Agora é a dúvida é perceber se o britânico pode ser considerado o melhor de sempre. O campeonato está mais do que ganho, o que a acontecer lhe vai permitir empatar os 7 títulos de Schumacher, e os triunfos em corridas mais tarde ou mais cedo serão suplantados. E Lewis ainda parece ter vários anos pela frente no topo.
Lewis Hamilton venceu o GP da Alemanha, em F1, e somou a 91.ª vitória na categoria rainha do automobilismo, empatando assim com o recordista Michael Schumacher. O britânico arrancou de 2.º, ultrapassou Valtteri Bottas nas primeiras voltas e, apesar de ainda ter havido safety car, liderou até final. Vertsappen terminou em segundo, aproveitando a desistência de Bottas, com Ricciardo a conseguir o último lugar do pódio, algo que já não acontecia desde 2018 (já a Renault não terminava nos 3 primeiros desde 2011). Pérez, Sainz, Gasly, Leclerc, Hulkenberg, Grosjean e Giovinazzi fecharam o top-10. Pela negativa, Vettel que ficou mais uma vez fora dos pontos, e os abandonos de Norris, Albon, Ocon, Bottas e Russell. Na classificação do Mundial, Hamilton é cada vez mais líder, somando 230 pontos, com Bottas (161) e Verstappen (147) a discutirem entre si o segundo lugar. Ricciardo (78), Pérez (68), Norris (65), Albon (64) e Leclerc (63) seguem separados por apenas 15 pontos.


68 Comentários
Paulopes
Pode igualar e ultrapassar(certo como o destino) mas para mim Schummi será sempre superior a Hamilton.
George Orwell
E para mim não é apenas Schummi. Há muitos melhores do que o Ham ou, pelo menos, com muito mais carisma e que davam muito mais gozo ver pilotar.
Cossery
Exacto, para mim há Senna, Fangio, e ainda outros!
Fut765
Carisma é uma coisa muito subjetiva e imensurável. Tempos e velocidade não, pelo que Hamilton é um piloto muito rápido por natureza, desde sempre. Já o era nos karts, bem como na F2 e desde o primeiro o ano de F1 que está à vista de todos. Uma coisa é certa… Pelo menos nunca vi a Mercedes a dar ordens para deixar passar o Hamilton, como acontecia várias vezes com Schummi. E sou bastante fã do alemão, atenção. Para mim é o 2° melhor de sempre.
VettelF1
Nunca viste? Ahahah. Rússia 2018 logo à cabeça
“Valtteri, it’s James…”
Fut765
Sim, quando a equipa já tem apenas um piloto em discussão pelo título.
andresilvac
Singapura 2019 quando o James depois de ouvir o Eng dar o target .37 ou mandou fazer 38.5 não fosse o Bottas incomodar o menino
SlyRP
Vieste cá defender o Hamilton, tudo bem. Mas pelo não mintas.
Nunca viu a Mercedes dar ordens para deixar passar, está bem.
Fut765
Não tenho defender ninguém. Não sou fanboy. Só não entendo o ódio constante ao rapaz. Ele não tem culpa de não ter rival à altura. E ao menos faz tudo para ganhar, como qualquer piloto digno desse nome deve fazer.
Desculpem, não, não vi. Fui muito mal habituado na altura do Schumacher, que era claro como água. Agora talvez seja mais discreto. Nem vejo diferenças de tratamento e começam os dois pilotos em pé de igualdade o campeonato. Se o Bottas não tem categoria para bater o colega já é outra história… Tivesse o Bottas em posição de ganhar o campeonato, com o Hamilton arredado da discussão e queria ver se as ordens da Mercedes não era iguais.
Giuseppe F
Nunca viste? Ahah. Outros tempos, agora chamam o Bottas às boxes se for preciso.
Fut765
Se calhar é por aí, não digo que não. Mas o Hamilton também não tem culpa de o colega não ter capacidades de lhe dar luta.
Giuseppe F
O Bottas não é nenhum monstro mas se a estratégia passasse por si era ele que vencia e não o Ham.
George Orwell
Que ele é rápido, ninguém tem dúvidas. Prova disso é ouvi-lo a queixar-se dos pneus em todas as corridas e logo a seguir fazer a volta mais rápida. E mesmo que o carisma não se já palpável, acredito que tivemos nomes a deixar saudades na F1. De Schummi a Lauda, passando por Senna a Alonso. Ham é muito bom, vai ser líder em tudo o que é estatística mas não deixará saudades como outros.
Joao Duarte
Mas não deixará saudades pela personalidade dele ou pelo talento? Eu não gosto da personalidade dele e já estou farto dos seus choros, mas não posso deixar de ver e reconhecer que tem um talento incrível.
Gunnerz
Bem hoje atrevo me a dizer que o interesse era mais se a Renault e Ricciardo conseguiam 1 pódio e não o record igualado pelo Hamilton. Finalmente o momento chegou. Adoro a Renault e o australiano e portanto o dia está ganho, é de louvar a perseverança que ele teve toda a época para o conseguir. E a verdade é que a brincar a brincar pode acabar a época em 4 lugar como piloto e até meter a Renault em 3 nos construtores.
De resto mais uma excelente corrida de gasly, não dá para não gostar do miúdo. Gostei tbm de ver gio e grosjean a fazerem pontos e mais uma boa corrida de hulk.
Giuseppe F
De salientar que o Hulk saiu de último e anda a tapar buracos!
RicardoFaria
Nunca será melhor que Shumacher..
A F1 está cada vez mais desinteressante porque já se sabe quem ganha antes das qualificações.
Saudações DesPortistas!
andresilvac
Quando sem o safety car apenas Verstappen não estaria com 1 volta de atraso acho que não é preciso dizer mais nada, depois estranham se como a Honda quer sair e nenhuma marca quer entrar na F1, é que enterrar centenas de milhões em desenvolvimento de motor para depois ver os Mercedes dar voltas de avanço aos outros que já lá andam a 6 anos não é grande motivo para aventuras na F1
RicardoFaria
Eu perdi muito interesse na F1 já há uns anos.
Agora limito-me a ir ver os resultados e está feito porque a única coisa interessante é o início.
Saudações DesPortistas!
Giuseppe F
Não é sempre certo, aliás o Bottas voltou a fazer a pole (tem quantas 4,5 este ano?). A F1 não é desinteressante porque já se sabe que o Hamilton vai ganhar, há vários motivos de interesse. Este ano estou a gostar muito de seguir a Renault (que salto qualitativo) e q Aston Martin, que tem um belo carro (azar pelo Pérez com 2 corridas de fora), pena manter o tacho.
E igualmente interessante acompanhar o Gasly e agora quero ver como é que a Ferrari vai descalçar esta bota com o Sainz e Leclerc!
A Bundesliga para mim é a melhor e mais interessante liga de futebol do mundo independentemente de já saber o vencedor.
RicardoFaria
Basicamente já sabes que é entre Bottas e Hamilton apesar de ser sempre possível existir uma surpresa mas é raro.
Este ano só vi para aí 2 corridas..
Acredito que seja engraçado acompanhar as outras lutas mas isso eu praticamente nunca acompanhei.
Saudações DesPortistas!
Joao Duarte
O Leclerc com a carroça que tem está a fazer milagres. Neste momento o Ferrari é o 4º pior carro. Não me parece que o Sainz, mesmo tendo melhorado muito, tenha capacidade para competir com o talento do Leclerc.
RicardoFaria
Concordo com tudo.
Saudações DesPortistas!
Fut765
Sempre houve eras em que se sabia à partida quem ganharia, dando sempre eventualmente azo a surpresas. Na verdade o mais interessante é o pelotão de 3° para trás, ou seja, a partir do Verstappen. Há lutas constantes entre Renault, Racing Point, McLaren, Ferrari e até Alpha Tauri, muito interessantes de se ver.
RicardoFaria
Desde que me lembro de ver F1, nunca vi nada como agora.
Ver uma equipa como a Ferrari nem sequer chegar a Q3 é algo muito estranho para mim.
Saudações DesPortistas!
Fut765
Essa posição da Ferrari acho que é estranho para todos que vêm F1 há muitos anos. Mas esses só se estão a enterrar no buraco que cavaram
Joao Duarte
Mas isso é culpa exclusivamente da Ferrari que fez um carro péssimo. Não tem nada que ver com a competitividade ou falta dela da F1.
E a Ferrari andar lá para trás não é comum nos últimos 20 ou 25 anos, mas já houve tempos em que também andou lá para trás.
RicardoFaria
Existe falta de competitividade na luta pelo título que é a única que acompanho.
Eu só tenho 27 por isso nunca vi algo semelhante na Ferrari.
Saudações DesPortistas!
Cossery
E nunca o Shumacher será melhor que o Senna…
RicardoFaria
Nunca vi Senna correr, infelizmente.
Saudações DesPortistas!
andresilvac
Hamilton vai superar Shummi e por larga margem mas apenas em números… Estes últimos 6 anos não podem ser comparados a qualquer outra era da F1, a Mercedes como uma vez mais se viu hoje domina como bem entende todas as corridas e só não ganha por erros próprios a concorrência não tem armas para estes Silver Arrows.
Quanto a Hamilton nestes 6 anos de Híbridos estes últimos 4 teem sido completos passeios este ano acumula erros e tem o campeonato no bolso e não preciso de dizer mais nada, em 2015 e 2016 com Rosberg ganhou 1 perdeu outro todos decididos na última corrida de 2016, para mim esses são os últimos anos em que levo minimamente a sério, para cá disso (saída de Rosberg) tem sido um passeio no parque para o Inglês estes últimos 4 anos valem o que valem (números) …
Quanto a corrida Ricciardo até que enfim merecia já a 3 ou 4 GPs o Pódio e ele chegou hoje merecido e peca até por tardio.
Destaque também para a melhoria da Ferrari na nova versão do carro (Leclerc) mas a gestão da box continua um caos o safety car também veio arruinar a estratégia, mas mesmo sem safety car não parecia que fosse funcionar a 100%.
Cumprimentos
Fut765
Porque não pode ser comparado a outras eras? Red Bull com Vettel, Ferrari com Schumacher, McLaren com Senna e Prost…
SlyRP
“McLaren com Senna e Prost” e vamos mesmo comparar? Não estás a ver o erro nisso?
Fut765
Não, não estou a ver o erro. Por serem dois pilotos, o domínio não pertencia à mesma a uma equipa?
SlyRP
Sendo a equipa que tinhas os dois melhores pilotos, que competiam entre eles. Não era um piloto a correr e um boneco sentado no carro a cumprir ordens.
Fut765
E o rosberg? Também era um boneco a acatar ordens que lá estava? Ou será que o bottas não tem capacidade para mais, nem serve para mais?
andresilvac
Pela simples razão que a 20/25 anos que vejo F1 e nunca vi um carro tão dominador como este Mercedes é 1-2 desde 2015 a era da red bull e da Ferrari e depois Renault o campeonato era disputado ao ponto inclusive o de construtores, quando Hamilton nos últimos 4 Gps tem 45 ou 55s de penalização (acumulado) e em 3 desses GPs ganha vantagem no campeonato acho que não é preciso dizer mais nada, aliás só da era Redbull 3 desses 3 campeonatos (4) foram decididos em Abu Dhabi na última corrida sabe quando foi a última vez que isso aconteceu?
Eu respondo 2015 e 2016 no primeiro ganhou Hamilton no outro Rosberg.
Mas continuando diga quantos anos durou o domínio das outras eras assim de cabeça 3 ou 4 anos Mclaren/Honda mais 4 ou 5 no início dos anos 2000 da Ferrari 2 anos de Renault a seguir é 4 da Redbull desta feita já vamos no 6o ano desta era com mais 4 prometidos no mínimo.
Aliás nunca me lembro tão frequentemente 1-2 da mesma marca tanto em qualificação como em corrida.
Mas se estiver errado alguém que me venha corrigir.
Cumprimentos
Fut765
Completamente de acordo. Mas também aqui entra muita a questão do demérito das outras equipas. A questão é mais porquê tanta irritação com a Mercedes e não por estes outros domínios que já houve? É por ser durante mais tempo?
andresilvac
Eu não estou irritado com a Mercedes, aliás se alguém tem mérito é a Mercedes a RB desde o início da era híbrida andou quase 2s para a frente a Mercedes andou 3 e o resto se pode dizer das outras equipas, Nunca conseguiram sequer “fechar” a distância e ter sequer um piloto constantemente entre os 2 Mercedes isso nunca aconteceu perderam alguns mas sempre ganharam mais que os outros porque simplesmente são melhores.
A irritação é para a FIA/F1 que permitem que continuemos nesta geração que não encanta ninguém (os carros não fazem barulho, são demasiado caros e poucas marcas a competir), ninguém pode dizer que mudando o regulamento a Mercedes não irá continuar a ganhar porque pode ganhar mas o que é certo é que os domínios anteriores terminavam ao mudar o regulamento de motores (Mclaren Ferrari/Renault/RB-Renault) e esta monotonia por vitórias afasta as marcas como já afastou a Honda e ira afastar a Renault pos Alonso se não ganhar, ninguém vai entrar na F1 para lutar para não levar 1 volta ou 2 de avanço dos Mercedes, é que caso não tenham visto se não fosse o safety car no final o terceiro iria ser dobrado em 2 ou 3 voltas a quase 20 do final pelo que seria possível o 8 ou 9° classificado ter 2 voltas de atraso e isto é grave muito grave para o desporto em si
Fut765
Estou completamente de acordo! Infelizmente vivemos nesta era do politicamente correto e de aparências. Como se ter motores híbridos em 20 carros de F1 fizesse alguma coisa positiva no meio ambiente…
AndreADG
Alguém não viu. 2017 e 2018
Kratos Algarvio
Primeiro ponto: Parabéns ao Lewis Hamilton que se cimenta como um dos melhores de sempre independentemente de efetivamente ter o melhor carro do grid á já algum tempo. Espetacular o britânico.
Em segundo lugar a fantástica corrida de Huuuuulkenbeeeerg! Chamado á última da hora pela Racing Point para substituir o indisposto Lance Stroll, fez a qualificação possível tendo em conta que antes da mesma teve 0 minutos na pista, e contra todas as expectativas acaba em P8. Dá que pensar saber que tanto ele como o seu companheiro de hoje Checo Pérez (que acabou num excelente P4) não têm lugar garantido na Grid para o próximo ano.
andresilvac
Isso concordo contigo, Hulkenberg saiu de casa quinta feira para andar de microfone na mão e sábado depois de almoço dizem lhe que teem que correr sem ter feito 1 volta de treino arranca cá atrás e faz uma corrida fantástica e acaba no 8°lugar e em tom de brincadeira “nada mau para um entrevistador” xD
Kratos Algarvio
E já agora, com este pódio de Daniel Ricciardo… que venha a tão desejada tattoo de Cyril xD
Giuseppe F
Ta tudo à espera!!!
Kafka
Melhor de sempre a fazer monólogos? Só se fôr… Vamos lá ter noção sff.. Onde é que o Hamilton tem mais mãozinhas que por exemplo o Senna? Só quem nunca viu o Senna conduzir um carro pode achar que Hamilton é melhor
Ainda há umas semanas atrás provei aqui, que nunca houve um domínio tão avassalador de um só carro/marca para as restantes… com a excepção dos anos da Ferrari com Schumacher e mesmo assim não vai ser tantos anos como este domínio da Mercedes…
Até porque antes tal como provei nesse post, até quando havia uma marca tremendamente superior às restantes, essa marca tinha sempre os 2 melhores pilotos do Mundo e portanto eles degladiavam-se entre eles, como foi o caso da Maclaren quando tinha Prost e Senna, houve de facto ali uns anos (ainda assim menos anos que este domínio da Mercedes) em que a Maclaren fazia monólogos, mas Prost e Senna estavam na mesma equipa e portanto competiam entre si, não era como a fantochada actual onde o Botas não passa de um fantoche
Fut765
O Bottas é um fantoche ou não tem categoria para mais? A única coisa que faz de jeito é pressionar o Lewis de vez em quando na discussão da pole. De resto, em corrida, são maus arranques constantes, quando está na liderança e se sente pressionado pelo 44 comete erros. Simplesmente não consegue subir de patamar. É bom piloto, não, piloto para ser campeão.
Kafka
Então é um fantoche
O Senna quando tinha o melhor carro teve de andar a competir com o Prost, não contra um fantoche como o Botas
Fut765
E que culpa tem o Hamilton disso? Já lá teve o rosberg que lhe deu bastante trabalho e ganhou inclusive um campeonato…
Kafka
Ele não tem culpa, agora depois não venham é dizer que ele é o melhor de sempre (que tremendo loool) só por que tem mais vitórias…. Isso é brincadeira só pode
Ele só tem mais vitórias porque tem um carro muito superior aos restantes
Fut765
Mas quanto a isso estou de acordo. Provavelmente nem top-5 será. E claro que só tem mais vitórias por ter um carro superior, tal como o Schumacher tinha. A questão é que tanto o Schummi como o Hamilton chegaram à posição de ter o melhor carro do pelotão por mérito… Ou agora vamos esquecer que ele quase foi campeão no ano de estreia e conseguiu mesmo o título no segundo ano? É um piloto extremamente rápido e isso ninguém lhe pode tirar.
Jonas Sabimbi
Eu até discutiria de bom grado quem é o melhor de sempre (subjetivo) e mostrar te ia quer estatísticamente quer subjectivamente o porquê de senna não ser o melhor de sempre. Mas discutir contigo quando tens ideias contrárias e só perda de tempo. Para mim é Schumacher ( não só pelas vitórias e campeonatos mas por tudo o que fez nas 3 equipas em que esteve envolvido, assim como o trucidar a concorrência. Mas não vou perder muito mais tempo a detalhar isto. Coloco Hamilton num top 3 sem dúvida.
Kafka
Tu não discutes porque não tens argumentos para isso, apenas mandas para o ar que tens mas não queres lool… Dizer que Hamilton é top3 é pura brincadeira de quem vê Fórmula 1 há 15 anos no máximo
Coitadinho do Hamilton se tivesse de enfrentar Senna, Prost, Schumacher etc todos com carros iguais, era feito em carne picada
Joao Duarte
Não dá para comparar eras. Hoje em dia os carros são muito mais complexos, há mais informação, etc… não sabemos se o Senna seria tão competitivo num carro atual. Ou o Fangio.
Giuseppe F
Para mim não. Não é o melhor de sempre, mas é um excelente piloto.
DNowitzki
Assim de repente, há logo dois nomes que surgem: Senna e Schumacher.
Lembram-se quando o Seb ganhou 4 títulos seguidos pela Red Bull? Logo começou a ser colocado como um possível candidato a lenda da F1 e, quiçá, competidor com Schumacher e companhia. Bom, basta atentar no que sucedeu assim que a Red Bull perdeu as vantagens que possuía e no que se transformou a carreira do alemão.
Quem é o GOAT da Nascar? Eu gosto muito do JJ e segui sempre a sua carreira atentamente, mas se calhar o Dale Earnhardt Sr. ou o Petty, mesmo que na fase embrionária da competição, tinham melhores mãozinhas e dependiam menos dos carros.
Não imagino o que seria conduzir aqueles carros de competição nas décadas de 50, 60 ou 70, não só pelas questões da segurança, mas também porque aqueles carros, comparativamente, não possuíam nem de perto nem de longe toda a tecnologia de que estes meninos hoje dispõem.
AYRTON8SENNA
Melhor de sempre é AYRTON SENNA e os próprios pilotos o reconhecem!!!!
Chico
Por respeito, acontece sempre assim quando alguém morre precocemente. O James Dean não era um Marlon Brando, mas é colocado no mesmo saco. Dito isto, Senna é um dos melhores pilotos de sempre, possivelmente o melhor, mas é impossível justifica-lo neste caso em concreto com base em opiniões dos seus colegas de profissão.
johnnyp96
Boa tarde a todos!
Vou fazer estas pergunts porque não sou, de todo, um grande entendido em F1.
Não há maneira de parar este domínio da Mercedes? As outras marcas não conseguem ter a mesma velocidade? Se Hamilton estivesse noutra equipa, também ganhava estas corridas todas?
Obrigado a quem responder!
Kafka
Hamilton noutra equipa não teria estas vitórias, nem teria sequer a menor hipótese de ser campeão, apenas ganha por ter um carro tremendamente superior à concorrência…. Qualquer que fosse o piloto que tivesse na Mercedes seria esse piloto campeão
Quanto à maneira de parar a Mercedes era mudarem as regras
VettelF1
A Mercedes é superior a nível aerodinâmico e de motor a todas as outras. Além disso tem muito boa fiabilidade (a desistência do Bottas hoje foi um acontecimento raro).
As outras equipas terão dificuldade em aproximar-se pois as evoluções que a FIA permite fazer aos carros são muito escassas e restritivas, devido à situação da pandemia. Também devido a esta as mudanças que iriam ocorrer em 2021 foram adiadas para 2022, pelo que o próximo ano será uma continuação deste, ou seja, a Ferrari, por exemplo, não terá margem de manobra para desenvolver o carro e chegar ao nível da Mercedes. A não ser que a FIA descubra alguma irregularidade no monolugar dos alemães, o que é improvável.
O Hamilton é um excelente piloto e um dos melhores de sempre do desporto, mas se estivesse na Red Bull só ganharia corridas este ano esporadicamente. Se estivesse na Ferrari nem cheirava. O que o Hamilton faz muito melhor que o Bottas é que torna as vitórias “fáceis”, ou seja, boas estratégias, gestão de pneus, não cometer erros, etc. Um pouco como o Vettel na Red Bull em 2011 e 2013 e o Schumacher na Ferrari em 2002 e 2004.
Jonas Sabimbi
Resposta de quem anda nisto há alguns anos.
Há maneira de parar. A Mercedes e que simplesmente e extremamente competente e tem o melhor motor da grid. A minha opinião pessoal e que se os rb equipassem Mercedes o verstappem discutia taco a taco o título.
Não conseguem pelos motivos que citei. Não não ganharia. Hamilton e um excelente piloto. Mas 80% da performance é carro.
andresilvac
Resposta rápida e curta não… Por exemplo Hamilton na RB e Verstappen na Mercedes era tudo do Holandês como é actualmente do Inglês.
A questão do domínio da Mercedes é o segredo mais bem Guardado da F1 actual já todas as equipas tentaram mudar muita coisa e nunca conseguiram fazer frente aos alemães estão muito a frente o porquê ninguém sabe, aliás a Ferrari até já com formas “ilegais” tentou combater este domínio e mesmo com a “marosca” o mais que conseguiu foi “assustar” a Mercedes ganhando aqui e ali uma corrida.
Ninguém percebe bem onde está a vantagem mas ela existe e mesmo quando assumidamente não tinha o motor mais potente a Mercedes dominou e nunca foi posta em causa o seu campeonato, é algo agora o que é andam 8 equipas a tentar saber (sim é bicada a Racing Point xD).
Cumprimentos
hortalica
O problema não está na velocidade, para teres noção os Mercedes não são os carros com mais cavalos, nem são os carros com mais velocidade de ponta (Ferrari e Red Bull têm mais por exemplo). O problema é que uma volta de um circuito não é apenas uma recta em que só precisas de velocidade/aceleração, é uma volta com várias curvas em que precisas de velocidade, travões, aerodinâmica, tácticas, pneus, etc. No conjunto destes fatores todos, a Mercedes encontra um equilíbrio muito superior aos outros. De que vale teres muita velocidade de ponta (como a Ferrari e Red Bull) se depois nas curvas te falta travões ou aerodinâmica e perdes mais tempo do que ganhaste na recta? Tens o caso da Ferrari que tem mais velocidade e pelo segundo ano consecutivo não trabalha decentemente o túnel de vento e neste aspecto ficam muito longe da Mercedes, o que equivale a perdas de milésimos de segundos muito importantes a cada volta e a velocidade que têm a mais não compensa estas perdas.
Há maneira de travar este domínio que é o que acontece de 4 em 4 anos (se não estou em erro) mudando especificações mais acentuadas dos carros, obrigando as equipas a construírem quase um carro novo (pelo menos partes importantes). Para o ano será um “ano zero”, ou seja, será o primeiro ano com estas novas modificações mais drásticas em que poderá aparecer uma nova equipa a dominar. O problema é que a Mercedes mesmo com estas mudanças drásticas mesmo adaptou-se melhor que as outras equipas e continuou a dominar e provavelmente para o ano, mesmo com as grandes mudanças continuará a dominar (mas poderá haver surpresas). Para além destas mudanças drásticas, todos os anos há pequenas mudanças nas especificações nos carros, mas estas não obrigam a uma renovação da maior parte do carro (são coisas mais softs).
Se o Hamilton estivesse noutra equipa não ganharia estas corridas todas, porque a Mercedes neste momento é muito superior às restantes equipas e quem está na Mercedes é quem ganha. Tens o exemplo do Bottas (que não é dos melhores pilotos) que é quem dá mais luta ao Hamilton pelo simples facto de estar na Mercedes, ou o caso do Roseberg (também Mercedes) que foi o único a quebrar o domínio do Hamilton, ou seja, os Mercedes competem entre si pelo título e o restantes do 3º lugar para baixo. Com isto, não quer dizer que o Hamilton não seja um grande piloto, mas se bateu o record do Schumacher fez graças ao grande domínio da Mercedes. O Hamilton é um grande piloto e tem uma grande qualidade que é consistência e com a consistência dele, cometendo poucos erros fica muito difícil não ser campeão.
VettelF1
A Ferrari tem o motor mais lento em 2020, de longe.
Acho que ficaste parado em 2019 Hortaliça
hortalica
No inicio da época em Barcelona, os Ferrari estavam a dar quase mais 10km/h que os Mercedes. Eu sei que os Mercedes podiam não estar a puxar a 100%, mas a Ferrari no inicio da época não estava tão má como está agora, quanto mais mexem no carro parece que pior fica.
EscarameiaJ
Ferrari com maior velocidade de ponta?
EscarameiaJ
Simples.
Neste momento é o melhor piloto, no melhor carro.
Da mesma forma que sempre houve esta questão. Sempre houve carros dominadores. Toda a gente diz que Vettel ganhou o que ganhou por causa do domínio da Red Bull na época. Toda a gente diz que Schumacher ganhou o que ganhou por causa do domínio da Ferrari, na época. Mas nunca nenhum dos seus companheiros de equipa conseguiu dar luta, com carros supostamente iguais, apesar de terem setup’s diferentes, obviamente.
Quanto ao ser o melhor de todos os tempos, é injusto ser avaliado por número de vitórias. As épocas desportivas não tiveram sempre o mesmo número de provas, pelo que hoje em dia é “mais fácil” bater records quando há 21 ou 22 corridas por ano.
Na década de 50, Fangio em 8 anos fez 52 corridas e ganhou 24, com uma percentagem de vitória de 46%. Hamilton tem 35%. Depois ainda aparece Clark à frente do próprio Schumacher.
Mesmo nas pole positions, onde Hamilton aparece destacado com 96 (quase mais 30 do que Schumacher), Fangio fez PP em 55%, Clark 45%, Senna 40% e Hamilton 37%.
Conclusão, não se pode comparar.