Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Alquimia após a Era Bento: Reformulação ou Repetição?

Muito se tem falado e discutido sobre o futuro da selecção nacional, desde da nova direcção técnica (com a previsível entrada de Fernando Santos) ao resgate de jogadores que foram colocados de lado (como Tiago, Ricardo Carvalho, entre outros). Porém, existem duas questões que não têm sido abordadas com a devida necessidade que merecem: reformulação e desenvolvimento dos sistemas de análise e logística da Selecção e reconstrução do national pool de jogadores.

A primeira questão pretende optimizar todos os aspectos de logística da selecção, ou seja, as questões mais básicas da preparação para jogos/estágios/campeonatos: onde dormir, comer, treinar e trabalhar. No último Campeonato do Mundo assistimos a um espectáculo pouco digno de uma selecção que representa o seu país. A viagem aos Estados Unidos da América em jeito de tour nada de bom trouxe aos comandados de Paulo Bento: horário de treinos pouco benéficos aos jogadores; a temperatura, ambiente e o local nos EUA não se compararam com o Brasil; viagens excessivas entre o centro de estágios dos EUA e os locais onde decorreram os jogos de preparação. Ao contrário a Alemanha, campeã mundial em 2014, preparou-se de forma séria e competente, tendo desde o fim do Mundial 2010 investido fortemente na direcção logística de forma a garantir resultados positivos na adaptação dos jogadores ao Brasil (não tendo espaço para fazer um texto só sobre essa perspectiva aconselho a irem a este link – https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgf_EAD/a-logistica-selecao-alema). É altura da Federação Portuguesa de Futebol encarar os meios logísticos como uma ferramenta fundamental para atingir resultados positivos nos Campeonatos do Mundo e da Europa. Se todas as empresas, que atingiram sucesso ou desejam atingir, investem em boas equipas dedicadas à logística e análise, porque não deverá a Federação fazer o mesmo?
A segunda questão já se prende, em parte, com o factor que os adeptos e entusiastas mais gostam de discutir, imaginar e argumentar: convocação de jogador x, y ou z. Talvez o tema mais discutido pela imprensa, o da renovação da equipa, foi descurado por Paulo Bento (a introdução de André Gomes no onze titular não representa renovação, nem mesmo a convocação Adrien para o banco de suplentes). Ora, Paulo Bento convocava jogadores baseados numa pool construída por ele mesmo, pondo de lado desde o início jogadores que não entravam na sua ideia de Selecção e de equipa, como o caso de Adrien Silva, que ficou de fora da Selecção até ao jogo da Albânia. Talvez, seja necessário terminarem ou pelo menos condicionarem as opiniões influenciáveis (e acredito que estou a ser simpático) dos empresários, como Jorge Mendes, na formação das equipas nacionais. Porque não refazer Portugal B (jogava os jogos em casa em Rio Maior) e testar diferentes jogadores? Uma mistura de juventude (Carlos Mané, Marcos Lopes, Ricardo Vaz Tê, etc) com experiência (José Fonte, Ricardo Carvalho, Tiago, Manuel Fernandes, entre outros), resultando daí bons resultados para a Selecção AA. Não é começarem a chamar jogadores aleatoriamente (tipo Mano Menezes que em dois anos convocou mais 100 jogadores para o Brasil – link https://tribunadoceara.uol.com.br/esportes/selecao-brasileira/quem-convocou-mais-jogadores-dunga-mano-menezes-ou-felipao), mas sim convocar os que através de uma análise série e cuidada por parte de uma equipa de visualização de jogos (como Mourinho e Villas-Boas fizeram e acredito que ainda o fazem) tiverem resultados bons, eficazes e competentes. Adrien Silva foi um desses casos, duas boas épocas, uma pela Académica e outra pelo Sporting, ditavam que deveria ter sido chamado para o Mundial de 2014. Outro caso, na minha opinião, é o de José Fonte, titular no Southampton, patrão da defesa, em grande forma, poucas ou nenhumas lesões, muito consistente, contudo nunca foi chamado à equipa das Quinas. Porquê? Isso Paulo Bento, e o restante gabinete técnico têm de explicar. Porquê convocar Ricardo Costa? A questão não é a idade, mas sim a sua escolha para carreira profissional, que passou a ser no Qatar (alguém sabe se o campeonato local já começou?) não tendo ritmo e dinâmica para estar na selecção. É fundamental criar uma National Pool (em jeito de Football Manager) séria, cuidada e livre de influências externas que ditam quem deve representar ou não a Selecção portuguesa.
São duas questões importantes e que deviam ser abordadas na hora de discutir o contracto com o novo seleccionador nacional, numa tentativa de evitar a repetição do Mundial de 2002 e de 2014.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Francisco Isaac

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 16, 2014 at 5:45 pm

    A minha selecção seria orientado por um treinador metódico como o Vitor Pereira, e seria um misto dos melhores jogadores, com mais experientes e outros mais jovens:

    A base seria (e tendo todos os elementos em condições e a jogar nos seus clubes)

    GR: Patrício, Beto, Anthony Lopes
    DD: Cedric, João Pereira
    DC: Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Ilori
    DE: Coentrão, Antunes
    Mdef: William, Veloso
    MC: Adrien, Mourinho, Manuel Fernandes, André Gomes
    MO: Danny, Rony Lopes
    EXT: Ronaldo, Nani, Bruma, Rafa Silva, Vieirinha
    PL: Nelson Oliveira (não deverá jogar muito no Benfica, é uma excepção na minha lista devido à falta de qualidade do nosso ataque), Éder, Postiga.

    Tendo estes elementos como base, depois haveria espaço consoante lesões, menos utilização, momentos de forma, etc. e oportunidades para elementos como Vezo, Diogo Figueiras, André Almeida, João Mário, Carlos Mané, Ivan Cavaleiro, Ricardo Horta,

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 3:45 pm

    Na minha opinião não deviamos tar muito preocupados se nos qualificavamos para o euro ou nao, o mais importante seria construir uma seleção com jovens valores que daqui a 4 ou 6 anos tivessem a dar cartas. Deviamos começar do zero e depois daqui a 4 ou 6 anos fazer uma renovação gradual como tem de ser depois de casa europeu ou mundial. Agora o importante é limpar quase todos os jogadores da seleçao.

    Podem parecer ridiculo mas jogadores como: meireles, joao pereira, bruno alves, pepe ( que ja deiva tar banido do futebol ha muito tempo), moutinho (jogador do mais banal que pode existir), e muitos mais nesta linha deviam sair, dar lugar á juventude com talento que daqui a 4, 6 ou 8 anos nos possam trazer muitas alegrias

    Pit

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 16, 2014 at 2:34 pm

    Danny e Tiago têm claramente lugar nesta selecção…A juntar um Manuel Fernandes sóbrio…A melhoria do plantel é demasiado evidente só com estes 3 jogadores.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:49 pm

      Até eu que nem sou do Benfica tenho conhecimento de episódios do Manuel Fernandes na noite lisboeta.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:36 pm

      Joel

      Eu sei do que falo, não sou inspector para andar atrás dele a tirar fotos e fazer videos, mas tenho a certeza absoluta do que estou a dizer, ele é um péssimo profissional e só quer é noitadas e alcool…e sim já o vi na noite de Lisboa e olha que não estava a beber água nem estava só a beber um copo…

      Lá por tu não saberes nem teres conhecimento de causa, não quer dizer que não hajam pessoas que saibam

      PS: Ah e para além do que eu estou a dizer, até já o próprio treinador dele veio dizer que ele chegava aos treinos com bafo a alcool e ainda bêbado, porque será que ele aí não processou o treinador? humm

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:11 pm

      Preconceito. Pena os jogadores não perderem tempo a processar pessoas que fazem alguns comentários online sobre eles por injurias e difamação. Kafka I, tens provas? Conhecimento de causa? Enfim.

      Joel

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:44 pm

      Manuel Fernandes e sóbrio na mesma frase? não combina e duvido que se voltem um dia a poder conjugar na mesma frase

  • I.C.E.
    Posted Setembro 16, 2014 at 2:23 pm

    Já quase todos dissemos essencialmente a mesma ideia, de que de nada vale tirar de lá o Paulo Bento se as escolhas forem "controladas" e em torno do chamado núcleo duro da seleção que pouco ou nada rende. Era preciso alguém que quebrasse com estes dogmas e assim, quiça, a seleção fosse realmente forte.

    Pessoalmente, penso que os selecionados deviam passar por:

    Guarda-Redes: Antony Lopes/ Rui Patrício/Beto
    Laterais Esquerdos:Fábio Coentão/Antunes/Sílvio
    Defesas Centrais: Rúben Vezo/Pepe/Filipe Neto/José Fontes
    Laterais Direitos: Cedric/João Pereira/Diogo Figueiras/ Ricardo Esgaio
    Médios Defensivos: Ricardo Carriço/William Carvalho/Cafú/ Rúben Neves
    Médios Centro: Rúben Amorim/João Moutinho/ Adrien Silva/Pedro Tiba/ André André
    Médios Ofensivo: Danny/ Rony Lopes/ Rafa Silva/ Tozé
    Extremos/Alas: Cristiano Ronaldo/ Ricardo Quaresma/ Nani/ Vieirinha/ Tiago Manuel
    Avançados Centro: Tomané/ Orlando Sá/ Rui Pedro/Gonçalo Paciência

    Depois, deste grupo e vendo quem estava em melhor forma na altura dos jogos, porque a seleção não deve ser o lugar para ganhar ritmo, ou os melhores da sub-21 e sub-20 podiam subir de escalão como o Gonçalo Guedes, o Bernardo Silva, o Ivo Rodrigues, o Rafa, o José Sá, entre outros.

  • W.Freitas
    Posted Setembro 16, 2014 at 2:20 pm

    Outra coisa muito importante que o novo seleccionador tem de fazer é deixar a tactica 4-3-3 de lado! Portugal nao tem PL puros de qualidade por isso tem de jogar em 4-4-2 Losango.

    11 Tipo : Patrico (GR) ; Cedric (DD) ; Pepe (DC) ; Carvalho (DC) ; Coentrão (DE) ; William (MDF) ; Moutinho (MC) ; Tiago (MC) ; Nani (MO) ; Ronaldo (AVA) ; Danny (AVA)

    Opções : Beto (GR) ;
    Anthony Lopes (GR)
    J.Pereira (DD)
    Esgaio (DD)
    B.Alves (DC)
    Fonte (DC)
    Neto (DC)
    Vezo (DC)
    Ilori (DC)
    Eliseu (DE)
    Antunes (DE)
    Veloso (MDF)
    A.Almeida (MDF)
    R.Neves (MDF)
    Adrien (MC)
    A.Gomes (MC)
    R.Amorim (MC)
    P.Tiba(MC)
    J.Mario (MC)
    A.Martins (MC)
    Rafa (MO)
    R.Horta(MO)
    B.Silva (MO)
    Eder (AVA)
    Bruma (AVA)
    Rony Lopes (AVA)
    Mane (AVA)
    Vieirinha (AVA)

    Esta táctica tem de ser trabalhada… Com a falta de PL puros temos de jogar com jogadores móveis na frente… Se não quiserem chamar losango a táctica nao chamem… É tipo como o Porto de Mourinho jogava muitas vezes com Costinha Maniche P.Mendes Deco e 2 avançados …. Ai ninguém chamava losango, ok chamem-lhe outra coisa…

  • MM
    Posted Setembro 16, 2014 at 2:01 pm

    Tiago e Ricardo Carvalho, quanto a mim, ainda têm qualidade para serem convocados, mas numa perspetiva de futuro, e tendo em conta que o objetivo principal é preparar a equipa para o Euro 2016, as suas chamadas não fazem sentido, porque iriam chegar a essa competição com 35 e 38 anos. Em situação semelhante coloco o Bosingwa, que para mim ainda é o melhor lateral direito português, ou era até a pouco tempo (não tenho acompanhado as suas prestações na Turquia), mas que já lá chegaria com 34 anos.
    Mas os que têm de ser chamados, dos mais experientes, são Manuel Fernandes e Danny. São jogadores de qualidade, o que falta na seleção, e com tudo para serem titulares, portanto a sua chamada deverá ser obrigatória.
    Dos mais novos, que deverão ser o mais rapidamente integrados, destaco o Bruma (muita estranheza no último jogo, quando ficou de fora), o Rony Lopes, Ilori e Vezo. Dos jovens são os que eu vejo com mais capacidade para vingarem e se tornarem jogadores acima da média. Mais jovens, mas que no próximo Europeu já estarão perto dos 20 anos, ponho o Gonçalo Guedes e o Rúben Neves. Se o jogador do Porto continuar a jogar regularmente na equipa principal, tem tudo para ser chamado à seleção principal brevemente. Raphael Guerreiro é outro que poderá ser uma boa opção, mas ainda vai apanhar um Coentrão no seu melhor e um Antunes como boa alternativa.
    O meu grupo, sem lesões, para começar a preparar a próxima competição, seria (ou seja as convocatórias seriam escolhidas de entre estes jogadores):
    Rui Patricio-Beto-Anthony Lopes
    Cédric-Sílvio-Coentrão-Antunes-Raphael Guerreiro
    Pepe-Ilori-Neto-Vezo-Bruno Alves-José Fonte
    William Carvalho-Rúben Neves (se continuar a ser aposta) -Veloso
    Moutinho-Manuel Fernandes-Adrien-Amorim-André Gomes
    Danny-Rony Lopes-Rafa-Bernardo Silva (se começar a jogar com regularidade)
    Ronaldo-Nani-Bruma
    Gonçalo Guedes-Gonçalo Paciência-André Silva (se começarem a jogar com regularidade numa 1ª liga)

    Penso que o mais discutível serão os avançados, mas tendo em conta que as opções são ou têm sido Éder, Hugo Almeida e Postiga, acho preferível apostar nestes miúdos, que têm um enorme potencial, mas para isso obviamente terão de começar a ser aposta no respetivos clubes, o que vejo de difícil concretização. Outra solução, que me agrada menos, seria colocar Ronaldo como homem mais avançado, mas acho que não renderia tanto nessa posição. Naturalizar Lima, não me agradando, seria outra solução, porque é melhor que qualquer avançado português, mas também seria uma solução a curto prazo porque já chegaria ao Europeu com cerca de 33 anos (ao estilo de Liedson).

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:09 pm

      Muito sinceramente, desses, só acrescentaria o Bruno Fernandes, que me esqueci no comentário.
      De resto são jogadores para chamar apenas no caso de existirem muitas ausências ao mesmo tempo, tal como Cavaleiro, André Almeida, Mané, Vieirinha, Varela, entre outros.

    • Filipe Leite
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:45 pm

      Só acrescentar alguns nomes de qualidade e tem que ser acompanhados… Carriço, Bruno Fernandes, João Silva, Diogo Figueiras.

  • Fernando Antunes
    Posted Setembro 16, 2014 at 1:48 pm

    Espero que não seja o Fernando Santos. Dá toda a ideia de ser a escolha dos interesses instalados. Alguns meios de comunicação dizem que ele é o preferido de CR7, o que em bom Português, significa que é quase dado adquirido. Mas precisávamos era de alguém que tivesse mais independência. A Grécia está longe de ser uma referência, talvez a equipa mais aborrecida a nível europeu, e pelos 3 grandes não fez nada de demasiado significativo. Não vai dar nenhum abanão, e portanto, é exactamente o que aqueles que mandam neste momento querem

  • Luís bcn
    Posted Setembro 16, 2014 at 1:48 pm

    O maior problema da nossa selecçao é o gap que existe entre os mais velhos e os mais novos. Nao ha jogadores de qualidade na casa dos 23 aos 27 anos. Ha qualidade para cima de 27 e para baixo de 23 (que ainda sao promessas, na maioria sub-21).

    è provavel que a nossa equipa daqui a 4 anos seja mais forte com os jovens valores que temos (se metade chegar ao nivel que se pensa que podem chegar então estamos descansados), mas neste momento estamos a pagar pela geraçao mais fraca que temos que neste momento devia estar a dar cartas…

    off topic: "Na China, um dos principais canais de televisão, a PPTV, passará a transmitir todos os jogos do Boavista, o Clube chega, assim ao maior mercado do mundo, com centenas de milhões de espectadores." Veremos onde isto vai dar, o Boavista tem um jogador chinês no plantel

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:04 pm

      Chega é às 4 e 5 da manhã da madruga de Domingo para Segunda (com jogos às 8 e 9 da noite em Portugal) ou na madruga de Segunda para Terça, o que sucintamente é a mesma coisa que não chegar porque os Chineses não vão acordar às 4 da manhã para verem um dos últimos classificados do campeonato Português, por muito que jogue lá um compatriota…

      Podes dizer que é um ponto de partida? sem dúvida que é, agora enquanto os horários não mudarem de pouco o nada adianta estar a transmitir jogos às 4 da manhã

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 1:45 pm

    Fernando Santos ou Jesualdo não me parecem de todo a solução. Até apontaria mais depressa o nome de Manuel José. Muita experiencia internacional, assim como de titulos e por certo romperia com toda a possivel promiscuidade existente na seleção. Vai ser muito complicado escolher o treinador. V. Pereira e Peseiro também sao falados, tem um futebol atrativo, mas é dificil, até pelo CV dos 2.

    Seleção B só conheço a dos sub 23 em que podiam jogar 3 jogadores para além dessa idade, salvo erro. Era uma boa medida, mas poucos foram os frutos que daí vieram. Seria interessante para os jogadores não ficarem num limbo competitivo entre os 2122 e 2324 anos, mas teria que ter moldes em condições, com competição constante e não como se fazia, 3 ou 4 jogos de 2 em 2 anos.

    Como é óbvio para uma seleção B realista não se podia levar jogadores de créditos firmados como R. Carvalho, Bosingwa ou M. Fernandes. Isso é estupido e ridiculo. Se não os conhecem e se não sabem o valor deles até agora é problema vosso. Seria nada mais do que ridicularizar os jogadores, pois não estamos a falar de putos de 22 ou 23 anos que jogam em clubes pequenosmédios e que ainda nada provaram na sua carreira. Respeitem as pessoas e o seu caminho.

    Vi falarem em naturalizar o Lima. Deve ser outra piada. O Lima é fraquissimo, não é ponta de lança para o SLB, muito menos para a seleção. Como ele temos muitos, é preciso é apostar. Já para não referir que ele nem é PL puro, é um segundo avançado. Ai temos muitos a despontar, para que um jogador de 31 anos com uma carreira mediana em que marca 15 golos por época? E em épocas boas. Tem bom remate, boa movimentação, mas falta-lhe tudo o resto. Nem se enquadraria nunca na vida no tipico 4 3 3 portugues.

    É preciso é convocar quem está a jogar melhor, independentemente da idade, clube, etc. Portugal não tem equipa para ter indiscutiveis, só pode ter equipa para jogarem os que estejam melhor em forma. Indiscutiveis só temos o Coentrao, Pepe, Rolando, Moutinho e Nani.

    Minha equipa atual andaria à volta destes 3031 jogadores, misto de experiencia e jovens, sem nada muito brusco e irrealista :

    A. LopesPatricioBeto
    CoentrãoAntunesEliseu
    PepeNeto
    VezoFonte
    SilvioCedric ( M. Lopes não joga )
    CarriçoW. CarvalhoDaniloM.Veloso
    MoutinhoAdrien M. Fernandes R. Meireles
    A. André André Gomes Danny
    NaniQuaresma
    EderOrlando SáJ. Silva
    RonaldoBrumaVieirinha

    Joel

    • JPIRES
      Posted Setembro 16, 2014 at 5:49 pm

      sr.joel, andre almeida ganhou 4 titulos num ano, como tal tem de ser titularissimo segundo a tua logica. ah outro contra-senso, lima jogava num 4-3-3 em braga…
      ah olhe mais uma, se eu lhe disser que o avançado sensaçao da premier league chamado diego costa so começou a marcar golos a partir da epoca passada, acredita? se achas que marcar mais de 25 golos por epoca ha varias epocas seguidas é mau, entao é porque tens muito ronaldo e messi na cabeça

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 4:00 pm

      Aqui vão os números estrondosos dos avançados que apontas nas últimas épocas:
      João Silva – 2011 – 12 jogos – 4 golos
      2011-2012 – 16 jogos – 3 golos
      2012-2013 – 27 jogos – 7 golos
      2013-2014 – 43 jogos – 8 golos

      Orlando Sá – 2010-2011 – 16 jogos – 3 golos
      2011-2012 – 7 jogos – 1 golo
      2012-2014 (2 épocas) – 39 jogos – 18 golos

      E estamos a falar de campeonatos como o do Chipre, Bulgária ou da 2ª liga italiana.

      Comparados com isto, os números do Lima (estás a querer fazer acreditar que uma média de 0.5 golos por jogo é mau, quando é muito bom para a maior parte dos avançados) são verdadeiramente sobrenaturais…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:57 pm

      Eu acompanhei um pouco da Serie B, e tive feedback de pessoas que a vêem bastante, e não acham o João Silva nada de transcendente. É suficiente apenas para equipas de 2ª/3ª linha.

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:49 pm

      Claro, Joel, dizer que o Lima é melhor que o Éder, João Silva e Orlando Sá é só ver vermelho ou ter o pensamento afetado, que disparate.
      Numa coisa tem razão (haja alguma), nos últimos anos não tenho visto o Orlando Sá e o João Silva jogarem, ao contrário de ti não acompanho o campeonato polaco, búlgaro nem a série B italiana. Não podemos ter tudo.
      Ah o Éder tem 2 títulos oficiais e o Orlando Sá 3, ou seja, têm 5 ao todo, pelas minhas contas. Se o Lima tem 6, não serão 6 mais que 5?
      E é nisto que se suportam os teus comentários, ou seja numa mão cheia de nada, mas é a tua opinião e como tal, também respeito.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:09 pm

      MM, eu vou explicar, porque entendo que o vermelho afeta-lhe o pensamento. Lima tem 31 anos, só pela idade e pelo facto de no Europeu estar com 33 anos já era ridiculo, como foi com o LIedson, que deu os frutos que deu. 1,78m não é impeditivo de se ser um bom PL; mas como já disse, para mim ele é 2º avançado, não tem carateristicas de PL puro, nem PL de 4 3 3 como Portugal tem. Alas poderosas que requerem tabelas do PL e jogo de cabeça (1,78m, fraco jogo de cabeça. Sei que há alguns que tem, não é o caso). Lima é um jogador de remate facil, bom para a tatica do SLB que é mais ou menos um 4 4 2. Compreende a diferença? Tem média de 0,50 golos por jogo nos últimos 56 anos.

      Já agora, o Eder tem 2 titulos oficiais, Orlando Sá tem 3. O Eder tem 26 anos, Orlando Sá 26 anos e João Silva 24 anos. Os 2 últimos deves ter visto tantas vezes a jogar nos últimos 3 anos como eu pesca selvagem da garoupa. Os vossos comentários são bonitos, mas não têm conteúdo suportado em factos, é a vossa opinião e eu respeito.

      Bem haja;

      Joel

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:46 pm

      E que argumentos são esses? Tem 31 anos e mede 1.78m. Que quer isso dizer, por ter 31 anos, devia estar mais crescido?
      Tem 6 títulos, mais que os que meteu na lista todos juntos. Além de jogar no Benfica, ter experiência em jogos europeus, etc, etc. E acha que marcar esses golos é mau? Mais uma vez, bem mais que os outros juntos. Que péssimos argumentos.
      Se me disser que pela idade com que vai chegar ao Europeu e pelo facto de não ser português, não deveria ser chamado, eu até concordo. Mas por falta de qualidade não será com certeza, porque repito, neste momento é melhor que qualquer avançado português.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:46 pm

      João lains, o Postiga não é PL de raiz, só demonstra a tua ignorancia. Jogava a MOC2º avançado em parte da formaçao e no FCP e SCP chegou a jogar a 10. A maior parte da sua carreira jogou como 2º PL. É tanto PL como o LIma, isso dou-te razão! Ainda devias ser novo nessa altura. Vai lá investigar que ainda devias ser novito e como tal não sabes.

      Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:41 pm

      MM, peço desculpa, qualquer pessoa, desde que não estivesse mal intencionada, via que em vez de Rolando era Ronaldo. Fica aqui a clarificação.

      Joel

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:40 pm

      Mas mesmo não marcando há algum tempo, continua a ser bem melhor que qualquer um que referiu, sem qualquer dúvida.

    • João Lains
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:40 pm

      Os disparates foram tantos, que me vi obrigado a ir comentando à medida que fazia scroll com o rato.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:36 pm

      É sabido que o Manuel Jose está %&/$&$ com a FPF desde que lhe fecharam a porta há uns anos.
      Mas por curiosidade, o que é que ele andou a dizer da Selecção concretamente?

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:35 pm

      MM, é o que tem valido ao SLB nos últimos 11 ou 12 jogos.. São os golos do Lima. Já suspiram pelo Cardozo.

      Joel

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:34 pm

      Aonde é que eu disse que o Manuel José era bom para a seleçao? Disse que preferia o M. José ao Jesualdo ou F. Santos. Nunca disse que era boa escolha. Aliás, não vejo uma boa escolha no mercado.

      João Lains, podias escrever tudo num só comentário, era menos aborrecido. Se achas que o Lima é bom PL, bom para ti. 30 golos em quantos jogos? Lima tem 6 titulos em toda a sua carreira. Tem 31 anos, mede 1,78m.

      O ano passado marcou 21 golos em 51 jogos.
      Em 2012 marcou 30 golos em 53 jogos
      2011, marcou 26 golos em 44 jogos
      2010, marcou 14 golos em 50 jogos
      2009, marcou 12 golos em 12 jogos

      Portanto, 103 golos em 210 jogos. Não está mau. 0,49 golos por jogo. Claramente ponta de lança que vale a pena naturalizar. Reclamaram que se fartaram do Liedson, por causa da idade, não ser feito para jogar em 4 3 3, e etc. Que mudou agora com o Lima? Por ser do SLB? Já para não dizer que já não marca 1 golos há 11 ou 12 jogos. Depois venham defender que quem deve ser chamado à seleção deve ser pelo momento de forma. Piadas.

      Se acham que o Lima é um grande PL, quando na realidade nem PL é, tudo bem, são opiniões. Para mim não tem qualidade apra ser PL titular do SLB e muito menos qualidade para ser naturalizado para jogar por Portugal. A naturalizar por iniciativa da FPF só pode ser jogadores de um valor indiscutivel. Um Jackson ou Jardel. Limas e Liedson's dispenso, até porque dentro de 34 anos o nosso PL será o Ronaldo. Naturalizar só porque é melhor que o Eder ou o Postiga não me diz nada.

      Joel

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:28 pm

      E o Rolando no lote dos indiscutíveis… Faz sentido sim senhor

    • JPIRES
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:15 pm

      joao lains nada a dizer, concordo com tudo

    • MM
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:13 pm

      Bem dizer mal do Lima e depois meter um leque de avançados com Eder-Orlando Sá-João Silva é apenas ridículo. Vale mais o Lima com 31 anos que esses três juntos, mas de longe…

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:07 pm

      Meter o Manuel José, depois do que andou a dizer da selecção, realmente, era um óptimo acto de gestão.

    • João Lains
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:56 pm

      Aliás, quem é o Lima? É só um tal de segundo avançado (Lima é ponta de lança, o facto de ser muito móvel não faz dele um segundo avançado) que em cinco anos em Portugal, tem mais golos que Hélder Postiga nos diversos clubes que representou em mais de 14 anos de carreira.

    • João Lains
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:54 pm

      O Lima é bastante fraco, marcou mais de 30 golos na sua época de estreia pelo Benfica e na seguinte foi o melhor marcador da equipa com mais de 20. Isto só prova que estamos a falar de um avançado que tem na finalização o seu ponto fraco. Aliás, a média não podia ser mais esclarecedora: 21 golos por cada 47 jogos.

    • João Lains
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:50 pm

      É que é uma rica experiência internacional a do Manuel José… Retira-lhe os títulos conquistados no Egipto e vê a que se resume a sua carreira.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 1:38 pm

    Na foto anexa a este post, vejo lá duas pessoas que gostaria que me explicassem o que fazem lá: JVP e Humberto Coelho.

    Quando se pensa que só por serem ex-jogadores vão dar bons dirigentes, está tudo dito, sobre a mentalidade de quem gere a FPF. Depois não é de estranhar algumas convocatórias realizadas…

    Balakov

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 1:08 pm

    mais importante quanto a mim e apostar mais uma vez nos jovens valores e criar uma ponte para que mais jovens tenham oportunidades no principal campeonato portugues, como se faz na Alemanha, Belgica Holanda e querem fazer agora em Italia. Isso para mim e fulcral, fala-se muito de jogadores actuais mas a realidade e que venha quem ver para a selecão (e eu não quero defender o Paulo Bento com isto), mas sem ovos não se fazem omoletes, e ha muito que a selecão de 1 ovo de qualidade e uns 3-4 bons, de resto… NADA. muito fez o PB e outros com o que temos por isso e imperial abrir lugar aos jovens para termos uma pool muito maior de jogadores nacionais que possam um dia crescer competitivamente e alimentar a selecão nacional em todas as posicões. E tambem (como faz a Alemanha, Italia e espanha por exemplo) para surprir falhas pontuais, naturalizar jogadores de qualidade, por exemplo, não temos um PL de qualidade, naturaliza-se um Lima (interessado em represenatar a Selecão) assim ganhamos tempo ate aparecerem valores reais para essa posicão.

    Paulo F

  • Zé Borges
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:51 pm

    Quando há gente a pedir Carlos Mané ou Bernardo Silva nos AA está tudo dito.
    Maior parte das pessoas pensam que pelos jogadores serem talentosos e com idades baixas tem que ir logo á seleção. o que é completamente errado.

    • Rúben Cardoso
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:59 pm

      Porque o Mané ainda estava nos sub-19 quando estava o Cavaleiro nos sub-21.

      Onde o Mané nem cheira? Até foi titular num dos úlltimos jogos… Pára lá de te enterrar.

    • Zé Borges
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:09 pm

      O Cavaleiro foi convocado devido ás excelentes prestaçoes nos sub 21, equipa idolatrada cá pela malta, na qual o Ivan marcava golo atrás de golo. Ah, seleção essa onde o Mané nem cheira..

    • Emigra
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:04 pm

      o Ivan Cavaleiro é absolutamente chocado que seja convocado….

      E o André Gomes a jogar? O que deve ter sentido o Adrien ( que anda há 3 ou 4 épocas a jogar os jogos todos e a mostrar valor)?

    • JPIRES
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:57 pm

      Nuno R, sim é verdade respondi depois mais para o geral do que para ti, porque é uma conversa que cansa o hate aos jogadores do benfica. quanto aos 15M, nao faço suposiçoes, mas oficialmente… claro que nao meto as minhas maos no fogo ne

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:54 pm

      Nuno R,

      Exactamente, concordo, eu não convocaria nenhum, mas a chamar um deles teria que ser o Mané, para mim é mais jogador e tem maior potencial e depois tem mais minutos na I Liga, não é 1 jogo no Corunha que muda tudo, mas pronto.

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:40 pm

      Nuno R, UEFA não é Fifa. Cumps

      Joel

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:34 pm

      #Kacal
      Mas a questão é essa, nenhum dos dois mostrou o suficiente para ser chamado à seelecção. Mas um deles foi. Curiosamente, o que tem menos minutos na I Liga (que é a 4ª melhor liga do mundo, quando dá jeito).

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:31 pm

      JPires
      Não só não entendeste (também não te explicar, pois a tua resposta mostra que não só não percebeste como não queres perceber), como ainda disparaste tiros em todas as direcções. Estamos a falar de selecções e trazes títulos do Benfica à conversa. Qual a relação entre ambos, se posso perguntar.
      Os 15M do Andre Gomes, tena razão, já estão no bolso (resta saber de quem).

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2014 at 2:06 pm

      Confirma-se Luís bcn, o Bernardo, apesar de já ter 20 anos, NUNCA jogou um jogo completo de uma equipa de primeira divisão

    • Luís bcn
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:44 pm

      Exacto, o Carlos Mané provavelmente nem nos sub-21 é titular. Nao apresenta ainda qualidade para a selecçao A, nem para jogar a titular do SCP. O Bernardo ainda é pior, um jogador que nem 90 minutos deve ter numa primeira divisao

    • JPIRES
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:30 pm

      Nuno R pedir o carlos mane caso sejas sportinguista isso sim faz sentido. as seleçoes mais jovens e o sucessos nos respetivos clubes deixam-te no ridiculo, o que vale é que sao todos benfiquistas os treinadores. que fique claro que acho ambos limitados que nao serao nenhuns foras de serie mas pronto tenho que perceber que os sportinguistas devido À fome de titulos têm de viver com estas guerras de jogadores, eu n me importo de o benfica ter os piores jogadores desde que seja campeao, é me indiferente, ate podem se dar ao trabalho de fazer videos do andre gomes a jogar mal mas os 15 milhoes estao no bolso e hoje é uma das peças importantes(quem percebe de futebol e tem acompanhado o valencia) do 2º lugar da liga espanhola, o jogo passa todo por ele. e nem sequer era nosso titular.

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:23 pm

      Mas se o Ivan Cavaleiro é convocado, o Mané pode perfeitamente ser convocado, para mim o Mané é mais técnico e talentoso, e depois faz as mesmas posições que o Cavaleiro (até mais), portanto ele merece.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:11 pm

      Pedir o Carlos Mane não faz sentido!
      Pedir o Carlos Mane quando por lá andao Cavaleiro já faz sentido!

  • Bruno Fonseca
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:25 pm

    Só uma pergunta: o Portugal B era a seleção sub-23?

    • Anónimo
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:33 pm

      Que eu saiba era a seleção de sub 23 sim.. Chamavam-lhe era a equipa B. Podia ter 3 jogadores, salvo erro, acima dos 23 anos. Seleção B de outro tipo desconheço, mas pode ser que tenha existido.

      Joel

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:08 pm

      Não. Era uma espécie de 2ª linha e de rampa de lançamento para o Portugal A.

  • João Lains
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:22 pm

    Nada acontece por acaso… a Alemanha foi a única seleção a construir o seu próprio centro de estágio no Brasil e a primeira a chegar ao território brasileiro, para que assim os jogadores se pudessem adaptar às condições climatéricas.

    Se era possível replicar tudo isto? Impossível… mas as melhores ideias retiram se dos melhores exemplos.

    Em relação à pool, seria a primeira que eu, enquanto selecionador, tomaria. Uma lista com todos os jogadores nos campeonatos da primeira divisão do futebol europeu. Possivelmente excessivo, mas não estamos em posição de desprezar talento.

    Outro das coisas que mais me incomoda é a tomada de decisão de alguns jogadores relativamente às suas carreiras e estou a pensar em casos específicos como os de Eduardo (é um seleccionável apesar das críticas), Paulo Machado (em França deu mostras da sua qualidade mas na Grécia já não jogou tanto) ou Nélson Oliveira (que tem potencial é indesmentível, mas deu sempre passos precipitados relativamente à sua carreira). Uma própria conversa com os jogadores, um simples telefonema, seria a meu ver, suficiente para motivar estes jogadores, que sabendo que estavam a ser observados, pensariam duas vezes antes de optarem por campeonatos de terceira linha numa fase tão precoce da carreira. Mas isto é mais um desabafo do que algo que realmente se possa concretizar.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:08 pm

      Pois não. Não se pode impedir um jogador, por muito bom ou promissor que seja de ir jogar para o Qatar ou o Nepal.

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:17 pm

    Excelente artigo…

    O problema aqui é que não acredito! Enquanto os dirigentes da FPF forem os mesmos, enquanto não se assumirem responsabilidades, não acredito que se façam as alterações de fundo necessárias para potenciar a nova geração de futebolistas que aí vem, prejudicando claramente os resultados desportivos da seleção A.

    RG

  • Anónimo
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:11 pm

    Fernando Santos ? Por favor, para o lado e para trás, não obrigado. O futebol grego não é referência positiva para ninguém.

    Carlos Gomes

  • Ricardo
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:09 pm

    Em relação a treinador para a selecção, parece que a melhor escolha seria Fernando Santos mas está castigado, outra boa escolha era Paulo Sousa só que está num bom projecto que é o Basileia, penso que nos resta apenas 1 opção que é:
    Jesualdo Ferreira.

    Cumprimentos

    • Emigra
      Posted Setembro 16, 2014 at 3:02 pm

      tudo menos o Jesualdo… eh pá, acho que neste caso, pela 1a vez, todos os leitores do VM estarao de acordo pois o homem já treinou os 3 grandes!

      Nao é suficientemente bom! É um mau feitio, está sempre tudo mal, nao é inovador… que treinador é que se motiva com ele!?!?!
      Na seleccao é preciso antes de mais um motivador!!! pois nao é em 3 ou4 dias que se criam rotinas e desenham táticas! Motivador acima de tudo! Daí o Scolari, apesar de todas as suas enormes limitacoes, ter sido o melhor selecionador que Portugal teve.

      Venha antes até um Sergio Conceicao (que nao aprecio) do que um Jesualdo! Queremos motivador!

  • JPIRES
    Posted Setembro 16, 2014 at 12:08 pm

    totalmente de acordo contudo estão a ver jogadores como manuel fernandes num portugal B? ahaha só de pensar dá vontade de rir, nunca na vida iriam aceitar. já chega de falar de jogadores como bosingwa, m.fernandes, porque senao caimos em contradiçao nas criticas ao P.bento, ja que ele leva por ex. o meireles que ainda assim é mais profissional mas optou por clubes de ligas fracas. no caso de bosingwa é so mesmo o timing, ja nao serve para a seleçao e portanto nao ha que discutir mais independentemente se PBento errou ou nao. falando agora do m.fernandes, em jeito de pergunta, provavelmente todos reconhecemos talento nele para clubes muito melhores do que aqueles que representou, ora porque ele optou por jogar na turquia tao novo? sao opçoes, e isto sem falar de rumores de falta de profissionalismo para mim m.fernandes nao faz falta nenhuma, ate porque ja jogou pela seleçao em momentos de forma melhores e nao se destacou. ha que renovar a serio e deixar esses "reformados" no sitio deles, para mim a dispensar dos graudos é demasiado obvio que joao p., r.costa, meireles, h.almeida, sao ou deviam ser afastados e dou o beneficio da duvida muito dependendo da carreira que estejam a fazer ao b.alves e postiga, de modo a ser uma transiçao um pouco mais gradual, mas basta nao jogarem e e estarem num mau momento e para mim ja é mais que motivo para serem afastados. o que mais irritava no p.bento é que os jogadores "dele" tinham sempre lugar e ultimamente era demasiado escandaloso o fato de ele os continuar a convocar nao tendo estes ritmo no clube e mesmo sendo dispensados dos clubes.
    há que nao ter medo de apostar em quem joga e se destaque mesmo que sejam em clubes menores(caso a posiçao esteja assim tao carenciada por ex. tomané)

  • Nuno R
    Posted Setembro 16, 2014 at 11:57 am

    Hoje é mais complicado gerir uma Selecção, pois os jogadores estão dispersos (salvo excepções, como Espanha e Alemanha) e não podem trazer para esta mecanismos que trabalham nos seus clubes. Por isso sim, é importante ter um grupo mais ou menos "fechado". No entanto, esse grupo não pode ser imune a momentos desportivos menos felizes, e se ainda podemos aceitar que existam lugares cativos, estes devem ser reservados para jogadores muito acima da média.
    Cria alguma estranheza a não chamada de alguns elementos, sem citar nomes para não entrar em discussões estéreis a la FM, há jogadores no estrangeiro com carreiras sólidas, em campeonatos competitivos, que nunca foram chamados, nem sequer a particulares.
    É estranho que não entrem nos planos em detrimento de outros que, ou passam o ano lesionados, ou fazem opções de carreira que passam por campeonatos periféricos.
    Na questão organizativa, adicionava que hoje em dia os particulares não servem para testar opções ou esquemas tácticos, mas sim para fazer dinheiro. Para tal, têm de jogar os mesmos, passar a bola aos do costume, e aí por diante

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:25 pm

      Pepe, Coentrão, Moutinho, Nani e CR7 são os únicos que devem ter lugar cativo na selecção, o resto só deve ser chamado conforme o rendimento e forma físico no momento.

    • Nuno R
      Posted Setembro 16, 2014 at 1:09 pm

      #Emigra
      Não consegues convocar 22 diferentes para cada jogo e pô-los a jogar em 3 ou 4 dias de trabalho. Nessa perspectiva, convém ter um grupo mais ou menos formado. Na realidade, mesmo nos clubes, dificilmente jogam os que treinam melhor, ou coisa assim, há sempre uma base formada, que vai sendo alterada conforme momentos de forma.

      #Kafka
      Por isso mesmo não referi nomes. Mas causa-me espanto que alguns elementos pareçam estar fora do alcance do seleccionador, ou seja, que não façam parte da tal "pool" que o autor refere. Convinha saber porquê. Tal como convinha explicar o porquê de um jogador fazer um ano no Setubal e nunca ser chamado, e depois ser convocado após 2 ou 3 jogos no Málaga. Isso vai para além dos nomes, tem a ver com estratégia.

    • Kafka I
      Posted Setembro 16, 2014 at 12:25 pm

      Nuno R,

      Concordo em certa medida com o teu comentário, mas acho que neste momento discutir a chamada de jogadores x ou y é o menos importante, digamos isso é uma questão para quem já está num patamar organizativo superior como são o caso da Alemanha, França ou Espanha…

      O Fundamental neste momento era discutir a reformulação de todo o futebol Português (alterar os quadros competitivos, criar um projecto para formação, etc etc) e mais do que discutir, proceder de facto à remodelação do mesmo…

      Como tal trocar de treinador e passar a convocar o jogador x ou y em vez do z e do h, de pouco ou nada adianta e os problemas continuam lá todos…

    • Emigra
      Posted Setembro 16, 2014 at 12:17 pm

      nao concordo com essa do grupo fechado…
      sim é importante criar espirito de grupo, etc mas numa seleccao há sempre variacoes de forma e até de disponibilidade mental, pelo que é importante abrir espaco para sempre ir trazendo novidades. Alem de permitir chamar os melhores, tb introduz um elemento de concorrencia interna que me parece importante.
      Foi esta a falha do Paulo Bento, manteve sempre a aposta num grupo semelhante de jogadores, já desgastados e talvez com menos motivacao para a seleccao (eg Meireles?); e acima de tudo quando chamou outros, o critério nao é de todo claro! (alguem percebe a chamada do Ivan Cavaleiro, até a sua estreia, enquanto o Adrien continua a marinar?)
      E para terminar, os clashes com vários elementos, como Danny. Aqui nao comento. Paulo Bento é um homem de carácter e acredito que tenha deixado alguns de fora com boa justificacao… mas nao sabemos, por isso nao comento.

    • Kacal I
      Posted Setembro 16, 2014 at 12:09 pm

      Concordo com o teu comentário.

      Já agora na parte dos jogadores que nunca foram chamados e merecem, eu sei que insisto bastante nisto, mas falas no José Fonte??? eheh, é que já começa a ser ridículo não convocar o homem.

  • Pedro Pinto
    Posted Setembro 16, 2014 at 11:39 am

    "séria, cuidada e livre de influências"

    Utópico, infelizmente.

Deixa um comentário