Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Vettel não continua na Ferrari

Quem deve ocupar a vaga do alemão? Carlos Sainz e Daniel Ricciardo são os mais falados.

A Ferrari anunciou que Sebastian Vettel vai deixar a equipa no final desta época. O tetracampeão mundial de F1 está na escuderia italiana desde 2015 mas não conseguiu chegar ao título e na última temporada foi ofuscado por Charles Leclerc.

32 Comentários

  • Gabri
    Posted Maio 12, 2020 at 9:48 am

    Gostava de ver o Ricciardo a ter mais uma oportunidade numa equipa competitiva.

    • Richrad
      Posted Maio 12, 2020 at 11:47 am

      A renault não é uma equipa competitiva?
      A renautl tem muito demérito no que aconteceu na época transata. Ficou com o exclusivo de mecânica dos carros, o que parece ter causado pressão, investiu ainda mais na equipa com a entrada de Ricciardo e a manutenção do Hulkenberg ( equipa das mais velha no circuito).
      A adaptação do Ricciardo não foi a melhor, nas suas melhores corridas acabou desqualificado, Hulkenberg poderia ter “dado” um click a dada altura da época mas foi também parar às boxes e a juntar ao fraco rendimento, Carlos Sainz Jr. faz uma época soberba.

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 12, 2020 at 9:54 am

    Fez muito bem em sair da Ferrari. Com a incrível ascensão de Leclerc, Vettel passaria para segundo plano.
    A Ferrari aposta em definitivo em Leclerc como principal nome, que penso ser o futuro da F1.

    • Richrad
      Posted Maio 12, 2020 at 11:50 am

      Juntar a Leclerc, Verstappen e temos F1 para muitos anos!
      A rivalidade de Albon e Gasly também será excitante de ver bem como o desempenho em crescendo do Carlos Sainz e espera-se que o George Russell e o Norris dêm o salto.

  • Gunnerz
    Posted Maio 12, 2020 at 10:03 am

    Uma “bomba” logo de manhã que confirma que não era só rumores e que está aberta a dança de cadeiras que todos esperavam na verdade. Agora os mais falados são sainz e ricciardo e não creio q fuja disto. Sainz fez um bom trabalho na Renault e agora na McLaren, e merece reconhecimento, ainda assim não vejo nele aquele olhar de campeão para ir para a Ferrari. Ricciardo conseguiu algumas coisas boas na Red bull e é indiscutível que numa Red bull mais forte poderia ter arranhado mais, mas apanhou um período em q eram claramente terceiros. A passagem pela Renault foi um falhanço em toda a linha, valeu a 2 volta para minimizar o estrago mas eu diria q foi muito mais culpa da Renault que dele. A Ferrari já mudou o paradigma indo buscar um jovem como leclerc e desta forma tenho algumas dúvidas q ataquem com leclerc e sainz, acredito que sainz seria um gasly que apenas cumpre o top6 mas não estorva o pódio. Eu ia para Ricciardo claramente.

    Já vettel poderá até ser a nova aposta da Renault ou Mclaren se for basicamente uma troca directa e a verdade é que abaixo disso seria demasiado estranho. Quem sabe ele não tem uma na manga e surpreende noutra..

  • Joao Duarte
    Posted Maio 12, 2020 at 10:07 am

    Desta não estava à espera. Na perspetiva do Vettel é péssimo, a não ser que consiga um lugar na RedBull ou Mercedes. Também há a possibilidade de sair da F1.

    De qualquer forma neste momento Leclerc parece-me mais forte e tem um potencial tremendo que Vettel já não tem. Provavelmente não aceitou bem o facto de poder ter de trabalhar para o seu colega.

    Agora é que vai começar a dança das cadeiras. Acho que o Sainz encaixava bem na Ferrari numa perspetiva de bom 2º piloto e de poder ajudar o Leclerc. Por outro lado há nomes mais fortes como Ricciardo, mas nesse caso a Ferrari iria ser mais do mesmo. Numa ideia de trabalho de equipa Sainz faria mais sentido. Hamilton tenho dúvidas.

  • v de vendetta
    Posted Maio 12, 2020 at 10:12 am

    Carlos Sainz deve ser a escolha da Ferrari, mas gostaria de ver a Ferrari com Leclerc e Verstappen juntos contra a Mercedes.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 12, 2020 at 10:22 am

      Iriam lutar um com o outro e isso iria custar-lhes muitos pontos. A Ferrari só vence a Mercedes e o Hamilton se tiver um piloto nº1 e um nº2.

    • DYI
      Posted Maio 12, 2020 at 1:17 pm

      Verstappen parece me impossível. A Ferrari é uma equipa que gosta das suas hierarquias e nem Leclerc nem Verstappen são feitos para ser segundos pilotos. Ainda ficavas com um péssimo ambiente tipo Rosberg e Hamilton.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 12, 2020 at 10:17 am

    Era algo expectável.

    O problema vai ser arranjar um substituto para o Alemão. Ricciardo e Sainz parecem ser os mais consensuais e Alonso o mais rebuscado. Rosberg seria um coelho tirado da cartola e não me parece haver mais opções.

  • thiago97
    Posted Maio 12, 2020 at 10:28 am

    Pensar no Hamilton é descabido?

    • blacksmith
      Posted Maio 12, 2020 at 10:37 am

      Há os rumores (que por agora são apenas isso, rumores) de que a Mercedes quer sair da F1. Nunca se sabe.

      Mas se a Mercedes se mantiver duvido que Hamilton queira sair e que a Ferrari queira dois pilotos a lutar em pista um contra o outro.

  • André Dias
    Posted Maio 12, 2020 at 10:29 am

    Já se esperava. Em 2018 Vettel já tinha cometido alguns erros graves e em 2019 foi completamente ofuscado por Leclerc.

    O Ricciardo merecia uma oportunidade na Ferrari. É um excelente piloto que tem tido demasiado azar com problemas mecânicos, tanto na Red Bull como na Renault. Seria a minha escolha.

    Gosto de Carlos Sainz, tem tido um crescimento notório e fez um óptimo 2019. Também pode ser opção.

  • blacksmith
    Posted Maio 12, 2020 at 10:36 am

    Penso que a Ferrari irá procurar um 2º piloto estável e de apoio ao Leclerc que é sem dúvida um dos pilotos de futuro da F1.

    Há Bottas a terminar contrato, há o Ricciardo a querer uma oportunidade numa equipa mais competitiva e há o Sainz que tem vindo a subir gradualmente e que demonstra ter mãozinhas para outros vôos.

    Agora, por mais que se possa culpar o Vettel por erros próprios que eventualmente lhe custaram pelo menos um campeonato na Ferrari, não nos podemos esquecer que numa década saíram 3 campeões do Mundo da Scuderia sem levar nenhum título para casa.

    • Mike-UK
      Posted Maio 12, 2020 at 11:11 am

      A saída de três campeões do mundo sem levar qualquer título diz muito pouco da Ferrari. Entre 2010 e 2013 o dominio RBR foi inquestionável e a coisa definiu-se nos detalhes do último GP das temporadas de 2010 (com Alonso sem conseguir ultrapassar Petrov durante toda a corrida em Abu Dhabi) e 2012 (com Vettel a recuperar do spin inicial e a sobreviver em Interlagos). 2011 e 2013 foram campeonatos sem história porque o Newey tinha desenhado um carro imbatível.
      entre 2014 e 2017 o domínio Mercedes voltou a ser inquestionável. Estiveram desde 2010 a trabalhar na mecância híbrida e levavam 5 anos de vantagem sobre a concorrência (e só assim conseguiram convencer Hamilton a sair de Woking – com uma manobra de bastidores genial de Wolf, Lowe e Lauda).
      Enquanto andávamos nisto, a Ferrari despediu Domenicali porque sim, que foi um erro colossal para quem não conseguia competir em pista (podiam lá ter Todt ou Brawn que o resultado teria sido o mesmo). Meteram lá o Mattiacci que fez o mesmo trabalho que um golden retriever teria feito, e perderam com isso um ano, quando lá meteram o Arrivabenne o homem já tinha pelo menos 2 anos de atraso (um de desenvolvimento – que com híbridos é generoso e um de rodagem – que com híbridos é impossível, a Honda que o diga).
      Agora… chegados a 2018 Vettel teve as condições que mais nenhum outro piloto teve, e o que aconteceu? entrega o ouro no seu home GP e depois foi disparate atrás de disparate até Suzuka. Em 2018 Vettel teve o melhor carro em pista, e isso foi a primeira e única vez que aconteceu fora do reduto RBR/Mercedes.
      O mesmo Vettel que saíu da RBR em 2014 depois de perder em época para Ricciardo e o mesmo Vettel que em 2019 caíu em desgraça em Maranello depois de perder em época para Leclerc.

      O melhor que faz é reformar-se. Sai como tetracampeão e deve esse feito a Adrian Newey, Christian Horner e Helmut Marko, mas, não esquecer nunca que até para ter tido sucesso na RBR, conseguiu-o à custa de uma vergonhosa campanha contra o Webber, sobretudo em 2013 onde o australiano foi tratado abaixo de cão naquela equipa – ele que enquanto piloto tem uma rodagem de carreira com a qual o Vettel só poderá sonhar.

      A mim não me deixa saudades nenhumas, e já vai com 7 anos de atraso a despedida dele – deve ser o primeiro tetracampeão que ao ficar sem contrato não tem ninguém que lhe queira pegar.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 12, 2020 at 12:12 pm

        Por essa ordem de ideias o Hamilton também só ganha porque tem claramente o melhor o carro. Eu até nem sou grande fã do Vettel, mas que é um grande piloto disso não há dúvidas.

        • Mike-UK
          Posted Maio 12, 2020 at 2:38 pm

          Mas qual é a dúvida? É uma engine based formula e por isso a quem tem o melhor motor basta uma aerodinâmica competente, e aí entre 2010 e 2013 o Vettel tinha o pacote perfeito e a vantagem era da Red Bull.
          No ano em que a nível de aerodinâmica e reliabilty do motor a Ferrari esteve acima da Mercedes o Vettel falhou. Tal como o Hamilton falhou em 2016 de resto, não sei porque o chamas para a conversa.

          • Joao Duarte
            Posted Maio 12, 2020 at 4:38 pm

            Não é dúvida. Só não acho correto desvalorizar o papel do piloto. Quem tem o melhor carro por norma ganha, sempre foi assim e sempre será. E lá está, falhar todos falham. Todos os grandes campeões falharam.

  • R.Lopes
    Posted Maio 12, 2020 at 11:13 am

    Bem.. sinceramente já esperava isto.
    Vettel não aceitou o facto de o menino estar constantemente a fazer melhores resultados que ele, para além de que a redução de salário proposta para mais de metade falava-se em 12 milhões, tanto quanto leclerc, foi a gota de água. Para a Red Bull não irá, visto que a mesma ficou satisfeita com a reta final de albon, além de que nunca iria para 2 piloto, até porque vertsappen é claramente indiscutível. Acredito claramente que será um nome ou da maclaren ou da renault. Até porque ambas querem dar o seguinte passo (apesar de ainda estarem longe dos 3 primeiros).
    Quanto ao cargo, fala-se em Carlos sainz e ricciardo, e eu a ter de optar escolheria o sainz. Que já demonstrou ser um bom colega de equipa e acima de tudo para além de um bom piloto é nisso que se devem concentrar. E sainz já provou as duas coisas.
    Curioso para ver leclerc agora que tem caminho livre para atacar de todas as maneiras.
    É claramente o meu piloto favorito a par de vertsappen.
    2 futuros monstros!
    Atenção ao albon, que também tenho muitas expectativas.
    Abraço

  • Mike-UK
    Posted Maio 12, 2020 at 11:34 am

    Deverá acabar por acontecer uma troca de lugar com Ricciardo. O Australiano parece-me ter o perfil ideal para competir com Leclerc, o monegasco dá-se bem com ele, são “vizinhos”, têm Bianchi como um elo de ligação entre eles fortissimo que garantirá respeito acima de tudo e na minha opinião tem tudo para dar certo.
    Sainz seria um erro na minha opinião – a Ferrari não mete dois pilotos em luta directa por isso iria contra a filosofia da equipa. Agora, lamento ver Ricciardi num papel de Barrichello ou Massa mas é o que fará sentido para a scuderia.
    Quanto a Vettel, é um piloto que desprezo pelo que representa pelo que estimo que se retire, no entanto a Renault parece-me a opção mais forte.

    • Joao Duarte
      Posted Maio 12, 2020 at 12:10 pm

      O Sainz seria melhor 2º piloto que o Ricciardo, exatamento porque o australiano é bom demais para esse papel.

      • Marafade
        Posted Maio 12, 2020 at 12:27 pm

        Isto…

        Ricciardo cheira-me que vá causar problemas na equipa, exatamente porque não tem perfil para ser Nº2 de uma equipa. No entanto acho que mesmo assim seja a melhor opção.

        • Joao Duarte
          Posted Maio 12, 2020 at 12:33 pm

          Para criar problemas? É preferível apostar num piloto que ajude o Leclerc do que compita diretamente com ele.

  • DYI
    Posted Maio 12, 2020 at 11:42 am

    Sainz não, está bem na McLaren e pela primeira vez em muitos anos aquilo parece estar a funcionar.

    Com o Ricciardo ficou sempre aquela sensação de que não lhe deram as mesmas armas que haviam sido dadas a Vettel e a Hamilton. E sendo dos meus pilotos preferidos gostaria de o ver numa equipa competitiva.

    Bottas não foi um nome falado mas era muito interessante até pela experiência que tem e provavelmente não se iria importar de ser número 2.

    Hamilton, tenho ideia que já disse que gostaria de um dia correr pela Ferrari (quem é que não gostaria?) Mas não sei. Vai estar nos seus 36 anos habituado a ser número 1 não me cheira que a Ferrari vá tapar um dos pilotos mais promissores da F1 para que um Hamilton faça mais duas/três épocas.

    Outro piloto que não vi ninguém falar foi no Giovinazzi. Sim não é uma grande espingarda, mas é competente, Italiano, das escolas da Ferrari e provavelmente saltaria de felicidade em ser o número 2 da Ferrari.

    • Marafade
      Posted Maio 12, 2020 at 12:26 pm

      Concordo com tudo o que foi dito!
      Tirar neste momento o Sainz da McLaren era uma machadada que podia ser muito dura para o crescimento da equipa agora que aquilo estabilizou.

      Penso que o Ricciardo seja a melhor opção. O australiano merece mais que a Renault. Só vejo aqui um problema. O Ricciardo não é pessoa de ficar contente como segundo piloto de uma equipa, mesmo que essa equipa seja a Ferrari. Talvez isso trouxesse problemas que a equipa não precisa neste momento que a aposta no jovem monegasco é obvia.

      Bottas penso que seja um bom número 2 na Mercedes. Está bem, dúvido que aceite essa mudança para outra equipa com o mesmo estatuto.

      Hamilton penso que seja só um choradinho para continuar a ser desejado por tudo e todos. Dos melhores pilotos de sempre, a Mercedes não o pode deixar fugir.

      Giovinazzi…. Espero que a Ferrari não dê esse tiro nos pés.

      Abraço

      • Joao Duarte
        Posted Maio 12, 2020 at 12:32 pm

        Concordo com quase tudo. Pelo que disseste considero que o Ricciardo não seja a melhor opção para a equipa, já existindo Leclerc.

        • Marafade
          Posted Maio 12, 2020 at 6:53 pm

          Tens razão, acho que aqui a minha opinião já divergiu porque não quero nada que o Sainz saia da McLaren, a equipa que mais me dá prazer de ver correr. A melhor escolha seria o espanhol, mas eu espero que seja o Ricciardo eheh

      • DYI
        Posted Maio 12, 2020 at 1:04 pm

        Falei do Bottas e do Hamilton, na eventualidade de a Mercedes abandonar a fórmula 1.
        No entanto, no caso do Hamilton acho que era algo que ele quereria
        de qualquer das maneiras quando acabar o seu contrato

        • Joao Duarte
          Posted Maio 12, 2020 at 3:16 pm

          O Hamilton na Ferrari dependerá de como correrem as coisas na Scuderia este ano. Se correrem bem para o Leclerc duvido que queiram ir estragar, se não correr acredito que possam ir atras do Hamilton. Isto só vale se a Mercedes, claro. Se continuar não vejo o Hamilton a sair já.

  • Nuno Pereira
    Posted Maio 12, 2020 at 8:06 pm

    Ricciardo nao faz sentido em ir para a Ferrari. Entao, ele que nao gostava de ter sido relegado para 2o plano em relacao ao Verstappen, vai agora para a Ferrari para precisamente ocupar o 2o plano? Quase de certeza que vai o Sainz, e a McLaren podia muito bem levar para la o Vettel.

  • Tiag1slb4ever
    Posted Maio 13, 2020 at 11:20 pm

    O Ricciardo quis sair para liderar uma equipa e lutar pelo pódio. Teve azar que as melhores equipas tanto ferrari como mercedes nao precisavam e teve de se sujeitar ao que havia, e depois da guerra renault-red bull devem ter lhe acenado com um contrato chorudo e com 30 anos aceitou.
    Pela forma como as coisas estão, e nao estando a ferrari a altura da Mercedes , faz mais sentido ir buscar um jovem talento e evoluir a equipa ao mesmo tempo dos pilotos, por isso acho que Sainz prefila-se para fazer companhia a leclerc, e assim que hamilton sair , apostar tudo para voltar ao numero 1.
    Ferrari tem nome e dinheiro, por isso verstappen também não é descabido, é um piloto ambicioso, mas acredito que pelo menos mais um ano na red bull vai ficar, em 2021 pode muito bem acabar por rumar a ferrari se a proxima temporada correr mal a ambos.

    Ricciardo é um excelente piloto, mas nao teve a sorte de ter oportunidade de ir para ferrari ou mercedes, foi pena , mas ve lo mais 2 ou 3 anos a rodar por equipas medianas e acabara a carreira assim

Deixa um comentário