Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A tática que Amorim está a pensar para a próxima época

40 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 24, 2023 at 2:20 pm

    Continuo sem entender a insistência de alguns comentadores.

    Porro e Inácio não dão para uma defesa a 4. Mas quem disse que não dá? Já alguém os viu jogar ou testar para perceberem se dá ou não dá? Nuno Mendes não dava e é o que se vê. É como os extremos serem médios ala no 4-4-2, quase tudo dá desde que trabalhado e treinado com dedicação. Mais facilmente ouviria dizer Coates (pelo falta de velocidade) do que estes, mas até isto pode ser trabalhado visto que tem uma colocação superior aos mais novos e experiência para dar e vender.

    • Miguel Lopes
      Posted Janeiro 24, 2023 at 4:02 pm

      Concordo contigo e eu também falo precisamente das dificuldades do Coates.
      No entanto, realço que Porro não seria um lateral tão contundente numa defesa a 4 porque teria mais preocupações defensivas. Como é lógico, não se lhe podia pedir o mesmo nível ofensivo.
      Gonçalo, eu penso que voltaria a jogar numa defesa a 4 sem problemas tendo em conta os dos jogos que eu vi dele nos juniores e ainda por cima com uma proteção maior no meio campo.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 24, 2023 at 5:00 pm

        Marcelo era Marcelo e jogava numa defesa a 4, agora o Porro não conseguia. Claro que se lhe ia pedir menos pendor ofensivo mas tudo é treinado e trabalhado! Concordo plenamente.

        Sobre Inácio, é uma questão de rotinas e dinâmicas. Ele não nasceu a jogar numa defesa a 3 e chegou lá e pegou. Como quando voltar à de 4, irá pegar na mesma que tem qualidade suficiente!

  • Miguel Lopes
    Posted Janeiro 24, 2023 at 9:36 am

    Eu pessoalmente gosto do 3x4x3, mas este sistema não pode ser utilizado contra todas as equipas devido à nossa escassez de recursos.
    Por exemplo, no jogo com o Benfica o Ugarte teve de lutar de forma desigual com o meio campo contrário. No ano passado, o Palhinha e o Matheus Nunes, conseguiam equilibrar o nosso meio campo, devido à grande capacidade de trabalho, mas notava-se a dificuldade em jogar contra equipas mais fortes que apresentavam um meio campo a 3, principalmente nas competições europeias e os nossos adversários mais fortes em Portugal.
    Para mim, ele deveria utilizar o 3x5x2 com o Ugarte e o Tanlongo lado a lado e Pote mais à frente dos 2 sendo o médio solto no ataque mas sem descurar o apoio mais defensivo. Os alas teriam as costas mais protegidas, porque tinham os centrais a cobrir as laterais e os dois médios centro\defensivos a compensarem.
    Na frente, contratava o Fernando Navarro para jogar com um dos brinca na areia, Edwards ou o Trincão, e porque não até com o Paulinho.
    Na defesa, gosto muito do nosso capitão – Coates, mas ele apenas pode jogar num sistema de 3 centrais, uma vez que aquele joelho não o deixa fazer grandes correrias.

    • pitico
      Posted Janeiro 24, 2023 at 11:36 am

      Completamente de acordo. Mesmo o ano passado com Palhinha e Matheus Nunes o Sporting foi completamente atropelado nos jogos em Alvalade com Ajax e City devido à inferioridade numérica no meio campo.
      Num centro de defesa a 2 o Coates terá problemas com avançados velozes.

  • Pormenor Tatico
    Posted Janeiro 24, 2023 at 9:29 am

    O problema não está na tática, para mim o 3-4-3 é o melhor sistema e já mostrou que funciona com os jogadores certos, pode dar muita segurança defensiva e uma boa verticalização do nosso jogo, futebol mais de posse, depende do tipo de médios, alas e ponta que tens, o Sporting sempre teve jogadores mais de ataque rápido do que continuado.

    O ideal era haver um meio-termo, como tem a Atalanta por exemplo, e por isso fazem tantos golos, o Amorim é o treinador que trabalha melhor este sistema, para além do perfil que é excelente.

    A mim não me chateia ele não ter plano B, se o A for o melhor, neste momento não temos jogadores para nenhum plano, esse é o problema, não é por meter mais gente no meio ou frente que vamos melhorar, com melhores jogadores, acredito que o Rúben possa ser mais versátil.

    O problema é esses jogadores chegarem ao Sporting, tem sido um problema reforçar a equipa depois de vender alguns jogadores, é algo crónico no Sporting há 40 anos, independentemente do presidente.

    Falta scouting, explorar melhor as oportunidades de mercado, há muito pouca visão, Amorim devia ser auxiliado para não ter as teimosias que tem, assim continuamos a esbanjar milhões em algo errado e nunca passámoos disto.

  • batalha34
    Posted Janeiro 24, 2023 at 9:08 am

    Enquanto o Paulinho e o Trincao estiverem no 11 inicial pode arranjar as taticas todas que quiser, o que está garantido é que os golos nao aparecem

    • joaoleal1
      Posted Janeiro 24, 2023 at 9:38 am

      Basicamente e’ isto. Ele queixa-se que nalguns jogos tivemos muitas oportunidades e falhamos, mas isso nao e’ ao acaso, e’ consequencia de jogarmos com esses 2 na frente. E se o Paulinho ainda se da ao jogo e e’ forte na pressao e outros momentos, o Trincao e’ uma nulidade 87% dos jogos.

  • ShowMeDeMane
    Posted Janeiro 24, 2023 at 12:29 am

    Isso é o que já acontece muita vez, especialmente a pressionar alto, com Nuno Santos muitas vezes a largar o extremo para tentar antecipar-se ao lateral, Trincão a fechar a linha, Paulinho e Edwards a serem os avançados (pois Edwards não é muito intenso/agressivo a pressionar).

    Com este 11 , dá para fazer várias formações:
    Adán (Israel)
    MR, Coates, Juste, Esteves (Vingre, Diomandé, Marsà, Esgaio)
    Morita, Ugarte, Pote (Bragança, Essugo, Tanlongo)
    Nuno Santos, Paulinho, Trincão (Arthur, X, Chermiti/RR)

    Para uma formação de 5 defesas basta o Nuno Santos descer e o Matheus Reis vir mais para dentro (ou Trincão e Esteves, respetivamente).

    Pote em termos táticos é super importante.
    Pode descer para ser o 3° médio, povoar mais o meio campo.
    Pode ser o 10 goleador.
    Podemos até deixar o Nuno Santos/Trincão + Paulinho na frente, ficando o Pote a fechar a ala pois sabe vir atrás transportar jogo e lançar a transição com um passe (e não é tão rápido para a transição e atacar o espaço, apesar de ser inteligente a desmarcar-se).
    Se tivermos em vantagem e quisermos controlar, deixar o Pote + Paulinho na frente, para segurar jogo e jogar em apoio, com calma e meter gelo.

    Mas isto são ideias que já devem ter passado na cabeça do Amorim há muito tempo, nós adeptos é que só agora nos apercebemos dessa possibilidade (falo por mim).

    SL ?

  • FiliGon
    Posted Janeiro 23, 2023 at 11:29 pm

    No próximo ano podiam também dar ao Amorim a função de diretor de comunicação, pelo menos assim sempre haveria alguém que fale de bola ao contrário “Sr.” Miguel Braga.

    Relativamente à mudança táctica, mais importante que a formação em si são as dinâmicas e na minha opinião provavelmente o Sporting manterá o seu 3-4-3, mas com outro tipo de dinâmicas na equipa. Seja como for é bom sinal ver um treinador que tenta “reinventar” apesar do sucesso. Fui daqueles que achou uma loucura dar 16 milhões por um treinador com meia dúzia de jogos, mas acabou por ser uma excelente cartada da direção.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 23, 2023 at 7:51 pm

    Não me parece, até agora não tem mexido praticamente nada no seu 3-4-3 e não estou a ver isso a mudar. Poderá até jogar num 4-4-2 no papel, mas poderá ser sempre com dinamicas proximas do 3-4-3 ou do 3-5-2, com o Matheus Reis a falso lateral por exemplo.

    Por exemplo o XI do Sporting pode muito bem ficar num 4-4-2: Adan, Porro, Coates, Inacio, Matheus Reis, Ugarte, Morita, Edwards, Nuno Santos, Pote e Paulinho. Com o Matheus a fechar uma linha de 3, Nuno Santos mais aberto e Edwards mais por dentro já dá uma dinamica de 3-4-3. Muitas vezes a tatica não importa porque a equipa se transforma em varios momentos do jogo e o plantel do Sporting até está bastante homogeneo nesse sentido.

  • Kacal
    Posted Janeiro 23, 2023 at 7:36 pm

    O problema do 4-4-2 é que certos jogadores não encaixarão tão bem como Inácio e Porro, por exemplo. E será preciso ter outro tipo de laterais. Mas de resto é possível e dá a possibilidade de contratar outro tipo de #9 que tenha o apoio de um SA. Pote e até Paulinho podem jogar nesse papel. Mas aí Trincão já terá que sair do XI porque Edwards terá que jogar na direita. Ganham umas coisas e perdem outras, mas é bom que Amorim adquira essa variabilidade tactica.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 24, 2023 at 11:47 am

      Concordo!

    • The Mo
      Posted Janeiro 23, 2023 at 10:26 pm

      O Matheus Reis serve para lateral esquerdo num 4-4-2.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 23, 2023 at 9:56 pm

      Não encaixarão bem porque?

      • Kacal
        Posted Janeiro 23, 2023 at 10:52 pm

        Porque não estão habituados a jogar numa defesa a 4. No caso do Porro claramente é mais forte a atacar que a defender e caso se mande tanto para a frente como o faz neste sistema poderá dar mais abertura atrás.

        E o Inácio não é a mesma coisa jogar num trio sobre a esquerda ou numa dupla, poderá ter dificuldades.

        • Goncalo Silva
          Posted Janeiro 24, 2023 at 8:54 am

          Kacal, concordo com o que dizes de Porro, embora não seja assim tão mau a defender e iria baixar o sei rendimento porque não poderia subir tanto. Mas isso também se pode trabalhar se houverem as coberturas certas (que Jer e Ugarte conseguirão dar com certeza). Agora não concordo com a questão Inácio. Acho que pode encaixar numa dupla, Coates é que já é outra história. Já é demasiado lento para fazer coberturas a Porro ou a outro lateral ofensivo, por isso se tal acontecer a ideia deverá passar por ter Jer, Inácio, Diomandé e Marsá a centrais. A meu ver falta também saber onde jogaria Pote, se à direita para dar equilíbrio ou a segundo avançado com Edwards à direita.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 23, 2023 at 11:39 pm

          Aliás, acho ainda mais estranho mencionares esses jogadores e não mencionares o Nuno Santos ou o Coates. Esses já jogam bem numa defesa a 4?

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 23, 2023 at 11:36 pm

          O Inácio joga pela direita. Joga numa defesa a 4 na seleção, jogou numa defesa a 4 a vida toda quase.

          Mas deve haver uma espécie de trauma qualquer com jogadores a jogar em esquemas táticos diferentes. Um extremo não pode jogar num 442 e num 433?

          • Mantorras
            Posted Janeiro 24, 2023 at 11:43 am

            Nao entendo o porque de ficarem todos revoltados com algo tao basico que o Kacal disse, que muitos outros ja disseram, e que para quem liga minimamente a futebol faz todo o sentido questionar.

            Porque fazem de conta que quem faz esta observacao esta a dizer que o Inacio jogando em dupla so ve de um olho?

            – O Inacio nao joga numa defesa a 4 na seleccao. Ele joga numa defesa a 4 na seleccao de sub21/21, nao nos seniores AA. Nos seniores AA ele nao jogou. Tera assim tanta relevancia?
            – Jogou numa defesa a 4 a vida toda? Ou jogou numa defesa a 4 em todos os escaloes de formacao, mas nos seniores jogou SEMPRE em tripla? Ele tem zero (perto disso?) experiencia de senior em dupla.

            Claro que ele pode jogar numa dupla e ser top mundial, mas fazer disto um escandalo nao tem sentido. O que se questiona tem todo o sentido, e nao e por dizerem o contrario que deixa de ter. O Inacio e melhor a construir do que a destruir, e melhor com bola do que sem bola, e nao e propriamente o central mais contundente defensivamente, e normal que numa linha de 3 esteja mais protegido nos seus pontos “menos bons” e mais potenciado “nos seus pontos bons”, tendo em conta as suas caracteristicas. Isto e logico, basico, e este blog serve para se discutir futebol.

            O Porro e um ala muito ofensivo, argumentar que se ele for lateral e nao ala tera, tal como o Inacio, que se adaptar porque nao vai poder atacar tanto, tera que ter mais preocupacoes defensivas (em principio), e isso retirar-lhe-ia tanta presenca ofensiva, que e o seu ponto mais forte. No minimo, o Porro estara sempre condicionado. Cancelo no City resulta, na seleccao nao resultou. Porque? Doi so momento de forma ou nao lhe apeteceu jogar? O Porro se calhar no City resultava, mas no Shalke04 nao. Se calhar no Chelsea ainda resultava melhor, pelo sistema… Isto e basico e dizer isto nao pode nunca deixar ninguem revoltado.

            O trauma nao e dizer que os sistemas onde se joga afectam os jogadores. O trauma e mesmo ficar revoltado quando alguem diz isso, de forma correcta, sustentada, e num blog de debate sobre… futebol. Isso e que ja pode ser trauma.

          • Bruno Cunha
            Posted Janeiro 24, 2023 at 9:14 am

            Pode mas um extremo num 4-4-2 tem muitas mais responsabilidades defensivas. O que nao falta sao exemplos de extremos que caem a pique em rendimento por ao trocar de sistema.

            Da mesma forma que um 8 tem de ter características diferentes jogando num 4-4-2 e num 4-3-3.

      • T. Cruz
        Posted Janeiro 23, 2023 at 10:39 pm

        Porque anda aí o rumor que o Inácio e o Porro não sabem jogar numa defesa a 4

  • FranLx81
    Posted Janeiro 23, 2023 at 7:29 pm

    Depois de ficar em 4°, haverá nova época com Amorim❓

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 23, 2023 at 9:58 pm

      Sim haverá.

      Mas vamos já avisar o Sporting que vai acabar em 4.º, não vão eles esforçar-se desnecessariamente em alguns jogos.

      Vamos também avisar que o Sporting será eliminado nos oitavos-de-final da Liga Europa. Assim poupa-se uma viagem e a chatice de preparar mais jogos.

    • John Travolta
      Posted Janeiro 23, 2023 at 9:15 pm

      Sendo certo que vai ficar em 4º secalhar é melhor o Sporting so jogar pa liga europa e taça da liga , vai fazer o que para o campeonato ? Nem precisa de aparecer tu ja sabes que fica em 4º , vão la cansar-se para que ?
      Tens mais certezas que queiras partilhar ? Fiquei curioso

  • T. Cruz
    Posted Janeiro 23, 2023 at 7:14 pm

    Olhando às dinâmicas da equipa, não surpreende…

  • ForsenCD
    Posted Janeiro 23, 2023 at 6:59 pm

    A única tática que devia interessar é relegar o Trincão para o Sporting de Espinho

  • lipe
    Posted Janeiro 23, 2023 at 6:57 pm

    Quando ele saiu do Braga, se me dissessem que o Amorim ainda ia estar no Sporting em 23/24 não acreditava.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 23, 2023 at 9:58 pm

      Então porque?

      • lipe
        Posted Janeiro 24, 2023 at 9:49 am

        Pelo que o Gonçalo já disse e também porque pensava que por esta altura ele já se teria ido embora, ou para o estrangeiro ou para o Benfica.
        Do estrangeiro não deve ter aparecido nada demasiado aliciante e em relação ao Benfica já todos sabemos o que aconteceu.
        Só ficam vocês a ganhar. Mesmo esta época não estando a correr às mil maravilhas, o Sporting hoje é um clube mais estável e com mais condições de competir. Com o Amorim estarão sempre mais perto.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 24, 2023 at 2:14 pm

          Não sei o que aconteceu com o Benfica. Houve alguma coisa?

          Amorim sempre me pareceu ligeiramente anti mainstream nesse aspeto por acaso.

          • lipe
            Posted Janeiro 24, 2023 at 3:02 pm

            Foi pra lá o Schmidt e a coisa correu espetacularmente bem (mas com aquela equipa tenho a certeza que o Amorim faria algo semelhante).
            Ele para já pode-se dar ao luxo de ser anti mainstream e de ter alguma pausa com a carreira, ainda nem 40 anos tem.

      • Goncalo Silva
        Posted Janeiro 24, 2023 at 9:01 am

        Porque não é normal um treinador aguentar tanto tempo no mesmo cargo, seja qual for o clube atual. É assim o futebol moderno, há exemplos raros dessa longevidade como Guardiola, Klopp, Arteta, Conceição, e talvez Amorim comece a entrar nesse lote. As ideias começam a desgastar-se e fica difícil manter o grupo motivado, o próprio treinador pode querer novos desafios (não digo que seja o caso).

Deixa um comentário