Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Joguei melhor que o Di María no meu primeiro Ano no Benfica»

Nessa época apontou 5 golos em 21 jogos, enquanto Di María só marcou um em 46 partidas, contudo nem no Belenenses se destacou.

Freddy Adu foi um dos jovens com mais hype na história do futebol mas a sua carreira não correu de acordo com as expectativas. Em entrevista ao podcast Blue Wire, o norte-americano, agora com 31 anos, destacou que tudo podia ter sido diferente no seu percurso caso não tivesse saído do Benfica ao cabo de uma época. “O maior erro que cometi na carreira foi sair do Benfica para o Mónaco por empréstimo. Digo isto de coração. Foi uma daquelas decisões que, se pudesse tomá-la de novo, decidiria não sair. Tive três treinadores num ano no Benfica. Havia tanta coisa disfuncional naquele clube que só queria sair de lá e ir para outro lado o mais rápido possível. Mas acabou por ser a pior decisão“, disse o actual jogador do modesto Österlen FF, prosseguindo com uma comparação com Di María: “Cheguei ao clube ao mesmo tempo que o Di María. No primeiro ano estive melhor do que ele. Joguei melhor do que ele, mas decidi sair para o Mónaco por empréstimo. E o Di María ficou no Benfica. E adivinhem? Com o treinador que chegou [Quique Flores] ele teve hipótese de jogar e tornou-se titular. Um ano ou dois depois, ele foi para o Real Madrid e eu acabei por ser novamente emprestado a uma equipa secundária. Percebes o que digo? Tomei a pior decisão possível para a minha carreira. É o meu maior arrependimento”, reiterou.

57 Comentários

  • ItsAboutTime
    Posted Dezembro 22, 2020 at 10:30 am

    O Bernardo Silva também foi para o Mónaco por empréstimo e olha onde ele anda agora Adu..

    • Filipe Ferreira
      Posted Dezembro 22, 2020 at 11:32 am

      O Mónaco de 2008 e o Mónaco de 2014 não têm nada a haver

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 22, 2020 at 1:16 pm

        Filipe,

        Esse Mónaco de 2008 era completamente diferente do de 2014. Completamente de acordo. Aliás, estive a pesquisar o plantel desse Mónaco de 2008 no zerozero (passo a publicidade) e encontrei o seguinte:

        GR: Flavio Roma, Stéphane Ruffier, Ludovic Guimera e Yohann Thuram

        DEF: N’Koulou, Modesto, Patrick Müller, Adriano, Muratori, Simic, Gosso, Dufau, Cuffré, Legati e Igor Lolo

        MED: Diego Pérez, Pokrivac, Lucas Bernardi, Park Chu-Young, Nenê, Mangani, Alejandro Alonso, Camel Meriem, Licata, Leko, Mongongu, Haruna Lukman (lembro-me de ler sobre este jogador na Futebolista), Yohan Mollo, Distel Zola, Kévin Díaz e Sani Kaita

        AVA: Freddy Adu, Sagbo, Ménez, Gakpé, Juan Pablo Pino, Frédéric Nimani e Djamel Bakar

        Treinador: Ricardo Gomes

        Saudações Leoninas

        • Daniel Alves
          Posted Dezembro 22, 2020 at 10:38 pm

          Ver esse plantel é voltar a ver o ecrã do FM08. Menez, Gakpe, Nene e Pino eram grandes jogadores.

          • Estigarribia
            Posted Dezembro 23, 2020 at 8:56 am

            Daniel,

            Nem mais. Lucas Bernardi e Diego Perez também não eram maus jogadores.

            Saudações Leoninas

  • Vegeta
    Posted Dezembro 22, 2020 at 10:41 am

    Não, o Di Maria não era titular com o Quique Flores.
    Quem era titular com o Quique Flores naquela posição era o Reyes.
    O Di Maria só começa a ser titular na 3 época já com JJ ao comando.

  • Tiagok66
    Posted Dezembro 22, 2020 at 10:50 am

    Sim, não foi falta de talento, foi ter sido emprestado ao Monaco mesmo. No plantel em que ele entra no Benfica estava Cardozo, Fabio Coentrão, DI Maria, David Luiz, entre outros. Nenhum acabou a jogar na Suécia.
    Mas o defeito é do Benfica certamente, não o ensinou a jogar à bola isso é verdade

  • chuta dai
    Posted Dezembro 22, 2020 at 10:55 am

    Em termos de numeros não ha dúvidas, é um facto que Adu foi melhor com muito menos minutos de jogo (mais golos e mais assistências). Em relação ao resto eram 2 jovens bastante inconsequentes no seu jogo, tomavam imensas más opções na tomada de decisão.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 22, 2020 at 4:11 pm

      Sim, mas so um deles e que comecava a fazer fintas ainda o adversario estava a 5m de distancia. O Di Maria brincava com os defesas, este brincava com a bola.

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 22, 2020 at 11:18 am

    Já nem me lembrava deste cromo de caderneta

  • Xyeh
    Posted Dezembro 22, 2020 at 11:18 am

    Deve ser complicado ser benfiquista em que se leva tudo como um ataque pessoal, o Adu está precisamente a culpar-se a ele próprio, a dizer que devia ter ficado no clube e lutado por um lugar, a mudança constante de clube não cria estabilidade num jovem jogador e retarda a evolução, o Adu tinha potencial que não foi confirmado, se foi falta de talento ou de vontade é outra coisa, tivemos o mesmo caso com o Quintero mas esse foi claramente falta de vontade.

  • AbbasK
    Posted Dezembro 22, 2020 at 11:45 am

    Não era pelos golos, quem via os jogos sabia que Di Maria era muito melhor. Criava imensos desequilíbrios a partir do banco. Nessa época, com Cebola e Di Maria nas alas, Rui Costa a 10 e Cardozo a titular na frente, Maxi na direita e não a extremo, um duplo pivot com Katsouranis e outro qualquer, David Luiz e Luisão no centro, Leo na esquerda e Quim ou Butt na baliza teria outro fim. Mas agora é fácil falar, nunca vi tanto cromo a ser experimentado como nessa época. Binya, Edcarlos, Bergessio, Andres Diaz (que acho que nem chegou a jogar), foram demasiados.

    • Tiagok66
      Posted Dezembro 22, 2020 at 12:21 pm

      Binya <3 Craque, excelente meio campo que fez com Beto, só faltava mesmo juntar-lhes o Fernando Aguiar e o Petit, num losango.

      • AbbasK
        Posted Dezembro 22, 2020 at 12:33 pm

        Binya e Beto não coincidiram no Benfica. Colocar Petit na mesma categoria dos outros é uma blasfémia, Petit era um excelente jogador.

        • Apessoa
          Posted Dezembro 22, 2020 at 12:54 pm

          O que o outro user comparou não foi se era bom jogador ou não, era por ser caceteiro. E sendo, apenas o colocou ao lado dos outros caceteiros.

        • w0bbly
          Posted Dezembro 22, 2020 at 12:55 pm

          Petit hoje em dia valia uma porrada de dinheiro. Tinha uma qualidade de passe e remate soberbas

          • AbbasK
            Posted Dezembro 22, 2020 at 1:56 pm

            Qualidade de passe e remate soberbas, enorme pulmão, muito agressivo, inteligência tática, forte nas divididas, forte a construir. É como diz, hoje valeria imenso dinheiro. Era um 6 muito completo e no futebol de hoje a qualidade que dava na construção, a agressividade na pressão e a longa distância seriam ainda mais valorizadas.

        • Sporting1906
          Posted Dezembro 22, 2020 at 1:03 pm

          Petit era um jogador de qualidade, muito melhor que os outros na lista. Mas não era excelente, já me apercebi que o Chico/AbbasK sobrevaloriza muito o Petit.

          • AbbasK
            Posted Dezembro 22, 2020 at 1:54 pm

            Foi durante meia década o segundo melhor jogador do Benfica. Era o 6 português mais completo para a maioria das pessoas. Como disse o w0bbly hoje valeria uma porrada de dinheiro, um médio agressivo, com um raio de ação enorme e muito pulmão, forte nos pulmões, com grande capacidade construção de jogo e depois um remate de longa distância temível e muita qualidade nas bolas paradas? Depois de Matic, o melhor 6 que vi no Benfica de muito longe.

      • BenDover
        Posted Dezembro 22, 2020 at 5:57 pm

        Isso num campeonato para a porrada era de meter respeito. Talvez fizesse frente aos clássicos do Porto, Paulinho Santos, Jorge Costa, Bruno Alves e Pepe.

    • Fantantonio
      Posted Dezembro 22, 2020 at 12:52 pm

      O Adu tem estes números na 1ª época, mas teve para aí um quarto dos minutos jogados do Di Maria, que ainda era muito, mas mesmo muito inconsequente em grande parte dos jogos.
      Pelo menos nessa época, o Di Maria até podia aparentar ter mais potencial, mas era capaz de ir do 8 ao 80, às vezes nem era necessariamente de um jogo para o outro, e mesmo quando jogava mal, estava sempre à frente do Adu na hierarquia sem justificar. Mas ele nem está a culpar ninguém mais do que as próprias decisões que tomou, pelo menos.

      • AbbasK
        Posted Dezembro 22, 2020 at 2:03 pm

        Justificava, sim, senhor. Tinha outro perfume, a função dele era desiquilibar e fazia-o, mas claro que era inconsistente, era muito novo. O Adu entrava para avançado e meteu uns golos na Taça da Liga (dois até foram de penalty, portanto marcou 3 de bola corrida). O Adu tinha um futebol atabalhoado, jogou sempre muito mal, não vamos ser revisionistas e dizer que era melhor que o Di Maria pq marcou 5 golos, sendo que 3 foram na Taça da Liga e 2 de penalty. A minha memória é de enorme desilusão sempre que ele entrava, pq era muito limitado. O Di Maria entusiasmava imenso e merecia estar à frente na hierarquia. Os golos marcados só contam parte da história.

        • Fantantonio
          Posted Dezembro 22, 2020 at 10:58 pm

          Vi grande parte dos jogos dele pelo Benfica, por ser ávido jogador de CM e posteriormente FM e nunca em momento algum fiquei com a ideia de ter um futebol atabalhoado. Aliás, até era bastante bom tecnicamente e não teve nem metade da continuidade e estabilidade de que o Di Maria dispôs nesse ano, mesmo que este tivesse feito jogos péssimos, nem perto. É realmente algo que nunca se saberá porque geriu mal a carreira e não teve o compromisso que outros tiveram. Nem me lembro de quem disse isto, mas um dos colegas do plantel do Benfica nessa temporada afirmou há poucos anos que o Adu parecia um talento fora do normal nos treinos, mas que não queria ter nada a ver com o trabalho e o esforço.

        • Pao com Presunto
          Posted Dezembro 23, 2020 at 8:32 pm

          Depois das coisas acontecem é fácil falar… andavam todos enganados, mas toda a gente acreditou qualquer coisa, não é como se fosse um jogador de distrital sem um olho e coxo.

          • AbbasK
            Posted Dezembro 23, 2020 at 10:55 pm

            Por isso é que o Di Maria foi aos Jogos Olímpicos de 2008 e o outro foi dispensado na época a seguir. Toda a gente elogiava o Edcarlos e o Binya tambem.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 22, 2020 at 11:57 am

    Acabo por concordar, era um miúdo cheio de potencial e avaliou-se logo o que poderia fazer por uma época sem estabilidade, deveria ter ficado no Benfica tal como ficou o Di Maria. Ou pelo menos um empréstimo a um clube onde jogasse.

  • Slayer666
    Posted Dezembro 22, 2020 at 12:13 pm

    o teu erro foi mesmo a falta de intensidade e cultura de posição para o futebol Europeu, porque jogar na América não tem nada a ver.
    Aliás, tirando precisamente na América, falhou em todos os clubes aonde passou…
    Ao menos reconhece que a culpa e erro foi dele, e SE tivesse ficado poderia ter melhorado…poderia, mas nunca o saberemos ;)

  • DICAS
    Posted Dezembro 22, 2020 at 12:32 pm

    Simples… Morfologia africana.

    Desenvolvem muito mais rápido que os caucasianos quando ainda são iniciados/juvenis/juniores. Passam a ser considerados promessas porque se destacam ( claro tem mais físico) mas depois ficam sempre aquém do previsto ou são grandes flops.

    Esta é a história da grande maioria dos jogadores de origem africana.

    • Natan265
      Posted Dezembro 22, 2020 at 12:38 pm

      Isso é verdade mas não tem nada a ver com este caso. O Freddy Adu não é, que eu saiba, um Marega. Ele nunca se destacou pelo físico mas sim pela qualidade técnica.

      • DICAS
        Posted Dezembro 22, 2020 at 2:28 pm

        Destacou se sim pelo físico também. As arrancadas dele deixavam defesas para trás. Claro que tinha alguma técnica mas que em níveis mais baixos MLS e escalões de formação dava perfeitamente para ele se destacar.

        Junta isso a necessidade dos usa terem um jogador de classe mundial (propaganda) e está explicada a história do Adu.

        A técnica dele nunca foi acima da média e isso viu se por cá no Benfica …
        Era acima da média na América.

        • Natan265
          Posted Dezembro 22, 2020 at 2:57 pm

          Discordo completamente. Ele destacava-se pela capacidade de drible em espaços curtos. Era tudo menos físico. Recomendo ir ver, provavelmente está a confundir com outro jogador.

          • Antonio Clismo
            Posted Dezembro 22, 2020 at 9:20 pm

            Verdade, Freddy Adu nunca foi um jogador explosivo e a velocidade não era o seu ponto forte.

        • AbbasK
          Posted Dezembro 22, 2020 at 4:35 pm

          Não era um jogador rápido. Óbvio que foi um produto de marketing e que não era assim tão bom tecnicamente, rematava bem e pouco mais, mas dizer que ele se destaca pelo físico é desonesto. Qualquer jogador rápido seria rápido com 16 anos também e o Adu nem era particularmente rápido.

    • Fantantonio
      Posted Dezembro 22, 2020 at 12:45 pm

      O Adu era o Akinfenwa…

    • HeberPrincipe
      Posted Dezembro 22, 2020 at 1:10 pm

      Como se o Adu em jovem se tivesse destacado pelo físico..

    • AbbasK
      Posted Dezembro 22, 2020 at 2:05 pm

      O Adu era um miúdo de 1,70 m, balofo e que se destacava pelo toque de bola e qualidade de remate. Nada a ver.

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 22, 2020 at 2:09 pm

      Nas últimas 3 décadas tiveste N jogadores de origem africana a dar cartas por esse mundo fora. A França desde os anos 90 que é mestre nisso. Aliás, isso é um estudo que é difícil de analisar visto que só desde a década de 00′ é que tiveste a introdução das comunidades africanas em massa nas formações dos clubes, pois até lá, grande parte eram considerados jogadores extra comunitários.
      Em teoria, os negros, são superiores fisicamente – mais possantes, rápidos e robustos – e quando a formação consegue aliar o físico à componente técnica e táctica, tens a cereja no topo do bolo. Exemplos, Lukaku, Pogba, Adams Traore, Yaya Toure, só assim de cabeça.
      Mas também tens caucasianos com essas mesmas características. Inglaterra e Alemanha são bons exemplos a ter em conta.
      Em suma, na minha opinião, não há de momento nenhuma relação entre a genética causasiana e negra para apurar se flopam ou não.
      Há jogadores que flopam por si mesmos por falta de mentalidade, falta de dedicação, noitadas, etc. Nada tem a haver com a sua origem.
      A única que coisa que podes apontar é haverem clubes a colocarem jogadores provenientes de países africanos que no BI dizem ter 13 anos e vai-se a ver e afinal têm 18. Taribo West e Obefani Martins, também a titulo de exemplo.
      Aí sim, acontecem casos de jovens promessas serem tudo menos “jovens”.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 22, 2020 at 4:13 pm

      No caso do Adu, nao tem mesmo nada a ver com o fisico.

    • Joga_Bonito
      Posted Dezembro 23, 2020 at 11:25 pm

      O Adu destacava-se pelo físico? Nunca na vida, era até bem franzino, ele tinha sim uma técnica boa, nomeadamente em espaços curtos e isso nuns EUA que em 2000 tinham u,m nível técnico péssimo fê-lo destacar-se. Isso e o marketing dos EUA que o usou para promover o futebol, agora físico o Adu nunca teve, sempre foi baixo e bem franzino. Ele foi muio similar ao Paim, muito dotado até aos 15 anos, só que sem a leitura de jogo, incisividade que se exige para ter sucesso no futebol de homens. Claro que o Paim ao menos destacou-se num país com grande tradição de futebol e numa altura em que Alcochete era das melhores academias do mundo, ao contrário do Adu que era um rei numa terra de cegos, no Brasil haveriam muitos miudos como ele na rua, só que nos EUA o nível técnico e táctico da altura era fraquíssimo. Depois o marketing fez o resto.
      Tal como o Paim foram casos de erros de avaliação, de pressa na hora de julgar.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Dezembro 22, 2020 at 12:47 pm

    Seria engraçado fazer uma lista de “promessas” africanas e caucasianas que confirmaram o potencial ou não para aferir a veracidade e proveniência dessa análise…simples.

    • AbbasK
      Posted Dezembro 22, 2020 at 2:08 pm

      Haaland, 17 anos, bicho, deve ter genes africanos ali metidos. Não sei por onde anda agora, deve estar emprestado ao Rizespor.

  • Johny45
    Posted Dezembro 22, 2020 at 2:32 pm

    Concordo com ele em parte, lembro de ver esse Benfica, e sempre que ele entrava agitava com o jogo, tinha muita explosão e driblava com facilidade(apesar de cultura táctica ser pouca mas também era normal). Depois teve 0 de continuidade. Não evoluiu e perdeu-se. Algo normal no mundo futebolístico.
    Penso que se tivesse uma/duas épocas a jogar com regularidade tivesse sido diferente.

  • Joao Silvino
    Posted Dezembro 22, 2020 at 2:46 pm

    Nunca me esqueço daquelas imagens de um miúdo de 14 anos a dar cartas em campos de futebol com marcas de futebol americano :) Alguns daqueles defesas nem nas distritais por cá calçavam :)

  • BenDover
    Posted Dezembro 22, 2020 at 5:51 pm

    Só quem jogava FM é que acreditava que o gajo iria ser bom jogador. Quem não jogava dificilmente poderia ver ali alguma coisa que se aproveitasse.

  • BenDover
    Posted Dezembro 22, 2020 at 6:00 pm

    A diferença entre este e o Fábio Paim é que este não se gaba do CR7 ter dito que o Paim era ainda melhor que ele.

  • Peter S
    Posted Dezembro 22, 2020 at 7:24 pm

    Estou grato para toda a vida a este senhor pelas épocas de CM memoráveis que me proporcionou. Era save sim, save sim. Por isso, acho que tem toda a razão no que diz.

Deixa um comentário