Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A 3.ª melhor equipa de França não está ao nível de um “grande” de Portugal; FC Porto controlou o Lille e está praticamente na fase de grupos; Ruben Neves (fez história) esteve em destaque; Maicon foi o “patrão” da defesa, Fabiano o elo mais fraco; Tello voltou a “dizer” que merece mais minutos, num jogo em que Lopetegui “sentou” Quaresma

Lille 0-1 FC Porto (Herrera 61′)

O Porto deu um passo importante rumo à fase de grupos da LC, com uma vitória em França sobre o Lille (1-0). Os dragões foram sempre superiores ao terceiro classificado da última Ligue 1, uma equipa bastante competente mas que nunca mostrou argumentos para jogar cara a cara com o conjunto português, e viram Herrera marcar o único golo na segunda parte (logo após a entrada de Tello, que mexeu com o jogo). Rúben Neves (17 anos, cinco meses e oito dias), com a titularidade neste jogo, bateu o recorde de Cristiano Ronaldo e passou a ser o jogador português mais jovem de sempre a jogar na Liga dos Campeões.

A primeira parte foi bastante monótona. Em relação ao último encontro Lopetegui fez entrar Casemiro e sentou Quaresma, de forma a tentar controlar o meio campo. E a verdade é que isso aconteceu, com o Porto a ter a iniciativa de jogo perante um Lille organizado e com o bloco recuado. No entanto, os dragões não tiveram grandes oportunidades (o lance mais perigoso foi um remate de Rúben Neves), vendo os franceses estar perto de marcar na última jogada da primeira parte (Corchia falhou de forma escandalosa). No início da segunda parte o jogo manteve-se na mesma toada, mas a entrada de Tello permitiu que os dragões chegassem ao golo. O espanhol combinou com Rúben Neves na direita e cruzou para Jackson obrigar Enyeama a uma grande defesa, surgindo Herrera para a recarga. Só a partir daqui o Lille tentou atacar (já com Rony em campo), mas a equipa portista respondeu bem defensivamente e conseguiu segurar a vantagem.

Destaques:


FC Porto – Resultado excelente, que deixa abertas as portas da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Porto teve muita posse de bola (alta percentagem de posse, e muitos passes efectuados), como parece ser hábito, mas raramente conseguiu criar oportunidades de golo claras. No entanto, a qualidade individual está presente e fez a diferença, como provou Tello (entrou e desequilibrou de imediato). Defensivamente os portistas não deram grandes veleidades aos franceses, controlando os movimentos dos avançados contrários e respondendo bem no período de maior pressão do Lille. Fabiano, praticamente sem intervir, ainda teve duas falhas em dois lances de bola parada; Maicon (com excepção de uma dividida perdida com Origi no fim da 1ª parte, ganhou todos os lances e teve cortes providenciais e de dificuldade elevada) e Indi mostraram competência e não tiveram problemas de maior, tal como Alex Sandro (apenas batido perto do fim) e Danilo, mesmo amarelado desde cedo. O trio de meio-campo teve no jovem Ruben Neves o elemento mais dinâmico, o ainda júnior deu razão a uns tresloucados que defendem que há possibilidade de os jovens terem minutos, e para lá do lance do golo, deu critério na posse, recuperou bolas, e ainda tentou a sua sorte com remates de longe. Casemiro ainda fez alguns passes em profundidade, mas esteve mais em foco no aspecto defensivos, enquanto que Herrera, para lá do golo, pouco deu à equipa. Brahimi, apesar de algumas arrancadas, e Oliver acabaram por ser os elementos menos em foco (embora mostrassem disponibilidade defensiva), já Tello entrou e mostrou no lance do golo que é um extremo de qualidade elevada. Jackson fez um excelente jogo, dando linhas de passe aos colegas; não teve muitos lances de conclusão, mas na única chance de golo que teve acabou por “oferecê-lo” a Herrera. Destaque ainda para Quaresma, que ficou no banco e não pareceu muito motivado quando entrou.

Lille – A abordagem de Girard, claramente a pensar não sofrer golos, não correu bem e agora a tarefa no Dragão será muito complicada. A equipa francesa esteve sempre organizada e foi um osso duro de roer (médios muito fortes na recuperação), mas ofensivamente, muito por culpa de o bloco estar demasiado recuado, foi uma nulidade. Também não se percebeu a opção de retirar Origi, o único que conseguiu criar algumas dificuldades à equipa do Porto. Individualmente, destaque para Kjaer, que foi o patrão da defesa, para Mavuba, que esteve impecável, e para a entrada de Rony Lopes, que agitou o jogo . Kalou esteve muito apagado e não justificou a titularidade.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:10 pm

    Ouvi apenas o relato e dá a ideia que sem brilhar o Porto foi efectivamente superior e um justo vencedor, dando a ideia que a diferença de qualidade entre as duas equipas até é mais do que este golo de diferença.

    A minha convicção é cada vez mais, que com a evolução natural da equipa que o Porto está a ter, se vai tornar demasiado forte para o nível da nossa liga.

  • Guilherme Silva
    Posted Agosto 21, 2014 at 2:08 am

    Gostei da exibição e principalmente do resultado. É certo que nem sempre o futebol foi o melhor (ainda pior da parte dos franceses), mas se ganharmos 0-1 todos os jogos fora de casa assino já por baixo.

    Lopetegui mostrou competência ao saber anular o Lille. A defesa não esteve tão subida como o normal, e não houve bolas nas costas. O meio-campo soube anular o jogo interior do Lille e ainda construímos jogadas com perigo por aí. Excelente análise do espanhol, e a forma como anula uma equipa já feita e entrosada com uma equipa nova é fantástica. Só acho que só tem que apostar mais um pouco no Tello, mas sempre que ele entra, há golo. Assistiu Jackson frente ao Marítimo, e hoje voltou a fazer o mesmo.

    Em relação ao jogo em si, para mim os melhores foram Maicon (imperial, outra vez), Alex Sandro (a chamada à selecção parece que lhe fez bem.. Nem parecia o mesmo) e o inevitável menino Rúben Neves. Já faltam elogios para o rapaz, e nem vale a pena dizer mais nada pois já é certo que temos ali um craque.

    Na defesa, Fabiano não deu muita segurança, mas não sofremos que é o que importa. É certo que largou aquela bola, mas era um lance dificílimo num livre muito bem batido. Danilo esteve bem dentro dos possíveis, aquele amarelo ridículo que levou aos 6min de jogo condicionou o jogo todo do brasileiro, mas ainda assim, salvo algumas dificuldades perante a potência de Origi (claramente o elemento mais dos franceses), esteve bem. Indi é que não percebo como não ganhava uma bola no ar ao Kalou. Este é pequeno, mas ganhava sempre. Há até uma imagem do costa-marfinense a pedir a bola no pé ao Eneyama num pontapé de baliza. Tem que melhorar nas abordagens, porque no chão esteve muito bem, e com a bola no pé é mais forte que o antecessor.

    No meio, gostei muito do Casemiro. Muita serenidade, dá segurança e estabilidade ao meio-campo, e é fortíssimo na construção. Passes longos e variação de flanco, não falha uma. Excelente a segurança que deu em todos os aspectos do jogo, e este meio-campo assim forte poderá vir a ser muito importante na Champions. Herrera penso que voltou a ser o pior, salve o golo marcado, mas ele é forte num jogo de transições e a transportar ele a bola.. Neste sistema não rende muito pois falha alguns passes. Óliver esteve muito forte na pressão e a recuperar bolas. Acrescentou critério com bola, e tem uma qualidade fantástica que quando maturada pode dar ali um sério candidato aos melhores médios do mundo (assim como Rúben, claro).

    Brahimi voltou a estar em jogo mas nem sempre decidiu muito bem. É quase impossível tirar-lhe a bola, e ele sabe disso tão bem que às vezes não a solta quando deve. Jackson trabalhou bastante e merecia o golo na jogada do 0-1.

    Tello voltou a entrar e a mexer com o jogo como fez no campeonato, é um excelente extremo, muito desiquilibrador. Evandro entrou bem e deu consistência ao miolo numa fase tardia do jogo, e Quaresma parece que entrou sem muita vontade de correr e passar a bola. Um capitão (que estranho é chamar capitão a este rapaz) não pode ser isto.

    Em suma, a máquina está a afinar, temos excelentes soluções para todos os momentos de jogo e adversários. Cabe a Lopetegui saber gerir isto da melhor maneira, e pôr ordem na casa. Até agora estou a gostar muito. Parece que já vem também aí um novo PL, e chama-se Abel Hernandez. Apenas rumores, nada de concreto, mas acho que será o próximo a vestir de azul e branco.

    PS: Nota para a excelente atitude de Casemiro, que está no Porto por empréstimo e à apenas 1mês, e fez questão de dedicar a vitória ao Sr.Salvador, que faleceu esta semana. Excelente, parabéns pelo gesto.

  • Joao Pedro Ribeiro
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:42 am

    Que William Carvalho o quê! O miúdo futuro top mundial português é esse tal de Ruben Neves!

    João Pedro

  • Daniel Alexandre
    Posted Agosto 21, 2014 at 12:33 am

    Faz sentido continuar a apostar em Óliver em detrimento de Tello? Confesso que ainda não vi nada de especial do médio ofensivo e o jovem extremo do Barça quando entrou mexou logo no jogo tanto, que nas duas primeiras vezes que toca na bola uma dá origem ao golo e na outra isola Jackson (fora-de-jogo).
    O meu 11 seria:
    Fernandez
    Danilo-Maicon-Indi-Alex Sandro
    Casemiro-R.Neves-Brahimi
    Tello-Quaresma/Adrian-Jackson
    PS: Enquanto sportinguista congratulo o Porto não só pela vitória mas também por conseguir montar uma excelente equipa e formar um futuro jogador de classe mundial, a aposta na formação sempre compensa…

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 11:26 pm

    Bom jogo do Porto que fica assim com a eliminatoria ''resolvida" .

    Destaque para Ruben Neves, jogao do menino, a cada jogo mostra mais confiança nas açoes (notasse naquelas "brincadeiras" com a bola que esta como quer no meio dos craques) e é incrivel que um jogador com idade de primeiro ano de junior seja o responsavel pelas bolas paradas, e tão bem batidas que foram hoje, com outra correpondencia dos colegas poderia originar 3/4 golos.

    Maicon voltou á era de Vitor Pereira e é o patrao da defesa.

    Casemiro nas tem a tecnica para um meio campo de posse, mas em açoes defensivas cumpre bem.

    Herrera, este ano mais perto do ponta de lança dá mais ao jogo e esta com outra fome de bola..

    Brahimi precisa de corrigir quando deve partir para a açao individual ou quando deve dar continuidade a uma jogada/ pausar o jogo, mas tem tudo para ser um craque.

    Jackson fez o dito trabalho sujo, esforçado, a dar linhas de passe, no apoio, so faltou o golo que kameni lhe tirou.

    Tello, muito bem ao entrar e a mostrar serviço.

    Rony Lopes, quando entrou parecia um pouco perdido visto que o futebol praticado do Lille nao recai a seu favor, mas consegui mexer com o jogo.

    Helder Gonçalves

    • Guilherme Silva
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:48 am

      Casemiro não tem qualidade nem técnica para um meio-campo de posse? Mas de que Casemiro estamos a falar? O rapaz safa-se muito bem, mete a bola onde quer e dá sempre linhas de passe, arrisco-me a dizer que até é o seu ponto mais forte. E para quem está habituado ao Fernando..

  • Gianninni
    Posted Agosto 20, 2014 at 10:54 pm

    Jogo já a evidenciar algo sobre a nova matriz do FCP. Jogo curto e apoiado com mudanças do centro de jogo rápidas (Casemiro na primeira parte excelente nesse capítulo, com passes longos muito tensos e precisos). De destacar a personalidade de Lopetegui com o esquema que colocou em campo, sem problemas em colocar 2 jogadores com menos de 20 anos em posições fulcrais do campo e espero que a aposta em Quaresma no banco seja para manter, pois para varira todas as jogadas tinham princípio meio e fim.

    Apreciação individual:
    Fabiano- Se havia dúvidas, neste jogo penso que mostrou não ter qualidade para o FCP. Poucas e más intervenções, largou uma bola para a frente, uma saída em falso…
    Danilo- O amarelo cedo condicionou-o e apanhou pela frente o melhor jogador adversário (Origi). Defensivamente esteve competente
    Maicon- Excetuando a tentactiva falhada de antecipação a Origi na 1ª parte que provou um lance de perigo para o Lille, foi o melhor do quarteto, com a sua capacidade de liderança e decisão nos lances divididos. A corrigir, a insistência nos passes longos que invariavelmente falha.
    Indi- Pareceu-me fraco no jogo aéreo (quase não sai do chão) no entanto com a bola é um claro upgrade em relação a Mangala.
    Alex Sandro: Alguma da displicência habitual na abordagem aos lances no entanto melhor em termos ofensivos que Danilo.
    Casemiro: Ainda não tinha visto um jogo completo deste jogador e surpreendeu-me a qualidade de passe e decisão. A melhorar:a agressividade na disputa de bola
    Rúben Neves: Mais um excelente jogo do miúdo de 17 anos que fez o seu primeiro jogo na Champions mas que parecia o 20º. Além de perder pouquissimas bolas, bate bem melhor que Quaresma as bolas paradas, especialmente os livres laterais (os cantos do lado direito esperamos pelo Quintero)
    Herrera: É verdade que palmilha km com a bola controlada e dá rotação ao jogo mas é exasperante o nº de bola que perde e a quantidade de vezes que decide mal…
    Òliver: Gostei da atitude, do modo como se mostra aos companheiros, raramente perde a bola e hoje foi mesmo um dos principais recuperadores. É dos primeiros a dar mote para o pressing ofensivo
    Brahimi: Depois do jogo contra o Marítimo e o que o vi fazer no Mundial fiquei um pouco desiludido. Muita técnica mas tem que ser mais agressivo ofensivamente.
    Jackson: Quem o viu o ano passado e quem o vê, mantém todas as suas qualidades intactas e adicionou bastante mais atitude. Se Lopetegui tem alguma responsabilidade nisto temos líder (adoro a maneira como Jackson consegue dominar bola que vêm do pontapé de baliza…)
    Tello: Mostrou qualidade mal entrou, tem uma excelente agressividade ofensiva, todos os toques que dá na bola têm a baliza como objetivo
    Evandro: Nada a registar, boa atitude quando entrou
    Quaresma: Nada a registar, má atitude quando entrou, aquea cara e a forma como não cumprimentou o colega que saiu diz tudo. Lopetegui tem aqui um caso bicudo para resolver…

    • Gianninni
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:36 am

      Já que me recomendam que veja de novo o jogo, recomendo eu que compreendam o que lêem…
      Escrevi a "forma como não cumprimentou…" não disse que não cumprimentou, critiquei a forma… até parecia que o FCP não estava a ganhar um dos jogos mais importantes aos 88 minutos…

    • João
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:47 am

      Concordo plenamente com a apreciação ao Indi. Não salta às bolas, pronto não lhe apetece, tá bem. Com o Kalou que um sopro mais composto metem-no fora do Estádio

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:28 pm

      Lamento informar mas ele cumprimentou o Oliver, até o abraçou. Recomendo que voltes a ver o jogo, pois parece que perdeste algumas partes.

    • Trust3r
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:25 pm

      Quaresma nao cumprimentou o colega? Deve ter mudado de canal. Quanto ao resto concordo em geral.

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 20, 2014 at 10:49 pm

    Foi acima de tudo um péssimo jogo de futebol, com um justo vencedor.
    Tal como indica o título do VM, neste caso o ranking ajusta se às realidades e salvo o PSG, nenhum clube francês fará frente a qualquer clube de top em Portugal.
    O jogo teve muitas preocupações defensivas, e pouca qualidade e neste último critério o Porto teve sempre mais. Alex Sandro, Ruben Neves e Jackson estiveram acima da média com destaque para o jovem português que volta a dar razão aos poucos que acham que os produtos da formação em Portugal são tão bons ou melhores que os prodígios estrangeiros patrocinados por fundos e empresários. Para isso basta trabalharem com afinco, terem oportunidades e terem margem para errar e para crescer. Triste é ser um espanhol a mostrar nos isso.
    Quanto à produção da equipa, ofensivamente o Porto tem um manancial de soluções para utilizar. Hoje não foram titulares Tello, Quaresma, Quintero e Adrian o que é revelador do poderio ofensivo dos azuis e brancos. Contudo volto a repetir que tendo em conta a dinâmica que Lopetegui pretende implementar, que a defesa terá sérios problemas face a adversários que consigam jogar no meio campo ofensivo.
    O resultado é escasso mas acredito que o Porto o irá avolumar no Dragão e que passará sem dificuldades à fase de grupos.
    De registar ainda a má arbitragem em prejuízo do Porto e em bom francês a falta de savoir faire do Lille.

    • Guilherme Silva
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:45 am

      Apenas o PSG pode fazer frente aos tugas, e realço que desde que foi comprado veio cá duas vezes e perdeu outras duas. É certo que contra o Benfica eram contextos diferentes pois já estava apurado e rodou um pouco a equipa, mas no Dragão era a doer e perderam. E mesmo em Paris, ganharam 2-1 porque o Helton deu aquele frango.

  • porquinhodaindia
    Posted Agosto 20, 2014 at 10:29 pm

    Se fosse um treinador indígena a apostar em Rúben Neves já teria tido os devidos louros com capas na imprensa e louvores da FPF, certo?

  • not cool
    Posted Agosto 20, 2014 at 10:21 pm

    O Lopetegui hoje apenas matou a teoria do tem que nascer 10x e do não tem experiencia. Quero ver agora qual é a desculpa…
    Puro preconceito e interesses é o motivo porque não se aposta mais nos jovens da formação e é ridículo que tenha que ser um espanhol a não ter problemas com a idade dos jogadores (e já agora nacionalidade).

    Quanto ao desfecho era previsível não sei qual é a surpresa ou grande feito em o FCP ganhar fora ao Lille o 3º classificado da época transacta em França, de resto esta equipa do FCP tem muito por onde evoluir e tem um treinador cuja postura me parece muito correcta e profissional, quanto ao que realmente vale ainda não sei mas como rival pelo menos acho que este ano vou ser poupado a ter que ouvir fantoches a ler discursos de encomenda.

    Vamos ver se esta temporada as equipas portuguesas conseguem uma prestação digna na champions, fala-se muito da posição no ranking como um grande feito mas se não fosse a liga Europa onde é que se andava…

    • João
      Posted Agosto 21, 2014 at 10:36 am

      É o que o Filipe está a dizer. E lerem com mais calma, não?

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:40 am

      Desculpem mas não sei onde conseguiu ver penalti a favor do Lille. Vi um lance em que Basa puxou Jackson dentro da área, esse sim foi o penalti omitido da partida.

      Rúben Micael Briosa

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 2:27 am

      Onde vistes um penalti perdoado ao Lille? Eu vi uma falta de Basa sobre Jackson dentro da área, esse sim foi o penalti omitido do jogo. Não inventem casos onde não existem.

    • Filipe César
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:44 pm

      não sei se viste o jogo mas o porto defensivamente não foi muito seguro. podiam ter sofrido antes do intervalo apesar de ter sido perdoado um penalti ao lille. mas em principio o lille não vai incomodar no jogo do dragao se o porto jogar com aquela posse de bola (70-30!) como fez na 1a parte.

  • António Duarte
    Posted Agosto 20, 2014 at 10:06 pm

    Um bom jogo do Porto. Entrou melhor, permitindo depois algum equilíbrio do Lille. O Porto parece estar a ficar uma equipa com personalidade, embora tb tenha jogado com algumas cautelas ao apresentar Rúben e Casemiro no mesmo 11.

    Esperava mais do Lille, ainda por cima jogando em casa. O que aconteceu ao Kalou? Desaprendeu?

    Rúben Neves, Brahimi e Oliver são belos jogadores, vieram acrescentar alguma qualidade que faltava ao Porto.

    Estou encantado com o que já vi do miúdo de 17 anos! Além de demonstrar saber ocupar bem o seu espaço, ainda mostra uma técnica apurada e um bom remate. Sabe igualmente aparecer na frente para uma possível recarga ou poder fazer golo. Ter permissão para bater as bolas paradas, é um voto de confiança fantástico. As coisas até poderão correr mal a Lopetegui mas o facto de não ter problemas em apostar num menino praticamente desconhecido, é de louvar. Este sim, parece-me ser capaz de ser o futuro trinco da selecção. Comparem com o William Carvalho e vejam as diferenças… Na minha opinião "mete-o no bolso". Mas teremos tempo para obter ou não esta confirmação.

  • Tiago Alves
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:55 pm

    Hoje Oliver recuperou muitas bolas. Incrível a maneira como metia o seu corpo a frente dos jogadores já em progressao

    • Filipe César
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:33 pm

      acho que os melhores do porto foram o oliver pela inteligencia como jogou para a equipa e o tello pela maneira que atropelou a defesa do lille. que pena para o porto serem emprestimos.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:26 pm

      Também perdeu muitas e falhou passes em zonas perigosas. Gostei de o ver defender, mas defendeu preferencialmente no meio, sendo que estava a jogar a extremo, daí ver o Alex Sandro muitas vezes em correria por falta de apoio daquele lado. A rever.

  • andre
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:55 pm

    Hoje mais uma vez deu para ver que temos treinador a lidar com os jornalistas de treta que temos em Portugal. em vez de perguntarem sobre o jogo so querem novela quaresma. A resposta foi clara: falem da equipa, ponto final! Vao ter pouco espaço de manobra para polemicas com este mister. Louvado seja

    • andre
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:28 pm

      E quando 1 jornalista tenta enveredar pela caminho da mediocridade o melhor é cortar o mal pela raiz: "Estamos hablando del equipo".
      Quando outro jornalista tenta o mesmo caminho falando sobre a forma como o porto jogou eis que o mister responde: "é a tua interpretação" pimbas, mai nada! Dá-lhes Julen

    • Trust3r
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:01 pm

      Também reparei nessa tentativa do jornalista e muiuto bem Lopetegui. Aliás o espanhol está sempre muito sereno e responde sempre bem às questões. Até agora execelente, dentro e fora do campo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:41 pm

      Também reparei nisso. Aquele jornalista da TVI era uma vergonha estava a meter nojo.

      Amadeu Santos

  • Gauss
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:53 pm

    Não esquecer que o relvado tava hiper lento o que prejudica o jogo do fcp.
    A bola parava literalmente

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:45 pm

    Vi o jogo e não entendo as ''criticas'' ao fabiano, tendo em conta que foi apenas um espectador! Não foi assim tão seguro quando foi chamado a intervir? É um facto, mas não é algo normal, portanto mau jogo todos têm, e em relação ao julio césar, acho que ele é bom guarda redes, mas no entanto o fabiano é mais jovem e esta irá ser aquela que será a sua primeira época como primeiro guarda redes de uma equipa de grande nivel como é o porto!

    cumprimentos, Jorge

    • Filipe César
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:30 pm

      já não é a primeira vez que o fabiano tem algumas intervenções arriscadas e algumas mesmo sem nexo em jogos em que foi menos solicitado. parece-me falta de concentração

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:45 pm

    Grande FC Porto, boa vitória num campo complicado frente a uma equipa que o ano transacto sofria muito poucos golos. Destaco as boas exibições do Maicon e do Rúben Neves, o primeiro pela consistência defensiva e o segundo pela sua forma madura e sempre calma de jogar, finalmente temos um jogador à PORTO.
    Espero que na segunda mão o FC Porto continue a jogar neste esquema de controlo com a sua posse de bola excessiva e enervante para o adversário.
    Lopetegui mais uma vez está de parabéns.

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:44 pm

    Um grande jogo do FCP, a mostrar melhoramento gradual. Daqui a 1 ou 2 meses será uma máquina trituradora estilo Benfica do 1º ano de JJ. Menção para o grande jogo de Rúben Neves e para um Lille fraquinho.
    Aproveito a deixa para fazer um apelo ao VM. Tenho visto bastantes intervenções de comentadores sobre o futuro da selecção, fazendo alguma futurologia com uma mistura de consagrados como (Moutinho, Pepe e Ronaldo) com jovens talentosos como (Rúben Neves, Bernardo Silva, William, João Mário). Lanço a ideia do VM juntar essas opiniões e emitir a sua opinião num post completo tendo em vista as 2 próximas grandes competições (Euro 2016 e Mundial 2018).
    O que se pode esperar da selecção portuguesa?

    Guilherme Santos

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:15 am

      O Bruma, se tiver cabecinha, é material de Bola de Ouro. O Rony, ainda é cedo para apurar.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:25 pm

      Bruma, ronny lopes não poderão ser material de bola de ouro? Não sei, apenas pergunto. Se messi e Ronaldo desaparecessem quem seriam os maiores candidatos á bola de ouro? Esses 2 não podem chegar a esse nivel? hum.

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:05 pm

      Também gostava que o VM fizesse um artigo sobre essa matéria.

      Mas é sentimento generalizado que temos vários jogadores de top para o futuro.

      Seremos um pouco à imagem da atual Bélgica. Nenhum Bola de Ouro mas um conjunto composto na totalidade por elementos muito acima da média.

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:40 pm

    Queria destacar que o Porto não ganhava fora para as competições europeias desde o jogo de Viena, que era um jogo onde o Porto era favorito e se virmos jogos com equipas equilibradas temos de andar ainda mais para trás.
    Os Porto estava a deixar-se influenciar pelo fator fora, notou-se muito, principalmente em Nápoles, Sevilha e Malaga.

    Amadeu Santos

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:33 pm

    Admito que sempre fui defensor do Fabiano, mas tenho de dar a mão á palmatória, ele não anda a dar confiança nenhuma.

    Amadeu Santos

  • Filipe César
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:33 pm

    para mim o oliver foi o melhor tacticamente, principalmente na 1a parte. o maicon não pode lançar jogo.. não acerta uma.

    • João
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:43 am

      Eu quero fazer parecer que muito provavelmente é o melhor sub-20 do planeta. Tem um nível que acho que só ele é Brahimi são indiscutíveis no plantel. Com as devidas distâncias, o ano passado chegou o Markovic ao Benfica, fantástico jogador. Mas irregular. Ao Óliver tenho que escavar muito para lhe ver alguma jogada mal definida desde que está cá. Um jogador fenomenal.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:24 pm

      Oliver foi o melhor taticamente porque? Como extremo nem tem que ter muita cultura tatica naquele lugar. Tem que jogar no meio, na faixa rende muito pouco. Brahimi tambem tem que jogar no meio. Não cabem todos, mas há lugar no banco. O FCP ainda não jogou com a sua equipa mais forte e para mim o Oliver não tem lugar nela. Apaga-se durante grandes periodos do jogo, normal na sua idade, mas revela grande qualidade, porém, não tanta como querem fazer parecer.

  • Miguel C
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:29 pm

    Exibição satisfatória do Porto, sem grandes destaques para além de Ruben Neves e Tello pela sua entrada fulminante. Jackson também trabalhou imenso, não só ofensivamente como defensivamente, particularmente em bolas paradas.
    Fabiano continua-me a parecer algo nervoso, até lhe desculpo o lance em que a bola lhe foge das mãos, não era fácil visto ele ter de esperar até ao último segundo por um desvio. Agora aquela saída sem pés nem cabeça é que não lembra a ninguém. Vamos ver se segura a titularidade.

    Nota só para a falta de coragem do arbitro, aquele lance do Roux tem de ser expulsão, não interessa que o jogador tenha acabado de entrar.
    Amarelo também por mostrar ao jogador que empurra o Tello já fora das linhas do terreno, não me recordo do nome.
    O comentador falou de um pênalti por assinalar na 1ª parte, creio que eventualmente teria razão, mas aí a culpa até seria mais do arbitro de baliza, continuo a não entender o seu papel se não vêm um lance que se passa a 2 m deles.

  • João
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:22 pm

    Lopetegui foi muito defensivo, claramente não queria sofrer golos, mas com o decorrer do jogo percebeu-se que este Lille não tem poder de fogo para assustar a equipa portuguesa (já o tinha dito aquando do sorteio). O FC Porto jogou num 4-3-3 habitual desde os tempos de Vítor Pereira, com um trinco e dois médios centro mais preocupados em defender do que atacar. Houve muita posse de bola, muitos passes (alguns errados a meio-campo) mas faltou rasgo e jogo ofensivo. Viu-se Jackson a recuar até à linha de meio-campo para dar uma solução de passe à equipa e o menino Rúben Neves mostrou ser o jogador com mais estofo a pisar aquele relvado. Ele não se limitava a recuperar a bola e a passar para o lado ou para trás, ele procurava levar a bola para a frente, fazer a equipa jogar e até teve a ousadia de rematar de longe – uma pedrada no charco, talvez fruto da juventude?
    Quero com isto dizer que estava à espera de um FC Porto mais ofensivo, à procura do golo, consistentemente, menos conservador. Um FC Porto a jogar com um nº10 e dois extremos (tem muitos jogadores para isso) porque o Lille não é um adversário assim tão forte. Ao contrário, vi um FC Porto estilo Vítor Pereira, muito defensivo e cauteloso, com um meio-campo que, na minha opinião, não funcionou porque Jackson nunca foi servido convenientemente.
    É claro que falar depois do jogo é fácil, entendo que Lopetegui tenha sido conservador porque estas eliminatórias têm sempre 2 jogos e não sofrer golos fora é meio caminho andado para passar a eliminatória. Marcando um ainda é melhor e no final do jogo o FC Porto acaba por estar com a eliminatória na mão e apenas uma exibição muito incompetente no jogo do Dragão pode impedir a passagem à fase de grupos.

    • Gianninni
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:04 pm

      Penso que a estratégia do Lopetegui foi perfeita em termos teóricos: Roubar a iniciativa ao adversário tendo a posse de bola e tentar aproveitar algum desequilíbrio a que o adversário se expusesse se tentasse efetuar uma pressão mais alta. Penso que na primeira parte a estratégia só na correu melhor porque o Lillle não se expôs ao risco e os transportadores de bola preferenciais para efetuar a transição rápida (Brahimi e Herrera estiveram apagados)

  • João Dias
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:21 pm

    Acho que ficou evidente que será escusado o Porto gastar dinheiro no Clasie ou treta que o valha.

    O Ruben Neves já mostrou que dá bem conta do recado…

    • Luke Van Diesel
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:45 am

      "Não nego que seja um bom jogador" Ainda no outro post estavas a dar hate ao Clasie por achares que ele não era nada de especial. Coerência sff.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:14 am

      Calma lá…. O Clasie é jogador com imensa qualidade, e neste esquema do Porto, jogaria sempre a 6. Aliás, ele neste momento era titular em qualquer um dos 3 grandes, sem dificuldade.

    • Kacal l
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:10 pm

      Eu também acho que o Clasie é bem-vindo e devia vir, mas não vou "pedir" mais a sua contratação porque o Rúben Neves me convenceu, mas o holandês é um #8 e pode concorrer com o Herrera que continua a não render como na selecção mexicana, concordo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:04 pm

      Discordo. Clasie ainda é necessário…
      Para as posições 6 e 8 temos apenas Casemiro, Ruben Neves, e Herrera (Evandro também serve mas é mais 10 que 8).
      Brahimi, Óliver e Quintero são para a posição de falso 10 (ao lado do 8) e os três são também opções para as alas.

      Além de que Casemiro e Óliver são emprestados e provavelmente não ficam na equipa para o ano, daí com Clasie já esta época o Porto nem precisava de ir ao mercado para o ano em relação ao meio campo.

      Luis Freitas

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:53 pm

      Não concordo. Clasie deve vir, aproveitava e vendia o Herrera aproveitando o seu hype. Casemiro para o ano já não está cá, a próxima época não se cria só na próxima pré época. Um médio é necessário, assim como um PL suplente.

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:34 pm

      Kacal I,

      Não nego que seja bom jogador mas tendo em conta o nível em que se têm apresentado o Ruben creio que ser escusado dar 9/12 milhões por um estrangeiro ;)

    • Kacal l
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:25 pm

      Concordo, já me convenceu e estou rendido, mas se o Clasie vier será bem-vindo, agora está longe de ser prioritário e não vou "pedir" a sua contratação mais, mas escusas de falar em tretas porque o Clasie é um excelente jogador, seria sempre uma mais-valia, mas o Rúben Neves pode dar conta do recado, sim.

  • Carlosfcp
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:21 pm

    Ruben Neves mais trabalhado está a jogar ao lado de Moutinho na Selecção, já para não falar de André Martins, Adrien e Rony Lopes. Se esta nova fornada de jogadores do Porto, Sporting e Benfica se impuserem nas equipas principais, teremos uma excelente Selecção como já tivemos no inicio do século.
    Vejo muita qualidade no futuro dos jogadores portugueses, cabe é aos Presidentes dos clubes persuadirem os treinadores a apostar neles para estes puxarem-los para as equipas principais em vez de gastarem milhões, muita qualidade aparecer no nosso futebol.

  • Kafka I
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:11 pm

    Não vi o jogo, mas desde já dou os sinceros parabéns ao Lopetegui por mais uma vez ter escolhido o caminho mais difícil e ter apostado no Rúben Neves mais uma vez…qualquer outro treinador em Portugal nunca na vida punha um miúdo de 17 anos a jogar na Champions e em vez disso apostaria num jogador qualquer do plantel com mais idade…

    • João
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:49 pm

      Tiago, eu calculei. Fala mal.

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:13 pm

      Concordo plenamente, e o meu comentário vai nesse sentido.

      Muito, mas muito mérito para Lopetegui ao ter essa coragem….

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:49 pm

      Boa noite, também não vi o jogo mas pelos comentários que vi e ouvi o Ruben Neves fez um grande jogo, parabéns. O problema dos treinadores portugueses é que maior parte deles tem de potenciar jogadores de outros países para dar lucro ao seu clube, mas temos treinadores em Portugal que à falta de grandes orçamentos ou de paletes de jogadores fracos fazem milagres. Dou o exemplo do Rui Vitória, Pedro Martins e outros que devido a boas academias que os seus clubes tem conseguiram colocar portugueses a jogar bem novos.
      João L.

    • Kafka I
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:49 pm

      Tiago. independentemente dessa situação, vejamos pelo prisma do "copo meio cheio" e não do "copo meio vazio", ou seja, 1 é melhor que zero…e vejamos o caso do nosso clube em concreto, o Bernardo Silva que sempre foi o "porta estandarte" da nossa formação, nunca teve uma única verdadeira oportunidade como o Ruben está a ter..e o Bernardo já vai nos seus 20 anos, por exemplo…

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:42 pm

      … falo obviamente de Renato Sanches.

    • João
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:33 pm

      Moretto é juvenil

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:23 pm

      De realçar que o outro elemento acima da média da sua geração joga nos … júniores.

  • Kacal l
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:06 pm

    Boa exibição, não foi perfeita, mas estamos a melhorar e nota-se que equipa está mais forte, conseguimos controlar o jogo e fomos superiores ao Lille, é uma vitória importante e agora é não "adormecer" e garantir a presença na fase de grupos, é crucial, seja em termos desportivos, como em financeiros (encaixes significativos), portanto cumprimos nesta 1ª mão, mas falta mais uma batalha, destaco também a pressão e entreajuda que há nesta equipa, todos a ajudar e pressionar, estão a melhorar e estou a gostar.

    – Destaque para o Maicon (está de volta, imperial e em todo o lado, parece que recuperou a sua melhor forma), Rúben Neves (estou rendido, o Clasie até pode vir e será bem-vindo, mas não vou "pedir" mais trincos, temos jogador, maturidade como poucos e qualidade e classe só de predestinados, mais uma exibição de gala, é continuar a apostar), Alex Sandro (deu profundidade ao corredor e cumpriu defensivamente, está a subir de forma) e Jackson (muito batalhador e esforçado, está na jogada do golo e fez uma boa exibição); acrescento o Tello que entrou e mexeu com o jogo e o Óliver Torres teve 2 ou 3 recuperações de bola e 2 ou 3 bons pormenores, é um jovem que é mais maduro do que pensava, não se balda nas tarefas defensivas e é esforçado, para além do talento que já lhe é reconhecido.

    – No Lille, os melhores foram Enyeama e Corchia, sendo que o Rony Lopes também entrou muito bem, mas houve mais desempenhos individuais negativos que positivos (Kjaer, Balmont, Kalou e Origi tiveram dificuldades) e o Mavuba não pode aguentar tudo sozinho no meio-campo.

  • André FC
    Posted Agosto 20, 2014 at 9:04 pm

    Sugiro à direcção do Porto que desconte 1% do sálario do Indi por cada passe feito para o Fabiano. Ainda vos terá que pagar. Fora isso, excelente posicionamento.

    Rúben Neves é um mimo de jogador. E imaginar que com 20 aninhos já terá três anos de participações na liga e na CL ao mais alto nível. Lopetegui até poderá cometer muitos erros, mas este brinde já ninguém lhe tira.

    Maicon muito sólido, mas não pode ser batido da forma que foi aos 45', na melhor oportunidade do Lille.

    A nível geral, um jogo muito pobre. Perto da baliza, mas longe do golo. Não se poderá ir longe criando uma oportunidade de golo por jogo. É preciso mais definição e critério na última fase de construção.

  • Joel
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:59 pm

    Aonde estão os endeusadores de jogadores medianos em equipas medianas agora? Ainda falta um segundo jogo, é preciso ter calma. Temos que jogar bem para superar esta eliminatória! PORTO !

    Gosto da rotatividade que tem sido providenciada pelo treinador. Quero ver aonde vai encaixar o Adrian.

  • João
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:57 pm

    Continua a notar-se evolução, o que é óptimo. A equipa já tem uma ideia definida, falta limar algumas arestas. Nota positiva para o Rúben, Casemiro, Maicon e Jackson. Herrera estava a ser o pior em campo até ao golo, depois subiu muito de rendimento (quando a equipa desceu e começou a apostar mais em transições. De resto, tudo mais ou menos ao nível esperado mas o Indi tem alguns erros que não são admissíveis a este nível. Este último lance de perigo do Lille nasce de uma subida do Alex Sandro que ele tenta compensar e deixa o corredor esquerdo todo aberto. Muito trabalho para ele. Danilo também com excessivo receio na sua ala, apesar de ter estado globalmente bem.

    Lopetegui melhor a ler o jogo.

  • André Vieira
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:55 pm

    Ruben Neves continua a espalhar classe, desta feita na liga dos campeões, e neste momento o FC Porto é Ruben Neves e mais 10. Quanto ao jogo, exibição quanto baste, suficiente para levar de vencido o terceiro classificado da ligue 1.
    O FC Porto teve mais oportunidades de golo, acelerou no inicio da segunda parte, marcou, e depois geriu o jogo, fácil.

  • masquemta
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:53 pm

    Continuo sem perceber para que foram 11 milhões para o banco… será que o prazo de devolução ainda não passou? Apresentava-se o talão de compra e estava feito…

    • André FC
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:16 pm

      Calma. Com 2 jogos até o Licá era craque à um ano. Não se pode concluir o que ainda se está a começar, seja para o bem ou para o mal.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:00 pm

      Há que ter calma. Todos fazem falta, com 2 jogos ainda não é possivel tirar ilações, a rotatividade tem sido boa.

  • FÁBIO COSTA
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:53 pm

    Não tivesse vindo um treinador que apostasse em jovens e o Rúben Neves estaria 2 anos nos juniores + 2 ou 3 na B e depois era dispensado…

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:07 pm

      Dito isto, olho para o plantel do Benfica e penso se Bernardo Silva e Cancelo não mereciam mais do que serem emprestados, principalmente o Bernardo.

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:06 pm

      Concordo, apenas acrescento que a oportunidade que teve na pré-época também lhe caiu do céu, mas teve todo o mérito em agarrá-la, há muitos que a têm e a desperdiçam…

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:51 pm

    O FC Porto a ser claramente superior aos franceses, o que já era esperado. Quanto ao Lille, e sem querer tirar mérito ao Porto, quer-me parecer que terá uma época bem mais complicada do que a transacta.

    Luís Filipe

  • Fábio Machado
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:50 pm

    Melhor reforço deste início de temporada. Não do porto mas do futuro do futebol português. Rúben Neves que enorme jogador para a idade que estreou se. Uauu. E apesar de leão ao peito este fcp sim senhor está num bom caminho. Espera nos um bom campeonato e na Europa espero que as 3 equipas portuguesas se mostrem em grande. Fábio Machado

  • Rodrigo
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:49 pm

    Vitoria muito importante do FC Porto e que encaminha a entrada na fase de grupos da Champions. Era um jogo crucial depois de tanto investimento e os azuis e brancos encararam a partida com toda a competencia. Nao foi uma grande exibiçao, mas viu-se uma equipa equilibrada e personalizada em campo, sendo claramente mais forte que este Lille.

    Destaque para o jogo do Ruben Neves (esta a crescer, muito forte no passe, inclusive bolas paradas, sereno e com tudo para ter muitos minutos esta epoca), do Maicon (esta a voltar a ser o patrao do centro da defesa como ja foi), do Alex Sandro (claramente em subida de forma) e do Casemiro que foi subindo de produçao ao longo do jogo.
    Por outro lado, o Oliver na ala, apesar de trabalhar defensivamente, nao esta tanto em jogo (nao minha opiniao nao faz muito sentido jogar na ala), o Brahimi esteve mais apagado que no jogo com o Maritimo, apesar de ter voltado a exibir a sua qualidade tecnica, o Herrera esteve novamente mal, sobretudo no passe, embora tenha marcado o golo e o Fabiano revelou muitas dificuldades nos cruzamentos do adversario e nas saidas.

    Quanto ao Lille, equipa disciplinada e muito combativa no meio-campo, sempre a procura de um contra-ataque, mas tirando o lance claro de golo do Corchia no final da 1ª parte e um lance no final do Roux, raramente criou perigo. Foi uma exibiçao muito pobre do 3º classificado da ultima Ligue 1, sendo que nem o ambiente valeu para obter um bom resultado.
    Kalou esta horrivel, Origi na ala rende metade, Balmont muito faltoso, Souare fraco e o Kjaer com muita dificuldade com a bola nos pes. Diga-se ainda que o Basa cometeu um penalty sobre o Jackson.
    Por outro lado, o Gueye (forte nos duelos), o Mavuba (a ancora) e Corchia (o melhor do Lille, a par do Enyeama) acabaram por ser as melhores unidades, sendo que a equipa deu um ar da sua graça com as entradas dos irreverentes Marcos Lopes e Ryan Mendes, embora ainda seja curto para por em sentido este FC Porto.

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:02 pm

      Não sei até que ponto o Rony Lopes não tem lugar a titular neste Lille…E sim. concordo plenamente que Origi ali não rende tanto e o Kalou parece-me que já deu o que tinha a dar…Já o Corchia é um excelente jogador e se der continuidade no Lille ao que fez nas ultimas épocas no Sochaux dificilmente o irão segurar por muito tempo.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:01 pm

      Então os jogadores "consagrados" já não o são? O consagrado Pimenta Machado é que a sabia toda..

  • NFM
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:47 pm

    Grande vitória do Porto controlando completamente a partida…

    R Neves entrou novamente na história (bateu o recorde de CR) e fez mais uma grande exibição, Indi e Maicon estiveram muito bem, Casemiro mostrou muita segurança. Tello foi a arma secreta e decidiu o jogo, Herrera ainda intermitente mas decisivo…

    Para quem temia que Quaresma jogaria sempre, no jogo mais importante da época JL deixa-o no banco e mete-o aos 87m….

    JL tem boas ideias e apesar da equipa ainda não criar muitas oportunidades claras o Porto mostra muita segurança e pratica um jogo agrádavel ( o único senão são as bolas longas de Maicon que exagera)…

    Ainda nada está decidido mas demos aqui um passo de gigante…

  • Law
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:46 pm

    o tello devia ter entrado para o lugar de um dos medios e ficar com o brahimi no meio ou numa das alas(como estava), isto de jogar com 4 médios nao é para o porto

    • Law
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:52 pm

      ja para nao falar qe meter o quaresma no final do jogo so se for para o comprometer ou ele levar amarelo xD

  • André CG
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:45 pm

    Grandes adeptos do Lille, apesar daquele megafone irritante durante o jogo todo.

  • Anthony Miguel
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:45 pm

    Muito boa exibição do Porto, excelente a forma como controlar o jogo através de muita posse de bola.

    Este Rúben Neves cada vez mais se vai afirmando como uma certeza, e assume-se como um elemento importantíssimo tanto na manobra defensiva como ofensiva dos dragões.

    Parece-me que o Porto já têm "um pé" na fase de grupos, mas agora basta fazer uma exibição similar á de hoje, e esse objectivo está garantido.

    Por último, uma palavra para o Quaresma, que nos 6/7 minutos em campo, parecia que queria finta a equipa toda do Lille, se calhar era melhor terem arranjado uma bola só para ele xD mas agora asserio, não é com aquele atitude que um jogador se pode assumir como capitão da sua equipa.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:22 pm

      Não digam asneiras, o Quaresma será titular em 70% dos jogos.

    • Anthony Miguel
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:37 pm

      Exactamente, ele com o seu perfil de "vedeta" não pode nunca ser capitão se não for um jogador indiscutível.

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:57 pm

      O Quaresma não é jogador para estar no banco uma época inteira sem causar problemas, mas neste momento é o que o espera, com este plantel do Porto não tem lugar no 11 titular.

  • FranciscoLuisSCP
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:44 pm

    Qual William qual quê, o Rúben Neves tem potencial para muito mais! Aliás, nunca fui dos que diziam que o WC era craque, é bom e bom demais para a nossa liga, mas daí a top mundial ainda vai um bocado… Nem o é nem será. Espero que este Rúben tenha muito sucesso, até porque há muito que não temos um trinco de jeito na Selecção… Quem me dera que tivesse sido formado no meu Sporting!

    SL

    • João
      Posted Agosto 21, 2014 at 10:33 am

      Rui Mendes, obrigado pelo momento de comédia.

      Quando se está tão fora da realidade, pelo menos que se sirva para animar a malta.

    • m1950
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:54 am

      Penso que os portistas não se lembram do último jogo do William contra o FCP.

      Quanto ao Rúben Neves , não vi o jogo com atenção , mas desejo que venha a ser tal como dizem , melhor que o William.

      Eu não tenho cá essas coisas , "ai o meu é que é melhor" , bla bla bla.

    • Rui Mendes
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:18 pm

      Joao, mete e nem pede licença, alias mete o casemiro no bolso, tira-o e volta a meter quantas vezes ele quiser

    • João
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:29 pm

      Rui Mendes mete ao bolso o Casemiro mas é nos sonhinhos.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:03 pm

      Mark, William tem 22, não 23. E o RN ainda tem que comer muito para ser comparado a WC. No final da época saberemos melhor.

      Francisco

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:02 pm

      Parem de fazer luta clubística por tudo e por nada. Comparar William e Rúben Neves é ridículo porque têm características diferentes. Podem perfeitamente jogar juntos. Quanto ao Ronny Lopes a 10 seria um erro, pelas características que possui é claramente um jogador de faixa.

      Ass: Diamantino Dias

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:02 pm

      E com Bernardo Silva a segundo avançado e André Silva como o PL…
      Top, simplesmente.

    • Mark
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:40 pm

      Senhoras virgens ofendidas, discute-se potencial e não capacidade actual. Até porque um tem 17 anos e o outro 23. O Rúben Neves tem tudo para ser melhor que o William. Melhor capacidade técnica, melhor visão de jogo. O William é mais limitado nestas duas mas por outro lado é bem melhor no desarme. Um futuro meio campo na selecção com Rúben Neves e William com Ronny Lopes a número 10 era de sonho.

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:32 pm

      Acalmar as hormonas? Eu acho que se há alguém que as tem que acalmar não sou eu, não sou eu que fiz comentários logo a comparar o que para já é incomparável…

      Além disso não me parece que o Lopetegui vá encostar o Casemiro e continuar com o Ruben a titular, mas posso estar enganado (espero estar porque tenho gostado bastante do miudo).

      Paulo C.

    • Rui Mendes
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:30 pm

      é por estes pseudos entendedores de futebol que eu maioria das vezes nem sequer vejo os comentarios aqui no visão de mercado, se nao fosse falta de respeito ja te tinha mandado ir dar uma volta mas utilizando outro tipo de palavras. Ruben Neves, bom potencial, bom jogador mas o William neste momento pelo que ja mostrou mete-o num bolso, a ele e a qualquer médio que o porto tenha para a posiçao 6. Espero muito sinceramente que tenha futuro, mas tenho a certeza que nao vai aguentar muito na equipa e quando as coisas correrem para o torto o miudo ja nao vai prestar…infelizmente a mentalidade do pessoal do Norte que esta habituado a ganhar e a ter os melhores, é assim.

    • Skatz
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:29 pm

      eu também não acho que o william valha mais que 25 milhões, mas como o mercado anda nunca se sabe. O William já se mostrou num campeonato do mundo e fez uma epoca inteira a titular na nossa liga, o Ruben Neves parece ter muito potencial, mas acho que é um exagero dizer que já é melhor que o william mas pronto, é apenas a minha opinião.

      Paulo C.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:28 pm

      E o Rúben Neves o que mostrou? Bons jogos de pré-época e dois oficias. Bravo. Também me parece que o Rúben será um 8 no futuro.

      Fernandes

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:22 pm

      o William até parece uma peróla mt preciosa pelo q dizes! É bom jogador mas ñ é nenhum Busquets nem Mascherano! Quanta tua ironia, o Rúben tem apenas 17 anos, ainda é júnior de 1 ANO, ainda pode evoluir muito e ultrapassar o William sem problemas se tiver qualidade para isso! Por isso acalma ao as hormonas e deixa-te de ironias :)

      Eduardo A.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:17 pm

      O que é que Wiliam C. mostrou ainda?? Jogar uma época na principal liga portuguesa a bom nivel diga-se, e já vale 40 milhões?….nem 30 nem 20. Se ele esta época for consistente e brilhar na champions acredito que alguem dê os tais 25 ou 30 milhões.
      O Rúben N. já mostrou muita qualidade num jogo de champions, vamos ver o Wiliam C.

      Bruno Sousa

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:04 pm

      WC é craque e dentro da posição 6 tem muito mais potencial que o RN. RN acho que se tornará num 8 dado a sua tecnica e inteligencia tatica. WC e RN são perfeitamente compativeis numa equipa. Vamos ver a evolução dos 2, principalmente do segundo, pois o WC já se vem mostrando há algum tempo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:59 pm

      o miudo fez 2 ou 3 jogos oficiais a senior com a camisola do Porto….sem duvida que já dá para ver se é melhor que o William Carvalho ou não. Alias, os grandes clubes europeus já riscaram o nome do william da lista de reforços e apresentaram todos propostas de 40/50 milhões pelo ruben neves, o city até já propos devolver o fernando para o ter…

      Enfim…

      Paulo C.

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:51 pm

      Não é bem assim…
      São dois jovens trincos com potencial para serem dos melhores do mundo nas suas posições.
      Estamos bem servidos de trincos em termos de futuro da nossa seleção ;)

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:42 pm

    Vitória justa do FCP num jogo pouco entusiasmante e com pouca qualidade!

    O mais importante está feito que era vencer fora, agora no dragão o jogo vai ser mais fácil! Eu bem disse que o FCP ia passar com relativa facilidade esta eliminatória!

    Muito mal o treinador do Lille na abordagem ao jogo e na leitura do mesmo!

    Algumas surpresas no Porto a mostrar que não há lugares cativos! Destaque para Ruben Neves que fez mais um excelente jogo. A continuar assim será uma pena confirmar-se a vinda de Clasie!

    Parabéns ao Porto! Estão cada vez mais perto da champions!

    • Madureira
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:32 pm

      Uma pena?? tás a falar a serio??? Clasie vem para acrescentar qualidade e Ruben tem todo tempo do mundo… uma pena? brincadeira…

    • Marco
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:38 pm

      Uma pena a vinda de Classie? Nunca será uma pena a vinda de um jogador daquela dimensão! Uma dupla Ruben Neves e Classie teria tudo para resultar.A agressividade, inteligência posicional e capacidade técnica dos dois seria uma dupla de sonho, libertando na sua frente um médio com total liberdade criativa como Óliver, Brahimi, Quintero. Classie viria para sentar o Herrera e não Rúben Neves.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:27 pm

      A vinda do Clasie não implica o desaparecimento do Rúben Neves.

      Luis Freitas

  • Tiago Martins
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:42 pm

    A primeira parte foi um hino ao mau-futebol: o Lille com as linhas muito recuadas, não exercendo grande pressão no portador da bola e o Porto a mastigar jogo, com vários passes na zona defensiva sem qualquer tipo de progressão (daí não espantar que as melhores situações de golo tenham surgido de um remate de fora de área e de um ressalto de bola). Na segunda-parte, o Porto entrou com maior intensidade no jogo e acabou por chegar com relativa naturalidade ao golo, guardando bem a vantagem para a segunda-mão.

    Em suma, uma exibição competente (sem deslumbrar) da equipa portuguesa traduzida numa importante vantagem na eliminatória. Destaque para uma exibição monstruosa de Rúben Neves (grande critério no passe, qualidade técnica, intensidade de jogo…). Do lado dos franceses, uma autêntica desilusão a todos os níveis. René Girard teve a arte e engenho de substituir o único jogador que conseguia desequilibrar no ataque e abordou o jogo de forma ingénua; Rony Lopes tem que ser obrigatoriamente titular; Kalou está uma lástima.

    PS: Volto a perguntar: quem é superior a Júlio César em Portugal?

    • Amadeu Santos
      Posted Agosto 21, 2014 at 11:53 am

      Estava a ser irónico.

    • m1950
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:45 am

      Eu não gosto do Patrício e eu sei que ele é o melhor redes Português , os redes atingem a maturidade aos 30 , e Patrício ainda vai crescer , lamento a banalidade de época que fez , mas não o comparem a Beto ou Eduardo incomparavelmente inferiores.

      Quanto a pergunta que faz o Tiago Martins , é esperar para ver.

    • Tiago Ramos
      Posted Agosto 21, 2014 at 9:03 am

      O clasie só pode vir se se colocar o Herrera no mercado! Senão, não faz qualquer sentido!

    • Kacal l
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:53 pm

      Gogas,

      O Júlio César foi emprestado ao Toronto FC do Canada e não da Austrália, mas deu para entender o ponto de vista.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:58 pm

      Eu meto as minhas mãos no fogo que o Fabiano vai acabar por dar o lugar a Fernandez e este sim será o melhor guarda redes do campeonato, isto se o Helton não regressar, Julio Cesar é tão bom tão bom que andou emprestado para a Australia e se não fosse o Benfica a tentar recuperar mais um reformado estilo Capdevilla por la ficaria, é um Guarda Redes que já deixou passar os seus melhores anos e desde que o Mourinho o deixou tornou-se algo banal, se houvesse alguma justiça nunca teria sido titular na canarinha nos últimos anos até porque Helton é melhor que ele, e vai demonstrar o banal guarda-redes que é durante este campeonato.

      Gogas

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:51 pm

      O melhor português é Eduardo.

      Amadeu Santos

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:41 pm

      O melhor português é o Anthony Lopes.

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:31 pm

      O melhor português é Beto. O melhor guarda-redes do campeonato é Júlio César.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:31 pm

      Tiago, caso viesse Clasie preferia que jogasse a 6 e Ruben a 8. Parece-me que será melhor 8 que 6, grande remate, qualidade de passe, drible, etc… Se não viesse gostava muito de ver o meio campo de hoje trocando Herrera por Brahimi.

      Amadeu Santos

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:26 pm

      Clasie-Ruben Neves-Óliver

      Luis Freitas

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:26 pm

      Não acho piada nenhuma. O Rui é o melhor GR português e o melhor GR em Portugal. Vamos ver durante a época se estou enganado ou não…Júlio César pelo que mostro recentemente é melhor que o Patrício?!?!?!?!

      Fernandes

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:18 pm

      Mais duas notas:

      – Este foi o onze mais novo de sempre da história do Porto nas competições europeias (média de 22,9 anos!!); se a isto somarmos o facto de terem estado cinco reforços no onze inicial, há que naturalmente realçar o bom trabalho exercido por Lopetegui.

      – A confirmar-se a vinda de Clasie, qual para vocês seria o meio campo predilecto? É que mantendo este rendimento, seria um crime tirar Rúben Neves (e nem o digo como português, mas pela prestação dos jogadores). Eu optaria por Ruben Neves-Clasie-Brahimi.

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:13 pm

      Era para ter piada Fernandes?

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:04 pm

      O Hélton ainda é jogador do Porto que eu saiba!

      Bruno Almeida

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:01 pm

      A resposta à tua pergunta é: Rui Patrício.

      Fernandes

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:56 pm

      E hoje acabaram-se me as dúvidas sobre Rúben Neves. Confesso que sempre olhei para ele um pouco de lado, com algum receito por ser muito jovem para jogar a titular e ainda só o ter visto a jogar a este nível na pré-época, no entanto hoje tudo se dissipou, que craque!

      Para mim tem muito mais potencial que William Carvalho, vocês dirão: ''uma pré-época e já é melhor'' eu digo, não é apenas ''UMA'' que também caracteriza o sportinguista? Sequer ou menos com apenas uma pré-época e dois jogos oficiais já participou numa competição europeia.

      Quanto ao árbitro, para quem dizia que o Lille ia ser roubado e tal esteve um pouco aquem das espectativas não? Mas isso não é desculpa, nem gosto de falar disso, porque no Porto ao contrário de outros clubes joga-se dentro do campo e o árbitro não toca na bola.

      Espero que o Porto passe e tenhamos novamente os três grandes na fase de grupos. Interessante que tanto Benfica, Porto e Sporting têm um jogador no plantel que já venceu a competição.

      Luis Freitas

    • Filipe
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:55 pm

      Caro Tiago Martins,
      Penso que ninguém pelo menos neste momento dirá que o Fabiano é superior. O suplente actual do FCP, Andrés Fernandez, poucos devem tê-lo visto jogar mais de um par de vezes e portanto ainda não pode ser avaliado. Continuando no Porto, surge o Helton que é talvez equiparável ao Julio César. Tendencialmente mais seguro diria eu. Mas também está lesionado e para já não conta. Por isso … só o Helton :)

  • Anónimo
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:40 pm

    Os meus parabéns ao Ruben Neves. É fantástico que num elenco muito forte como o Porto apresenta esta temporada, que este jovem esteja a conseguir ganhar o seu lugar. É uma excelente noticia para o futebol português. Gostava essa aposta na formação fosse mais efectiva por parte dos clubes portugueses e como se percebe por este exemplo, e pelo exemplo de alguns jogadores do Sporting, sem que exista um decréscimo de qualidade.

    Leandro

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:33 pm

      Verdade verdadinha é que Neves é mais novo do que todos eles e já lá está. Sorte? Cunha? Não, dá-se o caso de ser melhor.

    • Duarte Mendes
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:37 pm

      O treinador do porto ja provou que não tem problemas em apostar nos miudos e apostou no Ruben e mais ninguem. Se calhar porque os outros miudos não mostraram ser melhores do que os restantes elementos do plantel…
      Calma com isso. De cada geração poucos sao os jogadores com capacidade para jogar logo.
      E mesmo crescendo a maioria desses jogadores nunca terão nivel para jogar no Porto ao mais alto nivel (vejam o exemplo do Josue, era dos melhores jogadores da formação, saiu, cresceu e mesmo assim nunca chegou ao nivel de ser boa opção para o porto).
      DM

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:18 pm

      Caro João Dias e Tomas Potawski! Esse sim, para mim é um verdadeiro numero 6!

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:54 pm

      O Porto tem na formação vários elementos que poderiam apresentar o nível do Ruben na equipa principal. Precisam
      é de uma oportunidade…

      Olho para elementos como Ivo Rodrigues, André Silva, Rafa, Gonçalo Paciência…

  • Emigra
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:39 pm

    Sou sportinguista… mas muito satisfeito por ver equipas portuguesas a vencer na Europa!
    seria excelente termos 3 clubes na fase de grupos da Liga dos Campeoes.
    Forca Porto

    • gepeto
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:03 am

      Miguel esse comentario é do mais ridiculo que já li aqui. Então se um atleta nosso ganhar uma medalha de ouro nos jogos olimpicos para ti é igual ser ele ou um frances qualquer? Não me digas que somos todos fascitas e ninguem percebeu

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:51 pm

      Miguel, parece que te esqueceste que o sucesso de outras equipas portuguesas influencia cada uma delas, por exemplo através do número de vagas disponíveis na UCL. Assim sendo, calma aí com os fascismos e nacionalismos, o único radicalista aqui pareces ser tu.

      Pedro P.

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:21 pm

      Miguel, vai ao dicionario e ve o que significa nacionalismo e depois o que é fascismo.. Que eu saiba não somos ditadores. Ao defender o que é nacional somos patriotas e não fascistas. Que eu saiba aqui ninguem está a tentar introduzir um regime totalitário em Portugal, nem somos contra a democracia ou socialismo. Vá-se lá perceber a mente de alguns..Se não apoia equipas portuguesas é algo do seu carater, não julgue é as outras atirando-lhes adjetivos inventados só para realçar a mesquinhice de alguns.

      Bem haja

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:46 pm

      Eu por outro lado, acho lamentável esse tipo de nacionalismos que lembram o fascismo…

      Não percebo qual é a diferença para um sportinguista entre uma vitória do Porto ou do Lille, mas tudo bem.

      Miguel

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 20, 2014 at 10:32 pm

      Esse espírito é louvável. Bem haja.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:54 pm

      Parabéns pelo seu comentário! E boa sorte para quando for o seu clube a jogar na Europa

    • Joel
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:49 pm

      Boa atitude, deveriamos ser todos assim. Cumprimentos Emigra

  • João Dias
    Posted Agosto 20, 2014 at 8:37 pm

    O Ruben Neves é tão bom jogador…

    Temos aqui um senhor trinco para a seleção.

    • Guilherme Silva
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:38 am

      Também acho que está ali um nº8 de classe mundial em perspectiva. Ainda assim, a posição onde me parece que pode render mais além dessa, é num duplo pivot. Do que tenho a certeza é que qualquer que seja a posição dele, temos craque e futuro capitão.

    • Anónimo
      Posted Agosto 21, 2014 at 1:32 am

      A.Lopes, Sílvio, Pepe, Ilori, Coentrão, William, R.Neves, B.Silva, Bruma, Rafa e CR7.

      Abre a pestana Bentinho!

      Ass: João Barbosa

    • Mauro Machado
      Posted Agosto 21, 2014 at 12:15 am

      Nem mais Diogo Peres e Joao Dias, temos óptimas soluções para o futuro!
      Ps. Só vi há pouco o resumo do jogo, o menino fez lá uma "revienga" daquelas.. Que classe e que confiança, 17 aninhos!!
      Saudações benfiquistas

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 11:06 pm

      Diogo Peres,

      As soluções são inumeras e todas de qualidade.
      Seremos uma nova Bélgica, a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:58 pm

      Pegando nas vossas opiniões e tentando juntá-las, já pensarem se o meio campo utilizasse um duplo pivot como por exemplo a Espanha? William como Busquets e Rúben Neves como Xabi Alonso, surgindo uns metros à frente um 10 construtor como Bernardo Silva, João Mário ou Bruno Fernandes fazendo de Xavi. Dessa forma iria privilegiar-se um futebol de posse de bola, em vez das transições rápidas. CR7 começa a ficar velho e a explosão vai desaparecer com ele a passar a jogar mais por dentro como falso '9'. Onde o futebol de posse poderia ser muito bem aproveitado explorando os arranques curtos dele dentro da grande área e diagonais curtas, além da capacidade técnica e remate-finalização que sempre irá conservar. Os flancos têm óptimas soluções com Bruma, Mané, Nani, Rafa e Ronny Lopes. Que acham caros colegas?

      Ass: Diogo Peres

    • João
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:35 pm

      Pode jogar a trinco mas parece que está ali um médio centro (nº8) de classe mundial

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:24 pm

      William se não me engano também fez maior parte da sua formação a 10, por vezes as coisas mudam

      Bernardo A

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:17 pm

      Na minha ótica têm potencial para ser um ótimo 8! Sim, eu sei que fez a sua formação na posição 6. Mas reparem têm boa meia distância, técnica e é muito forte na ocupação do espaço no momento defensivo e principalmente no momento ofensivo (é incrível como um miudo de 17 anos consegue ter a percepção de dar linha de passe ao colega e conseguir recepcionar a bola sem marcação cerrada).
      A continuar a assim será um caso sério!

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 9:05 pm

      Eu acho que ele até rende mais a 8.

      Para quem ainda não o conhece muito bem, além do bom passe que tem demonstrado uma das suas características é o seu grande remate.

      Luis Freitas

    • Rodrigo
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:56 pm

      O Joao tem razao, jogou a 8.

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:55 pm

      Paulo C,

      Tal e qual.

    • João Dias
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:49 pm

      Mas não deixa de ser a sua posição de origem.

      Em qualquer zona do meio-campo ele é bom jogador…

    • Anónimo
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:46 pm

      Tem muito potencial, mas calma, ainda tem muito que aprender. Tem tudo para ser um excelente jogador e uma alternativa no futuro ao William Carvalho. Esta é apenas mais uma prova que muitos jovens em Portugal, se lhes forem dadas oportunidades na equipa principal, têm potencial para serem grandes jogadores, pena é que isto só acontece quase que por acaso, teve sorte na pré-época, mas mostrou serviço sempre que foi chamado.

      Paulo C.

    • João
      Posted Agosto 20, 2014 at 8:45 pm

      Não jogou a trinco.

Deixa um comentário