Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Árbitro, o verdadeiro Super-Homem?

Nos últimos tempos, a contestação em volta da arbitragem na Liga Nacional de Futebol em Portugal tem atingido proporções absurdas. Jogadores, treinadores, dirigentes, presidentes.Todos têm uma opinião a dar. E nenhuma é de congratulação.
O ambiente gerado em volta dos árbitros antes de cada jornada impede que haja um clima de serenidade fundamental para cada um realizar um trabalho que se espera perfeito e sem erros. O mesmo se passa com as próprias equipas de futebol: qualquer jogador que entre em campo ansioso e sem confiança irá certamente errar. Mas, neste caso, é uma coisa perfeitamente normal. O árbitro não.
Repare, o árbitro é o interveniente mais pressionado, o mais oprimido, o mais impugnado e, mesmo assim, à entrada de cada jornada, o que se espera deste ser humano é que, ao contrário dos jogadores ou dos treinadores, não erre. E a verdade é que erra, situação que não me surpreende. Obviamente que a qualidade de cada um, em conluio com a capacidade de lidar com a pressão, também são fatores preponderantes na tomada de decisão. No entanto, nestas condições, a probabilidade de ocorrer um erro é amplificada, independentemente de quem apite.
Com um olhar mais preciso, verificamos que o burburinho em torno das equipas de arbitragem aumenta quando os chamados “grandes de Portugal” começam a jogar metade do que deviam. Na verdade, o que se atenta, é que os órgãos de soberania das equipas de futebol tentam camuflar os seus erros evidenciando os dos outros. Árbitros, pois claro. E porquê? Porque podem: não são repreendidos nem castigados e portanto, atacam alvos fáceis e desprotegidos. Fazendo um paralelismo com a Premier League, atentamos que quem coloca em causa o trabalho do árbitro, é castigado. As ilações são fáceis de retirar: é o campeonato com menos faltas, menos expulsões e menos contestação. O futebol é diferente, sem dúvida. Um jogo mais físico e menos técnico. No entanto, a mentalidade dos árbitros é muito, muito diferente (a serenidade nas decisões é óbvia). A isto não é avulso o fato de serem extremamente protegidos e não estarem sujeitos ao tipo de pressões que existem em Portugal. O que, conjugando tudo, valoriza o nível de alguns árbitros portugueses, o que só corrobora a minha opinião de que somos dos melhores do mundo nesta vertente (e amadores, relembro).
A verdade é que toda esta contestação pesa no subconsciente de uma equipa de arbitragem, que, como qualquer outro ser humano, coloca em causa as suas próprias capacidades e entra numa espiral de “medo de errar”, que se traduz nalgumas decisões absurdas. As declarações do treinador do Sporting não são de todo descabidas: “As equipas grandes são, na maior parte das vezes, beneficiadas.” E porquê? O “circo” termina e podem todos descansar durante uma semana.
Parar de falar sobre a arbitragem é defender os interesses da verdade desportiva em Portugal. Aquilo com que todos aqueles que amam este Desporto deveriam estar preocupados. Será que, por vezes, a decisão em tempo real é influenciada por um subconsciente “consciente”? Acreditar na idoneidade dos árbitros é defender os interesses da verdade desportiva?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Ramos

41 Comentários

  • Tiago
    Posted Outubro 9, 2013 at 6:47 pm

    As equipas grandes são as mais beneficiadas mas entre as grandes há uma que é de longe mais beneficiada que as outras todas. Enquanto continuar a haver a subserviência que tem havido a esse clube nos últimos 30 aos por parte da arbitragem como vamos acreditar na idoneidade dos árbitros?

  • troza
    Posted Outubro 9, 2013 at 6:57 pm

    1 – O circo só existe porque os árbitros apitam, de facto, mal.

    2 – A pressão aos árbitros é aplicada em todo o lado e pelos melhores… NBA (em que os treinadores, se for preciso, até usam as faltas técnicas para pressionar), nos melhores campeonatos do mundo (basta ver o que acontece em Espanha por parte do Real e do Barcelona), pelos melhores treinadores do mundo (Mourinho, Alex Fergusson…) e, claro está, os adeptos da equipa da casa também pressionam. Se não vivessem com essa pressão também não faziam o dinheiro que fazem como amadores (no caso português).

    3 – o caso do apito dourado não está esquecido… e com esse, outros casos parecidos. Até parece que a não resolução da justiça face a provas tão claras (e até acusações de árbitros a dizerem que foram corrompidos não serve em Portugal) também não ajuda em nada, aumentando o clima de suspeita.

    4 – A não responsabilização deles faz com que a pressão não cesse. Um treinador perde vai para a rua. Um jogador que não apresenta um desempenho de acordo com o esperado é vendido ou vai para o banco. O sistema da arbitragem não é sério… há árbitros que levam boas notas quando apitam mal, há árbitros que erram num jogo entre a equipa X e Y e que volta a ser escolhido para apitar um jogo entre essas duas equipas sem apitar jogos das duas equipas de forma satisfatória, etc… Em Inglaterra, dizes bem, são protegidos mas também eles fazem por isso e são castigados quando fazem asneira.

    Dito isto tudo… temos 3 programas desportivos que falam de tudo menos de futebol, não se vê uma análise decente a um jogo de futebol e os adeptos vão atrás daquilo que é muito mais fácil avaliar… E verdade seja dita, o nosso futebol não faz nada para mudar isto é porque há gente muito interessada a manter o estado das coisas… basta ver o que aconteceu com o futsal no Brasil: introduziram tecnologias, não há polémicas para discutir, voltou-se atrás…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 9, 2013 at 8:14 pm

      Lá está, tal como eu tinha referido, o post está bom, mas só faz sentido se comçarem a alterar aquilo que você fala e MUITO BEM no ponto 4.

    • André Sousa
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:11 pm

      Não podia estar mais de acordo com o comentário que fez troza.

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:19 pm

      Nem mais, está praticamente tudo dito.

      O referido no ponto 4 tão cedo não vai acontecer, até porque não interessa e dá jeito certas equipas serem beneficiadas, seja na champions ou num mundial.

    • Diogo Marques
      Posted Outubro 10, 2013 at 12:03 am

      Toma lá um like rapaz

    • Diogo Marques
      Posted Outubro 10, 2013 at 12:12 am

      Ja agora, gostava que o usuário que postou o texto respondesse ao comentário do troza

    • Eduardo
      Posted Outubro 10, 2013 at 12:47 am

      Excelente comentário, concordo plenamente! De referir que um árbitro famoso da Premier League (não me lembro qual ao certo) foi apitar jogos uns tempos para a 3ª divisão como castigo por erros cometidos!

  • João Souto
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:05 pm

    Isto é dos melhores Visoes do Leitor que li, alguem precisava de dizer isto. Já não há pachorra para a conversa dos arbitros e tentativas de desculpabilização de alguns treinadores e dirigentes. E isto tambem é muito culpa da Comunicação Social, e aqueles programazecos de "futebol" que passam 15min em camera lenta para ver se o pé tocou na perna ou não numa falta (permitam-me a expressão) de merda a meio campo.
    A unica coisa que se pode comentar é os castigos posteriores ao jogo aplicados aos jogadores e treinadores por má conduta esses sim muito duvidosos. Mas ai cala-se tudo. Agora estar sempre a falar da prestação dos arbitros em campo? Já não há paciencia.

  • Anónimo
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:18 pm

    A unica profissao no mundo em que nunca se responsabiliza quem trabalha mal é na arbitragem! Enquanto isso acontecer é normal que o que se tem passado nos ultimos anos continue.

    Ze Jo

    • Anónimo
      Posted Outubro 9, 2013 at 8:28 pm

      Acho um bocado absurdo o teu comentário, porque ser árbitro não é fácil, a arbitragem que todos conhecem é a da primeira liga, mas neste momento nos seguintes escalões por exemplo não é obrigatória polícia, os prémios de jogo foram reduzidos em cerca de 70%, como querem que os bons árbitros cheguem ao primeiro escalão? fala-se de profissionalização e nem segurança asseguram, imaginas o que é apitar um jogo sem polícia num jogo da distrital qualquer? qual achas que é a equipa mais susceptível de ser beneficiada? estes factores só vão levar a que a arbitragem seja cada vez pior nos próximos anos…e deixo um reparo ao que disseste, "quem trabalha mal é a arbitragem" a arbitragem é um part time e como tal é tratada profissionalmente como um part-time é.

      josé

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:22 pm

      Qual comentário ridículo? Ridículo é saber-se o que soube e as coisas continuarem na mesma! Os árbitros que temos por cá, no geral são bastante incompetentes, sobem na carreira não pela qualidade que têm mas pelas cunhas e tachos que fazem. E assim se faz um arbitro internacional cá em Portugal.
      E no fim disto tudo podem fazer 30 por uma linha que são avaliados positivamente.

  • Filopez
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:27 pm

    As tecnologias só vão piorar na maioria dos casos…qualquer painel de ex-arbitros tem sempre opiniões que se contrapõem, ora se esses senhores não se entendem imagine que era se fosse assinalado uma falta que era e que o video-arbitro considerava que não era…e depois ia-se analisar todos os lances? vamos pôr chalenges e parar o jogo (mais um bocado fazemos como nos desportos americanos que um jogo da nba dura 2 horas e meia e de jogo é um terço)…

    PS: no jogo africa do sul- nova zelandia um jogador foi expluso com a ajuda do video-arbitro. No jogo argentina-australia o video-arbitro entendeu (e no meu ver mal) nao explulsar um jogador da argentina por motivo semelhante…é o tipico caso em que á sempre opinoes diferentes e que polemica existira sempre e será ainda pior pois nao ha "desculpas" para os árbitros

  • luis
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:28 pm

    Eu até acho que as arbitragens portuguesas são bastante superiores à arbitragem inglesa profissionalizada. Todos os erros que vemos em Portugal, também vemos em Premier league em versão muito maior. Para isso, basta lembrar aquele golo do P.Mendes que entrou meio metro ou penaltys marcados sobre o Suarez ou Ronaldo, que não o são. O problema da Premier League é que eles confundem muitas vezes faltas com diferenças de fisico entre jogadores. (por outras palavras, uma rasteira é sempre uma rasteira). A titulo de exemplo foi quando o Nani levou uma patada que o deixou no estaleiro meses, enquanto o adversário levou um amarelo,

    A mim o que me irrita não é um penalty ou um fora de jogo que só se ve na quinta repetição.

    O problema é que os árbitros não percebem o jogo (ou nao querem perceber) e assinalam faltas em contra ataque (o que implica parar o contra ataque), parar o jogo só porque o jogador se atirou para o chão (a escória que por vezes o futebol se tornou da nisto), o tempo de compensação num jogo onde ha 6 substituições,3 paragens de jogo, etc e ele dá 3 minutos e o amarelo aos 89´ao GR por ele ter estado o jogo todo a perder tempo. Se ele perde tempo no primeiro minuto leva logo um amarelo!!!

  • mildio
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:34 pm

    Primeiro de tudo nao concordo nada com o post!!! por varias razoes..
    até posso admitir que haja arbitros que erram, porque de facto nao estavam bem colocados.. nao viram o lance, nao acompanharam de perto a jogada etc.. agora nao me digam que eles sao uns coitadinhos e que erram sempre sem querer.. o apito dourado pus a nú o que toda a gente sabia.. a podridão que é o futebol português.. e ninguem diga que as má arbitragens ficaram por ali.. nem pensar.. acho que tem vindo incrivelmente a piorar de ano para ano.. perdeu-se aquela vergonha que se tinha em apitar mal.. agora beneficia-se mesmo a descarada, porque o avaliadar vai dar nota positiva, e assim meto uns trocos ao bolso e continuo na linha da frente para apitar.. vem com a dica de que em inglaterra isto e inglaterra aquilo.. eu defendo isto.. o ze povinho tem aquilo que merece.. é uma questão de cultura.. e NÓS portugueses nao temos cultura para aceitar que uma equipa pequena jogou mais que nos e mereceu ganhar limpo.. não.. ha que usar a arbitragem para em caso de haver um problema deste dar sempre para no ultimo minuto haver 1 ou 2 penalties para compensar a falta de competitividade da equipa.. é verdade que nao deveria ser permitido falar de arbitragens por parte de intervenientes da area ( treinadores jogadores presidentes etc..) quem o fosse seria severamente castigado.. mas os arbitros tambem o teriam de ser quando falham.. nao me venham com a lenga lenga de que sao todos humanos e que se o jogador falha porque nao pode falhar o arbitro.. isso é treta.. eu nem ninguem vai a um estadio de futebol para ver um arbitro a errar.. vou sim para ver jogadores da bola a passar chutar cruzar fintar… e sim… falhar.. eles sim podem falhar porque eles sao parte do espetaculo.. eles sao o espetaculo.. nao a arbitragem.. o problema é esse.. os arbitros querem protagonismo.. se nao ninguem sabe quem é um capela um soares dias um duarte gomes.. etc.. todos sabemos os nomes dos arbitros.. mas sabemos nao porque fizeram grandes arbitragens.. sabemos porque fizeram arbitragens tao más que ficaram para a historia.. é isso que os arbitros querem.. a solução passa por profissionalizar os arbitros e ficarem aptos a serem aplaudidos quando fazem bons jogos, e punidos quando erram.. introduzam a tecnologia introduzam o que quiserem.. agora limpem o desporto.. nao defendam os arbitros como se eles fossem uns coitadinhos.. um arbitro tem o poder de decidir quem desce de divisao.. quem sobe quem vai a liga europa, quem vai a chamions e quem é campeão.. isto meus amigos é poder a mais para uma pessoa só.. poder decidir com um favor a este ou aquele quem vai a liga dos campeoes ganhar aquelas pipas de massa ou quem fica para tras na liga europa esta a distancia de um apito para uma grande penalidade ou um fora de jogo… isto mexe com a vida das pessoas ( saude bem estar etc) com os clubes ( financeiramente estatisticamente palmares historial honra curriculum etc..) com os jogadores com tudo.. nao me venham com tretas a defender os arbitros.. se sao assim tao inocentes que admitam na praça publica que erram e porque erram..
    saudações desportivas

    • João Moreira
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:29 pm

      Está certo: então o jogador do seu clube falha, mas esse pode, o árbitro é que não! Isso não é lá muito coerente. Os dirigentes põe os clubes a dever milhões num país em crise para contratar jogadores que falham, mas esses podem, o árbitro é que não! Os treinadores e seleccionadores escolhem os jogadores de acordo com as pressões de empresários mas isso é na boa, agora os árbitros falharem é que não. E diz que os árbitros querem protagonismo, por isso falham senão ninguém os conhece, então eu desafio-o a dizer-me o nome de um árbitro que você conheça que só fez boas arbitragens. Querem todos protagonismo! E que ganham os árbitros com protagonismo? Descem de divisão mas pelo menos são conhecidos? Lol

  • nuno leão
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:48 pm

    Não diria super-homem… diria divino, já que um arbitro de futebol, é omnisciente e omnipotente… ou pelo menos assim aparente. Ou se não é um deus, é pelo menos como o Papa… infalível.
    A verdade é que um arbitro é um mal necessário, um elemento neutro do jogo que não devia errar. Quando um atleta erra, prejudica-se a si e à sua equipa (não prejudica nem a equipa adversária nem a equipa de arbitragem). Quando um arbitro erra prejudica uma terceira parte.
    Noutras modalidades, são feitas alterações no sentido de minimizar o erro dos árbitros. No futebol são feitas alterações no sentido de se minimizarem a visibilidade do erro dos árbitros. Quando assim é, quando se é comportam como infalíveis é isso que se espera deles.

  • António Fonseca
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:49 pm

    Na minha honesta opinião, é ridículo os árbitros serem a única equipa em campo que é semi-profissional (isto a nível de 1ª e 2ª ligas). A profissionalização dos árbitros parece-me o caminho mais viável para termos juízes mais bem preparados, focados e motivados para fazerem um bom trabalho. Não tenho dúvidas que muitos dos erros acabavam (fora os propositados, mas isso é outra história – aliás, com árbitros profissionais, a "tendência" para a corrupção também iria diminuir).

  • Pedro
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:50 pm

    os iluminados vêm sempre dizer mal dos árbitros. Não sabem interpretar os factos, pensam que os árbitros têm acesso a repetições e câmara lenta, vários ângulos de visão e linhas imaginárias de fora-de-jogo.

  • António Fonseca
    Posted Outubro 9, 2013 at 7:54 pm

    Outra das ideias que defendo é haver um espaço para a comunicação social dos árbitros. Estilo conferências de imprensa ou flash-interviews, mas com os árbitros dos jogos. Não faço ideia se seria ilegal ou se expor publicamente as suas opiniões sobre os jogos iria pôr em causa o bem-estar inter e intra-clubes, mas acho que podia promover um contacto mais próximo entre o árbitro e o jogo em si.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 9, 2013 at 8:09 pm

    Excelente, para mum um dos melhores posts do "Visão do Leitor".

    Queria só acrescentar um ou dois pontos para completar o post:

    1º- profissionalização dos árbitros de modo a que se concentrem exclusivamente numa profissão e tenham a máxima preparação para apitar um jogo.

    2º- Castigos pesados (sem olhar a quem), para quem critica as arbitragens de forma violenta tal como está escrito no post, mas também, castigos PESADOS para os árbitros que tenham actuações claramente ABAIXO DO MÍNIMO exigido a um árbitro profissional.

    De resto, está tudo no post.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 9, 2013 at 8:13 pm

      E castigos pesados para quem comprovadamente corrompeu árbitros nos últimos 30 anos (as provas estão todas no youtube) não???

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:22 pm

      Isso já era pedir demais.. é bom lembrar que todos esses casos não foram "provados" e os intervenientes "absolvidos.

      Vamos esquecer o passado, e começar a olhar para o presente e futuro, se as coisas mudarem rapidamente ainda vamos bem a tempo de não deixar o futebol português cair para um patamar degradante.

    • Tiago Quintas
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:24 pm

      Os 2 acima mais a do Miguel Antunes, e estava dado o grande passo para limpar o Futebol Português.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 9, 2013 at 10:41 pm

      LuisRafaelSCP,

      Não foram provados??? mas queres mais provas ainda??? está mais que provado que aconteceu, e se tens dúvidas o que não falta são provas no youtube…o facto de não terem sido condenados não quer dizer que não hajam provas, neste caso mt pelo contrário, provas há ao pontapé

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 10, 2013 at 3:34 am

      Miguel Antunes,

      Qualquer português que goste de futebol e tenha mais de 10 anos sabe e já ouviu essas provas que estão no Youtube, daí que o não foram "provados" estar dentro das aspas…

      Basicamente, as provas são isso mesmo PROVAS, mas quem de direito acha que as mesmas não têm validade.. o que podemos nós fazer? Tentar esquecer e fazer o possível para que não continue a acontecer (se ficar tudo como está, vai continuar a acontecer..)

  • Rodrigo
    Posted Outubro 9, 2013 at 8:29 pm

    Nao estou muito de acordo com este post, embora perceba a ideia. Passo a explicar algumas coisas que penso sobre a arbitragem:

    1º Os arbitros sao pressionados porque a maioria deles sao mesmo fracos. Quando venho senhores como Bruno Paixao, Duarte Gomes, Joao Capela ou Olegario Benquerença entrarem em campo fico logo com uma impressaozinha qualquer na barriga e agora ate o "melhor do Mundo" Pedro Proença comete erros absurdos.

    2º A arbitragem e uma das poucas profissoes em Portugal em que quem e mau profissional raramente e castigado, pelo que acabam por sair impunes em muitas situaçoes (o caso do Apito Dourado ainda esta bem presente na mente das pessoas)

    3º Um jogador que nao rende e vendido e um treinador que nao tem resultados e despedido. Os arbitros por outro lado passam de epoca para epoca mesmo tendo prestaçoes miseraveis muitas vezes e mesmo aqueles que sao despromovidos (Bruno Paixao, por exemplo), conseguem sempre voltar a ribalta com um recurso, aumentando ainda mais a descredibilizaçao destes senhores

    4º A profissionalizaçao apenas serviria para criar incompetentes a receberem um salario, mas nao creio que melhorasse significativamente as suas prestaçoes (se isso acontecer poderei rever a minha opiniao).

    5º As tao faladas novas tecnologias apenas podem resolver um ou dois problemas da arbitragem, pelo que as decisoes mais subjectivas continuariam nos ombros dos arbitros.

    Posto isto, nao queria tambem deixar de dizer que se fala demasiado de arbitragem (programas desportivos entao nem se fala) em Portugal e concordo que ainda mais quando os resultados dos clubes grandes nao sao positivos. Alem disso, tambem concordo que os agentes do jogo que metem pressao nos arbitros antes dos jogos e que "disparam" sem do nem piedade no final sempre que o resultado nao e o melhor deveriam ser punidos como acontece na Premier League.

    No entanto, nao me peçam para esconder a realidade e fazer o papel de dizer que "errar e humano" e que a profissao e dificil. Eu sei que e, mas estes senhores tem anos de experiencia e por vezes cometem erros dignos de aprendizes e que nao podem ser esquecidos com tanta facilidade, sobretudo quando colocam em causa vitorias, acessos as competiçoes europeias ou titulos.

    • troza
      Posted Outubro 10, 2013 at 8:38 am

      Só falando no 5º ponto…

      Porque é que os próprios árbitros não as exigem? Se os ajuda a fazer melhor…

      Por exemplo… é melhor dois árbitros junto à baliza ou uma tecnologia que veja se a bola entrou ou não? Acho que a resposta é óbvia… no entanto eles não exigem nada… (isto a nível europeu).

      Depois o futebol é apitado por 1 árbitro mais dois assistentes num campo não sei quantas vezes maior que um campo de basquet… e, no entanto, a NBA tem também 3 árbitros… Eu sei que o basquet é muito mais difícil ver os detalhes todos mas dá que pensar… como é que um fiscal-de-linha vai assinalar cantos do outro lado do campo? Faz sentido? Não… no entanto os árbitros não exigem a melhoria das condições.

      E quem diz os árbitros, diz quase toda a gente. Tirando a liga inglesa que zela por esses interesses e até está uns passos à frente da UEFA, não é feito nada para que isto mude…

      No entanto todos sabemos que um ou dois problemas resolvidos podia significar uma melhoria imensa…

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 9, 2013 at 8:38 pm

    É verdade que por vezes se criticam os árbitros em demasia e por vezes antes dos jogos,mas os árbitros têm demasiado poder e o resto é conversa,nada ou pouco lhes acontece,toda a gente erra e a profissão de arbitro não é fácil,mas existem erros demasiado graves ao longo dos anos e esses senhores não podem continuar a apitar como nada fosse.

  • Ricardo Peixoto
    Posted Outubro 9, 2013 at 8:46 pm

    Mal comecei a ler o post pensei para mim vai tudo falar do mesmo menos do que está escrito no post, tirando 1 ou 2 tudo falou do post, desde já nota-se uma clara e melhor visão dos "seguidores" do VM.
    Por isso parabéns a todos!
    As arbitragens é algo que com o tempo eu por iniciativa própria deixei de comentar de forma negativa, olho para o jogo pelo jogo… Mas por vezes custa a engolir certos lances como é possível alguém falhar aquilo(!) mas pela minha maneira de ver existe um aspecto que podia melhor o trabalho do árbitro principal que era uma maior actuação dos árbitros de linha. Esses senhores não estão lá só para ver os foras de jogo e mesmo assim muitas vezes falham. Tenho a certeza que se opinasse mais o árbitro podia errar menos também.

    Essa para mim seria uma das melhorias a fazer.

    Outra era a profissionalização da arbitragem e desse modo os castigos mais severos porque não havia a desculpa do amadorismo, que só serve para os desculpar de erros que não lembra a ninguém e estariam de corpo e alma que no sei principal trabalho!

    Para finalizar.. Ouvi num programa desportivo o Pedro Henrique a falar que o árbitro é obrigado a a descrever o seu dia-a-dia, gostava se é que alguém sabe se isso é verdade e até que ponto é que uma tal corrupção nos dias de hoje deixa de ser um "problema"?
    Pois posso ser eu que não tenha percebido correctamente.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 9, 2013 at 9:24 pm

      Se os fiscais de linha só a analisar foras de jogo (que não é uma missão fácil) já falham em lances absurdos, então imagine se tivessem de dar mais auxílio ao árbitro principal.

  • João Moreira
    Posted Outubro 9, 2013 at 9:45 pm

    Por vezes fala-se só por se falar. Ouvi um comentário recentemente já não sei onde que dizia :" em Portugal não se gosta de futebol, gosta-se de falar de futebol!" E é verdade.

    Quando se diz que nada acontece aos árbitros quando fazem más arbitragens é mito e eu esclareço reportando-me a fatos mais recentes:

    1-Rui Silva teve uma má arbitragem no jogo Estoril-Porto
    Consequência : duas semanas sem apitar
    2-Pedro Proença teve um erro no Porto-Guimarães
    Consequência : não apitou na semana seguinte.

    Fala-se que depois os observadores dão sempre notas positivas e fica sempre por ali.MENTIRA

    Os clubes podem reclamar as notas dos árbitros sempre que o protesto venha acompanhado de imagens video do jogo ( o jogo tem que ser gravado na integra e por televisões credenciadas ( RTP, SPORTV,… BENFICA TV NÃO)

    Há coisas que a mim me deixam muito mais inquieto:

    1-Expliquem-me como é que os clubes da liga tem dividas superiores ao o seu orçamento anual?
    2-Expliquem-me pk é que a banca( principalmente a CGD por ser publica) empresta dinheiro a clubes falidos ano após ano?
    3-Expliquem-me porque é que o caso Jorge Jesus tal como outros demoram tanto tempo a serem resolvidos?
    4- Expliquem-me como é que nos últimos anos se fala mais de empresários do que de jogadores?

    Agora srs sócios que pagam aos seus clubes: Quem os anda a roubar? são os árbitros? Não me parece.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 9, 2013 at 11:04 pm

    Não concordo com o essencial do post que encara os árbitro como uns coitadinhos indefesos.
    1- Não são coitados nem indefesos. Cometem erros colossais e repetidamente, desvirtuam jogos e competições e praticamente saem impunes, como já disse e bem o Rodrigo.
    2- Essa era boa não se poder criticar os árbitros. Até o PR pode ser criticado, quem são essas "prima-donas " para serem intocáveis?
    3- Não acho que a pressão seja a causa dos erros. Eles são tantos e tão flagrantes que só há duas explicações possíveis: incompetência ou má-fé. Acredito que haja das duas, em alguns casos acumuladamente.
    4- É absurdo colocar no mesmo saco erros de jogadores e de árbitros ou liners. Um jogador que falha um golo isolado ou outro que "dá um frango" não estão a violar as leis do jogo. Um árbitro que valida um golo em off-side ou sonega um penalty está a violar as leis do jogo. No fundo, está a fazer batota.
    5- A profissionalização pouco irá resolver: o desonesto ou incompetente continuará a ser desonesto ou incompetente, seja amandor ou profissional.
    6- A utilização do vídeo é imperativa. Não resolve tudo, mas visualizando a repetição de 3 ou 4 lances por jogo seria suficiente para reduzir drasticamente os casos dos jogos.

    • Gonçalo
      Posted Outubro 10, 2013 at 4:54 pm

      Isto é a imagem do benfiquista à moda do LFV. Enfim, isso não é benfiquismo é vieirismo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 11, 2013 at 4:36 pm

      Desculpe que lhe diga, mas o seu comentário é descabido. Eu não faço qualquer referência ao Benfica nem a qualquer outro clube e a maioria das ideias que expresso já as defendia ainda nem sabia quem era o Vieira.

  • Alex
    Posted Outubro 10, 2013 at 8:20 am

    Os árbitros erram mas mais grave ainda são os senhores que têm a responsabilidade de os avaliar darem nota positiva quando todos viram os erros cometidos. Nunca vi ninguém questionar a competência dos que tem a responsabilidade de classificar as atuações. Se quem avalia nada sabe de arbitragem como vamos esperar que os árbitros subam ou desçam na classificação de acordo com as suas atuações? Este são mais um grupinho escolhido, sabe Deus como (como estamos em Portugal, provavelmente porque são amigos de alguém no conselho de arbitragem ou porque alguém tem interesse em que seja essa pessoa a avaliar).

    Os árbitros também acomodaram-se também à famosa frase de que "errar é humano e os árbitros são humanos". Com esta "muleta" porquê esforçarem-se para não errar? Qualquer erro cometido à partida já tem desculpa.

    Mas toda está conversa sobre os árbitros, mas se formos a ver bem, quem analisa o comportamento dos fiscais de linha? Por vezes muitos dos erros é devido a maus fiscais de linha. Todos falamos nos árbitros e ninguém fala nos fiscais de linha. Porquê não sortear as equipas de arbitragem incluindo os fiscais de linha? Isto parece aquela equipa de fim de semana em que um grupo de amigos se junta para uma partidinha de futebol. O árbitro trás os seus "cumpinchas" para participar na partida de futebol.

    Porquê tanta oposição à introdução de tecnologia para auxiliar as arbitragens? Talvez porque os interesses existentes deixariam de poder exercer a sua influência. Já tantas modalidades passaram a aplicar essas tecnologias e nem por isso perderam o seu interesse. Temos que continuar a ouvir determinados "gurus" a dizer que " a beleza do futebol reside no facto de nunca se saber o que vai acontecer incluindo os erros dos árbitros" ou que "a aplicação de tecnologia iria retirar a beleza do espetáculo".

  • André Pinto
    Posted Outubro 10, 2013 at 6:16 pm

    Boa tarde,

    Este tópico é daquele tópicos bem sensíveis, e que satisfaz parte dos adeptos, outra parte só diz que sim, mas depois é não.

    Um avançado falha um golo de baliza aberta e é considerado como nabo num dia, o "Eusébio" no dia a seguir. Um defesa dá um golo, é considerado fraco e no dia a seguir é considerado como o melhor do Mundo/Portugal.
    Mas um arbitro já é o contrário. Falha num golo que só se vê na repetição e toda a gente já diz que é ladrão. Tal como em penaltys. Qual a diferença de um arbitro para um defesa ou avançado? Nenhuma, excepto aqui que muitas vezes recebe de ordenado (defesa e avançado bem mais claro). Ouvir reclamações dos intitulados "Grandes" é ridículo. Todos os anos há esta "Choradeira". Irrita. Um clube não joga a bola durante 90 minutos, não cria um lance de perigo (nem remata) e lá porque o arbitro não tomou a melhor decisão, a culpa já é deste. Isso é ridículo. Isso é para treinador/presidente chorarem durante um ano (e não a vida). Eu falo dos meus e dos meus darei exemplos.

    Paulo Fonseca – Alguém que consegue seguir as pisadas do seu antepassado. Fraco, mas que consegue falar dos árbitros. Isso para mim é deixado para o presidente e acabou. Este treinador que coloca a equipa a jogar mal e porcamente contra o Estoril e no final em vez de falar, que preparou mal a equipa, que fez mal a gestão da equipa não, fala que o arbitro deu um penalty fora da área e um golo em fora de jogo (discutível). Alguém que lhe diga que o jogo vence-se no campo, não nas palavras. Por amor de Deus, deixem de falar dos árbitros no Dragão, é ridículo. E depois comentou o que comentou no penalty contra o Guimarães…

    As pessoas falam dos árbitros quando convém, mas esquecem-se de pensar nos seus telhados de vidros. Eu ainda percebo que no calor do momento, tentem arranjar desculpas para a derrota ou empate (em caso de vitória raramente se fala), mas passar a semana na conversa do costume. Tirar o mérito aos adversários. Falando num adversário directo por breves momentos. Relembro, o Belenenses foi a Luz empatar. Ninguém na altura viu o golo em fora de jogo. Mas no final do jogo, como não ganharam, já falam. O mesmo no Estoril-Porto e Sporting-Rio Ave. É sempre fácil dizer mal dos árbitros, alias os presidentes ganham assim as eleições. E lá vão os "cachorrinhos" atrás a dizer que os maus da fita são os do apito.

    Meus caros, para mim a culpa nunca é dos árbitros, primeiro muitos lances são os fiscais de linha, mas o arbitro é que é julgado. Segundo a culpa, é de quem os elege para os jogos. Terceiro, a culpa é dos dirigentes.

    Agora perguntam o porquê dos dirigente. Digo mais, em Inglaterra, os árbitros são capazes de fazerem mais más decisões do que cá, mas lá não se pode falar, nem passam a semana a falar. Então vamos lá por os pontos nos iiiis. Será que o Campeonato Inglês não é o melhor? É devido ao resto dos intervenientes. Eles limitam-se a jogar a bola. Cá não. Em Espanha, não é o segundo melhor? Porquê? Será que Messi, Ronaldo, entre outros não são beneficiados? Puxa vida, são bem mais do que cá. Falo só de 4 exemplos, Sergio Ramos, Arbeola, Pepe e Busquets.

    Meus amigos, podem já criticar-me, mas condicionar os árbitros é muito fácil. Julga-los, muito fácil. Admitir erros próprios é do mais difícil e que quase ninguém consegue fazer. Mas quem o consegue, torna tudo fácil. Relembro o caso do treinador do Estoril. Sem se aborrecer a falar destes, conseguiu colocar a equipa a jogar a bola. Neste momento, deve ser a melhor equipa a jogar a bola em Portugal (tal como o Sporting). Isto para mim não é por acaso. Todas as equipas cometem erros, em vez de pensar que está tudo bem, corrige-os.

    Bem obrigado pelo comentário

    Cumprimentos,

    André Pinto

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 11, 2013 at 4:39 pm

      O avançado falhar um golo não fere as regras do jogo. O árbitro validar um golo "sujo" ou não assinalar um penalty viola as regras do jogo. É a diferença entre um jogo limpo e a batota.

  • Paulo Almeida
    Posted Outubro 10, 2013 at 7:26 pm

    "a vida me ensinou
    se um homem culpa o outro e porque falhou"

    excelente texto, parabens ao autor !

Deixa um comentário