Rafinha tem sido associado ao Benfica e Flamengo, um tema que motivou uma grande discussão num painel de comentadores da FOX Sports sobre a grandeza dos dois clubes.
Benfica é maior como clube! Não muito, mas é maior!
Benfica é o maior clube de Portugal e em dimensão internacional na Europa, é maior que a dimensão do Flamengo na America do Sul. Agora o Flamengo é muito maior no numero de torcida.
Acho que dos clubes brasileiro, Palmeiras, São Paulo e Santos tem o mesmo nivel de grandeza em titulos que o Benfica, mas não é lider em torcida como o Benfica é em Portugal, isso fica para Flamengo e Corinthians. Em resumo, comparar clubes brasileiros com de outros países é sempre dificil, porque o contexto brasileiro é bem especial com 12 clubes grandes e nem a gente sabe definir qual é o maior. É mais facil comparar com Boca ou River.
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:12 pm
Se não estou em erro o Flamengo tem entre 39 a 50 milhões de adeptos no Brasil, o que perfaz menos dos 60% da população como o Benfica tem de adeptos em Portugal.
Depois há o que dizes dos títulos, porque de facto o Brasil tem muitos mais grandes clubes do que Portugal, aliado a clubes históricos ditos pequenos que também foram campeões, que são mais fortes que os históricos portugueses. Não por acaso poucos foram dos grandes clubes no Brasil que nunca desceram de divisão, isso em Portugal é impensável. Isso tem que ver com a competitividade interna no Brasil, que é mil vezes maior que a portuguesa.
São casos distintos, não há forma de comparar logicamente.
Mas curioso que sejam os dois clubes vermelhos, ainda que o Fla goste de dizer que é rubro-negro, tem também o branco nos calções e no símbolo, tal como o Benfica, ehehehehe.
Outro clube também a contar para esta discussão é o Corinthians, no que toca a número de adeptos.
Mas claro, para mim não há discussão sobre o maior: Sport Lisboa e Benfica!
Joao Martinez
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:36 pm
Joga_Bonito quanto ao dado que apresentas te sobre a percentagem de adeptos do Benfica em Portugal, posso perguntar se sabes o mesmo em relação aos outros clubes grandes (Sporting e Porto)?
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 22, 2019 at
10:38 am
Quanto ao Porto e Sporting há uma controvérsia. Diz-se que o Sporting tem cerca de 3 milhões e o Porto 1 milhão. Mas os portistas dizem o inverso. Acho que será mais verdade o primeiro dado, mas confesso que aí não sei quem tem razão. Como vivo no Porto, posso ter uma ideia errada das coisas, visto que aqui há muitos mais portistas, mas o Benfica tem também muitos. Mas o Sporting também tem números não negligenciáveis.
DYI
Posted
Janeiro 22, 2019 at
11:38 am
Em termos relativos também acredito na tua primeira estatística, basta ver o número de adeptos que cada clube põe no estádio. Mas agora, não faz sentido num país com 10 milhões de habitantes os três grandes perfazerem o total, até porque para aí 500.000/1,000,000 deve se estar a borrifar para futebol
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:26 pm
Mas a questão não é quem não se importa tanto quanto isso com o futebol. A minha mãe é benfiquista, mas não vê sempre os jogos. Deixa de contar para as estatísticas por conta disto?
Ze Maria
Posted
Janeiro 22, 2019 at
8:07 am
O Benfica não tem 60% da população de Portugal em adeptos.
Tem 6 milhões (número duvidoso, pode ter mais como pode ter menos) incluindo muitos ex colonos. E convém não esquecer que há 15 milhões de portugueses no mundo (ou pessoas com família direta portuguesa como pai e mãe).
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 22, 2019 at
10:36 am
Os 6 milhões são o número em Portugal. Lá fora, se juntarmos os 5 milhões de imigrantes mais as pessoas das ex-colónias confesso que não sei o número.
Gus Ledes
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:29 pm
Em Angola e Moçambique há muitos Benfiquistas, 6M é só em Portugal, segundo os estudos considerando os emigrantes e os estrangeiros são cerca de 14M os adeptos do Benfica.
E o que temos
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:41 pm
Que comparação ridícula
Natan Fox
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:43 pm
Por ultimo, esses caras da FOX são uns lixos! Não levem a serio! Comentaristas serios são os do ESPN.
Rush
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:52 pm
E mesmo na ESPN há deles muito maus, o Jorge Nicola é um bom exemplo. Não acha relevante nem conhece minimamente qualquer desporto que não o futebol e, mesmo quando é o tema é futebol, diz muita porcaria.
O Brasil tem, à semelhança dos EUA, uma quantidade enorme de jornalistas desportivos ignorantes que acham que só o que se passa no próprio país é que é bom e não sabem (nem querem saber) de mais nada.
hortalica
Posted
Janeiro 22, 2019 at
9:19 am
Em Portugal é mais do mesmo ou pior. Hoje em dia pouco se fala de futebol jogado, os programas desportivos 95% do tempo é falar de erros arbitragens, polémicas e bate-bocas e os outros 5% é os resumos dos jogos. Já as conferências de imprensa é mais do mesmo, maior parte do tempo a falar de arbitragens, polémicas (até de clubes rivais) e de mexericos. Falar daquilo que realmente importa (tácticas e processos defensivos/ofensivos, etc) pouco ou nada se vê.
Basta olhar as referências da TVI, SIC e RTP para ver que há muita falta de qualidade. Por exemplo, a SIC tem o Nuno Luz que para eles é jornalista desportivo e para mim nem jornalista é, muito menos desportivo. Depois temos o Rui Santos que nem sei o que deve ser considerado. Olhamos para a TVI e até assusta. Depois olhamos para os paineleiros e em vez de irem buscar gente que realmente percebe vão buscar incendiários.
DYI
Posted
Janeiro 22, 2019 at
11:34 am
Uma resposta, vende…
Eu concordo contigo e com o que dizes, mas do ponto de vista dos responsáveis vende muito mais dizer asneiras e falar de rumores e arbitragens. Mas esses canais são todos uma vergonha, nem só quanto ao futebol. Devemos ter em Portugal das imprensas menos livres e mais incompetentes da Europa
manelfcp
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:56 pm
Por essa razão, é que nem perco tempo com esse tipo de programas. Vejo apenas o jogo e sigo em frente, não fico à espera para ouvir o que os ditos comentadores dirão, porque a mediocridade é enorme. E se o resto das pessoas assim o fizesse, certamente que esses programas não continuariam porque não tinham audiências. No entanto, o povo iletrado gosta deste tipo de programas, porque falam-se das teorias da conspiração das arbitragem (que está tudo comprado, etc…) e para eles fica mais fácil aceitar as derrotas das suas equipas devido a fatores externos do que perceber que não foram tão competentes como outras equipas o foram para ganhar.
E este tipo de cultura tem crescido bastante nas últimas épocas também por culpa dos clubes e dos seus diretores de informação. Desde que os clubes e o mundo de futebol começou a ser gerido fundamentalmente por advogados e pessoas que provavelmente eram as últimas a serem escolhidas nas aulas de educação física, o jogo em si começou a ser secundário e as disputas fora de campo superiorizam-se.
Concluindo, é preciso voltar a falar de futebol e não dos casos.
(passando a publicidade, o único programa de interesse que vejo quando tenho a oportunidade, é o maisfutebol na tvi24 à sexta feira. Não existem casos de futebol e discute-se o futebol.)
E o que temos
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:51 pm
Em relação à qualidade do campeonato concordo completamente
Luis 1 2 3
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:51 pm
O Benfica é maior para a Europa que o Flamengo para a América do Sul??sabes o número de adeptos do flamengo? Flamengo e Corinthians juntos é a população de Espanha
R1906
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:52 pm
Debate interessante para ter uma perpectiva exterior ao nosso futebol.
Só achei piada aquele comentador dizer que nunca teve em Lisboa, mas duvida que é mais bonito que o Rio de Janeiro…
KCL
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:58 pm
O que tem mais piada é as pessoas como ele pensarem que as cidades se comparam assim com 2 atributos.
Agora compara-se beleza? A beleza é um atributo subjetivo, o que é bonito para um pode não ser para o outro.
Eu nunca fui ao Rio de Janeiro, mas duvido que seja mais bonita que Lisboa! Quem é que vai ditar o que é mais bonito?
Enfim… O que se tira daqui é que o nível dos comentários no Brasil estão ao nível dos comentários em Portugal.
Natan Fox
Posted
Janeiro 22, 2019 at
2:36 pm
Beleza natural, acho que nenhuma grande cidade é tão bonita quanto o Rio, mas Lisboa é linda arquitetonicamente e tem uma qualidade de vida que o Rio nunca sonhou em ter.
MuchoG
Posted
Janeiro 21, 2019 at
10:57 pm
A única coisa que retiro daqui é a possibilidade de o Benfica arranjar um lateral direito a sério, se calhar podemos finalmente começar a jogar com 11 jogadores.
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:22 pm
Já agora, no que toca ao futebol brasileiro há um aspecto no qual sempre ganhou nas competições, que foi ter o clube com a camisola mais bonita do mundo: o Fluminense, curiosamente um grande rival do Flamengo. Nas competições onde se elege o mais belo uniforme do mundo penso que o Flu ganha sempre.
Para mim a do Benfica (e por arrasto do Salgueiros, Santa Clara, Nottingham Forrest) é a mais bela do mundo: a beleza, a elegância, é uma autêntica papoila saltitante no relvado!
Mas exceptuando o meu Benfica, de facto a do Fluminense (o tricolor habitual) é a mais bela do mundo. A seguir, colocaria um dos equipamentos célebres do Corinthians que achei sempre lindo:
Em terceiro a do River Plate.
Curiosamente, para mim a América Latina tem os equipamentos mais belos do mundo, exceptuando o Mágico Benfica.
jp
Posted
Janeiro 22, 2019 at
4:37 am
Que mau gosto deixe-me que lhe diga…
Mas como gostos não se discutem… E acho que isto diz tudo sobre quaisquer competições de equipamentos..
jp
Posted
Janeiro 22, 2019 at
4:43 am
Vá esse do Corinthians (e até outros mais recentes como o de 17/18) até sou capaz de tirar o chapéu. Mas os outros… ahah
NunoLFC
Posted
Janeiro 22, 2019 at
9:27 am
Por acaso não gosto nada das cores do Fluminense. Acho mesmo feio. Mas cada um tem o seu gosto.
Joga_Bonito
Posted
Janeiro 22, 2019 at
10:35 am
O Flu ganhou várias vezes a nível mundial.
Mas gostos são subjectivos. Eu nunca gostei daquela camisola rosa que o Benfica pôs, mas vendia-se que nem pãezinhos. Gosto é com cada um.
CarlosSL
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:30 pm
Isto é uma questão crónica com adeptos sul americanos. Obviamente que o Flamengo é um clube gigantesco, mas sendo o benfica um clube da europa e com relativa dimensão europeia, não há comparação. Eu ponho-me no lugar dos sul americanos e imagino que isto deve ser chato de aceitar, mas o futebol de maior qualidade é na Europa e isso não está sequer em discussão. Nenhum clube brasileiro lutaria para ser campeão em Portugal quanto mais noutros campeonatos, a anarquia tactica e falta de exigencia não o permitem. O maior exemplo disso é a importância dada à Intercontinental/Mundial de clubes. Para nós é uma viagem chata, para eles é o jogo de uma vida. Agora, para um jogador brasileiro, com a questão sentimental envolvida, naturalmente que a escolha pode recair sobre o seu campeonato
Miguel Carvalho
Posted
Janeiro 22, 2019 at
7:00 pm
Concordo com tudo, principalmente devido ao que referes da anarquia tática, pois acredito que muitos dos jogadores do brasileirão encaixavam nos 3 grandes, e seriam até muito valiosos para equipas médias nossas, no entanto em termos de jogo e de treinadores/tática a cultura está muito pouco desenvolvida por isso é que apenas se houve falar do Tite e Scolari e pouco mais… e aí reside a grande diferença para o futebol jogado.
ArmadaAzul95
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:37 pm
Basta ver os comentários nas páginas desportivas Brasileiras (como Esporte Interativo) para ver a ignorância que eles têm sobre o campeonato Português. O problema é que maior parte deles não percebe patavina de futebol para compararem um pais de 200M para um de 10M. Mesmo assim conseguimos ter melhores treinadores/equipas técnicas o que dá para ver que a nivel de formação desportiva somos bem melhores. E também tanto o Porto como o Benfica são melhor de qualquer clube Brasileiro.
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
2:41 pm
A ignorância dos brasileiros em relação ao futebol português é exatamente a mesma ignorância que você demonstra quanto ao futebol brasileiro, nem mais, nem menos..
CarlosSL
Posted
Janeiro 22, 2019 at
7:52 pm
Estás a levar a peito a constatação de um facto, é por essa atitude que vocês não melhoram. O Brasil é um país incrível cheio de coisas óptimas e com uma série de desafios inerentes a uma sociedade que quer ser (e vai ser primeiro mundo). Mas sinceramente, que clubes brasileiros podiam competir com Porto e Benfica recorrentemente? Não é ganhar um jogo, é competir? A realidade economica do Brasil tem feito com que os talentos tenham que emigrar e a nível de treinadores ainda são francamente terceiro mundo, isto faz com que não haja comparação possivel. Isto não são ofensas são só criticas, são penta campeões do mundo por alguma razão, têm um talento incrivel, mas nos ultimos 20 anos perderam inúmeros comboios tacticos, tecnicos e fisicos para a Europa
Marcio Ricardo
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:39 pm
Deixei lá um comentário a defender o Benfica e até coloquei a seleção do Benfica dos últimos 10 anos para que a outra pessoa que estava a discutir comigo pudesse fazer a comparação. Só depois me lembrei que eles tiveram Roanaldinho, Adriano ( o imperador ) , Vagner Love etc.. Não sei não hein eheh
Explorador do Submundo
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:49 pm
Desde quanto é que a quantidade de adeptos perfazem a grandeza de um clube ? Um clube da China que nem seja muito popular, mas que seja lá o clube de uma cidade grande e um dos mais bem sucedidos, digamos que 5 % da população apoie o clube, tem logo ali 100 milhões de adeptos que é 10x vezes mais que a população do Rio de Janeiro, é por ai que se mede a grandeza de um clube ? Fechamos já a conversa que o Kerala Blasters é o maior clube do mundo lol!
Obviamente que nenhum clube pode ser grande com 1000 ou 5000 mil gatos pingados como apoiantes mas quando o número entra na casa dos milhões a questão começa a ser irrelevante.
Nem sou do Benfica, sou adepto do FCP como podem ver muito bem e várias vezes pelo teor dos meus comentários, com isto dito o Benfica é o clube com maior porcentagem de adeptos(em relação á população do seu pais) no seu pais da Europa inteira, com o Steaua e o Gala, se bem me recordo uns 5 % atrás, dos maiores clubes da história do futebol Europeu e que já vi ir jogar a Paris,Suiça e afins e levar mais adeptos que a equipa local só pelos emigrantes lá.
Pablo
Posted
Janeiro 21, 2019 at
11:52 pm
Só para desmentir esses comentadores a dizer que o Flamengo sempre foi dos mais cotados a ganhar a Libertadores , o Flamengo nos últimos 10 anos de Libertadores não esteve em nenhuma oitava final da competição.
Bernardo Guerreiro
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:48 am
O argumento do “já foi grande” quando falando no contexto atual Sporting, Porto ou Benfica venceriam nas maiores das calmas num eliminatória a dois jogos com qualquer equipa brasileira, é só engraçado. O Flamengo em Portugal seria um Braga ou um Guimarães, não mais que isso, com todo o respeito ao Braga e ao Guimarães claro, falo dos objetivos dos clubes
Ze Maria
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:24 pm
Olha que não sei…
Mas percebo o alcance.
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
2:45 pm
Se você tivesse a menor noção da tamanha besteira que disse, apagava na hora! mas já vi que não tem nenhuma noção..
Bernardo Guerreiro
Posted
Janeiro 22, 2019 at
3:21 pm
Amigo, acabou de assumir a mesma posição que o comentador, ou seja, assumir uma posição patriarca apoiada em zero argumentos. É óbvio que nenhuma equipa americana consegue disputar uma eliminatória com uma equipa como os grandes de Portugal, na minha opinião nem o Boca nem o River que são as duas melhores atualmente. Gabigol foi flop em Portugal, no Brasil é estrela, é quase como se fosse um jogador de um campeonato de topo ir para o campeonato português
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
5:34 pm
Não assumi não posição alguma.. olha o que estás a dizer.. eu, ao afirmar que você disse besteira (de forma reiterada, inclusive) não é necessariamente alegar o contrário..
defendo a tese de que não há comparação justa e possível diante de tão diferentes dimensões.. Eu sei o que o Benfica representa para Portugal e a Europa, trata-se de um colosso absoluto (algo não reconhecido pela maioria dos que vejo comentar aqui).. Sou adepto do São Paulo, mas pegando o Flamengo como exemplo, ele, dentro do seu contexto e dimensão, pode haver clube mais vitorioso (o São Paulo é), mas mais gigante, não! podem ter iguais, mas nunca superiores (insisto, dentro a dimensão a qual pertence o Flamengo).. É certo que, considerando o que representa o Braga ou Guimarães e dizer que são maiores que o Flamengo (ou qualquer outro gigante brasileiro) é de uma falta de inteligência ou, no mínimo, visão, absurda! Da mesma forma seria desinteligente qualquer brasileiro dizer que o Bangú ou Olaria (não estou a compará-los ao Braga) é maior que Benfica ou outro grande português.. São dimensões distintas que não comportam comparação plausível..
Quanto ao exemplo que referiu do Gabigol, acompanho a liga portuguesa, e denoto que, tirando os grandes, as demais equipes têm em sua composição muitos jogadores do segundo ou terceiro escalão da liga brasileira.. mas nem por isso tiro conclusões demeritórias a respeito da liga portuguesa..
Bernardo Guerreiro
Posted
Janeiro 22, 2019 at
6:04 pm
Pode tirar as conclusões demeritorias que quisesse desde que elas não sejam baseadas em falácias. Não é nenhuma mentira que o futebol sul americano está a anos luz do europeu, é uma coisa completamente normal de se dizer, tal como digo que os principais clubes italianos, espanhóis, ingleses e alemães são maiores que os portugueses. O campeão da libertadores REGRA GERAL vai ao mundial de clubes ser massacrado pelo campeão europeu.
Tal como digo que a liga brasileira é MUITO mais competitiva que a portuguesa, tal como digo que o nível medio das equipas brasileiras é superior….no entanto, os melhores de Portugal são melhores que os maiores do Brasil. Não é ofensa nenhuma, é um facto! O plantel em si não tem sequer comparação, jogadores de renome (não estou a dizer jogadores top mundial mas sim jogadores como Jonas, Herrera, Bas Dost, Nani, entre outros) nunca na vida vão para clubes sul americanos, além de que os clubes portugueses vão usualmente buscar alguns dos maiores talentos do Brasileirão. Se me perguntar, eu preferia ter um campeonato como o Brasileirão em que o nível médio das equipas é superior do que o português que as 3 primeiras estão a anos luz das outras…….. Não estou a tirar mérito a ninguém, quem tirou mérito a alguém foi o comentador que pouco ou nada conhece do futebol mundial
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
7:49 pm
Meu amigo, o debate é válido. No entanto, tardiamente, chamo a sua atenção para um “detalhe”. Pelo que compreendi, não está em discussão a força dos atuais elencos dos times brasileiros ou lusitanos.. ou a força das respectivas ligas em que jogam.. a discussão em causa é algo que vai muito além disso.. a não ser que o senhor considere a grandeza de um time com base nos elementos qualidade do plantel e dificuldade da liga nacional e continental..
Não me ofendo dizer que a liga europeia é melhor que a sulamericana, até porque é a mais pura verdade.. mas pra mim, esse não é o critério ensejador.. como disse, acho que vai muito além disso..
No mais, permita-me discordar que o plantel do Sporting seja superior ao de São paulo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras.. Talvez nem o do Benfica (só vejo qualidade muito acima da média em João Félix – craque absoluto!).. Mas aí é uma questão de opinião..
Chamo a atenção para outro dilema e peço sua opinião: no Brasil, por norma, consideram o Milan, historicamente, muito maior que a Juventus.. Conheço bem a Itália (onde tenho família) e lá, não há sequer discussão, o Milan, apesar de ser um colosso e o rei de copas, ele próprio não ousa se colocar ao lado da Juve em grandeza.. aqui, se mede a grandeza de clube europeu pelo número de UCL.. o que, segundo meus critérios, não condiz com a realidade.. é um fundamento demasiadamente minimalista..
Mota
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:57 am
Benfica, comparar pelo numero de adeptos nem faz sentido, face a populaçao de cada País…
Kafka
Posted
Janeiro 22, 2019 at
6:10 am
Comparação impossível de se fazer, porque os contextos dos 2 países são completamente diferentes… Até mesmo na vertente de títulos, o Flamengo disputa títulos com mais uns 10/11 clubes da mesma dimensão… Já o Benfica apenas disputa títulos com apenas 2 clubes (Porto e Sporting… E nós últimos 40 anos bem visto até só tem disputado com apenas o Porto)… Depois tb a questão dos adeptos não faz sentido, pq o Flamengo está inserido num contexto de 200 milhões habitantes e o Benfica num contexto de 10 milhões (São Paulo tem mais do dobro da população de Portugal), logo não faz sentido comparar, nem pela vertente do nr total de adeptos (em 200 milhões é “fácil” ter mais adeptos no nr total que o Benfica que só tem uma amostra de 10 milhões…. Mas tb não faz sentido comparar ao nível de percentagem face à população existente, onde o Benfica aqui ganha de goleada tanto ao Flamengo como à maioria dos clubes no Mundo, mesmo o Real Madrid tem uma percentagem de adeptos face à população do País inferior à do Benfica vs Portugal…. Mas lá está nem por aqui faz sentido comparar, pq óbvio que é muito mais fácil ter uma percentagem maior num universo de apenas 10 milhões do que num Universo de 200 milhões
Qualquer tentativa de comparação de Portugal (ou outro País europeu qualquer) com o Brasil não faz o mínimo de sentido, porque o Brasil é um por si só um Continente, é quase do tamanho da Europa,…
A comparação só seria mais justa, se o Brasil se desmembrasse nos vários estados que tem, aí sim seria uma comparação mais justa… Porque senão é estar a comprar um “Continente” com um País, não faz sentido
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
2:48 pm
Kafka, exato.. aqui no Brasil há muita ignorância em achar que qualquer dos 12 grandes brasileiros é maior que o Benfica.. do mesmo modo, para grande parte dos portugueses, soa como ridículo comparar qualquer grande brasileiro aos grandes portugueses.. ignorância de lado a lado.. São clubes que vivem em dimensões muito diferentes e, portanto, insuscetível de comparação justa e até possível…
Antonio Clismo
Posted
Janeiro 22, 2019 at
7:17 am
Flamengo é capaz de ter mais adeptos e te vantagem por estar num país com 210 milhões de pessoas.
Mas o nível do futebol no Brasil é péssimo comparado com o da Europa.
Incrível como há pessoas a dar importância à Libertadores e essas Taças sul-americanas como se fossem algo de importante. Não passam de competições amadoras quando comparadas com provas da UEFA.
deus_Ex_machina
Posted
Janeiro 22, 2019 at
10:30 am
E eu a pensar que o lixo televisivo de comentários de futebol apenas acontecia aqui em Portugal…
BDEINTER
Posted
Janeiro 22, 2019 at
10:44 am
Neste caso em particular o Flamengo poderá ser melhor opção que qualquer equipa na Europa…
Estamos a falar de um jogador com 33 anos, brasileiro que quer um contrato de 4 anos… Grande pré-reforma!
A um jogador de 33 anos, se um clube português dá um contrato de 4 anos a ganhar mais de 1 milhão é só suicídio!!!
O Militão com vinte e poucos anos preferiu o campeonato Português. Aqui faz sentido um clube português fazer um esforço financeiro.
Resumido, tratando-se para acabar a carreira o Brasileirão é melhor sem dúvida.
Flamengo e Benfica, enquadrados nos seus diferentes contextos, são idênticos!
PCampos
Posted
Janeiro 22, 2019 at
11:40 am
Ehpá eu sou Sportinguista dos 7 costados, tenho o Sporting tatuado no corpo mas é preciso ter noção do ridículo… Flamengo maior que o Benfica? Só mesmo em adeptos porque esta num país com mais de 200M de habitantes e num estadual onde não tem grande concorrência, porque se tivesse no Paulista a dividir com Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos… não teria metade dos adeptos. Flamengo foi Flamengo no início de 80… depois não fez muito mais que Atlético Mineiro Cruzeiro… último Brasileirao 2009, último título 2013 copa do Brasil de reSto 000000… depoís tem o carioca, uma espécie de CNS aqui do Burgo, onde Braga Guimarães Rio Ave ou até o Portimonense se arriscavam a ser campeões. Por favor. O argumento de que o Benfica luta pelo campeonato e mal que o homem dá é só ridículo, porque o Flamengo luta pelo Brasileirao até à jornada 20 25, com excepção do ano passado. Comparar uma Champions a uma libertadores é só ridículo. Falam em mundial de clubes troféu ganho quando se disputava so 1 jogo. Na taça Toyota… ohpa… além de que o campeonato brasileiro não tem nem de perto nem de longe a qualidade do nosso. Táticamente fraquíssimo, treinadores a roçar a mediocridade… pelo amor de Deus.
vitorugomes
Posted
Janeiro 22, 2019 at
8:22 pm
subscrevo tudo!! com ou sem variaveis, podendo ou nao comparar realidades diferentes, e sendo ou nao patriota (independentemente do lado), o Flamengo é pequeno ao pé do benfica… O benfas tem uma dimensao mundial. e não é apenas no futebol!!
alias, eu aproveito para adiantar a discussao a outros patamares…
tirando o jogador brasileiro, generalizando em termos qualitativos e quantitativos, que é para mim o melhor jogador do mundo (destacadissimo), no resto, portugal tá muito a frente em tudo. treinadores, arbitros (!?), dirigentes, clubes e estruturas, conhecimento tático, conhecimento tático e do jogo… e até mesmo a liga! sim a liga portuguesa é meio secante e facil de prever, mas mesmo assim tem maior qualidade que o brasileirão, que pode ate ser mais competitivo, mas isso nao quer dizer que haja maior qualidade!!
e pra acabar, o jogador brasileira anseia em dar o salto pra Europa e tanta vez entra pelo portugal dos pequeninos, mas prefere vir pra ca a continuar no brasil!!
SL
Ze Maria
Posted
Janeiro 22, 2019 at
12:30 pm
A minh função de grandeza tem em conta várias variáveis.
f(grandeza) = impacto mediático, peso da massa associativa no contexto regional/nacional, títulos relevantes/total de títulos, erro.
Eu penso que o Benfica vence em tudo.
Mas não faço esta comparação com todos os clubes da América do Sul.
E os pesos da variáveis mudam consoante o cluster geográfico. Em Inglaterra, os títulos têm bastante menos peso por exemplo.
Isto tudo na minha opinião claro.
SL
T.Espindola
Posted
Janeiro 22, 2019 at
2:53 pm
Interessantes sua tese das variáveis..
só acho que não deveriam ser aplicadas em contextos tão distintos.. acredito que em se tratando de dimensões diferentes, não há comparação justa possível.. Flamengo não é menor que o Benfica (nem maior).. O Benfica não é menor que City, Chelsea ou PSG (nestes casos, até considero o Benfica maior, pelo que representa dentro de sua dimensão – Portugal)
da Silva
Posted
Janeiro 22, 2019 at
1:02 pm
Boas
Achei bastante interessante o debate, visto conhecer bem a realidade de ambos. Penso conseguir contribuir para a discussão, com o meu ponto de vista mas também com fatos e apontamentos.
Ponto prévio, não se pode comparar de forma directa, por diversos factores, sejam eles a dimensão da população adepta de futebol, o campeonato, a concorrência interna e continental entre outros.
O Flamengo será o clube com mais adeptos do Brasil, aquele que tem uma maior falange de apoiantes a nível nacional e espalhados (a maior parte dos clubes grandes do Brasil concentra, maioritariamente, adeptos de um determinado Estado ou uma parte destes, sobrando poucos apoiantes de outros estados); é um clube de dimensão continental e mundial; tem uma galeria rica em jogadores históricos. O Benfica é o clube com mais adeptos de Portugal e nos PALOP; tem uma dimensão continental e mundial; possui uma galeria rica em jogadores históricos; teve oficialmente um jogador dos quadros em actividade, eleito como melhor do mundo. No ranking IFFHS que contemplou os melhores jogadores do século passado, o Flamengo “faz-se representar” com Zico (14º) e Zizinho (47º), já o Benfica tem em Eusébio (9º) o único representante, que conseguiu a 3ª posição na votação pela Internet. Tanto Flamengo como Benfica tem participaram em todas as edições das maiores provas nacionais dos seus países (o Flamengo falhou a participação em algumas edições da Taça do Brasil, em moldes antigos) Estes são dados subjectivos.
Quanto a factos, mais objectivos, vou cingir-me a dados oficiais (compilados a partir das diferentes entidades que regulamentam as competições)
O Flamengo conquistou 1 Campeonato Mundial (FIFA-mundial), 1 Copa Mercosul (Conmebol-continental), 1 Copa de Ouro Nicolas Leoz (Conmebol-continental), foi finalista vencido da Copa Sul-Americana (Conmebol-continental) por uma vez. A nível nacional conta com 5 Campeonatos (existe a discussão por um 6º), 3 Taças e 1 Campeonato Regional (CBF). O Benfica venceu 2 Taças do Campeões Europeus (UEFA-continental), 1 Taça Latina Intercontinental (vencedores de Espanha, França, Itália e Portugal, criada pela FIFA, organizada pelas respectivas Federações), tendo sido ainda finalista em mais 5 edições da Taça dos Campeões Europeus, a que se junta uma final da Taça UEFA (UEFA-continental) e duas da Taça. No plano nacional o Benfica possui 36 Campeonatos e 26 Taças de Portugal (ignoro a Taça da Liga e Supertaça por me pautar pelas duas principais de cada país e com modelos semelhantes).
Em termos de ranking histórico, a Conmebol considera o Flamengo o seu 30º clube continental e a UEFA classifica o Benfica como o seu 8º (IFFHS e Confederações respectivas).
Abstenho-me de dar a minha opinião, pois apenas queria contribuir com esta análise e perceber o feedback sobre o que pensam acerca deste tópico que tem pouco de relevante, mas que me suscita interesse.
Bem-haja
da Silva
Posted
Janeiro 22, 2019 at
1:37 pm
* O Flamengo conquistou também a Copa Libertadores (Conmebol-continental) por uma vez.
53 Comentários
Natan Fox
Benfica é maior como clube! Não muito, mas é maior!
Benfica é o maior clube de Portugal e em dimensão internacional na Europa, é maior que a dimensão do Flamengo na America do Sul. Agora o Flamengo é muito maior no numero de torcida.
Acho que dos clubes brasileiro, Palmeiras, São Paulo e Santos tem o mesmo nivel de grandeza em titulos que o Benfica, mas não é lider em torcida como o Benfica é em Portugal, isso fica para Flamengo e Corinthians. Em resumo, comparar clubes brasileiros com de outros países é sempre dificil, porque o contexto brasileiro é bem especial com 12 clubes grandes e nem a gente sabe definir qual é o maior. É mais facil comparar com Boca ou River.
Joga_Bonito
Se não estou em erro o Flamengo tem entre 39 a 50 milhões de adeptos no Brasil, o que perfaz menos dos 60% da população como o Benfica tem de adeptos em Portugal.
Depois há o que dizes dos títulos, porque de facto o Brasil tem muitos mais grandes clubes do que Portugal, aliado a clubes históricos ditos pequenos que também foram campeões, que são mais fortes que os históricos portugueses. Não por acaso poucos foram dos grandes clubes no Brasil que nunca desceram de divisão, isso em Portugal é impensável. Isso tem que ver com a competitividade interna no Brasil, que é mil vezes maior que a portuguesa.
São casos distintos, não há forma de comparar logicamente.
Mas curioso que sejam os dois clubes vermelhos, ainda que o Fla goste de dizer que é rubro-negro, tem também o branco nos calções e no símbolo, tal como o Benfica, ehehehehe.
Outro clube também a contar para esta discussão é o Corinthians, no que toca a número de adeptos.
Mas claro, para mim não há discussão sobre o maior: Sport Lisboa e Benfica!
Joao Martinez
Joga_Bonito quanto ao dado que apresentas te sobre a percentagem de adeptos do Benfica em Portugal, posso perguntar se sabes o mesmo em relação aos outros clubes grandes (Sporting e Porto)?
Joga_Bonito
Quanto ao Porto e Sporting há uma controvérsia. Diz-se que o Sporting tem cerca de 3 milhões e o Porto 1 milhão. Mas os portistas dizem o inverso. Acho que será mais verdade o primeiro dado, mas confesso que aí não sei quem tem razão. Como vivo no Porto, posso ter uma ideia errada das coisas, visto que aqui há muitos mais portistas, mas o Benfica tem também muitos. Mas o Sporting também tem números não negligenciáveis.
DYI
Em termos relativos também acredito na tua primeira estatística, basta ver o número de adeptos que cada clube põe no estádio. Mas agora, não faz sentido num país com 10 milhões de habitantes os três grandes perfazerem o total, até porque para aí 500.000/1,000,000 deve se estar a borrifar para futebol
Joga_Bonito
Mas a questão não é quem não se importa tanto quanto isso com o futebol. A minha mãe é benfiquista, mas não vê sempre os jogos. Deixa de contar para as estatísticas por conta disto?
Ze Maria
O Benfica não tem 60% da população de Portugal em adeptos.
Tem 6 milhões (número duvidoso, pode ter mais como pode ter menos) incluindo muitos ex colonos. E convém não esquecer que há 15 milhões de portugueses no mundo (ou pessoas com família direta portuguesa como pai e mãe).
Joga_Bonito
Os 6 milhões são o número em Portugal. Lá fora, se juntarmos os 5 milhões de imigrantes mais as pessoas das ex-colónias confesso que não sei o número.
Gus Ledes
Em Angola e Moçambique há muitos Benfiquistas, 6M é só em Portugal, segundo os estudos considerando os emigrantes e os estrangeiros são cerca de 14M os adeptos do Benfica.
E o que temos
Que comparação ridícula
Natan Fox
Por ultimo, esses caras da FOX são uns lixos! Não levem a serio! Comentaristas serios são os do ESPN.
Rush
E mesmo na ESPN há deles muito maus, o Jorge Nicola é um bom exemplo. Não acha relevante nem conhece minimamente qualquer desporto que não o futebol e, mesmo quando é o tema é futebol, diz muita porcaria.
O Brasil tem, à semelhança dos EUA, uma quantidade enorme de jornalistas desportivos ignorantes que acham que só o que se passa no próprio país é que é bom e não sabem (nem querem saber) de mais nada.
hortalica
Em Portugal é mais do mesmo ou pior. Hoje em dia pouco se fala de futebol jogado, os programas desportivos 95% do tempo é falar de erros arbitragens, polémicas e bate-bocas e os outros 5% é os resumos dos jogos. Já as conferências de imprensa é mais do mesmo, maior parte do tempo a falar de arbitragens, polémicas (até de clubes rivais) e de mexericos. Falar daquilo que realmente importa (tácticas e processos defensivos/ofensivos, etc) pouco ou nada se vê.
Basta olhar as referências da TVI, SIC e RTP para ver que há muita falta de qualidade. Por exemplo, a SIC tem o Nuno Luz que para eles é jornalista desportivo e para mim nem jornalista é, muito menos desportivo. Depois temos o Rui Santos que nem sei o que deve ser considerado. Olhamos para a TVI e até assusta. Depois olhamos para os paineleiros e em vez de irem buscar gente que realmente percebe vão buscar incendiários.
DYI
Uma resposta, vende…
Eu concordo contigo e com o que dizes, mas do ponto de vista dos responsáveis vende muito mais dizer asneiras e falar de rumores e arbitragens. Mas esses canais são todos uma vergonha, nem só quanto ao futebol. Devemos ter em Portugal das imprensas menos livres e mais incompetentes da Europa
manelfcp
Por essa razão, é que nem perco tempo com esse tipo de programas. Vejo apenas o jogo e sigo em frente, não fico à espera para ouvir o que os ditos comentadores dirão, porque a mediocridade é enorme. E se o resto das pessoas assim o fizesse, certamente que esses programas não continuariam porque não tinham audiências. No entanto, o povo iletrado gosta deste tipo de programas, porque falam-se das teorias da conspiração das arbitragem (que está tudo comprado, etc…) e para eles fica mais fácil aceitar as derrotas das suas equipas devido a fatores externos do que perceber que não foram tão competentes como outras equipas o foram para ganhar.
E este tipo de cultura tem crescido bastante nas últimas épocas também por culpa dos clubes e dos seus diretores de informação. Desde que os clubes e o mundo de futebol começou a ser gerido fundamentalmente por advogados e pessoas que provavelmente eram as últimas a serem escolhidas nas aulas de educação física, o jogo em si começou a ser secundário e as disputas fora de campo superiorizam-se.
Concluindo, é preciso voltar a falar de futebol e não dos casos.
(passando a publicidade, o único programa de interesse que vejo quando tenho a oportunidade, é o maisfutebol na tvi24 à sexta feira. Não existem casos de futebol e discute-se o futebol.)
E o que temos
Em relação à qualidade do campeonato concordo completamente
Luis 1 2 3
O Benfica é maior para a Europa que o Flamengo para a América do Sul??sabes o número de adeptos do flamengo? Flamengo e Corinthians juntos é a população de Espanha
R1906
Debate interessante para ter uma perpectiva exterior ao nosso futebol.
Só achei piada aquele comentador dizer que nunca teve em Lisboa, mas duvida que é mais bonito que o Rio de Janeiro…
KCL
O que tem mais piada é as pessoas como ele pensarem que as cidades se comparam assim com 2 atributos.
Agora compara-se beleza? A beleza é um atributo subjetivo, o que é bonito para um pode não ser para o outro.
Eu nunca fui ao Rio de Janeiro, mas duvido que seja mais bonita que Lisboa! Quem é que vai ditar o que é mais bonito?
Enfim… O que se tira daqui é que o nível dos comentários no Brasil estão ao nível dos comentários em Portugal.
Natan Fox
Beleza natural, acho que nenhuma grande cidade é tão bonita quanto o Rio, mas Lisboa é linda arquitetonicamente e tem uma qualidade de vida que o Rio nunca sonhou em ter.
MuchoG
A única coisa que retiro daqui é a possibilidade de o Benfica arranjar um lateral direito a sério, se calhar podemos finalmente começar a jogar com 11 jogadores.
Joga_Bonito
Já agora, no que toca ao futebol brasileiro há um aspecto no qual sempre ganhou nas competições, que foi ter o clube com a camisola mais bonita do mundo: o Fluminense, curiosamente um grande rival do Flamengo. Nas competições onde se elege o mais belo uniforme do mundo penso que o Flu ganha sempre.
Para mim a do Benfica (e por arrasto do Salgueiros, Santa Clara, Nottingham Forrest) é a mais bela do mundo: a beleza, a elegância, é uma autêntica papoila saltitante no relvado!
Mas exceptuando o meu Benfica, de facto a do Fluminense (o tricolor habitual) é a mais bela do mundo. A seguir, colocaria um dos equipamentos célebres do Corinthians que achei sempre lindo:
https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&id=A3B4776E8004359C015CAF8C0B9B3DB4F9144528&thid=OIP.PxFHbRwreMjizg5J8bRqSgHaL2&mediaurl=http%3A%2F%2Fwww.todopoderosotimao.com%2Fimagens%2Fidolos%2Fsocrates.jpg&exph=448&expw=280&q=s%c3%b3crates+corinthians&selectedindex=12&ajaxhist=0&vt=0&eim=1,6
Em terceiro a do River Plate.
Curiosamente, para mim a América Latina tem os equipamentos mais belos do mundo, exceptuando o Mágico Benfica.
jp
Que mau gosto deixe-me que lhe diga…
Mas como gostos não se discutem… E acho que isto diz tudo sobre quaisquer competições de equipamentos..
jp
Vá esse do Corinthians (e até outros mais recentes como o de 17/18) até sou capaz de tirar o chapéu. Mas os outros… ahah
NunoLFC
Por acaso não gosto nada das cores do Fluminense. Acho mesmo feio. Mas cada um tem o seu gosto.
Joga_Bonito
O Flu ganhou várias vezes a nível mundial.
Mas gostos são subjectivos. Eu nunca gostei daquela camisola rosa que o Benfica pôs, mas vendia-se que nem pãezinhos. Gosto é com cada um.
CarlosSL
Isto é uma questão crónica com adeptos sul americanos. Obviamente que o Flamengo é um clube gigantesco, mas sendo o benfica um clube da europa e com relativa dimensão europeia, não há comparação. Eu ponho-me no lugar dos sul americanos e imagino que isto deve ser chato de aceitar, mas o futebol de maior qualidade é na Europa e isso não está sequer em discussão. Nenhum clube brasileiro lutaria para ser campeão em Portugal quanto mais noutros campeonatos, a anarquia tactica e falta de exigencia não o permitem. O maior exemplo disso é a importância dada à Intercontinental/Mundial de clubes. Para nós é uma viagem chata, para eles é o jogo de uma vida. Agora, para um jogador brasileiro, com a questão sentimental envolvida, naturalmente que a escolha pode recair sobre o seu campeonato
Miguel Carvalho
Concordo com tudo, principalmente devido ao que referes da anarquia tática, pois acredito que muitos dos jogadores do brasileirão encaixavam nos 3 grandes, e seriam até muito valiosos para equipas médias nossas, no entanto em termos de jogo e de treinadores/tática a cultura está muito pouco desenvolvida por isso é que apenas se houve falar do Tite e Scolari e pouco mais… e aí reside a grande diferença para o futebol jogado.
ArmadaAzul95
Basta ver os comentários nas páginas desportivas Brasileiras (como Esporte Interativo) para ver a ignorância que eles têm sobre o campeonato Português. O problema é que maior parte deles não percebe patavina de futebol para compararem um pais de 200M para um de 10M. Mesmo assim conseguimos ter melhores treinadores/equipas técnicas o que dá para ver que a nivel de formação desportiva somos bem melhores. E também tanto o Porto como o Benfica são melhor de qualquer clube Brasileiro.
T.Espindola
A ignorância dos brasileiros em relação ao futebol português é exatamente a mesma ignorância que você demonstra quanto ao futebol brasileiro, nem mais, nem menos..
CarlosSL
Estás a levar a peito a constatação de um facto, é por essa atitude que vocês não melhoram. O Brasil é um país incrível cheio de coisas óptimas e com uma série de desafios inerentes a uma sociedade que quer ser (e vai ser primeiro mundo). Mas sinceramente, que clubes brasileiros podiam competir com Porto e Benfica recorrentemente? Não é ganhar um jogo, é competir? A realidade economica do Brasil tem feito com que os talentos tenham que emigrar e a nível de treinadores ainda são francamente terceiro mundo, isto faz com que não haja comparação possivel. Isto não são ofensas são só criticas, são penta campeões do mundo por alguma razão, têm um talento incrivel, mas nos ultimos 20 anos perderam inúmeros comboios tacticos, tecnicos e fisicos para a Europa
Marcio Ricardo
Deixei lá um comentário a defender o Benfica e até coloquei a seleção do Benfica dos últimos 10 anos para que a outra pessoa que estava a discutir comigo pudesse fazer a comparação. Só depois me lembrei que eles tiveram Roanaldinho, Adriano ( o imperador ) , Vagner Love etc.. Não sei não hein eheh
Explorador do Submundo
Desde quanto é que a quantidade de adeptos perfazem a grandeza de um clube ? Um clube da China que nem seja muito popular, mas que seja lá o clube de uma cidade grande e um dos mais bem sucedidos, digamos que 5 % da população apoie o clube, tem logo ali 100 milhões de adeptos que é 10x vezes mais que a população do Rio de Janeiro, é por ai que se mede a grandeza de um clube ? Fechamos já a conversa que o Kerala Blasters é o maior clube do mundo lol!
Obviamente que nenhum clube pode ser grande com 1000 ou 5000 mil gatos pingados como apoiantes mas quando o número entra na casa dos milhões a questão começa a ser irrelevante.
Nem sou do Benfica, sou adepto do FCP como podem ver muito bem e várias vezes pelo teor dos meus comentários, com isto dito o Benfica é o clube com maior porcentagem de adeptos(em relação á população do seu pais) no seu pais da Europa inteira, com o Steaua e o Gala, se bem me recordo uns 5 % atrás, dos maiores clubes da história do futebol Europeu e que já vi ir jogar a Paris,Suiça e afins e levar mais adeptos que a equipa local só pelos emigrantes lá.
Pablo
Só para desmentir esses comentadores a dizer que o Flamengo sempre foi dos mais cotados a ganhar a Libertadores , o Flamengo nos últimos 10 anos de Libertadores não esteve em nenhuma oitava final da competição.
Bernardo Guerreiro
O argumento do “já foi grande” quando falando no contexto atual Sporting, Porto ou Benfica venceriam nas maiores das calmas num eliminatória a dois jogos com qualquer equipa brasileira, é só engraçado. O Flamengo em Portugal seria um Braga ou um Guimarães, não mais que isso, com todo o respeito ao Braga e ao Guimarães claro, falo dos objetivos dos clubes
Ze Maria
Olha que não sei…
Mas percebo o alcance.
T.Espindola
Se você tivesse a menor noção da tamanha besteira que disse, apagava na hora! mas já vi que não tem nenhuma noção..
Bernardo Guerreiro
Amigo, acabou de assumir a mesma posição que o comentador, ou seja, assumir uma posição patriarca apoiada em zero argumentos. É óbvio que nenhuma equipa americana consegue disputar uma eliminatória com uma equipa como os grandes de Portugal, na minha opinião nem o Boca nem o River que são as duas melhores atualmente. Gabigol foi flop em Portugal, no Brasil é estrela, é quase como se fosse um jogador de um campeonato de topo ir para o campeonato português
T.Espindola
Não assumi não posição alguma.. olha o que estás a dizer.. eu, ao afirmar que você disse besteira (de forma reiterada, inclusive) não é necessariamente alegar o contrário..
defendo a tese de que não há comparação justa e possível diante de tão diferentes dimensões.. Eu sei o que o Benfica representa para Portugal e a Europa, trata-se de um colosso absoluto (algo não reconhecido pela maioria dos que vejo comentar aqui).. Sou adepto do São Paulo, mas pegando o Flamengo como exemplo, ele, dentro do seu contexto e dimensão, pode haver clube mais vitorioso (o São Paulo é), mas mais gigante, não! podem ter iguais, mas nunca superiores (insisto, dentro a dimensão a qual pertence o Flamengo).. É certo que, considerando o que representa o Braga ou Guimarães e dizer que são maiores que o Flamengo (ou qualquer outro gigante brasileiro) é de uma falta de inteligência ou, no mínimo, visão, absurda! Da mesma forma seria desinteligente qualquer brasileiro dizer que o Bangú ou Olaria (não estou a compará-los ao Braga) é maior que Benfica ou outro grande português.. São dimensões distintas que não comportam comparação plausível..
Quanto ao exemplo que referiu do Gabigol, acompanho a liga portuguesa, e denoto que, tirando os grandes, as demais equipes têm em sua composição muitos jogadores do segundo ou terceiro escalão da liga brasileira.. mas nem por isso tiro conclusões demeritórias a respeito da liga portuguesa..
Bernardo Guerreiro
Pode tirar as conclusões demeritorias que quisesse desde que elas não sejam baseadas em falácias. Não é nenhuma mentira que o futebol sul americano está a anos luz do europeu, é uma coisa completamente normal de se dizer, tal como digo que os principais clubes italianos, espanhóis, ingleses e alemães são maiores que os portugueses. O campeão da libertadores REGRA GERAL vai ao mundial de clubes ser massacrado pelo campeão europeu.
Tal como digo que a liga brasileira é MUITO mais competitiva que a portuguesa, tal como digo que o nível medio das equipas brasileiras é superior….no entanto, os melhores de Portugal são melhores que os maiores do Brasil. Não é ofensa nenhuma, é um facto! O plantel em si não tem sequer comparação, jogadores de renome (não estou a dizer jogadores top mundial mas sim jogadores como Jonas, Herrera, Bas Dost, Nani, entre outros) nunca na vida vão para clubes sul americanos, além de que os clubes portugueses vão usualmente buscar alguns dos maiores talentos do Brasileirão. Se me perguntar, eu preferia ter um campeonato como o Brasileirão em que o nível médio das equipas é superior do que o português que as 3 primeiras estão a anos luz das outras…….. Não estou a tirar mérito a ninguém, quem tirou mérito a alguém foi o comentador que pouco ou nada conhece do futebol mundial
T.Espindola
Meu amigo, o debate é válido. No entanto, tardiamente, chamo a sua atenção para um “detalhe”. Pelo que compreendi, não está em discussão a força dos atuais elencos dos times brasileiros ou lusitanos.. ou a força das respectivas ligas em que jogam.. a discussão em causa é algo que vai muito além disso.. a não ser que o senhor considere a grandeza de um time com base nos elementos qualidade do plantel e dificuldade da liga nacional e continental..
Não me ofendo dizer que a liga europeia é melhor que a sulamericana, até porque é a mais pura verdade.. mas pra mim, esse não é o critério ensejador.. como disse, acho que vai muito além disso..
No mais, permita-me discordar que o plantel do Sporting seja superior ao de São paulo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras.. Talvez nem o do Benfica (só vejo qualidade muito acima da média em João Félix – craque absoluto!).. Mas aí é uma questão de opinião..
Chamo a atenção para outro dilema e peço sua opinião: no Brasil, por norma, consideram o Milan, historicamente, muito maior que a Juventus.. Conheço bem a Itália (onde tenho família) e lá, não há sequer discussão, o Milan, apesar de ser um colosso e o rei de copas, ele próprio não ousa se colocar ao lado da Juve em grandeza.. aqui, se mede a grandeza de clube europeu pelo número de UCL.. o que, segundo meus critérios, não condiz com a realidade.. é um fundamento demasiadamente minimalista..
Mota
Benfica, comparar pelo numero de adeptos nem faz sentido, face a populaçao de cada País…
Kafka
Comparação impossível de se fazer, porque os contextos dos 2 países são completamente diferentes… Até mesmo na vertente de títulos, o Flamengo disputa títulos com mais uns 10/11 clubes da mesma dimensão… Já o Benfica apenas disputa títulos com apenas 2 clubes (Porto e Sporting… E nós últimos 40 anos bem visto até só tem disputado com apenas o Porto)… Depois tb a questão dos adeptos não faz sentido, pq o Flamengo está inserido num contexto de 200 milhões habitantes e o Benfica num contexto de 10 milhões (São Paulo tem mais do dobro da população de Portugal), logo não faz sentido comparar, nem pela vertente do nr total de adeptos (em 200 milhões é “fácil” ter mais adeptos no nr total que o Benfica que só tem uma amostra de 10 milhões…. Mas tb não faz sentido comparar ao nível de percentagem face à população existente, onde o Benfica aqui ganha de goleada tanto ao Flamengo como à maioria dos clubes no Mundo, mesmo o Real Madrid tem uma percentagem de adeptos face à população do País inferior à do Benfica vs Portugal…. Mas lá está nem por aqui faz sentido comparar, pq óbvio que é muito mais fácil ter uma percentagem maior num universo de apenas 10 milhões do que num Universo de 200 milhões
Qualquer tentativa de comparação de Portugal (ou outro País europeu qualquer) com o Brasil não faz o mínimo de sentido, porque o Brasil é um por si só um Continente, é quase do tamanho da Europa,…
A comparação só seria mais justa, se o Brasil se desmembrasse nos vários estados que tem, aí sim seria uma comparação mais justa… Porque senão é estar a comprar um “Continente” com um País, não faz sentido
T.Espindola
Kafka, exato.. aqui no Brasil há muita ignorância em achar que qualquer dos 12 grandes brasileiros é maior que o Benfica.. do mesmo modo, para grande parte dos portugueses, soa como ridículo comparar qualquer grande brasileiro aos grandes portugueses.. ignorância de lado a lado.. São clubes que vivem em dimensões muito diferentes e, portanto, insuscetível de comparação justa e até possível…
Antonio Clismo
Flamengo é capaz de ter mais adeptos e te vantagem por estar num país com 210 milhões de pessoas.
Mas o nível do futebol no Brasil é péssimo comparado com o da Europa.
Incrível como há pessoas a dar importância à Libertadores e essas Taças sul-americanas como se fossem algo de importante. Não passam de competições amadoras quando comparadas com provas da UEFA.
deus_Ex_machina
E eu a pensar que o lixo televisivo de comentários de futebol apenas acontecia aqui em Portugal…
BDEINTER
Neste caso em particular o Flamengo poderá ser melhor opção que qualquer equipa na Europa…
Estamos a falar de um jogador com 33 anos, brasileiro que quer um contrato de 4 anos… Grande pré-reforma!
A um jogador de 33 anos, se um clube português dá um contrato de 4 anos a ganhar mais de 1 milhão é só suicídio!!!
O Militão com vinte e poucos anos preferiu o campeonato Português. Aqui faz sentido um clube português fazer um esforço financeiro.
Resumido, tratando-se para acabar a carreira o Brasileirão é melhor sem dúvida.
Flamengo e Benfica, enquadrados nos seus diferentes contextos, são idênticos!
PCampos
Ehpá eu sou Sportinguista dos 7 costados, tenho o Sporting tatuado no corpo mas é preciso ter noção do ridículo… Flamengo maior que o Benfica? Só mesmo em adeptos porque esta num país com mais de 200M de habitantes e num estadual onde não tem grande concorrência, porque se tivesse no Paulista a dividir com Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos… não teria metade dos adeptos. Flamengo foi Flamengo no início de 80… depois não fez muito mais que Atlético Mineiro Cruzeiro… último Brasileirao 2009, último título 2013 copa do Brasil de reSto 000000… depoís tem o carioca, uma espécie de CNS aqui do Burgo, onde Braga Guimarães Rio Ave ou até o Portimonense se arriscavam a ser campeões. Por favor. O argumento de que o Benfica luta pelo campeonato e mal que o homem dá é só ridículo, porque o Flamengo luta pelo Brasileirao até à jornada 20 25, com excepção do ano passado. Comparar uma Champions a uma libertadores é só ridículo. Falam em mundial de clubes troféu ganho quando se disputava so 1 jogo. Na taça Toyota… ohpa… além de que o campeonato brasileiro não tem nem de perto nem de longe a qualidade do nosso. Táticamente fraquíssimo, treinadores a roçar a mediocridade… pelo amor de Deus.
vitorugomes
subscrevo tudo!! com ou sem variaveis, podendo ou nao comparar realidades diferentes, e sendo ou nao patriota (independentemente do lado), o Flamengo é pequeno ao pé do benfica… O benfas tem uma dimensao mundial. e não é apenas no futebol!!
alias, eu aproveito para adiantar a discussao a outros patamares…
tirando o jogador brasileiro, generalizando em termos qualitativos e quantitativos, que é para mim o melhor jogador do mundo (destacadissimo), no resto, portugal tá muito a frente em tudo. treinadores, arbitros (!?), dirigentes, clubes e estruturas, conhecimento tático, conhecimento tático e do jogo… e até mesmo a liga! sim a liga portuguesa é meio secante e facil de prever, mas mesmo assim tem maior qualidade que o brasileirão, que pode ate ser mais competitivo, mas isso nao quer dizer que haja maior qualidade!!
e pra acabar, o jogador brasileira anseia em dar o salto pra Europa e tanta vez entra pelo portugal dos pequeninos, mas prefere vir pra ca a continuar no brasil!!
SL
Ze Maria
A minh função de grandeza tem em conta várias variáveis.
f(grandeza) = impacto mediático, peso da massa associativa no contexto regional/nacional, títulos relevantes/total de títulos, erro.
Eu penso que o Benfica vence em tudo.
Mas não faço esta comparação com todos os clubes da América do Sul.
E os pesos da variáveis mudam consoante o cluster geográfico. Em Inglaterra, os títulos têm bastante menos peso por exemplo.
Isto tudo na minha opinião claro.
SL
T.Espindola
Interessantes sua tese das variáveis..
só acho que não deveriam ser aplicadas em contextos tão distintos.. acredito que em se tratando de dimensões diferentes, não há comparação justa possível.. Flamengo não é menor que o Benfica (nem maior).. O Benfica não é menor que City, Chelsea ou PSG (nestes casos, até considero o Benfica maior, pelo que representa dentro de sua dimensão – Portugal)
da Silva
Boas
Achei bastante interessante o debate, visto conhecer bem a realidade de ambos. Penso conseguir contribuir para a discussão, com o meu ponto de vista mas também com fatos e apontamentos.
Ponto prévio, não se pode comparar de forma directa, por diversos factores, sejam eles a dimensão da população adepta de futebol, o campeonato, a concorrência interna e continental entre outros.
O Flamengo será o clube com mais adeptos do Brasil, aquele que tem uma maior falange de apoiantes a nível nacional e espalhados (a maior parte dos clubes grandes do Brasil concentra, maioritariamente, adeptos de um determinado Estado ou uma parte destes, sobrando poucos apoiantes de outros estados); é um clube de dimensão continental e mundial; tem uma galeria rica em jogadores históricos. O Benfica é o clube com mais adeptos de Portugal e nos PALOP; tem uma dimensão continental e mundial; possui uma galeria rica em jogadores históricos; teve oficialmente um jogador dos quadros em actividade, eleito como melhor do mundo. No ranking IFFHS que contemplou os melhores jogadores do século passado, o Flamengo “faz-se representar” com Zico (14º) e Zizinho (47º), já o Benfica tem em Eusébio (9º) o único representante, que conseguiu a 3ª posição na votação pela Internet. Tanto Flamengo como Benfica tem participaram em todas as edições das maiores provas nacionais dos seus países (o Flamengo falhou a participação em algumas edições da Taça do Brasil, em moldes antigos) Estes são dados subjectivos.
Quanto a factos, mais objectivos, vou cingir-me a dados oficiais (compilados a partir das diferentes entidades que regulamentam as competições)
O Flamengo conquistou 1 Campeonato Mundial (FIFA-mundial), 1 Copa Mercosul (Conmebol-continental), 1 Copa de Ouro Nicolas Leoz (Conmebol-continental), foi finalista vencido da Copa Sul-Americana (Conmebol-continental) por uma vez. A nível nacional conta com 5 Campeonatos (existe a discussão por um 6º), 3 Taças e 1 Campeonato Regional (CBF). O Benfica venceu 2 Taças do Campeões Europeus (UEFA-continental), 1 Taça Latina Intercontinental (vencedores de Espanha, França, Itália e Portugal, criada pela FIFA, organizada pelas respectivas Federações), tendo sido ainda finalista em mais 5 edições da Taça dos Campeões Europeus, a que se junta uma final da Taça UEFA (UEFA-continental) e duas da Taça. No plano nacional o Benfica possui 36 Campeonatos e 26 Taças de Portugal (ignoro a Taça da Liga e Supertaça por me pautar pelas duas principais de cada país e com modelos semelhantes).
Em termos de ranking histórico, a Conmebol considera o Flamengo o seu 30º clube continental e a UEFA classifica o Benfica como o seu 8º (IFFHS e Confederações respectivas).
Abstenho-me de dar a minha opinião, pois apenas queria contribuir com esta análise e perceber o feedback sobre o que pensam acerca deste tópico que tem pouco de relevante, mas que me suscita interesse.
Bem-haja
da Silva
* O Flamengo conquistou também a Copa Libertadores (Conmebol-continental) por uma vez.