Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Se tivéssemos esses dois jogadores teríamos sido campeões»

Final da Taça 2015 ou campeonato 2009-10: o que custou mais a António Salvador? O presidente do SC Braga respondeu no “Duas de Letra”, vincando que na época 2009-10 se não fosse o castigo aplicado a Vandinho e a lesão de Mossoró o clube minhoto teria sido campeão.

42 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Abril 18, 2020 at 5:50 pm

    Como diria o Paulo Bento, “Se a minha avó tivesse rodas era uma camião”.

    Saudações Leoninas

  • Kacal
    Posted Abril 18, 2020 at 5:53 pm

    Também posso dizer que teria sido o meu Porto caso o Hulk não fosse suspenso… os “ses” valem o que valem.

    • Estigarribia
      Posted Abril 18, 2020 at 6:58 pm

      Kacal,

      Como costumava dizer Marco Aurélio, antigo capitão do Sporting, «o Se é um grande avançado mas não marca golos».

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Abril 18, 2020 at 10:16 pm

        Ora nem mais Estigarribia, os “ses” valem zero mas apenas usei o mesmo pensamento de António Salvador, dizer isto é não tem lógica.

        Saudações DesPortistas

    • Stromberg
      Posted Abril 18, 2020 at 8:41 pm

      O que, na realidade, é falso, porque o Porto ganhou todos os jogos em que vigorou a suspensão do Hulk

      • Luis Sousa
        Posted Abril 18, 2020 at 10:03 pm

        Mentira, perdeu um jogo e empatou três. Sendo que desses, a derrota e dois dos empates foram em jogos que já devia ter jogado (após falhar 17 ou 18 jogos reduziram o castigo para 3 jogos). O Porto ganhou foi todos os jogos depois do Hulk voltar.

      • Kacal
        Posted Abril 18, 2020 at 10:15 pm

        Errado Stromberg, não sei onde viste isso mas podias ter pesquisado.

        O último jogo do Porto com Hulk, no campeonato, foi a 20 de Dezembro de 2009 contra o Benfica onde houve o caso do túnel. Depois ele só voltou a jogar no campeonato em 28 de Março de 2010, onde regressou contra o Belenenses (até marcou com um petardo de fora de área e voltou a marcar no jogo seguinte, o 2º após regresso contra o Marítimo).

        Nesse espaço de tempo que o Hulk esteve suspenso, o Porto perdeu 1 jogo (Sporting em Alvalade) e empatou 3 contra Paços de Ferreira e Olhanense em casa e Leixões fora. Ou seja, 9 pontos perdidos sem Hulk e quando o Hulk voltou aí sim vencemos os jogos todos no campeonato que faltavam até ao fim. Ou seja, com esses 9 pontos que perdemos juntando aos 68 que fizemos daria 77 pontos e o Benfica foi campeão com 76 pontos logo podíamos sim ser campeões. Ora isto não significa que fossemos, não significa que com Hulk venceríamos os jogos todos que perdemos pontos nem eu disse isso, mas serve para o meu argumento do “se” como usou António Salvador.

        • Giuseppe F
          Posted Abril 19, 2020 at 12:44 am

          Esse jogo de Alvalade foi o que ficou 3-0? Lembro-me porque fomos ao Dragão levar 5-2 para a Taça 3 semanas antes…

          • Kacal
            Posted Abril 19, 2020 at 2:20 pm

            Sim, foi esse mesmo Giuseppe. Podia não mudar nada o Hulk em campo, mas são os tais “ses” que não fazem sentido, tal como este do post.

        • LSeven
          Posted Abril 19, 2020 at 2:32 am

          Se for por uma questão de preciosismo, um dos empates foi dois jogos depois do jogo da Luz, pelo que mesmo que estivesse de fora apenas 3 jogos, os 7 pontos extra não dariam para ser campeão. Infelizmente a justiça é lenta, dentro e fora do futebol.

          • Kacal
            Posted Abril 19, 2020 at 2:20 pm

            O que eu quis dizer é que se o Hulk não tivesse sido suspenso de todo, podia ter sido diferente. Mas é um grande “se”, é apenas uma resposta ao “se” do António Salvador, se eu tivesse rodas era um carro!

      • felisbertom
        Posted Abril 18, 2020 at 10:38 pm

        Talvez esteja a referir-se à época do triplete (2010/2011). Após a suspensão do Hulk, o Futebol Clube do Porto empatou três vezes (Paços de Ferreira, Leixões e Olhanense) e perdeu uma vez (Sporting).

      • Tiago Peixoto
        Posted Abril 18, 2020 at 11:10 pm

        Acho que estás a pensar ao contrário. Enquanto o Hulk esteve suspenso o Porto empatou 3 e perdeu 1. Desde que o Hulk voltou, o Porto ganhou TODOS os jogos até ao fim da época. Realmente é um bocado diferente do que estás a dizer. Se o Hulk não fosse suspenso o Porto teria sido Campeão? Nunca saberemos. Agora mentir não.

    • PAAG
      Posted Abril 18, 2020 at 11:51 pm

      O Benfica saiu do jogo com o Porto com mais quatro pontos de avanço e só perdeu mais cinco até ao fim do campeonato.
      Para isso acontecer, o Porto teria de ganhar todos os jogos, o que diria que seria praticamente impossível. É que ainda me lembro de o Porto ser passado a ferro em Alvalade.

      • Kacal
        Posted Abril 19, 2020 at 2:23 pm

        Matematicamente seria possível, certo? 76 pontos finais do Benfica contra 68 pontos do Porto, com os 9 pontos perdidos no periodo de suspensão do Hulk dá 77 pontos, ou seja, seríamos campeões, é um facto. É um grande “se”? Sem duvida. Aconteceria? Não sei e tenho duvidas, muitas. E nem estou a dizer se o Hulk foi bem suspenso ou não, mas falei do “se” como António Salvador falou, nada mais.

    • Daniel Alves
      Posted Abril 19, 2020 at 1:01 am

      O Hulk na altura estava a ser bastante criticado por adeptos do Porto por estar a jogar pouco, o jogo na Luz foi só um exemplo do mal que andava. A suspensão pode ter tirado um jogador importante ao Porto, mas que na época em questão não estava a resolver nada. Quando volta foi dos melhores do Porto, e conseguiu estar em modo decisivo até sair em 2012. Se calhar usou a suspensão como motivação para o jogo em campo, mas dizer que o Porto tinha lá ido quando não conseguia lá ir com ele em campo, é um grande se.

      • Kacal
        Posted Abril 19, 2020 at 2:18 pm

        Qual o ponto que não perceberam? O António Salvador usou o “se”, eu usei um “se” também, só quis mostrar que se formos pelos “ses” há sempre por onde pegar.

        • Daniel Alves
          Posted Abril 19, 2020 at 4:57 pm

          Ah bom, por esse prisma concordo contigo. Um dos meus “ses” é se em 2013 o JJ tem metido Jardel em vez de Roderick o Benfica não tinha perdido aquele jogo no Dragão porque o Jardel tinha mandado uma patada no Liedson ou no Kelvin e já não havia golo para ninguém. Com isso o Benfica teria sido campeão e acho que também tinha ganho a Taça.

          • Kacal
            Posted Abril 19, 2020 at 6:39 pm

            Lá está, são “ses” mas eu não sou muito defensor de “ses”, sinceramente. Apenas referi este porque o post me puxou a tal e é da mesma época que o presidente do Braga referiu, nada mais.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 20, 2020 at 4:04 am

      De certeza que ao longo da História, com alguns ‘ses’, o Porto teria ganho títulos que não ganhou, porque o Porto todos os anos é candidato aos títulos todos, porque é raro não ganhar nenhum. Já o Braga, teve nesse ‘se’ uma hipótese raríssima na sua História, pelo que é perfeitamente natural que falem nisso.
      É como um aluno mais fraquito vir lembrar a altura em que podia ter tido uma grande nota e outro dos melhores da turma vir logo dizer que também muitas vezes podia ter tido notas melhores.

      • Kacal
        Posted Abril 20, 2020 at 4:21 pm

        Então esse aluno fraquito se é fraco é porque é incompetente ou tem muito azar, certo? Nesse dia iria ter sorte? E não teve uma grande nota porquê? Se ele é fraquito e não teve uma grande nota continuou a ser fraco, certo? Teve azar nesse teste e nos outros todos também, é azar ou incompetência? O Braga não ganhou nesse ano porque foi pior que o Benfica, ponto. Os “ses” valem zero.

        E depois o Porto é candidato ao titulo todos os anos e ganhou muito, correcto. Concordo. Mas relembro que nessa época poderia conquistar o Penta novamente pela 2ª vez na história do clube e isso seria um grande feito ser o único clube com Penta em Portugal e logo com 2, seria histórico também e quem sabe não iríamos ao hexa com AVB no ano seguinte e seria mais uma marca história e porquê não mais? De 2005/2006 a 2012/2013 só não vencemos o campeonato em 2009/2010, se o Hulk não tem sido suspenso faríamos história? Os “ses” não jogam.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Abril 20, 2020 at 10:37 pm

          Continua a não se entender porque é que quem tem a barriga cheia insiste em vir deitar abaixo o magrito que lembrou que houve um dia em que podia ter comido melhor. Ah, porque o gordo de barriga cheia também podia ter tido a barriga ainda mais cheia!
          Na minha opinião objectiva, se o Ulque não tivesse sido suspenso, as classificações tinham sido iguais. Isso não me leva a andar à caça de todos os adeptos do Porto que dizem o contrário.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 18, 2020 at 6:21 pm

    Quando vi o título da notícia pensei que era Messi e CR7 mas não.. ?

  • VettelF1
    Posted Abril 18, 2020 at 6:30 pm

    Ah sim. O célebre jogo em que o Tacuara Cardozo leva uma estalada no meio do sururu (se não me engano do Mossoró) e é castigado posteriormente, sendo que o agressor não castigo nenhum

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 18, 2020 at 9:24 pm

    Os campeonatos em Portugal decidem-se sempre durante o mês de Janeiro sempre fora das 4 linhas.

    A táctica das suspensões de jogadores cruciais sempre foi uma boa arma para os clubes que controlam os órgãos de decisão a esse nível.

    As decisões de muita coisa até poderiam ser céleres, mas muitas vezes arrastam-se de propósito para que clube X ou Y possa usar essa carta na altura que bem entender, de forma a causar o maior dano possível no clube adversário.

    • Atum10
      Posted Abril 19, 2020 at 3:35 am

      De facto isso acontece quase todos os anos. Suspensões de muitos jogos.
      Mas em Portugal não de certeza. Enfim.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 18, 2020 at 11:45 pm

    Ridículo. Nada de novo.

  • Daniel Alves
    Posted Abril 19, 2020 at 1:03 am

    Se nesse jogo em Braga têm validado o golo do empate do Benfica (ainda hoje não vejo falta), se calhar o resultado tinha sido diferente. Ou se não tivesse havido aquele jogo “giro” com o Guimarães que o Braga ganhou 3-2.

    • Di Sanctis
      Posted Abril 19, 2020 at 12:59 pm

      Esse derby foi um autêntico chorrilho de asneiras do Soares Dias. 3 penaltys inexistentes, o primeiro e o terceiro então, são anedóticos! Vitória acabou com 8 jogadores, foi uma sexta feira “santa” que de católica teve pouco nesse derby minhoto!

      • Daniel Alves
        Posted Abril 19, 2020 at 4:54 pm

        Não houve um golo nesse jogo em que o jogador do Braga domina a bola para lá da linha lateral, a jogada segue e depois há golo do Braga? Ou deu penalti, já não me recordo dessa parte. Sei que o Braga acabou por marcar na sequência desse lance.

    • oMeuUserName
      Posted Abril 20, 2020 at 3:24 pm

      Qual jogo “giro”? Aquele em que o Soares Dias com 0-0 marca um penalty a favor do Vitória em que o Moisés simplesmente cabeceia a bola? Felizmente o fiscal-de-linha chamou-o e ele reverteu a decisão… Aquele jogo em que o Vitória faz o 0-1 com uma assistência com o braço do Nuno Assis? Aquele jogo em que o jogador do Vitória defende um remate do Alan dentro da área com 1-1 e o Soares Dias mandou seguir? É que o último penalty para o Braga é inexistente, é verdade. Mas, até aí, todas as decisões erradas foram a favor do Vitória, visto que os outros 2 penaltys para o Braga são evidentes (um deles com uma expulsão óbvia a acompanhar), enquanto o 1º golo do Vitória é ilegal, há um penalty por assinalar para o Braga e o 2º golo do Vitória também nasce num penalty extremamente discutível. Mas pronto, claro que vocês é que eram roubados, bastou ver o mapa de castigos depois do túnel…

      • Daniel Alves
        Posted Abril 20, 2020 at 5:55 pm

        Ninguém falou que o Benfica era roubado. Este post é sobre o Braga.
        O mapa de castigos está óptimo. Quem fez asneiras foi castigado.

        • oMeuUserName
          Posted Abril 21, 2020 at 12:26 pm

          Uau, a sério? Ou seja, nenhum jogador do Benfica fez nada? Foi só jogadores do Braga a bater em gente do Benfica? Foi isso? Os castigos sairem no dia seguinte ao fecho de mercado de inverno também foi só uma coincidência, suponho… O Vandinho, titularíssimo até à data, levar 3 meses de castigo por TENTATIVA de agressão, também suponho que seja “óptimo”. Quando não se tem vergonha na cara, é assim…

          • Daniel Alves
            Posted Abril 22, 2020 at 6:47 pm

            3 meses por tentativa de agressão? Não devia ter levado tanto. Mas castigado, devia e foi. E os jogadores do Benfica fizeram o quê? O árbitro tirou-lhes o empate e o Cardozo leva uma chapada. Em relação à data em que saíram os castigos, é já costume demorar muito a sairem sentenças. Já com o Porto foi igual, ou com castigos a treinadores que saem meses depois da ofensa.

  • MM
    Posted Abril 19, 2020 at 10:04 am

    Nao vou falar do caso do vandinho, porque nao sei o que aconteceu
    ..mas a derrota da taca em 2015 foi uma dor imensa.
    Muitos adeptos do Sporting ja tinham saido do jamor.
    2-0 aos 82 min a jogar contra 10 e nao conseguimos ganhar…tramado. e grande incompetencia, aqui concordo com o salvador.
    Felizmente no ano seguinte o Porto fez nos o favor de nos dar a taça, num jogo em que depois do 2-0 voltamps a sofrer o 2-2!! Merecemos mais a vitoria em 2p15 do que em 2016, mas pronto, o futebol é assim!
    Ser bracarense é ser um sofredor, jesus

  • Nalitzis
    Posted Abril 19, 2020 at 12:22 pm

    Este rapaz não tem emenda…

  • Nazgul
    Posted Abril 20, 2020 at 11:20 am

    Ouvir estes presidentes é sofrível … então o homem vai a final da liga Europa contra o Porto perde por 1.0 e não lhe diz nada? Nunca mais na vida vai a uma final de competições europeias seria um feito histórico, mas não quer saber!

    • oMeuUserName
      Posted Abril 20, 2020 at 3:06 pm

      Porque essa perdeu bem, não há propriamente “espinha atravessada”… Nas duas competições em causa, numa perde mal por incompetência própria e deixa fugir um pássaro que já parecia bem seguro na mão, na outra perde com demasiados fatores externos…

  • oMeuUserName
    Posted Abril 20, 2020 at 3:53 pm

    Há aqui gente que se esquece dos factos dessa época, e tentam contra-argumentar com casos pontuais noutros jogos e coisas que tal. Mas os FACTOS foram:
    – Braga vs. Benfica a 31/10/2009: Confrontos ao intervalo provocados pelo Di Maria;
    – 2 jogadores injustamente expulsos ao intervalo: Cardozo (SLB) e Leone (SCB). Os benfiquistas gostam de lembrar a expulsão injusta do Cardozo, mas esquecem-se que o Leone também foi expulso, sendo que as duas equipas jogaram a segunda parte com 10.
    No dia 2/2/2010, ou seja, no dia SEGUINTE ao FECHO do mercado de inverno, sai o mapa de castigos:
    – Vandinho (SCB): 3 meses de suspensão por TENTATIVA de agressão ao Raúl José;
    – Mossoró (SCB): 3 jogos de suspensão por agressão consumada ao Cardozo;
    – Ney (SCB, emprestado ao Vitória FC à data do castigo): 2 jogos de suspensão por agressão consumada ao Cardozo;

    A decisão de só castigar jogadores de uma equipa, os jogadores castigados, a gravidade dos castigos e o timing da divulgação dos castigos dizem tudo. Digam o que disserem, que o Braga ganhou um jogo ao Marítimo com um dos golos a ser marcado depois da bola ter saído, que foi beneficiado em todos os jogos e mais alguns, e o Benfica prejudicado em todos… A verdade é que o Braga viu-lhe as pernas serem cortadas na secretaria, como se a luta já não fosse desigual. Porque o rolo compressor da luz, a equipa da nota artística com Aimar, Di Maria, Saviola, Cardozo, Ramires, e companhia limitada, estava a ter a vida dificultada por uma equipa de tostões. Mas depois ainda há quem diga “fogo, aquele título do Leicester é que foi, que bonito”… Em Portugal, o último Leicester foi o Boavista, e sabemos a que custo.

    P.S.: o Salvador refere o Mossoró por ele ter partido a perna, mas aí eu considero um lance fortuito, apesar da entrada impetuosa por trás do Carlos Martins, mas que não me pareceu ser maldosa.

Deixa um comentário