Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Gedson? Os jogadores da formação do Benfica sobem como reforços, poucos clubes na Europa o fazem»

Ganhou o lugar? Quem acompanha a formação sabe da qualidade do médio, e até surpreendeu que não tivesse tido uma oportunidade mais cedo, mesmo considerando que ainda só tem 19 anos.

Rui Vitória não se mostrou surpreendido com o impacto de Gedson Fernandes, que apontou o golo frente ao Fenerbahçe, e no final da partida aproveitou para destacar o trabalho que tem sido feito pelas águias na projecção de jogadores da formação. “Mais um jovem de qualidade mas há imensos que vêm ai atrás. Agrada-me ver a capacidade que um jovem de 19 anos tem para jogar a este nível e a sua integração nas dinâmicas. Agrada-me mas não espanta: os jogadores estão à vontade. Isto valoriza o trabalho na formação. Se pode ficar mais tempo do que os outros jovens? Acredito nisso como acreditei em todos os outros. Estamos a falar de jovens de qualidade. Os jogadores da formação do Benfica sobem como reforços, poucos clubes na Europa o fazem. Aqui a porta está aberta. Se tiverem qualidade jogarão. A seguir virão outros, assim aproveitem o espaço que têm aqui”, disse o timoneiro das águias à Sport TV.

29 Comentários

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:16 pm

    Uma vitória de RV claramente esta aposta. Veremos se continua a crescer. Tem imenso potencial.

  • Dca
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:31 pm

    Nem mais o negrito do VM. Quem acompanha a formação não fica surpreendido por esta afirmação. Assim como em relação ao Ruben Dias (na altura). Florentino, Ferro e João Filipe deverão ser os próximos a subir.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:33 pm

    Até fez bem em apostar agora. A confiança do Gedson está em alta e esteve na pré-época a aprender as ideias do RV e assim cresce mais! Se fosse lançado no decorrer da época passada teria uma pressão enorme em cima e poderia-se estragar o jogador um pouco como se fez com Zé Gomes.

    • Alwaysright
      Posted Agosto 14, 2018 at 10:50 pm

      Que eu me lembre o Zé Gomes foi lançado na pré época, lembro me de não acrescentar nada nos jogos da Champions Cup e até foi ai que descobri que ele não era de longe o craque que pintavam por aqui.

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 15, 2018 at 12:05 pm

        O Zé Gomes fez diversos jogos oficiais pelo Benfica, incluindo na Champions

      • Gil Rodrigues
        Posted Agosto 15, 2018 at 2:36 pm

        O Zé Gomes está a fazer a transição do futebol de “bater-em-mortos” das classes de formação, para o futebol sénior em que os requisitos são muito diferentes.

        no Europeu Sub19 já vimos diferenças: ganhou corpo, inteligência de jogo, dá-se muito mais aos apoios não parece é ser tão sinalizador como antes… Mas acho que não deve ser dado como perdido, apenas está a fazer uma transição mais lenta (acaba por desiludir quem esperava que mantivesse o registo goleador) mas irá ser um activo útil no seu devido tempo.

  • Stromberg
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:41 pm

    Esta é a grande qualidade de RV.

  • Berto
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:46 pm

    Antes até o Barcelona o fazia mas perdeu essas valências. Atualmente penso que só na Alemanha, Holanda e França se vê acontecer o mesmo.

  • Kacal
    Posted Agosto 14, 2018 at 10:58 pm

    Gostem ou não do homem, nesta vertente é muito forte e há que dar mérito e elogiar. Nem todos os treinadores têm a coragem de apostar assim e já são inúmeros os casos. Gedson é só o mais recente, mas espero que ele fique no Benfica mais tempo que o Renato para não dar barraca.

    • Dca
      Posted Agosto 14, 2018 at 11:23 pm

      Acho que mais do que ter coragem para apostar (não a teve com Ederson por exemplo) é a tranquilidade que transmite aos jovens que quando entram não saem, mostram muita confiança.
      Em relação ao Gedson acabou por ter poucos riscos visto que na pre época provou que estava preparado. Se formos ver o Félix, não mostrou estar preparado então não foi aposta. Acho que este método (meter os jovens a titular na pre época e em jogos de exigência alta da mesma) facilita o treinador no sentido de perceber se estão aptos ou não para os jogos oficiais (o mesmo aconteceu com Diogo Leite). As pre épocas deviam ser assim, apostar mais nos jovens e não em jogadores sem interesse (Oscar Benitez, etc).

      • Fernandes35
        Posted Agosto 14, 2018 at 11:38 pm

        Como querias ver se o Félix estava preparado se jogou sempre colado à linha quando é óbvio que é jogador de corredor central?

        • Dca
          Posted Agosto 15, 2018 at 12:56 am

          O Bernardo Silva também é jogador de corredor central e fez uma época brutal à direita no Monaco. Sou dos maiores fãs do Félix, portanto não é isso que está em questão, mas notou-se que ainda não está preparado para esta exigência. Jogos em casa “acessíveis” são os ideais para o seu começo.

      • Kacal
        Posted Agosto 14, 2018 at 11:40 pm

        Mas é normal não a ter com todos, não é infalível. Além disso encostar as “vacas sagradas” não é algo fácil de fazer e na altura o Júlio César estava no plantel e tinha outra estatuto, mas apostar nesses jovens e manter no 11 mesmo quando regressam os titulares, é também um sinal de coragem. E há quem prefira adaptar jogadores a apostar nesse jovens.

        Mas sim, o ponto que falaste é importante e também é o forte do RV e os jovens realmente aparecem cheios de “vida” e confiantes, depois há os que se mostram prontos e os que não, sendo que o Gedson mostrou-se à altura e o facto de o Benfica “desesperar” por um jogador deste perfil e haver lesões como o Krovinovic, também ajudaram a ter margem para apostar nele e haver mais espaço para tal. Mas concordo totalmente, as pré-épocas deviam servir para tal e não é só cá em Portugal que acontece, vi o Liverpool e o Real a levar vários jovens, por exemplo, na ausência os titulares nesta pré-época. O Barça também. E devia ser sempre assim, sem duvida.

      • Gil Rodrigues
        Posted Agosto 15, 2018 at 2:29 pm

        também há que ver que o Gedson joga numa posição carenciada, já o João Felix tem muita concorrência, tanto a 2º avançado, 3º médio, #10, extremo…

        • Kacal
          Posted Agosto 15, 2018 at 4:09 pm

          É verdade, mas um certo treinador (aka JJ), se calhar apostaria em Samaris ou outro adaptado (basta ver o que fez com Pizzi) em vez do Gedson, esse é o mérito de Rui Vitória, dar mérito a quem o merece.

      • Gus Ledes
        Posted Agosto 15, 2018 at 6:30 pm

        Ederson começou a jogar com ele e não saiu mais mesmo co Júlio César recuperado…
        Queriam que ele sentasse o Júlio de caras? O titular da seleção brasileira? O vencedor da champions pelo Inter? O Ederson teve de conquistar o lugar como todos têm, mas se alguém apostou nele foi Rui Vitória e se têm a carreira que têm hoje muito ao treinador do Benfica o deve.

        • Dca
          Posted Agosto 15, 2018 at 6:41 pm

          Poe a hipótese de Júlio César não se ter lesionado. E quero lá saber se venceu a Champions eu quero os melhores em cada jogo.

        • Kacal
          Posted Agosto 15, 2018 at 7:12 pm

          Sem duvida! O talento não se cria, já existe assim como o potencial. Mas quem aposta nele e ajuda
          desenvolver também tem mérito e é aí que entra o RV.

        • Gus Ledes
          Posted Agosto 16, 2018 at 7:06 am

          Dca mas os melhores têm de ganhar o lugar com o que demonstram em campo, e as oportunidades surgem com o tempo, se o Júlio tinha muito mais nome e tava a corresponder como é que ia sair da equipa?
          Se surgir agora um miúdo na Juventus vai sentar o Ronaldo por muito bom que seja nos treinos? Claro que não, o estatuto claro que conta mais, e nós nem sabemos se o Ederson era melhor que o Júlio nos treinos, o Júlio César estava a jogar muito bem até à lesão.

  • Mantorras
    Posted Agosto 15, 2018 at 1:10 am

    Quem conhece o miudo sabe que tem valor.
    Sobe de nivel a cada jogo, mais confianca, mais capacidade de assumir.

    RV nisto tem o seu merito, foi escolhido com este proposito (nao apenas), por isso, merito tambem da direccao. A aposta na formacao e o melhor que o Benfica tem.

    Agora espera-se que renove quando se justificar, caso se imponha na equipa principal, seja aumentado e tenha uma clausula absurda, e que nao seja vendido a primeira oportunidade. Era bonito ver finamente um jogador da formacao subir, ganhar o lugar, fazer boas epocas, vencer no clube, ser titular da seleccao… e so depois sair.

  • Rabensandratana
    Posted Agosto 15, 2018 at 10:02 am

    Não gosto do Rui Vitória, acho-o banal como treinador, mas num aspecto reconheço qualidade a formar jovens jogadores e talvez fosse uma excelente opção para treinador da equipa B encarnada.
    A meu ver, não tem o perfil que o Slb precisa para ser treinador principal da equipa principal, o seu discurso é cheio de devaneios, é um yes man, logo mostra que numa equipa grande os treinadores devem pensar pela própria cabeça e não através de cartilhas.
    Em termos tácticos arrisco-me a dizer que é dos treinadores com ideias de jogo muito básicas parece que ainda está a treinar o Fátima, faltam sempre dinamismos, lances estudados e acima de tudo explorar as debilidades dos adversários, facto que raramente aproveita, como alguém colocou na internet basta rever as reposições de bola aquando do apito inicial do árbitro, simplesmente ridículas.

    • Sombra76
      Posted Agosto 15, 2018 at 10:59 am

      O pessoal não gosta do RV e depois usam uma série de argumentos falsos para justificar a sua opinião.
      Se o RV não estivesse em sintonia com a direcção é que devia ser criticado. O que acontece em outros clubes grandes é que está mal. RV já demonstrou por inúmeras vezes a sua independência. Logo no primeiro ano despachou os avançados que tinham sido contratados e exigiu outros e foram contratados Jimenez e Mitroglou. E podiam ser dados inúmeros outros exemplos. Até a aposta no Gedson serve de exemplo. Acham que a direcção prefere vender Gedson ou Zivcovic? O primeiro tem um salário baixo e o segundo um elevado que a cada ano cresce. Se o RV fosse yes man até teria sido mais fácil optar por colocar o Zivcovic a titular. As pessoas não concordam com algumas opções do RV o que é normal. O absurdo é elas serem quase sempre justificadas por serem cedências. As boas e más opções são do RV. Um treinador que não exige mundos e fundos comprometendo o futuro do clube para se proteger e apenas ter sucessos imediatos que permitam dar o salto.

      • Xefe
        Posted Agosto 15, 2018 at 11:31 am

        Excelente comentário!

      • ACT7
        Posted Agosto 15, 2018 at 11:57 am

        Concordo. Acho que o RV têm lacunas tácticas e também exagera no discurso correto, preferia ver outro nome como P.Fonseca no Benfica por exemplo.
        Mas se a direcção te dá um Varela e te diz vai ser com este que vais trabalhar, ele não vai andar a chorar feito Mourinho (curioso que é criticado pelo choro, mas pronto).
        O RV foi inserido no Benfica para apostar nos jovens que transitam da B e podemos dizer que nesse aspecto fez um bom trabalho.

      • Gil Rodrigues
        Posted Agosto 15, 2018 at 2:26 pm

        Exacto!

      • Gus Ledes
        Posted Agosto 15, 2018 at 6:25 pm

        Na mouche Sombra, tudo dito.

      • José S.
        Posted Agosto 15, 2018 at 10:02 pm

        Sim, porque zivcovik é um jogador para jogar no centro e não na ala ou o gedson vai começar a partir de agora a começar a treinar para ser extremo…
        Que justificações mais sem sentido.
        RV é e sempre foi um bom formador era o que ele fazia melhor. No resto tem muito que lhe dar e consegue (ou vai se safando) porque está num clube como o benfica. Dificilmente conseguirá noutro lado… É fraco táctico e tecnicamente. Toda a gente vê isso menos os seus extremos seguidores.
        Não é por mal é o que é.

        • Sombra76
          Posted Agosto 15, 2018 at 10:18 pm

          Zivcovic jogou mais a médio interior do que a extremo no Benfica. E foi para essa posição que foi convocado para ir ao mundial. Isto não é uma opinião. É um facto.
          Já as suas considerações sobre as capacidades do RV são meras opiniões. E não é por afirmar que “todos” partilham da sua opinião que se torna verdade… Isto já é uma questão de fé.

  • RodolfoTrindade
    Posted Agosto 16, 2018 at 11:08 am

    Então e porque não apostaste nele antes, época passada por exemplo como todos nós pedíamos…

Deixa um comentário