Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alex Sandro na Juventus; FC Porto já encaixou mais de 100 ME

Contraria Pinto da Costa, que anunciou que o brasileiro ia renovar, além de ter dado conta que tinha rejeitado uma proposta de 30 ME do Atlético pelo seu passe, mas financeiramente, devido à situação contratual do esquerdino, é um excelente negócio. Já desportivamente… é mais uma dor de cabeça para Lopetegui. No mesmo Defeso perde Jackson, os 2 melhores médios e os 2 laterais, algo que foge à habitual política dos portistas, aliás fica a ideia que neste caso PdC fraquejou, já que teve de ceder à vontade do defesa. É que com a qualidade do ex-Santos, um dos 10 melhores do Mundo na sua posição, daqui a um ano, noutro tipo de situação contratual, não era complicado realizar um encaixe semelhante. Mas, com este desfecho fica a certeza que os portistas, apesar do forte investimento, estão mais fracos que o ano passado (não que isso seja impeditivo de chegar ao título); Por outro lado, fica a dúvida se Angél vai continuar no plantel e rivalizar com Cissokho, ou se chega mais um elemento para o sector; Sendo que a incógnita principal é perceber se esta receita será canalizada para reforçar o meio campo ofensivo; Quanto à Vecchia Signora, era complicado garantir uma melhor alternativa a Evra. AS, que pela sua força no 1 contra 1 defensivo e maneira como se envolve no ataque até é parecido com o francês, é muito superior a por exemplo Siqueira. 

Alex Sandro está de saída do FC Porto. O negócio ainda não foi oficializado mas o lateral brasileiro já está em Turim para cumprir os habituais exames médicos e deve vincular-se à Juventus nos próximos dias. Pelo defesa esquerdo, de 24 anos, que só tinha mais um ano de contrato, os azuis e brancos vão encaixar cerca de 26 milhões de euros. Recordamos que o internacional brasileiro tinha chegado ao Dragão em 2011 a troco de 9,6 M€. Sendo que esta venda, a juntar às de Danilo, Jackson, Kléber, Carlos Eduardo e bónus do Real por Casemiro, permite ao FC Porto amealhar mais de 100 milhões de euros só neste Verão.

0 Comentários

  • Renato Teixeira
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:10 pm

    26M no último ano de contrato? Porra, até eu o levava ao aeroporto!

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:28 pm

      Grande negócio! O Porto pode representar muito do que há de mau no futebol mas no que toca a vendas é um exemplo, sem dúvida o melhor clube do mundo a vender.

      Ze

    • Miguel 81
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:58 pm

      Grande negócio? ? Então recusa 30M do Atlético, agora vende por 26 e é bom negócio? Das duas uma, ou PC mentiu, o que eu não acredito, ou então deve ser acusado de gestão danosa.

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:59 pm

      E o passivo teima em não descer. No ano em que o Porto não consiga efectuar vendas destas dimensões bem arrisca-se a fechar portas. Esta política é extremamente arriscada e mais dia menos dia tem que ser revertida para que não acabe mal.

      Pedro Sousa

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:20 pm

      Miguel, primeira situação o negócio foi de 26+objetivos que ainda não se sabe ao certo quanto é, mas fala-se de 5 milhões.
      Depois, já pensaste na hipótese de os 30 milhões propostos pelo Atlético terem sido a prestações e num prazo mais alargado, e os 26 terem sido a pronto( ou boa parte deles), e o Porto poder querer esse dinheiro já para pagar despesas de curto prazo?

    • João Rodrigues
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:24 pm

      O jogador pode ter dito que iria renovar com intencao de sair e depois voltou atras. Este nao teve o mesmo tratamento que paulo assuncao e o Fernando senao tinha renovado ate 2030.

    • César Silva
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:25 pm

      Miguel 81, e sabes lá se a proposta de 30M do Atlético não seria para pagar em 5anos?
      Talvez dos 26M da Juve, que o mais provavelmente é incluir objetivos para chegar aos 30M, o FC Porto possa receber perto de 15M no imediato, e dos 30 do Atlético rebecia 7/8.

    • Manuel
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:27 pm

      É extremamente arriscada e eu já falo nela há anos! Com a estratégia errada há anos da qual não conseguem sair, é mesmo necessidade.

      Em 15 de Maio escrevi o seguinte:

      “Eu tinha dito que o Porto precisava de fazer vendas de 100M (houve muita gente que me criticou) e que iria perder 5 ou 6 dos jogadores da espinha dorsal da equipa (Jackson, Danilo, Alex, Oliver, Casemiro, Campana e mais um ou dois). Mantenho o que disse.”

      Tinha razão, perdeu ainda Quaresma, Fabiano, Quintero, Reyes, tudo jogadores que jogaram na 1ª equipa.

      A venda do Alex Sandro, um dos 3 jogadores (os outros eram Danilo e Jackson) com mercado de que ainda detinham 100% do passe, não tem nada a ver com o facto do contrato acabar no próximo ano. Tem a ver com as dificuldades crónicas de liquidez/tesouraria que se têm agravado de ano para ano, que eu já aqui provei com números.
      A contratação de Chissoko não foi uma surpresa para mim já que foi feita para se precaverem de uma maneira barata da substituição o Alex Sandro.

      1) Há um ano aquando do 1º "all-in", afirmei que o investimento de 48M em jogadores foi feito a crédito. Notem bem que o mesmo se passa este ano. Mas as dívidas ao contrário do que muita gente diz são mesmo para pagar.

      “No último R&C, para além dos 11M em dívida ao AM (Adrián), dos 4,5M ao Pescara (Quintero), de 2,5M ao Coimbra (Herrera), de 3,7M ao Feyenoord (Indi), ao Estoril 1,8M (Evandro) e de 3M a "outros" etc., há uma alínea entre "outros passivos correntes" que diz 19M de "adiantamento de clientes" que não está especificada.
      Quem adiantou dinheiro? Clubes, empresários? Somando tudo dá cerca de 45M.”

      2) O ano passado trouxeram um prejuizo superior a 40M que acrescidos aos 25M negativos de Resultados Operacionais orçamentados mais os 15M de juros a pagar do passivo, já se vê para onde vai uma grande parte desse dinheiro.

      3) Tanto Danilo como Jackson tinham os passes congelados a um empréstimo do Novo Banco de 25M que tem pagamento previsto para Setembro.

      4) Ao contratarem jogadores emprestados que vêm de outros campeonatos com salários muito mais elevados, quando aumentam os custos de pessoal de um ano para o outro em 45%, não era difícil prever as dificuldades de tesouraria que iriam sentir este ano, que são maiores do que o ano passado.

      5) Os mais de 100M de vendas que o Porto fez até agora, e que faz a felicidade de muitos adeptos, já têm destino. E não há qualquer razão para encómios nem orgulho já que são sintomas de uma doença mais grave que muitos adeptos já começam a reparar.

      6) Embora ainda não haja um novo orçamento, já se fala que os custos de pessoal podem ultrapassar os do ano passado (71M), quando os resultados de exploração (RO) orçamentados eram de -25M. Prevê-se que este ano os RO já cheguem ou ultrapassem os -30M. Isto é, estão presos a um círculo vicioso que entraram há 4 ou 5 anos que dificilmente irão sair sem um violento downsizing, superior a 40%. Algo de que eu já falo há 3-4 anos.

      A 8 de Julho escrevi isto:

      “O Porto não tem dinheiro para gastar. Vai comprando a crédito (Imbula, Danilo) e vai vendendo jogadores á medida que a época avança.
      Vendeu agora o Carlos Eduardo para as arábias, deve ter recebido contado e a seguir vai vender o Quaresma. A seguir irá outro jogador irão ver que até ao fim de Agosto irão vender mais 3 ou 4 jogadores cobrindo assim as necessidades de tesouraria“.

      “Fazem com os jogadores o que fazem com os empréstimos obrigacionistas, fazem o "roll-over", quando chega a altura de pagar, começam a pagar o antigo mas continuam a comprar novo a crédito e assim o passivo vai aumentando.”

      Como afirmei, já venderam os que eu disse que iriam sair e penso que o Herrera poderá ainda estar de saída.

      Por mais areia que tentem atirar para os olhos, não era difícil adivinhar o que se passa pois os números não esticam nem mentem, a matemática é uma ciência exacta.

    • Rui Caeiro
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:43 pm

      Sao, 26 M + 4 por objectivos. Pedro Sousa, o Porto poderia estar dois anos sem vender e a gastar o que gasta que ainda assim ficaria apenas com o 3º maior passivo em Portugal

    • Tomas
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:09 pm

      Primeiro ainda vai ter que me explicar onde campana fazia parte da espinha dorsal do Porto, so se foi do Porto B, claro que é fácil dizer que iriam sair 6 jogadores quando 3 estavam emprestados (Oliver, Casemiro e campana) 2 já estavam vendidos ( Jackson e Danilo) e 1 estava em risco de sair a custo 0( Alex Sandro)

      E claro que a venda do Alex Sandro não tem nada a ver com o seu contrato iam deixa-lo sair em Janeiro a custo 0 que era muito melhor, mas estas analises antis já nos estamos habituados. Já os jogadores emprestado o único negativo foi o Oliver pois o Casemiro ainda rendeu 7,5 Milhões.

      Depois podia falar do Benfica, explicar porque é que o super clube da saúde financeira anda oferecer Ola John a todos para não ter que pagar mais 6 Milhões por ele, ou porque é que anda a oferecer também Gaitan ? Podia aproveitar para explicar como é que o Benfica vai pagar os 135 Milhões até Dezembro ? Ou as saídas de também de 10/12 jogadores ? Ou explicar como é que um jogador que tinha o passe na mão( dito por si) foi emprestado pelo Benfica ?

      Eu sei que não lhe dá jeito e é muito melhor falar dos problemas dos outros.

    • André Pinto
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:19 pm

      Só um reparo. Até podem ter dado 30 milhões pelo Alex Sandro e o Porto ter rejeitado mas não se esqueçam que o Lopetegui sempre pediu para este não sair. Sendo que o Porto tinha em mente que conseguiria renovar com AS, acontece que o Porto poderá ter rejeitado.

      Isto até poderá ter posto o AS "amuado", já que este parece que está a querer sair há pelo menos 1 ano.

      Fica aqui algumas outras ideias: ou era bluff de PdC, ou a proposta não agradou (vejamos que Atlético não é o melhor clube a pagar), ou o Porto queria Oliver e tendo em conta a nega do Atlético, este rejeitou a proposta.

      Por isso concluo com muitos falam e nem têm percepção do que se passa. Outros falam porque querem mandar umas farpas.

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:30 pm

      Sempre com a mania de comparar. Ninguém está a falar dos outros nem ninguém disse que os outros estavam bons! Agora só porque os outros têm maior então o Porto também vai ter? Mas que raio de gestão é essa? Vai anular a vantagem que tem em relação aos outros?

      JD

    • Manuel
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:42 pm

      Tomas, voce consegue reunir num único comentário uma dezena de disparates e de inverdades.
      Estamos a discutir a venda do Alex que eu previ ainda durante o 1º trimestre deste ano e que fui muito criticado por isso e não o Benfica.

      O Benfica anda tanto a oferecer o Gaitan que ainda agora foi recusada uma oferta em que pagavam a cláusula de rescisão de 35M. Outra mentira.

      Mas já que pergunta pelos 125M do Benfica deixo-lhe a explicação já que está tão preocupado com isso e espero que seja a última vez que me pergunta por isso.

      "O Benfica vai emitir 45M€ em empréstimos obrigacionistas para reestruturar parte da dívida. Não irá emitir mais porque a taxa de juro está a baixar, e nessa situação não é aconselhável reestruturar toda a dívida para o médio-prazo.
      Daqui a 12 meses irá ser lançado provavelmente outro empréstimo obrigacionista para substituir o que termina em 2016.
      Em 2016 a Benfica SAD ficará com mais de 50% da sua dívida financeira a ser paga no médio-prazo. (project finance +-50M€ e empréstimos obrigacionistas a rondar os 100M€).
      O resto da dívida financeira de curto-prazo tem de ser gerida entre empréstimos bancários e papel comercial de curto prazo, para ir aproveitando a queda da taxa de juros.

      Domingos Soares de Oliveira, administrador executivo da SAD encarnada, explicou que o clube já está «há algum tempo a negociar com as entidades bancárias um novo modelo de financiamento».

      «Não se trata de contrair nova dívida, trata-se de substituir alguns empréstimos que temos. Pedimos autorização à Assembleia Geral da SAD para termos este empréstimo obrigacionista de 45 milhões de euros, que pode ser estendido até aos 55 milhões», explicou.

      Quem lhe dera a si que as finanças do Porto estivessem tão bem geridas como estão as do Benfica.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:06 am

      Houvesse Óscares para a Gestão Desportiva e o Porto ganhava todos os anos. 100M esta época? Incrível.

      Tiago Afonso

    • Rui Caeiro
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:17 am

      Manuel, O benfica nao rejeitou coisa nenhuma uma proposta de 35M. O gaintan, esse sim, rejeitou. Isto dito pelos jornais para dar ainda mais ênfase a tentativa do Benfica em valorizar o seu único activo, que já é sabido, tem já uma transferência acertada para o sitio do costume.

      Quanto as finanças do benfica estarem a ser bem geridas eu vou esperar por dia 2 de Setembro para ter uma conversa consigo, ate la, fico a espera que acabem de pagar o estádio (depois dos acabamentos talvez) e do Coentrao, Markovic e Chicharrito que voce prometeu estarem no benfica.

      Quem lhe dera a si o Benfica ter uma estrutura como o Porto.

    • Pedro Soares
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:21 am

      É legal rejeitar uma proposta pela clausula de rescisão? #rescisão

    • João Paulo Vaz Portugal da Silva
      Posted Agosto 20, 2015 at 7:20 am

      Manuel:

      Então o Benfica recusou uma proposta em que pagavam a cláusula de rescisão de 35M? Se pagam a cláusula de rescisão não têm como recusar… e ainda fala em mentiras.

    • Gomes de Sá
      Posted Agosto 20, 2015 at 8:46 am

      Eu não percebo muito de gestão, mas uma possível causa do passivo não ter baixado não tem a ver com o investimento que o Porto tem feito (sem ser com jogadores)? Como por exemplo, metade do estádio de dragão que comprou em 2014, e mais recentemente a Porto Canal.

    • Sombras
      Posted Agosto 20, 2015 at 9:27 am

      Foi o Gaitán que rejeitou a proposta que cobria a cláusula de rescisão, pois não queria ir para a Arábia ou Dubai e desaparecer do radar (como de resto faz todo o sentido).

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 20, 2015 at 10:12 am

      A clausula de rescisão não é paga pelos clubes, mas sim pelo jogador, ou seja, o clube que bate a clausula, entrega o dinheiro ao jogador para que este pague a clausula ao clube que representa.

      Se o Gaitan não quiser sair, não tem de aceitar o dinheiro da Clausula de rescisão. Dificil de compreender?

    • Tomas
      Posted Agosto 20, 2015 at 10:45 am

      André Pinto ninguém deu 30 Milhões em dinheiro pelo o Alex Sandro a proposta do Atletico era dinheiro mais 2 jogadores o que fazia que a proposta chegasse aos 30 Milhões.

      Manuel

      Se são disparates porque é que ficou tao nervoso ? só por ouvir uma belas verdades, e do que li fugiu ao restante das perguntas, mas isso até já é normal.

      E ja agora nao foi o Benfica que rejeitou mas sim o Gaitan que nao quer ir para as arabias, pelo Benfica ja la estava, mas pensei que uma pessoa tao bem informada saberia disso.

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 11:13 am

      Gomes de Sá,

      O passivo do Porto em 30/6/14 era de 233.463.272 euros
      O passivo do Porto em 31/3/15 era de 284.961.448 euros

      Ou seja, o aumento foi de 51.495.176 euros.

      Em 22/10/2014 a SAD passou a consolidar o estádio nas sua contas. Com a entrada no perímetro de consolidação da EuroAntas (sociedade proprietária do estádio) veio “agarrado” o passivo que esta sociedade tinha. Na página 21 do RC do 3º trimestre estão descriminados os valores desses passivos. Totalizam 43.593.480 euros.

      Ou seja, o aumento do passivo se expurgado do efeito da entrada do estádio é de : 51.495.176 euros-43.593.480 euros= 7.901.696 euros

      Ou seja quando o Manuel diz que o” investimento de 48M em jogadores foi feito a crédito está mais uma vez a afirmar uma “manuelada”.

      Nada a que não estejamos habituados

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 11:50 am

      Gomes da Sá, uma das principais causas do Passivo do Porto ter subido muito no último ano foi a incorporação do estádio na SAD.
      Isso também teve alguma influência, mas muito pouca.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:02 pm

      Se formos ver bem o porto, excepto o brahimi, vende talvez o último jogador pelo qual pode fazer realmente muito dinheiro. É que as contratações este ano foram de jogadores que irão ter pouca rentabilidade econômica. Daí eu achar que o aumentar do orçamento ainda mais deve ser muito perigoso.

      JD

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:21 pm

      JD, e o Imbula, Aboubakar, Danilo Pereira?

    • João
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:37 pm

      O homem diz que avisou que o Porto ia "ter que vender" 3 emprestados e mais 2 jogadores vendidos há uma época como se não fosse o mesmo Nostradamus que assegurou aqui que o Enzo não saía em Dezembro, que o Bernardo ficava no Benfica e que a liquidação total da época passada não acontecia.

      Oh amigo, tenha dó.. Já são tantas, por esta altura, em que foi apanhado, que nem sequer tem piada.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:18 pm

      The Monster e JOE falar sem saber é feio sabiam?

      A integração de um estádio não pode entrar nunca entrar no Passivo, mas sim no Capital Social. O que faz com que o Passivo neste caso até diminua.

      Portanto, no final deste ano veremos como estará a saúde financeira do Porto que tanta "inveja" faz ao outros clubes do mundo.

      João Palma

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:32 pm

      Monster, tens razão são esses os 4 jogadores que podem potenciar este ano para venderem.

      Agora, para o Imbula sair por 40M tem de fazer uma grande época… implicando que o André André jogue pouco. O Danilo idem em relação ao Ruben Neves. O Brahimi (essencialmente) e o Aboukabar terão à partida mais facilidade em se valorizar.

      A questão é vão vender quantos desses 4 para o ano que vem? 2 serão suficientes para equilibrar as contas?

      O Porto sempre foi de comprar barato para vender caro e sempre teve necessidade de vender 1 ou 2 jogadores no final da época.

      Agora com jogadores mais caros, jogadores a custo zero mas com altos ordenados e idade avançada, com muito pouca possibiidade de revenda (Maxi, Casillas e Osvaldo), jogadores emprestados (Tello e CIssoko)… como vão fazer? Se antes tinham de vender, agora tem de vender mais não?

      Considerando que vendem Imbula e Brahimi daqui por 1 ano por 70M… só para constituir o plantel sem reforçar posições que precisem de melhorar por opção, vão precisar de comprar um defesa esquerdo, 2 alas e talvez 1 MC, Ou seja… com o mercado como está.. e com os encargos que tem parece-me muito pouco… não achas?

      E se a época corre mal e o Imbula se lesionar como se lesionou o William ou o Brahimi hibernar de novo em Dezembro? como vai ser?

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:35 pm

      João Palma, está coberto de razão. Falar sem saber é muito feio.

      É por isso que te recomendo a leitura da tese de dissertação apresntada neste link.

      Para ver se começas a saber do que falas.

      Se não quiseres perder muito tempo, recomendo que vás à pagina 11:

      “A Directiva estipula como métodos de consolidação de contas: – Método de consolidação integral (art. 19º) – Os elementos do activo, passivo e capital próprio são somados integralmente num balanço consolidado;”

      Percebes agora ?

      Os elementos do activo, passivo e capital próprio são somados integralmente num balanço consolidado.

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:37 pm

      João Palma, tu não deves ter noção da barbaridade que acabaste de dizer.
      A empresa que detém o estádio, a Euro Antas foi integrada no capital social da SAD que é a empresa mãe, a euro antas como todas as empresas tem um passivo e um ativo, logo com a integração da Euro Antas no Capital Social da SAD o passivo da Euro Antas é acrescentado ao passivo da SAD, assim como o ativo da Euro Antas é acrescentado ao ativo da SAD, aumentando assim o ativo e o passivo, são as chamadas contas consolidadas, percebes-te ou queres que te faça um desenho?

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:45 pm

      Jose Nuno Alves,

      Tem toda a razão. O trilho seguido pelo Porto mais tarde ou mais cedo dá asneira. Como o do Benfica.

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:56 pm

      José Nuno Alves, o André André foi contratado para ficar no clube o maior número de tempo possível, o Rúben Neves é candidato a titular mais ainda é muito jovem, tem idade de júnior, e tão cedo não é para vender.
      Mas claro que é um risco que o Porto tomou, em contratar jogadores que não irão ter rentabilidade financeira nenhuma, mas também não pagou nada por eles, são para render no imediato.
      Veremos como corre a época, e depois falamos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:13 pm

      Aquilo que disseram invalida aquilo que disse porque?

      Na minha enorme ignorância, Activos = Passivo + Capitais Próprios

      Logo é normal que sejam somados integralmente num balanço… O que é impossível é que o estadio (Activo de uma SAD) seja incluído como Passivo.

      E para futuras discussões, Passivo = dívidas de curto e longo prazo, onde se podem incluir clientes, fornecedores, emprestimos, taxas, impostos etc..

      João Palma

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:21 pm

      Estão para aí a falar mas o Manuel acerta mais do que erra. E tudo o que ele disse agora, é verdade.

      Bruno

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:34 pm

      João,

      Já todos percebemos que do assunto pouco percebes.

      Ninguém disse que o estádio era incluído no passivo.
      Toda e qualquer sociedade tem um Activo, um Passivo e um Capital Próprio.
      Existe uma sociedade (Euro-Antas) que é dona do estádio.Esta sociedade tem um Activo, um Passivo e um Capital Próprio. Em 30/6/14 essa sociedade não entrava nas contas consolidadas da SAD. Passou a entrar em Outubro de 2014.

      Quando entrou o seu activo passou a somar ao activo consolidado da SAD. O mesmo se passou com o seu passivo. Passou a ser somado ao passivo consolidado da SAD.

      Percebeste agora?

    • Manuel
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:45 pm

      Podem dizer o que quiserem, atirar toda a areia para os olhos das pessoas, a verdade é que as contas do Porto têm vindo a deteriorar-se ano pós ano, tenho-o provado com números e não podem negar uma evidência.

      Venderam agora os 3 últimos anéis de que ainda detinham 100%. Os outros de que ainda detêm perto de 100% são Quintero, Reyes e Herrera que custaram os olhos da cara, mas que não terão grande valor de mercado. Do Adrián detêm 60% mas é uma conta que terá ainda de ser paga.

      Se alguém está a contar vender por 70M o Imbula, que custou 24M, e o Brahimi de que detêm apenas 50%, na minha opinião, o melhor é esquecerem. O Brahimi não irá valer tanto porque não é o jogador que pensam que é. Já o digo há muito tempo.

      A gestão de uma empresa nunca podes ser feita a contar sempre com o "ovo no culo da galinha". Aceita-se um certo nível de risco, o chamado risco calculado, mas estar sempre a jogar roleta todos os anos nunca foi uma estratégia inteligente. Um estratégia sem uma visão clara por detrás cai mais tarde ou mais cedo.

      Sabendo nós que os problemas de liquidez não desapareceram com a venda do Alex Sandro, ainda estamos para saber quanto foi orçamentado de custos de pessoal e de FES para este ano, sabendo quase com 100% de certeza que não irão ter a carreira na Champions que tiveram no ano passado, aquela sorte não bate duas vezes, que nem patrocínio têm ainda, as coisas não se apresentam brilhantes. Nada que eu não tenha percebido e não tenha avisado.

      O Porto continua num claro e nítido "downtrend" que irá acentuar-se. Para quem com eu está habituado a investir nos índices na bolsa norte americana isto tudo é um "déjá-vu". O "bottom ainda está muito longe. Digo mesmo mais, o "bearmarket" ainda nem começou a sério.

      Se os custos de pessoal e de FSE se mantém no mesmo nível do ano anterior, e tudo aponta para isso, prevejo um ano muito difícil. Não se esqueçam que no 1º trimestre deste ano o Porto teve de pedir com urgência um empréstimo de 5M a um fundo, durante 6 meses, reembolsável em Setembro. Está nos R&C. E mais não digo. Por agora.

      A situação do Porto não se compara em nada à do Benfica e o tempo tem mostrado isso assim como que o "gap" tem aumentado de maneira dramática.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 3:27 pm

      Eu pouco percebo porque nunca estudei Gestão, Cálculo Financeiro ou Contabilidade.

      Mas tenho noção das coisas, nem que seja para ter um pouco mais de cultura geral. E em termos de raciocínio aquilo que disse não faz, nem nunca fez lógica. Porque incomporar uma empresa que detém o estádio se esta só vai aumentar o Passivo da SAD?

      Se quiser apresentar números, apresente os valores de Capital Social antes e depois da entrada do Estadio na SAD. e aí vemos se não serviu para encobrir o Passivo e uma possível falência técnica

      João Palma

    • DiogoFSP4ever
      Posted Agosto 20, 2015 at 3:45 pm

      Apesar de tudo, se lermos bem com atenção o R & C o Manel está certinho!
      Pode custar a algumas pessoas mas está tudo lá! Ele tem dito muitas coisas, tem acertado mais do que erra …

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 3:46 pm

      Manuel,

      Registo que não tenhas nenhum comentário a fazer à “manuelada” que te referi.

      Mas isso é típico em ti. Dizes umas “manuealadas” e quando confrontadas com elas nada dizes. Passas à frente.

      Nada a que não estejamos habituados

      Qunato ao downtrend do Porto tens razão. É inevitável.

      Como é inevitável o do Benfica. Nas 3 últimas épocas (12/13,13,14 e 14/15) o Benfica tem lucros acumulados de aproximadamente 18 milhões de euros. Para os obter teve de registar mais valias (não valores de venda) de 177 milhões de euros. Ou seja e dito de outra forma para deixer de ter prejuízos teve de registar mais valias de 159 milhões d euros. Ou seja 53 milhões por cada uma das 3 épocas.

      Falas dos jogadores que o Porto pode vender por bom dinheiro. Esqueceste-te de alguns. Imbula, Danilo, Herrera, Aboubakar, Brahimi , Tello e Indi. 7 jogadores.

      Não falas é dos jogadores que o Benfica dispõe para realizar mais valias de 50/60 milhões de euros que são necessárias para não ficar no vermelho

      Olhas para o plantel do Benfica e quem é que tens?

      Gaitan, Jimenez, Samaris, Salvio (se te esqueceres das lesões). 4 jogadores.

      É muito fácil atirar pedras para o telhado dos outros. O pior é quando o nosso telhado também é de vidro.

    • Manuel
      Posted Agosto 20, 2015 at 6:16 pm

      Joe, tu nunca contas tudo. Porque será?

      1. Imbula. Faltam pagar 24M. 3M de salários/ano.
      2. Danilo. Faltam pagar 4M mais comissões.
      3. Indi. Faltam pagar 3,7M ao Fejenoord.
      4. Brahimi.Têm apenas 50% do passe que custaram 5,3M.
      5. Aboubakar. Têm apenas 30% do passe.
      6. Tello. Está emprestado. Custa 5M/ano em salários e 2M/ano em empréstimo.
      7. Herrera. Falta pagar 2,5M do passe e têm apenas 80% do passe.
      8. Falta pagar 3M de "outros". Quem são os "outros"?
      9. Falta pagar 19M de "adiantamentos de clientes". Quem são os clientes?
      10. Falta pagar 11M de Adrian do qual têm 60% do passe.

      Quanto soma tudo isto?
      Falta falar nos prémios de assinatura a Bueno, Maxi e Orlando assim como as elevadas comissões a empresários. Iremos ver tudo isso nos futuros r&c.

      Quanto ao Benfica não te preocupes porque no ano 2014/15 vendeu os seguintes jogadores, Markovic (25M/50%), Oblak (16), Cardoso (5), Enzo (25), Bernardo Silva (15,75M), Jara (1,75), Cancelo (15M), Cavaleiro (15M), Mori (4M), Benito (3M), Sulejmani (3M). Sò aqui estão cerca de 128M de vendas brutas (-12,5 do Marko).
      Depois disso já vendeu Lima (7) e irá vender provavelmente Gaitan (30M).
      Com excepção do Marko (50%) o Benfica possuía 100% de todos os jogadores vendidos. Do Cardoso o Benfica já tinha recebido 20% do fundo.

      Grande parte desses jogadores são jogadores que nunca fizeram parte da espinha dorsal da equipa e os que eram já foram substituídos.

      Para além disso o Benfica tem vendáveis, agora ou num futuro próximo, os seguintes jogadores dos quais tem 100% do passe:

      Talisca (21), Bidal (18), Ruben Semedo (21), Vitor Andrade (19), Gonçalo Guedes (18), Lisandro Lopez (27), Jimenez (24), Fejsa (26), Gaitan (27), Silvio (28), Samaris (26), Jonathan Rodriguez (21), Lindelof (20), André Almeida (24), Salvio, Cristante (20), Djuricic (22), João Teixeira (21), Carcela (26), Ederson (21), Jimenez (24), Mitroglou (27), Nuno Santos (20), Pizzi (26). Do Ola John tem apenas 50% do passe.

      Conto 24 jogadores com 100% do passe, quase todos muito jovens mas com grande futuro.
      Quanto acham que valem hoje? 200M? Quanto pensam que valem dentro de um ano? 300M? Mais?

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 6:16 pm

      Diogo,

      A especialidade do Manuel é proferir afirmações bombásticas e quando convidado a comprová-las seguir em frente sem qualquer comprovação. O exemplo mais recente é o de que o investimento de 48 M em novos jogadores apenas ter sido possível com recuros a crédito. Quando confrontado com o facto do passivo ter aumentado 8 M (se expurgado o efeito da entrada na consolidação da Euro-Antas, nada disse.

      O Manuel tem um conhecimento superficial dos assuntos, sofrendo de desconhecimento profundos quando o assunto foge da rama.

      Já dei o exemplo (mais recente) dos 48 M e do crédito.

      Mas há mais. Desde o início do ano que anda dizer que o Porto para não ter prejuízos na época 2013/204 precisava de realizar encaixes de 100 milhões até 30/6. Daqui a 2 meses vmos poder ver quão longe da realidade o Sr. Manuel anda

    • Joe
      Posted Agosto 20, 2015 at 7:09 pm

      Manuel,

      Calro que falta pagar. É normal as aquisições serem pagas a prazo. Ou não será assim? O Benfica não tem valores a pagar?

      Mas não te preocupes com o que o Porto precisa de pagar. Preocupa-te com o que o Benfica tem a pagar. O passivo do Benfica é de 410 M. O do Porto é de 285M. O que quer dizer que por cada euro que o Porto precisa de pagar o Benfcia precisa de pagar um euro e meio..
      Dos jogadores que te referencei ou somos detentores da grande maioria do passe ou temos opções de compra que podem ser accionadas quando necessário.

      Quanto à tua lista de jogadores deves andar a fumar alguma coisa.. 300 M ???

      Diz-me dessa lista quantos é que no curto prazo vão valer dinheiro que se veja?

      Se eu quisesse também punha aqui uma lista de jogadores que à semelhança da tua actualmente não teem valor de mercado. Mas eu não sou fumador….

    • Manuel
      Posted Agosto 20, 2015 at 9:13 pm

      Joe, estás a mentir. O Porto até ao 3ºTR de 2014/15 teve resultados financeiros negativos de -11,9M enquanto o Benfica, apesar de ter um passivo superior, teve um resultado financeiro de -12,6M, uma diferença de apenas -700.000€.
      Explica-me isso.

      No meu comentário das 23:27, o conjunto das dívidas de curto prazo a clubes, retirada do passivo do R&C do Porto, soma tudo 45,5M. Será que quando afirmo que os 48M de investimentos o ano passado foram todos feitos a crédito é mentira?

    • Joe
      Posted Agosto 21, 2015 at 10:11 am

      Manuel,onde é que estou a mentir? O passivo do Porto não é de 285 M? E o do Benfica não é de 410 M? Onde é que está a mentira?

      Em lado nenhum, como tu próprio na linha seguinte àquela em que afirmas que eu minto reconheces quando o passivo do Benfica é superior ao do Porto

      Queres que te expliques porque é que em temos relativos o Porto paga mais encargos financeiros que o Benfica? É muito simples Vou te explicar porquê.

      Um passivo de qualquer sociedade é o resultado do somatório de vários passivos. Uns são remunerados e outros não. Os encargos financeiros que uma sociedade suporta decorrem dos encargos relacionados dos passivos que são remunerados. O facto do Porto ter proporcionalmente maiores encargos financeiros decorre de uma de 2 situações (ou das 2 situações): ou a taxa juro média é superior ou o montante dos passivos renumerados é superior.

      O restante do teu comentário é patético e evidencia a tua ignorância absoluta sobre o assunto.

      As dívidas de curto prazo de qualquer socieade num determinado momento (no teu exemplo a 31/12/14) são o resultado de :

      +Dividas de cuto prazo a 30/6/14
      – Pagamento das dividas correntes que se venceram entre 30/6/14 e 31/12/14
      +Contracção de novas dívidas correntes entre 30/61/14 e 31/12/14
      +Passagem para o curto prazo das dívidas não correntes em 30/6/14

      Ou seja a relação que que tu fazes entre o valor em 31/12/15 das dívidas correntes com o investimento efectuado é um perfeito disparate. Porque para começar terias que estabelecer a diferença entre o valor a 31/12 e o valor a 30/6. Depois ao valor resultante dessa diferença terias que retirar o valor que nesse semestre transitou do médio/longo prazo para o curto prazo.

      O teu desconhecimento técnico é assustador.

      Mas a prova dos nove é muito simples.

      Passivo do Porto a 30/61/4: 233 milhões
      Passivo da Euro-Antas: 44 milhões
      Pasivo após consolidação da Euro-Antas: 277 milhões

      Se o investimento por ti referido tivesse sido feito a crédito então o passivo deveria ser de 325 milhões (=277+48).

      Qual é o passivo do Porto? 284 milhões.

      Pois……

    • Joe
      Posted Agosto 21, 2015 at 1:46 pm

      Errata: Ou seja a relação que tu fazes entre o valor em 31/12/14

  • César Silva
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:13 pm

    Deixem ficar os dedos pelo menos..

    Dentro do possível foi um grande negócio. Eu bem queria que o Herrera fosse transferido, mas depois de já termos perdido 5+2 titulares, não vejo maneira disso acontecer.

    Já nem peço nenhum central, que venha um lateral esquerdo e um MO/extremo.

  • Pedro
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:14 pm

    Concordo com o VM.

    Grande venda, mas o Pinto da Costa pensava que Alex Sandro era Jackson e enganou-se. Se ele tivesse a garantia que o Alex renovava nunca o ia vender este ano, nem por 30 milhões… No próximo ano facilmente o vendia por estes 25 ao City ou PSG que tem laterais velhos e muito dinheiro e esta época era importante não desfazer a equipa.

  • Anónimo
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:14 pm

    Ainda dizem que o porto é o principal favorito à conquista do campeonato… Perdeu mais de meia equipa titular. E olhando bem , dos reforços que vieram só a lateral direita manterá a mesma valia!
    João

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:22 pm

      Então é quem?

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:28 pm

      O Porto mesmo mais "fraco" (analisando individualmente as saidas e entradas), aumentou a distância para o Benfica…e o Sporting mesmo tendo melhorado bastante ainda não esta ao nivel do Porto, portanto o Porto é sem duvida o principal candidato…

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:28 pm

      Goncalo , na minha opinião, tao os 3 grandes em pé de igualdade
      João

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:33 pm

      Sim de certa forma concordo mas o porto pelo investimento e contexto é quem tem obrigação de fazer mais a meu ver

    • NFM *
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:38 pm

      O Benfica sem o JJ é muito pior mas muito mesmo e o JL já tem um ano de Porto e não vai cometer os mesmos erros..

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:40 pm

      NFM

      Subscrevo

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:59 pm

      NFM tudo dito, o Benfica até podia vender o Gaitan e o Jonas, que se o JJ ficasse estaria mais forte do que está atualmente.

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:03 pm

      Dou-vos razão na parte de o Benfica tar pior , devido à saída do JJ.
      Mas no 11 titular do porto da época passada já saíram 6 titulares ( e não estou a contar com quaresma), enquanto no Benfica saíram 2 , e no Sporting não saiu ninguém.
      Posto isto, em relação às saídas, o porto é que sofreu mais, mas tem uma vantagem que é manter o mesmo treinador da época passada.
      Acho que tao todos em pé de igualdade
      João

    • Scp_10
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:09 pm

      Do Sporting não saiu ninguém? Conheces o Nani e o Cedric?

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:22 pm

      João e o Nani?

    • Marcelo
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:28 pm

      No Sporting saiu Cédric e Nani, eram os 2 titulares, mais William e Ewerton mas esses são por lesão e é "apenas" para já.

    • Rúben Gomes
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:40 pm

      Acho que estão a ser demasiado desrespeitosos para com o trabalho de Rui Vitoria que ja agora fez no seu primeiro ano o que JJ só conseguiu ao termino de 6 anos.

      Mas, pronto, é a vossa opinião.

    • Anónimo
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:46 pm

      Sim, saíram 2, peço desculpa.
      Mas mantenho tudo o que disse.
      João

    • Tomas
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:10 pm

      Nao acho, eu acho que estao os 3 em igualdade. O Porto tem equipa mas nao parece ter treinador, o Sporting tem treinador para dar e vender, mas faltam defesas e o Benfica para alem de ter uma boa equipa ainda tem Vitor Pereira.

    • Rafael Vicente
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:02 am

      Ruben Gomes, vencer a primeira etapa não é um feito do outro mundo. O que conta é quem soma mais pontos no final, não quem vence a primeira jornada.
      Como tal, usar esse facto para defender o Rui Vitória não é justo para o Jesus, pois foi o treinador mais titulado de sempre do Benfica (mesmo tendo vencido apenas 1 primeira jornada, ou seja, eu chego à conclusão que o Jesus dos 3 campeonatos que venceu em apenas 1 venceu a primeira jornada).
      Tal como é injusto criticar o Rui Vitória sem esperar para ver o que ele faz durante toda a época, mas eu desde que se falou que o Rui Vitória ia para o Benfica, disse logo que não esperava um bom trabalho do Rui, porém vou esperar para ver o que ele faz.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 8:54 am

      Andam a criticar o Rui Vitória só porque sim. Até parece que com o JJ o Benfica nunca jogou mal… Só como exemplo, 2/3 da época passada foram jogados mal e porcamente, golos caídos do céu. E além disso, o que aconteceu neste Verão pode ter deitado abaixo alguma moral no plantel encarnado. Se chegarem mais reforços (e o melhor de todos chega só em Janeiro, chama-se Salvio), o Benfica tem tudo para ser campeão. Agora não me venham com as boas exibições do Sporting, porque não têm jogado nada de especial. Acho que o Porto e o Benfica são os principais candidatos, muito sinceramente. O Sporting está com a moral em alta, basta aparecerem 2/3 resultados menos bons e cai-se na realidade.

      Bruno

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 20, 2015 at 10:18 am

      Eu também acho que estão os 3 mais ou menos ao mesmo nivel.
      O Sporting estará a meu ver um pouco melhor porque é o unico que tem um verdadeiro treinador, mas tem um plantel com algumas limitações.
      O Benfica e o Porto tem um pouco mais qualidade no plantel (mais o Porto) mas tem planteis desiquilibrados e depois tem pouco treinador (o Rui Vitoria ainda tem uma palavra a dizer, mas o o Lopetegui já demonstrou que não parece ter evouluido de uma época para outra).

    • Diogo
      Posted Agosto 20, 2015 at 11:13 am

      As pessoas dizem mal do Rui Vitoria não é pelo que está a fazer no benfica, claro que ainda nao é tempo suficiente para se ver se está a fazer bom ou mau traballho. É pelo que fez no Vitoria,os resultados foram muito bons, mas o futebol apresentado era de equipa pequena, se forem ver aqui ao blog antes de ele assinar pelo benfica, era quase unanime até por adeptos do Vitoria que ele ainda estava longe de ter qualidade para um grande.

    • João
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:40 pm

      O Tomas disse tudo. Mas só para não se repetir a lengalenga, Gonçalo Duarte "grande investimento" e "100M€ e seis titulares em vendas" não bate certo. Já era altura de começarmos a parar de dizer coisas que não fazem sentido.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:28 pm

      Era de equipa pequena? Primeiro, ele só tinha 1/2 jogadores no 11 titular que estava na primeira liga na época anterior. Foi desenterrar jogadores sabe-se lá onde, ao Guimarães B etc etc. Contra o Sporting espetou 3 e podiam ter sido mais, levaram um autêntico banho de bola. Para os recursos que tinha, o Guimarães jogava bem. Se ficou em 5º, até podia jogar com 10 centrais que não deixava de ser um grande feito. Eu no início da época passada achava que se iam ver à rasca para se manterem na liga (aliás, era só ver o 11 deles). Se era o meu favorito para o Benfica? Não. Nunca gostei do JJ, mas é claro que é melhor treinador (por enquanto) que o RV. Preferia ver no Benfica o Pedro Caixinha ou o Leonardo Jardim (sim, muito muito difícil eu sei), mas a verdade é que RV não fez um mau trabalho por onde passou. Agora, ganhou 4-0 na primeira jornada, quando fez substituições cirúrgicas que tiveram grande influência na vitória. É a primeira época num grande, depois do reinado de JJ, depois de um verão difícil e de uma pré-época para esquecer. Que continue assim.

      Bruno

  • NFM *
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:16 pm

    Foi a venda possivel face ao facto do jogador não quer renovar, mesmo assim foi por valores bem aceitáveis…

    Espero que Angel não fique no plantel, até prefiro o Rafa, mas provavelmente chegará um DE para o 11…

    Mendy, Digne ou R Guerreiro eram as minhas opções mas devem ser impossiveis..

    • João Magalhães
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:25 pm

      Mendy é muito bom. Para mim, o melhor desses três. Tem parecenças ao Cissokho a conduzir a bola naquele jeito meio trapalhão, mas acho muito mais jogador.

    • João Lains
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:07 pm

      Só tinha de melhorar em termos de posicionamento. Quem sabe… Depois de Gignac, Payet, Imbula, Ayew, Fanni, Morel e Thauvin, não seria de todo surpreendente.

    • Kacal I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:25 pm

      Também adorava que o Mendy viesse.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 9:05 am

      O Digne é o mais caro, e o Guerreiro não deve sair barato. Devem existir opções mais em conta neste momento, o Porto ainda deverá contratar um 10, pelo que o maioria do dinheiro para contratações deverá ser canalizado para reforçar essa posição. Quanto será que custa Masuaku?

      Bruno

  • Domingos Araújo
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:24 pm

    Excelente negócio para as 3 partes, a Juventos contrata um dos melhores defesas esquerdos do mundo por o um preço razoavel (até considero baixo para a qualidade do jogador), bom para o jogador que vai só para equipa vice campeã da liga dos campeões e campeã italiana, e bom para o Porto que vende um jogador em final de contrato por um excelente valor dado as circunstancias!
    Mas desportivismo este Porto ficou claramente mais fraco,

  • Kafka I
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:24 pm

    A confirmar-se é uma grande venda para o Porto tem em linha de conta de dentro de 4 meses o jogador poderia assinar por outro clube a custo zero, mesmo que depois ficasse os 5 meses restantes até ao fim do contrato sem jogar, portanto 25 milhões é excelente…

    Mesmo com esta baixa mantenho que de longe o principal candidato ao titulo

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:35 pm

      Em termos de ser melhor ou de ter "obrigação"?

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:43 pm

      Gonçalo Duarte

      Para mim é por ser melhor, o Porto tem o melhor 11 e o melhor plantel (para mim) e a somar a isso, o treinador que o ano passado cometeu alguns erros de palmatória por desconhecimento do futebol português, este ano pela lógica não vai cometer tantos erros pois já cá esta a um ano, portanto para mim são o principal candidato…

      De forma racional, pondo a clubite de lado, se tivesse de apostar o meu dinheiro em algum deles, apostaria no Porto, mesmo sendo do Benfica.

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:00 pm

      Não vejo assim tanto superioridade pois em termos de guarda redes acho que estão mais ou menos ao mesmo nível, a defesa com a perda de AS também não consigo dizer,pois o sporting só terá Ewerton em Outubro, e é de longe o melhor defesa, e sem Jesus o rendimento de Jardel e Luisao parece ter baixado,apareceu bem Lisandro entretanto veremos, mas sou capaz de dar esta ao Porto em termos de meio campo o do Sporting parece me o mais forte,(Aquilani,João Mário e William teem todos muita qualidade)nas alas estão todos bem servidos também e se o Benfica tem Gaitan e ve-se privado de Salvio até janeiro,o Sporting tem Carrillo e Ruiz, e o Porto Brahimi e ainda poderá chegar um reforço sendo que Varela e Tello também são bons já no ataque acho que tem de ir para o Benfica pois tem 3 soluções de muito bom nível e com características diferentes
      Já em relação ao treinador o Sporting leva vantagem

    • Awesome_Mark
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:06 pm

      Se me permites a intromissão, tanto possui o melhor plantel como é o que apresenta maior obrigação em vencer o título.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:16 pm

      O Lopetegui está ao nível do Vitória ou pior veremos mas melhor pelo menos não me provou isso.

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:40 pm

      Awesome
      Até hoje pensava o mesmo mas a saída de AS faz com que o plantel do porto perca mais de metade do onze e um dos seus elementos mais importantes,e apesar de ainda poder ter o melhor plantel, a diferença já não é significativa a meu ver

    • Zé Diogo
      Posted Agosto 20, 2015 at 5:41 am

      Claro, o bi-campeão não tem obrigação nenhuma de ser campeão! Nah, nada disso. Só foram 10 ou 11 ou 12, já nem sei, contratações. Um plantel que perdeu DOIS titulares! A obrigação de ser campeão é do FCPorto! Claro, é lógico.

      Eu não digo que o FCPorto não tenha que ser campeão, agora dizer que o Benfica não tem que ser campeão é ridículo. A contratar jogadores de 18M€ (9M por 50% – é isso não é Guerra?) e não tem que ser campeão… Ok, está certo.

    • João
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:43 pm

      O Ewerton é "de longe" o melhor defesa de que edição dos Apanhados?

      Trocava-o pelo Lichnovski, melhor das hipóteses, e duvido que os benfiquistas o trocassem por qualquer um dos titulares. Compará-lo sequer a Luisão e Marcano é andar a brincar com isto da bola.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:34 pm

      Lol, Zé Diogo mas o Benfica, Porto e Sporting não têm sempre obrigação de ser Campeões? Em que mundo é que vives que só um é que tem?

      E sim, o Benfica até pode ter contratado 13 jogadores sendo que dois são juniores, dois foram para a equipa B e um até ficou no clube por mais um ano. E se fosse por números de jogadores contratados então o Porto teria sido campeão o ano passado!

      Mas respondendo, tendo em conta que tanto o Sporting como o Porto estão em all-in, sendo que o teu clube está pelo 2º ano consecutivo, têm mais pressão de o serem que um clube que está numa mudança de paradigma ;)

      João Palma

    • Zé Diogo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:01 pm

      João Palma,

      Eu vivo num em que se fala portugues. E tu? É que não é assim tão difícil interpretar o que escrevi…

      Eu é que estou a dizer que o Benfica e o FCPorto têm que ser campeões (e o Sporting também, mas não foi aqui falado), ao contrário de users como o Kafka ou o Awesome Mark, que dizem que o Benfica parte atrás na corrida e o FCPorto é que tem obrigação de ser campeão. Eu só gostava é de saber porquê?

      Como é que o Benfica parte atrás se perdeu só dois titulares e contratou 12 ou 13 jogadores? Calculo que em 12 ou 13 algum seja para substituir os titulares perdidos, ou não? A equipa é "toda" a mesma. Por que raio é que há-de partir atrás?! O FCPorto perdeu 7 (SETE!) dos 11 mais utilizados na época passada e ainda parte à frente? Bem, têm-se em muito pouca conta, devo dizer…

      Já tás a ver o filme direito ou ainda não?

      (ps. isso do all-in dava muito pano para mangas. O FCPorto faz 100M€ em vendas mas está all-in. O Benfica faz "piners" e contrata gajos de 18M€ mas não está all-in… Ok, ok…)

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:56 pm

      Mas perdeu um treinador, que só por acaso é o melhor em Portugal, que tinha uma equipa a jogar como ele queria faz 6anos! E isso é mais importante do que qqsaída de jogadores.

      O Benfica quando foi campeão e perdeu 8 titulares, e também contratou bastante quase 40M, foi considerado por todos os rivais fora do título e a lutar pelo 3º lugar.. Este ano já é candidato ao título em 1º lugar?

      Uma equipa ficar mais fraca e ganhar é uma excepção, não é regra! Ao ficarmos por dois anos consecutivos mais fracos isso tira-nos o partir à frente!

      Duas notas :
      – o Benfica não perdeu só dois titulares, muita gente esquece-se que perdemos o Enzo a meio do ano.
      – Acha que se os valores fossem esse nao teriam sido comunicado? Seria o jogador mais caro de sempre do Benfica… Obviamente que os valores foram imensamente aumentados pela CS e VM, só para aumentarem ainda mais aquelas teorias de conspiração com foco em Jorge Mendes.

      João Palma

    • Kafka I
      Posted Agosto 20, 2015 at 3:05 pm

      Zé Diogo

      O Benfica não perdeu "só 2 titulares", o Benfica perdeu 3 titulares (ajudava saberes matemática) e perdeu ainda O TREINADOR, portanto alguns dos titulares que lá ficaram estavam moldados ao modelo do treinador que já não esta lá, logo vão render menos noutro modelo

      Depois veja que gostas de dar azo à hipocrisia, é uma forma de vida como outra qualquer, nada contra, mas o que tem a ver o Benfica "ter contratado 12 ou 13 jogadores?", onde é que isso é garantia de seja o que for? o Benfica até podia contratar 120272057209 de jogadores, se nenhum tiver qualidade para substituir quem sai fica mais fraco na mesma,

      Ou será que o Barça se vender o Messi e for buscar o Tozé Marreco fica igual? pela tua lógica fica igual, vendeu 1 jogador e trocou-o por outro, fantástico percebes muito de futebol tu não haja a menor duvida

      Quanto ao Porto perdeu 7 titulares mas soube substituir dentro das possibilidades os jogadores que perdeu, logo mesmo mais fraco aumentou a diferença para o Benfica, porque o Benfica ficou bem mais fraco com a perda do treinador..

      Depois onde é que eu disse "que só o Porto tinha obrigação de ser campeão"?? vives em que Mundo tu? vives em Marte talvez? os 3 grandes têm sempre a obrigação de serem campeões, isso não invalida no entanto que haja uns que são mais candidatos que outros, em virtude dos planteis e treinadores que tenham, logo dentro da obrigação que os 3 têm, o Porto parte como o claro favorito porque tem o melhor onze, o melhor plantel e manteve o treinador

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:26 pm

    E o Porto atinge a mítica barreira dos 100M, o que confere aos dragões uma capacidade de investimento impar mas também a possibilidade de amortizar passivo a curto prazo.
    Aliás caso assim não seja, algo vai muito mal no reino do Dragão.
    Futebolísticamente cedo se percebeu que Alex Sandro queria ir embora e estava disposto a sair a custo zero caso fosse necessário.
    PdC ficou refém do brasileiro e falou cedo demais.
    Lopetegui já tinha deixado a dica que o plantel não estava fechado nem para entradas nem para saídas, e acredito piamente que o próximo titular do lado esquerdo portista será um outro ex benfiquista…

    Dadas as circunstâncias o negócio é muito bom e o Porto volta à posição de clube que melhor vende no mundo.

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:57 pm

      A posição de clube que melhor vende no mundo sempre foi do Porto, desde há 30 anos para cá.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:19 pm

      30 anos??Mas tu nem existias rapaz.
      Quem o Porto vendeu muito bem nos 80 e no inicio dos 90 para dizeres tal coisa?
      Já ouviste falar do River,Ajax,São Paulo por aí fora.

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:34 pm

      E o que tem haver o facto de não existir?
      O Porto vendeu o Futre ao Atlético que foi o segunda maior transferência até à altura só superada pela do Maradona para o Barcelona.
      Vendeu também o Vítor Baía que foi o guarda redes mais caro até á altura.
      E mais exemplos podia-te dar.

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:40 pm

      The Monster,

      Só nos últimos 5 anos, Tottenham, Liverpool e Chelsea dizem olá!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:40 pm

      Fantástico transferências com quase 10 anos de diferença.
      Tu queres que te dê exemplos do Ajax,River até do Estrela Vermelha durante esse periodo?
      Tu gostas sempre de exagerar.

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:41 pm

      O The Monster é o rei do exagero, mas alguma vez o Porto é o melhor "dos últimos 30 anos"?? rapaz há vida para além do século XXI…na década de 80 e 90 o Porto não era de todo a equipa que melhor vendiam só tu mesmo para exagerares dessa forma…

      Se disseres que o Porto foi quem mais vendeu nos últimos 15 anos é verdade, agora nos últimos 30 é os teus típicos exageros sem noção…na década de 80 e 90 o Porto nem cheirava comparado com o Ajax por exemplo

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:48 pm

      The Monster

      E não digas mentiras, o Paulo Futre não foi nada a 2ª transferência mais cara de sempre na altura, foi sim a mais cara de sempre de um clube Português, mas o Gullit, Van Basten ou Rijkaard por exemplo foram mais caros

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:50 pm

      Alias numa pesquisa rápida o Cruyff em 73 foi mais caro que o Paulo Futre em 87, e há mais jogadores mais caros que o Paulo Futre entre 73 e 87

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:53 pm

      Só para te dizer uma coisa no mesmo ano que o Futre foi para Madrid o Gullit foi para o Milan e bateu o recorde do Maradona.
      Por isso o Futre não foi o 2 nem deve andar lá perto já que houve as vendas do Mark Hughes para o Barça e do Ian Rush para a Juve.

    • Kafka I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:56 pm

      Para além de que isso da "transferência mais cara de sempre" é algo por si completmente subjectivo porque o dinheiro vale sempre mais no presente devido à inflação logo é um recordes que esta sempre a ser batido…o facto do Baia ter sido a transferência de guarda redes com o valor mais alto nada quer dizer, porque o dinheiro na década de 90 valia mais do que na década de 80 e 70/60 etc…é preciso contextualizar …daqui a 20/30 anos vai haver vários jogadores a valerem mais de 100 milhões de eur em transferências, e só por isso são melhores que o Cristiano ou esses clubes vendem assim tão bem? não de todo…100 milhões de eur daqui a 30 anos valem é menos do que valem hoje os mesmos 100 milhões de eur…há que contextualizar, mas o the monster é o especialista do exagero nada a fazer.

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:15 pm

      Vocês se soubessem ver o contexto das coisas para além dos números dava jeito, mas já deve ser pedir muito.
      É óbvio que essas equipas faturaram mais em vendas que o Porto, como também nos últimos 15 anos tenho dúvidas que o Porto tenha sido o clube que mais faturou, não sei bem ao certo, visto que o Manchester, por exemplo, só com a venda do Ronaldo encaixa o equivalente a 3 grandes vendas do Porto.
      A questão é que o Porto não tinha um modelo de negócio igual ao atual na altura, por muitas razões, porque o futebol mudou, os jogadores são mais "mercenários", passaram a vir para o clube como ponte para ir para campeonatos mais competitivos, não existem tantas transferências como atualmente, esses clubes que referiram tinham as melhores escolas de formação do mundo e davam muitos talentos ao mundo ao contrário dos clubes portugueses na altura, entre outras coisas, o futebol tornou-se num negócio.
      O Porto fazia muito poucas vendas na altura, conseguia manter os melhores jogadores, mas já na altura o era o clube que melhor vendia quando tinha de vender, e prova disso são as duas transferências que referi, o Futre que foi das maiores transferências da década de oitenta( a segunda até 1987), e o Vítor Baía.
      Digam-me lá então, uma transferência que o Ajax tenha feito superior à do Futre na década de 80?
      E uma do Ajax superior à do Baía na década de 90?, mas com provas, não é só atirar para o ar.

    • Tomas
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:41 pm

      The Monster esta equipa nem melhor que a equipa de Vilas Boas era quanto mais dos ultimos 30 anos.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:09 am

      Van Basten,Bergkamp,Overmars queres mais?

    • Kafka I
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:30 am

      The Monster

      Já te dei a resposta às 23.48, 23.50 e 23.56, depois é engraçado que tu na década de 80 e 90 dizes que o Porto só não vendeu mais porque não tinha este modelo de negócio, olha bela lógica da batata a tua, então o Ajax também pode dizer o mesmo mas em sentido inverso, tu de facto só consegues ver as coisas para um lado

      Quanto ao valor do Baia também já te expliquei, senão queres perceber que o dinheiro vale sempre mais, logo o facto de uma transferência ser a mais cara nada quer dizer, porque o dinheiro vale sempre mais devido à inflação (o Fenómeno que é um dos 3/4 melhores jogadores dos ultimos 25 anos custou 19 milhões de eur e hoje em 19 milhões de eur vale um manco qualquer em Inglaterra que nem para limpar as chuteiras ao Fenómeno serve)..

      Ainda assim respondendo a tua questão, o Bergkamp foi vendido do Ajax para o Inter por um valor superior ao Baia…o Overmars também foi por um valor superior…Ronald e Frank de Boer também…George Finidi para o Bétis também foi mais caro e tudo na década de 90

      É só ires ver

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 11:42 am

      O cometário das 00:15 chegou com 1 hora de atraso.
      Kafka, quanto ao teu penúltimo comentário, de 9 linhas não sei de que é que serviu, não percebo em que é que contraria aquilo que eu disse, na altura foi o guarda redes mais caro, se fosso hoje era muito mais caro ainda, ou estás numa de me querer ensinar, eu contigo não tenho nada para aprender.
      E explica-me lá o que queres dizer no primeiro parágrafo?

    • Kafka I
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:57 pm

      Rapaz tu não aprendes nada comigo nem com ninguém porque és incapaz de ter um raciocionio isento e coerente, dai não conseguires ler o que te escrevi, para além de teres mentido no caso do Paulo Futre e já te dei vários jogadores vendidos pelo Ajax na década de 90 que foram mais caros que o Baia

      Agora claro para conseguires ler o que eu e o Filipe Ribeiro escrevemos e assim aprenderes um pouco para não dizeres mentiras "que o Porto é o que melhor vende nos últimos 30 anos" era preciso conseguires ser isento e coerente, coisa que não consegues

      Ainda tens de crescer muito rapaz

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:37 pm

      The Monster, se não fosses do Porto diria que eras descendente do BdC.

      Ou as coisas são como tu queres, ou não são. Tipo aqueles putos que só jogam no infantário porque a bola é deles sabes?
      Não tens noção da realidade, e um dia pode ser que ninguém te leve a sério (pelo menos aqui já muitos nao te levam)

      João Palma

  • Tiago Couto
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:29 pm

    Agora só falta é vir o Siqueira…

  • Pedritxo
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:32 pm

    Enorme venda tendo o facto de estar em ultimo ano de contrato, mas claro que desportivamente e uma perda, mas desengana-se quem acha que o porto fica mal servido na esquerda.
    Jose Angel pode ter feito uma pre-epoca ma, ate horrivel para uns, mas a jogar de uma maneira assidua tem valor, ele no Gijon mostrou enorme valor, foi para a Roma , foi titular, mas ja nao me lembra o que aconteceu e foi emprestado a real sociedad , onde numa primeira epoca nao jogou tanto como queria, mas depois agarrrou o lugar, vindo para o porto depois, mas quando joga quase sempre mostra qualidade.

    Chissoko tem a sua qualidade.

  • Marcos
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:36 pm

    Aqui muito se tenta colocar a pressão de ganhar o campeonato no Porto… Sempre a dizer que são os favoritos, quando levamos (mais) uma razia no plantel principal. Espero que venha um digno sucessor de Alex Sandro, pois Cisskho é bom para alternativa, e precisamos de um titular de caras.

    E ainda há que tratar a venda de Herrera (espero que Lopetegui não insista mais nele e arranje um bom encaixe com ele) e venda/empréstimo de Ángel. Depois é contratar um médio mais criativo e, se possível, um central de qualidade inquestionável. A ver vamos

    • Tomas
      Posted Agosto 19, 2015 at 9:48 pm

      O Herrera só sai se Lucas Lima ou outro medio chegarem

    • Kacal I
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:27 pm

      O Herrera nunca se afirmou totalmente e já está a mais há algum tempo, espero bem que o tal MO venha e o mexicano seja vendido para mais um bom encaixe a somar ao que já vendemos, o Lucas Lima é o sonho e seria o reforço ideal mas se não vier que venha outro.

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:37 pm

    Excelente negócio, o Alex Sandro não renovou logo o FCPORTO fez muito bem em vendê-lo.
    O brasileiro é um dos melhores no mundo e desejo-lhe toda a sorte do mundo, tem capacidades para ser ainda melhor do que é actualmente.

    Espero que o FCPORTO não contrate mais nenhum defesa esquerdo e muito menos o Siqueira, o Cissokho e o Josè Angel chegam para as encomendas, o francês é um bom lateral e o espanhol tem agora condições de lutar taco a taco com o francês.

  • Anónimo
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:39 pm

    100M? Se forem buscar para incluir nas contas o mangala e o hulk ainda chegam aos 200M.
    Será tão difícil perceber que o danilo e o Jackson foram vendidos na época passada? O Jackson inclusive com uma comunicação de "irá ser vendido" para não fechar a época com prejuízo.
    Nuno Miguel

    • Augusto
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:02 pm

      E daí? Não deixam de ser 100 milhões…

    • Marcelo Silva
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:13 pm

      Isso tudo é inveja? 100M neste defeso. E nem 25M investidos, 75M de lucro. E ainda há gente a dizer que o FC Porto está em all in.

    • The Monster
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:17 pm

      Nuno Miguel, no que toca ao Danilo dou-te razão, já no que toca ao Jackson este foi vendido em Junho, ou seja, já a época tinha terminado, e ainda não se sabia bem para onde ele ia, visto que primeiro foi dado como certo no Milan e depois acabou no Atlético portanto cai por terra essa tua teoria.
      Uma coisa é ter a venda apalavrada outra é ele ser oficializada.

    • Tiago Santos
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:08 pm

      Marcelo Silva,

      não é inveja nenhuma, antes fossem as contas assim tão lineares. Fora o que se perdeu em comissões e obrigações, muitos destes 100M amealhados já estão destinados a pagar outro tipo de contas. Neste momento, Benfica e Porto são obrigados a vender para manter uma estabilidade financeira minimamente aceitável, mas que se vai deteriorando de ano para ano. Não é por nada que o Benfica está a tentar esta mudança de paradigma e não demorará muito até o Porto fazer algo do género.
      Estas vendas têm que ser feitas, aliás no caso do Benfica tenho quase a certeza que o Gaitán ainda será vendido, mesmo que seja por 20 ou 25 milhões.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 10:47 am

      Caro Augusto e tal como eu disse se misturarem mais uns períodos de transferências ainda conseguem dizer que são 200M.
      Caro Marcelo neste defeso? Março faz parte deste defeso? É lhe tão difícil perceber porque é que o danilo foi vendido na hora antes do fecho do 3o trimestre? É lhe tão difícil perceber porque é que o Jackson foi comunicado sem estar vendido na hora antes do fecho da época 14/15?
      The monster danilo em março faz parte do 3o trimestre. Jackson em junho faz parte do 4o trimestre. Ou seja relativo à época passada. Junho época 14/15. Julho época 15/16. Não há cá confusões. O que conta é a data de comunicação a cmvm e foi no último dia de Junho para entrar nas contas de 14/15.

      Nuno Miguel

    • Marcelo Silva
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:42 pm

      Então consideras que o Real gastou só 30M no kovacic + casilla + 1M Lucas Vasquez?

  • The Monster
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:40 pm

    Primeiro ponto, mais uma vez o Porto fez um excelente negócio, a capacidade negocial do Porto é incomparável a qualquer clube de mundo, vender um lateral( que pela posição que ocupa vale sempre menos do que um médio, avançado ou central) por 26 milhões + objetivos que estava no último ano do contrato é obra. Entra diretamente para os laterais esquerdos mais caros da história.
    Segundo ponto, ao contrário de Jackson que é um grande avançado mas o Porto na sua história já teve no mínimo 5 melhores do que ele, o Alex Sandro é o segundo melhor lateral esquerdo da história do Porto, dificilmente o Porto terá um lateral esquerdo ao mesmo nível daqui para a frente, porque como o VM diz e bem é dos 10 melhores do mundo na sua posição e penso que pode até chegar ao Top 3, terá sucesso no Juventus porque a sua qualidade é inequívoca, e lutará agora em pé de igualdade com Marcelo por um lugar na canarinha, visto que irá para um clube com mais estatuto atualmente, e principalmente porque estará num campeonato muito mais competitivo.
    Terceiro ponto, o Porto perde um jogador de classe mundial, mas não fica mal servido na posição, visto que Cissokho é um lateral esquerdo de muito bom nível, ataca bem, é muito potente e dá muita profundidade, aspetos muito importantes para um lateral de equipa grande na nossa liga, demonstrou-o na primeira passagem pelo Porto, na passagem pelo Lyon, teve depois umas épocas menos boas, mas depois de tê-lo visto no jogo de apresentação, penso que com melhor entrosamento pode voltar á sua melhor forma, visto que ainda tem 27 anos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:36 am

      Mais uma vez um comentário pautado pela fantasia azul e branca.

      Só vim aqui comentar pois nao esqueço que tanto o autor deste comentário como o Josef, aquando a entrevista de PC, disseram com toda a confiança que este jogador iria de certeza renovar e sair por valores bem superiores aos de Fábio Coentrão. Isto porque todos os jogadores depois de Paulo Assunção sabiam o que deviam ao Porto e ou saiam ou renovavam…

      Bem, mais uma vez Pinto da Costa mostra que já nao está muito consciente do que diz e que é Mentiroso, e aquilo que disse se comprova – Alex Sandro não vale ainda o que Coentrão valia quando saiu do Benfica.
      E mais, apesar de não serem Paulo's estes 2 (Jackson e AS) ao saberem o vencimento que vinha do outro lado nao deram hipóteses ao "amor ao clube"..

      Btw, quando a qualidade de laterais esquerdos é escassa isso provoca um inflacionamento do preço e nao faz com que ele valha menos do que outra posição :X, mas isto sou eu que percebo de futebol…
      Mas compreende-se essa opinião visto que se diz que Cissokho é de muito bom nível,

      João Palma

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 9:52 am

      Joao Palma, o negócio ainda nem sequer foi oficializado, até agora não se sabem os contornes da transferência, talvez com objectivos a transferência passe os 30 milhões, nem tu nem eu sabemos por isso convem esperar.

      Agora com a questão do Coentrão fizeste me rir, o Alex Sandro se sair por 25 milhões, sai apenas por menos 5 que o Coentrao, com a diferença que o primeiro estava a 5 meses de poder sair a custo zero.

      Por a tua ordem de ideias, se Alex Sandro ainda não vale o que Coentrao valia quando saiu do Benfica, entao o Garay não valia metade de um Otamendi quando este saiu do Porto, visto que o Otamendi saiu por 12 milhões e o Garay por 6 milhões, mantens a coerência e consegues admitir isto?

      Jozef

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 11:45 am

      João Palma, mas tua achas que alguma vez o Benfica vendia o Coentrão por 30 milhões se tivesse apenas mais um ano de contrato? Nem por 20, quanto muito vendia por 10.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:41 pm

      LOL, mas agora o preço do jogador e dependente dos anos de contrato para com o clube? Já nao interessa a qualidade do mesmo. Então podemos dizer que o máximo que o preço de um jogador atinge é mal assina contrato, depois vai decrescendo…

      Haja noção.

      E só para não comentar, o óbvio, que Coentrão nunca sairia a custo zero.

      João Palma

      P.S – não tenho dúvidas que Coentrão apresentou em Portugal melhor rendimento que Alex Sandro, e portanto valerá sempre mais que o mesmo.

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:04 pm

      Claro que ter apenas mais um ano de contrato faz muito diferença, ou achas que um clube que está interessado em determinado jogador com apenas mais um ano de contrato está disposto a pagar tanto como se tivesse mais anos de contrato?
      O Garay que tinha apenas mais um ano de contrato, lembras-te por quanto saiu?

    • Manuel
      Posted Agosto 20, 2015 at 6:33 pm

      O Garay saiu por 15M. Ainda ontem isso veio referido na CS espanhola.

  • PedroCastela
    Posted Agosto 19, 2015 at 9:45 pm

    Excelente venda do FCP. Mais uma…
    Desportivamente, não é um jogador fácil de suprir, mas o Cissoko internamente (na champions são outros quinhentos) chega e sobra para fazer a posição com muita qualidade.
    Assim, o Porto continua a ser o principal candidato ao título.

  • Kacal I
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:20 pm

    É uma excelente venda, acredito que o PdC tentou renovar mas não foi possível e não condeno a decisão do Alex Sandro porque um profissional deve cumprir o seu contrato com o maior profissionalismo e entrega que conseguir e depois tem o direito de não renovar e seguir a sua vida, não forçou a saída e aí o clube vende ou deixa-o sair a "custo zero" no fim do contrato, neste caso o Porto decidiu vender e acho que foi a melhor decisão e vender por 26 milhões a um ano do fim do contrato é fantástico, somos um dos melhores clubes do Mundo no que toca a negociar e vender jogadores, sem duvida.

    Quanto ao aspecto desportivo, é uma enorme perda porque é um dos melhores DE do Mundo e também dos mais completos, além disso é um excelente profissional e estava cá há algum tempo, um dos elementos mais importantes da equipa, no entanto mal seja oficial isso é passado e o que importa é o presente e o futuro, temos o Cissokho que defensivamente não é tão bom, nem tem uma técnica tão apurada mas é um bom lateral e para o campeonato serve perfeitamente, a incógnita é o José Ángel mas continuo a achar que serve para ser uma alternativa no plantel, se o Porto quiser investir vá ao mercado e venda/empreste o espanhol, caso contrário fica assim e não ficamos mal servidos, adorava ter o Mendy do Marselha como já falou ou o Grimaldo ou Raphael Guerreiro (este um alvo mais caro e irrealista mas não impossível).

  • João Lains
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:25 pm

    O Kurzawa era a minha primeira escolha (na minha opinião é superior ao Alex Sandro). No entanto, estou duplamente contente. Não só porque ele era a minha segunda opção como isto desfaz qualquer interesse no Siqueira. No braço de ferro entre Pinto da Costa e Marotta, o primeiro levou a melhor. Belo encaixe. Em relação ao Alex Sandro, bem-vindo a um clube vencedor.

    • Julio
      Posted Agosto 19, 2015 at 10:47 pm

      podes explicar o porquê da tua preferência pelo Kurzawa, sff?
      Não conheço bem o Kurzawa (vi-o meia duzia de vezes, e foram apenas partes de jogos), a ideia que tinha era que Alex Sandro era defensivamente melhor e ofensivamente semelhante…

    • Rúben Gomes
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:38 pm

      O João é adepto ferranho da Juve e com "era a minha primeira escolha" referia se ao lateral esquerdo que estava para chegar à Vechia Signora.

      Julio, é mais ao contrario. O Alex Sandro é melhor defensivamente e o Kurzawa é superior ofensivamente, mas o francês é mais novo. Se já são comparaveis daqui a uns Kurzawa sera imensamente superior. Eu tambem optava pelo jogador do Monaco, mas não ficam nada mal servidos com o Alex.

    • João
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:50 pm

      O Alex Sandro já estava num "clube vencedor". O mais vencedor da Europa neste século, para ser mais preciso. Se tanto vai para um clube com melhores perspectivas de vitória internacional.

  • Gonçalo Melo
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:32 pm

    Nao me admirava nada que o lopetegui fosse buscar mais um dos seus "meninos" para a lateral esquerda. O Alberto Moreno. Caro, mas foi suplente nos dois primeiros jogos da BPL e nao me admirava que um empréstimo com opção de compra se realizasse.

  • Anónimo
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:33 pm

    Boa sorte Alex Sandro.

    Em termos de vendas ainda é preciso vender/emprestar:
    -Ricardo Nunes
    -José Ángel
    -Herrera
    -Quintero
    -Ádrian López

    Compras:
    -Um DE
    -Um MO ou Extremo caso Brahimi passe para o meio.

    Vitorino

    • luis bcn
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:07 pm

      O Jose angel fez uma asneira contra o Borussia de MG e de repente já ninguem o quer no clube. Acho que serve perfeitamente para o Porto.

      Quanto ao resto concordo, sou grande adepto do Quintero (que o ano passado jogava a extremo) mas se o treinador não conta com ele então que o emprestem (com sorte é outro iturbe)

      Mas precisamos de algo diferente no meio-campo (e creio que o Sergio Oliveira vai ter poucas hipóteses)

  • Luis Moreira
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:42 pm

    Terá sido uma vingança ao Atl Madrid por não ter deixado ficar o Oliver?

  • Américo Oliveira
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:46 pm

    A mim parece-me óbvio que o Pinto da Costa estava a fazer bluff quanto àquela hipotética proposta do Atlético. Não me acredito, muito sinceramente, que recusa-se 30 milhões pelo Alex. Ainda assim, 26 milhões é um grande negócio.

    Pessoalmente (e sei que provavelmente vou ser criticado por dizer isto) não acho que seja preciso um substituto. Apesar de todas as contrariedades que o Angel acabou por ter na carreira, a valia está lá. Acredito piamente que pode atingir um nível altíssimo. Sou Benfiquista e digo com convicção que se Angel viesse para o meu clube para ser titular, ficaria mais seguro do que estou atualmente (e eu não sou daqueles que alinha em críticas descabidas sobre o Eliseu).

    Ps: Discordo apenas da comparação com Siqueira. Teve um ano mau no Atlético, mas enquanto esteve em Portugal foi superior ao Alex. Não acho que o brasileiro seja melhor e, muito menos, muito melhor.

    Cumprimentos

    • luis bcn
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:13 pm

      Posso estar errado mas acho que o que ele disse é que o Atletico queria dar jogadores em troca e dinheiro e o porto só queria o Oliver e dinheiro (mas o atletico não o queria incluir)….

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:47 pm

    E mais uma vez o Porto volta a começar do zero a sua equipa, já o tenha feito no ano passado mas este ano até à data ainda não conseguiu encontrar jogadores do nível de Alex Sandro, Óliver e Jackson.
    Estas mudanças todas só benificiam os rivais, este processo do Alex Sandro fragiliza um pouco a direção portista que tem fama de levar sempre a sua avante mas desta vez (apesar do bom encaixe financeiro) a coisa não correu como eles criam (que eram renovar com o brasileiro e deixa-lo saiu no próximo ano por 30/35 milhões).

  • Bruno Marques
    Posted Agosto 19, 2015 at 10:57 pm

    Boas!
    Acho que em termos financeiro é um bom negocio mas desportivamente foi muito mau. Este ano o Porto para mim esta mais fraco que na epoca passada.
    Entra venda e saidas fica a perder:
    Casilas > Fabiano
    Maxi < Danilo
    Imbala < Casmiro
    Varela < Queresma
    Osvaldo < Jackson
    Siqueira ou Grimaldo < Alex Sandro

    Só na baliza é que ficou mais forte.

    P.S.- Eu sento adepto do Sporting adorava que o Sporting troca-se o Labyad e Rosell pelo Rolando e Quintero.

    • Tiago Santos
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:24 pm

      O Porto queria o Labyad e principalmente o Rosell para quê?

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:05 am

      O que? Tanto disparate junto. Maxi = Danilo
      Casillas > Helton
      Danilo > Casemiro
      Imbula > Oliver (nao acreditas, é ver…)

      Pedro Pera

    • The Monster
      Posted Agosto 20, 2015 at 1:37 am

      Casemiro melhor que Imbula?
      Nem sequer é melhor que o Danilo quanto mais que o Imbula.
      E quanto ao Quaresma ser melhor que Varela, a nível de talento isso é inquestionável, no entanto do que vi na pré época e na primeira jornada da liga não me parece que o Porto fique a perder.
      E responda também à pergunta do Tiago Santos.

    • Diogo Palma
      Posted Agosto 20, 2015 at 8:12 am

      Tanto o Imbula como o Danilo Pereira são melhores que o Casemiro … mas de longe!

    • bruno marques
      Posted Agosto 20, 2015 at 10:31 am

      Casmiro esta no real madrid. O danilo gostava 3milhões so o porto e o sporting é que o queriam. Porque nao ouve interesso dos clubes europeus em Danilo deve ser pq é muita bom? Imbala estamos ca para ver se vale 20milhões um jogador sem tática e sem técnica so tem mesmo força. Maxi estava livre ninguem na europa quis ele perferem dar milhões pelo danilo toque ter maxi de graça.
      P.S . A pessoal aqui a falar que pensa que a europa esta a dormir. Não é por acaso que mourinho e outros treinadores dizeram logo que este ano em portugal so havia mesmo danilo e jackson. Pq gaitan podia ser outro nesse altura mas com so joga quando quer isso para europa nao da.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 19, 2015 at 11:07 pm

    E o SCP é cada vez mais o maior candidato ao título!

    Seria uma grande surpresa para mim o SCP este ano não ser o campeão nacional e um autêntico fiasco!

    Quanto ao Alex Sandro é mais uma excelente venda, um excelente encaixe por um jogador em final de contrato.

    Em termos desportivos é uma grande perda, mas a posição já está muito bem salvaguarda com Cissoko! Se Angél sair obviamente ainda entrará outro lateral, mas este FCP tal como venho dizendo tem um plantel claramente mais débil que o da época passada, apesar de ainda ter excelentes jogadores e ser obviamente um candidato ao título!

    Sinceramente não esperava que PC deixasse sair os 3 dos jogadores mais influentes do plantel! Isto a juntar a todas as outras saídas, não é de todo normal!

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 19, 2015 at 11:52 pm

      Rodolfo,Sou sporting mas n vejo as coisas assim tão fáceis pk achas que o Sporting é muito superior a Benfica e Porto neste momento?

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:06 am

      O scp nunca sera o maior candidato a o que quer que seja. Muito menos quando tem de longe o mais fraco plantel dos 3.

      Pedro Pera

    • tomascapucho
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:23 am

      Para sermos campeões precisamos de fazer bem o nosso caminho, passo a passo. É preciso bem mais que uma saída de um titular rival, para o scp ser campeão. Aconselho te a não teres muitas expectativas, porque para ser campeão é preciso mentalidade e consistencia e, infelizmente o Sporting ainda não as tem (fora outros fatores).

      Ps. Bom negócio a nível financeiro, péssimo a nível desportivo.
      Fico a aguardar ,com gosto, para ver o que vai acontecer ao FCP nos próximos 4 anos, fruto desta política financeira danosa. Só retrata aquilo que se faz muito em Portugal, gastar mais do aquilo que se pode.

    • Gongas
      Posted Agosto 20, 2015 at 4:01 am

      Rodolfo as tuas previsões saem sempre ao lado no fim, mas isto e assim todos os anos, nunca acertas uma

    • Santi Cazorla
      Posted Agosto 20, 2015 at 6:55 am

      O Benfica é Bicampeão logo tem mais responsabilidades, a "estrutura" é a mesma.
      Depois o Porto que não ganha nada há 2 anos e depois do investimento brutal e superior orçamento tem tambem uma enorme pressão para ser campeão.
      O Sporting é o menos pressionado, tem metade do orçamento dos rivais e não investiu tanto.
      Rodolfo, se o Sporting não for campeão não será fiasco nenhum, se o Benfica não for é que será fiasco.

    • João
      Posted Agosto 20, 2015 at 12:53 pm

      Lá está outra vez.. "Investimento brutal" = perder 6 titulares e 100M€ em activos.

      Fantástica lógica.

  • Paulo Teixeira
    Posted Agosto 19, 2015 at 11:07 pm

    Acho engraçado tanto comentário…Parte deles só de coração com quase zero de razão.
    O Alex é bom negócio, só porque não houve capacidade negocial para assinar…
    o DC?? onde está?? Esta SAD de qualidade ainda deve querer recuperar o Rolando.
    Lateral esq.??? Então veio agora um (emprestado)
    Trinco??? Pelos vistos o Ruben Neves não é grande coisa…na época passada marcou o 1,º golo do campeonato este ano nem no banco ficou.
    Meio Campo?? (o tal grande investimento desta época Imbula (20 Milhões) e o resto do investimento foi em quem????No André ?? No Sérgio???no Bueno??? Ou no excelente jogador que é tão bom mas ninguem lhe pega (herrera).
    Extremos??continuamos com o emprestado (pelo 2,º ano) Telho, foi embora o Quaresma veio o Varela (Que ano passado pediu para sair, mas como só deu raia, lá regressou e pelos vistos anda toda a gente satisfeita com ele, incluido A bola e o correio da M) À…ainda falta o hernani sem dúvida um jogador feito.
    PL. esperemos que o aboubakar seja realmente o k parece ser, já que o osvaldo já vem meio maduro e seguramente nunca dará grande negocio.
    Por falar em negócio, parece-me que infelizmente, se está mais preocupado em encher os bolsos e em show off do k resultados desportivos…
    Ano passado ganhamos o que toda a gente sabe….Tb pudera com um (F)Lopetegui, com a equipa a jogar só para os lados e para trás…..bem às vezes lá tem o Maicom para charutar para a frente….enfim assim anda o FCP sem rei nem Roque…o meu obrigado senhor antero pelo trabalho k está a fazer e k está a levar oFCP à ruina economica e desportiva….mesmo depois do encaixe de 100 milhões continuamos sem dinheiro para contratar um criativo…fazemos regressar o quintero k afinal agora já é outra vez bom…tb pudera são mais 10 milhões que andam a voar….junto a estes e fora a equipa b só esta época vamos emprestar cerca de 25 jogadores, k fabulosa administração de ativos

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 2:05 am

      Subscrevo.

      Vitorino

    • Ninja
      Posted Agosto 20, 2015 at 6:17 am

      É por gente como tu que agradeço o Porto estar entregue a uma espécie de monarquia absoluta em termos de gestão.

      Ano passado: Falta experiência ao plantel, andamos a gastar muito dinheiro e a equipa perdeu o "ADN do dragão"

      Este ano: Reforço da experiencia, salvo Imbula contratações a custo zero e reforço dos atletas portugueses/ da casa (Varela, André, Danilo, Oliveira) para recuperar a tal mística.

      Conclusão: Depois de um mercado excelente a preocupação é com o criativo que por não aparecer significa que estamos na "ruína". Já o Quintero ser reintegrado é um erro mas ao mesmo tempo são "10M a voar"… Em que ficamos?

      Santa paciência para gente que não sabe o que diz, mas acima de tudo que não sabe o que quer.

  • De Carvalho
    Posted Agosto 20, 2015 at 2:02 am

    A administração do Porto está em maus lençóis mas vamos lá pensar.
    O jogador não quer renovar é melhor ganhar dinheiro do que andar contrariado e sair a zero.
    Grimaldo ainda está no mercado à espera.
    Ainda temos muita coisa para vender, José Ângelo adrian herrera, e contratar um jogador em condições para a meiuca ofensiva.

  • I.C.E.
    Posted Agosto 20, 2015 at 7:02 am

    A saída do Alex Sandro, tendo em conta os valores é um excelente negócio pois podia a partir de janeiro assinar por quem bem entende-se. A sua escolha é acertada pois deve tomar conta do lugar na Juve em pouco tempo.

    Além disso, jogar na Juventus tem mais impacto do que jogar no FC do Porto por isso, é de desejar que continue a uma boa carreira.

    Quanto aos que ficam pelo Olival, é certo que Cissokho e Angél têm defeitos e virtudes e penso que não seria necessário ir buscar ninguém para a posição. Embora se tenha insistido no Siqueira.

    Quanto à política do FC do Porto, realmente este ano foi uma razia. Embora, já se sabia atempadamente o seguinte:

    -Óliver e Casemiro jogando como estavam dificilmente ficava pela invicta;
    -Jackson renovou e só faria a época 20114/2015;
    -Danilo e Alex Sandro tinham qualidade para mais do que o FC do Porto.

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2015 at 8:04 am

    Nos moldes apresentados não deixa de ser um grande negócio para o Porto, que deverá ir agora ao mercado procurar um sucessor à altura de Alex Sandro (tarefa muito complicada). Penso ainda que Alex Sandro é melhor jogador (um verdadeiro LE e um dos poucos a jogar ao mais alto nível) que Danilo (vendido ao RM), pelo menos em termos defensivos e se tivesse havido uma abordagem mais cautelosa tendo em vista a renovação e posterior venda do mesmo, este talvez saísse por valores superiores aos da venda de Danilo.

    Pedro Gonçalves

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2015 at 10:50 am

    Esta visto que, a haver sucessor de AS, será entre Siqueira, F. Coentrao ou…Grimaldo!!! A verificar nos próximos dias…

    Nobre

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2015 at 4:27 pm

      Coentrão obviamente que não vai. Ele já o disse várias vezes. Quanto aos outros, tudo é possível, mas sinceramente não acho que o Porto vá buscar outro jogador. Mesmo o Grimaldo não o vejo como sendo um jogador assim tão bom como fazem parecer.

      JD

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2015 at 1:26 pm

    Grande venda para um jogador que em Janeiro poderia assinar por quem quisesse a "custo 0".
    Nisso (e como noutras coisas….) ninguém bate o PC.
    Desportivamente é bom, sendo eu do clube rival :v

    Lopes

  • Pedro Vale
    Posted Agosto 20, 2015 at 10:47 pm

    O Sousa e o fabiano não renderam nada..?em todos os programas desportivos que vejo ninguém refere valores mesmo agora que tem sido frequente ver los somar as verbas arrecadadas com estes vvários jogadores?

Deixa um comentário