Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo continua sem marcar de livre mas Sarri diz que jogadores é que decidem

Devia ser o treinador a escolher? Parece claro que Pjanic e Dybala são muito melhores que o português neste capítulo.

Cristiano Ronaldo ainda não marcou de livre ao serviço da Juventus, e inclusive está muito perto de ser o pior marcador de bolas paradas na história da Série A (só Camillo Ciano tem um registo mais pobre), algo que tem sido tema de debate em Itália. Hoje Sarri, no lançamento do jogo com o Lecce, abordou o assunto, mas não se comprometeu, referindo: “Ronaldo e Pjanic é decidem dentro do campo quem bate”, referiu o treinador da Vecchia Signora. Recorde-se que Ronaldo desde que está na Juve bateu 28 livres: 7 foram à baliza, 2 para cima e 19 bateram na barreira.

Os 28 livres de Ronaldo pela Juventus:

50 Comentários

  • André Dias
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:13 pm

    Pjanic e Dybala não são apenas melhores que Ronaldo, estão mesmo entre os melhores do mundo neste capítulo. Os jogadores da Juventus é que sabem e eles é que decidem entre eles mas esta insistência com Ronaldo é injustificável e prejudicial para a equipa. Ronaldo na área para receber um passe de Pjanic estaria até mais perto de marcar.

    • Pedrosdopereira
      Posted Outubro 25, 2019 at 3:21 pm

      Essa conversa do “eles é que sabem” é treta… se o Ronaldo pegar na bola e disser que vai bater ninguém lhe vai fazer frente e pedir a bola como é óbvio. Da mesma maneira que se o Messi quiser bater ninguém vai dizer que não.. a única diferença é que o Messi é menos “doente” por números e deixa os colegas marcarem uns livres e penaltys de vem em quando.

      • André Dias
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:06 pm

        Com “Eles” referia-me aos jogadores da Juventus e Ronaldo está inserido nesse grupo. Se ele tem mais ou menos autoridade que os colegas, isso já é outra história. Não estou lá para saber.

        • Pedrosdopereira
          Posted Outubro 25, 2019 at 4:43 pm

          Sim André, eu percebi que te estavas a referir aos jogadores da Juventus. É óbvio que eu não estou lá para perceber mas acho que não é muito difícil perceber que é uma questão de hierarquia… Quando ao Pjanic e ao Dybala acho que toda a gente que vê futebol com “olhos de ver” concorda contigo, sem dúvida nenhuma.

      • AndreChaves9
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:11 pm

        Não é só essa a diferença. É que o Messi é mesmo o melhor a marcar os livres da equipa. E provavelmente do mundo

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:20 pm

        O Messi marca 20 golos de livre em 50 tentativas, o Ronaldo apenas um. Factos.

  • E o que temos
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:14 pm

    E também não deve estar longe de ser o pior marcador de livres da seleção

    • coach407
      Posted Outubro 25, 2019 at 3:47 pm

      Claro. Na Liga das Nações marcou de livre, sendo decisivo contra a Suíça. No Mundial, marcou de livre contra a Espanha em mais um golo decisivo. No Europeu, marcou de livre contra a Hungria sendo decisivo também para passarmos sequer da fase de grupos.

      E isto sem precisar de pensar muito e falando apenas nas últimas competições que Portugal disputou. Não vou entrar em jogos da treta de qualificação e não sei quê que pouco interessa.

      • Napoleon
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:07 pm

        Contra a Hungria não marcou de livre. Por isso tem 2 livres marcados em talvez 100 tentativas. Estatística excelente.

      • AndreChaves9
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:11 pm

        Esse à Espanha então foi um golaço…. De um mérito incrível

      • E Jorge
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:16 pm

        Marcou livre no Europeu e contra Hungria? Qual Europeu?

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:19 pm

        Contra a Espanha, 46 tentativas depois. Uau, que rácio… imagino o do Beckham, Juninho Pernambucano, até do João Novais ou do Francisco Geraldes. Só não falo do Messi porque então aí era humilhante!

      • coach407
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:48 pm

        O golo contra a Hungria afinal não foi no Euro. Foi pouco depois contra o mesmo adversário. Daí a confusão, mas não deixa de ser mais um exemplo.

        • Kafka
          Posted Outubro 25, 2019 at 5:54 pm

          Mas qual exemplo? a qualidade mede-se é pela eficácia e não por números totais, só tu é que não percebes isso….se eu marcar 10 triplos em 100 tentativas e o Curry acertar 9 triplos em 10 tentativas, eu acertei mais triplos que o Curry, mas sou muito pior lançador que o Curry

          Se bem que neste caso dos livres nem é isso que se passa, nem é o melhor em qualidade nem em quantidade nem perto disso

      • Kafka
        Posted Outubro 25, 2019 at 5:18 pm

        Mais uma mentira do Coach, o Cristiano não marcou de livre à Hungria, enfim o costume do Coach, mentiras atrás de mentiras

        • VettelF1
          Posted Outubro 25, 2019 at 6:19 pm

          Marcou sim, num jogo de qualificação que Portugal venceu 3-0. Não foi no Europeu

          • Kafka
            Posted Outubro 25, 2019 at 6:50 pm

            Errado, o Cristiano nunca marcou um golo de livre à Hungria no Europeu logo o Coach mentiu….o golo que ele marcou de livre foi na qualificação

  • PJVFF
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:17 pm

    Por acaso é algo que diria que CR7 está a regredir (para além da velocidade e explosão, o que é normal).
    Se normalmente com a experiência os jogadores tendem a aprimorar a finalização em livres directos, o mesmo não se sucede com Ronaldo.
    Cristiano Ronaldo no Manchester United e nos primeiros anos de Real Madrid era fortíssmo nos livres, mas é algo que tem vindo a piorar.
    Será porque CR7 finaliza mais em força do que em jeito? E com o passar dos anos a relação “força-colocação” tende a piorar?

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:25 pm

    Como se algum jogador conseguisse dar uma ordem ao Ronaldo. Sarri demite-se de responsabilidades.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:31 pm

    Um treinador deve ter a última palavra relativamente a este tipo de questão. Porquê? Porque está “a priori” numa situação de imparcialidade e de poder que lhe permite decidir tendo em conta o que observa nos treinos e nos jogos.

    Naturalmente que, pelo estatuto-idade-etc, o Ronaldo será o escolhido se as opções partirem do grupo de trabalho. Opções essas que, pelo que se vê, atendem mais a fatores extra-desportivos.

    Não me surpreende que Ronaldo esteja nos piores marcadores de livre… e também não me surpreende que os continue a bater. Tem de marcar golos e de estar no centro dos holofotes. O futebol tem uma componente comercial gigante. Colocar o jogador num patamar secundário, mesmo na marcação de livres, seria um abalo na aura de grande campeão que ele tem.
    Enfim. É o que é.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 25, 2019 at 4:16 pm

      Um grande campeão sabe aquilo que deve deixar os outros fazer. O Ronaldo deixou de ser exímio em livres de longa distância quando foi para o Real, e desde aquele golo contra a Espanha 46 tentativas depois, esse número deve manter-se, mesmo com aquele golo à Suíça. O Ronaldo nunca foi um Beckham ou um Juninho Pernambucano… Ele faz tudo o que quer, mesmo com o Pjanic ao lado dele.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Outubro 25, 2019 at 5:13 pm

        As pessoas ultra-competitivas têm normalmente esse defeito: são egoístas.
        E, o mais das vezes, acham que admitir as suas limitações é sinal de fracasso.

        O Ronaldo só faz o que quer porque lhe dão cobertura para isso.
        Há muito que é notório que não é nada de especial no que à marcação de livres diz respeito. A eficácia é baixa.
        Mas lá está… não tem humildade para perceber que há melhores que ele nesse capítulo … nem há ninguém que tenha a frontalidade de o “encostar”.

        Quem perde é a Juventus.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Outubro 25, 2019 at 11:07 pm

          Quando passa de certo nível, deixa de ser saudável e, portanto, bom para o coletivo. E, neste caso, é isso que se verifica, se o Ronaldo se limitasse aos livres na posição em que tem mais certeza que pode fazer golos, estava a beneficiar todos. Foi quando saiu do Man. United que o Ronaldo se perdeu no egoísmo, o Real só o potenciou, e tudo o mais subscrevo o que você disse.

    • Kafka
      Posted Outubro 25, 2019 at 5:58 pm

      Concordo Motoquiero e Pedro Almeida

  • coach407
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:49 pm

    Mais uma para a lista do Sarri. O Cristiano deve bater os livres quando o Sarri achar que deve. É evidente que o Cristiano não marca todos os livres, nem perto disso. O Pjanic já marcou alguns golos de livre desde que o Cristiano chegou e com ambos em campo, simultaneamente. É esquisito dizer que o Cristiano impõe que seja ele, no entanto também não se percebe como o treinador não assume esta responsabilidade e prefere passá-la para os jogadores.

  • Xyeh
    Posted Outubro 25, 2019 at 3:50 pm

    Alguém sabe se existe algum artigo sobre o declínio dos livres do Ronaldo? Ele marcava muito bem livres, penso que foi a partir da 2ª ou 3ª época no Real Madrid que começou a deixar de os conseguir encaixar direitos. Também já referi isto, o Ronaldo se em vez de marcar livres estiver na grande área para os tentar finalizar numa recarga teria muito mais a ganhar, 1º deixaria Pjanic ou Dybala marcarem os livres e aumentaria a hipótese de a Juventus marcar golo (por consequência a equipa adversária iria abrir mais a defesa e o Ronaldo só tem a ganhar com isto) e 2º mesmo que não marquem de livre, na recarga o Ronaldo tem mais hipóteses de marcar ou de fugir a uma marcação.

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 25, 2019 at 4:08 pm

      Lol ele nunca marcou bem os livres, essa coisa dos livres foi algo que ele quis adicionar ao seu jogo já que na altura Ronaldo fazia tudo O que havia a fazer em campo com excelência, então pensou que também nos livres seria um craque mas a verdade é que nunca foi um grande batedor de livres, Ronaldo simplesmente e’ mediano a bater livres não há porque negar

      • O Fernandes
        Posted Outubro 25, 2019 at 4:58 pm

        Acho sempre que começar uma frase com ‘lol’ é logo um pouco falta de respeito para com o outro. Mas pronto… em relação ao Ronaldo nunca ter sido bom em livres, isso não é verdade. Até à 2a ou 3a época do Real ele era de facto bom. Agora é só vergonhoso.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 25, 2019 at 11:28 pm

      Ele tem 54 golos (incluindo já aquele contra a Suíça na Liga das Nações, e penso que não houve mais nenhum, porque na Juventus é zero)

      Entre 2009 e 2016, o Ronaldo marcou 20 vezes de livre em 291 tentativas, o Messi 16/209 e o Pjanic… 12/125.

      • O Fernandes
        Posted Outubro 26, 2019 at 2:23 am

        Confesso-me bastante surpreendido com essa estatistica. Que o Ronaldo tem uma percentagem de acerto baixa, ja sabemos, agora o Messi ter apenas 7.6% e o Pjanic 9.6% e que nao estava a espera… O Ronaldo esta nos 6.8%, olhando para estes tres jogadores nao estao assim tao afastados, ainda para mais quando se rebaixa tanto a estatistica do Cristiano neste aspecto.

        Nao quero comparar melhores e piores, de todo, ate porque no meu comentario digo que o Ronaldo tem sido vergonhoso, so estou a comentar os numeros que providenciou (confesso nao ter percebido qual era o ponto que tentava provar, se o de que o Ronaldo nao esta assim tao abaixo ou o oposto).

        Cumprimentos

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Outubro 26, 2019 at 11:37 pm

          Como estavam por aqui a pedir dados, foram estes que encontrei, porque muita gente na net faz as mesmas perguntas. Claro que de 2016 para a frente, o Messi e o Pjanic devem ser os melhores, sendo que o Ronaldo baixou muito. O recordista é o Juninho Pernambucano com 77, o Ronaldo leva 54 e o Messi agora deve ter 50 ou 51.

  • Kacal
    Posted Outubro 25, 2019 at 4:16 pm

    Eu acho que aqui o CR7 está mal e vou contra ele nisto, aliás, ele só teria a ganhar em deixar os colegas bater porque deixaria a pressão mais do lado deles e iria proteger-se visto que os livres não lhe saem bem actualmente, além de que o colectivo está sempre acima de tudo e ele próprio disse isso e defende-o, logo seria o ideal para todos eles ceder, não vai acontecer mas aqui sou contra ele e acho que ele devia pensar e ceder. Até pode parar, proteger-se e treinar forte nos treinos esse ponto dos livres e mais tarde voltar a ir batendo.

  • Ballack
    Posted Outubro 25, 2019 at 4:36 pm

    Nem é preciso olhar para a Juve. É só ver quantos já desperdiçou na seleção ‘ao jeito’ de Raphaël Guerreiro (que bate bem melhor) e mesmo assim assume sempre.

  • masterDC
    Posted Outubro 25, 2019 at 4:48 pm

    Os livres do Ronaldo no United e nos primeiros tempos em Madrid eram muito bons, fortíssimos e perigosos. Agora simplesmente nem é o facto de não marcar mas de muitas vezes não criar perigo nenhum. A mim faz-me confusão como continua a bater livres quer na Juve onde tem os melhores do mundo nesse capítulo (Pjanic e Dybala), quer na Seleção onde temos também grandes executantes como o Bruno Fernandes, Rúben Neves ou Guerreiro e insiste-se em ter Ronaldo como o batedor de livres.

    Este é um aspecto negativo no Ronaldo e que como fã dele me deixa revoltado, não só porque tenho saudades de o ver marcar livres de categoria da forma que o fazia, como também prejudica a equipa porque o golo contra a Espanha no Mundial acontece uma vez em N tentativas. O próprio devia ter a humildade de perceber que já não é bom neste capítulo e se tem melhores colegas para executar que os deixe encarregues dessa função. Percebo que seja difícil mas se ele próprio não abdica disso deveria ser o treinador a impor a sua posição. Na Seleção embora não concorde consigo entender pelo facto de ser o melhor português de sempre e por haver um respeito excessivo quer da parte dos colegas quer da parte de todo o staff, que apesar disso não deveria ser justificação para ele continuar a bater livres.
    Na Juve faz-me mais confusão, chega a um clube novo onde já tem os executantes definidos e por sinal são dos melhores do mundo nesse capítulo e entra também na lista de batedores de livres. Já bateu muitos e se não tem resultado deveriam afastá-lo dessa tarefa, só beneficiaria a equipa e o próprio jogador.

    A imagem de marca do Cristiano é seu trabalho árduo, ora sendo ele um grande atleta que gosta de estar no topo, manter-se sempre em forma e desenvolver e aprefeiçoar ao máximo as suas qualidades porque razão não muda a sua forma de bater, já o devia ter feito há muito tempo. Os famosos tomahawks que ele fazia eram excelentes e deixam saudades. Atualmente ele já não bate em jeito, bate em força à espera que a bola passe a barreira e vá em direção à baliza. A bola já não descreve aqueles curvas deliciosas nos seus famosos livres, o que faz com que da maneira que ele bate atualmente a bola na maioria das vezes vá contra a barreira sem criar perigo nenhum. Volto a referir que ele próprio tem de se mentalizar que já não é bom e deveria tentar voltar à sua forma de bater que o definia como um dos melhores nesse capítulo, porque posso estar completamente errado mas isto não é um aspecto que piora com o avançar dos anos, um grande executante de livres ou penalties continua a ser bom apesar da idade, penso eu.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 25, 2019 at 11:18 pm

      O fator importante não é a idade, mas sim a estrutura física. O Ronaldo mudou muito a sua estrutura física, está cada vez mais um bloco rígido de força. Ele não consegue bater livres em jeito, em suplesse, perto da baliza. Só pode usar a força e de longe. E por mais que tente aperfeiçoar isso, entra 1 a cada 50 tentativas. Não é, por exemplo, um Messi que assina uns quantos livres seguidos ou até 2 no mesmo jogo (como o Pépé fez ontem) ou até, em Portugal, o João Novais então no Rio Ave marcou uns 4 livres diretos em jogos consecutivos.

  • J Silver
    Posted Outubro 25, 2019 at 5:19 pm

    Os livres do Ronaldo há muito que desiludem e o treinador é que deve pôr cobro a esta obsessão. Tenho muita curiosidade para saber como são os treinos neste aspecto e se Ronaldo consegue fazer à porta fechada aquilo que no estádio claramente já não resulta.

  • N.S.
    Posted Outubro 25, 2019 at 5:34 pm

    Quanto à Juve não me faz confusão, mas na selecção devia dar lugar a Guerreiro ou Bruno Fernandes quando os livres são à entrada da área.

  • Khal Drogo
    Posted Outubro 25, 2019 at 6:36 pm

    Uma das coisas que lhe fica mal. Devia ser (quase) sempre o Pjanic a marcar (ou o Dybala, mas prefiro o bósnio).

  • Francisco Torgal
    Posted Outubro 25, 2019 at 6:51 pm

    1. Acho que se é claro que há um marcador melhor que outro o treinador devia intervir e escolher o marcador.
    2. O Ronaldo devia ser um case study, no sentido em que era um dos melhores marcadores de livres (principalmente de longe) do mundo e agora está a milhas do que era. E aqui não é propriamente um declínio dependente da idade como a velocidade ou resistência.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Outubro 25, 2019 at 11:14 pm

      Não será um case study, porque a explicação é fácil. Trata-se da alteração física do Ronaldo, que é essencial para cobrar bem os livres. Quando mais adequada for a estrutura física, de mais sítios um jogador pode marcar golos de livre. Depois, vem a precisão do remate.

      O Ronaldo até pode treinar muito os livres nos treinos, mas como só sabe bater de uma maneira…

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 25, 2019 at 11:26 pm

        Ele também mudou a técnica de remate. Passou de uma abordagem clássica, batendo os livres mais em arco e em jeito para usar daquele efeito de tentar dar spin à bola a ver se iludia o GR. Até entendia essa abordagem a livres de 40 metros, porque tendo pouco risco e pouca taxa de acerto não se perde nada e pode sempre sair bem. Mas naqueles livres a partir dos 25 metros, é um erro, essa postura técnica entra 1 em 40. Além do que essa mudança física mudou a sua agilidade com a bola, aliada à “robotização” que ele teve a partir de certa altura, perdendo a magia. Devia ter evoluído para bater em jeito e não em força.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Outubro 25, 2019 at 11:42 pm

          Um armário como ele não consegue bater em jeito, não tem elegância. Não é um Ronaldinho, Juninho Pernambucano, Beckham, Messi. Ele preferiu assentar tudo na força e no músculo, agora só consegue rematar de longe e em força. O Pjanic principalmente deve sentir-se proscrito, porque quem marca 12 livres em 125 tentativas contra alguém que marcou 20 em 291 tentativas entre 2009 e 2016…

          • Joga_Bonito
            Posted Outubro 25, 2019 at 11:52 pm

            Sim, ele nunca foi especialista, mas quando era mais novo tinha muita habilidade e podia ter trabalhado para marcar bem os livres. O Tacuara era muito alto e forte e era exímio a marcar. CR apostou tudo no spin derivado da força e isso foi um erro.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Outubro 26, 2019 at 11:35 pm

              O Tacuara não tinha grande físico, era mais altura. E também era meio desengonçado, o que dava jeito para os livres.

          • Francisco Torgal
            Posted Outubro 26, 2019 at 12:22 am

            Percebo o que dizes mas o Ibrahimovic também é um armário e sempre bateu os livres de diversas formas. Tem que ver com técnica, o físico pouco afeta com o treino devido.

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Outubro 26, 2019 at 11:34 pm

              O Ibrahimovic tem aquele corpo devido a atividades extra-futebol, nem dá para comparar com o Ronaldo. Como ele não há parecido…

  • Leon18
    Posted Outubro 25, 2019 at 8:38 pm

    Já falo neste assunto de Ronaldo bater os livres antes do Euro2016. O rácio de livres batidos e marcados é miserável. Tanto na seleção como na Juve existem melhores batedores. Continua a ser Ronaldo pelo seu estatuto, ponto.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 25, 2019 at 10:42 pm

    Tendo o Pjanic que é o melhor batedor de livres destro e o Dybala que é o segundo melhor marcador de livres canhoto apenas atrás do Messi e porém o Ronaldo a marcar é jma das decisões mais ridículas que já vi. Então livres mais perto da baliza nunca deveria bater!

  • OlhodeFalcao
    Posted Outubro 26, 2019 at 12:47 pm

    Há aqui alguns pontos importantes a esclarecer. Ronaldo tenta livres demasiado longe, quando muitas equipas optam por lances estudados de livres/centros, fazendo a estatística ficar inflacionada.
    Além de que em zonas mais próximas da baliza, ainda no último jogo quem marcou os livres foi Dybala (contra a barreira), sendo que CR7 marcou os últimos.

    De qualquer forma concordo que nos últimos anos, CR7 perdeu alguma capacidade que tinha de bater livres.

  • Godvader
    Posted Outubro 26, 2019 at 1:23 pm

    Há algum site que consiga ver o n° de golos de livre directo que a Juventus tem em cada época???

Deixa um comentário