Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor guarda-redes do Benfica nos últimos 28 anos?

Como o futuro é uma incógnita, o Visão de Mercado decidiu confrontar os seus leitores sobre o melhor XI do Benfica nos últimos 28 anos. Ficam as hipóteses para a baliza das águias:

Michel Preud´homme – 1994/95 até 1998/99 (199 jogos)
Jan Oblak – 2010/11 até 2013/14 (26 jogos)
Ederson – 2015/16 até 2016/17 (58 jogos)
Robert Enke – 1999/2000 até 2001/2002 (93 jogos)
Artur Moraes – 2011/2012 até 2014/2015 (144 jogos)
Júlio César – 2014/2015 até 2018 (83 jogos)

PS – Só consideramos jogadores que tenham feito pelo menos 25 partidas pelo clube. No caso do Benfica isso exclui opções como Gamarra.

134 Comentários

  • feelfreeyouare
    Posted Abril 6, 2020 at 3:03 pm

    Na década de 90 eu diria Preud’Homme e a partir de 2000 Oblak foi o melhor em termos de talento e qualidade intrínseca, apesar de nem 30 jogos ter feito

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 7, 2020 at 10:13 am

      concordo, dificil considerar o oblak o melhor pelo numero de jogos realizado.
      Essas votações tendem a ser ambiguas: Melhor durante a passagem pelo clube, melhor no geral, personalidade marcante, etc…
      Preud’Homme, apesar de se ter destacado na baliza, não ganhou, mas em termos de carisma leva a melhor sobre os outros 5.
      Oblak é o melhor GK, mas como referiste, apenas tem 28 jogos pelo SLB.
      Ederson é a escolha que mais faz sentido para mim. Foi bicampeão, destacou-se na baliza pelo seu estilo e a suas defesas.
      Julio Cesar, apesar de nao ter tanta qualidade como Ederson, foi tri-campeão e solído o suficiente para ser considerado como o melhor GK desses 6. Aceita-se.
      Artur enterrou em demasia, as 2 epocas a titular indiscutivel coincidem com os dois titulos do Vitor Pereira no FCP e em termos de talento, é o elo mais fraco.
      Enke era um bom guarda-redes como houve muitos, mas não justifica ser lembrado como um dos melhores.

  • André Dias
    Posted Abril 6, 2020 at 3:03 pm

    Para mim é de longe Michel Preud’Homme.

  • Pulga
    Posted Abril 6, 2020 at 3:05 pm

    Isto é o melhor que passou pelo Benfica, ou o melhor enquanto jogava no Benfica?

    Por exemplo entre o Ederson e o Oblak, o Brasileiro era melhor quando jogava no SLB, mas no dia de hoje o Esloveno é superior.

    • Chico
      Posted Abril 6, 2020 at 3:10 pm

      Pois, isso provoca dúvidas. Pela primeira possibilidade, também teríamos que entrar em linha de conta com o Júlio César, uma vez que enquanto estava no Inter era um dos 3/4 melhores do Mundo, juntamente com Casillas, Buffon e Cech.

    • Turiacus
      Posted Abril 6, 2020 at 4:06 pm

      Completamente de acordo, ia comentar precisamente isso!

  • MuchoG
    Posted Abril 6, 2020 at 3:06 pm

    Não cheguei a ver o Preud’Homme, Oblak é superior a Ederson neste momento mas o brasileiro teve mais impacto visto que jogou mais do dobro dos jogos e ganhou um campeonato praticamente sozinho.

  • Chico
    Posted Abril 6, 2020 at 3:08 pm

    Não vi o Preud Homme, infelizmente. Dos que vi, Oblak é o melhor. Só esteve cá meia época, mas tinha um rácio de golos sofridos por jogo absurdo e nunca cometeu um erro sequer. Não sofreu um único golo com a camisola do Benfica em que se lhe possa apontar alguma coisa. No entanto, talvez Ederson tenha sido aquele com maior impacto no sucesso da equipa (sem ele, não teríamos sido campeões, garantidamente) e aquele saiu do clube mais preparado. Quando saiu tinha a firme certeza de que era um GR top 5 a nível mundial, como veio a confirmar. Com o Oblak não posso afirmar o mesmo. Ainda teve que penar um bocadinho no Atlético no início e moldar algumas coisas no seu estilo mais conservador para chegar ao ponto em que está atualmente, no qual considero ser o melhor GR do mundo (mesmo tendo um jogo de pés banal).

    • PAAG
      Posted Abril 6, 2020 at 3:26 pm

      Na verdade, o Oblak foi mal batido num dos seis golos que sofreu pelo Benfica. Contra o Gil Vicente, fora, que acabou empatado 1-1.

    • Miguel Mendes
      Posted Abril 6, 2020 at 3:43 pm

      Mas isso de sofrer golos é também consequência da dinâmica defensiva da equipa e o Benfica com Luisão e Garay, Matic, Fejsa, Enzo Pérez, Maxi e Siqueira estabilizou.

  • LevonAronian
    Posted Abril 6, 2020 at 3:10 pm

    Sem contar com Preud´Homme e Enke que nunca vi jogar:
    – Ederson se for pelo que fizeram no Benfica
    – Oblak se for pela carreira em geral

  • Pulga
    Posted Abril 6, 2020 at 3:10 pm

    Passa muito por baixo do radar, mas o Ederson carregou o Benfica naquelas 2 épocas. A segurança que dava à defesa nunca mais foi encontrada.

    Especialmente na 2º época, com a quantidade de remates que eram concedidos e com qualquer outro GK seria um desastre.

  • Chico
    Posted Abril 6, 2020 at 3:12 pm

    Para além disso, o Oblak beneficiou de estar inserido na melhor equipa do Benfica desde 1994. À frente dele, jogavam Maxi, Luisão, Garay, Sequeira e Matic, todos no seu auge e orientados pelo JJ. O Ederson não teve a mesma sorte, foi treinado a maior parte do tempo por Vitória e era mais exposto. O brasileiro tem a melhor performance que me lembro de um GR ter com a camisola do Benfica: primeira mão dos oitavos contra o Dortmund.

    • LevonAronian
      Posted Abril 6, 2020 at 3:29 pm

      Esse jogo foi apenas o pico de uma época brutal do Ederson

    • Miguel Mendes
      Posted Abril 6, 2020 at 3:44 pm

      Pois, melhor plantel do Benfica desde 1994. Melhor que o de 2009-10. E o 11 desta última época vs. o de 2013-14?

      • Chico
        Posted Abril 6, 2020 at 5:19 pm

        Esse onze de 2009-2010 era muito pouco equilibrado. Havia 4 jogadores que pouco defendiam (Saviola, Cardozo, Aimar e Di Maria), Coentrão ainda em processo de adaptação e um David Luiz com os problemas conhecidos. Ramires e Javi não compensavam tudo. Individualmente, era a equipa mais forte provavelmente, mas coletivamente tinha muitas lacunas. Além disso, havia jogadores em fase descendente da carreira (Quim, Aimar e Saviola), outros que ainda estavam a 2 ou 3 anos de atingir o seu auge (Coentrão ou Javi) e o banco era fraco (as principais opções eram Peixoto, Amorim e Wendel).

        O 11 da última época não era tão forte quanto isso, como se veio comprovar este ano. Ter um craque como Félix, dos melhores jogadores que tivemos em Portugal este século, ocultava imensas lacunas.

        Fundamentalmente, esse plantel do ano de Oblak era extremamente equilibrado. Duas boas opções por posição, vários craques a sair do banco e o 11 inicial não tinha virtualmente lacunas. Ora vejamos: Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira, Matic, Enzo, Markovic/Salvio, Gaitán, Lima, Rodrigo. Quase todos no seu auge.

        • Miguel Mendes
          Posted Abril 6, 2020 at 6:12 pm

          Melhor só o do Rui Costa, Paneira, Futre, Sousa, etc.?

          • Chico
            Posted Abril 6, 2020 at 8:13 pm

            Nunca os vi jogar, mas, no papel, acredito que fosse muito melhores do que qualquer uma das equipas que tivemos posteriormente. Aliás, não podemos comparar as equipas atuais do Benfica com o pré-1994. Nessa altura, éramos um colosso. Ter jogadores como Rui Costa ou Valdo no seu auge por anos consecutivos era normal. Atualmente, temos de nos contentar com meio ano de Félix ou Oblak de vez em quando.

            • Miguel Mendes
              Posted Abril 6, 2020 at 11:37 pm

              Colosso? Que exagero.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 7, 2020 at 11:41 am

                Pré 94 ser um colosso é um exagero em sentido?

              • Chico
                Posted Abril 7, 2020 at 1:38 pm

                Exagero? O Benfica foi à final da Champions em 88 e 90. Era uma das melhores equipas da Europa.

                • Miguel Mendes
                  Posted Abril 7, 2020 at 2:58 pm

                  Isso não faz dele um colosso. Nos anos 60 ganhou 2, foi a 3 de seguida e a 4 em 5 anos.

                  • Filipe Ribeiro
                    Posted Abril 7, 2020 at 4:32 pm

                    Parece quê?
                    Pré 94 sabes quantas equipas tinham mais vitórias na Europa que o Benfica??
                    Quantas tinham mais finais e golos marcados?
                    Malta mais nova não tem mesmo noção do que era o Benfica até essa época.

                  • Filipe Ribeiro
                    Posted Abril 7, 2020 at 4:37 pm

                    Se tiveres dúvidas.

                    https://youtu.be/wvewu4ayt84

                  • Chico
                    Posted Abril 7, 2020 at 6:10 pm

                    O Benfica nos anos 60 era só a melhor equipa do mundo!!! Entre 1955 e 1994, o Benfica era consistentemente uma das equipas mais temidas na Europa. Grandes resultados, muitas presenças na final ou meias. A Juventus não ganha nada há muito tempo na Europa, mas não deixa de ser um colosso e uma das equipas mais fortes da Europa atualmente.

        • Af2711
          Posted Abril 7, 2020 at 6:46 am

          O Saviola na época 09-10 fez quase 20 golos na época e deu 11 assistências. Fez uma ótima época e ainda não tinha 30 anos. Aimar tinha 30 anos e deu 11 assistências no campeonato.
          Não acho que estavam na descendente naquele momento.

          Concordo que o plantel acabou sendo enaltecido até mais do que o normal porque o Porto vinha dum pentacampeonato e aquela foi a época em que acabou a hegemonia, também pelo que muitos jogadores tornaram-se nos anos a seguir, e outros pelo rendimento que ainda chegaram a dar ao Benfica.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 6, 2020 at 3:53 pm

      Diria mais Chico. Essa exibição do Ederson foi a melhor que já alguma vez vi um guarda-redes fazer, de todos os jogos que já vi.

  • Fabiens
    Posted Abril 6, 2020 at 3:14 pm

    Na minha opinião, em valor absoluto talvez Oblak. Enquanto jogador do Benfica Preud’Homme!

  • Francisco Ramos
    Posted Abril 6, 2020 at 3:21 pm

    Penso que alguns comentários podem ficar influenciados para aquilo que Oblak ou Ederson fizeram também depois de saírem do Benfica.

    Agora, defendendo apenas a baliza do Benfica a escolha tem que ser Preud’Homme. Até eu sendo rival apreciava o jogador, visto que durante grande parte deste tempo, o Porto não tinha um guarda-redes a sério (Baía sai no início e apenas volta na última época, penso).

  • masterDC
    Posted Abril 6, 2020 at 3:21 pm

    Eu deduzo que seja para votar no GR que teve mais impacto ou influência enquanto esteve no Benfica por isso, tendo em conta que não vi o Preud’Homme jogar o voto terá de ser para o Ederson. Percebo quem tenha votado no Oblak por ser melhor que o Ederson mas o brasileiro teve mais impacto e foi decisivo nos títulos do Benfica.

  • Il Codino Divino
    Posted Abril 6, 2020 at 3:25 pm

    O Preud’Homme era o meu ídolo e eu nem gostava de jogar na baliza. Diz muito sobre a qualidade do belga, mas também da falta de qualidade do plantel.

  • Estigarribia
    Posted Abril 6, 2020 at 3:27 pm

    Michel Preud’homme esteve para o Benfica quase como o Peter Schmeichel esteve para o Sporting. Dois grandes guarda-redes que tiveram o privilégio de enaltecer o futebol português.

    Saudações Leoninas

    • Marcio Ricardo
      Posted Abril 6, 2020 at 6:28 pm

      Desculpa lá, mas o Preudhomme esteve muito mais para o Benfica do que o Schemichel esteve para o Sporting. Só não teve foi equipe para o acompanhar..

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 6, 2020 at 7:17 pm

      Não concordo, Preud’homme fez 4x mais jogos que o Peter. Para mim, o Peter quando chegou ao Sporting apenas tinha carisma, presença, porque de GR deixava muito a desejar.

  • Bio
    Posted Abril 6, 2020 at 3:35 pm

    Para mim falta o Roberto nesta lista…

  • Daniel Alves
    Posted Abril 6, 2020 at 3:36 pm

    Não vi jogar Preud´homme. Sei que era uma “besta” das balizas, mas pelo motivo que falei, votei em Oblak. O meu preferido destes todos é o Enke, até tenho a camisola.

    • Estigarribia
      Posted Abril 6, 2020 at 5:19 pm

      Daniel Alves,

      Sendo o Robert Enke o teu guarda-redes preferido, aconselho-te a leres a biografia dele (Robert Enke – Uma Vida Curta Demais). Está muito bem escrito o livro.

      Saudações Leoninas

      • Daniel Alves
        Posted Abril 6, 2020 at 6:16 pm

        Não só li, como tenho o livro. :-)
        E confirmo o que dizes, está muito bem escrito. Pena o que lhe aconteceu, principalmente quando a vida desportiva estava estabilizada outra vez. Mas perder um filho, estraga qualquer um.

    • Fontez
      Posted Abril 7, 2020 at 2:55 am

      Percebo perfeitamente

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 6, 2020 at 3:48 pm

    Falta aqui o Quim

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 6, 2020 at 4:39 pm

      O pobre do Quim chorava baba e ranho no balneário do Benfica quando os adeptos pediam o Moreira na vez dele. Foi maltratado pelos benfiquistas em particular e, a ver por esta lista, pelos adeptos em geral. Estaria nesta lista à frente do Artur, fácil.

    • Marcio Ricardo
      Posted Abril 6, 2020 at 4:54 pm

      O Quim não era melhor que nenhum destes, nem sequer era um grande guarda-redes.

      • Chico
        Posted Abril 6, 2020 at 5:22 pm

        O Quim era muito, muito melhor que o Artur. E talvez também melhor que o Enke, pelo menos quando o alemão esteve no Benfica.

        • Marcio Ricardo
          Posted Abril 6, 2020 at 6:25 pm

          O Artur saiu um pouco queimado do Benfica, mas a sua primeira época foi melhor do que qualquer época do Quim. Ainda aceito que se possa discutir.
          Agora dizer que o Quim era melhor que o Enke só me dá vontade de rir.
          Mas pronto, é só a minha opinião…

          • Chico
            Posted Abril 6, 2020 at 8:10 pm

            Não me lembro de muito do Enke no Benfica, mas não me recordo de ser um destaque particularmente positivo. Acho que ele é mais recordado pelo que fez a posteriori do que propriamente do que fez no Benfica. Quando andou por cá só tinha 20 e poucos anos.

            • Joga_Bonito
              Posted Abril 6, 2020 at 9:13 pm

              Eu vi toda a passagem dele e era um excelente GR, típico da escola alemã. tinha enormes reflexos e despertou o interesse do Barça e do MU quando cá estava. Ao que parece chegou a não aceitar um interesse do MU porque sabia que ali jogaria pouco, ele acreditava que poderia ser opção para nº 1 e por isso ficou. Claro que quando saiu não teve a projecção que esperava, mas nesse detalhe mostrou caracter, porque quis sempre ter projectos bens, não ir ganhar balúrdios para ficar como 3ª opção a vegetar.
              Quando cá esteve foi um enorme GR.

            • Marcio Ricardo
              Posted Abril 6, 2020 at 11:59 pm

              É porque o Enke era pow profile, igual ao Preudhomme, discreto. Se fosse português teria muito mais reconhecimento.

              • Joga_Bonito
                Posted Abril 7, 2020 at 4:59 pm

                Acho que foi mais pelo perfil discreto, era muito tímido, mas os benfiquistas adoravam-no, mesmo quando saí, fiquei de coração partido quando soube da sua morte, para mim recordarei sempre a sua classe naqueles criminosos anos 90.

            • Francisco Parrinha Guerreiro
              Posted Abril 7, 2020 at 9:13 am

              Isto é um espaço de discussão livre, dentro das regras de boa convivência social, e cada um comenta como entende, lá está, dentro das tais regras de salutar convivência. Mas quando alguém diz que não se lembra de “muito do Enke no Benfica, mas não me recordo de ser um destaque particularmente positivo. Acho que ele é mais recordado pelo que fez a posteriori do que propriamente do que fez no Benfica”, isso mina completamente a credibilidade de quem o diz. É, pura e simplesmente, de quem não sabe o que está a dizer, seja porque não tem idade para se lembrar (se não tem devia assumir esse desconhecimento antes de dizer), porque não prestou atenção (mais uma vez, se não prestou devia assumir antes de dizer) ou porque não percebe nada de futebol (eu percebo pouco, mas não chego ao ponto de dizer que o Enke não foi “um destaque particularmente positivo” no Benfica).
              Robert Enke foi, de forma constante, um dos 3 melhores jogadores do Benfica durante a sua passagem no clube. Teve uma fase menos boa a certa altura da primeira época, depois de uma lesão que lhe retirou alguma confiança após o regresso (ficou célebre um erro contra o Dínamo de Bucareste em que sofre um golo causado por uma má abordagem a um remate de fora da área dos romenos, precisamente porque se notou no posicionamento dos braços o receio de recaída da lesão), mas fora essa fase foi sempre um dos melhores jogadores do clube, se não mesmo o melhor. Era absolutamente adorado pelos adeptos, que o idolatravam, portanto nem por aí se pode dizer que não fosse “um destaque particularmente positivo”.
              Saiu do Benfica para o Barcelona, precisamente por ter sido um destaque especialmente positivo, e aí sim, desapareceu do mapa. Foi péssima a passagem por Barcelona, Fenerbahce, Tenerife, e só acabou por estabilizar no Hannover 96, onde realizou um bom número de jogos e chegou à selecção alemã, embora sem grande permanência (fez 8 jogos apenas). Para saber estas coisas nem é preciso ter memória, bastaria ir ao zerozero (onde até é possível ver que fez no Benfica cerca de um terço do total de jogos da carreira, o que diz bem da importância dele para o clube e do clube na sua carreira).
              “Mais recordado pelo que fez a posteriori”, infelizmente, só se for pelo suicídio, que foi a única coisa digna de triste nota que fez depois de sair do Benfica. Nessa altura, do seu suicídio, todos os benfiquistas choraram a morte dele, tendo a mulher dele algum tempo mais tarde dito que ele se arrependeu sempre da saída do clube, porque foi o melhor tempo da carreira dele e onde se sentiu mais acarinhado e valorizado.
              Acredito que não tenhas idade para recordar nada disto, mas peço-te, e a quem comenta neste espaço, que não digas barbaridades do tamanho da que acabaste de dizer. Neste caso específico foi um insulto à memória de quem se lembra mas, acima de tudo, um insulto a um dos grandes atletas que passaram no Benfica.

      • Aurinegro
        Posted Abril 6, 2020 at 5:30 pm

        Isso é só a tua opinião. Para mim estaria à frente de Artur.

      • HeberPrincipe
        Posted Abril 6, 2020 at 9:14 pm

        Não é melhor que o Artur Moraes??

    • J Silver
      Posted Abril 6, 2020 at 5:01 pm

      De facto, pôr o Artur a votação e não o Quim é um bocado estranho

    • Aurinegro
      Posted Abril 6, 2020 at 5:07 pm

      Mesmo. O homem ainda fez 184 jogos pelo Benfica e foi duas vezes campeão nacional.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 6, 2020 at 5:55 pm

      Concordo, muito melhor do que o Artur.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 6, 2020 at 3:50 pm

    Não vi o Preud’Homme nem o Enke jogar. Portanto o meu voto vai para o Ederson pelas épocas espetaculares que fez com a camisola do Benfica. O Oblak é melhor no geral, mas o Ederson teve um impacto maior e foi o melhor guarda-redes que vi jogar nas redes benfiquistas.

  • Nickles
    Posted Abril 6, 2020 at 3:54 pm

    Os 5 anos que o Preud’homme esteve no Benfica foram os meus primeiros 5 anos de vida. Não me lembro de o ver jogar. Aliás lembro-me de pouca coisa nessa idade. Talvez de ir ao oceanário, fugir dos pombos na praça do Comércio com medo, fugir das pessoas fantasiadas na Expo também com medo.
    Não me lembro de muito mais. Ah de andar de teleférico, que também tinha medo.

    Bom.. votei no Ederson porque foi muito mais decisivo que o Oblak no Benfica. Ao dia de hoje o Oblak é claramente superior, mas em termos de qualidade de quando ambos saíram do Benfica, o Ederson vence fácil.

  • Vegeta
    Posted Abril 6, 2020 at 4:11 pm

    Nestas votações, voto sempre em quem jogou melhor no respetivo clube neste caso no Benfica,
    O Preud’Homme foi muito bom e o primeiro ídolo que tive como Guarda redes, mas o meu voto não vai para ele.
    O Oblak também foi muito forte, mas também não voto nele, só teve meia época, saiu como saiu e na final da Liga Europa nem 1 pênalti defendeu.
    Para mim o melhor foi o Ederson, por tudo o que deu/ganhou.
    Também foi dele a melhor exibição que vi um guarda-redes fazer no Benfica, 14/02/2017, Benfica Vs Dortmund 1 mão dos oitavos de final da Champions League, absolutamente brilhante.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 6, 2020 at 4:22 pm

    É mesmo essa a minha lista!
    Destaque para o Enke que vinha para ser suplente do Bossio e pegou de estaca após aquela estreia desastrosa do Bossio. Muito triste o fim que teve, ficam as saudades das grandes defesas e do perfil sério e competitivo que tinha!

  • E o que temos
    Posted Abril 6, 2020 at 4:37 pm

    Preud’Homme

  • BioSpot
    Posted Abril 6, 2020 at 4:38 pm

    Tendo em conta que vi jogar todos eles… de longe escolho o Preud’Homme.

  • Af2711
    Posted Abril 6, 2020 at 4:40 pm

    Que me desculpe o Oblak, mas o Preud’Homme era ridiculamente bom.

  • rmatos24
    Posted Abril 6, 2020 at 4:44 pm

    Em termos de qualidade e talento, Oblak é o melhor na minha opinião. No entanto, em termos de impacto no Benfica e importância numa determinada fase do clube, fico dividido entre Ederson e Preud’Homme. O belga chegou ao Benfica quase por acaso, já numa fase final da carreira, mas com as suas qualidades intactas e após ter feito um mundial 94 brilhante. Numa altura em que o Benfica vivia tempos complicados em termos futebolísticos, com plantéis anedóticos, contratações falhadas e resultados desportivos longe dos pergaminhos do clube, Preud’Homme foi, tantas e tantas vezes, o abono de família do clube. Imaginem o que tem acontecido este ano com Vlachodimos (provavelmente o jogador mais constante desta época e com jogos em que salvou literalmente o Benfica), mas multiplicado por 20 ou 30. Tendo à sua frente defesas como King, José Soares, Paulão, Bermudez ou Jorge Soares e mesmo assim o Benfica ia ganhando uns jogos… Avé Preud’Homme! Salvador!

    Já Ederson mostrou qualidades únicas, que tinham impacto na forma de jogar do Benfica de JJ e davam uma segurança como poucos conseguiram dar na baliza do glorioso. Em plantéis de qualidade e que praticavam bom futebol, Ederson foi fundamental para garantir que este futebol de qualidade fosse uma constante.

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 7, 2020 at 9:16 am

      Oi?! Ederson no Benfica de JJ?! Mas está tudo doido?

      • rmatos24
        Posted Abril 7, 2020 at 9:57 am

        Calma, lapsos todos têm, estava convencido que o brasileiro tinha feito ainda uma época com JJ, mas admito o erro. No entanto, não invalida o que disse, tendo em conta que a primeira época do RV foi bastante positiva.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 6, 2020 at 5:03 pm

    Estou chocado com esta votação.

    Isto só prova o quanto de gente nova frequenta este espaço, e eu nem me considero velho.

    Queria só dizer que apesar de Oblak ser o melhor guarda-redes da atualidade, um autêntico monstro, o Michel Preudhomme, Saint Preudhomme para os amigos benfiquistas, é considerado um dos melhores guarda-redes de sempre. Tipo Top 10 de sempre. Coisa que o Oblak ainda está longe de ser.

    De todos os guarda-redes que atuaram em Portugal, talvez só Peter Schmeichel esteja acima, e mesmo assim, é questionável. Nem mesmo o Casillas apresentou na fase final da carreira a mesma consistência que o belga demonstrou ao serviço do Benfica.

    Ainda me lembro, num Mundial, num Bélgica – Holanda em que vi provavelmente a melhor exibição que me lembro de um guarda-redes, que a Bélgica levou um valente amasso e no final passou com um zero. Quando mais tarde soube que o herói dessa partida ia assinar com o Benfica nem queria acreditar…

    Meus amigos, informem-se sobre Michel Preudhomme, vale a pena .

  • Dr.evil
    Posted Abril 6, 2020 at 5:07 pm

    Nem devia haver votação michel de longe

  • VaideMota
    Posted Abril 6, 2020 at 5:14 pm

    O Preud’Homme fez coisas que ninguém achava possível. Foi o melhor GR que vi jogar no Benfica e foi numa altura muito difícil para o clube. Sem ele o Benfica teria perdido muitos pontos e certamente teria ficado em classificações profundas nunca vistas na história do clube. Se por um lado, essa fase difícil do clube implica que o GR esteja mais em evidência, as defesas que ele fazia eram para lá do decisivo, eram superiores. O Oblak é incrível e se calhar ficavam-lhe bem as mesmas palavras se… tivesse jogado 199 jogos e não 26.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 6, 2020 at 5:14 pm

    Um cheirinho de dois dos melhores guarda-redes de sempre..

    https://youtu.be/zNiwHAFItAw

    • Tiago Silva
      Posted Abril 6, 2020 at 5:55 pm

      Inacreditável, não tinha noção de que era tão bom. Votei no Ederson porque nunca tinha visto o Preud’Homme jogar, mas se calhar agora votaria nele.

      • Marcio Ricardo
        Posted Abril 6, 2020 at 6:21 pm

        No dia em que alguém fizer o melhor onze de sempre do Benfica, o Preudhomme aparece como titular de caras.

        • Aurinegro
          Posted Abril 6, 2020 at 6:54 pm

          De sempre? De caras? Calma lá. Estás a dizer ali em baixo que não se pode por o Quim à frente do Enke, e tu dizes que o Michel foi o melhor de sempre de caras.

          Não vi jogar, mas 20 épocas e 9 campeonatos depois, o Manuel Bento deve ter algo a dizer. Aliás, eu não vi, mas perguntei ao meu pai, que adora o Preudhomme, mas para ele é Bento sempre.

          • Marcio Ricardo
            Posted Abril 6, 2020 at 11:57 pm

            O Quim pra mim é overreated. Berra muito e defende pouco. Bolas difíceis não era com ele e tinha a mania de socar as bolas todas para a frente o que nos custou imensos golos sofridos.
            Para mim, o Quim sempre foi um ponto fraco e tanto Enke como Vlacho são melhores.

            • Aurinegro
              Posted Abril 7, 2020 at 10:33 am

              Percebo perfeitamente e não critico a tua opinião relativamente a isso.

              Agora dizer que o Preudhomme era de caras o melhor de sempre do Benfica, é que já é bem mais discutivel, por causa de Manuel Bento.

        • Miguel Mendes
          Posted Abril 6, 2020 at 11:36 pm

          E o Bento?

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Abril 6, 2020 at 6:09 pm

      A introdução da secção do Preud’Homme está errada, menciona 1 Liga Portuguesa, ele não venceu nenhuma. Quem nos dera que tivesse vencido alguma! XD

      • kurt cobain
        Posted Abril 6, 2020 at 6:36 pm

        Também reparei nisso, provavelmente o jogador que passou pelo SLB mais injustiçado em relação ao currículo (naquela altura era Preud’Homme + JVP e 9 cepos – salvo raras e momentâneas excepções como por exemplo Gamarra, Cannigia ou o saudoso Amaral)

        • Filipe Ribeiro
          Posted Abril 7, 2020 at 12:10 am

          E o Poborsky!!!
          Chegamos a ter bons jogadores, ficavam era 6 meses ou um ano e trocavam a equipa toda, até se brincava na altura, de alguém que fizesse um golo ao Benfica para o ano estava lá.

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 7, 2020 at 1:43 pm

            Foi o caso do Sabry, marcou contra nós na Taça Uefa, fez umas reviengas e foi para a Luz. Depois queimou-se com Mourinho e nunca mais soube dele.

            • Filipe Ribeiro
              Posted Abril 7, 2020 at 1:57 pm

              Nesse jogo frente ao PAOK na Grécia parecia um Maradona, entortou a defesa toda do Benfica, quando veio para o Benfica fiquei todo feliz, mas foi mais do mesmo como o Roger a seguir, tudo grandes talentos que não deram em nada na Luz.

              • Joga_Bonito
                Posted Abril 7, 2020 at 2:00 pm

                Sim ele tinha talento mas não tinha cabeça. Não sei se foi num Marítimo-Benfica ou noutro jogo, mas acho que o Mourinho disse que o ia meter no jogo para dar a volta (estávamos a perder ou a empatar,já não me lembro bem) e diz o Mourinho que ele demorou 15 minutos para entrar porque estava…a arrumar as meias, eh pá, por muita ginga que tivesse não dava.

  • Kacal
    Posted Abril 6, 2020 at 5:26 pm

    Excluí Preud´Homme porque não o vi jogar e Enke (descanse em paz!) porque acompanhei pouco. De resto, decidi ir pela qualidade e não o que fizeram no Benfica porque Oblak teve pouco tempo por cá, por exemplo. Posto isto, o meu voto foi para Júlio César! Além de ser uma grande personalidade dentro e fora de campo, tem uma carreira fantástica, ainda teve a muito bom nível no Benfica mas pelo meu critério, da qualidade, foi um GR de elite e a sua fase no Inter foi incrível, o homem em dia sim é uma parede! Por tudo, escolhi-o.

    • E o que temos
      Posted Abril 6, 2020 at 6:22 pm

      Por essa lógica o casillas vai ganhar o de melhor redes do Porto quando ganhou 1 campeonato em nao sei quantas epocas fora os frangos que deu por cá

      • Kacal
        Posted Abril 6, 2020 at 6:51 pm

        E o Casillas ser o melhor GR do Porto é descabido? Parece que falamos de um “cepo” qualquer. Cada um usa o critério que quer. De resto, devias pensar seriamente em abster-te de responder aos meus comentários, é um conselho apenas, tens direito de responder e dizer o que quiseres e portanto fá-lo à vontade, mas era útil para mim que acontecesse porque já temos que lidar com esta pandemia que vivemos e venho aqui para descontrair e falar de futebol dentro das minhas limitações de conhecimento como todos temos, passar o tempo um pouco e ter que levar com comentários desses sempre do contra e a “malhar” é só chato. Fica a dica.

        • Estigarribia
          Posted Abril 6, 2020 at 7:39 pm

          Kacal,

          Na votação muito provavelmente será entre Vítor Baía, Hélton e Casillas. Para mim foram os três melhores guarda-redes que o FC Porto teve nos seus quadros (não esquecendo o “fantástico” Ivica Kralj ehehe)

          Saudações Leoninas

          • Kacal
            Posted Abril 6, 2020 at 8:11 pm

            Sem duvida que será entre esses 3, Estigarribia. É complicado escolher só um eheh, mas sei quem vou votar!

            Saudações DesPortistas

        • E o que temos
          Posted Abril 6, 2020 at 7:39 pm

          É descabido, basta pensares um bocadinho, só esta década tens o helton que dá 10 a zero ao casillas. Cada um usa os critérios que quer mas depois não se pode queixar se levar com alguém a questionar esses critérios, estamos numa democracia que eu saiba. Se não gostas dos comentários não respondas, assim também perco menos tempo. Abraço

          • Kacal
            Posted Abril 6, 2020 at 8:08 pm

            Não me estou a queixar de discordares dos meus critérios, aliás, fiz um segundo comentário onde digo que não tem a ver com discordarem de mim, tem a ver com a forma como falam e argumentam. Posso estar errado, mas parece que falas sempre com “duas pedras na mão” com as pessoas e como se dissemos apenas disparates, mas repito pode ser impressão minha. Agora quando quiseres debater numa boa, respondo sem problema. De resto, estamos numa democracia daí ter sugerido e não ser uma obrigação, fazes como preferires e pronto responderei quando achar que devo, farei assim então. Abraço.

        • Francisco Ramos
          Posted Abril 6, 2020 at 7:41 pm

          Kacal, ainda não saiu a votação do Porto pelo que vamos apenas supor.

          Pela qualidade demonstrada na baliza portista, pelo simbolismo, pelos troféus, etc, etc. Baía terá que ser o número 1 e Hélton o número 2. Se for o melhor que por cá passou, independentemente de onde foi o melhor, teria que ser Casillas (campeão europeu, mundial, etc.). Concordas?

          • Kacal
            Posted Abril 6, 2020 at 8:11 pm

            Sim claro Francisco, podemos debater e supor como é óbvio Francisco desde que numa boa como fazemos.

            De resto, totalmente de acordo contigo e escolheria de igual forma, mas continuando com o meu critério de ser o melhor, devo votar Casillas. Seja como for, o meu critério não é 100% coerente porque voto conforme me dá jeito em cada uma, talvez no Porto vote com coração e aí vou surpreender, ou talvez não eheh.

      • Kacal
        Posted Abril 6, 2020 at 7:13 pm

        E não pretendo que concordem com tudo que digo, podem e devem discordar mas argumentando de outra forma, passar um bom tempo aqui vá. Só isso.

  • AbreLatas
    Posted Abril 6, 2020 at 5:30 pm

    Não sou benfiquista (não tive a mesma atenção para o papel do guarda redes nas épocas do Benfica), mas não tendo visto o Preud’Homme, para mim a melhor prestação de um guarda redes no Benfica é a do Moreira contra o Rosenborg.

    • Miguel Mendes
      Posted Abril 6, 2020 at 6:13 pm

      E o Ederson contra o Dortmund?

    • kurt cobain
      Posted Abril 6, 2020 at 6:32 pm

      Sim, das exibições de um GR que tenho memória (St.Michel tinha tantas que era algo “normal”) essa do Moreira é provavelmente a que recordo como a melhor!

  • Fantantonio
    Posted Abril 6, 2020 at 5:44 pm

    Em condições normais, seria Preud’Homme, mas como a maior parte dos votantes provavelmente não o viu o jogar, será entre Oblak e Ederson

  • kiterioVFC
    Posted Abril 6, 2020 at 5:51 pm

    Todos excelentes GR, apesar de ser um grande fã do Oblak, sem tirar nem pôr Preud’Homme. O que ele defendia era ridículo! Quem não o viu jogar não sabe o que perdeu! Os outros são muito bons, mas o Preud’Homme era um “saco de pancada” e defendia quase tudo.

  • PCampos
    Posted Abril 6, 2020 at 6:12 pm

    Eu enquanto Sportinguista, só tenho a dizer, que só não escolhe Preud Homme quem nunca o viu jogar. O Benfica no tempo dele, não fosse ele e passaria muito mal. Para mim, provavelmente, o melhor de todos os tempos é seguramente um dos melhores. Que monstro…

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 6, 2020 at 6:54 pm

    Se Oblak é o melhor do mundo na actualidade, o Saint Michel também o foi durante largas épocas.

    Aliás a liga portuguesa teve o privilégio de ter visto na sua liga 3 dos melhores guarda redes de sempre, Preud’Homme, Schmeichel e Casillas.

    O grande problema do Michel foi ter jogado num dos piores Benficas de sempre e mesmo assim fez alguns milagres.

    Portanto por ordem:
    – Michel
    – Oblak
    – Ederson
    – Júlio César
    – Enke
    – Quim (muito mas muito melhor que o Artur, mas também muito injustiçado e uma das primeiras vítimas da soberba de JJ que o substituiu por esse monstro das balizas, Roberto…)

    • Estigarribia
      Posted Abril 6, 2020 at 7:38 pm

      Flavio,

      E o Moreira? Sou Sportinguista, mas tinha uma grande admiração pelo Moreira e acho que não ficava muito atrás do Quim, na minha opinião.

      Saudações Leoninas

      • Flavio Trindade
        Posted Abril 6, 2020 at 9:16 pm

        Estigarribia,

        O Moreira tinha potencial e tinha qualidade, mas tinha um grande defeito. Falta de liderança.

        Notou-se bem a diferença quando o Quim assumiu a titularidade.

  • Ricard Bapt
    Posted Abril 6, 2020 at 6:56 pm

    Boas…
    Apenas se compreende q nao tenha 90% dos votos pq o pessoal votante nao viu jogar o homem q recebe ainda hoje elogios ate dos rivais, q senhor o Michel PreudHome !
    Venham os criticos dizer q ele defendia muito melhor pra esquerda do q pra direita, venham dizer q ja veio velho p portugal venham dizer o q quiserem, mas este senhor marcou a historia dos GR no benfica e em portugal como enorme GR, como desportista e como pessoa exemplar.
    Acredito q numa das epocas se nao tivece sido ele o benfica estaria do meio da tabela pra baixo, sem ofensas ou palhaçadas, foi enorme.

  • Zamorano
    Posted Abril 6, 2020 at 7:03 pm

    Este resultado só se explica porque a maioria dos votantes nunca viu Preud’Homme jogar. Dos melhores GR de sempre a nível mundial.
    O eterno Robert Enke e Oblak completam o meu pódio.
    (Quim deveria estar nessa lista, no lugar de Artur Moraes).

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 6, 2020 at 7:09 pm

    Sempre ouvi dizer que o Preud’homme era uma máquina, mas pouco me lembro de o ver jogar.

    Por isso vou votar no Oblak, um guarda-redes que, para mim, dava mais segurança à equipa, que era simples, mas eficaz, e que hoje é top3 mundial.

  • pdomingues
    Posted Abril 6, 2020 at 7:11 pm

    A pergunta que se impõe :) é o que é que faz o Artur no meio de 5 monstros da baliza :)
    Fora de brincadeiras, o Preud Homme não mercia a equipa que o benfica lhe ofereceu na altura, era muito fraquinha.
    Mas voltando ao tema, e pela respectiva influencia na equipa: Preud Homme, Julio Cesar, Ederson

  • Daervar
    Posted Abril 6, 2020 at 7:52 pm

    Naturalmente que quem nunca viu Preud’Homme jogar não o irá colocar acima de Ederson e Oblak. Pelos melhores motivos, atenção :D… foram dois guarda redes de top mundial que os benfiquistas tiveram o privilégio de ver jogar na Luz.

    Mas Preud’Homme era muito melhor que ambos. Os 3 diferentes, claro está, mas nenhum conseguia voar como o belga e, além da sobre humana consistencia que apresentava, era vê-lo a jogar nas competições europeias. Ouch.

    Confiem em quem viu os três, Preud’Homme era mais, muito mais que o Oblak e Ederson.

  • José S.
    Posted Abril 6, 2020 at 8:22 pm

    Nome óbvio preud’home!!
    Artur está um pouco mais..
    É normal que a malta mais nova não conheça o belga, mas foi um excelente GR na época.. Não tinha era equipa que o acompanhasse e quem o diz tem totalmente razão..
    Mas pela lógica há que dar o mérito a oblack por ser um fantástico GR e ao ederson por ter as qualidades que tem e ter sozinho (passo o exagero) ganho um campeonato ao Benfica.
    Cumprimentos

  • FiliGon
    Posted Abril 6, 2020 at 8:29 pm

    O meu voto foi no enke… Não votei no preud-homme pois não me recordo dele no Benfica, mas o seu impacto é inegável. Por isso escolhi aquele que mais gostei de ver na baliza do meu Benfica não só por ter sido o primeiro gr que eu comecei a apreciar mas também pelo espírito de liderança que este tinha em campo, neste aspecto fazia-me lembrar o kahn (ambos berravam ao ponto de se ouvir os berros na TV)

    P. S. Honestamente preferia que tivesse na lista o Moreira ou o quim em vez do Artur

  • Freitas
    Posted Abril 6, 2020 at 9:51 pm

    É quase ofensivo.
    O Preud’ Homme foi o melhor guarda redes que já pisou em Portugal.
    Nos dias de hoje seria sem espinhas o melhor guarda redes do mundo.
    Sem espinhas.
    Fazia todas as defesas possíveis e fazia as impossíveis.
    Extraordinário entre os postes e de uma rapidez e eficácia tremenda fora deles.
    Classe pura, dentro e fora do campo.
    Todos os grandes guarda redes dão o seu frango de vez em quando.
    Do Michel não me lembro de dois ou três em tantos jogos pelo SLB e pela Bélgica.

  • MiguelRosa
    Posted Abril 6, 2020 at 11:02 pm

    Também sou do Sporting e em Portugal nunca vi como o Preud’homme. A carreira que outros gr tiveram, nos clubes e/ou seleccões, nacionais ou internacionais pouco me dizem. Nos relvados lusos só mesmo ele.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 7, 2020 at 12:17 am

    O Michel Preud’homme é o melhor guarda-redes que eu vi a jogar em Portugal e, portanto, também o melhor do Benfica. E eu ainda me lembro de ver guarda-redes como José Henrique, Damas e Fonseca, pelo que já foram muitos guarda-redes.

  • Fontez
    Posted Abril 7, 2020 at 2:46 am

    Das 3 votações que estão a votos, este é o único elenco onde consigo perceber o porquê de todos estarem ali. No SCP o Renan, comédia, o Hilário no Porto, porquê?
    E já agora, sempre gostei do Enke apesar de não ser do benfica

  • Ballack
    Posted Abril 7, 2020 at 9:37 am

    Preud’Homme sem pestanejar. Cheguei a vê-lo ao vivo, em Coimbra, numa vitória difícil contra a Académica. O João Tomás ainda jogava nos estudantes, marcou um golo e tudo, e viria um tempo depois para o Benfica. Lembro-me de correr para o túnel no fim do jogo para tentar conseguir um autógrafo do meu jogador favorito desse plantel: Karel Poborsky. A caneta não quis escrever com ele, respondeu-me num sotaque martelado ‘nah eshcreve’, e só consegui do João Tomás que saiu depois, e fiquei algo desolado. Voltando ao tema, Preud’Homme foi sem dúvida o melhor GR que vi jogar pelo Benfica. Recordo-me que veio pouco depois de ser eleito o melhor GR do Mundial de 1994, no topo das suas capacidades e ainda fez 4-5 anos de excelente nível. Tal como Poborsky, dava pena ver a maioria dos restantes companheiros com que teve que dividir balneário. Foram anos muito penosos para qualquer benfiquista, com as dificuldades do clube a aumentar. Pior só o triénio 2000-2003. Mas em matéria de GR dos últimos 28 anos, para mim é Preud’Homme por tudo o que apresentou e representou ao serviço do Benfica. A seguir Ederson e Júlio César, depois Oblak, três predestinados e três estrelas mundiais, Ederson no seu topo, Júlio César já em decadência e com muitos problemas lombares, e Oblak a despontar já com a frieza e naturalidade a que estamos hoje habituados. Menções honrosas para Quim, Artur Moraes e Enke, este último também por motivos extra-campo.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Abril 7, 2020 at 9:48 am

    Os 5 anos de Preud’Homme no Benfica coincidem com o pentacampeonato do FC Porto. Continuo achar que um guarda-redes tem mais hipoteses de se destacar quando a equipa concede muitas oportunidades. Ter de fazer 2 ou 3 defesas por jogo é bem mais complicado do que ter de fazer umas 12 ou 13. Ederson tem o meu voto, pelo bi-campeonato e pela competencia.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 7, 2020 at 5:18 pm

      Por essa ordem de ideias, um guarda-redes que só precise de fazer uma defesa por mês seria o suprassumo.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 7, 2020 at 7:16 pm

        O que isso tem a ver?
        A medida que o tempo passa e que um guarda-redes não está implicado no jogo, aumenta a probabidade de ele perder o foco alem de não estimular os reflexos.

Deixa um comentário