Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

26: Tudo na mesma

A jornada anterior havia sido bastante significativa nas contas do topo da tabela, desde logo porque produziu uma mudança de líder, com o Benfica a ir a Alvalade “roubar” o primeiro lugar ao Sporting, mas também porque o FC Porto não aproveitou a chance de encurtar a distância para os leões e para o primeiro lugar, perdendo no terreno do Sporting Braga. Depois de um movido fim-de-semana passada, a Jornada 26, no que respeita aos primeiros postos, deixou tudo na mesma, com os ocupantes do pódio a vencerem os respectivos compromissos, apesar de Sporting e, sobretudo, FC Porto terem ficado à beira de tropeções. Na parte baixa da tabela, é de destacar a ultrapassagem feita pelo Boavista à Académica, numa luta que promete durar até final.

Mas vamos por partes. O líder Benfica coroou uma excelente semana vencendo o lanterna vermelha na Luz, naquela que foi a décima sétima vitória nas últimas 19 jornadas da Liga. Num jogo sem muito brilho, Jonas voltou a ser o protagonista, subindo ao topo da corrida pela Bota de Ouro, com 28 tentos apontados, mais um que Ronaldo e Higuaín. A dois pontos da  equipa de Rui Vitória segue o Sporting, que voltou a provar que lida muito melhor com a condição de visitante do que com a de visitado. Com efeito, nas derradeiras 5 deslocações, a turma de Jorge Jesus venceu 4, ao passo que em Alvalade, em igual número de Jornadas, contou somente com 2 triunfos. Os Verde e Brancos conseguiram trazer os 3 pontos do Estoril, num encontro em que foram superiores durante grande parte do tempo, mas após o regresso aos golos de Slimani (e logo com um bis), a equipa desperdiçou algumas boas chances no segundo tempo e, após o golo de Bonatini, terminou a sofrer, deixando claro que as jornadas que faltam serão impróprias para cardíacos, sejam eles de que clube forem. Por ainda mais dificuldades passou o FC Porto de Peseiro, que esteve à beira de novo resultado comprometedor. Os Dragões conseguiram uma vantagem de 2-0 mas, em poucos minutos, permitiram o empate do União da Madeira, transformando o estádio num coro de assobios e nervosismo. E foi já numa fase em que se avizinhava novo resultado negativo (com a eliminação da Liga Europa e a derrota em Braga ainda muito “frescas” na cabeça de todos) que Corona conseguiu dar os 3 pontos ao terceiro classificado da I Liga. Assim, os 3 “grandes” continuam separados por 6 pontos.

Quem não teve uma ressaca Europeia feliz foi o Sporting de Braga, que face à boa almofada para o quinto lugar e ao pouco espaço de recuperação entre os dois confrontos frente ao Fenerbahçe optou por ir ao Restelo num versão “B”, acabando por ser claramente derrotados pelos homens de Velazquez, que demonstraram boa qualidade de jogo (de novo com um Carlos Martins em excelente nível) e olham agora bem mais para a parte alta da tabela (o sexto está a 4 pontos) do que para a parte baixa (a descida está agora a 9 pontos). Por seu turno, o Arouca de Lito Vidigal, no meio das muitas polémicas e bate-bocas que o vão envolvendo, continua a fazer uma bela campanha, e quando se podia esperar que a equipa baqueasse na luta pela Europa, fruto de estar mais habituado a lutar pela manutenção, a verdade é que voltou a ganhar, somando 5 vitórias e 2 empates nas últimas 7 jornadas. A equipa derrotada pelo Arouca foi o Vitória de Setúbal, que só venceu um dos últimos 12 desafios e, depois de ter chegado ao Natal a sonhar com a Europa, corre agora o risco de ainda passar por maus bocados na parte final da temporada, já que só tem 5 pontos de vantagem para a zona de despromoção  e que recebe na próxima jornada o FC Porto e, nas 6 jornadas seguintes, visita a Luz, Braga e Alvalade. Em sentido contrário à equipa de Quim Machado está o Nacional, que derrotou o Rio Ave e vai em 3 vitórias seguidas (e nas últimas 7 jornadas só perdeu com o Sporting), o que levou Manuel Machado a afirmar que o fantasma da descida estava praticamente colocado de lado e que a equipa, se continuasse em bom momento, poderia começar a pensar em lutar pela Europa. Na luta pela descida, o Boavista conseguiu um resultado gordo na Madeira e relegou a Académica, que empatou em Moreira de Cónegos para o penúltimo lugar, mas o mais chamativo é que o que a certa altura pareceu que ia ser uma luta a dois (entre Axadrezados e Estudantes) está agora bastante mais alargada, com o União da Madeira só 2 pontos acima da zona vermelha e o Moreirense ou o Vitória de Setúbal longe de estarem descansados.

Equipa da Jornada: Belenenses – O Sp. Braga apresentou-se no Restelo com uma equipa menos apetrechada, mas já o tinha feito noutros jogos, aliás a rotatividade tem sido a imagem de marca do conjunto de Fonseca, e em nenhum foi atropelado como pelo conjunto de Velasquez. Os azuis impuseram a sua qualidade de jogo, foram superiores e despacharam um adversário que desde Setembro só tinha perdido 2 jogos a nível interno, contra Benfica e Sporting.


Pior equipa: Marítimo – Os assobios que os jogadores foram alvo no decorrer do jogo não surpreenderam. A turma de Nelo Vingada, que até vinha de uma boa sequência e já sonhava com a Europa, foi completamente anulada, em casa, pelo Boavista, tendo perdido assim uma excelente oportunidade para escapar de vez aos lugares de descida. Uma exibição pobre, sem garra, a deixar mesmo a sensação que a equipa acreditou que o jogo já estava ganho antes sequer de o terem jogado.
Melhor 11 da 26.ª jornada da I Liga – Rafael Defendi (Paços), Bruno Santos (Paços de Ferreira), Fábio Cardoso (Paços de Ferreira), Gonçalo Silva (Belenenses), Lucas Lima (Arouca), Herrera (FC Porto), Carlos Martins (Belenenses), Zé Manuel (Boavista), Mateus (Arouca), Jonas (Benfica), Slimani (Sporting)

Melhor jogador: Zé Manuel (Boavista) – Dois golos e uma assistência na importante vitória dos axadrezados na Madeira. O avançado não era titular há 3 meses mas esteve em grande no regresso ao 11. Em final de contrato não deve ter problemas em continuar na I Liga, independentemente do destino do Boavistão.


Jogador Desilusão: Baba (Marítimo) – Ficou no bolso de Henrique e Paulo Vinicíus frente ao Boavista e esteve longe de fazer esquecer Dyego Souza. O avançado senegalês neste regresso a Portugal ainda não conseguiu ser a mais-valia que tinha sido durante a primeira passagem pelos insulares.


Jogador a seguir: Victor Lindelöf (Benfica) – Já são 8 jogos seguidos a titular e principalmente está a ter o mérito de ninguém se lembrar de que Luisão não é opção desde Novembro. O sueco, apesar de ter começado a temporada com o estatuto de campeão Europeu (a jogar a lateral-direito), durante os primeiros meses da época não era opção  mas devido às inúmeras lesões foi “lançado às feras” (quase sem experiência ao mais alto nível teve de jogar contra FC Porto, Sporting ou Zenit) e conseguiu ter um excelente desempenho, nunca tremendo nem acusando a responsabilidade.


Pedro Barata

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 16, 2016 at 10:38 am

    O Iceman em grande!
    Muito inteligente, com um sentido posicional acima da média. Com bola muita qualidade. Do melhor que temos no Seixal.

    Teixeira Lopes

    • Vital Moreira
      Posted Março 16, 2016 at 11:47 am

      Pessoalmente também gosto muito do João Nunes que resolve todas as situações sem ter de sujar os calções, mas o Lindelof é muito mais intenso e sente-se confortável a impor-se fisicamente contra os adversários. Já o Ruben Dias é uma mistura dos dois, mas ainda precisa de evoluir um bocado para chegar a equipa principal.

    • Afonso Teixeira
      Posted Março 16, 2016 at 11:50 am

      Importante referir que por cada jogador da formação que chega à equipa principal há 200 que se perdem pelo caminho. A Academia do Seixal está a fazer um bom trabalho mas é sempre possível melhorar, e este exemplo serve para todos.

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:03 pm

      Mau era se todos dessem Ronaldos.

      Rui Vasques

    • Júlio Antunes
      Posted Março 16, 2016 at 12:22 pm

      Vital Moreira, o João Nunes só não chegou à equipa principal porque não consegue fazer 10 jogos seguidos sem ter uma lesão. É um jogador que ainda está a conhecer os seus limites na alta competição e isso leva algum tempo, mas a qualidade e a capacidade de trabalho está lá.
      O João Nunes nem 50 jogos pela equipa B tem já o Lindelof tem uns 80 ou 90, logo tem mais cabedal para aguentar a Primeira Liga. Jogaram imensas vezes juntos lado a lado e não havia diferença significativa entre os ambos, portanto..

  • Cosme Damião
    Posted Março 16, 2016 at 10:48 am

    Benfica tem tido sempre 3 ou 4 jogadores as escolas no 11, como o Ederson, Semedo, Lindelof e Sanches, e isso é um mérito que não se pode tirar ao Rui Vitória.

    • Diogo Palma
      Posted Março 16, 2016 at 10:57 am

      Assim como o Sporting tem tido o Patrício, Semedo, William, Adrien e J. Mário no 11.
      Não sei qual é o mérito ou o demérito que o treinador tem nisto visto que o critério tem de ser por a jogar os melhores independentemente de serem ou não da formação.

    • OVOMALPASSADO
      Posted Março 16, 2016 at 11:09 am

      -Bem que perseguição Diogo, o homem nem falou no Sporting mas tinhas de vir com ai e tal nós também temos, o cosme Damião só manifestou que fica contente assim como grande parte dos benfiquistas, que jovens da formação estejam a ter oportunidades na equipa principal, era uma realidade que não existia e que vêm mudando com a chegada do novo técnico.

    • Kafka I
      Posted Março 16, 2016 at 11:10 am

      Diogo Palma

      Em Agosto o Ederson, Semedo, Lindelof e Sanches eram jogadores feitos e apontados como titulares?

      Independentemente de a aposta ter sido por obrigação ou convicção (não interessa aqui para o caso), o que é certo é que hoje são os 4 titulares e a equipa continua competitiva, e portanto algum mérito o "professor de ginástica" tem de ter

      Quanto aos do Sporting, tirando o Semedo, todos os outros 4 que mencionaste já eram jogadores consolidados na 1ª equipa do Sporting em Agosto, portanto não percebo a comparação…

      E eu sou um critico de RV, e sim não me esqueci que o rasguei todo há uns meses atrás, e mantenho que o JJ é melhor, agora se da mesma forma antes não lhe dava mérito nenhum, agora ele algum mérito tem de ter, até porque a nivel de processos de jogo a equipa melhorou bastante, principalmente no controlo da profundidade, onde ao dia de hoje é a melhor do campeonato (para mim)…

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:15 am

      Diogo, a diferença é que no Benfica é a primeira época deles na equipa principal ( alguns mesmo primeira epoca enquanto adultos) e no Sporting o patricio e adrien já vão prai na 7, o JM e o WC pelo menos na 3.
      Aviso já que não vou entrar em discussões de quem aposta na formação e de jogar x jogadores formados no clube.
      Abr

      RREB

      RREB

    • Nuno R
      Posted Março 16, 2016 at 11:26 am

      O Benfica não "tem tido sempre" 3 ou 4. O Semedo porque tem estado (infelizmente) lesionado, o Ederson e o Lindelof são recentes.
      Se mérito o Vitória tem, é o de ter sempre arranjado soluções para as lesões de longa duração que teve, e que foram bastantes. Seja com Manueis ou Manelitos.

    • Diogo Palma
      Posted Março 16, 2016 at 11:27 am

      Não percebo é esta beatificação feita ao treinador da equipa principal do Benfica por estar a apostar nos jovens do clube, o que interessa é que a equipa está a ganhar e não se jogam atletas de 18 ou 35 anos.

      Por exemplo, eu já tinha visto vários jogos do Lindelof e Renato na equipa B e nas camadas jovens e era uma questão de tempo até terem uma oportunidade e mostrarem que são melhores que do os que jogavam na equipa principal (então no caso do Renato isso era gritante porque o Benfica não tinha nenhum "8" na equipa principal e mesmo assim esta pérola continuava na equipa B).
      O JJ também apostou no Semedo, Gelson e Matheus que estão a fazer a sua primeira época no Sporting mas para mim isso é um dado acessório, o que conta é o que faz com o plantel em geral e os resultados que consegue.

    • Pedro S
      Posted Março 16, 2016 at 11:34 am

      Beatificação ao Rui Vitória? ele leva porrada de toda a gente, Benfiquistas incluidos, desde o 1º dia em que meteu os pés no Benfica

    • Dave Snow
      Posted Março 16, 2016 at 11:53 am

      Diogo, penso que o Kafka explicou bem. A principal questão não é na utilização de jogadores da formação em si, isso penso que qualquer um treinador saberia fazer. O que o RV tem feito de bom é colocar esses mesmos jogadores da formação a render, uma coisa que antes era raro acontecer no Benfica.

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:57 am

      Diogo desculpa mas no início da época ninguém acreditava que estes jogadores são o que são hoje. Nem mesmo adeptos do Sporting, que diziam que o Benfica tinha o plantel mais fraco, sendo que agora afinal já é o mais forte. E isso deve-se também ao aparecimento e aposta nestes jogadores.
      Com Jesus neste momento nenhum deles estaria onde está, sabes disso tão bem quanto eu. Não estou a dizer que bem ou mal, provavelmente estariam outros jogadores que também responderiam muito bem, mas não deixa de ser um mérito do Rui Vitória apostar nestes jovens e dar-lhes condições para estarem a ter o rendimento que estão a ter.

      JD

    • Andre Carvalho
      Posted Março 16, 2016 at 12:04 pm

      Dizer que o JJ apostou no Gelson e no matheus é brincadeira… Um ja nao joga ha meses o outro joga dez minutos… Jogaram para a LE porque o jesus nao queria saber dela para nada

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:10 pm

      O benfica teve 5 jovens da formação no primeiro ano na equipa a jogarem na Champions e todos eles com actuaçoes muito muito positivas, determinantes até. Dois deles nem sequer começaram a epoca na equipa principal. Se jogam sempre os 5 juntos ou nao, acho que não interessa nem ao menino jesus.
      joao

    • DGBR
      Posted Março 16, 2016 at 12:17 pm

      Boa tarde, não sei se percebi a afirmação, mas está-se a considerar o Ederson e o Nelson Semedo da formação? Qualquer um deles não faz parte da formação do Benfica.
      Independentemente disso, folgo ver que o Benfica começa a aproveitar as suas camadas jovens, pois será sempre esse o futuro das equipas portuguesas e da nossa selecção. Isto apesar de contratar jogadores em catadupa para a sua equipa B….
      Cump.

    • Nuno R
      Posted Março 16, 2016 at 12:22 pm

      Dizer que apostou no Matheus… é um conceito subjectivo, eufemisticamente falando.
      É o mesmo que o RV ter apostado no Vitor Andrade, ou no Clesio. Foram lá tapar um buraco…

    • Diogo Palma
      Posted Março 16, 2016 at 12:25 pm

      Andre Carvalho,

      Até porque o Gelson nem tem 22 jogos (mais de 1000 minutos de jogo em campo) na Liga.
      O Matheus sim tem tido menos minutos principalmente depois da chegada do Bruno César, ainda assim fez 7 jogos na Liga (titular contra o Porto no 2-0 da primeira volta).

    • Rui Sousa
      Posted Março 16, 2016 at 12:42 pm

      DGBR, não tenho a certeza mas penso que o Elderson foi formado no Benfica, depois é que foi para o Rio Ave com cláusula de recompra ou preferência, por isso de certa forma fez quase toda a sua formação no Benfica. Mas não te consigo precisar anos.

      Cumps

    • Chemahatma
      Posted Março 16, 2016 at 12:42 pm

      O Rui Vitória só tem mérito no Sanchez, foi a única aposta, já o Lindelof foi por obrigação, tal como Ederson.
      O Semedo chegou ao SL Benfica com 19 ou 20 anos, não consigo dizer que é da formação do SL Benfica, quando nem um jogo pelos juniores fez.

    • stanpanan
      Posted Março 16, 2016 at 12:51 pm

      Chemahtma podia ter colocado o P.Lopes e o samaris a central…. Obrigado não foi de certeza… Menos obrigado foi que o JJ de meter o oblak mesmo depois de o Artur meter água atrás de água

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:55 pm

      O Ederson jogou nos juniores do Benfica, e que eu saiba a equipa B um dos seus propósitos é formar. Mas quando se trata de descredibilizar trabalho está tudo pronto. Não vale a pena discutir quando se vem com ideias pré-concebidas ou com clubites.

      JD

    • coach407
      Posted Março 16, 2016 at 1:00 pm

      A verdade é que o Rui Vitória foi obrigado a apostar no Ederson e no Lindelof. Se não fossem as lesões eles não jogavam até ao final da época na equipa principal (talvez Ederson jogasse na taça da liga).

      Nélson Semedo e Renato Sanches já é diferente.

      Quanto ao Sporting não podemos comparar com os casos de Rui Patrício, Adrien e companhia… para compararmos com o Benfica, o Sporting teria de jogar com Pedro Silva (da idade de Sanches), Riquicho (infelizmente não pode por lesão senão até tinha algumas hipóteses) ou Esgaio, Semedo (que joga) e ainda Gelson a titulares com Matheus a ser utilizado regularmente. Se o Sporting jogasse assim (fruto de lesões em alguns casos como no Benfica) eu até percebia a comparação. No entanto em situação semelhante a Ederson, Lindelof, Nelson Semedo ou Sanches só estou a ver o Ruben Semedo que teve uma entrada na equipa semelhante à de Lindelof com a vantagem de já ter experiência de I liga e já ter defrontado os adversários que tem defrontado ao contrário de Lindelof que estava num nível competitivo inferior. No entanto treinar com a equipa principal ajuda visto que defronta Jonas, Mitroglou, Gaitan, Jimenez, Pizzi, Sanches, Salvio, Carcela, entre outros, diariamente portanto isso também pode ser uma vantagem comparativamente com o Semedo que estava no Setúbal e treinava com o Suk, André Claro…mas tinha a tal experiência nos jogos a doer. Têm as suas diferenças mas acaba por ser uma integração no 11 semelhante.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 16, 2016 at 1:23 pm

      O mérito da aposta é do RV?
      Nelson Semedo concordo.
      Lindelof e Ederson foram apostas porque não havia mais ninguém devido a lesões.
      Renato foi aposta quase por obrigação dos adeptos e CS devido ao fraco rendimento do meio campo do Benfica.
      Não sei onde está o mérito do RV na aposta nestes 3 jogadores.
      Pinho

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 1:25 pm

      Pois foi coach407, no inicio do ano apontaram uma pistola à cabeça do Rui e disseram-lhe "manda lá o Cesar para o Brasil e toma lá o Lindelof". Fizeram o mesmo em relação ao ederson.
      O facto de relevancia aqui não é se jogaram 5 min ou 500, é que quando jogaram estavam preparados para renderem a alto nivel. O que não deve espantar ninguem. Já no Paços e no Vitoria tinha lançado inumeros jovens que se impuseram no futebol nacional como o Andre Andre, o Paulo Oliveira, Pizzi e outros. Mas melhor mesmo é perguntar aos adeptos dos dois clubes quantos jovens lançou ele que continuam a jogar regularmente.
      E depois, ainda há aquela ideia um bocado ridicula de que o treinador e o clube são entidades separadas que actuam independentemente uma da outra. Como se o treinador não fosse pago para levar a cabo as ideias do clube, ajudando com o seu conhecimento e as suas capacidades a melhorá-las.
      Vai uma aposta que foram buscar o Rui Vitoria pela capacidade que demonstrou nesses dois clubes em preparar jovens para serem opçoes válidas e por não ter medo de apostar neles, alem das qualidades que tem como treinador?
      joao

    • DGBR
      Posted Março 16, 2016 at 1:48 pm

      Pode ser desconhecimento meu, mas não é necessário um jogador completar 3 anos (com idade inferior a 21 anos) para ser considerado da formação?
      O Ederson jogou 3 anos no Benfica antes de passar os 21 anos?
      Cump.

    • Carlos
      Posted Março 16, 2016 at 2:27 pm

      Adrien era tudo menos um jogador feito, vinha de 2 epocas fracas com Jardim e Marco Silva, mas com JJ tem estado excelente, o problema é quando deixar de estar inserido num coletivo forte, volta o Adrien habitual, mediano.

    • coach407
      Posted Março 16, 2016 at 3:26 pm

      João, tanto o Ederson como o Lindelof já tinham o seu lugar no plantel assegurado antes de vir o Rui Vitória. No primeiro caso, já tinha sido contratado (foi contratado em maio, RV assinou em junho), Artur já tinha sido despachado (ele próprio anunciou a saída do Benfica antes de RV ter sido contratado) e era ele a alternativa. Estava escolhida. Não foi o RV. Falar sem saber dá nisso.

      O Lindelof, segundo a imprensa na altura, ia ser promovido ao plantel principal fosse com JJ ou com outro qualquer (na altura foi referido que ele, Nélson Semedo, João Teixeira, Gonçalo Guedes, Renato Sanches e Nuno Santos iam fazer a pré-época com a equipa principal e até se chegou a falar no Guzzo também na altura). A verdade é que apesar da ideia ser apostar no Lindelof o RV não lhe deu qualquer oportunidade e mesmo com as lesões de Luisão e Lisandro, até nem era certo se jogava o Lindelof ou recuava o Samaris! Até cheguei a ler aqui que o Benfica fez mal em atacar a última fase do campeonato com apenas 3 centrais. Agora pensa o quanto Lindelof estava a ser aposta por parte do RV. Nem contra o Vianense teve oportunidade.

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 4:23 pm

      DGBR

      O Ederson esteve nos juniores do Benfica e depois é que foi para o Rio Ave. Veio do S. Paulo com 16 anos. Ou seja entra na lista da UEFA como formado no clube.

      Arnaldo

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 4:41 pm

      Coach407, decididamente não temos a mesma visão da coisa mas nao faz mal.
      O que a imprensa diz a mim nao me interessa muito(no sentido em que nao são de fiar) mas fica a pergunta, onde estão o Nelson e o Teixeira? não o obrigaram a metê-los a jogar?
      abraço,
      joao

  • Kafka I
    Posted Março 16, 2016 at 10:51 am

    Que enorme surpresa esta a ser este Iceman descoberto lá na "inóspita" Escandinávia, num clube sem sequer ter grande expressão futebolistica no próprio País

    O scouting do Benfica falha muitassssssss vezes, principalmente quando se trata das paletes de jogadores sem sentido, mas se ai eu critico agora também tenho de elogiar esta enorme descoberta

    Espero que ele não saia da equipa, só porque os "supostos" titulares voltaram, porque a titularidade conquista-se é dentro de campo e não com estatutos…

    • Rummenigge
      Posted Março 16, 2016 at 11:09 am

      O Scouting do Benfica falha muito é nos países sul-americanos, em que compram por conversas, sem fazer o trabalho de casa devidemente. A distância pode ser a "desculpa" mas não invalida que têm falhado imenso. Agora se formos ver os jovens que foram buscar na europa fora são mais pensados e tem muito mais trabalho de scouting feito. O Iceman está a surpreender imenso, sobretudo quando teve que ser lançado no jogos mais dificeis da epoca e não ter vacilado. Concordo contigo, independentemente dos regressos espero que continue no 11 que ele merece!

      O futebol é mesmo uma coisa fascinante, se o Luisão e o Lisandro não se tivessem lesionados, no final da epoca teria saido do Benfica e talvez se poderia perder pela europa fora e não dar ao futebol tudo o que tem para dar. A distância entre fazer uma boa carreira e passar ao lado é tão curta que mete impressão, às vezes nem depende da qualidade do jogador mas sim da sorte e do momento chave, a "sorte" do Lindelof foi as lesões dos colegas e o "momento" foi não ter vacilado nos jogos dificeis em que foi lançado! Boa sorte Iceman!

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:22 am

      Rummenigge,

      Não concordo muito com o teu segundo parágrafo. Quando se tem qualidade mais tarde ou mais cedo os jogadores afirmam-se. Salvo raras excepções claro, mas normalmente é isso que acontece. Quando falo em qualidade, refiro-me a qualidade futebolística claro, mas também aos níveis de trabalho e profissionalismo, portanto vamos já excluir o Fábio Paim desta conversa antes que alguém o mencione :)

      Vardy que à bem poucos anos jogava na quinta divisão é um exemplo.
      Carlos Bacca, com 24 anos jogava no Junior Barranquilla.
      O próprio Pedro Tiba é um excelente exemplo.

      Teixeira Lopes

    • Kafka I
      Posted Março 16, 2016 at 11:23 am

      Rummenigge

      Bem verdade, muitas das vezes a diferença entre ser um grande jogador ou apenas mais um, é apenas a "sorte" ou saber estar no sitio certo à hora certa no clube certo e com o treinador certo…

      Já o Di Stéfano um dia disse numa entrevista quando lhe perguntavam quem era o melhor jogador para ele e ele respondeu algo deste género

      "eu não sou de certeza, porque na minha rua havia jogadores que jogavam muito mais futebol que eu, simplesmente eu tive a sorte de ter sido escolhido e eles não"

    • Kafka I
      Posted Março 16, 2016 at 11:50 am

      Teixeira Lopes

      Muitas vezes apanhar o treinador certo é fundamental

      Para mim um exemplo claro disso é o Fábio Coentrão, que teve muita sorte (para mim claro) de ter apanhado o Jesus que o transformou naquele enorme lateral (que era na altura) e que soube extrair tudo dele

      Talvez se o Benfica tivesse continuado com Quique Flores (treinador anterior) por exemplo, o Fábio Coentrão nunca tivesse sido lateral e tinha-se perdido em empréstimos e clubes secundários e nunca na vida teria jogado no Real Madrid

      Basicamente o que aconteceu aqui, foi ter tido a sorte de ter estado no local certo com o treinador certo

      E basta ver que o Coentrão sem Jesus nunca mais foi o mesmo, e mesmo no Real tem feito sempre épocas sofríveis longe do rendimento que se exige a um jogador que saiu pelo preço que foi..

      Portanto muitas das vezes, por muita qualidade que tenhas, apanhar o treinador certo pode fazer toda a diferença na carreira de um jogador

    • Dave Snow
      Posted Março 16, 2016 at 12:04 pm

      Nem mais Kafka, e digo mais, alem da sorte de aparecer uma oportunidade, os melhores são aqueles que com mais ou menos talento conseguem aproveita-las com esforço e dedicação.

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:09 pm

      Kafka,

      Certo, e não há dúvida que o fator sorte tem o seu peso e neste caso a sorte do Fábio foi ter o Jesus como treinador. Não concordo que nunca mais tenha sido o mesmo até porque nas seleção exibe-se quase sempre a um nível muito alto. Mas tens jogadores que fizeram o caminho oposto. Cancelo, Bernardo e até Heldér Costa afirmaram-se sem o Jesus. Ou seja, tendo qualidade mais cedo ou mais tarde terás a tua oportunidade.

      Teixeira Lopes

    • Rúben Gomes
      Posted Março 16, 2016 at 12:46 pm

      O Rummenige tem razão em parte.

      Se a oportunidade de um jogador estiver pendente de uma lesão ou de um castigo do seu colega dificilmente se impoe e tarda a sua afirmação, no entanto não quer dizer que mais tarde não se venha a tornar bom jogador.

      O que eu acho é que quanto mais cedo começarem a ser utilizados, mais tempo e mais espaço têm para evoluir e limar os defeitos e os erros que cometem.

      Caso do Matic ! Tornou se bom jogador aos 25 anos (?) com JJ. Mas evoluiu muito desde essa altura ? Não muito. Se se tivesse afirmado numa equipa aos 19/20 anos este rendimento que apresenta ou apresentou teria sido alcançado mais cedo e estaria noutro nível atualmente.

    • Chemahatma
      Posted Março 16, 2016 at 1:00 pm

      Kafta tenho que concorda, um jogador precisa sobretudo de sorte para se impor.

      As vezes a lesão de companheiro pode ser a chave do sucesso de um jovem com potencial, como no caso do Lindelof, ou no caso do Gelson/João Mário com o caso Carrillo, ou o Rúben Neves no inicio da temporada passada, não se tivesse o Artur lesionado em Olhão o Oblak nunca teria oportunidade e no final dessa época iria sair para uma equipa de meio de tabela de um campeonato qualquer, sem dar nas vistas e talvez nunca chegasse a um Atlético de Madrid.

      Isto tudo exemplo desde 2014, mas há diversos casos assim.

      Para além de uma grande qualidade, um jogador precisa de alguma "sorte" para se afirmar.

    • Chemahatma
      Posted Março 16, 2016 at 2:43 pm

      Relembro aqui um pedaço de história, o Seedorf começou a sua carreira senior devido à lesão de um central com apenas 16 anos, sim um central.

      Ele iria "dar jogador" na mesma se não fosse isso ? Ia, mas ia demorar mais 2 ou 3 anos até aparecer.

  • João Lains
    Posted Março 16, 2016 at 11:01 am

    O Setúbal que se cuide. Nestas alturas, já ninguém liga ao futebol positivo para nada

    • Cristiano
      Posted Março 16, 2016 at 11:11 am

      Sem dúvida.
      Ressentiram se muito da saída do Suk, e já estão a somente 5 pontos da linha de água.

      Tudo indicava para um campeonato tranquilo, mas nesta fase voltam a estar numa situação que começa a ser delicada.

    • JSC
      Posted Março 16, 2016 at 11:27 am

      Disse várias vezes que vender o Suk era terrível e depois ainda tirar-nos o Semedo sem dar "nada" para colmatar a sua saída.

    • Bruno Carneiro
      Posted Março 16, 2016 at 11:27 am

      Bem verdade. Nesta fase interessa é ser pragmático, que é coisa que o Setúbal não tem conseguido ao longo da época. Não prevejo nada de bom para aqueles lados…

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:34 am

      A substituição do Suk pelo Cissé também foi um tiro no pé, jogador que nem na segunda liga mostrava qualidade.

      Mário

    • Nuno Quitério
      Posted Março 16, 2016 at 12:24 pm

      Sinceramente não esperava esta quebra, mas ao mesmo tempo sim! No inicio da época tinha dúvidas na equipa, mas depois de um inicio fantástico com um Suk acima da média tudo ficou mais fácil! Com a sua saída tudo ficou mais difícil! Impressionante como um jogador pode fazer tanta diferença! Suk marcava, corria, jogava, assistia, dava linha de passe… Fomos buscar o cepo do Cissé e o velhito Meyong que infelizmente já não é o mesmo! Ainda temos uma almofada, mas os outros estão a ganhar… E temos Porto, Braga, Benfica, Sporting…

      Força Vitória!

  • Diogo Palma
    Posted Março 16, 2016 at 11:06 am

    Tanto o Lindelof como o Semedo têm sido agradáveis surpresas (nem se pode dizer que são surpresas porque sempre demonstraram muito potencial) … só tenho pena que o português não receba a atenção que merece dos media contrastando com o acontece com o sueco.

    Para mim estes dois rapazes merecem continuar como titulares nos respectivos clubes mesmo quando os habituais titulares regressarem de lesão.

    O Porto também tem apostado no jovem Chidozie mas para mim ainda está "verdinho", não tem (neste momento) qualidade para ser titular.

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:19 am

      Não recebe a mesma atenção porque não tem estado ao mesmo nível. Semedo tem potencial, mas o sueco, além de ter passado em vários testes de dificuldade muito elevada, tem jogado a um nível muito alto.

      Bruno

    • Diogo Palma
      Posted Março 16, 2016 at 11:30 am

      O Lindelof tem estado impecável mas o Semedo também se tem exibido a um nível altíssimo caso contrário já tinha perdido a titularidade para o Ewerton ou Naldo (que são jogadores de grande qualidade e com muito experiência).

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 11:59 am

      Mais uma vez tudo contra o Sporting…

      JD

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:05 pm

      Esses últimos dois começaram bem a época mas o rendimento de ambos caíu de forma abrupta. O Ewerton é bom mas tem muitas lesões. Quanto ao Naldo, não lhe reconheço grande qualidade.

      Bruno

    • Nuno Quitério
      Posted Março 16, 2016 at 12:27 pm

      E no Vitória o Semedo metia tantas, mas tantas casas…. Jogava sem vontade, foi sempre o que disse!! Estar ou não no Vitória para ele era o mesmo! Sempre achei que tinha e tem potencial, mas a sua forma de abordar os jogos era para mim má e ainda bem que saiu.

    • Diogo Palma
      Posted Março 16, 2016 at 12:27 pm

      Bruno,

      Para mim o Naldo estava a ser o melhor central do Sporting (era titular de caras no Porto em vez do Indi) mas depois lesionou-se e chegaram o Coates e Semedo que têm estado muito bem.

    • Edu
      Posted Março 16, 2016 at 12:27 pm

      Não sei se o Semedo esteve melhor no jogo com o Leverkusen se no com o Estoril. Com o Leverkusen conseguiu virar um alemão no meio campo e ser expulso, como Estoril levou 3 bolas nas costas, uma que deu golo e outras duas para defesa do Patrício. Ele realmente tem estado num nível altíssimo …

      Acrescentar só que independentemente do nível que apresente dificilmente perde o lugar para o Ewerton, só se for na enfermaria, e que colocar o Naldo na mesma linha de ideias que "grande qualidade" devia, no mínimo, dar direito a prisão …

      Por último, o Lindelof tem sido uma agradável surpresa, no entanto contra o Sporting, que foi o teste mais sério que teve, cometeu alguns erros, mas ainda é jovem e pode aprender

    • Rúben Gomes
      Posted Março 16, 2016 at 12:33 pm

      É simplesmente incomparável. O Lindelof tem apresentado para alem de todas as excelentes condições físicas e técnicas uma inteligência e frieza acima da média, coisa que o Ruben Semedo não tem. É demasiado impetuoso, mas reconheço lhe potencial porque fisicamente e ate tecnicamente é evoluído.

    • Nuno R
      Posted Março 16, 2016 at 12:47 pm

      Quem consegue ver responsabilidade do Semedo no golo do Estoril percebe realmente imenso da coisa. Lá na Damaia quem dava ordem para a linha defensiva subir?

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 16, 2016 at 11:14 am

    Este fim-de-semana não consegui ver vários jogos, nacionais ou internacionais. Não vi os restantes grandes a jogar.

    Vi o Benfica. Não foi um grande jogo, mas foi o suficiente para arrancar uma boa vitória.
    Não percebo esta insistência em Talisca que pouco dá à equipa. Já pela segunda vez RV mete Talisca para no final do jogo desviar Pizzi para o meio. Pela segunda vez, com claras melhorias. O titular esse será sempre Renato que jogando, bem ou mal, nota-se uma clara melhoria na equipa.
    Pizzi é outro que está longe de estar em grande forma, e Salvio vem com a vontade que tanto o caracteriza.
    Nota positiva para o Semedo que está a crescer, e ofensivamente é muito forte. Esperemos que volte ao que já mostrou. Veremos se esta entrada no 11 foi para jogar, ou para dar não expulsar AA do Bessa (outro dos jogadores que estava em risco).

    Destacar mais um bis de Jonas e o seu regresso ao topo da bota de ouro. Que este homem é de uma qualidade tremenda já se sabia, que era um finalizador de excelência já se sabia, mas ele vai continuando a impressionar.
    Mitroglou também meteu mais um golito. Foi pena a forma como festejou. O homem é avançado, sei que quer ir a jogo com o Braga, mas para isso bastava fazer um jogo normal no Bessa, não era preciso sacar um amarelo e faltar um jogo num campo onde até temos tido alguns problemas. Esperemos que não nos prejudique. Todos os jogos são importantes, seja Boavista ou Braga.
    Pena as lesões de Nico e Fesja. O primeiro a subir de forma, e o segundo com um regresso em grande. De Nico era difícil não ver que não estava a jogar a 100%, Fesja entrou a um nível altíssimo mas com ele é sempre uma lotaria.

    É continuar nesta forma. Há mais jogos para jogar, mais competições para disputar. Continuar com a mesma vontade e com a atitude certa. Rumo ao 35!

    Na liga, como diz o título, tudo na mesma com o óbvio facto que mais uma jornada passou. Veremos como será daqui para a frente. O Porto, pelo que leio, continua em dificuldades. O Sporting também passou mal nos minutos finais. Que assim continuem com estas dificuldades.

  • OVOMALPASSADO
    Posted Março 16, 2016 at 11:14 am

    -Menos uma!
    Jornada sem surpresas, os grandes cumpriram, o braga em servicos mínimos perdeu contra um belenenses que subiu muito com a chegada do novo técnico.
    Mais animada está a luta pela manutenção com boavista e académica a prometerem lutar até ao fim.
    – Espero que Benfica mantenha a seriedade e não facilite até ao fim, próximo jogo vai ser um teste complicado contra uma equipa aguerrida e a precisar de pontos.
    Rumo ao 35. ;)

  • Nuno R
    Posted Março 16, 2016 at 11:31 am

    O Braga desistiu. Vamos ver como se apresentam na Luz, e na recepção ao Sporting.
    O Tondela tem a certidão de óbito assinada, o Benfica deu-lhes a extrema-unção, só falta oficializar a coisa.
    A dúvida será saber quem os acompanha, Boavista e Académica (que ainda têm jogos contra candidatos ao título EM CASA), ou União. O Moreirense e o Setubal devem safar-se…

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:03 pm

      Olha que o Setúbal não está fácil. Recebe agora o Porto e ainda vai à Luz e a Alvalade. À partida são 3 derrotas, sendo que ainda vão a Braga também. Têm de ganhar contra Tondela, Belenenses e U. Madeira. senão estão em risco.

      JD

    • Anónimo
      Posted Março 16, 2016 at 12:05 pm

      O Braga só desistiu dos jogos ditos pequenos, contra os grandes dará o máximo. É sempre assim, uma questão de complexo de pequenez? Sei que alguns atletas se esfolam, como o Rafa Silva, em busca de um contrato arábico.

      Rui Guedes

    • Nuno R
      Posted Março 16, 2016 at 12:19 pm

      Será? O último jogo com o Sporting, véspera de final de Taça de Portugal, vão entrar com a artilharia toda? Duvido…

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 16, 2016 at 1:29 pm

      O Boavista tem sido das equipas que consgeuiu mais pontos na segunda volta e o seu futebol evoluiu bastante com a entrada do movo treinador sendo que agora não se limitam a defender.
      Pinho

  • Nuno Quitério
    Posted Março 16, 2016 at 12:33 pm

    Tudo bem que o Belenenses ganhou por 3-0 ao Braga, mas para mim a equipa da jornada teria de ser o Boavista! 3-0 em casa do Maritimo é um grande resultado! O Belenenses mesmo com grande mérito, ganhou a uma equipa secundária do Braga.

    Quanto ao meu Vitória… Já vi dias bem melhores! Ainda temos uma almofada, mas a verdade é que os outros estão perigosamente a ganhar….

  • Rúben Gomes
    Posted Março 16, 2016 at 12:40 pm

    Iceman soberbo.

    Sempre achei o Rui um gajo com eles no sitio. Não tem medo de colocar este ou aquele e tirar este ou aquele. Pizzi ate meio de Fevereiro estava a ser o melhor do Benfica, mas nesta altura entala o jogo da equipa. Não da verticalidade, nem pelo meio é capaz de desequilibrar. E tendo Salvio feito uma excelente entrada em campo… Esta na altura de o testar de inicio.

    Outra questão é a do Nelsinho. Ta na cara que quando ganhar ritmo vai embalar e voltar a forma que "abandonou" antes de se lesionar, para alem da já badala discussão Fejsa/Samaris, Lindelof/Lisandro e Ederson/Julio…

    Mas isto só revela que o Rui conquistou o balneário. Tem os jogadores do seu lado. Conseguiu mostrar a todos que em qualquer momento podem saltar para a titularidade e isso numa equipa grande é excelente. Grande trabalho a todos os níveis aconteça o que acontecer dado que 80% dos adeptos no início davam a época como perdida.

  • Anónimo
    Posted Março 16, 2016 at 12:42 pm

    Já aqui o disse e volto a dizer. Trocar o Bueno pelo Ewerton era bom para os dois clubes.

    João Esperto

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 16, 2016 at 1:31 pm

      Para o Porto até trocar o Tobias pelo Bueno era bom. Livravam-se de um jogador dispensável com salário médio alto e ganhavam um jogador capaz de discutir uma vaga no 11 titular.
      Pinho

    • Chemahatma
      Posted Março 16, 2016 at 2:45 pm

      Para que é que o Sporting CP quer o Bueno ?

      Mas sim, sugeri aos meus amigos portistas que tentassem o Ewerton ou Tobias por empréstimo em Janeiro, certamente eram eles e mais 10, ou se fossem os dois eram eles e mais 9.

      p.s. que luxo o plantel do Sporting CP a nível de centrais, e pensar que até a bem pouco tempo o Bruno Alves era constantemente associado aos leões!!

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 16, 2016 at 2:36 pm

    Mais uma jornada ultrapassada!

    O Vitória terá de ter muito cuidado, o calendário é tudo menos favorável e a margem de manobra já não é muita.

    Ainda assim acredito que tudo se vai decidir entra Académica, Boavista e União, sendo que o Tondela já está mais que condenado.

Deixa um comentário