Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting vende Bruno Fernandes ao Man Utd por 55 ME; Transferência pode chegar aos 80 milhões

Bom negócio? É uma super-venda. A maior na história do Sporting e por valores superiores aos que chegaram a Alvalade no Verão, o que dá força à capacidade negocial de Varandas. Por outro lado, caso a transferência chegue aos 65 ME, o que é bem possível, passa a ser um dos 3 jogadores mais caros de sempre no mercado de Inverno (só Van Dijk e Laporte custarem mais), o que diz bem do peso do negócio. É que mesmo neste mercado inflacionado, elementos como Olmo e Haaland custaram apenas 20 ME, e não é assim tão normal um elemento que faz 26 anos em 2020 proporcionar este tipo de movimentos. O facto do Man Utd estar super-pressionado terá ajudado. Agora, ficam várias dúvidas, de quem irá ocupar o seu espaço no clube leonino e que impacto irá ter na Premier League, mas isso é futurologia, e no presente o que fica, são os milhões que os verde e brancos encaixaram e o passo que o jogador deu, ao conseguir sair para um dos 5 maiores clubes do Mundo.

Agora é oficial! O Sporting comunicou a venda de Bruno Fernandes para o Manchester United. À CMVM, os leões detalharam o negócio: o Sporting recebe o montante fixo de 55 milhões de euros, aos quais se podem acrescer 25 milhões de euros em variáveis. Estas últimas dividem-se em 5 milhões de euros relacionados com a participação do português num determinado número de jogos, 5 em função da presença dos Red Devils na Champions e 15 dependentes de prémios individuais obtidos pelo agora antigo capitão dos verde e brancos. Por sua parte, o Manchester United, no seu site oficial, anunciou o acordo com o Sporting, acrescentando que o negócio fica sujeite a “testes médicos e acordo de condições pessoais” com Bruno Fernandes.

O comunicado do Sporting:

 

108 Comentários

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:27 pm

    Obrigado Capitão

  • Amigos e bola
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:29 pm

    Grande negócio.

    O Bruno é um craque tremendo, um grande jogador mas sinceramente falta-lhe consistência em alguns momentos.

    Espero que vá e se afirme. A seleção agradece pois ganha mais um jogador num tubarão.

    Quanto ao tugão, o Rafa passa a ser o melhor jogador em Portugal.

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:30 pm

    Custa-me imenso esta venda, na minha opinião é o melhor jogador que vi com a verde e branca. É uma pena todas as dívidas que temos porque não vai entrar muito dinheiro nos cofres e porque nos prendeu um pouco a capacidade negocial. 65M acaba por ser um valor justo. Tenho imensa pena que vá para o Man Utd, preferia vê-lo noutro clube, mas tenho a certeza que vai vingar. Tem a mentalidade de um guerreiro, qualidade acima da média. Obrigado por tudo canhão da maia! Fez mais pelo Sporting que muitos ex-capitães e formados no clube

  • Joaopcalves
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:31 pm

    O melhor que vi com a verde e branca, e infelizmente duvido que veja alguém tão bom, tão cedo. A melhor sorte e que se junte a Bernardo e Ruben Neves a dar chocolates em Inglaterra. E para quem acha que não era o melhor jogador a atuar em Portugal, quero que façam um exercício de imaginação de ver Rafas e Pizzis no Sporting atual, e a ver se faziam o que este senho fez.

    • Oldasity
      Posted Janeiro 29, 2020 at 4:58 pm

      Pizzi não acredito que fosse fazer a diferença, mas Rafa sim. Não ao nível do Bruno, que valia por 3 ou 4, mas iria ser muito bom.

      • Miguel SADSC
        Posted Janeiro 29, 2020 at 5:11 pm

        A questão não seria tanto pela qualidade porque Rafa tem muitissima e seria obviamente o melhor extremo do Sporting. Acho que passa mais pela parte mental. O Rafa nos 2 primeiros anos no Benfica onde o contexto não foi tão positivo como com Lage foi muito abaixo mentalmente. Na casa a arder que é o Sporting creio que pudesse acontecer o mesmo e ter um rendimento semelhante aos 2 primeiros anos no Benfica. Nada a ver com qualidade, obviamente Rafa é muito bom.

    • Miguel SADSC
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:09 pm

      Alguém que me diga um aspeto do jogo em que o Pizzi é superior ao Bruno. Entreter essa discussão é nonsense. Só adeptos do Benfica é que podem sequer tentar meter Pizzi perto do Bruno.

      • Gil Rodrigues
        Posted Janeiro 29, 2020 at 5:58 pm

        Na quantidade de títulos, a quantidade de vitórias e, em 2020, a quantidade de assistências e golos. Chega?

        Insistem em querer comparar um com o outro, como se fosse uma diferença radical. Até dou de barato que possam dizer que o BF é melhor jogador, mas o que diferencia mais o valor de ambos é o facto de um ser 4 anos mais velho que o outro.

        • SCP1906
          Posted Janeiro 30, 2020 at 12:27 pm

          Não chega, péssimo argumento. A quantidade de títulos e de vitórias só se devem a um jogar pelo Benfica e o outro pelo Sporting, não são um aspecto do jogo em que Pizzi é superior a BF. E BF é claramente melhor jogador do que Pizzi.

          • Gil Rodrigues
            Posted Janeiro 30, 2020 at 12:41 pm

            Não chega? porquê? porque o sr é um adepto do ex grande de portugal, e precisa de se engrandecer assente nas costas dos poucos jogadores que fazem alguma coisa?
            O futebol é colectivo, e os títulos que contam são colectivos, portanto é perfeitamente plausível que as vitórias de um jogador que, efectivamente, contribui para os títulos da sua equipa, seja avaliado por isso.

            • SCP1906
              Posted Janeiro 30, 2020 at 11:18 pm

              Não chega porque o motivo para o Benfica ganhar mais do que o Sporting não é o Pizzi ser superior ao Bruno. Aliás, se o Bruno fosse para o Benfica e o Pizzi para o Sporting, tenho a certeza que o Benfica ficava ainda mais forte e o Sporting ainda mais fraco do que quando tinha BF. E porquê? Porque o Bruno é melhor jogador do que o Pizzi. E o argumento do “ex grande” é ainda mais fraco do que o argumento anterior. O facto de o Sporting estar fraquíssimo de momento não implica que todos os seus jogadores sejam fracos nem implica que não tivesse até ontem o melhor jogador a jogar em Portugal (o problema é o resto da equipa, são poucos os jogadores no plantel do Sporting com nível para jogarem num grande).

              • Gil Rodrigues
                Posted Janeiro 31, 2020 at 1:23 am

                Não… provavelmente o Benfica ficava pior… porque o BF jogava com muito menos pressão, no clube que não jogava para ganhar nada. Os adversários nunca tinham o mesmo empenho e ele era o gajo para onde todo o futebol do Sporting era canalizado. Por isso é que ele se destacava tanto. No Benfica não, Nenhum jogador se destaca tanto, porque há muito mais jogadores a discutir o protagonismo, e os “números” se dividem mais. é Muito mais difícil (para jogadores de igual valia) marcar os mesmo golos no actual Benfica do que no actual Sporting.

                E atenção, no início, disse que até aceitava que dissessem que o Bf era melhor que o Pizzi. não concordo é com a sua ideia peregrina que é muito superior.

                Aliás, veremos se ele é assim tão bom! quando o nível subir nos próximos dias. Esperemos que não tenha uma decepção.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Janeiro 29, 2020 at 6:34 pm

        O Pizzi joga numa equipa de nível superior ao Bruno, ambos são/eram os líderes. Logo, a questão seria se o Bruno conseguia fazer no Benfica o que fez no Sporting.

      • Vegeta
        Posted Janeiro 30, 2020 at 10:53 am

        O Bruno Fernandes é muito melhor jogador que o Pizzi.
        O Pizzi é um bom jogador, o Bruno Fernandes é um craque.
        O Pizzi beneficia de todo o contexto que tem no Benfica e no Tugão, na champions com 30 anos tem 1 golo.
        Aliás, o Pizzi falhou quando teve num grande europeu e quando o Benfica tinha uma grande equipa que ia as finais europeias e meias finais ele estava emprestado ao Espanyol, só isto diz tudo.

        • SCP1906
          Posted Janeiro 30, 2020 at 11:19 pm

          As opiniões sobre Pizzi têm todas que ser exageradas? Uns parecem acreditar que Pizzi é superior a BF… absurdo! Outros tentam negar que Pizzi seja um craque… absurdo também! Pizzi é craque apesar de ser inferior a BF.

  • feelfreeyouare
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:31 pm

    O Manchester United é um dos cinco maiores clubes do mundo mas atualmente não é um dos cinco melhores clubes de mundo.
    Boa sorte BF, espero que esta metade de época que falta sirva para se adaptar e para nos ajudar no Euro.
    O Sporting fica agora seriamente fragilizado e vamos ver como vai ser o resto do campeonato.

  • Leonidas
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:32 pm

    Para mim é um bom negócio, pois apesar do super rendimento de BF ainda não tem tido provas suficientes dadas na Champions ou Seleção. No entanto, vai sempre por valores abaixo daquilo que Varandas queria (falou sempre demais sobre os valores deste possível negócio, e isto vira-se contra ele).

    Não tenho grandes dúvidas que Varandas e o Sporting vão jogar o seu futuro com o que vão fazer com o dinheiro desta transferência. Não vai ser possível sobreviver se este dinheiro não for canalizado para contratar jogadores que tragam mais valias desportivas e financeiras (com excepção de Wendel, Acuna e Coates não temos jogadores capazes de gerar transferências significativas).

    Quanto a BF, desejo muito que triunfe no United e na premier, mas vai para um contexto complicado.

  • Dca
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:33 pm

    Capacidade negocial de Varandas? Ou eram 70M ou nada e vende por 65M. Também calma. É uma muito boa venda sim.

  • DICAS
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:34 pm

    Wow! O Varandas saca aqui uma vitoria !

  • Diogo Gomes
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:36 pm

    Um misto de sentimentos com esta venda fantástica. Por um lado o Sporting perde o seu melhor jogador, o motor da equipa, por outro o clube precisa urgentemente de dinheiro. Veremos como ficará o futebol o resto da temporada que com o Bruno já era uma lástima, então sem Bruno, nem quero imaginar.

  • Daniel Castanheira
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:38 pm

    Maior das sortes para o Bruno. Que passeie em terra de sua majestade e ajude também a levantar esse gigante adormecido.

  • André Dias
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:40 pm

    Agora sim, posso comentar a transferência. Ainda faltam os exames médicos e o anúncio oficial mas a transferência já foi comunicada pelo Man Utd.

    Do ponto de vista financeiro acaba por não ser um mau negócio. Tinha receio que o United gastasse novamente demasiado por desespero mas 55M de base com 25M em condições é aceitável. Bruno Fernandes acaba por custar menos que Maguire.

    Do ponto de vista desportivo é uma excelente contratação. Não só porque é um jogador de qualidade que vem colmatar uma das lacunas mais evidentes mas porque Bruno Fernandes tem uma mentalidade que aprecio. É extremamente competitivo, ambicioso e trabalhador, qualidades que não abundam no futebol actual de vedetas e que tanta falta fazem a um clube que se quer reerguer. A sua liderança também será útil, a equipa tem falta de referências.

    Estou muito contente por finalmente se reforçar o meio campo. Só é pena que o negócio se tenha arrastado tanto tempo. Acho bastante improvável mas ainda gostava de ver chegar mais reforços neste mercado, vamos ver.

    • Pipo
      Posted Janeiro 29, 2020 at 4:51 pm

      Ao ritmo que o Ed Woodward fecha negócios, parece-me improvável que consigam mais algum jogador nesta janela eheh

  • Darth Vader
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:44 pm

    55M€ já, com participação em jogos recebe mais 5M€, que devem estar garantidos. Já quanto à participação na Liga dos Campeões, se for relativa à próxima época, eu diria que afinal não é um objetivo assim tão fácil, se for ao longo do contrato do jogador, em condições normais deverá ser cumprido. Os outros 15M€ serão um pouco mais difíceis.

    60M recebidos, descontando os custos de intermediação, 10% para a Sampdoria, mecanismo de solidariedade e pagamento das dívidas aos credores, não sobrará uma grande fatia, mas é sem dúvida um negócio positivo e justo para a qualidade do jogador.

    Creio que vão beneficiar Man United, Bruno Fernandes e Sporting. E beneficiamos todos nós, já que termina uma novela que durava há demasiado tempo.

  • André Dias
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:44 pm

    Já agora, peço desculpa aos sportinguistas mas Bruno Fernandes fica muito melhor de vermelho.

    • TheHunter
      Posted Janeiro 29, 2020 at 4:59 pm

      Neste caso estas desculpado :p E não estando de verde esta é a única camisola vermelha que aceito hehehehehe

    • Oldasity
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:00 pm

      Não acredito muito. Vai-me custar imenso vê-lo com outra camisola que não a do Sporting e ainda mais se for do M. United (com todo o respeito).

      Preferia ver Bruno noutro clube ou com outro treinador.

  • Zelder4453
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:45 pm

    Grande venda do sporting ,e péssima compra do Man Utd por 2 razões valor acima do que jogador vale e não é jogador para um dos 5 melhores clubes do mundo.desse jeito o Man Utd vai continuar um clube banal que é no momento.muitas mas compras e não é a primeira em Portugal já o lindelof ao Benfica foi péssimo saudades do fergusson que ia buscar estrelas.

  • TheHunter
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:45 pm

    Mais uma vez só tenho uma palavra a dizer: Obrigado!!
    O Bruno merecia que o sporting o deixasse sair e felizmente não foi mais um caso onde se perde o timming de venda.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:47 pm

    Ainda assim, gostaria de saber que prémios individuais são esses ao certo dos quais dependem os tais outros 15M em variáveis. De qualquer das formas, 60M serão facilmente atingidos num futuro próximo, o que é uma muito boa venda e muito superior aquela que foi oferecida pelo Tottenham no Verão passado, o que como o VM diz, é uma vitória para Varandas.
    Chegando o Man Utd à Champions e caso algum dos prémios individuais seja atingido por Bruno Fernandes (espero que sim, desejo-lhe o maior sucesso), torna-se naturalmente numa excelente venda do Sporting.
    Em relação a um eventual substituto, tal como no post de ontem, sugiro Gastón Pereiro (que está em fim de contrato com o PSV) para dar luta a Vietto (que com a lesão de Luiz Phellype pode ter de actuar mais a avançado, caso não chegue mais nenhuma opção para a posição).

    • Napoleon
      Posted Janeiro 29, 2020 at 4:51 pm

      Segundo se diz, os 15M de variáveis são: 5M por ganhar a Premier League, outros 5M por ganhar a Liga dos Campeões e os outros 5M por ganhar a bola de ouro. Ou seja, são 15M muito difíceis de ser atingidos

      • Wonderkid
        Posted Janeiro 29, 2020 at 4:56 pm

        Hum… desses 3 apenas 1 é um prémio individual do jogador.

        • Napoleon
          Posted Janeiro 29, 2020 at 5:05 pm

          São objectivos individuais do jogador ao serviço do clube. Poderei reformular para “ganhar a Premier League pelo clube, ganhar a Champions pelo clube e ganhar a Bola de Ouro”

    • André Dias
      Posted Janeiro 29, 2020 at 4:53 pm

      Pelo que li, se não estou em erro, esses 15M são pagos no caso de BF ganhar a Bola de Ouro.

  • NS26
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:49 pm

    Sim, mas tem de se ter em conta o outro lado da moeda.
    O Sporting precisava de vender e os interessados sabem disso.
    Saudações

  • MM
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:52 pm

    Era preferivel terem vendido ha 6 meses por menos 5M nao perdiam a epoca…

  • Artur Trindade
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:55 pm

    Alívio, ainda não apareceu com a camisola do MU, mas já é oficial.
    Feliz pelo jogador, que mostra que o trabalho e respeito podem vencer neste mundo de futebol, onde o dinheiro é rei.
    O Sporting tinha sido vendedor da melhor contratação da história do Manchester United, CR7 e após Nani e Rojo, volta a realizar mega venda.

    Para fechar o ciclo de Alcochete, fica a faltar a % relativa aos 35M da venda de Leão ao Milan, pelo Lille.
    É justo recebê-lo pela formação do jogador, e é incrível que o Lille com as ligações que tem com Mendes, seja o único que continue a resistir ao entendimento.
    Defendi aqui que a equipa melhoraria com a saída de B. Fernandes, tendo em conta 2 fatores:
    – Colocação de Vietto na sua posição.
    – Contratação de titulares (PL, ED e trinco)

    Por ter sido em janeiro e nos últimos dias de mercado, apenas foi possível a entrada do PL, ainda por cima associada á lesão do Luís Filipe.
    Sendo assim, vamos ficar mais fracos, ao menos se assista ao crescimento de Wendel, Vietto e Plata possivelmente no centro.
    Que entre ainda uma solução de ataque, pois ficar no banco com P. Mendes e Jesé, pode ser penoso.
    Tudo isto é complicado pois Silas tem revelado dificuldades em escolher as melhores soluções e implementar um modelo de jogo.
    Lembrei-me das declarações de Silas, após o 1º jogo, “não necessitamos de heróis, mas de uma equipa”, que foram associadas á dependência de B.Fernandes.
    Será que sem o capitão, Silas conseguirá?

    • Selva1906
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:16 pm

      Acho que não preciso contrar trinco, tens o Palhinha que está um monstro no Braga. Não vejo melhor reforço possível. Com ele até podíamos regressa 4x4x2 classico palhinha/wendell e vietto a segundo ponta. Depois contratava um matador a serio (10-15 milhões) e um defesa esquerdo de qualidade e subia o acuna para médio esquerdo, tendo 2 homens para aproveita os cruzamentos do acuna e tbm para dar mais consistência no meio campo. Depois no lado direito contrava um gajo mais extremo, rápido e explosivo , estilo raphinha ou gelson martins , para dar profundidade.

  • Mike
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:56 pm

    Acho que é um excelente negócio tendo em conta todas as circunstâncias.

    Aquela “entrada” do Barcelona no último momento resultou em pleno permitindo pressionar o Man. United que viu também a contestação a aumentar sobre a direção.

    Acredito que no fim o Sporting receba algo a rondar os 40M porque acho que os Red Devils vão subir o nível com a entrada do Bruno e alguns dos objetivos serão alcançados.

    No Verão, pegem no dinheiro e invistam em 4 ou 5 reforços cirúrgicos para entrar de caras na próxima época. Chega de toneladas de reforços de 4 ou 5 M que não vêm acrescentar nada. Chega de empréstimos de acabados para o futebol (Jesé). Chega de empréstimos de jogadores que não vêm para acrescentar grande coisa (Bolasie). Chega de contratar lesionados (Fernando, Rosier, etc). O Sporting precisa de jogadores de qualidade e isso não quer dizer que seja preciso mundos e fundos para construir uma equipa competitiva. Em 15/16, investindo 10M em jogadores com qualidade indiscutível (Bryan Ruiz, Téo, Naldo, Aquilani, Coates, etc) lutamos pelo título. Havia uma base de 4 ou 5 jogadores que facilitou essa construção mas neste momento também há uma base de 4 ou 5 elementos (Coates, Acuna, Wendel e Vietto). Juntando este investimento criterioso, há seleção dos jovens mais preparados para acrescentar na equipa principal (Matheus Nunes, Daniel Bragança, Gonzalo Plata), é possível montar um bom plantel para a próxima época.

    Não acredito em nada da conversa do “Sporting vai demorar 10 anos para recuperar do ataque à academia”. Isso é discurso de quem quer desculpar a incompetência do planeamento da atual época. Até na época após o ataque, os resultados foram melhores. Eu acredito num Sporting a lutar pelo acesso direto à Champions na próxima época se houver um planeamento adequado.

    O ataque certeiro ao mercado pode permitir um salto qualitativo. Com que dinheiro? Os 35/40M desta venda, os 10M da venda do Matheus Pereira ou a venda de um Battaglia que apesar da paragem deve ter alguns interessados visto que é um internacional argentino.

    • Leonidas
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:07 pm

      Concordo plenamente com com tudo! Mas a base de 15.16 era muito melhor que a base de agora.

      • Mike
        Posted Janeiro 29, 2020 at 5:27 pm

        Concordo. William, Adrien e JM jogavam de olhos fechados e isso foi meio caminho andado para a equipa apresentar grande dinâmica. Neste momento, com esta saída, nem meio-campo temos.

    • Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:30 pm

      Muito bonito… e as dividas não se pagam? o passivo não tem que diminuir? ou estão à espera de mais um perdão da banca?

      Ridículo. O Sporting nem em 10 anos estará ao nível que os adeptos sonham que tem.

      Aliás, quer-me parecer que, dos 55M€, poucos entrarão mesmo nos cofres de Alvalade.

      • Mike
        Posted Janeiro 29, 2020 at 5:58 pm

        Falar sem saber dá neste tipo de comentários sem sentido. 30% das mais valias de transferências acima de 9M vão diretamente para a banca de forma a abater o passivo. 30% desta venda vão para a banca. Se isto não é pagar dividas é o quê? Pensa antes de falar.

        • Gil Rodrigues
          Posted Janeiro 29, 2020 at 6:25 pm

          e o Sporting so deve à banca? o Passivo monstruoso (face às receitas) não é para abater? Será que os 30% das vendas ocasionais servem, para amortizar as despesas regulares.

          Para alguém que vive na lua e não tem noção do real buraco em que o Sporting está, vir dar uma opinião tão estapafúrdia e ainda acusar os outros de não saber o que fala, é um bocado ridículo.

          Com tudo isto chego à conclusão que acha que as chantagens e consequentes perdões da banca já são o acto de gestão normal no Sporting.

      • Mike
        Posted Janeiro 29, 2020 at 6:12 pm

        Não sei se sabes mas 30% das mais valias de negócios acima de 9M vão para a banca. Cerca de 35/40M ficam nos cofres do Sporting.

        • Estigarribia
          Posted Janeiro 29, 2020 at 6:55 pm

          Mike,

          E se formos a ver com 35/40 milhões de euros já dá para sacar jogadores com qualidade, para já, em mercados periféricos. Contudo, o único jogador de uma Big 5 que gostava de ver de ‘leão ao peito’, era o Ronaldo Vieira. Já que está na Sampdoria era aproveitar e sacá-lo pelo mesmo preço com que trouxemos o Bruno.

          Saudações Leoninas

    • Jorge Deus
      Posted Janeiro 29, 2020 at 5:31 pm

      E o dinheiro que têm que pagar vem de onde? Irrealista

      • Mike
        Posted Janeiro 29, 2020 at 6:05 pm

        A venda de jogadores não é a única fonte de receitas de um clube de futebol. Irrealista é vires mandar postas de pescada sem saberes do que falas.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 29, 2020 at 4:57 pm

    Boa piada!

  • Chico
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:02 pm

    Grande venda do Sporting. Não beneficiavam de manter o Bruno Fernandes, uma vez que não têm condições para aspirar ao título nas próximas 2/3 épocas. Estão melhor com o dinheiro em caixa para reforçar vários setores e melhorar a situação financeira. O Bruno também está melhor.

    De resto, o Bruno Fernandes não vai ser o salvador do Manchester United. Claro que se torna automaticamente um dos melhores da equipa, mas não é claramente superior a vários jogadores do meio-campo para a frente que já lá andam (é até inferior ao Pogba, que não rende). No entanto, o BF já mostrou que o seu futebol rende em equipas caóticas, apesar de ainda só ter estado a alto nível em jogos difíceis em apenas duas ou três ocasiões. O primeiro bónus de 5 milhões será quase garantido, uma vez que o jogador vai ser titular. Quanto aos outros, não acredito… Nem o Man Utd vai vencer a Premier League tão cedo (tbm não acredito na presença na Champions), como o jogador também não tem qualidade suficiente, nem idade, para poder aspirar a ganhar Bolas de Ouro ou prémio de melhor jogador da PL.

    • Antonio Cassano
      Posted Janeiro 29, 2020 at 6:26 pm

      Chico, gosto sempre de ler os teus comentários e aprecio a tua visão sobre diferentes temas aqui no blog.

      Em relação ao teu comentário de hoje, ainda que possa ter uma visão naif da situação, perante o cenário atual do United considero que Bruno tudo tudo para assumir o papel de melhor jogador da equipa e um dos melhores a atuar na Premier, a razão de ser desta posição assenta principalmente em dois motivos.

      O primeiro é de que a motivação do Bruno é intrínseca e independente de fatores externos tal como ficou demonstrado em todas as ocasiões aquando da passagem pelo Sporting. No ambiente que se vive no United, um plantel desmoralizado, o Bruno vai ser um destaque de grande relevo e eventualmente a sua dedicação capacidade de liderança e força de vontade irão ser contagiantes para os restantes elementos. O Manchester United atual precisa urgentemente de jogadores com este perfil.
      O caso do Pogba, um suposto líder de balneário que influencia o seu redor de uma forma negativa, tanto fora como em campo quando com a camisola do United. Um jogador que para mim tem todas as condições técnicas para ser o melhor jogador do mundo na sua posição mas mentalmente é fraco e um péssimo role model, e nesse fator o Bruno é um jogador soberbo, diria mesmo, dos melhores do mundo.

      Segundo fator. O Bruno Fernandes é um jogador talhado para jogar um jogo rápido, de transição, e vai encaixar que nem uma luva no registo da premier League, e diria até, naquilo que Solksjaer idealiza para a sua equipa, com uma frente de ataque com Rashford e Martial, o jogo de transição é quase uma imposição. E com um 8/box to box como o Bruno tem tudo para resultar.
      Finalmente, este é o típico jogador apreciado pelo adepto Inglês e vai cair rapidamente no goto dos Britânicos.

      • Chico
        Posted Janeiro 29, 2020 at 9:15 pm

        Obrigado pelos elogios. Sim, o Bruno tem o perfil do médio que costuma ter sucesso em Inglaterra. Muito intenso, objetivo e com uma excelente média-longa distância, ao estilo de um Lampard ou um Gerrard. Tem um perfil totalmente diferente do Pogba, que na minha opinião é um jogador imensamente superior ao Bruno, que não deixa de ser um grande jogador. Pela conduta, o Bruno tem tudo para cair no goto dos adeptos ao contrário do francês, mas vai ter que provar no campo que tem qualidade para ser estrela a este nível. A generalidade dos 8/10 das equipas de topo são mais evoluídos tecnicamente que o Bruno, que se destaca mais noutras valências. Vamos ver no que dá.

    • André Dias
      Posted Janeiro 29, 2020 at 6:29 pm

      Continua esse mito de que Pogba não rende. Não sei se falam sem ver os jogos ou se gostam de embirrar com ele mas foi o melhor marcador da equipa em 18/19 e farta-se de criar jogadas de perigo. A jogar como 8. Quem me dera que o United tivesse mais jogadores como ele.

      • Chico
        Posted Janeiro 29, 2020 at 9:10 pm

        Eu acho o Pogba o melhor jogador do United por larga margem, joga e faz jogar, mas não faz o suficiente para calar os críticos. Tem dado a ideia de que ele não tem a capacidade para ser o jogador-chave do United, mas o preço dele e o salário que aufere fazem exigir o contrário.

        • André Dias
          Posted Janeiro 29, 2020 at 9:58 pm

          Se joga e faz jogar como é que não rende?

          Faz mais que o suficiente para calar os críticos mas à semelhança de Neymar é um jogador com quem a maioria das pessoas não simpatiza. Não digo que jogue sempre bem (quem joga?) mas é sempre o bode expiatório quando a equipa perde ou empata.

          • SCP1906
            Posted Janeiro 30, 2020 at 11:22 pm

            Subscrevo. Pogba é um dos melhores médios do mundo mas o pessoal não gosta dele por isso faz de conta que ele é um flop. E a comparação com Neymar também é óptima porque é um jogador que quando não está lesionado é claramente um dos 3 melhores jogadores do mundo mas novamente o pessoal não gosta dele por isso desvaloriza-o incrivelmente.

  • Litmanen
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:05 pm

    Pode-se considerar €65M. Os outros 15 parecem-me perfeitamente irrealistas.
    O Bruno é um jogador que aprecio imenso, sendo que foi 99% da razão para ver alguns dos jogos do Sporting este ano. Faz tudo com uma facilidade incrível, é ágil, tem técnica, muito golo e uma capacidade de visão e passe notáveis. Vai brilhar na Premier com toda a certeza, só não sei se o United será o melhor destino…
    Entende-se perfeitamente a aposta dos ingleses e o acentuado interesse. É um jogador que viveu num clube em cacos durante algum tempo, nunca se mostrando afectado por isso no seu desempenho e mantendo-se profissional e leal a quem lhe paga o salário. É de jogadores como o Bruno que o United precisa para se reerguer.

    P.S. Discordo da questão de fazer 26 anos em Setembro deste ano, é uma idade perfeitamente jovem para um médio centro das características do Bruno, ainda vai a tempo de evoluir bastante com o aumento da competição interna e externa, assim como dá garantias de rendimento até pelo menos aos 33 ou 34 anos.

  • Litmanen
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:10 pm

    Já agora, grande jogada do Mendes, com o “smokescreen” Valência-Barça, para pressionar o Manchester United a subir a parada e fechar o negócio.

  • Napoleon
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:11 pm

    Os 5M da Liga dos Campeões é em relação a? Qualificarem-se apenas? Atingirem fases a eliminar? E é apenas para a época de 20/21, talvez 21/22 ou aqueles 5M são pagos independentemente da época em que sejam atingidos?

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:16 pm

    Obrigado por tudo, Capitão, e nunca te esqueças que Alvalade terá sempre as portas abertas para ti, Bruno.

    Saudações Leoninas

  • JoaoMiguel96
    Posted Janeiro 29, 2020 at 5:16 pm

    Já disse tudo no post anterior. Desejo o melhor ao meu capitão e que seja mais um português a ser ídolo nos Red Devils.

    Espero que no verão se reforce a equipa com este dinheiro para trazer qualidade e não para trazer os acabados do futebol como Jesé é Bolasie.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 29, 2020 at 6:00 pm

    Com esse dinheiro deveriam contratar:

    Beto (GR)
    Tapsoba (central)
    Esgaio (lateral direito)
    Gustavo assunção (médio defensivo)
    Edwards (extremo)
    Taremi (ponta de lança)

    Não esquecer as vindas de daniel carriço, bragança e palhinha.

    Depois é fundamental continuar o investimento na academia reforçando todos os escalões com talento em jogadores e equipas técnicas de qualidade e o regresso da equipa B.

    E talvez o mais importante de tudo, o regresso da exigência de topo que se foi perdendo. Dificilmente o sporting volta ao nível de organização e exigência que outrora já teve com beto severo e hugo viana nas posições que ocupam actualmente.

    • Goncalo Vicente 99
      Posted Janeiro 29, 2020 at 7:51 pm

      Desses alvos apenas o Beto poderá estar ao alcance do Sporting, mas não sei se estará interessado visto que está na Turquia a ganhar um bom dinheiro neste final de carreira.

      Os outros alvos parecem-me irrealistas para a realidade do clube (Tabsoba foi hoje associado a uma transferência de 20 milhões de euros).

      O Daniel Bragança devia voltar já, já não anda a fazer nada na segunda liga, precisa de maior competitividade devia vir para ser o substituto de Bruno Fernandes e competir com Vietto pelo lugar. Na pré época Keizer testou-o nessa posição.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Janeiro 30, 2020 at 12:14 am

        O Daniel Bragança só pode voltar em Junho, foi o que o Sporting estipulou no contrato.

        • Goncalo Vicente 99
          Posted Janeiro 30, 2020 at 9:22 am

          Sim, contudo podia tentar-se algum acordo com o Estoril emprestando outros jogadores. O Estoril já não vai conseguir subir de divisão, por isso não precisa de grande plantel

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Janeiro 30, 2020 at 1:32 pm

            Não, o Estoril ainda pode subir e o Bragança é muito importante. No Sporting só seria estragado.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2020 at 10:40 am

      Achas que o Esgaio voltaria? Nessa lista acho que só taremi tem hipoteses de ir para o Sporting.

  • Joao X
    Posted Janeiro 29, 2020 at 6:30 pm

    Obrigado Bruno, és enorme!
    De resto, Varandas faz uma excelente venda e dá uma chapada aos haters (por aqui andam muitos) do BF que diziam que ‘ninguém o pega’, etc, etc.
    Mérito para Varandas que, apesar do muito ruído, em termos de transferências vai dando cartas. Parabéns.
    Espero que tudo corra bem ao Bruno e que ajude a reerguer o colosso que é o Man United!

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Janeiro 29, 2020 at 7:31 pm

      As saídas têm sido por valores bons, a questão é que alguns são activos que fazem falta.
      As entrada é que não têm acertado.
      A venda é boa pelos 60 M (mais 5 menos 5, veremos), e ser boa significa que não é um valor que se conseguisse com facilidade. Muito daquilo a que chamam haters são apenas pessoas que chamaram a atenção para que o pretendido de origem (70 M) era fantasia e o real (aquele pelo qual seria fácil vender) andava mais pelos 40-50. Fora isso, é um atleta que da tudo pelo seu clube, mas tem de controlar o temperamento.
      O problema do Sporting, a meu ver, é que seja como for que gaste ou invista este dinheiro, vai parecer que foi desperdiçado.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2020 at 10:23 am

      Sem duvida que vem em crescendo as tranferencia de valor elevado. Quando me lembro que vendo aquele miudo ao Valencia por 12 milhoes e nem na 1 liga tinha lugar é obra. Grande trabalho nessa área.

  • Xyeh
    Posted Janeiro 29, 2020 at 6:41 pm

    O Sporting vendeu o seu melhor activo, o Porto provavelmente também o vai ter que fazer no fim da época e vão a nível de contratações não sei até que ponto vai ser famoso. O Benfica tem tudo para dominar para o ano com uma facilidade tremenda.

    • DNowitzki
      Posted Janeiro 29, 2020 at 6:57 pm

      O Porto vai vender o Vitinha?

      • Xyeh
        Posted Janeiro 29, 2020 at 10:44 pm

        Neste momento penso que será o Alex Telles o activo mais valioso do Porto, será entre o Alex Telles e o Corona, se arranjarem vacina talvez comprem o mexicano.

        • Kacal
          Posted Janeiro 30, 2020 at 12:46 am

          Sinceramente não acho o Corona dos nossos maiores activos. Desportivamente é, sem duvida. Mas financeiramente não considero, isto porque já não é nenhuma promessa e embora tenha muito talento, não conseguiu nunca “explodir” em definitivo e nunca foi o melhor jogador do campeonato e parece-me algo descredibilizado no mercado actualmente, não o vejo a permitir uma venda muito grande ou significativa.

          Diria que Alex Telles é o activo que mais poderá render dinheiro. Danilo, embora tenha desvalorizado um pouco, é outro nome. De resto, diria que mais ninguém passará sequer os 30 milhões de venda e poucos mais ultrapassaram os 20 sequer. Não temos nenhum nome para render mais de 40-45 milhões actualmente e mesmo até aí será complicado.

          O único que vejo com potencial para tal, é o Luis Díaz, mas para tal terá que agarrar um lugar no XI em definitivo e “explodir” de forma consistente e aí brilhar na Champions e conquistar títulos ajudará, o que prevejo dificil. Ou seja, é preciso mudanças a nível do jogo jogado e da gestão do plantel e da equipa. Mudança de treinador.

          • Xyeh
            Posted Janeiro 30, 2020 at 10:09 am

            Corona e Alex Telles são desportivamente os nossos maiores activos como tu dizes mas o Corona nunca explodiu mas é neste momento bastante polivalente no corredor direito, a nível de idade é mais novo 1 mês que o Alex Telles e só teve em menos 2 golos esta época, daí achar que entra no grupo do Alex Telles como maior activo.

            • Kacal
              Posted Janeiro 30, 2020 at 3:00 pm

              Certo Xyeh, mas o maior activo é aquele que o mercado dita, pelo menos penso assim. E aposto contigo o que quiseres que o Corona não será transferido para nenhum colosso e até é provável que fique cá mais uns aninhos e depois saía por uma ninharia. Mas seja como for, não o vejo a passar uma venda de 40 milhões sequer. Mas o tempo dirá. O Telles sim, caso renovasse, poderia ser vendido por 30-35 milhões, mas ainda não renovou… a ver vamos.

              • Xyeh
                Posted Janeiro 30, 2020 at 3:12 pm

                O Porto neste momento não consegue vender ninguém por mais de 30 milhões a menos que tenha ajuda de algum empresário, as equipas sabem que o Porto está com a corda ao pescoço por isso vão sempre oferecer o valor mínimo, eu acho que enquanto esta direcção e treinador se manterem vamos ter jogadores a sair a custo 0. O único impedimento ao valor do Corona é ser mexicano para equipas da PL por exemplo, o Alex Telles tem nacionalidade italiana e por isso é muito mais apetecível.

        • tiagoagm
          Posted Janeiro 30, 2020 at 10:21 am

          O Telles neste momento de forma esta a anos luz do Grimaldo.

          • Xyeh
            Posted Janeiro 30, 2020 at 10:41 am

            Não acho que esteja, estão é em contextos diferentes, o Telles está neste momento numa casa a arder, todos os jogadores parecem estar em sub rendimento, além de se ver bastante que o Telles esta época está em maior missão defensiva para tapar a má forma do Danilo, mesmo assim teve em 11 golos do Porto e ainda vamos praticamente a meio da época numa equipa que sofre para marcar golos.

            • tiagoagm
              Posted Janeiro 30, 2020 at 1:00 pm

              Nao estou a dizer que passou a mau jogador. Mas a verdade é que tem estado em má forma. No ultimo jogo em casa merecia ter sido expulso por amarelos não fosse um arbitro de distritais.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 29, 2020 at 6:43 pm

    A venda acaba a ser muito boa. A questão dos 80 milhões parece-me mais uma daquelas cláusulas algo ficícias, para soar bem nos adeptos e dizer que pode chegar aos 80 milhões, mas li aqui que 5 milhões é se ganhar a BO, o que é completamente ilógico. Logo, parece-me aquelas clausulas por objectvos ou os célebres “protocolos de formação” que há uns anos se punham para subir o valor que era apresentado aos adeptos dos clubes.
    Ficará pelos 65 milhões mas há que dizer que Varandas jogou demasiado alto. Da próxima pode correr mal e o Sporting tem deixado passar o timing das vendas por conta de puxar demasiado a fasquia.
    Quanto ao sucesso dele em Manchester, vai depender do contexto. Alguns maus jogos iniciais podem queimá-lo, se contudo tiver a sorte de arrancar alguns livres ou golos de meia distância pode cair no goto dos adeptos.
    É um jogador raçudo e que pelo empenho não será atacado, já o rendimento dependerá de vários factores.
    Já agora, quem acham que deve marcar livres no MU? É que ele marca bem e pode obter vários golos aí, seria absurdo o MU não explorar isso.

    • André Dias
      Posted Janeiro 29, 2020 at 6:53 pm

      Os marcadores habituais de livres são Rashford e Mata. Um está lesionado e o outro não é titular habitual. Bruno Fernandes é mais uma solução nesse aspecto.

  • Ricard0
    Posted Janeiro 29, 2020 at 6:46 pm

    No fundo são 60M. Em alturas mais folgadas das finanças se calhar até dava para puxar mais porque no fundo vendemos pelo valor do passe.

    Não sei se o “interesse” do Barcelona alguma vez existiu (parece-me que foi apenas para pressionar o MU), mas tendo em conta que é a equipa que mais gosto a seguir ao Sporting preferia que o Bruno tivesse acabado em Espanha. Mas isso agora não interessa, e é só desejar boa sorte a um jogador que sempre deu tudo pela camisola e que infelizmente é mais um que tenho pena que saia sem ganhar um campeonato ou mais títulos (para o seu rendimento, merecia mais que 2 taças da Liga e 1 taça de Portugal).

    Por último, não sei se é algum “recorde” ou não mas o Sporting vai levar 0 jogadores ao Euro 2020. Não sei se já aconteceu com o clube alguma vez ou até com algum grande, mas é a triste realidade atual do clube.

    Pior que isso é que não há um único jogador que se aproxime sequer de uma futura hipotética chamada à seleção daqui a 1 ou 2 anos, visto que os atuais portugueses do plantel são Max, Ilori, Neto, Camacho e Pedro Mendes. Muito fraco…

    • Mike
      Posted Janeiro 29, 2020 at 7:24 pm

      Só há um jogador do atual plantel que tem alguma hipótese de ir ao Euro 2020. É o Sporar e até nesse caso está dependente do apuramento da Eslovénia que se afigura muito complicado.

  • Kacal
    Posted Janeiro 29, 2020 at 7:19 pm

    Já disse o que tinha a dizer no outro post, quero só desejar Boa sorte ao Bruno Fernandes e é mais um português lá fora para torcer e que correndo bem nos vai orgulhar! Foi dos melhores jogadores que vi no campeonato português desde que vejo futebol e foi um gosto tê-lo como rival, acredito que vai triunfar no United e vai ter um impacto positivo na equipa. Encerra-se esta “novela” finalmente e ele pode seguir em frente e tudo ficar tranquilo. Boa sorte e sucesso para ele!!

  • Af2711
    Posted Janeiro 29, 2020 at 9:04 pm

    Merecido, apenas acabou tendo uma semana de atraso. É uma grande venda e o jogador merecia o salto.

    Agora é certo que os adeptos do Sporting não ficarão conformados com qualquer tipo de reforço, e sentirão bastante a sua falta.

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 29, 2020 at 9:31 pm

    Obrigado capitão ! Pena o clube para onde vai, gostaria que ele brilhasse noutro lado(Barça ou Tottenham), o United neste momento é um cemitério, tudo o que cai ali para aqueles lados, “morrem”. Que o Diga Matic, Alexis etc Vejam, até o Smalling ali era um enterro e na Roma está a ser dos melhores centrais esta época para a imprensa Italiana.

Deixa um comentário