Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“A formação em Portugal, a começar nos clubes, está a funcionar bem e produz talentos”

Discurso bonito, próprio da ocasião, mas será que esta presença de Portugal numa final de um campeonato da Europa vai mudar alguma coisa? A própria FPF também tem responsabilidades no que se está a passar actualmente no futebol português, com as equipas cheias de jogadores estrangeiros. Apesar de a maior responsabilidade ser sem dúvida dos clubes e até dos adeptos. O Sterling, Barkley, Shaw, etc, se fossem portugueses provavelmente ainda eram considerados demasiado novos e como tal deviam estar nas equipas B’s das suas equipas.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes pediu aos clubes para apostarem mais nos jogadores lusos após a derrota de Portugal frente à Alemanha no Europeu sub-19. “Agora que ganharam o reconhecimento da generalidade dos portugueses cabe-me deixar um alerta a todos os responsáveis do futebol português”, referiu Fernando Gomes, para quem “a formação em Portugal, a começar nos clubes, está a funcionar bem e produz talentos”. “Apostem nos jovens valores portugueses, dêem-lhes as oportunidades que repetidamente dão provas de merecer, apostem neles com convicção e conscientes de que para crescer é preciso competir. Para crescer é preciso errar. Para aprender é preciso ter tempo”, disse o presidente da FPF, que pediu aos adeptos para demonstrarem “um carinho especial” pelos jogadores, pois saber valorizar o que é nacional, “apoiando nos bons e maus momentos é uma ajuda decisiva para que o futebol nacional continue ao mais alto nível”.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Agosto 3, 2014 at 3:25 am

    na minha opinião devia de se criar regras para esta situação, fala-se de fair play financeiro e tal mas para o Porto acaba por ser fácil contornar esta situação (o benfica e o sporting não tem vendido bem ultimamente) , todos os anos recebe mais do que compra, e assim contorna facilmente esta questão, sendo mais fácil gastar noutros lados, assim acaba por não se apostar nos da casa e as promessas ficam por ai mesmo, como promessas, pensam que dar minutos na II liga é bom, eu não concordo, se é para dar dá-se na I liga, torna-se melhor a jogar com e contra os melhores e se há valor então tem de se apostar neles, nós ( clubes portugueses ) não nos podemos dar ao luxo de gastar dinheiro a torto e a direito, e as nossas selecções mais jovens tem tido excelentes resultados de uns anos para cá e quase nenhum é utilizado, olhem para o caso da selecção vice-campeã mundial sub-20, quantos estão na sénior agora? nenhum… até a estrela o Nélson Oliveira tornou-se um jogador banal.. ficamos melhores como atletas se tivermos como objectivo ganharmos, sempre! não é a andar a jogar na equipa b que vai melhorar…

    e nos três grandes à jovens que se podem tornar estrelas, precisam é de oportunidades, e comentários como o do AH a dizer que o porto não ia ter melhor formação e abdicar de uma melhor equipa A para mim é triste…

    vamos ver…

    só para dar um exemplo no porto : rafa, podstawski, rubén neves, andré silva, etc..
    benfica : rochinha, guzzo, cancelo, joão nunes, estrela, nuno santos (pessoalmente não gosto muito da forma de jogar do bernardo silva, mas assumo que possa ser de mim)
    sporting : já se sabe que tem muito poder na formação, mas sinceramente com o BdC foi do 80 ao 8, e acho que daqui a uns anos vai ser muito mau mesmo…

    e sou portista se quiserem dizer que é clubite…

    João Carvalho

  • José
    Posted Agosto 1, 2014 at 10:45 pm

    Minha gente, sabem porque é que em Portugal se aposta mais no jogador estrangeiro do que no jogador nacional? É muito simples. Em Portugal como não temos poderio económico nenhum estamos sujeitos à lógica de quem estabelece o mercado.

    Em Inglaterra os clubes estão imunes à lógica de mercado pois têm uma moeda forte e os clubes entre si sabem negociar de forma a que o dinheiro não abandone o País, vide a transferência de Andy Carroll para o Liverpool, ou a transferência de Remy, são muitos os exemplos de jogadores transferidos entre clubes do mesmo País por valores irreais, mas têm essa capacidade de manipular o preço por terem uma economia forte e não necessitarem de receitas extra como é o caso das transferências de jogadores. O mesmo acontece na Alemanha.

    Já em países como Portugal e Espanha, o jogador formado no clube normalmente não tem muito valor num mercado fraco e essa tendência acentua-se mais quando o capital proveniente de receita externa é uma necessidade o que permite que clubes com outra disponibilidade financeira possa baixar e muito o valor de negócio.

    Em Portugal o jogador estrangeiro costuma vir intermediado por um empresário e já vem com um valor de mercado, ou seja, no ano seguinte caso seja para transferir, tem uma base de negociação fixa, o típico jogador jovem português por nunca ter sido transferido para nenhum lado e por ter nascido num País de economia fraca não é visto como um activo muito apetecível para os clubes da I Liga portuguesa que não o conseguem vender lá fora com uma grande margem de rentabilidade.

    E podiam dizer…"mas se todos apostassem em jovens portugueses, ficariam na mesma em pé de igualdade", evidentemente, mas clubes que vão às competições europeias têm responsabilidades para se manterem competitivos por esses jogos representarem importante receita que não pode ser desperdiçada….enquanto clubes que têm segurança financeira podem apostar em jovens quando já têm os seus resultados assegurados, em Portugal mesmo com qualificações asseguradas tem de se jogar para ganhar.

    Querem apostar em Portugueses? Então os clubes têm de ter mais segurança financeira…só com segurança para se investir é que se pode ter risco…é dos livros

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 1, 2014 at 6:25 pm

    Fernando Gomes sempre com a mesma ladainha mas não cria regras para que o jogador português seja beneficiado para posteriormente ser uma clara aposta dos clubes portugueses, só poucas equipas em Portugal é que realmente apostam nos jogadores português o caso mais claro é o FCPENAFIEL que tem praticamente só portugueses à excepção do Mbala, isto sim é que é apostar nos portugueses.

    Enquanto a FPF não tomar e impingir medidas para que os portugueses sejam mais aproveitados não se pode fazer mais nada.

  • Bruno Fonseca
    Posted Agosto 1, 2014 at 3:50 pm

    Eu acho que a FPF devia promever incentivos aos clubes para apostarem na formação. Não digo criar limites porque isso é proibido, pelo menos aqueles dos países do Espaço Shengen.
    E isso de que se apostarem em portugueses os resultados na europa vão ser piores é tudo treta, o Porto em 2004 foi campeão europeu com 90% de portugueses.
    Há tantos bons exemplos de países, temos que pôr os olhos neles, infelizmente o português só gosta de olhar para o estrangeiro.

  • João Dias
    Posted Agosto 1, 2014 at 3:24 pm

    É evidente que é necessário tomar medidas.
    A FPF tem responsabilidades. Eu sei que é proibido limitar o número de jogadores estrangeiros nas equipas.
    Mas não é proibido criar incentivos para os clubes apostem na formação.
    A Alemanha fez isso e vejam como está agora.
    A França idem aspas.
    E mesmo a Inglaterra que era dominado por jogadores estrangeiros já começa a olhar de outra maneira para o jovem jogador inglês.

    Se se criar esse incentivo, não duvidem. Portugal terá uma seleção de top no futuro.

  • Kacal l
    Posted Agosto 1, 2014 at 2:11 pm

    Não tenho muita coisa a dizer sobre este assunto, é óbvio que a formação nos clubes portugueses está a funcionar bem e produz talentos, há qualidade em Portugal (nesse aspecto), o problema é a falta de aposta e oportunidades nesses mesmos jovens, sobretudo nos três “grandes” (Sporting aposta mais), e depois o presidente da FPF limita-se a fazer um pedido??? Não tem poder suficiente para implementar novas regras e impor algumas, por favor… assim nunca vamos evoluir e vamos continuar a ter talento, mas a perder no "resto" para as outras selecções de top, mais do mesmo.
    Eu falo por mim, se o meu clube decidir apostar nos jovens da formação, eu não me vou opor, nem sequer ficar chateado, vou apoiar e ficar satisfeito, se tivermos que ter 2 ou 3 anos menos bons e depois colher os frutos, por mim está tudo bem, mas não vejo nada nesse sentido, nem por parte dos clubes, nem por parte da FPF, enfim…

    • Pedro
      Posted Agosto 2, 2014 at 12:02 am

      Mike-UK

      Tinha 8 espanhois, tirando o Casillas os outros todos foram comprados, que grande aposta na formaçao.

    • Pedritxo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:30 pm

      e para nao dizer que se os clubes tiveram mais jogadores da formaçao ha mais probabilidade de ter mais gente, porque os jogadores custumam ser mais acessiveis e conhecem muita gente da terra.

    • Mike-UK
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:26 pm

      Pedro, o Real em 18 convocados contava 8 Espanhois. O Atletico nos mesmo 18 tinha 9.
      O Benfica por exemplo em 18 convocados nesta ultima final tinha 5 Portugueses. O Sevilha tinha 7 espanhois. Curiosamente as duas equipas entraram em campo exactamente com o mesmo numero de Portugueses…. 2 para cada lado.
      Mais uma vez, volto a dizer, nao estou a atacar ninguem, estou a analisar numeros e os nossos 'maiores' clubes desenvolveram uma alergia a Portugueses que me assusta. Sporting incluido o que muito triste me deixa.

    • Kacal l
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:25 pm

      Pedro,

      Sim, até tens razão, mas o Real teve 8 espanhóis nesse jogo (3 como titulares, 5 como suplentes, 2 como suplentes utilizados, 5 deles da formação do clube),

      – Casillas, Ramos e Carvajal começaram de inicio;
      – Diego López, Arbeloa, Illarramendi, Isco e Morata ficaram no banco;
      – Isco e Morata entraram na 2ª parte.

      Destes, há 5 formados no Real Madrid (Casillas, Diego López, Carvajal, Arbeloa e Morata).

      Não esquecer o Xabi Alonso, que só não foi titular porque estava suspenso, seria mais um espanhol.

      Resumindo e Concluindo, até o poderoso e rico Real Madrid que compra tudo o que é jogador acima da média ou que esteja na moda, tem mais jogadores formados no clube ou no País, que os nossos clubes portugueses costumam utilizar nos seus jogos, e lembrar que foi numa final da Champions, agora tira as tuas conclusões.

    • Pedro
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:02 pm

      foi entre 2 equipas espanholas, mas uma não liga nada a formaçao. compra tudo o que é jogador acima da media ou que esteja na moda

    • Kacal l
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:53 pm

      Mike-UK,

      Exactamente, subscrevo.

      Acrescento que até já tivemos um exemplo nosso, com o Porto de Mourinho, em 2004, que apostou na formação e em portugueses e conquistou uma Taça UEFA, uma Champions e chegamos à final do Euro 2004 (não ganhamos por incompetência) e às meias-finais do Mundial 2006, é preciso apostar e dar oportunidades, nós temos qualidade e talento nas formações, sem duvida.

    • Mike-UK
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:43 pm

      Sem duvida… veja-se o exemplo do futebol Espanhol que melhorou e muito com as apostas de Barcelona e Valencia sobretudo na formacao – quantos anos esteve Espanha e o Barcelona sem ganharem uma competicao europeia/internacional? depois de 2006 – ano do 'regresso do Barca' a 2012 foram so' triunfos Espanhois. E mesmo este ano em que Espanha esteve mal a final da Champions foi entre duas equipas Espanholas.
      O mesmo vale para o futebol Alemao que apesar de a Alemanha chegar sempre longe nas grandes competicoes, esteve varios anos sem ganhar nada e nos ultimos anos os clubes Alemaes tambem tem brilhado e houve uma final de Champions so' entre equipas Alemas (Bayern x Borussia em 2013) – A Alemanha foi campea mundial em 2014
      E mais uma vez, o mesmo com a Italia, o periodo em que foram campeoes do mundo ali entre 2001 e 2005 viu varias equipas Italianas chegarem 'as finais da champions com uma final so' Italiana Juve x Milan em 2001 e houve as duas finais Milan x Liverpool – a Italia foi campea Mundial em 2006.
      O unico exemplo que foge 'a regra e' no futebol Ingles onde claramente nao se ganha nada mais por falta de talento e sobranceria do jogador Ingles do que outra coisa qualquer….

  • Mike-UK
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:56 pm

    Isto e' absolutamente ridiculo… este senhor limita-se a fazer pedidos aos clubes?
    Isto e' como viver num estado sem lei onde as pessoas se matam umas as outras com pedras e paus e ter o primeiro ministro a fazer comunicados 'a nacao dizendo "pessoal tenham la' cuidado com isso que voces ainda se aleijam seus tolos…"
    Sem regulamentacao seria e medidas concretas isto nao vai a lado nenhum! Depois de todo o investimento no Euro 2004 e as melhorias de condicoes nos nossos clubes com boas escolas de formacao, centros de estagio e academias porque raio nao se tomam medidas que potencializem o talento que tem vindo a ser formado? Do que e' que estamos 'a espera?
    Tome-se o exemplo do Benfica por exemplo que teve uma epoca fantastica no ano passado com a participacao ate' 'a final da UEFA Youth League, isso e' resultado de uma muito boa politica de formacao que deveria deixar-nos a todos orgulhosos mas agora todos aqueles miudos estao tapados na chegada ao plantel principal no medio prazo.
    Isto nao e' um ataque ao Benfica de maneira nenhuma, no fundo o clube faz o que tem de fazer para ser competitivo dentro daquilo que sao as regras vigentes, mas se as regras fossem diferentes entao teriam de apostar nos jovens da sua formacao. Isto tambem nao e' um comentario xenofobo e ai torna-se dificil conseguir discutir o assunto sem parecer algo racista mas do mesmo modo que eu nao gosto de ver o Bernardo Silva tapado pelo Talisca tambem nao acho correcto saber que ha' um miudo Turco qualquer tapado pelo Bruma – e' um argumento que vale para os dois lados…
    Neste caso concreto o que tem de ser discutido em ultima analise e' a capacidade competitiva de um pais e Portugal (seleccao) teria muito mais a ganhar com uma utilizacao racional de estrangeiros juntamente com Portugueses do que tem com as regras actuais.
    O futebol espanhol aposta nos seus jovens do mesmo modo que o futebol Alemao aposta nos seus e o resultado de tudo isso esta' bem 'a mostra.
    Em boa verdade, as ultimas 3 seleccoes campeas do mundo – Italia, Espanha e Alemanha – ganharam os respectivos mundiais com muito mais jogadores a alinharem no campeonato Italiano, Espanhol e Alemao do que com jogadores a alinharem no estrangeiro e isso nao e' coincidencia nenhuma.
    E' preciso accao urgente!

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:51 pm

    É acabar com palavras e executar acções. Instaurar regras de cotas de portugueses e estrangeiros (exemplo da Ucrânica) e remodelar todo o panorama das camadas jovens, que ao nível técnico-táctico como físico. Talento só não chega e os nosso jogadores correm demais com a bola, têm mau tempo de decisão, não conseguem uma sequência de 3 passes, andam a "gasóleo" em comparação com os adversário e não efectuam trocas posicionais. Ou se muda a mentalidade da FPF e da LPF ou não haverá salvação. Somos um mini-Brasil neste aspecto.

    Ass: Guilherme Simões

  • Bruno
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:43 pm

    Mais k os grandes nao apostarem nos jovens penso k o problema mais grave sao as restantes equikas k so têm competicoes internas e possivelmente tinham mais condicoes de apostar nos jovens e nao receberem contentores de jogadores do outro lado do atlantico

  • MM
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:38 pm

    É um crime, ainda para mais se o plantel do Benfica for a miséria que apresenta atualmente, se o Bernardo Silva não tiver lugar neste grupo. O miúdo pode ser de top, não é exagero nenhum, tem qualidades para ser dos melhores, precisa de jogar. Mas se nem nos jogos de preparação tem oportunidades, quando for a doer não terá nenhumas. Vai ser queimado e a verdade é que ninguém sabe bem porquê. Não me digam que é da posição porque o Talisca era segundo avançado ou um 10 e tem jogador todos os jogos mais recuado. Não me digam que é do físico, porque no futebol não existem só jogadores altos e fortes, poderia dar 100 exemplos. Da parte técnica também não será de certeza e de falta de inteligência e capacidade de perceber o jogo também não. Mais um dos mistérios de Jesus…

  • Nuno R
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:21 pm

    O Oblak não precisou de nascer 2 vezes para se afirmar na baliza do Benfica. Bastou… jogar.
    Agora o Jesus sempre defendeu que ele ainda não tinha a capacidade para tal. Não se tivesse o Artur lesionado, onde estaria o Oblak. A caminho de um empréstimo (se não fugisse antes), pois ainda não tinha a capacidade para ser titular, isto enquanto aterrava um qualquer Romero.
    Se o Rinaudo fosse um muito bom jogador, onde estaria o William? Provavelmente a fazer aquelas reviengas no Arouca… mas nunca teria lugar no Sporting, pois era jogador de equipa pequena.
    Convençam-se de uma coisa: UM JOGADOR SÓ MOSTRA O SEU VALOR JOGANDO!!!!

    Se os jovens tiverem oportunidades, uns irão provar o seu valor, outros não. O mesmo que com os estrangeiros.

    Acho uma graça… os alemães são elogiados pois apostam na sua formação. Porra, eles têm mais dinheiro, têm uma influência enorme sobre os mercados de Leste e Turquia, estão no espaço Schengen, têm uma liga atractiva, e mesmo assim preferem apostar em jovens deles em detrimento de camiões de estrangeiros, fazendo aquilo que nós não conseguimos fazer??? Porquê? O nosso jogador não tem qualidade? É isso? É uma questão genética, mental, expliquem, por favor!

    • Nuno R
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:09 pm

      O que chateia mais nisto é a "inevitabilidade". Contratamos estrangeiros, porque "tem de ser". É assim. Não podemos ser competitivos com mais portugueses e menos sul-americanos. Simplesmente, porque sim.

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:59 pm

      Nuno R,

      Subscrevo inteiramente o teu comment…a diferença de Portugal para a Alemanha não está em limites ou "quotas" de jogadores Alemães, porque eles não têm regra nenhuma, a diferença está mesmo nas oportunidades que eles dão aos jogadores Alemães e que em Portugal não se dá…

      Tem a ver acima de tudo com a própria mentalidade, pois o "tipico" Alemão, sabe que é bom, e mais que saber que é bom, acredita de facto que o que é Alemão é que é bom…já o tipico "Tuga" tem por norma o preconceito que só o que é estrangeiro é que é bom…e isso transversal a toda a sociedade e em todos os sectores da mesma, e como tal reflecte-se também no futebol.

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:45 pm

      O Alemão tem uma mentalidade mais séria que o latino, para começar se olhar para os clubes Alemães e a sua forma de ver as coisas, eles tem dinheiro (sim) mas também além disso não tem dividas…

      você compara o Real Madrid com o Bayern de Munique, ambos tem dinheiro para comprar qualquer jogador, mas o Real Madrid tem quase 1000 milhões de Euros de passivo, enquanto o Bayern não tem divida…

      Estas coisas pesam, porquê que os latinos não apostam tanto na formação? O latino vive muito do "statutos quo" da imagem… do que os outros dizem, pensam etc etc

      Poucos clubes em Portugal tem mentalidade formadora, e outros até tem complexo em formar, porque os seus adeptos falam tão mal da política do rival que forma, criticam tanto o apostar em demasia em jovens, que depois ficam de pé atrás na hora de eles fazerem o mesmo…

      é a tal conversa do "ah e tal, o Sporting aposta na formação, mas ganha alguma coisa com isso?" isto é na generalidade a cassete que os Portistas e Benfiquistas normalmente usam para desvalorizar o trabalho de formação do Sporting… entre outras coisas (dos mitos etc etc…)

      A verdade é que os jogadores com qualidade aos 17 anos, tem tanto proveito como jogadores sem qualidade de 23, ambos podem nem sempre tomar a melhor decisão a diferença é que o de 17 anos que é talentoso, não só se valoriza muito mais rapidamente, como quando tem um momento bom, esse momento é muito mais desequilibrador…

      Os clubes precisam é de se organizar, criar um sistema de promoção de jovens, por exemplo:
      ninguém está a pedir aos clubes para apostarem só na formação, mas se promoverem 2/3 jogadores por cada ano, ao fim de 5 anos, tem uma equipa ainda jovem com uma espinha dorsal muito forte feita em casa…

      É preciso é criar rotinas, os clubes são placas giratórias, os grandes clubes nem sempre funcionam bem, por exemplo o Benfica está agir muito mal, vendeu os jogadores todos de qualidade praticamente, e esta a contratar já reforços para serem titulares, vai correr mal… vão falhar, porque os reforços deveriam já estar no clube… fossem da formação ou fossem outros jogadores que já la estivessem pelo menos a 1 ano, é assim que funciona!

      Um clube raramente deve contratar um jogador para ser logo titular, a menos que seja uma estrela ou um grande jogador, se a ideia é criar rotinas, os clubes devem primeiro contratar potenciais substitutos, evoluí-los e depois quando chegar altura certa, vendem então o titular, para se abrir espaço para o substituto, e possivelmente um jovem da formação, é assim que se faz!

      Não é como os clubes em Portugal, que vendem uma truta e vão buscar outra, dessa forma nunca rentabilizam nada, gastam o dinheiro mal, porque estão pressionados a procurar substitutos com alguma rapidez e acabam por não encontrar negócios a altura, um clube organizado não deve te pressa em contratar, deve agir de forma cirúrgica e no tempo certo deixar sair os jogadores que não queiram continuar…

      Por isso é que acho de resto que o Sporting fez bons reforços esta temporada, nenhum deles é para ser titular, no entanto são jogadores que vão evoluir e que daqui por um ano, poderão ser vendidos alguns titulares e já serão substitutos a altura… casos do Rosell, Paulo Oliveira, Slavchev, entre outros, criticam o Sporting por ter contratado jogadores que não são no imediato titulares mas é assim que se trabalha, devem entrar devagar nas equipas e não serem atirados logo para o assador como o Benfica está a fazer com o Talisca que anda a jogar os jogos todos porque não há mais ninguém…vai chegar todo estoirado ao inicio do campeonato.

  • OML
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:16 pm

    Já há muito tempo que ando a pedir implementação de regras para obrigar a utilização de X de jogadores
    formados localmente na inscrição da Liga tal como acontece na Liga dos Campeões onde os clubes são obrigados a inscrever x vagas de jogadores formados em Portugal,

    De discursos bacocos e vazios está o mundo cheio, é preciso pro-actividade, este presidente da FPF é tudo menos pré-activo, nem sequer os teve no sitio para demitir o Paulo Bento, está na cara que manda mais Jorge Mendes nos destinos da FPF do que propriamente o presidente ou quem o elege…

    assim é difícil melhorar, a Selecção Alemã foi muito superior a Portugal porque os jogadores além de bons individualmente já possuem outra rodagem competitiva, em Portugal dificilmente se terá melhores resultados a nível de selecção AA enquanto não forem implementadas regras para defender o jogador Português…

    Vejam a pré-epoca miserável do Benfica, contratações de qualidade duvidosa, a maioria Brasileiros, e curiosamente os únicos que ainda deixam boa figura nos jogos de pré-época são jovens Portugueses da formação… isto deveria querer dizer alguma coisa não?

    Portugal tem nesta geração de sub-19 uma excelente oportunidade, creio que é uma geração ainda mais forte do que a que foi campeã da Europa de sub17 em Viseu, onde estavam o Miguel Veloso, Hugo Almeida, Moutinho etc etc, esta geração tem mais qualidade em quantidade… não a coloco ao nível da geração de ouro, porque acho que nunca mais iremos ter um naipe de jogadores tão fortes como tivemos nos anos 90 e princípios de 2000, mas ainda assim temos muito bons recursos para sermos uma das melhores da selecções da Europa e deixar uma marca em participações de grandes provas.

    cabe aos clubes sanearem a sua política e deixarem-se de andar a encher bolsos a dirigentes e a empresários para apostarem numa política que sirva os interesses dos clubes, que são formar e competir para depois colher dai frutos.

  • Paulo
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:14 pm

    Ao ler estes comentarios da logo para ver a mentalidade Portuguesa. E um facto que nos temos muitos estrangeiros na nossa liga, os clubes não apostam em Portugueses (que preferem ir para ligas com menor visibilidade para ganhar algum dinheiro enquato ca reinam os estrangeiros), por isso a qualidade da selecão tem vindo a descer tão dramaticamente. Nenhum jogador tem possibilidades de aprender e crescer se não tiver oportunidades de jogar ao mais alto nivel. Em Portugal nos temos muitos preconceitos com idade, com 21 e demasiado novo, uma promessa, com 32 esta velho e ja nem devia jogar a bola. Enquanto a mentalidade não mudar ao nivel dos clubes, e dos adeptos, afinal e a pressão que os adeptos poem nos clubes de ganhar a todo o custo que faz com que se aposte mais em jogadores formados que em jogadores em formacão. E pena. Vejam o exemplo da Alemanha com um liga com maioria de jogadores alemães, muita aposta nos jovens, sem medo, quantos da selecão de sub-19 ja são titulares ou tiveram oportunidades nos seus clubes?muitos deles na primeira liga… e notou-se na maturidade que apresentaram a jogarem contra os "putos" Portugueses…. infelizmente para melhorar esta situacão a que mudae e não me parece haver muita vontade nisso…

    • Paulo
      Posted Agosto 1, 2014 at 7:12 pm

      E quantos naturalizados teem na sua seleção para aumentar ainda mais a qualidade(Alemanha)

    • Nuno R
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:33 pm

      Os alemães são pobres, por isso não conseguem ir buscar estrangeiros de qualidade. Têm de apostar no que têm em casa, pobrezitos.

  • João
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:10 pm

    A história da formação é uma treta. Ou os miúdos têm talento ou não, se tiverem não é preciso grande formação para serem bons jogadores, se não tiverem nem com a melhor das formações chegam lá.
    Na Alemanha, com clubes muito mais ricos que os nossos, a aposta nos jovens nacionais é visível a olho nu. Praticamente todas as equipas apostam todos os anos nos seus jovens valores e todos os anos há imensos jovens que se afirmam na Bundesliga. Mas tal como a Alemanha não precisa de troikas, em Portugal os clubes não vão lá sozinhos, precisam que sejam impsotas regras que obriguem a utilização de jogadores portugueses. Caso contrário nunca voltará a existir uma aposta séria no jovem da formação, passamos este período de crise, sem dinheiro para nada, e não se registaram alterações significativas.

  • Alex Oliveira
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:09 pm

    O que se passa é que fazer estes pedidos pelos órgãos soberanos não chega… É preciso criar medidas! De que vale pedir aos clubes portugueses que apostem nos nossos jovens nacionais, se esses clubes não são obrigados a tal?
    Neste aspeto ainda estamos muito atrasados! Na Premier League, há limite de estrangeiros por equipa. A Liga Portuguesa precisa disso! Ou então, podemos continuar desta forma; os resultados da seleção nacional continuarão a ser fracos, pois os jovens jogadores demonstram falta de ritmo ao mais alto nível (salvo exceções, que se evidenciam em clubes de menor competitividade e equipas estrangeiras com qualidade de países com maior competitividade nos seus campeonatos).

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:06 pm

    Falam,falam,falam mas já viram a realidade? Há muito mais portugueses agora a jogar na 1º Liga e na 2º Liga do que havia antigamente! Já a maioria de jogadores portugueses nos clubes e não sei poruqe continuam com esta conversa para mim muito xenofoba! Os clubes já entenderam! Tirando o plantel do FC Porto e possivlmnete do SC Braga predomina mais o portugues do que o estrangeiro.
    As seleções jovens tem tido sucesso como as meias-finais do sub-17 esta final dos sub-19 a caminhada dos sub-20 em 3 Mundias consecutivos, e os sub-21 com uma qualificação exemplar até agora.
    Só faltou este ano os AA não por falta de qualidade nos jogadores portugueses..falta foi de um técnico competente a comandá-los…
    Falam muito da Inglaterra mas tirando os sub-17 os resultados tem sido vergonhosos!
    Alias os nossos resultados nos jovens tem sido dos melhores retirando a França,Espanha e Alemanha..

    Rodrigp

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:10 pm

      As vezes há pessoal só vê a frente do seu próprio nariz…

      Só podes ser benfiquista não? Acho que q resposta está dada pelo teu discurso. O Porto tem poucos mas o benfica não fica atrás… Chegaram a haver jogos que nem 1 português em campo… O plantel pouco conta senão jogam não adianta muito.

      Este ano ainda vai ser pior pelo menos para o Porto, estão a trazer uma carrada de espanhois ou seja estamos a "formar" jogadores para fora…

      E pior ainda ouço de vários cantos "eu quero lá saber se o meu clube forma ou não portugueses", essas pessoas da próxima vez que se queixarem da situação da selecção que se calem…

      Luís Sá

    • Luís bcn
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:45 pm

      "Tirando o plantel do Porto e talvez do Braga predomina mais o portugues do que o estrangeiros"

      Portugueses no plantel atualmente dos 5 primeiros da época passada:

      Benfica 37,8%
      Sporting 50%
      Porto 34,9%
      Estoril 48,1%
      Nacional 35,7%

      O SCP está com 50% e o uso "predomina" já seria incorreto…e estão jogadores da equipa b contabilizados (como o Chaby e o Luis Ribeiro)

      Dados: zerozero

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:05 pm

    O Sterling jogou contra o Sporting do Bruma, Dier e companhia limitada e foi ao mundial, realmente…

    Rodrigo

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:49 pm

      A diferença é que o Sterling manteve a cabeça no lugar, por exemplo o Bruma foi atrás do sonho €€€€€€

      Rodrigo

    • Leão de Honra
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:27 pm

      O Sporting humilhou aquela equipa do Liverpool onde estava o Sterling…
      levaram 5-1 cá e lá perderam por 3-0, na verdade o Sterling já na altura me parecia um jogador acima da média… mas a ideia que fico é que o Sporting individualmente tinha melhores jogadores, com mais potencial, dessa equipa:

      Esgaio, Riquicho, Iuri Medeiros, João Mário, Chaby, Betinho, Tobias Figueiredo tem todos contrato já renovado e poderão vir a ser apostas firmes no futuro… embora alguns deles tenham que rodar ainda um ano na primeira liga para crescer.

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:05 pm

    O discurso de Fernando Gomes é um lavar de mãos como Pilatos.
    A FPF tem tanta responsabilidade como os clubes no aproveitamento dos jovens da formação, mas continua-se a assobiar para o lado e a colocar essa responsabilidade apenas nos clubes.
    A FPF tem de uma vez de introduzir nas Ligas profissionais, quotas para jogadores portugueses e quotas para jogadores da formação. (8+4 exactamente como nas competições europeias).
    Até o movimento associativo já tomou essas medidas. Na AFP, 5 dos 18 convocados têm que ser obrigatoriamente formados nos clubes.
    A formação divide-se em 3 estágios:
    A formação e aquisição de valências: que está a cargo dos clubes.
    A potenciação da formação: a cargo da FPF nas Selecções jovens
    O aproveitamento de todo o trabalho formativo: Esta tarefa terá que estar a cargo quer dos clubes quer da FPF, porque se não é mentira que apenas os clubes poderão dar espaço aos jovens, não é menos verdade que a FPF irá aproveitar esse mesmo trabalho, muitas das vezes sem fazer absolutamente nada. (dou o exemplo de Pauleta que nunca jogou nas Selecções jovens portuguesas e entretanto se tornou uma referência).
    Já o referi aqui várias vezes, que nunca foi tão fácil colocar jogadores portugueses na Selecção. A necessidade de renovação é tão grande, que basta a um clube grande lançar um jogador na sua primeira equipa para este automaticamente se tornar seleccionável (vide os exemplos de André Almeida, Cavaleiro, Josué, Rafa ou William).
    Os clubes ainda não perceberam que ao faze-lo multiplicam quase por 10 o valor dos jogadores (é uma falácia a ideia que se contratam apenas estrangeiros jovens e baratos para potenciar e vender), e a FPF ainda não fez NADA para que isso aconteça (no entanto, sem uma renovação na Selecção, a qualidade baixará, e porventura começaremos a ficar de fora das grandes competições, com a imediata perda dos patrocínios, a galinha dos ovos de ouro da FPF). Por isso este discurso de Fernando Gomes, é no mínimo irresponsável!

  • Jose Mendes
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:04 pm

    Infelizmente cá em Portugal o que é estrangeiro é sempre melhor .. Chega cá um miudo argentino ou uruguaio com 19 anos rotulado de craque e tem todas as oportunidades do mundo enquanto que o jogador português limita-se a jogar na B ou ficar na equipa principal e jogar 3/4 jogos por epóca .

  • Jeremy
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:03 pm

    Este post surge num momento oportuno, nos últimos anos temos provado que em termos de talento nos escalões jovens não andamos muito longe dos melhores.

    Se não vejamos em 2013 fomos ás meias dos sub 19 onde perdemos nos penaltys com o futuro campeão, este ano já fomos ás meias dos sub 17 e á final dos sub 19. A seleção de sub 21 já está apurada para os playoffs.

    Ou seja tem que haver talento nas camadas jovens pois em sub 19, sub 17 e sub 21 estamos ao nível dos melhores da Europa. Agora a questão é que não se aposta na maioria destes jogadores.

    A federação tem feito um bom trabalho na parte da formação ultimamente, agora há que criar regras que obriguem os clubes a apostar nos jogadores nacionais, limitando os extracomunitários (deixando os brasileiros de contarem como comunitários como acontece atualmente) tal como se faz em Espanha…

    Penso que seja impossível limitar o número de Europeus não Portugueses nas equipas pois vai contra os regulamentos da União Europeia, agora os extracomunitários são facilmente limitados cortando com esse regulamento ridículo que considera os Brasileiros como Comunitários. Pois o grande problema na nossa liga é
    o número exagerado de Brasileiros com pouco talento, nos outros países não há assim tantos estrangeiros.

    Mas aqui há pouco que enganar, os principais culpados são os clubes nomeadamente os treinadores que têm muitas vezes medo de apostar no talento dos jogadores da formação, quando em alguns casos é óbvio que são superiores aos estrangeiros que lhe tiram o lugar.

    Dou como exemplo o meu clube o Benfica, e o seu treinador o Jesus que tem muitas qualidades mas não gosta de apostar em jovens Portugueses.

    Ontem deu 30 minutos ao Bernardo Silva ao contrário dos últimos jogos em que só tinha dado 10 quando muito. Ora nessa meia hora foi óbvio que o Português é claramente superior aos jogadores que lhe têm tirado minutos.

    Jogou a 8 no lugar do Enzo e foi claramente o melhor em campo nesse tempo, a questão é esta,se o Benfica tem um jogador tão talentoso de borla (um dos melhores do último Europeu de Sub 19), para quê ir comprar jogadores estrangeiros que não dão mais garantias.

    Ainda para mais o Bernardo, tirando a ponta de lança e médio defensivo pode jogar em todos os lugares do meio campo para a frente. E para mim acho bastante óbvio que faria melhor que Jara como segundo avançado ou Talisca como nº 8, bem como nas alas rende mais que Bebé ou Candeias.

    É impressionante como um dos jogadores com mais talento da equipa mal tem oportunidades de jogar. Mas pelo menos o JJ já percebeu que o Cancelo apesar de ter muitas falhas tem o dobro da qualidade do Luís Filipe ou o João Teixeira pode der um bom médio no futuro. Já é alguma coisa.

    Mas o problema são mesmo as contratações de jogadores que pouco acrescentam e tiram lugares aos jovens de formação que se poderiam destacar, como por exemplo o Candeias ou o Bebé.

    O Benfica tem nas camadas jovens/ equipa B, 3 alas com muito mais potencial que estes (Hélder Costa, Nuno Santos e Gonçalo Guedes) estes jogadores contratados só vêm tapara a sua evolução sem acrescentarem nada de mais á equipa.

    Este raciocínio vale para o Porto ou Sporting também.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 5:40 pm

      Mas vir da segunda divisão brasileira dá…um miudo a crescer ser melhor jogador da segunda liga não é um atestado de qualidade? Então é o que?

      José

    • João
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:09 pm

      Foi (considerado) o melhor jogador da 2ª Liga pela LPF. Big difference.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:05 pm

      E acha que ser o melhor da 2ª liga dá direito a ter lugar no Campeão…da 1ª Liga? Enfim…

      Ass: Guilherme Silva

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:55 pm

      O bernardo joga e faz jogar, e deveria ter lugar na equipa principal…melhor jogador do ano passado da segunda liga, é bastante novo, e deve.lhe ser dado espaço ma primeira liga para crescer…ae o Benfica prefere apostar em jaras e taliscas então que o emprestem…

      josé

    • TP
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:35 pm

      O Bernardo Silva não tem hype nenhum. Isso é treta.
      Foi o melhor jogador da 2ª Liga na temporada passada. Ponto final.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:02 pm

      O ivan não tem qualidade…não concordo contigo em relação ao bebe, porque pode dar bom jogadores. Agora como disse em cima, em vez de ter o paulo lopes a terceiro guarda redes, o luis filipe a defesa direito suplente, termos pago 3 milhões pelo talisca, andarmos a jogar com o jara, candeias…podíamos ter no plantel o b.varela, o cancelo, o teixeira, o r.pinto, o bernardo, e o helder, e o nelson…e depois surgirem outros…salários são mais baixos, não custaram nada, o potencial é maior..qual as dúvidas? Vamos comtinuar a dizer que não têm qualidade ou são muito novos?

      josé

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:58 pm

      Demasiado hype no Bernardo Silva outra vez. É um jogador razoável, devia jogar a 6 ou 8. Pode jogar a médio recuado (ao contrário do que o senhor acha) nas funções de "Pirlo". De resto tem potencial, mas daí a ser melhor que os extremos que citou na ala não. Ele nunca será jogador de faixa.

      Ass: Guilherme Silva

    • 19wjsa
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:36 pm

      Pelo teu discurso es daqueles que se é da academia do Benfica, tem que jogar no Benfica. A verdade e que eu ouvia toda a gente a dizer que o ivan ia ser uma grande estrela, marcava muitos golos na B, e que podia ser titular na A, o resultado foi o que tu disseste: "nao tem qualidade para o Benfica"

      O bernardo silva sinceramente tem talento, mas em todos os jogos que vi dele na B, nao vi que podia ser uma mais valia na equipa A, já o Joao teixeira nem se destacava, agora é o que se ve! O futebol é assim…

    • Jeremy
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:25 pm

      O Cavaleiro não tem qualidade para jogar no Benfica, não é por serem Portugueses que têm que jogar.

      O JJ o ano passado poderia ter dado todos os minutos que deu ao Andé Gomes ao Bernardo Silva, a equipa ia melhorar muito.

    • 19wjsa
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:19 pm

      Eu so nao entendo como e que ninguem ja nao fala do Ivan Cavaleiro
      Toda a gente critica o JJ mas ele tem sido treinador que mais investe nos jovens

  • Miguel Guerreiro
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:03 pm

    Este post vai ao encontro daquilo que há muito tempo que defendo (desde 2011). E os que me deram alegrias o ano passado com a aposta no jogador luso (Setubal e Sporting) este ano voltaram à politica que os levou à ruina, ou seja a contratação de contentores de estrangeiros…
    Como disse (e bem) o Joaquim Rita ontem: "Se o Rafa, etc. fossem estrangeiros tinham lugar assegurado no plantel. Para os dirigentes e clubes portugueses basta um estrangeiro saber dar 2 xutos numa bola para ser jogador de equipa portuguesa".

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 1, 2014 at 5:06 pm

      E quer falar de João Mário, Adrien, André Martins, William, Mané, Wilson Eduardo, Cédric, Dier, Rui Patrício, Tobias, Semedo, Iuri, Esgaio, Chaby?

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:11 pm

      Quer falar de Sarr, Matias Perez, Shikabala, Dramé, Piris, Tiziu, Magrão, Welder?

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:11 pm

      Contentores de estrangeiros? Engraçado…

      Paulo Oliveira e Geraldes devem ser chineses. João Mário também deve ser. E Slavchev, Oriol, Sarr, Gauld e Tanaka chegam para encher um contentor?

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:03 pm

    O dia a dia de um Sportinguista ….

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 1, 2014 at 5:07 pm

      Num plantel composto por 24 jogadores, se 10 forem da formação, e 12 portugueses, é mau?

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:08 pm

      Caro Cervical, desses todos que diz Tobias, Esgaio e Iuri Medeiros não vão fazer parte do plantel principal… Não se esqueça que o Sarr foi contratado e Rabia está a caminho… Assim as contas (racionais e isentas) são 9 jogadores dos quais 7 são da academia.
      Para quem se gaba que têm das melhores academias do mundo (para mim a 2ª melhor) não é mau é péssimo!!

    • CERVICAL
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:23 pm

      Vai completamente contra a formação, sim, e contra o jogador português…

      Rui, Cedric, Tobias, William, Adrien, André M., J. Mário, Mané, Esgaio, e talvez Iuri Medeiros.

      Ainda os Portugueses Paulo Oliveira e Geraldes…

      12 Jogadores Portugueses, dos quais 10 sao da Academia… Contra a formação, claro.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:09 pm

      Mas onde é que viu que os jogadores são medianos? Onde é que deixou de ver a aposta na formação? Deve ser dos 15 jogadores da formação que foram ao estágio na Holanda, e dos 5/6 que são titulares na equipa principal.

    • Rui Amaral
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:02 pm

      concordo mas ….
      não deixa de ser um dia dia de um Sportinguista

      reparem: Patricio, Cedric,TOBIAS, William, Adrien, AndreMartins, JOAO MARIO, Carlos Mane, ESGUAIO

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:57 pm

      Tenho, que concordar com o miguel guerreiro a quantidade de jogadores medianos que o sporting comprou este ano vai completamente comtra a aposta na formação…

      José

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:09 pm

      Ex dia-a-dia… Ao que parece o endeusamento ao BdC não faz os sportinguistas ver que os valores da formação estão postos de lado na atual política diretiva…

  • Gonçalo Mano
    Posted Agosto 1, 2014 at 1:02 pm

    Até regulamentarem não passará de blá blá blá

    Denotam uma falta de visão brutal. Grande parte das receitas da federação derivam das presenças nas fases finais da competições.

    Se continuarmos neste caminho adivinhem o que vai acontecer às receitas? Pois…

    Quota de 7 selecionáveis + 4 não-selecionáveis é obrigatória ontem!

    • OML
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:22 pm

      Nunca vão conseguir regulamentar nada, porque os clubes em massa boicotam tais ideias…

      principalmente aqueles clubes que vivem muito do poder autárquico e que fazem uso desses apoios para trazerem camiões de brasileiros para Portugal e depois terem resultados melhores a outras equipas que se vêem forçadas em ir ao mercado da segunda liga e do nacional de seniores…

      Há muita concorrência desleal por aí, se isto fosse para fazer a sério, era uma lei de 5+6 como é na Turquia em que normalmente os estrangeiros contratados, são tudo jogadores de qualidade e conhecidos mas depois há sempre muitos turcos nos clubes…

      Em portugal só não se faz isto porque ninguém quer, não interessa…

  • Miguel Guerreiro
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:59 pm

    Oiçam o rescaldo da final que o Joaquim Rita e o staff da Antena 1 fizeram… Vale mesmo a pena!!

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:39 pm

      Exato, quando terminou o jogo ouvi o relato e nem tirava uma palavra!!!

    • NoSense
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:10 pm

      O Joaquim Rita e o Nuno Matos foi o jogo inteiro…acho que eles comentaram/criticaram mais a federação portuguesa de futebol do que propriamente comentaram jogo…não escapou ninguém, desde clubes, a federação, paulo bento, selecçao principal, empresários, tudo e todos…e o engraçado (que não tem graça nenhuma) é não disseram mentira nenhuma e é impossível não dar razão a estes senhores

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:57 pm

    Mas desta seleção de sub19 quantos jogadores é que têm capacidade para chegar um dia à principal? Pelo jogos que vi acho que é uma equipa fraca/razoavel.

    O guarda-redes tem potencial e deverá ser contratado por um clube de primeira liga, os dois laterais (Riquicho e Rafa) são muito limitados a defender e a atacar, os dois centrais são muito toscos e lentos, o Podstawski tem potencial para vir a ser um grande jogador, o Guzzo também não é nada de especial (talvez seja outro André Gomes ou inferior até), o Marcos Lopes sinceramente desiludiu-me neste europeu (esperava muito mais dele mas tem um grande futuro), o Gelson tem habilidade e felocidade mas é muito trapalhão e egoísta, não gostei do Ivo Rodrigues (é muito lento para extremo tanto a decidir como a executar) e o André Silva vai ser o novo Nelson Oliveira, Saleiro, etc (é pouco agressivo e nunca vai ser um matador, aqueles 4 golos num só jogo são enganadores).
    Para mim apenas o André Moreira, Podstawski e Marcos Lopes podem vir a ser bons valores no futuro.

    • João7
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:39 pm

      O Rafa limitado a atacar? do que conheço do jogador e do que vi neste Europeu não concordo. Pode vir a ser um grande lateral esquerdo. O Riquicho já concordo que não acrescenta muito em termos ofensivos mas até defende razoavelmente. Quanto ao gelson, concordo contigo, muita velocidade e técnica mas ainda muito trapalhão e péssima capacidade de decisão.
      André Silva pouco agressivo? é dos jogadores que mais corre e pressiona na saída de bola da defesa contrária. Acho que tem qualidade para ser um grande PL.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:19 pm

      Pois dá para perceber que só deves ter visto o jogo de ontem. É a única justificação plausível para comentários tão absurdos.
      Riquicho e Gelson são claramente os elementos mais incompetentes do habitual 11. O primeiro por ser uma nulidade tanto defensiva como ofensivamente, o segundo porque, tal como disseste, é muito trapalhão e egoísta, decidindo sempre mal.
      Agora Guzzo não ser "nada de especial" ou "André Silva" ser rotulado de "novo Nelson Oliveira" ou Saleiro (isto é de qualquer um ficar pasmado!) é de quem pouco viu da selecção.
      A partir do momento em que André Martins já foi chamado à selecção, qualquer um destes tem hipóteses fortes de lá chegar.

      Luís Ferreira

    • Pedritxo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:17 pm

      nao sei se viu so os jogos do europeu para dizer isso.

      O tiago sa mostrou ser um grande gr nos juniores e ainda fez alguns jogos pela equipa B do braga,salvo erro.
      O andre moreira supreendeu.
      O domingos duarte o joao nunes sao jeitosos e pode dar algo.
      O rafa e grande lateral, limar algumas arestas,como e obvio,mas temos lateral.
      Tomas vai ser top.
      Guzzo e eficiente e devera chegar a 1ºliga
      M.Lopes nao engana, as vezes desaparece, mas neste ultimo jogo foi pela tatica.
      Ivo Rodrigues jogou muito este ano.
      Andre Silva podera ser um grande ponta de lança.
      Romario Balde,Intima e Gelson devem chegar a 1ºliga.

      Uma equipa jeitosa que temos.

    • Jeremy
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:17 pm

      O André Silva não tem potencial para ir á seleção? Mas que avançados é que lhe tiram o lugar? O Postiga, o Hugo Almeida ou o Éder?

      Claramente não o conheces para dizer que é pouco agressivo e não marca golos, basta ver o número de golos que marcou nas camadas jovens e a agressividade é uma das características dele.

      Claro que ainda não é um jogador feito, mas tem potencial para ser um bom avançado para a seleção. O Nélson Oliveira tb tinha, mas este infelizmente não tem cérbero para ser um bom jogador, fisicamente e tecnicamente é muito bom falta é a inteligência.

      O Ivo Rodrigues é lento a decidir e executar? Bem pelo contrário é nisso que ele se destaca tomando boas decisões com bola (ao contrário do Gelson que é mais talentoso mas decide pior).

      Além destes ainda há o Nuno Santos que até é capaz de ser o extremo com mais talento desta geração e ainda o Gonçalo Guedes que é um dos jogadores Portugueses mais promissores do momento (um ano mais novo que estes jogadores) e o Rochinha que foi um dos melhores jogadores da Champions sub 19.

      Esta equipa foi claramente a segunda melhor do troneio, jogando bom futebol. Dizer que é fraca é incompressível quando foi a segunda melhor da Europa.

    • NoSense
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:17 pm

      O Moreira já está com Jorge Mendes e já afirmou que vai sair do Ribeirão…além disso tem futuro;
      Riquicho e Rafa não sabem defender mas são bons a atacar (João Pereira e Coentrão, com as devidas diferenças);
      Podstawski vê-se qualidade mas não falo de médios promissores do Porto depois de ver Organista, Oliveira e o próprio Machado
      Gelson tem técnica, velocidade e tem um clube que irá apostar nele…trapalhão não sei se tá a confundir com o romário
      André Silva, na minha opinião pessoal, é o futuro ponta-de-lança da salecção…muito superior ao gonçalo (parece ter visto todos os jogos de lisandro lopez tal agarra que apresenta em campo)

  • Luis
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:56 pm

    Nao concordo com isto. A Premier League não é de maneira nenhuma exemplo. Soupthampton é um clube médio. Os grandes clubes ingleses não tem uma política de formação como tem os espanhois ou alemães. Mesmo os grandes portugueses geram muitos mais jogadores portugueses que os ingleses (em proporcionalidade).
    Também tenho que referir que Inglaterra tem 50M€ de habitantes e que eu saiba não vai a finais de sub 19 em Europeus, nem se destaca nos ultimos 14 anos em Europeus ou Mundiais.

    • André Gomes
      Posted Agosto 1, 2014 at 5:24 pm

      Só corrigindo, o Uruguai é bi campeão (30 e 50).

    • paalexg
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:16 pm

      A Holanda tem quase o dobro da população portuguesa…e é apenas um terço, aproximadamente, do território português…

    • Luis
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:15 pm

      A Holanda tem 16 M€, ou seja mais metade dos habitantes que nós.Quantas finais europeias por clubes tem nos ultimos 20 anos? Portugal nos ultimos 15 anos, tem 7 finais.
      O Uruguai nem é para aqui chamado porque não é um país europeu. Quem tem mentalidade pequenina és tu

    • Paulo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:06 pm

      Quantos habitantes teem a Holanda? e o Uruguai (3x campeão do mundo)??? isso e desculpa esfarrapada, a verdade e que nos não damos valor ao que e nosso e um dos problemas e a mentalidade pequenina.

  • Renato Teixeira
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:55 pm

    Ruben Neves e Gonçalo Paciência terão oportunidades este ano, caso as coisas corram bem. Os outros miúdos sub-19 terão de provar nos treinos na equipa B ou na principal que merecem oportunidades… Não basta jogar bem em competições de 2 semanas…

    Não sou daqueles que dá oportunidades de mão beijada apenas por serem portugueses, jogadores como Iturbe e Kelvin, que eram promessas, não são portugueses e não tiveram grandes oportunidades. Há que merecer…

    • Jorge Silva
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:49 pm

      Podstawski não merece a equipa principal por enquanto, deveria ter ficado a trabalhar com o plantel do Porto em vez de ter ido ao Europeu.

    • João7
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:33 pm

      O Ruben Neves só fez a pré-época porque o Podstawski estava no europeu. Se alguém vai ter oportunidades, penso que seja o Podstawski.

  • Bruno Rocha
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:52 pm

    Portugal está no espaço Schengen. Há alguma regra que possa ser imposta que não viole os princípios de Schengen? Duvido… Na Alemanha existe alguma regra que imponha uma quota de jogadores alemães? Que eu saiba não. É apenas uma questão de mentalidade. Os adeptos têm de deixar o discurso do "ainda é muito novo"!

    • Luís bcn
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:30 pm

      Jeremy ;

      Em relaçao aos brasileiros, Portugal tal como está no espaço schengen tambem tem acordos com o Brasil e por isso os brasileiros a dada altura "contavam" como comunitários por isso mesmo.

      Hoje em dia creio que nem limitaçoes ha em portugal em relaçao à nacionalidade de um jogador.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:11 pm

      Isso é tudo muito bonito, mas essas teorias são todas tipo a lei da paridade, em que 13 dos membros da AR tem que ser mulheres e etc. Fica sempre a ideia que a presença dessa classe só está porque a lei o impõe, ou seja, é um atestado de incompetência disfarçado. Não me parece o caminho. Aliás, tudo que for limitar não me parece o caminho dos tempos modernos, mas para os que falam nas limitações e na UE basta ver os limites da UEFA em inscrições.

      Joel

    • Pedro
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:58 pm

      existe na taça. Na Alemanha qualquer clube so pode usar 3 extra-comunitarios durante os jogos.

      E sim deviam ter uma cota maxima por plantel para jogadores fora da U.E.

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:21 pm

      Jeremy,

      Ai sim já concordo e o mesmo é viável, ou seja, Portugal pode perfeitamente proibir o uso de jogadores extra-comunitários, que em nada interfere com os acordos em vigor na União Europeia e no Espaço Schengen, ai totalmente de acordo de contigo.

      Tiago,

      Vai ver os acordos e depois falamos…há muita gente aqui que acha que o Futebol está acima das leis civis, ora isso é completamente fantasioso e é não ter a noção da realidade…Um clube de Futebol é uma empresa, como tal está debaixo das leis civis como todas as outras e portanto tem de cumprir os acordos em vigor na União Europeia e do Tratado de Schengen..não perceber isto é viver numa dimensão "FM"

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:10 pm

      Mas o que é que a UEFA ou FPF têm haver com o espaço Schengen? São organismos completamente indiferentes entre si. A UE não tutela sobre o futebol, só causa pressões para que seja assim ou assado.

      Tiago.

    • Jeremy
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:36 pm

      Sim mas podes acabar com aquela lei ridícula de os Brasileiros contarem como extracomunitários, ou limitar a contratação destes como acontece em Itália ou Espanha em que não podes escrever tantos extracomunitários como em Portugal.

      Não é são jogadores Europeus que tiram oportunidades aos Portugueses são os jogadores provenientes da América do Sul onde mais de metades deles não são melhores que os Portugueses que os clubes já têm.

    • Pedritxo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:35 pm

      a espanha tambem assinou para nos passar Olivença e ate hoje nada.
      Nos ano iriamos proibir ninguem de entrar no nosso pais, simplesmente iriamos limitar jogadores nas nossas equipas.

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:17 pm

      Exactamente Bruno, é isso que a maior parte não percebe, dentro da União Europeia e quem assinou o tratado de Schengen não pode impor obrigatoriedade de jogar com minimo de jogadores de determinada nacionalidade, porque isso seria a violação do tratado…se o Arouca quiser jogar com 11 Belgas jogar e NINGUÉM (repito NINGUÉM) o pode proibir, porque Portugal enquanto Estado, assinou tratados que têm de ser cumpridos.

  • Anónimo
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:46 pm

    Boa tarde, na realidade essa é uma boa questão. Sem colocar em causa as qualidades dos jogadores estrangeiros, acredito que temos jovens com muito valor e potencial para vingar em qualquer equipa da nossa 1ª liga.
    Vemos todos os anos o mesmo discurso quando questionam o porquê de não apostar nas camadas jovens, e a justificação é "são muitos novos e sem experiência para este nível de exigência". Na semana seguinte anunciam a contratação de um jovem da mesma idade, vindo de uma "B" de outro campeonato… A mim faz-me confusão esta falta de coerência.
    Lógico que nem todos os miúdos tem capacidade de singrar, mas já vimos vários atletas que foram tapados com contratações deste género. Na minha óptica, acho que só dando oportunidades é que os jovens conseguem ter contacto com a exigência… a teoria não chega, os discursos de motivação não chega, é preciso dar oportunidades. E os clubes tem algumas oportunidades de o fazer se for devidamente acautelado e planeado. Porque não levam um jovem da B todos os jogos? E nesse seguimento, se o jogo estiver de feição que se adapte às características do jovem, porque não dar uns minutos na recta final do jogo? Eu sei que já fazem esta prática esporadicamente, mas deveria ser algo mais regular… Senão para quê "vender ilusões" aos miúdos?
    Ass: Frederico

  • André Filipe A
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:45 pm

    Completamente de acordo. Falta e muito a mentalidade de dar oportunidades a um miudo português, mas se for preciso vai-se buscar um igualmente miudo estrangeiro a quem se dá espaço para crescer…

    No entanto, é pena que alguns dos miudos se sintam no direito de ser indiscutíveis nos seus clubes e à primeira hipótese de ganharem algum $$$ cuspam no prato que lhes deu de comer. Nesse sentido, acho que os clubes deviam ser melhor protegidos quando fazem esta aposta.

  • 19wjsa
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:43 pm

    Sterling e Barkley são claramente jogadores acima da media, assim de repente nao vejo em Portugal jogadores com potencial deste nivel. Luke Shaw é claramente um dos frutos da politica de Southampton

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 5:37 pm

      Não são tapadinhos, mas existe uma maior pressão em rentabilizar um jogador que custou milhões…

      josé

    • 19wjsa
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:17 pm

      Mas tu achas que os treinadores sao tapadinhos? Achas que os treinadores tem mais informacoes de jogadores da cantera ou dos jogadores do resto do mundo? Achas que se nao tivessem qualidade suficiente nao jogavam?

      Se vao ao estrangeiro buscar jogadores e porque acham que sao melhores…
      Apesar de tudo isto e um negocio com dois objetivos, resultados desportivos e lucro.

      Se a cantera do benfica tiver reais valores certamente que vao jogar, porque do ponto vista financeiro e aposta mais lucrativa!

      PS: toda a gente critica o benfica, certamente que todos estao contentes por o porto estar a potenciar espanhois!

    • Gonçalo Mano
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:58 pm

      19wjsa,

      Dizes isso porque vês o Sterling e o Barkley a jogar, se os nossos meninos fossem aposta como esses foram, terias outra opinião.

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:03 pm

      O Sterling tem potencial para ser dos melhores do mundo no futuro. Não há ninguém, neste momento, com capacidade para isso nos escalões jovens portugueses.

    • Pedritxo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:19 pm

      claro que nao ve, porque nao sao aposta, se estes nao fossem, tambem nao saberia deles, e poderiamos ter jogadores ja tao bosn como eles se fossem aposta.

    • 19wjsa
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:14 pm

      O Gelson Martins é melhor que o Sterling? o Rafa é melhor que o Shaw?
      Sim o Rony tem futuro, mas esse ja esta la fora

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:08 pm

      Não vê? Diga-me quantos jogadores sub-19 conhece… O que acontece é que os dirigentes não ganham comissões com jogadores formados no clube… Simples!

  • Daniel
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:42 pm

    Portugal ainda há poucos anos foi á final do MUNDIAL de Sub-20 e onde está essa "fornada" de jogadores?? Onde está o Nélson Oliveira que foi inclusive um dos melhores marcadores desse Mundial?? Onde está o Mika(penso que era esse) que lembro-me foi um dos herois dessa seleção?? Isto não é culpa da Federação, nem dos Clube… é culpa da mentalidade portuguesa no geral…" se é argentino ou espanhol, é melhor que o portugues"

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:07 pm

      Danilo joga no Maritimo e é um grande jogador. Espero ve-lo na seleção em pouco tempo. Pena não poder vir para o meu FCP devido ás relações cortadas entre os clubes. Potencial enorme.

      Mika foi este ano para o Boavista. Nelson Oliveira está no SLB a fazer número até arranjar clube. Caetano está no Gil Vicente. Edgar Ié está a fazer a pré época com o Barça. Serginho está no Arouca. Nuno Reis acho que está a jogar fora de Portugal. Tiago Ferreira foi para a Bélgica agora. etc.

      Joel

  • Pedritxo
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:41 pm

    Declaraçoes para o ar, ja que nao vai ser feito nada, mas que tem toda a razao de ser.

    O miudo se e bom para ir para a 1ºequipa, o resto e conversa, mas a conversa e :

    Para que que vai para a primeira equipa se ha la o gaitan que e melhor? e eu respondo a isto da seguinte maneira, o gaitan e melhor porque vem a jogar ha muito tempo e foi aposta com a idade deles.
    O gaitan so serviu como exemplo.

    Ve atualmente o joao teixeira e o ruben neves a mostrar uma qualidade tremenda nas suas equipas, a dinamizarem o jogo delas e ha outros que poderiam faze-lo como bernardo silva que ontem entrou e quando toca na bola e uma maravilha e esgaio que penso que poderia ser um grande 8 e nao e aposta, estes 2 nao podem continuar na B.

    Em portugal ate aos 22 e novo e aos 28 ja e velho, portanto so se tem 6 anos para jogar a bola.

    Apostem no jovem tuga que iremos ver maravilhas.

    Falam da nossa selecçao?se os jogadores que temos dos sub 17 aos sub 21 fossem aposta regular e se os prognosticos em relaçao ao seu potencial fossem certos,teriamos uma das melhores selecçoes do mundo, temida por todos.

    Em todas as posiçoes, temos jogadores com enorme potencial,mesmo em todas, ate nos pontas de lança, basta serem aposta.

    • Bruno Fonseca
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:44 pm

      paalexg até parece que os estrangeiros também não saiem…

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:39 pm

      mas qual o mal se um jogador português fizer uma boa época sair passado dois anos? não é isso que acontece se contratarmos um estrangeiro? se o talisca fizer duas épocas de grande nível não vai sair e render um bom dinheiro? porque não pode ser igual o João Teixeira tal como foi o andré gomes?

      Não percebo um problema…até porque na alemanha se forem mesmo muito bons também saiem…Ou para o wolfsburgo o bayern ou dortmund…não vejo mal nisso. O benfica tem qualidade todos os escalões, nem todos são material para a equipa A, nenhum deles é titular neste momento para as exigências do Benfica, mas podem começar a ganhar o seu espaço como os Andrés ganharam e começar a serem opções, em vez de ser um brasileiro ou um argentino ou um sérvio de qualidade duvidosa a sair do banco pode ser um elemento de formação(não são todos Portugueses) que têm tanta ou mais qualidade…

      José

    • paalexg
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:12 pm

      Mas a Alemanha e seus clubes, por serem atractivos têm poder para segurá-los…Aqui, mal um miúdo dê dois toques seguidos numa bola tem logo não sei quantos interessados. Logo as equipas portuguesas para se manterem competitivas terão que formar numa quantidade muito maior que os outros e todos sabemos que a base de recrutamento em Portugal é muito menor que a das grandes potências, já para não falar que cada vez vai existir menos miúdos…

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:50 pm

      E se dád o exemplo da holanda, porque não das o exemplo da alemanha em que as principais figuras de cada equipa são alemãs??? Sabes porque? Porque apostaram neles!

      José

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:48 pm

      Obvio que não é jogar apenas com portugueses, olha o caso do do benfica que é o meu clube, eu vejo o joao teixeira a jogar e não consigo entender a contratação to talisca por 3 milhoes, entre o cancelo e o luis filipe não ha duvidas sobre a aposta no cancelo, entre apostar no candeias e apostar no helder costa para quinto extremo prefiro o helder, o bernardo silva podia muito bem ser opção mais regular oorque o miudo tem qualidade da cabeça aos pés, entre o nelson oliveira e o jara não tenho dúvidas tambem, entre ter o paulo lopes e o bruno varela, prefiro ter o bruno varela integrado no plantel por exemplo…e a pouco e pouco vários jogadores da formação começaria, a ter o seu espaço e a crescer..

      Qd o benfica foi obrigado a jogar com os andrés eles jogaram bem.
      O porto tem o mica para suplente do alex sandro, ou vão sentar um jogador de quase 20 milhões por um espanhol qualquer? tem o tuben neves que dá bem para suplente do casemiro, e o andré silva para suplente do PL, tinha o o toze e não precisava do oliver…
      O sporting tinha o esgaio que podia fazer a lateral direita, o tobias para terceiro central e por aí fora….
      é com esta lógica que o futebol portugues deve começar a mudar, jogadores que sentem a camisola, que têm um salário baixo e não custam nada, o lucro ainda será maior…

      mas depois vêm portugueses como o 19wjsa que diz que não ha qualidade nas formações poruqe há, e muita, mas devem ser aposta e ter o mesmo espaço para errar, vai ver quantos jogos tinham os jogadores da alemanha no proncipal escalão

      josé

    • Pedritxo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:38 pm

      Se quiser comparar com a holanda tambem posso comparar com a alemanha.

      Neste momento, portugal tem melhor campeonato do que a holanda, logo permite que os jogadores cresçam mais e ninguem esta a pedir que nao se contratem estrangeiros, tamos a pedir que os tugas tenham oportunidades para mostrar que tambem sao bons.

      Pela sua politica ronaldo atualmente por exemplo se tivesse no benfica nao jogaria porque temos la gaitan e salvio.

    • 19wjsa
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:12 pm

      Na holanda a politica é esta, resultado: Não metem medo a ninguem a nivel europeu

      Se for para perder qualidade das equipas portuguesas so para a selecção ter mais opçoes acho um erro tremendo.

      Assim como está, está bem, podia ser melhor mas esta bom. Há que salientar que as equipas de 2ª linha da liga portuguesa tambem contratam estrangeiros ás toneladas, nao será tambem culpa destes clubes? será so dos 3 grandes?

  • Diogo
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:35 pm

    Alguém sabe se em Portugal também há aquela regra das quotas como em Inglaterra? Estão sempre a falar que é proibido obrigar as equipas a terem portugueses mas esta semana vi uma noticia sobre o Chelsea a dizer que eles tinham de vender o Cech porque já não tinham mais inscrições disponíveis para estrangeiros.

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:15 pm

      Jogador formados no País é completamente diferente de obrigatoriedade de jogar com x jogadores de determinada nacionalidade..

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:05 pm

      Caro Bruno a BPL tambem impõe uma cota de jogadores formados no país. Abc

    • bruno
      Posted Agosto 1, 2014 at 12:46 pm

      Era para a champions, provavelmente tem haver com as cotas de jogadores formados no país/clube.

  • GuilhermeL
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:33 pm

    A liga podia começar por impor uma quota mínima elevada de jogadores portugueses por plantel e por 11 inicial

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 6:00 pm

      GuilhermeL, então estudas-te mal e nem sequer percebeste o âmbito do acordo de Schengen e dos acordos em vigor na Comunidade Europeia, aconselho-te a ires estudar novamente os mesmos, e principalmente saberes interpretar um acordo e uma lei.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:17 pm

      Tendo em conta que a maioria dos estrangeiros que jogam no campeonato português não são europeus, o panorama era facilmente solúvel, se se retringisse o número de não comunitários nos planteis e no 11! E isso era possível, uma vez vez que os clubes portugueses em geral não tem dinheiros para comprar jogadores europeus devido ao elevado valor dos mesmos.
      Rui

    • GuilhermeL
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:05 pm

      oh Kafka, onde no tratado Schengen e nos tratados da UE é que há uma limitação da liberdade do sector privado em termos de contratação de empregados? É que estudei os todos este ano e não me lembro de lá ver isso…

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:26 pm

      Joel,

      Vai lá ver as regras sff…tu confundes jogador formado localmente com obrigatoriedade de jogador de determinada nacionalidade, são coisas completamente distintas e que tu confundes…se leres tudo como deve ser percebes a diferença…

      Vai lá ver as regras da Taça da Liga de novo…o que a Taça da Liga obriga é a utilização de jogadores formados localmente isso é completamente diferente e como eu já disse aqui no Blog é de facto uma das formas de contornar a lei….

      Agora obrigar a utilização de jogadores Portugueses? onde é que isso está escrito? são coisas distintas

      Para perceberes a diferença de uma vez por todas, o Oblak por exemplo entrava para essas contas "do jogador formado localmente" e era estrangeiro…

    • Luís bcn
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:25 pm

      Joel, a taça da liga não tem limitações de Portugueses mas de jogadores formados localmente (independentemente da nacionalidade), tal como a Uefa. Creio que por aí não viola nenhum estatuto da União europeia e do espaço Schengen. Essa é a questão.

      Em muitos países existe a descriminação sobre a nacionalidade, mesmo na UE, mas nunca jogadores da UE na UE. Contudo na UEFA nao ha descriminação de nacionalidades apesar de alguns paises da UE terem limitaçaoes de jogadores extra-comunitários.

      Na teoria os jogadores formados localmente serao na sua maioria jogadores nacionais mas em muitos casos isso nao acontece.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:04 pm

      Já agora Kafka, a Taça da Liga não tem já alguns limites? Não será melhor começar a fazer uma denuncia da situação ás instancias da UE ?

      Joel

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:03 pm

      Kafka I, concordo contigo e isso é muito lindo, mas já tens países da UE que estão a quebrar esse acordo, seja por impor limites mínimos de estrangeiros na equipa ou por quererem limitar o número de estrangeiros no pais. Parece que os franceses estão inclinados para isso, até de forma radical.

      Já que estamos a falar desse tema, não achas que a limitação que a UEFA impoe nas inscrições da UEFA em termos de jogadores estrangeiros não viola esses tratados? Então, limita 17 estrangeiros e 4 + 4 formados no clube/liga.. A liga a faze-lo, não teria tanta legitimidade como a UEFA? Não digo que apoio ou não, estou apenas a expor os factos.

      Joel

    • João Gonçalves
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:59 pm

      O Kafka tem razão.. A fpf quanto muito podia pôr restrições nos extra-comunitários mas quem tem de mudar de mentalidade são os clubes e não a fpf.. Apesar de que eu também não ache que os clubes tenham responsabilidades.. A verdade é que eles olham pelo seu umbigo e a selecção nacional em nada lhes diz respeito.. Até porque mesmo os clubes ingleses se se virem sem bons produtos nacionais não têm problemas em ir ao estrangeiro.. Lembro-me aqui há uns anos o Arsenal jogar regularmente sem nenhum inglês e o Liverpool chegou a entrar em campo com um jogador de cada nacionalidade.. Agora a diferença é que tendo bons jogadores do próprio país não têm qualquer problema em lança-los com 17 ou 18 anos.. Isso sim já não acontece em Portugal!

    • Helder Silva
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:40 pm

      Penso que a solução passava por conciliar o que foi dito pelo Kafka e Eduardo. Obrigatoriedade de jogar com X jogadores formados localmente + limitação do extra-comunitário, que é grande parte do nosso problema.

      E nisto a FPF tem poder, mas não quer atuar. Por isso, este discurso bonito não passa mesmo disso, propaganda para os mais distraídos, porque todos sabemos a quem não interessam estas regras, e sendo assim a FPF se atua perde o lugar confortável no poleiro.

    • André Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:37 pm

      O problema não se vai resolver com quotas, isso é uma medida só iria reduzir a qualidade do futebol portugues. O problema é mesmo a falta de aposta dos treinadores e dirigentes.
      Se houvesse treinadores e dirigentes a vir da América do Sul a rodos, da mesma forma que vêm jogadores, acredito que iriam abrir mais os olhos e ter mais atenção.
      É apenas o futuro dos clubes e do futebol portugues que está em causa.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:04 pm

      O sistema nao deveria passar por colocar uma obrigatoriedade de jogadores portugueses, mas sim de criar um sistema idêntico ao espanhol, que limita o número de jogadores extra-comunitários. Faria com que os clubes comecassem obrigatóriamente olhar mais para dentro visto que grande parte do mercado europeu esta monetariamente (muito) longe da realidade portuguesa.

      Eduardo

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:56 pm

      Gauss,

      A FPF tem alguma coisa a ver com a União Europeia e Espaço Schengen?? estás a gozar comigo certo?

      Sabes o que significa a livre circulação de pessoas, bens e serviços? sabes que um cidadão Belga ou Grego tem exactamente o mesmo direito ao trabalho numa empresa Portuguesa que um cidadão Português e vice versa? Sabes que o Futebol não está acima das leis civis certo? Como tal NINGUÉM, com as actuais leis civis em vigor, pode obrigar o Arouca a jogar só com Portugueses, porque isto é a Comunidade Europeia e como tal se o Arouca queiser ter no Plantel 23 jogador comunitários todos nascidos na Bélgica, tem e REPITO NINGUÉM (muito menos a FPF) pode obrigar o Arouca a ter lá Portugueses.

      A única forma, com as leis em vigor de se contornar a lei, seria obrigar os clubes a jogar com jogadores formados localmente, mas isso é completamente diferente, pois a lei dessa forma não está a descriminar os restantes cidadãos comunitários, está apenas a dizer que em determinada competição tem de se jogar com x jogadores formados naquele País, mas lá está podem ser jogadores Portugueses ou Belgas ou Holandeses que tenham sido cá formados…ou seja lá o que for, desde que sejam comunitários…

      O Oblak é um exemplo disso, apesar de estrangeiro, é um jogador formado localmente entraria nessa regra por exemplo, se bem que ele nem precisava pois é comunitário logo tem tanto direito a trabalhar num clube Português como qualquer jogador Português.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:45 pm

      Tem sim Gauss

      Gunner.

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:37 pm

      Embora acredite que há espaço para contornar essa regra, obvio que a FPF tem haver…a união europeia e o espaço shengen visão um propósito não é só dar dinheiro…

      josé

    • Anónimo
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:26 pm

      Obrigação de jogar com um determinado numero de jogadores não acho mas podia fazer um sistema identico ao da uefa com um limite de inscrições e com obrigação de 50% serem formados localmente
      Pedro

    • Gauss
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:24 pm

      Mas FPF tem alguma coisa a haver com o espaço Shengen ou união europeia?

    • Kafka I
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:14 pm

      E Portugal revogava o tratado de adesão à União Europeia e revogava o tratado de Schengen é isso?

      Adoro a ligeireza com que falam de obrigatoriedade de jogar com Portugueses, como se o Futebol estivesse acima das leis civis

  • Pedro
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:32 pm

    A Federação tem de implementar aquelas regras que o VM está sempre a falar senão vamos ter as equipas a jogarem com 1 ou 2 portugueses, o Porto este ano acho que nem vai ter nenhum.

    • André Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:16 pm

      Do jeito que as coisas estão organizadas, um jogador português só pode depender mesmo do factor sorte para ter sucesso.

      Podia fazer um paralelismo com a situação dos jovens hoje em dia. Foram a geração com melhores condições para crescer que Portugal já teve de sempre, puderam estudar, viajar, etc. Quase nada lhes foi exigido, sempre tiveram tudo de mão beijada.
      Agora levam com a pior crise laboral dos últimos 150 anos e não há trabalho para ninguém. É como se lhes tirassem o chão porque não estão minimamente preparados para as dificuldades.

    • Augusto Vilas Boas
      Posted Agosto 1, 2014 at 3:22 pm

      sou benfiquista, mas o unico clube que realmente aposta na formaçao é o sporting, mas tambem ja teve dias melhores, mas concordo, tem de se apostar urgentemente na formaçao, e ate temos bons jogadores

    • Gustavo Gomes
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:48 pm

      A FPF não pode fazer muito mais do que dizer estas frases fortes em conferência de imprensa, dizem o mesmo todos os anos e nunca nada muda. Parece as promessas do LFV aos sócios do Benfica acerca da aposta na formação que ano após ano, nunca é feita. O grande problema está nos dirigentes, que ganham muito dinheiro com as comissões. Outro problema é a falta de paciencia e formação de grande parte dos treinadores para lançar e potenciar jovens jogadores. (Preferem jogadores já feitos, pois não têm que criar os filhos dos outros, sensação bem à portuguesa).

      A única coisa que a FPF pode fazer é aumentar a competitividade dos campeonatos da formação. (Já houveram umas mudanças ténues há uns anos nos júniores com a passagem de 8 equipas à fase de campeão e não 4 como antes acontecia, mas mesmo assim não é nada competitivo para um jogador estar 9 meses a ganhar jogos com facilidade e passar apenas 1 mes com jogos mais duros). Muito pode ser feito a este nível.

      Outra coisa, a FPF não pode deixar que clubes de primeira Liga como Estoril, Arouca, Paços, Gil Vicente, Académica, etc tenham escalões de formação a um nível tão amador. As Associações Distritais também têm alguma responsabilidade aqui.

    • André Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:24 pm

      Não sou contra os estrangeiros, desde que eles tenham qualidade, até porque isso ajuda os portugueses a evoluir. Mas há limites. Os clubes da Madeira costumam entrar com 11 jogadores estrangeiros em todos os jogos. E ninguém diz nada.

    • fernando canteiro
      Posted Agosto 1, 2014 at 1:16 pm

      Pois… é a mesma FPF que queria utilizar o Fernando…

  • Rafael
    Posted Agosto 1, 2014 at 12:30 pm

    Concordo fala-se muito em apostar nos miúdos portugueses mas muitas vezes são os próprios adeptos a exercerem pressão para que os seus clubes contratem estrangeiros e a bloquearam a entradas dos miudos com o discurso do ainda é demasiado novo.

    • Carlos Gama
      Posted Agosto 1, 2014 at 4:05 pm

      Os sub21 não têm um Guarda-Redes com qualidade. José Sá, Luís Ribeiro, Daniel Fernandes, Rafael Veloso, Bruno Varela, etc enquanto continuarem na sombra nos seus clubes, nunca poderão evoluir.

      Lateral Direito: Ninguém parece querer chegar-se à frente e os principais candidatos a esta posição continuam perdidos nas equipas B. Edgar Ié, Cancelo, Esgaio

      Médio defensivo: Tirando William Carvalho, não há opções para esta posição. Luis Gustavo, Sergio Oliveira, Luis Silva estão a demorar a dar o salto

      Ponta de lança: Aqui é que não há mesmo ninguém com qualidade, o que é preocupante. O jogador com mais potencial que vejo para desempenhar esta posição talvez seja o Gonçalo Paciencia ou o Lucas João do Nacional da Madeira, mas estão longe de ser aposta nos seus clubes..

    • André Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:53 pm

      Hélder, ficaste com a sensação errada acerca do que penso em relação a este assunto. Neste momento é verdade, Portugal tem 4 clubes e o resto é paisagem mas não deveria ser assim.

      Mas mesmo que houver regulamentação do dinheiro dos direitos televisivos equalitativamente por todos os clubes, tenho a certeza que por exemplo, se um presidente do Arouca ou Gil Vicente se vissem subitamente com 10, 15M de euros nas mãos, os iriam continuar a gastar em camiões de estrangeiros sem valor nenhum, e em negociatas afins.

      Muito difícil alguma coisa mudar com esta gente à frente das instituições desportivas em Portugal.

    • Helder Silva
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:36 pm

      André esse comentário é demonstrativo do pensamento do adepto do grande que o Rafael falou. É o adepto que não ajuda em absolutamente nada o desenvolvimento do futebol português. Para si o campeonato tinha 4 jornadas, o seu clube grande jogava em casa e fora contra os outros dois e o resto era paisagem.

      De preferência, punha a sua equipa a jogar com 5 argentinos, 4 sérvios, 1 colômbiano e 1 japonês que foi barato mas é sem dúvida melhor que os portugueses pois este veio de lá de fora, e viu-o nas capas dos jornais uma semana antes de ser contratado e lá dizia que era o melhor do mundo…

      E provavelmente assistia a estes jogos sentado no sofá porque o clube do qual é adepto fica longe mas por azar você não suporta o clube mais próximo… e não está para viajar 600km para ver o seu clube no estádio.

      Sim, fiz a descrição de 80% dos adeptos portugueses, com sorte acertei no seu caso.

    • André Santos
      Posted Agosto 1, 2014 at 2:20 pm

      O futebol mudou, e o jogador típico português (tecnicista, aberto na ala, vertical, etc) já não faz parte do futebol de hoje em dia.
      De que vale aos jogadores portugueses serem rápidos e tecnicistas se depois à minima pressão perdem a bola, raramente decidem bem, lentos a ler o jogo, etc.

      Os adeptos dos clubes têm culpa porque querem ganhar a todo o custo, seja como for, nem que seja com um golo em fora de jogo e com a mão. E se perdem, a culpa é sempre do árbitro.

      Em Portugal, tirando os 3 grandes o fuutebol praticado é péssimo, e é uma vergonha que seja assim.

      Do 4º lugar para baixo, os jogos fazem-se com faltas de 5 em 5 segundos, anti-jogo e cerca de 10, 20% de tempo útil de jogo. Depois queixam-se que ninguém vai aos estádios. Para ver cepos brasileiros a jogar aos solavancos, prefiro ficar em casa a ver a Premier League, ou outra liga a sério.

Deixa um comentário