Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um Benfica que segue a grande ritmo

O Benfica apresentou-se na Mata Real diferente daquilo que seria expectável (na teoria, deveria ter mais posse), mas foi controlador, e na primeira parte demonstrou uma excelente dinâmica, quer defensiva quer ofensiva. Defensivamente, a equipa de Lage permitiu que o Paços saísse a jogar, e não se preocupou com que a bola fosse jogada entre os centrais pacenses, mas não permitiu que quando os pacenses tentassem entrar em zonas de criação tivessem espaço para isso. Rafa e Vinícius condicionaram as ações verticais dos Defesas Centrais e coube aos Médios Alas (Pizzi e Cervi) ativar a pressão para obrigar o Paços a jogar sem tempo e sem soluções. Um plano que resultou.

Ofensivamente, na esquerda Vinícius deu sempre muita profundidade nos seus movimentos (qual Seferovic), assim como Grimaldo, que aparecia nas costas da defesa principalmente quando Gabriel tinha a bola, enquanto que na direita se assistiam a movimentos estudados e “padronizados” quando Rúben Dias tinha a bola. Um deles, deu golo.

Foi um Benfica que estudou o adversário, teve tempo para treinar e apresentou-se a um excelente nível nos primeiros 50/60 minutos, ficando a dever mais 30 minutos aos seus adeptos que esperariam um resultado mais gordo tal era a dinâmica. Para ver.

Ofensivamente:

Defensivamente:

Visão do Leitor: DCA

22 Comentários

  • IlluminatiDoLiricismo
    Posted Janeiro 27, 2020 at 5:12 pm

    É engraçado ver este tipo de analises mais concretas. Por isso desde ja parabens.
    No entanto acho que este Benfica deixa muito a desejar principalmente nas dinamicas ofensivas. Sempre na procura de movimentos de profundidade mesmo sem condições e quando é obrigado a ser paciente nota-se falta de ideias. Contra o paços foi resultando porque o paços deixa muitos espaços. No primeiro lance que mostras em que o rafa recebe, o espaço entre os centrais é risivel

    • El Pipito
      Posted Janeiro 27, 2020 at 5:22 pm

      Não concordo, há também muito jogo interior e muito envolvimento dos laterais (principalmente Grimaldo).
      Se tiveres a falar exclusivamente deste jogo, o Benfica explorou bastante a profundidade, tendo em Vinicius, Rafa ou Pizzi grandes dinamizadores desses movimentos.

    • PJVFF
      Posted Janeiro 27, 2020 at 5:26 pm

      Em termos de organização ofensiva, o Benfica é a melhor equipa em Portugal. Sempre na procura de jogo apoiado e tabelas. A seguir ao Benfica apenas o Braga que com este novo sistema que permite isso e o Famalicão.
      O Porto de SC é uma vergonha neste momento do jogo. Eles sim, só sabem jogar em profundidade na procura do Marega. Mais nada.

      O Sporting… enfim, é o Sporting.

      Se o Benfica pode melhorar? Claro que sim.
      Para mim Taarabt deveria ser sempre titular. É o melhor jogador em Portugal nos passes verticais para romper linhas de pressão (falha alguns passes, mas também é porque arrisca!).

      Defensivamente…. o Benfica é de LONGE a melhor equipa do Tugão! de LONGE.

      • IlluminatiDoLiricismo
        Posted Janeiro 27, 2020 at 6:48 pm

        O critério também nao é alto diga-se. Ofensivamente ha sempre muito pouco envolvimento, sempre poucas ideias, basta ver o que acontece contra equipas que estacionam la atras. Defensivamente também nao somos nada por aí alem: muito espaço entre linhas, inumeras vezes a profundidade da ultima linha mal definida, desalinhamento dos centrais, muito espaço entre o lateral e o central. Se somos a melhor? É possivel, mas coletivamente o nosso campeonato é nivelado muito por baixo

      • IlluminatiDoLiricismo
        Posted Janeiro 27, 2020 at 6:48 pm

        Em relaçao ao taraabt, totaltamente de acordo é o elemento que melhor liga a construção com a criação

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 27, 2020 at 5:15 pm

    Excelente análise, mais destas por favor! São estes pormenores que fazem com que o Benfica esteja noutro nível. Ontem soube controlar o Paços, mesmo não tendo bola e veio com uma ideia bem pensada que foi demonstrada aqui. Quero só acrescentar a esta análise a construção mais atrás quando o Benfica tinha bola foi ligeiramente diferente do habitual, foi com uma espécie de losango com o Ferro mais atrás, Rúben e Gabriel dos lados e Weigl mais à frente, de forma a proporcionar sempre triângulos de cada lado, ou seja Gabriel-Ferro-Weigl à esquerda e Rúben-Ferro-Weigl à direita de forma a abrir espaço no outro lado para depois colocar a bola em zonas mais avançadas com espaço. Aconteceu isso no primeiro golo do Rafa a passe do Rúben por exemplo e essas tais diagonais feitas sem bola libertaram sempre espaço para os colegas que vão depois receber o passe desde trás, principalmente o Rafa.

    • El Pipito
      Posted Janeiro 27, 2020 at 5:45 pm

      Também reparei. Aliás, num dos vídeos que o DCA colocou, esse posicionamento do Ferro, RD, Gabi e Weigl é notório.

  • PJVFF
    Posted Janeiro 27, 2020 at 5:28 pm

    Parabéns pelo post.

    É sempre interessante discutirmos estas questões técnico-tácticas das equipas.

    Continuem :D

  • Nuno Pereira
    Posted Janeiro 27, 2020 at 6:10 pm

    O que e’ melhor? Ter a posse em zonas defensivas ou deixar que a equipa adversaria tenha a posse nas suas zonas defensivas?

    • coach407
      Posted Janeiro 27, 2020 at 8:25 pm

      O que é melhor: ter a posse em zonas ofensivas ou o adversário ter a posse em zonas defensivas? Isto é um Benfica-Paços de Ferreira, não é um Benfica-Barcelona para ficarmos contentes pelo adversário ter a bola, mas não ser perigoso…

  • coach407
    Posted Janeiro 27, 2020 at 6:28 pm

    O Benfica neste jogo foi particularmente ineficiente na pressão. Neste vídeo parece que o Benfica pressionou logo na saída de bola, mas a verdade é que não foi isso que aconteceu na maioria do jogo.

    O Paços teve 57% de posse de bola e certamente não foi a trocar a bola entre os dois centrais. Saíram da pressão com facilidade. O Benfica esteve muito forte foi no último terço defensivo (e o Paços, por contraponto, teve muito mal nesse aspeto).

    Ainda assim, o Benfica concedeu 2/3 oportunidades. Além disso, a equipa parecia sempre capaz de controlar os rumos do acontecimento, mas não teve capacidade para criar grandes oportunidades para além das bolas paradas.

    Foram os 2 golos e o falhanço do Seferovic.

    Foi um Benfica qb. O que impressionou foi a facilidade com que este qb chegou, mas faltou bola, faltou organização ofensiva, atacaram com poucos elementos na chegada à área (vários lances com a bola na linha de fundo e ninguém na área), setores muito distantes quer na defesa quer no ataque.

    Mas lá está quem tem uma dupla de centrais que é decisiva nos 2 golos, laterais constantemente no top de assistentes da Europa, dá-se ao luxo de ter Florentino, Samaris, Fejsa, Gedson, Taarabt ou até Chiquinho e Krovinovic fora das opções no meio-campo; quem tem Pizzi e Rafa que têm uma capacidade de serem decisivos fora de série e ainda lhe acrescentam o Vinícius que é uma besta… quem é o Paços de Ferreira para fazer cócegas? Fica complicado para qualquer adversário. A diferença de qualidade individual é absurda.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 27, 2020 at 7:56 pm

      Só discordo da questão das oportunidas de golo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 27, 2020 at 11:00 pm

      O P. Ferreira teve uma oportunidade e o Benfica teve mais de 3 oportunidades.

      • coach407
        Posted Janeiro 27, 2020 at 11:35 pm

        Repito: o Paços teve 2/3. O Benfica, fora bolas paradas, teve os 2 golos e a do Seferovic.

        Agora vamos analisar se estava correto:
        – Livre de Grimaldo para grande defesa – Bola parada;
        – Canto de Pizzi, Vinicius atira à barra – Bola parada;
        – Rafa ganha um ressalto e remata sem ângulo nenhum para defesa fácil – Não considerei isto uma oportunidade…
        – Muitos ressaltos terminem num tiraço para enorme defesa de Vlachodimos – 1 oportunidade para o Paços;
        – Canto Grimaldo para cabeamento de Ferro – Bola parada;
        – 1-0 para o Benfica – 1 oportunidade de bola corrida para o Benfica;
        – Grande remate do Pizzi para boa defesa – 2 oportunidades de jogo corrido (Não me lembrava desta)
        – 2-0 – 3 oportunidades
        – Remate em zona perigosíssima para o Paços para defesa de Vlachodimos – 2 oportunidades para o Paços;
        – Seferovic por cima – 4 oportunidades para o Benfica em jogo corrido.

        Conclusão: sim, o Paços teve 2 grandes oportunidades (Vlachodimos ainda teve mais umas intervenções mas não considero oportunidades) e o Benfica não teve 3, como disse. Corrijo agora para 4 oportunidades em bola corrida, os 2 golos, a do Seferovic e a do Pizzi. Não me recordei desta última.

        A conclusão continua a ser exatamente a mesma do comentário original: Benfica forte defensivamente, mesmo assim consentiu 2/3 aproximações perigosas em lances de bola parada sobretudo, mas teve sempre o jogo controlado. Ainda assim, faltou mais discernimento e envolvência ofensiva no último terço sendo que no jogo todo só tivemos 4 jogadas de real perigo em jogo corrido. Nas bolas paradas tivemos fortes, mas não é normal no Benfica só criar estas jogadas.

        Para mim o normal do Benfica contra um Paços é ter mais de 20 remates…

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Janeiro 28, 2020 at 12:02 am

          Nao percebo porque separa as bolas corridas das paradas. Uma oportunidade que decorre de uma situacao ou outra nao deixa de ser…uma oportunidade.

          • coach407
            Posted Janeiro 28, 2020 at 12:16 am

            Separo porque estava a analisar a organização ofensiva do Benfica, do facto de termos atacado com poucos, não haver jogadores na área, pouca dinâmica…

            Nas bolas paradas ofensivas o Benfica esteve forte.

            Não disse em lado nenhum que o Benfica não criou oportunidades. Criou oportunidades. Não deixa de ter tido uma organização ofensiva bastante mais fraca que o normal.

        • Daiuca
          Posted Janeiro 28, 2020 at 4:16 pm

          Porque o futebol é uma ciência e uma folha de cálculos como sempre.. Cada Einstein..

  • Mantorras
    Posted Janeiro 27, 2020 at 6:38 pm

    Bom post.

    Rafa fez muito o que fazia Felix sem bola… os X’s com Pizzi, os recuos para jogar entre linhas, o arrastamento para dar espaco ao PL e o aproveitamento do espaco deixado, quer pelos arrastamentos de Pizzi, quer de Vinicius…

    Defensivamente nao gostei da pressao do Benfica. O Benfica pressiona melhor com Seferovic em campo. A equipa ate que encontrou bem os timings da pressao, mas falhou muito na compactacao, ficando muitas vezes muito estendida no campo. Pareceu-me que com outro adversario podiam ter sofrido por causa disso.

  • André Dias
    Posted Janeiro 27, 2020 at 9:11 pm

    Peço desde já desculpa ao autor do post, até porque gostei da iniciativa, mas o primeiro vídeo não é um bom exemplo de uma dinâmica ofensiva de excelência. E com isto não quero dizer que o Benfica não tem qualidade nos seus processos ofensivos, estou apenas a referir-me ao esse vídeo mostra.

    Um avançado arrastar um defesa para um colega entrar é algo comum e se há perigo nessas jogadas é porque assim foi permitido pelo Paços, que alinhou com uma linha defensiva bastante subida e deixou demasiado espaço entre linhas. O Benfica foi competente e soube explorar essa falhas defensivas mas não acho que aqui tenha feito algo de extraordinário.

    • Dca
      Posted Janeiro 28, 2020 at 9:51 am

      Não tens que pedir desculpa, cada um tem a sua opinião!
      Em relação ao ser comum, não concordo. Quantas equipas vês a fazerem isso? Eu vejo o Barcelona com um futebol estático, Juventus idem, United, Tottenham e Arsenal nem se falam, e as que melhor jogam são as que mais fazem estes movimentos (Liverpool e City, este último com os MC’s a procurarem a profundidade entre DC’s e DL’s, para arrastarem consigo o DL e deixarem espaço para o extremo).
      Pode se considerar básico, agora comum não acho muito, devia era ser mais comum. Depois se me disseres que vês jogadores noutras equipas a atacarem a profundidade, é uma coisa, mas este ataque à profundidade foi com o claro propósito de abrir espaços, e aí volto a dizer, são poucas as equipas no mundo que têm esta dinâmica.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 27, 2020 at 11:04 pm

    Excelente iniciativa Dca, muito elucidativo. Parabens!

Deixa um comentário