Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“A corrupção atrasou a sociedade portuguesa”

Tive recentemente a oportunidade de entrevistar Declan Hill, o maior perito mundial em manipulação de resultados no futebol. Aproveitando o ensejo e o facto de Declan ser extremamente acessível (procurou até presentear-me com umas palavras em português), fiz-lhe uma pergunta da parte do Visão de Mercado. Eis o resultado.
Portugal tem vivido vários escândalos no que toca à manipulação de resultados. Por exemplo, há alguns anos, o Presidente do FC Porto esteve envolvido no processo Apito Dourado e isso deu mau nome ao clube. Hoje em dia, os seus adeptos queixam-se de que o facto de a equipa possuir má reputação tem facilitado a terceiros beneficiar outras equipas. Estas conjecturas poderão ter algum fundamento ou são mera teoria da conspiração?
[risos] Ouve, ouve, ouve, ouve, ouve… [risos] O Porto — o futebol português… Precisa de ser limpo. Ponto. Ponto. Ponto final. Não entremos em teorias da conspiração, não entremos em disparates… Portugal, o futebol português, tem um grande, grande problema. E os adeptos do Porto alegarem que estão a ser de algum modo perseguidos… Por favor! Por favor! Vá lá, meus amigos. Isto é o século XXI. Todos sabemos dos problemas históricos do Porto, todos sabemos do que se está a passar no futebol português, temos de o limpar. Porque é uma traição às mais belas coisas em Portugal. A corrupção atrasou a sociedade portuguesa. Os meus heróis — alguns dos meus heróis — são homens como Vasco da Gama, Magalhães; sabes, os grandes homens portugueses. Olhas para Mourinho, olhas para Ronaldo… Isto é o que a flor de Portugal é. E Portugal está destruído pelo cancro da corrupção. Por isso, não vamos andar em joguinhos e apontar dedos; vamos apenas limpar o futebol português e uma das maneiras mais fáceis de o fazer é pagar aos árbitros devidamente.
Declan Hill é um jornalista de investigação e académico canadiano. Em 2010, publicou o seu primeiro livro, The Fix, uma autêntica bomba na forma como se percepciona o futebol moderno com que revelou o estado actual do desporto-rei e como a corrupção está instalada no seio do mesmo. Em 2013, publicou The Insider’s Guide to Match Fixing in Football, em que proporcionou um estudo mais apoiado na investigação, instigando à luta contra este cancro do futebol mundial.
Inês Sampaio

0 Comentários

  • Abel Alves
    Posted Novembro 8, 2014 at 7:54 pm

    E novidades? Basta pensarmos nas ultimas eleições da liga de clubes. A pressão esta cada vez maior, cada vez e mais difícil branquear estas situações.

  • Manuel
    Posted Novembro 8, 2014 at 4:42 pm

    Declan Hill é um dos maiores especialistas mundiais na compra de resultados no futebol, escreveu o livro "The Fix" (Máfia no Futebol"), em que relata as compras de resultados por parte das máfias asiáticas e não só. É uma pessoa muito bem informada, sabe muito bem o que se passa/passou no futebol português. Nesse livro, que eu comprei e li, escreveu um pequeno capítulo sobre a corrupção e a compra de resultados no futebol em Portugal que não deixa margem para quaisquer dúvidas.

    Não serão as absolvições dos tribunais portugueses, que apenas confirmam a existência de corrupção, que irá mudar o que quer que seja. Pelo contrário, confirma na mente das pessoas bem informadas tudo aquilo que se sabe, apoiado em centenas de documentos de todos as formas e feitios existentes não só na net mas também noutros sítios. E não será o facto desses documentos estarem em português que evita que os estrangeiros saibam o que se passou em Portugal.

    Os documentos estão disponíveis em vários blogues conhecidos para quem tem interesse nessas coisas.

    Acho bem que o VM tenha entrevistado Declan Hill, as respostas dele não deixam margem para dúvidas.
    Afirma que o futebol português tem um grande, grande problema. "E os adeptos do Porto alegarem que estão a ser de algum modo perseguidos… Por favor! Por favor!".

    E a seguir afirma, "Isto é o século XXI", isto é, actualmente tudo se sabe! No século XXI há a internet, os blogues e os emails, ao contrário do que havia nos anos 80 e 90.

    A seguir, " Todos sabemos dos problemas históricos do Porto, todos sabemos do que se está a passar no futebol português, TEMOS DE O LIMPAR". Mas alguém tem ainda dúvidas?

    "A corrupção atrasou a sociedade portuguesa".
    Ora nem mais, é conhecido de quem pelo menos estuda economia que a corrução é uma das razões para o atraso dos países, das sociedades ou das regiões que mais sofrem os seus efeitos. Porquê? Porque distorce e falsifica os mecanismos e as leis de mercado.

    Quando ele diz que "vamos apenas limpar o futebol português e uma das maneiras mais fáceis é pagar aos árbitros devidamente" está a apontar que uma das razões para a corrupção no futebol português são os árbitros que estão economicamente comprados. Ms isto é já por demais conhecido embora tenho melhorado nos últimos tempos.

    Quem tenta distorcer as suas palavras ou dar-lhe outro significado está apenas a tentar desculpas ou a branquear aquilo que já é conhecido de todos há muito tempo.

    • Manuel
      Posted Novembro 8, 2014 at 10:18 pm

      Fabio Nunes, parece que alguém enfiou a carapuça. Que lhe faça bom proveito agora que vem aí o frio. Eu não me queixei de nada, apenas limitei-me a comentar as afimrações de DH. E comentários às suas declarações, nada?

      O que DH escreveu sobre a corrupção em Portugal no seu livro "A Máfia no Futebol".

      “No outro lado da Europa está Carolina Salgado. Ela era uma prostituta que dormiu com um dirigente de um clube. Na verdade, dormiu com um dos homens mais poderosos do futebol português e europeu: o antigo patrão de José Mourinho e presidente do F. C. do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Mencionem a qualquer português o nome de Pinto da Costa e verão no seu rosto uma expressão de resignação, parecida com a que os ingleses assumem quando se lhes fala do tempo horrível que faz em Inglaterra. Ele é um fenómeno português, tão desagradável, tão poderoso e, aparentemente, tão natural ao ambiente… Salgado trabalhava num bordel chamado “No Calor da Noite”, quando conheceu Pinto da Costa. Acabaram a viver juntos durante 6 anos. Mas ela acabaria por escrever que comparado com o mundo do futebol português, “No Calor da Noite”, o mundo da noite e do alterne é quase como um jardim infantil povoado de inocentinhas criaturas. O futebol português sempre esteve sob o alvo de suspeitas de corrupão. Alegações de envolvimentos mafiosos são quase rotineiras. O recurso a subornos secuais aos árbitros foi descrito em detalhe nas árias edições do muito abrangente “Golpe de Estádio” de Marinho Neves. E, de interesse para os adeptos europeus, existem alegações de arranjos de jogos a alto nível que chegam à meia final da Taça das Taças de 1984 quando o Porto jogou contra o Aberdeen de Alex Ferguson. O árbitro do jogo foi subornado por um homem chamado Fernando Barata, a trabalhar em benefício de Pinto da Costa. E foi portanto, com um certo ar de resignação que Portugal acordou em 20 de Abril de 2004 para descobrir que a polícia tinha detido 16 pessoas após ouvir mais de 16 mil conversas telefónicas gravadas secretamente. Pinto da Costa estava implicado. Entre outras acusações, ele negou ter providenciado prostitutas brasileiras que trabalhavam num bordel como suborno a um árbitro. Afirmou que isso era impossível uma vez que o árbitro em questão era homosexual. O árbitro ameaçou processá-lo. E a investigação contra Pinto da Costa parecia ir descambar numa farsa. Foi então que Carolina Salgado, por esta altura já ex-namorada de Pinto da Costa, publicou a sua autobiografia. O livro tornou-se num “best-seller” instantâneo e um tema de conversa por todo o país. Nele, Carolina Salgado alegava que Pinto da Costa costumava convidar árbitros para casa deles e tentava aliciá-los para favorecerem o seu clube. Também afirmou que alguém, dentro da polícia, avisou PC sobre a investigação pelo que este pôde fugir para Espanha e ganhar tempo para preparar a sua defesa”.

    • Fabio Nunes
      Posted Novembro 8, 2014 at 8:43 pm

      A si dava-lhe jeito eram os tempos do Salazar.

      Eu bem vejo os arbitros a trabalharem bem este ano, na Luz frente ao Moreirense, no Estoril,no Bessa.

      Mas depois ainda vem para aqui queixar-se dos outros. O que o Porto fez tambem os outros fizeram pois tambem havia escutas sobre o Benfica só que só uma foi revelado, onde se ouve tambem o LFV a escolher um arbitro, mas disso o senhor tem sempre amnesia.

      Como teve para nao referir que o BTV nao esta a dar o lucro(17M) que daria a Sporttv(22M), como tem para nao referir que o Hulk ja ganhou o premio de melhor jogador da Russia, como deve ter uma grande amnesia porque até hoje estamos á espera das declaraçoes sobre o Jackson.

  • Mateus
    Posted Novembro 8, 2014 at 3:56 pm

    Eu sou corrupto, tu és corrupto, nós somos corruptos. Adora quando as pessoas falam no abstracto, a sociedade, a comunidade…. O normal é nós queremos o bem dos que são próximos de nós, portanto se tenho oportunidade de oferecer um emprego a um amigo meu ou a uma pessoa que eu não conheço de lado nenhum, porque o hei-de fazer, desde que ele faça o trabalho claro que vou optar pelo meu amigo. Isto não é corrupção, mas é tráfico de influências e descriminação. Isto é como funciona o mundo. Por isso é que não somos todos ricos nem somos todos pobres, há grupos de pessoas com mais influência desde sempre, de vez em quando aparece um forasteiro que se intromete mas é muito raro.

    Mateus

  • Nuno R
    Posted Novembro 8, 2014 at 2:55 pm

    Discordo que a solução passe por pagar mais aos árbitros.
    Esse ponto poderia resolver a questão da corrupção de envelope, mas no futebol português o principal problema tem sido a corrupção de carreirismo.
    Vamos partir do princípio de que um árbitro internacional recebe bem mais que um em início de carreira, logo, o ponto fulcral é a progressão na carreira. E como se faz? Ajudando quem tem o poder, ou seja, quem tem capacidade de influência nas diversas instâncias.
    Aqui mete-se também ao barulho o observador, figura que, ao contrário do árbitro, não tem mediatismo ou escrutínio popular.
    Ninguém sabe quais os critérios de avaliação, e esse é outro problema: os jogos não transmitidos na tv permitem aos árbitros terem boas notas e compensarem outras, e algumas vezes nos jogos mais mediáticos avalia-se o erro "com influência" em detrimento do critério técnico e disciplinar.
    Mas voltando ao início, a questão não passa pelo "pagamento" mas sim pela "ajudinha". O exemplo do benfica-rio ave; o fiscal de linha não viu o lance nem o poderia avaliar correctamente, mas mesmo assim deu o benefício da dúvida à equipa mais forte. Porquê? Porque é preferível anular um golo limpo contra o Benfica do que validar um golo irregular contra o Benfica. Estes jogos de poder, que também metem ao barulho marcas, patrocínios e televisões, batem aos pontos o envelope por baixo da mesa.

    • Nuno R
      Posted Novembro 8, 2014 at 9:15 pm

      Engraçado que do meu comentário apenas se salve a parte acerca do exemplo que dei acerca do Benfica-Rio Ave. Acho que exemplifica como se fala de arbitragem em Portugal.
      O golo é bem anulado, pelas imagens. Mas já agora, há uma curiosidade, já lá vamos.
      Eu nunca disse que o golo é legal ou ilegal, mas o facto, por mais que inventem, como escrito acima, é que o fiscal não tomou uma decisão, deu um palpite. E sendo tão apertado, seria natural que desse o benefício da dúvida a quem atacasse.

      A questão da linha é interessante. Eu não sei se a linha imaginária é ou não bem traçada, nem algum dos comentadores aqui o sabe. O que sei, e sempre soube, é que a linha não é paralela às linhas de campo. Ora, ao fim de anos a proferirem essa mentira (de que teriam de ser paralelas), é interessante como a SIC, que nem transmitiu o jogo, resolveu explicar o conceito de ponto de fuga e assim limpar a imagem da TV que fora acusada de manipular a linha.

    • André Vieira
      Posted Novembro 8, 2014 at 9:14 pm

      Mosqueteiro e já agora diga-me uma coisa, acha que a linha de fora de jogo posta pela Benfica TV não está falsificada?
      E digo-lhe mais, você não pode ter a certeza que aquele lance está fora de jogo, porque é daqueles lances impossíveis de analisar, ou seja, ou está um ou dois centímetros fora de jogo, ou está um ou dois centímetros em jogo, e o fiscal de linha ainda por cima estava desenquadrado com o lance, e numa situação destas a lei é clara, tem de beneficiar o atacante( neste caso Rio Ave), como não o fez beneficiou o Benfica, ponto.
      E já agora, acha que se fosse o Benfica a estar neste situação ao invés do Rio Ave, o fiscal tomava a mesma decisão?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 8, 2014 at 7:02 pm

      ja agora, e para terminar.
      se o bale arrancasse no meio-campo (onde o arbitro estaria na linha dele), e do outro lado arrancasse o ronaldo, e o ultrapassasse, o bale metia-lhe a bola, era um claro fora-de-jogo. poderia ser assinalado? e que o arbitro poderia estar a 10 metros do lance, pois nao tem velocidade para acompanha-los (se tem, esta na profissao errada). perde a autoridade devido a ma posiçao?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 8, 2014 at 6:57 pm

      ja agora nuno, diga-me a sua opiniao? o golo e bem anulado?
      parece-me claro (por mais que o queiram fazer parecer quando nem sabem se uma linha esta bem ou mal colocada) que e bem anulado.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 8, 2014 at 6:55 pm

      o benfica e a unica equipa que e criticada por uma decisao correcta do arbitro.
      e para os que dizem que nao era possivel ver, e porque sao cegos e fanaticos que gostam de exagerar tudo para darem mau nome ao benfica.

      queres um bom exemplo? benfica- sporting. 1º parte. passe para o slimani, e este faz um "passe" para o artur. ideia nas bancadas? "completamente fora-de-jogo", eu estava relativamente atras do arbitro, tambem eu "atrasado" relativamente ao lance e vi que aquilo parecia um fora-de-jogo do mais escandaloso. o sporting nao marcou, mas poderia ter decidido o jogo. quando cheguei a casa, vi o resumo… era fora-de-jogo, mas nao era de perto tao escandaloso como eu pensava que era.
      o que eu quero dizer com isto e simples. o facto de o arbitro estar atrasado nao implica que ele nao veja, ate pode implicar o contrario, que este atraso o faça nao ter noçoes da distancia dos jogadores e ate o faça pensar que a distancia e maior.

      mas gosto da sua logica critica o arbitro por ter decidido bem, mas preferia que ele ignorasse o que viu para o rio ave marcar um golo irregular em nome da "verdade desportiva". parece algo contraditorio nao acha?

      ps- apesar de o lance do slimani e do rio ave terem sido em zonas parecidas, eu no lance do rio ave nao tenho a minima visao do que o arbitro viu (ao contrario do lance do slimani), pois nao nesse encontro nao me encontrava nessa zona, mas presumo que a ideia fosse a mesma.

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2014 at 3:08 pm

      podem inventar todas as desculpas mas pegar nesse lance do benfica-rio ave, como já ouvi muitas pessoas fazer, é ridículo. o assistente estava muito mal colocado, é um facto, mas acabou por decidir bem. e mesmo que não decidisse não seria um erro grave porque é um lance de díficil análise e convém não esquecer que o árbitro não tem acesso a repetição, nem pode parar o jogo e desenhar a linha para averiguar a situação. Nestes lances mesmo à tangente, para mim qualquer decisão tem de ser aceite porque é humanamente impossível o árbitro ter certezas. Pensar que o árbitro ficou na dúvida e em vez de beneficiar a equipa atacante, beneficiou o Benfica porque é o Benfica é abusar das teorias de conspiração. Não sou benfiquista, sou portista e acho que há muita falta de sensatez nestas discussões de arbitragem. Aliás, quem vê, por exemplo, os jogos da Liga dos Campeões tem noção que os nossos árbitros até são dos melhores da Europa.

      Jorge Silva

  • Miguel
    Posted Novembro 8, 2014 at 2:33 pm

    O problema do país tem mesmo a ver com as pessoas, que já por si são corruptas por natureza. Falamos dos políticos ou dos dirigentes desportivos porque são estes que mexem com mais dinheiro. Porque de resto uma boa parte das pessoas foge aos impostos, usa a cunhazita sempre que pode, etc. Ainda há aqueles que têm apoios sociais mas andam a passear de Mercedes e iPhone… Este é um problema transversal. Há pessoas e pessoas, mas todas as pessoas, desde o dono da mercearia ali da esquina ao presidente do FC Porto estão inseridas num povo que, no geral, não tem o mínimo sentido de sociedade, tentando sempre obter o melhor para si, nem que para isso tenha de passar por cima de algo ou alguém. Quando alguém se depara com tanto poder e percebe que pode ficar com a vidinha feita dessa maneira, apenas com uma educação forte não vai aproveitar. É triste, mas é a verdade do nosso país. Não acontece com toda a gente, mas é um mal generalizado.

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2014 at 2:25 pm

    querem acabar com a corrupção?

    Legalizem as apostas desportivas e criem uma taxa sobre os lucros das mesmas para financiar inspectores que em permanência vigiem todas as formas de corromper um jogo de futebol, garantido que todos se disputam de forma legal e justa.

    José Medeiros

  • Mega Badjeras
    Posted Novembro 8, 2014 at 2:20 pm

    Com o futebol posso eu bem…e até é o menos. O problema é quando a corrupção afecta a política, o que é muito mais preocupante.

  • Ramiro
    Posted Novembro 8, 2014 at 2:16 pm

    Deviam-lhe ter Portugal se a corrupção é exclusiva de Portugal. Em Inglaterra, Espanha, Alemanha, etc em todo o lado há corrupção, nuns lados mais que outros. Em Itália, Grécia, nos países do leste europeu há muito mais corrupção que em Portugal, quer no futebol quer na política e no resto da sociedade.
    A corrupção é um problema mas não é apenas em Portugal, é em todo o Mundo.

    • Pedritxo
      Posted Novembro 8, 2014 at 4:41 pm

      A alemanha durante a sua historia nao e um exemplo para ninguem, o que me consta e que eles ainda nao pagaram as dividas da 2ºguerra mundial, se as pagassem nao seriam o que sao hoje, a merkel gosta e de mandar postas de pescada, mas tem telhados de vidro o seu pais, o muro de berlim so foi abaixo ha 25 anos e a historia esta sempre a mudar.
      Nos poderemos ser exemplo para ninguem , mas os outros paises tambem nao sao.

    • Kafka I
      Posted Novembro 8, 2014 at 3:47 pm

      O caso dos submarinos, retrata na perfeição a diferença entre Portugal e Alemanha…

    • Nuno R
      Posted Novembro 8, 2014 at 3:04 pm

      BES
      BPN
      Universidades domingueiras
      Fuga ao fisco
      Bragaparques
      Taguspark

    • Nuno R
      Posted Novembro 8, 2014 at 3:03 pm

      Claro que há corrupção na Alemanha como em Portugal.
      Vê o caso dos submarinos, corrupção multinacional.
      Porém, houve uma diferença… preciso de dizer mais?

  • Miguel Guerreiro
    Posted Novembro 8, 2014 at 1:20 pm

    Ideias que proponho para combater a corrupção de maneira ativa:
    – Os árbitros terem uma parte do salário fixo e uma parte variável dependendo da performance, etc…
    – Cada equipa de futebol no máximo poderia ter assinado contrato profissional com 75 jogadores (esta deveria ser universal, para evitar a fuga de jovens valores para outros países onde não houvesse esta restrição).
    – Reformular o conceito de SAD (empresa que assume na maior parte das vezes as despesas duvidosas dos clubes e que serve para enriquecer uns quantos…)
    – O agente de futebol ter uma papel mais restritivo, impondo-se um limite máximo de jogadores agenciados por um determinado agente (os super agentes atualmente têm o controlo de 6/7 equipas da 2ª linha do futebol europeu).

    Na minha ótica são medidas bastante simples e que reformulariam o futebol e permitiria haver uma maior transparência.

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:49 pm

    Aparentemente toda a gente sabe o que se passa mas como sempre acontece em Portugal com TODOS os casos de corrupção que chegam à justiça, a montanha Apito Dourado pariu um rato. O triste do boavista desceu de divisão, e o Porto com escutas para quem quiser ouvir a corromper árbitros com prostitutas e viagens nada aconteceu.
    Uma vergonha para a justiça desta nação! Uma vergonha repito. Mas depois quando surge alguém a combater esta corrupção evidente, é apelidado de chorão e populista. Bruno de Carvalho pode ter muitos defeitos mas encarou o Tubarão do futebol português de frente e de faca nos dentes! E isso o homem tem todo o mérito. Foi preciso grande coragem para o fazer sabendo das consequências que terá, pois infelizmente, é dos poucos a fazê-lo. Se todos fizessem o mesmo, o futebol português teria concerteza outra competitividade e seria mais atrativo…

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:28 pm

      Se o FCP praticou corrupção não fez nada que Benfica e Sporting não tenham feito. Não se esqueçam que Portugal só tem 3 candidatos ao título.

      José Medeiros

    • Deckard
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:18 pm

      Bruno, muito honestamente, é a primeira vez que leio essas situações sobre o SCP. Como tal, não sei o seu contexto. Mas presumo que já tenha sido há algum tempo, não? É que um dado relevante é o facto do interveniente no apito dourado ainda continua na sua função e é inclusive idolatrado pela maioria dos adeptos do clube. O SCP teve im cado há menos tempo (de cariz diferente, mas ainda assim, um caso) e a pessoa (P. Cristovão) foi afastada/afastou-se das funções. Parece-me que há logo à partida um moral um pouco diferente.

    • Bruno Fonseca
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:36 pm

      E eu pergunto: é só o Porto que é corrupto?
      Não nego que o meu clube devia pagar pelo apito dourado agora não vamos pensar que é só o Porto.
      O seu clube o Sporting também tem casos que não abonam em nada a verdade desportiva, um ex – presidente do SCP entrou na cabine dos árbitros de pistola na mão porque não estava a gostar do resultado na 1ª parte e outro caso é o do famoso " Elefante Branco ", o Jorge Coroado afirmou que viu dirigentes do SCP e do SLB com árbitros no dia anterior aos jogos nessa casa noturna.

  • NFM
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:42 pm

    Os adeptos do Porto não são perseguidos, o clube e o Norte em geral é sempre posto de parte em quase tudo, apesar de ser a classe mais trabalhadora…

    Tempos houve em que mal passavamos a ponte e já estavamos a perder 0-5 e o fato de o Porto, ter-se tornado o melhor clube em Portugal custa a muita gente…

    Isto só nos dá mais força porque há uma falta de coerência gritante… Tanto o Benfica como o Sporting tiveram até recentemente casos semelhantes e fazem-se de puristas…

    A corrupção é condenável mas a hipocrisia também é muita feio.

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:28 pm

    O Fcporto pode ter passado impune na justiça (devido à vergonhosa justiça portuguesa); mas ao menos o seu nome ficou bem sujo lá fora, e de certa maneira pagaram/pagam por isso. Eu sei que uma grande maioria dos adeptos portistas prefere ficar com o nome manchado e ganhar a qualquer custo para ter troféus, mas sei que deverá haver muitos outros que não será bem assim.

    Fico satisfeito com estas declarações de estrangeiros (já foram vários os artigos a falar do fcporto e a corrupção), significa que não passaram inpunes e lá fora o nome "fcporto" foi bem castigado. É conhecido pela sua organização, troféus mas também corrupção. A justiça pode ser "cega" mas o homem não.

    Pedro Carvalho

    • Jose Seabra
      Posted Novembro 8, 2014 at 6:09 pm

      Eu sinceramente acho-vos uma piada. Parece que a corrupção no futebol em Portugal só apareceu quando Pinto da Costa passou a ser presidente do FC Porto, e antes disso? Era um paraíso? Não havia corrupção em Portugal? E o presidente do FC Porto é o único corrupto? Em Portugal sempre se procurou esconder "parte da verdade". Já tivemos árbitros estrangeiros que confessaram que foram corrompidos quando arbitraram jogos de clubes de Lisboa. Já tivemos árbitros ex-árbitros portugueses que confessaram que os clubes de Lisboa os recebiam muito bem no Elefante Branco. Já tivemos árbitros a viajar com comitivas de clubes, como o senhor Mário Rui, 1 dia depois de ter dado uma Taça de Portugal ao Sporting…

    • Brunofliiip
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:57 pm

      Ou seja, o Porto teve "equipões" para ir lá fora limpar títulos europeus mas internamente como as equipas portuguesas são melhores que as equipas da Liga dos Campeões e Liga Europa precisaram de árbitros. Soa um bocado a conspiração não? Ainda soa pior quando se sabe que durante as investigações do apito dourado, os casos do sul foram arquivados sem qualquer tipo de investigação havendo provas que pediam o contrario.

      O centralismo continua a abafar o que realmente se passa e o povo só vê o que convém.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:17 pm

    O engraçado (que não tem graça nenhuma) é que até vários estrangeiros se apercebem do que se passa em Portugal há muitos anos, mas por cá, vemos pessoas que quando o seu clube ganha está tudo bem, e os outros que tentam combater esta situação é que são chorões.
    Por momentos, ao ler falar em limpezas, corrupção, etc. até pensei que fossem declarações do Bruno de Carvalho. Mas claro que não, a maioria dos comentários que aqui vão estar a aplaudir e a dar razão a Hill, são os mesmos que chamariam ridículo ao presidente do Sporting.

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:56 pm

      Lá tinha de vir o nome de Bruno de Carvalho à conversa aquele que quando é prejudicado pede repetição de jogo mas quando é beneficiado assobia para o lado, e os sportinguistas já não bastava acharem que ele é o Deus salvador do Sporting ainda pensam que também vai ser o Deus salvador do futebol… Mais tarde ou mais cedo vão perceber que ele é farinha do mesmo saco que todos os outros…

      Jozef

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:48 pm

      Uma pergunta para ti…Se o Sporting ganhasse alguma coisa será que chorava tanto? Será que eram os salvadores da verdade desportiva e do combate à corrupção desportiva? E isto pondo de lado aquele fiscal de linha do Paulo Pereira Cristóvão.

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:24 pm

      LuisRafael acertou em cheio! Ja li aqui um comentador dizer a seguinte frase: "O Sporting é um clube de paixões". Pois os adeptos do clube exaltam os jogadores demais e os rivais rebaixam-nos demais! O Bruno de Carvalho pode dizer que o Noddy é taxista que lhe caem logo em cima. Muitas vezes ele fala para Sportinguistas e os outros vem dizer que ele está a incendiar!

      Tadeu

    • Bruno Perneta Correia
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:42 pm

      Na mouche!

  • João Lains
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:17 pm

    A opinião de quem vê por fora é sempre mais isenta… correcta?

  • Frank Rijkaard
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:01 pm

    Muito obrigado à Inês por ter feito esta pergunta e ceder-nos a resposta. Isto e bom para nós, comentadores do blog, lermos. As vezes atiramos postas uns aos outros, pomos a clubite a frente de tudo, e esta resposta de Declan Hill demonstra que todos sabem o que se passa, mas ninguem quer admitir e ninguém faz nem fez nada contra isso. O futebol português está minado de corrupção! Quer dizer, todo o pais esta, mas o futebol em especifico esta minado! E isso e um terrível mal que afecta o pais, e impede a evolução da nossa liga. E isto reflete-se numa federaçao completamente desorganizada, e num a liga de clubes que… Bom, nem preciso responder, acho que o que o Mário Figueiredo fez basta (afinal, 11000€ por mês para se deixar ir atras das 'outras' nao e nada mau). Em conclusão, o que eu acho e que realmente e necessário fazer algo contra. Nao tenho propostas a apresentar e verdade. Porque acho que a única chance de isto mudar e se os nossos políticos, dirigentes e presidentes ganhassem vergonha na cara…

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:01 pm

    Para começar a limpeza convinha que as investigações não fossem so de coimbra para cima.

    Manel C

    • João
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:35 pm

      NFM

      Estás a falar do caso Multibanco em que a ser verdade e repito… A ser verdade… Se procurou afastar um arbitro de um jogo para não prejudicar deliberadamente sempre a mesma equipa?!?
      Será isso comparavel a tentar pagar a um arbitro para ter o resultado que se quer?!?

      Ja agora faço outra pergunta… O que aconteceu aos supostos autores desse "caso multibanco"?!? Eu respondo-te… O próprio clube visado à cautela afastou-os imediatamente. Ja o arquiteto do apito dourado nao so continua nas mesmas funções como ainda é endeusado….

      É por isso que nao vou ao futebol… Nao ha vergonha na cara nenhuma… Mesmo depois do apito dourado, das escutas publicadas, tudo se manteve… O que interessa é ganhar a qualquer custo…. Mentalidadezinha…..

      SD,
      Xait

    • NFM
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:13 pm

      Estás a pedir muito…

      Basta ver o que se passou no caso do multibanco, ninguém fala sequer disso.

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2014 at 12:01 pm

    Os meus parabéns ao VM, fantástico.

    Bruno

  • Kafka I
    Posted Novembro 8, 2014 at 11:55 am

    A corrupção é transversal a TODA a Sociedade Portuguesa e não só no futebol, faz parte de nós enquanto Povo…e basta ir a um exemplo muito simples, em todos os trabalhos verão que uma boa parte dos empregados não está lá por mérito, mas sim pelo factor mais importante deste País, o facto Cunha…e podia dar aqui mais n exemplos, mas não é necessário, este País nunca vai mudar porque o Povo Português é assim desde sempre e basta ler um pouco do Padre António Vieira e ficamos na dúvida se o texto foi escrito há 400 anos atrás ou foi escrito nos dia de hoje, e isso é a prova máxima que este Povo nunca vai mudar…

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2014 at 6:34 pm

      Incrivel!
      Portugal deixou ao Brasil grandes heranças, como a língua, a arquitetura, um território gigantesco, entre outros… Porem, nos deixou um grande mal que é a corrupção. Enquanto eu lia as palavras do Kafka, achava que ele estava falando sobre as terras tupiniquins. Muito triste! :(

      Natan Fox

    • Ninja
      Posted Novembro 8, 2014 at 4:19 pm

      Parvoíce. O facto de estarmos a falar sobre o assunto implica que uma nova geração vê as coisas de outra maneira. As coisas vão mudar. Mas não é a abandonar o país que isso vai acontecer.

    • Ferreira
      Posted Novembro 8, 2014 at 4:07 pm

      Eu discordo totalmente porque não são os portugueses que são assim, são todas as pessoas do Mundo. Acredito que quando mais evoluída for a sociedade menos corrupção haverá e por isso estamos sempre a mudar, a evoluir e vamos continuar. Mesmo em países como Suécia, Noruega, Alemanha, Canadá há corrupção quanto mais em Portugal. Vejam o Brasil, Índia, Indonésia os países emergentes onde há muito mais corrupção que em Portugal. Mesmo na China há mais corrupção e há muitas coisas muito piores do que temos em Portugal.
      Nós vamos evoluir mas é verdade que os nossos políticos atuais não nos facilitam a tarefa

    • André Santos
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:50 pm

      Ler as obras de Eça de Queirós sobre a sociedade portuguesa de então faz parecer essas mesmas obras, como se fossem dos dias de hoje tais as similaridades. A sociedade portuguesa é corruptível desde sempre.

    • Frank Rijkaard
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:17 pm

      Falou e disse. Nao abordei a cunha mas creio estar implicita no meu comentario

    • Hugo Noronha
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:38 pm

      totalmente de acordo contigo Kafka!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:36 pm

      Concordo plenamente.

    • Rabensandratana I
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:23 pm

      Essa foi a minha principal razão de eu ter mudado de país.
      É um Portugal que é banalizado por cunhas e fretes.
      Concordo a 100% com o que escreveste.

  • João Dias
    Posted Novembro 8, 2014 at 11:48 am

    O homem anda atento aos futebol português…Até já sabe que há salários em atraso na arbitragem. Vejam a útima frase dele…

    • André Santos
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:33 pm

      Também dizem que a corrupção no nosso país se deve ao facto dos políticos ganharem pouco o que os obriga a enveredarem por esquemas paralelos.. Acho sinceramente que uma pessoa corruptível nunca o vai deixar de ser, e quanto mais lhe derem, mais vai querer roubar.

    • Ramiro
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:13 pm

      não, o que ele defende é que se pague mais aos árbitros

    • Jose
      Posted Novembro 8, 2014 at 1:26 pm

      "Pagar aos árbitros devidamente"é completamente diferente de " pagar aos árbitros atempadamente"( pagar a tempo)

      Devidamente neste caso significa pagar o que é justo, traduzido á letra é pagar como deve ser. Tem como sinónimos, correctamente, acertadamente, adequadamente etc etc.

      Isto de falar( como tara, como panca) da formação é muito bonito, tê-la é que é mais difícil.

    • Beluche
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:59 pm

      A leitura mais correta e que se a liga ou a fpf paga-se mais premios ou melhores ordenados aos arbitos , eles nao seriam tentados a usar 'metodos' menos improprios para resolvér as questoes financeiras. Com tudo sao seres humanos e se eu ganah-se 10 mil mes, e me oferece sem 100 mil em um dia para rapar o pelo a alguem, pois eu faziao , o dinherio neste povo tudo leva e tudo manipula, as pessoas acham-se superiores e que nada as controla, mas esqueceram-se a muito que nos todos somos meros escravos da maior arma jamais inventada pela humanidade, o dinheiro. Por isso considero que o ser humano e nada menos que um ser que caminha com duas pernas, que se torna inferior a outra coisa qualquer, incluindo eu que sou um em igual a outro qualquer.

    • João Dias
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:56 pm

      " Pagar aos árbitros devidamente " Ou seja, pagar o que devem….
      Acho que le não quer ir por aí porque não é por acaso que se costuma dizer " O rico quer mais o dinheiro que o pobre ".

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:35 pm

      Também interpreto mais como o Kafka.

    • Frank Rijkaard
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:04 pm

      E uma perspetiva correta. Mas pense antes assim João: se os árbitros receberem prémios maiores por uma arbitragem limpa, nao se deixam levar por prémios dados por clubes para efetuarem uma arbitragem tendenciosa!

    • João Dias
      Posted Novembro 8, 2014 at 12:04 pm

      Há as duas leituras…

    • Kafka I
      Posted Novembro 8, 2014 at 11:58 am

      João,

      Intrepreto de outra forma, acho que ele ao dizer aquilo é mais no sentido de se a Liga pagar "ordenados" mais altos aos árbitros, será mais difícil de corromper os árbitros..

  • Diogo
    Posted Novembro 8, 2014 at 11:44 am

    Uau, o Visão de Mercado não pára mesmo de crescer agora até já entrevista o Declan Hill.

    • André Santos
      Posted Novembro 8, 2014 at 2:57 pm

      Quando 95% dos clubes fazem tudo para manter as coisas como estão está tudo dito sobre o futebol português.

Deixa um comentário