Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lando Norris leva a melhor no caos de Albert Park

A confirmar o que se previa para este arranque de época? A McLaren mostrou que com piso seco está bastante à frente dos rivais (ganharam uma vantagem enorme), inclusive Piastri recebeu indicações para não passar Norris e depois acabou por se tramar com um despiste. No entanto, o caos foi tanto que Max acabou a prova a discutir a vitória. Grande domingo também para os Mercedes, com o jovem Antonelli a provar a sua qualidade (espetacular 4.º lugar). Albon, Stroll e Hulkenberg (a Sauber já fez mais pontos que no ano passado) foram os outros vencedores. Já a Ferrari voltou a fazer asneira (demorou uma volta a mandar parar e se o tivesse feito no momento certo ia ter os 2 pilotos no pódio).

Lando Norris venceu o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, prova de abertura do Campeonato do Mundo. O piloto inglês, que partiu da pole, ficou à frente de Max Verstappen e de George Russell, numa prova que foi dominada pelo caos. Isack Hadjar (Racing Bull) foi o 1.º a abandonar em Albert Park e logo na volta de formação. A seguir a chuva tramou Carlos Sainz (Williams) e Jack Doohan (Alpine). O safety car teve ainda de intervir mais três vezes, por despistes de Fernando Alonso (Aston Martin), o neozelandês Liam Lawson (Red Bull) e o brasileiro Gabriel Bortoleto (Kck Sauber), mas no final Lando conseguiu segurar a liderança.

25 Comentários

  • Citizen_Erased
    Posted Março 16, 2025 at 9:35 am

    O Hulkenberg no ano passado fez 41 pontos. A Sauber é que já fez mais pontos que o ano passado.

    • Flavio Trindade
      Posted Março 16, 2025 at 10:26 am

      Início de época que não serve para retirar grandes ilações devido às condições totalmente anormais desta corrida na Austrália.

      Ainda assim a McLaren parece dois passos à frente da concorrência.

      Max à chuva é absolutamente intratável, a Mercedes sem ser a mais rápida é um carro cuja fiabilidade e experiência do staff permite a Russell estar sempre no meio da luta e um resultado excelente a Kimi na estreia e a Ferrari…bem…teimam em fazer com que os seus pilotos corram sempre em modo hard.

      Mas o grande destaque vai para Hulkenberg que faz mais pontos numa corrida do que a Sauber fez no ano passado inteiro, para o extraordinário 4 lugar de Albon (a Williams parece ter aumentado o nível) e para Stroll que consegue um excelente resultado com o Aston Martin batendo o seu colega de equipa o tal segundo melhor piloto do grid…

      Foi giro para começar mas estamos a aguardar um gp “normal” para se perceber o verdadeiro nível das equipas e pilotos.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Março 16, 2025 at 11:32 am

        Para ti, o Stroll é melhor piloto do que o Alonso? Ou é sequer comparável ao Alonso?

        • Flavio Trindade
          Posted Março 16, 2025 at 1:00 pm

          Nem o Stroll é melhor que o Alonso nem a carreira de um será comparada à carreira do outro.

          Agora, chamar Alonso de segundo melhor piloto do grid é que não passa pela cabeça de ninguém.

          Nem quando foi bicampeão o Alonso era o segundo melhor porque Raikkonen era melhor e à frente deles estava um senhor chamado Michael Schumacher e esse não se sentava à mesa com o Alonso mas à mesa dos melhores de sempre.

          • yanis
            Posted Março 16, 2025 at 2:33 pm

            Ponto prévio, não sou fã do Alonso.

            Pá, mas os melhores de sempre não se medem só pelos títulos que ganharam. O Alonso é de longe um dos melhores de sempre que se sentaram num F1. Basta ver o número de campeonatos que disputou até ao fim com carros que não eram os melhores ou os segundos melhores do grid.

            No grid actual, sou capaz de concordar que só Max está acima do espanhol. Mesmo contando com Hamilton, que será sempre um dos recordistas. E um extraordinário piloto, claro.

            • SportingFan1906
              Posted Março 16, 2025 at 6:14 pm

              O Alonso no auge talvez fosse melhor que qualquer piloto do grid atual exceto o Verstappen, e mesmo isso discordo porque ponho o Hamilton acima do Alonso. Mas atualmente aos 42 ou 43 anos é óbvio que o Alonso já não é o 2º melhor piloto do grid e além do Verstappen é inferior aos 2 Ferraris, ao Norris e provavelmente ao Russell.

              • yanis
                Posted Março 16, 2025 at 9:09 pm

                Percebo o ponto, nisso de comparar momentos actuais. E como é obvio, o Leclerc, o Max, o Lando e todos os outros têm seu favor o factor idade, que nunca jogará a favor do Alonso.

                De toda a forma, costumo pensar em qual seria o resultado se estivessem na mesma equipa e com o mesmo carro. Ou seja, imaginando, Alonso a fazer equipa com Leclerc, ou com o Max, ou com o Lando e por aí fora. No grid actual, só vejo o Max a bater o espanhol. Todos os outros falhariam. Mesmo um dos poucos colegas de equipa que bateu o Alonso, que ainda corre por acaso, foi numas circunstâncias um tanto ou quanto esquisitas. Portanto, ainda que goste muito do Leclerc, ou até do Lando, nunca os vi com a consistência necessária para bater um Alonso com o mesmo carro. E atenção que os dois até podem chegar ao final das duas carreiras com mais títulos que o espanhol.

                • SportingFan1906
                  Posted Março 16, 2025 at 10:52 pm

                  Não há maneira de sabermos a resposta a isto sem mudanças de equipas mas eu tenho confiança que se o Alonso mudasse para a McLaren ou Ferrari, perdia o duelo com o Norris ou o Leclerc. E também acho que o Hamilton vai ficar atrás do Leclerc, mas durante a época veremos.

          • Citizen_Erased
            Posted Março 16, 2025 at 4:41 pm

            O Raikonnen era mais rápido, mas nunca foi melhor que o Alonso.
            O Schumacher foi melhor no auge que o Alonso, em 05-06 era ela por ela.

          • yanis
            Posted Março 16, 2025 at 9:13 pm

            Já agora, adorava o Raikonnen, mas ele foi companheiro de equipa do Alonso. E com o mesmo carro foi uma aviadela de todo o tamanho. E nem o facto do espanhol estar em final de contrato com a Ferrari nesse ano, fez o Kimi sequer chegar perto.

            • Citizen_Erased
              Posted Março 16, 2025 at 10:10 pm

              E não se pode falar de desânimo como na última época de Ferrari antes da pausa porque vinha de épocas excelentes na Lotus. O que o Alonso fez com a Ferrari naqueles anos foi praticamente um milagre.

          • Daervar
            Posted Março 16, 2025 at 9:54 pm

            O Raikkonen está muito, muito abaixo do Alonso.

          • SportingFan1906
            Posted Março 16, 2025 at 10:55 pm

            O Alonso era o melhor piloto do grid quando perdia títulos para o Vettel que pilotava um Red Bull muito superior. E quando foi bicampeão era pelo menos o segundo (não sei se era superior ao Schumacher mas era superior ao Raikkonen)

  • Cato the Elder
    Posted Março 16, 2025 at 10:05 am

    Bela forma de começar o ano. E ainda me lembro de alguém dizer que o Max tem o sétimo melhor carro…. Right…

    • disturbed17
      Posted Março 16, 2025 at 11:01 am

      O resultado de hoje não desmente essa afirmação.
      Ter o 7o melhor carro não implica que Verstappen não consiga melhores resultados que outros com carros melhores, principalmente num dia de chuva onde prevalece mais a qualidade do piloto e não tanto a do carro.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Março 16, 2025 at 11:33 am

        Sem ser os McLaren, não vi mais nenhum carro claramente mais rápido e/ou melhor do que o do Verstappen.

        • sporting1906sempre
          Posted Março 16, 2025 at 1:49 pm

          basta ver onde andou o lawson. entre os haas. de qualquer forma e segundo a minha interpretação quando disseram isso, foi no sentido de cada marca ter 2 carros. Não disseram que era a 7 melhor equipa

          • SportingFan1906
            Posted Março 16, 2025 at 2:52 pm

            A velocidade de um carro é melhor avaliada pelo piloto mais rápido da equipa, não pelo mais lento.

            • Citizen_Erased
              Posted Março 16, 2025 at 4:42 pm

              Então achas que o Red Bull é certamente o 2 melhor carro do grid, e que o Max não está a tirar leite de pedra desde meio do ano passado?
              Mete o Max num McLaren e vê quanto ele mete num Norris por exemplo

              • SportingFan1906
                Posted Março 16, 2025 at 6:11 pm

                Acho que o Red Bull provavelmente é o 2º melhor carro do grid e se não o for de certeza está bem mais perto de ser o 2º melhor carro do que de estar ao nível dos Haas. O Max é o melhor piloto da F1, não é preciso fazer de conta que está a conduzir um trator para lhe dar ainda mais valor do que merece.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Março 16, 2025 at 9:20 pm

            Claro que ninguém disse que eles são a sétima melhor equipa. Mas os carros das equipas não são igualmente bons, salvo algumas excepções. Vamos mesmo fingir que o Verstappen e o Lawson têm carros igualmente bons? Ou o Russell e o Antonelli?
            _
            Repito: vi dois McLaren muito rápidos, o segundo grupo foi ela por ela. Não vi os Mercedes e os Ferrari mais rápidos que o Verstappen, pelo menos de maneira substancial.

    • disturbed17
      Posted Março 16, 2025 at 4:49 pm

      Se as coisas fossem tão básicas assim, estaríamos a afirmar que a Kick Sauber tem melhor carro que a Ferrari!
      Felizmente para os adeptos de f1, a verdade é que o Redbull está mais fraco que a concorrência senão íamos ter mais uma época onde só haveria luta pelo 2o lugar.

  • Citizen_Erased
    Posted Março 16, 2025 at 11:15 am

    Referi porque o negrito dizia que o Hulk já tinha feito mais pontos que o ano passado, depois corrigiram. No entanto não me admira que repita esta graça, mesmo que sejam menos pontos – é melhor que Zhou e para mim que Bottas.
    Quanto à corrida concordo, tal como o Max disse, para ele até foi positivo porque tem mais 18 pontos que o ano passado. Continuo a achar que a McLaren está a apostar no cavalo errado mas veremos.
    O Alonso em termos de braço, no auge, é o 2 melhor do Grid.. o que não invalida que seja um indivíduo tóxico ao máximo e que isso o tenha penalizado na carreira. O Stroll está onde está sabemos bem porquê..

  • Valentes Transmontanos
    Posted Março 16, 2025 at 11:34 am

    Que pena pelo Piastri. Podia ter sido uma dobradinha para a McLaren. É bom que aproveitem o facto de estarem mais rápidos do que os rivais para amealharem pontos, porque já deu para ver pelos últimos anos que a seguir à pausa de Verão muita coisa muda.

  • DNowitzki
    Posted Março 16, 2025 at 3:20 pm

    Com piso seco, quase daria para dar uma volta de avanço a todos.

Deixa um comentário