Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Acabou-se o mito

Tem sido mais uma temporada interessante na Premier League, com grandes espectáculos, muitos golos marcados, goleadas, equilíbrio no topo (5 equipas separadas por 4 pontos, Tottenham e United no 7º e 8º lugares) e na cauda da tabela. Contudo, outro facto salta à vista nestas primeiras 16 jornadas: 5 clubes já mudaram de treinador desde que começou a temporada 2013-14. Os dirigentes da Premier League são conhecidos pela sua paciência em relação ao trabalho dos treinadores, mas durante esta temporada, 5 equipas já “puxaram do chicote”. Tudo começou a 22 de Setembro, com o fim da “era Di Canio” em Sunderland. Os blackcats arrastavam-se pelo último lugar, com apenas 1 ponto em 5 jogos, sendo que a derrota por 3-0 no terreno do WBA foi a gota de água (Poyet entrou a 8 de Outubro, mas o Sunderland continua em último). A 23 de Outubro, Ian Holloway cedeu à pressão e decidiu abandonar o Crystal Palace (na sequência de uma derrota caseira frente ao Fulham por 4-1), depois de ter conquistado apenas 3 pontos em 8 partidas (Tony Pullis tomou as rédeas do Palace, tendo feito uma pequena recuperação). No dia 1 de Dezembro, a direcção do Fulham não aguentou mais um desaire da sua equipa e decidiu despedir Martin Jol. Nada que surpreendesse, pois o holandês já tinha esgotado a paciência dos adeptos, numa temporada com resultados muito aquém do investimento (os cottagers seguem abaixo da linha de água). As partidas do último fim-de-semana ditaram mais dois despedimentos. Steve Clarke, que fez uma espectacular temporada de estreia (levou o WBA à melhor classificação na PL desde 1981), foi despedido depois de uma derrota por 1-0 em Cardiff (os baggies seguem no 16º lugar, com uma série de 2 empates e 4 derrotas). Hoje, foi a vez de André Villas-Boas. O treinador português, tal como Clarke, fez uma excelente temporada de estreia (recorde de pontos para os spurs), mas não conseguiu manter o nível nestas primeiras 16 jornadas. O Tottenham já levou duas goleadas pesadas e humilhantes (6-0 frente ao City e 5-0 na recepção ao Liverpool), apresenta apenas 15 golos marcados, isto tudo, depois de um investimento milionário para o ataque à temporada 2013-14. Com esta série de despedimentos, acabou mesmo o mito da paciência dos dirigentes ingleses, cada vez mais reféns dos resultados “na hora” (os investimentos milionários assim o ditam) do que da estabilidade e resultados a médio-longo prazo. Quem será a próxima vítima? Os clubes ingleses estão a mudar? O que motiva esta impaciência? 

35 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:01 pm

    O futebol está a globalizar-se a todos os níveis. O facto de começar também a aparecer cada vez mais investidores e compradores nos clubes, retira alguma "cultura" e é normal que isto possa começar a acontecer mais vezes.

    Vamos ver se o United terá paciência com o Moyes para ver se ele se torna num "Ferguson", ou se vai pelo caminho mais fácil.

  • Careca
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:16 pm

    Penso que este fenómeno esteja relacionado com a vontade dos clubes em atingir as suas ambições no menor tempo possível (top4 para os Spurs e época tranquila para os outros), pois actualmente a receita e poder que a PL gera é monstruosa.

    Os casos do Steve Clarke e do AVB então são incompreensíveis, pois já tinham mostrado o seu valor na época transacta. Acredito que em ambas as situações quem fique mais a perder são os próprios clubes, pois reconheço bastante a qualidade dos "discípulos" do Mourinho.

    Numa lógica de continuidade destas chicotadas é bastante provável que o nome do David Moyes venha à baila, no entanto acredito que o United (com o aval do Sir Alex) vai dar pelo menos a 1ª época ao escocês – vamos ver como lhe corre o mercado em Janeiro…

    Cumps

  • Paulo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:19 pm

    A "paciência" dos dirigentes ingleses é, de certa forma, um mito que tem a sua origem na politica adoptada por dois clubes em particular, Arsenal e United. Tirando esses dois casos sem paralelo quer no futebol europeu, quer no próprio futebol inglês, é bastante comum o recurso à chicotada psicológica em terras de sua majestade. Basta vermos o caso do Chelsea, que até regressar à "primeira namorada" – Mourinho – e desde o despedimento deste, já contou com: Avram Grant, Scolari, Hiddink, Ancelloti, AVB, Di Matteo e Benitez. Concedendo que o bilionário russo que detém o Chelsea, como qualquer bilionário, é dado a excentricidades e gosta de mudar de treinador como eu de camisa, o Chelsea está longe de ser caso único em Inglaterra de montanha russa de treinadores, até o tradicional Liverpool, desde 2010, já contou com Benitez, Hogdson, Dalglish e Rodgers, o próprio Tottenham de Martin Jol, a Juande Ramos, passando por Harry Redknapp e até AVB distam apenas meia dúzia de anos. Em Inglaterra, como em qualquer outro país europeu, quem manda são os resultados e com a excepção dos sobreditos 2 clubes – Manchester e Arsenal – os dirigentes não têm qualquer pejo em mudar de treinador se os resultados não forem os desejados.

    • PM
      Posted Dezembro 16, 2013 at 7:55 pm

      Grande comentário!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 17, 2013 at 9:39 am

      Não concordo de todo, vou-te só mostrar alguns exemplos de treinadores que passaram largos anos no mesmo clube em Inglaterra:
      David Moyes – Everton – 2001-2012
      Rafa Benitez – Liverpool – 2004-2010
      Martin O'Neill – Aston Villa – 2006-2010
      Steve Bruce – Birmingham – 2001-2006
      Alan Pardew – Newcastle – 2010-Presente
      Sam Allardyce – Bolton – 1999-2006
      Tony Pullis – Stoke City – 2006-2012

      De qualquer forma acredito sim, que devido aos grandes investimentos que sem têm feito no futebol este cultura se esteja a perder..

      Ass. Luis S.

    • Paulo
      Posted Dezembro 17, 2013 at 11:14 am

      Boas, Luís.

      Não deixa de ser paradigmático que dos 7 nomes que supra elencas, apenas 1 continue a treinar a mesma equipa – Alan Pardew, que escapou por uma unha à demissão no inicio desta época, iniciando uma espectacular escalada desde a vitória contra o Chelsea. Isto posto, convenhamos que com a excepção do Liverpool, citaste clubes que têm pouca ou nenhum ambição desportiva para além da manutenção e ainda assim, 5 dos 7 sobreditos casos, referem-se a "reinados" que cessaram em 2010 ou em data anterior. Acresce que com a excepção do Moyes, todos os "reinados" são de duração igual ou inferior a 5 ou 6 anos, estou em crer que se for procurar na liga alemã, espanhola, francesa, holandesa e até portuguesa encontrarei casos idênticos. O próprio Tony Pullis, que apontas como uma exemplo da "paciência" dos dirigentes ingleses, foi demitido e readmitido pelos pacientes dirigentes do Stoke, para voltar a ser demitido em 21 de Maio de 2013. Ainda que te possa conceder que, porventura, em Inglaterra houvesse, por influência do exemplo do United e do Arsenal uma maior paciência, ela está longe de estar à altura do mito criado, mito esse que cada vez mais de desvanece! Não vás mais longe, os Spurs acabam de despedir o treinador melhor sucedido no clube em mais de 100.
      Cps,
      Paulo

  • xii
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:20 pm

    Acabou-se foi o mito de que AVB seria "o novo Special One" …

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:21 pm

    moyes…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:24 pm

    Eh pá! Eu a pensar que era o fim do "mito" do Vilas Boas e afinal era outra coisa. Época miserável com maus jogos, pouquíssimos golos e goleadas sofridas, desfecho previsível.

  • Jamaican
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:46 pm

    Quando li o título, pensei que o mito que tinha acabado era o de AVB ser bom treinador.
    Pelos vistos, esse continua.

  • João Jóia
    Posted Dezembro 16, 2013 at 3:52 pm

    Quando li o titulo pensava que era o mito do AVB ser um bom treinador, penso que não fez nada para merecer treinar Chelsea e Tottenham,

    Quanto aos dirigentes ingleses, sem dúvida que será devido aos investimentos milionarios, ainda que o Tottenham tenha tido um balanço positivo com as vendas que fez, o mais curioso será ver quanto tempo Moyes aguenta ainda que ele só tenha gasto dinheiro em Fellaini , mas se for ao mercado em Janeiro e continuar com estes resultados duvido que a paciencia dure muito mais

  • Nuno R
    Posted Dezembro 16, 2013 at 4:18 pm

    A matemática é simples: de um lado, o treinador, que ganha um determinado salário. Do outro, quase 30 jogadores, alguns (bastantes) a auferir bem mais, e contratados a custo elevado.

  • Paulo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 4:22 pm

    O futebol está cada vez pior porque os jogadores já não têm qualquer amor à camisola. Isso está a afectar o espetáculo porque já não se vêm jogos com dantes.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 4:28 pm

    Eu penso que o que mudou foram as pessoas que gerem os clubes e os orçamentos. Um treinador que tem de orçamento 120 milhões, não pode estar à espera que o presidente tenha paciência com ele, tem que haver resultados na hora e não a médio-longo prazo. Passa-se o mesmo com o City, com tanto dinheiro gasto se o Pellegrini não mostrasse resultados também já tinha sido despedido. Mas isso da paciência ainda se mantém em alguns clubes e temos o caso do Wenger que não ganha nada à bastantes anos e mesmo assim continua no Arsenal. E penso que se, após o mercado de inverno o Moyes não mostrar resultados, ele será a próxima vítima.
    Marcelo Féria

  • mildio
    Posted Dezembro 16, 2013 at 5:41 pm

    para mim acabou foi o mito do AVB ser bom treinador. mesmo sendo ele portugues nao consigo ver nada nele.. ganhou o que ganhou com o porto, graças a ter muitos e bons jogadores.. com aquele plantel grave seria nao ganhar nada.. em termos europeus ganhar a liga europa num ano atipico em que apenas foram equipas portuguesas as meias finais, tambem ajudou, ja que nao apanhou tubarão nenhum.. logo criou-se ali um mito tao grande de que era bom treinador que veio logo o esbanja dinheiro do chelsea buscar o menino.

    muito sinceramente nao consigo dar valor a este tipo de treinadores.. um treinador que chega ao clube e tem nao sei quantos milhoes para compras, compra praticamente o que quer, tem de ter resultados no imediato, pois tambem ele teve os jogadores que queria no imediato.. lógico. deve ser extremamente facil chegar e dizer: quero aquele o outro e outro e mais o outro. e o presidente sim senhor aqui tens.. e depois nao faz nada com aquilo.. é porque falta ali alguma coisa.. gajos como este AVB mourinhos ancelotti e afins treinadores de clubes milionarios que compram tudo e todos, para mim nao ganhar nada é razão para na serem apelidados de bons treinadores.. porque de facto nao o são.. treinador é aquele que mexe com a equipa, poe a equipa a jogar.. e para isso nao é preciso grandes vedetas.. é preciso sim jogadores com determinadas caracteristicas capazes de desempenhar as funções que o treinador quiser.. depois é o treinador ter capacidades para orientar e treinar. para mim wenger e klopp sao dos melhores do mundo por isso mesmo.. nao tem as vedetas que quer mas conseguem construir uma equipa.. é isso que é ser treinador.

    • Ruben Dias
      Posted Dezembro 16, 2013 at 6:57 pm

      o plantel era paticamente o mesmo á exceção do Moutinho, foi ele que meteu Hulk, Falcão, Guarin, Bellsuchi, Varela, A. Pereira e até Rolando a jogarem o melhor futebol das suas carreiras.. Tirando o Falcao nunca mais nenhum manteve o nível desse ano.
      Para tua informação nesse ano estavam na LE equipas como: Nápoles, Man. City, Liverpool, Zenit, PSG.. realmente equipas fraquíssimas a todos os níveis..
      Já para não falar que o ano passado sem quase reforços nenhuns e com as perdas de Modric e Van der Vaart fez SÓ a melhor pontuação de sempre dos Spurs na PL..
      Realmente mandar abaixo é fácil.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 16, 2013 at 7:20 pm

      amigo por teres sofrido a epoca mais humilhante da tua vida a pala deste treinador nao quer dizer que seja um mito que ele seja bom treinador.. acho que ta a vista de toda a gente que o vilas boas é grande treinador mas que as coisas nao correram bem.. ha-des me dizer se nao existe casos de investimentos brutais e o treinador e a equipa nao darem a resposta esperada… concerteza que deves conheçer alguns casos.. se ate ao mourinho as coisas nao correm bem porque ao vilas nao podem correr mal? enfim.. esse odio so por ele ser dos melhores treinadores portugueses e ter sido campeão como foi no porto era escusado.. mas pode ser que ele ca volte para vos atormentar ;)
      Nuno C

    • mildio
      Posted Dezembro 16, 2013 at 8:46 pm

      ruben dias e nuno C..

      apenas dei a minha opinião sobre o AVB. nao quis falar mal apenas para falar mal.no porto nao o achei nada demais, no chelsea muito menos e no totenham ainda menos. vamos por partes.

      respondendo primeiro ao ruben dias.. tamos em portugal.. ter a disposição jogadores como moutinho hulk falcão etc… é logo meio caminho andado para fazer um bom trabalho.. sao jogadores carissimos que nao eram desconhecidos antes de chegar ao porto.. apenas hulk e vejam o valor que o porto deu por ele.. logo nao foi um ze ninguem que pegou em meia duzia de putos de bairro e os fez serem mega estrelas.. quanto aos clubes que refere na liga europa é verdade que la estiveram.. mas nao fizeram boas prestações.. uns porque nao quiseram, casos do city que foi eliminado pelo dinamo kyev, tendo dedicado todos os esforços no campeonato. liverpool a mesma coisa.. perdeu com o braga. zenit nao é ninguem na europa, apesar dos milhoes gastos, inclusive perdeu com a equipa que o villareal espetou 8 golos nos quartos.. fc twente. quanto ao psg nao era ninguem nesse ano.. ainda não o é, mas nessa epoca nao tinha as vedetas que tem agora.. logo o seu argumento nao tem muito sentido, mas respeito. quanto ao ano passado claramente o tottenham andou as costas do bale.. simples.. perdeu alguns bons jogadores mas comprou outros.. o tottenham à anos que investe bom dinheiro no reforço do plantel.. não é uma equipa de qualidade media.. alias com o plantel que tem, tem obrigação de estar logo atras dos tubarões, a lutar taco a taco com o arsenal.. que se formos a ver tem um plantel mais ou menos equivalente.. numas poisções melhor, noutras pior.. e ai se nota a diferença de ter um treinador ou nao..

      nuno C
      eu sou verde e branco.. ;)
      com todo o respeito " correr bem as coisas" nao me parece argumento para nada.. eu sei que ha investimentos brutais em varios clubes e eu tambem fiz referencia a esses mesmos clubes e respectivos treinadores.. dizendo que altos investimentos obrigam a altos resultados.. nao critiquei apenas o AVB.. critiquei mourinho ancelotti etc..

      mais uma vez apenas dei a minha opinião.. nao acho o AVB um bom treinador apesar dos triunfos conseguidos no porto.
      saudações desportivas

    • mildio
      Posted Dezembro 16, 2013 at 8:49 pm

      ruben dias e nuno C..

      apenas dei a minha opinião sobre o AVB. nao quis falar mal apenas para falar mal.no porto nao o achei nada demais, no chelsea muito menos e no totenham ainda menos. vamos por partes.

      respondendo primeiro ao ruben dias.. tamos em portugal.. ter a disposição jogadores como moutinho hulk falcão etc… é logo meio caminho andado para fazer um bom trabalho.. sao jogadores carissimos que nao eram desconhecidos antes de chegar ao porto.. apenas hulk e vejam o valor que o porto deu por ele.. logo nao foi um ze ninguem que pegou em meia duzia de putos de bairro e os fez serem mega estrelas.. quanto aos clubes que refere na liga europa é verdade que la estiveram.. mas nao fizeram boas prestações.. uns porque nao quiseram, casos do city que foi eliminado pelo dinamo kyev, tendo dedicado todos os esforços no campeonato. liverpool a mesma coisa.. perdeu com o braga. zenit nao é ninguem na europa, apesar dos milhoes gastos, inclusive perdeu com a equipa que o villareal espetou 8 golos nos quartos.. fc twente. quanto ao psg nao era ninguem nesse ano.. ainda não o é, mas nessa epoca nao tinha as vedetas que tem agora.. logo o seu argumento nao tem muito sentido, mas respeito. quanto ao ano passado claramente o tottenham andou as costas do bale.. simples.. perdeu alguns bons jogadores mas comprou outros.. o tottenham à anos que investe bom dinheiro no reforço do plantel.. não é uma equipa de qualidade media.. alias com o plantel que tem, tem obrigação de estar logo atras dos tubarões, a lutar taco a taco com o arsenal.. que se formos a ver tem um plantel mais ou menos equivalente.. numas poisções melhor, noutras pior.. e ai se nota a diferença de ter um treinador ou nao..

      nuno C
      eu sou verde e branco.. ;)
      com todo o respeito " correr bem as coisas" nao me parece argumento para nada.. eu sei que ha investimentos brutais em varios clubes e eu tambem fiz referencia a esses mesmos clubes e respectivos treinadores.. dizendo que altos investimentos obrigam a altos resultados.. nao critiquei apenas o AVB.. critiquei mourinho ancelotti etc..

      mais uma vez apenas dei a minha opinião.. nao acho o AVB um bom treinador apesar dos triunfos conseguidos no porto.
      saudações desportivas

  • Mitt Romney
    Posted Dezembro 16, 2013 at 6:04 pm

    Engraçado que por perder 5-0 acabou-se o mito de ser bom treinador.. Outro que perdeu 5-0 continua a ser grande treinador e candidato à "xampions.."

    melhore cumprimentos
    MR

    • Jamaican
      Posted Dezembro 16, 2013 at 6:21 pm

      Após a época em que ganhou tudo no FCP, falhou em todos os clubes por onde passou, onde sempre dispôs dos jogadores que pretendia.
      Será que é mesmo só por perder 5-0?

    • Mitt Romney
      Posted Dezembro 16, 2013 at 6:58 pm

      fazer a melhor pontuação de sempre do totenham a meu ver nao pode ser considerado falhar..

    • Pedro
      Posted Dezembro 16, 2013 at 7:01 pm

      Mas falhou porquê?
      Teve péssimas opções de carreira, sendo que nos três anos que treinou em Inglaterra no único ano que teve a hipótese de terminar a época fez o recorde de pontos do clube na premier league.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 16, 2013 at 7:11 pm

      ahaha nem mais o JJ ja levou 5 do porto e 5 do olympiakos e é top..
      Nuno C

    • Jamaican
      Posted Dezembro 16, 2013 at 7:34 pm

      Fez a melhor pontuação de sempre do Tottenham… e ficou pior classificado que o seu antecessor. Além de que a maior fatia desse feito deve ser atibuída a Bale.
      Este ano gastou 120 milhões em contratações e o futebol que a equipa pratica é pior que miserável.
      No Chelsea, quis fazer uma revolução, teve os jogadores que quis e enquanto esteve lá, os blues eram o bombo da festa.
      Pior cego é quem não quer ver.
      Quanto a Jesus, ainda bem que continua pelo Benfica. Assim, o meu clube sai beneficiado.

    • Mitt Romney
      Posted Dezembro 16, 2013 at 9:34 pm

      Amigo Jamaican. Gastou 100 milhoes que recebeu com a venda de bale o melhor jogador deles e da BPL. Enquanto os adversarios "apenas" se reforçaram. Não perderam nenhuma das sauas grandes estrelas.
      O pior cego é aqule que nao quer ver.

      Melhores cumprimentos

    • Kacal
      Posted Dezembro 16, 2013 at 9:48 pm

      Jamaican, o AVB teve os jogadores que quis no Chelsea??? Sturridge (regressado de empréstimo), Slobodan Rajković (contratado ao Vitesse), Lukaku, Mata, Meireles, Cahill e Lucas Piazón será que foram os jogadores que ele pediu??? será que ele não se queria "livrar" dos veteranos e eles não gostaram e lhe fizeram a vida "negra", concordo que tudo lhe correu mal no Chelsea, mas, ele não fez tudo o quis, nem perto.

    • Jamaican
      Posted Dezembro 16, 2013 at 10:16 pm

      Mitt Romney, o Bale é de facto uma grande perda.
      Mas tem noção do que são 120 milhões de euros?? Os jogadores que ele foi buscar não formam um melhor plantel do que o do ano passado ? Pensei que essa era a opinião unânime por estes lados.
      Ninguém lhe pede que seja campeão. Mas com os jogadores que foi buscar, ser o 3º pior ataque da Premier League é obra, não é para qualquer um.
      Kacal, pode não ter feito tudo o que quis, e sim, é um facto que os jogadores com mais peso lhe fizeram a folha. Mas esses foram exactamente os jogadores que quis, ele chegou lá com a mania que tinha de rejuvenescer o plantel e trouxe jovens com elevado potencial. Além do mais, o futebol que ele quis implementar não se adequava minimamente ao plantel que tinha. Isso não é sinal de muita inteligência.
      O único clube em que ele não falhou foi no Porto.
      Quem disser o contrário, tem um sério problema de deslumbramento e de endeusamento ao AVB. Curioso que todos esses são afectos ao Porto. Mas até percebo, com o futebol que o Porto pratica, é normal os adeptos sonharem com ele.

    • Mitt Romney
      Posted Dezembro 16, 2013 at 10:29 pm

      Caro Jaimaican, acha entao que a primeira epoca de AVB no totenham foi um fracasso? Uma equipa que perde o melhor jogador nao melhora o plantel, ou acha que se o Barcelona perdesse o messi melhorava? quanto a sua declaração: "quem disser o contrario tem um serio problema …" revela bem a sua falta de cultura pois se pensa que quem nao concorda consigo não sabe ver as coisas.. bem nesse caso não ha mais nada a dizer.

      MR

    • Kacal
      Posted Dezembro 16, 2013 at 10:30 pm

      Jamaican, eu não tenho informações especiais, se esses foram os jogadores escolhidos por ele, então escolheu muito mal, ele tem tentado dar um passo maior que a perna e não tem sido inteligente nas suas escolhas e está a pagar pelos seus erros, mas, eu continuo a acreditar que é um Bom treinador.

    • Jamaican
      Posted Dezembro 17, 2013 at 2:43 pm

      Mitt a primeira época dele no Tottenham foi um fracasso. O objectivo era garantir um lugar na Champions. Não conseguiu, fracassou. Ficou em 5 lugar, fez pior que o seu antecessor.
      Para mim, ao não atingir os objectivos propostos, a época é um fracasso. Por muitos pontos que tenha feito.
      Perdeu o melhor jogador mas foi buscar muitos mais, que elevou o nível global do plantel. Neste caso específico, melhorou. Mas gostei da comparação com o Messi.
      Já agora, não sabia que essa minha afirmação revela falta de cultura. Penso que acima de tudo revela objectividade. Mas pronto, se gosta de um treinador que desde que saiu do Porto nunca atingiu os objectivos a que se propôs, então tudo bem, sou um ignóbil.

      Kacal, não acho que tenha escolhido mal. Ele tinha alguma razão, o plantel precisava de ser rejuvenescido e vários desses jogadores que ele foi buscar tiveram ou ainda vão ter um papel importante no Chelsea. Mas a maneira como ele entrou no clube, a matar, cheio de bazófia, fez com que os jogadores mais velhos perdessem o respeito por ele.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 6:26 pm

    A Premier League é a melhor do mundo, mas subiu bastante em termos de qualidade e competitividade nos últimos anos. É normal que com a pressão que hoje existe e o dinheiro gasto em jogadores, os dirigentes já estejam mais impacientes do que no passado em relação aos seus treinadores.

    Alexandre Coelho

  • Anónimo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 7:33 pm

    Engraçado que antes de isto aconteçer ja todos os anti Vilas Boas (sabe-se se la quem eles serão) diziam que ele não era bom treinador e andavam mais que desejosos por mais um falhanço dele para poderem deitar abaixo e dizer que afinal não é tão so por ele ter vindo do clube de onde veio.. mas o que voçês nao conseguem apagar foi o ano massacrante e humilhante que ele proporcionou a certos adeptos em portugal e as conquistas e recordes obtidos pelo porto nesse ano.. e quer queiram quer não ele é o unico que o conseguiu em portugal.. tinha grande equipa tinha? tinha! mas meus amigos não basta ter grande equipa o real madrid todos os anos tem grande equipa e é o que se vê..
    Quando foi despedido do Chelsea muitos treinadores vieram dar-lhe razão e viu-se perfeitamente que os jogadores lhe estavam a fazer a folha.. No tottenham nao ha milagres por mais investimento que se fassa é muito dificil fazer o que ele fez o ano passado.. mas quem é que acha que da pra competir com City,Arsenal,Liverpool,United,Chelsea que esses sim fazem investimentos brutais ano após ano e mesmo assim nem sempre as coisas correm como esperado o tottenham continua a ser uma equipa de segunda ou terçeira linha inglesa uma especie de Braga em Portugal que as vezes consegue um brilharete mas que as coisas não são assim tão façeis de concretizar ano após ano..
    Nuno C

  • Euclides!
    Posted Dezembro 16, 2013 at 9:21 pm

    André Villas-Boas é um bom treinador, pode não ser o melhor treinador do mundo, ou tão bom quanto alguns o pintaram a certa altura, mas é competente…

    convém ter noção que a Liga Inglesa actualmente é muito, muito competitiva, só por isso é que o Manchester United com aquele plantel está a 10 pontos do líder…

    Este ano há muitas equipas que podem ganhar o campeonato, ao contrário dos outros anos em que havia 3/4, esta temporada há 9/10 equipas que podem discutir e ganhar qualquer jogo, já todas perderam e ganharam, é um campeonato extremamente competitivo…

    o Tottenham gastou muito dinheiro, mas talvez tenha colocado a barra muito alta, é que o Tottenham apesar de tudo não tem propriamente nenhum craque, tem bons jogadores, jogadores que foram caros, mas craque, craque… não tem nenhum, podia estar melhor, nomeadamente em termos colectivos e isso reflecte-se na forma de como tem perdido contra outras equipas inglesas, mas é preciso ver a forma de como esta jogar também o Liverpool, o City que nestas semanas golearam tudo e todos… Suarez está numa forma surreal, é de longe o jogador em melhor forma neste Dezembro, já tinha tido um Novembro muito bom a par de Cristiano Ronaldo, mas este mês está qualquer coisa do outro mundo, se lhe calhasse ter este pico de forma numa fase final de um mundial cuidado!

    mas voltando ao Villas-Boas, não teve sorte em alguns jogos, a equipa tem muitos defeitos, quem vier a seguir, seja quem seja, não fará melhor, o tottenham não tem equipa para ganhar a liga inglesa, e mesmo a tope, quanto muito ficará nos 4 primeiros, o que acho que é impossivel porque Chelsea, Arsenal, City e Liverpool, tem estado melhor colectivamente, depois há o United que irá seguramente melhorar, atenção ao Everton, e até o Southampton que é surpresa nestas primeiras 15 jornadas, o Tottenham é equipa dos primeiros 7 lugares, não é equipa para lutar pelo titulo, seria quase o mesmo que pedir ao Guimarães para ganhar a liga em Portugal… bem espremido há um 3º lugar, mas titulo, é muita fruta, e falta ali conteúdo.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 16, 2013 at 11:42 pm

    Sou Benfiquista…
    AVB não é mau treinador, é jovem, com potencial os seus problemas foram:
    *Ter perdido Vitor Pereira como adjunto e não o levar po Chelsea
    *Ser gabarolas como bom tuha que é
    *Subir demasiado rápido, caiu rápido.. não levou bagagem, é que treinar o FCP onde o presidente "treina" quando algo está menos bem e mt diferente de treinar qualquer clube, e a ele faltou-lhe saber gerir e conquistar balneários…

    Se for inteligente regressa a PT (SLB,FCP gostariam de o ter mesmo o SCP no caso de Jardim sair), ou vai treinar 2/3 anos fora dos principais campeonatos, Anzhi, Zenit, Shakhatar, Basileia, Anderlech de forma a dar nas vista novamente, a 3 hipotese e melhor financeiramente é America/Arabia/China mas ai correndo o risco de ser esquecido….

    Kanjy

Deixa um comentário