Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Edwards e Pote fazem magia na apresentação do Sporting; Paulinho também faturou

O Sporting bateu o Villarreal, por 3-0. No jogo que serviu para apresentar a equipa aos sócios, Edwards abriu o ativo com um golaço. Na 2.ª parte Pote ampliou também num grande lance individual, tendo Paulinho, assistido por Geny Catamo (que parece ter conquistado o lugar de ala direito), fechado as contas do marcador. Amorim alinhou com: Adán; Eduardo Quaresma, Coates, Gonçalo Inácio; Esgaio, Morita, Pote, Matheus Reis; Edwards, Gyökeres e Trincão.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1685740663176835074

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1685752935328759809

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1685754862040977409

58 Comentários

  • Dr. Esgaio
    Posted Julho 30, 2023 at 9:04 pm

    Tio Vermelhudo, gostou do jogo? O que achou da masterclass do Deus faraó? E do Gyöaland? Espero que tenha dado uma boa risada e surpresa ahahah

    Tchim-tchim!

    • Vermelhudo
      Posted Julho 30, 2023 at 10:12 pm

      Pois começou muito bem com aquele apontamento giro dos 5 violinistas tocando a música d’ “O mundo sabe que…”.

      Foi bonito, Tio gostou.

      E o jogo começou logo com uma surpresa bem engraçada. Vi o Franco Bárésma no 11.


      Eu digo uma coisa… … … … bom… vamos lá ver se encontro as palavras certas… … … … … …
      Cá vai: se o Desaillè perde, por mera opção tática, para o Bárésma… mas que estoiro!

      Estava no restaurante e tive de me conter para não dar uma daquelas gargalhadas.
      (O que um cara faz para manter uma certa dignidade pública…).

      Então foram buscar o guri ao Mafra por uma pipa desgraçada e agora o Bárésma é que é bom?!

      É de um cara se partir todo.
      Será que o Faraó foi a Mafra para a comissão? Não sei… …
      Ahahah. Que fartote.

      Acho que o Sporting teve também uma pontinha de sorte, o adversário começou por cima e não foi eficaz.

      Gostei do Gyölland, é muito batalhador, tem qualidade mas pareceu ter pé esquerdo ceguinho.
      Há ali um momento em que ele se desembaraça do adversário mas evita rematar logo de esquerdo.
      Não sei.

      Não é o fim do mundo, mas dá sempre jeito que um cara se consiga safar benzinho com o pior pé.

      Depois foi aquilo que se sabe, o Pote é um jogador muito perigoso e o Sporting perde bastante com ele não tão livre lá na frente.
      Já se tinha falado disso recorrentemente.
      E o Tio já disse isso quando referiu que o Pote é o novo João Vieira Pinto.

      De resto, o faraó não conta com o Gonçalahm Esteves (*), guri que tanto prometeu.
      Estranho.
      Parecia fera, o menino.

      Mas é ver, é ver no que dá este Sporting.

      Amon-Rih manteve os 3 centrais, como eu previa.

      Será que vai mandar o Inácio para a direita quando o Nuno Santos estiver apto?
      Pode acontecer, mas creio que é importante para o Sporting começar a dar alguma estabilidade ao Inácio. Está sempre numa roda viva.

      Tchim-tchim!

      (*) nome gentilmente cedido pelo amiguinho “nãomelixes”.

      • Christian "Chucho" Benítez
        Posted Julho 30, 2023 at 10:32 pm

        Tio, do lado do Sporting nesta pré-época o guri que até teve algum destaque foi o Afonso Moresma, pelo menos do que vi naquele particular com o Genk.

        • Vermelhudo
          Posted Julho 30, 2023 at 10:38 pm

          Pois não sei, hoje foi o primeiro jogo que o Tio viu do Sporting.

          É o novo Ricardo Quaresma?
          Ahahah!

          Ca bom!

          • Dr. Esgaio
            Posted Julho 30, 2023 at 10:49 pm

            É quase isso Tio Vermelhudo ahahah, mas cheira-me que vai jogar pouquinho na equipa A esta temporada, para extremos interiores acho que o Sporting vai apostar na formação do SC Braga e do Tottenham, talvez na do Brommapojkarna se o novo avançado jogar aí

            Tchim-tchim!

            • Vermelhudo
              Posted Julho 31, 2023 at 8:51 am

              Pois tenho de ver os novos guris do Sporting em ação, parece que há ali muita galerinha jovem aos saltinhos para mostrar coisas novas.

              Nunca vi nenhum dos meninos, portanto vou esperar para ver e fazer a devida análise.

              E isso ficará, naturalmente, para uma próxima masterclass… … … … … … … … …

          • Christian "Chucho" Benítez
            Posted Julho 31, 2023 at 6:12 am

            Lembrei-me dessa ideia do Afonso Moresma durante o jogo com o Genk e até pelo facto do Quaresma ter sido formado também no Sporting, Tio.

            Tchim-tchim!

            • Vermelhudo
              Posted Julho 31, 2023 at 8:50 am

              Pois tá bom, tá muito bom.

              Vou estar atento aos novos guris do Sporting para tentar perceber o que eles podem dar ao time.

              E isso ficará, naturalmente, para uma próxima masterclass… … … … … …

      • Dr. Esgaio
        Posted Julho 30, 2023 at 10:45 pm

        Eu honestamente não gostei muito do jogo do Franco Bárésma, acho que só jogou porque o Desaillè esteve com um vírus durante a semana e não devia estar com uns indices fisicos muito bons, espero que o Inácio se fixe definitivamente na esquerda e não vá para a direita com a entrada do Nuno Santos, o Matheus Reis é que tem que ir para o banco que tem jogado pouco.

        Concordo que o Sporting teve uma pontinha de sorte, o resultado é meio enganador, os espanhois tiveram boas oportunidades e podiam ter marcado…

        Quanto ao Gyölland nem me lembro desse lance, mas a ideia que tenho é que o pé esquerdo dele não é assim tão mau, marcou uns golitos engraçados com o pior pé no Coventry, é mesmo ver no que dá no Sporting.

        O meio campo é que está fraquinho e precisa-se de um trinco, o Pote ali não rende tanto como o Tio disse.

        Espero que o Tio tenha tido um bom jantar e aproveitado a praia, e que tenha tido um bom regalinho com o Sporting

        Tchim-tchim!

        • Vermelhudo
          Posted Julho 31, 2023 at 8:49 am

          Pois vou concordar, o meio do Sporting precisa de mais força.
          O Morita é um belo samurai, mas ele e o Pote não são muitas vezes suficientes para aguentar as cargas.

          Depois o novo Oceano também tem de dar ao pedal ou qualquer dia é mandado borda fora.
          Deve ser humilde, trabalhador e tal e coiso, mas claramente pelo que se viu o Essuano ainda carece de muita coisinha para ser aposta forte.
          Posicionalmente pareceu-me fraquito, no desarme é demasiado impetuoso e não me parece assim muito cerebral.

          No escalão dele até pode ter dado nas vistas, mas isso ao mais alto nível nem sempre tem muita relevância.

          O Pote é um grande jogador, o Tio sempre achou.

          Foi uma praia muito legal, Tio foi sozinho, tem dias em que o Tio agarra no carrinho, baixa a capota, e vai à praia sossegado sem ninguém. Dias em que um cara também precisa estar tranquilo-tranquilão.

          O Sporting é sempre giro de se ver.

          Tchim-tchim!

      • Velho do Restelo
        Posted Julho 31, 2023 at 9:16 am

        Então não percebo, que estoiro porquê?

        Critica-se porque se foi ao mercado buscar um puto de 19 anos, ele mostra potencial e afinal é um craque. Durante a pré-época perde o lugar (no meio de uma lesão/doença) para um jogador da formação que demorou mais a evoluir mas parece que pode dar jogador afinal e isso é um estoiro?

        Bom é queimar logo os jogadores… Ainda bem que há concorrência dentro do plantel, é assim que os jogadores evoluem.

        Se se aposta na formação é um estoiro porque vai o outro para o banco, se a formação não chega por falta de qualidade e se vai ao mercado é um estoiro porque os meninos ficam no banco…

        Quando se quer dizer mal diz-se sempre, não importa que faça sentido.

        • Vermelhudo
          Posted Julho 31, 2023 at 9:54 am

          Pois será uma grande comédia caso, por opção tática, como eu referi, o Bárésma ganhar o lugar ao Desaillè.

          Que comédia.
          Então um vai para Alvalaahd por uma pipa de massa e depois é a reserva do Hoffenheim que fica com o lugar?

          Sim, porque estão sempre dizendo que o Sporting é pobrezinho e tal e coiso… Se o Quaresma ganhar o lugar, acho que gastaram mal tanto dinheiro numa opção que até já lá havia.

          Será um estoiro. Ninguém dava nada pelo Bárésma. Ao invés, do guri do Mafra fui lendo coisas loucas.

          Vais negar?

          No meu comentário leste alguma coisa contra os jogadores em causa? Ou contra o treinador?
          Nadinha.

          Apenas disse que será uma comédia total caso isso aconteça por opção tática.
          Vai ler. “mera opção tática”.

          • Velho do Restelo
            Posted Julho 31, 2023 at 10:32 am

            Mas qual comédia?
             
            Se um (jovem) jogador entra esta época com mais vontade e mostra qualidade nos treinos e nos jogos então não se pode aproveitar porque o ano passado lhe correu mal? Ou porque tem um concorrente para a posição que custou 8M tem de ir para o banco? Achas mesmo que o treinador pensa assim?
             
            Quem está melhor joga, não vejo que estoiro é este (seja por opção táctica, técnica, física, mental, ou o que tu lhe queiras chamar).
             
            O ano passado havia uma necessidade clara, gastou-se o dinheiro que se tinha de gastar para suprimir essa necessidade.
             
            Diga-se que o facto do Quaresma estar melhor ou pior nada tira a qualidade do Diomande, não deixa de ser um jogador com muito potêncial e que pode dar muito à equipa tanto para o meio ou pela direita. E mal não lhe faz ter de lutar para ser opção, é assim que se cresce. Daqui a dois anos pode vir a sair por muito ou não, tudo depende dele. Se no processo se reabilitar o Quaresma, melhor ainda, sai o Sporting a ganhar.
             
            Tu é que gostas de criar essas narrativas para te poderes rir e dizer mal, não vejo piada nenhuma neste tema, até vejo algo bem positivo para o Sporting.
             
            Estoiro e comédia é a tua opinião.

            • Vermelhudo
              Posted Julho 31, 2023 at 10:47 am

              Pois és claramente mais um daqueles casos em que precisam de deturpar aquilo que eu escrevo para terem alguma coisa que sustente as críticas.

              Acho que um dia me chamaste “Vermelhito”. Caso tenhas sido tu, Devolvo-te a gentileza agora, “Senil do Restelo”.

              Mas o Tio disse em que algum lado que era negativo para o Sporting esta opção do Amon?
              Disse em algum lado que o miúdo do Mafra era mau ou que o Bárésma não se poderia “reabilitar”?

              Se o tipo ganhar o lugar, será uma comédia. Grande comédia depois de tudo o que se disse e escreveu sobre os dois jogadores. E depois de algumas comparações que se fizeram.
              E não fui eu quem as fez.

              Um estava arrumado e o outro era uma bomba.
              Não fui quem o disse.

              Reserva do Hoffenheim a ganhar o lugar à bomba milionário do Mafra?
              Comédia, ironia divina, dá-lhe o nome que quiseres.

              AhAhAhAhAh!
              aHaHaHaHaH!

              Ca bOOOOooooooOOOOooooOOOoooo!

              • Velho do Restelo
                Posted Julho 31, 2023 at 11:33 am

                Adoro a tua argumentação ser baseada em “o que se disse e escreveu” dá exemplos.

                Comédia porquê mesmo? Explica, não sejas vago.

                Se a opção do Amorim não é negativa dá para rir porquê?

                Não disseste que o Quaresma não se pode reabilitar, mas disseste que se se rebilitar (à custa da utilização do Diomande) é um estoiro, o que é que isso quer dizer?

                O engraçado da tua personagem neste blog é que estás sempre virado para te rires, pareces um bêbado, um louco que se ri de tudo, tudo dá para rir. Acho triste.

                Continuo sem perceber o porquê de achares que um jogador que teve uma boa época o ano passado não pode perder o lugar para um jogador que teve uma má época, explica. Se o futebol fosse matemática nem valia a pena jogar.

                Isto são pessoas de que estás a falar, não são cromos ou bonecos.

                Amanhã o Mbappe ou o Haland pode partir uma perna, ficar com uma depressão e nunca mais jogar na vida, dá vontade de rir por meio mundo dizer que vão ser os melhores e terem falhado na previsão?

                Não percebo e não gosto da tua postura como comentador neste blog.

              • Velho do Restelo
                Posted Julho 31, 2023 at 11:37 am

                “Um estava arrumado e o outro era uma bomba” – isto há 6 meses não era claro?

                Julgas quem não ache que o Diomande tenha potencial para fazer uma boa carreira?
                Julgas quem há 6 meses achasse que o Quaresma não desse para o Sporting?

                Não achas que era o mais provável?
                Eu acho.

                Mas pronto, a vida dá voltas, há momentos e momentos, isso tem piada para se poder gozar?
                Não.

                • Vermelhudo
                  Posted Julho 31, 2023 at 11:57 am

                  Pois achas triste e não gostas, mas aparentemente lês amiúde o Tio e até o vens comentar com relativa regularidade.

                  Usando palavras tuas, és “bêbado” ou tens uma tara qualquer?
                  Lá saberás.

                  Continuando, será uma piada por tudo o que se escreveu e pelas expectativas criadas à volta dos dois jogadores.
                  Será irónico ver o Bárésma a ganhar o lugar caso isso se deva apenas a uma questão tática.

                  Já fui bem explícito nesse ponto.
                  Queres que o Tio diga mais o quê?

                  Estás aí às voltas com um discurso que nada tem que ver com o que eu disse ou para teres a minha atenção ou para me tentares encurralar.

                  Vou por tópicos, porque aparentemente não dás para mais.

                  -> Não disse que o Amon faz mal em decidir dessa forma.
                  -> Não fiz comparações entre os jogadores.
                  -> Não acho estranho que, de um ano para o outro, as coisas mudem. Mas quando mudam de forma tão inesperada… um cara ri. O Tio ri. Se tu não ris, não me diz respeito. Nem tens de rir.
                  -> O Bárésma estava praticamente acabado para o mais alto nível ainda há um mês, mas agora parece estar a ganhar força. Bom para ele. Mas é de rir. Rir da ironia das coisas. Só.

  • Kafka
    Posted Julho 30, 2023 at 9:07 pm

    Parabéns ao Sporting por ter um equipamento branco, é uma pena o Benfica não ter obrigatório nos seus estatutos a obrigatoriedade do 2° equipamento ser SEMPRE branco e só deixar a marca equipamentos mexer no 3° equipamento

  • DICAS
    Posted Julho 30, 2023 at 9:27 pm

    Ilações a tirar.

    O Sporting passa a jogar muito mais depois de Bragança entrar

    Excelente entrada de Catamo (outra vez) o que claramente mostra que o possível reforço da ala direita é menos prioritário que o doedio defensivo

    O Sporting precisa mesmo de contratar alguém para meio campo porque só tem dois jogadores (Morita e Bragança).

    Pote não pode jogar a 8 porque é acima da média na frente. Não se pode retirar o homem de o de realmente faz a diferença. Que golaço.

    Edwards com consciência é MUITO Mais jogador que o Trincao.

    O Gyokeres é mesmo monstroso a vários níveis (físico, velocidade, técnica, capacidade de decisão). Se o sueco conseguir marcar o número de golos necessários para ser considerado um sucesso (a volta de 20 e para cima ), tem tudo para dar que falar.

    • Miguel Lopes
      Posted Julho 30, 2023 at 9:40 pm

      É verdade que o Edwards saca uns lances geniais de vez em quando, mas trabalha muito pouco defensivamente.
      Eu prefiro o Trincão que batalha, pode não lhe correr as coisas como quer, mas luta.

      • Pormenor Tatico
        Posted Julho 30, 2023 at 10:09 pm

        O problema da equipa é esse mesmo, demasiados jogadores com o mesmo perfil, sem explosão, com má definição, que perdem muitas bolas, que pouco defendem, o Sporting precisa de mais músculo e agressividade, foi a grande razão para o 4ºlugar da última época.

        Noto, que estão a tentar resolver isso esta época, se não for na totalidade, a 50%, já será uma grande diferença, Gyokeres traz isso, tal como este dinamarquês ou o Zanoli, nas bolas paradas, o Sporting precisa de ser uma equipa bem mais eficaz e perigosa.

    • Escuuuta
      Posted Julho 30, 2023 at 9:40 pm

      O Quaresma fez uma péssima primeira parte. Os lances de golo do Vilarreal na primeira parte nascem por ali… Um deles com assistência do Edwards. De resto, estou de acordo.

      • Miguel Lopes
        Posted Julho 30, 2023 at 9:50 pm

        O Quaresma só tem “meia” culpa no lance em que Coates não ganha de cabeça aquela bola no meio campo e ele podia estar mais atento à possível falha do capitão.
        No lance do Edwards não tem culpa nenhuma, este engana pelo menos 2 colegas de equipa.

        • Escuuuta
          Posted Julho 31, 2023 at 2:39 pm

          Não discordo. Mas parece-me curto. Não acho mal que fique no plantel e que o Amorim tente dar-lhe uma segunda vida. Mas tem que comer muita relva no treino e no jogo para ter minutos.

    • Mantorras
      Posted Julho 31, 2023 at 12:56 pm

      Se fosse eu a mandar:

      • Edwards e Trincao disputavam o lugar no lado direito do ataque. Sem champions fica complicado dar minutos de qualidade a ambos, mas imperaria o merito.
      • Pote e Nuno Santos disputariam o lado esquerdo, sendo que o Nuno podia ser aproveitado como ala e o Pote mais a frente, gosto muito de ambos, tem ambos muito golo e rendem muito ali.
      • Gyo e Paulinho, mais Chermiti, para a frente.

      Faltam os medios…

  • Velho do Restelo
    Posted Julho 30, 2023 at 9:28 pm

    O Quaresma parece estar mais crescido. Fez um bom jogo À semelhança do jogo com o Genk, bom ver que pode fazer parte do lote de 6/7 centrais.

    Está claramente a faltar um médio mais de choque, mas gostei do que vi do Brgança (para competir com Morita ou em situações especificas para complementar), está com mais cabedal mas ainda lhe falta algum ritmo.

    Geny tem-se mostrado (mais nos resumos, porque nunca tinha jogado num jogo a porta aberta), pode ser um bom desequilibrador, que oferece coisas que o Esgaio simplesmente não consegue. Faz-me alguma confusão a gestão do Fatawu, parece ter mais qualidade e potencial que o Geny, mas parece ter entrado em colisão com o RA.

    • Miguel Lopes
      Posted Julho 30, 2023 at 9:44 pm

      O Geny não diz não a jogar na ala, e trabalha para isso. Fatawu, tem mais tiques de vedeta.
      Relativamente à possível competição entre o Geny e o Esgaio, sim porque não sabemos se o Sporting vai ao mercado por um lateral, tudo depende de quem joga na frente, Paulinho ou Edwards. Geny e Edwards oferecem o mesmo.

      • Veridis Quo
        Posted Julho 30, 2023 at 9:49 pm

        Por favor exemplifique quais são os tiques de vedeta. Gosto sempre dessa ladainha e, para 90% dos casos, sai só da boca para fora sem qualquer sustentabilidade real.

        • Miguel Lopes
          Posted Julho 30, 2023 at 10:34 pm

          1º Não quer jogar a lateral como o Nuno Santos, onde teria mais chances.
          2º Posso dizer que vi jogos dele na equipa B e Juniores, e trabalha muito pouco defensivamente.
          3º Tinha alguns bons lances ofensivos, mas como procurava sempre resolver tudo sozinho, estragava imensos.
          No entanto, considero que ele tem potencialidades acima da média, mas demora a aprender a jogar em equipa.

          • Veridis Quo
            Posted Julho 30, 2023 at 10:53 pm

            1. Por favor direcione-me para as declarações do Fatawu ou RA a dizer que não quer jogar a lateral.

            2. Também o Edwards, não é impedimento de ser titular caso resolva com bola. E dando oportunidade ao Fatawu, tenho muito poucas dúvidas que não o fizesse com alguma regularidade nesta liga. É ver a superioridade gigantesca que teve na YL.

            3. O que é que isso tem a ver com ser vedeta? Tem problemas? Óbvio, veio do Gana e tem 18 anos. Era suposto já não ter dificuldades e ter a mesma compreensão que alguém formado em Portugal?

            Um comentário que é uma mão cheia de nada, para justificar uma aposta estranha num jogador que tem qualidades raras. Jogar contra o Porto ou Arsenal e desaparecer 3 meses não é nada. Teve poucos minutos e a maioria foi fora de posição. É suposto um puto do Gana, a lateral, em contextos de elevada dificuldade e sem continuidade na equipa fazer um hat trick?

            Mas já é para lá do ponto inicial, que é, como disse, uma ladainha que se pega aos jogadores. Na maioria das vezes, sem qualquer fundamento.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 31, 2023 at 7:12 am

              Concordo plenamente com este comentário.

              A única justificacao para mim é mesmo nao encaixar no sistema do Amorim (nem a lateral nem descído no ataque). Mas para isso nunca tinha vindo.

              Agora eu até vejo nele o oposto, vejo humildade, até na forma como falou recentemente, dizendo que queria ficar no clube.

              SL

              • Velho do Restelo
                Posted Julho 31, 2023 at 9:09 am

                Acho que passa mais por estar tapado pelo amado Trincão e Edwards, O Fatawu foi confirmado em março do ano passado, ainda cá não estava o Trincão e com 18 anos é claramente aposta para o futuro.
                Espero que seja emprestado com perspectiva de voltar e ganhar um lugar no trio de avançados, é aí que pode fazer a diferença.

            • Mantorras
              Posted Julho 31, 2023 at 2:21 pm

              Nao discordo de nada do que dizes, mas so porque o Fatawu nao veio a publico dizer nada, nao quer dizer que seja mentira, 90% do que se passa num balneario nao chega ao publico. E normal.

              Ele precisa de crescer, e para ter minutos regularmente tinha que ser como ala. Mais a frente sera um jogador completo se tiver melhor cultura tatica e outro jogo sem bola, mas fica dificil dar-lhe muitos minutos mais a frente depois do investimento ja feito em Edwards e Trincao.

              • Veridis Quo
                Posted Julho 31, 2023 at 3:02 pm

                Então, mas se não veio a público como é que as pessoas de fora podem dizer com propriedade que isso se passou? Eu também posso dizer que o Amorim deu uma chapada no Slimani, passa a ser verdade?

                Acho muito estranho que se comece a inventar coisas dessas, quando não houve nada que apontasse para aí.

                Há Edwards e Trincão? Certo. Agora, porque é que o Arthur, o Rochinha e o Jovane juntos fizeram 2200 minutos? Não teriam sido melhor aproveitados se fossem dados uma boa parte destes ao Fatawu, este sim um ativo de futuro e com potencial? Fazia mais sentido andar a dar minutos ao Matheus Nunes em 19/20 ou ao Eduardo Henrique e ao Doumbia? É que foi isso que se fez, especialmente com o Arthur na segunda metade deste ano.

      • Conquistador
        Posted Julho 31, 2023 at 9:45 am

        O Geny e o Edwards oferecem o mesmo???? Vá, agora a sério…

    • Escuuuta
      Posted Julho 31, 2023 at 2:37 pm

      O Quaresma fez uma primeira parte má. Enganei-me e respondi-te no comentário do abaixo, do Dicas.

  • Veridis Quo
    Posted Julho 30, 2023 at 9:38 pm

    A primeira parte deixa evidente as debilidades da equipa. E não é em termos coletivos, mas sim individuais.

    Pote e Morita, sem bola, é muito curto. Defensivamente demoram a fechar espaços, tem um raio de ação bastante curto para um meio campo a 2 e estão longe de ser atléticos. Se o meio campo a dois assenta na perfeição a um Palhinha e Matheus Nunes, é difícil dizer que vai funcionar tão bem com dois como Pote e Morita. Um médio atlético, com capacidade defensiva e passada larga é algo absolutamente necessário. Hjulmand seria fantástico, mas não estou a ver 15M a chegarem e não sei até que ponto o Sporting pode gastar mais. Varela ou André também seriam interessantes.

    O outro é as laterais. Se a esquerda ainda se dá o desconto pelo Nuno Santos (apesar da criatividade também não existir aí), na direita é dramática a questão Esgaio. É difícil, ainda que possível, fazer o caso para elemento de plantel. Para titular, não cabe na cabeça de ninguém. É limitado em literalmente todos os aspetos do jogo. A sair de pressão, a desequilibrar, a decidir no último terço, na resposta a cruzamentos pelo ar, na velocidade, no corpo a corpo. Tudo.
    Reforço, de nível, para ontem.

    Notas positivas para o Geny, para o Quaresma (ainda que com falhas, parece mais seguro como opção de plantel), para Pote (na frente), para Coates e para o Gyokeres. Resta ver como se dá contra blocos baixos, como já tinha dito aqui. Em campo aberto é uma carga de trabalhos, pela potência, velocidade e capacidade física. Muito bem na pressão também.

    A época pode ser positiva, mas somente se vierem mais 2/3 reforços (no mínimo) e se essas contratações forem muito acertadas e elevarem dramaticamente o nível dessas posições.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 30, 2023 at 11:25 pm

      A época pode ser positiva mesmo que não venham reforços. O futebol não é matemática.

      • Veridis Quo
        Posted Julho 31, 2023 at 12:21 pm

        Parece-me muito complicado que isso seja possível. A não ser que tenhamos conceitos diferentes do que é uma época positiva para o Sporting.

  • Ghost Writer
    Posted Julho 30, 2023 at 9:38 pm

    Mais um bom jogo de preparação para estarmos prontos no início do campeonato. O resultado é enganador, o Sporting não foi superior ao ponto de ganhar 3-0, mas hoje a eficácia apareceu o que destua do registado na época passada.
    Continuo preocupado com a falta de um médio defensivo, na primeira parte existiram vários momentos em que o espaço entre a linha defensiva e média permitia ao Vilarreal poder criar lances de perigo. Li que está encaminhado o acordo com Hjulmand do Lecce, pelo que vi na época passada e hoje no YouTube com os melhores momentos, parece-me que é um jogador que encaixa na perfeição no modelo de jogo e entra de caras no 11, sendo mais um Palhinha que Ugarte. Pote tem que se fixar no lado esquerdo do ataque e deixar a luta na direita para o Edwards e Trincão, sairemos a ganhar porque certamente jogará sempre o mais preparado e capaz nesse momento.
    Na ala direita, embora uma boa entrada do Geny Catamo e uma boa assistência, continua a faltar um elemento que suba o rendimento da equipa e nos aproxime dos tempos do Porro, não é fácil encontrar alguém assim, mas tem que ser trabalhada essa opção e atacar com tudo a contratação desse jogador.
    Uma palavra para o Eduardo Quaresma, ganhou uma segunda vida em Alvalade e só pode agradecer a ele próprio, nota-se logo na sua postura corporal que está mais concentrado, com mais rigor, melhor preparado para ser opção numa equipa grande. Acredito que possa vir a ter muitos minutos, principalmente porque St. Juste fisicamente não dá garantias e Diamonde vai ter a CAN em Janeiro.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 30, 2023 at 11:28 pm

      O Diomande vai ter a CAN?

      Não integrou a última convocatória, não tem internacionalizações, não estou tão certo disso.

      • Ghost Writer
        Posted Julho 31, 2023 at 10:57 am

        Neville Longbottom,

        Sendo ele na minha opinião titular nesta equipa do Sporting, mantendo ou até elevando o nível que apresentou na segunda metade da época passada, o que é natural dada a sua qualidade, sim, vai estar na CAN.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 31, 2023 at 12:47 pm

          Pois mas a nossa opiniao nao vale nada.
          Eu nao conheco minimamente a atual selecao da Costa do Marfim pelo que nao faco ideia se o Diomande tem hipóteses ou nao.

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 30, 2023 at 10:05 pm

    Estes jogos valem o que valem, a pré-época tem sido boa, mas estes adversários, em nada tem a ver, com o que vamos encontrar na 1ªLiga, que são bem mais fechados, onde nós teremos mais dificuldades, pela pouca capacidade dos nossos laterais em jogar em espaços curtos, dos nossos alas serem pouco explosivos( à exceção do Geny, que está a ser uma boa surpresa) e dos pontas(apenas Gyokeres desequilibra), era bom que entrasse Ueda para o lugar de Chermiti que não tem qualidade para o Sporting.

    A equipa está num nível similar ao da 2ª volta, em que perdeu -pontos, ficaria em 3ª, a poucos pontos dos rivais, mas com mais versatilidade tática, e sobretudo, mais e melhores opções de qualidade, Gyokeres vem trazer muito mais poder físico na frente, para além da finalização, o que irá ajudar a melhorar o rendimento de outros jogadores, incluindo Paulinho, tornando a equipa mais versátil.

    Geny a jogar assim, é bem melhor que Arthur Gomes ou Rochinha, se bem, que acho que nos falta outro ala, ainda mais explosivo que o Geny, Samuel Lino era o ideal, a jogar pela esquerda, mas Pedro Neto também aceitaria de bom grado.

    Quaresma, ainda não me convence totalmente, mas está mais maduro do que antes, sempre é melhor opção que Neto, que renovou sem qualquer motivo, é o problema de ter St.Juste lesionado, e Diomandé irá para a CAN em Janeiro.

    Bragança pode trazer alguma criatividade que faltava no meio, embora fisicamente, ainda esteja longe do seu nível e jogando a 2, será muito exigente para ele, defensivamente.

    Acredito que outros jogadores como Trincão, Edwards, Diomandé, Paulinho, Pote ou Coates, possam subir o rendimento, se a equipa for mais forte, porque uma coisa leva a outra, mas claramente, faltam soluções a este Sporting, para podermos lutar de igual para igual com os outros 2 ou então ficámos a 10 pontos deles.

    O meio-campo, que é o setor mais importante duma equipa, está muito curto, Morita, Bragança e Pote a 8( um erro, porque é muito mais decisivo na frente, embora aqui, desequilibre mais no passe), falámos em 2.5 médios, muito pouco.

    Essugo ou Mateus não estão prontos, nem Amorim os vai utilizar, mesmo que venha o dinamarquês do Lecce, que para mim seria o melhor médio da era Amorim, mas falta outro médio, a época é longa e não podemos andar com 3 médios toda a época, Pote assim continuará a jogar mais recuado, o que não faz sentido, Amorim disse isto, mas depois só quer 1 médio…

    No lado direito, é impensável não vir um titularíssimo para a direita, e nas alas, falta 1 elemento como o Lino na esquerda.

    Com 3,4 bons reforços, este Sporting luta pelo título e pode mesmo ser campeão, se não tiver azar com as lesões, mas eu fico sempre de pé atrás, quando as épocas são feitas em cima do joelho, porque nunca vi bons resultados, com este tipo de gestão.

    • Pormenor Tatico
      Posted Julho 30, 2023 at 10:52 pm

      Agora é que vi que o Geny jogou como médio-ala direito, para substituir o Esgaio, mas no campo, jogou mais como extremo, espero vê-lo mais à frente, quando vier o Zanoli.

    • Velho do Restelo
      Posted Julho 31, 2023 at 9:05 am

      Desengana-te, não vêm 3/4 reforços, vêm 1 ou 2 (médio e ala direito).

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 31, 2023 at 9:45 am

      3/4 bons reforcos?
      Também entras numa discoteca a achar que vais levar uma Kardashian para casa?

  • Lumago
    Posted Julho 30, 2023 at 10:30 pm

    Resultado um pouco enganador, foi mais a eficácia e qualidade individual mas valeu pelo Catamo, Gyokeres e os bonitos golos de Edwards (que fez um péssimo jogo) e Pote.
    Palavra também para o Paulinho que tem sem dúvida a música mais fixe de sempre pós-golo!

  • Fantantonio
    Posted Julho 30, 2023 at 10:47 pm

    O Quaresma da 1ª metade se aparecer muitas vezes em campo, a linha defensiva não vai ter muito sossego, principalmente se o Esgaio acabar o mercado como a principal opção para a direita (hoje nem diria que esteve mal, principalmente a atacar, mas é curto). O Morita como jogador mais intenso das opções a sério para o meio é um pouco preocupante, as combinações de meio-campo do Sporting neste momento são muito macias sem bola, o Essugo teria que dar um salto competitivo muito grande para poder emprestar algo no imediato, por isso, creio que é outra posição prioritária para reforçar.
    Ofensivamente, o Sporting esteve bem, a primeira parte teve muitos buracos nas costas dos laterais e alguns erros na saída de bola, mas criou oportunidades. Gyokeres é reforço, Geny entrou bem para desequilibrar, mas em jogos mais a sério não acho que vá dar grandes garantias atrás, Bragança entrou bem, o Pote é uma pena não dar para clonar porque um na frente e outro para opção no meio era o ideal. Os golos foram todos bonitos e o entrosamento há de chegar, mas a ideia de jogo parece semelhante à dos últimos anos e não me parece que os jogadores estejam desconfortáveis com isso. Paulinho a jogar descaído para a ala pode dar outras coisas à equipa e soltar-se da pressão de fazer golo porque agora há lá outro com essa responsabilidade.
    Esperemos só que a conversa de reforçar pouco, mas bem não seja só conversa e consigamos pelo menos mais 2 jogadores que possam entrar de caras no 11.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 30, 2023 at 11:18 pm

    Aqui há dias um user respondeu-me a dizer que o Quaresma não contava. Não parece…

    • Velho do Restelo
      Posted Julho 31, 2023 at 9:01 am

      A malta acha que é tudo preto no branco. Isto não é FIFA, os jogadores não são robots.

Deixa um comentário