Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segundo melhor médio português nos últimos 28 anos?

Vamos nomear o melhor XI português nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para segundo melhor médio (Deco foi eleito o melhor):

54 Comentários

  • Kacal
    Posted Junho 13, 2020 at 12:23 pm

    Votei Rui Costa. Foi Deco na primeira e é Rui Costa agora, fácil.

  • Bjorn
    Posted Junho 13, 2020 at 12:46 pm

    Um meio-campo com dois jogadores parecidos não faz muito sentido mas isto é um bocado fantasy-football. Votei Rui Costa mas não faz sentido. Diria que falta agora um jogador que tenha qualidades defensivas e de apoios. Alguém na onda do Moutinho, Maniche ou Tiago.

    • riscas
      Posted Junho 13, 2020 at 1:03 pm

      Exactamente, para isto dar um resultado mais equilibrado a posição de médio deveria ser dividida em Box-to-box/8 e médico-ofensivo/ segundo avançado.

    • disturbed17
      Posted Junho 13, 2020 at 1:10 pm

      Se um treinador/selecionador tivesse 2 jogadores desta qualidade, duvido que não arranjasse maneira de os colocar aos 2.
      Exemplo: Guardiola prescinde de De Bruyne ou David Silva no mesmo 11?

    • Valderrama
      Posted Junho 13, 2020 at 1:12 pm

      Foi a forma de se conciliar Deco e Rui Costa no onze. Os três que mencionaste eram os melhores dos “oitos” disponíveis mas eram claramente menos jogadores que Deco ou Rui Costa. De qualquer forma Deco jogou muitas vezes como “oito” no Barcelona pelo que não seria totalmente fantasy football

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 1:14 pm

      É possível conciliar Rui Costa e Deco num onze. O Barça e as equipas de Guardiola fazem-no há anos.

    • Mantorras
      Posted Junho 13, 2020 at 1:47 pm

      Sao 3 medios. Paulo Sousa, Deco e Rui Costa nao e assim tao descabido para a ultima meia hora a perder :)

    • Kacal
      Posted Junho 13, 2020 at 1:56 pm

      Concordo que um meio-campo mais equilibrado seria com um MDF, um desses médios e um MO entre Deco e Rui Costa, mas a votação é o que é e se é para escolher os melhores acho que nunca poderíamos votar fora de Deco e Rui Costa.

  • Valderrama
    Posted Junho 13, 2020 at 1:06 pm

    Não vejo grande margem para divergências.
    O onze deverá ser Baía; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho, Coentrão; Paulo Sousa, Deco, Rui Costa; Figo, Cristiano, Pauleta.
    Alguns jogadores mais antigos que poderiam espreitar o onze (como João Pinto, Veloso ou Futre) estiveram longe do seu melhor no período de tempo que é referido.
    Mesmo em relação aos próximos 7-8 anos, de forma a que se possa ter uma noção mais aproximada da qualidade e carreira dos jogadores nomeados ainda em actividade, não vejo que possa haver grandes alterações.
    Não vejo Patrício a conseguir evoluir muito mais o seu jogo e a conseguir fazer várias épocas a um nível que possa compensar as várias épocas medianas que teve no início da carreira. Qualquer um dos três laterais direitos em actividade poderia ainda ultrapassar o Zé Bosingwa mas penso que com a idade deles, o luso-congolês já era mais jogador. No centro por muito que goste de Ruben Dias não tem características físicas (em relação a Pepe) nem técnicas (em relação a Ricardo Carvalho) para poder almejar a tirá-los do onze. Guerreiro há muito que promete ultrapassar Coentrão mas as lesões e alguma inconstância na posição no terreno não têm ajudado. Penso que Ruben Neves poderá ser quem tem mais hipóteses de vir a entrar no onze e derivado de Paulo Sousa ter tido um final de carreira precoce motivado pelas lesões. Por muito que Bruno Fernandes seja um craque falta alguma categoria para poder sentar Deco ou Rui Costa. Figo e Cristiano são intocáveis. Pauleta será mais fácil de alcançar mas também não se vê nenhum jovem jogador que nesta altura pareça poder morder-lhe os calcanhares.
    De forma que não só acho este 11 praticamente consensual (para quem os viu jogar, claro) como não o vejo a ser alterado nos próximos tempos.

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 2:26 pm

      Vejo Bernardo Silva com capacidade de se sentar à mesma mesa de Deco e Rui Costa quando terminar a carreira.

      • B.Jardim
        Posted Junho 13, 2020 at 3:24 pm

        Concordo Chico, mas por agora tem sido mais usado a extremo e dúvido que chegue ao nível de melhor do mundo nessa posição, como Figo e Ronaldo chegaram.

      • Valderrama
        Posted Junho 13, 2020 at 5:22 pm

        Tenho dúvidas que atinja esse patamar. Na teoria já tem como treinador quem terá a capacidade para extrair o seu melhor futebol mas neste ano baixou de nível. Para além de que não vai ser considerado para esta posição, vai estar nos extremos direitos

        • Chico
          Posted Junho 13, 2020 at 6:04 pm

          Atingiu um patamar semelhante na época passada. Tem capacidade de voltar a esse nível no futuro e acredito que o faça. Também importa não esquecer a época do título no Mónaco… Já são duas épocas a um nível estratosférico. Esta época baixou um bocado de produção, talvez porque rende menos quando coincide com o KDB (passa menos jogo por ele e assume mais uma função de extremo). Sei que vai ser incluído nos extremos, mas para mim é um médio ofensivo, pelo menos funcionalmente. Se surgisse há 20 anos, teria jogado no centro a carreira toda e a tendência com o evoluir da carreira será jogar mais e mais aí.

    • Manel Ferreira
      Posted Junho 13, 2020 at 6:00 pm

      Não tenho tanta certeza de que o Pauleta seja escolhido como PL. Espero que sim, mas é um jogador incrivelmente desvalorizado aqui em PT (os problemas de nunca ter jogado num “grande”) e até vejo o André Silva a ganhar com base nesta boa forma recente e nessa desvalorização de que falei.
      Em relação a esta votação em particular, junto-me a quem diz que é um bocado injusto o JVP ser colocado aqui, mas pronto, é o que é, seria também difícil colocá-lo a PL (a menos que ele fosse englobado pela definição de “avançado”).
      Em relação a futurologia, também acho que as laterais são as posições mais fáceis de ultrapassar.

      • Valderrama
        Posted Junho 13, 2020 at 8:33 pm

        Pauleta é claramente desvalorizado mas o André Silva também não é muito apreciado. Acredito que a valorização actual do PSG possa compensar alguma injustiça popular em relação ao açoriano, claramente o melhor ponta de lança português neste período. O meu favorito até é Domingos mas a carreira de Pauleta fala por si

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 6:07 pm

      Acrescento que não acho de todo o onze consensual. Entre Bosingwa e Miguel é discutível quem era melhor assumindo a questão apenas de um ponto de vista futebolístico e não de feitos de carreira, porque o Valência era um clube inferior ao Chelsea. O mesmo se aplica a Baía e Pepe, mas aí há uma discrepância superior em termos de palmarés e feitos coletivos face aos outros candidatos.

      • Valderrama
        Posted Junho 13, 2020 at 8:37 pm

        Acho que o Bosingwa era um defesa mais sólido não deixando de ter as principais valências do Miguel na parte ofensiva. Na parte final da carreira no Chelsea até chegou a fazer a posição de central, era mais alto e menos vulnerável no jogo aéreo. Como o Miguel tem menos de metade da votação do Bosingwa (antes de um bot ter dado 50% dos votos ao Secretário) penso que será relativamente pacífico

    • RuiCosta10
      Posted Junho 15, 2020 at 1:42 am

      Boa analise. O Pauleta era top mundial a fazer uma coisa: Meter a bola dentro da baliza. Infelizmente era relativamente baixo, não era rápido, nem forte. Se tivesse alguns destes atributos, o Nuno Gomes mal tinha jogado pela seleção.
      Outro jogador que considero sofrer do mesmo mal era o Hélder Postiga. Se fosse rápido ou alto/forte teria tido uma carreira muito superior, porque tinha boa técnica e era bastante inteligente.
      Já estava na hora de termos um ponta de lança de top mundial, mas infelizmente as promessas não se têm confirmado.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 13, 2020 at 1:09 pm

    Aqui é sem dúvida Rui Costa, mas aos que não votaram no Rui, a desconsideração por Tiago faz-me confusão.

    • Dennis Bergkamp
      Posted Junho 13, 2020 at 2:26 pm

      Exatamente o que defendi no post anterior. É difícil compara-lo com JVP, mas para mim é o 3º da hierarquia.

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 4:24 pm

      Para mim é:
      1. Rui Costa
      2. Deco
      3. JVP
      4. Moutinho
      5. Tiago, muito próximo de JM
      6. Meireles, já bem abaixo dos restantes
      7. Maniche
      8. Os restantes

      Bernardo poderia entrar na discussão no top 5 se fosse considerado aqui.

  • Luke Vin Diesel
    Posted Junho 13, 2020 at 1:12 pm

    Bruno Fernandes com mais votos que Tiago, Maniche, Raul Meireles e JVP? Pouco sentido faz.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 13, 2020 at 1:15 pm

    Sei que vai ganhar o Rui Costa, justamente diga-se.

    Mas estranho que as pessoas falem no Moutinho e se esqueçam do que foi o Maniche.

    Não tinha menos classe que o jogador do Wolves em campo e com a vantagem de ter sido muitas vezes decisivo com golos na seleção.

    • Valderrama
      Posted Junho 13, 2020 at 1:36 pm

      Maniche tinha muito mais chegada à área mas teve um pico de duas temporadas. Impossível de rivalizar com a regularidade de Moutinho

      • Chico
        Posted Junho 13, 2020 at 4:21 pm

        Um Maniche teve a sorte de encaixar muito bem naquele sistema do Porto e colmatar algumas das lacunas da equipa. Se restassem dúvidas que não era nada por aí além, basta ver o seu percurso subsequente. Acaba por efetivamente ter um auge de 2 anos, porque não foi assim tão bom e teve a sorte de estar inserido num contexto absolutamente perfeito. Tiago e Moutinho são muito superiores como jogadores de futebol.

        • Khal Drogo
          Posted Junho 13, 2020 at 6:57 pm

          Concordo que o Moutinho e o Tiago sejam melhores, mas o Maniche ainda esteve bem no tempo que jogou no Atlético. Não que mude muito o que estás a dizer, na verdade.

        • The Mo
          Posted Junho 13, 2020 at 8:11 pm

          O Moutinho e o Tiago foram quanto muito mais consistentes, mais o Moutinho, o Tiago é muito discutível.
          Eu gosto muito do Moutinho e do Tiago, o Moutinho sempre o admirei enquanto jogador desde os tempos do Sporting, o Tiago até é meu conterrâneo e teve uma bela carreira.
          Mas o nunca vi Tiago e Moutinho a jogarem tanto como o Maniche nesses dois anos da Porto.
          O Maniche até foi o melhor jogador da seleção no Euro 2004 e no Mundial 2006, e sentava o Tiago.
          E depois, o rendimento que Maniche e Tiago tiveram no Chelsea e Atlético Madrid foi equivalente, portanto esse argumento do Maniche não ter provado nada depois do Porto também é válido para o Tiago, seguindo a tua lógica claro.

          • Chico
            Posted Junho 13, 2020 at 11:27 pm

            O Tiago foi titular em Chelsea, Lyon e Atlético (num dos melhores Atletis de sempre), só não foi na Juve. O Maniche não era um titular do Chelsea.

          • Chico
            Posted Junho 13, 2020 at 11:29 pm

            Aliás, até penso que o Sporting Maniche chegou a ser suplente do Tiago no Chelsea, salvo erro.

    • RuiCosta10
      Posted Junho 15, 2020 at 1:36 am

      Escolhendo entre os 2 no topo das suas capacidades, Maniche era melhor, oferecia mais soluções, especialmente com o seu remate. Moutinho é aquele jogador certinho como um relógio e super inteligente. Se fosse mais forte fisicamente tinha jogado num clube de topo anos e anos, nunca seria dos melhores da equipa para a maior parte dos adeptos mas treinador algum abdicaria dele.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 13, 2020 at 1:18 pm

    Rui Costa

  • Duka23
    Posted Junho 13, 2020 at 1:21 pm

    Bruno Fernandes com 9 e Rui Barros com 1 dói, sem querer tirar qualidade/potencial ao Bruno

  • Estigarribia
    Posted Junho 13, 2020 at 1:37 pm

    Como já tinha votado no Rui Costa, e para não votar no mesmo, dou o meu voto ao Maniche. Teve golos importantes pela Selecção Nacional, como os golos apontados á Selecção da Holanda no Euro 2004 e no Mundial 2006 e foi peça-chave para José Mourinho no FC Porto e no Chelsea.

    Faz-me alguma confusão o Maniche ser tão desconsiderado em relação, por exemplo, ao João Moutinho.

    Saudações Leoninas

    • B.Jardim
      Posted Junho 13, 2020 at 3:27 pm

      Maniche não foi peça chave no Chelsea de Mourinho. Em termos de carreira de clubes, Tiago tem um histórico superior. Até Moutinho e Meireles têm.

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 4:19 pm

      É desvalorizado, porque era muito inferior em todos os aspetos relativamente a Tiago e Moutinho, excepto no remate. Se restassem dúvidas, basta olhar para a carreira dele pós-2004, onde se comprovou que era “apenas” um bom jogador a jogar num sistema e num contexto em específico onde encaixou na perfeição. Como jogador, é muito inferior a Tiago e Moutinho, pelo menos.

  • Vegeta
    Posted Junho 13, 2020 at 1:41 pm

    Ia votar Deco, para já:
    Rui patrício
    Bosingwa
    Fábio Coentrao
    Ricardo Carvalho
    Pepe
    Paulo Sousa
    Rui Costa
    Deco

  • Mantorras
    Posted Junho 13, 2020 at 1:47 pm

    Rui Costa. De muito longe.

  • Tiago Pjanic
    Posted Junho 13, 2020 at 1:49 pm

    O homem dos golos importantes e talvez o melhor jogador em 2 fases finais, Maniche. Aliás o meio campo para mim era o de 2004. Nunca vi um meio campo que se completasse tão bem!

  • Fantantonio
    Posted Junho 13, 2020 at 2:26 pm

    Votei Rui Costa. Se fosse para ser mais funcional, votava Moutinho.

  • RicardoFaria
    Posted Junho 13, 2020 at 2:46 pm

    Rui Costa!

    Saudações DesPortistas!

  • Fr_Baresi
    Posted Junho 13, 2020 at 2:58 pm

    É a primeira vez que comento estas votações e há várias coisas que me fazem confusão:
    – o JVP estar incluído no mesmo lote que Adrien, Raul Meireles e outros. O JVP era claramente um segundo avançado que caia bem nas alas.
    – nestas votações não entendi se é suposto votar nos melhores, ou nos melhores na seleção (tou a assumir o 1º)
    – Embora ache enorme jogador, não entendo a veneração que há pelo Rui Costa, ao ponto de alguns o incluirem numa lista reduzida dos melhores de Portugal e do Benfica. Acho que aquelas lágrimas no regresso à Luz fizeram com que muitos o olhassem de forma diferente, porque não me parece que tenha jogado assim tanto com a camisola do Benfica.
    – Não entendo como o Fernando Couto não é considerado um dois melhores centrais portugueses. Bem sei que na altura davam mais jogos da Fiorentina que lutava pela Europa do que da Lazio que lutava pelo título, mas as épocas dele no Barcelona também foram brilhantes e davam muitos jogos na tv.

    • Chico
      Posted Junho 13, 2020 at 4:29 pm

      Jogou muito na última época da primeira passagem pelo Benfica. O auge foi na Fiore e primeiras épocas de Milan, como é óbvio. Nessa altura, era só um dos melhores camisas 10 do mundo, que era a posição mais valorizada no futebol da época. No entanto, parece-me um comentário um bocado dissimulado com base na última frase, que explica tudo. Não precisa de ser tão amargo.

      • Fr_Baresi
        Posted Junho 13, 2020 at 6:40 pm

        Penso que não entenderam o que quis dizer: craque, mas não ao nível que o colocaram em PT. Gostava muito de o ver jogar, e vi muito jogo da Fiore por causa dele e do Batigol, mas para mim está longe do nível de Eusébio, Figo, Cristiano, Futre e vê-se muita gente a coloca-lo por lá.
        Não é dissimulado, é a verdade. Acho que é um jogador que sempre teve ótima imprensa.
        Olhando para o SLB, acho que há um culto da imagem dele que nunca entendi. Fez de facto a boa época que falaste, mas houve muitos jogadores na história do Benfica que fizeram épocas aquele nível ou superior: JVP, Simão, Jonas …

        • Valderrama
          Posted Junho 14, 2020 at 12:01 am

          Percebo o que quer dizer no comentário e concordo que Rui Costa não está ao nível dos outros quatro jogadores portugueses que refere.
          Em relação à comparação com o que fez no Benfica, acho que os jogadores que refere foram de facto mais decisivos no Benfica, não quer necessariamente dizer que fossem melhores jogadores que o Rui Costa. Dou outro exemplo, para mim o Deco foi o melhor jogador que vi no Porto. No entanto acho que Jardel, Hulk e talvez até Quaresma nalguns anos tenham sido mais decisivos. Não deixam de estar a milhas do jogador que foi Deco.

    • SilvadasAguas
      Posted Junho 13, 2020 at 5:43 pm

      Usares como nick o nome do sr Baresi e depois questionar-se se o Rui Costa foi ass tão bom jogador é só tolo…mas passa por Florença e Milão e logo terás uma resposta a essa “estranha veneração”

      • Fr_Baresi
        Posted Junho 13, 2020 at 6:32 pm

        Se calhar é por isso que falo com conhecimento de causa.
        Na Fiore era Deus … em Milão nunca foi. Para o Milan era um bom jogador, mas não era sequer dos melhores/indiscutíveis da equipa.
        Mas acho que não entenderam o que quis dizer: craque, mas não a um patamar que o colocam em PT.

        • SilvadasAguas
          Posted Junho 13, 2020 at 7:15 pm

          Um jogador que nas 5 épocas que teve em Milão e com todos os craques que lá estavam na altura fez em cada epoca 33-48-41-38-31 jogos, é titular na final da champions de 2003,é o jogador com mais assistênciasdessa champions, se isto não é de jogador indiscutível então não sei o que é um indiscutivel

          • Fr_Baresi
            Posted Junho 13, 2020 at 11:02 pm

            Esse ano foi o que jogou mais. Nas outras épocas lembro-me de ver os jogos e ele jogar muitos a titular, mas não ser um indiscutível. Mas hoje em dia é possível ir a um zerozero confirmar o nr de jogos a titular por época:
            Liga Europa/Champions: 8 + 14 + 1 + 4 + 0
            Serie A: 20 + 24 + 19 + 15 + 12

          • Valderrama
            Posted Junho 13, 2020 at 11:51 pm

            Indiscutível não era, principalmente depois da chegada de Kaká

    • Valderrama
      Posted Junho 13, 2020 at 8:26 pm

      Em relação aos pontos que coloca:
      – JVP realmente tem pouco a ver com os restantes jogadores à excepção de Rui Barros e Danny mas se a táctica preferencial de Portugal foi um 433 e nunca tendo jogado como ponta de lança penso que seria a posição onde fazia mais sentido ser incluído.
      – Daquilo que percebi é suposto votar nos melhores. Acredito que a carreira seja importante tal como o percurso na seleção mas não são factores fundamentais.
      – Concordo que Rui Costa não mostrou assim tanto pelo Benfica mas há vários factores para ser idolatrado. Esteve directamente envolvido no último título antes do grande jejum de campeonatos que tiveram no final dos 90s início dos 2000s, o que cria alguma sobrevalorização do jogador. Aconteceu o mesmo em relação à qualidade de Toni como treinador, na altura em que Manuel Vilarinho mandou Mourinho embora para fazer regressar Toni foi uma atitude que pareceu agradar à maioria dos associados. Acresce que Rui Costa nunca escondeu o amor pelo Benfica e a vontade de regressar à Luz, sendo na minha opinião, o melhor jogador saído das camadas jovens do Benfica das últimas largas décadas. Sempre brilhou ao serviço da seleção, é um tipo de jogador muito elegante com a bola e que provoca um enorme saudosismo até porque praticamente já não existem jogadores que ocupem aquele espaço do terreno. Na altura o talento também estava mais bem distribuído entre várias equipas, ninguém discute a enorme qualidade de Batistuta que também passou os seus melhores anos em Florença.
      – Finalmente em relação a Fernando Couto, chegou a ser considerado um dos melhores da Europa, tem uma carreira invejável e era muito completo. No entanto penso que os seus concorrentes para a posição acabam por ganhar-lhe vantagem, sendo na minha opinião, claramente destacado o melhor central dos que ficam de fora

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 13, 2020 at 3:20 pm

    Aqui Rui Costa

  • Turiacus
    Posted Junho 13, 2020 at 5:05 pm

    Rui Costa!

  • BioSpot
    Posted Junho 15, 2020 at 11:36 pm

    Aqui Rui Costa, de longe para os restantes!

Deixa um comentário