Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica goleia com hat-trick de Barreiro; Rego mostrou-se no golo de Kökçü; Schjelderup fez duas assistências; Pavlidis também assistiu mas voltou a pecar na finalização

Triunfo muito fácil dos encarnados, que nem precisaram suar muito para bater um frágil e desorganizado Famalicão. A equipa de Lage entrou forte, marcou cedo e foi controlando enquanto somava golos ao marcador, tendo o técnico aproveitado ainda para dar minutos a alguns jovens, como Bajrami e João Rego (em destaque no 4-0). Leandro Barreiro foi o goleador surpresa, aproveitando muito bem os movimentos de Pavlidis para encontrar espaço na área e fazer a diferença na finalização. O grego assistiu e também teve momentos interessantes, mas continua desencontrado com o golo (mais um falhanço isolado). Já Schjelderup continua a marcar pontos (duas assistências e vários dribles) e Kökçü conseguiu um bom golo e pautou o ritmo do jogo. Aktürkoglu, à direita, fez a melhor exibição das últimas semanas (muito disponível) e Otamendi destacou-se na defesa, enquanto Trubin nem as luvas aqueceu. Do lado o Famalicão, foi uma performance de uma equipa perdida (o impacto de Hugo Oliveira até agora está a ser um desastre). Os jogadores têm qualidade, mas não se parecem entender e também não se percebe bem o que quer o treinador com determinados posicionamentos (Aranda, que no papel é o ‘9’, anda em todo o lado menos na área).

Benfica 4-0 Famalicão (Leandro Barreiro 11′, 36′ e 67′ e Kökçü 81′)

O Benfica regressou às vitórias na I Liga ao ultrapassar facilmente o Famalicão. As Águias jogaram bem e chegaram com naturalidade à goleada, enquanto defensivamente quase nada consentiram. Leandro Barreiro, que nunca tinha marcado pelo Benfica ou sequer bisado na carreira, assumiu o protagonismo ao fazer um hat-trick, depois de assistências de Pavlidis e Schjelderup (duas). Kökçü fechou o resultado, após um bom lance de João Rego.

XI Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino, Barreiro, Kökçü; Aktürkoğlu, Schjelderup, Pavlidis.
XI Famalicão: Carević; Rodrigo Pinheiro, Mihaj, De Haas, Rafa Soares; Zaydou, Topić; Gil Dias, Gustavo Sá, Sorriso; Aranda.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

42 Comentários

  • Nickles
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:14 pm

    1 golo nos últimos 12 jogos. Quem imaginaria que isto seriam números da 3ª opção da selecção grega. Se pelo menos alguém tivesse avisado aqui

    • Rosso
      Posted Janeiro 17, 2025 at 10:35 pm

      A “primeira opção” que o Sporting queria e que custava mais tem 5 golos em todas as competições esta época. Muito melhor, de facto.

    • Petrol
      Posted Janeiro 18, 2025 at 1:13 am

      Já passou de 2a a 3a opção?

      • Fireball
        Posted Janeiro 18, 2025 at 8:26 pm

        Se marcar uns quantos como o Kerem no início da época já passa a ser “a melhor contratação do mercado” e um “titular de uma das melhores seleções da segunda linha europeia”. Ou então não, porque é o Nickles, e ele nem que lhe paguem poderá algum dia dizer algo de bom sobre o Benfica, um jogador do Benfica, um treinador do Benfica ou um dirigente do Benfica. Tenho amigos portistas que dizem menos mal do que ele.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:14 pm

    Já tinha saudades de ver um jogo do Befica que do 1º ao ultimo minuto dominou por completo, o Famalicão nem cheirou a bola..
    Florentino Barreiro e Kokcu, um luxo, mas Aursnes jogará vs Barcelona, vamos ver como corre..
    Schelderup e Aktur tbem muito bem os dois, Pavlidis tem lá um lance que tem de marcar, nota-se que quer muito, os colegas dão lhe a bola e está com azar.. é pena, porque se marcasse uns 20 golos por época era um avançado top devido ao que oferece em TODOS os outros momentos do jogo..

    • BP
      Posted Janeiro 18, 2025 at 5:24 pm

      Eu tb acho que o Lage vai pôr o Ausrnes contra o Barcelona, mas a confirmar-se será uma decisão escandalosa, dado o momento de forma excelente do Barreiro e péssimo do Ausrnes…afinal o Ausrnes tb sabe jogar mal, está num mau momento de forma há um par de meses. De resto, subscrevo tudo o que afirmas (sobretudo em relação ao Pavlidis), excepto a tua apreciação do Akturkoglu ontem. É muito trapalhão no domínio de bola, ontem começou o jogo a falhar uma recepção de um excelente passe longo do Otamendi, que o deixava isolado em 1×0, à entrada da pequena área. E depois tb é fraco na coisa mais importante dos jogadores, a tomada de decisão. Decide mal demasiadas vezes…ontem dele só se safou a entrega sem bola e a assistência para o golo do Kokçu. Espero que não esteja no onze contra o Barça, espero que joguemos com Schjelderup na esquerda e Di Magia na direita (Rolheiser se o Di ainda estiver indisponível).

      • henry14
        Posted Janeiro 18, 2025 at 11:25 pm

        Jogo excelente é diferente de um momento de forma excelente. No entanto, concordo que devia manter este meio campo neste jogo.

  • Zerobola
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:19 pm

    Afinal o benfica tbm ganha sem di maria e pra supressa de muitos consegue dominar do inico ao fim com blocos mais combativo e o miudo é o futuro . Que alegria não jogar pra os numeros de um quarentão mas jogar em prol da equipa. Pena a lesao ter sido curta

  • Rosso
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:33 pm

    E o Barreiro tem quase tantos golos no campeonato como o Pavlidis.
    Mas há que dizer que o grego, pese toda a má colocação, ansiedade, etc, também não tem grande sorte: aquele lance em que ele marca À segunda depois de óptima jogada e de uma barra pelo meio merecia ser golo. ao menos assistiu para o segundo.

    Deu também para meter jovens valores, com óptima entrada de Rego, e a estreia de Bajrami na Liga, sendo que curiosamente, jogaram os 4 centrais do Benfica no mesmo jogo.

    Bom também para descansar Ausrnes e rodar entre Bah e Tomás. Mas e se o Fideo recupera para o Barcelona? E o norueguês, deve voltar? E quem sai, então?

  • porra33
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:44 pm

    Hoje masterclass de Lageball. Barreiro um 9 a jogar a 8 e o Pavlidis um 8 a jogar a 9.
    Não sou muito a favor de jogar com o Tomás a defesa direito, o longo prazo antevê uma dupla com Tomás e A. Silva pelo que estas derivações deveriam ser encaradas como circunstanciais.
    Bom jogo de Barreiro fortíssimo a aparecer, bom jogo de Pavlidis em tudo o que não seja fazer a função de um ponta de lança: tabelar, baixar, pressionar. Bom jogo de Akturcoglu (energético) e Carreras que como dizem só não faz esquecer as duas ou três melhores épocas do Grimaldo e Schjelderup a mostrar que vai ser uma peça importante na segunda volta se jogarem os melhores.
    O Famalicão foi muito dócil e aberto, causou poucas dificuldades apesar das boas individualidades que dispõe.

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 17, 2025 at 10:53 pm

    Só vi a segunda parte e gostei bastante do que vi, embora me pareça que o Famalicão é uma equipa muito fraca.
    São apenas três jogos e tudo pode não passar de um fogo-fátuo, mas fico à espera que António Clismo venha repetir o que já escreveu neste espaço sobre o miúdo da fita no cabelo.
    O Leandro fez o jogo ofensivo da vida e o Pav continua a participação no Dakkar.

  • O Patrão
    Posted Janeiro 17, 2025 at 11:17 pm

    Vim só para dizer que agradeço muito o carinho e a vontade em voltar mas prefiro jogar com 11 durante os 90 minutos do que com 9 (causado por um 6 + 11).

    Bons entendedores entenderão.

    Só mesmo por falta de minutos em conjunto é que perdemos num aspecto: nas intercepções.
    Mais desarmes, mais faltas, mais amarelos (uma exibição horrível do árbitro, inarrável) e muito mais jogo e oportunidades.
    Cerca de 7 muito boas/grandes oportunidades, uma série de lances prometedores, 14 remates dentro da grande área, 12 à baliza e absolutamente nada em termos defensivos, com alguns pequenos erros de construção e de leitura para a recuperação rápida por estar a jogar em bloco médio.

    Não é um Benfica à Jesus, com equipas subidas e a tentar ganhar por 7-0.
    É um Benfica mais calculista e pragmático, um pouco à visão do treinador e que tem plantel para rodar jogadores e manter ou aumentar a competitividade por fazer essa gestão, e todos devem aceitar, respeitar e trabalhar para serem os próximos a jogar. A contratar, pede-se o mesmo pragmatismo.
    Jovens jogadores como Nypam, falado recentemente, podem ser uma boa aposta (Schmidt comprou o Tengstedt para a comissão e trouxe o Puto Loiro porque era bom), assim como pode tentar trocar Artur Cabral por um jogador de outra posição, relembrando que Hjulmand (ou até Gyokeres) custou 18 milhões e tem um impacto totalmente diferente no seu clube. Se a solução passar pelo empréstimo, não faltarão interessados. E renovar um ano, emprestando o jogador até ao fim da época, pode ser interessante.
    Onde? Na Europa, sem dúvida.
    E o Braga até precisava de um, até ter Fran Navarro, e o Horta está claramente desgastado no clube, por exemplo.
    Já sei, já sei…

    Faz um bom balneário, é benfiquista, formado por cá, teve uma época estrondosa há dois anos e merecia bem uma oportunidade para fazer duas ou três épocas até emigrar para o último grande contrato por mais dois aninhos… Eheheh
    Quase como o Luís Miguel…

    Agora mais a sério:
    O Benfica tem um sério problema se não prepara o futuro. Tomás Araújo, António Silva, Carreras e mesmo o próprio Florentino, por vezes mal amado mas intratável (o amarelo é à liga portuguesa), vão ter todos mercado (até Bah) e é uma tontice, nesta altura, pensar num Carreras que não no United de Rúben Amorim, onde teria tudo para crescer e ser o dono da posição por muitos anos.
    Barato, no preço e no salário, conta para a formação, jovem, faz lateral a campo todo e desenrasca a central pela esquerda, é alto e não tem problemas em assumir o jogo. Espero que não seja em Janeiro.

    Quem é que há para os lugares?
    Ninguém, absolutamente ninguém.
    Com jeitinho, ainda levamos mais um aninho de Nico…
    E o Aursnes a regressar à lateral.

    E agora regresso às origens: prefiro jogar com (o) 10 do que com certo(s) 11.
    E será sempre um dos meus preferidos…

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 18, 2025 at 12:03 am

    É factual que o Sporting de Amorim era uma autêntica máquina de futebol.
    Também é factual que o Porto está bastante melhor na tabela do que esperaria.
    Assim como é factual que dos 3 o Benfica é a equipa que é mais criticada.

    Factual também é que nenhuma das outras equipas produz mais em campo que o Benfica mesmo não estando o Benfica a jogar a 75% da sua real capacidade.

    Hoje a equipa tornou o jogo fácil essencialmente porque jogou como equipa.
    E um jogador de rotação faz um hattrick, os miúdos jogaram e produziram porque havia liberdade colectiva.

    Hoje deu gosto. Até se poderá falar da pouca réplica do Famalicão para quem não quiser assumir que o Benfica dominou do primeiro ao último minuto.

    Continuar assim é que será o desafio.

  • henry14
    Posted Janeiro 18, 2025 at 1:25 am

    Grande jogo hoje. Vitória convincente com muitas oportunidades, com pressão alta como eu gosto e sem pôr o pé no travão como eu tmb gosto. Podem pôr os travões durante a semana, só peço que nos 90 minutos joguem com a maior intensidade possível.
    -Notas muito positivas para Barreiro pelo hat trick e restante jogo, para Schelderup que fez um jogo muito bom, para Kokcu que além do golo, fez um bom jogo e fez por exemplo uma assistência para Pavlidis na cara do redes;
    -Notas positivas para toda a defesa+ Tino;
    -Nota razoável para Akturkoglu pela habitual entrega e pelo pormenor de classe no quarto golo. No entanto, habituou -me mal e acho que pode fazer mais;
    -Nota nula para Trubin. Não fez rigorosamente nada. Oxalá eu lhe pudesse dar sempre esta nota. E quem me dera poder ser espectador sem pagar como ele. Aliás, ele está a ser pago e bem pago provavelmente;
    -Por fim, nota negativa para Pavlidis. Continuo a ver muita qualidade e não acho que se deva resumir um avançado a golos. No entanto, a maioria das pessoas não pensa como eu e hoje Pavlidis voltou a dar-lhes razão. Mais um falhanço escandaloso e mais um golo fora de jogo (precedido de mais um falhanço). Pah tá mais que na hora de acordar, hoje ficou 4 0 mas e se tivesse 0 0 e este falhanço nos tivesse custado 2 pontos?? Acorda miúdo!!;
    -Bruno Lage hoje bem. Bom jogo, alguma rotação (deu para descansar Aursnes) e substituições sem ser nos últimos 2 minutos. No entanto, volto a realçar que não me agrada Bruno Lage com moral a mais. Agora ao que parece “há um plano especial para Prestiani” ??. Incrível, temos um treinador que é um planeador nato, um verdadeiro jogador de xadrez. É uma das coisas que me incomoda em Lage, quando as coisas correm mal espalha-se ao comprido nas CI com declarações e análises bizarras e quando as coisas correm bem fica com moral a mais e elabora toda uma narrativa mais embelezada. Não é mau tipo, terá o meu apoio enquanto aqui estiver mas preferia outro tipo de liderança e de comunicação no final de época.
    //
    Excelente início de segunda volta, agora é ver se Porto e Sporting perdem pontos para podermos nos aproximar da liderança. Seguem-se dois jogos fora e ainda por cima pós-Champions. Cuidado com o Casa Pia agora, têm um treinador interessante.

  • Petrol
    Posted Janeiro 18, 2025 at 1:32 am

    Finalmente um jogo tranquilo do Benfica. Marcou cedo e conseguiu gerir o jogo ao seu ritmo, criando varias oportunidades de golo. Foi interessante ver o Benfica com espaço para jogar em diversos momentos ao contrário do habitual internamente. Houve uns momentos entre o 1-0 e o 2-0 em que o Famalicão conseguiu aproveitar alguns espaços mas o meio campo do Benfica com maior ou menor dificuldade conseguiu resolver os problemas.

    Individualmente, gostei mais de António Silva do que no jogo contra o Farense. Otamnedi e Florentino deram sequência ao bom momento em que estão. Kokçu aproveitou o espaço para fazer vários lançamentos em profundidade. Apenas ele e Di María tem esta capacidade de passe longo. Sobre Barreiro, gosto muito dele. Dá à equipa mais agressividade e chegada à área. É uma solução muito interessante que o Benfica tem para o meio campo. Schjelderup cada vez surpreende mais. Tem sido dos elementos mais esclarecidos. Tem uma visão de jogo e qualidade de decisão que considero anormal na sua idade, para além da capacidade de drible. Akturkoglu melhorou bastante em relação aos jogos recentes. Pavlidis esteve bem em tudo mas continua desencontrado com os golos. Nota-se que está ansioso e isso repercute efeitos na qualidade das suas finalizações. Teve também azar no lance do golo anulado. Gostei da entrada de Bajrami tal como já tinha gostado contra o Farense. João Rego entrou muito bem e parece ter potencial.

    Gostei do 11. Custa-me ver Tomás Araújo a jogar fora da posição onde se destacou mas acredito que esse posicionamento poderá fazer diferença em alguns jogos. É uma questão de gerir e escolher os elementos da defesa consoante o que se pretende para o jogo. Quanto às substituições, pareceram-me novamente tardias. Gostava muito de ter visto Rollheiser depois da boa entrada conta o Farense e fiquei com uma questão. Se não tem oportunidade num jogo em que Di Maria não está e que aos 67’ estava 3-0, quando terá?

    Apostaria neste mesmo 11 para o jogo contra o Barcelona mesmo que Di Maria esteja apto. Tomás Araújo na lateral será importante para sair a jogar e Barreiro está motivado e merece continuidade (Aursnes também tem estado abaixo). Caso Di Maria estiver de volta, seria aposta para a 2a parte. Desta forma, seria possível apresentar uma equipa mais coesa.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 18, 2025 at 1:59 am

    Barreiro a partir tudo, mas este jogo devia ser revisto por todos aqueles que fazem do Kokcu um manco, deu absolutamente tudo aquilo que um medio tem que dar ao jogo. Sim, ele e demasiado facil de anular, e hoje teve espaco, mas nao facam dele um cepo, porque nunca sera.
    —-
    Sheld em modo Carreras no inicio da epoca, a entrar muito bem na equipa, com continuidade e consistencia, nao convem elogiar muito para nao agoirar. Bem Lage a rodar a equipa com o resultado feito, deve faze-lo sempre que possivel, e sempre que o faz, corre bem.
    —-
    Com o Barcelona sera um jogo muito diferente, onde quase certamente Lage ira “inventar”, e onde tenho muitas duvidas. Joga Toni ou Tomas? Tomas ou Bah a direita? Beste ou Tino, Barreiro e Aursnes de inicio? Di Maria regressa? Mantem Sheld, com ou sem Di Maria, ou volta a dupla anterior Aktur/Di? Amdouni joga a PL, ou segue Pavlidis?

  • VaideMota
    Posted Janeiro 18, 2025 at 3:01 am

    E depois há aqueles jogos em que por mérito se monta uma equipa com uma boa dinâmica. Daquelas difíceis de repetir: sem Aursnes e Di Maria.
    De repente ver o Andreas a partir com uma simplicidade de quem sabe mais que os outros. Fico feliz pelo puto, merece melhor que o Benfica. Pensar no Prestianni, no Rollheiser.. se o Lage fosse capaz ou soubesse fazer a gestão deste plantel, eu reconsiderava o meu repto de que o Benfica não volta à liderança. Não me parece que ele saiba fazer essa gestão e considero que o Andreas foi um euromilhões para o Benfica mas fundamentalmente para o… treinador.
    Pavlidis é o titular óbvio. Deem-lhe confiança e ele chega lá. Que se venda o Cabral.

    • O Patrão
      Posted Janeiro 18, 2025 at 11:02 am

      Muito bem.
      Mas não acho que a gestão dos putos seja má. Acho é que a gestão dos grandes é mal feita.
      Há vários jogos em que Di Maria e Aktur passam ao lado do jogo e não estão lá a fazer grande coisa.
      E se o turco compensa na entrega, o astro fica em modo Ronaldo Frustrado e desata a tentar fintas, passes e finalizações de qualquer maneira.
      Prestianni ainda não estava pronto para a primeira equipa e só lhe faz bem jogar na B.
      Já Rollheiser é diferente. Entrou muitas vezes a falhar passes e dribles, inconsequente, bem diferente do puto dinamarquês. E Rêgo, por sua vez, traz muito mais objetividade.

  • BP
    Posted Janeiro 18, 2025 at 3:01 am

    Exibições fenomenais de Kokçu, Barreiro e Schjelderup. Do meu lugar, no piso 3 inferior de uma das bancadas centrais, foi uma delícia ver mais uma masterclass do nosso 10. O jogo de hoje foi um tratado de tudo o que tenho dito dele aqui: inteligência de jogo exquisite, critério e classe, leitura de jogo fenomenal e, acima de tudo, uma taxa de acerto nas decisões absurdamente superlativa, e rara nos jogadores de futebol. Toma sempre a decisão que o jogo está a pedir, é impressionante. E depois, no passe, aquele pé direito põe a bola onde quer, literalmente. No lance do primeiro golo, o que é que cria o desequilíbrio no adversário, que redunda no golo? Ah pois é…aquele passe para a desmarcação de Pavlidis é de 10 à moda antiga, é daqueles passes que criam espaço…olha-se muito para o último passe, a assistência, mas a maioria das vezes é o penúltimo passe que cria o desequilíbrio no adversário, que por sua vez possibilita a assistência e o golo…se juntarem às assistências as pré-assistências do Kokçu (não só último passe, mas tb penúltimo passe), vão ter as estatísticas fabulosas que tanto valorizam…e hoje só não teve duas assistências pq o Pavlidis faz tudo bem menos finalizar…o Kokçu literalmente ofereceu dois golos ao Pavlidis, com mais dois passes geniais, dos tais que criam espaço. É o cérebro que pensa e organiza as nossas duas fases de construção e a ligação com a fase de criação. É craque, só não vê quem não quer.

    Schjelderup é o criativo desequilibrador que não tínhamos desde a saída de David Neres (Di Magia à parte). Drible curto estonteante, sentido de baliza, grande assistência no segundo golo, não pode sair do onze nem daquela posição! É muitas vezes melhor jogador que o Akturkoglu…Espero que Barreiro se mantenha no onze contra o Barça, está a jogar muuuito mais do que Ausrnes, que está no seu pior momento de forma desde que chegou ao clube. Mas suspeito que o Lage vai pôr o Ausrnes…

    Carrega Benfica! Mais uma goleada…o Lage não tem o hype de outros, mas nos últimos 50 anos duvido muito que haja algum treinador com tantas goleadas como o Lage. Só se for mesmo o Eriksson do início dos anos 80, mas mesmo assim acho que não tem tantas goleadas como o “patinho feio” Bruno Lage…

    • O Patrão
      Posted Janeiro 18, 2025 at 10:57 am

      Concordo em absoluto.

    • golias
      Posted Janeiro 18, 2025 at 1:46 pm

      pois, o Kokcu é isso tudo e muito mais, excepto quando os adversários sobem de nível e aí mostra que é um jogador limitado para, mas pronto dá para 28/30 jogos da liga portuguesa e mais alguns da liga dos campeões e como o benfica é cheio de dinheiro, gastar 20 e tal milhões nisto, está tudo bem.
      .
      …e ontem voltou a falhar alguns passes simples, mas pronto.

      • BP
        Posted Janeiro 18, 2025 at 3:50 pm

        O Kokçu falhar um passe é a excepção que confirma a regra. Até um relógio parado está certo duas vezes por dia…pelo critério e leitura de jogo que tem, ele sabe perfeitamente quando há condições para arriscar um passe vertical que queima linhas adversárias. Quando essas condições não existem, ele opta por manter a posse de bola, com um passe seguro.

      • GabCel
        Posted Janeiro 18, 2025 at 10:30 pm

        exacto… mas já sabemos que o BP é a assessoria de imprensa do flop turco…

        • BP
          Posted Janeiro 18, 2025 at 10:53 pm

          Newsflash, Gabcel: estás em loop.Estás bloqueado nessa ironia há dois ou três meses. Não consegues mudar de piada, vá, uma vez por mês?…

          Já não te peço contra-argumentos técnicos para os meus argumentos técnicos (way beyond your league), só te peço que mudes de piada pelo menos uma vez por mês. Achas que consegues?

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 18, 2025 at 9:31 am

    Só quero deixar uma nota sobre o Barreiro. Tem que ser titular neste momento no lugar do Aursnes! O norueguês tem estado mal nos últimos encontros, com falta de pilhas e com falta de critério. O Barreiro tem uma boa capacidade de encher o campo, forte a manter a bola jogável e acima de tudo com uma chegada à baliza muito boa! O meio-campo de eleição neste momento tem que ser Florentino, Barreiro e Kokcu.
    *
    Nota também para o Schjelderup, como é possível ter andado tanto tempo no banco! A sua qualidade está a luéguas da do Akturkoglu. Ainda tem que aprender a libertar a bola em algumas situações mais cedo, mas está com confiança e a ir para cima dos adversários, dá gosto de se ver!
    *
    Também o Pavlidis tem que ser o titular. Está com pouca confiança à frente da baliza, mas trabalha muito bem na frente e acredito que quando tiver uma boa sequência de golos ganhará a confiança que lhe falta!

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 18, 2025 at 1:10 pm

      Florentino e Barreiro juntos num meio-campo de eleição? As voltas que a vida dá!

      • henry14
        Posted Janeiro 18, 2025 at 3:17 pm

        Há uma diferença em ser Tino e Barreiro lado a lado a fazerem basicamente o mesmo ou estar um atrás e outro mais à frente. Agora pergunto-me se era essa a ideia do Schmidt na altura e nós não víamos isso ou se foi Lage que inovou…

        • Valentes Transmontanos
          Posted Janeiro 18, 2025 at 6:45 pm

          Eu sei que há. Não estou a defender o que aconteceu no início da época. Simplesmente lembro-me de ler que o Florentino e o Barreiro não podiam jogar juntos… Afinal podiam, e podem, e pelos vistos até devem, desde que com funções e dinâmicas diferentes.

    • BP
      Posted Janeiro 18, 2025 at 3:43 pm

      Subscrevo os três pontos.

  • Red Scorpius
    Posted Janeiro 18, 2025 at 2:08 pm

    Uma vitória tranquila contra um adversário simpático. Lage recuperou a dupla Florentino-Barreiro de Roger Schmidt que ontem funcionou em pleno. Eu que tantas vezes critico Florentino, se não fosse a minha memória, diria que o número 6 de ontem era o reforço de inverno ideal para a posição, com capacidade de recuperação de bola, que sempre foi a melhor qualidade, mas uma inesperada clarividência na decisão no passe e na retenção de bola até nis dribles. Barreiro mostrou o que de melhor pode oferecer, capacidade de pressão defensiva e de chegada à área contrária e pulmão para fazer o vaivém. O terceiro médio, Kokçu, jogando mais recuado em alguns momentos do jogo, teve mais espaço para executar os seus bons passes e conseguiu ainda chegar próximo da área para rematar. Contra o Fama foi tudo muito bonito, resta saber como será contra uma equipa de outro calibre, pelo que o jogo contra o Barça será um ótimo teste.
    Na defesa Tomás cumpre como lateral defensivo, mas falta-lhe profundidade e rotina ofensiva. Os centrais cumpriram e Carreras continua a fazer esquecer Grimaldo. Akturkoglu regressou com vontade, mas se inspiração, Pavlidis mantém a capacidade de trabalho e a falta de confiança na concretização e Schjelderup parece ser o grande reforço de inverno, transmitindo criatividade, atrevimento, alegria, tudo aquilo que os adeptos gostam.
    Trubin, voltou a não ter trabalho e já não sofre um golo entre as pernas há muitos jogos.
    Ontem ninguém se lembrou de Di Maria ou de Aursnes, tidos com praticamente indiscutíveis. Cabral mostra vontade, mas parece sempre algo pesado.
    O Famalicão tem bons executantes, mostrando que há potencial no plantel mas foi demasiado macio.

    • BP
      Posted Janeiro 18, 2025 at 3:42 pm

      Pois, só que ontem não houve nenhuma dupla Florentino-Barreiro…no 442 clássico do Schmidt, sim, eles formavam o duplo pivot; mas no 433 do Lage, Barreiro foi interior direito, não jogou de perfil com o Florentino, nem pouco mais ou menos…foi aliás ele o “terceiro médio”, o mais adiantado do trio do meio-campo, não o Kokçu, que muitas vezes baixa na primeira fase de construção, associando-se aos centrais nessa fase.

      Mas enfim, nem o próprio clube acerta no nosso sistema táctico, ontem no estádio o grafismo da equipa foi como se fosse um 4231, com Florentino e Barreiro no duplo pivot defensivo e Kokçu a 10…o Kokçu não joga a 10 (terceiro médio), joga a interior esquerdo, e o Ausrnes/Barreiro não jogam de perfil com o Florentino, jogam a interior direito.

      • Red Scorpius
        Posted Janeiro 18, 2025 at 5:09 pm

        Tem toda a razão, embora na saída de bola Kokçu aparecesse muitas vezes no lado esquerdo de Otamendi, nema saida a 3.
        Barreiro no primeiro golo vao ao primeiro poste numa jogada pelo lado esquerdo, no segundo aparece pelo centro e no terceiro aprece ao segundo poste, no dado direito do ataque do Benfica.
        Com Florentino e Barreiro no meio campo, seja em 442 ou 433 o Benfica defende melhor. Penso que concordará.

        • BP
          Posted Janeiro 18, 2025 at 10:58 pm

          Sim, concordo. Eu gosto muito do Ausrnes em geral, mas ele está num mau momento de forma, por mim mantém-se para o Barcelona Florentino a 6, Barreiro e Kokçu interiores.

  • Gndias
    Posted Janeiro 18, 2025 at 4:47 pm

    Só faltou a expulsao do Florentino mas isso é mais dificil

Deixa um comentário