Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O testemunho do antigo seleccionador italiano: «Perdi amigos e a maioria dos membros da minha família deram positivo»

Cesare Prandelli, ex-selecionador de Itália que já treinou a Roma, Valencia ou Fiorentina, relatou à ‘Rádio Lady’, de Florença, o momento difícil que está a viver devido ao Coronavírus. “Perdi amigos, é uma coisa dramática, sobretudo para os familiares que não conseguiram estar perto dos seus entes queridos nos últimos segundos da vida. Das três pessoas desaparecidas que eu conhecia, duas eram fãs da Fiorentina e não perdiam nenhum jogo, nem fora”, começou por dizer. “A maioria dos membros da minha família, tios e primos, deram positivo para o coronavírus, mas estão bem e eu estou em casa. Penso em quem está a sofrer. Todos temos que manter o foco e fazer pequenos sacrifícios para que esta situação termine rapidamente. Dizem-me para que eu diga a toda a gente: fica em casa. Parece uma coisa tonta, mas não é. Não é um sacrifício, porque o sacrifício é feito pelos médicos e pelos enfermeiros que vivem constantemente no hospital. É uma situação estranha, se calhar adiámos o fecho do país uma semana. Espero que isto passe de pressa. Se calhar a mãe natureza está a dizer-nos que estávamos a andar depressa demais e que temos de readquirir a nossa dimensão humana que estávamos a perder”, acrescentou, revelando ainda onde terá sido o foco de contágio: “Em Orzinuovi [comuna da Lombardia], fez-se um torneio de boccia com uma aldeia de Lodi e parece que foi aí que tudo surgiu… Felizmente, nessa altura, estava em Florença, onde fiquei até agora”.

30 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 14, 2020 at 8:41 pm

    O negrito diz tudo. São maltratados por tudo e todos, os enfermeiros são chamados de assassinos pela tão competente ministra da saúde e nem sequer são profissionais de risco.

    Pior, fazem greves e são maltratados pela sociedade portuguesa e nunca lhes é reconhecido o valor.

    Infelizmente acho que isto não vai mostrar nada de nada à sociedade portuguesa. Não vão aprender absolutamente nada, a classe política que está a gerir vai sair como heroína e no final os profissionais de saúde cão continuar a ter um serviço à medida do seu tratamento: muito mau.

    Desculpem o desabafo.

    • Mota
      Posted Março 14, 2020 at 9:52 pm

      Sem desvalorizar o sacrificio que estão/vão fazer, criou-se o mito que os enfermeiros são uns coitadinhos.
      1 – trabalham 35 horas semanais
      2 – inicio de carreira de um enfermeiro 1200€, fim de carreira 2900. Se trabalhassem as 40 horas, o salário de 1200 seria 1371€. O salario médio em portugal no ano de 2019 foi de 1276€
      3 – no Reino unido o salario minimo é 2100€ os enfermeiros começam a receber 3500 ou seja 166% do ordenado minimo. O ordenado minimo em Portugal é 635, se fizermos as contas para os 1371€ referidos acima dá um ordenado de 215%. E recebem mais que os 1371€ porque essas 5 horas semanais que trabalham “a mais” são pagas como horas extra

      Para não falar do que se vê (e eu presenciei, não me foi dito), um doente cheio de dores, alguém vai chamar a enfermeira, e ela diz “agora vou para a minha pausa do lanche, quando voltar trato do X”, entre outros como administrar soro sem cuidado nenhum, o paciente a queixar-se , cheio de dores e em vez de trocar lá a “agulha” diziam “já está a acabar, já está a acabar”…

      • JoaoMiguel96
        Posted Março 15, 2020 at 1:01 am

        E o facto de terem quase 1 enfermeiro por cada 3/4 doentes em UCI? Ou facto de não terem material para fazer um trabalho melhor? Ou de terem o direito à greve e ter que levar com requisições civis? Ou inspeções aos financiamentos das greves?

        Recebem 1200? Sendo que praticamente 300 euros são descontados. E já agora, comparar com o salário mínimo não faz sentido. Lá porque uma pessoa que ganha o salário mínimo ganha mal não quer dizer que os outros que ganham mais não ganhem mal. Mais, não são profissionais de risco. Sabes qual é o risco deles? Então vai a uma UCI de cardio torácica e pergunta lhes qual é o risco de apanharem o novo vírus.

        Bem, eu também já presenciei pessoas a agradecerem imenso a enfermeiros porque foram literalmente os únicos a tratar dos familiares de outros. A treta do mau profissionalismo não pega porque em todos os setores há disso.

        • Mota
          Posted Março 15, 2020 at 2:26 pm

          Quanto ao 1º paragrafo, tens razao em tudo, excepto nas greves. Cabe na cabeça de alguém que os Portugueses doaram dinheiro para lhes pagar o salário enquanto faziam greves?

          Se no 1º ano de trabalho ganham mais que a média nacional, então é porque há classes bem mais desfavorecidas, mais uma vez, não são os coitadinhos que fingem ser

          Há o risco inerente à profissão, obviamente, já sabiam disso quando escolheram essa profissão. Sabes qual é o risco de um polícia ou de um bombeiro ou de um trolha?

          Eu se for um mau profissional como eng informático, quem arde é o cliente, fica zangado e é isso. Se for mau profissional a trabalhar nos correios e a encomenda não chegou a alguem, fica zangado e é isso. Já se for mau profissional na saúde, é só umas mortes por negligencia, é só não fazer o máximo possível para prevenir dores ao doente, é só…

      • Pactum Santorum
        Posted Março 15, 2020 at 7:38 am

        Fim de carreira para um enfermeiro, 2900€ em Portugal? Jamais. Calculo que quisesse escrever 1900…

          • Rui Carvalho
            Posted Março 15, 2020 at 4:50 pm

            Mota nem é defender a classe de tudo pois ninguém tem a razão toda, nunca, mas trabalho de perto e sei, miudas que entram ali ao fim de 10 anos estão visivelmente velhas, aquela profissão é extenuante, sujeitos a tudo… acho que conhecendo a sério a vida de um enfermeiro não vamos achar q ganham muito, pode dizer q ganham “bem”.

            • Joao Duarte
              Posted Março 15, 2020 at 6:30 pm

              Exatamente como os professores.

              • Mota
                Posted Março 15, 2020 at 7:16 pm

                Os professores também são privilegiados. Pelo que sei e corrijam se tiver errado, a carga horaria semanal de um professor é de 24 horas, porque tem que preparar aulas e corrigir testes ( precisam de 16 horas semanais?? ). E quanto mais sobem de escalão menos carga horária tem.

                • Maiqueke
                  Posted Março 15, 2020 at 8:46 pm

                  Os meus pais são professores no último escalão.
                  Trabalham 22 horas semanais em termos de aulas, certo. Para além disso ainda têm aulas de apoio e afins, direções de turma, reuniões praqui e prali, etc. Para além de terem de aturar n miúdos que cada vez têm menos educação durante toda a semana, preparar aulas e testes, corrigi-los e ainda ser destacados para corrigir exames que tem de se ter um nível de concentração altíssimo nos critérios, entre outras coisas.
                  E estão no último escalão, se um estagiário tem mais carga horária que isto, está tramado, nem tempo pra tomar café tem.

                  • Mota
                    Posted Março 15, 2020 at 11:04 pm

                    Então deve ter a ver com a idade (?). A minha professora de fisica e quimica, só nos dava aulas a nos 7 turnos de 45 mins por semana e era a nossa DT tbm.

            • Mota
              Posted Março 15, 2020 at 7:14 pm

              A unica coisa que eu acho que eles realmente tem toda a razao, é em relaçao à progressão de carreiras. Não é justo um enfermeiro que trabalhe há 10 anos, esteja no escalão 1 a receber o mesmo que o recem licenciado.

              Agora não é com chantagem e pedidos de aumento salariais de 400€ que se negoceia. Se queriam ganhar como um medico, estudassem tanto como um medico estudou e trabalhou.

              Concordo que seja extenuante, mas mais uma vez, não é a única profissão extenuante, mas é a única que se acha elitista, quando não o é.

      • Mantorras
        Posted Março 15, 2020 at 11:16 am

        Isso e so ver um lado e metade do que esta ai escrito e mentira. Eu nao tenho enfermeiros na familia, mas uma das minhas melhores amigas e enfermeira, e digo-te, isso e um belo discurso, repleto de mentiras.

        • Mota
          Posted Março 15, 2020 at 2:31 pm

          Nem levo a mal o comentário, tal é a desinformação no país sobre este assunto. Podes ao menos dizer o que é mentira, para poder refutar?

          • Mantorras
            Posted Março 15, 2020 at 3:01 pm

            Entao e assim, o numero de horas extras feito, nao sao 5h por semana, em alguns casos, excede isso num so turno. Isto pode nao estar documentado, pode nao vir nos seus links, mas tendo em conta que eu sei o que estou a dizer, nao e desinformacao, e um facto e voce pode escolher acreditar no que mais gostar.

            Alem disso, as horas extras efectuadas nao foram pagas, nem perto disso, entraram num banco de horas, e expiraram, porque as pessoas que tinham meses(!) praticamente de horas extras, nao as viram trocadas por dias de folga (o que ja por si e menos que as pagarem), porque devida a falta de pessoal, os chefinhos nao aprovaram as folgas tipo nunca, e ao fim de um determinado tempo… elas expiram. Isto, meu caro, e factual. Nao lhe vou apontar onde, embora ate gostasse de o fazer, mas acho melhor nao o fazer, nao quero arranjar problemas a ninguem e nao tenho o direito de o fazer, porque seria parvo da minha parte, mas entre a noticia de um jornaleco qualquer, ou o que o ministerio possa dizer e o que se passa realmente, vai um mundo de desinformacao.

            Agradeco nao ter levado a mal o meu comentario, nao e para levar a mal, e espero que nao leve este tambem, pode escrever o que acha que eu tambem nao o levo a mal, mas nao consigo ver algo tao distante de uma realidade que conheco por me ser proxima e deixar que se espalhe algo tao longe da realidade.. Ficam ai as “mentiras”.

            • Rui Carvalho
              Posted Março 15, 2020 at 4:51 pm

              Mota é um bocado isto… quem sabe o dia a dia deles…

            • Mota
              Posted Março 15, 2020 at 7:20 pm

              Quanto a isso não sei, mas pergunto, isso acontece no publico ou no privado? Que eu saiba existe um tribunal de trabalho para denunciar esta situação.

              Fui reler as reivindicações dos enfermeiros das passadas greves e nem sequer mencionam o que tu falas, se é um ultraje porque não foi dito? Algo está muito mal contado aqui

            • Maiqueke
              Posted Março 15, 2020 at 8:50 pm

              Confirmo, dos enfermeiros cá em Portugal que conheço também tive muitos relatos semelhantes.
              Alguns optaram por emigrar, outros por tirar outro curso enquanto exerciam para deixar enfermagem de vez. Como já falaram aí em cima, não têm tempo para nada e ficam velhos em pouco tempo (a menos que tenham aquela habilidade bastante útil em enfermagem de conseguirem dormir x horas mal se deitem seja a que hora for. Do que sei, essa habilidade também vai perderndo a eficiência com o tempo).

  • Manchester Is Red
    Posted Março 14, 2020 at 9:27 pm

    E mesmo com tudo isto, o nosso competente governo continua impávido e sereno enquanto todos os dias entram milhares de turistas em Portugal através dos aeroportos sem qualquer tipo de controlo.

    O aeroporto de Faro, hoje de manhã estava “carregado” de turistas. 2 passageiros acabados de chegar foram encaminhados para observação e os restantes entraram no país sem qualquer restrição.

    Também no Algarve, centenas ou até milhares de espanhóis vão entrando livremente no nosso país para se refugiarem aqui.

    Tudo isto e continuamos com as fronteiras escancaradas em nome de um turismo que tem este país completamente refém.

    Espero que quando isto passar, ninguém se esqueça da irresponsabilidade deste governo, nesta matéria.

    • Rev7
      Posted Março 14, 2020 at 9:35 pm

      Aproveitamento político numa altura destas?…. Talvez o governo não queira que economia caia a pique. Mas tudo é tão fácil para ti. Se governo português é mau, imaginemos os restantes por esse mundo inteiro que parecem fazer pior.

      • Manchester Is Red
        Posted Março 15, 2020 at 12:57 am

        Não quer que a economia caia a pique?

        Mas em que realidade é que vives, para ainda não teres percebido que o colapso será global?

        São as fronteiras abertas que estão a impedir que a “economia caia a pique”?

        Não brinquemos com coisas sérias.

        Dinamarca, Noruega, Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Rússia e Suíça, já encerraram aeroportos, mas nós continuamos a receber ingleses, franceses, alemães e espanhóis de braços abertos. Aposto que é isso que vai salvar a economia…

        Chama-lhe aproveitamento político ou que quiseres. Eu chamo-lhe senso comum. E na sua forma mais básica.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 15, 2020 at 6:47 pm

          Concordo. Devia ter-se fechado logo as fronteiras. Eram apenas duas semanas de suspensão de viagens, custaria algum transtorno mas não seria o caos que é agora. Deixou-se fronteiras abertas e agora temos de estar fechados em casos por conta de uma gripe vinda da China mas que é uma gripe, não difere de outras gripes, e agora cancelam-se consultas a idosos, pessoas perdem empregos, crianças perdem, tudo para manter o conforto de uma minoria de pessoas (turistas ou trabalhadores de agências). Um fecho temporário de fronteiras por duas semanas (o tempo necessário para despistar potenciais casos e impedir a propagação teria sido o lógico. Mas é curioso que se decrete o encerramento inteiro de um país, parando toda a vida mas ninguém possa tocar nas fronteiras. Podem-se encerrar consultas, escolas, museus, estragar a vida a toda a gente mas as fronteiras essas não podem fechar.
          Isto é cá uma palhaçada.
          As decisões têm que se pautar pelo interesse da maioria. Não é por acaso que a Itália, um dos maiores destinos turísticos do mundo esteja num caos, permitiu-se todas as viagens e agora estão à rasca. Os países que encerraram temporariamente as fronteiras não estão a passar por isto.
          As agências de viagens, hotéis teriam seguros que cobririam parte das perdas, ok, era chato para algumas pessoas (turistas e afins) mas apenas afectava uma ínfima minoria.
          Agora temos um país inteiro com pessoas impedidas de prosseguir a sua vida, hospitais sobrecarregados com casos, tudo para manter o sacrossanto turismo e fronteiras abertas intocáveis.

        • Vegeta
          Posted Março 15, 2020 at 9:39 pm

          Subscrevo Manchester is Red.

        • Daiuca
          Posted Março 18, 2020 at 9:25 am

          Mais Cabo Verde que é meu Pais, é uma pais muito menos desenvolvido que Portugal fechoi todas pontes áreas, pq de Portugal não fazer o mesmo..

      • Mantorras
        Posted Março 15, 2020 at 11:14 am

        Nao tem diretio a opiniao dele? O governo esta agarradinho aos euritos, mas nao aprende com os outros que tambem estiveram e agora tambem aeroportos abertos mas e para receber medicos r ventiladores chineses para ajudar ..

        Governo horrivel de Portugal sempre foi, nunca tiveram coragem para nada iam ter agora? Lol.

  • Critico de Cinema
    Posted Março 15, 2020 at 3:26 pm

    Lista de filmes para verem em quarentena enquanto não há futebol:

    Blow Out
    Do the Right Thing
    Fast Times at Ridgemont High
    OldSchool
    Malcom X
    Philadelphia
    Carlito’s Way
    Dog Day Afternoon
    Serpico
    Scarface
    Mean Streets
    Sicario
    Caddyshack
    LA Confidential
    Zodiac
    Boys In the Hood
    Green Book
    The Man Who Wasn’t There
    SideWays
    Thelma & Louise
    Mrs. Doubtfire
    There Will be Blood
    Identity
    Gone Girl
    Everybody Wants Some
    Boyhood
    American Pie 1 2
    When Harry Met Sally
    Annie Hall
    21 a cartada
    Colateral
    Ted 1 2
    Terror na Auto Estrada
    Misery
    Midnight Cowboy
    The terminal
    Manchester By the Sea
    Fistfull of Dollars
    For a Few Dollars More
    Cape Fear
    Awakenings
    Stand By Me
    Jaws
    Unforgiven
    Casino
    Heat
    Vertigo
    Rear Window
    Apocalypse Now

Deixa um comentário