Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

34: Mate

Ao cabo de 34 jornadas, apurou-se finalmente o campeão. O Benfica, após uma vitória contundente sobre o Nacional da Madeira, alcançou o tricampeonato, algo que não se via na Luz desde 1977. É o 35.º título nacional das águias, o primeiro de Rui Vitória e o quinto do presidente Luís Filipe Vieira. Em campo, os encarnados demonstraram a sua supremacia, tendo Gaitán (excelente exibição) e Jonas resolvido o problema ainda na primeira parte. Os insulares até conseguiram dar uma boa réplica, sobretudo no segundo tempo, mas o triunfo estava destinado a pertencer aos da casa. Por outro lado, o Sporting deslocava-se a Braga, uma deslocação tradicionalmente difícil para Jorge Jesus, na esperança de vencer e esperar que o rival da 2.ª circular tropeçasse. Tendo a Taça de Portugal como objectivo, Paulo Fonseca, que manteve alguns titulares, deu oportunidade a elementos como Arghus e Alef, mas a superioridade da turma verde e branca foi evidente desde o primeiro minuto. A primeira parte dos leões foi de grande nível, do melhor que se viu esta temporada, tendo Teo Gutiérrez colocado o conjunto leonino com uma mão na Taça por três minutos. Por outro lado, não havia Adrien, mas João Mário deu conta do recado no miolo do terreno juntamente com William, enquanto que Schelotto e Bruno César voltaram a ser determinantes na manobra ofensiva dos leões. Já Ruiz, outrora perdulário, marcou dois golos de belo efeito, enquanto que Slimani, que poderá ter feito o último jogo de leão ao peito, terminou a temporada com 27 golos na Liga. Por fim, o FC Porto, no último teste antes da final da Taça, não teve problemas em derrotar um já tranquilo Boavista. André Silva estreou-se a marcar e voltou a somar pontos juntos dos adeptos com uma boa exibição, Layún voltou a facturar e Danilo, a melhor unidade dos dragões esta época, chegou aos seis golos na Liga. 
Na luta pela Europa, o Rio Ave triunfou na Ribeira Brava e juntou-se a Arouca e Sp. Braga nos lugares de acesso às competições europeias. Em sentido contrário, os insulares não foram felizes neste regresso à I Liga e farão companhia à Académica na despromoção ao 2.º escalão. Melhor sorte teve o V. Setúbal, que se salvou com um empate em casa diante do Paços de Ferreira, tendo os pacenses voltado a falhar o apuramento para a Liga Europa na última jornada. Quem também terminou com um sorriso foi o Tondela, que conseguiu derrotar a já condenada Académica e salvar-se sobre o risco de meta. Trabalho notável de Petit, que conseguiu unir uma equipa dada como fora das contas há muito tempo e garantir a permanência de forma surpreendente. Por fim, o Estoril também falhou a possibilidade de acesso à Europa na última ronda ao perder no Restelo, o V. Guimarães desperdiçou uma vantagem de dois golos em Arouca e Miguel Leal despediu-se de Moreira de Cónegos com um triunfo sobre o Marítimo, que sonhará agora com uma noite de sonho, diante do campeão nacional, na final da Taça da Liga. 
Equipa da Jornada: Sporting – Os leões sabiam que não dependiam de si para alcançarem o título, mas fizeram a sua parte nesta última jornada. Em Braga, a turma de Jorge Jesus dominou desde o apito inicial e alcançou uma goleada que não surpreendeu quem assistiu ao encontro. É notório que o conjunto de Jorge Jesus termina a temporada numa super forma, sendo visível a subida de rendimento de diversos jogadores (Schelotto, João Mário, William ou Teo), mas a verdade é que os 86 pontos (um recorde) não chegaram para a conquista do objectivo principal da época. 
´
Equipa Desilusão: União da Madeira – Os madeirenses até estiveram em vantagem, fruto de um golo de Amilton (o melhor jogador do União esta época), mas a expulsão de Paulo Monteiro e um novo erro de Gudiño deitaram tudo a perder. O futebol apresentado durante a temporada não foi o melhor, mas fica a sensação que com André Moreira o conjunto de Norton de Matos não tinha descido. 
Melhor 11 da 34.ª Jornada da I Liga: Cláudio Ramos (Tondela), Schelotto (Sporting), Pica (Tondela), Rúben Semedo (Sporting), Layún (FC Porto), William Carvalho (Sporting), Luis Alberto (Tondela), Gaitán (Benfica), Bryan Ruiz (Sporting), Rafael Martins (Moreirense), André Silva (FC Porto)
Melhor Jogador: Gaitán (Benfica) – O argentino regressou à equipa nesta última jornada e, após algumas rondas de menor fulgor, apareceu no momento certo. Exibição de mão cheia diante dos insulares (foi claramente o melhor em campo), coroada com dois golos e uma assistência. Um craque. 
Jogador Desilusão: Alef (Sp. Braga) – Chegou a Portugal com estatuto, fruto de ser internacional sub-20 pelo Brasil, mas só se estreou na última jornada da Liga e pouco mostrou. Muitos passes errados, problemas na transição defensiva e alguma dureza excessiva nos duelos. Acabou por sair em inferioridade física, numa primeira aparição pouco feliz. 
Jogador a Seguir: Grimaldo (Benfica) – Eliseu continua sem renovar e, apesar da boa temporada do internacional português, o ex Barcelona tem dado bons apontamentos nas vezes em que foi chamado. Nesta jornada, voltou a demonstrar a sua apetência ofensiva, sendo claramente um lateral com uma técnica acima da média, que se destaca pela profundidade que oferece e que poderá acrescentar qualidade no cruzamento. 
Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • João Gonçalves
    Posted Maio 16, 2016 at 3:22 pm

    Com a tristeza de termos sido novamente goleados (final de época terrível, tremo ao pensar na final da taça) queria apenas destacar o incrivelmente bem sucedido divórcio entre Petit e Boavista. Se na altura Boavista e Tondela ocupavam os últimos lugares da tabela (não tenho a certeza em relação ao Boavista) a verdade é que ambos se safaram. Assim sendo Petit acaba por fazer um reverso Luís Campos.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 16, 2016 at 2:22 pm

    Se no inicio da epoca me garantissem o segundo lugar eu assinava por baixo sem discussão … logo agora nao posso vir pedir mais a estes jogadores e equipa tecnica pois superaram as minhas expectativas e ainda venceram a Supertaça (embora algumas pessoas queiram desvalorizar esta conquista).
    Este orgulhoso desta equipa do Sporting, este 11 base com Patricio, Schelotto, Coates, Semedo, B. Cesar, William, Adrien, J. Mario, Ruiz, Teo e Slimani liderados por JJ é fabuloso.

    Agora na proxima epoca temos de dar continuidade e sermos campeões.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 16, 2016 at 1:49 pm

    Não vi o jogo do Sporting mas não me admiro que seja a equipa da jornada por ter goleado o Braga. Já o melhor jogador ser o Gaitán é merecidíssimo. Que classe! Está a voltar à forma do inicio de época e espero para o ano que ele continue para lutarmos pelo tetra!!

  • Nuno R
    Posted Maio 16, 2016 at 1:48 pm

    Para lá do prato forte do ano, o (ainda, pelo que se vê) animando Sporting-Benfica, alguns pontos.

    O Sporting é dado como o grande derrotado da temporada, pois esteve na frente, investiu no treinador e em jogadores, mas, e que dizer do Porto? Voltando a Agosto, esta era a equipa que ia atropelar tudo em Portugal. Aliás, esses eram os mínimos exigíveis, o quão longe iriam na LC era a única interrogação. É certo que o Porto pode vencer a Taça, não é de somenos, mas a nível de campeonato, se perder (padrões portistas) já de si é um fracasso, perder ficando fora da disputa tão cedo é uma hecatombe, e dadas as previsões então, seria uma tempestade. O mais curioso é que a própria Direcção assumiu a desistência do título, ao despedir Lopetegui. Por pior que fosse o espanhol, a verdade é que estava na luta, e dificilmente um sucessor, fosse qual fosse, conseguiria num período curto de tempo eliminar todos os vícios da equipa, mantendo as qualidades. E foi exactamente isso que se passou.
    O Braga estabelece-se como a 4ª equipa, numa terra de ninguém. Não tem (ainda?) capacidade para tocar a luta pelo título (caso não tivesse tantas frentes abertas, poderia ter feito mossa no Porto, talvez), e está bem longe dos restantes.
    E o resto? Muito mau…
    Volta a assistir-se a um declínio da qualidade global da Liga. Diz-se que em termos de crise a classe média é a primeira a sofrer, e no futebol português a regra aplica-se. Aquele grupo de equipas designadas como "europeias" (Boavista, Guimarães, Maríritimo, Nacional, ou em outros tempos, Farense) simplesmente não existem. Agora tudo se resume a uma competição entre os menos maus, este ano é o Arouca, para o ano pode ser o Paços, e aí por diante. Em termos de qualidade individual e capacidade colectiva, não há um conjunto que possa beliscar os da frente. Podem eventualmente roubar pontos, pela raça e vontade, por abordagem displicente dos mais fortes, mas se for preciso aplicar conceitos puramente futebolísticos, disciplina táctica, pressão, posse de bola, é tudo de uma pobreza gritante. A maioria dos clubes não tem capacidade para atrair bons jogadores (quem não se lembra de Yekinis ou Mladenovs em clubes de 2ª linha), nem sequer de manter os seus, que saem por meia dúzia de patacos, ou para os grandes, ou para mercados exóticos ou periféricos.
    E a tendência do fosso aumentar vai manter-se, à medida que a capacidade de investimento dos maiores aumenta, e dos outros diminui.
    Pela negativa, a descida da Académica, ainda que esperada e porventura benéfica para o próprio emblema, e a segunda volta do Setúbal, perfeito exemplo de como o mercado de Inverno ainda acentua mais as desigualdades.
    Para o ano há mais.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 11:26 pm

      Nuno R fui reler e logo o teu inicio:
      "O Sporting é dado como o grande derrotado da temporada, pois esteve na frente, investiu no treinador e em jogadores, mas, e que dizer do Porto?"

      Apenas disse que para MIM SE o Porto (Maritimo e até me tinha esquecido deles no comentário, o Braga) ganharem a taça tem uma época melhor que a do Sporting. É matemática simples: Ganhar 1 troféu OFICIAL é melhor que 0*.
      E isso é um um FACTO, tal como o é que, mesmo se o Porto ganhar a taça de Portugal teve uma época PÉSSIMA (isso para os padrões de exigência que se vive no Dragão/Luz).
      Para MIM que tudo o que seja abaixo do 1ª lugar é uma péssima época. Ganhar a taça é uma época mediana. Não ganhar nada é uma HORRÍVEL época…Graus de exigência.

      E para MIM não há volta a dar: o grande derrotado da época é o Sporting, o grande derrotado é o JJ e o grande derrotado é o BdC…Nesta altura é fácil perceber que quem perdeu a liga foi o Sporting. Mais, começou a perder ao ganhar (e a humilhar) na Luz.
      As declarações do JJ+BdC nessa HUMILHANTE jornada para nós (mudou o chip por completo de todos nós Benfiquistas).
      Aquele 0 -3, ao minuto 70, passámos a ser o verdadeiro "de muitos, UM"…passámos a ser todos Rui Vitória….Aquele minuto 70 foi o "início" do 35, juntando a tudo o que o antecedeu/precedeu esse jogo em termos de declarações.
      Quando uma HUMILHANTE derrota nos une e no reergue a tempo de vencer.

      Ainda ontem mando sms ao JJ a agradecer a sua "ajuda" no 35 e ele nem respondeu. -_-

      Ps. Não se notou que sou Benfiquista?. :O

      *supertaça corresponde à época anterior.
      Lopes

    • The Monster
      Posted Maio 16, 2016 at 5:08 pm

      Nuno, o Lopes é benfiquista, vê-se logo pelo discurso.
      A época do Porto foi penosa, ainda assim prefiro ganhar a Taça de Portugal a ficar em segundo no campeonato e não ganhar nada.

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 4:10 pm

      Não referi se a época do Sporting foi um sucesso ou um fracasso. Pelo que nem diz nada, porque não sabe.

      Já eu, posso dizer com precisão que segundo o Lopes, o sucesso da época do Porto mede-se consoante a do sporting. Para um clube habituado a ganhar, colocar a bitola noutro que não ganha o campeonato há 14 anos… que te viu e quem te vê.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 3:53 pm

      Tudo bonito falar do 3º lugar do Porto e de terem estado mal (tudo real)…#sóquenão

      Ora vejamos:
      SE o Porto ganhar a taça de Portugal teve uma época melhor e ganha mais troféus que …o Sporting
      Ou que SE o Marítimo ganhar a taça da liga teve uma época melhor e ganha mais que troféus …o Sporting

      A não ser que ser 2º contar como titulo…e ganhar 3x ao Benfica e 2x (ou foram também 3x? já não me lembro) ao Porto também conte como títulos…ai já nem digo nada!

      Lopes

    • Rui Sousa
      Posted Maio 16, 2016 at 3:29 pm

      Como portista digo claramente que independentemente do que acontecer na taça, a época foi penosa pelo que se passou no campeonato e na Champions, e nada enquadrada com a atitude e competitividade que temos vindo a apresentar (com poucas excepções) nos últimos 20 anos.
      Agora, posto isto, e dizendo de antemão que o objectivo mínimo para mim é ser campeão, a parte em que dizes que as previsões eram estas e aquelas, e a equipa ia atropelar tudo não são verdadeiras, pelo menos aos olhos dos portistas.

      Eu o que vi no início da época foi:

      Perder o lateral direito para o RM e ir buscar um ao Benfica;
      Perder o lateral esquerdo para a Juventus e ir buscar um ao Watford (e Aston Villa);
      Manter os centrais que tinha sido um dos calcanhares da época anterior;
      Perder o MD para o RM e ir buscar um ao Marítimo;
      Perder o médio mais criativo que tínhamos para o Atlético e não ir buscar ninguém com as mesmas características;
      Perder O bola de prata das 2 ou 3 épocas anteriores e ir buscar um galã argentino problemático;
      Perder dos poucos jogadores, com melhor ou pior feitio, que conseguia fazer a diferença na linha e ir buscar um potencial jogador à liga Holandesa;

      Aquilo que a maioria das pessoas (especialmente rivais) quis ver foi: O Porto gastou 20M num jogador e foi buscar o Casillas, por isso com o dinheiro que gastou tem de ser campeão.

      Se com a época que tínhamos o ano passado não fomos campeões, então CERTAMENTE que não partimos (e falo por mim e por muitos portistas) com a certeza que íamos atropelar toda a gente. A abordagem ao mercado foi péssima, com poucas soluções e sem colmatar algumas das maiores necessidades do Porto e isso foi-se reflectindo ao longo da época.

      Obviamente que houve boas surpresas, nomeadamente Danilo (melhor jogador esta época), Layun (não tanto na parte da defesa, mas o campeonato portuguÊs pouco o exige) e Maxi (este não foi propriamente uma surpresa) o que que se calhar permitiu evitar uma época ainda mais vergonhosa. Agora, e volto a frisar, nunca foram favas contadas, muito menos para quem esteve atento à abordagem de mercado (5 jogadores titulares indiscutíveis + quaresma que foi titular em grande parte da época + fabiano (que não se percebia bem porque foi titular após Helton recuperar) = 7 jogadores titulares que sairam do clube) e via quem estava a chegar.

      Esperemos que para o ano isto seja colmatado. Se bem que a contratação do Zé Manel (com todo o respeito que tenho por ele) já não augura nada de bom……

      Isto claro está, sem falar na abordagem ao mercado de Inverno, que nem vou falar sobre ela que é para ficar tenso..

      Cumps,

    • The Monster
      Posted Maio 16, 2016 at 2:21 pm

      Bom Resumo!
      Tocando nos últimos parágrafos, Benfica e Sporting bateram o recorde de pontos devido à fraca qualidade dos oponentes, e não por serem equipas mais fortes em comparação com os candidatos dos anos anteriores, noutros campeonatos com certeza que perderiam muitos mais pontos, e a tendência será para esses recordes de pontos sejam batidos a curto prazo.
      O Fosso irá aumentar cada vez mais.

    • Nuno Quitério
      Posted Maio 16, 2016 at 2:00 pm

      Ai o Yekini… Ai o Yekini… Saudades…

  • Tiago Martins
    Posted Maio 16, 2016 at 1:30 pm

    No que toca ao contexto “extra-grandes”, tenho que começar por enaltecer esta recta final do Tondela, um autêntico conto de fadas. E mais do que isso, um repor da justiça que vinha faltando na tabela. Uma equipa que sempre tentou privilegiar o bom futebol e que tinha sido bafejada por inúmeros infortúnios (nem sei a quantidade de jogos onde foram superiores e não somaram pontos, muitos deles em rectas finais de jogos).
    A Académica “finalmente” desceu (não que tenha algo contra a instituição, mas já eram muitos anos a jogar um futebol pobre, sem um projecto sólido, sem nada…), o Setúbal por pouco não foi do céu ao Inferno e um Vitória de Guimarães que prometia pelas contratações acabou a temporada de forma penosa. E uma Liga Europa nivelada por baixo, o Braga conseguiu com relativa facilidade obter o 4º lugar, o Arouca foi sem dúvida alguma um dos grandes destaques da temporada (mais uma vez Lito Vidigal com um trabalho notável) e a ultima vaga felizmente foi ocupada pela equipa que demonstra ter mais argumentos (estruturais e financeiros) de fazer uma Liga Europa positiva.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 16, 2016 at 1:28 pm

    Por motivos óbvios não comentei aqui ontem, mas deixo aqui um rápido comentário sobre o jogo e sobre a respectiva liga.

    O vencedor da liga foi o Benfica, pelo 3º ano consecutivo. Enquanto uns mudam de opinião consoante a sua posição, a verdade é uma: o Benfica bateu o recorde de pontos, fez mais pontos que todos os outros e ergueu de novo o troféu.
    Com mais ou menor qualidade o Benfica soube aguentar a pressão de ser líder, muitas vezes jogando depois do Sporting e sabendo que precisava de ganhar para se manter líder. Não afectou. Notou-se cansaço por vezes, viu-se alguns erros, mas foram incansáveis na busca pela vitória.
    O Sporting fez um excelente campeonato, embora também tinha tenha tido uma fase de menor fulgor e jogos ganhos nas últimas.
    O Benfica teve o melhor ataque com alguma distância, o Sporting a melhor defesa com 1 golo de diferença (que é praticamente nada até porque foi o golo de ontem a fazer a diferença….).

    O Tondela lá se manteve, com uma recuperação tremenda de Petit. Seja pelo apreço que tenho por Petit, seja pelo facto de ter tirado vários pontos aos rivais do Benfica, fico feliz que se mantenha por cá.
    A Académica desce, mas era algo já esperado há uns anos.
    O Braga acaba a época em menor fulgor, mas ainda pode ter uma época bastante positiva se conseguir levantar a taça.
    O Porto tem também uma oportunidade de remediar uma época, que em termos de campeonato foi desastrosa. Mau preparamento, e um mercado de Inverno que deveria envergonhar qualquer portista.

    Na derradeira jornada o Benfica consegue uma vitória tranquilo sobre o Nacional, descansando assim os milhares de corações benfiquistas algo sobrecarregados dos últimos jogos.
    Foi bonito de RV meter o Paulo Lopes. Se há notória diferença entre JJ e RV é no aspecto emocional, e aí RV dá goleada ao JJ. Quem não se lembra de JJ ser campeão e deixar o Paulo no banco? Algo que caiu mal em muito benfiquista, RV emendou isso.

    Há algum tempo já dizia aqui que a sucessão até à equipa B estava bem, e faltava agora a ligação equipa B à A (indiferente se os jogadores forem ou não da formação), algo que se viu este ano, e embora quase se sacrificou a B, no final tudo valeu a pena.

    Foi bom ver o Nico que tão bem nos habituou neste último jogo, com passes magistrais.
    E se alguém tinha dúvidas da qualidade de Grimaldo, espero que tenham ficado dissipadas. Que jogaço! Ia fazendo uma assistência incrível para Jonas. Temos jogador!

    Por fim, espero que para o ano não se passe a vergonha que foi este ano em termos de comunicações e que ainda ontem gerou confrontos (confrontos no McDonald com presença de um presidente? haja vergonha). As suspeições levantadas foram desprezíveis. O Renato deu a resposta ontem.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 16, 2016 at 4:59 pm

      Acredito que tenha ajudado. Um abraço Zé Maria.

      Nuno R animais há em todos os clubes. Mas este ano houve um aumento de provocações, um aumento dos insultos e BdC e restantes foram cúmplices. Do lado do Benfica houve dirigentes que estiveram mal, muito mal. Estaria a mentir se dissesse que não ouvi provocações no marquês e arredores (apesar de nem se verem sportinguistas). Mas isso é relativamente normal, e felizmente nenhum desses cânticos teve adesão, tirando o "bailando" e a mudança da música "quem não salta é lampião" para o "Benfica é campeão", mas isso é tudo normal. O motivo da festa era outro.
      Se há um grupo de adeptos que já é conhecido por picardias, e se em vez de se acalmar os ânimos, se vai constantemente em público fazer de mais um membro de claque em vez de um presidente, é óbvio que isso não dará bom resultado.
      Eu nem sei se os adeptos do Benfica eram meros adeptos, se provocaram, se eram das claques, ou se estavam apenas a comer uma refeição (eu próprio fui ao McDonald buscar jantar após sair do marquês, se bem que era outro). Mas um presidente tem uma facilidade tremenda em acalmar os ânimos. Basta dizer (e duvido que o presidente não conhecesse muitos dos membros pessoalmente) que ficam impedidos de entrar em alvalade. Em termos de populismo é que pode não ficar bem. E se quando se vai acompanhado do seu presidente se tem a coragem de partir para confrontos, é porque talvez haja confiança para tal… ou então é o comportamento típico de animal.

      Eu não tenho problema em ver adeptos de todas as cores ao pé do estádio. Obviamente convém não ir para a claque rival. Agora pede-se respeito. Celebrem os golos, se quiserem, mas desde que não se metam a cantar cânticos insultuosos, então tudo estará bem. Se o fizerem talvez chame à atenção, mas nunca partindo para confrontos.
      Em Guimarães o que aconteceu o ano passado é algo que ainda me choca por não terem sido os típicos adeptos do costume, mas aparentemente pessoas normais, assim como me chocou o que se passou no marquês (que felizmente este ano não aconteceu).
      Concordo contigo na falta de civismo mas eu penso que têm culpas. Aproveitar-se desse fanatismo é basicamente desculpabilizar os seus atos. Faz-se um certo comentário porque se sabe à partida que terá o apoio, e quando mais grave for a acusação mais apoio terá na parte mais radical.

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 3:28 pm

      Mosqueteiro
      Ao que sei, um grupo de adeptos seguiu-o até a essa zona de restauração, e ao ver os adeptos de outra cor, tentaram invadir o espaço. Se ele instigou, se retirou ou tentou impedir, indiferente .
      Quem o fez não passa de um animal, e esses estão bem é em jaulas. Em Sete Rios a coisa está lotada, há umas boas em Alcoentre. Mas sinceramente, alocar esse comportamento ao que aconteceu este ano é falacioso. Se eu entrasse num estádiio de futebol e me pusessem uma bola de golfe no bolso, eu não a atirava lá para dentro. É preciso uma certa, predisposição, para cometer certos actos. Também há quem defenda que é de mau gosto ir para a bancada que não aquela reservada ao seu clube. E adeptos que foram agredidos por provocarem, usaando a camisola do seu clube no reduto do oponente. E o que se passou o ano passado nas comemorações em Guimarães, faz dos benfiquistas todos uns malfeitores que só querem pilhar?
      É tudo uma questão de cultura e civismo. Não somos ricos nesse campo.
      Os dirigentes desportivos não são culpados da ausência desta. Fazem algo por aumentá-la? Isso, claro que não, tentam inclusive aproveitar-se dela em seu favor, de mais que uma maneira. Daí a culpá-los…

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 3:25 pm

      Tens razão Mosqueteiro. Mas a verdade é que a presença dele ajudou a serenar o ambiente.

      Um abraço

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 16, 2016 at 2:49 pm

      Zé Maria tudo o que eu sei foi o que passou nas notícias, e não falam dessa atitude do BdC, mas acredito na tua palavras. Obviamente que quero acreditar que o presidente tentou acalmar os ânimos, caso contrário seria algo vergonhoso. Sendo que se calhar se o vosso presidente não estivesse lá, talvez a polícia também não estaria e as coisas poderiam ter tomado proporções mais drásticas.
      Mas com ou sem a sua presença, foram confrontos escusados que apenas mancham o futebol português.

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 2:33 pm

      Mosqueteiro, concordo com a tua análise.

      Mas no teu último parágrafo devias ter dito que o Presidente envolvido foi uma das (poucas) pessoas a tentar acalmar os ânimos.

      SL

  • Tiago Martins
    Posted Maio 16, 2016 at 1:19 pm

    Dentro das quatro linhas, o Benfica foi o campeão justo – sim, porque ao contrário de alguns aristocratas analiso a época pelo seu todo e não pelas últimas 6/7 jornadas. Os encarnados tiveram um arranque de época atribulado e puseram-se logo muito atrás da concorrência (7 pontos do Sporting e 5 do Porto, que num campeonato bipolar como o nosso é significativo), mas tiveram um crescimento notável mesmo com inúmeras lesões (Nélson Semedo num período em que vinha a ser o melhor defesa do Benfica, Fejsa em diversos momentos, Gaitán idem, Júlio César antes de uma série importante etc.etc.) e rubricaram então uma segunda volta a todos os níveis fantástica. Ao nível individual corroboro com os destaques da Visão de Mercado num post anterior, mas destaco como momentos cruciais a entrada de Sanches no onze … e a de Pizzi (pese embora um final de época fraco, o seu melhor momento acaba por coincidir com o melhor momento das águias a nível exibicional).

    O Sporting foi um digno vencido, teve uma recta final avassaladora (embora beneficiando de nos dois jogos teoricamente mais difíceis terem defrontado um Braga e um Porto sem objectivos) e ficam com o falhanço de Bryan Ruiz na retina, mesmo que ache que o momento de viragem tenha sido o empate caseiro frente ao Tondela (onde mais do que a infelicidade, imperou a sobranceria). Slimani, João Mário e Adrien – soberbos a todos os níveis – foram com boa margem os melhores dos leões.

    Quanto ao Porto, foi um autêntico descalabro e só não teve o 3º lugar em risco porque desde muito cedo Paulo Fonseca deu prioridade às outras competições. Do ponto de vista azul e branco despedir Lopetegui foi uma boa decisão, já substitui-lo por José Peseiro … Sobra uma boa primeira volta de André André, um Danilo que se sobressaiu imenso dos restantes e uma época conseguida dos dois laterais (ao nível dos números então foi muitíssimo positiva).

  • chemahatma
    Posted Maio 16, 2016 at 1:14 pm

    Percebo a ideia do André Silva no XI, mas acho que ai deveria estar o Slimani que foi um autêntico quebra cabeças para os centrais do SC Braga.

  • Bruno Rodrigues
    Posted Maio 16, 2016 at 1:14 pm

    Ja e a segunda ou terceira vez que para mim o Lindelof e o melhor central da jornada e nem uma mencao honrosa. Ai da digo mais. Apesar de gostar muito do Jardel na minha opiniao o sue o tem tudo para ser o melhor central do campeonato e um dos melhores da europa. Rapido, fortissimo na anfecipacao, raramente falha um passe e no duelo fisico e jogo aereo e simplesmente intransponivel. A aliar a frieza nordi a que lhe esta nas raizes diria mesmo que e um central sem pontos fracos.

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 1:06 pm

    Discordo da nomeação do Sporting para equipa da jornada. O tondela pelo feito conseguido ou o benfica pelo título alcançado estariam melhor colocados para esta nomeação.

    AG

  • Tiago Martins
    Posted Maio 16, 2016 at 1:01 pm

    Jorge Jesus é com boa margem o treinador mais capaz a treinar em Portugal, mas a arrogância que outrora foi ingrediente principal para o insucesso inesperado, foi agora um carburador crucial para o título encarnado, pelo que lhe devo um forte agradecimento. A atitude que teve com Rui Vitória principalmente nos primórdios da temporada foi desprezível e inaceitável, revelando uma enorme falta de respeito e humildade perante alguém que pouco ou nada argumentou contra ele e que chegou ao Benfica subindo paulatinamente na carreira. Tais criticas e atitudes só uniram mais a família encarnada, pelo que não me lembro de uma época onde o apoio tivesse sido tão regular e efusivo, mesmo em períodos duros (como a derrota em casa frente ao rival leonino em casa).
    Um bem-haja desta forma à atitude de toda a estrutura encarnada, que raramente caiu nas novelas criadas pelo outro lado da segunda circular (desde o presidente, ao Octávio, a Jorge Jesus …) e pelo foco no que é o Benfica, nos diferentes momentos da época.

  • Marco Rodrigues
    Posted Maio 16, 2016 at 12:54 pm

    Excelente artigo, Rodrigo! Assim como um acompanhamento muito bom do campeonato ao longo da temporada.

    No final, não me passa pela cabeça rotular de imerecida a conquista do tricampeonato por parte do Benfica, embora não esconda um enorme amargo de boca – apenas equiparável à derrota na final da Taça para a Académica ou para a Liga perdida por um mísero ponto para o Porto – por esta excelente campanha, culminada com um final espetacular, em termos exibicionais e de resultados, ter sido insuficiente para voltar a conquistar o título, algo que nunca presenciei.

    Continuo a não colocar Jesus num pedastal e nem me esquecerei das figuras tristes que andamos a fazer na Europa, mas parece-me óbvio que ficou provado que estamos perante o ser taticamente mais evoluído que dorme e acorda diariamente neste país. Todavia, isso é uma parcela do sucesso e faltou o resto. Sobretudo, jamais perder um fosso considerável que a certa altura se criou. Dentro de campo, Rui Patrício, Coates, Adrien, João Mário, e Slimani formam o meu quinteto fantástico. Gostaria de ter visto mais de Matheus e alguma coisa de Gauld. Já Bruno de Carvalho, apesar de tudo, vai cumprindo o que prometeu para a principal equipa de futebol, com um crescimento estrondoso desde que assumiu as rédeas do clube. Nota ainda para os fantásticos adeptos, que se não estiver em erro, marcaram a melhor média de assistências por época de sempre do novo Estádio de Alvalade.

    Luis Felipe Vieira, apesar das contantes críticas de que é alvo, pagou bem menos ao seu treinador, viu ser realizada uma aposta mais séria na CFC, aumentou a média de assistências da Luz, viu as águias regressarem à fase a eliminar da Champions e com grandes prestações ao longo da prova e ainda pode garantir a Taça da Liga da praxe. Bem, é o grande vencedor do ano, ex aequo com a sua aposta, Rui Vitória.

    Quanto ao restante, o Porto, para mim principal candidato ao título a abrir, não se livra da sombra AVB-VP, enquanto o Braga, por mais que tenha sido o hype, foi igual a si próprio. Deu para perceber que o nível médio das equipas decrescou de forma abruta e um Arouca guiado por um dos treinadores mais subvalorizados da praça passou de candidato à manutenção a detentor de bilhete europeu. Kuka e Heldon – caso permaneçam – vão tentar entrar na Liga Europa e isso deixa-me contente. Já o Tondela confirmou um final de campeonato extraordinário e Petit soma o segundo milagre consecutivo – este de dimensões ainda maiores. Quanto aos despromovidos, se a descida do União diz-me pouco, a da Académica, por tudo o que o clube representa na nossa realidade, deixa-me muito triste. Espero que voltam depressa ao convívio entre os grandes. E de preferência, com outro planeamento.

    Que venha daí a redução para 16/14 clubes!

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 4:39 pm

      JSC

      Ok concordo contigo…se houve essa capacidade de gerar tamanha receita, que a mesma seja destribuida o melhor possivel

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 4:26 pm

      Existem maneiras de criar receitas através da transmissão de conteúdo (youtube, PPV…) que hoje em dia são fáceis de criar. Teria é de se gastar em publicidade para chamar a atenção de outros mercados.

      Digamos 5€ por pessoa em jogos grandes, numa escala mundial e não apenas nacional (por exemplo com um canal no Youtube) para ser conservativo 350000(pessoas)*5*3=4200000€, depois ainda podias pôr publicidade no stream + a do Youtube….

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 4:13 pm

      JSC

      Os jogos como é evidente não valem todos o mesmo…um Porto/Sporting/Benfica-Arouca não vale o mesmo que um Porto/Sporting/Benfica-Sporting/Porto/Benfica…da mesma forma que um Benfica-Tondela não vale o mesmo que um Benfica-Braga ou um Benfica-Guimarães etc

      As contas não são tão simples assim, de dividir tudo e está feito

      Quanto ao aceitar ou não, os presidentes dos clubes pequenos aceitam aquilo que lhes oferecerem…se só aceitavas 7 corrias o risco de levar bola, ZERO…

      Da mesma forma que o Presidente do Benfica também podia dizer que só aceitava 100M…que no fim levava zero…

      Para os clubes pequenos receberem 7M Eur então tinha que haver um bolo total de quase 250 Milhões Eur

      Ora para a MEO/NOS destribuirem 250M Eur por ano pelos clubes tinham de ter ter de receita uns 300 e tal milhões de Eur no minimo…conseguem isso?

      Falar em números e manda-los à parede é muito fácil, agora a realidade é bem diferente…Portugal é um mercado super pequeno para conseguir assim gerar 300 e tal milhões de Eur de receita assim num estalar de dedos

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 4:05 pm

      Os contratos já estão em vigor? Tenho ideia que a ERC ainda não os aceitou… por isso ainda não são válidos? Pode ser que haja uma boa surpresa.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:56 pm

      Kafka,

      Apesar de não ter a explicação presente, penso que a única explicação plausível seria os jogos entre grandes valerem muito mais que os outros p.ex. Benfica – Porto 5M€ ou assim

      No entanto parece-me uma aproximação aceitável a que eu fiz, pois ainda têm mais 14 jogos para negociar. Acho que o mínimo dos mínimos que aceitaria seria mesmo esses 7M€. Além disso para o ano todos os jogos terão transmissão em directo.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:52 pm

      KAfka,

      Não me lembro da explicação podes repostar se faz favor. Ou indicar o post.

      Que eu saiba ainda não são legais os contratos (ERC ainda está a investigar certo?), pode ser que ainda haja uma boa surpresa.

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 3:50 pm

      Rodrigo A

      Mas brinquemos? onde é que o BEnfica foi o culpado?? mas o Sporting e o Porto não estavam também em negociações à muito com a NOS e MEO? tu e a tua mania de falares do que não sabes…

      O Benfica foi tão culpado como o Porto e Sporting foram culpado da não centralização…vires acusar apenas o Benfica, é o Anti-Benfiquismo primário a falar, ou então desconhecimento do que se passava a meses

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 3:43 pm

      JSC

      Já te explicaram aqui mil e uma vezes nos mil e um debates sobre o tema, que as contas não podem ser feitas dessas maneira, mas tu continuas a bater na mesma tecla, então pronto continua ai

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 3:42 pm

      JSC não vale a pena agora falar muito de direitos televisivos, porque a partir do momento em que o Benfica lixou-se para o plano de centralização de direitos televisivos e Porto e Sporting foram atrás oficializando a época de cada um por si, o campeonato e a evolução do mesmo ficou hipotecada durante 10 anos. Neste momento temos todos os clubes ou quase todos agarrados a contratos de 10 anos, ou seja só la para 2030 é que esse tema poderá ser falado, o que é só rídiculo como Portugal vai ser ultrapassado por muitos clubes , pois no estrangeiro não são burros e sabem que para haver mais bons clubes a centralização é o caminho a seguir.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:11 pm

      Falando dos direitos televisivos, deixo só um pensamento:

      17 jogos Benfica/Sporting/Porto aprox~ 40 M€ ~ 2,35/jogo, portanto para os pequenos o justo seria receber no mínimo dos mínimos 2,35×3 = 7M€, já equilibrava a balança (e sobrava) de 3/4 das equipas.

      Em termos de qualidade, tirando o Benfica e o Sporting foi dos piores campeonatos que vi (se não o pior). No entanto resultou num dos campeonatos com mais golos o que não deixa de ser curioso…

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:45 pm

      Tiago Silva e depois havia mais equipas a descer ao Campeonato de Portugal e às distritais. E de que forma seria distribuído dinheiro por essas equipas? É que é bonito falar em haver menos equipas para se distribuir dinheiro mas as que descem ou que andam lá para baixo depois também se livram das receitas. O mal do nosso futebol está muito longe de ser o número de equipas na 1ª liga. O mal do nosso futebol está na incompetência das direções da maior parte dos clubes, onde preferem levar a família e amigos para os gerir, em vez de contratarem pessoas com capacidade para o fazer. Há muita gente com bastante qualidade para fazer o futebol evoluir.

      JD

    • Tiago Silva
      Posted Maio 16, 2016 at 1:54 pm

      Concordo com a redução de equipas no campeonato. Também acho que os orçamentos deveriam ser distribuídos de forma mais equilibrada de forma a tomar o campeonato mais competitivo.

    • Sotto
      Posted Maio 16, 2016 at 1:34 pm

      "Pagou bem menos ao seu treinador". 7 milhoes por 50% do passe de pizzi 9 milhões por 50% do passe de Jimenez, 4 milhões por carcela. 3.5milhoes por taarabt 3 milhões por saponic 3 milhões por Jovic 1.5milhoes por grimaldo.
      Digam o que quiserem mas por amor de Deus já ninguém acredita nessa do Jesus ter saído por causa do salario

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 12:42 pm

    Tenho a sensação que a época 2016/2017 já começou a ser preparada ontem á noite (pelo menos o Sporting), aquela manifestação de apoio á equipa foi muito bonita e deu uma força muito grande a todos os jogadores e dirigentes do Sporting (não é por nada que o Sporting tem os melhores adeptos do mundo), e isso só aconteceu porque os adeptos sabem que os jogadores deram o seu máximo e que eram eles os justos vencedores da prova.
    Penso que a maioria dos Sportinguistas já estão desejosos que a época comece (custa estar tanto tempo sem ver o futebol mais bonito de Portugal), só espero que todos tenham aprendido com os erros (árbitros incluídos) e que para o ano o Campeão Nacional seja finalmente justo.

    GF

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 3:26 pm

      Bruno, eu não sou adepto de vitorias morais. Mas congratulei o Benfica pelos jogos com o Bayern, achei que estiveram à altura numa competição exigente. Da mesma forma, sinto-me orgulhoso do nosso percurso no campeonato este ano.

      SL

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 3:01 pm

      Vi vários sportinguistas "gozarem" com os benfiquistas por estarem orgulhosos das exibições contra o Bayern, a perguntarem se as vitórias morais também contavam… Pergunto-vos o mesmo, amigalhaços.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:22 pm

      Ficou assim tão indignado com o facto do GF ter tido que os adeptos do seu próprio clube são os maiores do mundo?

      É algo assim tão estranho de se dizer por um adepto de um clube?
      É preciso mandar fazer um inquérito para aferir de que clube são os melhores adeptos do mundo?

      Estas mesquinhices não fazem sentido nenhum.

      Rafa

    • Daniel Dinis
      Posted Maio 16, 2016 at 1:47 pm

      Pode ser parcial ao que ele quiser. Agora ter os melhores adeptos do mundo?
      Baseia-se em que para afirmar isso mesmo?

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 1:46 pm

      Por mim faço votos que sejam campeões, sobretudo pelos rios de dinheiro que pagam ao JJ com ele a vacilar.

      Miguel Dias

    • Cristiano
      Posted Maio 16, 2016 at 1:07 pm

      Mandem fazer uma taça a dizer, "Justo vencedor 2015/2016".

      Tiveram 7 pontos de vantagem, e perderam com o Benfica em casa, ai é que perderam o campeonato.

      O Benfica chegou aos quartos de final da Champions, é normal que a qualidade exibicional não fosse a mesma devido à frescura física.

      Eu prefiro jogar q.b em 2 competições e ter sucesso que praticar futebol espectáculo e ficar em segundo sem fazer nada na Europa.

      Ainda assim o Benfica bate o recorde de pontos do campeonato, é o melhor ataque e a 2º melhor defesa com 1 golo de diferença, parece-me um vencedor justo assim como o Sporting o seria.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 12:54 pm

      Porque é que o GF tem que ser imparcial?
      Se for jornalista ainda entendo, agora como adepto de um clube não pode ser parcial ao mesmo?

      Liberdade de expressão?

      Rafa

    • Daniel Dinis
      Posted Maio 16, 2016 at 12:46 pm

      Comentário do ano, nada tendencioso !

  • ACT7
    Posted Maio 16, 2016 at 12:30 pm

    Equipa da jornada o Sporting? ganha em Braga é certo, mas perde o campeonato depois da fanfarrice que foi feita durante a época toda.
    Fala-se do recorde do Sporting dos 86 pontos, mas esquecem-se que o Benfica foi superior fez 88 pontos!
    Quando se fala da Juventus todos dão mérito que fizeram uma enorme recuperação, a Juventus em 28 jogos consegue 26 V, 1E, 1D, nós conseguimos em 27 jogos 25V, 1E e 1D, percurso semelhante mas como foi o Benfica já não interessa esse mérito.
    A não ser o Benfica a equipa da jornada, tem que ser o Tondela.

    Gaitan que exibição, já merecia-mos há muito um jogo assim.
    Grimaldo pode estar ali o futuro DE do Benfica, sempre que jogou este ano jogou muito bem.

    Parabéns ao Benfica, como disse JJ em Janeiro a melhor equipa é aquela que tem mais pontos. Parabéns também ao Sporting que fez um grande campeonato e alguns Sportinguistas que sempre respeitaram o rival.

    • Dave Snow
      Posted Maio 16, 2016 at 11:26 pm

      Até concordo que o Sporting tenha sido considerado a equipa da jornada, mas vamos ser honestos tal como no jogo da Luz qualquer um percebia, mesmo antes do jogo, que o Braga iria estar mais preocupado com o jogo seguinte (na altura Liga Europa e a final da Taça de Portugal), já que no campeonato o 4º lugar estava assegurado.

    • Alex
      Posted Maio 16, 2016 at 1:59 pm

      Digam o que disserem, mas ganhar por 4 em casa do Braga será sempre digno de registo. O campeonato já acabou, já podem deixar o clubismo de lado. E nesta jornada não houve um resultado melhor nesse aspecto.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Maio 16, 2016 at 1:56 pm

      E os da Académica ou Nacional iam?
      Pinho

    • ACT7
      Posted Maio 16, 2016 at 1:45 pm

      Não fez fanfarrice o Sporting durante a época?
      Sim nós gozamos tanto com o Porto, Porto esse que nos ganhou aos 92, festejou em nossa casa e ganhou LE e LC neste mesmo século. Realmente nós Benfiquistas gostamos de gozar com o Porto, como se conseguisse-mos.

      "É preciso gozar e rebaixar os rivais", que foi o que o Sporting fez com o famoso bailando. Ontem é que foi altura certa de reproduzir a música.

    • Carlos
      Posted Maio 16, 2016 at 1:32 pm

      Os jogadores do Braga não andam a dar nada nos jogos há meses então kafka, visto que o Braga tem sido isto em jogo jogado nos últimos largos jogos.

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 1:26 pm

      Há pessoas que não sabem o que é a Equipa da Jornada.

    • chemahatma
      Posted Maio 16, 2016 at 1:13 pm

      A jornada é analisada isoladamente, pensa como se isto fosse a primeira jornada e analisa.

    • Teixas941
      Posted Maio 16, 2016 at 1:10 pm

      Kafka já para não falar da expulsão. Foi tudo muito tranquilo para o Sporting.

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 12:46 pm

      Noair2016

      Mas que jogo mais dificil da jornada? o Braga estava com a cabeça na final da Taça de Portugal, tal como eu frisei aqui desde o 1º dia que o BRaga assegurou a passagem à final da Taça, este jogo seria contra o Braga seria o mais fácil de todos que o Sporting teria

      Nenhum jogador do Braga ia jogar em intensidade máxima, arriscando lesionar-se a 1 semana do jogo da época para o Braga…

    • Noair2016
      Posted Maio 16, 2016 at 12:42 pm

      É precisamente a equipa da jornada, foi o jogo teoricamente mais dificil da jornada e o sporting correspondeu, o benfica jogou em casa contra uma equipa muito inferior e o tondela jogou em casa contra uma equipa despromovida.

      Não percebo a dúvida aqui, este post é só em termos de futebol, o que aconteceu no campo, já houve outros posts a louvar o benfica e tondela

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 12:41 pm

      Qual foi a fanfarrice que o SCP fez durante a época toda?
      A mesma que o SLB tinha quando era o FCP a ganhar campeonatos?
      A memória é mesmo assim tão curta?

      Quando se ganha o Campeonato não basta festejar para muita gente.
      É preciso gozar e rebaixar os rivais.
      Só aí é que há sentimento de satisfação.

      Pedro Morais

  • Nuno Quitério
    Posted Maio 16, 2016 at 12:28 pm

    Desde já parabéns aos vencedores!
    Em termos de resumo deste campeonato, felizmente acabou da melhor maneira para o meu clube! Falo do Vitória Futebol Clube.
    Fizemos uma primeira volta excelente e depois tivemos um eclipse quase total, mas conseguimos ficar no escalão máximo! Tudo está mal e temos urgentemente de mudar. Recluso FOL demite-te por favor, já chega. O Vitória tem de ser mais do que isto!

    O Benfica vence e acaba por ser o justo vencedor, quanto ao Sporting e nomeadamente ao Jesus, se olhassem para o próprio umbigo talvez fossem campeões! Procuparam-se demasiado em espicaçar o adversário!
    Rui Vitória a mostrar que se consegue vir de um clube inferior e que com humildade e trabalho, mantendo a postura se consegue vencer!

    Destaques positivos:
    O Arouca, que época fantástica para um clube que está na primeira divisão há somente 3 épocas. Um prémio merecido, para um clube que cumpre e parece estar muito bem estruturado (Inveja)
    Tondela, que recuperação, mereceu claramente a manutenção.
    Rio Ave, a manter a qualidade de outras épocas tendo finalmente alcançado o prémio das competições europeias!

    Destaques Negativos:
    O Porto pois tá claro e a Académica que foi mesmo a pior equipa deste campeonato.
    Os clubes da Madeira! Felizmente um deles desceu.

    Por fim, é de saudar o regresso do Chaves ao patamar máximo do nosso futebol e também ao Feirense.

    • deadman23px
      Posted Maio 17, 2016 at 10:43 pm

      É pena que tantos clubes históricos com potencial para tantos adeptos estejam nessa situação, e que existam direcções dessas que acabam sempre impunes, mas um adepto acredita sempre! Que hajam melhores dias ao VFC!

      Saudações nabantinas
      DG

    • Nuno Quitério
      Posted Maio 17, 2016 at 10:39 am

      deadman23px infelizmente a nossa cidade está cada vez mais afastada do clube! Os jovens não são do Vitória, o clube não puxa adeptos, muitos amigos meus não vão pois não acreditam no clube e nomeadamente quem gere o clube e temos muitos, mas muitos adeptos dos 3 estarolas em Setúbal. Gostam do Vitória, mas quando vem cá o clube deles, até se espumam! E vão passando estes ideais aos filhos, familiares e a mística do Vitória está a perder-se!
      Muitos tb foram obrigados a "fugir" da cidade para procurar melhores condições de trabalho e naturalmente afastaram-se dos jogos, devido á distância.

      Mas o grande culpado é o FOL, o bandido, o recluso que devia estar a cumprir a pena na prisão!

      Sim tiveram 10000 bilhetes pois foram de graça, tal como o Arouca o ano passado. Eu nunca desisto do meu clube, da minha cidade e estou lá sempre comprando o meu bilhete de época e quando posso vou fora ver os nossos jogos. Acompanho outras modalidaes, como Andebol e ténis de mesa quando posso, mas não vou a tudo… Somos cada vez menos no estádio, mas mesmo estando completamente desiludido com o Vitória, sei que eles precisam de mim, pois cada vez somos menos….

      Saudações sadinas e que melhores dias venham para o meu clube no geral, mas o casmurro não cede!!

    • deadman23px
      Posted Maio 16, 2016 at 11:49 pm

      Na época passada o Vitória FC recebeu o Arouca e teve quase 9000 pessoas no estádio, este último jogo contra o Paços de Ferreira estiveram 10000 (bilhetes grátis?)… Onde estão os adeptos o resto do ano? (pergunta sem ironia)

      DG

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 4:03 pm

      Não te esqueças que certos "clubes da terra" nem o são.
      Quem é da Amadora? A maior parte são lisboetas que foram para lá viver, e que aparecem lá para dormir e pouco mais.
      Braga e Guimarães são ambos do Minho, e completamente antagónicos nisso do "2º clube".

    • chemahatma
      Posted Maio 16, 2016 at 3:50 pm

      O pessoal do centro/sul defende muito mais os "3 grandes" do que a equipa da terra, fruto de más gerências anteriores, preço dos bilhetes etc etc do que a equipa da terra e isso depois reflecte-se em menos sócios pagantes, menos gente no estádio e isso atrai cada vez menos patrocinadores.

      Ves a lotação do Estádio Cidade de Coimbra durante este época é deprimente, uma cidade com imensos estudantes, onde isso poderia ser potencializado para ter mais gente no estádio.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:59 pm

      Então e o Sporting da Covilhã? Zona centro, ao lado de Coimbra… Única equipa do Distrito de CB representada na 2ª Liga (já nem falo na 1ª)…

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 2:07 pm

      A lembrar outros tempos, em que se contavam pelos dedos as equipas do Sul.
      Terá a ver com acesso a patrocínios (distritos como o de Setúbal passam por uma enorme crise), com militância também, a capacidade de agregar as pessoas, mas também as empresas, para se meterem nisto da bola.
      Não deixa de ser um fenómeno estranho que "aldeolas" como Arouca estejam representadas na I Liga, e cidades como Aveiro, Leiria, Viseu, Santarém ou Faro, por diferentes razões, nem perto cheguem.
      Algarve e Alentejo voltam a ficar fora da I Liga, duas equipas do interior (a última vez que tal aconteceu terá sido quando?).

    • Nuno Quitério
      Posted Maio 16, 2016 at 1:56 pm

      É triste e um facto preocupante! Felizmente o Vitória manteve-se e continua a ser o clube que representa o "Sul" no nosso escalão principal.

    • chemahatma
      Posted Maio 16, 2016 at 1:12 pm

      No norte os adeptos são mais "bairristas" apoiam mais o clube da terra e isso resulta em melhores assistências e isso traz mais dinheiro, mais dinheiro traz melhores jogadores e melhores jogadores trazem melhores resultados.

    • João Lains
      Posted Maio 16, 2016 at 12:55 pm

      Como destacaste o regresso do Chaves, acho pertinente referir que na próxima época, a segunda liga só terá 5 equipas de Coimbra para baixo, e duas delas, são as equipas B de Benfica e Sporting. Portimonense, Olhanense e Cova da Piedade. Sendo que o Casa Pia irá discutir a última vaga num playoff com Fafe. Incrível esta supremacia do Norte.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Maio 16, 2016 at 12:23 pm

    Este campeonato podia cair para qualquer lado, caiu para o lado vermelho. Obviamente que fico com um amargo de boca porque nem quando o Sporting faz grandes campeonatos se safa. O empate com o Tondela, ou no Bessa ditaram a sorte do Sporting esta época, e isso paga-se caro…

  • Paulo Sousa
    Posted Maio 16, 2016 at 12:14 pm

    Sendo Portista, não consigo entender o decréscimo de qualidade que o Gudinõ teve após ir para a União. Para mim tem tudo para ser um grande guarda-redes,mas não União teve erros que não lembra a ninguém.
    Resta dar os parabéns a todos pela época efectuada, e que venha uma época ainda melhor.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 3:29 pm

      Gudiño nas últimas jornadas custou golos e pontos com barracas de todo o tamanho.
      Não é o principal culpado, mas tendo sofrido golos por culpa dieta, tem que ser considerado um dos culpados da despromoção porque em vez de ter sido uma mais valia, custou pontos decisivos….então nas últimas 2 jornadas foi "à lá Moretto" que até assustava de quanto tremeu…(do que conhecia dele, sempre pensei que iria corresponder na União.).
      Mas o Norton de matos é que também não tem unhas para aquilo…e desse eu não tenho pena NENHUMA. Nem dele nem do presidente da União. Só tiveram o que mereciam.

      Lopes

    • Paulo Sousa
      Posted Maio 16, 2016 at 2:19 pm

      Completamente de acordo Rodrigo, diga-se que após a lesão André Moreira, deu-se o decréscimo do União. Se apenas se deve ao Gudinõ ? Julgo que não, mas não foi o que se pretendia.
      Nuno, eu acho o mesmo,acho que pode estar ali o futuro redes do Porto, e apesar do plantel do União não ajudar, ele não esteve bem, mas é jovem e tem por onde evoluir, talvez ate a lidar com a pressão de uma primeira liga .

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 1:15 pm

      Pedro Duarte, foi engano, meti um "se" a mais.

    • Pedro Duarte
      Posted Maio 16, 2016 at 12:57 pm

      Rodrigo A, "se a União descer" ?

    • Nuno Quitério
      Posted Maio 16, 2016 at 12:44 pm

      Como Vitoriano digo! Gudiño é um grande GR! :)

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 12:24 pm

      O Gudino foi erros atrás de erros, no Sporting foi mal batido no primeiro, contra o Boavista dá um chuto na atmosfera, com o Rio Ave é mal batido. Diga-se que se a União descer, se deve muito ao que ele fez nas últimas jornadas.

  • Ivo Esteves
    Posted Maio 16, 2016 at 12:13 pm

    Grimaldo tem um pé esquerdo fabuloso, isso ninguém duvida, e já se sabia quando foi comprado. O grande problema dele poderá surgir no aspeto defensivo, onde mostra algumas fragilidades e abordagens pouco eficientes, além da sua fragilidade física. Mas se melhorar nestes aspetos, tem tudo para ser titular e um dos melhores neste campeonato. Ainda há que realçar as excelentes aptidões para bolas paradas, sejam pênaltis, cantos ou livres.

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 12:13 pm

    Parabéns ao Benfica pelo 35(?).

    Só tenho pena que passem a vida a dizer que em Portugal só existem 2 clubes (Benfica e Anti-Benfica) e depois de ganharem o Tri passados uns 30 anos passem o dia todo a falar em SCP, Bruno de Carvalho, Jorge Jesus, pelos menos foi o que ouvi da parte dos benfiquistas meus conhecidos, e pela internet fora, e nas TV's…

    Para o ano há mais campeonato e esperemos que seja tão bem disputado como este.
    Saudações.

    Roberto Faria

    • Vila Verde
      Posted Maio 16, 2016 at 2:57 pm

      Nuno, a principal diferença neste momento é essa. Vieira não precisa de falar. Tem uma estrutura de cães de fila, lambe botas, como queiram chamar, que se vendem bem para passar a mensagem de Vieira. Quer queiramos quer não, é uma excelente estratégia. Vieira fica resguardado e nunca ninguém o pode acusar do que quer que seja. Já BdC prefere ser ele a dar a cara, a falar de tudo. É nisto que BdC tem de melhorar. Tem de se resguardar, falar o necessário e quando necessário. Acredito que com o passar dos anos, BdC vai entender isso.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:57 pm

      Digo-vos já, se eu fosse o RV ninguém me calava agora, e ia tratar o JJ, como se costuma dizer, "abaixo de cão". Muito bem esteve ele ontem, apesar de alguns o criticarem por ter dito algo que nem foi nada de especial (o que o JJ disse ontem foi bem mais parvo). Recomendo-vos a reverem o que disse JJ sobre RV ao longo da época. Isto para não falar dos Inácios desta vida e sobre o que disseram do Benfica, que nem vergonha na cara têm.

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 2:00 pm

      Pedro, outra vez essa ladaínha? Ninguém do Benfica, dirigentes, comentadores ou adeptos (os ditos "notáveis"), falou em outros clubes que não no Benfica?
      A tal lista de benefícios ao Sporting, que começaram na jornada 1 frente ao Tondela (a tal frase, "começou logo na 1ª jornada"), e que foi enumerada em tudo quanto foi semana enquanto o sporting esteve na frente, não existiu.
      E em tudo quanto era vitória ou marco do Benfica, nunca havia referências ao Jesus. "Agora é que o benfica é de dimensão europeia", "o outro não aproveitava a formação", nada disso foi dito.
      O único que realmente esteve calado foi o presidente, mas o Benfica não é somente uma pessoa.

    • SlyRP
      Posted Maio 16, 2016 at 1:56 pm

      Vai rever as imagens dos adeptos do Sporting a celebrar em Alvalade e ouve alguns dos cântico. Pode ser que fiques mais esclarecido, Roberto.

    • Logen
      Posted Maio 16, 2016 at 1:13 pm

      O discurso andou á volta de quem?
      Se visses a conferência de imprensa do Rui Vitória ele recebeu mais de 5/6 perguntas sobre o Jesus ,tentando sempre ser correto no que dizia .
      Antes de falares que o Benfica falou mais do Sporting do que do título devias era dizer que os jornalistas queriam incendiar ainda mais ,mas os responsáveis do Benfica estiveram muito bem!

    • Pedro Duarte
      Posted Maio 16, 2016 at 12:54 pm

      Ontem ouviste tanto falar no SCP, Bruno de Carvalho, Jorge Jesus, Augusto Inácio e Otávio Machado porque eles falaram do Benfica o resto da época. Nunca se calaram. É normal que os benfiquistas ontem tivessem um gostinho especial em falar.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 12:54 pm

      Miguel, "perdominaram" (normal) os seus "descursos" (normal de novo) em volta de si mesmos? Será?
      Tive a infelicidade de ver um pouco, e o discurso andou á volta de Bruno De Carvalho e Jorge Jesus.
      Mas os adeptos do Sporting é que são Anti-Benfica, no Benfica não há Anti-Sporting, claro que sim….

      GF

    • Miguel
      Posted Maio 16, 2016 at 12:43 pm

      Alguma vez ja se perguntou de onde veio este termo, anti-Benfica? Pois, ontem foi claro de perceber. Enquanto o Benfica festejou o campeonato no Marquês e os seus representantes perdominaram os seus descursos em volta de si mesmos e do adeptos e Sporting apenas e só veio falar do Benfica. E aqui se nota a diferenca… O meu Presidente nao vem falar do Sporting ou qualquer outro clube todos os dias porque sabe que um grande só cresce olhando para si proprio e nao em volta de odio e inveja pelo sucesso de outrém.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Maio 16, 2016 at 12:25 pm

      Roberto, não vale entrarmos pelo Benfica ou Anti-Benfica, quando ontem vi adeptos do Braga a festejarem os golos que o Benfica ia marcando na Luz. Mas pronto…

  • Rodrigo A.
    Posted Maio 16, 2016 at 12:10 pm

    Agora é começar a pensar nas saídas e entradas…o Sporting não pode deixas sair muitos do núcleo duro, isso seria bastante importante para o inicio da próxima época.

    Um aspecto positivo a tirar deste final de época é a defesa que parece bem consolidada e para se manter no futuro. Ao contrário do inicio da época passada.

    Penso que no Sporting deverão sair o Jefferson, Ewerton , André Martins(acabou o contrato), Aquilani, Mané, e mais alguns emprestados como Rossel e por ai fora.

    Depois os jogadores que deverão receber mais cobiça serão o William, João Mario, Adrien e Slimani e dependendo do numero de jogadores deste grupo que saiam, poderá definir muito o próximo inicio de época.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 5:11 pm

      Substituíveis são, mas a questão é ter dinheiro para contratar jogadores melhores que os que lá estão.

      JD

    • solidsnake274
      Posted Maio 16, 2016 at 3:37 pm

      O Sporting neste momento tem 3 jogadores chave. João Mário, Slimani e Adrien, (Coates e Teo talvez? sendo que acabaram a época muito bem). O Adrien a sair seria por valores "inexpressivos" por isso duvido. Entre JM e Slimani e tendo em conta o momento de forma do Teo e assumindo que transiciona esta forma para a próxima temporada acho que seria preferível a saída do Slimani.
      QQ um dos outros acredito que seja substituível.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:35 pm

      Penso que sairão no máximo 2 daqueles que mais jogam. J. Mário e Slimani à cabeça. Esses 2 chegam para pagar as dívidas e aliviar a tesouraria a curto prazo. Se quiserem investir mais ainda então terão de vender mais alguém (aqueles que têm valores de mercado mais altos, suplentes e jogadores que não jogam não devem render assim tanto).
      Resta saber que jogadores virão para o 11, mas sobretudo que 2ªs linhas ficarão para atacar a champions e as restantes taças.

      JD

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 12:56 pm

      wipinho não deixar sair muitos é diferente de não deixar.

    • wipinho
      Posted Maio 16, 2016 at 12:41 pm

      Nao deixa sair o nucleo duro e quem paga as dívidas?

  • Kafka I
    Posted Maio 16, 2016 at 12:05 pm

    Não podia estar mais em desacordo com o Sporting ser a equipa da jornada…

    A equipa da jornada acima de qualquer outra é de muito longe o Tondela, pelo verdadeiro milagre que conseguiu operar e consumar nesta última jornada

    Neste campeonato, nada se pode comparar ao feito do Tondela

    • dca
      Posted Maio 16, 2016 at 3:45 pm

      Ahah Ze Maria também foste ganhar 4-1 à Madeira na segunda volta, mas só te convém lembrar do 1-0 em casa.
      A Academica que recebeu o Benfica é fácil, recebeu instruções para jogar daquela forma e jogou. E sim sei do que falo.

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 3:28 pm

      dca, e compara lá a Académica que recebeu o Benfica com aquela que foi a Tondela…É para rir? E o Nacional que foi à Luz com aquele que foi a Alvalade?

      O Braga quase não passou do meio campo mesmo com 11…

    • Paulo Sousa
      Posted Maio 16, 2016 at 2:31 pm

      Acho uma clubite aguda não acharem o Sporting a equipa da semana …
      Falam do Benfica, que jogou perante um estádio cheio, contra uma equipa que fora raramente surpreende, e é bastante superior em casa que fora (onde apenas conquistou 10 pontos).
      Já o Tondela, apesar de todo o valor pela manutenção jogou contra a equipa mais fraca da liga, já despromovida e desmotivada.
      Já o Sporting foi jogar a casa do 4o classificado, que mesmo com alguns suplentes não deixa de ser uma equipa forte, onde acabou por golear .

    • dca
      Posted Maio 16, 2016 at 2:30 pm

      A equipa da jornada ou tem de ser o Benfica ou o Tondela e ponto. Comparar este Braga com aquele que eliminou o Sporting e foi perder 3-2 a Alvalade enfim é parar rir. O Braga a precisar de ganhar o jogo não se comportava de todo assim. Mas pronto são opiniões e há que respeitar.

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 1:24 pm

      Oh Kafka e a Académica? Estava lá mentalmente?

    • João Victor
      Posted Maio 16, 2016 at 1:19 pm

      Boa tarde amigos/colegas

      O que se trata aqui é a equipa da semana no jogo corrido não sobre o feito que conseguiram na jornada (Manutenção/Descida/Campeão/C.Europeias). Há que saber distinguir as coisas. "Kafka I" a única coisa que percebi no teu comentário é que te sentes ofendida (tipo "drama queen") quando há algo a elogiar o Sporting. Porque quem viu o jogo TON-ACA e o jogo BRA-SPO e diz que o Tondela é a equipa da semana, é capaz de duvidar da tua sanidade.

      PS: Ninguém tira o mérito ao Tondela e ao Benfica que foram felizes esta jornada e parabéns a eles.

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 16, 2016 at 1:00 pm

      Eu acho é engraçado é que saibam com tanta certeza onde estava a cabeça dos jogadores do braga. Parece que foi a primeira vez que fizeram um jogo tendo num futuro próximo um jogo de maior importância. Devem ser alguns meninos verdes que andam nisto há um par de meses.
      Se a equipa de braga, a jogar em casa, não foi lá discutir o jogo de forma séria porque a cabeça estava na final da taça, o que dizer da equipa da académica que já estava despromovida, a jogar fora, sem nada a ganhar ou a perder?
      Não faz sentido e esses comentários sempre cheios de certezas absolutas também não o fazem

    • Nuno R
      Posted Maio 16, 2016 at 12:57 pm

      A "única" diferença entre Tondela e Sporting foi em que a terceira parte falhou no caso dos beirões. De resto, ambos fizeram o que lhes era pedido. O Tondela não fez nada de anormal ou especial.
      Quanto ao Sporting, era previsível que o Braga entrasse no modo "importante é que ninguém se aleije"

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 12:55 pm

      Pedro M. com mais 1 ou em igualdade numérica o domínio nunca saiu do Sporting.A expulsão foi aos 24 minutos e o Braga até lá tinha feito o que?Nada, na primeira parte só rematou 2 vezes a baliza.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Maio 16, 2016 at 12:42 pm

      Kafka
      E a equipa do Tondela foi ganhar a Académica que já tinha descido,logo também não tinha a cabeça lá,entendo a perspetiva mas a argumentação não faz sentido

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 12:40 pm

      Eu percebi o que tu dizes-te , tanto que te dei razão se isto incluísse o efeito dessa vitória…diferentes conceitos de equipa da jornada.

    • Dresch
      Posted Maio 16, 2016 at 12:34 pm

      Rodrigo A., o Sporting "dominou" em casa do 4º classificado em vantagem numérica durante 1hora…

      Pedro M.

    • ACT7
      Posted Maio 16, 2016 at 12:33 pm

      O Tondela lutou contra uma equipa despromovida, o Sporting lutou contra uma equipa que não saí do 4º lugar, contra 10 e que pensava na taça, o Benfica lutou contra uma equipa que já não subia nem descia de posição.
      Logo por essa ordem a equipa da semana tem que ser o Rio Ave, consegue ganhar a LE contra uma equipa que lutava para se manter.

    • Edgar Almeida
      Posted Maio 16, 2016 at 12:30 pm

      Acham que o Petit se manterá no Tondela ou será uma espécie de Viterbo na próxima temporada?

    • Kafka I
      Posted Maio 16, 2016 at 12:23 pm

      Rodrigo A

      O Sporting foi jogar contra uma equipa com a cabeça na Taça de Portugal, com os jogadores mais preocupados em não se lesionarem para o jogo da época no próximo fim de semana

      Como sempre aqui disse a partir do momento que o Braga asseguou a ida à final, o jogo contra o Braga seria o jogo mais fácil da época para o Sporting, porque a cabeça dos jogadores do Braga estava no Jamor…

      Mas pronto, não querem perceber isto, fiquem lá com o titulo da equipa da jornada, por terem ganho a uma equipa que só lá estava fisicamente, mas mentalmente estava com a cabeça noutro lugar…parabéns

    • Daniel Dinis
      Posted Maio 16, 2016 at 12:23 pm

      O atlético a semana passada contra uma equipa já despromovida disse adeus ás contas do título.

    • Daniel Dinis
      Posted Maio 16, 2016 at 12:21 pm

      Completamente de acordo. Para equipa da jornada apenas podiam estar duas equipas: ou o Tondela pelo grande feito da manutenção ou o Benfica pelo título de campeão.

    • João Lains
      Posted Maio 16, 2016 at 12:20 pm

      Se analisarmos a jornada de forma isolada, o resultado conseguido pelo Sporting em Braga consegue ser mais surpreendente que o do Tondela na recepção à despromovida Académica. No entanto, neste caso, concordo contigo, até porque a pressão era muito maior para a equipa de Petit.

    • Rui Magalhaes
      Posted Maio 16, 2016 at 12:19 pm

      Exato, concordo totalmente contigo.

    • TheRikardoN
      Posted Maio 16, 2016 at 12:16 pm

      Ninguém está a desvalorizar o enorme feito do Tondela, mas tendo em conta que o Tondela jogava em casa contra uma equipa já despromovida, não se esperava outra coisa sem ser a vitória, sendo que só garantiu a manutenção com a derrota do União.

    • Pedro Rato
      Posted Maio 16, 2016 at 12:12 pm

      Exceto que isto é a equipa da jornada e não da temporada. Foi um grande feito do Tondela? Foi. Se foi o MELHOR jogo da jornada? Claro que não.

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 16, 2016 at 12:12 pm

      O Tondela ganhou 2-0 a uma equipa despromovida, o Sporting foi dominar 90 minutos a casa do 4º classificado. Se formos falar do efeito das vitórias , o Tondela teria de ser, agora apenas olhando para o jogo em si, o Sporting foi claramente a equipa da jornada pela forma como jogou em Braga, foram 4, mas podiam ter sido mais, tal o domínio.

Deixa um comentário