata
                Posted Setembro 17, 2016 at 5:13 pm

                Desde quando é que eu disse que não respeitava a tua opinião? Agora, não me digas que o Messi e o Ronaldinho são de eras diferentes porque isso não é verdade.

                • The Sporting Fan
                  Posted Setembro 18, 2016 at 1:04 pm

                  Fizeste de mim burro. “SAbes que…” COmo se eu fosse estúpido.

                  COnsidera o que tu quisesres sobre as eras do futebol.
                  Para mim, o futebol do auge do Ronaldinho era super diferente do futebol do auge do Messi. Eles até podiam ter convivdo 10 anos na mesma equipa.

              • AirJordan
                Posted Setembro 17, 2016 at 5:07 pm

                Vale sim pois a tua é falaciosa. Desde quando 3 anos é uma era?

            • The Sporting Fan
              Posted Setembro 17, 2016 at 3:58 pm

              Talvez a razão da queda do Ronaldinho tenha sido precisamente o avançar rápido do futebol.

              E entre 2003-2006 e 2009 a diferença é 3 ou 6 anos.

        • brunosilva
          Posted Setembro 17, 2016 at 3:10 pm

          Sou muito suspeito.
          Mas messi ao pé do ronaldinho é um menino.

          • Pedro Barata
            Posted Setembro 17, 2016 at 3:19 pm

            Messi é mais goleador, tem melhor visão de jogo, não tem menos técnica nem menos drible…Já para não falar na consistência de um (cerca de 5 anos no topo) e de outro (vai para 10 anos no topo).

            • Logen
              Posted Setembro 17, 2016 at 6:00 pm

              Messi e Ronaldo são mais jogadores e mantêm-se no topo à imenso tempo.
              Mas Ronaldinho ao nível do futebol vagabundo, controlo de bola, técnica nunca vi nada igual!

            • Kafka
              Posted Setembro 17, 2016 at 4:10 pm

              Subscrevo Pedro, o Messi é mais jogador e muito mais completo que o Ronaldinho

              • Luke Vin Diesel
                Posted Setembro 17, 2016 at 4:40 pm

                Para mim o que está a acontecer é o que vai acontecer quando Messi, Iniesta, Ronaldo, etc se retirarem. Na altura não se dava o devido reconhecimento a Ronaldinho, Zidane, etc e foi preciso eles se retirarem para ver o que se perdeu. Vai acontecer o mesmo com os grandes jogadores de agora. Tanto que para mim o Zidane, meu jogador favorito de sempre, fica muitas vezes por cima nas comparações a Iniesta, por exemplo, mas acredito que quando o Espanhol se retirar irão ter um lugar lado a lado nas lendas desde desporto

      • Stalley
        Posted Setembro 17, 2016 at 2:52 pm

        Era outro perfume amigo.

  • Joao Madureira
    Posted Setembro 17, 2016 at 1:54 pm

    A grande diferença entre o Barça do ano passado e deste: boas, bastantes e diversas soluções no banco.

    Numa época longa é essencial.

Deixa um comentário