Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

45 golos são suficientes para motivar o interesse dos “grandes”?

É um daqueles casos peculiares no futebol português, mas está longe de ser o único (a falta de consenso em relação a Cardozo, melhor marcador estrangeiro na história do Benfica, é prova disso). 

Wolfswinkel teve uma passagem por Portugal de grande nível, mesmo numa situação adversa (o ambiente no Sporting estava longe de ser o mais favorável), marcou 25 golos na 1ª época e 20 na 2ª. No entanto, nem no próprio Sporting pareceu agradar aos adeptos. Curiosamente, Montero (16 golos) e Slimani (10 golos), que estiveram muito longe do rendimento do holandês, caíram no goto dos sportinguistas. Dando sequência a quem não ficou fascinado com as suas qualidades, Wolfswinkel, apenas 1 golo esta temporada, foi considerado um dos flops do Ano na Premier League e com naturalidade, até pela descida de divisão, deverá abandonar o Norwich. Agora a dúvida é perceber por onde passa o seu futuro. Numa fase em que os “grandes” vão certamente reforçar o ataque até podia ser uma boa solução, resta saber se os 45 golos que marcou (em Portugal na soma das últimas duas épocas só Jackson e Lima facturaram mais) vão ser suficientes para motivar o interesse. 

0 Comentários

  • Trendan
    Posted Maio 25, 2014 at 8:30 pm

    Por mim voltava pó SCP.

  • Unknown
    Posted Maio 25, 2014 at 8:32 pm

    montero vale por 10 wolfswinkels..

    • vsn7647
      Posted Maio 25, 2014 at 9:44 pm

      Na teoria porque joga bem com os pés , mas na prática é um 2 avançado anão que para uma equipa que cruza bastante ainda é mais ridiculo e que raramente aparece na área a finalizar …

  • João S
    Posted Maio 25, 2014 at 8:33 pm

    Um jogador tão trapalhão de pés e com jogo aéreo fraco nunca pode cair no goto de adeptos como os sportinguistas…

    • vsn7647
      Posted Maio 25, 2014 at 9:45 pm

      Sim porque o Slimani tecnicamente é brilhante …
      Ha sportinguistas que nao percebo sinceramente

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 25, 2014 at 10:45 pm

      vsn

      Trapalhão de pés e fraco jogo áereo, foi o que o João disse. O Slimani é lutador, desgasta a defesa adversária e no jogo aéreo… é aquilo que nós sabemos.

    • Kacal l
      Posted Maio 26, 2014 at 12:33 am

      Não concordo com o fraco jogo aéreo, penso que ele é forte nesse aspecto e até marcou alguns golos no Sporting de cabeça, aliás, o único golo que marcou em Inglaterra foi de cabeça e um belo golo contra o Everton, esteve perto de marcar contra o Liverpool e seria de cabeça também, portanto não compreendo essa critica.

    • João S
      Posted Maio 26, 2014 at 9:32 am

      O Slimani tem uma atitude que nem 10 Wolfswinkels teriam… Podemos discutir a verdadeira utilidade disso, mas se a questão é cair no goto dos adeptos, não há nada melhor. E claro, como como lhe conveio, não reparou que falei no fraquíssimo jogo aéreo de RVW

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 26, 2014 at 9:45 am

      Sim, porque correr desalmadamente pelo campo revela muita atitude.

    • Afonso
      Posted Maio 26, 2014 at 10:25 am

      O slimani não corre desalmadamente, Slimani corre para ganhar terreno e abrir jogo, é lento é verdade mas o RVW não é muito mais rápido, RVW tem mais técnica mas não tem o jogo aéreo do Slimani. O Sporting tem neste momento um avançado com técnica, velocidade e visão (entre outros atributos) mas é baixo; e tem outro avançado com pouca técnica, pouca velocidade, mas muita entrega e um dos melhores jogos aéreos ofensivos da Liga. Estes pontas de lanças completam as falhas um do outro, por isso o Sporting a precisar é de um terceiro Ponta de Lança intermédio (Liga portuguesa tem Bebé, Ghilas, Rafael Martins, sendo este ultimo mesmo assim não tou possante fisicamente)

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 26, 2014 at 10:36 am

      Quero o Bebé longe daqui, por favor. O Rciky traz muito mais ao nosso jogo que o Slimani. Basta ver que o que a equipa desceu em termos de produção ofensiva desde que o Slimani passou a ser titular. Jogadores como o argelino, para jogar em futebol apoiado, são fracos. O Ricky e o Montero são perfeitos para esse estilo de jogo, que espero que seja o que o Marco Silva vai implementar.

    • João S
      Posted Maio 26, 2014 at 12:31 pm

      Kacal I,

      Ter memória selectiva não ajuda nestas coisas… Por cada cabeceamento (nem vou dizer golo) que o RVW acertava, tinha que falhar pelo menos 10.

    • Kacal l
      Posted Maio 26, 2014 at 6:34 pm

      João S,

      É a tua opinião, mas eu até acho que ele é bom no jogo aéreo, longe da perfeição, mas não é assim tão mau.

    • 123
      Posted Maio 30, 2014 at 10:11 am

      Wolfswinkel vão ao youtube e vejam a quantidade de golos feitos que ele falhou e depois comentem outra vez.

  • Da Robelink
    Posted Maio 25, 2014 at 8:38 pm

    Na minha opinião, o flop da BPL tem de ser o Lamela, todo o dinheiro gasto e todo o seu potencial, uma desilusão…

  • Monterogol
    Posted Maio 25, 2014 at 8:40 pm

    Esses números são muito enganadores. O Wolfswinkel nunca teve categoria para o Sporting. Há que ter em conta que, ao contrário de Montero e Slimani, o Wolfs foi titular em TODOS os jogos (e isto incluí provas europeias) e era ainda o marcador de penaltys. Ou seja, marcou mais golos, mas também fez muito mais jogos. Para além disso, este é o ponta-de-lança que no um-para-um com o GR, NUNCA conseguiu marcar golo. E oportunidades não lhe faltaram (teve pelo menos umas 10 e falhou SEMPRE). Que ponta-de-lança digno desse nome, se pode dar ao luxo de ter um registo tão negativo. O único mérito que este avançado tinha era ao nível das movimentações, que, justiça lhe seja feita, estava sempre no sítio certo (é a escola holandesa a funcionar). Mas é muito limitado tecnicamente, não ganha uma bola de cabeça, não é capaz de fazer uma finta, finaliza mal e estou até desconfiado que é canhoto e ainda não percebeu (muitas vezes rematava melhor de pé esquerdo do que de pé direito. Estamos muito melhor servidos com Montero e Slimani

    • David Gomes
      Posted Maio 25, 2014 at 10:02 pm

      Ora cá está algo com que eu concordo. Eu sempre disse que este tipo não é jogador de futebol. Para ponta de lança ele só tem uma coisa, que é movimentação sem bola. Em quase tudo o resto ele falha. Em termos de finta, 1×1, ganhar bolas pelo ar, tabelas, poder de choque e vir buscar jogo (pelo menos nestes campos) ele falha. Um bom ponta de lança, para ser digno desse nome, tem de ser forte ou muito forte em pelo menos alguns destes pontos.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 25, 2014 at 11:01 pm

      Nem mais David Gomes. Os números são enganadores, ele para mim não é um bom ponta de lança e ponto. Prefiro Slimani, devido a ter mais corpo para o contacto, mais jogo aéreo e dar mais força à equipa ou o Montero para ser um jogador com mais faro de golo, que aparece melhor na área e que ajuda mais a equipa, tanto ofensivamente como defensivamente

    • João S
      Posted Maio 26, 2014 at 12:35 pm

      Montero tem grande técnica e remate, Slimani tem grande jogo aéreo – 2 condições necessárias para ser Avançado e que RVW nao tinha… Pena não se poderem "fundir" num só jogador :)

    • WhoLk
      Posted Maio 26, 2014 at 5:05 pm

      Montero é 20x o jogador que o VW é neste momento. Um avançado vive de golos e é por isso que fica recordado mas para quem viu os jogos do sporting na 2ª parte da temporada viu o trabalho que o Montero faz em prol da equipa (tabelinhas, desmarcações, passes a rasgar) coisa que o VW nunca teve capacidade. O sporting este jogou de forma a marcar golos, anteriormente era de forma ao VW marcar golos (batatada para o frente e seja o que deus quiser). O Slimani sabe usar a cabeça, literalmente, e tá tudo dito.

      PS: O Montero só marca golos em fora de jogo porque quando está em jogo são anulados :)

  • Rui Sá
    Posted Maio 25, 2014 at 8:40 pm

    Infelizmente para o meu Sporting ele não volta, depois de vendido por 10M€ muito dificilmente o Sporting o consegue recomprar (apesar que com toda a certeza o Norwich não irá reaver os 10M€, mas não o devem vender abaixo de 5M€ e o Sporting não tem situação financeira favorável para oferecer esse valor). Para o Sporting só estou mesmo na dúvida se virá o Rafael Martins ou o Derley (eu preferia o jogador do Marítimo, mas como o Rafael deverá requerer um investimento menor, deverá ser o escolhido).

    Agora deixaram-me a sonhar com uma tripla de avançados Montero, Slimani e Wolfswinkel. Três opções diferentes, pois Montero é um jogador que se movimenta a toda a largura do terreno na zona ofensiva, Slimani é um homem de área e o Wolfswinkel tem essas duas características. Quanto ao facto de ter tido vida difícil no Sporting, na primeira época a equipa teve alturas de praticar um excelente futebol (aquelas jornadas consecutivas em que se via a ganhar nos primeiros 10 minutos de jogo e em que demonstrava que se acelerasse um pouco, marcava mais uns quantos), agora na segunda época, foi uma miséria, por isso mesmo foi a pior da história do clube (mas mesmo assim marcar 20 golos foi obra, sendo que em Janeiro já só se disputava o campeonato), apesar que nessas 2 épocas nunca teve concorrência a altura.

    Espero que não acabe no Porto ou no Benfica…

    • Anónimo
      Posted Maio 25, 2014 at 9:45 pm

      Espero que não acabe no Porto ou Benfica. Joking, right? Pensa que os iriam reforçar?

      António Be

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 25, 2014 at 9:51 pm

      Como se ele fosse fazer alguma coisa no Porto ou no Benfica. É caso para dizer, "Volta Makukula, estás perdoado" ou "Volta Kleber, estás perdoado.

    • Rui Sá
      Posted Maio 25, 2014 at 9:52 pm

      Antónia Be, porque não haveria de poder ir para o Porto ou para o Benfica? Neste momento fazia mais que Cardozo ou Ghilas quase de certeza!

    • Rui Sá
      Posted Maio 25, 2014 at 10:03 pm

      Luke van Diesel, sem dúvida que Jara's, Kardec's, Funes Mori's, e por aí adiante são muito melhores! Até o Maxi ou o Artur faziam melhor a ponta de lança do que o Wolfswinkel! Vai-te tratar que essas palas ainda te vão fazer mal, ou melhor, já te estão a fazer mal!

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 25, 2014 at 10:12 pm

      1º Lá por Jara não ter marcado tantos golos, não quer dizer que seja pior. Se tivesse sido aposta mais regular, tinha dado em craque e até hoje não percebi porque foi mandado embora. É melhor que o WW.
      2º Kardec e Funes Mori são apostas no Benfica principal? Não. Porquê? Porque não têm qualidade para lá estar. Se são piores que o WW? Capaz. Se o WW ia ser aposta no Benfica, tendo em conta os 3 avançados que temos? Nunca.

    • Rui Sá
      Posted Maio 25, 2014 at 10:24 pm

      Luke, o Jara parece que vai fazer a pré-época porque o clube onde está emprestado não o quis, estou a espera para ver essa vedeta a espalhar magia contra Leixões e Santa Clara…
      Neste momento o Wolfswinkel dava muito mais ao benfica que o Cardozo (não estou a dizer que é melhor, mas neste momento o Cardozo já não é o que era e agora o holandês tirava-lhe o lugar de certeza) quanto ao Rodrigo e ao Lima, se o Wolf tivesse Salvio, Gaitán, Enzo e Markovic a servi-lo em vez de Capel, Carrillo ou Viola não sei, mas não devia ficar atrás destes em número de golos!

      Mas como é óbvio, até o avançado das escolinhas do benfica é melhor que o Wolfswinkel.

    • Rui Sá
      Posted Maio 25, 2014 at 10:28 pm

      Mais, o Cardozo nos seus primeiros 3/4 anos de Benfica mete, a nível de finalização, o Lima e Rodrigo num bolso!

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 25, 2014 at 10:38 pm

      Está mesmo a comparar o WW com o melhor marcador de sempre dos sub-21 de Espanha? Ou com um avançado que marca à 3 épocas consecutivas, mais de 20 golos por época? (Já o tendo feito no Braga, sem Salvios e Gaitáns e Markovic's).

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 26, 2014 at 12:09 am

      Goleia e então? Ele não tem crédito nos golos que marca queres ver? Uma seleção que tem Morata e Jesé, e mesmo assim o Rodrigo é o melhor marcador, deve ser porque não tem qualidade. E então se no Bolton marcou 1 golo? Como toda a gente que sabe ver futebol sabe, o Rodrigo só despontou a época passada, tendo depois se lesionado e voltado esta época em grande. Mas isso é claro que não é importante dizer. O WW é melhor que ele não é mesmo?

      E o Matheus é melhor do que o Lima? Bem, já ouvi muitas piadas, mas esta entra no top à vontade. 1º, são jogadores diferentes. 2º O Lima não sendo matador, e ser um avançado que trabalha para a equipa, continua a ter melhores números que ele, e que o WW. Mas o WW é melhor que ele também, não é mesmo?

    • Rui Sá
      Posted Maio 26, 2014 at 12:41 am

      Dizes bem Luke, nos sub-21 de Espanha, que goleiam tudo o que aparece a frente, mas por exemplo quando esteve emprestado ao Bolton, em 26 jogos na Premier League fez 1 golo!
      Já o Lima, na primeira época de Braga era suplente do Matheus (que diga-se, é melhor jogador que ele na minha opinião) e quando jogava era numa ala, na segunda época marcou 23 golos em mais de 50 jogos.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 26, 2014 at 11:13 am

      Ainda bem que preferiu repetir o comentário que fez com a conta do DJ SP', do que contra argumentar o meu comentário que já tinha sido feito.

    • Rui Sá
      Posted Maio 26, 2014 at 1:59 pm

      Luke, como fala que Lima e Matheus são jogadores diferentes e depois compara Rodrigo (ponta de lança), com Jesé (extremo) é muito cómico! E em que é que o Morata é melhor que o Rodrigo? Para mim o Morata só dá num Real Madrid porque é uma equipa que pressiona os adversários muito em cima, para além que ele normalmente só marca às equipas mais pequenas! Mais, em nenhum dos meus comentários lê eu a dizer que o Wolfswinkel é melhor que o Rodrigo, apenas digo que numa realidade como a que o Rodrigo tem no benfica, acho que o Wolfswinkel não ficaria atrás em número de golos.

      Quanto ao Lima e Matheus serem diferentes, é piada mesmo não é? Ambos são avançados que procuram muito a bola, movimentam-se a toda a largura do terreno ofensivo em pressão, têm muita velocidade e têm golo, sendo que Matheus é mais evoluído tecnicamente (enquanto Lima ganha no 1×1 devido a velocidade, o Matheus consegue trocar as voltas a um defesa com uma finta). Se quiser comparar estes dois por esta época, enquanto Lima jogou pelo melhor plantel da Liga portuguesa (e de longe), o Matheus jogou num clube que no seu campeonato é inferior a Shakhtar e Dínamo de Kiev e que está ao nível do Metalist, e mesmo assim marcou 13 golos só no campeonato e ajudou o Dnipro a ficar em segundo lugar a frente de Metalist e Dínamo de Kiev e até relativamente perto do Shakhtar!

      Mas ainda me estou a rir por comparar Rodrigo e Jesé…

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 2:46 pm

      Eu comparei posições por acaso? O Real Madrid não tem um ponta de lança (Benzema) e um extremo (Ronaldo) e não é o extremo que tem mais golos? Então qual seria a barbaridade do Jesé ter mais golos que o Rodrigo? Eu sei, nenhuma. Mas nice try

  • R1cardoGois
    Posted Maio 25, 2014 at 8:41 pm

    Adorava vê-lo voltar ao Sporting.
    É um grande avançado, excelente nas movimentações e na finalização é bastante frio.
    Apenas me parece que tem de ser bastante bem municiado pelas alas ou terá dificuldade no seu estilo de jogo.
    O Norwich ao jogar bastante no contra ataque não pede claramente o estilo de jogo do holandês, motivo pelo qual foi um fracasso este seu ano. Ele é mais estático, mas assenta bem no estilo de jogo do Sporting, a desempenhar o papel que Slimani fez esta época.

    • João Lains
      Posted Maio 25, 2014 at 8:55 pm

      Um dos movimentos preferidos do Wolfswinkel são as diagonais, como é que jogando em contra-ataque ele não sai beneficiado? Além disso, ele é um jogador frágil no choque, perante as defesas inglesas ele seria engolido e foi o que acabou por acontecer.

    • Peixoto
      Posted Maio 26, 2014 at 12:05 am

      para se jogar em contra ataque ajuda ter alguma velocidade, qualidade que não abunda no Wolfswinkel, não basta saber fazer diagonais se depois acaba por perder o espaço para os centrais

  • Mah Med
    Posted Maio 25, 2014 at 8:41 pm

    Merecia vir para o Sporting, teve sempre uma postura correcta e digna , foi dos poucos que lutou quando ninguém acreditava . apesar dos insultos e assobios completamente desajustados nunca disse uma palavra ganhou o meu respeito e admiração, seria mais que bem vindo mas nao me parece que aterre em Portugal devera ir para a Holanda segundo li para o feyeernod.
    off topic alguemm sabe se e verdade que o Fokobo vai para o porto? anda a circular esta imagem:https://i.imgur.com/dDWSxU0.jpg

    • vsn7647
      Posted Maio 25, 2014 at 9:14 pm

      Não consigo abrir a imagem mas é uma da empresaria dele e dele no Dragão ?

    • Miguel Lopes
      Posted Maio 25, 2014 at 9:21 pm

      Essa foto é de 2012. O Porto não o quis e ele foi para o scp

    • vsn7647
      Posted Maio 25, 2014 at 9:35 pm

      Miguel Lopes ele veio para o Sporting por intermédio do Carlos Freitas que tinha trabalhado com ele no Panathinaikos acho que nunca chegou a ser hipotese o Porto e é bem provavel que vá parar agora lá .
      E Hugo Sousa e Seejou King também estão de saida pelo que tem dito os colegas de equipa no instagram chegando mesmo o Wallyson a confirmar a saida do jogador Portugues , preve se portanto uma revoluçao na B !

    • Mah Med
      Posted Maio 25, 2014 at 10:10 pm

      sim

  • António Variações
    Posted Maio 25, 2014 at 8:43 pm

    Já ando a dizer isto à imenso tempo. Wolfswinkel bem que podia vir para o Sporting outra vez…
    Estamos na Champions e já conhece a casa. Era muito mais bem-vindo do que Rafael Martins e afins.

    Teríamos com toda a certeza um grande trio de ataque.

    • Artur Matias
      Posted Maio 25, 2014 at 9:12 pm

      Ele na segunda liga inglesa deve ganhar o dobro ou o triplo (número à sorte) do máximo que o sporting pode pagar neste momento.

      Absolutamente irrealista. A não ser que venha por empréstimo, com o Norwich a pagar parte do vencimento.

    • Pedro Monteiro
      Posted Maio 25, 2014 at 9:40 pm

      O Sporting, segundo circula na Imprensa, não conseguirá acarretar nem o dinheiro da transferência (nunca menos de 4/5 M€) nem o salário por ele auferido. Temos de entender que ele não saiu de Alvalade pelo prestigio do Norwich apenas pelo dinheiro e não deverá querer agora diminuir o que ganha. Por isso, para ganhar menos deverá querer acabar o contrato no Norwich mesmo que não jogue.

    • João S
      Posted Maio 26, 2014 at 12:41 pm

      Pedro,

      Penso que estás enganado… Na minha opinião ele saiu para o Norwich apenas para jogar na PL, porque achava que conseguia fazer uma boa época e dar o salto para uma equipa melhor… Eu acho que foi uma boa ideia da parte dele sinceramente, o problema é que ele não é jogador para grandes voos, e aí teve mais olhos que barriga, mas quem não arrisca não petisca!

      Cumps

  • Anónimo
    Posted Maio 25, 2014 at 8:52 pm

    penso que escolheu o campeonato que menos favorecem a suas caracteristicas e acentua as suas falhas …

    na BPL tens de ter força (ele perde quase todos os embates individuais) ser rápido (não o é propriamente apesar de também não ser lento) e convem ter bom jogo de cabeça (claramente ponto fraco deste avançado!!!)

    veremos seria sempre uma opção interessante uma vez que o mais provavel modelo de jogo do Sporting sera transições em jogo apoiado pelo centro (Marco Silva) sendo que as vagas e vagas de cruzamentos tendem a desaparecer!
    sendo assim o seu excelente posicionamento e as suas movimentações aliadas à resistência e à boa qualidade de realizar tabelas poderão encaixar na perfeição no modelo deste novo Sporting!
    mas lá está … demasiados se`s

    Mr.Green

  • João Lains
    Posted Maio 25, 2014 at 8:54 pm

    Mas alguém acreditava que ele poderia vingar na Premier League? Desde o primeiro momento que aqui afirmei que a principal referência de ataque do Norwich, ou se preferirem, fonte de golos da equipa, seria o Hooper e pelos vistos não me enganei na minha previsão. O preço que foi pago pelo Norwich poderá ser um entrave para os interessados, mas não faço ideia por onde possa passar o seu destino.

    • Pedro Monteiro
      Posted Maio 25, 2014 at 9:45 pm

      O destino dele passa, quase de certeza, pelo Norwich. Tem contrato, desvalorizou imenso e ninguém deverá querer pagar 4/5 M€ por um jogador que falhou por completo num dos campeonatos mais competitivos do Mundo.
      Concordo quando dizes que as características dele não eram aconselháveis para um futebol tão físico como o inglês mas agora não terá grande saída. A única porta que se poderia abrir, a meu ver, seria o futebol português ou o holandês e sempre para clubes de topo mas não acredito que o Ajax o queira e não acredito que FC Porto e SL Benfica queiram ter nas suas fileiras o Wolfswinkel que no meu entender, em termos de qualidade, não se aproxima de Jackson nem de Lima.

    • João Lains
      Posted Maio 25, 2014 at 9:53 pm

      A questão é o preço, eu até vejo muitas equipas holandesas, que receberiam de bom grado o Wolfswinkel, desde o Ajax, PSV, Feyenoord ou até o Vitesse, nenhuma delas com um jogador capaz de garantir entre 15 a 20 golos por temporada. Mas o Norwich quererá recuperar grande parte do investimento que foi feito e não vejo estas equipas com poder negocial para isso.

  • Santos
    Posted Maio 25, 2014 at 9:04 pm

    Apesar de até gostar dele na altura, a verdade é que causava mais frustração que alegria… basta lembrar o jogo com o benfica que com um avançado matador tinham sida 4 ou 5 golos só em ocasiões flagrantes, mas com ele só ficou 1, de penalty… mal assinalado (?).

    Prefiro ter Montero, o colombiano não teve férias e acusou depois o desgaste nos jogos "pesados", Slimani que salvou várias vezes o Sporting e é jogador suficiente para o futebol feio que por vezes se tem que fazer e ter ainda um jovem da academia.. Não são jogadores de atacar o titulo, mas são suficientes para fazer o mesmo resultado desta época + provas europeias.

  • Anónimo
    Posted Maio 25, 2014 at 9:05 pm

    Seria excelente reforço se voltasse!

    Nunca foi consensual para os adeptos porque a generalidade prefere a crítica fácil a análises mais complexas. Tal como Rui Patrício nunca foi consensual e foi (é..?) assobiado quando não corre tudo na perfeição…

    Não esqueçamos que estamos a falar dos mesmos adeptos que elevaram (e continuam a fazê-lo…) a semi-deuses, por exemplo, Rinaudo (porque "é um exemplo de vontade e querer"… eu também queria muito, mas como não tenho jeito, dediquei-me a outra coisa…) e Capel (porque "corre o jogo todo e é o único que vai à linha e cruza"… quanto ao correr, há outra secção para isso, chama-se atletismo, quanto ao "ir à linha", preferia que levantasse a cabeça para ver se está lá alguém, primeiro..).

    O Ricky não foi o melhor PdL que passou no Sporting, muito longe disso. Mas arrisco-me a dizer que foi o melhor desde Jardel, INCLUINDO Montero e Slimani. Sim, não era consensual. O trabalho desenvolvido durante todo o jogo, todos os jogos, a desgastar sozinho as defesas adversárias passou ao lado dos olhares mais desatentos (não é difícil, vendo o jogo na TV, não se percebe muito desse trabalho… ainda se junta a isso o facto de ouvir os comentadores "especialistas" e forma-se uma opinião generalizada e… errada!).

    Ricky não teve o apoio de um Adrien ou de um Martins. Teve Matias e quando os astros alinharam, viram-se golos em catadupa (início da época de Domingos, depois do jogo em Paços). Não teve Jefferson, teve um Ínsua irregular e um Cédric cuja opinião generalizada aponta para a subida exponencial de rendimento esta época.

    Falhou efectivamente alguns golos mais fáceis. Marcou 45, podia ter marcado 60, à vontade, se não tivesse tido problemas de confiança. Marcava penalties, sim, mas não ao ponto de menorizar os números que apresenta. Os problemas de confiança são semelhantes aos que Montero apresentou, esta época. Os golos que falhou, não eram mais fáceis que muitos que os que Montero falhou esta época.

    Que volte, assim seja possível!

    Rui

  • Mah Med
    Posted Maio 25, 2014 at 9:08 pm

    salvo erro o leroy Fer tambem joga no norwich

  • porquinhodaindia
    Posted Maio 25, 2014 at 9:10 pm

    Inequivocamente superior a Montero e Slimani. Esta temporada marcaria mais que qualquer um destes dois.

    • Zé Couves
      Posted Maio 25, 2014 at 9:41 pm

      O que é que o Ricky tem que o Montero ou o Slimani não tenham?

      Montero é 100000x melhor jogador. Superior em todos os momentos – contra ataque e ataque organizado, a dar linhas de passe, jogadas individuais…
      Slimani é infinitamente mais agressivo a atacar as zonas de finalização.

      Sinceramente, não consigo enumerar um ponto sequer em que o Ricky possa ao menos competir com eles. Talvez o nível técnico dele seja ligeiramente superior ao Slimani. Mas nem um nem outro podem fazer desse o seu principal atributo.

      Respondendo ao repto do VM, tem 45 golos em dois anos tendo uma equipa a jogar continuadamente para ele. Foi praticamente o unico avançado que verdadeiramente contava para Domingos, Sa Pinto, Oceano, Vercauteren e Jesualdo. Além disso, marcava os penáltis, o que pode valer vários golos por época (só para o Adrien foram 7 este ano).

      O futebol não é só estatística…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 25, 2014 at 10:08 pm

      Uma equipa a jogar para ele…? Se eu bem me lembro, ele jogava numa ilha lá à frente. Bombear bolas lá para a frente à espera que o Ricky as apanhe não é propriamente jogar para ele.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 25, 2014 at 9:24 pm

    Dava tudo para o ter de volta ao Sporting. No contexto actual da equipa, era jogador para garantir 30 golos por época. Mas continua a ser odiado por 90% dos adeptos.

    • Pedro Monteiro
      Posted Maio 25, 2014 at 9:48 pm

      Achas-lo tão superior a Montero e Slimani para afirmares isso?

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 25, 2014 at 10:24 pm

      Superior ao Slimani, sem dúvida alguma. Ao Montero tenho as minhas dúvidas, mas acho que seriam dois jogadores que se poderiam complementar.

  • vsn7647
    Posted Maio 25, 2014 at 9:26 pm

    Wolfswinkel é um excelente ponta de lança , muito superior a Montero e Slimani , claro que com alguns tendões de aquiles como todos os jogadores mas ainda há que ter em conta as péssimas épocas dos 45 golos .
    Quem viu os jogos do Norwich este ano como eu vi alguns , percebeu facilmente que este não era o melhor clube para Wolfs que tinha de se sujeitar a muito esforço fisico e a jogar constantemente em correrias e transições que não são o forte dele e para alem disso o caudal ofensivo dos canários era quase nulo .
    Até o Garry Hooper não se deu muito bem …
    E não esquecer o fraco choque fisico do holandês que não combina muito com a premier .

    Acredito que num clube que lhe sirva da mesma maneira que jogadores como Cardozo , Jackson , Lima entre outros , são servidos com um bom caudal ofensivo e várias assistências e pode ser que se dê muito bem .
    Não me importava nadinha de o voltar a ter cá como sempre gostei dele e acho que as pessoas queixam se muito por algumas oportunidades falhadas mas também esquecem se que no meio do pauperrimo jogo ofensivo do Sporting era ele que com o seu grande posicionamento e timing tinha a capacidade de originar as oportunidades como ninguém em Portugal fazia , sendo portanto um avançado com escola holandesa na linha dos grandes pontas de lança .

  • Joel
    Posted Maio 25, 2014 at 9:30 pm

    O Van é um bom PONTA DE LANÇA. Não é jogador de tabelas ou grandes jogadas, é simplesmente um finalizar. Precisa de estar focado e motivado, senão não rende. Não é um extraordinario jogador, mas é um jogador interessante.

    Slimani é um grande cabeceador, de resto é muito limitado. Excelente para se ter no banco ou apostar de inicio em alguns jogos. Montero é uma especie de Postiga, sempre disse que não era um PL puro. É mais um 2º avançado, móvel, com muito boa tecnica, mas com claro defice de finalização. Teve foi bastante sorte nos primeiros tempos. É a realidade.

    Lima tem um remate fácil e de grande qualidade. De resto é igualmente limitado. Muitas dificuldades de jogador de costas para a baliza, penso que é mais 2º avançado que PL, como quase sempre o foi na sua carreira. Finalização é razoavel, mas não é bom cabeceador nem tem movimentações de PL.

    Dito isto, comparar qualquer um deles com o Jackson é a mesma coisa que comparar a obra prima com a prima do meste de obras. Digo isto, mas nem gosto do Jackson. A sua qualidade futebolistica é indiscutivel, um ponta de lança de topo mundial, mas é displicente e pouco motivado. Só pensa no dinheiro e em jogos de poder, ficando depois àquem no campo, não por limitações tecnicas ou taticas, mas por falta de empenho e motivação. Mercenário.

    No fim disto tudo, o melhor PL que já vi jogar em foi o Jardel. Números obscenos, finalização sublime, principalmente perfeita de cabeça, tecnica apuradissima, ratisse indispensavel e sempre com alegria e sorrisos a dar tudo pelo seu clube. Tudo bem, podem afirmar que não corria, mas o gajo não precisava disso para marcar 42 golos em 34 jogos. ETc. Etc.

  • Afonso Teixeira
    Posted Maio 25, 2014 at 9:49 pm

    Nunca o assobiei no estádio ( nunca o fiz a outro qualquer jogador ), mas também nunca mereceu uma ovação de pé da minha parte ( já o fiz a outros ). Neste momento Wolswinkel não faz falta ao Sporting, temos Montero e Slimani que na minha opinião são mais jogadores do que ele. Wolfswinkel com 45 golos em 2 épocas é algo assinalável mas nada de extraordinário. Provavelmente o pior ponta de lança que vi em situações de 1 para 1 com o redes, falhava sempre. Desejo-lhe uma boa carreira porque simpatizava com ele, ainda me lembro de estarmos aos 90 min de jogo a perder por vários e mesmo assim ele pressionava incansavelmente os defesas.

    • Joel
      Posted Maio 25, 2014 at 11:33 pm

      Dizes isso, vais ver quantos golos vai o Montero fazer em 2 épocas… Já se viu na 2a metade da época o verdadeiro Montero. Aquilo que foi em toda a sua carreira, por todos os clubes que passou. O que se viu na 1a parte da época nao foi nada mais que sorte e golos irregulares. O SCP precisa de bem melhor para competir no próximo ano na Champions. Slimani é um bom jogador, gosto bastante dele. É letal com a cabeça, fraco com os pés. Um bom jogador de área, mas dúvido que tenha capacidade para ser sempre titular, mas é um bom suplente para abrir jogos fechados.

    • Afonso Teixeira
      Posted Maio 26, 2014 at 1:04 am

      O Montero é provável que não marque 45 golos em 2 épocas, até porque vai fazer muitos menos jogos que Wolfs. Dizer que os golos de Montero não é mais que sorte e irregularidades… já é só odiar o homem, até porque quando marcou nesta 2 ª volta os golos dele foram anulados erradamente o que secalhar até daria outra confiança ao rapaz. Sim, o Sporting necessita de um ponta de lança para atacar a champions, mas isso é muito caro e duvido que se arranje.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 25, 2014 at 9:58 pm

    atençao que a situaçao de cardozo e diferente. cardozo entrou bem, marcava, mas a falta de intensidade irritava os adeptos, como e obvio. e obvio que recebia assobios, e nao e propriamente o favorito dos adeptos, mas poucos sao os jogadores que tem a sua musica. quem foi ao estadio este ano viu que mesmo em pessimos dias era dos mais aplaudidos. mas sim, se me perguntarem, ja chega.
    eu sempre tive a ideia, e acho que ja me expressei aqui, que com a saida de cardozo os golos nao diminuiriam, mas sim repartir-se-iam por mais jogadores (algo que veio a acontecer esta epoca). esta epoca, no inicio, cardozo parecia que ia mudar. corria muito mais, pressionava mais, estava sempre no sitio certo…depois veio a lesao, e voltou o mesmo cardozo preguiçoso, que ate dos proprios colegas receve queixas para correr mais.

    quanto ao wolfswinkel, nunca percebi porque os adeptos nao gostavam dele.sim, perdoava em demasia, mas e a mesma situaçao a que eu ja me referi, por exemplo com aquele jovem dos sub-17 (acho que esra este o escalao). ao menos aparecia. dava trabalho as defesas, movimentava-se bem.
    a diferença de golos para os atuais acho que tambem se deve ao facto de , na altura, wolf ser o principal marcador das bolas paradas, se nao me engano, enquanto montero este ano marcou uma ou duas, mas nunca foi o principal. mesmo assim, nao acho que fosse inferior ao montero e ao slimani, mas o montero teve aquele inicio e metade dos adeptos ficou "apaixonado" por ele, mas fez uma 2º volta miseravel. slimani entrou bem, mas falta-lhe algo. dos 3, ate acho wolf superior, e nao apresentava aquele problema de muitos jogadores holandeses (ou provenientes desse campeonato) em portugal… falta de intensidade.

  • Diogo Ribeiro
    Posted Maio 25, 2014 at 9:58 pm

    Estatisticamente Wolfswinkel é melhor que Slimani ou Montero. Contra factos não há argumentos para não falar que em termos de desempenho de equipa a época deste ano foi muito superior ás anteriores.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Maio 25, 2014 at 10:19 pm

      É? Em quais estatísticas? Subtraia os penaltys.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Maio 25, 2014 at 10:22 pm

      E não se esqueça de falar somente do campeonato (visto que a Liga Europa não conta e a Taça de Portugal tambem não, dado que o Sporting em 2011/2012, chegou à Final).

    • David Gomes
      Posted Maio 25, 2014 at 10:23 pm

      Parece que agora o futebol virou ciência, tipo matemática. No futebol as estatísticas são um indicador mas valem o que valem. Digo eu…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 25, 2014 at 10:26 pm

      Do campeonato? Marcou 14 golos no primeiro ano, em 25 jogos. O Montero marcou 13, em 22.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 25, 2014 at 10:32 pm

      Portanto penalties convertidos são "golos diferentes" é isso?

    • João Lains
      Posted Maio 25, 2014 at 11:07 pm

      Como se isso não fizesse diferença. Há mérito mas marcar um penálti é completamente diferente de marcar em jogo corrido. Acho que toda a gente tem a sensatez para o admitir. Num contexto mais favorável, acredito que os seus números pudessem ser ainda melhores e de facto não era nada mal pensado um regresso ao Sporting. Em duas temporadas, desses 45 golos, 8 foram apontados a partir dos onze metros e curiosamente, todos na sua temporada de estreia.

    • Diogo Ribeiro
      Posted Maio 25, 2014 at 11:28 pm

      O Montero é bom jogador mas nunca será matador até porque nem é um ponta de lança, já o holandês mesmo com uma equipa de rastos muita das vezes sozinho fez a diferença! Para mim ficará sempre reconhecido por aquilo que deu ao clube no tempo em que o representou. Uma vez mais digo Wolfswinkel este ano marcaria muito mais golos que Slimani e Montero até porque explora muito melhor o espaço e tem a escola holandesa, pese embora, tenha muitas lacunas técnicas. Outra coisa de penalti ou não se a bola entrar não deixa de ser golo há que ter perícia para os marcar…

    • Josef
      Posted Maio 26, 2014 at 12:30 am

      A escola colombiana, no que diz respeito a 9's não me parece nada abaixo da holandesa nestes anos certo?
      que raio de argumentos… este ano SE, o ano passado SE… a verdade é que RVW é totalmente diferente de qualquer um dos dois, é um jogador completamente indefinido, nem é um homem de área porque tem 0 intensidade, nem é um falso 9 porque não tem velocidade nem toque para… tem que crescer muito… muito mesmo! 2 épocas razoáveis em equipas de "meio-tabela" qualquer um pode ter, sei la… rondon? andy carol? d. milito? nao estou a dizer nem a comprar o RVW com qualquer um destes, apenas os numeros como fazem no post e por esses comentarios fora.

      no fim, seria um bom suplente para porto e benfica (cardozo sai?), quanto ao sporting penso que nao faz sentido porque ja temos titular e suplente

    • Diogo Ribeiro
      Posted Maio 26, 2014 at 9:38 am

      Não fale em escola colombiana pois o Montero também esteve muito tempo perdido até que foi para os EUA…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 25, 2014 at 10:30 pm

    Sempre fui defensor do Holandês. É verdade que é algo perdulário em frente à baliza, mas tem boas movimentações, tem "faro" e tem a escola holandesa. É bom não esquecer que Wolfswinkel jogou no Sporting no pior período da história do clube e mesmo assim era dos que apresentava melhor rendimento e estatísticas, mesmo jogando numa "ilha", sendo um jogador à parte da restante equipa.

    Acho que seria uma boa solução para qualquer um dos 3 grandes.

    • Joel
      Posted Maio 25, 2014 at 11:34 pm

      Sim, uma boa solução para qualquer um dos grandes para o banco. Para titular não tem capacidade, não obstante achar que é um bom valor, mas ainda aquém do que necessário para uma equipa de top.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 25, 2014 at 10:39 pm

    Já agora, porque vejo muitas comparações com Montero e Slimani, acho que é incomparável. É como comparar o Lima ao Cardozo em termos de estatísticas… são jogadores diferentes, enquanto o Cardozo apenas pode ser julgado pelos golos, o Lima oferece outras coisas à equipa além dos golos.

    O Wolfswinkel poderá ser comparado a Slimani, pois são jogadores de área, de fazer golos, o argelino é muito mais letal, principalmente no jogo aéreo, mas o holandês movimenta-se melhor. Quanto a Montero, trata melhor a bola, é capaz de criar mais espaços para os colegas e participar mais no jogo ofensivo. Não faz muito sentido fazer análises aos pontas de lança apenas pelo rácio de golos/jogos.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 25, 2014 at 10:52 pm

      Já agora, o Wolfswinkel jogou sempre todas as semanas, 90 sobre 90 minutos porque para alternativa havia apenas o Viola que nem sequer é ponta de lança. Montero e Slimani rodaram a titularidade.

      Sinceramente não trocava nem Slimani nem Montero pelo Wolfswinkel, embora goste muito do Holandês.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 25, 2014 at 10:49 pm

    O Ricky marcou mais golos do que o Montero e o Slimani mas também jogou mais jogos/minutos e era o único ponta-de-lança da equipa (não tinha concorrência).
    Sempre gostei do holandês apesar de ter sido muito perdulario em vários jogos mas tem talento e pode evoluir muito.
    Esperava mais dele nesta sua passagem por Inglaterra, penso que não deve continuar por terras de sua majestade devido à fraca época que fez.
    Uma ida para o campeonato alemão era o ideal para ele, outra opção é voltar para a Holanda.

    Duvido que regresse a Portugal mas seria bem vindo de volta ao Sporting.

  • Mike-UK
    Posted Maio 25, 2014 at 10:56 pm

    Na minha modesta opinião, do mesmo modo que certos treinadores criam aquele conceito de "jogador fetiche" também o VM criou a sua versão deste conceito.
    Um dos meus melhores amigos aqui no Reino Unido é adepto acérrimo do Norwich e desde o primeiro dia lhe disse que ficariam melhor com o Holt do que investirem 10 milhões no RVW.
    E aqui estamos, 18 meses depois a confirmar o que era inevitável, que s desceram de divisão foi porque atacaram o alvo errado no mercado.

  • joao
    Posted Maio 25, 2014 at 11:46 pm

    É um bocado injusto comparar com o montero porque é um avançado diferente de um estilo completamente diferente mas se houvessem 2 vagas só para avançado sendo que um era o slimani para a outra vaga preferiria o wolfs ao montero, mas isto é a minha opinão pessoal

    • David Gomes
      Posted Maio 26, 2014 at 12:30 am

      E ficava com 2 pinos de área, passe a expressão, e sem nenhum avançado móvel?

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 26, 2014 at 9:38 am

      O Ricky não é propriamente estático. Uma das suas grandes valias é a sua movimentação.

      Mas discordo dessa dupla. A melhor seria Montero e Ricky, com Slimani como back-up.

  • Kacal l
    Posted Maio 26, 2014 at 12:27 am

    Ricky Van Flopswinkel… mostrou qualidade no Sporting, com uma movimentação inteligente e boas desmarcações, mostrou faro para o golo e um forte jogo de cabeça, teve registos aceitáveis em Alvalade, mas a verdade é que pouco jogou no Norwich e fez apenas um golo, mas é um bom PL e acredito que regresse à sua boa forma, um regresso ao Sporting não era mal pensado.

  • Sou Sporting CP
    Posted Maio 26, 2014 at 12:58 am

    Nao vale apena caros colegas o WW so nao presta porque jogou no Sporting e porque nao e servio ou nome nao acava com Vic se nao ja era craque. Mas sem duvida 45 golos em 2 epocas e bom e o Sporting andava uma merda se fosse este ano gostava de o ver sim num 4-4-2 com Montero ou Viola ao lado .

    SL

    • JF
      Posted Maio 26, 2014 at 2:06 pm

      Essa é boa. Recordo que foram os próprios adeptos do Sporting os seus principais criticos.

      Quando veio, era muito forte, prometia imenso e caminhava para ser o melhor marcador de longe. A equipa com Domingos foi abaixo e passou a ser dos mais criticados e assobiados.

      Foi vendido e logo a seguir fez hat-trick em Braga. Aqui ja o voltaram a elogiar e diziam, que secalhar devia era ficar. Este ano apareceu Montero e depois, Slimani, já não presta outra vez, até porque só fez um golo na Premier League.

      Passar disto a dizer que se fosse sérvio era o maior, mostra bem o complexo de inferioridade que aqui vai

  • Ricardo F.
    Posted Maio 26, 2014 at 8:26 am

    Ao contrário da maioria dos sportinguistas, fui dos que sempre defendeu Wolfswinkel e fiquei bastante frustrado com a venda birrenta de Godinho, num dos últimos dias da sua direção. Na altura o dinheiro tinha servido para "pôr contas em dia" e BdC afirmou que estava tudo uma lástima…ora, imagino se ele não tivesse sido vendido. Voltando ao 'Snipper', gostava que regressasse, pois precisamos de um terceiro ponta de lança e sinto que poderia ser uma solução superior a Rafael Martins ou Derley. De qualquer maneira é utópico pensar nesse regresso, porque iria, de certa forma, ligar a direção atual à de Godinho Lopes. Para além de que o Norwich pagou 10 milhões pelo holandês e não o deve libertar por uma qualquer bagatela.
    Para os outros 'grandes' espero que não venha, porque iria fazer muitos adeptos do Sporting arrependerem-se por não gostarem dele (lá vinha a ladaínha "no Sporting não fazia isto"). Acredito que tinha feito mais golos no Porto este ano do que Jackson, por exemplo, dado que o colombiano foi muito, muito perdulário.
    SL

  • Ricardo
    Posted Maio 26, 2014 at 9:26 am

    Bom dia VM

    Peço a VM que fale mais sobre:
    – Jogadores que estão em final de contrato
    – Jogadores da "Ligue 1" que possam ser reforços na liga portuguesa
    – Jogadores que possam ser novos "James" ou "Iturbe"

    Cumprimentos e Obrigado!

  • Carlos Moreira
    Posted Maio 26, 2014 at 10:14 pm

    Apesar de todos os defeitos como ponta de lança que ele tem, ou melhor, de todas as características que fazem um bom ponta de lança que ele não tem, o pior de tudo é mesmo a sua velocidade. Entre o lento e o parado.

  • Anónimo
    Posted Maio 27, 2014 at 12:49 pm

    Jardel, Liedson e RVW foram os melhores pontas de lança do Sporting neste século. Saudações leoninas!

    Tiago Dias

Deixa um comentário