Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Verstappen vence em Ímola

Vai animar o campeonato, mas a recuperação de Hamilton deve ter intimidado a concorrência. O inglês perdeu muitos lugares, devido a uma saída de pista, mas ainda conseguiu terminar em 2.º.

Max Verstappen (Red Bull-Honda) venceu a 2.ª prova do Mundial de F1 ao liderar em Ímola praticamente do início ao fim. O holandês, numa prova que ficou marcada pela chuva, ultrapassou Hamilton logo na 2.ª curva e nunca mais foi incomodado. Para ajudar Lewis teve uma saída de pista da 31.ª volta, que o fez perder muitos lugares e hipotecar a possibilidade de discutir a corrida. O inglês mesmo assim protagonizou uma grande recuperação e ainda terminou em 2.º, tendo Lando Norris completado o pódio.

56 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Abril 18, 2021 at 4:10 pm

    O carro da Mercedes é tão superior aos outros que dá dó!

    • El Pipito
      Posted Abril 18, 2021 at 5:12 pm

      O Bottas que o diga.

      • DNowitzki
        Posted Abril 18, 2021 at 5:46 pm

        O Bottas só lá anda para ajudar aqui e ali. Viu-se, o ano passado, quando o LH teve de ser substituído por causa da COVID como o seu substituto chegou e pilotou o bólide.

        • El Pipito
          Posted Abril 18, 2021 at 6:17 pm

          E o carro deste ano é igual ao do ano passado? E o “seu substituto” não era e é um dos pilotos com mais potencial do grid?
          Nas mãos de um piloto mediano como o Bottas, este mercedes nem o Stroll passa. Merece muito mais reconhecimento o LH.

        • AndreADG
          Posted Abril 18, 2021 at 10:21 pm

          Essa análise é parcial ou é mesmo falta de conhecimento? Embora o Russell tenha efetivamente feito uma boa performance, foi só na pista mais “fácil” do calendário, a versão alternativa do Bahrain que mal curvas de jeito tem. Depois, o Mercedes está claramente menos dominante porque as novas regras prejudicaram, e muito, o conceito do Low Rake que eles tinham. Aliás, foi claramente propositado, digam o que disserem. tanto que o AM era o 3o melhor carro por imitar o conceito, e este ano nem faz cócegas devido a essa mesma alteração dos regulamentos.

    • w0bbly
      Posted Abril 18, 2021 at 5:28 pm

      Depende. Não o acho superior ao carro da RedBull mas nestas condições pareceu-me que o beneficiou (principalmente as temperaturas mais baixas que se fizeram sentir). Mas está muito mais close que no ano passado

  • FredRamalho
    Posted Abril 18, 2021 at 4:11 pm

    Corrida sublime do Max e fico triste por o Leclerc não conseguir o pódio.
    Alguém me pode explicar porque deixaram os pilotos que tinham uma volta de atraso aquando da bandeira vermelha recuperar essa volta?

    • Richrad
      Posted Abril 18, 2021 at 7:32 pm

      Também gostaria de perceber o porquê da corrida não ter recomeçado no lugares da grelha!
      Certamente que pelo menos na sua partida, a vitória do Max poderia ser colocada em causa.

    • AndreADG
      Posted Abril 18, 2021 at 10:22 pm

      É regra já há mto tempo, aliás já nos SC prolongados isso acontece. Os pilotos atrasados são instruídos a ultrapassar e chegarem ao final do “pelotão”

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 18, 2021 at 4:18 pm

    Hamilton vai para barreira, consegue meter o carro a andar para trás (mestre…), e na mesma volta Bottas e Russell vão aos arames e temos bandeira vermelha… sorte dos campeões…

    Exibição perfeita de Vestappen, óptima recuperação de Hamilton e Lando, que corrida(!).

    Se estas duas corridas são um aperitivo para o resto do campeonato então teremos uma época muito boa e animada…

    • RenatoFr
      Posted Abril 18, 2021 at 5:31 pm

      Hamilton andar tanto tempo e uma distância tão grande contraria ao sentido da corrida e não ser penalizado diz bem da impunidade dele

  • Richrad
    Posted Abril 18, 2021 at 4:18 pm

    Confesso que só cheguei a tempo de ver a corrida após a red flag originada pelo embate entre Russell e Bottas.
    Não tendo visto o erro que tirou o Hamilton fora da corrida, o que afirmo é que foi uma corrida bastante fácil para o Max e assim muito merecida a sua vitória.

    Creio que até um dos vencedores do dia, para além de Norris ( que após o recomeço da partida, defendeu-se muito bem), acabou por ser igualmente a equipa da Ferrari que em comparação à época passada, consegue nesta simbólica pista, fazer um exelente resultado( não têm carro para competir contra Mercedes e Red Bull e até a McLaren será muito difícil).

    Ainda vou tentar perceber o que aconteceu ao Checo, que depois de uma inédita pole, acaba fora dos pontos?! Problemas mecânicos, algum acidente?

    Por fim, a sorte parece não querer nada com o Vettel que mais uma vez acaba por estar completamente fora da corrida. A HAAS este ano tem tudo para ser o bobo da festa.

    • VettelF1
      Posted Abril 18, 2021 at 4:59 pm

      A pole foi do Hamilton, o Pérez partiu de segundo

    • FredRamalho
      Posted Abril 18, 2021 at 5:20 pm

      O Perez teve uma penalização stop and go de 10seg, e salvo erro saiu 2x de pista

      • TBL
        Posted Abril 18, 2021 at 6:09 pm

        A Stop and Go não teve grande influência visto o ter cumprido antes da bandeira vermelha e ter recomeçado a corrida em 4º. A saída de pista logo a seguir ao recomeço (creio que caiu de 4º para 15º) é que lhe custou a classificação.

  • Gunnerz
    Posted Abril 18, 2021 at 4:20 pm

    Max e Hamilton a voarem, q diferença absurda. Em contrapartida o ricciardo conseguia ser mais lento?
    Norris mt bem, a meter claramente a McLaren como terceira melhor e dificilmente perderá esse estatuto. Já a Ferrari sai também satisfeita. Ao gasly e ocon acontece d tudo, mas felizmente lá safaram pontos. Fiquei satisfeito pelo kimi também.
    O prémio de ridículo do dia vai para Russell.
    A haas que aproveite os seus últimos tempos na F1..

  • VettelF1
    Posted Abril 18, 2021 at 4:36 pm

    Não pude ver a corrida, só acompanhei pelo Twitter, pelo que não a vou comentar. Infelizmente o Seb não teve a sorte do lado dele hoje, com constantes erros mecânicos. A Aston Martin parece uma equipa recém criada e não a Racing Point de 2020. Tem havido muito amadorismo.

    Quero só deixar uma crítica (mais uma, eu sei) à Eleven Sports Portugal: vi a Qualificação ontem e o nível de comentários é atroz: não estão atentos às imagens nem à tabela das posições, confundem os pilotos (conseguiram confundir um Red Bull com um Alpha Tauri), passam o tempo a fazer previsões de tudo e mais alguma coisa, acham que percebem muito mas sabem pouco. Enfim, muito mau. Não podiam aprender com o Martin Brundle como se comenta? É que ele informa e ensina o espectador, em vez de prever isto e aquilo.
    Não fosse por terem Bundesliga e F1 e já tinha abdicado do serviço.

    • El Pipito
      Posted Abril 18, 2021 at 4:50 pm

      É só rir contigo. O Vettel anda há tantos anos com erros mecânicos. Nunca tem culpa! Completamente no bolso do menino do pápá.

      • VettelF1
        Posted Abril 18, 2021 at 5:03 pm

        Também não viste a corrida então. E eu falei desta corrida, mas também não deves ter lido. Pode ser astigmatismo…

        • w0bbly
          Posted Abril 18, 2021 at 5:51 pm

          Ele nesta corrida teve exatamente os mesmos problemas mecanicos que o Stroll. Ambos se queixaram precisamente do mesmo e ao mesmo tempo.

        • El Pipito
          Posted Abril 18, 2021 at 5:51 pm

          Na corrida passada foi igual. Na época passada foi igual. Astigmatismo grave mesmo.

          • VettelF1
            Posted Abril 18, 2021 at 6:36 pm

            Na corrida passada o Vettel teve uma estratégia diferente dos restantes e cometeu 2 erros: um lock up e o embate com o Ocon. Nada haver com Imola

            • El Pipito
              Posted Abril 18, 2021 at 7:43 pm

              E hoje não cometeu erros? O que ele faz mais é cometer erros.

              • VettelF1
                Posted Abril 18, 2021 at 9:02 pm

                Quais foram esses erros então? Como disse não vi a corrida. O que vi no Twitter da AM é da F1 é que ele começou do pitlane devido a problemas no carro, teve um stop and go causado pela demora da equipa em pôr os pneus pré corrida devido aos problemas nos travões e o carro foi retirado pela equipa devido aos problemas e para salvar componentes e evitar penalizações com a troca de caixa.

                Portanto agradeço sinceramente que me esclareças esses erros pois só poderei ver a corrida Terça

            • w0bbly
              Posted Abril 18, 2021 at 9:02 pm

              Eu sei. E hoje saiu duas vezes na T13 e T14. Além disso tirando a fase em que teve slicks e toda a gente tava de inters nunca teve pace suficiente para sequer arranhar

              • VettelF1
                Posted Abril 18, 2021 at 9:26 pm

                Estar de slicks não significa que já tivesse vantagem sobre os inters. Mas lá está, só vendo Terça.

                Quanto às saídas de pista esperava pior, para ser honesto. Até o Lewis e o Pérez o fizeram e têm estado a 100% animicamente. Fora outros pilotos. Mas obrigado pelo esclarecimento w0bbly

                • w0bbly
                  Posted Abril 18, 2021 at 10:17 pm

                  Teve vantagem umas duas voltas só. Ao inicio perdeu imenso tempo e depois começou a ser mt mais rapido. Ate teve a FL algumas voltas

              • AndreADG
                Posted Abril 18, 2021 at 10:25 pm

                Não teve porque a pista não estava propícia para isso, foi óbvio. Perdeu 7 seg para um carro (não lembro quem era) que o ultrapassou logo no ínicio dessa volta, em menos de nada. Tanto que ainda se passaram umas voltas até outros pilotos irem trocar, não era o momento certo.

                • w0bbly
                  Posted Abril 18, 2021 at 11:38 pm

                  Eu sei, não leste bem o comentário decerto. Eu disse que ele teve vantagem umas duas voltas só, basta ouvir as comms dele como o engenheiro. Ele ate teve a FL umas tantas voltas ate todos trocarem e estabilizarem no circuito.

      • w0bbly
        Posted Abril 18, 2021 at 5:25 pm

        Principalmente porque o Stroll teve exatamente os mesmos problemas que o Vettel (tanto a gearbox como os travoes). Nao pode ser so azar, o Seb cometeu muito erro tecnico de conducao durante o GP

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Abril 18, 2021 at 8:18 pm

      Já o disse acima, se possível um VPN para ver a emissão da Sky Sports.

      Não é perfeita mas é tão melhor…

  • Ricksanchez
    Posted Abril 18, 2021 at 4:45 pm

    Hamilton bem que pode agradecer ao Russel pelo acidente ou acabava bem atrás.

  • galucho10
    Posted Abril 18, 2021 at 5:38 pm

    Alguns comentários aqui feitos criam me a dúvida de que corrida terão visto…

    Acidente entre Bottas e Russell: o onboard do Kimi Raikkonen mostra claramente que foi um erro do piloto britânico, tentou a ultrapassagem, pisou ligeiramente a relva e chocou no piloto da Mercedes. Pior ainda foi a atitude depois do embate, talvez devido a frustação não sei. Mas Russell foi o único culpado e acabou com a corrida do finlandês, que também estava a ser fraca.

    Hamilton: provou novamente que está num patamar à parte. Recuperação incrível! A lembrar Monza o ano passado. Cometeu um erro, beneficiou da red flag, e a mentalidade e perícia fizeram o resto. O carro não faz tudo, nunca fez, e quem acha que Hamilton só ganhou o que ganhou porque estava na Mercedes então Ronaldo e Messi também só ganharam porque estavam em grandes equipas. Em desportos de equipa é só natural que os melhores atletas estejam nas melhores equipas, mas isso nunca é sinónimo de vitórias garantidas.

    De resto, grande corrida de Lando. Aguentou Hamilton enquanto pôde e recuperou do mau arranque. Bem a Ferrari, a mostrar evolução. A escolha de Gasly pelos pneus de chuva extreme revelou se errada. A Aston Martin parece uma equipa rookie. E a diferença dos Mercedes para o resto já não é tão acentuada como no ano passado. Muito contribuíram a Ferrari e McLaren, que parece lançada para recuperar glórias passadas.

    Este ano promete!

    • riscas
      Posted Abril 18, 2021 at 6:22 pm

      A culpa do embate entre o Russell e o Bottas é muito do Russel, mas o Bottas não está totalmente isento de culpas. Ele foi ligeiramente para a direita quando o Russell ia fazer a ultrapassagem o que reduziu o espaço ao Russell e fez com que este fosse à relva.

    • TBL
      Posted Abril 18, 2021 at 6:29 pm

      A questão não me parece assim tão fácil. O onboard do Kimi mostra também que aquando da ultrapassagem, Bottas faz um movimento subtil mas um tanto ou quanto brusco (mais brusco do que o suposto para uma defesa de posição) para cima do Russell. Não sei, e por isso não afirmo, se se pode considerar que teve ou não a culpa, mas não me parece ter sido simplesmente uma ultrapassagem falhada sem motivo.

      Quanto a Hamilton, sim e não:
      – Bottas não teria certamente acabado em 2º na mesma situação;
      – Hamilton também não acabaria em 2º se não tivesse um Mercedes ou um Red Bull.

      De resto, concordo com tudo. McLaren e Ferrari parecem mais consistentes que no ano passado; e gostava de ver uma subida de rendimento da Alpine e Aston Martin para patamares mais próximos das antigas Renault e Racing Point. A Alpha Taiti ainda não mostrou muito mas, pelo menos com Gasly, será uma questão de tempo. Na cauda, a subida de rendimento da Williams (os pontos serão uma questão de tempo) deixou a Haas cada vez mais isolada em último, temo que a época desta última venha a ser confrangedor a.

  • andresilvac
    Posted Abril 18, 2021 at 6:27 pm

    Corrida com muita história mas na frente com pouca… Max saiu na frente e de lá não mais saiu até ao final, sempre que foi preciso o Holandês rodou mais rápido que o inglês e só no pit stop Para slicks se previu alguma mudança na frente.
    Quanto ao resto excelente corrida de Norris Leclerc Sainz e Kimi (Ricciardo não se dá por ele mas está sempre lá).
    Desilusão por Pérez Vettel Alonso/Ocon mas principalmente Bottas que é para mim o principal culpado do acidente com Russel por ter mudado a trajetória quando o Inglês já estava a fazer a ultrapassagem não restou ao inglês outra hipótese ou ia a relva ou batia contra Bottas que parece ter lugar cativo na Mercedes.
    Como extra vou retirar a assinatura da Eleven no final deste mês finda a Champions (faltam 5 jogos 3 irão dar na TVI) alguém aqui tem assinatura da F1 os comentários são fixes estilo BBC ou são como os da eleven?
    Cumprimentos

    • jafdfm
      Posted Abril 18, 2021 at 7:25 pm

      Não tenho conhecimento para comparar com o estilo BBC. Mas gosto muito dos comentadores em inglês (pode-se escolher a língua).
      Podes experimentar (acho que ainda têm o período de 7 dias grátis) e “ver” os comentários dos GP’s anteriores em diferido.

      • andresilvac
        Posted Abril 18, 2021 at 7:42 pm

        Não suporto mais os comentários da Eleven do mais fraco que ouvi em PT aliás nem a Sporttv conseguia ser tão fraca nas transmissões, já não é o só “mandar bitaites” ou ter uma inclinação para X marca que isso dou de barato… É o mandar bitaites constantes, falta de conhecimento/realidade, e parecem afiliados da Mercedes o pah chega para mim dói me ouvir aquilo

    • FredRamalho
      Posted Abril 18, 2021 at 7:55 pm

      pt.vipleague.lc
      Grátis, e a stream da SkySports onde se ouve comentar quem perceba minimamente do assunto (Martin Brundle)

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Abril 18, 2021 at 8:16 pm

      Como vivo no UK, vejo as corridas todas na Sky Sports F1.

      Sure, são biased, os britânicos é que é mas o conhecimento, as análises e a atenção que dão ao desporto é qualquer coisa de fantástico.

      Para além de entrevistas exclusivas, etc… recomendo um VPN, vale mesmo a pena…

    • BenDover
      Posted Abril 19, 2021 at 9:25 am

      Na F1TV os melhores comentários são em mute a ouvir o som dos motores. Isso supera qualquer expert a comentar.

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 18, 2021 at 6:45 pm

    Sem espinhas para Max mas podia ter sido bem diferente.

    Podia, porque sem a paragem de corrida a vantagem para Hamilton seria bem maior (estava a 1 volta), devido ao acidente parvo entre Russell e Bottas (por muito que se goste do miúdo a culpa é inteiramente dele e a atitude seguinte também).

    E podia ter sido diferente se na Qualificação não têm anulado o tempo canhão de Lando Norris que sairia da primeira linha da grelha, e com o andamento do McLaren em Imola não sei se Max teria tido uma corrida tão descansada.

    Volto a repetir que dos jovens pilotos, o Lando é claramente o mais entusiasmante e consistente do grid e será um sério candidato no futuro.

    Desraque positivo para a boa performance dos Ferrari, e para mais um fim de semana muito pobre dos Alpha Tauri e principalmente dos Alpines (este regresso do Alonso foi tão mas tão forçado…).

    • AlexanderSearch
      Posted Abril 18, 2021 at 8:31 pm

      Não acho que se possa considerar a classificação de Gasly fraca

    • AlexanderSearch
      Posted Abril 18, 2021 at 10:37 pm

      Classificação e posição final. Se tivermos em consideração que ha 3 grandes equipas, e por isso 6 pilotos, tudo o que seja 7° ou melhor é a cima da média

    • Sombras
      Posted Abril 19, 2021 at 8:38 am

      Concordo com o reparo ao Norris, assumindo que consideras que o Verstappen já não entra na classificação de jovens pilotos (apenas 23 anos…é surreal). Ambos têm tudo para suceder a Hamilton.

  • BenDover
    Posted Abril 19, 2021 at 9:23 am

    O Hamilton tem uma vaca enorme! Quando podia ficar fora da corrida aparece uma bandeira vermelha que o coloca mais perto e de volta à luta. A recuperação foi fenomenal mas sem bandeira vermelha a corrida seria bem mais interessante.

Deixa um comentário