Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lage quer mudar mentalidade portuguesa no que respeita às derrotas e dá exemplo de Inglaterra: «É sempre a andar, ‘keep going’, ‘let’s go’»

28 Comentários

  • Kostadinov
    Posted Março 13, 2019 at 3:20 pm

    Ponto de vista interessante de facto, consigo perceber perfeitamente esta noção das coisas.

  • AngeloGJ
    Posted Março 13, 2019 at 3:21 pm

    Entendo o principle, mas essa pressao que se faz em Portugal no momento de uma derrota ou insucesso é o que faz com que as equipas portuguesa (noemadamente Benfica e FCP) sejam competitivas e com os recursos que teem acabam por ter algum sucesso, e isso nao é apenas no fuebol mas tambem em outras areas da vida (nos outros paises da Europa nao se tem de estudar para 4 testes na mesma semana como em Portugal, essa pressao querendo ou nao traz maturidade), entendo a ideia do Lage mas desde que essa pressao seja saudavel é sempre de salutar, e é bom que o Lage entenda que um derrota ou mau resultado num grande em Portugal para os portugueses é algo inaceitavel, é essa mentalidade, exigencia e pressao que forjou e preparou craques como Deco, Simao Sabrosa, Di Maria, David Luiz, Ricardo Carvalho, Raul Meireles e etc. a estarem prontos para jogar em contextos mais exigentes…

    • Eder26
      Posted Março 13, 2019 at 3:33 pm

      Não esquecer o Cristiano Ronaldo, Luís Figo e outros!

      • AngeloGJ
        Posted Março 13, 2019 at 3:51 pm

        Exatamente, nao dava para por tantos nomes aqui, mas é isso, ” Nos” em Portugal nao temos o dinheiro de outros paises mas temos a mentalidade, mentalidade essa que faz com que as equipas portuguesas consigam competir e olhar nos olhos dos tubaroes sem medo, se agora comecasse a dimuir essa exigencia e pressao temo que sem dinheiro e sem mentalidade o futebol portugues vira mesmo o campeonato Belga ou Holandes

  • LevonAronian
    Posted Março 13, 2019 at 3:27 pm

    Não não, Lage, Há 2 meses o Porto era campeão, há uma semana o nosso título estava garantido, e no domingo perdemos outra vez.
    Toda a razão no que disse, dramatiza-se 1 jogo ou uma fase seja pelo lado positivo ou negativo por cá.

  • André Dias
    Posted Março 13, 2019 at 3:29 pm

    Completamente. Acompanho com alguma frequência conversas entre adeptos ingleses e raramente ficam a remoer uma derrota, a menos que sejam completamente dominados e/ou goleados, preferindo focar-se nos aspectos mais positivos apresentados pela sua equipa.

    Dando como exemplo os adeptos do United, Mourinho só começou a ser contestado porque além dos maus resultados o futebol que a equipa praticava não entusiasmava ninguém e os adeptos começaram a ficar fartos. Estavam como os benfiquistas em relação a Rui Vitória. Mesmo assim, quando Mou foi despedido, os adeptos tiveram o máximo respeito pelo seu trabalho e mostraram-se agradecidos pela conquista da Liga Europa e pela mentalidade competitiva que voltou com o treinador português. Enquanto isso, nós por cá esquecemo-nos dos títulos que RV nos deu e quase íamos para o Marquês festejar a sua saída.

    • Marco
      Posted Março 13, 2019 at 5:25 pm

      Creio existir alguma diferença entre ter respeito por Mourinho, um dos melhores do mundo, ou por Rui Vitória, um paraquedista incompetente.

      E, é um apanágio dos dias de hoje, pode-se exprimir qualquer opinião, mesmo a de que um perfeito incompetente como RV, que em dois meses já tem a base de faz do Al Nassr pelos cabelos, deu alguma coisa ao Benfica.

      • André Dias
        Posted Março 13, 2019 at 5:58 pm

        Portanto, por essa óptica, só devemos respeitar quem for um dos melhores do mundo na sua profissão?

  • Muska
    Posted Março 13, 2019 at 3:32 pm

    Incomparável, tendo em conta a diferença entre os 3 grandes ano após ano para os outros. Intromete-se o Braga de vez em quando e é isso. A exigência é tal que me leva a não concordar com o Bruno Lage. Benfica, Sporting e Porto têm quase obrigação de ganhar 80% dos jogos contra os outros e é por isso que as derrotas e empates são tão escrutinados.

    • Dca
      Posted Março 13, 2019 at 4:38 pm

      E podem ser. Não se pode é por tudo em causa como se faz. Assim não se vai a lado nenhum. Chegámos ao ponto de a malta dizer que o Vieira sabotou a equipa na segunda. Que o Lage era uma vergonha. Por amor de Deus.

  • Estigarribia
    Posted Março 13, 2019 at 3:48 pm

    Concordo com o que Bruno Lage disse. No futebol português, Benfica, FC Porto e Sporting (ainda que o meu clube tenha agora que correr por fora no que toca ao pódio nos próximos anos) são obrigados a ganhar os jogos com os mais pequenos, já que é nesses jogos que se ganham ou perdem campeonatos, e é por isso que as derrotas/empates são mais vezes analisadas nos programadas desportivos (às vezes em demasia). Dou como exemplo a época de 2015/2016: o Sporting venceu 2 jogos com o Benfica e 2 com o FC Porto, mas empatar com Tondela, Rio Ave e Vitória de Guimarães, por exemplo, acabou por custar o título ao emblema leonino (isso e a boca grande de BdC e JJ, além do falhanço clamoroso de Bryan Ruiz, no derby de Alvalade, que ainda hoje me faz doer o coração sempre que o vejo).

    Saudações Leoninas

    • Daniel Alves
      Posted Março 13, 2019 at 7:35 pm

      Ao Benfica só ganharam uma vez, se só estiveres a falar do campeonato. Aliás, mesmo com os empates com equipas menores, uma vitória ou até o empate serviria ao Sporting para ter sido campeão nesse ano, se o percurso das equipas depois desse jogo tivesse sido o mesmo.

  • Pormenor Tatico
    Posted Março 13, 2019 at 3:49 pm

    Não concordo que a nossa mentalidade seja diferente das outras, nenhum treinador gosta de perder competições, a diferença é que uns demonstram essa insatisfação em público e outros não, mas o marco da derrota fica sempre lá.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 13, 2019 at 4:08 pm

    Equipas como o Benfica e o Porto em Portugal têm de ganhar sempre, por isso é normal a frustração dos adeptos quando isso não acontece…

  • Dca
    Posted Março 13, 2019 at 4:40 pm

    Frustração, claro. Descontentamento por se não ter ganho, claro. Por tudo em causa e começar a disparar para todos os lados, não faz qualquer sentido. Ninguém pede aos adeptos para não ficarem tristes, mas serem injustos, isso é que recorrente. Ele tem razão.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 13, 2019 at 6:06 pm

    Perder e andar para a frente é a mentalidade das equipas do fundo da tabela. Fala em Inglaterra mas também só esteve em equipas pequenas como o Swansea ou o Sheffield.

    Em clubes grandes a exigência é maior, logo a responsabilidade é maior. É por isso que a camisola pesa mais. Compreendo que queira tirar pressão dos seus jogadores, mas os jovens têm que se habituar a esta exigência constante. É isto que é jogar a alto nível. Se não estão a esse nível então mais vale procurar equipas com objectivos mais modestos para evoluir.

  • Mantorras
    Posted Março 13, 2019 at 6:17 pm

    A cultura inglesa no desporto e muito diferente, e no essencial, jogar bem e perder nao e o fim do mundo. O esforco e o “bom trabalho” e apreciado e tido como um bom desempenho, mesmo quando se perde. E ao contrario, o mau desempenho, mesmo que com sucesso no resultado, e tido como mau na mesma. Isso talvez explique a diferenca de “valor” dado ao resultado e o “seguir em frente”, nao sei se e a isso que BL se refere.

  • Stravinsky
    Posted Março 13, 2019 at 6:41 pm

    Percebo e era o ideal. No entanto sao cenários completamente diferentes.

    Em Inglaterra todos podem ganhar a todos e por isso mesmo, não é tão determinante perder pontos. Em Portugal, perdes 2 ou 3 jogos e já não és campeão.

    Equilibre-se o campeonato. Aumente-se a competitividade e a qualidade da concorrência e, depois, a mentalidade será essa “keep going”.

  • sideways83
    Posted Março 13, 2019 at 7:01 pm

    A diferença que na Inglaterra são 6 equipas de topo, logo são 10 jogos onde é 50-50… Portanto é natural todos perderam jogos.. Aqui em Portugal é só 3 grandes, perder mais do que 3 jogos é a morte do artista.

  • M1950
    Posted Março 13, 2019 at 9:34 pm

    Era preferível dizer que tiveram 2 erros inadmissíveis para este nível e reconhecem-no e que ninguém mais que eles quer que o próximo jogo venha já para poderem dar a melhor resposta. Não é preciso esta conversa de tentar mudar mentalidades , até porque somos latinos e não germânicos , temos a nossa cultura e o nosso contexto , no caso português o Rúben Dias e o Vlachodimos ganham num mês o que os jogadores dos Belenenses SAD ganham por ano , houve uma demonstração de desconcentração e displicência por parte de ambos que prejudicou todo um grupo de trabalho , e depois as ações do Rúben Dias são constantemente lesivas e perigosas para a equipa e só não têm mais impacto porque nem todas dão golos e muitas os árbitros fecham os olhos , não vale a pena quantificar o que de bom faz porque se não fossem acima da média não poderia vestir a camisola do Benfica.

    Aqui o que hoje é verdade amanhã é mentira , se Lage não ganhar o campeonato ou até os próximos jogos vão ser a sua continuidade e competência a ser postas em causa.

  • M1950
    Posted Março 13, 2019 at 9:37 pm

    Isto depois de afirmar que a “estatística vale o que vale”…

  • coach407
    Posted Março 13, 2019 at 10:21 pm

    Qual a diferença de dizer isto e dizer que se tem de saber lidar com o insucesso?

  • Salah
    Posted Março 13, 2019 at 11:33 pm

    Está 50% certo.

    É verdade que a competitividade aumenta com os níveis de confiança em alta, e para isso é preciso não duvidar do trabalho que se faz.

    Também é verdade que não há comparação entre a realidade dos grandes portugueses e o futebol inglês. Lá um adversário da Premier League ter um orçamento a começar nos 100 milhões, em Portugal o Belenenses tem 3/4% desse valor… No Championship jogam 24 equipas com um nível muito similar, e um empate não é irrelevante mas quase. Em Portugal cada ponto perdido contra uma equipa pequena pode ser catastrófico, a não ser que a equipa já não tenha objectivos.

  • opiniaodeadepto
    Posted Março 14, 2019 at 9:13 am

    Gosto bastante do discurso de Lage, mas está a esquecer-se de onde está, mais duas derrotas e passa a ser um incompetente paraquedista, para a maioria da massa adepta vermelha!

  • Eagle1991
    Posted Março 14, 2019 at 3:00 pm

    Gosto bastante do discurso. Em Portugal tem se uma enorme aversão ao erro. Só erra quem arrisca e se fores inteligente aprendendo com os erros acrescentando audácia terás sucesso. Lage não se está a deixar afetar por um momento menos bom da equipa (TODAS as equipas passam por isso ao longo da época). POsto isto é vencer hoje e domingo e a crise será ultrapassada.

Deixa um comentário