Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vingegaard esperava perder 2 minutos

Jonas Vingegaard já está a 50 segundos de Tadej Pogacar mas diz que até pensava que ia perder dois minutos ou mais nestes primeiros dias e que a sua melhor fase ainda está para vir.

7 Comentários

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 3, 2024 at 8:55 am

    O Vingegaard é um ciclista calculista, e portanto só vem ao Tour sabendo que vai ter forças para o vencer. Veremos daqui a semana e meia, quando chegar a montanha a sério.

    • Olheiro da 2ª
      Posted Julho 3, 2024 at 9:14 am

      Concordo plenamente. Nesta altura estão os holofotes colocados sobre a UAE, mas o modus operandi da equipa do Jonas (nas ultimas 3 edições) tem sido este: as primeiras semanas uma clara vantagem para o Tadej e na 3ª semana emerge o Jonas nas montanhas mais íngremes.
      Em condições normais, não tenho dúvidas que o Jonas nas etapas 19 e 20 (deste Tour) o Jonas venceria com alguma margem, mas a UAE leva uma equipa galática (pese haver argumentos para uma verdadeira novela no seio da equipa), o Jonas veio de uma lesão (ainda é cedo para dizer como o corpo vai reagir à 3ª semana) e a equipa da “Jumbo” está debilitada.
      Estão reunidos os ingredientes para um tour épico.

      • Sede de vencer
        Posted Julho 3, 2024 at 10:05 am

        A equipa galáctica pode jogar com ela própria.

        Não há dúvidas quem é o chefe de fila. Por isso, não creio que os 3 sirvam como factor de pressão para a Visma.

        No passado, na primeira vitória do Vingegaard, a predominância do Roglic não era comparável à que vemos agora com o Pogacar.

        Por outro lado, se ontem o Pogacar ganhou tempo, nada de preocupante, também distanciou o Yates do Vingegaard. Havendo 2 ITT, diria que dos 3+1 já só resta 2+1.

        Ao longo da próxima semana não me surpreenderia que o Ayuso e Almeida perdessem algum tempo para o Vingegaard.

        Ou seja, na terceira e decisiva semana, teremos um mano-a-mano.

        Para complementar o meu raciocínio relativamente às minhas expectativas, direi que o sucesso/insucesso do Vingegaard estará mais relacionado com a prestação do WVA do que propriamente a da UAE.

        Não que WVA conte para a geral, mas porque o sinto adormecido para dar tudo na última semana.

        Um pouco à semelhança do que já sucedeu noutras edições do Tour.

      • oMeuUserName
        Posted Julho 3, 2024 at 12:22 pm

        Isso de que o modus operandi tem sido este não é bem assim. Aliás, nos últimos dois anos, o Pogacar nunca teve uma vantagem tão grande como agora… O máximo que teve foram 39 segundos entre a etapa 8 e a etapa 10 de 2022. No ano passado, a vantagem máxima do Pogacar foram 11s, e no fim da sexta etapa o Jonas já tinha a amarela, que não perdeu até ao fim do Tour, sendo que entrou nessa etapa com 53s de vantagem sobre o Tadej. Ou seja, à quinta etapa, o Jonas já tinha quase 1min de vantagem, sendo que em 2022, no 3º dia da segunda semana meteu quase 3min ao Pogacar, ganhando a amarela que não mais largou.

        Por tudo isto, não é verdade dizer que o Jonas apenas emerge na 3ª semana, ele aí apenas tem confirmado as vitórias, mas já lá tem chegado com vantagem confortável…

        • Sede de vencer
          Posted Julho 3, 2024 at 12:37 pm

          Quem disse que o Vingegaard apenas emerge na terceira semana? Não fui eu.

          No entanto, continuo a achar o Vingegaard o principal favorito.

          Ainda que entre na última semana com minuto e meio de atraso, continuarei a pensar o mesmo.

          E continuo a achar que falta à UAE uma ameaça tão credível como Roglic foi na primeira vitória do Vingegaard.

          Muito sinceramente, não acho que nenhum dos 3 (para mim já só são 2…) da UAE assustem particularmente a Visma.

          Voltando às tuas contas, que não confirmei, também podes ver as coisas doutra forma.

          Uma vez que não consideraste aspectos qualitativos na tua análise, apenas debitaste números, pergunto eu: com esta diferença o Vingegaard ganharia ou não os últimos 2 Tours? Ou seja, quantos slots de 50 segundos levou o Pogacar do Vingegaard nas duas últimas classificações gerais finais?

          É a beleza dos números.

  • micael31
    Posted Julho 3, 2024 at 1:57 pm

    Na minha opinião o ayuso é o número 2 declarado da uae, vai ajudar no que poder mas não vai hipotecar o lugar na geral para ajudar o pog isto parece-me claro, todos os outros tudo vão fazer para levar pog ao top da geral.
    Mas pelo andar da prova vingegaard vai ser obrigado a atacar e de longe e ai no 1 contra 1 se vai ver quem tem pernas.
    Outro ponto que me interressa é a forma como a visma vai atacar as etapas de montanha, pois a amostra de ontem foi fraca, mas tacticamente costumam ser bons.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 4, 2024 at 5:39 am

      Se isso é claro, o discurso da equipa ontem não foi esse, bem pelo contrário, houve dedos apontados ao Ayuso até na imprensa espanhola, em que foi acusado de deslealdade ao seu chefe de fila, sobretudo por ter ido sprintar pelos segundinhos de bonificação do Galibier.

      Ontem Johan Bruyneel, antigo ciclista e diretor desportivo das vitórias de Lance Armstrong no Tour, explicou bem a natureza do problema, elogiando bastante João Almeida pelo ato corajoso que teve, e que deve ter sido encarado por Pogacar como o que tinha que ser feito. Ayuso tem a mente formatada para ser um chefe de fila, uma vez que desde que começou a pedalar foi sempre o chefe de fila nas camadas jovens. Ele simplesmente não muda o ship por chegar ao ciclismo profissional, e obviamente ele quer, e vai um dia, liderar uma equipa. Simplesmente nesta UAE e no Tour terá que o fazer, goste ou não disso.

      Portanto eu não compro essa do segundo corredor. O primeiro, segundo, terceiro e nono ciclista da UAE neste Tour é o Pogacar, é ele a prioridade e tudo gravita em função do SEU Tour. Os outros são os outros.

Deixa um comentário