Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A candidatura de Bebé ao Mundial 2014

Quando no Verão de 2010 Bebé fez as malas em direcção a Manchester a troco de quase dez milhões de euros, o mundo abriu a boca em sinal de espanto, mas também de reprovação. Apesar da fábrica nacional estar altamente certificada, caímos na armadilha de pensar já sermos capazes de exportar jogadores ainda com a casca de ovo na cabeça por valores estratosféricos para a sua ainda curta maturidade competitiva. Um grande clube exige talento, trabalho, mas também uma determinada dimensão e responsabilidade social. Bebé não havia disputado um único minuto oficial pelo Vitória de Guimarães e de repente via-se a escolher casa numa cidade mal habituada por outro português.

Sete presenças pelos ´red devils`, uma experiência falhada no Besiktas e rasgos no Rio Ave não chegavam para convencer quem pouco conhecia sobre um jogador que, legitimamente, era uma incógnita. A mudança para Paços de Ferreira haveria de alterar radicalmente este cenário. Visita dos castores ao Dragão: domínio territorial do FC Porto, mas aquilo que fica na retina são os esticões de Bebé, as diabruras azedas para o paladar de Danilo, ou ainda os remates sem preparação que Hélton sustém a muito custo. Acabaria por fazer o mesmo a Benfica e Sporting, como que num grito revoltado de alguém que era suposto estar a cravar uma batata no ângulo de um Joe Hart qualquer. Quase uma temporada depois, a incógnita passa a uma certeza de que não há em Portugal muitos jogadores com o arsenal deste bombardeiro amarelo de 1m90 e, nove golos depois (4 nos últimos 4 jogos), a candidatura a uma vaga no Mundial brasileiro tem que estar em cima da mesa.
Se pensarmos que apenas Ronaldo está certo no lote de quatro extremos que devem ir ao Brasil – Nani está parado há 4 meses, Varela tem apresentado pouco e denota alguma fadiga, Danny não conta para Bento, Vieirinha não deve recuperar a tempo, e até Rafa se lesionou…nesta fase as escolhas do seleccionador podem bem recair no endiabrado Quaresma, e quem sabe em Bebé, que largou a casca de ovo e apresenta hoje penugem espigadota, capaz de fazer comichão para lá do Atlântico.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A. Borges

0 Comentários

  • acover4u
    Posted Março 25, 2014 at 11:22 pm

    Complicado… ainda parece muito inconsistente.
    Cumprimentos

    • Ricardo Félix
      Posted Março 26, 2014 at 12:13 am

      se olharmos bem, desde que é treinado por Jorge Costa subiu de rendimento, marcou 4 golos nos ultimos 4jogos! atendendo que nao temos muito mais e melhores escolhas, porque não apostar no bebe?

      não vejo em Edinho o potencial necessário para ser o PL da seleção, com H.Postiga aleijado, nelson oliveira não sei como está, penso que o futuro passará mesmo por bébé, isto se continuar a fazer bons jogos regularmente

  • Chilavert
    Posted Março 25, 2014 at 11:29 pm

    A história de Bebé aos 24 anos dava um filme!
    De sem abrigo ao lar onde foi acolhido; do Estrela a Manchester!
    Bebé tem o talento inato para jogar a bola(não é a mesma coisa que saber jogar futebol) mas nunca teve "escola".
    Conseguiu fintar o destino e as adversidades fruto das suas condições naturais onde depois de ter saido do Estrela foi directamente para Manchester(trajecto que se viria a revelar um erro) apenas com escala em Guimarães.
    Em Manchester o próprio já admitiu erros(noitadas alccol e comportamentos pouco adequados a um futebolista profissional) próprios de alguem que nunca teve nada e viveu na margem da sociedade e de repente se ve com os bolsos cheios de dinheiro(falta de estrutura e formação para conseguir lidar com o enriquecimento relampago).
    Dispensado para o Besiktas acontece lhe outra adversidade a jogar pela selecção(lesão de LCA) facto que despoletou a consciencialização que se queria alcançar algo teria que se comprometer completamente ao trabalho.Recuperou fisicamente deu 2 passos atrás na carreira(Rio Ave e Paços de Ferreira) para adquirir os conhecimentos basicos para compensar a escola que não teve e num futuro proximo estará pronto para então subir o patamar de exigencia.
    Bebé ainda aprendeu a tempo e poderá conseguir uma carreira interessante(talento tem ele para isso).
    Sobre a Selecção aquilo que me vem à cabeça é "porque não?????"Não havendo quase alternativas porque não jogar com a sorte?
    No futebol como na vida nunca se sabe o que está ao virar da esquina…

  • touny71
    Posted Março 25, 2014 at 11:33 pm

    Não tem estrutura mental para ir ao Mundial, como já provou no passado ainda precisa de comer muita sopa e uma possível chamada só ia destruir o trabalho que sido feito neste último ano.

  • Gonçalves
    Posted Março 25, 2014 at 11:36 pm

    Se o Paulo Bento só levasse jogadores que são titulares os extremos deviam ser o Ronaldo, Quaresma, Mané e Rafa.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 12:04 am

      Mané???? Opa deixem-se de clubismos e demais ideias. Merece mais o Candeias que o Mané…

      Paulo Branco

    • slb1994
      Posted Março 26, 2014 at 12:10 am

      Nem um nem ou outro. Está melhor assim?

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 1:43 am

      È o Ivan Cavaleiro queres ver ?

      Rui Pedro

    • Miguel
      Posted Março 26, 2014 at 2:37 am

      chamar o Mané é clubismos, chamar o Rafa ou o Cavaleiro já é ter olho para a coisa…haja coerência sff

      o Mané é o actual titular (dantes a extremo, no último jogo a 10) do 2º classificado da liga, levando 2 golos que deram pontos ao Sporting…o Rafa é dos melhores jogadores do braga, e o braga está no meio da tabela…o cavaleiro nem sequer devia entrar para estas contas

      e se formos a analisar mais de perto as exibições do Mané, no último jogo por exemplo, arrancou o penalti que permitiu ao Sporting inaugurar o marcador, contra o Porto deu bastante trabalho quer ao Alex Sandro quer ao Danilo e os golos que ele marcou deram vitórias ao Sporting (lembro-me por exemplo do 1-0 ao olhanense)…na taça da liga marcou um golão de levantar o estádio ao Marítimo

      concluindo, levar o Mané ao mundial (considerando que Rafa está lesionado e não pode ser chamado) não vejo o porquê de se chamar de "clubismo"…ele já provou que merece a chamada à selecção pelo menos nos jogos amigáveis…mais que o cavaleiro por exemplo

      eu sei que faz confusão a muita gente a equipa "limitada" (segundo alguns) do Sporting estar em 2º lugar, sendo os seus jogadores desvalorizados todos os dias

      os adversários até já metem em causa o valor do Montero, actual 2º melhor marcador do campeonato com menos 2(!) golos que o 1º)… metem em causa a dupla de centrais da 2ª melhor defesa do campeonato, e é-lhes bastante complicado assumir que o William Carvalho é o melhor jogador do campeonato, tentando fazer com que um "rejeitado" da selecção brasileira seja titular na nossa só para o melhor jogador do campeonato não o ser

      eu sei que é complicado para muito boa gente…mas deixem-se lá de clubismos e vejam as coisas como elas o são…o Sporting se está em 2º lugar, com a 2ª melhor defesa e o 2º melhor ataque é também por muito mérito (curiosamente, ou não, metade da equipa é portuguesa, o que, se não fosse a clubite de alguns, permitiria ao seleccionador ter um leque de escolhas ainda maior)

    • Ace-XXI
      Posted Março 26, 2014 at 9:18 am

      Quando se fala em bebe e até Ivan cavaleiro para a seleção onde esta o espanto de se falar em Mané?!

      Sobre bebe tem algum talento e principalmente condições físicas para ser 1 jogador com algum destaque na nossa liga mas nao mais do que isso, é demasiado limitado para ser visto como selecionável.

    • Super Dragão
      Posted Março 26, 2014 at 10:09 am

      Mané deu trabalho ao Danilo e ao Alex Sandro? Na playstation?

  • Vítor Pereira
    Posted Março 25, 2014 at 11:37 pm

    A. Borges, independentemente de concordar ou não contigo: muito bom texto! Parabéns

  • Joel
    Posted Março 25, 2014 at 11:38 pm

    Antes de ir para a seleção tem que evoluir muito e ganhar consistencia. Tem que ir para um clube com maior estatuto para poder terminar a sua formação da melhor maneira. Gostava de o ver no FCP para o ano. Penso que seria o melhor clube para ele evoluir de forma sustentada.

    Quanto ás soluções para as seleçao.. Se Portugal nao levar o Quaresma, Danny e Fernando é porque então vamos ser campeoes do mundo! Estes 3 jogadores teriam lugar em qualquer seleção mundial. Nao digo a titulares, mas caberiam nos 23 certamente, de qualquer seleçao do mundo. Se nao os levamos é porque as primeiras escolhas sao fortissimas e como tal só podemos ganhar o mundial.

    • Miguel Almeida
      Posted Março 26, 2014 at 12:28 am

      Caro Joel,

      Não me importava, de todo, que você fosse o seleccionador, por exemplo da Alemanhã. Poderia sem qualquer problema preterir um Muller, Ozil, Reus, Gotze, (…) para levar um Danny, e mesmo o Quaresma por mais qualidade que tenha, é um exagero de todo.

    • Pedro Neto
      Posted Março 26, 2014 at 12:36 am

      Quaresma, Danny e Fernando têm lugar em todas as seleções? mas anda tudo tolo. 1º Quaresma nunca na vida se falar em ir à argentina se ele tivesse essa nacionalidade, que deixa de fora jogadores como Gaitan, por exemplo. 2º Danny mostra ter muitíssima qualidade, no entanto nunca conseguiu provar isso na seleção, apenas no zenit, gostava muito de o ver numa liga mais falada, inglaterra ou espanha. 3º Fernando? Que optou por nacionalidade portuguesa para ter a chance de participar num mundial na sua carreira? visto que já tem 28 e nunca iria ter lugar nos 23 eleitos da canarinha e no próximo mundial já tem 32 anos? é melhor nem dizer mais nada.

      Não estou a dizer que não teriam lugar nos eleitos da nossa seleção, que teriam, mas fazem parte de todas do mundo? é uma tremenda falta de respeito para alguns jogadores com muitíssima mais qualidade, nunca iam a uma alemanha, espanha, argentina(nesta fernando tinha boas possibilidades, mas mesmo assim duvido, visto que enzo, apesar de jogar mais à frente no terreno não vai) ou brasil!

    • Joel
      Posted Março 26, 2014 at 1:17 am

      Miguel, sim, todos os jogadores que referiu são extremos, logo a comparação não tem nada de absurdo. Quais sao os extremos da Alemanha? Não me diga que o Quaresma não pode jogar na seleção portuguesa porque o R. Patricio tem o lugar de GR assegurado.

      Pedro Neto, Sim, de facto na seleção da Argentina é capaz de ter razão, nas outras não. Depois, na minha opiniao o Gaitan nao é melhor que o Quaresma, já para nao dizer que Gaitan joga muito mais em zonas interiores. Dizer que o Danny nunca mostrou a qualidade dele na seleção é um facto, mas também é um facto que as oportunidades foram escassas e que nunca foi utilizado na sua posição natural, que não é a de extremo.
      Quanto ao Fernando.. Ele não vai à seleçao do Brasil porque o treinador assim o entende, nao quer dizer que nao tem qualidade para tal. Vamos ver, se o P. Bento não convocar o C. Ronaldo este passa automaticamente a não ter qualidade? Argumento fraco. Já agora, estude um pouco mais os factos. O Fernando tem 26 anos. Ve-se claramente que o Sr. é benfiquista e tendencioso. Compara jogadores distintos, de posições distintas, mas ressalvando sempre que os do SLB tem muito mais qualidade. O Sr. é que talvez devesse ter respeito pelo CV do Fernando e do Quaresma que mete o do Gaitan e o do Enzo no bolso.

      O meu comentário teve em conta a minha opinião, apenas isso. Sou imparcial e comparo posições e qualidade, não nomes nem clubes.

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 2:42 am

      Pedro Neto, o Fernando tem 26 anos. E sim acho que Danny e Quaresma devem ir ao Mundial claramente

      João Nogueira

    • Miguel Almeida
      Posted Março 26, 2014 at 12:57 pm

      Pedro Neto, clubismos á parte, você é um Benfiquista ferrenho, visto que só comparou Quaresma e Fernando a Gaitan e Enzo. Tirando isso, de salientar que Fernando, se for ao Mundial vai com 26 anos e não com os 28 que você menciona. Não ignorando as suas comparações, que acho de todo tendenciosos, percebi que concorda que os 3 jogadores têm lugar em qualquer selecção do mundo.

      Joel, não vás por posições especificas, não se esqueça só que Ozil pode muito bem aparecer como falso 9, posição onde Low o anda a treinar, Gotze faz qualquer posição avançada do meio campo, Reus é extremo e melhor, Schurrle é mais novo e melhor, Muller pode fazer qualquer posição avançada do meio campo, nem sempre com qualidade e com o virtuosismo que Quaresma, mas muito mais voluntário e concreto. Por isso Quaresma não teria lugar em todas as selecções do mundo, e só estou a falar da Alemanha, não fiz análise ao Brasil e Argentina onde provavelmente também não teria lugar, e em Espanha ia ser complicado. Quanto a Danny, nem comento. Provou o seu valor onde ? No Zenit ? Grande coisa. Sem desvalorizar a liga russa que tem grandes jogadores, Danny nunca foi um jogador de selecção, para mim. Fernando, esse sim, nos 23 eleitos teria lugar em qualquer selecção em condições normais.

  • Careca
    Posted Março 25, 2014 at 11:42 pm

    Sinceramente, acredito que o Bebé não vá passar muito disto. Fisicamente é fantástico, levou em parte o treino que CR teve quando chegou ao Man United, mas depois as lacunas técnicas são demasiado evidentes e com poucas perspectivas de melhoria. Nunca vai ser um caso sério na selecção, pelo que a chamada é descabida. Da mesma forma que fazem agora a referência ao Bebé, porque não foi feita ao Marco Matias (tem basicamente os mesmo números esta época) ou ao Candeias (jogador com mais assistências na Liga), que têm sido bastante mais regulares?

    Por outro lado, temos a maneira como o Paulo Bento funciona. Sem novidades ao nível de lesões, Ronaldo, Varela e Nani têm lugar garantido, sendo que entre Vieirinha, Quaresma, Rafa e Ivan Cavaleiro (a chamada tem de ter algum sentido..) teremos 1 no Mundial, ou até talvez 2 dependendo do número de avançados a levar.

    SL

    • slb1994
      Posted Março 26, 2014 at 12:08 am

      O Bebé tem qualidade técnica. Falha sim nas recepções de bola e nos cruzamentos principalmente.
      Ultimamente tem melhorado bastante na decisão dos lances.

    • Chilavert
      Posted Março 26, 2014 at 12:56 am

      Bebé é mais habil(fintas e dribles) que técnico(controlo de bola, recepção, passe) e sem tem evoluido mto nesse aspecto(vinha com inumeros defeciencias devido a não ter tido formação)
      Saltar do Estrela para o Manchester foi um erro o jogador não estava preparado nem fora nem dentro do campo

    • Ace-XXI
      Posted Março 26, 2014 at 9:21 am

      Concordo a 100% consigo, M.Matias, W.eduardo e principalmente candeias são melhores que bebe.

    • sadf
      Posted Março 26, 2014 at 9:52 am

      O homem não tinha nada foi para o Manchester para ter uma vida q qualquer pessoa sonha…não consigo entender o erro. Ou achas que o comboio ia passar outra vez?

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 26, 2014 at 10:51 am

      Não me faças rir Ace-XXI.

    • Chilavert
      Posted Março 26, 2014 at 7:12 pm

      sadf foi um erro em que em Manchester tens de contribuir imediatamente e o Bebé não tinha os recursos necessarios.Além de ter ainda pouca percepção de futebol tinha algumas deficiencias técnicas que precisavam de ser corrigidas.Normalmente isso é feito na formação mas como não a teve ele teria de ir gradualmente subindo patamares.Estrela para Manchester foi uma salto demasiado longo.
      Obviamente que em termos financeiros foi optimo mas isso tb criou outros problemas já assumidos pelo jogador(noitadas, copos e etc)
      Ás vezes o que á primeira vista pode ser uma optima decisão num panorama mais abrangente pode ser péssima

  • gtm95scp
    Posted Março 25, 2014 at 11:42 pm

    Fantastico adorei o texto estou de acordo com quase tudo mas o melhor só os pequenos promenores que tornam o texto realista mas também comico a parte de cravar uma batata no angulo de joe hart qualquer é divinal. A.Borges o Sr é um genio é o melhor texto desportivo que eu li até hoje em Portugal. mas Bébe temqualidade para ser convocado mas tal é impossivel a acontecer. gostaria de ver um texto sobre o carlos mané a 10(claro está se continuar a ser aposta neste lugar) pois eu acho que é uma posicão ideal para ele pois no tem tanto contacto fisico pois esta na zona central e os adeversarios inibem-se de fazer faltas e o meio campo do spoorting nao perde agressividade pelo contrario ganha-a pelo menos quando tem bola pois A.Martins parece menos um em campo

    • Anónimo
      Posted Março 26, 2014 at 4:56 pm

      um bocado menos. se este é o melhor texto desportivo que leu até hoje em Portugal significa que não vem muito a este blog, e até que não leu outros textos de A. Borges.
      é um texto pertinente (apesar de pessoalmente não concordar com a premissa), mas daí a genial vai um passo muito grande.
      abraço,
      chico

  • Bruno
    Posted Março 25, 2014 at 11:48 pm

    Acho improvável que tal aconteça, a não ser que mude de clube, pois a ser titular, a marcar golos e jogar no Paços, não me parece que preencha os requisitos do seleccionador nacional.

    Pessoalmente, acho prematuro estar se a falar desta hipótese agora, apesar de achar que é um jogador a seguir.

    SL!

  • Nuno R
    Posted Março 25, 2014 at 11:51 pm

    Seria curioso saber dos 8M quanto chegou a Guimarães…

  • Kacal l
    Posted Março 25, 2014 at 11:54 pm

    O Bebé mostrou qualidade no Estrela da Amadora e no Vitoria, por isso é que foi contratado pelo Man Utd, pelo potencial que mostrava, os 9 milhões de euros foram completamente exagerados e a sua saída foi precoce, nunca tinha competido na primeira liga em Portugal, antes de ir para Old Trafford, ele devia ter feito a época inteira no Vitória e quem sabe mais uma depois dessa e só depois pensar em dar o "salto", mas ele não decidiu assim e pagou caro, teve poucas oportunidades no Man Utd e quando era chamado pouco rendia, acabou por ser emprestado ao Besiktas e logo no inicio lesionou-se gravemente e ficou meses parado.
    Quando regressou a Old Trafford sem ter se afirmado na Turquia e até mostrou bons pormenores na pré-época ao serviço dos "Red Devils", mas voltou a ser emprestado, desta vez ao Rio Ave, finalmente competia na primeira liga do seu País, fez uma boa época sendo dos elementos em maior destaque nos Vilacondenses e no campeonato (em geral), esta época não entrou nas contas do Moyes e foi mais uma vez emprestado, desta vez ao Paços de Ferreira, depois de um começo prometedor, baixou de rendimento, mas parece que voltou ao seu melhor nível com a chegada de Jorge Costa ao comando técnico dos Pacenses, ele tem qualidade e com apenas 23 anos tem margem para progredir e evoluir, mas ele deve desvincular-se do Man Utd e ir para um clube de vez, onde possa ser titular e importante no 11, para ter estabilidade e alcançar o nível desejado, se conseguir ter um treinador que o ajude, motive e aposte nele, que consiga tirar dele o máximo das suas capacidades, pode tornar-se num extremo de grande nível, quem sabe num PL móvel de bom nível, seria uma clara mais-valia para a Selecção Nacional e ainda vai mais que a tempo disso.
    O Bebé tem boas capacidades fisicas e técnicas, se as conseguir evoluir e juntar um maior conhecimento táctico e na ajuda defensiva, se souber se entregar mais ao colectivo, tem tudo para ser um grande jogador, seria uma boa aposta do Sporting ou Porto, o Benfica não porque tem opções suficientes para as alas, mas seria positivo para ele vingar num dos três "grandes" e depois dar o "salto" para vingar no estrangeiro, eu acredito nele e ainda pode relançar a carreira, será assim útil á Selecção também, esperemos que corra tudo pelo melhor e que ele triunfe no futebol Mundial nos próximos anos.

    PS: É mesmo um golaço de classe. :-)

  • Nuno R
    Posted Março 25, 2014 at 11:54 pm

    O Bebe tem aquilo a que se chama agora "potência", mas aqui aplica-se o famoso slogan de uma marca de pneus. Falta o resto… talvez, como foi dito, fruto da falta de escola (o Salomão é outro exemplo de técnica acima da média, mas…), de etapas queimadas, o que for. O facto é que ainda está em formação.

    • slb1994
      Posted Março 26, 2014 at 12:03 am

      Concordo. A nível técnico/físico é um bicho- no bom sentido – como há poucos no futebol mundial.
      É que há sua elevada estatura, junta grande velocidade, força e qualidade técnica.

  • slb1994
    Posted Março 25, 2014 at 11:58 pm

    Eu colocaria a questão de outra forma – porque não utilizar Bebé a falso #9?

    Indo por partes…

    Como adepto assíduo dos jogos do Paços de Ferreira, há uma ou outra coisa com o qual não corroboro com o caríssimo A.Borges, nomeadamente quando refere, e passo a citar – “A mudança para o Paços de Ferreira haveria de alterar este cenário”. Até há bem pouco tempo Bebé fazia parte do problema, estando longe do rendimento dos melhores/menos maus da equipa (casos de Tony, Seri e mais tarde Del Valle). Rematava de qualquer sitio, tentava fintar em zonas proibidas, não se envolvia em tarefas defensivas, não “metia o pé” etc. Resumindo – típico comportamento de vedeta.
    Se é verdade que contra os “grandes” era dos que mais se destacava (principalmente porque tinha mais espaço no ataque – mas nem por isso era consequente nas ações) nos restantes jogos era um problema… para a própria equipa.

    Felizmente a atitude do jovem português tem vindo a mudar paulatinamente e a subida de rendimento veio adjacente a essa permuta comportamental. Pressiona com maior regularidade, joga mais para o coletivo e têm-se tornado mais objetivo a nível ofensivo. Há também dois fatores inerentes à sua subida de rendimento: confiança da equipa (que finalmente respira depois de dois terços de campeonato desastrosos) e … a mudança de sistema.

    Jogando como extremo puro, se é verdade que não raramente ultrapassava os adversários pelo caminho, perdia se igualmente na altura da decisão – não é um jogador que cruze com qualidade. Taticamente algo deficitário, também não conseguia colmatar devidamente as subidas do lateral quando assim fosse conveniente nem ajudava-o em caso de superioridade numérica do adversário. O que fez então Jorge Costa? Simples e eficaz: coloca-o no centro do ataque. Não como ponta-de-lança mas como falso #9. E o que fica a ganhar o jogador? Maior liberdade nos movimentos e menor exigência defensiva, mais bolas nas costas da defesa adversária e maior proximidade de zonas de finalização, podendo assim aplicar o seu potente remate.

    Voltando novamente ao ponto de partida: será Bebé candidato a uma das vagas como extremo na seleção? Com Bruma, Vieirinha, Rafa e Nani lesionados e não se sabendo ao certo a disponibilidade de Danny… sim talvez. Mas e porque não utiliza lo no centro do ataque, que tem sido a principal lacuna da seleção nacional?

    • slb1994
      Posted Março 26, 2014 at 12:05 am

      Já agora, tive o prazer de presentear este golo ao vivo numa tarde fantástica, com muito publico e bom futebol. Não podia pedir melhor :D

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 26, 2014 at 12:42 am

      Não podia concordar mais, excelente apontamento. De facto estou a adorar este novo sistema tático de Jorge Costa com um médio à frente da defesa (Filipe Anunciação) e depois 3 médios no apoio aos falsos avançados Del Valle e Bebé.

    • Jeremy
      Posted Março 26, 2014 at 1:00 am

      Depende se Postiga recuperar, deve ir ele Almeida e para mim ia o Nélson.

      Não vou estar aqui a dizer que sigo a equipa dele mas ele já marcou 8 golos em França e ainda agora fez uma assistência e para mim é o que tem mais qualidade dos 3.

      Alguém tem visto os jogos?

      É que aquela coisa de jogar nas reservas parece que tinha mais a ver com a necessidade de ele ganhar ritmo de jogo depois da lesão que propriamente devido a falta de profissionalismo.

    • Rafa Rafael
      Posted Março 26, 2014 at 2:51 am

      Antes de mais queria felicitar o slb1994 pelas abordagens que faz aos diversos assuntos e à forma como essas "análises" são feitas, é um gosto ler o que escreve!

      Concordo completamente com a sua "visão", no entanto queria acrescentar que na minha opinião o que falta a Bebé é a chamada "inteligência de jogo", daí ele errar tanto no que toca a decisões na continuidade dos lances.

      Cump.

    • slb1994
      Posted Março 26, 2014 at 1:42 pm

      Muito obrigado Rafa Rafael e Fábio Teixeira.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Março 26, 2014 at 12:15 am

    Adorei o texto com o qual fiquei tentado a fazer uns versos de poesia sobre o Bebé.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Março 26, 2014 at 12:16 am

    A qualidade que Bebé tem equipara-se à falta de coragem que Paulo Bento tem para o convocar.

  • Stalley
    Posted Março 26, 2014 at 12:16 am

    Gostaria de o ver no Sporting, já este ano era poderia ter sido uma boa aposta na minha opinião. Se não me engano Bebe já mostrou interesse em jogar no Sporting, veremos o que o futuro dirá.

    Quanto ao post, vendo as opções,os certos penso que são Ronaldo e Varela….Nani nem deve ser chamado, não joga a 4 meses, vai só passar férias ao Brasil, o Bruma lesionado, Danny não conta, Quaresma veremos o que o PB faz na ultima convocatória, nem o chamou para o amigável com os Camarões, por isso as opções são escassas neste momento, por isso ao Bebe resta continuar a trabalhar, com os habituais em forma, Bebe não tem lugar no convocados, agora com o pessoal sem jogar e lesionado, pode ser que haja surpresas em maio!

    SL!

  • Jimbras
    Posted Março 26, 2014 at 12:18 am

    Se o Paulo Bento nunca convocou o Josué enquanto foi jogador do Paços de Ferreira…como vai convocar o Bebé?

  • Fernando Pimentel
    Posted Março 26, 2014 at 12:22 am

    Bebe é muito fraco. Qualquer um dos grandes de Lisboa tem bem melhor nas B. É a tal questão das capas de imprensa que fazem grandes jogadores. Apesar disto, vejo o Braga a contar com ele na próxima época tendo em conta o empresário.

    • Fernando Pimentel
      Posted Março 26, 2014 at 12:32 am

      Foi reportado que alguns jogadores do man utd pensavam que ele tinha ganho um concurso para integrar no plantel.

    • Ponclas
      Posted Março 26, 2014 at 1:21 am

      Faccioso e demagogo. Fico feliz por as equipas B dos grandes de lisboa ter tanta qualidade, pena é não terem comentadores imparciais.

      Braga com ele começa a ser fogo, mas não me acredito. Ataque com Eder, Rucescu, Rafa, Pardo, Alan e Bébé, era algo de fantastico era.

    • sadf
      Posted Março 26, 2014 at 9:59 am

      Tens q ir ver os jogos do rio ave contra Benfica e porto o ano passado então…

      Cumpts

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 26, 2014 at 12:29 am

    Sou fã de Bebé, não desde sempre (quando estava no United e o via na camadas jovens da selecção, não me convencia), mas desde a época passada em que esteve emprestado ao Rio Ave. Desde o início da época em curso que digo que o gostava de o ver no Sporting, muito mais do que o Heldon ou o Sami por exemplo…

    É um jogador objectivo, explosivo, forte e com sentido de baliza. Bem trabalhado pode dar bom jogador (tem 23 anos, o Adrien só agora aos 25 se está a afirmar definitivamente). Mas para o Mundial não conta, afinal, joga no Paços de Ferreira, certamente que a luta será entre o Josué e o Licá.

  • Jeremy
    Posted Março 26, 2014 at 12:50 am

    Ainda é cedo para ir ao mundial, mas potencial o Bebé tem, se apanhar um treinador que lhe explique quando deve fintar e quando deve dar nos colegas tem tudo para ser um bom jogador, talvez não para o Manchester mas daria jeito a Porto e Sporting (mais qualidade que Varela, Licá, Capel e Heldon para mim).

    Já não o vejo jogar á muito tempo, logo talvez tenha evoluído mas quando o vi ainda exagerava nas iniciativas individuais.

    Na seleção não será fácil, se Nani recuperar continua a ser titular, porque por muito pouco que jogue (este ano muito por causa da lesão) continua a ser o segundo extremo mais fiável, por tudo o que já fez e porque Quaresma apesar dos grandes golos tem muita dificuldade em perceber que joga com mais 9 jogadores de campo.

    O Ronaldo pode exagerar no 1 para 1 pelo estatuto e qualidade, o problema é que Quaresma exagera mais que ele quando não tem metade da qualidade. Para mim era convocado mas o titular era o Nani se recuperar.

    Depois a dúvida é no quarto extremo, onde digo desde já que o Varela provavelmente é convocado mas é o que menos merece, eu levava o Rafa se a sua condição física estiver normal, acho que é melhor e um mais fiável que Bebé.

    Não sei porque dizem que Danny não conta para o Paulo Bento, posso estar enganado mas acho que esteve lesionado nas últimas convocatórias. Pela qualidade que tem era convocado, até porque pode jogar no meio perfeitamente.

    Eu só levava 3 laterais sendo um deles o Sílvio (joga dos dois lados), logo abre-se mais um lugar para o ataque.

    • Jose Seabra
      Posted Março 26, 2014 at 11:26 am

      Falando somente na qualidade técnica, achas mesmo que o Quaresma não tem metade da qualidade do Ronaldo? Tecnicamente considero o Quaresma superior ao Ronaldo, sempre o foi. O Ronaldo alia é outras qualidades à qualidade técnica, algo que o Quaresma nunca conseguiu fazer. E no teu comentário dizes que o Quaresma exagera sempre no 1 para 1, tens visto os jogos dele esta época? Erra muito menos que em outros anos, está um jogador muito mais ponderado, é óbvio que tem que partir para o 1 para 1, é o melhor jogador em Portugal nesse capítulo, não há ninguém com a sua qualidade técnica, apesar de não ter os indices fisicos de outros tempos, mas ainda está rápido, forte, explosivo. Para além de esta época, estar a revelar uma capacidade defensiva que nunca o demonstrou noutros anos, este ano Quaresma fecha o seu flanco, apoia o lateral, não tanto como Varela, mas trabalha defensivamente, procura sempre recuperar a bola. Sou-te sincero, prefiro este Quaresma, ao Quaresma da 1ª passagem pelo FC Porto.

    • Galileu Galilei
      Posted Março 26, 2014 at 12:16 pm

      Sim mas é obvio. Por isso é que um entra nos melhores de sempre e nunca será esquecido e o outro nem no top 5 da selecção está. Parece fácil mas nao é. Com isto nao quero retirar qualidade a Quaresma porque a tem mas se tivesse tanta qualidade não tinha tido a carreira que tem. E nao me venham com a "cabeça" porque olhemos para ballotellis e até cassanos… E comparem.

    • luis bcn
      Posted Março 26, 2014 at 12:31 pm

      Concordo com o Jose Seabra.

      É verdade que ele (quaresma) por vezes exagera (nomeadamente nas trivelas, que nem se justificam pois o pé esquerdo dele é bom) mas tem defendido e muito…para alem disso se ha algo que o Ronaldo é fraco é no um para um, chega a ser confrangedor. Esse Ronaldo com muita tecnica era o do Sporting e do United no inicio. Este Ronaldo é outra coisa. Muito menos espectaculo mas muito mais resultados. É por isso que o Messi tem mais adeptos no futebol. Porque alia a magia aos resultados.

      De resto até concordo. O varela nao manda uma para a caixa (e ha um belga na equipa b que faria bem melhor) e o Rafa e o Danny tem qualidade para ir ao Mundial

    • Jose Seabra
      Posted Março 26, 2014 at 3:30 pm

      Galileu Galilei, eu não quero fazer do Quaresma um jogador de top 5 mundial, teve todas as condições para o ser, e a questão tem a ver com a cabeça dos jogadores, com a mentalidade. Quaresma nunca teve a capacidade de trabalho, esforço e dedicação de um C.Ronaldo, é um jogador psicologicamente frágil, quando as coisas lhe correm mal, entra numa espiral negativa e dificilmente recupera num jogo, sempre foi um jogador emotivo, por vezes irracional, tinha tudo para ser top mundial, mas não o foi somente por culpa própria. Em relação a Balotelli e Cassano, é a mesmíssima coisa, jogadores com talento para serem top mundial, mas nunca lá chegaram porque a cabeça os impede, balotelli não deu no Inter, não deu no City, não está a dar no Milan, Cassano não deu no Real Madrid, não deu no Milan, não deu no Inter, a dimensões diferentes, mas são jogadores constantemente criticados pela massa adepta porque não se esforçam, porque são demasiado individualistas e egoístas, etc… Quaresma só rendeu no FC Porto e um pouco no Besiktas porque foram as equipas onde ele era claramente a estrela da equipa, sentia-se acarinhado e claro, no FC Porto com uma estrutura forte, com equipas muito competitivas ao longo dos anos, o Quaresma foi Rei. Agora, este ano, acho o Quaresma um jogador bem diferente, mais maduro, mais solidário com a equipa, coloca mais a sua qualidade técnica ao dispor do colectivo, vi-o a defender em Nápoles como nunca, fantástico, está um jogador à Porto, muito mais completo do que na 1ª passagem pelo FC Porto apesar de não estar tão rápido e explosivo como é natural, mas ainda assim está com excelente condição física. Para um jogador que estava inactivo, este "comeback" do Quaresma é surpreendente e deixa qualquer um de boca aberta.

    • Jose Seabra
      Posted Março 26, 2014 at 3:34 pm

      Luis bcn, o Ronaldo continua a ter a mesma técnica do que nessa altura, as diferenças estão na sua capacidade física, o Ronaldo do Sporting e dos 1ºs tempos do Man United era um jogador franzino, tinha que recorrer à finta para passar pelos seus adversários pois não lhes podia vencer na força e velocidade, apesar de ter sido sempre um jogador rápido. No Man United é que começou a desenvolver o aspecto físico do seu jogo e tornou-se numa verdadeira "máquina", um poço de força, velocidade, potência, capacidade de explosão, desde aí que vimos essa alteração no jogo do Ronaldo, a finta para enganar os adversários deixou de ser utilizada com tanta regularidade pois ele tornou-se mais rápido, mais forte, mais explosivo que a maioria dos seus adversários, hoje vemos um Ronaldo constantemente a explorar o espaço através da sua velocidade e potência, bem como a força que imprime nos seus remates.

  • FabioM.
    Posted Março 26, 2014 at 12:56 am

    De longe prefiro Miguel Rosa, juntamente com Nani, Ronaldo e Danny deveriam ser os alas da selecção.

  • touny71
    Posted Março 26, 2014 at 1:41 am
  • Trust3r
    Posted Março 26, 2014 at 10:29 am

    Bébé não passará pela cabeça de Paulo Bento, penso que ainda não demonstrou o suficiente para ir à Seleção. Acho Ivan Cavaleiro mais provável e se calhar até o acho melhor, pena estar no Benfica sem muito espaço.
    O Varela não tem estado em boa forma mas na Seleção tem sido sempre dos melhorzitos. Há jogadores que na Seleção se transcendem. Paulo Bento irá chamar o Varela.

  • Tarwin
    Posted Março 26, 2014 at 1:29 pm

    Bebé??? Mané??? Ivan Cavaleiro??? Rafa??? O Mundial não é altura para lançar jovens jogadores ainda em afirmação nos seus clubes. Quanto muito levar um jovem jogador que já assumiu um lugar de destaque no seu clube, como foi o caso de Cristiano ou como era esperado que fosse acontecer com Bruma. Acho que Paulo Bento vai levar 4 extremos ao Mundial e que entre eles têm que estar Cristiano Ronaldo, Varela e Quaresma. Para mim a dúvida sobre o quarto extremo está entre Danny e Nani. Conhecendo Paulo Bento, será Nani o escolhido pois o seleccionador já vai ter que engolir o sapo de ter que levar Quaresma. Danny seria mais um sapo a engolir e colocaria Quaresma na primeira linha para a titularidade. Com Nani entre os eleitos Paulo Bento já tem margem de manobra para sentar Quaresma no banco, algo que este nunca aceitaria se fosse preterido para Varela ou para Danny. Volto a frisar que se Quaresma ficar de fora para ir um dos jovens em formação isso será um absurdo completo e mais uma vez significará que se está a colocar interesses financeiros à frente dos objectivos desportivos.

  • fabio jesus
    Posted Março 26, 2014 at 2:02 pm

    Isto assim é tudo muito bonito mas acham mesmo que o Paulo Bento tem "corrones" para o convocar

  • Pedro Silva
    Posted Março 26, 2014 at 2:11 pm

    Vejo toda a gente a falar no Bebé, no Mané, no Candeias, no Wilson Eduardo e no Cavaleiro (e eu sou benfiquista) e até no Rafa. Para mim destes todos o melhor é o Rafa, ou pelo menos aquele que pessoalmente acho que tem mais capacidade de afirmação no futuro. MAs não acho que nenhum deles mereça. O Bebé fez 6 jogos bons, o Mané apareceu a meio da época e já esteve mês parado, o Candeias é irregular, e o Wilson não tem grande qualidade, o Cavaleiro é ainda inconsistente e inexperiente, e o Rafa está lesionado.
    Dito isto, para mim os extremos eram Ronaldo, Quaresma, Varela e Pizzi, sim Pizzi, tem marcado golos, joga num campeonato mais exigente e vem há dois meses a subir de forma. E… é da Gestifute.
    Incomoda-me mais ver Josué, e Ruben Micael na selecção.

  • Jose Seabra
    Posted Março 26, 2014 at 3:41 pm

    Em relação aos alas da selecção Nacional, na minha opinião, e apesar de estar praticamente inactivo, acho que o Nani deveria ser chamado, é um jogador que está há muito tempo embrenhado na equipa, não concordo que deva ser titular, apesar de achar que com Paulo Bento o vai ser. O Quaresma surpreendeu-me muito, voltou a estar em grande forma e revela-se muito mais maduro, apoia o lateral, participa no momento defensivo, e ao contrário do que muita gente diz, acho que este Quaresma pode muito bem jogar na mesma equipa com Ronaldo. Outro jogador que para mim tem sido fantástico e tem que ser titular é o William Carvalho, faz-me lembrar muito o Yaya Touré, salvo as devidas distâncias, mas vejo no português todo o potencial para chegar a ser como o Marfinense. Independentemente da discussão das naturalizações, eu levaria Fernando ao Mundial, parece-me claramente o melhor jogador a destruir jogo em portugal, um autêntico Polvo, e tenho plena convicção que seria compatível com William Carvalho que constroi muito bem e joga com imensa qualidade também na posição 8. Sendo assim, o meu meio-campo para o mundial seria Fernando, William e Moutinho com Quaresma e Ronaldo como extremos e Hugo Almeida na frente de ataque.

  • Cesar
    Posted Março 26, 2014 at 4:04 pm

    Com o bebé na selecção só falta o djaló e o paim. Impossível, até porque o paulo bento não vê jogos do paços

  • Law
    Posted Março 26, 2014 at 7:40 pm

    candidatura rejeitada!

Deixa um comentário