Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

45% dos futebolistas ganha menos de 950 euros por mês; Portimonense soma e segue

A Fifpro, o maior sindicato de futebolistas do mundo, em colaboração com a Universidade de Manchester, emitiu um relatório anual sobre as condições laborais dos jogadores, tendo por base 54 países de todo o mundo e 87 ligas, não tendo no entanto sido analisadas os 4 campeonatos que geram mais dinheiro: Premier League, La Liga, Bundesliga e SuperLiga Chinesa. O dato mais relevante será o facto de quase metade dos jogadores inquiridos ganhar menos de mil euros por mês, confirmando-se assim que o futebol longe dos grandes palcos não é uma profissão idílica. A Roménia, com 511 inquiridos, foi o país com maior amostra, e é um dos país com uma situação mais complicada. “Se jogas na primeira divisão, podes ganhar bem, mas de resto nunca sabes como será”, diz um atleta que prefere o anonimato. Em Abril, o Governo fez uma lei que obrigava os clubes a libertarem os jogadores se não lhes pagassem. Alguns dados do relatório são bastante significativos: 21% dos jogadores inquiridos ganha menos de 286 euros por mês.; África é o continente onde pior se ganha: 73,2 % dos jogadores ganha menos de 950 euros.; 41% dos jogadores do estudo são pagos com atraso, sendo que 8% com mais de 3 meses de atraso.; 22,6 meses é a duração média do contrato de um jogador.; 63% dos jogadores que não recebem permanecem no clube com medo de não encontrar outro clube.; 29% dos jogadores são vendidos contra a sua vontade (na Sérvia são 82%); 8% dos jogadores não tem um contrato escrito (em África 15%). 22% foram colocados a treinar sozinhos como medida de pressão para serem vendidos.; 17,2% dos estrangeiros sentiram descriminação em algum momento.; Só 12% tem algum tipo de estudo universitário.; Apenas 52,5% dos futebolistas no Brasil tem um dia livre.

Segue o passeio dos algarvios: a formação de Vítor Oliveira tem neste momento 15 pontos de vantagem na luta pela subida – O Portimonense recebeu e venceu o Freamunde por 3-0. O conjunto do Algarve viu a sua tarefa ficar facilitada devido à expulsão de Pedro Luís aos 31′, conseguindo chegar ao golo 4 minutos depois, por Wilson Manafá. No segundo tempo, Amilton bisou e fixou o resultado final. O Portimonense soma 46 pontos, mais 7 que o segundo, o Aves (que tem menos um encontro disputado), ao passo que o Freamunde está apenas na 20.ª posição.

VM
Author: VM

34 Comentários

  • João D
    Posted Dezembro 17, 2016 at 1:47 pm

    Nem precisam de ir à Roménia. Em Portugal é igual.
    Basta ver na II onde raro é o clube que paga a tempo e horas.
    E mesmo os que são cumpridores só o são porque pagam entre 600 e 1000 euros.

    A exceção é mesmo o Portimonense que paga principescamente. Mas só porque tem quem desembolse.

    • Fernando
      Posted Dezembro 17, 2016 at 2:52 pm

      gostaria de saber como e que você sabe que o portimonense paga esses salários principescos como você diz?
      Que diga que o portimonense paga a tempo e horas isso sim e verdade mas isso acontece a muito tempo e não desde que chegaram os investidores.

  • Mexicano
    Posted Dezembro 17, 2016 at 1:50 pm

    Para mim, parecem-me dados completamente normais, só quem se deixa levar pelos clubes principais é que pode achar que futebol é realista.

    Digo mais, daí só há dois número que são preocupantes. Só 52.5% dos jogadores no Brasil terem folga e os jogadores serem vendidos contra a sua vontade, o que significa alguma pressão, talvez até chantagem ou violência. O que não surpreende é o número na Sérvia, e provavelmente (eu a especular com base nas reclamações dos adeptos do país) nos países ao lado, como a Croácia, que imagino que tenham valores semelhantes, ou pelo menos elevados em relação à média.

  • Masquemta
    Posted Dezembro 17, 2016 at 2:12 pm

    e desde quando é que o futebol é mais do que qualquer outra profissão? se não estão em campeonatos que paguem bem, é porque esses jogadores não são bons o suficiente, simples. Mais de metade dos futebolistas auferem mais do que o salário médio nacional.

    • IuriGM
      Posted Dezembro 17, 2016 at 2:27 pm

      Masquemta, e as outras profissois duram no maximo 15 anos como o futebol? Se eu receber 10 mil euros nesse periodo de 15 anos como futebolista, achas que da para a vida depois de me reformar? As pessoas fora do futebol tem uma completa falta de noção de como funciona, ou acham que é tão fácil assim ser-se futebolista?

      • Miguel Cardoso
        Posted Dezembro 17, 2016 at 2:38 pm

        Mas em alguma profissão de te reformas aos 35 anos? Depois da carreira futebolista qual é o problema de irem trabalhar noutra área? Estão cansados depois de 18 anos de carreira?

      • Joel M
        Posted Dezembro 17, 2016 at 2:39 pm

        Faz como muitos outros e vai trabalhar para as obras ou empregados de balcão ! Com 35-40 anos o que não falta são oportunidades de emprego ! Ainda por cima, hoje em dia, muitos dos jogadores vão tirando cursos enquanto jogam.
        Dificuldade é chegares ao fim do mês, trabalhares o dia todo (sim os jogadores não treinam o dia todo), dares cabo do corpo e no fim so recebes 600/700 euros e mal ! Há que ter noção do que se diz !

      • Kafka
        Posted Dezembro 17, 2016 at 2:40 pm

        Se receberes 10 mil Eur durante 15 Anos, multiplicando 10 mil por 14 meses ao Ano dá 140.000 Eur/Ano que multiplicados por 15 Anos dá 2.100.000 Eur/Ano

        Ora em Portugal o ordenado mínimo é cerca de 500 Eur e o ordenado médio é 800 Eur, vamos supor que ganhe o ordeando médio durante 40 Anos de trabalho durante toda a vida isso dá

        800 Eur * 14 = 11.200/Ano
        11.200/Ano * 40 Anos = 448.000

        Ou seja, um jogador de futebol que ganhe durante 15 Anos uma média de 10 Mil Eur/Ano, chega ao fim da carreira e ganhará mais 1.652,000 Eur que um qualquer funcionário publico a trabalhar a vida toda

        • Kafka
          Posted Dezembro 17, 2016 at 2:53 pm

          Para além disso, o jogador ainda tem direito a uma reforma quando acaba a carreira e nunca ficará a ganhar menos 2/3 Mil Eur mês de reforma

          Ora assim sendo dos 35 aos 75 Anos que é mais ou menos a média de vida em Portugal, e supondo que terá uma reforma de 2 Mil/Mês isso dará

          2 Mil/mês *14= 28 Mil/Ano
          28 Mil/Ano * 40 Anos = 1.120.000 Eur

          Isto a somar aos 2.100.000 Eur que ganhou enquanto jogador, isso dá 3.220.000 Eur

          Já o funcionário publico e suponhando que se reforma aos 65 Anos e vive até aos 75 e fica com uma reforma igual ao salário, ou seja, 800 Eur

          800 Eur*14= 11.200 /Ano
          11.200 Ano*10 Anos= 112.000 Eur

          112.000+448.000 Eur= 560 Mil Eur

          Assim sendo teremos:
          – Jogador Futebol que ganha 10 Mil/Eur Ano enquanto jogador, chega aos 75 Anos de vida com ganhos de 3.220.000 Eur

          – Funcionário Publico chega aos 75 Anos de vida com ganhos de 560.000 Eur

          Assim sendo, se um jogador de futebol não sabe gerir ao longo da 75 Anos de vida a quantia total de 3.220.000 Eur, é simplesmente estupido ou burro, logo não venham defender por favor, pois a maioria da população Portuguesa cehgará aos 75 Anos de vida sem ter conseguido ganhar sequer 1.000.000 Eur no total da vida

          • Fefe Varanda
            Posted Dezembro 17, 2016 at 3:19 pm

            Concordo Kafka, acho que as pessoas não tem noção que mesmo que um futebolista não ganhe muito , (isto comparando com os salários exorbitantes de futebolistas claro) e mesmo que reforme-se aos 35 anos vai ganhar sempre mais que o cidadão normal na sua vida.

            O problema é que vivem o momento, querem comprar tudo e gastar tudo e no final da sua carreira guardaram 0!!! Tivessem alguns contas para pagar, comer para pôr no prato…. Jogadores que tiveram salários exorbitantes declararem falência é de rir.

            Claro que há casos em que o futebolista recebe muito pouco mesmo, mas isso é como em todas as profissões…

          • Human Tariq
            Posted Dezembro 17, 2016 at 3:37 pm

            Totalmente de acordo. Ainda acrescento, a maioria deles faz o que gosta ao contrário da maioria dos trabalhadores comuns.

        • Lopes da Silva
          Posted Dezembro 17, 2016 at 4:04 pm

          Kafka, estás a engar-te num ponto. Estás a falar em 10.000€ por ano, mas nas tuas contas iniciais usaste esse valor como valor mensal (multiplicaste por 14 meses). Ora, na notícia e o que aqui se está a falar é um jogador de futebol receber 1.000€/mês, o que vai dar cerca de 14.000€/ano, isto em 15 anos de carreira como referes vai dar a um valor em cerca de metade inferior aos ~450.000€ que mencionas que um funcionário público ganha ao longo de uma vida.

          Não estou a criticar, estou a rectificar as contas.

          • Kafka
            Posted Dezembro 17, 2016 at 4:22 pm

            Lopes da Silva

            Relê os comentários, o Iuri GM falou em “jogadores que ganham 10 Mil/mês de média de carreira” e eu respondi ao Iuri GM

            • kanjy6
              Posted Dezembro 17, 2016 at 5:12 pm

              Já reparaste que a vida de futebolista são 6/7 dias por semana? Se não estou em erro eles apenas recebem 11 meses (se receberem) não sabem onde estão daqui a 23 meses.
              Se me disseres que o Joaquim ganha 1000€ limpos todos os meses para jogar no clube da terra digo-te que não e mt mal pago, agora diz-me, tu com 20 anos tens uma proposta de 700€ brutos para te deslocares 300km, com a possibilidade de veres a família reduzida… Ias?

            • IuriGM
              Posted Dezembro 17, 2016 at 6:13 pm

              Kafka esses numeros são todos muito bonitos (confesso que parei a metade) mas e as despesas? Ou nao sabes que quanto mais se ganha, maos se gasta? E sabes qual é o outro problema? É que 10 mil euros por mes so ha em 10 clubes em Portugal. E sabes qual é o pior problema? É que ser futebolista é uma profissao de alto risco. Se estas numa má forma nao durarás muito com o mesmo contrato ou na mesma equipa. E enquanto os funcionários ao especializarem-se numa área podem muito bem trabalhar no mesmo sitio ( ou sitios semelhantes) o resto da vida enquanto um futebolista aos 35 anos sem especialização nem experiência nenhuma vai para as obras certo?

              Joel, o que nao falta sao oportunidades de trabalho? Esquece, nao tens mesmo a noção nem de futebol nem da vida em Portugal.

              Ah e amigos atenção que nem entrei na parte da saúde, ou vao me dizer que é igual andar sistematicamente de avião (infelizmente, a chapecoense que o diga), e usar o corpo para confrontos fisicos durante os 90m com isso a resultar como todos sabem, muitas vezes em lesões bastantes graves

              • Kafka
                Posted Dezembro 17, 2016 at 6:29 pm

                Tu falaste num facto “jogadores que chegam aos 35 Anos com 15 Anos de carreira e média de salário de 10 Mil Eur/Mês”

                E eu provei-te que esse caso que tu mencionas o jogador terá sempre auferido mais dinheiro que um funcionário publico durante toda a vida

                Depois quanto às despesas? bem isso tem que ver com a tua próprio gestão pessoal do dinheiro que tens…se tu ganhas 10 Mil/mês mas sabes que só o vais ganhar até aos 35, tens que poupar é simples

                Portanto isso é uma falsa questão das despesas, as pessoas só gastam o que querem e há que ter saber gerir o dinheiro que se tem

                Quanto aos aviões???? as hospedeiras andam muito mais de avião que qualquer jogador de futebol e ganham muito menos que um jogador de futebol

                Depois, os jogadores de futebol só são jogadores de futebol porque querem, ninguém os obriga, se com 17/18 Anos viam que não tinham jeito para jogar à bola, e que nunca iam ter carreiras que lhes permitisse ganhar muito, só tinham que ter ido à procura de outra coisa para fazer, simples

                • Kafka
                  Posted Dezembro 17, 2016 at 6:32 pm

                  Só quanto aos aviões, a maior parte dos jogadores qeu ganha 900/1000 Eur por mês não anda de avião, porque no máximo participa apenas em competições nacionais, em Portugal então nenhuma equipa sequer da 1ª divisão anda de avião

                  Até o Benfica/Porto/Sporting a maior parte das vezes deslocam-se internamente de autocarro, até para viagens longas dentro de Portugal

                  • Filipe Gonçalves
                    Posted Dezembro 17, 2016 at 7:52 pm

                    Nenhuma equipa em Portugal da 1ª divisão anda de avião?
                    Então e as deslocações à Madeira Kafka?
                    E na segunda divisão também há uma equipa da Madeira e outra dos Açores, por isso as equipas desta liga, pelo menos 2 vezes por época ( o que é pouco, diga-se) também têm de andar de avião.

                  • IuriGM
                    Posted Dezembro 18, 2016 at 1:38 am

                    Kafka, ainda nao entendeste mesmo ponto. Todas as profissões do mundo sao como as hospedeiras/pilotos? Pegaz em 2 profissoes para justificares as outras milhentas e dessa forma arranjares uma comparação.
                    E eu nao disse que viajavam muito, que eu saiba basta voar uma vez para acontecer algo, ou nao? E mesmo de autocarro, nao existem acidentes? Ou ja que falas na profissão de funcionário para comparares o incomparável, é mais facil haver um acidente na estrada/ no ar ou sentado numa mesa de escritório?
                    E repara la que ao ser futebolista torna-se bastante complicado durante esses 15 anos especializarem-se noutras areas para depois da reforma do futebol arranjarem empregos estáveis.
                    E essa da obrigação de jogar a bola é hilariante, e la por puderem vir a receber mais que um funcionário tambem sao obrigados a nao serem jogadores? Argumento tão válido como o teu.

      • Masquemta
        Posted Dezembro 17, 2016 at 3:29 pm

        Desculpa, mas eu acho que a falta de noção está do teu lado. Diz-me em que outro desporto um atleta com um desempenho mediano/baixo aufere tanto como um futebolista com o mesmo desempenho. Não é por isso que esses atletas se confinam ao desporto que praticam para obter rendimentos.
        Se não ganhas o suficiente como futebolista é porque não tens qualidade para tal, simples. E a reforma aos 35 anos é cómica. Ninguém é obrigado a ser jogador de futebol, se optas por essa carreira tens de saber o que estás a fazer e ter um plano minimamente concreto.
        Eu gosto muito de treinar e jogar futebol, mas sei que isso nunca me pagará as contas. Os “futebolistas” é que vivem numa bolha e não têm noção do que é a vida

    • Max Alves BR
      Posted Dezembro 17, 2016 at 3:28 pm

      Masquemta veja a carreira do flamini e perceba que nao precisa ser o mais bem pago da equipe por esses 15 anos para se preparar investir o ganho e ter uma vida apos.

  • Marcelo
    Posted Dezembro 17, 2016 at 2:24 pm

    Algm me sabe dizer quanto os jogadores em média nas equipas de primeira liga exceto três grandes e segunda liga recebem?

    Agradeço

    • Max Alves BR
      Posted Dezembro 17, 2016 at 3:26 pm

      Marcelo veja a vida e carreira de flamini e talvez entendera que pode ser jogador e ganhar somente por 15 anos mas se voce se preparar e investir consegue sobreviver depois.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 17, 2016 at 2:31 pm

    A vida de um futebolista não é nada fácil e nem sempre é mais vantajosa em termos financeiros do que as outras profissões. É incrível a diferença de orçamentos dos clubes maiores e dos mais pequenos e é por isso que é criado um fosso enorme entre eles.

    A solução seria distribuir todo este dinheiro que é gerado no futebol pelas outras coisas da vida onde é mais preciso. E mesmo dentro do futebol, o dinheiro tem que ser muito mais bem distribuído.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 17, 2016 at 2:37 pm

    Mais uma vitória do Portimonense. Parece que está garantida mais uma subida para o Vitor Oliveira e penso que deveria mostrar as suas capacidades na Primeira Liga.

  • luis bcn
    Posted Dezembro 17, 2016 at 2:57 pm

    Os futebolistas também não são mais do que os outros. Creio que em Portugal só 6% dos jovens com menos de 30 anos ganham mais de 1000 euros…e quase 30% estão desempregados.

    Um futebolista ganha o que o mercado paga. Agora se acabam a carreira e tem dificuldades depois…pensassem nisso antes. Ninguém está safo de nada nesta vida, as coisas mudam rapidamente. Há vários jogadores licenciados, o que nota que alguns tem preocupações em pelo menos ter outras opções na vida.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 17, 2016 at 3:14 pm

    Não ha espanto.
    Tal como na vida real, o grosso do capital está nas mãos do “1%”.
    A diferença é que as pessoas só ligam aos FB do cr7 e às notícias da BPL, ficando com a impressão de que o futebol vive de milhões. Quando esses milhões estão acessíveis a uma minoria.
    Quanto a termos pena de um futebolista pela sua curta carreira… sim, tenho empatia. Mas tanta como pelo jovem que estudou numa universidade e que não tem trabalho qualificado (e se tem é mal pago) ou pelo quarentão que fez carreira a recibos verdes, ou pelo velho prestes a entrar na reforma com poupanças perto de zero.

  • joao
    Posted Dezembro 17, 2016 at 3:43 pm

    O lucro dos clubes, na minha opinião, não devia ser para os jogadores ganharem milhoes. Devia ir para construirem instalaçoes desportivas e para ser devolvido à sociedade de outras maneiras. Mas, pronto, isso sou eu que acredito numa certa igualdade e distribuição de riqueza.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 17, 2016 at 5:28 pm

      Certo, mas essa ideia iria originar um comportamento de free-riding. Imagina que és o Bayern e sacas milhões de euros de lucro? Vais continuar a fazê-lo, sabendo que não podes utilizar as reservas para investir, porque elas já estão previamente canalizadas para as tais instalações desportivas, etc?

      A césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus.

  • bpstp
    Posted Dezembro 17, 2016 at 7:08 pm

    Não me surpreende esses números. Estive a ler os comentários e de facto vocês têm certa razão mas as coisas não são tão lineares como querem fazer quer.
    Como em qualquer outra área na vida as pessoas têm seus sonhos. Uns em ser médicos ou engenheiros e para tal têm que estudar muito. Isso não quer dizer que um dia serão mas para lá chegar têm que estudar muito. Outros querem ser futebolista, quer ser como Messi, Ronaldo, Rui Patricio, Renato Sanches, ou querem marcar um golo no último minuto pelo seu clube de coração. Esses sonhos são tão legítimos como aquele puto que desde 14 anos estudo muito com objectivo de ser médico. No caso dos jogadores têm que trabalhar muito e ainda que tenha talento para tal sabe que para um lugar estão 10000 a lutar para lá chegar. Uns têm “sorte” e outros nem por isso, portanto dizer que escolheram essa vida porque quiseram e agora têm que aguentar com isso é muito redutor.

    Dizem que mesmo ganhando essa “miséria” ganham mais do que um Português com salário médio não deixa de ser factual mas não podemos comparar o estilo de vida de um jogador com um português comum.

    • Masquemta
      Posted Dezembro 17, 2016 at 7:26 pm

      Aceito o que dizes, mas discordo. Se tens esse sonho tens que ter a mínima noção das tuas capacidades. Quem não sonharia ser futebolista?
      Se tens talento/capacidade e trabalhares para cumprir os objetivos, de certeza que vais conseguir ter algum sucesso no futebol. A sorte protege os audazes.
      E quanto ao estilo de vida, não faz sentido o que dizes. Um futebolista tem que gastar mais do que uma pessoa “normal” só porque é futebolista? Tem é que ter cabeça e saber gerir os seus rendimentos, como qualquer outra pessoa adulta

      • bpstp
        Posted Dezembro 17, 2016 at 7:52 pm

        “Roubando” a tua deixa ;) também digo que aceito o que estás a dizer e não concordo totalmente. Passo a explicar. Podes trabalhar muito e ter algum talento mas há sempre uma parte que não depende só de ti. Outra coisa, não acho que no caso de futebol seja só para aqueles que nasceram ou desde pequeno têm talento para tal. Se assim fosse acho que tinha que ser 4 para 4 porque numa equipa não são todos que dizes “sim, sr. esses nasceram mesmo para isso”. Se calhar houve 3/4 que tinha algum jeito para isso mas trabalharam muito para atingir um nível médio. O que pretendo dizer é que há sempre muitos a lutar para poucos lugares. Passam anos e anos a lutar por aquilo e quando não conseguem é complicado dar outro rumo a vida. Com isto não quero dizer que depois dos 36 ou 37 anos não possam enveredar por outros caminhos. Claro que podem e devem. Por exemplo o Costinha, Figo ou Sá Pinto e outros tiraram cursos superiores. A questão é que no futebol 70 à 80% dos jogadores são burros, sim isso mesmo. Mesmo aqueles que ganham muito bem gastam na noite, mulheres e festas. Não têm cabeça.

Deixa um comentário