Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“2022 deve ser o meu último Mundial. Não sei se tenho condições mentais para aguentar mais o futebol”

Jogador mais pressionado da década? Pelo país a que pertence, onde a critica é constante, sua maneira de ser, e o que ainda não ganhou, tem sido alvo de uma pressão surreal.

Neymar confessou, em entrevista à DAZN, que o Mundial’2022 deve ser o último que vai disputar. O avançado do PSG diz que não sabe se tem condições mentais para continuar a aguentar o futebol.

62 Comentários

  • Abbas
    Posted Outubro 10, 2021 at 1:21 pm

    É excessivamente escrutinado, sem dúvida. É certamente dos 10 melhores jogadores deste século, mas há gente aqui que diz que “passou ao lado de uma grande carreira”, há gente aqui que o chama de gordo, entre muita outra coisa. Mas também é um bocado sem noção fazer-se de coitadinho… Dito isto, muitos dos que criticam o modo de viver dele fariam igual ou pior com a fama e dinheiro dele.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 10, 2021 at 1:46 pm

      De acordo.

    • Ramon y Cajal
      Posted Outubro 10, 2021 at 2:14 pm

      e sempre muito complexo fazer listas de melhores jogadores mas nao tenho a certeza se figurara num top10 do sec XXI

      • J Silver
        Posted Outubro 10, 2021 at 2:47 pm

        Num séc.XXI onde ainda estão Zidanes, Ronaldos, Ronaldinhos, Henrys e por aí fora também acho que não. Mas concordo com o Abbas no sentido de ser melhor do que aquilo que muitos apregoam

      • Abbas
        Posted Outubro 10, 2021 at 4:40 pm

        Zidane, Messi, Ronaldinho, Cristiano Ronaldo e R9 são garantidos. Os outros 5 são discutíveis, mas acho que, na era Messi/CR, o Neymar foi o melhor dos comuns mortais, portanto tem que entrar der por onde der.

        • JFN
          Posted Outubro 10, 2021 at 7:12 pm

          Curiosidade genuina de saber a tua opinião, Abbas: dos seguintes quais colocas acima e abaixo do neymar neste século? (Nao em pico de carreira, mas em carreira inteira)
          Iniesta, Xavi, Neuer, Lewandowski, Rybery, Benzema, Dani Alves, Busquets?
          Also, se consideras o Zidane e o R9 como melhores que o Neymar no seculo XXI, também consideraria o Figo

          • JFN
            Posted Outubro 10, 2021 at 7:13 pm

            Ah, e esqueci-me do Deco

          • Abbas
            Posted Outubro 10, 2021 at 10:06 pm

            O Figo no século XXI talvez tenha estado a um nível similar do R9, que teve o seu melhor período no final dos anos 90, mas claramente abaixo do Zidane. Desses que nomeias considero que o Neymar e o Iniesta estão aproximadamente no mesmo patamar, Lewa e Xavi um pouco abaixo desses dois, os outros num patamar abaixo. Acho que o Neymar foi o jogador que mais de aproximou do Messi e do Ronaldo no seu auge. Acabei por colocar a minha lista mais abaixo. Claro que é pessoal e não passei mais do que alguns minutos a pensar no assunto.

        • Abbas
          Posted Outubro 10, 2021 at 7:35 pm

          Pessoalmente colocaria Henry, Neymar, Figo, Kaká e Iniesta. Posso estar a esquecer-me de alguém.

          • Artur Trindade
            Posted Outubro 10, 2021 at 10:56 pm

            Nessa ordenação estás a considerar apenas o Figo deste século, e portanto Neymar inteiro, está acima de metade Figo?
            Iniesta estava a jogar no patamar grande Barcelona ainda aos 34 anos, coisa que o Neymar abdicou aos 25 anos, por vontade própria.
            Não se pode analisar o talento de Neymar no vazio, ignorando que decidiu jogar numa liga fraca, apenas por flores na seleção.
            Exagerando, quem decide rumar à China é apagado competitivamente, mesmo jogando na seleção brasileira, é um hiato na carreira.
            Claro que Iniesta é muito mais denso competitivamente, logo acima.

    • cards
      Posted Outubro 10, 2021 at 8:04 pm

      é top 10 deste século e top 3 desta década.

      • Ramon y Cajal
        Posted Outubro 10, 2021 at 10:34 pm

        sergio ramos, modric, lewandowski, Neuer, Lahm, xavi, iniesta, henry, zidane, figo, ronaldo9, ronaldinho, busquets… acredito estar a esquecer-me de alguns nomes importantes.

        Nao é assim tao facil. Fica ao criterio de cada um. Para mim, dificilmente ficaria à frente de qualquer um desses.

        • Abbas
          Posted Outubro 11, 2021 at 12:26 am

          Não fica à frente de Lahm ou Busquets, pelo menos?

          • Ramon y Cajal
            Posted Outubro 11, 2021 at 10:46 pm

            la esta, dificil dizer. Se à qualidade na posicao somarmos numero de anos no topo + carreira, acho que fica atras.

            Interessante que os 2 que mencionas, devem ser os jogadores de topo mais low profile de sempre – tanto dentro como fora do campo.
            Busquets para mim é topo dos topos. Não conheço nenhum Mdef assim e foi claramente o melhor que vi a jogar pois é exímio nos 2 lados do campo e tem uma inteligência fora do comum – assim como Lahm (que o diga Guardiola). Tenho a certeza que daqui a 30/40/50 anos o Busquets constará em alguns “melhor 11” de sempre.

            da lista que dei acima os unicos que me fariam pensar mais tempo seriam modric, Lewa e figo (por ter estado no topo dos topos apenas nos 4 primeiros anos da decada).

      • Abbas
        Posted Outubro 10, 2021 at 10:37 pm

        Concordo.

  • Bio
    Posted Outubro 10, 2021 at 1:38 pm

    Acho que são declarações muito precipitadas e de certa forma quase soa a um motivo para o apoiarem mais e o “convencerem” a continuar na selecção. Mas pode ser apenas um desabafo do que ele sente neste momento. Terá 34 anos nesse mundial, pelo que pode perfeitamente ainda ser um dos melhores jogadores brasileiros nessa altura. De qualquer forma, o futebol é muito imprevisível e não sabemos o que pode acontecer até lá.

    Em relação a ser o mais pressionado não concordo totalmente. Acho que todos os jogadores de topo são muito pressionados. Basta ver o escrutínio a que Cristiano Ronaldo é constantemente submetido aqui no blog.
    O facto de ser brasileiro levou a uma sobrevalorização precoce da sua qualidade. Lembro-me que quando estava no Santos já todos o colocavam como o sucessor dos dois ETs da altura e candidato a várias Bolas de Ouro. Ele até cumpriu de forma razoável a expectativa, mas acho que as críticas a partir daí passaram a surgir mais pelos seus comportamentos extra futebol jogado. Fica sempre a ideia de que, se ele fosse tão profissional como Ronaldo ou Messi, podia ter chegado a outro patamar ainda mais elevado.

  • KubaDias
    Posted Outubro 10, 2021 at 1:53 pm

    Dos menos consensuais dentro do mundo do futebol, agrega grandes ódios mas tem também muitos admiradores. Por mais que seja excêntrico, “fiteiro”, mais ou menos profissional ou até narcisista, ninguém merece o que o fazem passar constantemente, seja autênticos atentados á integridade física dentro de campo, seja o abuso verbal e psicológico fora dele.

  • Princesa
    Posted Outubro 10, 2021 at 2:05 pm

    Um pouco off topic, mas esta DAZN como funciona? Vi a Champions feminina no canal de YouTube deles. Transmitem outros jogos?

    • Migz
      Posted Outubro 10, 2021 at 3:37 pm

      Em Portugal não sei, mas eu tenho aqui na Alemanha. 13€ por mês e passam liga Espanhola, Italiana, Francesa e Portuguesa 1 jogo dos grandes por jornada + champions e liga Europa (só é pena já não terem a Premier League). Também NBA, F1 e outros desportos. Vale bem a pena. SL

    • Abbas
      Posted Outubro 10, 2021 at 5:00 pm

      Pois. Vi o Benfica-Bayern por lá e até achei que fosse um sponsor que desse o naming à Liga dos Campeões feminina.

      • Princesa
        Posted Outubro 10, 2021 at 7:38 pm

        Same. Daí a questão que coloquei. Será que no YouTube transmitem outros jogos?

        • Abbas
          Posted Outubro 10, 2021 at 10:19 pm

          Pesquisei e é uma plataforma de streaming alemã. Se bem me lembro, os comentários desse jogo até eram em alemão. Talvez transmitam certos conteúdos de forma gratuita para fora da Alemanha, porque acham que também dava para ver outros jogos da Champions feminina. Outra possibilidade é estarem a testar o mercado português, não faço ideia.

  • Azra Bloom
    Posted Outubro 10, 2021 at 2:21 pm

    Como em tudo, há pessoal que leva sempre o escrutínio a dimensões ridículas e extremamente ofensivas. No entanto, acho que é inegável que, pela sua personalidade e atitude dentro e fora de campo, põe se um pouco a jeito para ser criticado… Fora de campo não me diz nada o que faz ou deixa de fazer, não é o adepto comum que o tem de julgar, mas sim quem lhe paga o salário, sejam os sócios do PSG ou os dirigentes.

    Dentro de campo, já percebo mais as críticas dos adeptos de futebol, é um jogador bastante transparente, ele mostra em campo o que demonstra ser como pessoa fora dele, envolveu-se em bastantes polémicas e disputas com outros jogadores nos treinos e nos jogos pela sua atitude um pouco provocadora e exagerada nas reações que tem.

    E todos sabemos que o ser humano, especialmente no futebol, não perdoa. A internet só veio distanciar emocionalmente o espectador do artista, perdeu-se a capacidade de identificar do outro lado do ecrã o indivíduo como um ser humano, passível de se sentir overwhelmed com as emoções e ambiente quente dos jogos, em que nos sentimos especialistas e críticos em todos os temas. Num mundo em que o Messi faz 2 jogos menos conseguidos pelo novo clube e já é a transferência mais flop da história, qualquer Neymar desta vida está sujeito ao ódio eterno.

  • Nabokov
    Posted Outubro 10, 2021 at 2:40 pm

    jogador brasileiro acaba aos 30 anos. Têm tão pouca longevidade que não se percebe.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Outubro 10, 2021 at 3:29 pm

      Os avançados sim têm essa tendência, porque curtem a vida enquanto jogam e não esperam pela “reforma” e porque sendo craques também levam muita porrada (não desculpa tudo, claro) mas a nível de médios e defesas têm muitos exemplos de longevidade.

    • w0bbly
      Posted Outubro 10, 2021 at 3:43 pm

      Ate é “fácil” de perceber. São normalmente pouco profissionais, muito dados a borgas/má alimentação, A malta não se consciencializa que para se ter longevidade tem que se tomar bem conta do nosso corpo (e ter alguma sorte com as lesões obviamente).

    • Joga_Bonito
      Posted Outubro 10, 2021 at 4:05 pm

      Isso é um mito. Daniel Alves, Cafú acabaram aos mais alto nível aos 30? Isso não é típico dos brasileiros, é típico de estrelas muito talentosas com um estilo de vida animado por assim dizer.

      • Af2711
        Posted Outubro 10, 2021 at 7:14 pm

        É isso. Rooney é o maior exemplo que conciliar uma carreira ao alto nível e uma vida agitada, no desporto moderno é vida curta. Aos 28 anos ele já jogava muitas vezes como médio, já não tinha aquela potência física de besta entre 2006-2012.

      • w0bbly
        Posted Outubro 11, 2021 at 3:11 pm

        Não é um mito. Se fossem a excepção à regra era mito. Mas normalmente são a regra e não a excepção. Principalmente jogadores do meio campo para a frente

        • Joga_Bonito
          Posted Outubro 11, 2021 at 8:51 pm

          Dado que os brasileiros tendem a ser muito dotados tecnicamente podem ter um alto número de jogadores muito dotados que se marimbam para o futebol ainda cedo, mas isso parece-me que acontece nos jogadores principais. nas estrelas. Cafu, Zé Roberto, Dani Alves, até Rivaldo que ainda jogou com mais de 40 anos e até fez um jogo com o filho, não me parecem encaixar nisso. A gente vê os Fenómenos com 500 kilos no Milan e 3 toneladas no Timão e pensa nisso, mas depois tens um Zé Roberto, Cafú, Dani Alves, que se mantiveram muito bem fisicamente, sobretudo os dois primeiros conseguiram-no numa altura em que era raro jogadores que ainda jogassem a um alto nível com mais de 35 ou 36 anos. Não por acaso Zoff, Maldinis eram lendas, além de serem top mundial conseguiram jogar a um alto nível quase aos 40 anos ainda.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 10, 2021 at 7:01 pm

      Isso depende sempre veja-se o Thiago Silva que anda quase na melhor fase de carreira agora. Mas sim nós brasileiros isso acontece mais porque não são tão profissionais nesse aspeto e gostam mais de curtir a vida. Fazem eles bem!

    • Af2711
      Posted Outubro 10, 2021 at 7:11 pm

      Zé Roberto jogou até aos 43 anos.

  • Kacal
    Posted Outubro 10, 2021 at 3:25 pm

    Uma pena que não tenha extraído o seu potencial máximo porque tendo tido uma carreira de topo, acho que podia perfeitamente ter uma Bola de Ouro pelo menos e podia andar num top5 todos os anos. Claramente o jogador que poderia mais rivalizar com Messi e CR no seu auge.

    Mesmo assim na selecção acho um pouco injustiçado porque acho que aí sempre deu tudo e levou muitas vezes a equipa às costas, ou tenho azar ou quando vejo jogos do Brasil ele assume sempre a batuta e carrega a equipa, mas realmente a sua mente já não parece estar no futebol e mais vale sair da selecção e focar-se no clube.

  • Stromp1906
    Posted Outubro 10, 2021 at 3:36 pm

    Que experimente trabalhar 10 a 12 horas por dia, para ganhar muitas vezes o insuficiente para por comida na mesa, e talvez saiba o que pressão e necessidade de estrutura mental. Não sei em que lugar fica na tabela de craques de sempre, mas em termos de desperdício de talento por culpa própria será seguramente top 3 de sempre.

    • Paulo Ribeiro
      Posted Outubro 10, 2021 at 8:24 pm

      Mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Como é que no século XXI ainda se dizem coisas destas…
      Quando é que se vai perceber que a saúde mental não olha a contas bancárias ou a estatutos?
      Tens o exemplo do Tyson fury, que depois de ganhar o combate da vida dele até aquele momento, e que tinha tudo o que um homem pode querer na vida (sucesso, dinheiro, família) entrou numa espiral negativa que não teve consequências trágicas por muito pouco. Felizmente, deu a volta por cima e ainda ontem voltou a vencer, mas isto para chegar onde?
      Que o Neymar apesar de não ter esse tipo de pressão que falas, e que grande parte da população passa, tem outro tipo de pressão, que 99% da população não passa… E se ele realmente sente que não vai conseguir mais, acho muito bem que o diga, porque é um assunto que não tem a atenção que merece, porque pessoas como tu, acham que os jogadores só porque tem muito dinheiro não tem direito de ter este tipo de problemas

    • Nunop
      Posted Outubro 10, 2021 at 8:39 pm

      Coitadinho…porque ganha bem não tem problemas nem pressão? Comentário surreal.

  • Af2711
    Posted Outubro 10, 2021 at 3:45 pm

    Engraçado que gosto dele em alguns posicionamentos que tem por vezes fora do campo, mas em outros momentos deita tudo a perder. A impressão que fica é de um homem que quer ser um eterno menino (síndrome de Peter Pan) e acaba sendo uma boa pessoa para os outros mas se calhar não pra si mesmo no capítulo do futebol profissional. Rodear-se de falsos amigos (chamados parças no Brasil) também não ajuda, mas apesar de o Neymar ser muito vencedor, não o vejo como um vencedor nato; precisa ter outros jogadores maiores do que ele no plantel a conseguirem administrar a pressão. Tirando aquela Champions que foi mágica marcando em todas as fases a eliminar e que ainda estavam os peso pesados do melhor Barcelona por trás, no alto nível do futebol europeu o Neymar viveu de algumas outras noites incríveis (PSG 2017, Atalanta e Dortmund 2020, Bayern 2021), mas nos grandes jogos sempre acusou o nervosismo ou esteve mais ausente do que em campo. Entendo que não deva ser fácil segurar esta pressão, mas é um peso daquilo que é como personagem.

  • Kafka
    Posted Outubro 10, 2021 at 4:03 pm

    Esperado, com sempre disse muito dificilmente ele continuaria ao mais alto nível depois dos 30 anos…. Inclusive a sua queda já começou, apesar de ainda só ter 29 anos já se nota que esta em queda e a versão actual já não é a sua melhor versão

    É um problema crónico da maioria dos jogadores brasileiros, poucos conseguem manter o foco total no jogo, Ronaldinho e o Fenómeno são outros 2 exemplos maximos disso, acabaram por desistir rápido do futebol…. Mesmo o Fenómeno que sempre foi assolado por lesões, mas independentemente dessa parte das lesoes, força isso nunca teve um comportamento 100% profissional como prova o seu constante estado acima do peso ideal

    Quanto ao Neymar daqui a 2 anos já deve estar a viver em Copacabana ou São Paulo, senão regressar ao Santos gostava de o ver no Mengão

    • Abbas
      Posted Outubro 10, 2021 at 7:31 pm

      É um bocado injusto fazer esses comentários sobre o peso do Ronaldo quando tinha hipotiroidismo não-diagnosticado durante parte da carreira de futebolista.

      • Kafka
        Posted Outubro 10, 2021 at 9:47 pm

        Não é injusto porque foi o próprio Fenómeno que já assumiu que nunca teve cuidado com a alimentação

        Até há variações histórias sobre a isso, uma delas é foi quando ele foi-se para o Milan e o Ancelloti quando o viu lhe disse “tens de perder peso” e ele respondeu “eu estou aqui é para jogar à bola não é para perder peso”….. Depois no jogo seguinte até acho que marcou 2 golos ou o que foi…. Mas independentemente dos problemas de saúde que tenha tido que podiam levar a ter excesso do pessoa, não deixa de ser um facto que ele também nunca se preocupou muito com a alimentação

        • Abbas
          Posted Outubro 10, 2021 at 10:16 pm

          O Lebron James também come muito mal e ninguém questiona o profissionalismo dele. Acho que foi o Drummond que disse há uns tempos que o pequeno-almoço dele era imensas panquecas cheias de doce, açúcar, chocolate e morangos, depois se for preciso almoçava umas pizzas ou uns hambúrgueres. Se tivesse azar em ter hipotiroidismo, se calhar também teria problemas de peso.

          • Kafka
            Posted Outubro 10, 2021 at 10:53 pm

            Mas o LeBron James não tem problemas de peso, logo pode pontualmente comer mais garbage food….

            O teu exemplo não tem sentido, porque estás a dizer que um indivíduo que não tem problemas de saúde (LeBron) come coisas pouco saudáveis e usas esse argumento para defender que um indivíduo que tem problemas de saúde que geram obesidade (Fenómeno) possa ele também não comer comida que engorda… Isso não tem a mínima ponta por onde se pegue

            Se eu tiver facilidade em engordar, obviamente tenho de ter mais cuidado com o que como do que alguém que não tem essa propensão, qual é mesmo a dúvida?

            PS: Tenho ainda muitas dúvidas que a alimentação do LeBron seja assente em garbage food… Pois tenho informações diferentes das tuas, o que sei é que ele por norma tem 1 dia da semana onde só come lixo, mas depois o resto da semana tem uma alimentação regada

            Mas lá está, o que o LeBron come ou deixa de comer não interessa para nada no que concerne ao pouco profissionalismo do Fenómeno no tratamento do seu corpo

    • Diogo Moura
      Posted Outubro 10, 2021 at 7:42 pm

      Só uma pequena adenda ao R9, acho que o facto de estar sempre a cima do peso deveu-se a um problema na tireoide, algo semelhante ao Gotze. O Ronaldo disse que quando jogava no Barça e no Inter não engordava porque corria mais que os colegas, entretanto com as lesões a coisa piorou e deixou de poder treinar “a sério” levando-o a engordar mesmo tendo uma dieta equilibrada.
      Não obstante disso, a vida boémia do Ronaldo era conhecida. Muitas mulheres e copos.
      O maior desperdício foi mesmo Ronaldinho.

      • Diogo Moura
        Posted Outubro 10, 2021 at 8:34 pm

        Correção: Fui dar uma olhada e o problema de saúde do Gotze é diferente do Ronaldo.

      • Kafka
        Posted Outubro 10, 2021 at 9:51 pm

        Diogo

        Sem dúvida o Fenómeno infelizmente teve problemas de saúde que levavam a que aumentasse o peso, mas tu próprio dizes e é verdade, ele sempre foi teve uma vida pouco regada fora do futebol o que também ajudou a ter peso extra

        Como dizes e bem, a sua vida boémia é bastante conhecida

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 11, 2021 at 7:16 pm

        Também li algures que ele nunca mencionou publicamente o problema de hipertiroidismo até acabar a carreira porque temia que fossem dizer que ele estava acabado no futebol. Seja como for, mesmo assim poderia ter-se preservado melhor, a sua passagem pelo Corinthians fica marcada por parecer uma morsa autêntica, mesmo assim espalhou magia, craque!
        Já o Ronaldinho sempre foi sabido que ainda em Paris ia de directa para o treino, só que durante uns anos ainda as coisas duraram, acho que no Barcelona, após 2007 faltou a boa parte dos treinos em muitos casos por estar a ressacar e aí o corpo não aguentou mais.

    • cards
      Posted Outubro 10, 2021 at 8:12 pm

      e fazem eles bem , ganham tudo ou quase tudo, têm boas vidas, fod#m as melhores atrizes e modelos que existem e curtem a vida.
      Fazem bem ,eu provavelmente faria o mesmo se pudesse.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 10, 2021 at 4:13 pm

    Podia ter sido mais, mas ao mesmo tempo creio que foi a época em que nasceu que o “matou”. Tivesse nascido 10 anos antes e tinha tido não só maior reconhecimento como mais consenso. Apesar da personalidade detestável, nunca chegou ao nível de um Romário, que pese ser um jogador genial chegou a agredir um colega em campo e ainda se safou com isso, além das coisas que apresentou fora do campo, quem não se lembra do seu amor pelo Carnaval por em cima do futebol? Ou o Edmundo Animal, que até matou uma pessoa numa acidente, ainda que sem intenção?
    Só que o estilo bad boy era prezado até aos anos 90, agora é que no futebol moderno só se elogia troncos e a disciplina, parece que o futebol é o exército.
    Não sou contra a disciplina e não nego a importância de um jogador ser mais profissional. Todos sentimos pena do que Ronaldinho, Mágico Gonzalez, Recoba, Le Thissier poderiam ter dado ainda mais ao futebol com carreiras melhor geridas e com mais foco no jogo. Mas creio que se está a exagerar nesse discurso, ao ponto de Neymar ser vítima de uma perseguição em campo, até é amarelado por dar cabritos nos adversários e alguns quase aplaudem quando é pranchado em campo. Às tantas bons são os troncos que só sabem correr, sem critério e técnica e não driblam não porque sejam colectivos ou não queiram humilhar o adversário, mas porque nem o sabem fazer e escondem-se por detrás dos chavões do “futebol é um jogo de equipa”.
    Mas quando foi o Ronaldinho era “o sorriso que mudou o Barça”, a “alegria de jogar”.
    Posso falar à vontade de Neymar. É absolutamente insuportável como pessoa mas há bem pior, há quem tenha morto a amante à faca com o filho no ventre (Bruno do Fla) e se for preciso ninguém o ataca assim.

  • Kafka
    Posted Outubro 10, 2021 at 4:15 pm

    Quanto a ser o jogador mais pressionado da década?

    Bem, os jogadores Brasileiros e Argentinos de topo são tremendamente mais pressionados que qualquer jogador Europeu, a começar pelo facto de o futebol no Brasil e Argentina ser vivido de forma muito mais intensa e para além disso são 2 Países onde todo o entorno futebol não tem medo de falar, são um bocado como os “malucos”, simplesmente cada um diz o que pensa e lhe vem à cabeça e isso faz com que tanto no Brasil como Argentina qualquer jogador de topo tanto possa ser adorado por uns como ser completamente rasgado pelo comentador do lado (Messi e Neymar já foram rasgados de cima a baixo por figuras públicas do futebol brasileiro e Argentino)

    Na Europa já é diferente, já há muito mais contenção em tudo o que se diz, basta ver o autêntico mar de rosas que vive o Cristiano em Portugal onde literalmente ninguém do entorno futebol em Portugal se atreve a fazer uma única crítica que seja ao Cristiano… Seja qual fôr o órgão de comunicação social, o jornalista, analista, ex-jogador ou ex-dirigente todos estão obrigados a idolatrar o Cristiano, até porque se alguém ousar não o fazer, rapidamente perde o lugar, daí em Portugal haver uma completa unanimidade em relação ao Cristiano, não há ninguém com voz na praça que ouse em circunstância algum a fazer uma crítica que seja ao Cristiano

    Nesse sentido qualquer jogador Argentino ou Brasileiro terá sempre muito mais pressão, portanto sim a dúvida aqui é se Neymar é o mais pressionado ou 2o mais pressionado atrás do Messi… Mas sendo o Brasil maior que a Argentina é provável que o Neymar seja o jogador mais pressionado da década e o Messi o 2°

    • PortistaDesdePequenino
      Posted Outubro 10, 2021 at 9:56 pm

      A pressão não vem só do país de onde são naturais. A pressão também vem dos adeptos dos clubes onde se joga e da comunicação social desse país. Podes dizer que o Cristiano não sofreu grande pressão pela imprensa portuguesa mas já não podes dizer o mesmo em relação à imprensa espanhola e adeptos espanhóis enquanto esteve no Real. Aí o Cristiano foi muito mais pressionado que Neymar, que enquanto estava no Barcelona via a maior pressão recair sobre Messi e depois no PSG viu essa pressão cair redondamente. Se estivermos a falar apenas a nível de seleções, sim, Neymar mas sobretudo Messi foram os mais pressionados.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 10, 2021 at 6:02 pm

    Um jogador do qual fica a imagem do que poderia ter sido. Tinha talento, fez grandes jogos, mas no final foi vítima de si próprio. Por isso mesmo está e estará sempre a léguas dos melhores jogadores brasileiros de sempre.

    Sim passou ao lado da carreira que deveria ter tido, neste século por exemplo está muito longe de Cristiano Ronaldo e a galáxias de Messi. Mesmo nos brasileiros Ronaldinho foi, é certo que por pouco tempo, infinitamente melhor que ele, e mesmo o Kaká foi também melhor que ele.

    Fica e ficará sempre com a imagem de ser um mau profissional.

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 10, 2021 at 6:03 pm

    É esta atitude lazy, do deixa andar que me levou a dizer que passou ao lado de uma grande carreira.
    É coerente com o trajeto que tomou, apenas 4 anos em Espanha, e acomodou-se na liga francesa, talvez por não ter essas condições mentais para jogar noutro nível.
    Inicialmente esperava-se que fosse apenas uma opção económica, que voltaria a uma liga de topo, mas percebe-se que já não o fará.
    Ninguém o condena por ter a sua vida fora do futebol, mas achar que as consequências em lesões e rendimento no campo, não são imediatas, tal como a sua falta de ambição (legítima) no futebol, é ridículo.
    Para os seus admiradores, principalmente os adeptos brasileiros, deve ser frustrante estarem perante um talento que podia ter estado num patamar não muito distante de Messi e CR7, e verificar que analisando friamente, e comentando o post do user Abbas, está atrás do nosso Figo, que jogou 10 anos em Espanha, conquistou uma BO, e mesmo quando jogou em Itália, fazia-o numa liga claramente superior a Neymar (apenas 4 anos em Espanha). Com profissionalismo alto, sem lesões, Figo retirou tudo de si.

    Obviamente Neymar com uma ética de trabalho e ambição superiores poderia estar num top-5 deste século.

    • MiguelCosta
      Posted Outubro 10, 2021 at 8:01 pm

      O Ronaldinho jogou o último Mundial com 26 anos. O Romário com 28. O Ronaldo com 29. O Rivaldo com 30. O Kaka com 28.
      O Neymar, supostamente, vai jogar o seu último com 30.

      São todos preguiçosos e passaram ao lado de grandes carreiras? Ou simplesmente são/eram excelentes jogadores mas que não tinham nem tanto interesse nem tanta vontade em dedicarem-se tanto ao futebol como CR7, Messi ou Ibra?

      Ou simplesmente deixaram de ter aquela vontade de continuar a representar as suas seleções e toda a pressão que isso acarreta?
      O Messi foi sempre bastante criticado na américa do Sul/Argentina e até chegou a abandonar a seleção à conta disso. Teve força mental e voltou. O Neymar passa pelo mesmo há anos e pelos vistos está cansado. São estas coisas que fazem com que tenha passado ao lado de uma grande carreira? O facto de não ter tanta força mental ou dedicação como outros? Não concordo. Pelo menos neste caso.

      Há muitos jogadores a abandonarem as seleções cedo. Mas acabei de dar um exemplo de 5 craques da história do Brasil cujo último Mundial foi com a mesma idade ou menos que o Neymar. Não acho coincidência que alguns dos melhores jogadores da história do Brasil tenham abandonado tão cedo.
      Podem não ser os melhores profissionais mas não são péssimos. Portanto, há alguma coisa que se passa para que os jogadores se cansem tão facilmente ou deixem de ter vontade de representarem a seleção até ao fim da carreira.
      No caso do Neymar parece-me claramente o esgotamento para todas as críticas.

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Outubro 10, 2021 at 6:38 pm

    Não foi mais pressionado do que Messi ou Cristiano certamente, embora tenha sido de facto muito pressionado. Mas a força mental fica aquém destes dois. Penso que quem diz que passou ao lado de uma grande carreira foi no sentido de não ter ganho qualquer bola de ouro, acho que nem sequer chegou a ficar em segundo lugar, quando há muitos anos parecia o sucedor natural daqueles dois. Fez ainda assim uma ótima carreira quer nos clubes quer na seleção.

  • Slayer666
    Posted Outubro 10, 2021 at 8:50 pm

    é só aguentar mais uns carnavais e está feita a carreira ??
    poderia ter sido enorme assim foi e é “apenas” grande…SE se aplica-se tanto dentro como *alegadamente* se aplica fora do campo ?‍♂️

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 10, 2021 at 9:00 pm

    Está também atrás de Figo, Rivaldo, Stoitchkov, Thierry Henry, Romário, Giggs, Shevchenko, Xavi ou Iniesta, sejam estes considerados deste século ou não.
    Estará talvez num lote com Nistelroy Ibra ou Lewa entre outros, dependendo de ter um final decente.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 11, 2021 at 12:03 am

    O Neymar, como muitos outros, tem dinheiro que nenhum de nós consegue contar no seu tempo de vida útil. Desde jovem vive numa bolha, onde ninguém o contraria ou lhe diz não, e ele faz o que quer e bem lhe apetece.
    Note-se o seguinte: o dinheiro é dele, não o roubou a ninguém, a vida é dele e vive-a como quer. Só que não se pode lamentar de determinadas coisas, porque, no que toca a profissionalismo, é um péssimo exemplo enquanto tal. Nem sequer tem a obrigação de ser um obcecado como outros atletas, ou de fazer do sucesso a todo o custo o alfa e o ómega da sua existência.

    Por outro lado, este estilo de vida pode parecer muito interessante e fascinante (dinheiro a rodos, festas, mulheres, travestis nalguns casos…, etc.),mas observe-se a quantidade desta gente (refiro-me ao mundo das artes, do desporto…) que, num ponto ou noutro da sua vida, leva existências muito complicadas e é tudo menos feliz. Mas, lá está, cada um vive como quer e/ou pode.

  • MasterOfPuppets
    Posted Outubro 12, 2021 at 4:46 pm

    Ja chega de ter ganho rios de dinheiro sem cabeça e com muita festa.
    Pode reformar se e seguir sua vida de folia.
    Nunca teve o profissionalismo e a maturidade para jogar em grandes clubes.
    Qualidade sempre teve, mas o exibicionismo e a bazofia para alem de ser o rei das piscinas.
    Não soube cuidar-se

Deixa um comentário