Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Krovinovic deixa Benfica a título definitivo e já tem clube

Não tinha lugar nas águias? A lesão mudou por completo a carreira do ex-Rio Ave na Luz. Passou de jogador referência (teve um enorme impacto durante algumas semanas) para nunca mais contar. 

O Benfica anunciou a transferência de Filip Krovinović para o Hajduk Split, da Croácia. “O Sport Lisboa e Benfica comunica que chegou a acordo com o Hajduk Split, da Croácia, para a transferência, a título definitivo, do médio Krovinovic”, pode ler-se no site das águias. Recorde-se que o médio, de 25 anos, estava vinculado às águias desde 2017, depois de ter sido comprado ao Rio Ave por 3,5 ME, mas nas últimas duas épocas foi cedido ao WBA e Nottingham Forest.

23 Comentários

  • Francisco Rocha
    Posted Julho 19, 2021 at 1:06 pm

    Foi o jogador mais importante na tentativa do Benfiquinha de Vieira e RV fazerem frente a um Porto que foi inteligente no mercado e que soube atacar o Benfica da melhor maneira. A mítica época que terminou com o golo do Herrera que serviu de justificação para o falhanço tremendo que foi essa época e que já se esperava que fosse ridícula desde o início do mercado de verão.
    Depois da lesão foi só mais um, tal como acontece agora com Samaris e já aconteceu com Salvio e, com menor relevância, Sulejmani (muito bom para rotação), entre outros.
    Desde a época 13/14 que o Benfica não tem uma equipa pensada e sem, teoricamente, falhas graves no plantel. Desde então que a ridícula gestão de Vieira e seus compadres, agora conhecida aos olhos de todos, tem vindo a destruir o Benfica ainda mais.
    O Vietname não acabou com a saída do Vale e Azevedo e começou antes dele. O Benfica está em implosão há cerca de 3 décadas.
    Acabei por me desviar do assunto principal: Krovinovic. Um jogador que aprecio e que apesar de já não ter nível para o Benfica (o que não é propriamente um pré-requisito para estar no plantel, visto que o que não falta é mediocridade) foi queimado por um carneiro qualquer, tendo isso acontecido dentro ou fora. Se aconteceu dentro só vem reforçar as críticas que eu e muitos outros users temos vindo a fazer há pelo menos 4 épocas. Mas claro que o problema só apareceu agora e já está resolvido porque o Vigareira saltou (not).

    • deus_Ex_machina
      Posted Julho 19, 2021 at 1:40 pm

      Sinceramente o começo do Vietname pode ser datado a Damásio e a sua maravilhosa gestão que culminou com a contratação do Artur Jorge. Curiosamente Vieira também confiou num Jorge para tentar dar um rumo à gestão desportiva de um Benfica sem qualquer rota.

      • Xyeh
        Posted Julho 19, 2021 at 2:12 pm

        Damásio meteu o Benfica a pedir dinheiro aos portugueses, ninguém fez tão mal ao SLB como Damásio que ainda deixou uma equipa com jogadores sem valor para os memes, Vale e Azevedo depenou o pouco que o SLB tinha de valor, LFV quando lá chegou com Vilarinho pouco tinham e a verdade é que reergueu o clube mas nos últimos anos quando podia ter-se tornado o Bayern de Portugal vacilou pelos interesses pessoais de LFV.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 19, 2021 at 7:03 pm

        O que é curioso e deveria fazer reflectir é o silêncio total do vieirismo sobre a gestão catastrófica de Damásio, que foi a que começou a trazer o descalabro para o Benfica. Vieira silenciou tudo o queDamásio fez, nunca se lhe ouvir falar de pedras da calçada ou “novo Damásio” para se referir ao período de Damásio, a demonização de Vale e Azevedo como o único culpado de uma crise que não começou com ele foi um dos motivos para o estado em que estamos hoje, nunca se analisou a história do clube nas últimas 3 décadas como se deveria. E quem esquece a sua historia está condenada a repeti-la.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Julho 19, 2021 at 7:54 pm

          Com todos os defeitos do Damásio, quando ele entrou o Benfica já estava á beira do abismo. Ele deu o salto em frente, que foi a contratação do Sr Artur. Todos podíamos ver no que ia dar, e deu mesmo. Até hoje não entendi se foi incompetência da direcção ou outra coisa qualquer.
          Mas o desnorte do Benfica já tinha começado mais cedo, no fim do mandato do João Santos. Sem beliscar o que quer que seja o benfiquismo de quem esteve no clube por essa altura, foi quando se começaram a tomar decisões que haviam de sair caras nos anos seguintes.
          O problema de substituir o Vieira é que para conseguir liderar um organismo com a dimensão do Benfica não basta ter boas intenções. Aliás, até ver, o Damásio era bem intencionado. É preciso o chamado jogo de cintura, e proactividade, e ambição, e isso é algo que as pessoas honestas têm menos do que as outras.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 19, 2021 at 8:06 pm

            Não discordo inteiramente do 1º parágrafo mas creio mesmo que foi Damásio quem deu o início ao descalabro. quanto ao último parágrafo, concordo inteiramente e por isso, uma das razões pelas quais Noronha não me convence é que me parece que possa ser um Vilarinho 2.0, uma pessoa muito bem intencionada mas rodeada de gente duvidosa que acabe a meter um novo Vieira lá dentro. Noronha não mostrou a força nem carisma nem personalidade que deveria ter tido nas eleições, quando na altura devia ter recusado os resultados sem que todos os votos fossem contados com lisura.
            O meu apoio vai para Rui Gomes da Silva que é dos poucos que além de benfiquista tem os olhos bem abertos para o que se está a passar no futebol.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Julho 20, 2021 at 5:38 pm

              É, para mim, inquestionável que o apocalipse começou com Damásio, uma prfesidência miserável e auto-destruidora.
              Concordo com o que diz do Noronha e também com o que diz do Rui Gomes da Silva

              • Joga_Bonito
                Posted Julho 20, 2021 at 10:22 pm

                Também tenho essa impressão. Podem dizer que João Santos ou Jorge Brito tiveram crises, mas eram grandes benfiquistas e essas crises eram hoje uma maravilha,eram crises “normais” de um colosso mundial que quando não ganhava rolavam cabeças. Havia já aí uma certa dificuldade em compreender os novos tempos do futebol moderno, mas qualquer presidente benfiquista sincero, como amor e gente competente pode bem dotar-se de excelentes pessoas que percebam o que de mais moderno pode existir. Mas o presidente tem de ser um índio da catedral, tem de sentir o clube e só colocá-lo a ele acima de tudo. Por isso creio que com João Santos ou J. Brito nunca se chegaria aqui, o clube pderia vacilar, poderia afastar-se das vitórias devido às mudanças do futeboo odenro, mas seriam crises temporárias. Já Damásio é um cancro, tornou o Benfica um repasto de tachos, lobbys, desmantelou a mística e foi isso que levou os sócios a Vale e Azevedo.
                Os meus votos vão direitinhos para RGS, nem tenho dúvidas. É o único que dá garantias de benfiquismo e defesa do clube. Apenas espero que se rodeie de gente mais mediática que ljhe dê tempo de antena e tire menos foco dele próprio, de certa forma porque já anda a falar há muitos anos tem certo desgaste na imagem. Isso para mim não conta, eu li o programa dele e é excelente, mas para muitos o facto de ele andar há anos a alertar para o que hoje se está a passar desgastou a imagem dele e creio que tem de ter uma campanha mais apelativa, com mais pessoas a partilharem com ele o destaque, para retirar foco da sua imagem e assim as pessoas se focarem nele e enas suas ideias, que são excelentes, quem tiver dúvidas leia o programa dele.

    • San Iker
      Posted Julho 19, 2021 at 2:21 pm

      O Porto não foi inteligente no mercado, tanto é que só contratou o Vaná nesse ano por não ter dinheiro para mais.

    • Mantorras
      Posted Julho 19, 2021 at 2:32 pm

      Concordo com tudo, mas nao metas ai o Salvio. Ha anos luz de distancia entre Salvio e eles. A pior epoca de Salvio depois da lesao e ao nivel das do Rafa e do Cebola.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 19, 2021 at 1:11 pm

    O Benfica ainda teve que pagar para conseguir colocar o Krovinovic e assim poupar um ano de salários..

    • Abbas
      Posted Julho 19, 2021 at 1:38 pm

      Mais uma teoria da conspiração anti-Benfica do Clismo. Os croatas pagaram 2ME pelo Krovinovic ao Benfica.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Julho 19, 2021 at 5:46 pm

        Estás como eu: a vontade normal é não responder mas são tantas e tão distantes da verdade que às vezes também respondo…

  • Abbas
    Posted Julho 19, 2021 at 1:22 pm

    Achei que tivesse nível para o Benfica naquela primeira passagem. Não sei se foi da lesão ou de quê, mas hoje sei que não tem, tanto que o único clube que se chega à frente para o contratar é o Hadjuk Split. Nenhum clube de Premier League ou Championship o quis a pronto depois de ter andado lá por dois anos. Circula bem a bola, faz pouco mais do que isso. Mesmo na época em que o Krovinovic foi titular, acho que Zivkovic fez melhor o papel de terceiro médio depois (entre um e outro, houve aquela derrota/empate em que tivemos de levar João Carvalho, que era muito fraquinho), embora o sérvio não fosse tão intenso sem bola. Krovinovic ficará para sempre ligado ao facto de ter sido o único reforço na época do possível penta, o que foi gozar com todos os benfiquistas.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Julho 19, 2021 at 2:31 pm

    Se fosse no FM o gajo dizia que não aceitava a proposta por causa do nível do clube e das infraestruturas existentes, e agora assina pelo Hajduk na vida real, vai-te lixar Krovinovic!
    Agora a sério, em forma, tinha lugar no Braga, Guimarães ou Dínamo Zagreb, que opção mais estranha.

  • coach407
    Posted Julho 19, 2021 at 2:33 pm

    Já tinha dito o que achava do Krovinovic quando ele supostamente estava a brilhar portanto o facto de se ter tornado um flop para mim foi simplesmente o resultado inevitável derivado das suas qualidades e defeitos.

    A esmagadora maioria dirá que isto aconteceu por causa da rotura de ligamentos… há 3 anos e meio. É engraçado que desde essa lesão o croata jogou nos 2 campeonatos mais exigentes do Mundo fisicamente (Premier League e Championship) e quem o viu jogar sabe perfeitamente que fisicamente o Krovinovic está muito bem, tecnicamente está o mesmo (ou melhor). O problema dele no Benfica é o que já tinha falado antes da lesão: decide como se jogasse no Rio Ave. Curiosamente, apareceu outro jogador logo a seguir no Benfica que disse exatamente o mesmo que é o Chiquinho. É outro que decide como se jogasse no Rio Ave.

    E quando falo em decisão estou a falar com e sem bola. É muito diferente quando nas costas do avançado vês jogadores como Pizzi, Pedro Gonçalves, Bruno Fernandes, Marega, Seferovic, Ricardo Horta… ou quando tens lá o Krovinovic ou o Chiquinho. Os primeiros dão sempre a sensação que a qualquer momento destroem aquela defesa com golos, assistências, movimentações monstruosas, ganham divididas, criam espaços nos posicionamentos chave, afundam a defesa…

    O Krovinovic e o Chiquinho não têm essa capacidade. Com roturas de ligamentos ou sem roturas de ligamentos. É indiferente. Parece sempre que não fazem mal a uma mosca. Não perdem a bola, mas não acrescentam valor suficiente com o objetivo de colocar a bola dentro da baliza adversária que é o principal objetivo das ações dos jogadores ofensivos.

    Isto significa que são maus jogadores? Não. Como sempre disse, estou a falar do contexto do Benfica e do campeonato português que é uma realidade onde tens de ser excecional no jogo de xadrez ofensivo que se exige pelo rigor tático das organizações defensivas.

    A este nível, tanto o croata como o português podem jogar… a 8. Longe da baliza adversária. Mas são jogadores que podem jogar a 8? Têm o resto? Depende, talvez…

    Claro que se formos para outros campeonatos então já pode fazer sentido um 10 estilo Krovinovic, mas nunca num nível muito alto. Equipas de meio da tabela das Big Five, excluindo a Premier League, talvez na La Liga consigam jogar em equipas um pouco mais acima de meio da tabela… boas equipas do Championship ou outros campeonatos periféricos. E não é pela rotura de ligamentos. É porque é esse o seu potencial máximo sem lesões nenhumas.

    • Nunop
      Posted Julho 19, 2021 at 6:30 pm

      O Krovinovic é um 8 puro, e foi nessa posição que brilhou na Luz. Falar de Krovinovic e de Marega/Seferovic na mesma frase a dizer que os segundos criam mais perigo junto da baliza adversária, é um não-comentário.

    • Vegeta
      Posted Julho 19, 2021 at 6:49 pm

      Mais uma vez estás enganado.
      O Krovinovic, nunca mais foi o mesmo desde a lesão.
      Basta falares com alguém que teve no Notthingam o ano passado, e olha que são vários portugueses.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 19, 2021 at 2:59 pm

    Ainda acreditava neste jogador, perdeu o comboio e depois a confiança com aquela lesão grave. Depois o pior é que andaram sempre a colocá-lo como extremo ou como segundo avançado, enquanto ele é um 8 que organiza o jogo atrás. Um jogador que faz melhorar o coletivo com a sua capacidade em gerir os ritmos e em fazer a bola circular, tem um pouco o estilo do João Mário que é talvez um pouco mais forte no transporte e mais vertical.

    Jogadores como o Krovinovic e o Chiquinho, como falou o coach são muito certinhos e boas peças para se ter no plantel, fazem o que um 8 deve fazer no seu geral, ligam bem a defesa e o ataque. Não se pode pedir que decidam no último terço porque têm pouca intensidade e velocidade, mas têm muito critério. Com a vinda do João Mário nenhum dos 2 é mais preciso na equipa, mas até lá ambos são melhores do que o Taarabt na função de 8 e nunca se percebeu o porquê de nunca terem sido aposta nessa posição.

    Desejo ao Krovi toda a sorte do Mundo e que relance a carreira no seu país.

Deixa um comentário