Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

8 jogadores das equipas B que deviam dar o “salto” em Janeiro

Janeiro costuma ser uma altura de pequenos retoques nos plantéis e neste particular os grandes aproveitam para libertar alguns elementos das suas formações secundárias, de modo a introduzir elementos com menor tempo de utilização ou provenientes de escalões inferiores. Sendo assim, o Visão de Mercado apresenta uma lista de jogadores que poderiam dar o salto para a I Liga, numa perspectiva de enriquecerem essas equipas desportivamente e ao mesmo tempo evoluírem como atletas, dado que a II Liga já começa a ser um espaço reduzido para o potencial que apresentam.

André Silva (FC Porto) – Vitória de Guimarães – O caso do avançado português deve ser gerido com pinças, pois estamos perante um verdadeiro craque e o seu talento não pode ser desperdiçado. Se o FC Porto contratar um avançado neste mercado, faria sentido ceder o jovem a um clube como o Vitória de Guimarães, desejoso de subir na tabela. Mas, caso fique apenas com Aboubakar e dispense Osvaldo, poderia ser benéfico para André Silva ficar desde já no Dragão, tendo oportunidades e conquistando o seu espaço. É um jogador à parte na II Liga.


Rafa (FC Porto) – Académica – É outro dos elementos da nova geração portista mais capacitados para vingar no futuro. Com um pé esquerdo fantástico, o especialista na marcação de livres apresenta um nível demasiado elevado para estar numa II Liga, fazendo a diferença pela profundidade que oferece ao flanco. O lateral-esquerdo tem sido um dos jogadores em destaque na equipa de Luís Castro, que segue em primeiro no campeonato e que, por isso mesmo, poderá querer manter algumas peças chave para tentar lutar pelo título (embora esse não seja o objectivo primordial). No entanto, um empréstimo à Académica, que é uma das principais candidatas à descida, seria benéfico para a afirmação do jovem.

Ismael Díaz (FC Porto) – União da Madeira – O panamiano é, provavelmente, a grande revelação da temporada ao nível das equipas B. Ainda com idade de junior, é um autêntico “mini-Hulk” e tem desequilibrado bastante com a sua potência física e capacidade de explorar as diagonais da esquerda para o meio. As suas características, ideais para aplicar um futebol de transições, dariam outro poder de fogo ao União, uma das equipas menos fortes do ponto de vista ofensivo da I Liga.

Ryan Gauld (Sporting) – Académica – Deixar o “mini-Messi”, que de Messi ainda mostrou pouco, na II Liga é condená-lo eternamente ao fracasso. Apesar de não ter tido o protagonismo que se esperava quando foi contratado por um valor muito elevado, o escocês já provou qualidade e a verdade é que evoluiu muito, tendo agora outra capacidade a nível táctico. Podendo actuar em qualquer posição do meio campo, embora seja preferível vê-lo como 8 ou 10, daria outra qualidade técnica a uma equipa bastante limitada nesse aspecto.

Francisco Geraldes (Sporting) – Vitória de Setúbal – Não tem o mediatismo de outros, mas é um dos maiores talentos saídos ultimamente da Academia do Sporting. O médio é muito refinado do ponto de vista técnico, mas também se destaca por ser um jogador “com escola”, que tem uma excelente leitura de jogo e que corresponde àquilo que é pedido. É mais forte a nível ofensivo, tendo boa qualidade de passe e facilidade de remate, pelo que o Vitória de Setúbal, que pratica um futebol bastante atractivo, poderia ser uma óptima porta de entrada na I Liga.

Dawidowicz (Benfica) – Marítimo – O polaco de 20 anos chegou à Luz com o objectivo de a curto prazo vingar na equipa principal, mas continua pela equipa B encarnada. Internacional AA pelo seu país, o médio defensivo de 1,88 cm necessita nesta altura de outro estímulo competitivo e uma cedência ao Marítimo, clube que precisa urgentemente de um  médio defensivo (posição órfã desde a saída de Danilo), poderia ser benéfica para as três partes.

João Teixeira (Benfica) Boavista – Um caso em que o aparecimento precoce no Benfica parece ter sido apenas fogo de vista. O médio já provou que tem algumas limitações e que dificilmente será um craque mas, ainda assim, não deixa de ser estranho ver um jogador que já actuou pela primeira equipa dos encarnados andar perdido numa II Liga. Talvez tenha sido o retrocesso (quando se sobe, a queda custa mais) de voltar aos B que travou a sua evolução e, nesse sentido, seria interessante ver o que poderia valer noutro contexto. Deste modo, um empréstimo ao Boavista permitir-lhe-ia competir na I Liga e ajudar os axadrezados a melhorarem o seu futebol.

Pedro Rebocho (Benfica) – Nacional –  O lateral da formação secundária dos encarnados tem tido um excelente rendimento na presente II Liga, sendo mesmo um dos capitães de equipa. Não é um prodígio, mas é um elemento abnegado e raçudo, tendo ainda a vantagem de poder desempenhar bem a sua missão em ambas as laterais. Internacional pelas camadas jovens de Portugal e parte da geração do Benfica que atingiu a final da Youth League, parece capaz de ser útil numa equipa de I Liga. O Nacional seria um bom destino, uma vez que Campos está longe de corresponder, Zainadine fixou-se no eixo e João Aurélio é frequentemente utilizado em terrenos mais adiantados.

PS – Nuno Santos, indiscutivelmente um dos maiores talentos das equipas B, ficou de fora porque vai falhar o resto da temporada. Por outro lado, elementos como Tomás Podstawski, Zezinho, Francisco Ramos, Pité ou Victor Andrade também poderiam integrar este lote.

Rodrigo Ferreira

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:41 am

    Opções interessantes, apenas discordo em relação ao Rebocho pois o Nacional está bem servido com o Sequeira(que não é referido). União da Madeira, Estoril, Marítimo ou Académica seriam opções interessantes.

    Cumps,

    Armando Esteves

    • Vital Moreira
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:46 am

      A questão é: Será melhor um jogador sair da equipa B (nível competitivo inferior, mas com futebol apoiado e a jogar sempre para ganhar), e ir para um clube qualquer da 1ª liga pior estruturado, está bem que o nível é superior e os adversários melhores, mas na maior parte das vezes com futebol paupérrimo e a jogar sempre para o empate.

      Na maior parte das vezes a pior coisa que se pode fazer a um jovem com qualidades inegáveis é emprestá-lo a clubes de fundo da tabela, onde só vão aprender a ter medo dos adversários e a ganhar vícios negativos que os impedirão de atingir grandes vôos na sua carreira.

    • Júlio Antunes
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:18 pm

      O André Silva tem lugar no Braga, pois é superior ao Rui Fonte.

      Qualquer jogador que pertença aos sub21 nem sequer deveria estar a jogar numa Segunda Liga, mas pronto, mais vale estar a jogar todos os fins de semana do que parado. Os jovens para evoluir têm que jogar, quanto melhor for o nível competitivo e a exigência, melhor.

      O Benfica tem que ter cuidado com as constantes mudanças na equipa B, porque arrisca-se a descer de divisão.
      A defesa ressentiu-se muito da lesão do João Nunes, pois nenhum jogador se conseguiu assumir verdadeiramente na equipa neste sector, tirando Rebocho que quase não tem concorrência interna.
      No meio campo, João Teixeira não parece muito empolgado por estar na equipa B, pois está muito, muito longe da sua melhor forma. Já foram tempos em que levava a equipa às costas. Com a saída do Renato Sanches para a equipa principal, João Carvalho ficou com maior protagonismo, mas sozinho não consegue fazer nada, principalmente quando há falta de soluções nas alas. DioGO Gonçalves acaba por ter quase todas as responsabilidades criativas e isso é pedir muito a um jovem que ainda é júnior.
      Quando o melhor jogador da equipa até agora tem sido Sancidino Silva, está tudo dito sobre a paupérrima época que o Benfica B está a fazer.

      E como é de costume, o Benfica já se está a preparar para ir buscar 5 ou 6 estrangeiros para a equipa B para depois não saber o que fazer com eles no final da época, à boa maneira do Benfica.

      Na equipa de júniores não estou a ver nenhum jogador que possa ser útil de momento à equipa B (falam tão bem dessa geração de 97, mas tirando o Sanches e o João Carvalho não há absolutamente nada de especial). Talvez só o Guga, caso o João Teixeira ou o polaco saiam.

      Algumas soluções que deixo:

      Resgatar o Bruno Varela, pois em Espanha nem cheira. É um elemento com muita experiência na II Liga e transmitiria a segurança que Miguel Santos não transmite.

      Ir buscar o Rafael Ramos e o Estrela de novo ao Orlando City, iriam ser duas excelentes soluções.

      Na frente, Dálcio do Belenenses pode ser boa opção mas ainda não chega.

    • António
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:33 pm

      Concordo consigo, Vital Moreira, ao ler o seu texto, o caso que me veio logo à cabeça foi o do Gonçalo Paciência

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:44 pm

      A II Liga não são só as equipas B. Ninguém fala nos outros valores que militam nos outros clubes que têm tanta ou mais qualidade dos das equipas B, mas que não têm a sorte de terem os empresários certos. Quando repararem no valor deles já terão 25 ou 26 anos e aí sim, chegarão à Primeira Liga, possivelmente tarde demais.

      Esta edição da Segunda Liga é das mais ''maduras'' que me lembro, é rara a equipa que tenha no seu plantel jovens jogadores oriundos da sua formação. Penso que só uma equipa faz aposta declarada na sua formação, e é a equipa que está em último, o Oliveirense.

      Guarda Redes : Mickael Meira (Atlético); Rafael Veloso (Oriental)

      Defesas: Kiki, Ricardinho e Sandro Costa (Gil Vicente); Diogo Nunes e Pedro Pinto (Leixões); Duque (Olhanense); Silvério (Famalicão); Sérgio Silva (Oliveirense).

      Médios: Xeka (Covilhã); Fábio Carvalho e Rúben Oliveira (Feirense).

      Avançados: Miguel Angelo (Leixões); Ricardo Guimarães (Oliveirense); Alexandre Guedes (Aves).

      São estes os jogadores a quem reconheço potencial para virem a jogar em patamares superiores num curto/médio espaço de tempo.

      Mas na minha opinião é uma lista muito, muito curta para um campeonato com 24 equipas. Existe mais talento jovem no CNS do que na II Liga (tirando as equipas B) as equipas têm é medo de arriscar.

    • Mark Viduka
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:48 pm

      Vital Moreira,

      Se o Messi tivesse sido emprestado a clubes de fundo da tabela quando tinha 17 ou 18 anos, hoje seria uma espécie de Cassano.

    • coach407
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:05 pm

      Briguel, por acaso ainda há pouco referi o Sandro Costa como jogador que na próxima está na I liga de certeza absoluta ou então tinha-me enganado bem. Visto que também o referes é porque não foi só a mim que me enganou :)

      O Ricardinho também é bastante bom, mas o Kiki já não tem jogado. Perdeu a titularidade para o Bruno Silva que realmente tem-me impressionado. Lateral competente mas tecnicamente muito interessante, bastante ofensivo que se integra bem no futebol agradável do Gil Vicente. Ainda no último jogo com o Farense foi ele quem fez a assistência para o 1-0.

      O Kiki tem jogado só para a taça.

      Mas o Sandro tem uma qualidade…que jogador

    • coach407
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:39 pm

      Júlio, acima da média de 97 tens o João Carvalho, Sanches, Diogo Gonçalves, Rúben Dias e Pedro Rodrigues. Depois tens outros jogadores interessantes como Guga, Francisco Ferreira e Yuri Ribeiro. Mas o próximo caso sério é o José Gomes de 99. Que abuso de jogador.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:53 pm

      Briguel,

      O Feirense tem 11 jogadores da formação no plantel e está a lutar pela subida

      Armando Esteves

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:43 am

    Excelente Post, muito bem e todas as sugestões foram ideais. Parabéns.

    Luis Magno

    • Mark Viduka
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:02 pm

      Já ouvi dizer que agora no mercado de Janeiro o Pedro Rebocho vai tirar o lugar ao Gayá no Valência por 15 milhões de euros e o Sancidino Silva vai para o Mónaco substituir o El Sharawi por … 15 milhões de euros.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:21 pm

      Anh? Mas o que eu disse o que é que tem a ver com isso? Comentários desnecessarios.

      Luis Magno

    • Bruno Rams
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:41 pm

      se assim for vão baratos , pk o cancelo e o ivan cavaleiro ja valem o dobro , e o bernardo silva ja vale o triplo .. foram excelentes negócios para quem comprou ;)

  • Kafka I
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:45 am

    Eu não conheço a fundo o André Silva porque não vejo camadas jovens ou futebol de 2ª divisão…agora do que falam o miudo é mesmo bom jogador,

    Portanto a ser verdade o que dizem não concordo nada que ele seja enquadrado numa equipa como o GUimarães que tem um treinador muito fraco em organização ofensiva e portanto estar a por um jogador como o André (acreditando no que dizem que o rapaz é mesmo bom) nas mãos do Conceição seria um erro porque seria pô-lo num modelo de jogo que será a antitese do que vai ter quando jogar numa equipa grande

    O Braga ou o Setubal enquadravam-se melhor para o André Silva na minha opinião…pelo menos do pouco que já vi das 2 equipas parece terem um modelo de jogo mais à equipa grande, em especial o Braga que foi o que vi mais das 2…

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 10:55 am

      O Vitória!!! E sim o André seria bem vindo caso o Suk parta! Ou até caso continue assim jogam os 2! :)

    • ACT7
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:06 am

      Talvez no Braga e no VitóriaS não tivesse grande espaço, caso Suk sai-a aí seria uma boa opção. Mas Lopetegui vai querer ficar com ele nem que não seja para agradar os adeptos.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:32 am

      ACT7

      Não conheço o jogador como frisei em cima, dai ter sugerido com base no modelo de jogo das equipas e não pela qualidade individual, agora o rapaz já tem 20 anos e dizem que é assim tão bom e não consegue ter espaço no Braga e Setubal?

      Isso leva-me a questionar se afinal ele é assim "tão bom" quanto dizem?

      É que então muito mal vai Portugal, quando uma das suas maiores promessas sub20 anos não tem qualidade para se impor num clube de nivel médio/medio alto como o Setubal ou Braga…

      Ainda ontem ouve aqui um post sobre miudos Alemães que se estão a impor nas melhores equipas da Alemanha com 18/19/20 anos que é a idade do André Silva…

      Logo ou o André Silva não é assim tão bom quanto dizem, ou então são os clubes Alemães (Bayer, Schalke, Monchengladbach, Estugarda) que não são assim tão bons quanto o Braga e o Setubal?

      Algo aqui não esta a bater certo…

    • estrela
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:53 am

      O que não bate certo são os interesses instalados e a falta de aposta nos jogadores jovens, por parte das equipas portuguesas. Nos últimos tempos em alguns clubes alterou um pouco está situação por necessidade !

    • Pyros
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:57 am

      Não me admirava que o Suk rumasse ao Dragão e o André Silva fosse emprestado ao Setúbal…

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:59 am

      O Vitória!!

    • PedroL
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:16 pm

      Kafka, o Setúbal tem Suk e André Claro na frente são muito bons. Daí não ser impossível mas André Silva teria mais dificuldades em afirmar-se pois teria menos oportunidades até conseguir agarrar o lugar.

      Acho que clubes como o Estugarda, Monchengladbach e o Schalke têm sempre uma maior margem de manobra quando se trata de apostas de risco, pois já estão bem financeiramente e estão em posições favoráveis.

      O Setúbal pode não querer dar-se ao risco de apostar em demasia em jovens, pois já tem alguns na sua equipa, de sublinhar André Horta, 19 anos, que veio dos juniores do Benfica há 4 anos, e está a apresentar-se a um nível bastante elevado, o que já lhe valeu a titularidade absoluta no meio campo setubalense

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:23 pm

      kafka,

      Não leves a mal o que vou dizer, mas acho que estás a colocar a questão de uma forma demasiado matemática (entenda-se equação) quando fazes essa comparação.
      Há vários motivos que levam a que esta questão não possa ser visto dessa forma.

      1) No caso de Setúbal (não do Braga), o Suk é a par do Slimani (e porque não do Jonas) o avançado em melhor forma em PT, sendo que continuando a jogar assim, por melhor que seja o André Silva não terá hipóteses de ser titular regularmente (eu pelo menos se fosse adepto do Vitória iria questionar o porquê de mudar a táctica ou colocar o Suk no banco para enquadrar um miúdo de outro clube, quando esta época tem sido a melhor dos últimos anos). Para ir para o banco do Setúbal, mais vale ficar no banco do Porto que teoricamente aprende mais.

      2) % de estrangeiros em PT e seriedade dos dirigentes desportivos. Não sei números exactos e não sigo o campeonato alemão tão afincadamente por isso perdoem-me se disser alguma barbaridade, mas ideia que tenho é que a aposta nos jovens na Alemanha é maioritariamente feita em alemães, ao contrário do que se verifica em PT (tendência que se tem invertido ao pouco nos últimos anos), que é muito virado para o mercado sul americano (não falo apenas dos três grandes) e de leste (agora menos, deve ter sido uma fase). Isto leva a que necessariamente haja uma maior aposta nos jovens alemães e a que estes apareçam mais. Esta situação é (e conforme é referido pelo(a) estrela acima) é muito alimentada pelo interesse de dirigentes e empresários, que cada vez mete mais nojo.

      3) Cultura de prata de casa (que de certa forma está ligada ao ponto de cima). A dimensão dos clubes na Alemanha para além dos 3 grandes (por comparação com o futebol em PT vamos dizer que seriam Wolfs, dortm e bayern) é imensamente superior à dos portugueses, aliás nem é comparável, tanto ao nível de qualidade como de estrutura, o que leva a que um Campus de um clube na Alemanha que lute para não descer se equipare se calhar aos do SLB SCP ou FCP. Melhores condições levam (teoricamente) a maiores talentos e etc etc etc.

      Posto isto, acho que o André Silva tem muita qualidade e tudo para ser uma referência (por pouco tempo, não me parece um jogador que tenha aquele "amor" ao clube e surgindo a hipótese de sair vai tentar fazê-lo) na área do Porto no curto prazo.

      Cumps,

      Rui Sousa

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:31 pm

      Kafka tem toda a razão então a maior promessa em termos de ataque é incapaz de se afirmar numa equipa da primeira liga como é o Vitória? Não faz sentido nenhum.

      Luis Magno

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:33 pm

      Pyros, espero bem que não! Paguem pelo jogadors! Se deram 20 milhões pelo Imbula…… Não queremos moedas de troca!

    • coach407
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:44 pm

      Quando começo a ler e vejo logo o André Silva no Guimarães… que crime! O André Silva evolui mais no Porto B que no Guimarães. Ele ou fica no Porto como 2ª opção ou o ideal é ser emprestado a um clube francês como o Nice que joga um futebol muito favorável ao avançado (terá a concorrência de Germain que está a fazer uma boa época, o que também é bom para ele e a sua integração é mais fácil pois estão no plantel elementos como Ricardo Pereira, Wallyson e Seri. Com o Ben Arfa em grande forma o André Silva teria tudo para se destacar).

      Além do Nice, há mais clubes interessantes como Rennes (onde jogam Pedro Mendes, Gelson Fernandes e Quintero) e o Lorient de Guerreiro.

      Relativamente a defesas acho que sim. Um empréstimo de Rafa e Rebocho era bom para eles (claramente Rafa sobressai numa equipa como este Porto mas duvido que se afirme facilmente num clube como a Académica). Já o empréstimo de Rebocho com o Benfica B em perigo de descer e sem alternativa parece-me complicado.

      Ismael Diaz deixem-no acabar a época no Porto B. Não façam dele um Kelvin. Deixem-no ganhar estatuto no Porto B que na próxima época vai ter mercado para mais de que o União da Madeira. Além de já estar a jogar num nível competitivo superior ao seu, joga um futebol positivo para a sua evolução e onde está perfeitamente adaptado. Ia perder meia época no União da Madeira.

      Gauld não sei… Talvez.

      Geraldes e Dawidowicz é mesmo na "mouche". Concordo plenamente.
      João Teixeira também me parece bem, apesar do Boavista… Enfim, é melhor que estar no Benfica B.

      Desde que não me ponham Gonçalos Paciências em Académicas…

    • PedroL
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:09 pm

      Rui Sousa,

      Concordo a 100%

      É muito diferente também apostar num jogador jovem da tua própria equipa e apostar num jogador jovem de outra equipa. Tens sempre muito pouco a ganhar, não compensando o risco.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:53 pm

      Rui Sousa

      Eu no geral concordo contigo, eu enfatizei a situação, mas foi mais para "criticar" a mentalidade dos dirigentes/treinadores em Portugal…pelo que no teu comentário dou especial ênfase ao 2º e 3º paragrafo…

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:49 pm

      Concordo que o atual Vitória não seja boa opção para a carreira do André Silva isto porque Sérgio Conceição (para tristeza minha) simplesmente não sabe colocar uma equipa em ataque continuado e quando o fez levou 4 golos num jogo caseiro, e no sistema dele um ponta de lança como Dourado enquadra-se muito mais

    • Pyros
      Posted Janeiro 5, 2016 at 7:53 pm

      Nuno Quitério, ninguém disse que no caso do FCP emprestar o André Silva ao Vitória de Setúbal por troca do Suk este segundo rumaria a norte a custo zero… nem tal faz sentido.
      Naturalmente que o Porto teria de pagar pelo Suk.

  • Óscar Alho
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:45 am

    No Sporting há ainda:Cristian Ponde;Fokobo; Domingos Duarte.

    No Benfica: João Nunes.

    No Porto: Victor Garcia; Chidozie; Graça

    • Óscar Alho
      Posted Janeiro 5, 2016 at 10:51 am

      No Benfica há ainda Bilal

    • Judge Dredd
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:29 am

      Tão se a esquecer do melhor jogador da equipa B do SLB: João Carvalho

    • Mário Caixeirinho
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:08 pm

      Toda a equipa B do benfica tem estaleca para dar o salto competitivo, precisa é de tempo.

    • PedroL
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:19 pm

      Tirar João Carvalho da B deve ser só para garantir que esta desce de divisão… Dúvido que o façam, o Benfica B precisa urgentemente de subir umas posições

    • John Days
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:41 pm

      Esperemos que esse salto competitivo aconteça antes de 2050.

    • Mark Viduka
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:48 pm

      A equipa B do Benfica tem é estaleca para ir parar ao CNS se continuar a jogar assim

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:04 pm

      Mark Viduka, caso caímos mais lugares "basta" colocar jogadores que tem ido regularmente para o banco/bancada da equipa A lá….tipo o que "outros" fazem.
      Nós jogamos quase, tirando a nabice do Taarabt e por normal +2, com jovens de 17/19 anos, é "normal" a equipa não responder como outras, mas eu acho mais importante dar oportunidade aos jovens de evoluir na equipa B do que ter lá 11 gajos com 23/24/25 anos a "empatar".
      Aliás, esse sistema é funcional, basta vê-se o que tem sido a nossa campanha na Young deste ano, aonde apresentamos um ritmo muito superior aos adversários.
      #seéquemeentendes

      Lopes

    • João
      Posted Janeiro 5, 2016 at 5:17 pm

      Lopes a equipa líder da 2a Liga também faz isso. Só não joga com nenhum elemento A. Um abraço.

    • Judge Dredd
      Posted Janeiro 6, 2016 at 12:18 am

      PedroL as equipas B são para fazer evoluir jogadores não para pensar em ficar em primeiro ou em ultimo

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:45 am

    Só penso que a Académica adequa-se 0 ao Ryan Gauld.
    Pinho

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:48 am

    Gostava de gauld e Geraldes na académica. André Silva espero que saia mesmo. Este ano no Porto não vai dar em nada e tenho quase a certeza que vai haver ponta de lança novo de qualquer forma.

    Jonathan

  • Manuel Remedios
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:48 am

    Boa análise, sem dúvida, porque acima de tudo avalia equipas onde estes jogadores encaixariam muito bem.
    Não obstante, julgo que outros jogadores deveriam seguir este caminho.
    No Benfica faria muito bem emprestar os seguintes jogadores:
    – Clésio, facilmente substituído por Aurélio Buta;
    – Lystcov, Substituído por Francisco Ferreira;
    – Alexandre Alfaiate;
    – Jim Varela;
    – Élbio Alvarez, substituído por Guga;
    – Vitor Andrade;
    – Francisco Vera, substituído por José Gomes;
    – Juan San Martin;
    – Sancidino.

    À exceção de Lystcov e Vitor Andrade (pelo investimento que acarretou), pensaria até em cedências a titulo definitivo, com opção de recompra até 1,5 anos.

    Julgo ainda que o Benfica B deveria ser reforçado com um médio centro (Marcel Pereira do Portimonense seria excelente), e um ponta de lança que conseguisse finalizar algumas das inúmeras situações que esta equipa cria. A minha opção seria o regresso de Jonathan Rodriguez ou Frisenbicheler, mas não acho que não queiram jogar na B.

    Em relação a Sporting e Porto não tenho um conhecimento tão profundo mas julgo que existem outros jogadores que merecem a I Liga.

    • Judge Dredd
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:32 am

      Mas quem é que quer o Sancidino?
      O Romario Baldé ainda tem velocidade mas o Sancidino neste momento é jogador de distrital.
      Só está a obstaculizar o lugar para alguem de qualidade que o Benfica lá tenha( e são alguns)

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:51 am

      O regresso de Jonathan Rodriguez para a B?! O uruguaio, dos jogos que o vi fazer no Benfica, pareceu-me ter qualidade para integrar o plantel principal, que desperdício um jogador daqueles na equipa B. É verdade que em avançados estamos muito bem servidos, mas será uma pena se não aproveitarmos o jonathan, que tem características que nenhum dos jogadores que temos possui actualmente.

      Luis Pereira

    • Manuel Remedios
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:12 pm

      Luís Pereira,

      É um facto que Jonathan tem capacidade para a equipa A.
      Mas como não joga muito no Deportivo, e a equipa A tem 3 avançados que serão aposta até ao final da época, foi só uma sugestão. Lembro que uma prioridade do Benfica neste momento deve ser evitar a descida da equipa B, sob risco de colocar em causa o processo de formação dos jogadores.
      Alguém acha que jogadores como João Carvalho vão ter motivação para jogar no CNS, ou neste escalão vão ganhar "calo" competitivo para a equipa A?

      Judge Dredd,
      Concordo que Sancidino não é neste momento um ativo importante, mas julgo que uma rodagem noutro clube de I Liga, ou então num Championship, poderia ser uma motivação extra para ele.

    • António
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:39 pm

      O Sancidino nunca vai ser um jogador de equipa grande, mas também não é tão mau quanto o pintam, serve bem para uma equipa de meio da tabela da I divisão. Quanto à opção dele ir para Inglaterra não me parece que ele queira muito voltar para lá xD

    • coach407
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:06 pm

      O Jonathan é muito fraco. Senpre disse isso, mesmo na pré-época. Ter 0 noções de futebol. Precisa de quem lhe ensine mas isso é feito na formação não é agora

  • Miguel :)
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:51 am

    Fokobo, Dramé e Sacko e Cissé também é para despachar e emprestar a clubes de maior calibre como os da primeira divisão

    • Tigas
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:29 am

      Agora falemos de jogadores de futebol e não de indivíduos com tábuas no lugar das pernas.
      É incrível a falta de qualidade do Sporting B, a começar no treinador, passando pelo "ladrão de meninas que é apanhado por travestis" e acabando num Sacko roto

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:35 am

      É para despachar para qualquer lado, nem que seja para a segurança do Urban, esses jogadores nunca serão jogadores para a equipa A do Sporting .

      Mário

    • JTMatos
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:47 am

      Acho que a equipa B do Sporting tem demasiados excedentários que estão a tapar e/ou desmoralizar os jogadores que realmente tem valor. Não percebo o que faz lá um Salomão que no final da época vai sair a custo 0. Labyad e Cisse já a muito que deveriam estar noutras paragens longe do Sporting.

      Sacko, Gaul e Dramé não podem ser internos B's… Ou são emprestados a equipas mais fortes ou tem de ser vendidos para amenizar custos.

      Estando a manutenção garantida, tem de se subir juniores para reforçar a equipa B. Tal como se fez (com sucesso) na segunda metade do ano passado.

  • Rabensandratana I
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:51 am

    Francisco Ramos do FCPORTO B também merecia dar um salto para a 1ª Liga, tem qualidade mais que suficiente até diria que era titular em grande parte das equipas da divisão rainha de Portugal.

    Gudiño, também tem evoluído como ninguém e acho que seria titular num Tondela ou mesmo na AAC.

    • mekanix14
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:49 am

      O Trigueira esta época só falhou no jogo com o Benfica e um pouco contra o Porto. Nos restantes jogos tem-se exibido a um bom nível. Não querendo desvalorizar o Gudinõ na Académica caso os embargos financeiros fossem aceitáveis face à realidade da AAC, caso contrário, com o Trigueira ficaria bem entregue a baliza.
      Atenção, não disse em nenhum momento que o Gudiño era inferior ao Trigueira, muito pelo contrário.

    • The Monster
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:22 pm

      Rodrigo, nao me leves a mal, mas acho que foi um erro crasso nao colocares ai o Francisco Ramos, na minha opiniao o jogador da B mais preparado para jogar na equipa.principal do Porto, mais ate que Andre Silva.

  • The River Ramones
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:59 am

    Sou contra a saída de dois elementos do F.C. Porto que indicam aí, por motivos diferentes: André Silva deve ficar no plantel, porque tem qualidade para ser uma alternativa válida (não ficaria espantado se começasse a roubar o lugar de Aboubakar) e Ismael Diaz deve manter-se porque, tendo ainda idade júnior, pode contar como formado no clube, como Vitor Garcia. A saída de Rafa seria perfeita: ir para uma equipa como a Académica permitir-lhe-ia evoluir o aspeto defensivo, onde ainda está longe de ter atingindo o seu potencial e este ano haverá poucas oportunidades para ele, fruto da boa época de Layun e de Angel ter cumprido quando chamado. Outro jogador que deveria ser emprestado é Tomás: tem estado tapado, e bem, por Govea e está num patamar onde a II liga já não é motivação. Parece-me um caso semelhante ao de João Mário à duas épocas atrás, e se o resultado fosse o mesmo seria excelente.

    Em relação aos outros dois grandes, parecem-me boas opções. João Teixeira está numa idade onde tem que dar o salto, para não ser mais um Miguel Rosas e ter um internacional A como Dawidowicz na II liga parece um desperdício de qualidade. No Sporting, Geraldes parece-me uns furos acima de Palhinha, por exemplo, e podia evoluir bastante na I liga, e Gauld tem que assumir o protagonismo para poder cumprir todo o potencial e expectativas que levou o Sporting a fazer dele uma das contratações mais caras do mandato de Bruno de Carvalho.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:11 am

      Palhinha é 6, geraldes é 10. É o mesmo que comparares o Busquets ao James.
      Pinho

  • Nuno Quitério
    Posted Janeiro 5, 2016 at 10:59 am

    O André Geraldes pouco ou nada sei! Mas no actual plantel e a forma como jogamos seria dificil ser titular, só se for mesmo acima da média! Temos um meio-campo de 2 jogadores com Fábio e Horta! Mas podiam ser mais uma solução, pois não temos um jogador para substituir o Horta! Destes jogadores queria claramente o André ou o Ismael pois penso que necessitamos de mais um extremo no plantel. E um Defesa Direito!

    • Ricardo Filipe
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:36 am

      O André Geraldes seria uma GRANDE alternativa ao André Horta, sem dúvida alguma. Para DD o Riquicho chegou a ser opcção (e que boa que era!), mas está lesionado. Penso que o Vitória não precisa de extremos visto que já só tem o campeonato, mas se algum se lesionar seria bom ter uma opção nos juniores ou passar o andré horta para essa posição.

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:19 pm

      Ricardo, o Horta não tem perfil de extremo e talvez saibas que muitas vezes o nosso extremo esquerdo tem sido o Ruca que é Defesa Esquerdo e que em termos ofensivos só oferece boa qualidade de cruzamento! Dai ter falado num extremo.

      Sim falou-se o Riquicho e neste momento continua a ser o nosso calcanhar, pois para o Quim Machado o Gorupec não conta e o William Alves é claramente limitado! Spfremos n golos pelo lado direito…

    • Ricardo Filipe
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:29 pm

      Nuno, concordo que o André não tenha perfil de extremo, mas em último caso, teria que se adaptar, jogando como uma espécie de avançado interior, a descair para o meio. Não sei até que ponto o Vitória tem algum extremo de qualidade nos Juniores, no entanto o Suk também poderia jogar a extremo e jogar o André Claro ou subir o Valdu para jogar na frente (Na minha opinião, esta alternativa seria muito fraca, o Suk não oferece nem metade do que oferece a PL). Poderia tentar contratar-se o Podence (algo irreal na minha opinião e já chega de valorizar jogadores de outros clubes) ou ir buscar um extremo ao CNS.

      Não percebo a insistência de Quim Machado no William Alves, quando tem o Gorupec no banco que nos jogos que jogou não comprometeu e deu maior profundidade ofensiva no flanco. Para além disso, apreciei bastante quando este, num lançamento de linha lateral ofensivo, pediu à claque (VIII Exército) para gritarem ainda mais pela equipa naquele momento.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 4:19 pm

      O André Geraldes neste momento já não se encontra no Sporting
      SALGADO

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:11 am

    Todos os jogadores do Porto deveriam permanecer por uma simples razão: São a melhor segunda opção.

    Rafa melhor que Jose Angel
    André Silva com a saída de Osvaldo assume-se como a opção óbvia
    Ismael Diaz é melhor que Tello/Varela

    Claro que com o treinador que o Porto tem… o que ele quer é espanhois e tal mas pronto, talvez passasse mesmo por esta aposta em alguns jovens a diminuição do ódio que tem sofrido por parte dos próprios adeptos (um pouco à imagem Renato-Vitória… talvez o VM tenha de fazer um post semelhante para ver se alguém acorda)

    Luis Freitas

  • mekanix14
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:11 am

    Gauld também não era titular logo "de estouro" dado às recentes exibições do Leandro Silva. O rapaz desde que entrou no 11 nunca mais saiu e dá uma qualidade de passe, visão e tranquilidade acima da média ao meio campo da minha Briosa. Gostava que viesse à mesma, caso houvesse uma descida no terreno no Leandro. Talvez um meio campo com o Leandro, Gauld e Rui Pedro fosse um bocado ofensivo demais para a Académica, mas engraçado era e a qualidade de jogo ia subir possivelmente.
    Gostava de ver mais um central a entrar no plantel dado que o Aderlan e o Iago não dão segurança nenhuma. Existe algum central nas "B" que possa ser titular de carasna Briosa? (Tipo o Lichnovsky)

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:30 am

      João Nunes, Lystov , Foboko, Domingos Duarte e quem sabe o Verdasca

      Guilherme Maia

    • Rodolfo Ribeiro
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:07 pm

      o gauld ia tirar o lugar ao pedro nuno que é da formacao, e o rapaz tem feito boas exebicoes.

    • mekanix14
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:36 pm

      Para já, o Pedro Nuno ainda não tem estofo para ser titular Rodolfo.

    • Bruno
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:37 pm

      O Leandro Silva realmente tem boa visão de jogo e qualidade de passe, mas ainda tem muito a evoluir principalmente defensivamente.

      O Rui Pedro ultimamente tem aquecido o banco e o Pedro Nuno não se tem safado mal podendo o Ki também fazer esse lugar por isso não faz grande sentido o gauld.

      Aderlan é lateral e não central, o mais importante nos centrais é que funcionem bem um com o outro, por alguma razão o melhor central da académica tem ficado no banco e o nosso centro da defesa tem melhorado.

      O rafa era bom mas preferia uma solução permanente para a ala esquerda, com tantos empréstimos para o ano não temos jogadores

    • Rodolfo Ribeiro
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:14 pm

      Prefiro ter um jovem com garra que um jogador que nao se esforca caso do Rui Pedro. O Gauld penso que é bom jogador no entanto, existem posicoes mais carentes que o meio campo.
      O Rafa seria uma excelente contratacão.

  • Nuno R
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:11 am

    O Riquicho já deveria, ou poderia, estar noutro patamar não fosse a lesão sofrida.

    A escolha de empréstimos deve levar em linha de conta (para lá das políticas de alianças) o tipo de jogo e treinador que se encontra pela frente, não vá um jogador apanhar um técnico que privilegie a estampa física em detrimento de outros atributos. O André Silva precisa de uma equipa que jogue um futebol minimamente apoiado, pelo que vi, Rio Ave, Marítimo ou Paços (caso saiam jogadores, como o Bruno Moreira) seriam as melhores opções.

    Quanto ao Gauld, o miúdo tem técnica, e quem vem do campeonato escocês não deve ter problema em apanhar umas caneladas. Precisa claramente de outro incentivo, jogar na II Liga, por mais que ele tenha um discurso politicamente correcto, deve ser exasperante. O mesmo vale para jovens internacionais que vêm para Portugal, como o Bilal, necessitam de um patamar competitivo superior. O Gauld está numa de agora ou nunca, um empréstimo ao VSetúbal (até poderia servir de ajuda num negócio Suk) podia ser benéfico para ele.
    O Rafa podia ficar no Porto como suplente do Layun, agora que o Cissoko saiu, e visto que o Angel é um barrete

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:27 am

      Espero bem que não! Querem o Suk paguem por ele! Espero que não enfiemos novamente o barrete, seja com que clube fôr!

    • André Filipe
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:33 pm

      Nuno quitério tipo o barrete que levaram quando vos emprestámos o joao mario?

    • Octávio Alvarez
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:35 pm

      E o Ruben Semedo, acrescento. Muitas razões de queixa tem o Vitória do Sporting…

    • Nuno Quitério
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:34 pm

      Quando falo do barrete é pelo facto de não ganharmos dinheiro com a venda do Suk! O Suk tem de valer dinheitro aos nossos cofres que estão quase vazios, não pode ser como foi o Tiba, o Vezo, O Horta que não renderam quase nada, devido ao desespero em vender! Uma venda baixa com o o Ryan Gould como troca, é isso que não quero! Tal como o André Silva como já aqui falaram! Só isso!

      Quanto ao João Mário é um craque e fiquei muito agradecido por ter representado o Vitória, e acho que vocês têm tb de agradecer com este empréstimo… 0 razões de queixa!

      Quanto ao Ruben Semedo, por favor, é mais as vezes que enterra a equipa que resolve! Até agora tenho muitas razões de queixa! Cada vez que o vejo a sair a jogar, tremo todo e em 6 empates caseiros está ligado a 4! Já para não falar no jogo com o Benfica.. mas vocês só viram o jogo contra o Porto!!

  • Pereira FCP
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:20 am

    Vou falar só dos jogadores do Porto pois são os únicos que acompanho,Rafa na académica era quase acabar com a carreira do rapaz, é um excelente lateral, ataca muito bem e o ponto fraco até é a defender, é um lateral mais virado para o ataque e na academica não iria ser nada disso, para não falar que é um plantel limitadíssimo, o Ismael Diaz ainda é junior e nem sequer é jogador do Porto, está emprestado e no final da época há uma opção de compra, logo penso estar bem onde está e podia ser aposta nos próximos jogos da taça da liga e começar a treinar aos poucos com o plantel principal, André Silva é o caso mais complicado, por mim ficava no plantel e ia tendo as suas oportunidades, quando não tivesse ia a B fazer uns jogos de maneira a não parar, mas acredito que tenha qualidade para se impor na equipa A, já aqui disse isto uma vez, não sei se muitos concordam, eu estes jovens pontas de lança nunca os emprestava a estas equipas de manutenção, tirando 3 ou 4 o resto joga para o pontinho, a solução para mim seria emprestá-los para um campeonato belga ou holandês onde também há bons jogadores e as equipas jogam abertas, aí podiam jogar a um nivel superior a liga 2 e jogar já num processo ofensivo que os fizesse evoluir

  • Vitorino
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:21 am

    Não me parece que a Académica fosse a melhor opção para o Ryan. O Moreirense ou o Rio Ave podiam ser boas opções, equipas que têm como principal ideia privilegiar a posse de bola. Já o Geraldes, acho que podia ser uma excelente opção para o Vitória Futebol Clube, na mesma óptica do empréstimo do João Mário.

  • Unknown
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:24 am

    Na minha opinião falta ai o João Carvalho. Mas uma lista tão extensa, com tanta qualidade de futuro para a nossa selecção, começa a ser difícil escolher 8 jogadores

    • Manuel Remedios
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:15 pm

      João Carvalho ainda precisa completar o processo de formação.
      E parece-me que, a confirmar o bom momento na segunda volta, poderá ter oportunidade na equipa A.
      Não fosse a contratação de Grimaldo, acho que Rebocho também acabaria por ser chamado à equipa A.

  • Pedritxo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:29 am

    So discordo de 2 escolhas, que sao:

    Andre Silva: Como o Kafka explicou, Conceiçao e o guimaraes de agora nao seriam a melhor opçao para o miudo, agora o outro Vitoria,o de Setubal, esse talvez ja fosse, uma opçao interessante, isto se Suk sair, mas mesmo se o coreano ficar, Andre Siva tem uma vaga, certamente.

    Rebocho: Sequeira que e da formaçao do Leixoes, ja mostrou qualidade no Nacional , e esta a fazer uma epoca decente, e como ainda e novo, deixem-no estar a evoluir, porque valor ele tem.
    Aconselharia Rebocho para um Arouca.

    Outro nomes que poderiam ser emprestados:
    Vitor Andrade – Nao faz sentido nenhum estar na equipa B, e poderia ir para muitas equipas da 1ºliga, ou senao que tentassem uma liga belga.

    Bilal- Poderia ser emprestado a um clube holandes

    Tomás Podstawski : A maioria talvez pensasse que seria ele no lugar de Ruben Neves, atualmente, portanto qualidade tem, e tem que jogar na 1ºliga para mostra-la.

    PS: O Benfica que dispense o Sancidino, porque so tira o lugar ao diogo gonçalves , e dificilmente vai passar daquilo, podera fazer carreira numa equipa em transiçoes do campeonato tuga.

    • coach407
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:24 pm

      Só tira o lugar ao Diogo Gonçalves?? Ele tem sido sempre titular! Como é que lhe tira o lugar?

  • Jorge Silva
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:29 am

    Este Gauld armou se em esperto em não querer ir para Inglaterra e agora esta como esta.

    • Vitorino
      Posted Janeiro 5, 2016 at 11:41 am

      Já agora, podia argumentar essa do "armou-se em esperto"?

    • Rafael Almeida
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:07 pm

      Armou-se em chico esperto por querer ir para um clube onde ao menos joga? Tendo em conta a competitividade do campeonato inglês este ano, todos os pontinhos ganhos são um achado, seja para um Arsenal, seja para um Aston Villa. Por isso nenhuma equipa inglesa iria arriscar no Gauld agora… Acho que querer jogar mais que noutros campeonatos não tem nada de chico esperto, mas sim que pensa pela cabeça, que quero melhor para a sua carreira.
      Rafael Almeida

    • Vitorino
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:20 pm

      A questão de não querer ir para Inglaterra prende-se com o facto de ele querer sair da sua zona de conforto, e evoluir, não só como jogador, mas como pessoa. E ele disse-o várias vezes em entrevistas, que teve propostas de bons clubes ingleses, e que as rejeitou para vir para Portugal.

    • Jorge Silva
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:37 pm

      Ah sim, farta se de jogar o rapaz. Inglaterra não é so Premier League, na segunda divisão tinha evoluido e nesta altura se calhar estava na PL a titular. Mas achava que tinha futrbol a mais para Inglaterra e agora não é ninguém.

    • Vitorino
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:57 pm

      Quando as pessoas falam sem conhecimento de causa, sai isto. Ele nunca disse que tinha futebol a mais para Inglaterra, simplesmente (como digo no meu comentário acima), ele quis sair da área de conforto – algo que muito poucos jogadores britânicos arrisca -, para evoluir a todos os níveis. E quem acompanha a equipa B do Sporting decerto que irá reparar na sua evolução, principalmente a nível táctico.

    • SdvrSCP
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:12 pm

      o Jorge Silva armou-se em experto, e fez a figura que fez.

    • NoSense
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:59 pm

      Jorge Silva, «achava que tinha futrbol a mais para Inglaterra», e veio para Portugal???

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:31 am

    E o Podence? O miúdo tem uma qualidade técnica muito acima da média, grande jogador, já merecia outro salto competitivo.

    Mário

    • Óscar Alho
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:35 pm

      O Podence é um miúdo de grande qualidade e que para além das características que já enumerou acrescenta uma velocidade e irreverência estonteante ao jogo, o que faz dele um extremo bastante explosivo, perigoso e difícil de parar.

  • MLferrei
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:34 am

    Acho bem que jogadores com potencial tenham a oportunidade de o mostrar na 1ª liga, no entanto para prevenir os já tipicos excessos desta politica de emprestimos, sugeria que qq clube que cede-se um jogador por emprestimo a outro da mesma divisão fosse obrigado a ceder 10% do passe desse mesmo jogador ao clube de destino.

    Isto para que nao se verificasse tanto excesso de jogadores num so clube e para tb nao se verificar a situação de jogadores que sao emprestados anos a fio sem qq tipo de aproveitamento por parte do clube que empresta.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:43 am

    No que toca a equipas B o FCP B é o que parece ter mais talento jovem pronto, ou com capacidade, para dar o salto, nomeadamente André Silva, João Graça, Chico Ramos, Rafa Soares, Tomás, Pité, Ismael Diaz, Victor Garcia, ou seja muita gente!
    No Benfica, os mais urgentes são João Teixeira e o polaco, pois estagnaram. Rebocho gostava que fosse integrado no plantel principal, pois acho que era uma boa alternativa para ambas as alas (aproveitava-se Janeiro e convidava-se Eliseu a dar um giro pelas Arábias, com todo o respeito pelo senhor que é esforçado). De resto urge fazer uma limpeza na equipa B, casos de Sancidino, os uruguaios, o Francisco Vera (veio porquê mesmo?!), Vítor Andrade (devia ser vendido ou emprestado, não gosto da atitude que tem tido depois de se ter estreado na A)e Clésio!
    O Sporting sinceramente não tem muito por onde se pegue na equipa b, e vislumbro somente Geraldes para dar o salto para uma equipa de Primeira Liga, ou mesmo a equipa principal, com tempo e paciência não faria pior que Aquilani!

    Knox_oTal

    • PedroL
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:15 pm

      Se ser esforçado bastasse para eu calçar no Benfica, já lá estávamos muitos de nós

      O homem teve um pouco de sorte

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 4:57 pm

      Uma coisa é ser profissional e sério, algo que o Eliseu parece ser, outra é ter talento/capacidade para jogar num clube como o Benfica, e como lateral-esquerdo!, e aí deixa muito a desejar, na minha opinião!

      Knox_oTal

  • Marco Rodrigues
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:51 am

    Muito bom Rrodrigo! Gostei sobretudo da forma como falas do André Silva. Também enche-me de esperanças.

  • Invictus
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:54 am

    Veja.se o que aconteceu com G.Paciencia e Leandro Silva, foram para equipas que praticam pior futebol que o FCP b e isso é regredir.

    O Ismael Diaz, ja falo nele desde do inicio da epoca, tem uma opção de compra de 2 ou 3 m, e é para ficar mais 2 anos no FCP para ser formado no clube.
    Quanto ao Rafa e A.Silva têm para ja espaço na equipa principal.

    Mas continua a dizer que é melhor estar na equipa b do FCP que luta para ser campeão que numa Academica.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:12 pm

      Concordo inteiramente contigo (algum dia tinha de ser ahaha)…

      O modelo de jogo é fundamental no momento de decidir a quem emprestar um jogador e senão for para ir para uma equipa que jogue para vencer e ao ataque então mais vale estarem quietos e nas equipas B

    • Invictus
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:15 pm

      Possivel regresso de Otavio, e contratação de Suk é o que se fala para o FCP em Janeiro.

    • Pyros
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:26 pm

      Kafka, achas que os requisitos/adequabilidade das equipas para onde se empresta podem também depender da posição do jogador?

      Ou seja, um atacante/médio ofensivo/extremo seria desejável uma equipa com vocação ofensiva (Vit. Setúbal,…).
      Já para um médio defensivo ou defesa central talvez uma equipa mais defensiva não fosse tão pouco adequado.

      Claro que em todos os casos é desejável um treinador de que saiba desenvolver jogadores, formatar tacticamente os jogadores, enfim, ensiná-los a jogar. Mas, claro, esses treinadores são raros…

    • Invictus
      Posted Janeiro 5, 2016 at 1:32 pm

      Kafka

      Ñ é 1 vez, ja andamos aqui muitos anos e normalmente ate concordo cntg, tirando algumas coisas do Benfica, na generalidade concordo com teus comentarios.

      Falas.te no A.Silva, devias ter visto o jogo FCP B vs Sporting B…pode dar um bom avançado, mas com calma, mas relembro que muitos jogadores aos 20 anos ñ eram ninguem(J.Costa,R.Carvalho..etc).

    • Bruno
      Posted Janeiro 5, 2016 at 2:41 pm

      Aqui está o clássico adepto português vê os jogos com os grandes e cris opiniões a partir daí.

      Viterbo já saiu à 10 jornadas aconselho-te a veres um jogo da académica agora

    • H Soares
      Posted Janeiro 5, 2016 at 3:33 pm

      Invictus,
      Permite-me discordar contigo.
      A Académica de agora é muito diferente daquela que vimos no inicio da época.
      Mas percebo a ideia que queres transmitir.

    • Invictus
      Posted Janeiro 5, 2016 at 4:17 pm

      Eu estava a falar da Academica que vi no inicio de campeonato podia ter dito outro clube que estivesse a praticar um futebol semelhante.
      Vejam os jogos do Porto B e depois comparem com maioria dos clubes portugueses de 1 divisão, jogam um futebol de equipa grande em todos os jogos e é isso que é necessario na formação dos jogadores.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 5:26 pm

      A AAC de Filipe Gouveia nada tem a ver com o do inicio de epoca. Leandro Silva e G. Paciencia estao a evoluir de forma muita positiva agora.
      MPires

  • PedroL
    Posted Janeiro 5, 2016 at 11:57 am

    Concordo com todos menos com: "Rebocho – Nacional"

    Não ia ter lugar no Nacional com um titularíssimo Sequeira!

  • Rafael Almeida
    Posted Janeiro 5, 2016 at 12:09 pm

    Ao contrário do que muita gente pode fazer crer, o Sporting B ainda tem bons valores, para além dos mencionados no post. Um deles é o guarda redes, Pedro Silva. Vejo-lhe um grande futuro. Outro bom valor é o Rúben Ribeiro, um lateral muito certinho
    Rafael Almeida

    • Óscar Alho
      Posted Janeiro 5, 2016 at 12:44 pm

      Concordo com o Pedro Silva, no entanto tem que melhorar o jogo de pés, mas de resto para a idade é um bom guarda redes que ao evoluir pode ser o sucessor de Patrício nas redes do Sporting.

      Em relação ao Rúben Ribeiro, acho-o certinho, cumpre mas não é jogador para a A. Prevejo um futuro melhor para o Rafael Barbosa.

      Acho ainda que os excedentários deviam sair para dar lugar à bastante qualidade existente na equipa de juniores.

  • João Lopes
    Posted Janeiro 5, 2016 at 12:17 pm

    é importante que ao colocar estes jogadores se pense bem no que se está a fazer. emprestar médios de características mais ofensivas e grande parte dos avançados a equipas que defendem com 10 não resulta em nada de bom, mas vale jogar na segunda liga numa equipa que privilegia o domínio do jogo.
    além dos referidos há outros casos com o mesmo nível de "urgência" :

    Francisco Ramos : o capitão do FCP B seria uma boa solução para o meio campo do VSC em que faz falta um ou dois nº 8.
    Vitor Garcia : Como pouco tem jogado talvez não fosse má ideia rodar 6 meses noutro clube e com a escassez de bons laterais interessados não iriam faltar, talvez o Rio Ave fosse uma boa opção.
    João Carvalho : o nº 10 da equipa B encarnada era o melhor substituto caso Otávio deixe o Afonso Henrriques
    Fabio Nunes/Domingos Duarte/Verdasca : a tripla de centrais das seleções jovens tem estado a bom nível e só tinham a ganhar defrontando adversários mais dotados. Estes podiam ser colocados em qualquer formação que apresente debilidade no centro da defesa.

    Casos como o de Gleison ou Gudiño que se têm apresentado a grande nível não poderiam ser emprestados por se encontrarem nessa situação com o FCP, contudo, principalmente o Extremo com faro de golo têm espalhado grande classe pelos relvados da liga secundária.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Janeiro 5, 2016 at 12:40 pm

    Epah meter o André Silva nas mãos do Conceição é que não.

    Não queiram destruir o jogador.

  • John Days
    Posted Janeiro 5, 2016 at 12:45 pm

    Referir apenas o Riquicho, que, não fosse a lesão sofrida, penso que teria nível para a I Liga.
    Assim sendo deve permanecer na Equipa B até recuperar, pois é um lateral com qualidade e que pode, a médio prazo, ser titular no Sporting.

  • João Neves
    Posted Janeiro 5, 2016 at 1:33 pm

    Como já vários users afirmaram aqui, meter o André Silva neste Guimarães seria um absurdo de todo o tamanho. Um crime para a carreira do jogador. Se os dirigentes do Porto fizerem isso provam que cada vez menos percebem de futebol.

  • Invictus
    Posted Janeiro 5, 2016 at 1:41 pm

    Do lado do FCP existe:
    Gudino(Deve ficar para ser formado no fCP),
    V.Garcia-(no final da epoca deve ser emprestado ou subir ao plantel principal)
    Rafa-(no final da epoca deve ser emprestado ou subir ao palntel principal)
    Chiodzie-(deve ficar para ser formado no FCP)
    Omar Govea-(FCP pode acionar compra do passe)
    F.RAmos-(deve ser emprestado no final da epoca)
    Graça-(emprestimo no final da epoca)
    Ismael-(Deve ficar para ser formado no FCP, detemos opção de compra)
    Gleison-(FCP pode acionar compra passe)
    A.Silva-(equipa principal ate final da epoca)

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 1:51 pm

    Posso confirmar que geraldes não é emprestado, no início da época teve propostas de empréstimo mas recusou porque é desejo dele jogar no sporting.
    Drake

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 2:02 pm

    Gauld não vai sair do sporting. O sporting tem estado a aguenta lo na equipa b porque quer tê lo como jogador formado no clube e para isso tem de estar 3 anos no clube até aos 21…
    Só para o ano gauld poderá sair para um empréstimo.
    Uma oportunidade na equipa A sem fazer uma época brutal a outro nível competitivo acho difícil…

    Crespo Júnior

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 2:16 pm

    Pité e Podstawski? Não têm visto muitos jogos da equipa B do FCP…

    Antes deles têm-se destacado (para além do melhor jogador até ao momento – Francisco Ramos) o Graça, Chidozie ou Gleison…

    MiguelTS

  • SoNNy Bernardo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 2:25 pm

    Tenho uma duvida que talvez possam esclarecer: o Ismael Diaz chegou esta época ao Porto. Se for emprestado, para a UEFA, já nunca mais poderá ser considerado formado pelo clube, certo?

  • Samuel Noronha
    Posted Janeiro 5, 2016 at 2:56 pm

    Acho que estes jogadores do FCP, evoluem mais na equipa B que num clube que joga futebol de chute para a frente, ou passa a partida toda a defender, basta ver um jogo do FCP B para tirar essa conclusão. Único que podia beneficiar um empréstimos era o Victor Garcia, de resto deixem os putos praticaram bom futebol em vez de ir para o banco.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 5, 2016 at 3:15 pm

    Alguém me consegue informar como é que o Bilal tem jogado, a forma em que está?

    Paulo

  • Rodrigo Costa
    Posted Janeiro 5, 2016 at 4:00 pm

    Espero que o Porto não desperdice mesmo o André Silva e o Rafa. Juntar estes dois ao Ruben Neves e podemos estar finalmente perante uma nova geração de ouro vinda da "cantera" portista.

  • André Sousa
    Posted Janeiro 5, 2016 at 5:22 pm

    Regresso de Gonçalo Paciência para a equipa principal do Porto, André Silva pode ir para a Académica.

    Maurício, Rafa, Podstawski e Francisco Ramos podem rodar em equipas de primeira divisão.

  • Marcelo Silva
    Posted Janeiro 6, 2016 at 2:34 am

    Agora que o André está a ganhar o seu espaço na equipa A, e o Gonçalo a jogar muito bem na Académica não faria sentido nenhum essa troca. Se o Suk não vier gostava que o Gonçalo voltasse porque devemos ter 3 avançados no plantel.

  • abc
    Posted Janeiro 6, 2016 at 5:42 pm

    Mais do que comentar nas escolhas e no texto, que está muito bem escrito e levanta questões muito pertinentes, quero agradecer ao autor e aos comentadores por enriquecerem o meu conhecimento do futebol português,com os comentários sobre jogadores e clubes sobre os quais conheço pouco mas sobre os quais quero sempre saber mais.

Deixa um comentário