Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A 4ª divisão de Inglaterra tem mais espectadores que a Liga portuguesa

Foram mais de 163 milhões, as pessoas que assistiram, no estádio, a jogos das diversas ligas europeias na época passada. 20 ligas, incluído 12 divisões secundárias, tiveram assistências globais superiores a 1 milhão de pessoas.

A lista, encabeçada pela Premier League, é dominada pelas Ligas Inglesas, com a presença dos quatro escalões no Top20. O campeonato português, na 17ª posição, teve 2,352,795 pessoas nas bancadas, valores que ficam atrás de, por exemplo, da League Two (quarto escalão do futebol inglês). O UEFA Club Benchmarking Report, mostrou ainda que foi a Bundesliga que apresentou melhores assistências médias durante a época passada, com uma média de 42,624 por jogo, face aos 35,921 da Premier League, na segunda posição. A assistência média da Liga Portuguesa foi de 9,803 espectadores.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): João Pedro Cordeiro

0 Comentários

  • Rui Santos
    Posted Abril 23, 2014 at 10:53 pm

    Algo já debatido neste blog (aquando do preço para a Champions, penso eu).
    Os preços em Portugal são demasiado caros para o tipo de futebol praticado (muitos jogos sem golos ou lances de perigo) e para o salário médio em Portugal… Mas os clubes preferem ter o estádio com 500 pessoas a 20€ o bilhete do que 2000 pessoas a pagar 5€.
    Depois os horários de alguns jogos são ridículos, entre tantas outras coisas.

    • Kafka I
      Posted Abril 23, 2014 at 10:58 pm

      A Alemanha que é a maior economia da Europa, tem os bilhetes mais baratos que em Portugal…está tudo dito

    • Tiago Martins
      Posted Abril 23, 2014 at 11:06 pm

      Ora nem mais.

      Por exemplo, até há bem pouco tempo o preço médio para um jogo do Paços de Ferreira era 15 euros. Um preço claramente alto para a qualidade dos jogadores, da equipa e do próprio estádio.

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2014 at 11:40 pm

      esta malta nunca na vida tentou ir ver jogos de um clube pequeno em portugal e depois vem para aqui falar. onde é que ver futebol em portugal é caro? se estiverem a falar dos 3 grandes e dos jogos fora dos 3 grandes acredito que sim. Agora quando se fala nos pequenos clubes em portugal a coisa muda de figura. Sou sócio e costumo ir ver o jogos do meu clube ao estádio, e com menos de 40 Euros, vejo os jogos todos do meu clube em casa, incluindo os 3 estarolas, é caro não creio!

      Outro exemplo, a época passada fui com uma malta amiga ver o Braga-Paços de ferreira (não sou adepto de nenhum destes dois clubes, foi uma questão de oportunidade), grande jogo de futebol, grande estádio e o bilhete para não sócio custava 10€. Sabem quanto é que eu e os meus amigos pagamos? ZERO, nadinha. À porta do estádio haviam imensos sócios do braga a oferecer convites.

      O problema não são os preços meus amigos, o problema é que voces querem comparar ligas que Têm bastantes mais jogos que a nossa liga. Sim meus amigos, a liga inglesa tem mais 8 (OITO) jornadas com 10(DEZ) jogos cada. 10*8= 80 JOGOS. Matemática fácil e pura. E há mais meus amigos, Inglaterra e Gales têm cerca de 55Milhões de habitantes! Ou seja Portugal tem 18% dos habitantes e possiveis espectadores do que Inglaterra.

      Se calhar ainda assim, Portugal tem uma média de assistências baixa, agora se vamos fazer comparações façamos de forma justa e inteligente, de outra forma é chover no molhado.

      cumprimentos

      Rui Santos

    • Kacal l
      Posted Abril 24, 2014 at 12:44 am

      Eu falo por mim, raramente vou ver o meu clube ao estádio, só fui algumas vezes, se os preços fossem mais baixos e os horários fossem melhores, não teria problemas em ir mais vezes, com todo o gosto, mas o meu Porto também tem que melhorar o futebol que tem praticado.

    • Carlos Gonçalves
      Posted Abril 24, 2014 at 12:55 am

      ora nem mais meu caro!

      perdoem-me os restantes mas só poderá dizer o contrário quem simplesmente não vai ao estádio, quem simplesmente "apoia" um clube que não o seu clube local.

      dirigentes de merda, estádios muitas vezes da treta a horários da treta mas eu por vezes desloco-me a discotecas com musica da treta com ambiente da treta e no minimo pagas 10 euros e bebes 2 ou 3 finos que sabem a mijo! comparacao absurda? talvez mas revela que acima de tudo é uma questao de prioridades de gosto.

      e falar das sad´s? supostas empresas que mais nao sao que entrepostos de jogadores. nunca vi uma actividade vender-se tao mal como se vende o futebol!!!!

      só quem não é sócio de um clube se pode congratular e apoiar com ligas a 16 equipas onde por vezes passa-se um mês sem ver um unico jogo!!

      o futebol é fraco os jogadores e treinadores e dirigentes sao por norma fracos. mas convenhamos.. e os adeptos? e a mentalidade vigente?? e a falta de apoio ao clube local?

      violencia nos estádios? sim, vai ao futebol muito anormal. mas muitos mais se ficam pelos cafes a disparatar em todas as direccoes discutindo titulos e mais titulos que se limitam a viver à distancia.

      um assunto com muito a dizer e que se tivesse possibilidade muito mais diria.

    • Jorge
      Posted Abril 24, 2014 at 4:57 pm

      Rui Santos, ainda tens que ver que em Portugal cada jornada sao 8 jogos, e em Inglaterra 10, logo, a esses 80, tens que adicionar 2*30=60. Logo, por epoca, a BPL tem mais 140 jogos que a liga Portuguesa

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2014 at 10:57 pm

    Várias razões:

    Em primeiro lugar não temos uma noção regionalista. Ou seja, a maior parte dos adeptos inclinam-se para um dos 3 grandes, não apoiando a equipa da terra e muitos dos que apoiam fazem-no enquanto "equipa secundária", não fazendo parte, também, do pequeno grupo que normalmente acompanha os jogos. Se formos a Inglaterra muitos adeptos apoiam a equipa da terra de onde residem

    Em segundo lugar, é a questão do espectáculo. Os jogos da Liga Portuguesa que não incluem os grandes e algumas excepções são, normalmente, fracos. Convida poucos espectadores aos jogos, mesmo com bilhetes a baixos preços. Em Portugal, assim, o futebol é visto enquanto desporto que se assiste por se ser adepto de uma das equipas que joga, em vez de ser apreciado enquanto espectáculo por muita gente. Não cabe na cabeça ir assistir um Arouca x Olhanense, por exemplo.

    Depois temos a questão monetária/horários. Além de todos os problemas acima referidos, temos bilhetes cada vez mais caros que não são convidativos a assistir o futebol e que não são compatíveis com uma organização justa das finanças familiares de muita gente. Muitos jogos também se realizam à noite (aqui focando mais nos 3 grandes) ao fim-de-semana ou à Segunda-Feira. É um obstáculo a quem não tenha disponibilidade, more longe, tenha de se deitar cedo, etc.

    • Ze Manel
      Posted Abril 23, 2014 at 11:01 pm

      Mais de metade dos jogos da liga portuguesa têm bilhetes a 2 e 3 euros… Bem mais barato que ir ao cinema ou tão caro como beber 3 minis num café…. Como tu disseste, tem a ver com a mentalidade das pessoas! Em Portugal só há espaço para 3 clubes e ninguém quer saber do clube da terra / região… Triste mentalidade portuguesa!

    • Tiago Franco
      Posted Abril 23, 2014 at 11:31 pm

      Mais de metade tem bilhetes a 2 e 3 euros? Será que nos podes elucidar que equipas praticam esses preços? É que não estou a ver nenhuma (posso estar enganado atenção). Já na 2ª Liga que é a 2ª liga os preços mais baixos variam entre os 5 e 7€!

    • Joel
      Posted Abril 23, 2014 at 11:40 pm

      Ze Manel, nem nos distritais quanto mais!!! Nem são as pessoas sócios de todos os clubes da liga para ter descontos de sócio! De qualquer das formas nem assim se chegava a esses preços fantasticos! A esse preço via-se muitas mais familias a ver os jogos ao domingo ;) . E se houvesse mais segurança tambem.

    • Renato
      Posted Abril 23, 2014 at 11:52 pm

      Este ano na distrital de Setubal nao apanhei nenhum jogo fora da minha equipa com bilhetes a menos de 4 Euros e agora querem ver que os jogos da primeira divisao sao mais baratos?

    • Tiago Martins
      Posted Abril 24, 2014 at 12:10 am

      Não estou a ver aonde viu esses preços. Mas diga-me que até sou capaz de ver uns jogos.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 12:35 am

      os preços para sócios andam em muitos clubes à volta do preço falado acima. Então em final de época em que muitos clubes procuram a manutenção os bilhetes são muitas vezes de borla.

      vejamos (preços para sócios):
      Rio Ave – Olhanense: Entrada livre
      Olhanense – Nacional: Entrada livre – (Não sócio 5.00€)
      Académica – Setubal: Entrada grátis + 1 bilhete de acompanhante
      Gil Vicente – Estoril: 5€ com oferta de 2 bilhetes
      Paços de Ferreira – Nacional: Entrada Livre + 2 Bilhetes Extra
      Belenenses – Guimaraes: 5.00€

      não tive paciência para procurar mais, mas acho que fica aqui uma bela amostra e cai o mito que ir à bola em Portugal é caro
      Agora se não querem ser sócios dos clubes o problema é outro. Mas se de facto gostam de futebol, gostam de ir à bola e gostam do clube da vossa cidade, então é impossivel não ser sócio. É essecial para a sobrevivênvia dos clubes e não é caro,

      Rui Santos

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 12:41 am

      Joel, mas para que é que alguém quer ser sócio de todos os clubes da liga? umapessoa é sócia do SEU clube que em principio é o clube da sua cidade, que é o que acontece em todo lado menos em Portugal. E os preços são esses sim, basta ires procurar. Um bilhete de época num clube de primeira liga sem ser os estarolas anda nos 30/40/50€, e dá para os jogos todos. E de que problemas de segurança te referes? que tipo de incidentes houve em estádios de futebol em portugal onde não joguem os 3 grandes?

      Agora pelo teu discurso percebe-se que és mais um dos adeptos dos 3 grandes que quer fazer uma Tour pelos estádios de Portugal, retirando o factor casa aos pequenos e ainda por cima pagar ninharias, Obviamente que os bilhetes para os adeptos visitantes ficam mais caros.

      Rui Santos

  • Miguel C
    Posted Abril 23, 2014 at 10:58 pm

    São comparações pouco relevantes visto a grande diferença do número de habitantes em cada país.
    O caso português tem ainda mais o facto de 50% da população ser de um só clube, o que impede que os clubes pequenos tenham hipóteses de ter boas casas regularmente. (tirando alguns casos como o Vitória, Leixões, etc)

  • DesgraçadoPortugal
    Posted Abril 23, 2014 at 10:58 pm

    Infelizmente não fico surpreendido..

    Em minha opinião deve-me principalmente a 3 factores, apenas um futebolístico:
    1. Concentração de 90% de adeptos nos 3 principais clubes – naturalmente o principal;
    2. Futebol apenas disponíveis em canais pagos;
    3. Crise que se faz sentir no país.

    • Joel
      Posted Abril 23, 2014 at 11:32 pm

      Deve-se é ao fator de termos um país de 10 milhoes de pessoas e não de 50 ou 60 como outros paises tal como Inglaterra! Esquecem-se desse PORMAIOR gigante nesta contabilidade enganosa. Termos absolutos são irrelevantes, o que interessa é o racio espectadores população.

      Embora concorde com os pontos que enumerou, mas este é claramente o mais importante.

    • Renato
      Posted Abril 23, 2014 at 11:37 pm

      O segundo factor deveria levar mais pessoas a irem aos estadios, acho eu.

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 9:15 am

      Joel e DesgraçadoPortugal,

      Concordo com ambos e acho que a soma dos factores que apresentaram justifica as baixas médias em Portugal, pois para além de sermos apenas 10 mlhões , há 3 clubes que têm cerca de 95 a 99% desses adeptos, logo assim é impossível haver boas médias..

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2014 at 11:00 pm

    Razões:
    – Só existem 3 clubes em Portugal;
    – Preços dos bilhetes absurdamente exagerados;
    – Dimensão do país;
    – Inexistência de hábito de ir ao futebol;
    – Falta de "espectacularidade" no futebol praticado?.

    Se sentirem que falta mais alguma coisa acrescentem sff.

    NOTA: Ainda querem aumentar o número de equipas na 1ª liga? Pode ser que consigamos ultrapassar a Bélgica.

    Rafa

    • Kafka I
      Posted Abril 23, 2014 at 11:02 pm

      Subscrevo todos os pontos

    • jaynaz
      Posted Abril 23, 2014 at 11:21 pm

      Subscrevo tudo e ainda junto a crise pois quase todos os jogos são transmitidos na Sporttv e Benfica e nem toda a população tem possibilidades para ter estes luxos televisivos.

    • Joel
      Posted Abril 23, 2014 at 11:38 pm

      Claramente o ponto mais essencial neste estudo é o que voce referiu, e bem, dimensão do país. Se estivessemos perante um estudo percentual com o rácio espectadorespopulação estariamos perante cenarios completamente diferentes e bastante mais relevantes.

      Nao concordo com alguns pontos seus. O 1º, a maioria das pessoas torce e segue os clubes das suas terras, obvio que a maior parte nao enche estadios de 30 mil pessoas, talvez se devam fazer estadios mais pequenos e de melhor qualidade.

      Acho que o hábito de ir ao futebol está incutido nas pessoas, o que atrapalha sao os preços muito caros. Para ir ver um jogo da distrital ou coisa que valha paga 5ecabeça atualmente em certos campos.

      Falta de espetacularidade é relativa, onde estavam campeonatos como o Italiano? O Espanhol é muito mais espetacular? Só se forem os jogos do Real e do Barça.

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 24, 2014 at 12:39 am

      Boa Joel, o que eu mais gostava de ver cá em Portugal era estádios mais pequenos ( adequados ao habitual número de espectadores) mas com mais qualidade.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 8:03 am

      Não, devemos é diminuir o campeonato para 12 equipas (tipo os torneios que fazemos no fifa) e aí éramos espectaculares com estádios lotados e bla bla bla.

      Tiago.

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 9:23 am

      Tiago, por acaso deviamos sim diminuir o número de clubes, porque já pensaste que é incomportável um País com apenas 10 milhões de Habitantes ter um campeonato com 18 equipas? já paraste para pensar que a Alemanha tem 80 milhões de Habitantes e tem as mesmas 18 equipas na 1ª Divisão…ou seja, há aqui algo que não bate certo em termos de oferta e procura, já que nós temos a mesma oferta (18 equipas) para uma procura completamente diferente (80 milhões vs 10 milhões Habitantes), ora como é obvio os niveis de receitas de Televisão, Marketing, Bilheteira etc não se enquadram, logo Portugal teria de diminuir e muito o número de clubes, ou para 12 ou 10 equipas,..

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 12:56 pm

      @kafka, Oferta e Procura? Mas isto é um mercado? Os campeonatos não têm 18 ou 20 equipas por causa dos habitantes mas sim por causa da competitividade que um campeonato assim fornece? Essa dos números de habitantes é uma falsa questão: Bastava que os tais 6M adeptos do Benfica (só são 6M quando ganham)apoiassem o clube da terra em vez de um clube a 300km e que nem sequer vão ao estádio !

      Tiago.

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 2:09 pm

      Tiago, não consegues perceber que 10 milhões de Habitantes não dá para gerar receitas que "sustentem" 18 equipas, ao nível de publicidade, direitos de tv, merchandising e afins?…já paraste para pensar porque os direitos de televisão são tão baixos comparativamente com os grandes mercados? basicamente é porque há menos pessoas…já reparaste por acaso, que as 5 maiores ligas do Mundo (Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha) ao nível de receita, são dos 5 Países mais populosos da Europa

      Alemanha 82 milhões Habitantes
      França 66 milhões
      Inglaterra 55 milhões
      Itália 60 milhões
      Espanha 50 milhões

      Ou achas que é apenas coincidência os 5 Países mais populosos da Europa terem as 5 maiores ligas da Europa?

      Como tal, devido a pouca população que temos, invariavelmente vamos ter menos receitas, como tal só há uma solução, que é diminuir o número de clubes, para assim o dinheiro que é gerado ser mais para cada equipa e consequentemente tornar as equipas mais fortes e obviamente o campeonato também mais forte…

      Para além de que um campeonato (só a titulo de exemplo) entre Benfica, Porto, Sporting, Braga, Maritimo, Estoril, Rio Ave, Nacional, Guimarães, Académica, Setubal e Belenenses …a 4 voltas seria sem duvida bem mais competitivo que o campeonato actual, ou que o campeonato que aí vem, onde quase de certeza vamos chegar a 6 ou 7 jornadas do fim e algumas equipas não vão ter dinheiro sequer para pagar os ordenados como aconteceu com o Leiria à uns anos…

  • David Gomes
    Posted Abril 23, 2014 at 11:30 pm

    Provavelmente faria pouca diferença mas penso que os dados deveriam ser apresentados num rácio espectadores/ número de equipas da liga, ou pelo menos deveria haver uma coluna com essa informação pois não me parece justo comparar ligas de 16 equipas com ligas de 20. Ficaria assim (exclui as competições europeias por motivos óbvios e a liga escocesa por ter um formato diferente):

    Liga——–(Espectadores/Equipa/Ano)

    Germany————————724609
    England————————–682496
    Spain—————————–536507
    Italy——————————-440278
    England (Championship)–402224
    France—————————365010
    Netherlands——————–333520
    Germany (Bundesliga 2)–293029
    Turkey—————————209910
    Russia—————————197698
    Ukraine————————–187423
    Belgium————————-149198
    England (Sky Bet 1)——–145337
    Portugal————————-147050
    Spain (Adelante)————-142443
    England (Sky Bet 2)——–133249
    France (League 2)———–133247
    Germany (3.Liga)————117040
    Italy (Serie B)—————–101787

    • Gabriel Esteves
      Posted Abril 23, 2014 at 11:41 pm

      Assim os números já se tornam mais "verdadeiros"! Era interessante ainda relacionar estes valores com a população desses países!

    • Renato
      Posted Abril 23, 2014 at 11:55 pm

      Na liga Belga embora o número de equipas seja o mesmo que na portuguesa o número de jogos é superior. Portanto deverias dividir o número de espectadores pelo número de jogos para isso fazer sentido

    • David Gomes
      Posted Abril 24, 2014 at 12:07 am

      Renato, tem razão. Desconhecia que a Jupiler League, à semelhança da liga escocesa, também tinha playoffs. Sendo assim fica sem efeito a conta. Por acaso também me lembrei de dividir os espectadores pelo número jogos e assim poder incluir a liga escocesa, mas foi só no fim de já ter quase todas as contas feitas pois essa foi a antepenúltima a ser calculada, pelo que decidi não voltar a ter todo o trabalho de novo.

    • Mateus
      Posted Abril 24, 2014 at 12:15 am

      À procura do rácio ideal:

      Total de espectadores/(total de jogos)

      Total de espectadores/(total de jogos*PopulaçãoResidente)

      Mateus

    • Carlos
      Posted Abril 24, 2014 at 8:45 am

      Vários desses campeonatos apresentam bem mais equipas do que o nosso.
      Por exemplo a League Two (UK) tem 24 equipas, o que afecta a análise apresentada pela VM

  • Renato
    Posted Abril 23, 2014 at 11:31 pm

    O que é que isso tem ver com o tem em questao?

  • Tiago Franco
    Posted Abril 23, 2014 at 11:33 pm

    2 e 3€? Acho que estás longe da realidade! Os preços praticados são um exagero tendo em conta a qualidade do espetáculo apresentado! Acredito (até porque não sei todas as tabelas) que encontres 1 ou 2 equipas que pratiquem esses preços. Mais de metade duvido muito quando os preços para não sócios variam entre os 10 e os 15€

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 12:55 am

      Mas alguém que queira ir à bola regularmente tem de ser sócia do seu clube. O problema está nesta mentalidade de não querer ser sócio, eu percebo bem de onde é que vem esta preocupação da malta pelos preços dos bilhetes para não-sócios. Quem tem esta preocupação é a mesma malta que passa uma época inteira sem ir ao estádio da sua cidade mas está sempre lá batido quando é o Benfica/Porto/Sporting. E ao que parece querem pagar 2€ de bilhete. Mas então para que é que serve ser sócio dos clubes, se ao fim ao cabo querem pagar ninharias para ver os jogos sem ser sócios?

      Façam-se sócios e apoiem o clube da vossa cidade e vão ver que os bilhetes não são assim tão caros, Ou então continuem a ver um jogo por época e a paguem 20€

      Rui santos

  • Trust3r
    Posted Abril 23, 2014 at 11:36 pm

    Os preços não são exagerados na maioria dos jogos. A razão é a falta de bairrismo. É um tema já muito debatido aqui, portanto mais do mesmo.

  • Pedro Sousa
    Posted Abril 23, 2014 at 11:37 pm

    Comparar o total espetadores de um campeonato de 240 jogos com campeonatos de 552 jogos, tanto tem de facilitismo como de redutor.

    Querem fazer uma análise séria, comparem a média e não o total. O campeonato da League Two tem uma média de 4 mil e 300 adeptos por jogo, o campeonato português tem mais que o DOBRO dessa assistência. Cerca de 10 mil adeptos por jogo!!!

    Querem ser campeões de assistência fácil fácil? Metam 1000 jogos no campeonato português e vão ver, seremos os campeões das assistências!!!!

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2014 at 11:47 pm

    Fala-se muito dos 3 grandes mas ah 30 anos os 3 grandes existiam e tantos os grandes como os ditos pequenos tinham boas assistencias o que mudou foi a mentalidade das pessoas. aos poucos e poucos todos nós nos tornamos adeptos de cafe ou sofa muito graças ao aparecimento da sporttv

    Tiago

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 8:06 am

      Concordo. Desde a introdução da Sporttv (inicio do século) as coisas começaram a descrescer.

      Tiago.

  • Mateus
    Posted Abril 23, 2014 at 11:54 pm

    A minha visão para melhorar este aspecto:

    Liga com doze equipas, duas rondas, fase final de apuramento de campeão e de despromoção também com duas voltas com 6 equipas nas duas liguilhas (à semelhança da liga de andebol, equipas recebem metade dos pontos que fizeram na primeira parte).

    Mateus

    • Mateus
      Posted Abril 24, 2014 at 12:13 am

      Outras notas:
      Melhoraria em termos médios, e também em globais pois haveria 32 jornadas!

      O Futebol neste momento está muito ligado a vertente táctica e penso que num futuro o futebol irá decair um pouco nos países onde é mais comum, nos outros continuará a subir. Como se pode constatar nestes dois últimos jogos com as supostas melhores equipas da Europa, mais dia menos dia o Futebol terá de se adaptar para se tornar mais rápido e emotivo.

      Sugestões:
      Menos tempo de jogo para 70/60 minutos, empate valer 0,5 pontos ou nada (ideal). Introdução de tecnologias auxiliares da performance dos árbitros. Maior transparência e igualdade legal de todos os clubes. Direitos televisivos distribuídos mais equitativamente. Regulação das apostas online.

      Mateus

    • Mateus
      Posted Abril 24, 2014 at 12:23 am

      Quando vivia em Benfica, fui bem mais vezes a jogos de modalidades amadoras do que de Futebol, mesmo sendo do Sporting, por isso se calhar também não sou um bom exemplo de apreciador de Futebol.

      Mateus

    • Mateus
      Posted Abril 24, 2014 at 12:27 am

      *Não melhoraria em termos globais, 32*6= 192 < 240 = 8*30. Desculpem pela imprecisão

      Mateus

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 8:07 am

      Deves pensar que isto é um torneio tipo fifa. Pergunta aos adeptos escoceses e belgas sobre os seus espectaculares campeonatos.

      Tiago.

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 8:59 am

      Mateus, estou inteiramente de acordo contigo, principamente quanto à proposta de alteração do campeonato para 12 equipas

    • Mateus
      Posted Abril 24, 2014 at 11:46 am

      Também se pode perguntar aos russos que o sistema é parecido com o que eu propôs. Mas sim ontem fui ver o jogo a casa de um amigo meu com uma malta e o melhor do jogo foi termos feito um torneiozinho de fifa no final :D.

      Mateus

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2014 at 12:15 am

    Eu falo do que sei: Este ano já fui ver muitos jogos do SCP fora de casa. Um deles, em Arouca, num batatal sem 2 cm seguidos de relva, larguei 20 balas! Numa palavra: Ridículo! Ou fazem um estádio como deve ser ou então cobram menos! Aliás, só o Sporting ter ido lá jogar fez com que os preços dos bilhetes disparasse!

    Isso dos bilhetes a 2 ou 3 euros é para jogos onde os jogadores deviam pagar aos adeptos para os irem ver, tal é a mediocridade do nosso futebol. Sem ser os 3 grandes, tudo o resto é críquete! Aliás, não me admiro se compensar ir à Arábia ver o Al Ahly, em vez de ver 5 min de um jogo da nossa liga pela televisão!

    João Rato

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 1:00 am

      O problema do futebol nacional são pessoas com a tua mentalidade. Como é que queres que os clubes pequenos sobrevivam se não têm massa associativa? como é que queres que os clubes apresentem melhor estádio e uma equipa mais competitiva se não têm sócios?
      Quando uma equipa joga em casa, os adeptos devem ser na maioria adeptos da equipa da casa e consequentemente sócios, a malta da equipa contrária deve estar em minoria e pagar bem ver o jogo.

      Rui santos

    • Hélder
      Posted Abril 24, 2014 at 8:38 am

      Esta malta esquecesse que os grandes só são grandes porque ha os pequenos… Ainda queria ver o futebol português circunscrito a 3 clubes…

    • Bruno BFC
      Posted Abril 24, 2014 at 8:52 am

      Deixo aqui uma sugestao a pessoas tacanhas com a tua mentalidade: fazem uma ultraliga com os 3 grandes. 40 derbies ou classicos.. lotacoes cheias.. grandes estadios portanto as condicoes q todos querem e dp vemos onde vao parar.
      Os tristes cm tu acham q n precisam dos outros clubes entao forca. Acabem com eles..
      Triste mm a nossa clubite com pequenas excepcoes como o vitoria.
      Ir ao futebol é caro? Jogos cm o Arouca-Benfica deviam ser ainda mais..

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 11:02 am

      Então vocês acham bem um Português com 600€ mensais pagar o mesmo que um Alemão com 3000€ para ir ver o Académica-Varzim e o Dortmund-Schalke respectivamente? Ok, sendo assim é que os pequenos dificilmente se agigantam! Eu acho que os pequenos fazem falta (e hoje em dia tem influencia nas decisões), mas assim ficam a depender dos grandes jogos para sobreviver…e isso não acho bem!

      João Rato

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2014 at 1:02 pm

      @João Rato, então se puséssemos os preços de acordo com o salário português os estádio lotariam como na Alemanha…. Raciocínio brilhante! Esqueceste é por vezes alguns jogos em Portugal até não se paga nada….

      Tiago.

    • Anónimo
      Posted Abril 25, 2014 at 7:40 pm

      Ainda bem que me deste razao tiago! E aimda bem que o arouca garantiu orcamento para a proxima epoca cpm o jogo de aveiro

      Joao rato

  • Kacal l
    Posted Abril 24, 2014 at 12:40 am

    Em Inglaterra há mais interesse pelo futebol e mais hábito de ir aos estádios, para além de que Portugal é um País pequeno, com poucos habitantes e a maior parte dos adeptos é dos três "grandes", em Inglaterra cada clube tem os seus adeptos e conseguem quase sempre encher o estádio, sem contar com o facto dos bilhetes serem demasiado caros e de o nosso futebol ter pouca "espectacularidade" e ser algo aborrecido, portanto não me surpreende que em Inglaterra haja mais espectadores que em Portugal, mas não deixa de ser surpreendente e negativo para o nosso futebol que a 4ª divisão Inglesa tenha mais espectadores que a nossa 1ª divisão, mas as coisas são o que são.

  • Vasco Galhofo
    Posted Abril 24, 2014 at 2:14 am

    Quando fiz Erasmus em Itália, fui ver um Pisa-Livorno (dérbi) para a a Taça com 18,000 pessoas (não leva mais), claques escoltadas pela polícia em grande cortejo e pensei que era por ser dérbi. Na semana seguinte fui ver um Pisa-Ternana (série B) e estava praticamente igual. É uma cultura diferente.

    Em Portugl as pessoas só se entusiasmam com o clube da terra quando ganham alguma coisa ou estã quase a fazê-lo. Veja-se as assistências do Oriental e do Benfica de Castelo Branco (série Sul de Subida do CNS). Tenho acompanhado e tem sido impressionante. Assistências superiores às de muitos clubes que às vezes andam a penar pela primeira Liga…

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2014 at 2:29 am

    Sou adepto do Atletico Clube de Portugal e ou todas as semanas a Tapadinha. O preço do bilhete e 5eur.
    O problema em Portugal nao e so o preço, e uma questao de cultura… (n acho q 5eur seja muito nem pouco, e normal)

    ass. gunner

  • Pedritxo
    Posted Abril 24, 2014 at 7:50 am

    dizem que o preço dos bilhetes e caro, se forem socios os bilhetes saem bem baratos, e quanto mais socios uma equipa tiver mais dinheiro vai ter para investir na equipa,estadio ou formaçao.
    Isto e facil, agora as pessoas reclamam que pagam 20€ por um bilhete, mas so pagam porque nao sao socios e porque nao vao ao futebol regularmente, so vao ver os 3 grandes, queriam o que? pagar 5€?ganhem vergonha na cara.
    Aprendam a gostar dos clubes da sua terra, que eles vao começar a crescer e a ser mais competititvos,agora so gostam dos 3 grandes e estao-se a marimbar para o restos dos clubes.

    as nossas equipas ate jogam bem para o orçamento que tem e conseguem coisas boas na europa.

    Alem do mito preço dos bilhetes, a hora dos jogos que melhorou um pouco este ano, tem que começar a ser das 12h ate ao limite das 18h15m .um jogo nao poderia começar mais tarde do que isso.

  • AfonsoHenriques
    Posted Abril 24, 2014 at 8:03 am

    Não sei se já foi aqui abordado mas aqui vai, na minha opinião a culpa para de não termos uma média bastante superior e um campeonato mais competitivo é uma e até bem simples de resolver só que não ha vontade.

    Perceber a dimensão do pais, e realizar um campeonato não com 16 ou 18 equipas mas com 10 ou 12 a quatro voltas, ou então com as duas primeiras voltas todos contra todos e na segunda volta série lideres e série manutenção.

    Teriamos menos equipas mas mais fortes com mais receitas, imagine-se 12 classicos em vez de 6, e as equipas ditas mais pequenas tambem lucrariam imenso pois receberiam mais vezes os grandes aumentariam receitas televisivas (bolo a dividir por menos) e de bilheteira, e teriam mais potencial para ter melhores jogadores e chamar mais adeptos. Simples.

    Mas não é preferivel pensar que somos da dimensão da Alemanha que tem 8x a nossa população e o mesmo numero de equipas. A megalomania Lusa como sempre a prejudicar-nos.

  • Rúben Cardoso
    Posted Abril 24, 2014 at 8:11 am

    Mentalidades diferentes, carteiras diferentes, populações diferentes.

    O que não invalida que estes dados me deixem profundamente triste. Por cá, debate-se "os três grandes" e "os outros". Nos restantes países da Europa, não é bem assim, pois a quantidade de adeptos está melhor distribuída, o que também acontece derivado da população e da cultura de cada país. Mas mesmo que tivéssemos um "baby boom", e que nascessem mais 10 ou 20 milhões de crianças assim do nada, a cultura dos três grandes já está de tal forma enraizada em Portugal, que é impossível conseguir equilibrar as contas.

  • Bruno
    Posted Abril 24, 2014 at 9:07 am

    Violência no futebol em Portugal, jogos paupérrimos, demasiados escândalos com inúmeros casos de corrupção, e por aí adiante.

    Até me admiro que tenhamos ultrapassados os 2 Milhões de espectadores.

  • Kafka I
    Posted Abril 24, 2014 at 9:08 am

    https://www.theguardian.com/news/datablog/2013/jan/17/football-ticket-prices-premier-league-europe

    Este é o preço médio dos bilhetes, nas 4 maiores ligas Mundiais (Itália, Alemanha, Espanha e Inglaterra)…e o preço médio na Bundesliga é 10.33

  • touny71
    Posted Abril 24, 2014 at 9:08 am

    Isto é fácil de explicar:
    – Inglaterra tem 50M de habitantes, Portugal tem 10M
    – Os horários dos jogos em Portugal e no resto da Europa
    – Os preços dos bilhetes exageradamente caros em Portugal comparativamente a outros países com um custo de vida bem superior

  • Rui Soares
    Posted Abril 24, 2014 at 9:30 am

    Há sempre a possibilidade de aumentarmos o número de espetadores no futebol em Portugal.

    Mas, vamos colocar isto em contexto:

    População em Portugal: 10,608,156
    População na Grã Bretanha: 63,136,265

    Salário médio mensal em EUR

    Portugal: 803 EUR
    Grã Bretanha: 2,505 EUR

    Os valores viram um pouco consoante as fontes: FMI, Nações Unidas, CIA, etc.

    Nem sequer vale a pena analisar a questão dos direitos televisivos, o que permite aos clubes uma política de preços diferente, consoante o peso dos direitos TV nas receitas…

    Já mencionei aqui que a Rainha de Inglaterra é chefe de Estado de 16 países soberanos? Já imaginaram qual o campeonato favorito nesses países? Não é o português.

    A alternativa à cultura dos 3 grandes é não ter qualquer grande… Adeus Europa.

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 9:40 am

      Rui Soares, nisso tens razão, mas Portugal também podia explorar mais o campeonato Português em Angola, Moçambique, Cabo Verde…e sinceramente não me parece que o façam…

      Na Benfica TV, custuma dar um programa semanal sobre a Premier League, e por diversas vezas mostrar a Premier League a fazer acções de promoção na AUstrália, na África do Sul, no Canadá..etc..

      Agora pergunto-te eu, achas que a Liga Portuguesa, faz acções de promoção iguais nos PALOPS? não me parece que o faça..

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 24, 2014 at 9:49 am

      Excelente comentário!

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2014 at 11:07 am

      Sabes que em muitos desses países o futebol nem sequer é o desporto mais popular…

      Nós temos o mercado brasileiro (para além de outros com elevado número de emigrantes, como África do Sul, ou EUA). Eles gostam de futebol, até falam uma língua parecida com a nossa, porque não exploramos esse mercado? A resposta é: o nosso campeonato é uma m####.

      Já tive a oportunidade de assistir a jogos nossos no estrangeiro, e os nativos ficavam a olhar para mim e perguntavam se aquilo era o campeonato do país de onde saíra o Figo, Ronaldo, Rui Costa…

      Um dos problemas está na competitividade global. Li acerca de outro post que o Benfica devia receber a parte de leão das receitas televisivas, porque é o maior, mais adeptos, bla bla… ora essa é a questão fulcral: o Benfica não joga sozinho. Para ser apelativo, o Benfica precisa de adversários FORTES, para lá de Sporting e Porto. As pessoas não querem perceber isto, e só pensam no próprio umbigo. Enquanto assim for…

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 11:29 am

      Nuno R, plenamente de acordo, e apesar de eu ser Benfiquista, já várias vezes defendi aqui que o modelo em Portugal devia mudar e passar a ser igual ao Inglês e Alemão, ou seja, ser a Liga a negociar as transmissões, e depois seria a Liga a fazer uma distribuição do bolo por todas as equipas, com base em alguns critérios…

    • Rui Soares
      Posted Abril 24, 2014 at 1:38 pm

      Voltamos à mesma questão. Quantos clubes grandes é que querem ter com capacidade para competir na Europa? A equação é simples. A manta é curta. Se taparem dum lado, destapam do outro.

      Tirem receita ao Benfica pela via das receitas de TV e terão um campeonato mais equilibrado. Mas, o nível dos 3 grandes será inferior. Logo, vamos cair no ranking da UEFA. As contas são fáceis de fazer.

      E se exigirmos competência aos clubes com um âmbito mais regional? Vamos entregar de mão beijada a uma maioria de pessoas cuja competência desconheço (fico por aqui) um pote cheio de ouro para gastarem mais. E que tal apostarem na formação?

      Já estamos a ver alguns clubes a melhorarem a respetiva situação financeira através duma aposta na formação: Guimarães, Setúbal, Marítimo, Nacional. Temos clubes que mostram alguma solidez em termos de projeto: Rio Ave, Estoril. Não quero esquecer qualquer clube. Esqueci certamente.

      Mas, redistribuir o dinheiro é uma solução mágica. Distribuir os adeptos por decreto também. Problema resolvido? Nem por isso.

      A questão dos PALOP é que a economia dos respetivos países precisa de crescer para poderem pagar um valor razoável pelo direitos de TV. Quantas pessoas é que podem pagar um SportTV nesses países? Há uma elite rica. Mas, são países pobres em termos de PIB per capita.

      O que eu não vejo o Benfica fazer e discordo é oferecer os direitos TV a vários canais estrangeiros a título experimental durante 1 ano. Isso é que seria uma ideia interessante. Mas, estou a limitar a minha ideia ao Benfica. Nunca pensei em termos globais.

      Os clubes precisam de fazer uma aposta na formação e em bons técnicos. Depois, acontece o que vemos no Setúbal. E já agora podem também aproveitar a formação dos grandes, que nem sempre produzem jogadores para o plantel principal, mas servem muitas vezes para um clube da primeira liga.

      A ideia que o Benfica precisa de adversários fortes… Eu quero que o campeonato do Benfica seja a Liga dos Campeões. Quero… E ou é a Liga dos Campeões ou é o campeonato português. Não pode ser os dois. Os recursos não esticam.

      Depois, só temos 2 ou 3 lugares no pote de OURO da Europa, consoante o ranking da UEFA. Portanto, para termos 3 clubes grandes em Portugal, precisamos que haja competência nesses 3 e que somem pontos na UEFA. Não há lugar para um 4.º clube. Pode nem existir lugar para um 3.º.

      Ou seja, em vez de sonharem com o paraíso, o melhor é pensarem no planeta Terra. A questão é simples:

      Querem 2 ou 3 clubes grandes?

      Portugal não tem dimensão para mais. Podemos ter mais clubes, mais competentes, com mais receitas, por mérito próprio, apostando na formação e numa gestão competente. Incluindo scouting internacional.

      Mas, se tirarem dinheiro aos 2 ou 3 grandes, vão ter ZERO clubes grandes na Europa. Em vez de estarmos no topo no ranking da UEFA, vamos descer para um lugar mais adequado ao tamanho do país que somos…

      Facto.

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2014 at 9:55 am

    As razões para a baixa média de espectadores por jogo na Liga portuguesa são vários:

    – nos outros países gosta-se de futebol, no nosso gostamos de clubes (esmagadoramente apenas 3);
    – a credibilidade que a competição suscita (habitualmente consideramos que as vitórias só aparecem por favores da arbitragem);
    – a fraca qualidade da maior parte dos jogos com equipas que poderiam dar mais espectáculo não estivessem constantemente reféns de tácticas conservadoras e na retranca (como se designava antigamente);
    – deficiente qualidade dos estádios mas sobretudo dos relvados, então no Inverno é uma calamidade;
    – horário dos jogos e excesso de transmissões televisivas (cresceram exponencialmente os adeptos de sofá nos últimos anos)
    – agressividade e as constantes provocações entre adeptos durante os jogos, que afastam sobretudo as famílias no seu conjunto dos recintos desportivos tal como vemos sobretudo nos países anglo-saxónicos;
    – preço dos bilhetes, que nalguns casos se encontra desajustado face à crise económica em que vivemos, embora o futebol seja por natureza um desporto caro (veja-se as folhas salariais dos clubes)
    – finalmente uma moda que despertou nos últimos anos e que é muito visível nos comentários expressos aqui no VM e que se relaciona com o acréscimo de aficionados de clubes estrangeiros, designadamente na Premier League. Muitas vezes exprimem maior conhecimento ou devoção por um Chelsea ou Arsena, ou Man. City, etc. do que pelo clube da sua vila ou cidade.

    Fernando Silva

  • stanpanan
    Posted Abril 24, 2014 at 10:08 am

    Apenas refiro um pequeno ponto: Recuso me a levar família, mulher e filhos a um ambiente de constante insultos aos adversários e árbitros… Nos, portugueses não sabemos apreciar o futebol, apenas sabemos viver as rivalidades dos clubes…

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2014 at 11:02 am

      E tens sorte se forem somente insultos…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 24, 2014 at 11:26 am

      Se for por causa dos insultos acho ridículo. Ou acha que os seus filhos, mulher e família não sabem o que são asneiras?

      Se for por causa da violência, de acordo.

    • stanpanan
      Posted Abril 24, 2014 at 11:30 am

      Sim… Já nem entro por essas situações… Porque a pensar nessas situações nem eu vou ver jogos…

    • stanpanan
      Posted Abril 24, 2014 at 11:40 am

      LuisRafaelSCP a questão não está se sabem ou não… Achas que é um ambiente propicio para se passar uma tarde em família??

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2014 at 11:51 am

      Desculpa Luis, mas eu gosto de mandar as minhas #$%#%#% durante a bola, e quando vejo em casa ao pé do rebento, controlo-me (e mesmo assim já captou umas quantas expressões impróprias)

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 24, 2014 at 12:19 pm

      Se a escolha for entre ir ao estádio mandar car*lhadas, ou ficar em casa a ver o Portugal em Festa e mandar car*lhadas porque a programação generalista é uma treta, prefiro a primeira opção. Mas concordo que não é o melhor ambiente para se levar a família.

  • João Vieira
    Posted Abril 24, 2014 at 10:08 am

    Não se esqueçam que o championship, league one e league two têm 46 jornadas de 12 jogos cada (552 jogos / época) perante 240 da liga portuguesa. O que não invalida o que se tem dito por aqui nos comentários.

  • Alfemus
    Posted Abril 24, 2014 at 10:42 am

    Perdoem-me os que defendem que os preços são como deviam ser, e principalmente os preços dos mais pequenos. Há certos pontos que penso que são relevantes.

    Em primeiro lugar, há que pensar no que é um jogo de futebol. Um jogo de futebol é um ESPECTÁCULO! É um espectáculo à semelhança de um concerto, de uma ida ao cinema, de um festival de Verão, de uma qualquer viagem, etc. Cabe na secção de "divertimentos".
    Agora, vocês vão ver um artista que sabem à partida que é mau? Que canta mal? Ainda mais: vão dar 10€ ou 15€ para ver um artista que sabem que nem é nada demais??

    Quanto a mim é nestes termos. Sinceramente, eu prefiro pegar nos 15€ que é muitas vezes o bilhete de entrada num qualquer estádio "fora" (mesmo sendo da minha terra, porque nem todos são sócios, mas muitos adeptos, desenganem-se), e ir ver um qualquer concerto de música, ou ir 3 vezes ao cinema. Divirto-me mais.

    – Em segundo lugar, e perdoem-me, mas vem o Benfica. Faz-me confusão como a maior parte do pessoal do Norte, inclusive transmontanos… Se são seis milhões de adeptos, em 10 milhões (ou até 15, se contarmos com os portugueses fora), deixa pouco espaço para os outros clubes, principalmente os da "terra".

    – Em terceiro lugar, porque o futebol deixou de ser um desporto de família, mas um desporto de rivalidades e porrada, em que qualquer um sabe que ao manifestar a sua preferência clubística pode levar na boca a qualquer momento.

    São, para mim, os principais motivos…

  • Nuno R
    Posted Abril 24, 2014 at 11:00 am

    Mas andam aqui a gozar ou quê? Os números são falsos? Ratios? Oh pa, claro que há países com mais habitantes, com maior poder de compra, e com mais jornadas, mas acham sinceramente que os números seriam diferentes?

    Aceitem factos: NÃO TEMOS CULTURA DESPORTIVA. Ponto.

    Em outros países, não só os estádios estão cheios, mas também os pavilhões (basquete, andebol). Há uma cultura pelo desporto, que passa da prática para a visualização. Se o português não tira o traseiro do sofá para praticar o que quer que seja, como querem que se torne adepto de um desporto?

    Digam sinceramente: quantos conseguem ver um evento desportivo sem torcer por uma das partes? Ver por ver, pelo prazer…

    Claro que na questão em particular das ligas profissionais, há uma série de factores que ajudam. O preço dos bilhetes, mas não só, toda a logística e despesa inerente a uma deslocação (se eu me deslocar 50Km de carro, pago tanto em gasolina como em bilhete); os horários são absurdos, a promoção da competição é de um amadorismo brutal, isto para não entrar no campo da "qualidade" do espectáculo. Durante 1 temporada segui fielmente o clube X em casa, e ia ver os jogos simplesmente pelo gozo de mandar umas $%#$% e estar com os amigos, porque futebol era ZERO. Aos 5 minutos já havia jogadores a perder tempo…

    Os dirigentes, treinadores, não ajudam… o dirigismo é o que se sabe, estão mais entretidos com conspirações palacianas do que com a Liga propriamente dita, os treinadores até fogem às conferências de imprensa quando podem, os jogadores são impedidos de falar…

    Mas posso estar a ver isto mal, e haver clubes na I Liga com médias de assistência na casa das centenas é natural…

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 11:10 am

      Excelente, concordo na integra com o teu comentário…

      Só acrescento, que a somar a tudo isso que disseste, o que é que a Liga faz? ainda aumenta para 18 equipas, em vez de diminuir de 16 para 12 por exemplo…mas está certo…basicamente temos o que merecemos…

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2014 at 11:27 am

      O nº de equipas é peaners… nem é o mais importante. Sinceramente, 12 equipas a 4 voltas enjoava.

      Mas para começar, podiam fazer um regulamento decente, e cumpri-lo. Haver transparência, respeito. Este ano foi (mais uma vez) uma fantochada a esse nível. E acho nem ser preciso dar exemplos…

      PS: Há um factor que penso não ter sido mencionado (algo discutido já nos EUA nos desportos profissionais), que é a ausência de ligação entre adeptos e jogadores. Os jogadores entram e saem, não há quem faça carreira no clube desde jovem, perde-se aquele "link".

    • Kafka I
      Posted Abril 24, 2014 at 11:34 am

      Mas a questão é que não tens mercado suficiente para "sustentar" 18 equipas…os (poucos e baixos) patrocínios que existem, e as (fracas) receitas de televisão existente, a dividir por 18 ficam ainda mais pequenas do que já são…por 12 sempre dava mais a dinheiro a todos, fazendo com que todos ficassem consequentemente mais fortes..

      Quanto ao teu último parágrafo, é um facto essa situação, mas hoje em dia isso é quase impossivel de acontecer, até nos clubes ricos dos grandes campeonatos, se reparares são poucos os jogadores que estão a mais de 10 anos nesse clube…

  • Wonderkid
    Posted Abril 24, 2014 at 11:17 am

    Horários, horários, horários. E preços dos bilhetes. Baixem lá a média dos preços dos bilhetes em 5€ e metam jogos durante a tarde a ver senão melhorávamos logo a média de assistências! ;)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 24, 2014 at 11:25 am

    Não é difícil… as nossas equipas pequenas têm assistências miseráveis, o que acaba por ser normal dada a conjuntura económica do país mas não só, o espectáculo é deprimente e os preços ainda são absurdamente altos (7.5 euros por bilhete seria o ideal).

  • O Zé
    Posted Abril 24, 2014 at 12:02 pm

    Façam as contas.

    Façam uma regra de 3 simples de modo a que todos os países tenham o mesmo número de jogos (eu adaptei para 380 jogos dos campeonatos de 20 equipas).

    Depois, dividam o número da população de cada país pelo valor que vos deu anteriormente.

    Assim, com as contas bem feitas (creio eu) aparece Holanda em primeiro, seguido de Portugal, Belgica, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Ucrânia, França, Turquia, Russia.

    Fiz os cálculos somente para os escalões principais.

    Naturalmente, que no caso do campeonato português (240 jogos) comparado com países de 380 jogos é complicado. Pior ainda quando falamos de Itália (61 milhões de pessoas) Alemanha (82 milhões) França (65 milhões), Inglaterra (53 milhões).

  • RicardoSporting
    Posted Abril 24, 2014 at 12:10 pm

    Voces criticam tudo só por criticar.

    -Jogos à tarde- Nao se estão a esquecer que esse horario pertence aos clubes distritais que tambem merecem ter as pessoas da sua terra a ver o jogo.
    -Preços dos bilhetes-Se forem socios de um clube pagam bilhetes baratos, se só quiserem ver os grandes a um estadio fora claro que os bilhetes são caros.
    -Falta de espectacularidade dos jogos- Se só virem os jogos das equipas pequenas contra as grande é normal que elas jogam à defesa e a perder tempo. No campeonato, Nacional, Estoril, Setubal, Maritimo jogam um futebol atrativo mas alguma vez viram jogar sem ser contra os 3 grandes.
    -Violencia no futebol- Nao me lembro de este ano ter havido vioencia nos estadios, fui ver 2 derbys(jogos considerados de alto risco) cm 2 primos mais novos e nao houve problema nenhum. Claro que há sempre uns insultos aos arbitros e às claques adversarias mas isso é normal em todos os paises.

    • Nuno R
      Posted Abril 24, 2014 at 1:05 pm

      – Jogos á tarde: eu ia à bola com o meu pai quando era novinho. À meia-noite estava mais que a dormir. É preciso dizer mais?
      – Preço dos bilhetes: é preciso que sejas sócio de um clube. Eu tentei muitas vezes ir ver jogos entre clubes ditos pequenos na minha zona. Os Bilhetes eram de 15€ para cima.
      – Falta de espectacularidade: recomendo veres um Gil Vicente-Rio Ave. E depois complementas com o Olhanense-Académica.
      – Violência: é verdade que este ano a coisa anda calma, mas há sempre arrufos, e esses normalmente passam em claro. Pessoalmente já tive problemas (wrong place, wrong time) há alguns anos, em que ia apanhando com uns calhaus na tola. Na CS não passou nada, ou seja, não aconteceu.

  • Artur Matias
    Posted Abril 24, 2014 at 1:49 pm

    Jogos enfadonhos. Ambientes foleiros onde até se ouvem as moscas. Equipas sem carisma (desde o presidente, ao treinador e aos jogadores). Equipas com muitos estrangeiros, se houvessem mais jogadores das escolas ligavam mais com os adeptos. Pouca cultura futebolista dos Portugueses. Esta situação dos estádios vazios já existe há mais de 25 anos, mas parece ser sempre um tema novo. Portugueses com pouco dinheiro no bolso. Pouco e péssimo markting, é preciso vender a ideia, meter nas pessoas o desejo de lá ir. Estádios mal frequentados, com gente foleira, que afastam muita outra gente diferente dessa. Pouca cultura de sair de casa por parte dos portugueses, sendo que estão sempre metidos em casa a brincar com os smartphones. Vão a vigo/barcelona/londres/viena ou a outro lado qq fora de portugal e vejam o que estou a falar.

    Há que perceber que as pessoas em Portugal preferem ver os jogos pela TV. O preço não justifica tudo pois há muita malta com lugar anual que não frequenta sempre o estádio. Conheço N casos assim. Dá para perceber? Se fosse um evento espetacular é obvio que lá estavam batidos.

  • PR
    Posted Abril 24, 2014 at 3:23 pm

    Há vários factores mas o mais relevante é mesmo a dimensão e sobretudo o desequilíbrio populacional do país. Para além de a nossa população ser pequena em termos relativos, o nosso país concentra-se de forma esmagadora à volta de Lisboa e Porto. Não há muitas cidades médias e as que há são relativamente pequenas. Para além disso, por causa desta macrocefalia, há mecanismos fortíssimos hoje que reforçam uma realidade histórica evidente: em virtude da adesão claramente maioritária da população a três clubes, tudo gira à sua volta, relegando os restantes para um plano mediático de quase inexistência, dificultando a implantação dos clubes mais pequenos mesmo naquele que seria o seu (relativamente curto) campo de recrutamento natural. E pela força que os canais mediáticos têm hoje, mais do que ontem, vejo esta realidade com tendência a reforçar-se e não a estabilizar, muito menos a enfraquecer-se.

    Há até que dizer até que os números aqui apresentados mascaram a realidade que, no nosso caso, é bem mais desoladora: as médias são insufladas pelos jogos em que participam Benfica, Porto e Sporting. Se a média de espectadores por jogom, em Portugal, ronda os 9-10 mil (não fiz as contas, mas tem andado à volta disso nas últimas temporadas), considerando as medianas (indicador mais realista), chegaríamos à conclusão de que mais de metade dos jogos em Portugal têm menos de 3 mil espectadores, o que nos colocaria numa posição relativa ridícula face a outras ligas tidas por inferiores à nossa.

  • luis bcn
    Posted Abril 24, 2014 at 4:15 pm

    Nao esquecer que por exemplo o Moreirense que vai subir à 1 liga é de uma vila de 5 mil pessoas. Nao ha milagres. Têm uma media de assistências de 1157, logo na teoria têm 20% da população no estádio. Lisboa tem 500 mil pessoas e o Benfica e o Sporting, atletico e belenenses juntos tem 75 mil pessoas (mais coisa menos coisa) de média no estadio. Dá 15%. E a amostra é completamente errada pois Lisboa é apoiada por uma area metropolitana, moreira de conegos é ao lado de guimares e braga logo tem pouca influencia a nivel regional.

    Este factor tambem é importante. Valencia tem a popuaçao do Porto e Lisboa juntos, Birmingham e Sheffield sao cidades bem maiores que Lisboa.

    O Moreirense é o "maior" clube Portugues, se a sua população fosse de 500 mil habitantes teriam assistências de 100 mi pessoas no estádio (em teoria e sem área metropolitana)…

    Só por acaso (e sem arredores):

    Porto: 11% da populaçao no dragao (no pior ano da historia do estadio)
    Guimaraes 10% (mais coisa menos coisa)
    Dortmund: 13%
    Barcelona: 5,8% (e juntei o espanhol as contas)

  • Sergio Marques
    Posted Abril 25, 2014 at 12:23 am

    Vejo as pessoas a dizer q é a questão da população, e que tal a Holanda? Menos habitantes que nós mais do dobro de assistências. Problemas do futebol português: não é promovido, em sinal aberto só a programa de paineleiros, so discutem à exaustão se é penalti, se é fora de jogo, é conversa de tasca, deixei de ver ha muito; a qualidade, isto parece a Serie A de ha uns anos mas sem craques, e o que me dói mais são as constantes simulações e queimar tempo; deixamos de ter a cultura de ir ao estádio os 3 grandes abafam o resto, não ha massa adepto, os pequenos não conseguem atrair massa adepta. Agora as solucoes não sei mas já vi que ha por ai muita malta iluminada.

    Sergio marques

Deixa um comentário