Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting tropeça na Polónia e o descalabro ainda podia ter sido maior; Gyökeres foi expulso logo aos 8′

Resultado humilhante para os Leões, contra uma equipa que nunca tinha participado numa fase de grupos de uma prova europeia e, apesar de ter crescido rapidamente nos últimos anos, nem na Polónia tem uma história relevante (ainda em 2017 andava pelos escalões inferiores daquele país). Ainda por cima obrigou a um desgaste indesejado, quando há uma deslocação difícil ao Bessa na segunda-feira. É certo que a expulsão logo ao início condicionou a partida, mas o 1-0, aliado à pouca qualidade dos polacos no momento ofensivo (não estavam preparados para ter tanta bola), permitiu abordar o jogo de uma forma tranquila (como se viu durante 60 minutos). O problema foram os minutos finais, principalmente após as substituições do Raków (Piasecki, que marcou, e Nowak baralharam as marcações leoninas), quando os erros defensivos se sucederam (Esgaio oferece a bola no lance do golo, enquanto Matheus Reis, que esteve paupérrimo, viu o seu espaço constantemente violado) e a capacidade para sair a jogar já era pouca (Edwards e Pote estavam a conseguir segurar a bola, o que Geny e Paulinho não conseguiram). Israel também não marcou pontos na oportunidade, com várias abordagens desastrosas.

Raków 1-1 Sporting (Piasecki 79′; Coates 14′)

O Sporting tropeçou na deslocação à Polónia, num jogo em se viu reduzido a 10 unidades desde cedo, por expulsão de Gyökeres logo aos 8′. Coates ainda adiantou os Leões, na sequência de um pontapé de canto, tendo a equipa de Amorim aguentado bem a vantagem durante a maior parte do encontro, mas nos minutos finais começou a acumular erros (o relvado não ajudou) e ainda teve de sofrer para não sair derrotado. Matheus Reis esteve particularmente desastrado, Israel também meteu várias vezes água, mas foi um um jogo infeliz para a maior parte dos elementos da turma leonina. Ainda assim, da outra partida do grupo chegaram boas notícias, com a Atalanta a empatar na Áustria com o Sturm Graz (2-2), o que ainda permite lutar pelo 1.º lugar.

XI Raków Częstochowa: Vladan Kovačević; Racovițan, Arsenić, Rundić; Tudor, Berggren, Kochergin, Plavšić; Cebula, Yeboah, Crnac.
XI Sporting: Franco Israel; Diomande, Coates, Gonçalo Inácio; Esgaio, Morita, Hjulmand, Matheus Reis; Edwards, Pedro Gonçalves, Gyökeres.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

83 Comentários

  • Nuno Silva
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:43 pm

    Expulsão ao início, golo random, lord esgaio a brilhar
    Caso para dizer “ADN de Leão”.

  • El Bandido
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:45 pm

    Este relvado é completamente impraticável… Os jogadores do Sporting mal se conseguiam aguentar em pé… Este Rakow em Alvalade não vai ter grande sorte, mas em casa parecem todos uns ronaldinhos contra os outros que não conseguem correr…

    Erro do Esgaio no golo sofrido é demais… Centrais na área e sai aquela maravilha…

  • Miguel Caçote
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:46 pm

    Quem ainda defende Ricardo Esgaio não pode pura e simplesmente ser Sportinguista. Hoje custou mais uma vitória.

    Estranho clube este que tem um lateral direito mais ou menos, que pode vir a ser muito bom, mas prefere jogar 90 minutos com um medíocre, que seria um verdadeiro caso de estudo como pode fazer tantos jogos com a camisola oficial do Sporting, não fosse Amorim, que tem um verdadeiro fascínio com ele, o treinador do clube.

    Hilariante também o clube que tem um guarda-redes mais do que acabado, um guarda-redes absolutamente medíocre e um guarda-redes mais ou menos, que até pode vir a ser um bom guarda-redes e prefere jogar com os dois primeiros.

    Por fim e para acabar numa melhor nota, verdadeiramente fabuloso e de saudar o apoio dos adeptos à equipa. Incansáveis durante toda a partida, os únicos que mereciam melhor.

    • AdeptoImparcial
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:41 pm

      Miguel Caçote,

      Só por curiosidade: viu o Callai jogar muitas vezes? Pergunta genuína, visto que muitos tendem a falar de jogadores da formação sem nunca terem visto um segundo deles, indo pelo hype de FMs ou afins.

      Pessoalmente, principalmente desde aquele hype absurdo do Max – horrível – mesmo que Callai tenha demonstrado talento, formação não é seniores. Tanto quanto sei, demonstrou zero, pois não tem qualquer minuto a sério por este plantel sénior. O Amorim que o meta na Taça da Liga se tem assim tanto potencial…

      SL

      • Veridis Quo
        Posted Outubro 26, 2023 at 7:58 pm

        O Amorim, diria, nunca vai apostar no Callai. Tem muitas dificuldades com os pés e pouco à vontade para o que ele pede na construção. Dentro dos postes, considerando o que se tem visto, duvido que fizesse pior que a concorrência.

        • Artur Trindade
          Posted Outubro 27, 2023 at 12:44 pm

          É uma questão de arrojo, e acho que Amorim não o tem, para colocar o Callai, mas devia ser testado na taça da liga e logo se via.
          Na questão do jogo de pés, não é inferior ao Rui Patricio da sua idade, mas admito que Amorim tenha medo nesse aspecto, pois precisa muito dele para a sua saída de bola.
          Provavelmente com Amorim, o Rui não teria sido lançado.
          Concordo com a tua visão do Israel, que tem 2/3 lances em que confia no seu fraco golpe de vista, desprezando a necessidade de visão perférica dos adversários, em erros de principiante, equivalentes ao do Fresneda no lance do penalty na Reboleira, que por acaso não deram golos adversários.
          Ele até tem físico, mas tem medo nas saídas, para lá do fraco golpe de vista, pois nos 2 lances ignorou a presença de adversários, coloca a equipa em dificuldades inaceitáveis.
          O Adán já está a meio gás, e seria altura de tentar o Callai. veremos se existe o arrojo de Amorim, até porque a afirmação de Callai, seria o fim dos outros 2 no Sporting.

      • Miguel Caçote
        Posted Outubro 26, 2023 at 8:07 pm

        Vi meia dúzia de jogos na Youth League, competição que o Sporting teria vencido o ano passado se o Amorim não tem decidido colocar o Fatawu a jogar 2 minutos contra o Arsenal. Do pouco que vi, pareceu-me um guarda-redes mais ou menos, com algum potencial. Do que vi de Israel, estou certo de que o Callai é superior e Adán é um guarda-redes que na minha opinião está acabado.

        Não acredito que Callai seja o nosso Ederson que assumiu após a lesão do Júlio César, mas creio que podia ser um guarda-redes bastante razoável. Em relação a FM, por acaso agora no 24 a primeira coisa que fiz foi despachar Adán e Israel e contratar De Gea a custo 0, rodando o Callai nas taças e também despachei o Esgaio para as Arábias por 6 milhões, veja-se bem. Enfim, também gostava de ver Callai na Taça da Liga, mas creio que vai ser mais do mesmo.

  • Eusebio
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:46 pm

    Muita sorte para o Sporting que devia ter perdido este jogo. O Raklov ou la o que é foi superior e perde aquí 2 pontos enquanto o Sporting vence 1 ponto sendo assim um excelente resultado para Amorim.

    • John Travolta
      Posted Outubro 27, 2023 at 4:17 am

      Uma coisa é o Rakow não ter qualidade suficiente e isso ja sabemos , o Sporting tinha obrigação de ganhar, outra é esse tipo de provocações de “o Raklov ou la o que é”, expressão desnecessária e para bom entendedor meia palavra basta, vai la fazer comentários para ao post de terça feira, se vens para aqui debitar meias palavras e provocações escusas.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 27, 2023 at 8:52 am

      Se o Sporting for violado em campo pelo Arouca e empatar o resultado nao é bom (muito menos excelente).

  • Miguel Cardoso
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:46 pm

    Gostava de entender porque é que o Sporting entrega sempre a iniciativa ao adversário na Europa, principalmente nos últimos 20-30 min… para descansar para o campeonato? RA parece que não aprende…
    2 substituições aos 89 min? Para quê? Perder tempo contra o poderoso Rakow? Nem aproveitamos o empate da Atalanta…
    Mesmo com menos um, viu se na primeira parte que era possivel sair sem grande esforço com a vitória, mas RA decide sempre abdicar do jogo e descansar os jogadores… acabamos sempre quase (ou até mesmo) a perder quando poderiamos tentar matar com mais um golo e depois descansar… Nao entendo estas opçoes sinceramente

  • Lumago
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:47 pm

    Como não gostar do Esgaio? A inteligência de uma ervilha.
    Livre com os centrais lá à frente? Guardar a bola? Naaa, vamos despachar para um jogador adversário. Que gajo tão absurdamente burro.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:47 pm

    É absolutamente vergonhoso e inadmissível um treinador castrar a sua equipa e o seu próprio trabalho, semana após semana, jogo após jogo, com uma confiança cega e inabalável num jogador absolutamente medíocre que prejudica constantemente a sua equipa e ainda tem o condão de piorar todos à volta que passam a ter de jogar por dois. Não há justificação possível para se achar o Esgaio um jogador competente e com capacidade para jogar no Sporting. Nenhum justificação, qualquer puto entra e faz melhor. Medo de ter a bola, incapacidade perante qualquer extremo do mundo, zero ofensivamente, zero defensivamente. Injustificável. Se Fresneda, Fatawu, Geny ou qualquer outro jogador tivesse as exibições dele consecutivamente (e pior, nem margem de progressão porque tem 30 anos), rapidamente seriam queimados.
    *
    Quanto ao Israel, tinha aqui dito (e muito me bateram) por achar a amostra medonha e ele bem que está a tentar que eu não mude de opinião. Para lá falta de presença gigantesca (parece um guarda redes dos juvenis, até nos pontapés de baliza), tem abordagens absolutamente inacreditáveis (já o ano passado com o Marselha teve algumas surreais). Hoje foram mais 2 ou 3 assustadoras.
    *
    Grande jogo do Coates e boas exibições do Edwards, Diomande (coitado, que jogar por dois com aquele lateral…) e Hjulmand. Boa entrada do Geny, sempre tentou mexer.
    *
    Paulinho tem mais dificuldades em segurar a bola e dar o mínimo trabalho a defesas que um extremo de 1.68 a jogar lá, como fez o Edwards. Inutilidade.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:00 pm

      E quem diz esses pode acrescentar o Vinagre. Carta branca para prejudicar a equipa e o próprio trabalho do treinador, mas pelos vistos ele está satisfeito. Incompreensível

    • Miguel Caçote
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:19 pm

      Subscrevo todo o comentário. Já há anos que alerto aqui para o medíocre que é Esgaio e a diferença de tratamento entre um Esgaio e um Vinagre é mais do que notória. Já desde a época passada que alerto também que se Adán é um guarda redes totalmente acabado e que custa pontos, Israel também é absolutamente medíocre (basta ver Marselha e Benfica). Quem sobra? Callai, que até parece ser mais ou menos, mas estranhamente não tem qualquer oportunidade.

  • Alex03
    Posted Outubro 26, 2023 at 6:48 pm

    Para mim o destaque vai para a enorme falta de qualidade de jogo do Sporting, o que aconteceu não se justifica nem com -1. Uma tristeza.
    Os nossos alas são banais, pena o Esgaio não ter nacionalidade espanhola senão já tinha abancado ao intervalo.
    Enterrou na frente , enterrou atrás, cosnegui que o Diomande leva-se 1 amarelo e não cansado ainda consegui criar o contra ataque que deu o golo do Rakow.
    A segunda parte foi medonha, a falta de soluções ofensivas e o jogo do chutão para se livrarem da bola foi uma tristeza.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:09 pm

      É um dos maiores problemas do Amorim enquanto treinador. Ficar com menos um parece sempre uma sentença de morte, a equipa fica completamente inofensiva. Não se justifica a inferioridade ser tão gigante.

      • AdeptoImparcial
        Posted Outubro 26, 2023 at 7:47 pm

        Veridis Quo,

        Concordo com esta. De todos os jogos com inferioridade numérica na Era Amorim, penso que só mesmo fora com o Braga no ano do título foi bom. De resto, é como dizes: parece que o Amorim não acredita que possamos dar a volta ou manter o resultado ou até ir à procura de mais golos em jogos deste estilo. É verdade que não é fácil ter um jogador expulso logo a abrir jogos – uma coisa é jogar uma parte com menos um ou meia hora, outra são quase 90min. Da mesma maneira que o relvado hoje não ajudou e o facto do Gyokeres ser o jogador expulso e não outro qualquer, rouba-nos da possibilidade de esticar jogo e ter alguém para segurar na frente.

        Mas, mesmo assim, também acho que podiamos ter feito mais. Não acho que este empate seja nem perto de ser “humilhante” ou “vergonhoso” – acho uma conclusão estapafúrdia sinceramente – mas também não quero cair no erro de achar que foi um “bom resultado”. Deviamos ter ganho, mesmo com 10, mas não considero um choque tendo em conta os eventos do jogo.

        SL

        • Boneco21
          Posted Outubro 26, 2023 at 8:36 pm

          Esse jogo em Braga só foi bom porque o Sporting o ganhou no único lance de perigo que criou… Sendo que defensivamente concedeu o suficiente para perder o jogo.

          • Veridis Quo
            Posted Outubro 26, 2023 at 8:43 pm

            Isto. O Adan fez lá 3 ou 4 grandes defesas, uma ao Galeno de puro reflexo (e que provavelmente não faria hoje). Como quase sempre com Amorim, o Sporting criou praticamente zero.

          • Neville Longbottom
            Posted Outubro 27, 2023 at 8:51 am

            Um jogo nao pode ser bom (ou deixar de ser) por causa de um único lance.

            Ou o jogo foi bom no global ou nao foi. E digo isto achando que há muita arte em defender bem e ir lá a frente 1 vez o jogo todo e marcar. Nao acho que tenha sido o caso. Acho que o Sporting tinha mais do que capacidade para disputar o jogo com o Braga mesmo com -1. Mas pronto, o treinador preferiu assim.

    • Jorge85
      Posted Outubro 26, 2023 at 10:53 pm

      Dei por mim a pensar que no último jogo em casa ganhámos 2-1 ao Arouca depois de termos um jogador expulso na 1a parte e o Arouca ter empatado no inicio da 2a parte, mas se calhar vi o jogo com os mesmos óculos dos que viram uma humilhação o facto de termos empatado um jogo em que jogámos com menos 1 a partir do minuto 8, quando deveríamos ter cilindrado.

  • M4R7UCH0
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:02 pm

    O que mais um jogador deve fazer para ser afastado do 11 titular?
    RA se não aprende com erros nunca passará do treinador que é precisa aprender a deixar o amiguismo de lado e dar o próximo passo, um treinador não deve ser teimoso mesmo quando algo não dá, deve aprender a reconhecer os seus erros.
    RA aprende de uma vez Esgaio não é jogador de futebol profissional para estar no SPORTING, deixa de amiguismo isso ja cansa.

  • AdeptoImparcial
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:09 pm

    Devo ter visto um jogo diferente do VM, perdão.

    Israel tem um único erro num cruzamento onde confia em demasia nas suas costas – que não deu em nada – e, de resto, pouco trabalho teve. Agarrou todos os outros cruzamentos, ainda faz uma excelente defesa a evitar o 2-1 – mesmo sendo assinalado fdj depois – e não errou passes atrás. Fez gelo quando tinha de fazer. Não entendo. Existe alguma perseguição aos GRs do Sporting ou que se passa? Parece que estão a um standard de julgamento e análise completamente diferentes. Está bem que não brilhou nem convenceu que deve tirar lugar a Adán, mas também não teve trabalho para isso. Gostava de saber onde meteu mais água, relembrem-me de momentos, por favor…

    Reis foi dos melhores em campo, correu que se fartou, deu tudo o que teve e acabou totalmente rebentado. Dos mais acertados no jogo e dos que ainda tentou ajudar a equipa a conseguir um segundo golo com algumas investidas na frente.

    Da mesma maneira que Adán e Esgaio sentenciaram as partidas com o Marselha no ano passado na mesma fase, Gyokeres fez o mesmo hoje – e considero-o bem expulso – com a diferença que tivemos a sorte do treinador adversário demorar a colocar a equipa com vantagem numérica, o que permitiu ganharmos o canto que deu o golo. A partir daí, controlamos bem o jogo até ao erro absurdo do Esgaio – para variar – que origina um contra-ataque completamente evitável que dá o golo do empate e, pior ainda, um momentum que não existia ao adversário. Minutos após o golo foi sofrer e aguentar o empate, que conseguimos e, sinceramente, não nos podemos queixar.

    Valeu pelo empate da Atalanta. Deixa o primeiro lugar em aberto na mesma. Mesmo que ganhássemos hoje, de nada valia se não conseguíssemos ganhar à Atalanta fora, por isso, essa luta pelo primeiro lugar é secundária para já. Importante é ganhar o próximo jogo em casa e ir passo a passo confirmar a passagem, algo que muito provavelmente só será possível na última jornada. Felizmente, jogamos em casa contra a equipa polaca e austriaca na segunda volta, o que me deixa ligeiramente mais descansado, caso não se consiga um resultado positivo em Italia.

    Outras notas: gostei de Hjulmand hoje. Tenho estado meio reticente sobre o jogador, mas cada vez mais me convence que foi uma escolha acertada. Diomande, Coates e Inácio são realmente um trio fantástico. Morita hoje teve mais que correr e tapar espaços do que jogar com a bola propriamente, tal como a malta da frente que, com um relvado nestas condições, não conseguiu aproveitar alguns contra-ataques.

    SL

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:13 pm

      Há uma bola que o brasileiro do Rakow desvia já na pequena área que tem de ser dele. Um cruzamento da direita para as costas do Matheus Reis em que ele fica especado a olhar na linha da baliza. Um passe/”remate” para o Inácio também horroroso a meia altura.

      • AdeptoImparcial
        Posted Outubro 26, 2023 at 7:35 pm

        Veridis Quo,

        Passes horrorosos vi aos montes durante o jogo, o relvado estava lastimável. Se até os jogadores de campo não acertavam um, qualquer GR terminar o jogo a só ter feito um que lhe saiu com demasiada força até considero um sucesso. Israel demonstra até ter um jogo de pés bastante seguro e até prefiro a sua posição em relação ao Adán, pois encontra-se sempre mais à frente e não tão dentro da pequena área.

        De resto, a sério? Cruzamentos que “podia/devia ter saído?” Chegamos a esse nível de análise extrema ao ponto de isto ser suficiente para dizer que “meteu água”? Mas sou só eu que acho que a malta usa expressões pesadas para descrever pormenores de caca que jogadores de campo também cometem aos montes o jogo todo? Meter água é ser expulso! Oferecer um contra-ataque de golo ao adversário! Isso sim é meter água!

        O único erro grasso do Israel foi aquele cruzamento que deixou passar por confiar em demasia que a bola ia para fora. Acontece. Não é algo super incomum, bem pelo contrário, jogadores de campo também o fazem a toda a hora. De resto, todos os cruzamentos em que saiu, agarrou a bola com segurança, nem socou nenhuma. Não entendo: critica-se um GR por hesitar, depois por sair quando devia ficar, agora critica-se por não sair… o Israel hoje não pareceu hesitar nenhuma vez, tomou a decisão de sair ou não e assim o fez. Tanto que não sofreu nenhum golo por erro próprio, acertou as saídas todas que teve – mesmo a tal que falamos que errou, nem foi uma falha técnica de tipo falhar a bola ou timing, simplesmente decidiu deixá-la passar – e fez o que tinha a fazer com os pés. Exibição dentro do normal, sem prejudicar, nem contribuir, pouco trabalho teve…

        Não quero agora defender o rapaz como um “grande GR, sim senhora, titularissimo que tem talento”. Apenas acho ridículo estas análises extremas e estupidamente detalhadas em pormenores que nunca aconteceriam não houvesse uma dúvida geral em relação à baliza. Parece que até podia vir um Neuer que, como está tudo de olhos postos na baliza, qualquer coisinha menos bem que fizesse ia logo sobressair como se fosse um frango por entre as pernas…

        SL

        • Veridis Quo
          Posted Outubro 26, 2023 at 7:46 pm

          “A sério?”
          *
          Foi uma das maiores oportunidades do Rakow esse cruzamento, a bola cruza toda a pequena área ele fica especado, sai tarde e a bola não entra por milagre. Lance do Jean Carlos, nas costas do Reis. Vai rever o lance. Aos 47 mins. Quando um GR ficar especado na linha de baliza a uma bola que atravessa a pequena área quase rasteira e só não entra por ser um gajo do Rakow e não se leva isso como um erro grave, alguma coisa está mesmo mal e se aceita tudo. Tal, como pelos vistos, se aceita bem aquela saída “à Ricardo”. Talvez seja isso, muitos anos de Ricardos e o pessoal gosta.
          *
          https://x.com/OfPolski/status/1717601123580657957?s=20

          • AdeptoImparcial
            Posted Outubro 27, 2023 at 7:13 am

            Veridis Quo,

            Sinceramente, acho que os GRs do Sporting nada poderão fazer para te mudar a opinião que já está mais que definida. Assim, torna-se difícil. O Adán ou o Israel podiam agora fazer 10 jogos seguidos impressionantes que não elogiarias um e, chegando um 11° jogo onde estivessem menos bem – nem tinham que ser horríveis ou ter culpas claras em golos – ias cair em cima como se eles tivessem custado 50 pontos.

            A verdade é que a época vai andando, estamos em 1° no campeonato e temos 2 empates e 1 derrota até à data, onde nenhum destes resultados negativos foi provocado ou facilitado pelos GRs. Aliás, olho para os golos sofridos nestes jogos e rapidamente, mas muito rapidamente, aponto o dedo logo a jogadores de campo com culpas clarissimas nos lances de golo. No entanto, não tenho dúvidas que na sua cabeça, todos estes pontos perdidos associa aos GRs porque não há golo que soframos que não seja analisado a partir de uma premissa que o GR na baliza, seja ele quem for, é debilitado de alguma maneira, logo terá sempre culpa. Nada a dizer. É como um outro comentário que vi um dia a dizer que os GRs não têm desculpa para falhar pois estão sempre com energia ao contrário dos jogadores de campo que até para golos de baliza aberta há desculpa, pois tiveram de correr e estão cansados. Que grande treta…

            Tendo em conta os restantes comentários que vejo sobre a equipa, nem o Amorim se safa aparentemente. Deviam ir todos de vela exceto meia dúzia de jogadores, não é? Se é que chega à meia dúzia… Não vejo o futebol dessa maneira. Se calhar, é como diz: sou demasiado leviano e acho tudo demasiado normal. Cada um vê o desporto à sua maneira consoante a sua experiência também na sua prática ou falta dela, tal como muitos não conseguem tirar as tais palas clubistas em situações da arbitragem. Todos temos as nossas dificuldades de análise, ninguém é exceção ;)

            SL

            • Veridis Quo
              Posted Outubro 27, 2023 at 2:45 pm

              Acho uma premissa errada e tenho dificuldades em tirar conclusões a partir de algo hipotético, até porque tenho muitas dificuldades a imaginar qualquer guarda redes do Sporting, nesta fase, a fazer 10 jogos impressionantes. Eu digo que o Esgaio é um problema da mesma maneira, uma vez que ele não tem capacidade para fazer 10 jogos impressionantes e depois enterrar no 11. Vejo os mesmo na baliza. Que esteja errado e que não seja prejudicial ao Sporting a falta de nível na baliza.
              Quanto ao deviam ir todos de vela, parece-me que não o disse. O Sporting tem um bom plantel. A questão é que naquele lote de 16/17 mais usados há uns 4 ou 5 sem nível para isto e que prejudicam com insistência as aspirações da equipa. Mas o treinador continua a acreditar cegamente (e tem que ser cegamente porque se tivesse olhos não seria possível) neles.
              Ninguém quer terraplanar, ninguém quer Amorim fora.
              Parece-me evidente que a questão dos GRs, tal como do Esgaio, tal como a rábula de só haver Paulinho o ano passado ou o que seja, é um desastre à espera de acontecer. Talvez não fosse dramática se no lado dos rivais a coisa também estivesse nivelada por baixo com um Vaná e um Quim, mas infelizmente há dois GRs ótimos nos rivais.

    • Luke Skywalker
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:25 pm

      Excelente comentário.

  • Fantantonio
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:12 pm

    “Heróis”

  • DNowitzki
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:12 pm

    Não vi o jogo e só dei uma espreitadela aos ecrãs enquanto almoçava fora de casa.
    Então o Amorim farta-se de fazer campanha relativamente aos cartões do sueco e o rapaz é expulso na Europa?
    *
    Dito o irrelevante, passemos ao significativo: que brilhante campanha estão a fazer os clubes portugueses na UEFA vistos conjuntamente! UAU! Começando pelo Benfica e acabando neste Sporting, Lisboa só dá mau aspeto.

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:15 pm

      O Gyokeres tem que levar cartões quando faz faltas para cartões. Hoje foi expulso e bem expulso. Não tem é que levar amarelos por defesas contrários irem a correr contra o antebraço dele quando está numa posição normal e começarem aos berros no chão.

    • Boneco21
      Posted Outubro 26, 2023 at 8:39 pm

      O que nos vale é que os neerlandeses estão ao nosso nível em termos de prestações, o que permite minimizar estragos no ranking até à divisão dos pontos mudar na próxima época.

    • Stromp1906
      Posted Outubro 26, 2023 at 10:47 pm

      Comparar supostos toques com cotovelos, com um lance de hoje, que sendo para vermelho não há nenhuma intenção, demonstra o carácter do comentário, ou de quem o faz…

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:15 pm

    Há-de haver gente que sabe mais que eu mas acho que teria sido bem melhor para o Sporting jogar 15 metros mais subido nos últimos 30 minutos. Porque:

    1. O Rakow, como Paços de Ferreira do Cazaquistão que é, ia ter imensa dificuldade em controlar com posse. Preferimos entrega-la de mão beijada e permite que colocassem bolas na área (não só pelo ar);

    2 – Permitia ao Sporting disputar mais segundas bolas e com isso ter mais bola em vez de despeja-la na frente sem nexo.

    3 – Ao ter bola permitia um menor desgaste e consequentemente melhor gestão física;

    4 – Não ter zero hipóteses de ganhar o jogo (como teve efetivamente depois dos 80 minutos).

    Acho que a abordagem final do Sporting não trouxe qualquer benefício à equipa, não defendemos melhor nem atacamos melhor. Se estivéssemos na Luz ou no Dragão compreendia porque aí era mesmo incapacidade. Agora, Amorim faz isto sempre, é estratégico e isso até me preocupa mais.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:21 pm

      O Rakow é da Polónia e não do Cazaquistão.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 27, 2023 at 12:45 am

        Sim eu sei amigo.
        E se eu tivesse dito Polónia, estava errado à mesma porque Paços de Ferreira é aqui ao lado. Agora tenta ver pra além disso.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:18 pm

    Não querendo usar o relvado como desculpa, mas como é que a UEFA permite que o jogo se dispute num relvado naquelas condições impraticáveis? Há campos pelados em melhores condições do que aquele relvado na Polónia. Nunca vi tantos jogadores a caírem e a não conseguirem correr num relvado como neste jogo.

    *
    Para o bem o futebol português, este Rakow vai passar mal em Alvalade com um relvado a sério. O Sporting pode não ter jogado nada, mas esta equipa polaca joga bola, como diria JJ.

    *
    Agora foco no Boavista, a prioridade é e sempre será o campeonato.

  • Bucky
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:23 pm

    Um jogo em que o Sporting podia ganhar facilmente, mesmo com a expulsão do Gyokeres foi superior. Mesmo assim devem passar facilmente á próxima fase

    • El Bandido
      Posted Outubro 26, 2023 at 10:04 pm

      O sporting foi superior? Estás redondamente enganado… na 2a parte praticamente não se passou do meio campo…

  • AdeptoImparcial
    Posted Outubro 26, 2023 at 7:23 pm

    Necessito de acrescentar um segundo comentário.

    Considerar um resultado contra o atual campeão polaco onde jogamos com menos um durante o jogo praticamente todo e num relvado terrível como “humilhante” deixa-me perplexo. Genuinamente perplexo. E pelos comentários parece que sou o único a dar algum valor à equipa adversária, mas parece-me que é um dos casos típicos tugas de “se nunca ouvi falar é porque não prestam”. Recomendo ouvir a conferência de imprensa do Amorim pré-jogo. Portanto, o facto de uma equipa nunca ter ganho um campeonato ou nunca terem ido à Europa significa que não jogam nada? Temos muito para falar nós, que demoramos duas décadas a voltar a vencer um campeonato…. A história vale ZERO quando o árbitro apita. Que história temos nós também nas competições europeias? Somos algum grande europeu temido por tudo e todos? Quando vamos à Champions, muitos pensam o mesmo de nós.

    Acho que falta aqui muita humildade desportiva. Mas muita, mesmo. Um clube que chegou à liga principal do país em 2019 e que consegue ser campeã poucos anos depois demonstra uma evolução fantástica que até me apetece estudar. Muitos clubes, se calhar, deviam tentar perceber o que este fez de tão bem que conseguiram sucesso tão rapidamente. Se o Sporting tem um plantel e qualidade superior? Sem dúvidas. Mas acho uma leitura extremamente enganadora e injusta ignorar as circunstâncias que levaram ao jogo que decorreu como se o encontro fosse exatamente igual jogado 11×11 num campo de qualidade decente.

    SL

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:50 pm

      Há muita falta de amor próprio e de exigência no Sporting, é o que depreendo. Aceita-se a mediocridade, jogadores banais e resultados e exibições destas com demasiada leviandade e normalidade.

      • hferreira
        Posted Outubro 27, 2023 at 7:05 am

        @Veridis Quo, e quando o Sporting faz bons jogos, como ja aconteceu neste campeonato. Nao te vi a comentar. Tambem nao te vejo a comentar que o campeonato e prioridade e estamos em 1 neste momento. Onde andas tu nesses comentarios?

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 27, 2023 at 8:48 am

          O Sporting nunca fez verdadeiramente um grande jogo este ano. Alguns fogachos de brilhantismo, mas no geral eu sou da opiniao que tem sido bastante pobre, mesmo que nao se reflita na classificacao, mas eu também acho isto de várias equipas.

        • Veridis Quo
          Posted Outubro 27, 2023 at 2:32 pm

          O Sporting não anda propriamente a fazer grandes jogos, mas se queres ver os meus comentários é ir aos posts. Estão lá comentários meus em todos, ou quase todos, os jogos do Sporting.

      • João
        Posted Outubro 27, 2023 at 10:53 am

        Eu nem sou do scp mas acho totalmente verdade o que diz. Mas há pessoas que dizem que é sempre um candidato ao titulo pela história..
        Então está bem..

        • lipe
          Posted Outubro 27, 2023 at 11:13 am

          Em qualquer ano, o Sporting não é claramente superior a todos os clubes exceto os outros dois? Essa condição não o torna candidato ao título?

          • Neville Longbottom
            Posted Outubro 27, 2023 at 12:14 pm

            Não.

            Aliás basta ver a quantidade de pessoas que metem o Braga à frente do Sporting nas previsões nos últimos anos.

            E o facto do Sporting ser mais fortes do que os outros menos Porto e Benfica não faz do Sporting candidato.

    • ForsenCD
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:51 pm

      Subscrevo, já somos dois.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:57 pm

      Concordo completamente, sobretudo com o desprezo que se mostra a equipas que não se conhecem. A níveis diferentes, até com a Real Sociedad se fez isso, quanto alguns apontaram que tinha sido um enorme azar calhar a equipa basca do pote 4. Como não é um Real Madrid, um Barcelona ou um Atlético, alguns achavam que aquilo era para disputar o 1º lugar com o Inter e está a andar.

      • Veridis Quo
        Posted Outubro 26, 2023 at 8:50 pm

        Uma coisa é clubes desses (top 4/5/6) das big 5 que, numa boa fase, são quase sempre do nível ou superiores aos grandes. Não se pode extrapolar isso para depois, sei lá, o Benfica levar 5 do Basileia, o Sporting, mesmo com 10, quase perder com o Rakow, o Porto com o Krasnodar e etc. O Sporting, então, tem uma coleção absolutamente miserável de desastres europeus com equipas sem nível nenhum ou que, pelo menos, não deviam competir com o Sporting. Esses sim, são injustificáveis. Não a Atalanta, a Real, o Villareal,, Frankfurt, Leverkusen, um Lyon ou afins que vão aparecendo. Aí há sempre nível.
        Há uma sobrevalorização interna do que cá se faz, especialmente em comparação com o meio da tabela para cima de ligas acima da nossa, mas não acho que faça sentido extrapolar isso para um patamar mais lato do futebol europeu e que justifique alguns debacles.
        O Benfica com 10 fez infinitamente mais ao Salzburg (que é evidentemente superior ao Rakow) e não entregou o jogo todo a eles, por exemplo. O Sporting não o pode fazer, nem ter o comportamento que teve.
        Não se pode aceitar Legias, Lasks, Rakows, Basileias, Zagrebs, Krasnodars e afins e meter no mesmo saco, sob o pretexto de “também há qualidade”. Pois há, mas isso não pode ser desculpa porque 99% das vezes é sempre muito abaixo do que há cá.

        • MagicianKing
          Posted Outubro 27, 2023 at 9:13 am

          “O Benfica com 10 fez infinitamente mais ao Salzburg”
          Oh amigo, ou não percebes nada disto ou (o que mais me parece) estás a querer ser tendencioso.
          Óbvio que jogando em casa perante o seu público e estando em DESVANTAGEM tens de ir à procura do resultado que queres e o Salzburg igual, tem de procurar acalmar o jogo e não o partir.
          O Sporting estando a ganhar e em desvantagem numérica, óbvio que vai procurar meter água na fervura e deixar muito mais o adversário ter bola

          • Tiago Abreu
            Posted Outubro 27, 2023 at 11:01 am

            Só queria dizer que o fazer muito mais foi o Benfica perder em casa e o Sporting empatar fora.

          • Veridis Quo
            Posted Outubro 27, 2023 at 2:19 pm

            O Sporting ficou em desvantagem, com o seu público e com 10 contra o Marselha o ano passado e simplesmente desistiu do jogo.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 26, 2023 at 7:58 pm

      quando*

    • zebenfas
      Posted Outubro 26, 2023 at 8:24 pm

      Sabes que, já tenho pensado em muito no que referiste …E penso( minha opinião) que existe um conjunto de fatores, destaco por exemplo(entre outros) o excesso de programas que rodeiam o futebol, quem ainda os vê (porque eu já perdi a paciência) existe uma hipervalorização de tudo que rodeia o nosso futebol(tirando a arbitragem) parece que todos os jogadores são TOP, que os treinadores são “fantabulasticos” e que os outros países não sabem nada disso, que caíram agora nesta coisa que chamamos de futebol. Cria -se uma ilusão da nossas capacidades futebolísticas e parte dos adeptos e não só(assimilam esta banha da cobra), acabam e depois quando confrontados com a realidade, ainda desvalorizam os adversários, arranjando uma desculpa para o mau resultado.Ora o arbitro, ora o treinador,nunca o facto que existe uma equipa que também tem os seus valores. Em relação ao meu clube, esta época é uma constante, esta soberba de serem superiores, fez perder um pouco a noção da realidade com os resultados que se vem na champions…cumprimentos

      • Fadista
        Posted Outubro 27, 2023 at 9:46 am

        Exatamente, basta veres que a maioria não viu nenhum jogo da real sociedad este ano, não é um bicho papão, e estava ao alcance do Slb, mas que os homens jogam muito à bola é a realidade, parece que o Antuérpia é um tubarão e a real sociedad uns marrecos quaisquer, as pessoas não percebem de futebol, apenas lhes interessa ganhar, e no fim apenas olham para o resultado.

  • El Cadong
    Posted Outubro 26, 2023 at 8:20 pm

    Claramente os meus critérios de “humilhante” não são iguais aos de quem escreveu este resumo. E se calhar a minha tv também.

    Vi uma equipa que empatou fora, com o campeão polaco, e jogou 90 min com menos 1.

    “Humilhante”? Ok…

    • jimmyvicente
      Posted Outubro 26, 2023 at 9:06 pm

      Concordo plenamente com este comentário
      Humilhante ? Jogar com 10 desde os 4 minutos e empatar ?
      Humilhante é ter 0 pontos numa fase de grupos

      • David
        Posted Outubro 27, 2023 at 3:52 am

        É que é uma obsessão com o Benfica, mas se quisermos falar em humilhação podemos estender os critérios. Humilhante é uma equipa dizer que é grande e ter tantas passagens aos quartos na história toda como o tal dos 0 pontos tem em 2 anos, humilhante é ser humilhado por Videoton, Skenderbeu, Lask Linz e afins.

        Foi uma exibição inenarrável do Sporting contra um adversário absolutamente hediondo, podes vir falar do Benfica às vezes que quiseres e não apaga isso, meu caro.

        Mas pronto, pode ser que o tal dos 0 pontos vire a página e o que tem 4 com exibições destas acabe com 4, mas depois cá estaremos.

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 27, 2023 at 8:47 am

          O Benfica fez 0 pontos na Champions mas nao foi a unica equipa.
          Se calhar a obcessao é a mesma com quem anda aqui a patrolhar a ver se falam do vosso clube.

          Já disse aqui, se o Benfica é assim tao enorme, entao é absolutamente normal que se fale em voces, e é absolutamente normal que se fale de voces em todos os sentidos, mas da forma como muitos reagem aqui parece que nao estao habituados a isso, parece que afinal o Benfica nao assim tao intergalático como muitos apregoam.

          Depois cá estaremos.

          • Knoxville
            Posted Outubro 27, 2023 at 12:18 pm

            O benfica é tão grande (dizem eles) mas andam sempre preocupados com o que os “pequenos” dizem… Vá-se lá entender

            • DNowitzki
              Posted Outubro 27, 2023 at 12:37 pm

              Então, como vocês dizem, o que é que o Benfica tem a ver com esta conversa?

            • Mantorras
              Posted Outubro 27, 2023 at 1:07 pm

              Este comentario e tipo aqueles videos em que metem um espelho no mato para ver a reaccao dos ursos ao seu proprio reflexo.

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 27, 2023 at 8:47 am

          *patrulhar.

        • jimmyvicente
          Posted Outubro 27, 2023 at 11:38 am

          É um verdadeiro clássico no futebol : recorrer a falar do passado quando não se tem mais argumentos para se falar do presente…

    • AdeptoImparcial
      Posted Outubro 27, 2023 at 6:51 am

      El Cadong,

      Não estás sozinho, não te preocupes.

      SL

  • KubaDias
    Posted Outubro 26, 2023 at 9:15 pm

    Sem desprimor ao Sporting e aos seus adeptos, mas á semelhança do primeiro retiro apenas um ponto:
    Se há tanta dificuldade com rakow, strum e Atalanta, então também não iam fazer nada á Champions. Há que elevar o nível, principalmente na Europa. Só as equipas do norte o têm feito

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 26, 2023 at 9:25 pm

      Evidente que uma equipa com os guarda redes que tem e com o lateral direito que tem não ia fazer lá nada. Como se viu o ano passado contra o Marselha. Com equipas ligeiramente melhores, mais tarde ou mais cedo iam acontecer desastres desses de novo porque são jogadores que vão errar com gravidade.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 27, 2023 at 12:39 am

      Qual desprimor? Isso é dizer a verdade. Claro que se fôssemos a Champions o plantel não era este.

      Em todo o caso íamos fazer coisas a Champions. Íamos ganhar 33M de euros só por ir a fase de grupos. E ta feito.

    • hferreira
      Posted Outubro 27, 2023 at 7:04 am

      Nao necessariamente, porque como sabem bem as equipas na Champions elevam-se. E outro tipo de energia e motivaçao. Nao digo que faria um bom trabalho, mas isso nunca se sabe. Tambem se pensava que o grupo do Benfica ia ser um passeio e ve-se…

  • Greenman
    Posted Outubro 26, 2023 at 11:06 pm

    Há uma tendência estranha quando se analisam jogos do Sporting na minha modesta opinião. Humilhante? Jogar fora, num relvado destes, 85min com menos 1, contra o atual campeão polaco e empatar? Isto é humilhação?
    Não querendo comparar mas comparabdo, humilhação é ter 0 pontos e 0 golos num grupo onde se partiu como cabeça de série.

  • Pormenor Tatico
    Posted Outubro 27, 2023 at 7:09 am

    O plantel tem muito pouca capacidade física e isso nota-se, em todos os jogos, especialmente nos grandes ou em jogos em que estejamos em inferioridade numérica muito tempo, ontem foi mais um exemplo claro.

    Não vou estar a criticar o Amorim, ficamos reduzidos a 10 mais de 80 min, se tentasse subir as linhas, provavelmente seria pior e desgastaria ainda mais a equipa, temos um bom 11 para lutar pelo título, se não houverem lesões, agora as 2ª linhas são fracas e não temos plantel para todas as frentes, é bom que as pessoas percebam isto, eu sei que é ridículo dizer isto, mas não há forma deste clube ter um plantel equilibrado, nem a gastar milhões, se conseguem tapar todos os buracos.

    Nesta altura exigia-se mais, temos um presidente e treinador há vários anos, esperava um clube mais estabilizado, sem ter de começar do 0 todas as épocas.

    Vamos passar em 2º na Europa, mas sinto, que nos vai prejudicar na liga mais tarde, não espero mais que o 3º lugar, já viram o meio-campo que temos?

    Não há milagres, depois de gastar 12 M num LD, temos que continuar a levar com Esgaio e Geny na direita, não me revejo na forma como o clube é gerido, é altura do Sporting pensar num novo rumo desportivo, com outro presidente.

    • marquess
      Posted Outubro 27, 2023 at 10:28 pm

      Boa noite,
      Lembro-me de ler muitos comentários deste teor acerca das contratações do Verão de 2020:
      – Porro
      – Adan
      – Nuno Santos
      Etc
      Dizem que o Sporting foi campeão nessa época.

      Os novos jogadores que chegaram ao plantel tinham todos defeitos: Ou era por estar lesionado, ou por estar velho ou por não ser jogador para o Sporting…

      Colocar em causa o trabalho desta direção, de forma tão leviana, parece-me um disparate.

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 27, 2023 at 10:07 am

    Lá continua a perseguição dos árbitros portugueses ao pobre do Gyökeres :(
    O rapaz até não faz por mal, mas é tão raçudo que perde a noção do que faz aos braços e aos pés, alguém que lhe ensine a controlar-se melhor.

  • Tiago Abreu
    Posted Outubro 27, 2023 at 12:36 pm

    Pelo que vejo muita gente desvaloriza o Rakow, assim como um LASK, Legia e outras equipas do género… A realidade é que estas equipas apesar de serem mais acessíveis que um clube médio/alto dos principais campeonatos, eles têm a sua estratégia, não são assim tão fáceis de bater…
    Eles para nós, no fundo é um pouco como um grande para quando joga com um colosso europeu… As vezes como sabemos até corre bem para o nosso lado, assim como às vezes também pode correr bem para estas equipas contra as nossas.
    Nós temos a mania de valorizar muito o que joga em Portugal e desvalorizar estas ligas europeias secundárias mas a realidade é que pra eles é jogo da vida, pois os jogadores sabem que podem valorizar e serem vistos. Além que também são equipas com mentalidade vencedora, pois estão habituados a ter sucesso no seu campeonato e isso também conta. Eu acho que até nem foi um mau resultado para o Sporting tendo em conta o decorrer do jogo. Assim como nao tinha total confiança com o Sturm Graz, e o Sporting acabou trazendo a vitória… Tanto que o Sturm Graz empatou com a Atalanta, coisa que o Sporting não conseguiu fazer. Mas em casa a bola é outra contra este Rakow.

Deixa um comentário