Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

3.ª Premier League, 8.º campeonato que conquista e 22.º título no total

Este título é 80% de Mourinho, como seria uma derrota total para o português caso falhasse. O ex-Real foi um mestre na hora de contratar (ainda para mais comparando com a mediocridade dos rivais a este nível, demonstrando que não basta ter muito dinheiro), forçou ainda mais os mind-games e apesar da qualidade do futebol ter sido pobre conseguiu sempre os resultados que queria (mesmo que em algumas situações tenha optado por defender quando o adversário estava reduzido a 10). E no geral ganhou a equipa mais forte. A margem pontual traduz isso mesmo, e não se pode ignorar que estamos perante um elenco pago a peso de ouro, que se dá a luxos como ter 2 dos 5 melhores guarda-redes do Mundo, talvez o melhor lateral esquerdo na Europa em 2013-14 no banco e usar um reforço de 35 milhões de euros para queimar tempo. Em suma, uma época positiva, seria sempre quando se conquista um campeonato como o inglês mas Mou ainda juntou a isso a Taça da Liga terminando assim um jejum que durava desde 2012. No entanto, esteve longe de ser perfeita. Os Blues foram vergados na Champions num contexto em que tinham a obrigação de passar, e nesta 2.ª metade da época abusaram do jogo especulativo, defensivo, que fortaleceu um rótulo do campeão do jogo pobre. Por outro lado, fica sempre a ideia que Mou só será um treinador feliz quando conseguir ser campeão sem ter de passar 90 minutos em cima do 4.º árbitro, sem ter de passar a época toda a pressionar as arbitragens, utilizar mind-games para desgastar os rivais, e principalmente (que ainda é o eterno sonho de Abramovich) juntando aos títulos um futebol de alto nível. 
O Chelsea festejou o título da Premier League ao bater o Crystal Palace por 1-0. Hazard numa recarga a um penalti, que o próprio desperdiçou,  apontou o golo que permitiu aos Blues (que terminaram o jogo com Zouma, Matic e Mikel no meio campo) arrecadarem já o 5.º campeonato inglês na história, 4.º na última década e 3 deles com Mourinho como timoneiro, quebrando uma hegemonia das equipas de Manchester que nos últimos 4 anos dividiram o protagonismo. O treinador português junta assim à Taça da Liga o 8.º campeonato na carreira e o 22.º título no total. Um dia importante também para elementos como Cech, Drogba e Terry que estiveram presentes nos 4 campeonatos dos londrinos neste século. Com 3 jornadas por disputar os Blues, que tem tudo para terminar a Liga com mais 10 pontos que o 2.º classificado e com a melhor defesa do campeonato (ainda podem lutar pelo melhor ataque), podem já descansar e começar a preparar a próxima época (faltam 2/3 elementos para atacar a Champions).

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2015 at 9:39 pm

    Se jogasse um futebol ofensivo, para além de resultados irregulares talvez não estivesse onde está nem conseguisse mais este feito para mim, incrível. Ele é um senhor, inteligente, que sabe que está numa liga extremamente competitiva e, não pode pensar em futebol espectacular pois, a meu ver faltam elementos para tal, depois porque viu o city com estrelas em todas as posições e jogos em que começavam a sofrer depois era um problema para ganhar ou até empatar o jogo. José não está só de Parabéns como devia ser um motivo de orgulho para todos os portugueses pois, afinal, a liga inglesa é só a liga mais fantástica e mais seguida em todo o mundo. Chamem-lhe o que quiserem, mas sem farinha não se fazem ovos e, devo acrescentar que para além deste futebol pragmático do Chelsea, vi muitas vezes excelentes jogadas de ataque, há que saber esperar pelos momentos certos para se atacar, há que se saber altura certa para defender. É tudo uma questão de estratégia, portanto de inteligência. Que senhor, que rei.
    Pedro Ferreira.

  • João Lains
    Posted Maio 3, 2015 at 4:01 pm

    Numa equipa recheada de craques, ainda consegue reunir maior mediatismo do que qualquer um dos seus pupilos. 22 títulos é um número bastante significativo e só está ao alcance dos melhores. O balanço acaba por ser positivo, apesar da eliminação precoce na Liga dos Campeões. O principal objectivo foi alcançado (há 5 anos que o Chelsea não conquistava o título nacional) e ainda lhe juntou a Taça da Liga, tal como na sua primeira época ao serviço dos blues – curioso. Algumas pessoas não se lembram de um campeão com um futebol tão pobre e pelos vistos também não se lembram da extraordinária primeira volta protagonizada por esta equipa. Espero que este título funcione como um suspirar de alívio para Mourinho, depois de um longo jejum, e que já na próxima época, o Chelsea adopte um futebol mais condizente com o talento de alguns dos seus intérpretes.

    Cech, Mikel e Drogba deverão estar de partida e Cuadrado estará obrigado a mostrar muito mais. Mesmo hoje, não esteve muito feliz nas suas acções. Mourinho parece confiar bastante em Zouma, quer como 3º central, quer como médio defensivo (que besta!). Falta mais um médio a esta equipa e um "game-changer". Khedira e Pedro, seriam do meu agrado e não obrigariam a um investimento muito avultado. De qualquer das formas, Mourinho só irá contratar quem realmente precisar.

  • António Tonga
    Posted Maio 3, 2015 at 3:56 pm

    Missão cumprida para Mou, se fosse adepto do Chelsea não estava de todo satisfeito, mas fazendo uma análise fria e distanciada, é de facto uma época bastante positiva.
    Para Mou, só restam dois desafios:
    Integrar a geração de Isy Brown na equipa – Para afirmar o Chelsea como um dos melhores projectos nos últimos anos.
    E vencer a afamada Champions que lhe fugiu em Madrid, contrariando a tendência de Mourinho só ganhar com equipas mais fracas.

    Ainda há história a escrever.

  • Abel Alves
    Posted Maio 3, 2015 at 3:37 pm

    A prova do talento de Mourinho é que este título até pareceu fácil. E fácil é tudo menos o que a Liga Inglesa é.

  • Kafka I
    Posted Maio 3, 2015 at 3:30 pm

    Tal como frisei aqui em Agosto, este campeonato à partida seria um passeio para o Chelsea, pois tem de longe a melhor equipa, o melhor plantel e ainda o melhor treinador, e salvo surpresa de maior seria um mero passeio e assim foi, o título nunca teve em causa desde o inicio e confirmou-se o que esperava, no entanto há que dar os parabéns ao Chelsea e a Mourinho por este título..

    Quanto a como vai ser para o ano? bem no dia 1 Setembro de 2015 se verá, falar nisso agora que o x ou y vão ficar mais fortes e não sei que mais, é pura especulação, quando o mercado fechar à 00.00 de 31 Agosto ai sim se poderá fazer uma avaliação com sentido de quem serão os candidatos ao título para o ano, se é que haverá candidatos ou será mais um passeio para o Chelsea

  • António Vilares
    Posted Maio 3, 2015 at 3:22 pm

    Apesar de estar longe do futebol que aprecie (não lhe chamo de futebol pobre), a verdade é que Mourinho tem uma primeira metade de época fabulosa e a partir de Janeiro, apesar do excesso de pragmatismo, conseguiu os resultados que queria. Gosto de um futebol mais com bola, onde a procura por recuperar a bola é "desesperante", mas o que conta é que o Chelsea conseguiu conquistar com facilidade uma liga muito muito disputada e competitiva. Acho que foram dependentes de Hazard em muitos momentos mas por isso é que a qualidade individual numa equipa também é fundamental. Para o ano o investimento num "abre latas" é essencial pois Willian e Oscar estão mais jogadores de ligação de sectores. Parabéns ao treinador português que apenas teve um fracasso (e foi um fracasso enorme, na minha opinião) na Champions, mas que aumentou o seu, "milagroso", registo de premier leagues!

  • Guilherme Loureiro
    Posted Maio 3, 2015 at 3:18 pm

    Muito feliz por Mourinhos e os meus parabéns. Mais um título para o seu palmarés e com a certeza que, independentemente dos seus métodos ou estratégias, é sem dúvidas o melhor treinador português e um dos melhores do Mundo. Apenas me decepcionou a sua opção na champions pois tem equipa para discutir o troféu. O seu estilo não é o mais apreciado, mas tem resultados. Optou nesta fase por um estilo de jogo muito mais cauteloso, demasiado até para o talento que tem ao seu dispôr, mas cá está mais um título, mais um campeonato, num dos mais difíceis da Europa, se não o mais difícil, na minha opinião. Uma distância pontual que mete respeito, registos defensivos e ofensivos que falam por si. Na minha opinião, apenas falhou a champions pelos motivos que toda a gente conhece. Felicidades para ele e que agora perpetue a hegemonia Blue em terras de sua majestade e que consiga aliar a isso um futebol mais atractivo para ser um alvo tão temível a nível Europeu como os 3 que se sabe.

  • Awesome_Mark
    Posted Maio 3, 2015 at 3:15 pm

    E o legado continua. Num campeonato em que circula tanto dinehiro, tantos bons treinadores, tantos grandes jogadores e tudo isso é distribuido por várias equipas, é magistral a forma como Mourinho e o seu Chelsea desde cedo se distanciaram da concorrência. Aliás, neste mesmo site na antevisão ao que seria a Premier League muito boa gente acreditou num enorme equilíbrio entre todos (https://visaodemercado.blogspot.com/2014/08/sem-desculpas-para-mourinho-o.html). É hipocrisia não reconhecer méritos. Dizer que é um campeonato marcado pelo "mau futebol" também é ter memória curta pois poucos praticavam o futebol do Chelsea até dezembro. Depois, atendendo às diversas nuances, o técnico português assumiu uma postura mais pragmática e saíu vencedor. Esta partida acaba por ser o paradigma desata segunda fase. Aliás, vencedor, é a palavra que melhor descreve o "Special One". Em mais de 100 anos de história, o Chelsea deve ao português três dos seus cinco únicos campeonatos nacionais ganhos. E várias outras estatísticas poderia eu enunciar para comprovar que este se encontra num grupo muito restrito. Espero que ainda tenha muitos anos de futebol para continuar a bater recordes. É o melhor treinador desta geração a par de Guardiola e seria um sonho poder voltá-los a ter juntos no mesmo campeonato. O principal desafio agora passa por colocar os blues ao nível das melhores equipas do planeta, e para isso há que fazer bem mais na Champions.

    #SpecialChampion

  • Stalley VM
    Posted Maio 3, 2015 at 3:09 pm

    Nada de novo, mais um titulo para Mourinho.
    Fracassou na Champions, para o ano tem que fazer muito melhor.
    Internamente com bom ou mau futebol limpa fácil este campeonato e ainda junta uma ou outra Taça.
    Para o ano espero pelo menos o Klopp na Premier, para dar um animo a isto, e mesmo Guardiola era uma espectáculo, de novo Mourinho vs Guardiola, era excelente para a Premier League.

    SL!

  • António
    Posted Maio 3, 2015 at 3:04 pm

    Uma equipa com dois dos 5 melhores GR, uma das melhores duplas de centrais (senão a melhor), melhor lateral direito, 2 ds melhores laterais esquerdos, melhor trinco, um dos melhores médios, um dos melhores jogadores do Mundo e um dos melhores PL, entre outros óptimos jogadores não tem desculpa pa jogar tantas vezes a defender. Ainda assim, foi a melhor equipa e mereceu ganhar. Mas ver o Chelsea, hoje em dia, parece que tamos a ver a liga italiana

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 3, 2015 at 3:01 pm

    o mourinho e genial. goste-se ou nao do seu futebol, todos o queriam ter na sua equipa.
    grande mourinho!

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 4:29 pm

      Todos não MosqueteiroSLB, eu e muitos adeptos não gostariam de o ver no barça por exemplo. É que seria um atentado usar tantos criativos no sistema de autocarro…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 3, 2015 at 2:58 pm

    E daqui a 20 anos, todos se lembrarão dos números de títulos que conquistou e não como os conquistou. Parabéns ao melhor treinador do mundo!

  • ACT7
    Posted Maio 3, 2015 at 2:55 pm

    Mais um para Mourinho da forma como preparou esta época a nível de mercado foi brilhante. Merece sem dúvida pois foi mais constante que os seus rivais. Vi o jogo embora me deu o sono, mas ver Drogba e Terry a lutar cada lance desperta qualquer um. A paixão que Mourinho transmite aos jogadores é uma coisa fenomenal.
    Veremos como vai ser a próxima época se o nível de jogo sobe.
    PS: gostava de salientar que o Mourinho prática num futebol pragmático e aqui todos gostam, por cá o Jesus faz o mesmo e é rebaixado contra os grandes

  • Filipe Evaristo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:45 pm

    Não consigo perceber certos comentários. Vejam as estatísticas dos jogos: golos, remates e posse. O futebol do Chelsea durante 2/3 da época foi o melhor jogado na Europa… Como é que é sequer possível ficar com o rótulo de campeão dos autocarros só por ter tido de adoptar uma postura conservadora (e extremamente eficaz) para suprir a falta do avançado-chave (Costa) e o seu suplente (Remy)? O Mourinho continua a ser o n.º1 mundial em táctica, e mais ainda a gerir um plantel. Doa a quem doer, não há Guardiola ou Simeone que se aproxime. Parabéns mestre! Que somes muitas mais conquistas!

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 10:54 pm

      Agora pergunto-te, o Real não tinha a obrigação de ser campeão contra uma equipa sem treinador? Qual é a desculpa para perder o campeonato contra uma equipa em queda e sem treinador fixo? E outra, na Liga o barça não perdeu os 2 jogos, isto porque empataram o primeiro em outubro, com 2 golos de Messi e 2 do Ronaldo, e perderam o segundo em março.

      Claro que não dá para comparar a carreira do Mourinho com a do Simeone. Um tem 15 anos a treinar na Europa e outro tem apenas 3. Mas se estivermos a falar dos tempos recentes, o Simeone com muito menos do que o Mourinho tem apresentado melhores resultados. Negar isso é que é mesmo rídiculo…É que não me lembro do Mourinho a ganhar um campeonato contra 2 equipas que têm 2 dos melhores jogadores de sempre…

      Em relação ao Inter, eu só escrevi a verdade, na secretaria ou não o Inter foi campeão e o Mourinho encontrou uma equipa que já nem precisava de formula para ganhar a serie A. O Mourinho vendeu o Ibrahimovic e recebeu o Eto'o que era top 5 dos melhores avançados na altura. Mancini foi despedido por ter fracassado na champions mas a verdade é que não teve os mesmos milhões que o Mourinho teve a sua disposição. E outra, o Di Matteo em menos de 1 ano ganhou os mesmos números de títulos que o Mourinho nesta segunda passagem do Chelsea, com a diferença que um dos títulos é a champions e mesmo assim foi despedido…

    • Pedro
      Posted Maio 3, 2015 at 10:15 pm

      Um treinador que estava no hospital, mas cuja equipa fez 100 pontos, mesmo tendo perdido os 2 jogos com o barça.

      O Simeone tem feito um trabalho fenomenal, mas comparar os feitos dele com os do Mourinho é absolutamente rídiculo.

      O Inter era tri campeão, mas um dos campeonatos foi ganho na secretaria, e beneficiaram dos adversários terem começado as épocas seguintes com dedução de pontos, se o Mancini tivesse feito assim tão bom trabalho não o tinham despedido.
      Fala do dinheiro que o Mourinho gastou, mas esquece-se que vendeu o Ibraimovic nesse ano, o melhor jogador do Inter, O Brendan Rogers gastou mais de 100 milhões este ano e está num brilhante 5º lugar, porque não conseguiu superar a saída do Suarez, nem soube montar uma equipa.

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 7:43 pm

      Rui Caeiro primeiro é que estamos a falar do Mourinho "ainda" ser o número 1 da táctica. Ora se estamos a falar de ainda, quer dizer que estamos a falar do presente e no presente não faz sentido falar do Porto de 2003.

      Segundo, queria entender mais sobre este teu disparate, "O que o Simeone fez, já o Mourinho fez melhor com 3 equipas diferentes?" Quais são estas 3 equipas diferentes? O Simeone levou o Atlético para a final da champions, ganhou a supertaça da Uefa e o Mourinho não fez isso com o Real Madrid ou Chelsea,não viu nenhum título europeu nestas 2 equipas e nem foi para alguma final europeia mesmo tendo mais milhões. E antes de desvalorizares a supertaça da uefa, lembra-te que o Mourinho disputou a mesma no ano passado e perdeu. Então explica-me lá quais são as 3 equipas diferentes? O Inter? No Inter, encontrou uma equipa tri-cameã italiana e na temporada em que ganhou a champions(2009/2010), gastou quase o triplo do que o Simeone gastou na época passada e aqui tens o link para confirmar que não escrevo por emoções:
      https://www.transfermarkt.co.uk/inter-milan/transfers/verein/46/saison_id/2009

      E o Atlético gastou 31M na temporada passada, não sei onde foste buscar estes 38M.
      https://www.transfermarkt.co.uk/jumplist/startseite/verein/13/saison_id/2013

      Terceiro, então o Mourinho acabou com a hegemonia do Guardiola em Espanha? É que na temporada em que o Guardiola saiu, 2011/2012, saiu com 4 títulos(Supertaça de Espanha, Supertaça da Uefa, Mundial de Clubes e Taça do Rei) e no ano, que foi 2012, ganhou a Taça do rei. Já o Mourinho saiu com -15 pontos em 2013 contra uma equipa que recebia os treinos via skype do treinador na cama do hospital e sem nenhum título,e perdeu a taça do rei contra o Atlético de Simeone. Onde estava a mestria da táctica?

      Saudações

    • Rui Caeiro
      Posted Maio 3, 2015 at 6:16 pm

      O Simeone foi Vice-campeao europeu com uma equipa de 38M? e quando o Mourinho foi CAMPEAO com o Porto quanto valia a equipa? o que Simeone fez já Mourinho fez melhor com 3 equipas diferentes.
      Quanto ao Guardiola, basta ver quem acabou com a sua hegemonia em Espanha

      Não sei o que entendem com tactica, incutir um jogo agressivo aos seus jogadores? Ter uma cultura de posse de bola e nao saber o que fazer quando se esta a perder? (voce sabe a que 2 treinadores me refiro).

      Mourinho ja teve equipas que tinham um ataque mortifero com um dos melhores contra ataques de sempre, outra com uma defesa inigualável.. E agora no Chelsea conseguir por a equipa a jogar o melhor futebol da Europa 2/3 da epoca e acabou-a com um estilo completamente diferente, pragmatico mas eficaz.
      Para ser o "Mestre da tactica" e preciso ser bom em todos os seus conceitos, e nisso nao há ninguem mais completo que o Mourinho

    • Carlos Pedro
      Posted Maio 3, 2015 at 5:32 pm

      "O Mourinho ainda continua a ser o número 1 mundial em táctica. Não há Guardiola ou Simeone que se apróxime"

      Vai com calma jovem, não te deixes levar pela emoção do momento. Não vou falar do Guardiola porque qualquer pessoa que gosta de futebol, sabe que foi ele que fez do Barcelona a melhor equipa do mundo. No Bayern, tirando a champions, já ganhou tudo tanto a nível interno como a nível externo.

      Em relação ao Simeone, é preciso lembrares que o Simeone venceu um campeonato ao Barcelona de Messi e ao Real Madrid de Ronaldo, o Simeone ainda é o vice-campeão europeu e com uma equipa de tostões(gastou 34 milhões de euros no ano em que foi campeão espanhol e vice-campeão europeu). O Simeone deu uma pancada ao Chelsea campeão europeu na supertaça da uefa, foram 4 batatas. O Simeone deu 4 batatas ao campeão europeu com o bola de ouro em campo. O Simeone ganhou uma taça do rei ao Mourinho, no seu último ano em Espanha e ainda o mandou de vela na champions passada. Sem esquecer que estamos a falar de um treinador que todos os anos perde jogadores importantes dada a dimensão e a falta de poderio financeiro do seu clube.

      Por isso, dizer que o Mourinho "ainda" é o número 1 em táctica, é um grande disparate. Número 1 em táctica que gasta milhões e em 5 épocas ganhou 2 campeonatos nas equipas que mais gastaram e nenhum título europeu? Repito, não te deixes levar pela emoção do momento. Título merecido pelo Chelsea mas isto não volta a fazer do Mourinho o número 1 da táctica. Cegueira não, por favor…

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 4:28 pm

      O actual número 1(como tu defendes) em táctica não conseguiu eliminar o PSG a jogar com 10. O número 1 em táctica foi eliminado contra um Atlético que valia muito menos do que o Hazard. O número 1 em táctica, mesmo tendo Ronaldo,Ozil,Benzema,Di Maria e Modric levou um banho de bola(4-1) do Borussia que no total os jogadores não custaram mais do que 38 milhões e ainda saiu do campeonato espanhol com -15 pontos contra uma equipa sem treinador.
      É que o Guardiola não se apróxima mas ainda tem a chance de levar mais uma champions e se bem lembro-me, os grandes mostram isso na champions…Mas ya, vamos agir como se o número 1 em táctica não tivesse falhado na maior competição de clubes europeus dado os gastos que fez e vamos lá começar com o mito de que ganhou um campeonato ao melhor Manchecester City de sempre ou uma taça ao melhor Tottenham de todos os tempos…

      Parabéns Mourinho pela conquista.

    • Túlio Pinheiro
      Posted Maio 3, 2015 at 3:29 pm

      O sofrimento no ataque do Chelsea poderá ser facilmente ultrapassado com a contratação de Falcao ou Jackson.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Maio 3, 2015 at 3:23 pm

      De acordo Filipe. Mestre da táctica. Vamos Mou!!!

    • Kacal I
      Posted Maio 3, 2015 at 3:09 pm

      Concordo, o Chelsea na primeira metade da época jogou bom futebol e foram arrasadores, depois na segunda metade surgiram algumas lesões e o Mourinho decidiu adoptar uma estratégia mais conservadora e defensiva mas também há qualidade nisso e há mérito, além disso em termos de golos sofridos e marcados estão muitíssimo bem, sendo a equipa com menos golos sofridos e, de longe, em relação aos rivais directos e sendo a 2ª equipa com mais golos marcados (só atrás do Man City e com diferença de um golo).

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 3, 2015 at 2:40 pm

    Parabéns a José Mourinho e aos seus blues por mais uma Premier League conquistada com todo o mérito.
    É verdade que o futebol na segunda metade da época foi pobre, muito pobre mesmo, é também verdade que este elenco seria sempre candidato, mas não é menos verdade que o Chelsea jogou futebol de elevada qualidade no principio da época, e também é verdade que goste-se ou não desse facto (há quem ache que não), mas a Premier continua a ser a Liga mais difícil de ganhar face ao grande número de candidatos e ao facto da Liga ser nivelada por cima claramente.
    Outro pormenor que o VM já apontou foi o facto de o Chelsea ser o único dos grandes mundiais que conseguiu gastar menos (mesmo gastando muito) do que aquilo que recebeu, sendo dos poucos que também poderá dizer que cumpriu integralmente o fair play financeiro.
    Para a próxima época continuarão a ser o alvo a abater, a estrutura está lá, o melhor treinador também e 2 reforços de nível deverão ser suficientes (mais um médio de raio largo, e um extremo de qualidade, Koke e Reus encaixariam que nem uma luva), isto a juntar à sua fantástica equipa de jovens S20 que dominaram o futebol neste escalão esta época (Loftus-Cheek, Solanke, Brown, Christensen…) e o futuro parece radioso para José e os seus lads.

    • Kacal I
      Posted Maio 3, 2015 at 7:24 pm

      Hummels deve ir para o Man Utd, a minha aposta seria o Marquinhos ou então repescar o Garay da liga russa, quem sabe o Otamendi.

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 6:28 pm

      Varane? Esquece isso. O Real, depois destas últimas exibições do francês, dificilmente abrirá mão dele. A minha aposta recairia no Marquinhos ou no Hummels.

    • Kacal I
      Posted Maio 3, 2015 at 4:16 pm

      Flávio Trindade,

      Sim, é quase certo que o Mourinho vai contratar mais um PL, um DC tenho duvidas porque ele confia na dupla Terry/Cahill e tem apostado no Zouma como 3º central e até a MDF em certos momentos e portanto é capaz de apostar no francês na próxima época.

      De resto, também acho que o Chelsea tem jovens promissores que podiam ter mais oportunidades mas duvido que o Mou aposte neles na próxima época e portanto deve ir ao mercado, o Reus seria excelente mas acredito mais no Pedro e Icardi, reforços do género e claro que vai fazer encaixes para atenuar essas contratações.

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 3, 2015 at 4:06 pm

      Mas convenhamos que uma equipa com Courtouis, Ivanovic, Varane, Terry/Cahill, Filipe Luis/Azpi; Matic, Koke, Fabregas, Hazard, Diego Costa, Reus seria um luxo! Acredito também que Cech, Ramires e Oscar irão servir para atenuar os novos reforços.

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 3, 2015 at 3:55 pm

      Kacal,
      Do ponto de vista de Mourinho terás toda a razão. Mais um ponta de lança deverá ser contratado e porventura mais um central.
      Falei apenas em dois porque aprecio bastante Christensen e principalmente Solanke mas também tenho dúvidas que Mourinho lhes dê muito espaço.

    • diogoribeiro
      Posted Maio 3, 2015 at 3:51 pm

      Icardi, Pedrito e Schneiderlin. Dos nomes ligados ao Chelsea estes parecem-me os mais possíveis. Se o Cahill jogar como jogou na altura do natal, então vão precisar de mais um central.

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 3:40 pm

      Icardi

    • Kacal I
      Posted Maio 3, 2015 at 3:13 pm

      Creio que um PL também é necessário, o Diego Costa tem um historial de lesões musculares e precisa de algum descanso de vez em quando porque o seu físico também é importante no seu jogo, depois o Remy é um bom PL mas parece-me "curto" para titular num Chelsea e o Drogba é útil mas não é certo que continue e já não acrescenta o mesmo.

      É provável que o Drogba fique mais uma época ou então saia e o Remy fique mas esses devem ser uma das alternativas ao Costa, acho que falta mais um PL e têm se falado no Icardi e acho que seria um excelente reforço para o Chelsea.

  • Rodrigo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:38 pm

    O futebol nem sempre foi o melhor é certo, mas venceu a melhor equipa e não podemos esquecer o quão e difícil vencer a Premier League. 3 Ligas Inglesas e extraordinário, de facto, algo apenas ao alcance de um dos melhores de sempre, sendo que neste caso foi notória a mestria do treinador dos Blues na forma como construiu o melhor plantel da liga, ao contrário dos principais rivais que gastam muito, mas nem sempre bem (além da diferença gritante nas vendas). Deste modo resta dar os parabéns ao Chelsea e ao Mou, sendo que fica o desafio de na próxima época juntar aos resultados internos uma boa campanha na Champions, algo que este ano não foi conseguido.

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:37 pm

    O futebol de Mourinho pode ter sido fraco nesta segunda metade da época, mas os campeões é que serão recordados, não aqueles que têm um futebol de alto nível mas que ficam em 2º ou 3º. De qualquer das formas, ganhou a equipa mais consistente ao longo da época (a diferença pontual fala por si).
    Parabéns ao Mourinho e ao Chelsea.

    Daniel Salgueiro

  • Overmars
    Posted Maio 3, 2015 at 2:37 pm

    Campeão justo, agora não me lembro de uma equipa ser campeã em Inglaterra a joga tão pouco a nível ofensivo…

    Ganhou a melhor equipa, ou diria a menos má. Campeonato à Trappatoni.

    Acabar o jogo contra o Crysral Palace com 3 trincos (Matic, Zona e Mikel) resume o que é o Chelsea actual.

    'They have holding midfilders protecting the holding midfilders' Gary Neville

  • Pedro Barata
    Posted Maio 3, 2015 at 2:36 pm

    Parabéns ao Mourinho por este título, são já 3 títulos da PL para ele, mais de metade dos títulos de Liga dos Blues (contam com 5). O Chelsea foi, de longe, a melhor equipa, foi arrasador até Janeiro mas desde aí baixou o nível, acabando com esta pobre versão de futebol defensivo, de autocarros e de jogar em casa com Zouma, Mikel e Matic no meio-campo e a fazer substituições nos descontos.

    Veremos como será o ano que vem. Haverá dança de treinadores, temos de esperar para ver quem chega aos bancos e que jogadores contratam os rivais, desde logo o City e o United, sendo que Mourinho quererá fazer algo mais na Europa.

  • Diogo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:36 pm

    Aquela entrada do Obi Mikel ainda abriu mais o meio campo do que fechou. Cuadrado na minha opinião faz o mesmo ou talvez menos do que Schurrle. No entanto é com imenso gosto que vejo Mourinho ser campeão e principalmente o meu Chelsea que já merecia.

  • Nuno R
    Posted Maio 3, 2015 at 2:35 pm

    Pois… mas para o ano "apenas" o campeonato não chega. MOurinho vai ter de conquistar a LC para manter o senhor Abramovich feliz.
    Sendo que Real, Bayern e Barcelona são inacessíveis (o único que arranha é o Atl Madrid, pelo estilo)… não vai ser fácil.
    Ainda mais que para o ano se esperam Arsenal e Unaite mais fortes (terão de contratar pouco e bem), e um City mudado para melhor(?). Liverpool também pode ir buscar um ou dois jogadores de outro nível, para colmatar a saída do Suarez.

    • Sebastião América
      Posted Maio 3, 2015 at 11:56 pm

      O Mourinho esta época ganhou mais com vendas do que gastou. Foi das unicas equipas dos principais campeonatos da europa que se pode gabar disto..

    • José Castro Gonçalves
      Posted Maio 3, 2015 at 5:09 pm

      Exacto Nuno R. Então o Mou pegou em uma equipa que ganhou as duas maiores competições de clubes europeus nos 2 anos antes da sua chegada e agora uma época positiva é só o campeonato? Como é que o Chelsea espera ser respeitado no mundo quando tem adeptos que contentam-se com tão pouco depois de tantos gastos? Sinceramente…

    • Nuno R
      Posted Maio 3, 2015 at 4:43 pm

      O Chelsea é dos poucos que pode ombrear com esses, financeiramente falando.
      Abramovich dá ao MOurinho tudo o que ele quer, contrata o special one, e vai contentar-se com títulos internos? Ou bem que jogamos FM a sério, ou ficamos sem casa…

    • José Castro Gonçalves
      Posted Maio 3, 2015 at 4:17 pm

      André Costa:
      Isto são desculpas caso o Chelsea falhe na champions. Os grandes não são conhecidos por ganhar milhares de campeonatos, os grandes são conhecidos na champions. Como adepto do Chelsea, fico triste por este teu pensamento. E aconselho-te a ver mais o campeonato alemão e não dependeres apenas de leituras aqui no blog.

      Diogoribeiro:
      Então o Chelsea investe milhões e uma época positiva é só o campeonato? Para uma equipa que já ganhou o máximo dos máximos, época positiva baseia-se apenas no campeonato? Então qual é a necessidade de trocar o Pellegrini quando o mesmo já ganhou e ainda pode voltar a ganhar só o campeonto? Sinceramente…

    • diogoribeiro
      Posted Maio 3, 2015 at 3:49 pm

      Se para o ano o chelsea ganhar o campeonato com 80 pontos, for eliminado das taças na primeira ronda e for eliminado da Champions na fase de grupos será uma época positiva para o chelsea.

      United e City vão lutar pelo título enquanto que o Arsenal ou compra bem ou volta ao 4ºlugar.

    • André Costa
      Posted Maio 3, 2015 at 3:22 pm

      Apenas o campeonato não chega? Tu próprio disseste que Real, Bayern e Barcelona estão num patamar acima, achas que os adeptos e o Abramovich não sabem disso? Além de que em Inglaterra eles não passam o ano a bater em mortos como o Bayern na Alemanha. Essa pressão de TER de ganhar a Champions é um pouco diferente na Inglaterra.

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 2:49 pm

      E esse discurso em relação aos rivais não é o que se repete todos os anos?

  • SlyRP
    Posted Maio 3, 2015 at 2:34 pm

    Ganhou a melhor equipa, a equipa que mais mereceu. Parabéns ao Chelsea, parabéns ao Mourinho!

  • Kacal I
    Posted Maio 3, 2015 at 2:33 pm

    O Chelsea jogou futebol "pobre" na maioria dos jogos mas pobre para o espectáculo e para os amantes deste desporto porque defender também é faz parte do futebol e aí poucas equipas conseguem defender com tanta eficiência e qualidade, quando montam a "muralha" é muito complicado derruba-la e também há mérito nisso e depois conseguem o golo que precisam ou no contra-ataque finalizam jogos, além disso conseguiram quase sempre os resultados pretendidos e foram muito melhores que os rivais.

    Mourinho volta ao topo do futebol inglês e volta a conquistar um campeonato e está de Parabéns porque teve muito mérito e fez um excelente trabalho no mercado, na equipa e no resto, Parabéns Mourinho!!! e também ao Chelsea e todos os elementos da equipa técnica, médica e claro os jogadores que são os principais intervenientes.

    Courtois, Terry, Ivanovic, Azpilicueta, Matic, Fàbregas, Willian, e Diego Costa fizeram uma excelente época e o Hazard esteve simplesmente fantástico a todos os níveis, os outros jogadores também fizeram parte desta conquista e num patamar abaixo estiveram muito bem.

  • Guardiola
    Posted Maio 3, 2015 at 2:30 pm

    Não é só o campeão do futebol pobre… é também o campeão dos autocarros, dos jogos com 3 trincos no meio campo e das substituições nos descontos para queimar tempo.

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:29 pm

    O Chelsea tem equipa para praticar um futebol muito mais positivo mas de facto Mourinho abusou do estilo defensivo nesta segunda metade da época. Não deixa de ser um campeão totalmente justo.

    Porque assobiavam o Zouma?

    Pedro

  • João
    Posted Maio 3, 2015 at 2:28 pm

    Não consegui ver os 90 minutos. Terrível. O Mourinho está a matar o futebol, qualquer dia as pessoas deixam de gostar desta modalidade. Que futebol tão fraco.

    • Anónimo
      Posted Maio 3, 2015 at 10:38 pm

      João Lains

      Não disse que era melhor só disse que ainda tem um Palmarés superior ao Mourinho 7 ligas de top contra 6 do Mourinho apenas isso.

      Filipe Ribeiro

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 9:38 pm

      Awesome,

      O Guardiola nunca treinou nas camadas jovens do Barça, mas antes na equipa B. Eu não considero o Guardiola como denominador comum dos treinadores desta geração, só porque sim. Não preciso de estar aqui a escrever todos os méritos dele para dar razão a isso. Aliás, já em cima referi alguns deles, que não se limitam evidentemente aos títulos propriamente ditos.
      Podes reler todos os meus posts nesta notícia e em momento algum fui arrogante. O único momento em que posso ter sido algo deselegante foi quando contrariei a minha vontade em ele treinar a nossa selecção.

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 9:08 pm

      José Castro Gonçalves

      É óbvio que qualquer adepto deu uma festa quando conquistaram a Liga Europa, até porque ninguém vai saír à rua após uma derrota. Mas para o Chelsea, como equipa grande que se quer, o exigido é nos mínimos dos mínimos passar a fase de grupos da Champions. E ainda para mais quando se chega às meias-finais, é irrisório achar que a conquista da Liga Europa, depois de, relembro, ter sido eliminado por equipas como Juventus (mais fraco do que este) e Shakthar, traduz-se num melhor percurso. Basicamente, Benitez ganhou depois de ter sido corrido do topo enquanto Mourinho falhou mas já depois de ter garantido um lugar entre os melhores.

      João Magalhães

      Sim, são "só" duas Champions, mas nem todos os treinadores possuiram dos mesmos meios. O português operou dois milagres. E quando falo de prata da casa, quero referir-me a jogadores que foram importantes e já estavam no clube há algum tempo. Até porque o Mourinho, ao contrário do Guardiola, não trabalhou nas camadas jovens dessas equipas pelo que não tinha um conhecimento tão aprofundado das mesmas. E considerar Guardiola o denominador comum só porque sim (ou então levavas em conta os argumentos das outras pessoas) é de uma tremenda arrogância.

      Filipe Ribeiro

      Não considero nenhum desses um treinador desta geração, pelo que considero esse teu primeiro comentário descontextualizado.

      F.Totti10

      Eu também não quis pôr a qualidade do Benitez em causa. Apenas acho que não se equipara ao Mourinho.

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 8:32 pm

      Filipe Ribeiro, por mais historiador que possas ser, achas que o Mourinho deixa alguma coisa a desejar para o Hitzfeld, por exemplo? Só o nomeei, porque é o treinador cuja carreira eu conheço melhor.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 8:30 pm

      Frank,

      Estás em erro, sim. O Guardiola só perdeu uma liga para o Mourinho. O Guardiola treinou o Barça 4 anos, e ganhou 3 ligas. Porque é que a taça da Alemanha não é nem de perto, nem de longe a taça de Inglaterra?

      O Mourinho entrou no Benfica e fez 9 jogos para a liga. Ganhou 5, perdeu 2 e empatou 2. Não sei como 9 jogos são suficientes para " pôr o benfica a ganhar quando estava numa crise profunda". E isso de quando saiu, estava à frente, ou quando entrou, estava atrás, é irrelevante. Um treinador que não acaba uma época, não pode vangloriar-se de feito nenhum. Senão, é olhar para a sequência da Académica com o Viterbo e depois, imaginar uma hipotética saída dele a meio da temporada, e ficar com os méritos.

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 8:29 pm

      Agora o palmarés de um treinador engloba apenas as Ligas dos Campeões conquistadas. Ok, não vale mesmo a pena perder o meu tempo.

    • Anónimo
      Posted Maio 3, 2015 at 8:26 pm

      O Guardiola não tinha o melhor plantel de sempre, ele fez o melhor plantel de sempre. São coisas bastante diferentes.
      João Martins

    • Frank Rijkaard
      Posted Maio 3, 2015 at 8:03 pm

      Na época em que Guardiola abandona o Barça perdeu duas vezes para o Real. Creio que nao estou em erro. Depois, a taça de Inglaterra nao e nem de perto a taça da Alemanha. Quanto aos dados anteriores, os 4,5 meses que o mourinho la esteve o Benfica ganhou a maior parte dos jogos. E quando vai para o Leiria, ultrapassa o Benfica. Se nao estou em erro. Eu ainda não vivia em Portugal mas acho que não disse nenhuma mentira grave.

      A liga BBVA que o Barça perdeu foi para quem ja agora?… Obrigado

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 8:02 pm

      Frank, o Real foi campeão espanhol em 2008 e o Mourinho foi para o Real em 2010. Que grande jejum é este que estás a falar? Qual é a necessidade de estarem a manipular informação? É para darem a entender que o Mourinho é o grande salvador do futebol? Sinceramente…

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 7:56 pm

      Sebastião América, então o campeonato ganho pelo Mourinho foi mais difícil que o campeonato ganho pelo Atlético de Simeone a lutar contra o Real de Cristiano e o Barcelona de Messi e ainda a lutar pela champions? E o Ronaldo não tinha bota de ouro(melhor goleador) antes do Mourinho, não é? O Mourinho preparou tanto o Real que na sua saída queriam vender Di Maria, Benzema e Modric que com o Ancelotti foram dos jogadores mais importantes na La Décima…

      Gil Rodrigues melhor plantel de sempre por causa dele ou porque já jogavam bem antes dele? É que se me disseres que ele encontrou já uma equipa que jogava bem, gostaria também que justificasses porquê que não ganhavam nada nas 2 temporadas antes da chegada do Guardiola?

      Por acaso sabes que nos 8 anos antes de Guardiola(2000-2008) o Barcelona ganhou apenas 5 títulos, que foram 2 campeonatos,1 champions e 2 supertaças de Espanha? E que nos 4 anos com Guardiola(2008-2012) ganhou 14? É nisso que dá viver a base daquilo que os outros escrevem…Uma mentira dita várias vezes, continua a ser mentira…

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Maio 3, 2015 at 7:32 pm

      O Guardiola que ganhou tudo, com o Melhor plantel de sempre??? e que depois foi ganhar para o Bayern que só tinha ganho tudo no ano anterior?? que seca tudo à volta com o seu poderio financeiro???

      ou o Mourinho que foi campeão europeu com o fcporto ou com o inter??? como é que é possível desvalorizar o trabalho de um em prol do outro, só porque o espanhol tem melhor imprensa?

      Não percebo! Para mim o Guardiola ainda tem que provar que pode ganhar com uma equipa equiparada à concorrência, tal como o Mourinho tem feito.

    • Sebastião América
      Posted Maio 3, 2015 at 7:26 pm

      O Real do Ancelotti é o Real que o Mourinho preparou. O Mourinho ganhou o campeonato mais dificil de todos, contra o adversário mais dificil de todos. O Mourinho ganhou uma prova de regularidade ao Barcelona de Guardiola, e ganhou-a batendo o record de golos marcados e o record de pontos. Ele formatou também o Ronaldo a ser uma máquina de golos e foi ele que descobriu o sistema onde o Ronaldo rende mais.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 7:22 pm

      Frank,

      Aceito a tua linha de pensamento, mas quando recorres a dados falsos ou incorrectos, essa perde valor.
      -Como é que o Guardiola perdeu 2 vezes para o Mourinho, quando em 4 épocas desportivas no Barcelona, ganhou 3 ligas BBVA?
      -Como é que o Mourinho pôs o Benfica a ganhar quando nem 1 época desportiva esteve lá?
      – Onde é que o Leiria acabou a época à frente do Benfica?

      Falas em que " O Guardiola conseguiu a proeza de ser eliminado na taça", então e a proeza do Mourinho em 2 anos consecutivos, ser eliminado na taça de Inglaterra? Não teria a obrigação de fazer mais? É que essa lógica tem que ser igual para os dois lados.

      Depois, argumentas com "ses", com eventuais sustos do Guardiola, e isso não posso levar a sério. Caso contrário, entro com dados que levam a conversa para outros níveis.

    • Cesar Torres
      Posted Maio 3, 2015 at 7:17 pm

      Awesome_Mark
      Qual prata da casa é que o Mourinho teve na champions com o Inter? Quando falas em prata da casa, falas de jogadores da formação ou jogadores comprados pelo clube antes da sua chegada? É que nem dá para comparar o trabalho do Mourinho no Inter com o trabalho feito pelo Guardiola. Um potenciou jogadores da equipa B e 3a divisão, outro comprou jogadores formados e tu vens dar a entender que o Mourinho teve um trabalho mais difícil? No mínimo estás a brincar…

      Por acaso sabes que o Mourinho, na temporada em que foi campeão europeu(2009/2010), gastou quase 100 milhões de dólares? Sabes que o Mourinho encontrou um tri-campeão Italiano e o Guardiola encontrou um tri-nada que tinha ficado em 3o lugar e a 18 pontos do líder? É com cada disparate que as pessoas escrevem aqui para defender o Mourinho…

      E como não gosto de escrever só por escrever, aqui vai o link para veres quanto o Mourinho gastou no Inter. Não sei até quando vão continuar a vender a ídeia de que fez um trabalho com tostões em Ítalia…
      https://www.transfermarkt.co.uk/inter-milan/transfers/verein/46/saison_id/2009

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 6:57 pm

      Certo, o reconhecimento que o Mourinho tem é incontestável, não disse o contrário em momento algum. Apenas referi que era maior por cá do que pelo estrangeiro.Só uma inexactidão no teu post, o Mourinho não foi campeão europeu com prata da casa no Porto e no Inter, ou melhor, não tanta quanto a usada pelo Guardiola.

      Prata da casa ≠ jogadores nacionais. Ainda mais notório é que na final da champions do Inter, o mourinho entrou em campo com 0 jogadores nacionais, o que não retira mérito.

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 6:23 pm

      É a tua opinião e não estou a censurá-la. Apenas não concordo e portanto estou a discuti-la contigo.

      Ambos os estilos (de Guardiola e Mourinho) têm raízes no passado, ou não tivesse havido futebol antes destes dois chegarem. No entanto, é incorreto considerares que apenas o Guardiola imprimou novos conceitos sob os já existentes. Todos os treinadores de futebol ao mais alto nível transmitem à sua equipa alguma ideias próprias de si. Isto do copy paste não existe. E insisto que o que diferencia os melhores dos melhores da concorrência não é a sua criatividade tática mas antes a sua capacidade vencedora. O palmarés do hoje consagrado campeão inglês fala por si . E, mesmo que o trabalho operado por Guardiola no Barcelona tenha sido fantástico, não estou em crer que seja maior do que as Champion's ganhas por Mourinho ao serviço de Porto e de Inter, também com prata da casa. E quanto ao reconhecimento internacional (uma vez mais), aconselho-te a veres os vários top's e rankings que são feitos por esta internet fora (vale o que vale é certo) sobre os melhores treinadores da atualidade e de sempre em sites internacionais e verás que o nome do português é uma presença assídua nos mesmos.

    • Frank Rijkaard
      Posted Maio 3, 2015 at 6:18 pm

      Entao e punha o Guardiola a frente presumo… Em que se baseia? Vamos ver isto, o Mourinho em 12 anos foi campeão europeu duas vezes, uma com o Porto e outra com o Inter (duas equipas com as quais não era assim tao fácil ganhar, com o Porto entao nem se fala) ; acabou com o jejum do Real ao ganhar a liga e a copa del rey; antes disso acabou com o jejum do Chelsea, e revalidou o título hoje. Passou portanto, por 4 clubes onde deixou marca. Fora outras coisas como por exemplo: pôs o Benfica a ganhar quando este estava numa crise profunda, a seguir vai para o Leiria e mete o Leiria a frente do Benfica…

      Digam-me que o Guardiola e melhor… O Guardiola no ano em que perde duas vezes com oReal do Mourinho anuncia que vai sair do Barça e inicia o ano sabático. A seguir vai para o Bayern de Munique, e consegue a proeza de este ano ser eliminado da taça… Quando tem obrigação de alem de serem campeões internos, ganhar a taça e competir seriamente pela Champions, nao levar 4 batatas em Munique o ano passado e este ano apesar de dar a volta a eliminatória com o Porto não se livrou do susto.

      Em conclusão, nao consigo entender, simplesmente nao me cabe na cabeça, como e que conseguem considerar o Guardiola melhor que o Mourinho. E nao me lixem com a ideia do autocarro de 1,2 ou 90 andares. Prefiro ver um jogo do Chelsea com os autocarros do que preferia ver o tiki-taka do Barça em 2011. Nao quero ser ofensivo mas muitas vezes adormecia a ver jogos do Barça, simplesmente nao dava vontade. Era eficaz, mas não tinha piada nenhuma. Era uma inseminação artificial do futebol.

      Com tudo isto, Guardiola, Simeone, Klopp são excelentes. Mas quando tiverem um currículo semelhante qo que o Mourinho ja tem, ai sim pode-se falar de uma comparação dele para qualquer outro que nao Sir Alex ou Van Gaal.

      E acreditem que vai ser ele que vai fazer a selecção portuguesa campeã da Europa

    • F.Totti10
      Posted Maio 3, 2015 at 6:14 pm

      Awesome-Mark eu não disse que o Benitez era melhor que o Mourinho,só disse que aqui em Portugal não dão o devido valor ao treinador Espanhol.
      Não interessa contra quem foi que o Benitez ganhou esses troféus,o que interessa é que os ganhou.O Mourinho também ganhou uma Champions contra o Mónaco e uma Uefa contra o Celtic e não vai deixar ter mérito por ter ganho contra equipas menos fortes.
      O Benitez com estes palmarés algum jeito para treinador deve ter:

      Valência
      Campeonato Espanhol: 2001–02 e 2003–04
      Taça UEFA :2003–04

      Liverpool
      Taça de Inglaterra: 2005–06
      Supertaça da Inglaterra: 2006
      Liga dos Campeões: 2004–05 e atinge uma final onde perde para o AC Milan em 2007-2008
      Supertaça Europeia: 2005

      Inter de Milão
      Taça de Itália: 2010–11
      Supertaça da Itália: 2010
      Mundial de Clubes da FIFA: 2010

      Chelsea
      Liga Europa: 2012–13

      Napoli
      Taça da Itália: 2013–14
      Supertaçada Itália: 2014

      Treinador do ano da Uefa (2): 2003-2004, 2004-2005.

    • Anónimo
      Posted Maio 3, 2015 at 6:13 pm

      Essa do Ajax não tinhas essa paranóia dos números nos anos 70 mas digo te o Ajax dessa altura era bem mais massacrante do que o Barça do homem que inventou o futebol.
      O Ajax dominava todos os adversários sem os deixar respirar coisa que esse Barça com equipas de uma maior valia não o conseguia sempre.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Maio 3, 2015 at 6:06 pm

      Helenio Herrera,Rinus Michels,Bob Paisley,Ernst Happel,Miguel Muñoz,Udo Lattek,Ottmar Hitzfeld,TrapattoniFerguson acho que chega.

      Filipe Ribeiro

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 5:56 pm

      Uma análise aos treinadores vencedores da liga dos campeões, competição onde os melhores emergem, julgo eu:

      Há 17 treinadores que são bi-campeões da competição e dois que são tri. Carlo Ancelotti e Bob Pasley. Logo, julgo que os trabalhos de Mourinho não são assim tão invulgares na maior competição do futebol. Precisávamos de recorrer aos dedos dos pés, portanto
      Mais invulgar, é que aqui em Portugal se crê que o Mourinho é a última coca-cola do deserto. É apenas mais um dos grandes treinadores que está em actividade, mas que, mesmo analisando os grandes títulos, está atrás do Don Carlo.

      Contudo, estou curioso para ver o desenrolar da carreira do Mourinho. Mesmo nesta nova estadia, em 2 campeonatos possíveis, tem 1. Em 2 champions, tem 0. E em duas taças de inglaterra, tem 0

    • José Castro Gonçalves
      Posted Maio 3, 2015 at 5:50 pm

      Awesome_Mark, como adepto do Chelsea só posso dizer que deverias trabalhar mais nos teus argumentos na hora de defender o Mourinho. O importante não é o futebol bonito, o importante no fim é ganhar, até aí concordo. Da mesma forma que o importante não é chegar nas meias-finais da champions, o importante é vencer uma competição europeia. Prefiro o ano em que ganhamos a Liga Europa do que o ano passado em que não ganhamos nada e acho que 99% dos fãs do chelsea também. É só ver os festejos aqui em Londres ano de 2013 e os festejos no ano passado(nenhum). Ou vais me dizer que o Mourinho fez um grande trabalho no Real porque em 3 anos ganhou 1 campeonato e foi para 3 semi-finais mesmo depois de tantos milhões? Qual clube grande é lembrado pelas semi-finais? Ou vais dizer que lembram mais do clube que foi para as semi-finais do que aquele que venceu a champions e a liga europa de forma seguida? Please,give me a break with your bs. Sim, estou feliz pelo campeonato mas este Chelsea merece mais se quiser ficar entre os grandes. Dinheiro e equipa não faltam, por isso, se ao fim de 4 ou 5 anos, o Mourinho não vencer nenhuma competição europeia, será uma passagem normal e nada fora do comum.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 5:42 pm

      O estilo do Guardiola é inédito, porque nenhuma dessas equipas do Ajax conseguia números de posse tão avantajados, nem fazia uma pressão após perda da bola tão intensa. Poderás dizer que o estilo tem raízes no Ajax, mas não é um copy paste temporal. Para além disso, conseguiu-o fazer com uma base de jogadores formados no clube – o Ajax também -, numa era em que isso é praticamente impossível num clube que lute por títulos na europa. Dizer que apanhou a melhor equipa de sempre, é irrealista. O mérito dele foi transformar uma equipa envelhecida e que vinha de um 3º lugar na BBVA e quartos finais de champions, num conjunto dominador que mais tarde apanhou um Real Madrid que contratou, na altura, dois dos 3 melhores jogadores do mundo.

      Em nenhuma altura houve uma gradação do meu discurso de bom para grande treinador, aliás foi apenas uma incoerência linguística, porque se reparares nos meus comentários, sempre tive o Mourinho como um grande treinador. O meu objectivo foi passar a ideia de que não é "o" treinador da era. E sim, é mais valorizado em Portugal do que lá fora. O Mourinho, neste momento, partilha um lugar com o Simeone, Klopp e alguns outros na luta por um 2º lugar nos melhores treinadores do mundo.

      É a minha opinião.

    • Kafka I
      Posted Maio 3, 2015 at 5:39 pm

      Filipe Ribeiro

      Sem dúvida nenhuma tens razão, e esse Barça nada tinha de defensivo, agora o que quis transmitir é que também é possível entrar para a história com um futebol defensivo, como aquele Inter do Herrera entrou, foi neste sentido que dei mais ênfase ao Herrera defensivo

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 5:37 pm

      Cada vez mais tiros nos pés. O Mourinho podia terminar hoje a sua carreira que já ficaria na história. Contam se pelos dedos os treinadores com um currículo melhor ou sequer semelhante.

    • Anónimo
      Posted Maio 3, 2015 at 5:28 pm

      Oh Kafka a historia do Helenio Herrera não é apenas o Inter foi duas vezes bi campeão espanhol uma com o Atletico e outra de um Barça fantástico que venceu duas taças das cidades com feira pre Taça UEFA com Suárez,Kocsis,Czibor por aí não se pode por a carreira dele como apenas um treinador defensivo e para o resultado.Para alem de tr sido inovador e ter tido uma carreira a top durante mais de 30 anos.É só um reparo.

      Filipe Ribeiro

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 5:25 pm

      João Magalhães

      Falares de Espanha é o pior que se possa fazer pois é sabido as divergências históricas entre os ibéricos (veja-se o Ronaldo) e muito do ódio baseou-se numa situação muito peculiar que é o facto de ter tentado abanar com aquele núcleo duro do Real. Compara com Inglaterra, não apenas na imprensa como os comentários nas redes sociais e verás que há uma maior aceitação ao Mourinho. De bom já passou a grande treinador, mas agora já não será marcante porque este não inventou um estilo. Pois bem, porque raio é justamente o Guardiola a ser relembrado quando o seu estilo de jogo também não é propriamente inédito? Ajax, diz-te alguma coisa?

      F.Totti10

      Vais-me dizer o quê? Que o Benitez é sequer tão bom quanto o Mourinho? Compara os registos de cada um e depois falamos. Depois essa de todas as competições de clubes e Mundial de Clubes só pode ser para pôr-nos a rir… o Chelsea ganha a Liga Europa depois de ter sido vergado na Champions por… Juventus e Shakthar (o Mourinho chegou e foi às meias-finais mas ganhar a segunda competição europeia é que deve ser o máximo). E explica-me lá qual a concorrência que encontrou no Mundial de Clubes. Ainda por cima nem enfrentou na final uma equipa sul-americana que por norma são aquelas que ainda causam algumas dificuldades. Se estiveres assim tão sedento de vanglorizar o espanhol, aconselho-te que exprimentes outras vias.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 5:19 pm

      Igor,

      É porque é que tem de ser o Mourinho e Guardiola? Porque motivo não pode ser Ancelotti e Guardiola? O Ferguson também coexistiu com o Português, logo também o posso incluir nessa "era". E há outros treinadores titulados que mereciam esse rótulo. Uma coisa é certa, Guardiola é o denominador comum.

      Quanto à analogia que fazes com jogadores, eu prefiro e apoio o Ronaldo, mas julgo que o Messi será " o jogador" desta era, apesar do Português ficar para a história como um dos melhores de sempre e certamente um dos 3 melhores goleadores de todos os tempos.

    • Igor Borges
      Posted Maio 3, 2015 at 5:08 pm

      Mas porque raio só pode ser um a marcar uma era? Tanto Mourinho como Guardiola vão marcar uma era e ficar na história do futebol, tal como Ronaldo e Messi, tal como já ficaram Zidane, Figo e Ronaldo, e por aí fora. Mas porque raio tem de ser só um? Dizer que o Mourinho não vai ficar para a história do futebol mundial é um disparate, embora esteja no seu total direito de o dizer, uma vez que a liberdade de expressão ainda existe.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 5:08 pm

      F.Totti10,

      Sim, é esse o motivo dos Mourinhistas odiarem o Rafa. Eliminou o milionário Chelsea duas vezes nas meias-finais, daí que ainda haja alguma ressaca para com ele.

      João Lains,
      O Mourinho será um sempre recordado como um grande treinador, mas não o melhor da sua era. É apenas a minha opinião, que vale tanto como a de qualquer um que acompanha futebol, mas a história encarregar-se-à de colocar cada um no seu devido lugar.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 4:39 pm

      Certo Kafka,

      Mas o Herrera tinha traços que o distinguiam dos seus antecessores e é isso que normalmente dá o estatuto de imortal a alguém. Os que inventam um estilo, ou uma nova forma de jogar, ficarão sempre para a história. Os que se limitam a ganhar, sem introduzir uma vertente nova, são apenas "mais um". Podem alegar que o Mourinho trouxe uma vertente pedagógica para o Futebol, com foco na psicologia, alargando o horizonte do futebol para fora do campo. Talvez concorde.

      Continuo a acreditar que será sempre lembrado como um grande treinador, mas não como o marcante da sua era. Esse, será Guardiola que, mesmo que se retira-se no final da época, ficaria sempre na memória de todos.

    • F.Totti10
      Posted Maio 3, 2015 at 4:32 pm

      Exactamente João Magalhães.Aqui em Portugal quase ninguém gosta do Benitez porque ele ganhou duas meias finais da Champions com o Liverpool ao Chelsea de Mourinho, que tinha mais do dobro do orçamento do Liverpool, e foi dos poucos que conseguiu fazer frente ao Mourinho nos mind games.
      O Benitez é o único treinador no mundo a conseguir ganhar todas as competições europeias de clubes e também o mundial de clubes.Ganhou esses títulos em 4 clubes diferentes Valência,Liverpool,Inter e Chelsea,e no fim de esta época vai ser mais uma Liga Europa para o currículo,fazendo com que seja vencedor de competições europeias em 5 clubes diferentes juntando o Nápoles.

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 4:27 pm

      João Magalhães, então aconselho-te a leres a comunicação social inglesa e outros blogues. Não podes só falar no que te dá jeito para levares a melhor. E sim, Mourinho vai ficar na história e não és tu nem eu que vai decidir isso. Dizer que vai ser apenas um "bom" treinador é uma perfeita estupidez.

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 4:05 pm

      Awesome_Mark,

      Mais reconhecido lá fora? É uma bajulação total nos nossos telejornais e comunicação social.Se fores ler a imprensa espanhola, ele quase que é apelidado de doente mental, tal eram os artifícios que procurava para justificar os insucessos.

      Se chamam o sucesso no Porto para fazer vénias ao Mourinho, vejam o que o Benitez fez no Valência. E com isto não quero dizer que o Benitez é superior ao Mourinho, até porque não o acho
      Ainda assim, tem um currículo excelente.

      Quanto ao conciliar o futebol aos resultados, só está ao alcance de alguns. Rinus Michels marcou uma era, e não foi o mais titulado dessas décadas. Adivinha o porquê

    • Kafka I
      Posted Maio 3, 2015 at 4:04 pm

      O Helenio Herrera tinha como doutrina o futebol defensivo e entrou para a história do futebol, porque razão o Mourinho não pode entrar para a história? desde quando só quem joga ao ataque é que pode entrar para a história do futebol Mundial?

      Aliás se há coisa que o futebol tem e o distingue é precisamente a sua "democracia" no que concerne à forma para se atingir o sucesso, pois uma equipa que jogue futebol defensivo (de contenção, transição ou que vocês gostarem mais de lhe chamar) pode perfeitamente almejar um titulo da mesma forma que uma equipa que jogue em ataque continuado ou com futebol de posse ou de outra forma qualquer…

      TODOS os sistemas no futebol, são sistemas vencedores, desde que superiormente desempenhados pelos seus intervenientes, e para quem diz que só o futebol de ataque é que é bom e vence e não sei que mais, aconselho-os a verem um pouco de futebol italiano da década de 80 e 90 onde as equipas Italianas era MUITO melhores que todas as restantes, e não primavam de todo por um futebol 100% ofensivo e aberto, era antes um futebol cinico, de transição e de contenção e não deixaram de ter sucesso por isso, varrendo LITERALMENTE toda a Europa por ondem passavam…

      Como tal resumidamente, o futebol ofensivo é mais apelativo de ver para o adepto comum? acredito que seja (tanto é assim que há pessoas a título de exemplo, que pouco ou nada percebem de futebol e dizem que o melhor defesa central do Mundo é o melhor "porque sabe atacar" dizem elas), agora é um futebol mais eficaz e que vence mais vezes que os outros sistemas? não é de todo, vejam os vencedores dos grandes titulos nos últimos 40 anos da história do futebol e verão que é provavel que esteja quase 50-50 entre vitórias de futebol ataque 100% ofensivo e o futebol defensivou ou de contenção e transição como lhe quiserem chamar

    • Awesome_Mark
      Posted Maio 3, 2015 at 3:38 pm

      Eu juro que não li isto… Bons traindaores são o Pellegrini, o Benitez e companhia limitada. Agora o Mourinho? Bom? SÓ bom??? (ATENÇÃO, nao estou a querer afirmar que seja o melhor de sempre). Depois, a mim parece-me que ele é muito mas reconehcido lá fora do que cá dentro. Aliás, as opiniões que circulam neste espaço são prova disso. E falar da eventualidade dele treinar a seleção portuguesa dessa forma, enfim, não digo mais nada…

    • João Lains
      Posted Maio 3, 2015 at 3:35 pm

      Eu gosto de ver futebol espectáculo, mas eu não tenho poder para exigir nada. Quem está a ser pago é o Mourinho, é ele que dá a cara e que está obrigado a obter resultados portanto esses discursos românticos não valem de nada. Acordem para o mundo real. A nossa opinião não vale para nada.

    • Roberto
      Posted Maio 3, 2015 at 2:50 pm

      Realmente depois de serem campeões os adeptos do Chelsea vão-se fartar à brava…

    • João Magalhães
      Posted Maio 3, 2015 at 2:50 pm

      "You need both quality and results. Results without quality is boring; quality without results is meaningless"- Johan Cruijff

      Continuo a achar que o Mourinho não vai ficar para a história como um dos grandes pensadores do futebol, nem como uma referência para as gerações vindouras. Será um bom treinador, com resultados, mas que terá mais congratulações no nosso país do que lá fora.
      Nem quero imaginar quando treinar a nossa selecção, ao menos será uma forma de muitos verem que não tem nenhum poder especial.

    • Sebastião América
      Posted Maio 3, 2015 at 2:49 pm

      Campeão com melhor defesa, segundo melhor ataque por um golo, e melhor diferença de golos.

    • Rafa
      Posted Maio 3, 2015 at 2:48 pm

      Ser campeão justifica tudo? Queres ver futebol para ver espectáculo ou para ganhar mas aproveitar e fazer uma sesta de 1h30?

    • Fábio Sousa
      Posted Maio 3, 2015 at 2:38 pm

      Mas é campeão, enquanto os outros jogam bem mas ficam a ver navios.

  • Anónimo
    Posted Maio 3, 2015 at 2:28 pm

    Ganhou a melhor equipa. Muitos parabéns ao Mourinho e ao Chelsea. Não praticaram o melhor futebol, mas praticaram sem qualquer dúvida o futebol mais eficaz.

    André C.

Deixa um comentário