Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Suns na final da NBA 28 anos depois

É desta que CP3 vence o Anel? Chegar à final da NBA com uns Suns que nos últimos anos nem atingiam aos playoffs já é um feito enorme mas será frustrante se um dos melhores bases de sempre não atingir o título. Ainda por cima dificilmente volta a apanhar um contextos destes. Apesar de Phoenix ter tido muito mérito, teve pela frente adversários sempre limitados pela ausência de um dos principais jogadores. 

Os Suns apuraram-se para a final da NBA ao baterem os Clippers no jogo 6 por 130-103. Chris Paul, que nunca tinha estado numa final da NBA, deu um autêntico recital, ao juntar 41 pontos (31 deles na 2.ª parte) a 8 assistências, Ayton também brilhou com 16 pontos e 17 ressaltos. Já do lado da turma de LA, Paul George desta vez não passou dos 21 pontos, enquanto Jackson só somou 13. Phoenix, que não estava na final da NBA desde 1993 (na altura tinha Charles Barkley como estrela), fica agora à espera dos Bucks ou Hawks.

35 Comentários

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 1, 2021 at 9:02 am

    Agora só falta Atlanta..

  • Nunop
    Posted Julho 1, 2021 at 9:22 am

    Se não for este ano, nunca mais será para CP3. Os Suns por muito que joguem bem, tiveram a maior sorte que me recordo com as lesões dos adversários. É que foi literalmente em todas as séries. LBJ condicionado e Anthony Davis de fora por parte dos Lakers, Jamal Murray de fora por parte dos Nuggets e Kawhi Leonard de fora por parte dos Clippers.

    Se ganharem vai ser sempre aquele anel com asterisco, tal como são por exemplo os do Durant (só com os super-Warriors, o que eu discordo visto que apesar de ser uma super equipa ele foi o melhor jogador nas finais nos dois anos) ou o dos Lakers o ano passado (contexto Covid-19/Disney).

    • Kafka
      Posted Julho 1, 2021 at 12:27 pm

      Os títulos com ** só duram 7/8 anos, depois as pessoas esquecem…. E para as gerações mais novas então daqui a 15/20 anos já não haverá mais sequer ***

      Em 2040 ninguém vai querer saber se os Suns ganharam devido à lesão dos melhores jogadores dos Lakers, Clippers, Bucks e Nets… Aliás os miúdos que na altura terão 20/25 anos em 2040 nem sequer vão saber disso e olharão para este título como se fosse um título igual a qualquer outro

      É como o título 2016 de Portugal, só passaram 5 anos mas já quase ninguém se lembra do “milagre Islandês”, esse golo completamente DESNECESSÁRIO de Traustason e que até prejudicou a Islândia, foi a chave do título de Portugal…. Passados 5 anos quem se lembra disso? Ninguém

      É como os Rockets terem ganho 2 títulos na ausência do Jordan, quem era vivo na altura sabe que é 2 títulos com ***, mas a malta já só olha como 2 títulos normais

      A coisa boa/má do tempo é que limpa tudo e limpa tb estes “pormenores” da história, que foram fundamentais para os títulos

      • Bruno Cunha
        Posted Julho 1, 2021 at 1:24 pm

        Concordo com o que dizes mas o próprio Jordan admitiu que achava que os seus Bulls não tinham capacidade para derrotar os Rockets.

        E num dos títulos Jordan já tinha voltado e apesar de fazer média de 31 pontos nas finais de conferência a sua equipa não foi capaz de passar os Magic, equipa que os Rockets varreram na final.

        • troza
          Posted Julho 1, 2021 at 8:01 pm

          Sim mas… a equipa não conseguia ganhar a luta de ressaltos a ninguém (Kukoc era o pf titular…) e o Jordan, apesar dos números que tinha, não era bem Jordan. Os finais de jogos dele naquele playoff contra os Magic nota-se um pouco a diferença. Não era a mesma coisa do que deixar Jordan na equipa que foi para 93/94.

          É tudo uma questão de “e ses” mas em 93 o Jordan retirou-se e o 5 inicial estava lá todo (Cartwright, Horance Grant, Pippen e BJ Armstrong), ainda tinham adicionado Kukoc e (se não me engano) Kerr. Era uma equipa que só por si era melhor que a de 92/93 (Paxson e Cartwright estavam velhos mas ter Kukoc para além disso tudo e o Kerr era muito bom). Nestas condições não sei… De ver os jogos não gosto muito do BJ Armstrong (já vi muitos com Ron Harper a defender… era diferente) mas acredito que eram melhores que os Rockets. Tudo dependeria de como iriam conseguir defender Olajuwon com Cartwrigh, Perdue, Scott Williams… talvez Horance Grant? Mas também não sabemos como iriam os Rockets parar Jordan.

          Em 94/95 os Bulls tinham o Kukoc a PF e naquela altura era sinal que não ganhavam ressaltos a ninguém… e o Ron Harper estava tão em baixo de forma que não era opção… Não acredito que ganhassem com aquela equipa, embora o regresso do Jordan os tenha transformado numa equipa muito melhor (estavam a um ritmo de acabar com 43 vitórias e com o Jordan estavam num ritmo de 63 vitórias, embora a amostra seja pequena) era uma equipa com falhas gritantes. Obviamente que se viu a diferença que foi adicionar o Rodman e ter o Ron Harper em forma a titular em vez do BJ Armstrong… :D Mas aí os Rockets não conseguiram ir à final… o que não iria dar uma resposta a isto… os Bulls de 96 em quase nada têm a ver com os de 93 ou os que seriam os de 94 com Jordan.

  • Diogo Moura
    Posted Julho 1, 2021 at 9:55 am

    Irónico. Durante alguns anos os Clippers tentaram montar um core (com CP3 à cabeça) para chegarem ao título.
    E agora chega à final com os Suns onde batem esses mesmos Clippers. Se os Suns vencerem, é o coroar de uma enorme carreira.

    • Kurt1904
      Posted Julho 1, 2021 at 10:14 am

      Adorei quando eles o começaram a assobiar. Provavelmente o melor jogador de sempre dos Clippers, não fez sentido nenhum.

      • GoldenFCP
        Posted Julho 1, 2021 at 1:16 pm

        Anda sempre em flops ridiculos e a tentar enganar os arbitros. Quer ter respeito que se dê ao respeito. E eu falo como fã desde sempre do basquetebol do Chris Paul

      • Tomassdc
        Posted Julho 1, 2021 at 5:32 pm

        Mas tu viste as atitudes dele durante os jogos e especialmente neste último jogo? Flops ridiculos e sem respeito pela organização/fans
        Mais, melhor jogador de sempre dos Clippers? Estás a falar de ser o jogador com mais qualidade que jogou nos clippers? É que ele não é nenhum dos dois… O que dizes não faz sentido

      • Tomassdc
        Posted Julho 1, 2021 at 5:33 pm

        Mais, em 2 anos, tanto o PG como o Kawhi já chegaram à WCF que é mais do que ele alguma vez fez

    • Abbas
      Posted Julho 1, 2021 at 10:29 am

      Acho que se esse core tivesse sido hipoteticamente montado 5 anos antes (ou com outro treinador mais competente) teria dado em título. Os Clippers dos tempos de Lob City tiveram o seu auge no início do advento da era do spacing e dos 3 pontos, que era a antítese do jogo deles, tanto que eles tinham um registo desastroso contra os Warriors. Juntando a isso personalidades “difíceis” (basicamente o 5 inicial todo – CP3, JJ Redick, Matt Barnes, Blake Griffin, Deandre), ficou complicado. De qualquer das formas, esta versão dos Clippers com PG-Kawhi já fez mais, já que os outros nunca tinham chegado a WCF.

    • GoldenFCP
      Posted Julho 1, 2021 at 1:22 pm

      Clippers limitadissimos pela ausencia do melhor jogador e top3 da liga e do seu poste tiular.
      Nao é ironia nenhuma, houve sorte na forma como se foram desenvolvendo as coisas. Clippers completos os Suns iriam conseguir fechar tao facilmente? Mesmo com PG a rebentar de tanto cansaço acumulado podiam ter ganho a série, basta ver os jogos 2 e 4 como conseguiram perder ridiculamente.

  • Abbas
    Posted Julho 1, 2021 at 10:10 am

    Contente pelos Suns devido a CP3 e a achar que com toda a gente saudável Phoenix seria a equipa ainda em prova com mais probabilidade de ainda estar a jogar. Enorme trabalho de Monty e o Point God a demonstrar que foi o “real MVP”, elevou imenso uma equipa que no ano passado falhou PO e até há pouco tempo era das piores da liga. Agora que venha de lá o título numa final que há uns meses seria totalmente inesperada… Ainda tenho que ler por aqui que o método americano não beneficia a competitividade.

  • Kurt1904
    Posted Julho 1, 2021 at 10:13 am

    Excelente vitória dos Suns, independentemente das lesões que não tiveram e os outros tiveram, fizeram uma excelente regular season e nos playoffs foram sempre competentes, fizeram bons jogos, jogaram bem ofensivamente e defensivamente. Merecem.

    Em relação ao jogo, quando vi o o Crowder a meter triplos achei que o jogo já não fugia aos Suns e assim foi. Os Clippers ainda fizeram uma bela run no terceiro período (10-0), aproximaram-se, mas CP3 voltou e arrumou um jogo, primeiro um triplo, depois ganhou uma tecnica ou cousins, layup, e foi por aí fora. Que belo jogo do CP3, das melhores vitórias de carreira para ele. Um dos 5 melhores bases de sempre, e se ganhar este título tem tudo para subir mais um pouco na lista.

    Os Clippers bateram-se bem, acho que o Mann devia ter jogado mais tempo, mas hoje não conseguiram mais. Será fácil bater no PG, mas depois de tudo o que ele fez estes playoffs seria injusto, fez tudo o que podia, foi um calendário horrivel e mesmo assim não desistiu de lutar. Esta small lineup dos Clippers é muito muito boa, e deu muito gosto de ver jogar. Também deu gosto ver o Beverley perder, dos jogadores mais cobardes que já vi jogar, e adorei o empurrão nas costas, classe.

    Acho que a NBA devia repensar neste calendário, não faz sentido nenhum os Clippers terem jogado tantas vezes nos últimos 30 dias, isto não é bom para o espectaculo, qual era o problema de terem tido um dia extra de descanso após os 4 primeiros jogos. Ou após a série com Utah, qual foi a lógica de terem jogado no domingo, é absurdo, não faz sentido nenhum. E tenho a certeza se tivesse sido com os Lakers e Lebron James, não teria acontecido da mesma forma. A NBA tem que dar o mesmo tratamento a todas as estrelas.

    • Kafka
      Posted Julho 1, 2021 at 5:56 pm

      O calendário deste ano teve mesmo de ser assim, para não coincidir com os Jogos Olímpicos, que são uma verdadeira “instituição” nos Estados Unidos, daí os playoffs ter de ser sempre a despachar … A América pára para ver os Jogos Olímpicos

      Era mau para o negócio televisivo se as Finals conicidicem com os Jogos Olímpicos

      E mesmo assim caso os jogos dos Bucks-Atlalanta vá a 7 jogos e as finals também vá a 7 jogos, já terás eventualmente 1 ou 2 jogos a coincidir com os Jogos Olímpicos

  • Jogabonito
    Posted Julho 1, 2021 at 10:27 am

    Muito feliz pelos Suns mas se passam a vida a chorar que o ano passado foi Disney/Lemickey o que dizer deste ano… não me lembro de uns PO tão condicionados por lesões

  • Tiago Silva
    Posted Julho 1, 2021 at 11:20 am

    Aquele empurrão no final do Beverley ao CP3… que jogador horrível, acho que ninguém gosta dele! Muito bem o CP3 a liderar estes fantásticos Suns a uma excelente campanha e à sua primeira final da carreira! Merece por todo o basketball que mostra ano após ano, foi sempre um dos que mais gostei de ver e é tão bom ver ele a dar a volta depois de tantas críticas.

    Espero que a final seja contra os Bucks, aí será um belíssimo jogo!

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 1, 2021 at 12:01 pm

      Vamos ser sinceros o CP3 também é um terror no campo.

      O Boogie até lhe disse “é por estas coisas que ninguém na liga gosta de ti”

      • Tiago Silva
        Posted Julho 1, 2021 at 12:32 pm

        Sim Bruno, o CP3 já teve das suas, mas neste caso nem percebi o motivo.

      • Kurt1904
        Posted Julho 1, 2021 at 12:36 pm

        Por norma os gajos que não gostam dele, são gajos que também não são muito certos da cabeça. O Rondo, Cousins…Em Clippers não correu bem porque toda a gente queria ser a estrela. Em Houston não correu bem, porque o estilo de jogo com o Harden é horrivel.

        Mas depois tens gajos como Ayton que dizem que o CP3 lhe mudou a carreira…ou o Crowder que disse que bastou saber que o CP3 ia para phoenix que ele também quis ir..

        • Bruno Cunha
          Posted Julho 1, 2021 at 1:14 pm

          Eu acho que em Houston correu bem simplesmente atingiu um ponto de rutura não só com Harden mas com os donos que se quiseram ver livre do contrato do CP3 o mais rápido possível.

          Continua a ser a equipa mais forte que vi desde que vejo NBA e não tenho dúvidas que nenhuma equipa destes PO cheirava contra aqueles Rockets. Eram uma combinação de poder ofensivo, com uma defesa sufocante (CP disse até que era a melhor defesa que já tinha jogado num podcast recentemente muito por causa da capacidade de dar switch a tudo). Infelizmente ele lesionou-se e a equipa foi se toda abaixo batendo até recordes negativos de lançamento.

          Eu quero muito que CP ganhe este anel e acredito que jogar com ele seja uma experiência fantástica porque ele é o jogador com mais QI da NBA, mas ele é muitas vezes uma besta em campo.
          E não há mal nenhum em seres uma besta, porque não tens de ser amigo de toda a gente, mas quando tentou lesionar Lebron de propósito (mais que uma vez) que supostamente é o seu melhor amigo cheguei à conclusão que o gajo não olha a meios para ganhar e se acreditasse em Karma até diria que era a razão pela qual ele tem tido tanto azar na carreira.

          Não acho que seja só os tolinhos que não se dão com o Chris até porque o Crowder é exatamente o tipo de jogador que se pegaria com ele.

          • Abbas
            Posted Julho 1, 2021 at 3:25 pm

            Não digas isso que o pessoal te cai em cima… Eu também acho que esses Rockets são das 3-4 equipas mais fortes que vi desde que comecei a ver basket a sério. Defendiam muito bem e ofensivamente, quando os lançamentos caiam, eram perfeitos: ter Harden e CP3 no backcourt é quase batota.

        • Abbas
          Posted Julho 1, 2021 at 3:23 pm

          Acho que são tipos mais vocais, indivíduos mais discretos não vão referir publicamente isso. O JJ Redick admitiu que nunca se deu muito bem com o CP3 quando o entrevistou, por exemplo. Eu gosto muito do CP3, mas não é uma personalidade nada fácil, como muita gente admite. É gozão e provocatório, mas é um líder e uma pessoa muito inteligente.

    • Borsalino
      Posted Julho 1, 2021 at 12:33 pm

      Cp3 não é, nem nunca foi nenhum anjinho. É dos jogadores mais provocadores da NBA.

    • GoldenFCP
      Posted Julho 1, 2021 at 1:18 pm

      O Chris Paul é muito provocador e anda sempre em flops ridículos. Ninguém gosta dele na liga por algum motivo é.
      Com o talento que tem devia ter mais cabeça

    • Tomassdc
      Posted Julho 1, 2021 at 5:36 pm

      Tu viste o jogo sequer? O cp3 teve andou a flopar o jogo inteiro e a mandar vir com o público. Vai procurar o que uns fans dos Suns disseram ao Beverley no jogo 5 e pode ser que te identifiques com eles.

  • Borsalino
    Posted Julho 1, 2021 at 12:01 pm

    Parabéns aos Suns que apesar de terem defrontado equipas limitadas por lesões, souberam e muito bem aproveitar este fato e têm jogado um grandes basquetebol nos dois lados do campo.
    Parabéns a Ayton, que não me canso de dizer, tornou-se num jogador de grande nível-

    Uma palavra a PG13 que deu tudo o que tinha e merece ser reconhecido pelo que fez, principalmente desde a lesão de Kawhi.

  • GoldenFCP
    Posted Julho 1, 2021 at 1:14 pm

    Nao me lembro de nenhuma equipa com tanta sorte divina como estes Suns.
    Apanharam Lakers com Davis lesionado e Lebron a meio gás, Denver sem Murray, Clippers sem Kawhi e Ibaka e ainda podem chegar á final e apanhar bucks sem Giannis ou Atlanta sem Trae Young.
    Gosto disto, nao podem ser sempre os mesmos a ganhar e CP3 “rei dos flops” ja merecia até pela brilhante carreira que fez. Muita competencia no Arizona. Ayton está um sr jogador, Booker é um scorer do melhor que existe na liga, Crowder e bridges sao muito bons role players, bom banco, otimo treinador, adeptos carismaticos. Pelo que passaram nos ultimos anos os adeptos dos Suns merecem isto. Espero é que Chris Paul deixe de ser tao nojento, nao tem necessidade de andar sempre pelo chao em flops ridiculos, é um base com muito talento nao precisa de figurinhas destas. Booker pode colecionar já um anel e que merecido seria. Quem acompanha NBA há mais tempo sabe bem a tristeza de equipas do Suns que este rapaz já jogou. Nunca pediu troca e agora vai finalmente receber os louros disso msm.

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 1, 2021 at 1:23 pm

    Fico muito feliz pelo CP3 e pelo Booker e Ayton, que são 2 jogadores que aprecio (o Ayton então tem crescido a olhos vistos).

    Ainda assim, o meu destaque vai para o impacto que o Crowder continua a ter nas equipas por onde passa. Muito sub-valorizado!

  • Tomassdc
    Posted Julho 1, 2021 at 5:28 pm

    Ainda acreditei que fosse possível levar ao jogo 7 mas não deu para mais. Que enorme esta equipa dos clippers. Sem o Kawhi, Ibaka e Zu e a jogar dia sim dia não à quase 1 mês (sim, ainda estou à espera da razão pela qual os hawks tiveram 2 dias de descanso para a final de conferencia e os clippers não) e, se não fosse alguma arbitragem ridícula em alguns dos jogos, ainda seriamos capazes de ganhar a serie. Os suns chegam à final de nba e arriscam-se a ganha-la não por ser a melhor equipa mas por ser a equipa mais saudável (é incrível a sorte que tiveram em todas as séries). Ficou bem provado que, se não fosse pelas lesões do kawhi, Ibaka, AD, KCP, Jamal, acho que o Barton, etc., não lá chegavam. Se porventura ganharem, o anel vai sempre ter aqueles asteriscos. Fico a torcer pelos bucks ou pelos hawks. Querem coroar o CP3 por uma grande carreira mas continuam a aplaudir o tipo de jogador que é. Flops atrás de flops e sem respeito pela equipa que respeitou o seu desejo de ser traded. Aliás do jogo de hoje só se vão lembrar do empurrão do beverley, ninguém fala do CP3 se ter mandado as chão depois de ter ido contra o boggie e de todos os outros flops, o crowder pelas atitudes miseráveis dele (dedos nos olhos, fazer o batum tropeçar, etc.), o booker pelo choradinho constante, etc. Mais, depois do jogo 5, a 1ª coisa que o monty fez a seguir ao jogo foi queixar-se da arbitragem naquele flop que o CP3 queria fazer mas correu mal ?.

    Uma nota final para o PG, Reggie Jackson, Batum, Tman, Ty lue, etc. que estão todos de parabéns e acabam por fazer história na franchise (bem mais do que o CP3 alguma vez fez). Duvido que seja possível mas espero que deêm run it back. Espero também que isto também tenha provado a algumas pessoas com quem discuti aqui no blog que o meme do Pandemic P, o problema dos clippers ser o point guard (playoff Rondo não era?), e que provaram que tinham um problema de “mEnTaLiDadE” era treta.

    • Abbas
      Posted Julho 1, 2021 at 10:51 pm

      Um título dos Suns tem asteriscos, mas um dos Bucks não, que seriam eliminados facilmente contra uns Nets sem lesões. Até os Hawks estão a jogar contra uns Bucks sem Giannis, mas aí dou de barato que eles tbm perderam o Ice Trae.

      • Tomassdc
        Posted Julho 1, 2021 at 11:46 pm

        Não percebi, onde é que eu disse que o título dos bucks não tinha asteriscos? Entre os suns e os bucks/hawks prefiro muito mais, mas mesmo muito mais, que ganhem os bucks/hawks. O ponto é que os suns jogaram todas as séries contra equipas (muito) desfalcadas e que, como se viu, se não fosse por isso não ganhavam

Deixa um comentário