Quando ele saiu do Braga, se me dissessem que o Amorim ainda ia estar no Sporting em 23/24 não acreditava.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
9:58 pm
Então porque?
Goncalo Silva
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:01 am
Porque não é normal um treinador aguentar tanto tempo no mesmo cargo, seja qual for o clube atual. É assim o futebol moderno, há exemplos raros dessa longevidade como Guardiola, Klopp, Arteta, Conceição, e talvez Amorim comece a entrar nesse lote. As ideias começam a desgastar-se e fica difícil manter o grupo motivado, o próprio treinador pode querer novos desafios (não digo que seja o caso).
lipe
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:49 am
Pelo que o Gonçalo já disse e também porque pensava que por esta altura ele já se teria ido embora, ou para o estrangeiro ou para o Benfica.
Do estrangeiro não deve ter aparecido nada demasiado aliciante e em relação ao Benfica já todos sabemos o que aconteceu.
Só ficam vocês a ganhar. Mesmo esta época não estando a correr às mil maravilhas, o Sporting hoje é um clube mais estável e com mais condições de competir. Com o Amorim estarão sempre mais perto.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 24, 2023 at
2:14 pm
Não sei o que aconteceu com o Benfica. Houve alguma coisa?
Amorim sempre me pareceu ligeiramente anti mainstream nesse aspeto por acaso.
lipe
Posted
Janeiro 24, 2023 at
3:02 pm
Foi pra lá o Schmidt e a coisa correu espetacularmente bem (mas com aquela equipa tenho a certeza que o Amorim faria algo semelhante).
Ele para já pode-se dar ao luxo de ser anti mainstream e de ter alguma pausa com a carreira, ainda nem 40 anos tem.
ForsenCD
Posted
Janeiro 23, 2023 at
6:59 pm
A única tática que devia interessar é relegar o Trincão para o Sporting de Espinho
T. Cruz
Posted
Janeiro 23, 2023 at
7:14 pm
Olhando às dinâmicas da equipa, não surpreende…
FranLx81
Posted
Janeiro 23, 2023 at
7:29 pm
Depois de ficar em 4°, haverá nova época com Amorim❓
John Travolta
Posted
Janeiro 23, 2023 at
9:15 pm
Sendo certo que vai ficar em 4º secalhar é melhor o Sporting so jogar pa liga europa e taça da liga , vai fazer o que para o campeonato ? Nem precisa de aparecer tu ja sabes que fica em 4º , vão la cansar-se para que ?
Tens mais certezas que queiras partilhar ? Fiquei curioso
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
9:58 pm
Sim haverá.
Mas vamos já avisar o Sporting que vai acabar em 4.º, não vão eles esforçar-se desnecessariamente em alguns jogos.
Vamos também avisar que o Sporting será eliminado nos oitavos-de-final da Liga Europa. Assim poupa-se uma viagem e a chatice de preparar mais jogos.
Kacal
Posted
Janeiro 23, 2023 at
7:36 pm
O problema do 4-4-2 é que certos jogadores não encaixarão tão bem como Inácio e Porro, por exemplo. E será preciso ter outro tipo de laterais. Mas de resto é possível e dá a possibilidade de contratar outro tipo de #9 que tenha o apoio de um SA. Pote e até Paulinho podem jogar nesse papel. Mas aí Trincão já terá que sair do XI porque Edwards terá que jogar na direita. Ganham umas coisas e perdem outras, mas é bom que Amorim adquira essa variabilidade tactica.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
9:56 pm
Não encaixarão bem porque?
T. Cruz
Posted
Janeiro 23, 2023 at
10:39 pm
Porque anda aí o rumor que o Inácio e o Porro não sabem jogar numa defesa a 4
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
11:36 pm
Maravilha.
Kacal
Posted
Janeiro 23, 2023 at
10:52 pm
Porque não estão habituados a jogar numa defesa a 4. No caso do Porro claramente é mais forte a atacar que a defender e caso se mande tanto para a frente como o faz neste sistema poderá dar mais abertura atrás.
E o Inácio não é a mesma coisa jogar num trio sobre a esquerda ou numa dupla, poderá ter dificuldades.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
11:36 pm
O Inácio joga pela direita. Joga numa defesa a 4 na seleção, jogou numa defesa a 4 a vida toda quase.
Mas deve haver uma espécie de trauma qualquer com jogadores a jogar em esquemas táticos diferentes. Um extremo não pode jogar num 442 e num 433?
Bruno Cunha
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:14 am
Pode mas um extremo num 4-4-2 tem muitas mais responsabilidades defensivas. O que nao falta sao exemplos de extremos que caem a pique em rendimento por ao trocar de sistema.
Da mesma forma que um 8 tem de ter características diferentes jogando num 4-4-2 e num 4-3-3.
Mantorras
Posted
Janeiro 24, 2023 at
11:43 am
Nao entendo o porque de ficarem todos revoltados com algo tao basico que o Kacal disse, que muitos outros ja disseram, e que para quem liga minimamente a futebol faz todo o sentido questionar.
Porque fazem de conta que quem faz esta observacao esta a dizer que o Inacio jogando em dupla so ve de um olho?
– O Inacio nao joga numa defesa a 4 na seleccao. Ele joga numa defesa a 4 na seleccao de sub21/21, nao nos seniores AA. Nos seniores AA ele nao jogou. Tera assim tanta relevancia?
– Jogou numa defesa a 4 a vida toda? Ou jogou numa defesa a 4 em todos os escaloes de formacao, mas nos seniores jogou SEMPRE em tripla? Ele tem zero (perto disso?) experiencia de senior em dupla.
Claro que ele pode jogar numa dupla e ser top mundial, mas fazer disto um escandalo nao tem sentido. O que se questiona tem todo o sentido, e nao e por dizerem o contrario que deixa de ter. O Inacio e melhor a construir do que a destruir, e melhor com bola do que sem bola, e nao e propriamente o central mais contundente defensivamente, e normal que numa linha de 3 esteja mais protegido nos seus pontos “menos bons” e mais potenciado “nos seus pontos bons”, tendo em conta as suas caracteristicas. Isto e logico, basico, e este blog serve para se discutir futebol.
O Porro e um ala muito ofensivo, argumentar que se ele for lateral e nao ala tera, tal como o Inacio, que se adaptar porque nao vai poder atacar tanto, tera que ter mais preocupacoes defensivas (em principio), e isso retirar-lhe-ia tanta presenca ofensiva, que e o seu ponto mais forte. No minimo, o Porro estara sempre condicionado. Cancelo no City resulta, na seleccao nao resultou. Porque? Doi so momento de forma ou nao lhe apeteceu jogar? O Porro se calhar no City resultava, mas no Shalke04 nao. Se calhar no Chelsea ainda resultava melhor, pelo sistema… Isto e basico e dizer isto nao pode nunca deixar ninguem revoltado.
O trauma nao e dizer que os sistemas onde se joga afectam os jogadores. O trauma e mesmo ficar revoltado quando alguem diz isso, de forma correcta, sustentada, e num blog de debate sobre… futebol. Isso e que ja pode ser trauma.
Mantorras
Posted
Janeiro 24, 2023 at
11:45 am
Foi* so o momento de forma
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 24, 2023 at
2:12 pm
Acho que tens de rever a tua definição de revolta amigo. Nunca estive tão tranquilo toda a minha vida.
Mantorras
Posted
Janeiro 24, 2023 at
2:53 pm
Sounds passive aggressive 101.
Mas ok.
Neville Longbottom
Posted
Janeiro 23, 2023 at
11:39 pm
Aliás, acho ainda mais estranho mencionares esses jogadores e não mencionares o Nuno Santos ou o Coates. Esses já jogam bem numa defesa a 4?
Goncalo Silva
Posted
Janeiro 24, 2023 at
8:54 am
Kacal, concordo com o que dizes de Porro, embora não seja assim tão mau a defender e iria baixar o sei rendimento porque não poderia subir tanto. Mas isso também se pode trabalhar se houverem as coberturas certas (que Jer e Ugarte conseguirão dar com certeza). Agora não concordo com a questão Inácio. Acho que pode encaixar numa dupla, Coates é que já é outra história. Já é demasiado lento para fazer coberturas a Porro ou a outro lateral ofensivo, por isso se tal acontecer a ideia deverá passar por ter Jer, Inácio, Diomandé e Marsá a centrais. A meu ver falta também saber onde jogaria Pote, se à direita para dar equilíbrio ou a segundo avançado com Edwards à direita.
The Mo
Posted
Janeiro 23, 2023 at
10:26 pm
O Matheus Reis serve para lateral esquerdo num 4-4-2.
Mantorras
Posted
Janeiro 24, 2023 at
11:47 am
Concordo!
Tiago Silva
Posted
Janeiro 23, 2023 at
7:51 pm
Não me parece, até agora não tem mexido praticamente nada no seu 3-4-3 e não estou a ver isso a mudar. Poderá até jogar num 4-4-2 no papel, mas poderá ser sempre com dinamicas proximas do 3-4-3 ou do 3-5-2, com o Matheus Reis a falso lateral por exemplo.
Por exemplo o XI do Sporting pode muito bem ficar num 4-4-2: Adan, Porro, Coates, Inacio, Matheus Reis, Ugarte, Morita, Edwards, Nuno Santos, Pote e Paulinho. Com o Matheus a fechar uma linha de 3, Nuno Santos mais aberto e Edwards mais por dentro já dá uma dinamica de 3-4-3. Muitas vezes a tatica não importa porque a equipa se transforma em varios momentos do jogo e o plantel do Sporting até está bastante homogeneo nesse sentido.
T. Cruz
Posted
Janeiro 23, 2023 at
10:40 pm
Mas isso é o que já acontece
FiliGon
Posted
Janeiro 23, 2023 at
11:29 pm
No próximo ano podiam também dar ao Amorim a função de diretor de comunicação, pelo menos assim sempre haveria alguém que fale de bola ao contrário “Sr.” Miguel Braga.
Relativamente à mudança táctica, mais importante que a formação em si são as dinâmicas e na minha opinião provavelmente o Sporting manterá o seu 3-4-3, mas com outro tipo de dinâmicas na equipa. Seja como for é bom sinal ver um treinador que tenta “reinventar” apesar do sucesso. Fui daqueles que achou uma loucura dar 16 milhões por um treinador com meia dúzia de jogos, mas acabou por ser uma excelente cartada da direção.
T. Cruz
Posted
Janeiro 24, 2023 at
11:23 am
O Sporting é muito mais que bola amigo
ShowMeDeMane
Posted
Janeiro 24, 2023 at
12:29 am
Isso é o que já acontece muita vez, especialmente a pressionar alto, com Nuno Santos muitas vezes a largar o extremo para tentar antecipar-se ao lateral, Trincão a fechar a linha, Paulinho e Edwards a serem os avançados (pois Edwards não é muito intenso/agressivo a pressionar).
Com este 11 , dá para fazer várias formações:
Adán (Israel)
MR, Coates, Juste, Esteves (Vingre, Diomandé, Marsà, Esgaio)
Morita, Ugarte, Pote (Bragança, Essugo, Tanlongo)
Nuno Santos, Paulinho, Trincão (Arthur, X, Chermiti/RR)
Para uma formação de 5 defesas basta o Nuno Santos descer e o Matheus Reis vir mais para dentro (ou Trincão e Esteves, respetivamente).
Pote em termos táticos é super importante.
Pode descer para ser o 3° médio, povoar mais o meio campo.
Pode ser o 10 goleador.
Podemos até deixar o Nuno Santos/Trincão + Paulinho na frente, ficando o Pote a fechar a ala pois sabe vir atrás transportar jogo e lançar a transição com um passe (e não é tão rápido para a transição e atacar o espaço, apesar de ser inteligente a desmarcar-se).
Se tivermos em vantagem e quisermos controlar, deixar o Pote + Paulinho na frente, para segurar jogo e jogar em apoio, com calma e meter gelo.
Mas isto são ideias que já devem ter passado na cabeça do Amorim há muito tempo, nós adeptos é que só agora nos apercebemos dessa possibilidade (falo por mim).
SL ?
batalha34
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:08 am
Enquanto o Paulinho e o Trincao estiverem no 11 inicial pode arranjar as taticas todas que quiser, o que está garantido é que os golos nao aparecem
joaoleal1
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:38 am
Basicamente e’ isto. Ele queixa-se que nalguns jogos tivemos muitas oportunidades e falhamos, mas isso nao e’ ao acaso, e’ consequencia de jogarmos com esses 2 na frente. E se o Paulinho ainda se da ao jogo e e’ forte na pressao e outros momentos, o Trincao e’ uma nulidade 87% dos jogos.
Pormenor Tatico
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:29 am
O problema não está na tática, para mim o 3-4-3 é o melhor sistema e já mostrou que funciona com os jogadores certos, pode dar muita segurança defensiva e uma boa verticalização do nosso jogo, futebol mais de posse, depende do tipo de médios, alas e ponta que tens, o Sporting sempre teve jogadores mais de ataque rápido do que continuado.
O ideal era haver um meio-termo, como tem a Atalanta por exemplo, e por isso fazem tantos golos, o Amorim é o treinador que trabalha melhor este sistema, para além do perfil que é excelente.
A mim não me chateia ele não ter plano B, se o A for o melhor, neste momento não temos jogadores para nenhum plano, esse é o problema, não é por meter mais gente no meio ou frente que vamos melhorar, com melhores jogadores, acredito que o Rúben possa ser mais versátil.
O problema é esses jogadores chegarem ao Sporting, tem sido um problema reforçar a equipa depois de vender alguns jogadores, é algo crónico no Sporting há 40 anos, independentemente do presidente.
Falta scouting, explorar melhor as oportunidades de mercado, há muito pouca visão, Amorim devia ser auxiliado para não ter as teimosias que tem, assim continuamos a esbanjar milhões em algo errado e nunca passámoos disto.
Miguel Lopes
Posted
Janeiro 24, 2023 at
9:36 am
Eu pessoalmente gosto do 3x4x3, mas este sistema não pode ser utilizado contra todas as equipas devido à nossa escassez de recursos.
Por exemplo, no jogo com o Benfica o Ugarte teve de lutar de forma desigual com o meio campo contrário. No ano passado, o Palhinha e o Matheus Nunes, conseguiam equilibrar o nosso meio campo, devido à grande capacidade de trabalho, mas notava-se a dificuldade em jogar contra equipas mais fortes que apresentavam um meio campo a 3, principalmente nas competições europeias e os nossos adversários mais fortes em Portugal.
Para mim, ele deveria utilizar o 3x5x2 com o Ugarte e o Tanlongo lado a lado e Pote mais à frente dos 2 sendo o médio solto no ataque mas sem descurar o apoio mais defensivo. Os alas teriam as costas mais protegidas, porque tinham os centrais a cobrir as laterais e os dois médios centro\defensivos a compensarem.
Na frente, contratava o Fernando Navarro para jogar com um dos brinca na areia, Edwards ou o Trincão, e porque não até com o Paulinho.
Na defesa, gosto muito do nosso capitão – Coates, mas ele apenas pode jogar num sistema de 3 centrais, uma vez que aquele joelho não o deixa fazer grandes correrias.
pitico
Posted
Janeiro 24, 2023 at
11:36 am
Completamente de acordo. Mesmo o ano passado com Palhinha e Matheus Nunes o Sporting foi completamente atropelado nos jogos em Alvalade com Ajax e City devido à inferioridade numérica no meio campo.
Num centro de defesa a 2 o Coates terá problemas com avançados velozes.
Francisco Ramos
Posted
Janeiro 24, 2023 at
2:20 pm
Continuo sem entender a insistência de alguns comentadores.
Porro e Inácio não dão para uma defesa a 4. Mas quem disse que não dá? Já alguém os viu jogar ou testar para perceberem se dá ou não dá? Nuno Mendes não dava e é o que se vê. É como os extremos serem médios ala no 4-4-2, quase tudo dá desde que trabalhado e treinado com dedicação. Mais facilmente ouviria dizer Coates (pelo falta de velocidade) do que estes, mas até isto pode ser trabalhado visto que tem uma colocação superior aos mais novos e experiência para dar e vender.
Miguel Lopes
Posted
Janeiro 24, 2023 at
4:02 pm
Concordo contigo e eu também falo precisamente das dificuldades do Coates.
No entanto, realço que Porro não seria um lateral tão contundente numa defesa a 4 porque teria mais preocupações defensivas. Como é lógico, não se lhe podia pedir o mesmo nível ofensivo.
Gonçalo, eu penso que voltaria a jogar numa defesa a 4 sem problemas tendo em conta os dos jogos que eu vi dele nos juniores e ainda por cima com uma proteção maior no meio campo.
Francisco Ramos
Posted
Janeiro 24, 2023 at
5:00 pm
Marcelo era Marcelo e jogava numa defesa a 4, agora o Porro não conseguia. Claro que se lhe ia pedir menos pendor ofensivo mas tudo é treinado e trabalhado! Concordo plenamente.
Sobre Inácio, é uma questão de rotinas e dinâmicas. Ele não nasceu a jogar numa defesa a 3 e chegou lá e pegou. Como quando voltar à de 4, irá pegar na mesma que tem qualidade suficiente!
40 Comentários
lipe
Quando ele saiu do Braga, se me dissessem que o Amorim ainda ia estar no Sporting em 23/24 não acreditava.
Neville Longbottom
Então porque?
Goncalo Silva
Porque não é normal um treinador aguentar tanto tempo no mesmo cargo, seja qual for o clube atual. É assim o futebol moderno, há exemplos raros dessa longevidade como Guardiola, Klopp, Arteta, Conceição, e talvez Amorim comece a entrar nesse lote. As ideias começam a desgastar-se e fica difícil manter o grupo motivado, o próprio treinador pode querer novos desafios (não digo que seja o caso).
lipe
Pelo que o Gonçalo já disse e também porque pensava que por esta altura ele já se teria ido embora, ou para o estrangeiro ou para o Benfica.
Do estrangeiro não deve ter aparecido nada demasiado aliciante e em relação ao Benfica já todos sabemos o que aconteceu.
Só ficam vocês a ganhar. Mesmo esta época não estando a correr às mil maravilhas, o Sporting hoje é um clube mais estável e com mais condições de competir. Com o Amorim estarão sempre mais perto.
Neville Longbottom
Não sei o que aconteceu com o Benfica. Houve alguma coisa?
Amorim sempre me pareceu ligeiramente anti mainstream nesse aspeto por acaso.
lipe
Foi pra lá o Schmidt e a coisa correu espetacularmente bem (mas com aquela equipa tenho a certeza que o Amorim faria algo semelhante).
Ele para já pode-se dar ao luxo de ser anti mainstream e de ter alguma pausa com a carreira, ainda nem 40 anos tem.
ForsenCD
A única tática que devia interessar é relegar o Trincão para o Sporting de Espinho
T. Cruz
Olhando às dinâmicas da equipa, não surpreende…
FranLx81
Depois de ficar em 4°, haverá nova época com Amorim❓
John Travolta
Sendo certo que vai ficar em 4º secalhar é melhor o Sporting so jogar pa liga europa e taça da liga , vai fazer o que para o campeonato ? Nem precisa de aparecer tu ja sabes que fica em 4º , vão la cansar-se para que ?
Tens mais certezas que queiras partilhar ? Fiquei curioso
Neville Longbottom
Sim haverá.
Mas vamos já avisar o Sporting que vai acabar em 4.º, não vão eles esforçar-se desnecessariamente em alguns jogos.
Vamos também avisar que o Sporting será eliminado nos oitavos-de-final da Liga Europa. Assim poupa-se uma viagem e a chatice de preparar mais jogos.
Kacal
O problema do 4-4-2 é que certos jogadores não encaixarão tão bem como Inácio e Porro, por exemplo. E será preciso ter outro tipo de laterais. Mas de resto é possível e dá a possibilidade de contratar outro tipo de #9 que tenha o apoio de um SA. Pote e até Paulinho podem jogar nesse papel. Mas aí Trincão já terá que sair do XI porque Edwards terá que jogar na direita. Ganham umas coisas e perdem outras, mas é bom que Amorim adquira essa variabilidade tactica.
Neville Longbottom
Não encaixarão bem porque?
T. Cruz
Porque anda aí o rumor que o Inácio e o Porro não sabem jogar numa defesa a 4
Neville Longbottom
Maravilha.
Kacal
Porque não estão habituados a jogar numa defesa a 4. No caso do Porro claramente é mais forte a atacar que a defender e caso se mande tanto para a frente como o faz neste sistema poderá dar mais abertura atrás.
E o Inácio não é a mesma coisa jogar num trio sobre a esquerda ou numa dupla, poderá ter dificuldades.
Neville Longbottom
O Inácio joga pela direita. Joga numa defesa a 4 na seleção, jogou numa defesa a 4 a vida toda quase.
Mas deve haver uma espécie de trauma qualquer com jogadores a jogar em esquemas táticos diferentes. Um extremo não pode jogar num 442 e num 433?
Bruno Cunha
Pode mas um extremo num 4-4-2 tem muitas mais responsabilidades defensivas. O que nao falta sao exemplos de extremos que caem a pique em rendimento por ao trocar de sistema.
Da mesma forma que um 8 tem de ter características diferentes jogando num 4-4-2 e num 4-3-3.
Mantorras
Nao entendo o porque de ficarem todos revoltados com algo tao basico que o Kacal disse, que muitos outros ja disseram, e que para quem liga minimamente a futebol faz todo o sentido questionar.
Porque fazem de conta que quem faz esta observacao esta a dizer que o Inacio jogando em dupla so ve de um olho?
– O Inacio nao joga numa defesa a 4 na seleccao. Ele joga numa defesa a 4 na seleccao de sub21/21, nao nos seniores AA. Nos seniores AA ele nao jogou. Tera assim tanta relevancia?
– Jogou numa defesa a 4 a vida toda? Ou jogou numa defesa a 4 em todos os escaloes de formacao, mas nos seniores jogou SEMPRE em tripla? Ele tem zero (perto disso?) experiencia de senior em dupla.
Claro que ele pode jogar numa dupla e ser top mundial, mas fazer disto um escandalo nao tem sentido. O que se questiona tem todo o sentido, e nao e por dizerem o contrario que deixa de ter. O Inacio e melhor a construir do que a destruir, e melhor com bola do que sem bola, e nao e propriamente o central mais contundente defensivamente, e normal que numa linha de 3 esteja mais protegido nos seus pontos “menos bons” e mais potenciado “nos seus pontos bons”, tendo em conta as suas caracteristicas. Isto e logico, basico, e este blog serve para se discutir futebol.
O Porro e um ala muito ofensivo, argumentar que se ele for lateral e nao ala tera, tal como o Inacio, que se adaptar porque nao vai poder atacar tanto, tera que ter mais preocupacoes defensivas (em principio), e isso retirar-lhe-ia tanta presenca ofensiva, que e o seu ponto mais forte. No minimo, o Porro estara sempre condicionado. Cancelo no City resulta, na seleccao nao resultou. Porque? Doi so momento de forma ou nao lhe apeteceu jogar? O Porro se calhar no City resultava, mas no Shalke04 nao. Se calhar no Chelsea ainda resultava melhor, pelo sistema… Isto e basico e dizer isto nao pode nunca deixar ninguem revoltado.
O trauma nao e dizer que os sistemas onde se joga afectam os jogadores. O trauma e mesmo ficar revoltado quando alguem diz isso, de forma correcta, sustentada, e num blog de debate sobre… futebol. Isso e que ja pode ser trauma.
Mantorras
Foi* so o momento de forma
Neville Longbottom
Acho que tens de rever a tua definição de revolta amigo. Nunca estive tão tranquilo toda a minha vida.
Mantorras
Sounds passive aggressive 101.
Mas ok.
Neville Longbottom
Aliás, acho ainda mais estranho mencionares esses jogadores e não mencionares o Nuno Santos ou o Coates. Esses já jogam bem numa defesa a 4?
Goncalo Silva
Kacal, concordo com o que dizes de Porro, embora não seja assim tão mau a defender e iria baixar o sei rendimento porque não poderia subir tanto. Mas isso também se pode trabalhar se houverem as coberturas certas (que Jer e Ugarte conseguirão dar com certeza). Agora não concordo com a questão Inácio. Acho que pode encaixar numa dupla, Coates é que já é outra história. Já é demasiado lento para fazer coberturas a Porro ou a outro lateral ofensivo, por isso se tal acontecer a ideia deverá passar por ter Jer, Inácio, Diomandé e Marsá a centrais. A meu ver falta também saber onde jogaria Pote, se à direita para dar equilíbrio ou a segundo avançado com Edwards à direita.
The Mo
O Matheus Reis serve para lateral esquerdo num 4-4-2.
Mantorras
Concordo!
Tiago Silva
Não me parece, até agora não tem mexido praticamente nada no seu 3-4-3 e não estou a ver isso a mudar. Poderá até jogar num 4-4-2 no papel, mas poderá ser sempre com dinamicas proximas do 3-4-3 ou do 3-5-2, com o Matheus Reis a falso lateral por exemplo.
Por exemplo o XI do Sporting pode muito bem ficar num 4-4-2: Adan, Porro, Coates, Inacio, Matheus Reis, Ugarte, Morita, Edwards, Nuno Santos, Pote e Paulinho. Com o Matheus a fechar uma linha de 3, Nuno Santos mais aberto e Edwards mais por dentro já dá uma dinamica de 3-4-3. Muitas vezes a tatica não importa porque a equipa se transforma em varios momentos do jogo e o plantel do Sporting até está bastante homogeneo nesse sentido.
T. Cruz
Mas isso é o que já acontece
FiliGon
No próximo ano podiam também dar ao Amorim a função de diretor de comunicação, pelo menos assim sempre haveria alguém que fale de bola ao contrário “Sr.” Miguel Braga.
Relativamente à mudança táctica, mais importante que a formação em si são as dinâmicas e na minha opinião provavelmente o Sporting manterá o seu 3-4-3, mas com outro tipo de dinâmicas na equipa. Seja como for é bom sinal ver um treinador que tenta “reinventar” apesar do sucesso. Fui daqueles que achou uma loucura dar 16 milhões por um treinador com meia dúzia de jogos, mas acabou por ser uma excelente cartada da direção.
T. Cruz
O Sporting é muito mais que bola amigo
ShowMeDeMane
Isso é o que já acontece muita vez, especialmente a pressionar alto, com Nuno Santos muitas vezes a largar o extremo para tentar antecipar-se ao lateral, Trincão a fechar a linha, Paulinho e Edwards a serem os avançados (pois Edwards não é muito intenso/agressivo a pressionar).
Com este 11 , dá para fazer várias formações:
Adán (Israel)
MR, Coates, Juste, Esteves (Vingre, Diomandé, Marsà, Esgaio)
Morita, Ugarte, Pote (Bragança, Essugo, Tanlongo)
Nuno Santos, Paulinho, Trincão (Arthur, X, Chermiti/RR)
Para uma formação de 5 defesas basta o Nuno Santos descer e o Matheus Reis vir mais para dentro (ou Trincão e Esteves, respetivamente).
Pote em termos táticos é super importante.
Pode descer para ser o 3° médio, povoar mais o meio campo.
Pode ser o 10 goleador.
Podemos até deixar o Nuno Santos/Trincão + Paulinho na frente, ficando o Pote a fechar a ala pois sabe vir atrás transportar jogo e lançar a transição com um passe (e não é tão rápido para a transição e atacar o espaço, apesar de ser inteligente a desmarcar-se).
Se tivermos em vantagem e quisermos controlar, deixar o Pote + Paulinho na frente, para segurar jogo e jogar em apoio, com calma e meter gelo.
Mas isto são ideias que já devem ter passado na cabeça do Amorim há muito tempo, nós adeptos é que só agora nos apercebemos dessa possibilidade (falo por mim).
SL ?
batalha34
Enquanto o Paulinho e o Trincao estiverem no 11 inicial pode arranjar as taticas todas que quiser, o que está garantido é que os golos nao aparecem
joaoleal1
Basicamente e’ isto. Ele queixa-se que nalguns jogos tivemos muitas oportunidades e falhamos, mas isso nao e’ ao acaso, e’ consequencia de jogarmos com esses 2 na frente. E se o Paulinho ainda se da ao jogo e e’ forte na pressao e outros momentos, o Trincao e’ uma nulidade 87% dos jogos.
Pormenor Tatico
O problema não está na tática, para mim o 3-4-3 é o melhor sistema e já mostrou que funciona com os jogadores certos, pode dar muita segurança defensiva e uma boa verticalização do nosso jogo, futebol mais de posse, depende do tipo de médios, alas e ponta que tens, o Sporting sempre teve jogadores mais de ataque rápido do que continuado.
O ideal era haver um meio-termo, como tem a Atalanta por exemplo, e por isso fazem tantos golos, o Amorim é o treinador que trabalha melhor este sistema, para além do perfil que é excelente.
A mim não me chateia ele não ter plano B, se o A for o melhor, neste momento não temos jogadores para nenhum plano, esse é o problema, não é por meter mais gente no meio ou frente que vamos melhorar, com melhores jogadores, acredito que o Rúben possa ser mais versátil.
O problema é esses jogadores chegarem ao Sporting, tem sido um problema reforçar a equipa depois de vender alguns jogadores, é algo crónico no Sporting há 40 anos, independentemente do presidente.
Falta scouting, explorar melhor as oportunidades de mercado, há muito pouca visão, Amorim devia ser auxiliado para não ter as teimosias que tem, assim continuamos a esbanjar milhões em algo errado e nunca passámoos disto.
Miguel Lopes
Eu pessoalmente gosto do 3x4x3, mas este sistema não pode ser utilizado contra todas as equipas devido à nossa escassez de recursos.
Por exemplo, no jogo com o Benfica o Ugarte teve de lutar de forma desigual com o meio campo contrário. No ano passado, o Palhinha e o Matheus Nunes, conseguiam equilibrar o nosso meio campo, devido à grande capacidade de trabalho, mas notava-se a dificuldade em jogar contra equipas mais fortes que apresentavam um meio campo a 3, principalmente nas competições europeias e os nossos adversários mais fortes em Portugal.
Para mim, ele deveria utilizar o 3x5x2 com o Ugarte e o Tanlongo lado a lado e Pote mais à frente dos 2 sendo o médio solto no ataque mas sem descurar o apoio mais defensivo. Os alas teriam as costas mais protegidas, porque tinham os centrais a cobrir as laterais e os dois médios centro\defensivos a compensarem.
Na frente, contratava o Fernando Navarro para jogar com um dos brinca na areia, Edwards ou o Trincão, e porque não até com o Paulinho.
Na defesa, gosto muito do nosso capitão – Coates, mas ele apenas pode jogar num sistema de 3 centrais, uma vez que aquele joelho não o deixa fazer grandes correrias.
pitico
Completamente de acordo. Mesmo o ano passado com Palhinha e Matheus Nunes o Sporting foi completamente atropelado nos jogos em Alvalade com Ajax e City devido à inferioridade numérica no meio campo.
Num centro de defesa a 2 o Coates terá problemas com avançados velozes.
Francisco Ramos
Continuo sem entender a insistência de alguns comentadores.
Porro e Inácio não dão para uma defesa a 4. Mas quem disse que não dá? Já alguém os viu jogar ou testar para perceberem se dá ou não dá? Nuno Mendes não dava e é o que se vê. É como os extremos serem médios ala no 4-4-2, quase tudo dá desde que trabalhado e treinado com dedicação. Mais facilmente ouviria dizer Coates (pelo falta de velocidade) do que estes, mas até isto pode ser trabalhado visto que tem uma colocação superior aos mais novos e experiência para dar e vender.
Miguel Lopes
Concordo contigo e eu também falo precisamente das dificuldades do Coates.
No entanto, realço que Porro não seria um lateral tão contundente numa defesa a 4 porque teria mais preocupações defensivas. Como é lógico, não se lhe podia pedir o mesmo nível ofensivo.
Gonçalo, eu penso que voltaria a jogar numa defesa a 4 sem problemas tendo em conta os dos jogos que eu vi dele nos juniores e ainda por cima com uma proteção maior no meio campo.
Francisco Ramos
Marcelo era Marcelo e jogava numa defesa a 4, agora o Porro não conseguia. Claro que se lhe ia pedir menos pendor ofensivo mas tudo é treinado e trabalhado! Concordo plenamente.
Sobre Inácio, é uma questão de rotinas e dinâmicas. Ele não nasceu a jogar numa defesa a 3 e chegou lá e pegou. Como quando voltar à de 4, irá pegar na mesma que tem qualidade suficiente!
Neville Longbottom
Amen.