Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Economicamente falando, tinha sido desejável vender Messi no verão. Pelo que recebíamos e pelo que poupávamos”.

Ainda há margem para sair em Janeiro?

Carles Tusquets, presidente da Comissão de Gestão do Barcelona, revelou, aos microfones da RAC-1, que a situação financeira do clube é “péssima” e “preocupante”, acrescentando que os jogadores não irão cobrar salário no próximo mês de janeiro. «Os jogadores não vão receber o salário de janeiro. Neste mês de janeiro não vão receber. Foi estabelecido também que outros tipos de pagamentos acordados, como prémios pela conquista de títulos, também sejam adiados», adiantou o dirigente, que falou ainda sobre a situação de Messi. «Em termos financeiros, teria sido melhor vender Leo Messi no mercado de transferências do verão. Tanto pelo dinheiro que permitiria poupar com a massa salarial, quanto pelo encaixe financeiro. A La Liga, atualmente, impõe tetos salariais e isso [transferência de Messi] teria ajudado a enfrentá-los», revelou.

23 Comentários

  • troza
    Posted Dezembro 3, 2020 at 1:02 pm

    Eu nem sou fã do Barça mas gostava de ver Messi a carreira toda no Barça e mesmo em tempos de crise a aguentar o barco e ser um líder para os mais novos. Não que ache que ele seja um grande líder mas era o que gostava de ver… para além de o ver aguentar-se até bem velho a jogar.

    Claro que não seria o melhor na pseudo discussão do melhor de sempre (mais títulos ajuda sempre aí). Nem vejo isso ser o melhor para ele agora (essa fase seria obviamente dos 35 para a frente e não o que tem acontecido nos últimos anos).

    No entanto parece que será mesmo o fim da linha. E vai sair num ano mau até porque eu não acredito muito no Koeman… nem na capacidade de aquele planter ir longe na champions…

  • Kafka
    Posted Dezembro 3, 2020 at 1:05 pm

    Tal e qual eu avisei logo aqui na altura onde mostrei o dinheiro que o Barça ganhava pela venda e poupava pelos salário mais impostos que tem de pagar a ele e ao estado espanhol…. Foi um erro descomunal não terem vendido Messi, nem alguém analfabeto cometia um erro colossal destes

    Quanto à situação financeira do Barça também não é novidade nenhuma, tenho vindo a alertar faz tempo para que o Barça está “falido”, por isso acho imensa piada quando andam a aí falar em estrelas que o Barça quer contratar ???… Oi? Com que dinheiro mesmo? ??…. Mais incrível ainda é ver a comunicação social em Espanha a navegar na maionese e a insistirem em estrelas para o Barça ??…. Até já vi associarem as declarações do Neymar de ontem a um possível regresso do Neymar ao Barça ???? e com que dinheiro mesmo???

    Óbvio que Messi e Neymar a voltar a jogarem juntos, jamais poderá ser ser no Barça porque o Barça não tem dinheiro para isso, a não ser que os 2 aceitassem jogar quase de “graça”

    Por fim, ainda há dúvidas que isto será o Milan 2.0?? O processo está a ser exactamente igual, step by step

    • Nazgul
      Posted Dezembro 3, 2020 at 1:26 pm

      Kafka bem temos dito que è preciso aprender com esta pandemia e impor tectos salariais, se querem mimar os meninos metam prémios chorudos pelo seu desempenho!

      Nos próximos 2/3 anos se os 2 clubes de Madrid forem competentes conseguem afundar o barça!

      O Messi já tem 33 anos good luck barça!

      • Kafka
        Posted Dezembro 3, 2020 at 1:39 pm

        Ora nem mais Nazgul

        O Real será sempre o Real e esta baixa actual deve-se também muito ao novo estádio, mas quando o estádio tiver pronto acredito que vão voltar em força ao mercado…Até porque aquele estádio não vai lá ter badamecos a jogar, acredito que o Novo Chamartin terá uma equipa a condizer com a história do Real

        Portanto especialmente o Atl Madrid tem aqui uma oportunidade de Ouro para ser a 2a força de Espanha nos próximos largos anos, só atrás do Real, aproveitando a queda do Barça…. E portanto o Atlético ser campeão este ano (como tudo indica que irão ser) pode ajudar a isso

        • GoTellGo
          Posted Dezembro 3, 2020 at 1:46 pm

          Concordo, mas há que ter atenção que o Barça não vai afundar tão facil assim. O Barça tem jogadores jovens muito bons que podem iniciar e muito bem um novo ciclo. Tudo dependerá da gestão.

          • Manel Ferreira
            Posted Dezembro 3, 2020 at 5:04 pm

            Também é o que acho. Não alinho muito nestas futurologias do “novo Milan”. Pode ser que sim, pode ser que não. Não faltam exemplos de clubes que pareciam condenados a grandes travessias no deserto e acabaram por dar a volta mais cedo do que se esperava.
            O Liverpool, por exemplo, que há 10 anos era uma anedota constante (e ainda mais arruinado que o Barça), acabaram por dar a volta com os Suarez, Coutinhos, Hendersons e tal, jogadores que nem chegaram assim com tanto hype ou foram assim tão caros. Se em 2012 alguém dissesse que o Liverpool ia chegar a 2 finais da LC (vencendo uma) e limpar um titulo com 20 pontos de avanço, a reação seria de risota geral.
            Tudo depende da boa gestão. O Milan não a teve, não significa que aconteça o mesmo com os outros.

      • KCL
        Posted Dezembro 3, 2020 at 2:04 pm

        Estou de acordo. Prémios por campeonatos altos torna os jogadores mais competitivos. Ganhar balurdios mesmo a perder é fácil encostarem-se. Se tiverem que lutar por eles é diferente.

    • Claudio V.
      Posted Dezembro 3, 2020 at 3:21 pm

      Foi um erro descomunal ficar sem uma lenda do clube e que é só, provavelmente, o melhor jogador da história do desporto? Se o objetivo é o Barça passar a ser um clube irrelevante, sim que foi um erro. Em qualquer outro dos casos, absolutamente não.

      • Kafka
        Posted Dezembro 3, 2020 at 4:38 pm

        Cláudio V

        Havia 2 cenários possíveis, a saber:

        1- Vender em 2020 “uma lenda do clube e provavelmente o melhor jogador da história do futebol ” por 100 milhões eur, poupar mais 100 milhões em salários e preparar com esses 2000 milhões o Rebuild

        2-Perder a CUSTO ZERO “uma lenda do clube e provavelmente o melhor jogador da história” em 2021, pelo meio deixar de ganhar 100 milhões e estoirar outros 100 em salários e impostos e ter rendimento desportivo igual a zero na mesma

        Para ti a 2 é melhor que a 1 é isso?

        • SenyorPuyol
          Posted Dezembro 3, 2020 at 5:57 pm

          Falando apenas da componente económica.
          Segundo o relatório do exercício 18/19 (o da 19/20 ainda não saiu), dos ingressos do Barça, 255 milhões de euros vieram da exploração da imagem e publicidade relativa aos jogadores do plantel principal do Barça. É óbvio que esse valor não se deve apenas a Messi, mas é inegável que é a principal figura do plantel.

          Fora isso, a exploração da imagem do clube em si também beneficia de ter Messi em Barcelona. Não porque a imagem do argentino se sobreponha à da instituição, mas entende-se que o poder negocial é diferente quando se tenta vender a “marca Barça” sabendo que esta trás, ou não, a figura de Messi consigo.

          Não quero com isto dizer que Messi supõe mais ingressos que despesas, não se sabe que fatia dos ingressos se deve, individualmente, a Messi. Por isso, simplesmente, não sei se o balanço com Messi é positivo ou negativo (sinceramente diria que é negativo na mesma, e por um valor considerável. Mas não o posso afirmar como um facto).
          Também não quero dizer que não fosse possível colmatar o eventual impacto da saída de Messi nos ingressos do clube (e até melhorar o balanço geral) com o restante plantel e as figuras que viessem no rebuild que você refere. Não tenho formação nem conhecimento para tomar uma posição relativamente a esse aspecto. Mas aceito, por completo, que seja possível.

          Apenas quero dizer, com este comentário, que os 2 cenários que apresenta ficam incompletos ao contar apenas as despesas com Messi e não considerar os ingressos que também supõe.
          Atenção, eu até estou de acordo consigo! Falando apenas da questão financeira, eu concordo que teria sido melhor vender Messi no Verão passado. Apenas me parece que a diferença entre um cenário e outro não é tão simples como você a retratou neste comentário em específico. E sem essa diferença financeira tão abismal, o debate pode abri-se (ou pelo menos essa é a minha opinião) a outros aspectos para além do económico.

          • Kafka
            Posted Dezembro 3, 2020 at 8:02 pm

            Mas que contratos negociou o Barça desde Agosto até à data?? É que é isso que tem de ser analisado e não negociaram nenhum novo patrocínio nesse período

            Depois, qual é mesmo a empresa (ainda para mais estando quase todas nas lonas devido ao Covid) que vai cair na esparrela de negociar seja o que fôr com o Barça, usando o Barça o Messi como argumento para subir os valores, quando toda a gente sabe que o Messi vai embora em Maio?

            Nenhuma empresa vai cair nisso a 6 meses de Messi sair e como tal qualquer novo patrocínio negociado antes de Maio 2021 será sempre com o pressuposto que Messi estará fora do Barça

            É que falas em ingressos, como se o Barça tivesse negociado grandes contractos desde Agosto, quando não negociou nada….. Todos os patrocínios que o Barça tem já existiam antes de Agosto 2020 e vão-se todos manter até pelo menos Maio 2021, logo o Barça não ganhou nem mais 1 cêntimo por ter ficado com Messi, porque os contratos de patrocínio já estavam todos assinados antes da do Verão 2020

            O único ponto que o Barça podia ganhar algum dinheiro ao manter Messi, seria em bilheteira, porque tendo Messi teria à partida mais adeptos no estádio, mas nem isso se verifica devido ao Covid, estar Messi em campo ou estar eu é exactamente igual, pois o Nou Camp está na mesma vazio por causa do Covid

            Essa tua premissa faria sentido se o Barça assim que decidiu não vender o Messi, tivesse de imediato ido renegociar todos os seus contratos de patrocínio, como não renegociou NENHUM, até podia ser eu e tu como jogadores do Barça que o Barça receberá o mesmo que já estava acordado contratualmente

            • SenyorPuyol
              Posted Dezembro 3, 2020 at 10:02 pm

              O não negociar pode não invalidar nada, por exemplo, no Verão falou-se que o contrato da Rakuten tinha uma cláusula para o caso de uma eventual saída de Messi (resgatando um boato que surgiu em 2016). Se isso é verdade ou não, eu pessoalmente não lhe sei dizer, mas também confesso que não me surpreenderia que a cláusula existisse efectivamente.

              De resto, você está a resumir tudo a patrocínios mas a exploração da imagem do plantel principal não inclui apenas patrocínios ou contratos a longo prazo, mais uma vez como exemplo, a Rakuten, que citei em cima, é o maior patrocínio (por larga margem), e são 55 Milhões anuais, vai uma distância enorme para os 255 que referi.
              De salientar ainda que este contrato de 55 Milhões acaba agora em 2021. Renovar ou encontrar um novo patrocínio é um trabalho para o próximo presidente e não sei se Messi acabará por sair ou não, mas é inegável que vai haver negociações importantes esta época e a situação de Messi é relevante para o assunto.

              Tudo isto apenas para dizer que mantenho que os cenários são significativamente mais complexos do que a descrição que você está a fazer. E volto a repetir, concordo consigo quando diz que financeiramente teria sido mais benéfico ter vendido Messi no Verão!
              Mas nem eu, nem você, temos a informação necessária para descrever efectiva, e factualmente, a diferença entre os dois cenários.

              • Kafka
                Posted Dezembro 3, 2020 at 10:41 pm

                O patrocinio da Rakuten são 55 milhões/ano, mesmo que houvesse essa alegada cláusula, o valor a baixar não seria tão exorbitante assim, mas vamos então supor que essa clásula faria baixar o valor em vá metade, ou seja ficaria em 27 milhões, portanto o Barça se vendesse Messi deixava de ganhar 27 Milhões da Rakuten

                Ora fazendo contas simples:

                – Venda de Messi por 50 Milhões, + poupança de 100 milhões de eur em Salários e impostos sobre o salário + Perda de 27 milhões eur no patrocionio da Rakuten….tudo somado daria um saldo positivo de 123 Milhões eur

                Já no cenário actual, ok recebem os 55 da Rakuten, mas têm de estoirar 100 milhões com o Messi e o Estado Espanhol em salários e ainda deixam de ganhar 50 milhões da transferência, dá portanto um saldo negativo de 123 milhões

                Quanto ao contrato acabar em 2021, voltamos à mesma conversa, vamos imaginar por exemplo o CEO do Mcdonalds ou da própria Rakuten, achas mesmo que antes de Junho 2021 seja qual fôr a multinacional no Mundo vai assinar um contrato de patrocinio com o Barça no pressuposto do Messi ser jogador do Barça ao dia de hoje, sabendo o Mundo inteiro que ele se vai embora??

                Obviamente qualquer valor de patrocínio apresentado seja por que multinacional fôr é com valores “SEM” Messi e depois se MEssi em Junho 2021 decidir continuar então poderia eventualmente subir o valor, mas JAMAIS alguém vai cair na esparrela de assinar um contrato com o Barça no pressuposto do Barça ter Messi quando faltam 6 meses para ele sair, portanto ao dia de hoje é completamente indiferente o Messi ser jogador ou não do BArça para efeitos de contratos de patrocínio a partir de Junho de 2021….isso era gestão danosa da parte de qualquer CEO que caisse nessa esparrela

                MEssi continuar no BArça custará sempre no minimo 150 Milhões eur entre dinheiro que se deixa de receber da transferência, salários+impostos e ainda a suposta cláusula de fidelidade que o Barça vai-lhe ter de pagar fique ou ele saia, como já foi aqui exposto por outro user

                Estes 150 milhões o Barça nunca os vai conseguir buscar seja de que jeito fôr, ainda para mais num ano de recessão da economia Mundial onde tudo está a ser alavancado por baixo e nem sequer há receitas de bilheteira, as vendas de camisolas baixaram brutalmente, porque o desemprego a nível Mundial aumentou brutalmente e como é óbvio a classe média desempregada não vai estar a gastar 100 ou 150 eur numa camisola de futebol

                Portanto todas as receitas baixaram brutalmente , o Barça não tem forma alguma de recuperar os quase 150/200 milhões eur de despesa que representa ter ficado com Messi e não é preciso ser nenhum génio da finança nem trabalhar no departamento financeiro do BArça para se saber isto

                • SenyorPuyol
                  Posted Dezembro 3, 2020 at 11:35 pm

                  Kafka, mas tenho-lhe dito que, na 18/19, o Barça ingressou 255 Milhões da exploração da imagem dos jogadores da equipa principal e você está a pegar, unicamente, nos 55 Milhões da Rakuten. Há, pelo menos, mais 200 Milhões (isto não inclui bilheteiras, que são contabilizadas à parte) para os quais não temos forma de saber o quanto Messi contribui individualmente, simplesmente não temos dados para quantificar a diferença dos dois cenários.

                  De resto, logo na minha primeira resposta eu disse que também me parece que o balanço financeiro de manter Messi terá sido bastante negativo, eu tenho noção que com a situação global actual não é possível contrabalançar a totalidade das despesas com Messi, mas apenas estou a dizer que não podemos quantificar o prejuízo como você está a insistir em fazer. Nem eu, nem você, temos forma de fazer essa quantificação, e muito menos afirmá-la com tanta certeza. É apenas isso que estou a tentar dizer.

  • Af2711
    Posted Dezembro 3, 2020 at 1:17 pm

    Messi sairá, e eu acho bem feito para o Barcelona. Não souberam usufruir do patamar que atingiram no início da década passada e insistiram em disparates, aumentos de salários excessivos para jogadores que já não vinham tendo um rendimento satisfatório há muito (esta renovação recente de Piqué é um escárnio). A direcção que fez isto ao clube merecia viver esta situação, mas infelizmente deixarão esta “herança” maldita limpinha para o sucessor. Sem Messi, sem muita margem de manobra para reforços quando este sair e numa situação financeira grave.

  • Chico
    Posted Dezembro 3, 2020 at 1:53 pm

    Nao o terem vendido vai ser um erro histórico. Esta situação estava à vista dos mais leigos financeiramente. A decisao responsavel teria sido vender no verão, conhecendo o descontentamento do Messi. A equipa nao estava em condicoes de lutar pela Champions e, mesmo aue estivesse, o Messi está a demonstrar que está contrariado e o seu rendimento baixou esta época.

    • Tiago Silva
      Posted Dezembro 3, 2020 at 2:22 pm

      Concordo, nunca se deve manter um jogador contrariado na equipa independentemente de ser o Messi ou qualquer outro. Para um jogador render tem que estar comprometido com o projeto e estar 100% focado em jogar futebol. Para além disso o Barça perde imenso financeiramente e nem precisaria de ir buscar um substituto para o argentino, podendo reforçar a defesa à sua vontade e estar bem melhor em termos financeiros.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 3, 2020 at 3:04 pm

    A única solução para os clubes ultrapassarem ilesos esta pandemia é olhar para dentro e potenciar o que têm.

    Aqueles clubes que usaram esta época para investir fortemente no mercado e se recusam a potenciar os talentos da própria formação são os clubes que irão estar mais perto do ”default” na nova década.

  • PedroLareira
    Posted Dezembro 3, 2020 at 4:33 pm

    Mas vender a quem?

    • Kafka
      Posted Dezembro 3, 2020 at 5:39 pm

      Entre 50 a 100 milhões, alguém compraria…. Por 50 milhões então não faltariam quem comprasse, o Liverpool por exemplo deu 40 pelo Jota, tinha mais 10 para dar pelo Messi…. City gastou 53 Milhões no Dias… Logo tinha 40 ou 50 para dar pelo Messi… Chelsea… Juventus… PSG…. Qualquer um destes clubes arranjava se fosse preciso 40 ou 50 milhões para pagar pelo Messi

      • ktc
        Posted Dezembro 3, 2020 at 9:01 pm

        O problema não é dar 50 M pelo Messi, tens umas 10 equipas que o fariam de bom grado, o problema é pagar o seu ordenado

    • Mantorras
      Posted Dezembro 3, 2020 at 5:56 pm

      No verao falou-se do City e de uma proposta, mas verdade seja dita nao faco ideia se realmente houve alguma proposta para o Barca. No entanto, uma coisa era aceitar a decisao e tentar negociar uma saida com contrapartidas, claro que iam aparecer propostas… outra coisa e dizer “nao vai a lado nenhum, por dinheiro nenhum”. Agora fica dificil porque todos sabem que basta reenviar um fax e ele sai de borla no fim da epoca…

  • Mantorras
    Posted Dezembro 3, 2020 at 4:38 pm

    Acordaram para a vida. Sinceramente nao entendo isto, se eles ja sabiam que iam ficar nas maos do Messi no final do ano, porque nao quiseram negociar? Nao era algo mais ou menos evidente que alguem que pede para sair como ele fez, e com os argumentos dele de que ja tinha comunicado e so esperou pelo final da epoca (adiado pela pandemia), etc, se forem verdade, estao a espero do que? De o convencer a ficar com conversa? A sua saida ha muito foi anunciada.

Deixa um comentário