Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pelo mandato vergonhoso de Rui Costa, paga Matheus Reis

No passado domingo, o Sporting conquistou a sua 18.ª Taça de Portugal, após vencer o Benfica por 3-1.

Frederico Varandas tornava-se assim no primeiro Presidente do Sporting a conquistar uma dobradinha em mais de 20 anos, uma semana depois de ter fechado um bicampeonato que fugia há mais de 70, e consagrava-se como o mais titulado de sempre. Do outro, Rui Costa via fugir mais um troféu, acabando a época com uma Taça da Liga conquistada nos penaltis contra um adversário desfalcado.

O duelo, no entanto, está a ser essencialmente falado pela situação entre Matheus Reis e Belotti. É um lance muito perigoso, sem dúvida. Um pisão na cabeça, ainda por cima de chuteiras, pode ter consequências graves para a vítima. A expulsão era evidente, e a equipa de arbitragem cometeu um erro que provavelmente teve influência no resultado. Contudo, vendo a jogada completa, com visibilidade sobre o corpo todo do Matheus, e a velocidade normal (e não em câmara lenta como os canais de televisão sensacionalistas tanto gostam de passar o dia todo), parece-me bastante claro que não há intenção. Mesmo discordando deste ponto de vista, ninguém consegue dizer que foi de propósito. E embora isso não mude o que deveria ter sido o desfecho da jogada, a expulsão óbvia, muda muito o que se tem pintado da imagem do Matheus, mas já lá vamos. Certo é que o Matheus devia ter sido expulso, e devia ter pedido desculpa ao Belotti quando teve oportunidade, mesmo sendo sem querer.

E foi aqui que Rui Costa encontrou o seu escudo contra as críticas de que devia ser alvo. Mais uma mão cheia de areia para atirar aos olhos de quem sofre pelo Benfica. Falou de tudo, dos árbitros, do Matheus, está tudo minado, o Sporting controla tudo. Menos do facto do Benfica, depois de ter sido muito superior na primeira parte, ter deixado de jogar futebol a partir do 1-0. Até do tempo de compensação protestou, mas sugiro que faça o exercício de ir cronometrar as interrupções.

Estamos a cerca de 6 meses das eleições no Benfica, numa altura em que o mandato de Rui Costa irá completar 4 anos. O atual presidente do Benfica foi eleito numa altura em que o Sporting estava em reconstrução, no início da caminha de Rúben Amorim, e em que o Porto iniciava a convulsão em que se encontra. Era, e é, dos três clubes claramente o que tem maior orçamento e capacidade para investir, em transferências e salários. Tinha todas as condições para fazer do Benfica a força maior do futebol em Portugal. Tinha, até, essa obrigação. Mas em 4 anos, tem para exibir 1 Campeonato, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga. Nesse período, o Sporting tem 3 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, e 1 Supertaça. O Porto tem 1 Campeonato, 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, e 2 Supertaças. O que tinha a obrigação de ser o melhor, foi, de longe, o pior.

E perante esta incapacidade em cumprir com o que lhe era exigido, Rui Costa teve de escolher entre ser homem, assumir o seu fracasso e garantir aos benfiquistas que não se vai recandidatar, ou uma estratégia na linha do que tem feito, de ser pequenino e atirar areia aos olhos dos adeptos. Sem surpresas, optou pela segunda, e o Benfica lança talvez o comunicado mais constrangedor da história do futebol português, em que exige a divulgação dos aúdios do VAR (relembrar que quando esta foi levada a votação na Liga, o Benfica votou contra), ameaça não participar nos grupos de trabalho da Liga Centralização (certo, não precisam) e negar o acesso ao Estádio da Luz à FPF (sob pena de ficarem 3 meses a jogar à porta fechada?). Para não falar da exposição à FIFA, à UEFA e ao IFAB do uso do VAR em Portugal, que é como eu ir à Policia dizer que um amigo meu não cumpriu uma aposta. Ou seja, um comunicado cheio de mensagens e ameaças vazias, com o único propósito de agradar aos adeptos que gostam destas festas.

Mas não posso deixar de dar aos parabéns a Rui Costa. Conseguiu exatamente o que queria. Conseguiu que Matheus Reis fosse o primeiro jogador a ser tratado como um terrorista em Portugal, numa liga onde joga o Otamendi e onde andou o Pepe durante tanto tempo. Quando o Neres chutou a cara ao Lautaro Martinez, quando o Di Maria deu um soco no Pote, ou quando o Pepe desferiu um uppercut no Coates, não tiveram direito a cobertura televisiva 24h, nem a pseudo-influencers sedentos por visualizações a dizerem que não vestem mais a camisola do “seu” clube, que é seu porque têm um lugar que foi caro e comprado há 20 anos. Conseguiu que ninguém fale do facto de ter vendido o João Neves, um dos melhores do mundo na sua posição, a 60M, com a contrapartida de pagar 12M por uma lesão ambulante que acaba de entregar uma Taça ao Sporting, e que recebe muito mais do que o João Neves. Conseguiu que não se critique o seu mandato absolutamente miserável.

Isto dito, mal Matheus Reis. Mal se foi sem querer e não tiver pedido desculpa. Ainda pior se tiver sido de propósito. Mas, embora não interesse a muitas pessoas falar sobre isso, ainda pior Rui Costa. O populista e incompetente Rui Costa.

Visao do Leitor: Manel Abecasis

75 Comentários

  • rmatos24
    Posted Maio 28, 2025 at 10:29 am

    Este é o grande problema de muitos dos grandes líderes em Portugal, seja no futebol ou noutras áreas, como a política por exemplo. A estratégia é focada, essencialmente, em encontrar fatores externos para o insucesso. O Benfica há anos que faz isto (não só na era Rui Costa), o Porto também o fazia com o PdC, através de ataques constantes aos adversários e só Varandas parece contrariar um pouco a tendência, por ter um perfil diferente, mas sobretudo porque está a ganhar. E quando se ganha é tudo lindo, cheio de flores e arco-íris. Na política é igual, as campanhas são feitas através de apontar o dedo ao outro e foca-se pouco no que cada um pode fazer. Isto em Portugal está instituído, é quase cultural.

    Agora, o que estes grandes líderes não pensam e mostram que não estão minimamente preparados é para o facto das pessoas hoje serem diferentes e pensarem de modo diferente. Há demasiada informação (nem sempre correta é certo), mas leva as pessoas a pensarem cada vez mais por si e a desconfiarem deste tipo de discurso vazio e sem impacto. Porque lá está, os anos passam, o discurso é igual e as coisas não mudam. As pessoas querem ver diferente. O caso Pinto da Costa é o mais flagrante, ao manter-se fiel à forma de fazer as coisas acabou por ter uma derrota estrondosa contra AVB. E Rui Costa vai pelo mesmo caminho. Os benfiquistas ficam indignados com o lance do Matheus Reis, mas creio que a maioria não vai usar isso para desculpar Rui Costa, até pode jogar contra ele porque andou a época toda calado (Rui Banana como muitos dizem) e agora é que se lembra porque foi prejudicado? O presidente que acredito gostar tanto do Benfica ou desce à terra e apresenta um projeto desportivo para o Benfica (alguma vez o teve?) para ter o mínimo de hipóteses de ganhar em outubro ou penso que sairá pela porta pequena. Esta é a minha convicção, tem a palavra os sócios.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 28, 2025 at 11:17 am

      Atenção que o Varandas começou mal o seu mandato (ganhou duas Taças é certo, mas ficou muito àquem no campeonato que é o que interessa) e era muitíssimo criticado, o clube estava em convulsão. E não creio que tenha mudado nem o discurso nem a atuação. Já na altura ele dizia ” não se brinca mais com o Sporting”. Nunca saberemos ao certo, mas a jogada do Amorim terá salvado o seu mandato e essa jogada foi de alto risco (do mesmo modo que a jogada Pedroto foi a base de toda a vida diretiva do Pinto da Costa), demonstra visão e demonstra que sabe jogar no risco quando necessário, mesmo que na altura ele tenha tido poucas opções que não arriscar. Podia endividar o clube e contratar uma truta para o banco mas vislumbrou algo em Amorim que mais ninguém tinha vislumbrado e soube seduzi-lo para o Sporting.
      .
      Sobre o Rui Costa, uma boa parte dos benfiquistas que falam dele, falam no mesmo sentido em que o post fala, mas eu já sentia isso ao longo dos 15 anos do Vieira. Enquanto no Porto foram 35 ou 40 anos de submissão total de todos os portistas ao seu líder, no Benfica não sentia isso e, no entanto, o Vieira ganhava sempre.

      • rmatos24
        Posted Maio 28, 2025 at 1:35 pm

        Percebo e concordo com o que dizes sobre o Varandas. Aliás, o “sucesso” do mandato Varandas tem quase todo a ver com a aposta de risco que falas com Ruben Amorim. Foi um treinador que trouxe consigo um projeto associado e Varandas ao dar-lhe as condições e o tempo, acabou por ter o sucesso que pretendia. Sou benfiquista, mas reconheço que o Sporting atualmente trabalha assente numa ideia de projeto desportivo que pode ter começado com Amorim mas não terminou com a saída deste. E essa estabilidade é difícil de encontrar hoje em dia. O Sporting atual tem referências de balneário, tem líderes, tem uma equipa. O Sporting comunica bem e os sportinguistas estão cada vez mais ligados à equipa e aos jogadores. O Benfica tem um excelente leque de jogadores para a realidade nacional mas nós nem sabemos se são uma equipa ou não. E eu acho que é essa visão que Rui Costa nunca teve capacidade de incutir nos adeptos, um caminho, um projeto. A maioria dos benfiquistas sente o Benfica como uma empresa lucrativa, em que as movimentações de dinheiro (entrada e saída de jogadores) é prioritária em relação ao sucesso desportivo. A chamada mística benfiquista perdeu-se, é preciso trazer de volta esse tipo de valores.

    • Miguel Nunes
      Posted Maio 28, 2025 at 11:25 am

      Excelente resumo do que é de facto as lideranças em Portugal

  • jfvg95
    Posted Maio 28, 2025 at 10:32 am

    O mandadto do Rui Costa é vergonhoso, é! Devia demitir-se e deixar o clube ir a eleições antes do inicio da época, sim. Contudo, este texto faz 0 sentido. Não é por um presidente ser mau que uma agressão barbara deve passar. Há processos crime por menos, não sei até que ponto uma pisadela na cabeça daquele tipo não pode ter consequências legais em tribunais civis. Tentar apagar uma situação desta gravidade com a incompetência de um gestor é atirar areia para os olhos. O presidente só fez o minimo que tinha a fazer com o comunicado de ontem, já o devia ter feito no sábado. Se os arbitros, com acesso a VAR, não conseguem garantir a integridade fisíca dos jogadores (que são investimentos dos clubes), os clubes estão mais do que no seu direito de retaliar e garantir que os seus investimentos sejam protegidos. Isto é aplicavel a qualquer clube, não é só ao Benfica.
    Tudo o que disse até agora é senso comum, agora entra a minha opinião de Benfiquista:
    O próximo presidente (que deve ser eleito em julho/agosto) deve começar a mover-se no sentido de ver alternativas à Liga Portuguesa, que se não há garantias de segurança minimas à saúde e integridade física dos jogadores, então é preciso levar o Benfica para fora desta liga, e com isso levar todo o dinheiro que o Benfica faz mover. Não é uma questão de querer ser priveligiado (o Sporting foi campeão justo, e o jogo da taça já está feito), é uma questão de não se poder aceitar constantemente a mediocridade que nos tem gerido e deixar impune a incompetência.

  • disturbed17
    Posted Maio 28, 2025 at 10:35 am

    Sem tirar nem por! Esse exemplo do Di Maria é o melhor caso possível, este caso do Matheus Reis ninguém pode garantir que foi propositado, ao contrário do caso do Di Maria, e o resultado foi o mesmo dentro do campo, sem intervenção do VAR, já fora dele o caso muda muito de figura, o caso foi comentado claro mas ninguém do Sporting precisou de chorar durante dias, ninguém precisou se desculpar de algo agarrando-se a esse lance.
    Posto isto, espero que tenha paciência para os comentários que aí vem, porque maioria não está preparada para esta (a correta) visão das coisas.

    • Kacal
      Posted Maio 29, 2025 at 3:54 am

      Ou tens palas verdes ou és muito inocente ou então algo vai mal por aí. Realmente o teu Nick aplica-se. Peço desculpa mas não é possível que alguém minimize o que Matheus Reis fez e não ache que não foi propositado. Aquilo não teve nada de sem querer e depois o que aconteceu naquele vídeo dos festejos só o comprova. Por favor sejamos sérios!

  • Miguel Nunes
    Posted Maio 28, 2025 at 10:42 am

    Excelente texto.
    Nada a dizer. Para mim espelha o que se passou efetivamente no jogo, mas a cima de tudo, o que se tem passado na gerência do Benfica nos últimos 4 anos.
    Têm a palavra os sócios do Benfica daqui a 6 meses, mas por mim que votem no mesmo. Os rivais agradecem, mas o futebol português já não.

  • Petrol
    Posted Maio 28, 2025 at 10:43 am

    Quanto a Rui Costa, estou de acordo que está a atirar a areia para os olhos dos sócios e a tentar fugir às suas responsabilidades.

    Quanto a Matheus Reis, é indefensável… Não entendo como se possa dizer que não foi intencional ou tentar justificar as suas ações com lances passados. O que Matheus Reis fez é indesculpável e após festejar tal feito, na minha opinião, só comprova que foi premeditado.

    Para além disso, gostava de saber o que um suposto lance na liga dos campeões está a fazer na lista de exemplos…

    • Poonya
      Posted Maio 29, 2025 at 5:08 am

      Premeditado?
      O Matheus Reis entrou em campo já com a ideia e intenção de agredir o Belloti?
      É que é isso que significa premeditado.
      Santa ignorância.

      • Petrol
        Posted Maio 29, 2025 at 9:46 am

        Vou deixar-te uma definição do dicionário: que se premeditou; pensado, planejado com antecedência; deliberado, cogitado.

        Deliberado, não?
        Santa ignorância!

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 28, 2025 at 10:50 am

    Não sei que base legal é que existe para o castigo do Matheus Reis. Não consta nada no relatório do árbitro (normal porque não viu nem se apercebeu), resta apenas averiguar se há ou não intenção e a resposta certa a essa pergunta provavelmente uma única pessoa no mundo saberá a 100%, o próprio Matehus que é parte interessada e, por isso, obviamente, parte enviesada pela circunstância.
    .
    Sobre o resto, parece que não é suficiente para o país que os Sportinguistas assumam o benefício arbitral (coisa que no seio dos adeptos do Sporting com quem convivo foi unânime, do mais radical ao mais moderado). Do mesmo modo que nunca me deparei com adeptos do Porto a assumirem sem desculpas um “Sim, o meu clube foi mesmo corrupto em determinado momento da história” e do mesmo modo que a cada menção da expulsão do Otamendi no penúltimo jogo do campeonato, ouvi sempre da parte de um benfiquista (sempre, sim, não é generalização, é mesmo 100% das vezes) um “e o penalty não marcado e o Huljmand que devia ter sido expulso?”, não esperem que os Sportinguistas tenham de se autoflagerar e ir a pé aa Fátima a pedir desculpa aos Céus por causa do que aconteceu.
    .
    E não há como evitar o pensamento de que Deus escreveu finalmente direito por linhas tortas. Uma parte da dívida foi saldada. Quando o país sair do luto nacional que se instalou avisem por favor.
    .
    Abraço

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 28, 2025 at 2:41 pm

      Eu também ouvi sempre da parte de um sportinguista um “e então o lance do Otamendi?” quando se fala do jogo na Luz.

      Os comentários seus já foram tantos que mostram perfeitamente que não entendeu ainda aquilo de que os sportinguistas são “acusados”: de se acharem moralmente superiores aos outros, quando isso não é verdade. A diferença é que, como ganham menos vezes, vê-se menos vezes nos sportinguistas aquilo que os próprios sportinguistas acusam os rivais de ser.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 28, 2025 at 4:10 pm

        Os sportinguistas são acusados de se acharem moralmente superiroes aos outros na mesma medida que os benfiquistas são acusados de beberem vinho de pacote e bater na mulher. Ambas as acusações têm a mesma legitimidade e ambas têm o mesmo nível de aderência à realidade.
        .
        Reitero que não sei de quem estás a falar quando dizes “sportinguistas”. Há sportinguistas comunistas, capitalistas, heterossexuais, homossexuais, pretos, brancos, guineenses, americanos, velhos, novos, homens e mulheres. São milhões de pessoas espalhadas pelas várias latitudes do mundo, tanto que se festejou o Sporting campeão a quase todas as horas, desde a hora de almoço de sábado em São Francisco até domingo de manhã na Austrália. Por isso, estranho que o Gonçalo tenha essa vastidão de conhecimento sobre cada sportinguista que exista no mundo para os catalogar a todos de ter a mania de ser moralmente superiores.
        .
        Fui muito especíifico no meu comentário. Falei da totalidade dos Benfiquistas e Portistas com quem debati futebol na minha vida da minha experiência pessoal. Não falei dos Portistas e Benfiquistas em geral, não faço a mínima ideia, não devo chegar a conhecer sequer 0,5% desses grupos.
        .
        Não precisa de me dizer que os adeptos do Sporting não são moralmente superiores aos outros, não tenho qualquer base ou evidência que aponte nesse sentido. Mas obrigado pela nota.

  • MuchoG
    Posted Maio 28, 2025 at 10:53 am

    O Matheus Reis está a ser tratado como está porque pisou a cabeça de um colega de profissão, supostamente ainda gozou com isso, já se expressou sobre o assunto, onde não pediu desculpa nem mostrou um pingo de remorso. E ainda se fez de vítima. Merece todas e mais críticas, até porque é um jogador já com algum histórico.
    __
    O whataboutism é algo que me enerva, portanto como Portugal já teve jogadores caceteiros e agressões, podemos desvalorizar este caso. Não, não podemos. Essas situações foram erradas na altura tal como esta é errada agora. Para não falar que é uma agressão de um nível de gravidade como não se vê em Portugal há muito tempo. Há uma razão pela qual está a ter destaque internacional e está a ser comparada ao que o Pepe fez ao Casquero. Foi mesmo muito feio.
    __
    Em relação a Rui Costa, a estratégia do mesmo e da direção do Benfica seria sempre a mesma. Tentar limpar a imagem com as eleições à porta, depois de mais uma época vergonhosa que finaliza um mandato fracassado. O comunicado, os áudios claramente plantados, a propaganda que já se começou a fazer pelos media, faz tudo parte. Não é o Matheus que é um coitadinho porque está a ser atacado pelo Benfica para desviar as atenções dos seus insucessos.
    __
    Para não falar que, não sei se vives debaixo de uma pedra, mas o que não faltam são críticas a Rui Costa. Há anos neste blog e cada vez mais lá fora. Se o objetivo é focar a raiva dos adeptos para o Matheus Reis e não para a sua incompetência, não resultou.

    • Kacal
      Posted Maio 29, 2025 at 3:59 am

      Tal e qual concodod totalmente e subscrevo cada letra! E mais, a partir do momento que Portistas eu incluindo mas ourros também e até à imprensa internacional estão indignados com este caso parece-me que falar no Rui Costa é só atirar areia aos olhos. Porque a mim não me importa se o Rui Costa é bom presidente e se o Benfica está bem. Mas que fiquei indignado com o que vi naquele lance fiquei e para mim foi propositado!

  • Stravinsky
    Posted Maio 28, 2025 at 10:54 am

    Portugal diz-se um país de futebol, mas na verdade Portugal é um país de polémicas de futebol. Não há outro país onde qualquer lance de não-futebol esteja na televisão durante tanto tempo.
    *
    Sobre Rui Costa, geralmente os candidatos à presidência de clubes trazem trunfos como jogadores titulados, treinadores vencedores, até parcerias com capital. Rui Costa, tem o trunfo de querer acabar com o Matheus Reis.

  • Freud
    Posted Maio 28, 2025 at 10:57 am

    Enorme comentário isento, objetivo e limpo.
    Tudo dito de forma clara e obvia.
    Encontrado o assunto para desviar as atenções dos socios e tentar limpar a sua imagem.
    Matheus devia ter sido expulso SIM mas diabolizar passando N vezes a mesma imagem em camara super lenta apenas para criar mediatismo, ravia é apelar a violencia entre adeptos sem necessidade, é instigar odio e maldade entre adeptos.
    Aqui deixamos os factos e começamos com as especulações e os SE… Se fosse de uma forma seria diferente… Se isto… então aquilo.
    Matheus devia ter sido expulso, mas não foi
    Renato não queria ter feito falta, mas fez
    O Carreras não queria acertar no Trincão, mas acertou
    Ja n falo do que o texto fala… upercuts… murros… chutos para não lavar roupa suja passada.
    Todos têm telhados de vidro e este assunto só é tema pq o RC quer e faz questão.
    Se for re eleito será fruto desta situação e poderá agradecer ao Matheus ser presidente mais anos…
    Ainda lembrar as famosas gravações… e os conteudos delas… e a forma como coloca o seu clube como subjugado pelo riva “eles dominam isto tudo”.
    RC excelente atleta, capitão, benfiquista… Mas flop como lider executivo, presidente, gestor, empresario…

  • Mantorras
    Posted Maio 28, 2025 at 10:58 am

    Fica mal tentar desculpar o que se passou com o murro do Di Maria ou do Pepe.
    Fica mal tentar equiparar tambem, porque todos sendo agressoes, nao e igual, nem no campo, nem na rua, nem na cadeia(!), dar um murro ou calcar a cabeca de alguem que ja esta no chao, na nuca (nem no UFC seria legal).
    —-
    Quanto ao comunicado, a lavagem cerebral que o Benfica tenta fazer nao comecou agora, e tens razao do ponto de vista que “ate lhes deu jeito acontecer algo no jogo para levantar poeira” apos perder. Ja fazer de conta que uma pessoa adulta e um atleta com experiencia, esta a pagar por outra coisa qualquer que nao aquilo que ele proprio fez, ou tentar passar a ideia de que foi sem querer, nao esta longe do tipo de estrategia que o Benfica utiliza. Nao passa de uma tentativa de minimizar/desculpar/relativizar.

    • Artur Trindade
      Posted Maio 28, 2025 at 4:08 pm

      Mantorras, muitas vezes irrito-me com os comentários de jogos televisionados, que perante os mais diversos lances (muitas vezes pisadelas, ou outras faltas graves) usam da prerrogativa de dizerem que lhes parece não ter havido intenção, mesmo quando nós sentados no sofá invectivamos os adversários do nosso clube, mas cabe-me encaixar e corrigir, porque existe essa prerrogativa que favorece o infrator, e tu não estás a respeitar isso claramente, a menos que sejam lances em que não exista bola, como nos lances de Pepe ou Di Maria.
      A probabilidade de qualquer guarda redes levar toques na cabeça é bem maior que jogadores de campo, porque colocam a cabeça junto aos pés dos avançados, que na tentativa de jogar a bola, sempre são isentados da intenção, sendo apenas punidos pelos toques, nunca pela intenção.

      • Mantorras
        Posted Maio 29, 2025 at 8:31 am

        Voces acham mesmo que aqui e tudo cego? Que ninguem jogou a bola? Ali havia bola?! Nao Artur, ali havia cabeca, e redonda mas nao e o mesmo, e o Matheus sabe muito bem. Tudo, absolutamente tudo sobre o lance, sobre o que se passou depois, etc, remte para o obvio de que ele fez aquilo de proposito, ainda por cima vindo dele…
        O meu respeito por qualquer pessoa que brinque as opinioes de que o Matheus nao fez aquilo de proposito baixa muito. A cegueira nao deve chegar a tanto. Alias, do Varandas, ate agora, concordando ou nao, nao tinha nada a apontar em termos de postura, mas aqui esteve mal e nao esperava isso dele. Isto e nivel Pedro Guerra, mas nao somos todos otarios e tenho pena de que os perspicazes da Silva que aqui tudo conseguem ligar a maldade quando sao os outros, nao vejam um palmo a frente neste caso. Assim realmente ficam mais perto de ser cobardes como o Matheus.
        Eu tinha vergonha, mas isso sou eu.

        • NCM
          Posted Maio 29, 2025 at 12:52 pm

          Concordo contigo. Dizer que não é intencional é brincar com a situação. O Sporting estava a perder e o jogador esrava frustrado e reagiu daquela forma propositadamente porque entendia que naquele lance, mais uma vez, um jogador estava a perder tempo e a jogar com o relógio. Se o jogador queria provocar uma lesão grave ou até acabar com a carreira do jogador do Benfica? Duvido que isso tenha passado pela cabeça dele nesse momento, mas dizer que a agressão não é propositada é mentir. Mas o pior não foi o lance em si mas sim tudo o que se passou pós jogo, por parte do jogador e do Sporting. Eu até consigo compreender a agressão do jogador no contexto do jogo (não desculpar nem tentar justificar com mentiras) mas tudo o que se passou depois é triste e revela bem o que é o futebol português.

  • Jcarlos
    Posted Maio 28, 2025 at 11:08 am

    “provavelmente teve influência no resultado” Teve influencia, porque se tivesse sido expulso iam se espumar e haver mais uns quantos sururus
    Consigo te dizer eu que foi de propósito, para quem se rejubila com a pisadela como os jogadores do sporting, claramente teve noção do que fez.
    “quando o Di Maria deu um soco no Pote” Foi deliberado? Era mesmo a intenção dele? Ou é na tua forma de ver é porque o Di Maria veste de vermelho?
    Sim o Rui Costa não fez um bom trabalho. Neste momento so fez o que lhe competia. Mas devia ter falado logo quando o sporting começou a ser levado ao colinho nos jogos do Campeonato.

    • pogagnolo
      Posted Maio 28, 2025 at 11:27 am

      Que argumentos tens para dizer que o Sporting foi levado ao colo? Erros fazem parte do futebol e da vida. Em cada ano vais ter equipas que foram mais ajudadas ou prejudicadas. Noutros anos foi o próprio Benfica. É lidar. É ser melhor naquilo que podemos controlar – é almejar sermos tão melhores que, nem com erros de arbitragem contra nós, o sucesso é inevitável. O Rui não fez o que lhe competia, porque o Benfica não é um clube de chorões – o que lhe compete é dar o exemplo, e não rebaixar-se como fez com mais um comunicado triste.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 28, 2025 at 1:23 pm

        O Sporting ter sido levado ao colo aquece a alma a muita gente. Sou todo a favor disso se trouxer mais paz. Relativamente ao desastre de 2015/2016 o Benfica decidiu gozar e até há cachecois com “Colinho” escrito. É basicamente replicar. Também alegra essa gente dizer mal do Rui Costa por isso cá vai:

        – Sim Jorge Carlos, o Sporting foi levado ao colo e a culpa disto é do Rui Costa que não falou mais cedo e permitiu que o Varandas se antecipasse. Houvesse justiça e neste momento o Benfica tinha a dobradinha.

      • GabCel
        Posted Maio 30, 2025 at 11:49 pm

        tudo dito

    • batalha34
      Posted Maio 28, 2025 at 11:33 am

      Qualquer jornal desportivo mete o benfica como sendo mais beneficiado que o Sporting esta epoca.. Ou sao “fake news”? Ja chegamos a esse ponto no benfica?

    • SCP1990
      Posted Maio 28, 2025 at 4:06 pm

      Que falta de noção. Sem ousar sequer defender o Matheus Reis acho bem mais deliberado o murro do di Maria que tu pões em questão. Além disso é surreal ver os benfiquistas tão revoltados com as arbitragens nos últimos tempos quando até fevereiro ou março andaram a ser empurrados para continuarem na luta pelo título. Estamos a falar de 6 ou 7 jogos em que o Benfica beneficiou de decisões com influência direta no resultado. E isto não sou eu que invento, basta uma breve pesquisa.

      • Red Onion
        Posted Maio 28, 2025 at 5:27 pm

        Um é um chega para lá com o punho fechado que toca de raspão na cara do adevrsário. O outro é um pisão na cabeça bem pronunciado depois de uma joelhada nas costelas. É que são fotocópia uma da outra!!

      • Kacal
        Posted Maio 29, 2025 at 4:04 am

        Desculpa lá SCP1990 mas tu não viste nesse lance que Matheus Reis já tentou dar-lhe uma nas costas e não satisfeito foi dar lhe na cabeça? Não viste aquele vídeo dos festejos do Sporting que o próprio Sporting fez questão de apagar e curiosamente o Matheus Reis veio fazer o post das desculpas depois nada influenciado pelo clube com certeza? Não consigo acreditar que há pessoas a dizer que não foi deliberado ou que não foi assim tão mau que foi oor causa do slow motion. O Mundo está perdido e o futebol mais ainda. Minha Nossa Senhora. Se fosse um jogador do Porto eu estaria a dar a cara a dizer exatamente o mesmo e disso posso garantir te e estou tranquilo!

  • SENSEI
    Posted Maio 28, 2025 at 11:08 am

    Obrigado. Resume bem o incidente e a utilização do mesmo.

  • Nickles
    Posted Maio 28, 2025 at 11:12 am

    Acho uma piada que, so porque escrevem estes textos, automaticamente pensam que estão a proclamar uma verdade absoluta. Toda a gente fala do Costa e toda a gente fala do Matheus Reis. São dois temas completamente distintos e o ser humano tem capacidade para abordar os dois ao mesmo tempo. Nenhum benfiquista que se preze ignora o facto do quão mediocre, amador e desastroso é o Costa, para se focar única e exclusivamente no Reis. Deixem-se de inventar narrativas

  • filipe19
    Posted Maio 28, 2025 at 11:16 am

    Lindo como o futebol de um momento para o outro te pode levar ao céu e no outro à beira do abismo. SE o Pavlidis não envia duas bolas ao poste talvez hoje estaríamos aqui a falar do fracasso do Sporting, como o Varandas falhou e como o Benfica lá conseguiu ganhar não só a dobradinha como também três títulos numa época.
    Em vez disso o desespero do Senhor Costa leva-o a comportar-se como o Mr.Orange do outro lado do Atlântico. A culpa é sempre dos outros, a típica ferramenta dos populistas. Assumir responsabilidade? Tá calado.

  • pogagnolo
    Posted Maio 28, 2025 at 11:21 am

    Bravo – um benfiquista com olhos na cara! No final do jogo estava a regressar a casa e cruzei-me com um benfiquista na casa dos 50, que reconheceu que também levava uma camisola do Benfica. Abordou-me e falámos brevemente sobre o jogo e o homem não parava de falar na arbitragem. Insisti que pouco importava agora, que restava-nos ir às urnas votar contra esta gestão. Porém o homem, não parou de dar desculpas da arbitragem. Eu pergunto-me: que tipo de educacão tiveram este tipo de pessoas? Parecem criancas, sempre a desculpar-se. Ao invés de olhar primeiro para aquilo que se pode melhorar, preferem fazer birra, porque crescer está quieto. Pasma-me olhar para pessoas assim, e são tantas.

    A arbitragem esteve mal nesse lance, concordo, mas se fosse só esse o mal do Benfica, não estávamos 4 anos com 1 só Campeonato e 0 Tacas… Já tinha apoiado Noronha Lopes há 4 anos. Já se via na altura que o sistema estava podre. Agora é ainda mais evidente. Se os sócios querem ter um Benfica moderno, com valores à altura do pedigree do clube, então está na hora de correr com estes chulos, ladrões, incompetentes que o representam.

  • batalha34
    Posted Maio 28, 2025 at 11:32 am

    Ui agora é que disseste tudo. Este post vai cair mal a muita gente mas parabens pela coragem. Ha pessoas que acreditam que o maior e mais influente clube em Portugal está a ser prejudicado pelo grande capital (eles sao o grande capital mas nao percebem)

  • maZe
    Posted Maio 28, 2025 at 11:38 am

    Não podes dizer que é bastante claro que não foi de propósito e na mesma frase afirmar que ninguém pode dizer o contrário. No entanto a intenção é irrelevante para o desfecho do jogo: devia ter sido vermelho e provavelmente o Sporting não conseguiria empatar (apesar de isto ser especulação também). Quanto ao resto do texto, 100% de acordo.

  • Valpaços
    Posted Maio 28, 2025 at 11:40 am

    Alguem me pode dizer qual é o (mau) historico do Reis?

    • Veridis Quo
      Posted Maio 28, 2025 at 3:25 pm

      É um mete nojo, protesta, é quezilento, provoca, mas em termos de entradas genuinamente duras ou agressões maldosas… tenho dificuldades em lembrar-me de alguma coisa para lá desta aberração agora com o Belotti.
      Até à final da taça, diria que o histórico estava muito mais para Otávio ou Nuno Santos (irritantes, provocadores, mas raramente se viram a fazer coisas maldosas para magoar alguém) do que propriamente para um Pepe ou um Paulinho Santos.

    • jfvg95
      Posted Maio 28, 2025 at 3:49 pm

      Desculpa dá um encosto de cabeça ao arbitro e agride um apanha bolas

  • Gato das Bolas
    Posted Maio 28, 2025 at 12:16 pm

    O Matheus Reis terá de pagar sim pela atitude vergonhosa, pelo comportamento de absoluto nojo, comportamento esse que é recorrente. Já veio falar e nem um pedido de desculpas teve o descaramento de fazer. O que ele fez foi grave e podia ter deixado sequelas no jogador italiano.
    O Rui Costa terá de pagar pelo seu mandato fraco, por não ter o mínimo de competência para a posição que ocupa. Espero que outubro seja o fim de linha e há boas opções em perspetiva (J.D. Manteigas tem estado excelente em todas as intervenções e Noronha é também um muito valioso concorrente – resta ainda conhecer o seu programa e depois tem que se debater O Benfica, ver o que um e outro podem dar de melhor). Confio em qualquer um destes dois para que possa dar a volta que se exige ao nosso clube. 2025 é o ano, e se não for agora, tenho poucas esperanças para o futuro do clube.
    Portanto o Matheus Reis e o Rui Costa terão ambos de pagar pelo que fizeram, mas uma coisa e outra são independentes.

    • Rocha Mexicano
      Posted Maio 28, 2025 at 4:08 pm

      Temos mesmo a certeza que foi intencional da parte do Matheus? A mim não parece, de todo. Ele bate com o pé no Maxi e desequilibra-se. Mas já agota, quando falamos que o Matheus é recorrente nestas coisas, é possível dar exemplos? Porque eu lembro-me de várias situações do Pepe ou do di maria, por exemplo, mas sinceramente nenhuma do Matheus. Não quer dizer que seja um santo, ele provoca, mas isso não é de todo a mesma coisa

    • _Mushy_
      Posted Maio 28, 2025 at 7:01 pm

      E o Renatinho sentado na bancada que atirou uma garrafa de água aos adeptos do Braga, algum comentário ou alguma queixa criminal sobre o sucedido?
      É o benfica “taa tudoo beeem”

  • Red Scorpius
    Posted Maio 28, 2025 at 1:04 pm

    Não se deve misturar alhos com bugalhos.
    Aos sócios do Benfica a decisão sobre Rui Costa se se recandidatar à presidência do clube.
    À justiça desportiva a decisão sobre as agressões de Matheus Reis.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Maio 28, 2025 at 1:06 pm

    Parece-me que mesmo que Rui Costa tivesse vencido 3 campeonatos seguidos haveria a narrativa que não é nada de especial e que os adversários são uma porcaria.
    É algo que se lê muito no blogue e mesmo nas chamadas conversas de tasca portuguesas quando não gostam de alguém vais sempre desvalorizar.
    E o contrário também. Por exemplo foi muito desvalorizado o VP no Porto para com isso desvalorizar as conquistas do Jesus no Benfica e agora no United os jogadores foram desvalorizados para que Amorim fosse visto como vítima das circunstâncias.
    O problema é que não é fácil manter o registo 24 sobre 24 e pessoas que falavam isso do United depois tinham comportamento diferente no seu Sporting. Foi claro e eu até achei expectável.
    Acho que o Rui Costa fez melhores escolhas que o Varandas. Mas na vida há também o factor sorte. Schmidt e Lage são bons treinadores. Varandas basicamente acertou com Amorim e depois de um quarto lugar chegou Gyokeres. Erros atrás de erros foram compensados por escolhas (poucas) que deram bom resultado.
    E agora RB já é visto como uma espécie de Rui Vitória do Sporting já li isso, dizem que foi campeão mas acham que o tipo tem limitações.
    Depois obviamente eu percebo o youtuber que ficou indignado com o que se passou no jogo até porque o Sporting sempre cultivou a narrativa de ser diferente e de gostar de ganhar limpo.
    Aquela agressão ao Belotti foi escandalosa e se a isso juntarmos o facto do Benfica estar por cima da final a ganhar então podermos dizer que o jogo ficou manchado, coisa que os sportinguistas supostamente não gostam.
    Mas também verdade seja dita eu passei anos a ouvir os sportinguistas queixar do árbitro para depois despedirem os seus treinadores.
    No Benfica também não é melhor, porque também têm a narrativa que qualquer treinador de jeito é capaz de vencer tudo ali. O problema é que esse tal treinador não aparece e eles têm que inventar qualquer coisa para continuarem a acreditar no que dizem.
    Nestes últimos tempos li que Pavlidis tinha sido uma má compra, que Aursnes não vale o que se deu, que Carreras tinha sido um escândalo, li que Florentino com Schmidt era um médio maravilhoso para depois perceberem que em jogos específicos o atleta não acrescenta rigorosamente nada na construção. As narrativas variam.
    Portanto dizerem mal de Rui Costa para mim equivale por exemplo a ler o Gabcel a dizer que Jesus não é o melhor da história do Flamengo porque cometeu erros e erros no Benfica.
    Bom, eu ao menos não preciso de medicação porque se algum sportinguista me disser que o Amorim é o melhor do Sporting claramente eu não vou dizer o que ele fez ou deixou de fazer no United para rebater a ideia dele.
    O que é que o Amorim fez no Sporting tem a ver com o United? Nada.
    Mas lá está, assim como o Rui Costa, Jesus, Mourinho, Carvalhal etc os obcecados vão sempre arranjar qualquer coisa.
    Hey, ao menos eu limito a fazer análise ao desempenho do Amorim no United. Isso é que me importa.
    Visto de fora claramente me parece que Rui Costa deu todas as condições a Lage e que Lage também esteve globalmente bem porque na taça de Portugal deu um banho ao Sporting e não teria perdido caso aquilo que se passou com Belotti tivesse sido assinalado.
    Há faltas e faltas, aquilo não tem grande dúvida. Lamentável.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 28, 2025 at 1:12 pm

    O Benfica foi o clube mais beneficiado pelas arbitragens este ano no campeonato (mas de longe).
    .
    Não deixa de ser risível que estejam a utilizar toda a sua energia para uma decisão arbitral que supostamente foi contra a sua equipa. Em jogo corrido ninguém notou e precisam de colocar o vídeo em UltraSlow Motion Para parecer que foi uma agressão Bárbara quando nos pontapés de canto há bem pior dentro da pequena área comescarsmuças de todos os géneros e feitios..
    .
    Epá, joguem à bola!

  • offtopicguy93
    Posted Maio 28, 2025 at 1:20 pm

    Isto é a prova de que o sporting ao dia de hoje controla a CS em Portugal.
    Nos dias antes dos jogos do benfica há sempre casos, o di Maria que vai embora, o jogador Y que não quer renovar e vai assinar por outro clube, o jogador X que vai para o real Madrid, um áudio que sai cá para fora, o otamendi que foi para a Argentina sem autorização, etc etc etc e agora querem fazer do matheus reis um coitadinho… deveria era apanhar 15 jogos de suspensão mínimo para todas as competições nacionais.
    No mesmo lance há 2 agressões de 2 jogadores diferentes, alguém tem dúvidas que o jogo morria ali? Era uma taça que ia safar a época do benfica? Nahh somos muito maiores que isso, não há campeonato a época é um falhanço. Agora não queiram passar um paninho por cima do que aconteceu… tal como passaram no golo em fora de jogo que o sporting teve este ano, já o ano passado na primeira jornada o Paulinho faz golo em fora de jogo, e o VAR foi buscar câmeras com ângulos ridículos para justificar foras de jogo.

    • Veridis Quo
      Posted Maio 28, 2025 at 4:18 pm

      O Sporting até já controla o Fabrizio Romano lançar notícias sobre o Carreras ir para o Real Madrid, grande trabalho de Varandas de forma a conseguir desestabilizar o grande Benfica.

    • _Mushy_
      Posted Maio 28, 2025 at 6:56 pm

      A época acabou Sporting ganha taça e dão 10% do tempo a falar das comemorações e sobre a vitória, e continuam a falar das novelas benfica..
      Há mais jogos e só é sabes? Será que para semana começa o campeonato?
      Ou será que visão está deturpada pela derrota?

      • GabCel
        Posted Maio 30, 2025 at 11:34 pm

        o que seria de um post sem o mushy a chorar? descansa daqui a 15 dias podes chorar mais um pouco pela grande cabala de não irem jogar o mundial.

  • Acoriano
    Posted Maio 28, 2025 at 1:26 pm

    O autor do artigo acaba por fazer o mesmo que pretendeu vir apontar/criticar: misturar dois assuntos para, na perspectiva do autor, dar relevo ao que lhe interessa.

    Toma o todo pela parte, no que aos benfiquistas se refere, tomando como certo que esse todo, ou a maioria, pelo menos, se deixa(rá) levar pelo que a actual direcção do Benfica apregoa, esquecendo o que (não) fez em prol do sucesso do clube. A seu tempo, esperava eu que fosse no imediato, os sócios do Benfica terão oportunidade de demonstrar se atribuem responsabilidades a quem está à frente do clube, ou a factores externos. Aí, poderão os demais tirar ilações sobre o que “os benfiquistas” acham do que o Rui Costa fez enquanto presidente do Benfica.

    Neste momento, é natural que se fale do lance do Matheus Reis porque é um erro crasso de arbitragem. Quanto ao lixo mediático que se cria à volta disto, só o consome quem quer/gosta.

    O autor/artigo demonstra, mais uma vez, que a falta de cultura desportiva é transversal e afecta todas as cores, ao procurar menorizar um acto violento que poderia ter tido consequências graves, felizmente não teve, e ignorar os comportamentos posteriores, dos jogadores e do próprio clube, que atestam, a meu ver, o carácter intencional da conduta do jogador e, pior, o vangloriar-se do acto no meio dos festejos com publicitação do acto pelo próprio clube.

    Pelo contrário, o que é importante, segundo alguns adeptos e comentadores, é chamar à conversa sobre este lance outros tão ou mais vergonhosos para servirem de borracha. Afinal, são mais as semelhanças do que as diferenças, numa lógica/realidade do mínimo denominador comum: “está calado com o Matheus que o Di Maria e o Pepe fizeram o mesmo, ou pior”.

    Seria tão simples ao departamento de comunicação do Sporting de, ao invés de falar em “desequilíbrios”, escrever uma mensagem para o Matheus publicar nas suas redes sociais a pedir desculpa pelo lance infeliz, que nunca quis magoar o colega de profissão e pronto. Mas de quem publica um vídeo a vangloriar um pisão na cabeça, não se pode esperar muito.

    Que, pelo menos, se retirem as devidas consequências de tudo, da conduta do Matheus e do desempenho do Rui Costa, nos lugares e momentos próprios, por quem tem essas responsabilidades.

    • Kacal
      Posted Maio 29, 2025 at 4:11 am

      Na mouche Açoriano! Subscrevo cada letra. E é por isso que p nosso futebol vai continuar na lama

    • NCM
      Posted Maio 29, 2025 at 11:39 am

      Concordo inteiramente com a tua opinião. O que é irónico é que durante anos ouvimos pela boca dos sportinguistas que eram um clube diferente com dirigentes diferentes, como se o Sporting não fosse um clube português dirigido por portugueses. A forma como o jogador se comportou pós-jogo e como o Sporting tratou o assunto tevelam que são iguais aos outros. Infelizmente em Portugal não sabemos perder mas também não sabemos ganhar.

  • porra33
    Posted Maio 28, 2025 at 2:05 pm

    Um texto enviezado pelo um comentador conhecido pelo teor incediário dos seus comentários.
    .
    Não, Matheus Reis não paga por nada. Não vai pagar porque não foi expulso e teríamos outro jogo onde poderia ter havido outro vencedor ou não. Independemente do castigo que apanhe será irrelevante porque nem sequer se trata de um jogador titular. Pode até ser vendido e nunca mais jogar em Portugal para pagar o que quer que seja.
    .
    Noutro ponto a presidência de Rui Costa foi e está a ser péssima, comprar o Renato será o último prego no caixão. Rui Costa errou à grande investiu mal, decidiu mal quanto a treinadores, fez péssimos negóciso e nada disso tem que ver com Matheus Reis ou o Sporting. Estas medidas que se calhar serão uma ou duas com consequências na prática servem mais para mostrar acção e tinha que o fazer. Os mesmos que criticam a acção de Rui Costa são os mesmos que cairiam em cima de Varandas se acontecesse uma situação semelhante ao Sporting e o presidente não fizesse nada.
    .
    Rui Costa tem que sair como vários benfiquistas foram alertando há vários anos e tem que haver uma limpeza e não seria por termos mais uma taça no palmarés, ao contrário do que o autor quer dizer. Era o que faltava que uma taça de Portugal salvasse a época do Benfica. É giro que nem num momento de sucesso do clube como já não viam há dezenas de anos que alguns sportinguistas estejam mais preocupados sobre os vilões, os maus e os nabos do outro lado da segunda circular.

    • Citizen_Erased
      Posted Maio 29, 2025 at 8:47 am

      Li o titulo do artigo e estranhei, li o nome autor antes de ler o texto, e fui buscar as pipocas.

  • cmche1111
    Posted Maio 28, 2025 at 6:11 pm

    O Matheus Reis tem de levar com as culpas disto tudo, inclusive o seguinte:

    Rui Costa é presidente do Benfica desde julho de 2021, a nível de títulos:
    Sporting – 2 campeonatos, 1 taça de Portugal, 1 taça da liga, 1 supertaça
    FC Porto – 1 campeonato, 3 taças de Portugal, 1 taça da liga, 2 supertaças
    Benfica – 1 campeonato, 1 taça da liga, 1 supertaça
    Números de um Sporting a reerguer-se de Alcochete e um FC Porto a entrar na maior crise económica da sua história.

    Contratações de Yaremchuck, Meité, Gil Dias, Radonjic, Lazaro, João Victor, Brooks, Tengstedt, Draxler, Ristic, Jurasek, Gonçalo Guedes, Bernat, Renato, Kaboré, Rollheiser, Arthur Cabral.

    Vendas ao desbarato como João Neves.

    Claro qeu com isto é obrigatório desviar atenções

  • O Comendador
    Posted Maio 28, 2025 at 11:46 pm

    Obviamente que isto é tudo para atirar areia para os olhos dos Benfiquistas. Com este plantel, como tanto dinheiro em cofre, Rui Costa é dos piores presidentes da história do clube!
    Tinha de fazer MUITO mais!!

    SL

  • ACT7
    Posted Maio 29, 2025 at 5:31 am

    O lance não tem nada a ver com o Rui Costa.
    O lance é uma coisa o Rui Costa é outra. O Rui Costa nunca devia ter sido presidente do Benfica para cortar raízes com a última direção.
    O Reis devia ter sido expulso e com grande probabilidade o Benfica podia ganhar a taça. Agora arranjou-se aqui um texto super parcial para justificar o injustificável. Agora a culpa é do slowmotion ou do Di Maria ou do Pepe ou do Paulinho Santos até. Todos os clubes tem telhados de vidro não é por o Di Maria não ter sido expulso, que agora o jogadores rivais podem agredir alguém, porque senão em 2050 vamos dizer que não há vermelhos porque o Di Maria à 26 anos atrás deu um murro ao Pote.
    Enfim, serviu este texto para dizerem que afinal não foi agressão e que em lance corrido afinal na parece nada, eu vi na câmara da torre de iluminação e também não me parece nada.

    • 6.Mik
      Posted Maio 29, 2025 at 11:07 pm

      A questão é o Rui Costa agarrar se a isso para vos atirar areia e vocês benfiquistas a engolir tudo. Toda a gente sabe que se o Benfica ganhasse a taça não havia ruído em relação a isto e iria estar a dizer que não o deixaram lutar pelo campeonato porque os árbitros marcaram um penálti inexistente ao Sporting. A incompetência é tanta que consegue resumir tudo a um lance, não percebe que falhou no entulho que trouxe no verão e no Natal, nas vendas e nos ordenados que quase nenhum justifica.

  • GabCel
    Posted Maio 30, 2025 at 11:28 pm

    Acertas em tudo acerca do Rui Costa, mas acabas por fazer exactamente o que o acusas, para distorcer e vir com uma desculpa e muito whataboutism a defender o Matheus e o Sporting.

    será assim tão dificil criticar ambos porque estiveram horrivelmente mal em tudo?
    – O RC porque anda a atira areia para os olhos dos Benfiquistas.
    – O Matheus porque agrediu barbaramente e deliberadamente um colega de profissão
    – A equipa de arbitragem porque não viu a agressão
    – O VAR porque escolheu ignorar a agressão
    – O Varandas porque quando podia mostrar que era diferente seguiu exactamente o mesmo caminho de todos os outros de que se tenta distinguir.
    – O Manel Abecassis porque acha que os outros não iam perceber o seu texto tendencioso.

Deixa um comentário