Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

José Fonte é reforço do SC Braga

Para ser titular? Minhotos continuam a apetrechar o plantel e a zona central da defesa era claramente um setor a reforçar. Paulo Oliveira não tem condições para ser alternativa à dupla Niakaté-Tormena, ainda por cima Fonte aumenta a experiência de uma equipa que terá de lidar com uma exigência diferente na Champions. Veremos é se perto de completar 40 anos está ainda com capacidade para acrescentar (o Lille considerou que já não conseguia ser presença no XI). 

José Fonte está de regresso a Portugal para o reforçar o SC Braga. O central, de 39 anos, terminou contrato com o Lille e assinou até final desta época pelos gverreiros. Recorde-se que o internacional português já passou pelo Sporting, Benfica, Vit. Setúbal, Estrela da Amadora, Crystal Palace ou Southampton.

91 Comentários

  • lipe
    Posted Julho 16, 2023 at 11:23 am

    Já se tinha falado há uns 2 anos mas confesso que não esperava. Está encontrado o patrão da defesa.

    Muito bem o Braga a trabalhar pela calada!

    • Lima
      Posted Julho 16, 2023 at 11:49 am

      Foram buscar um reformado de 40 anos que de certeza é o melhor pago do plantel, com uma contratação desta até eu estava calado pra ninguém saber

      • henry14
        Posted Julho 16, 2023 at 12:20 pm

        Achei piada ?

      • lipe
        Posted Julho 16, 2023 at 12:27 pm

        Outros jogam com Pepes, Otamendis e Coates e está tudo bem, o Braga vai buscar um gajo que fez mais de 30 de jogos no 5° classificado da Ligue 1 e é um reformado, okay.

        Não deixes é que isso te tire o sono.

        • AndreChaves9
          Posted Julho 16, 2023 at 12:46 pm

          Pepe e fonte ainda são da mesma idade. Os outros são muito mais novos. Além disso se for para comparar com o que é da idade dele basta ver que falha metade dos jogos

        • Veridis Quo
          Posted Julho 16, 2023 at 1:39 pm

          O Coates tem menos 8 anos que o Fonte.

        • Niall joaQuinn
          Posted Julho 16, 2023 at 2:19 pm

          Pepe, Otamendi (sobretudo estes dois) e Coates apresentaram um nível, ao longo das suas carreiras, muito superior ao de José Fonte.

          E, tirando o Pepe, que é um caso de estudo no futebol a este nível, os outros dois são bastante mais novos que o José Fonte.

          Pode ser uma contratação interessante para o Braga e, até ser uma referência, mas não é seguramente por ser comparável aos outros três.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Julho 16, 2023 at 2:50 pm

            Coates teve uma carreira superior à do José Fonte? Em que modalidade?

            • Francisco Parrinha Guerreiro
              Posted Julho 16, 2023 at 3:05 pm

              Na modalidade de penteados, quando chegou à Europa. Só pode. Em futebol não deve ter sido.

          • lipe
            Posted Julho 16, 2023 at 2:58 pm

            O Coates tem praí 2 épocas a bom nível e já chega pra ter tido uma carreira melhor que o Fonte, de rir. Com 39 anos quero ver onde vai andar.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Julho 16, 2023 at 4:28 pm

              Eu ainda me estou a rir com aquele comentário.

              O Coates andou por Inglaterra e não fez nada, atingindo o seu auge em Portugal. O Fonte chegou tarde ao topo mas andou a ser campeão pelo Lille (jogando e como capitão, não andou apenas por lá como o Coates no Liverpool) e, coisa pouca, campeão europeu por Portugal, sendo titular ao lado do Pepe.

              Eu às vezes gostava mesmo de saber o que é que as pessoas andam a ver. Tudo bem que há opiniões discordantes e há coisas subjectivas, mas vá lá.

              • lipe
                Posted Julho 16, 2023 at 4:37 pm

                E o Fonte ainda fez umas 6 épocas na Premier League num Southampton bem respeitável.

              • Jeco Baleiro
                Posted Julho 17, 2023 at 10:19 am

                Bem o Fonte andou a ser campeão pelo Lille como capitão da mesma forma que o Coates foi campeão pelo Sporting como capitão…e melhor jogador da Liga. Ok ser campeão no Lille é mais difícil que no Sporting, aceito. Mas o impacto do Coates no título do Sporting é muito maior que o do Fonte no Lille.

                Sim, o Coates não fez nada em Inglaterra no Liverpool, clube onde o Fonte nunca sonhou chegar. Esteve a vários anos a bom nível no Southampton, enquanto o Coates esteve uma época e meia a um nível mediano num Sunerland desgovernado. O Fonte também fracassou no West Ham e depois andou pela China.

                O Coates esteve vários anos em Portugal, num clube grande mas em que atravessou dos momentos mais negros da história. Ainda assim 7 troféus conquistados, alguns deles em contextos bem complicados.

                A nível de selecção ambos foram campeões continentais, sendo que o Coates foi o melhor jovem da Copa América que o Uruguai venceu. Jogou 3 Mundiais (numa selecção que tinha Godin no auge e Gimenez), o Fonte jogou um.

                Não ponho em causa os méritos do Fonte mas a carreira dele é assim tão superior à do Coates? Só se for pela passagem boa pelo Southampton, porque de resto é discutível.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Julho 17, 2023 at 1:19 pm

                  O que é que te leva a escrever que o impacto do Fonte no título do Lille foi inferior? Porque não marcou tantos golos? Mas agora é assim que se avalia um central e capitão de equipa?

                  Quantas copas américas tem o Uruguai? Quantos europeus tem Portugal? Vamos comparar os feitos?

                  Opá lamento, mas para mim, não há mesmo comparação. E eu gosto do Coates.

                  • Jeco Baleiro
                    Posted Julho 17, 2023 at 5:23 pm

                    Avalias de várias maneiras. O Coates foi absolutamente decisivo no título do Sporting, tanto a defender como a atacar, tivemos 7 ou 8 pontos graças a ele. Tanto que foi eleito o jogador do ano. O Fonte terá sido importante obviamente, mas não com o peso do Coates no título do Sporting.

                    O Uruguai tem tantas Copas Américas nos últimos 28 anos como Portugal tem Europeus. Óbvio que para trás tem muito mais, é uma selecção muito mais poderosa no contexto sul americano que Portugal é na Europa. Mas isso é um não assunto. O facto é que foram ambos campeões continentais.

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Julho 17, 2023 at 3:44 pm

                  “Clube onde o Fonte nunca sonhou chegar”.

                  Naquela altura o Liverpool era uma equipa de meio de tabela, precisamente por andarem com Coates, Shelveys e afins.

                  O Coates esteve no Liverpool como o RdT e outros estiveram no Benfica. Passou por lá, simplesmente.

                  • Jeco Baleiro
                    Posted Julho 17, 2023 at 5:32 pm

                    Era o Liverpool. Não deixa de ser um grande clube. Passou por lá, o Fonte nunca teve sequer essa oportunidade. Ainda assim sempre foi superior ao Southampton.

                    O RdT passou pelo Benfica. O Mário González foi goleador do Tondela. Quem é melhor? Pela carreira em Portugal é o Mário González? Alguma vez o Mário González jogaria no Benfica?

                    Pa eu nem desgosto do Fonte, mas não o acho grande espingarda sinceramente, foi central “jeitosito” no seu auge mas nada de mais. Agora dizer que teve uma carreira imensamente superior à do Coates parece-me exagerado.
                    O Coates está longe de ser perfeito obviamente, senão não estava tantos anos em Portugal. Mas também está longe de ser o pino que parece em que o tentam transformar.

                • Boneco21
                  Posted Julho 18, 2023 at 8:19 am

                  O Fonte fracassou no West Ham desde quando? Chegou lá em Janeiro de 2017, foi titular nas últimas 16 jornadas da Premier League, fazendo os 90min em 15 delas… Na época seguinte, foi titular em 8 das primeiras 10 jornadas, sendo que na 10ª jornada se lesionou no tornozelo e ficou quase 3 meses de fora. Depois disso, sai para a China passado pouco tempo. Isto é um fracasso?

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 16, 2023 at 7:50 pm

              2 épocas de bom nível? Quais foram?

              • lipe
                Posted Julho 16, 2023 at 11:20 pm

                A do campeonato e a seguinte.

                • Velho do Restelo
                  Posted Julho 17, 2023 at 8:09 am

                  Como não amar?

                  • Valentes Transmontanos
                    Posted Julho 17, 2023 at 1:20 pm

                    Vamos esquecer o quão criticado era o Coates até à época do título? Do que diziam dele nos jogos em que marcava autogolos e cometia penalties? Como não amar a falta de memória?

                    • Veridis Quo
                      Posted Julho 17, 2023 at 3:48 pm

                      O Coates está a um ótimo nível em 15/16, 17/18, 20/21 e 21/22. A única verdadeiramente horrível é 19/20. 16/17 e 22/23 são medianas, mas longe de serem más.

                      Começou o mito que era um cepo que sempre foi péssimo e de repente em 20/21 lá se safou. Isso é falso, a maioria das suas épocas no Sporting são bastante positivas. Só 19/20 é que foi má, mas é engraçado como se criou a narrativa que foi sempre esse o nível dele. O que é completamente falso.

                    • Velho do Restelo
                      Posted Julho 18, 2023 at 8:35 am

                      Subscrevo 100%. Mesmo em termos de duplas de centrais, a melhor que vi no Sporting dos últimos 20 (?) anos foi precisamente Coates e Mathieu (quem sabe o melhor central a passar por cá).

                • Neville Longbottom
                  Posted Julho 17, 2023 at 8:55 am

                  Sao opinioes.

      • Boneco21
        Posted Julho 16, 2023 at 1:05 pm

        De certeza é o melhor pago???
        Então durante a semana andou a ser falado para o Estoril e agora já é o mais bem pago do Braga? Não digas asneiras, nem top5 de salários deverá ser.

  • O Rúben
    Posted Julho 16, 2023 at 11:23 am

    Bom mercado do Braga. A par do Benfica, as equipas a trabalharem melhor naquilo que diz respeito a identificar o que falta, ou melhorar o que é preciso e resolver de forma atempada.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 16, 2023 at 12:55 pm

      O Benfica não é bem trabalhar bem. É ter dinheiro. Totalmente legítimo, mas a forma rápida como conseguem os negócios advém precisamente daí, terem dinheiro.

      • JPDF
        Posted Julho 16, 2023 at 3:03 pm

        Desculpa? Não é trabalhar bem? Pode-se ter dinheiro, mas é sempre preciso saber como gastar. O Benfica foi buscar o melhor jogador fora do top 5 pelo mesmo preço que o Sporting foi buscar um jogador de 25 anos com 0 minutos de primeira divisão na vida e a 6 meses de poder assinar a custo zero. Aliás, no caso do Kokçu falavam-se em 40 m para os clubes ingleses e ele veio por 25, o que demonstra a forte capacidade de negociação do Benfica, independentemente do dinheiro que têm ou não. Já com o Gyokeres, o presidente do Sporting vem a público dizer que está tudo bem, que se pode dar 20 milhões se for preciso e depois acaba por pagar 20+4 mais 2 de comissões e fica ainda o Concentrou com 15% de uma mais valia. Por um jogador a acabar contrato. Não só é uma lição de como não contratar, como também não sei se não se pode abrir um caso para gestão danosa do clube.

        Dito isto, o Benfica em nada tem culpa que os rivais não saibam contratar, que um gaste 26 num sueco de segunda divisão e outro gaste 20 num central para a equipa B. O Benfica está a fazer o seu trabalho de mercado com os recursos que tem de uma forma muito boa. Aliás, até o Braga está-se a movimentar muito melhor que os outros 2 grandes com muito menos recursos, o que já deita para o lixo essa teoria do ter dinheiro. Não acordem para a vida…

        • Aurinegro
          Posted Julho 16, 2023 at 3:56 pm

          Como é que para um contas os bónus como certos e para o outro não ? Ou é 25vs20 ou 30vs24. Depois chegas ao Carmo e voltas a não contar com os extras (seria 24M€). E deixava as comissões de lado, que nunca se sabe as que vamos chegar a saber.

          A verdade é, neste momento, o Benfica gastou 25, o Sporting e o Porto 20 cada, nos passes dos jogadores referidos.

          • JPDF
            Posted Julho 16, 2023 at 4:44 pm

            O Sporting já pagou 22 m pelo Sueco visto que ficou com o encargo dos mecanismos de solidariedade e intermediações. Mas sim, podia ter tido mais rigor no meu comentário, simplesmente não estava com paciência de ir ver os valores exatos, especialmente no negócio do Carmo que já foi o ano passado. De qualquer forma, o que interessa era demonstrar que os contextos e valores são comparáveis, mais ou menos milhão todos os grandes têm dinheiro, uns mais que os outros claro, mas têm de saber investi-lo e o Benfica neste momento é a equipa que investe melhor de longe, pelo que os outros dois só se podem queixar deles próprios

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 16, 2023 at 7:47 pm

              O Benfica investe melhor porque o Benfica é mais rico é mais atrativo.

              Eu vou só ali acordar para a vida porque aparentemente é isso que nós precisamos.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 16, 2023 at 7:43 pm

          Nao amigo. Tens de ter mais calma e ler outra vez o meu comentário. Se o Sporting tivesse o dinheiro do SLB se calhar bancava logo 25M no Gyökeres e tínhamos-lo garantido 3 semanas mais cedo.

          Por isso não, não é trabalhar bem. É saber ler em primeiro lugar.

          • JPDF
            Posted Julho 16, 2023 at 8:53 pm

            Ou simplesmente o Sporting devia ter desistido de um alvo que é irrealista para a realidade do clube, ainda por mais quando financeiramente é um negócio desastroso. Não vejo o Braga a comprar jogadores de 10 ou 15 milhões, embora talvez até pudesse fazer uma compra nesses valores. Sabes porquê? Porque o clube tem noção do conceito de planeamento de plantel e sabe que se estoirar o dinheiro todo num jogador depois fica sem nada para os outros.

            O Sporting, com o seu orçamento, não tinha condições para andar a pagar 22m+ por um jogador, fosse qual fosse, muito menos um gajo com 0 minutos de primeira divisão aos 25 anos e a poder assinar livremente por qualquer clube daqui a 6 meses. Não percebo como é que alguém pode ver isto e pensar que em algum universo isto é razoável. É um negócio desastroso de todos os ângulos em termos financeiros. E depois claro que já se tinha de ir a um Carmona em vez de um Suguwara, visto que se gastou o papel todo no sueco. Só que correu mal e agora quero ver com que dinheiro se vai trazer um lateral direito para competir com o Esgaio ou um médio para colmatar a saída de Ugarte.

            É que o Sporting perde 2 dos 3 melhores jogadores do plantel (Porro e Ugarte, sendo o outro Pote, na minha opinião) e não contrata absolutamente ninguém para essas posições? Vejo o Braga a contratar jogadores de qualidade como Zalazar por 5 milhões e nós aqui obcecados com um só jogador. Quando vejo o Benfica fazer contratações, se há alguma coisa que eles têm são alternativas. Não veio Kerkez? Não importa, vem Jurasek. Não há loucuras, há competência para encontrar alternativas. Não é só o Benfica ter dinheiro e abanar a nota que tudo se ajoelha.

            Por isso não, não é sobre saber ler, é perceber aquilo que se está a escrever. É óbvio para toda gente que ter mais dinheiro é uma grande vantagem, mas agora dizer que o Benfica não trabalha bem, principalmente quando comparado com a estrutura do Sporting, é só ridículo.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 16, 2023 at 9:59 pm

              Claramente tens um problema grave. Quem começou a falar do Sporting foste tu, eu nunca disse que o Sporting estava bem. Disse que se tivéssemos o vosso dinheiro tínhamos garantido o Gyokeres mais cedo. Nunca emiti qualquer opinião ou juízo de valor. Precisas de te acalmar e respirar fundo antes de escrever.

              O Benfica vai buscar o Di Maria. Que contratação fora da caixa, nunca ninguém tinha imaginado nem ninguém conhece o jogador. Assim como a estrela do Feynoord. Isso não é trabalhar bem. Isso é querer e poder. Parabéns por isso. Mas é só. Não apanharam nenhum Slimani esquecido não sei onde.

              • Boneco21
                Posted Julho 17, 2023 at 8:15 am

                O JPDF é claramente sportinguista… Ele diz “NÓS obcecados com um só jogador”, falando do Gyokeres, e em relação ao Benfica diz “ELES têm são alternativas”…

        • Velho do Restelo
          Posted Julho 16, 2023 at 10:16 pm

          E de massa salarial, podes falar?

          Ah, pois……..

        • Velho do Restelo
          Posted Maio 22, 2024 at 10:02 am

          Ah ler isto agora sabe tão bem ?

  • GuGu
    Posted Julho 16, 2023 at 11:39 am

    Com a descida do Troyes, Porozo também poderia ser uma aquisição interessante (se possível), num negócio semelhante ao de Niakate.

  • João
    Posted Julho 16, 2023 at 11:55 am

    Grande Fomte

  • DICAS
    Posted Julho 16, 2023 at 11:59 am

    Bom reforco!

    Sporting e Porto e comerem poeira neste mercado. Curiosamente eram as duas equipas que precisavam mais de aumentar a qualidade dos seus plantéis.

    Benfica vai ser campeão fácil

    • Hirok "The Truth"
      Posted Julho 16, 2023 at 12:28 pm

      Enquanto houver PdC e SD no norte, o Benfica nunca irá ganhar fácil, tendo Messis e Ronaldos na equipa, irá ser sempre até ao fim a luta, ainda para mais este ano que subiram não sei quantos árbitros da AF Porto, e devem haver alguns com talhos e etc..

    • Lima
      Posted Julho 16, 2023 at 12:38 pm

      Exacto o que o Sporting precisa é de um central caro de 40 anos.
      Criticaram tudo e todos por o Neto renovar e ele tem 33, mas agora este é que é bom.
      Já do lado do Porto depois de Pepe e Marcano ia juntar o Fonte pra fazer Santa Trindade, pelo caminho abriam a Santa casa do olival.

      • Boneco21
        Posted Julho 16, 2023 at 1:03 pm

        Não tenho nenhuma informação, mas se tivesse que apostar, diria que o Fonte vai ganhar menos que o Neto no Sporting. Por isso o “caro” é relativo

        • Jeco Baleiro
          Posted Julho 16, 2023 at 7:17 pm

          O Neto com a última renovação ficou a ganhar 400k/ano. Duvido que o Fonte receba menos que isso.

          • Boneco21
            Posted Julho 17, 2023 at 8:10 am

            Se é isso que ele recebe, então concordo contigo. Mas acho muito estranho um jogador aparentemente tão fundamental no balneário, um capitão, ser dos mais mal pagos. Mas face ao pouco rendimento desportivo, se calhar até faz sentido.

      • Veridis Quo
        Posted Julho 16, 2023 at 6:15 pm

        O Neto tem 35 anos.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 16, 2023 at 12:56 pm

      Essa conversa cheira mal. Já percebemos qual é o objetivo, não cola.

      E nada do que se está a passar iliba o Sporting de uma eventual má época.

      Vamos ver no fim quem é o campeão fácil.

    • Fireball
      Posted Julho 16, 2023 at 1:05 pm

      O Porto vai fazer outra vez 85 pontos mínimo. O Benfica pode ter a qualidade que quiser, que o Porto vai sempre ganhar praticamente os jogos todos e compensa os poucos que não ganha com 2 vitórias garantidas contra o Benfica que já sabemos que vai ser amassado outra vez. Nunca será fácil. Nunca.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Julho 16, 2023 at 1:35 pm

      Porto a comer poeira?

      Caso se confirmem as contratações do Alan Varela, do Nico González e do Ivan Jaime, o Porto fica com uma excelente equipa do meio-campo para a frente.

      Já começa a desvalorização dos demais e a hiper-valorização do Benfica para o caso de correr mal dizerem que foi um grande fracasso.

  • AngeloGJ
    Posted Julho 16, 2023 at 12:09 pm

    Em teoria e’ um grande reforço para o Braga, traz estatuto ao clube e a equipa, experiência e também qualidade, se tiver um impacto semelhante ao do Pepe no FCP então o Braga irá conseguir elevar o patamar da defesa, MAS também é preciso ter consciência de que o Fonte não vem para fazer 40jogos e jogar todas as competições, Niakate, Tormena, Fonte, Saatci devem dar garantias.

  • henry14
    Posted Julho 16, 2023 at 12:26 pm

    Gostava de saber o salário que Fonte irá auferir e o prémio de assinatura deste negócio. Eu se fosse adepto do Braga não iria achar grande piada a esta contratação, só se fosse para fazer plantel. Agora para ser o patrão da defesa ?? O patrão tem que jogar 80% dos jogos no mínimo. José Fonte estará em forma?Pepes não há muitos e o Pepe é um caso à parte por causa da mística do Porto.
    Voltando ao Fonte, se estiver em forma provavelmente deverá ser titular até porque os centrais do Braga eram o ponto mais fraco do plantel.

    • AndreChaves9
      Posted Julho 16, 2023 at 12:45 pm

      O Fonte está há muitos anos em melhor forma que o Pepe. O Pepe dos últimos anos é um mito que faz metade dos jogos e limpa muitas bolas de cabeça de frente para o jogo.

      • Bayern de Monchique
        Posted Julho 17, 2023 at 9:59 am

        Para um jogador que sofre uma entorse no joelho e uma fratura no braço, acabar a época com 3000 min de jogo não está nada mau.

        Se ao invés de “metade dos jogos” tivesse completado a época teria acabado com 6000 min ahahah jk

      • Ruben Martins
        Posted Julho 17, 2023 at 11:22 am

        As coisas que uma pessoa tem de ler aqui…

    • Boneco21
      Posted Julho 16, 2023 at 1:01 pm

      Fez mais de 2700min no Lille na época passada, não esteve propriamente parado… É claro que a tendência será piorar (ou não, visto que o campeonato português é bem menos físico), mas pode perfeitamente fazer mais de 80% dos jogos, não seria choque nenhum. Em comparação com o Pepe, é óbvio que o Pepe fez mais minutos fruto dos jogos das seleções e das várias competições que o Porto esteve, mas se falarmos só de campeonato, o Fonte jogou em 31 jogos da Ligue 1 contra 24 jogos da Liga Portuguesa do Pepe.

      Como adepto do Braga, se estiver em condições a época toda, é uma excelente contratação! E não me parece que com a idade dele tenha exigido assim tanto para assinar… Aliás, ele foi associado ao Estoril antes de ser associado ao Braga, pelo que certamente não vem receber balúrdios. Vem receber certamente bem menos que o Rolando há uns anos (pedido do Amorim), e é algo diferente, já há uns anos tinha manifestado publicamente interesse em vir para o Braga, numa resposta no Instagram ao seu irmão Rui Fonte.

  • Lima
    Posted Julho 16, 2023 at 12:40 pm

    Pra mim não faz sentido nenhum está contratação.
    Não trás qualidade, já tinha pouca quando era novo e de certeza que não ganhou nenhuma muito pelo contrário, ordenado alto.
    Experiência é a única coisa que dá mas no mercado o que não deve falta é centrais com experiência e que ainda consigam dar alguma coisa

    • Francisco Parrinha Guerreiro
      Posted Julho 16, 2023 at 3:01 pm

      Quando um central titular de uma selecção campeã europeia, que toda a gente diz que venceu precisamente a defender, nunca teve qualidade…

    • Santos David
      Posted Julho 16, 2023 at 6:22 pm

      Para ganhar essa experiência teve que jogar muitos jogos e a um nivel bastante bom, nao Lima?
      Sempre titular na Southhampton e foi para o Lille sendo um patrao e capitao, nao tem assim tao pouca qualidade, parece-me

  • Tiago Silva
    Posted Julho 16, 2023 at 1:21 pm

    Depende da forma com que aparecer, mas ainda no ano passado fez mais de metade dos jogos num campeonato exigente em termos fisicos como a Ligue 1. O Braga estava a precisar de um patrão na defesa, e o Fonte tem muita experiência e condições para vir a ser uma figura dentro e fora de campo, isto se estiver bem em termos fisicos. O único handicap é que o Braga costuma jogar com uma linha defensiva subida e a falta de velocidade do Fonte poderá ser fatal nesse aspeto, mas mesmo se for bem gerido acho que será um excelente reforço à falta de um melhor.

  • Kacal
    Posted Julho 16, 2023 at 1:47 pm

    Por vezes é necessário acrescentar liderança a um balneário e cultura vencedora. José Fonte traz consigo ambas com vários anos de Premier League, Ligue 1 e selecção onde ganhou um titulo frances ao poderoso PSG e ganhou o Europeu. O Braga tambem precisa disso! A “custo zero” why not? O Braga ainda tem Tormena e assegurou a continuidade de Diakhité e nada nos diz que não vá ao mercado por mais um central, mas José Fonte acho que pode trazer certas coisas positivas ao grupo! E a verdade é que na época passada ainda fez 2727 minutos pelo Lille o que dá cerca de 30 jogos completos. Bem gerido ainda poderá ser uma mais-valia por cá, na minha opinião.

    • Boneco21
      Posted Julho 16, 2023 at 5:08 pm

      Diakhité? Quem?

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2023 at 5:17 pm

        Acho que é óbvio que me referia ao Niakite. Confundi o nome.

        • Boneco21
          Posted Julho 16, 2023 at 6:14 pm

          Pois, mas o Braga também não tem nenhum Niakité, tenta outra vez…

          (Óbvio que percebi a quem te referias, mas não deixa de ser algo desrespeitoso com o jogador)

          • Comentador
            Posted Julho 17, 2023 at 9:30 am

            O teu nickname adequa-se perfeitamente.

            • Boneco21
              Posted Julho 17, 2023 at 12:22 pm

              Obrigado! Foste bastante original, nunca ninguém se lembrou de me dirigir esse “insulto”, de facto.

              O jogador está em Portugal há um ano e foi dos melhores centrais do campeonato, e ainda não sabem o nome dele? E está longe de ser o único… O Abel Ruiz está cá há vários anos e ainda lhe chamam Alan Ruiz vezes sem conta. Os manos Horta são frequentemente confundidos. O Iuri era Yuri, Yury ou Iury. O Sequeira foi Siqueira, Cerqueira e coisas do género. São erros sistemáticos, que para mim mostram desrespeito.

              Vão dizer que é complexo de inferioridade, vitimização, exagero ou simples erros normais, mas para mim isto é só mais um pormenorzinho da diferença de tratamento entre 3 clubes e os restantes 15. Nos outros, chega um jogador novo de nome esquisito, vão logo perguntar como se pronuncia e tudo mais. Nos “nossos”, não interessa, porque ninguém quer bem saber, não “vende”… E atenção, isto não é exclusivo do Braga! Ainda hoje não percebi porque passaram dois anos a chamar “Ranviê” ao Janvier do Vitória (o moço é francês e o nome dele é Janeiro em francês, mas por algum motivo diziam o J espanhol…).

              É uma “coisinha”? É, mas é uma coisinha irritante e ligeiramente desrespeitosa.

              • Velho do Restelo
                Posted Julho 17, 2023 at 4:23 pm

                Mas tu sentes te ofendido com isso?
                Se sim estamos no exponencial da geração mimimi dos ofendidinhos….

                • Boneco21
                  Posted Julho 18, 2023 at 8:08 am

                  Não me sinto ofendido, mas é irritante, porque é constante e sistemático… É a demonstração de desrespeito, não no caso do Kacal, obviamente, mas quando falamos de jornalistas e comentadores profissionais, cujo trabalho deles é precisamente conhecer os jogadores. Basicamente, 80% dos jornalistas e comentadores conhece ao detalhe os jogadores de 3 clubes, e conhece os restantes “de vista” só. Não me ofende, entristece-me a pequenez.

                  Quanto à última frase, deve ser isso… Antigamente é que era! Agora já nem um cartoon com polícias se pode fazer…

              • henry14
                Posted Julho 17, 2023 at 4:41 pm

                Força, Boneco.
                Estou contigo.

              • Kacal
                Posted Julho 17, 2023 at 5:08 pm

                Niakaté pronto. Fui ler o nome ao post e errei novamente, falha minha. Peço desculpa pelo erro, mas nada tem a ver com tentar diminuir o Braga ou o jogador, foi mesmo apenas uma falha.

                • Boneco21
                  Posted Julho 18, 2023 at 8:11 am

                  Eu sei que no teu caso, não há intenção nenhuma. Mas normalmente não há intenção, simplesmente os outros 15 clubes não se levam tão a sério como os 3 “importantes”… É que não vejo erros destes com os 3 clubes “importantes”, só isso. Nem de ti, nem de ninguém! Mas se calhar foi injusto “descarregar” em ti, peço desculpa.

            • Borsalino
              Posted Julho 17, 2023 at 1:10 pm

              Já lhe disse a mesma coisa. Pelo menos, não sou o único a pensar no mesmo.

  • MM
    Posted Julho 16, 2023 at 1:59 pm

    Mix feelings…assusta estar a fazer 40 anos, mas é patrão e traz experiência.

    Quando jogarmos com defesa subida contra equipas mais fracas vai ser um risco ser comido em velocidade, mas talvez seja boa opção para entrar no 11 e ajudar agr na pré da Champions..

    Vamos ver no que dá, mas acho que todos os bracarenses preferiam um central com menos 10 anos que o Fonte!!

    Com isto a dupla deve ser Niakate e Fonte. Para mim Serdar devia ser o 3o central e ter muitos minutos.

    Resta saber quem sai, talvez seja o Tormena porque tem mais mercado.

    Com isto falta um extremo direito (emprestar o Rodrigo), um defesa esquerdo (despachar Borja) e segurar Musrati!

    • Veridis Quo
      Posted Julho 16, 2023 at 4:16 pm

      Há aqui adeptos do Braga que talvez não preferissem. O Coates tem menos 8 e, pelos vistos, está mais acabado. Talvez não teria assim tanta certeza nessa afirmação.
      E parece-me que o Coates já não tem nível para o Braga. A concorrência Tormena e Paulo Oliveira é feroz.

      • lipe
        Posted Julho 16, 2023 at 4:42 pm

        Alguém disse que não tinha nível pro que quer que seja? Vocês inventam cada coisa e acabam por discutir com users imaginários, é incompreensível.

        Onde é que o Braga ia arranjar um central com 20 e muitos ou 30 e poucos anos com experiência e qualidade para ser titular de caras? Quem é que pagava isso? É preciso ter alguma noção.

        Presumivelmente o outro central titular do Braga será o Niakaté, por isso diria que não precisas de perder o sono com o Tormena ou o Paulo Oliveira.

  • Mantorras
    Posted Julho 17, 2023 at 10:33 am

    A idade pode ser um posto, a experiencia e maturidade ajudara o Braga, mas creio que a sua lentidao pode ser explorada, principalmente porque o Braga joga subido.

    Fonte tem muita capacidade para ser um misto entre Otamendi e Neto, com as devidas distancias em ambos os casos, num lado pela experiencia e capacidade de liderar, em campo, e servir de muleta a quem joga consigo, instruindo activamente os colegas mais novos, e ao mesmo tempo, ser uma peca fundamental no balneario, com funcoes de mentor, como Neto no Sporting (creio eu!), e que provavelmente ira ficar no clube e fazer parte da estrutura no futuro.

Deixa um comentário