Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Alegoria de Comprar por Contentor e Vender Ilusões

“No momento em que o FC Porto deixou o seu modelo tradicional e passou a uma SAD, criaram-se novos cargos que resultaram na descentralização do poder. Em meu entender, a chave do sucesso portista residia, muito justamente, na centralização do poder.” José Mourinho.
A criação da Porto SAD é um marco na história do futebol portista. Primeiramente, permitiu a contratação de ativos de qualidade mundial que levaram à conquista de 3 títulos europeus no século XXI, a que se seguiram vendas astronómicas aos maiores clubes mundiais, ajudando assim a que o FC Porto ganhasse o rótulo de ser um dos melhores clubes para se evoluir e chegar ao topo do Futebol Mundial. Contudo, todos os males da globalização e do sucesso da Porto SAD estão agora a ser nocivos para as ambições dos azul e brancos, que todos os anos contratam sul americanos por contentor, sob a ilusão de em pouco tempo serem vendidos por vários milhões de euros e arranjarem o contrato das suas vidas.
A época 2013/2014 é o maior espelho deste fenómeno que agita e faz tremer as hostes da Invicta. Um olhar discreto ao plantel faz sobressair uma mescla de talento inato em todos os sectores do plantel portista, capazes de ombrear com várias potências do futebol mundial. Contudo, por detrás de sul americanos com pés mágicos ou europeus com cultura táctica esconde-se um défice incomensurável de compromisso e de amor à camisola. Talvez devido a promessas feitas a esses jogadores de quem em 2 a 3 anos iriam dar o salto, a motivação e a forma como se dão ao jogo é vergonhosa e condenada pela nação portista. Danilo e Alex Sandro arrastam-se em campo sem o menor espírito de sacrifício e sentido de equipa. Mangala vai acumulando paragens cerebrais. Fernando renovou por várias vezes a sua vontade de sair. Defour por entre os pingos de suor demora 1 minuto para decidir bem uma jogada. Herrera que por cada boa exibição que faz, oferece dois golos ao adversário. Carlos Eduardo continua a correr como se ainda estivesse nas Amoreiras. Jackson parece ter saído de um workshop de finalização com o Sokota e o Esnaider. As exibições do Licá, Josué e Varela não merecem comentários sob pena de se violar as regras de boa educação.
O próximo treinador do FC Porto terá de ser muito mais que um génio da táctica, terá de ser sobretudo um psicólogo. Por entre os rasgos da psicologia, terá de saber controlar as ilusões expectativas de metade do plantel desejoso de jogar na La Liga ou Premier League, bem como controlar o ímpeto de uma SAD à procura da hegemonia perdida, desejosa de encomendar mais contentores de sul americanos e financiar mordomias à custa de comissões. O Porto não pode nem deve ser o local de transbordo para os jogadores, mas sim um local de ancoragem. O Porto não pode nem deve ser um terminal de contentores, mas sim um centro de exportação.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Francisco Silva

0 Comentários

  • Artur´Pinho
    Posted Abril 22, 2014 at 11:27 am

    Não poderia estar mais de acordo, grande post.
    Cumps,

  • Artur´Pinho
    Posted Abril 22, 2014 at 11:28 am

    Concordo a 100%, grande post.
    cumps,

  • Super Dragão
    Posted Abril 22, 2014 at 11:30 am

    Não mudava uma virgula! Este plantel tem muita qualidade, eu não sei foi quem lhes disse que eram vedetas! Ou deixam tudo em campo ou vão passear para outras paragens! A falta de compromisso de grande parte do plantel é gritante. E o culpado tem um nome, mas graças a Deus que este já se foi. Infelizmente, deixou marcas irreparáveis para o resto da época. Agora é preparar a próxima para atacarmos todos os títulos internos e melhorar consideravelmente a experiência europeia. Queremos o domínio de novo e não é só em resultados, queremos domínio em campo, queremos um Porto forte psicologicamente e que se ri em ambientes ridiculamente difíceis! Queremos um Porto…À PORTO!!

    • Gulev
      Posted Abril 22, 2014 at 1:54 pm

      O culpado já se foi?! Pois… o Fonseca é que estragou tudo!
      O presidente intocável, ele não tem culpa nas escolhas nem nos timings dos despedimentos.
      O homem das contas… pois… esse já fugiu.
      O CEO, coisa rara no futebol, levou com tinta no muro da casa. resolvido.
      O Luis Castro, homem da casa, fez pior que o Fonseca. Mas é da casa.
      Fica tudo igual, agora é preciso mudar a liga, virar Sporting contra o Benfica e tentar algumas daquelas manobras dos livros das antas.

      Cumprimentos

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 2:16 pm

      Gulev, é suposto eu ligar a alguma coisa que acabaste de dizer? É que não encontrei conteúdo…

    • joaomgb
      Posted Abril 22, 2014 at 3:29 pm

      a resposta desse pseudo-entendido perde qualquer credibilidade que ainda tivesse resistido às primeiras 4 linhas quando, na 5ª, se lê: "o Luis Castro, homem da casa, fez pior que o Fonseca". quando a vontade de falar mal é tanta, as pessoas arriscam-se a fazerem-se passar por idiotas

    • Brendan
      Posted Abril 22, 2014 at 4:41 pm

      Concordo gulev.

      Também deve ser culpa do Fonseca que o Porto não tenha conseguido vencer duas partidas em que jogou parte do tempo com mais um e onde conseguiu a proeza de sofrer mais golos do que marcou.

      O Castro não fez um trabalho melhor que o Fonseca apesar de toda a campanha a fazer crer o contrário.

    • jose
      Posted Abril 22, 2014 at 5:20 pm

      o luis castro é treinador interino, depois ainda só orientou a equipa em 13 jogos conseguindo 8 vitorias( 0,61 de média), já o fonseca teve (0,56 de media), conseguiu eliminar uma das melhores equipas da italia, em vez de ser salvo perto do fim frente a uma das piores da alemanha.
      e o problema desta equipa esta época foi onde o fonseca destruiu completamente a equipa que foi na defesa, de um ano para o outro passou de uma defesa de betão para uma de papel.

      o mourinho quando chegou ao porto até com o beira-mar perdeu, depois na época a seguir foi o que se sabe, já todos os portistas sabem que para o ano vai haver um treinador novo, que tanto pode ser um Paulo fonseca como um AVB, o futuro logo o dirá.

      Mas sim o Fonseca não é o unico culpado, e PC tem muita culpa no cartorio, bem como quem comprou 7 medios quando a lacuna eram extremos e alternativas aos laterais.

    • José Queirós
      Posted Abril 22, 2014 at 6:39 pm

      A culpa não é do Fonseca nem do Luis Castro embora este tenha piores estatísticas do aquele. São todos vítimas da má gestão que se nota no clube de há alguns anos para cá.
      A má gestão sempre foi uma imagem de marca mas foi escondida com as vitórias que camuflou muita coisa.
      Quando aparece um concorrente à altura, querendo manter a distância mas sem unhas para tocar a nova guitarra, os erros sucedem-se.

      Uma pergunta: já se perguntaram se a inconstância e a insegurança que se nota no plantel não terá origem noutros factores que se passam nos bastidores? Já pensaram se à semelhança do ano passado existem salários em atraso no plantel principal?
      Pensem nisso!

  • Diogo T.
    Posted Abril 22, 2014 at 11:31 am

    A verdade é que todos os nomes ditos, sem ser Licá e Varela, são jogadores com um potencial abissal. Todos eles trabalhados podem oferecer muitas coisas ao FCP. Na minha opinião!

    • JNA
      Posted Abril 22, 2014 at 12:23 pm

      Também me parece. O Josué e o Defour tem grande potencial…

    • Diogo T.
      Posted Abril 22, 2014 at 2:40 pm

      O Josué é só o jogador com mais assistências no FCP. E sem ser titular grande parte da época. O Josué morreu para a imprensa quando disse que odiava o Benfica, a partir desse momento podia ser o Pelé, que ia haver sempre alguém a dizer "ainkkk não vale".

      Quanto ao Defour não é uma estrela, nunca será, mas em junho no mundial veremos!!

    • Alexandre R.
      Posted Abril 22, 2014 at 9:58 pm

      concordo completamente, o Josué tem grande potencial apesar a imprensa o deitar a baixo constantemente. O Licá não é jogador, pelo menos para um grande. O Varela já fez grandes jogos mas é bastante irregular, a mim parece-me ser um problema de motivação.

  • Alfemus
    Posted Abril 22, 2014 at 11:33 am

    Este texto é o espelho da minha opinião. Não pode continuar o FCP a contratar como tem contratado.

    Faz lembrar as sementeiras: lança-se à terra, uns florescem, outros não rebentam e ainda outros são comidos pelos pássaros.

    Tem que mudar o paradigma. Tem que se deixar de arranjar jogadores "desejosos por sair", mas antes aqueles que gostem de ficar e que podem ter em vista a saída.

    Enquanto esses putos ricos tipo Justin Bieber não perceberem que é assim que conseguem alguma coisa, então também não saem da cepa torta.. Vão ser outros Fucile's, outros Álvaro Pereira, entre tantos outros que nem consigo lembrar.

    As contratações devem ser cirúrgicas, de forma a manter um plantel equilibrado e, se possível, investindo na formação ou pelo menos em portugueses.

    Enquanto assim não for, não se vai a lado nenhum…

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 11:39 am

    Concordo em absoluto, principalmente a parte do psicólogo, um grande treinador por vezes tem de perceber mais de psicologia do que de taticas, Mourinho pode não ser o maior mestre das taticas, mas deve ser dos treinadores que mais inspira os jogadores e isso nota se, e notou se falta de algo do género no porto este ano.
    Quanto ao resto, não dá para entender como se confia uma época em varela quando na época anterior jogou bem apenas nos últimos 3 jogos, em todos os outros era como jogar com menos um, ouvir os relatos na radio era algo impressionante "vai varela com a bola, tenta fintar, perde a bola", "grande passe para varela, mas este deixa escapar pela linha final". Emprestar iturbe quando esta época fazia realmente falta ao Porto, isso pode se tentar entender quando tencionavam coloca lo num clube onde jogasse regularmente, mas quando se compra licá e se empresta iturbe, aí não há explicação possivel. Herrrera penso que ainda vai ser uma grande figura no porto, tem qualidade, quanto a defour não vejo solução para se afirmar a 100% no clube, nem me parece que vá conseguir ocupar o lugar de Fernando para a próxima época, quintero é grande jogador e publico apoia-o imenso…
    Resumindo, o mercado de verão vai ser extremamente agitado aqui no norte, com o Porto a ter um grande desafio pela frente antes sequer de ter algum jogo na época 2014/2015.

    Tiago Mendes

  • Baresi
    Posted Abril 22, 2014 at 11:50 am

    O maior problema é que o FCP terá de vender para equilibrar as contas (o ultimo relatório e contas mostra-o), e vai haver pouco dinheiro para reforços.
    Gastaram se vários milhões esta época, em jogadores que pouco ou nada acrescentaram ao clube (Reyes, Herrera, Josué, Licá, Quintero, Guilhas), juntando a outros que pouco ou nada fazem por lá, e vemos que o plantel do FCP tem Jackson, Fernando e Mangala num patamar, Danilo e Alex Sandro noutro (parece que andam a jogar deslumbrados, e o sucesso subiu-lhes á cabeça) depois há mais duas ou 3 promessas que podem fazer algo mais…

    Só digo uma coisa, o próximo treinador que vier que venha bem preparado para passar um mau bocado…

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 1:05 pm

      Tu és mais um daqueles que tenta adivinhar sempre a desgraça ao Porto mas que quando as coisas correm bem, ninguém te põe a "vista" em cima. Deixa lá, os portistas já viram o clube vencer tudo, estar uns anitos com menor nível não é grave, o clube já nos deu todas as alegrias possíveis. E o teu?

    • Stracha
      Posted Abril 22, 2014 at 1:47 pm

      O Baresi apenas fez a sua análise e quanto a mim bem. Custa aos portistas mas a verdade pode passar por aí, o Porto à muito tempo mostra que tem problemas de tesouraria e não é como no Sporting ou Benfica que tanto se fala no passivo… no Porto o buraco é mais em baixo.

      Depois de terem dado um passo maior que a perna em jogadores como Hulk, A. Sandro e Danilo agora tem que vender urgentemente jogadores para fazer liquidez para salários e pagamentos em atraso. Além disso tem que fazer dinheiro para novas aquisições e o milhão de euros que pedem ao Miguel Sousa Tavares não chegará.
      Jackson, Mangala e Fernando deverão ser os sacrificados porque parecem-me serem os que ainda terão mercado para os valores pretendidos.

    • Luis
      Posted Abril 22, 2014 at 5:31 pm

      preparado para passar um mau bocado, se calhar o melhor é nem participar no proximo campeonato e dar já o titulo ao benfica, já que parece estar anunciado.

      e se ao novo treinador começam a correr as coisas bem como é ? e se o porto se reforçar á altura como é ?

    • José Queirós
      Posted Abril 22, 2014 at 7:00 pm

      Eu estou de acordo com o Baresi que não está a adivinhar nada, pois muito do que disse é baseado no R&C do FCP. Estarão os R&C falsificados?
      Existem nesta altura salários em atraso em vários sítios, isto é um facto, à semelhança do ano passado. Este ano essa situação é mais grave.
      Para além disso os activos (jogadores) sofreram uma acentuada desvalorização em virtude do mau desempenho na Europa. Mais haveria a dizer sobre isto.

      Para além dos falados Jackson, Mangala e Fernando penso que irão sair mais jogadores pois os valores esperados para estes jogadores não irão chegar ao que esperam. Até já houveram ofertas que ficaram muito abaixo do esperado.
      Dadas as prementes necessidades de tesouraria penso que o Porto vai tentar vender logo no princípio de Junho como aconteceu o ano passado.

    • Law
      Posted Abril 22, 2014 at 9:06 pm

      Como é qe podes colocar ai o Quintero e o Ghilas, Quintero ainda percebo, tem de ser trabalhado agora o ghilas foi uma boa contratação.

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 9:29 am

      Concordo com o Baresi, o próximo treinador que se prepare para sofrer um bocado. Eu penso que o Quintero (tem um grande futuro com a cabeça no sitio) e o Ghilas ainda foram boas contratações, mas o Herrera e o Reyes, meu deus…..Dificilmente irão valer o que deram por eles.

  • Tartaruga
    Posted Abril 22, 2014 at 11:50 am

    Concordo em grande parte, apenas discordo da menção do fim da hegemonia.. Não é uma má época do Porto que dita o fim da hegemonia, alias em 2010 também se viu uma má época, em que o Porto ficou atrás do Braga (que esteve muito bem esse ano), e nem sequer chegou a cheirar o primeiro lugar isolado e que depois no ano seguinte ganhou tudo o que havia para ganhar, e ganhou 3 campeonatos seguidos..

    Dito isto, espero que seja verdade e que realmente estejamos a assistir a uma nova era do futebol português. Adorava que o Benfica mantivesse o Jesus estilo Alex Ferguson, nos 5 anos que esteve no Benfica provou estar à altura!

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 12:04 pm

      "nos 5 anos que esteve no Benfica provou estar à altura!"

      Adormeceste no final da 1ª época e acordaste Domingo no Marquês?!

    • Gonçalo Vargas
      Posted Abril 22, 2014 at 1:01 pm

      Ricardo não percebo como é que ainda te deixam comentar neste blog. Não acrescentas nada. Não devias ter podido entrar no Marquês e devias ser impedido de entrar no estádio. O JJ é sem dúvida o pior de sempre do Benfica e só 2 campeonatos em 5 anos é pouco. Defende tão bem e a equipa joga tanto, mas eu percebo gostavas mais quando o Porto ganhava sempre e com equipas razoáveis.

      É, eu também.

      Tem vergonha. Tu nem tens clube, és anti JJ. Que ainda é mais patético do que ser anti.

    • Tartaruga
      Posted Abril 22, 2014 at 1:36 pm

      Ricardo, é uma pena partilhares o mesmo que eu. Tenho estado bastante acordado e o JJ tem realmente mostrado ser um treinador à altura. Apesar de não ser perfeito e ter perdido alguns jogos importantes como na epoca passada, a verdade é que há claramente um Benfica antes e dps de JJ. A verdade é que desde que o Jesus chegou ao Benfica, todos os anos tenho uma espectativa real que o Benfica pode vir a ganhar o campeonato, nao me lembro disso com os quiques, engenheiros e afins.. Nem com o trapatoni foi um ano bom em que apesar do campeonato, a quantidade de pontos que fizemos para daria para um 3o lugar num ano normal..
      Para os que acham que o Jesus apenas teve sorte com o plantel que herdou do Quique Flores comparem as epocas antes e depois. 5 anos, 2 campeonatos, 2 meias na LE (1 delas por disputar), 1 final da LE, 1s quartos de final da LC em que perdemos com o vencedor do titulo, 1 taça da Liga, 2 finais de taça. Sim este benfica de JJ é realmente uma porcaria, é tao mau que nos habituou a exigir titulos todas as epocas. Porque quando o benfica venceu a taça de Portugal em 03/04 foi tudo por marquês festejar, e se isso tivesse acontecido o ano passado era um premio de consolação e ninguem estaria a festejar. Pois realmente tenho é saudades do Benfica à 10 anos em que todos os jogos eram uma emoçao porque o resultado de um benfica beira mar era imprevisivel, e hoje não só é exigido como é espectavel.

      Bem um abraço

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 1:51 pm

      Patético é supostos adeptos como tu,que quando são campeões está tudo bem e quando perdem está tudo mal,adeptos como aqueles que eu vi no final da época passada em pleno Jamor depois do final do jogo,onde na escadaria insultavam e ameaçavam de porrada o mesmo que agora é o maior treinador do mundo. Patético é alguém dizer-se Benfiquista apenas quando o Benfica ganha alguma coisa. Patético é querer comparar planteis de 50 milhões com planteis de 200 milhões. Patético é perder um campeonato em casa com o Estoril! Patético é perder uma meia final europeia com um "Braga"! Patético é levar 5-0 no Dragão! Patético é um treinador ganhar em 5 anos vários milhões para ser campeão duas vezes! Patético é seres adepto do Jesus Cristo SuperStar e não do Benfica. Faz um clube e uma igreja em homenagem ao homem e deixa os meus comentários em paz.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 2:12 pm

      Tartaruga,o segredo do Benfica nestes últimos 5 anos tem um nome…Investimento! O mérito é muito mais de quem investiu e não única e exclusivamente do Jesus como querem fazer parecer,aliás,o que querem fazer parecer é que o Jesus transformou uma equipa de pedreiros em jogadores de classe mundial,querem fazer parecer que o Benfica antes de Jesus tinha os mesmo jogadores do que tem e teve durante os últimos 5 anos,eu até acho que existe gente que pensa que o actual plantel do Benfica é o mesmo há 30 anos. 2 campeonatos com todos os meios que teve à sua disposição não é nada de mais e triste daquele que pensa que é um piloto de top por conduzir um Ferrari a 150km/h na auto-estrada.

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 22, 2014 at 2:26 pm

      Concordo com o Ricardo na medidade em que ele recebe demais, uma exurbitância mesmo para aquilo que faz. E convenhamos dizer, tem um plantel demasiado bom para o campeonato português, e o que está a fazer na Liga Europa tambem nao é nada de mais. Criticam muito o Ricardo mas ele tem muita razão no que diz.
      E vocês estão a falar muito agora mas esquecem-se da primeira metade da época em que conseguiu deixar a Liga dos Campeões ( em que era cabeça de série) num grupo com Olympiakos e Anderlecht. E creio que até estivemos a 5 pontos(?) deste fenomenal Porto desta época.
      Para culminar, a sua cagufa é tanta que irrita qualquer um. Desculpibilizar por exemplo o que ele fez em Tottenham é vergonhoso, e isto é um exemplo em muitos. Tem Garay e Luizão a jogar juntos pelo 2º ano consecutivo, tem Siqueira Maxi e Silvio. Nao entendem, este Benfica é um FM autentico,temos 2 jogadores para cada posição que podem e sabem cumprir.
      Nao esquecer a posição de Guarda-Redes, só conseguiu meter o Oblak porque o Artur se lesionou se não tinhamos o resto do ano á lá RobertoEmerson. Enganam-se quem diz que ele aprendeu muito, porque se ele podesse tinha cometido exactamente os mesmos erros que cometeu em épocas passadas e o Artur estava a ser o maior exemplo disso.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Abril 22, 2014 at 2:42 pm

      Não Ricardo. Eu sou adepto. Tu és um anti. Volto a frisar. Mas não és capaz de o reconhecer. Nem sequer me dignei a ler o que escreveste porque sei que é só asneirada.

      Tu não queres ganhar nem queres perder, só queres dizer mal. Proponho te assim liga ao JJ e vai lá fazer melhor. Quem era o Benfica antes do Jesus? Quem? Não gostaste dos 2 títulos porque preferias 0. É o que eu compreendo do teu raciocínio.

      Investimento? E esse dinheiro veio de onde e por obra de quem? Ah sim o JJ.

      O maior mérito desta época não é do Enzo ou do Gaitan. É do LFV primeiro e do JJ em segundo. Mas tu e muitos outros vão continuar a desdenhar. A tua hipocrisia não tem limites. Se quiseres eu dou te o meu mail e em vez de escrever em bom português, escrevo-te um email como devo ser em que falo com o respeito que tu mereces.

      Beijos

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 22, 2014 at 2:51 pm

      Gonçalo

      O que dizia na primeira metade desta época do Benfica? Estou curioso.

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 22, 2014 at 2:53 pm

      E digo-lhe mais, Vilas-Boas com esta equipa do Benfica dava mais que 3 sem resposta na maioria dos jogos, sempre com alta intensidade e mais nao gosto dele.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 4:16 pm

      Agora também foi o Jesus que meteu lá o dinheiro…lol
      Não vale a pena…Isto é o reflexo de quem defende Jorge Jesus cegamente…"Fascista","ditador",alguém a quem é impossível ouvir outras opinioes,alguém que se julga dono e senhor da verdade e alguém com muita educação que até se oferece para chamar uns nomes através de emails…enfim…Destes Benfiquistas a única coisa que tenho é pena,são estes o alvo de chacota ao longo dos anos por parte dos outros.

    • Luis
      Posted Abril 22, 2014 at 5:37 pm

      jesus é bom treinador disso ninguem duvida, mas tambem não vamos exagerar que foi ele que criou o benfica. o trapatonni com 1/3 deste plantel foi campeao.
      há quantos anos o benfica não tinha assim planteis, e mesmo assim não foi campeao ?
      será que o jesus fazia melhor com equipas do nivel de camacho,quique e trap ? (se calhar a esta altura andava no belem,guimaraes)

      O jesus este ano só tinha que ter a obrigaçao de ser campeao e conseguiu o objectivo, pois tem a melhor equipa de longe e a concorrencia está fraca, e digo que não sei até que ponto um porto melhor e que soubesse gerir a vantagem que teve e se calhar a conversa hoje já era outra, se calhar estavamos todos a dizer ricardo tens toda a razao.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Abril 22, 2014 at 6:18 pm

      Ok vou tentar outra vez. É a última. Uma equipa para vocês é claramente dinheiro e investimento. Ponto final. Então e o city? E o tottenham? São o quê? Grandes equipas? Ou têm só grandes individualidades?

      É isto que o público em geral não compreende. Nomeadamente vocês. Não percebem nada do jogo nem de modelos/ideias de jogo. Mas acham que sabem. O VP era um treinador fortíssimo. E o JJ também o é. E não é por terem planteis fortes, nem pelos títulos que conquistam.

      É por terem as melhores ideias de jogo e modelos de treino. Um em posse, o outro em transições. Ambos com uma organização defensiva tremenda. O Benitez por mais títulos que possa ter ganho ou vir a ganhar para mim vai ser sempre fraco. Porque o modelo de jogo dele é fraco.

      O treino é TUDO no futebol. Não é no campo que se ganham os jogos, é nos treinos. E um treinador tem como função aproximar os mais possível o colectivo da vitória, tirando o máximo partido das qualidades de cada jogador e AINDA minimizar os seus defeitos. A defesa do Porto é a melhor em termos de qualidade individual. No entanto foi só buracos esta época. Na anterior eram uma muralha.

      Qual é a diferença? O modelo de jogo e o treinador. Nada mais. Não é por terem o Josué, o Licá ou o Reyes. É porque estão MUITO mal treinados. O Benfica foi o oposto.

      Luis,

      O JJ agarrou num bando de picaretas que vestiam a camisola do Benfica e fez rios de dinheiro. Tu dizes que era um grande plantel. Mas antes dele ir para lá eram só isso. Picaretas que não sabiam dar um chuto numa bola quase. É facil dizer que são bons quando se ganha e maus quando se perde. O JJ evolui todos os anos, muito embora tenha os seus defeitos. E é neste momento o melhor em Portugal. Fácil. E por isso ganhou.

      Ricardo,

      Tu claramente tens algum problema, mas numa coisa és coerente o JJ será sempre mau e uma vergonha para o clube. Pena não me dares o teu contacto e eu fazia te um desenho para te explicar a situação. Porque uma coisa é não perceber, outra coisa é não querer perceber e isso é ser-se…

      Os treinadores ganham porque são bons e não o contrário (são bons porque ganham), muito embora toda a gente os avalie como neste parentesis. E nem sempre os melhores ganham. O Benfica fez dos melhores jogos de que me recordo na final da liga europa do ano passado frente ao Chelsea. Deu um banho de bola. No entanto, perdeu, logo JJ é terrível. Errado.

      E por hoje já chega. Vocês cansam-me.

      Beijos

    • José Queirós
      Posted Abril 22, 2014 at 7:10 pm

      Estou 100% de acordo com o Gonçalo Vargas. Disse tudo o que eu penso. O Ricardo é um dos habituais maldizentes e está ao mesmo nível de alguns adversários. Dizer que ele é hipócrita é ser bem educado.
      O JJ é o melhor treinador que o Benfica tem desde o Eriksson. E eu conheci o Eriksson. Assim como LFV é o melhor presidente da história do Benfica e irá ficar conhecido como tal, para azia de muita gente, adeptos incluídos.
      Cumprimentos

    • Luis
      Posted Abril 22, 2014 at 7:43 pm

      diga-me lá quais foram as picaretas, os tais jogadores banais que ele transformou em rios de dinheiro ?
      mas pode falar tambem dos rios de dinheiro que ele ja gastou ai sim em picaretas que a seu pedido vieram para o benfica e alguns nem a camisola vestiram.

      O jesus é bom ninguem tem duvidas disso e já o disse antes, mas tambem tem defeitos, principalmente a teimosia.

      já disse e repito o benfica este ano tinha obrigaçao de ser campeao, como o bayern na alemanha, a juventus em italia, porque a concorrencia é quase nula este ano baseou-se num sporting em reconstruçao.

    • Genium
      Posted Abril 22, 2014 at 10:28 pm

      Boa noite a todos. É a primeira vez que comento neste espaço e não vou fazer ataques a ninguém. Antes de mais nada eu quero deixar bem claro que sou Benfiquista acima de qualquer coisa e depois disso sou defensor do JJ.

      O JJ é o treinador certo para o Benfica apesar de admitir que existiram erros e atitudes dispensáveis e baixos. Os erros fazem parte da vida e só não erra quem não está lá. É certo que ele já cometeu muitos mas que diabo…..prefiro um treinador de garra, de atitude e de paixão do que um menino bem comportado.

      Se tivermos que fazer uma análise fria e coerente, acho que o JJ já deu muito ao Benfica. Antes do JJ tinhamos um grupo de jogadores à deriva, apáticos e sem ambição. Era cada um por si. Acima de qualquer título e de qualquer venda o que o JJ trouxe foi bem mais importante: foi uma cultura diferente. O Jorge Jesus aplicou e instalou no clube um clima de exigência máxima na e de competitividade nos limites!! Isso não tem preço. Isso é uma marca que ficará para os próximos anos com ou sem Jorge Jesus.

      Quanto a títulos conquistou 2 em 5…..pouco podemos dizer todos nós. Mas destes 5, quantos destes estiveram à beira de vir para o nosso bolso? Sim só contam os que se ganham e dos vencidos não reza a história. Mas temos de ter vistas mais largas. O projecto do Benfica cada vez ganha uma dimensão maior. Ganhamos 2 mas em contra partida preparamos o terreno para muitos mais. O JJ por exemplo não é o mesmo doutros anos e isso faz muita diferença. Nas competições europeias por exemplo temos estado nas bocas do mundo e temos jogado com algumas das melhores equipas europeias. Com JJ não me lembro de nenhum jogo onde tenhamos envergonhado o emblema sagrado. E na grande maioria temos saído por cima e com grandes exibições. Quartos de final, meias finais e finais…….tudo isto não foi com Quiques e companhias lds………….e nem vou entrar no campo das vendas porque temos feito rios de dinheiro desde que este menino entrou.

      Para finalizar, NENHUMA equipa do mundo é grande equipa se não tiver um grande treinador. Podem lá meter os melhores do mundo mas se quem guiar o leme for um cepo a coisa não vai a lado nenhum….já vimos isso no Real Madrid e estamos a ver todos os anos no City e este ano no Barcelona. A equipa só joga mediante a qualidade do seu treinador. Além disso, não é qualquer treinador que pega em jogadores aceitáveis e não só os potencia como em muitos casos até os adapta e com qualidade.

      Agora aponto-lhe 2 defeitos grandes: tem uma fobia de apostar em putos da formação que me irrita. Se se aposta num Djuricic, num Rodrigo ou num Markovic porque não podemos apostar com mais regularidade num Cancelo, num Cavaleiro ou num Bernardo Silva? O outro defeito é a incapacidade de escolher jogadores para o plantel. Quando lhe dão a escolher dum leque já restrito a coisa ainda corre bem. Quando ele mete a pata sai merda…..é certinho

      Portanto o JJ é um treinador com defeitos e que vai cometer sempre erros. Sim é verdade. Mas é um treinador fantástico que tacticamente prepara as equipas como nenhum outro e que potencia jogadores como poucos. É um treinador que ganha títulos (poucos mas poderá vir a ganhar mais), vive o Benfica como poucos e que pôs o Benfica a viver como à muito tempo não vivia…..vemos estádios cheios a vibrar de loucura, vemos o Benfica a disputar títulos e jogos taco a taco em qualquer lado, vemos a Europa rendida aos nossos pés, vemos os Rodrigos, Enzos, Gaitans, Di marias, Coentrãos entre outros a sairem pela porta grande como ídolos e jogadores de classe mundial!!! Isto é o Benfica e não me venham cá com merdas!!!! Se temos tudo isto devemos a 2 pessoas essencialmente: LFV e JJ. O resto é conversa de merda de quem nunca está satisfeito com o que tem e só está bem a criticar.

    • Baresi
      Posted Abril 23, 2014 at 12:17 am

      JJ ganha 2 campeonatos em 5.
      Esteve próximo de ganhar outros 2.
      Quer se goste ou não, o racio de vitórias da história do Benfica é esse.

      Jesus tem duas derrotas nos últimos 57 jogos pro campeonato. Apanhou pelo caminho, "só" o melhor FCP da história. 90 jogos, uma derrota.
      Valorizou e muito jogadores, uma marca, uma equipa.
      Vendemos cerca de 200M€ nos últimos anos, e antigamente víamo-nos á rasca por alguém nos dar alguma coisa de jeito por um Simão Sabrosa.

      Este título fez muita gente engolir muitos sapos, mas os maiores ainda estão para vir.
      Que a próxima época seja uma continuação desta.
      Com JJ á frente

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 9:49 am

      O JJ é um excelente técnico que infelizmente devia ter sido pedreiro (com todo o respeito pela profissão, o nível da educação dele não merece mais).
      É sim neste momento o melhor técnico em Portugal.
      O Jardim defensivamente é bom, mas ofensivamente deixa algo a desejar.
      Não foi capaz de potenciar o Carrillo como JJ fez com Dí Maria por exemplo. Foi sim capaz de potenciar o talento de William Carvalho, que se assume como o futuro 6 da seleção, aliás toda a defesa do Sporting se apresenta coesa, ao contrário do ataque que é uma miséria.

      Concordo que JJ e o seu Benfica apanharam o melhor FCP da história. Falcão, Hulk, James, Moutinho, Fernando, Helton e amigos fizeram parte de uma equipa incrivelmente forte. Falcão foi o melhor ponta de lança que vi em Portugal, melhor que Jardel. Hulk é um monstro fisicamente, com um remate ao alcance de poucos. O Fernando, um dos melhores 'puros' 6 do mundo. E por aí diante.

      Este Porto parece-me demasiado fraco economicamente. No entanto com o treinador certo e um reforço de peso para extremo (o Quaresma marca aqueles golões fabulosos, mas quantos ataques 'estraga' ele?) e outro para o lugar de Fernando se ele sair, pode se qualquer sombra de duvida recuperar desta época.

      Já agora, no caso de JJ sair, eu gostaria que viesse um treinador que metesse a equipa a jogar um futebol equilibrado e sólido, nada das maluqueiras da 'nota artística'. Tipo Simeone, ou se não quiserem gastar dinheiro, Marco Silva.

  • João Pinto
    Posted Abril 22, 2014 at 12:04 pm

    Grandioso post! sucintamente aquilo que o Porto começou atravessar desde a época passada…
    Não percebo bem como é que geriram tão mal um dos maiores jogadores promissores como o iturbe, um jogador com uma explosão igual á de markovic e com a mesma margem de progressão…casos iguais…gestões diferentes.
    licá não é jogador nem de banco para o porto, igualmente abdoulaye.
    Reyes, Ricardo,Herrera, Kelvin,josué, carlos eduardo têm que ser ao máximo esprimidos para se poder avaliar melhor o potencial.
    Quanto ao resto é necessário um bom treinador capaz de trabalhar a parte cerebral, levantar o lado emocional de se jogar á bola que no fundo é isso que eles mais adoram…
    Rui vitória é um óptimo candidato com grandes credenciais na parte psicológica dos jogadores, consegui meter o amido baldé a jogar á bola e a ser um dos melhores marcadores do campeonato(tarefa díficil devido á deficiência técnica que tem) porque não há de conseguir potencializar os jogadores do porto…

    • Alfemus
      Posted Abril 22, 2014 at 12:18 pm

      Eu adoro o Rui Vitória. Não me farto de o dizer aqui. Era uma boa opção para o Porto…

    • Rabensandratana
      Posted Abril 22, 2014 at 12:59 pm

      João Pinto e Alfemus, discordo completamente.

      Nunca na vida o Rui Vitória terá perfil para treinar um grande como o FCPORTO, é um treinador que joga para empatar, joga à base de transições, o seu discurso é fraco e em termos atacantes o RV é uma nulidade, vejam esta temporada do VSC (olhe que eu sou de Guimarães e vejo os treinos tanto da equipa A e B) e garanto-lhe que o RV seria um tiro no próprio pé, como foi com o Paulo Fonseca.

      O Rui Vitória tirou partido do Baldé como o Paulo Fonseca tirou partido do Cícero, Ricardo, Tiago Valente, Vítor etc.

    • Alfemus
      Posted Abril 22, 2014 at 4:05 pm

      Eu penso que ela joga com a equipa que tem. Se for de transições, desde que bem ensaiadas, não vejo mal nenhum nisso!

      Foi assim o Mourinho durante muito tempo (e ainda é um pouco), e não veio grande mal ao mundo, pelo contrário.

      Mas confio na sua análise, pois parece ter bem mais elementos que eu.

      Obrigado pelo seu contributo..

    • João Pinto
      Posted Abril 22, 2014 at 9:12 pm

      Boas Rabensandratana! Nos seus comentários talvez aproveitava uma hipótese do Rui Vitória poder ser um tiro no próprio pé…mas talvez porque ia um bocado de encontro a uma realidade diferente no porto(o que veio acontecer com o Paços do Paulo Fonseca para um Porto com outro nível de jogadores e de estrutura)
      Não concordo que seja um treinador que jogue para empatar, pois não há nenhum com essa mentalidade(a não ser que esteja a ser pago de vários lados)
      E o facto de jogar em transições é forma de o vitória se defender e ganhar jogos apenas com o placar de resultados e não com o perfume do seu futebol.Rabensandratana o vitória desde a gerência do júlio mendes para cá que tem sido um projecto embrionário, não pode estar em campo em bicos de pé porque não tem jogadores nem estrutura…um exemplo de uma equipa com muitos níveis acima e que joga em transições para se defender num campeonato em que ainda há mais duas equipas com níveis acima dessa, é o atlético madrid.
      E a analogia do rendimento tirado pelo Rui Vitória e Pelo Paulo fonseca não percebi, o baldé não sabe jogar á bola e mesmo assim marcou muitos golos, e quanto ao ricardo o potencial foi tirado pelo Rui vitória e não pelo paulo fonseca.

      Cumps

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 22, 2014 at 12:13 pm

    O Porto ou abre os cordões à bolsa e gasta uns belos milhões em 4 ou 5 jogadores de boa qualidade para o 11 titular ou volta a ver navios pelo menos no campeonato.

    O Fernando vai-se embora quase de certeza absoluta e entre Mangala e Jackson,um deles deve sair.

    O Porto com jogadores como Abdoulaye,Josué,Herrera,Carlos Eduardo,Licá,Ricardo e até mesmo com Varela que ora joga bem ora joga mal e Quaresma com pouco cérebro… não vai muito longe.

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 1:08 pm

      Meteres Abdoulaye e Licá no mesmo grupo que Herrera, Josué, Carlos Eduardo e Rîcardo é de quem emite uma opinião baseada na má fama dos jogadores e não no potencial que eles têm. Deixa lá, que com Quaresma, Varela e todos esses jogadores, deu para esmagar o benfica no Dragão, sendo que foi ali que perdemos a eliminatória da meia-final. Não confundas estados de espíritos catastróficos que eliminaram o Porto da Liga Europa e taça de Portugal com a qualidade e potencial dos jogadores. Para o ano falaremos de novo :)

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 1:21 pm

      Estaremos cá se Deus quiser ;)
      Se te contentas com esses jogadores…Espero que os responsáveis do Fcp também se contentem :)
      Para mim esses jogadores todos não têm qualidade suficiente para o Porto,só talvez o Herrera se começar a jogar aquilo que sabe. Quaresma tem tanto de bom como de mau,e Varela quando está em dia sim é um bom jogador,o problema é que desaparece em muitos outros jogos.

      Podes ver a coisa por outro prisma…Com esses jogadores deu para o Benfica dominar completamente o Porto na Luz para o campeonato vencendo por 2-0 e deu para ganhar 3-1 na taça com 10 jogadores durante quase 60 minutos :)

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 1:26 pm

      Esqueceste-te de ler o meu comentário todo? Estás a confundir estados de espírito com potencial e qualidade.. Mas como tu já nos habituaste a este tipo de comentários, eu não vou voltar a explicar-me.

      Mas eu fico contente que te contentes com vencer o Porto mais fraco da última década e mesmo assim conseguiram ser esmagados no Dragão. Patético

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 1:52 pm

      Acho que ninguém te está a perceber…Muito menos a parte do Benfica ter sido esmagado no Dragão…Mas ok…Felicidades para a próxima época :)

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 22, 2014 at 2:29 pm

      Pode-se literalmente dizer que o Fejsa e o Salvio se sentiram completamente esmagados, certo Super Dragão??

    • Francisco Carvalho
      Posted Abril 22, 2014 at 2:35 pm

      Ricardo tens q admitir que o Benfica não saiu do Dragão com um resultado mais gordo porque porque…. E olha que há mtos benfiquistas com a opinião igual à minha.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 4:48 pm

      E admito,mas daí a considerar que o Benfica foi esmagado…Metam as oportunidade de golo e a quantidade de remates do Porto nesse jogo…

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 12:13 pm

    A minha opinião é que o porto precisa exatamente de um mestre da tática com autoridade para se impor sobre os jogadores. Sim o talento está lá, disso não duvido. Agora é preciso que joguem em equipa. Os jogadores não desaprenderam a passar a bola, simplesmente não há a quem passar.
    E sim, concordo plenamente que os jogadores não deveriam ver o fcp unicamente como uma rampa de lançamento, é preciso valorizar quem quer estar cá e quem sua porto em campo.
    De resto para o ano há mais jogo.

    Vitor

  • Pedritxo
    Posted Abril 22, 2014 at 12:14 pm

    concordo com o post, mas tambem o porto nao perdeu nenhuma hegemonia nem perto disso, para acontecer isso seria preciso perderem 3,4 campeonatos seguidos.

    o problema como ja disseram esta na falta de atitude que os jogadores mostram dentro de campo, porque sao capazes de mais,claramente, alguns devem-se achar vedetas e nao correm por causa disso.

    O porto que tinha uma defesa fortissima, este ano, parecem outros, e so erros, mangala ja lhe parava o cerebro algumas vezes mas agora e bastante vezes, otamendi no inicio nem se reconhecia, abdoulaye ainda e pior que mangala nas paragens cerebrais, maicon nao tem sido aposta ou ta lesionado. alex sandro a espaços mostrou a sua qualidade, danilo ate uma certa parte da epoca foi dos melhores.
    Fernando esta contrariado ha anos, varela ta a fazer uma epoca horrivel, lica precisa de ter uma equpa a ajuda-lo, jackson parece que ja nao sabe finalizar apesar de ter golos,ghilas deveria ter jogado bastante mais.
    O Plantel tambem foi mal construido, nao havia nenhuma verdadeira alternativa para def.dir,def.esq e MDEF, fora a falta de qualidade nos extremos.

  • Bráulio
    Posted Abril 22, 2014 at 12:16 pm

    Sinceramente penso que a qualidade está lá como nunca esteve. O potencial e a capacidade actual dos jogadores é enorme, um sector defensivo que no início de época contava com Helton, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Fernando, Mangala, Maicon, Otamendi, Rolando e mesmo Reyes é de nível mundial, nem mesmo o FCPorto de Mourinho tinha tamanha qualidade. Os laterais são dos melhores do mundo, GR e trinco também e os centrais (ignorando as paragens cerebrais) podiam ser titulares em muitas das melhores equipas do mundo. Todos juntos é de sonho. Depois Quintero, Jackson, Quaresma são jogadores tremendos mas que não renderam nada porque a equipa estava sem moral nem estaleca psicológica (à semelhança do SportingCP do ano passado). Sinceramente até Defour, Herrera e Carlos Eduardo renderiam muito mais numa estrutura bem montada.

    Por isso o FCPorto não precisa de nenhum mestre de táctica, de ninguém que entenda muito de futebol porque o talento está lá e pode rivalizar com Bayern, Barcelona ou Real. Precisa é de alguém respeitado no balneário. Pós Mourinho ninguém se conseguiu impor, nem Jesualdo, nem Vítor Pereira nem os pseudo-treinadores que por lá passaram. Vilas Boas conseguiu ganhar tudo e como tal os jogadores estavam satisfeitos mas ao mínimo resultado negativo os jogadores ficam displicentes.

    Por isso o melhor treinador para o FCPorto seria Hulk Hogan: pode até não entender nada de futebol mas conseguiria uma coisa que ninguém tem há vários anos – respeito. Agora mais a sério a solução nessa tónica até poderia passar por Paulinho Santos mas acredito que não tem toda a capacidade necessária para orientar um plantel. Folha parece manso e pessoalmente só penso num nome.

    O FCPorto precisa de alguém que ame o clube, que delire com os golos do clube e que se imponha no balneário mostrando quem manda (ou quem não se lembra de Mourinho proibir Baía de entrar no estádio das Antas?). Alguém que tenha o mínimo de capacidade ao nível de treino, leitura de jogo e carinho dos adeptos. Alguém que no intervalo dê duas chapadas àqueles palhaços que não correm e não se esforçam e que se tiver de ser mete 11 jogadores da equipa B a jogar para mostrar aos meninos riquinhos como é comer relva. Só me ocorre um nome: SÉRGIO CONCEIÇÃO!

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2014 at 12:44 pm

      Sérgio conceição?
      E porque não o eterno JORGE COSTA ou até o não tão eterno, mas mesmo assim, um símbolo da invicta, Pedro Emanuel? Penso que qualquer um dos dois seria uma melhor opção que Sérgio Conceição. Aliás, defendo desde a saída de Vítor Pereira que o treinador do porto deveria ser Jorge Costa, mas ao que parece o Paulo Fonseca era melhor…

      Albertop

    • de Carvalho
      Posted Abril 22, 2014 at 12:51 pm

      Queres acabar com isto de vez?

    • Bráulio
      Posted Abril 22, 2014 at 1:48 pm

      Jorge Costa, Pedro Emanuel ou até mesmo Nuno Espírito Santo são calmos (diferentes de enquanto jogadores), treinadores passivos no banco. Pelo menos é essa a ideia que passa cá para fora, a postura no banco.

      Já Conceição impõe-se, reclama, "insulta" e quem manda é ele.

    • Alfemus
      Posted Abril 22, 2014 at 4:04 pm

      Pedro Emanuel??? Deus Nosso Senhor… Vocês não devem ver o Arouca…

  • Láestoueuagain
    Posted Abril 22, 2014 at 12:16 pm

    advocaat ou hiddink!

    • Bráulio
      Posted Abril 22, 2014 at 12:32 pm

      Penso que 2 dos treinadores mais desvalorizados da actualidade. Aliás incorporo-os num restringido leque dos 10 melhores treinadores do mundo. Aprecio muito a motivação que dão às suas equipas e a qualidade técnica e táctica que incutem aos seus jogadores. Penso que nunca tiveram uma verdadeira oportunidade (Hiddink teve pouco tempo no Chelsea) e que qualquer um dos 2 no Real ou Barça eram campeões quase sempre, o que se aplica também ao FCPorto.

      No entanto acho que não há argumentos para os convencer a ingressar num projecto em Portugal (mesmo contando que Advoccat está no mísero AZ).

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2014 at 1:22 pm

      Advoccat ja disse que nao renovava com o AZ.

      luis borges

    • Rabensandratana
      Posted Abril 22, 2014 at 1:32 pm

      Hiddink era excelente mas ganha uma pipa de massa!!!
      Penso que o Hiddink se viesse, ganharia qualquer coisa entre os 2,5 a 4M/ época.
      Muito dinheiro para um treinador, o FCPORTO não tem capacidade para despender estes valores estratosféricos, ainda para mais estamos numa fase de contenção, as contas do clube estão no vermelho não nos podemos esquecer deste facto muito importante.

  • Nelson Mohr
    Posted Abril 22, 2014 at 12:20 pm

    Excelente post, de facto o único jogador do Porto que mostra que é portista e dá tudo pelo clube, é o Quaresma (e o Josué também). O Fernando também deu, mas esta época nota-se que está claramente farto de estar ali e quer rumar a outras paragens…

    Provavelmente vão ser transferidos o Mangala, Fernando e Jackson. E o próximo treinador tem de dar na cabeça do Alex Sandro e Danilo (e outros, Herrerra por exemplo). Tem de se livrar de alguns excedentários, Abdoulaye Ba, Defour (que achei que pudesse dar mais ao Porto, mas não tem estado a correr bem), Licá… etc.

    E por último espero ver o Porto apostar na prata da casa, e trazer de volta jogadores com identidade portista (o Castro por exemplo, um grande portista pelo que leio e vejo). Essa prata da casa poderão ser o Tozé, Gonçalo Paciência, Tomás Podawski (não sei se escrevi bem xD), André Silva…

    E os adeptos do Porto terão de ser pacientes nesta próxima época… De qualquer maneira acho que também dependerá muito de quem for o próximo treinador.

    Saudações Leoninas

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2014 at 5:23 pm

      Caro Nelson Mohr, falou no Tomas Podawski mas ou muito me engano ou passa-se alguma coisa com ele. O rapaz quase nao joga na equipa B nem pelos juniores. Isto num ano de europeu sub 19 para o qual estamos qualificados!!!
      Sabe quando acaba o contrato dele? Cheira-me que, infelizmente, possa estar de saída…para um dos rivais!!!

      Nobre

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 12:25 pm

    Na minha opinião, o plantel tem valor. E quando se joga mal, todos parecem que correm pouco. Isso do estar a lixar para o clube não sei se é bem assim; é o que parece muitas vezes quando se vê os jogos mas depois de estar tudo de rastos…
    O que eu penso que é realmente preciso é alguém que perceba de futebol. Que aproveite o potencial dos jogadores e os ponha a jogar bem. Alguém que não desperdice o potencial da equipa.
    A psicologia vem com um verão bem passado, bons jogos e vitórias.

    Pedro Santos

  • Pitoxoroglu
    Posted Abril 22, 2014 at 12:26 pm

    Eh pah!! Nem tanto ao Mar, nem tanto à Terra! Percebo a intenção mas não posso concordar com grande parte do post…!
    Não fossem o Danilo, o Alex S, e o J. Martinez este ano em pela Europa lutávamos.
    O problema a meu ver residiu na estrutura, a começar pela direção até à equipa tecnica, e isso repercurtiu-se na equipa e nos jogadores! Estes não estão isentos de culpa, mas se a base estava lá não é por ter saido o James e o Moutinho que pode baixar tanto! Eu acreditei no inicio da época mas depressa cheguei à conclusão que não era com P.F. e sua equipa tecnica, aleado a interesses de Anteros e seus discipulos que a coisa iria para a frente! Como alguem disse acima a grande maioria dos visados tem um potencial enorme é preciso é mentaliza-los que apenas com trabalho se potenciam as qualidades.

    Faço duas questões para aqueles que nao concordam comigo:
    Se determinado jogador joga mal e enterra a equipa, a culpa de ele se manter na equipa é do proprio jogador ou de quem o mete a jogar? E mais o Abdulaye Ba fez algum contrato para entrar diretamente na equipa quando regressou de Guimarães? Qualidades fantasticas ele tem, mas se o feijão não funcionar de que vale?

  • Zé Couves
    Posted Abril 22, 2014 at 12:32 pm

    Eh pá, desculpem mas não consigo comprar teorias da "estrutura", nem de "faltas de atitude", nem de "mística", nem similares. O problema do Porto, este ano, foi falta de competência técnica. Foi a falta de um treinador que soubesse de futebol.

    Até aqui, com VP, o Porto, não deslumbrando, era uma equipa fortíssima em termos defensivos e competente nos momentos ofensivos. Este ano, com PF e LC, é miserável. Não há fim de hegemonias, a estrutura não está em crise, os jogadores não são piores nem melhores. Há problemas no banco, por não haver um treinador competente. Se para o ano for contratado um treinador competente, quero ver quem vai estar aqui a dizer que o Pinto da Costa isto ou que a estrutura aquilo ou que este tem uma atitude incrível ou que aquele potenciou as suas capacidades… 60% do futebol é competência técnica, 35% é qualidade individual dos jogadores, 5% é sorte e "outras questões". Pf, parem com essas balelas das estruturas e do fim da hegemonia e da mística.

  • Tiago Alves
    Posted Abril 22, 2014 at 12:49 pm

    Ler este post faz-me pensar que o senhor Francisco Silva não acompanha tão assiduamente este FCPorto. Estou em desacordo em 2 jogadores, Danilo e Josué.

    Danilo podem-lhe apontar que comete erros estúpidos, perdas de bola, arrastar-se em campo(foi apenas contra o sporting, mas o adversário também era o capel…) mas nunca falta de espírito de sacrifício ou sentido de equipa! Naquela transição de PF para LC, entre os jogos de frankfurt(aqui foi o melhor em campo, nunca desistiu, incrivel o slaloms que fazia entre a defesa e o ataque), guimarães,arouca,nápoles(2x),e benfica, foi incansável, um verdadeiro capitão, de tal maneira que puxava pelos seus colegas.

    Em relação ao Josué, as únicas duas más exibições que o vi fazer foi ontem, e frente ao Belenenses. Como tenho vindo a dizer, é fácil falar mal de Josué, é um jogador que tem má imprensa. O senhor esqueceu-se da exibicão que fez contra o Napoli quando entrou, a exibição de semana passada em Braga, e mais importante ainda, o seu início de época. No inicio foi o jogador mais influente do Porto com golos e assistências, mas quando começou aquela má fase do Porto, toda a gente dizia que ele não era jogador para o porto, não servia para nada, e depois o seu temperamento ainda ajudou a esta má imagem.

    • Francisco Silva
      Posted Abril 22, 2014 at 1:14 pm

      Podes tratar-me por apenas Francisco Silva.
      Eu acompanhei e acompanho assiduamente o FC Porto, aliás, ainda há duas semanas fui ao Dragão ver o Porto-Académica, coisa que faço com alguma assiduidade.

  • Tiago Cardoso
    Posted Abril 22, 2014 at 12:49 pm

    Desmotivados. Sem chama nem identidade. O grande problema do FCP este ano é precisamente este. Não basta serem jogadores formados no clube (o que praticamente nem têm, de qualquer forma), para terem mística e amor à camisola. E já de há alguns anos a esta parte que o problema se mantém. Já desde os tempos de Villas-Boas, se bem que nessa altura o FCP tinha uma equipa com grandes jogadores capaz de disfarçar essa falta de mística, e também ainda tinha alguns que, por um motivo ou outro, claramente ainda suavam pela camisola. Isso perdeu-se completamente este ano. Há uma equipa repleta de sul-americanos que, como o post frisa e bem, vivem num mundo de ilusões de promessas até agora não cumpridas. Por vezes os jogadores esquecem-se que para manter o rótulo de bom jogador não basta ter currículo ou fazer uma boa época de estreia. E assim se vão arrastando pelo Dragão.

    O próximo treinador terá que, acima de tudo, voltar a incutir a mística e a raça numa equipa que quase sempre fazia dela uma das suas principais armas. Isso aliado a uma qualidade acima da média – ao contrário de muitos, creio que grande parte dela já lá está, sendo "apenas" necessário uma gritante mudança de mentalidades e atitudes, juntamente com 5 ou 6 contratações adequadas -, voltará a colocar o clube num patamar a que habituou os adeptos nas últimas décadas.

    Mas a grande sucessão que aqui se terá de preparar, mais do que o treinador – que sem dúvida, não poderá continuar a ser Luis Castro -, será a de Pinto da Costa. Esse é o grande desafio que o Porto terá de saber ultrapassar. A perda de qualidades – natural – é evidente, e os que lá estão não parecem ter um décimo da qualidade do dirigente mais titulado do futebol europeu.

    O próximo verão promete ser quente para os lados das Antas.

    Cumprimentos

  • José Alves
    Posted Abril 22, 2014 at 1:06 pm

    O Porto vai iniciar a travessia do deserto!

    Muitos dizem: Não é por perder um campeonato que perdeu a hegemonia, jáo disseram o mesmo há 5 anos, bla bla bla. A verdade é que da ultima vez o Porto que se falou no fim da hegemonia, o Porto tinha um plantel recheado de valor. Perdeu num ano, mas bem orientado no ano seguinte voltou a ganhar tudo.

    Neste momento não se passa o mesmo:
    – não há dinheiro
    – não há a qualidade que havia no plantel
    – o jogador mais importante da equipa (Fernando) prepara-se para partir (provavelmente a custo zero)
    – vão ter de vender pelo menos uma das poucas estrelas que ainda têm! (Mangala/Jackson)
    – não tem cultura de formação embora tenham bons valores na equipa B
    – tem muito mais problemas internos em termos de direcção com lutas de galos para a sucessão

    Posso estar enganado mas não auguro nada de bom

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2014 at 1:22 pm

      O Fernando renovou…E fala-se que com a condição de ser vendido por 15 milhões no final desta época.

    • João
      Posted Abril 22, 2014 at 2:08 pm

      O Sporting com base num treinador extremamente competente, mesmo com um plantel muito fraco, conseguiu ficar em 2º e toda a gente o elogia, merecidamente. O FC Porto que tem um plantel muito superior ao Sporting, caso contrate um bom treinador não haverá de lutar pelo título na próxima época mesmo vendendo 2 ou 3 dos melhores jogadores? Eu acho que sim, com toda a naturalidade.

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 10:00 am

      Claro que pode lutar pelo titulo com um bom treinador. Tanto como o Sporting nesta temporada. Ou seja, tinham hipóteses, mas o candidato principal era outro.

      Concordo plenamente com o comentário do José Alves, o Porto pode estar para entrar numa fase negra, basta contratarem a pessoa errada para treinador e o caso fica muito mal parado.

  • Joel
    Posted Abril 22, 2014 at 1:15 pm

    Toda a gente concorda com o post, eu devo ser a exceção à regra. Concordo parcialmente. O passo da distribuição de competencias presidenciais ou diretivas no FCP tinha que ser feita. Porque? Porque ninguem é eterno e esteja o SR. Pinto da Costa a presidente mais 51015 anos, a verdade é que mais tarde ou mais cedo tem que sair e a casa tem que estar preparada para essa enorme perda.

    O facto de o FCP comprar contentores sul americanos, é relativo. Nas últimas 23 épocas isso não se verificou muito, até porque as equipas portuguesas estão sem dinheiro para conseguir chegar a esses mercados altamente inflacionados. Tudo bem que o FCP foi buscar o Herrera, Reyes, Danilo, A. Sandro, Martinez, mas atualmente compra 23 jogadores provenientes desse mercado por ano, sendo que antigamente comprava bastantes mais. O SLB tambem foi buscar um contentor à argentina, depois à Sérvia, etc. Parece-me normal, desde que haja qualidade.

    Quanto a este ano, concordo na analise geral, no entanto, comparar o melhor marcador da liga com o Sokota e Esnaider parece-me ridiculo, afinal de contas estamos a falar do melhor marcador do campeonato com 19 golos, numa equipa que vai ficar em 3º no campeonato, não está mau. Aliás, o único jogador mundial a marcar em todas as competições este ano. Concordo que ele pode fazer muito melhor e que passou o ano a arrastar-se, mas vamos lá ver os exageros para não cairmos no ridiculo.

    Varela e Josué são patinhos feios, mas o primeiro é um dos melhores marcadores do FCP e o segundo um com mais assistencias. Talvez isto ajude a arranjar adjetivos.

    O FCP tem é que limpar a casa, vender muito e bem, comprar muito e bem. A hegemonia do FCP não pode ser posta em causa nem que perca nos próximos anos, porque hegemonias tem que ser analisadas em periodos de tempo extensos e mesmo que o FCP perdesse os próximos 4 ou 5 campeonatos, na comparação de 15 ou 20 anos o FCP teria sempre a hegemonia do futebol nacional.

    Há que vender quem é caro e não rende, há que vender quem quer sair. Iturbe, Rolando, Varela, Fernando, Jackson, Defour, Kleber, Licá, Abdoulaye. Talvez Mangala.

    Emprestar: Kelvin, C. Eduardo, etc.

    Comprar jogadores de qualidade, recuperar alguns jogadores da casa e a mistica do FCP. Os jogadores tem é que sentir o orgulho de estar no clube e não pensarem que estão a fazer um favor a quem lhes paga e dá prestigio.

    • Rodas
      Posted Abril 22, 2014 at 11:00 pm

      Muito bem, assino por baixo!
      E ja agora, algo que ninguem fala (merito tambem para quem soube desviar as atençoes): apesar do sucesso interno e boas prestaçoes na liga europa, o benfica ficou sempre pela 1a fase da Liga dos Campeoes. Reflexo tambem do abaixamento do nivel medio das equipas portuguesas

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 10:02 am

      Se não me engano o Benfica chegou aos quartos de final ou meias da champions há uns anos atrás.

  • Rabensandratana
    Posted Abril 22, 2014 at 1:20 pm

    Na minha opinião o FCPORTO tem um bom 11 mas faltam-lhe alternativas que sejam reais para suprimir alguma baixa do 11.
    A equipa esteve este ano francamente mal, muito devido à inoperância e a banalidade de um técnico que quis mudar por completo o que o Vítor Pereira e os antecessores fizeram na equipa portista de bom.
    Mudar e insistir numa táctica que não beneficiou nenhum activo do FCPORTO, fomos banalizados perante Atl. Madrid, Zenit, E. Frankfurt, SLB e até na Taça da Liga perante o SCP.
    A chegada do Luís Castro ao FCPORTO foi tardia e mesmo assim conseguiu dar uma lufada de ar fresco nos jogadores foi pena que chegou demasiado tarde.

    Concordo que a equipa portista necessite de se desfazer de jogadores que pouco ou nada acrescentam em termos de soluções são os casos do Licá, Ba (tinha grandes expectativas neste jogador), Carlos Eduardo (outro dos tais), Defour (é bom jogador mas já está com a cabeça fora do Porto), Jackson/ Mangala/ Fernando/ Varela e Fucile (este último não chegou a sair para nenhum lado).

    Falta na equipa portista um verdadeiro capitão (Bruno Alves) seria a minha escolha, Tozé merece fazer parte do próximo plantel, Castro (em nada é inferior ao belga), Mikel poderia ser um bom suplente para a 1ª alternativa para pivot defensivo). García tem fome de bola e poderia ter jogado mais vezes na equipa principal.
    Estas são algumas alternativas interessantes já que o FCPORTO não terá dinheiro para reformular por completo o plantel.
    Claro que o FCPORTO precisa de 4 jogadores que entrem directamente para o 11, eu particularmente gosto de 3 jogadores que jogam na Bélgica e têm um custo relativamente acessível aos cordões portistas (Maxime Lestienne, Jelle Vossen e Paul-Jose M’Poku ou Imoh Ezequiel.
    Também gosto muito do médio defensivo egípcio do Basileia de seu nome Mohamed El Neny, estás seriam as minhas escolhas estou farto de jogadores brasileiros.

    Para treinador gosto de vários adorava que fosse o Paul Le Guen ou Philippe Montanier (este último seria a minha escolha) se fosse estrangeiro.
    Para treinador português gostava que fosse acima de tudo um homem que gostasse muito do FCPORTO e que transmitisse a mística e o que é ser um jogador à PORTO.
    Um treinador que excluiria imediatamente seria Rui Vitória.

  • Super Dragão
    Posted Abril 22, 2014 at 1:23 pm

    O Porto ao não vencer um campeonato (obrigado por serem tão exigentes com o melhor clube português das últimas décadas) entra em crise e tem todos esses problemas. Isto, realmente, faz-me pensar que somos tão melhores que os outros…mas tão melhores! Perdemos um campeonato e estamos em crise. Os outros perdem tudo ano após ano e vão ganhar tudo nos próximos anos. E é por isto que sou portista, realmente somos diferentes. Nós somos exigentes com o nosso clube e exigimos o máximo, prova disso foi o VP sair (não fui apologista) porque os adeptos não o queriam tendo perdido 1 jogo em 60 para o campeonato. Mas os outros são ainda MAIS exigentes, que como grandes profetas, dizem que o Porto entra em crise após um campeonato menos conseguido. Ser do Porto, é ter os olhos todos em nós e servirmos de exemplo para todos. Todos nos querem ver cair, todos nos lançam pragas e todos se acham os maiores com uma conquista da treta. Mas eu vou lançar uns dados, para ver o quão em crise nós estamos…
    Arredondando para 30 anos:
    20 campeonatos nos últimos 30 anos.
    18 Supertaças nos últimos 30 anos.
    Penta campeão em título da Supertaça
    12 Taças de Portugal nos últimos 30 anos
    Recentemente (há 2 anos) Tri campeão da Taça de Portugal
    1 Liga Europa
    1 Taça Uefa
    2 Champions
    2 Taças Intercontinentais
    1 Supertaça Europeia
    2 campeonatos invictos (somos os únicos da história a acabar 2 campeonatos invictos e…SER CAMPEÃO!) nos últimos 4 anos.

    Eu já vi o meu clube ganhar tudo e nem que não ganhasse mais nada até ao fim da minha vida, precisei de uns míseros anos para o ver ganhar TUDO. Há gente que há-de morrer e não há-de ver o clube ganhar o que eu já vi o meu ganhar :)

    Mas os profetas da verdade e da desgraça andam aí e eles acertam sempre!

    Orgulho em ser PORTO!

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2014 at 1:50 pm

      no século XXI o porto tem mais vitórias de troféus internacionais que os campeonatos nacionais conquistados pelo benfica.

      pedro santos

    • Gonçalo Vargas
      Posted Abril 22, 2014 at 2:34 pm

      Fantástico e no entanto nunca hão de ter a dimensão do Benfica. Podem ganhar tudo, mas hão de ter o eterno complexo de inferioridade. Já agora eu nem sou daqueles que diz que o Porto ganhou tudo por causa de árbitros. Grande parte das conquistas do FCP foi por mérito próprio e o demérito dos outros associado como é normal em qualquer vitória.

      O Porto foi penta com uma perna atrás das costas. Houve roubos? Houve. E muitos. No início do PDC. Depois, evidentemente que qualquer clube com uma cultura muito forte de vitórias por trás e habituado a ganhar todos os anos, quando comparado com o Benfica que nos últimos anos não ganhou nada, apresenta sempre vantagens quer no confronto, quer em momentos decisivos, porque está habituado. Ou seja, joga com menos pressão. A pressão do SLB este ano era enorme. Fim de época horrível, mau começo de época etc.

      O que eu quero dizer é que foi fácil durante muitos anos, porque o Porto tinha sempre, mas SEMPRE o melhor onze. O plantel já há alguns anos que o do Benfica é melhor. O campeonato não está mais forte na minha opinião. O Benfica é que está muito mais forte. Ao ponto de conseguir rivalizar com o FCP vários anos seguidos, tirando a época do AVB. E isso é mérito do JJ.

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 2:41 pm

      Gonçalo Vargas e como é que começou o domínio do Benfica e Sporting há 80 anos atrás quando não existia democracia? Quem é que impedia hoje a saída do Eusébio?

    • Galileu Galilei
      Posted Abril 22, 2014 at 3:00 pm

      Entao é mérito do JJ o plantel que o Benfica tem? Eu até me acredito que se nao tivesse lá JJ conseguiriamos ter um plantel melhor pois 4M por época durante 5 anos já dá 20M, já dava para 1 jogador de qualidade. Nem quero imaginar quanto é que ele ganha por objectivos mas pronto.

    • Gonçalo Vargas
      Posted Abril 22, 2014 at 3:42 pm

      Isso não sei porque não vivi nesse tempo. E sinceramente isso parece-me pouco relevante. Ai nem se jogava futebol, jogava-se à bola. Com o devido respeito por todos esses grandes jogadores desse tempo, mas o futebol hoje em dia não tem nada a ver com há 20 anos atrás. Quanto mais 80..

      O Porto dominou e tem dominado porque apresenta sempre a melhor os melhores jogadores no onze e depois os outros eram extremamente imcompetentes. Veja -se os treinadores do Benfica pré JJ. Até dá dó. O Benfica neste momento não está perfeito. Mas o melhor Benfica é sem dúvida com o JJ.

      Eu vejo as coisas assim, o Porto teve de se esfalfar todo para ganhar os últimos 2 campeonatos ao Benfica. O ano passado então foi inacreditável. Foi intervenção divina, por muito mérito que conceda ao Porto pelo tri. Não conheço contudo, nenhum portista que me tivesse dito que estava à espera de ser campeão. E até conheço alguns.

      Mas sei ver que o VP tem uma ideia de jogo muito forte (modelo de posse) provavelmente até mais forte que JJ e não tenho dúvidas que com VP no Porto e da maneira que o Benfica começou, o Porto tinha sido tetracampeão.

      Agora essa questão do "olhos postos em nós todos nos querem ver cair" é natural. Ganham sempre. No entanto os holofotes estão sempre no Benfica. O Porto não ganha o Benfica é que perde. E vai ser assim sempre.

      A questão do complexo de inferioridade eu vejo nos comentários em muitos dos adeptos do Porto que já se espumam todos por ter perdido UM único campeonato depois de um tri.

      Não vale a pena negar, o ódio do Porto ao Benfica é gigante. Não tem nada a ver com o sentimento contrário. Eu aposto que os jogadores do FCP assim que chegam à Invicta levam logo um tratamento "com o Benfica vais morrer em campo se for preciso". E esse jogo é sempre encarado como uma final.

      Posto isto tudo, o Porto teve um ano horrível, mas "as notícias sobre a minha morte parecem me manifestamente exageradas", portanto não me parece um artigo muito pertinente. Agora que houve coisas anormais no planeamento desta época por parte da direcção portista, houve.

      E a meu ver chama-se basófia a mais.

    • Super Dragão
      Posted Abril 22, 2014 at 3:59 pm

      Eu consigo resumir tudo o que disseste e toda esta situação com a tua última frase. Ponto final, não poderia estar mais de acordo

    • Alfemus
      Posted Abril 22, 2014 at 4:18 pm

      Gonçalo, sinceramente, quem eu mais vejo com essa do "foi o benfica que perdeu e não o Porto que ganhou" são os benfiquistas. Pelo menos os que conheço, não podendo falar por todos.
      Também quem contribui para esse "desculpar" é a comunicação social, que é manifestamente centralizada, mas isso dá outra conversa.

      O Porto gosta de jogar bom futebol e boas vitórias. Daí a saída do VP (o que também fui contra, sendo que, pelo que se vê agora, tinha toda a razão).

      Não existe um complexo de inferioridade dos Portistas para os Benfiquistas. Longe disso!!!

      Agora, preparem-se que se houver um treinador de jeito, o Porto volta a erguer-se… E com força…

  • Gulev
    Posted Abril 22, 2014 at 1:56 pm

    Quando alguém se recusa a ver o que aconteceu e os cacos à sua frente, mais vale puxar por outros acontecimentos e por feitos à tempos conseguidos…

    Custa menos.

    • Brendan
      Posted Abril 22, 2014 at 4:48 pm

      Concordo.

      Foi assim que o Benfica ficou a "pão e água" durante muitos anos e é assim que o fc porto vai ficar se o presidente Pinto da Costa não colocar os seus "meninos" na ordem.

      Grandes impérios cairam por negarem as evidências.

  • André Pinto
    Posted Abril 22, 2014 at 2:01 pm

    Boa tarde,

    Acho piada este ano dizerem tudo do meu clube. Tudo foi mal gerido, tudo foi mau…

    Esquece-se duma coisa simples, ninguém no Mundo é invencível, nem ganham sempre. Os dirigentes do Porto, nos últimos tempos, a meu ver, cometeram erros e não abriram os olhos. Má gestão e com vendas de jogadores importantes, só poderia dar nisto.

    Desde a equipa do Villas Boas, o Porto vendeu, Hulk, James, Moutinho, Guarin, Alvaro Pereira, Belluschi, Falcão entre outros. Sem contar com os treinadores com espírito Portista e vencedor. E para contrastar essas vendas, a Sad compra, Licá, Ricardo, Josué, Kleber, Janko entre outros, apesar das compras de Quaresma, Jackson, Danilo, Alex Sandro e Quintero. Claro que o rendimento não é o mesmo. Não há estabilidade, não há continuação, como houve com o Benfica, que manteve as pedras bases (Enzo, Gaitan, Luisão, Garay, Maxi, Cardozo, Lima, Rodrigo).

    Como já "acabou" a época do Porto, já poderei falar, é necessário, acima duma revolução do meu clube, que os dirigentes abram os olhos para os erros que se cometem. Não é por ser campeão, que uma equipa é boa ou que ganhe novamente. É preciso haver estabilidade (desde o primeiro ano de VP) que não há, é preciso haver "pulso" na equipa. Os jogadores amuam e isso deve-se essencialmente, a um factor que vem implicito no texto em cima, a falta de jogadores à Porto. Trazer jogadores com qualidade não chega (se não o Real Madrid era o melhor do Mundo), é preciso trazer garra, coragem e acima de tudo espirito Dragão (coisa que só existe em Portugal). É necessário ter uma equipa técnica que seja da casa e promover jovens Dragões, que sejam portistas acima de tudo. É necessário, balancear experiência com juventude e ter um treinador à Porto, que saiba lidar com frustrações e que não tenha jogadores predilectos (tal como Jesualdo e Paulo Fonseca).

    É necessário gerir como deve ser e lá porque no passado existiu resultados, não implica que no presente e futuro haja.

    Cumprimentos,

    André

  • João
    Posted Abril 22, 2014 at 2:01 pm

    um dos piores "visao do leitor". fala-se em contentores de sul-americanos quando esta época foi contratado um contentor mas de portugueses. Fala-se na SAD como responsável de todos os males quando foi depois da SAD que o FC Porto conseguiu ter dos melhores planteis da sua história, juntando ainda 4 títulos internacionais (LC, taça UEFA, Liga Europa e Taça Intercontinental) da maior importância.
    Chegasse ainda ao ponto de criticar jogadores como Fernando (já disse muitas vezes que queria sair mas nunca o vi fazer um mau jogo, é um exemplo), Jackson Martinez (melhor marcador do campeonato e melhor ponta-de-lança a jogar em Portugal, estará pelo menos no top30 a nível mundial), Danilo e Alex Sandro (numa equipa sem treinador podem ter tido momentos menos exuberantes mas o que já fizeram no passado e também nesta época derruba a teoria defendida, não viram o jogo de ontem do Danilo?) e Mangala (fez jogos maus como todos os jogadores fizeram esta época mas não se lembram do que fez em Frankfurt? e dos outros golos que ele marcou?)

    É notável que quando o FC Porto faz uma má época as criticas sejam sempre as mesmas, há sempre a ânsia que o 'fim de ciclo' de confirme e não seja apenas uma ilusão. O FC Porto vem de ser tricampeão, ao não conseguir o tetra parece que até os adversários ficam preocupados, acham estranho. Isto prova que ele sentem que o FC Porto é a melhor equipa portuguesa e uma das melhores do Mundo.
    O que vale é que o FC Porto costuma responder com estrondo depois de épocas más. Acredito que desta vez não será diferente, até porque a concorrência não mete medo a ninguém.

    • Black Hazard
      Posted Abril 22, 2014 at 4:18 pm

      O estrondo é o fcp ter sido campeão vários anos sem o merecer com o que todos sabemos e que para alguns, a vontade de esquecer/passar ao lado é muito forte.
      Vê-se a anos luz que o que se passou este ano foi as arbitragens passarem a ser de melhor nível ao contrário das arbitragens tendenciosas de anos transactos, o que faz com que a tabela classificativa tenha clubes diferentes no topo.

    • Tiago Alves
      Posted Abril 22, 2014 at 5:31 pm

      Sem merecer?
      Em 2011/2012 o porto vence o slb na luz e passa para a frente do campeonato, nunca mais saindo de lá.
      Em 2012/2013 vence em casa e passa também o benfica.
      Ou seja, nestes momentos o fcp nunca vacilou. Como podem tirar o mérito destes 2 campeonatos ao Porto?

      Acho estúpida essa teoria de ter sido o SLB a perder o campeonato estes 2 anos e não o Porto a ganhá-lo. Mas desse ponto de vista tambem se pode aplicar a este ano, onde o Porto tinha 5 pontos de vantagem.

    • Black Hazard
      Posted Abril 22, 2014 at 11:11 pm

      Pois Tiago Alves compreendo que penses assim. Aliás, nada se passou durante os últimos 30 anos. Segundo os mesmos de sempre, foi tudo um "sonho" e que jeito dá apenas ter sido um "sonho" e nada mais.
      O SL Benfica perdeu vários campeonatos não por ter sido inferior, mas sim por "coisas", se bem me entende, que se passaram fora das 4 linhas.
      Neste ano, como já referi antes, uma lufada de ar fresco na arbitragem aconteceu e surpresa das surpresas, aparecem outros clubes no topo da tabela.
      Devo também referir que não me lembro de uma equipa tão fraca por parte do fcp como esta. Licá, Josué, Abdul…, Defour, etc, são demasiado fracos para militarem no fcp no meu ponto de vista.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Abril 22, 2014 at 2:33 pm

    "eu já vi".

    todos já viram. os estádios estão vazios mas tudo vê. nem que seja na tv.

    que raio de mentalidade.

  • Rui Soares
    Posted Abril 22, 2014 at 2:45 pm

    É precipitado falar em fim de ciclo. O Porto já perdeu 3 campeonatos seguidos e regressou à hegemonia. Portanto, o Benfica e o SCP que não façam o trabalho de casa…

    Há, no entanto, indícios que podem precipitar esse fim de ciclo: A idade e a doença do PC. Eventuais divisões internas na SAD. Incompatibilidade com o Jorge Mendes. Revolução BenficaTV. Gestão do plantel nos últimos anos com uma competência muito inferior ao nível a que o Porto nos habituou. Autonomia e profissionalização dos árbitros.

    Cabe ao Porto desmentir essa ideia no campo de jogo, mas para isso não pode contar com o passado e a história, como fizeram antes o Benfica e o SCP. A história já passou. Foi ontem. Até porque não tem no plantel os jogadores de ontem. Ou da história.

    O Porto precisa de acertar no treinador. É proibido inventar. Terá que ser um treinador experiente. E vencedor. Talvez o Fernando Santos. Mas, não sei se é vencedor. É competente. Eu apostava na reconciliação com o Vítor Pereira. Mas, como benfiquista, prefiro que contratem o Fernando Santos.

    E precisa de acertar na remodelação do plantel, o que não é obra fácil. Pode perder Mangala, Jackson e Fernando. E se apostar apenas em jovens promessas corre um risco muito grande. Os jogadores feitos custam muito dinheiro. Não é tarefa fácil.

    Vamos ver o que vai acontecer.

    • Black Hazard
      Posted Abril 22, 2014 at 11:18 pm

      Pois é precipitado falar em fim de ciclo. É mais interessante ver este novo ciclo, sem campeões feitos logo nas primeiras 5 jornadas com formas estranhas para ganhar.
      Hoje sim respira-se melhor saúde no futebol nacional, mas atenção, há que se estar atento para não haver retrocessos e voltar-se ao antigamente.

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 10:11 am

      O porto foi fortemente beneficiado nas primeiras jornadas, depois acabou porque não valia a pena, a equipa simplesmente não tinha andamento. Aliás sem essas ajudas até me arrisco a dizer que tinham ficado atrás do Estoril.

      Eles não morreram, nem foram de férias. Para o ano há mais e com um treinador mais competente vão ser um problema. Não se pode dar espaço para 'tachos' regressarem, nem acreditar que é tudo fácil.

  • Kacal l
    Posted Abril 22, 2014 at 2:50 pm

    Excelente post, Parabéns! Francisco Silva. :-)

    Concordo com tudo, esta época correu tudo mal, desde da "estrutura" até ao treinador e passando pelo plantel, que tem jogadores com qualidade e potencial, mas sem "mística" e sem a atitude certa, mas também há jogadores sem nível para estar no Porto, eu não acredito em "fim de ciclo", quero acreditar que foi só um mau ano, acontece a todos, espero que a "estrutura" fique novamente unida e que na próxima época, com o treinador certo e um reforço de plantel adequado, possamos ter sucesso novamente e ser "Porto", vamos ver, deixo aqui uma ideia de como gostava que o plantel fosse na próxima época:

    GR: Fabiano l Helton l Bolat;
    DD: Danilo l Ricardo;
    DC: Maicon l ***** l Diego Reyes l Paulo Oliveira
    DE: Alex Sandro l *****:
    MDF: ***** l Ali Ghazal
    MC: Herrera l ***** l Castro l Defour (???)
    MO: Quintero l Rafa l Josué
    Extremos: Quaresma l ***** l Varela l Pardo l Ricardo Horta
    PL: Ghilas l ***** l Gonçalo Paciência/Ayoze (???)

    ***** = Contratações
    ??? = Incertos
    Saídas: Mangala, Fernando e Jackson, mais Rolando e Iturbe;

    Prioridades no mercado interno: Paulo Oliveira, Ali Ghazal, Rafa, Pardo e Ricardo Horta

    Contratações possíveis (que eu gostava):

    – Dória;
    – Fábio/Marçal (um deles);
    – Gabriel (Botafogo)/Casemiro/Oriol Romeu/Jorge Enríquez (um deles);
    – Anderson/Manuel Fernandes/Salih Uçan (um deles);
    – Sadio Mané;
    – Batshuayi/Rusescu/Éder/Finnbogason (um deles).

    PS: É só uma ideia, sei que a nossa capacidade financeira não é a melhor, vamos ver.

    • Francisco Silva
      Posted Abril 22, 2014 at 4:31 pm

      Obrigado desde já pelas palavras elogiosas.
      Como gosto sempre de fazer plantéis e tudo isso, vou conjeturar contigo nomeadamente nas "contratações = ******"

      Para mandar na defesa gostaria do Dória ou Bruno Martins Indi.
      Concorrência ao Alex Sandro deixava para o Ismailly ou Ruben Ferreira.
      Médios Defensivos preferia o Danilo Pereira (por ser português) ao Ghazal e contratava o Casemiro, apesar de achar muito difícil. Aprecio bastante o Jorge Enriquez mas tenho medo da sua adaptação.
      Médios centros mandava embora o Defour e contratava Kampl (Red Bull Salzburg) e Clasie (Feyenoord)
      Extremos nãoo contratava o Horta por ser benfiquista e investia no Tadic (Twente) e Imoh Ezekiel (Standard). Matador preferia claramente o Finnbogason!

    • Joel
      Posted Abril 22, 2014 at 4:43 pm

      Nos teus *** punha:

      DC: B. Alves. Precisamos um patrão, de um homem da casa!

      DE: R. Fernandes era uma hipotese boa ou Antunes, mas este último é caro. Victor Garcia merece oportunidade a DD e o Ricardo faz os 2 lados.

      MDC: Danilo do Maritimo. Tem tudo para ser um trinco TOP. Em vez do ghazal punha o Mikel da B e o Castro que podia jogar a 6 e a 8.

      MC: M. Fernandes e Castro, saia o Defour. Não acrescenta nada e quer sair.

      EXT: Varela tem que ir embora. Candeias está em final de contrato, é portista e um grande jogador. Jogador com mais assistencias na liga, era de dar uma hipotese! Tem muita qualidade, era um suplente de luxo na minha opiniao. Quaresma, Pardo, Rafa, Horta(AB), Tozé (AB) e Candeias.

      Para PL escolhia claramente o Eder. H. Almeida tambem está em fim de contrato, é portista e poderia ser muito util ao plantel, embora não goste muito dele. De resto era ver se arranjavam um médio de grande qualidade e talvez um extremo.

    • Kacal l
      Posted Abril 22, 2014 at 4:52 pm

      Concordo com algumas das vossas sugestões, vamos ver o que o Porto decide.

    • Jose
      Posted Abril 22, 2014 at 6:51 pm

      se eu fosse da sad este era o meu plantel, como não sou basta-me apenas sonhar.

      Gr-fabiano e helton
      d.d- danilo e Vítor Garcia
      d.e-alex Sandro e Marçal/Antunes(caro para suplente)/Ruben ferreira
      d.c-maicon,reyes, Paulo oliveira e dória/semith kaya/de vrij e indi( são mais caros e tem mais mercado, mas tb eram bons)

      m.def-jordy clasie/casemiro/j.henriquez/mijailovic/caio/Lucas silva + aly ghazal ou então aly ghazal + mikel

      m.c-herrea,josue, Manuel Fernandes
      m.o- quintero e rafa, toze(ou tinha que ser emprestado, não faz sentido continuar na B)

      ext dirt- pardo??/seba, e depois um bom desequilibrador tadic/stocker/lestienne/ezequiel ou contra a politica do clube(infelizmente) os posiveis emprestimos de jogadores como tello que estão mais que tapados em equipas de topo.

      Extr esq- quaresma, candeias( não acredito) ou um jefferson Monteiro(mas ai quaresma não podia continuar pois ele não iria concordar com o banco)

      Ava-ghilas, Gonçalo e batshuayi(decisão + acertada)/finnbogson(tem muito mercado), depois existem opções que o salário ou o preço tornam proibitivas como luís Adriano,doumbia,mitrovic.

      o que me dizia deste plantel Kacal ?

    • Kacal l
      Posted Abril 22, 2014 at 7:53 pm

      José,

      É um bom plantel, com jovens promissores e Portugueses, vamos ver o que o Porto faz.

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 3:57 pm

    Sempre que o Porto perde o campeonato fala-se em fim de ciclo. A meu ver é claramente prematuro fazer semelhante afirmação.

    Com isto não quero dizer que a preparação da próxima época não deva ser especialmente cuidada. Nos comentários que tenho visto neste post parece-me que faltam dois elementos que são claramente decisivos e que tenho visto serem pouco abordados.

    1º) A gestão “económica da SAD
    2ª) A gestão em termos estratégicos do plantel.

    O Porto (e o Benfica) tem modelos de negócios de risco. Estruturalmente deficitários com a respectiva cobertura ser assegurada por mais-valias nas vendas de jogadores. Este modelo de negócio já teve claramente melhores dias. Porquê? Por um lado porque as regras de fair-plays vão apertar os negócios. Por outro porque o mundo é cada vez “mais pequeno” e torna-se cada vez mais difícil “comprar barato e vender caro. Veja-se o exemplo dos jogadores brasileiros cuja aquisição há uns anos atrás era possível e que nos dias que correm estão fora do alcance dos clubes portugueses. Isto faz com que os jogadores sejam cada vez mais caros, o que obriga a recorrer a terceiros para serem comprados. Ora na altura da venda e dada essa co-propriedade grande parte do respectivo encaixe não entra no clube.

    O Porto sempre conseguiu (ao contrário do Benfica e do Sporting) manter o seu passivo “controlado” em em valores razoáveis.
    O Benfica tem um passivo estratosférico mas tem levado a água ao seu moinho. Porquê? Maior capacidade de angariação de receitas. O facto de o BEs ter uma posição accionista importante no capital também deve ter ajudado.
    O Sporting com um passivo quase da dimensão do Benfica tem claramente mais dificuldades. Não é por acaso que o próprio clube assume que não tem procedido ao pagamento do serviço da dívida.

    Mas este ponto vai claramente influenciar a preparação da próxima época. E entronca no 2º ponto acima referido. Vejamos.

    1ª) Jogadores a serem vendidos porque proporcionam um encaixe valioso: Mangala
    2º) Jogadores a serem vendidos porque proporcionam um encaixe valioso e estão em fim de ciclo: Fernando e Jackson
    3º) Jogadores a serem vendidos porque se avizinha o fim dos contratos e portanto começa ser complicado conseguir bons encaixes: Danilo e Alex Sandro. Os seus contratos acabam em 2016 e o seu nível de vencimentos actuais torna difícil a sua renovação (mais o Danilo que o Alex Sandro).
    4º) Jogadores a serem vendidos porque se provavelmente se conseguem jogadores de nível idênticos por custos mais baixos: Defour
    5º) Jogadores a serem cedidos/vendidos: Abdoulaye, Kelvin, Lica.

    Vejamos a equipa B. Quais são os jogadores que a meu ver tem espaço imediato no plantel principal? Vitor Garcia. Na minha opinião ao Tozé falta claramente velocidade para marcar a diferença. Eventualmente o Mikel

    Posto isto o que é que se precisa de comprar:

    Defesas laterais: Ricardo+Vitor Garcia+2 reforços
    Defesas centrais: Maicon+Reyes+ 2 reforços
    Médios defensivos: Reforço+Mikel
    Restantes médios : Herrera, Carlos Eduardo, Josué, Quintero+2 reforços (numa óptica de controlo de custos equacionar o regresso de Castro).
    Avançado: Reforço+Ghilas+Gonçalo Paciencia (como recurso).
    Extremos: Quaresma, Varela + 2 reforços.

    Face por um lado à dificuldade de se arranjarem extremos de qualidade e por outro lado à necessidade de optimização do talento de Quintero (que tem muitas dificuldades em jogar em 4-3-3-) a questão do treinador é crucial, Terá que ser um treinador com capacidades/autonomia para encontrar alternativas aos 4-3-3- actual. Por outro lado terá que ser um treniandor que agarre o balneário.

    Pontos chaves para o sucesso: escolha do treinador e qualidade de 3 dos reforços: o trinco, um número 8 e o avançado.

    Cumprimentos

    Joe

    • Joel
      Posted Abril 22, 2014 at 4:48 pm

      FCP não pode vender o Alex Sandro e o Danilo. Sao 2 ativos muito importantes e 2 dos melhores laterais do mundo, independentemente da época miseravel que fizeram este ano. São muito jovens e o FCP não pode vender a equipa toda que para o ano tambem precisa de ter jogadores para realizar verbas ;) .

      Sai: Varela, Fernando, Jackson, Mangala ( TALVEZ ), Iturbe, Rolando, Kleber, Abdoulaye, Izmaylov.

      Emprestar: C. Eduardo, Licá, Kelvin.

      Extremos de qualidade temos vários na liga portuguesa. Há que aproveitar a crise no Braga e ir buscar o Rafa, Pardo e Eder. Nem que se dê 2530 milhoes pelos 3. É melhor que ir comprar Herreras por 8 milhoes ao méxico. Candeias está em fim de contrato. Jogador da casa e jogador com mais assistencias da liga. Ir comprar jogadores ao estrangeiro tem que ser jogadores de créditos firmados ou com um potencial tremendo.

    • Brendan
      Posted Abril 22, 2014 at 4:55 pm

      Joel:

      Não há dinhero para dar 30 milhões por e jogadores do braga. Esse dinheiro vai ser aquele que, provavelmente, vamos ter para contratações, no defeso, e não pode ser gasto dessa forma leviana.

    • Joel
      Posted Abril 22, 2014 at 5:48 pm

      Brendan, acha que não há? Então estamos muito mal. Com as vendas que eu referi fazemos facilmente 100 milhoes, cerca de 5060 têm que ser investidos na equipa. Por não poder ser gasto de forma leviana é que se aposta em jogadores com futuro e com provas dadas e não ir gastar 8 milhoes em Herreras e outros que tal.

      Iturbe: 15 milhoes
      Fernando: 15 milhoes
      Varela: 5 milhoes
      Rolando: 5 milhoes
      Jackson: 30 milhoes
      Mangala: 3035 milhoes ( FCP só tem 67% do passe, se for vendido pela clausula dá isto)
      Kleber e abdoulaye: 5 milhoes
      Defour: 510 milhoes

      Resultado: 110120 milhões. Preços realistas e por baixo, mesmo com a desvalorização dos jogadores. O que é preciso é baixar a massa salarial, que é muito mais importante que baixar no investimento em termos de plantel.

      Agora se tem problemas que 3 bons jogadores sejam comprados por 2530M por ser do BRAGA, isso já é diferente. Se for um Herrera, Reyes e outros que tal que sao comprados por 510 milhoes a uma equipa de meio da tabela do méxico já se bate palmas. Sao mentalidades, não é a minha certamente, nem é o caminho a percorrer, na minha opiniao. Alex Sandro APENAS custou 13 milhoes e o Danilo 19M. Se estivessem num clube portugues não se pagaria mais de 3 ou 4 milhoes com sorte. LOL.

      E digo mais, se for verdade o que o Sr. Brendan diz que só vamos ter 30 milhoes para formar um plantel, então podemos desde já dar o titulo ao SLB, porque não vamos ter hipoteses. Anos de refugos e emendas só dão em mais prejuizo.

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2014 at 6:40 pm

      Joel, até concordo que não se deve vender os 2 ao mesmo tempo. Mas então (e dado que no final da próxima época fica a faltar 1 ano para o fim do contrato) deve-se quanto antes renovar o contrato de um deles. Se não corre-se o risco de se entrar naquela zona do empurra à espera do final de contrato onde o jogador nada rende.
      Inclino-me para o AlexSandro. Jogador com salários mais baixos, que renderá menos que o Danilo numa venda. Jogador de mais difícil substituição.
      O que é crucial independentemente da saída de qualquer dos laterais é providenciar alternativas de modo a que não tenham que jogar sempre. Para mim foi claramente uma das razões da má época que os 2 fizeram.

      Joe

    • Joel
      Posted Abril 22, 2014 at 6:45 pm

      Concordo plenamente Joe.

    • Carlos Trabalho
      Posted Abril 22, 2014 at 8:17 pm

      O Porto não tem a totalidade dos direitos de alguns jogadores. Iturbe (45%), Mangala (56%). Não acredito que algum saia pela cláusula.
      Ninguém vai dar 30M€ pelo Mangala e duvido que alguém dê 30M pelo Jackson. O Kleber e o Abdu não valem 5M€. Tenho a certeza que os 100M são uma utopia.

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 5:05 pm

    Antes de mais grande post. Parabéns ao autor. Concordo quase em absoluto com o que li mas vou escrever um nome que para mim será fundamental para o sucesso, ou não, do FCP na próxima temporada…Quaresma! Se este jogador continuar no meu clube não consigo vislumbrar sucesso algum!!!

    Nobre

    • Tiago Beça
      Posted Abril 23, 2014 at 10:16 am

      Eu gostava que ele jogasse até aos 38 anos no Porto.

    • Jorge Meira
      Posted Abril 23, 2014 at 10:51 pm

      Sou portista e concordo plenamente consigo.
      Quaresma pensa sempre primeiro nele, e só depois na equipa, não só dentro do campo como fora dele.
      Espero que jogadores como Quaresma, Josué, Varela, Carlos Eduardo, Lica, ba, Kelvin sejam corridos do clube na próxima época.
      Jackson, Fernando, Defour, e mangala deveriam ser vendidos para permitir algum encaixe.
      Assim sendo o Plantel para 2014/2015 seria este:
      GR: Fabiano, Hélton e Kádu
      DD: Danilo e Vitor Garcia
      DE: Alex Sandro e Djavan
      DC: Paulo Oliveira, Maicon, Reyes e Bressan
      MDC: Aly Ghazal e Contratação
      MC: Herrera, Quintero, Tozé e duas contratações para pegar de estaca
      EX: Ricardo, e 3 Contratações(duas de qualidade inegável e um jovem com talento para ir rodando)
      PL: Ayoze, Ghilas e Gonçalo Paciência

  • Guilherme Silva
    Posted Abril 22, 2014 at 6:18 pm

    Está na hora de acordarmos.

    Eu, como portista, estou apreensivo. Sempre achei exageradas as notícias de fim de ciclo, etc, mas estou preocupado. Principalmente por 2 motivos: os nossos problemas internos e disputas de poder ao nível da estrutura, e o nosso plantel/possíveis contrações e vendas.

    Passo a explicar, nota-se cada vez mais o silêncio e a passividade do nosso presidente. Por muito que goste dele, temos que admitir que este ano esteve mal em muitas coisas. Na escolha do treinador, do plantel e no silêncio ensurdecedor durante o ano (quem não chora não mama.. os rivais são o maior exemplo disso). Assim, para o ano vamos ter que ser mais activos pelo menos na defesa do nosso clube na imprensa, porque este ano a única coisa que foi feita foi para agradar aos fregueses, ou seja, mandar bocas acerca dos nossos rivais, quando o que devia interessar era o nosso clube.

    Em relação ao plantel, estou bastante apreensivo pois temos vários jogadores em fim de ciclo, e não é com contratações como as sugeridas aqui que iremos longe. O maior exemplo da nossa falta de capacidade este ano, é que até o Sulejmani, que claramente não tem lugar na equipa mais forte do Benfica, era titular de caras no Porto. E isso diz muito do que foi a nossa época. Ou seja, se as únicas contratações foram do género do Ricardo Horta que se fala que vem, para o ano vai ser mais do mesmo. Defendo contratações desse género, se, e só se, o lugar no 11 titular esteja ocupado por um extremo de classe mundial, e aí sim, jogadores como o Ricardo Horta são boas alternativas. ALTERNATIVAS. Não titulares, como foi por ex o Licá este ano.

    Outra coisa, jogadores como o Mangala, Fernando e Jackson vão sair. E possivelmente e pelo que se vê em campo, caso surjam bons negócios era despachar também o Danilo e o Alex Sandro. Estes 5 essencias, por mim, podiam sair pois já não têm a menor vontade de andar por cá. Jogadores como Defour, Carlos Eduardo, Licá, Iturbe, Rolando, etc, era despachar também, pois sempre nos permitiam um encaixe razoável na ordem dos 30M, principalmente se o Defour fizer um bom Mundial. Estes 30M, a juntar às vendas dos outros 5 que referi antes, dar-nos-ia uma boa margem para contratações, e para abater as dívidas e o défice estrutural que temos.

    Assim, o meu plantel para o ano seria qualquer coisa do género:

    GR: Helton, Fabiano, Kadu
    DE: ****, Rafa
    DD: ****, Victor Garcia, Ricardo (alternativa às 2 laterais)
    DC: Maicon, Reyes, Paulo Oliveira, *****
    MDF: Casemiro se possível, Danilo Pereira, Mikel
    MC: Herrera, Josué, Castro, *****
    MO: Quintero, Rafa
    EX: Quaresma, Varela e 2 reforços de nível
    PL: **** Ghilas, Ayoze/Gonçalo Paciência.

    Dói pensar que deixamos escapar por entre os dedos o Mitrovic por 5M para PL, e o Alex Telles por 6 para DE.
    Precisamos claramente de 2 extremos que resolvam jogos por si próprios, à imagem do Quaresma, de 1 avançado de classe mundial, e principalmente de bons reforços para as laterais defensivas. Caso seja possível, as contratações do Paulo Oliveira deviam ser prioritárias também, visto que são 2 jovens portugueses com um potencial tremendo. Penso que deveríamos também virarmo-nos para outros mercados, a exemplo do que o Benfica fez, como o holandês, o belga, o sérvio, o croata, etc. Na América do Sul, custa cada vez mais comprar e ex disso é o Reyes, o Herrera, até o Bernard, etc. Assim, talvez fosse possível construir um plantel bastante competitivo, e que dê luta interna, e principalmente faça melhor figura na Europa

Deixa um comentário