Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A grande dívida

Há quem tente ser bom em muitas áreas, saber um pouco de tudo mas sem aprofundar nada em específico. Há quem tente especializar-se e ser excelente apenas numa área, escrutinando a mesma com máximo de detalhe. Da mesma forma que há jogadores que se destacam por serem muito bons num determinado aspeto, enquanto outros destacam-se por serem “apenas” bons em muitos aspetos do jogo. No entanto, é uma utopia um jogador almejar ser excelente, o melhor, em praticamente todos os aspetos jogo. Só que há Lionel Andrés Messi Cuccittini. Utopia para os demais.

Ele é: passe curto, passe longo e visão de jogo. Podia ser um médio de classe mundial. Ele ultrapassa adversários, de modo que quase parece batota jogar com ele. Podia ser um extremo de elite. E ainda marca como ninguém. Podia ser um avançado lendário. Podia ser tudo isso e tanto podia que foi e ainda é. Parece confuso? Ainda bem.

Com tudo isto, se ainda não tem um Campeonato do Mundo no palmarés, é simples: O futebol tem uma dívida! Talvez nunca teve uma dívida tão grande. Não é que a falta do Mundial, coloque em causa o seu estatuto de GOAT. Não coloca. (E se o Higuain…? E se fosse dum país sem a mínima chance de vencer a prova?) O bolo está feito e é o melhor bolo, de longe, com ou sem cereja, mas seria a cereja no topo! E é por isso que a Argentina é, provavelmente, a segunda seleção preferida para ganhar o Mundial da maioria das pessoas que não são argentinas. Se Portugal não ganhar, eu quero muito ver a cereja neste bolo. Quero ver aquele que já é o GOAT, dissipar as dúvidas dos mais distraídos. E desengane-se quem pensa que é o melhor da história por ser o que tem mais Bolas e Botas de Ouro, ou por ter várias Champions e títulos pela Seleção. Todos esses prémios e conquistas são deveras importantes, mas é tão mais que isso.

A verdade é que nunca ninguém banalizou o jogo como banalizou Messi. O futebol tem uma grande dívida. Que te pague com juros Lionel.

Visão do Leitor: João Romero

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

56 Comentários

  • Rui Silva
    Posted Novembro 19, 2022 at 10:21 pm

    Grande texto. É tão verdade que eu quero – genuinamente – que ganhe a Argentina.

    Nem que a final fosse Argentina Portugal, eu torceria pela Argentina, porque é simplesmente lógico, pelo menos para mim. Espero que vençam, e que Messi seja o melhor jogador da prova.

    • John Travolta
      Posted Novembro 20, 2022 at 2:41 am

      Parece te logico para ti , torcer contra Portugal sendo Português ? A mim faz me um bocado de confusão

      • Vegeta
        Posted Novembro 20, 2022 at 10:09 am

        Sim.
        Eu tambem sou português e vou torcer pela Argentina.

      • Rui Silva
        Posted Novembro 20, 2022 at 11:40 am

        Atenção, eu não disse que era lógico torcer contra Portugal. Eu disse que era lógico torcer pela Argentina. E é, porque como diz o texto, é só da mais elementar justiça que Messi ganhe.

        Anyway, não sei bem por que é que o facto de ser português faz com que tenha “obrigatoriamente” de torcer por Portugal. Tal como sou da zona do Porto e não apoio o clube da minha terra, nem o Porto ou o Boavista ou o Salgueiros. Sendo das selecções com que menos me identifico, é normal que não os apoie. Assim como não me identificando com o FCP, não os apoio. Simples.

        • lipe
          Posted Novembro 20, 2022 at 2:36 pm

          É de elementar justiça que ganhe a melhor equipa, aquela que melhor jogar. Não há garantia que vai ser a Argentina.

      • cards
        Posted Novembro 20, 2022 at 2:22 pm

        Desde 1994 com o Brasil

      • lipe
        Posted Novembro 20, 2022 at 2:38 pm

        É pessoal que torce pelos jogadores e não pelos países. Respeito, mas não concordo.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 20, 2022 at 5:48 pm

          Ora nem mais.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 20, 2022 at 7:15 pm

          Mas já agora, isto não é um tema de concordar ou não.

          Não faz sentido eu discordar de alguém por ser do Benfica ou do Braga.

          As pessoas gostam e torcem pelo que entenderem.

          No meu caso, a seleção portuguesa perdeu completamente aquilo que significava para mim (e sim obviamente que quantos mais do SCP la mais eu me identifico, lamento), muito pelo folclore Ronaldo, pelas aldrabices pegadas, pela Femacosa , até vários atletas que integram as convocarias com os quais eu não simpatizo.

          Novamente lamento. Isto não tem ponta de ressabiamento nem nada que se pareça, simplesmente não posso mentir-me a mim próprio e dizer que gosto muito da seleção. Não é verdade.

          • lipe
            Posted Novembro 20, 2022 at 8:34 pm

            Eu também não gosto, e se precisasse de ter lá jogadores do meu clube para me poder “identificar” raramente os apoiava.
            Mas, goste-se ou não, representam o nosso país. São os únicos que estão lá a jogar de quinas ao peito.
            Posso gostar muito de outros jogadores e ter simpatia por outros países, mas enquanto Portugal lá estiver não consigo torcer pela vitória de outros. Aliás, enquanto Portugal lá estiver torço ativamente pela derrota das seleções mais fortes e favoritas.

      • Pablo
        Posted Novembro 20, 2022 at 4:24 pm

        Não sei o porquê de se preocupar com alguns gatos pingados que vão torcer pela Argentina ou outras seleções. Em 11 milhões de habitantes existem opiniões diferentes, alguns com opiniões do contra apenas para aparecer, outros que dizem que a seleção portuguesa não interessa para nada mas comentam qualquer notícia sobre a mesma, outros que são contra apenas devido a um jogador e se esivessem lá nem um décimo faziam igual tudo profissionais tops nas suas áreas, outros por gosto ou falta de identificação com a seleção e outros só porquê não convocar os seus jogadores favoritos ou dos seus clubes, é sempre assim.

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 20, 2022 at 5:38 pm

        Eu vou torcer por Portugal mas mais por obrigação moral. Não altera nada na minha mente se ganharmos ou formos humilhados.

      • Acnologia
        Posted Novembro 20, 2022 at 6:21 pm

        Não entendo essa ligação da maioria da malta com a Argentina mas pronto. Eu até acho que a Argentina vai ganhar e se calhar até merecem pelo Messi, um dos maiores de sempre.

        Mas apoiar outro país que não seja Portugal (e, no meu caso, em segundo plano, mas a uma distância enorme de Portugal, a Espanha, por motivos pessoais), não me faz nenhum sentido. Respeito mas não o percebo.

        Quero é que Portugal ganhe, que se lixem as outras seleções. Não vou ficar feliz porque um jogador, por muito que mereça, seja campeão e Portugal não.

        E acho engraçado que muita da malta que apoia a Argentina, são os mesmos que criticavam por haver quem apoiasse um clube porque tinha o Cristiano…

    • Rui Costa
      Posted Novembro 20, 2022 at 2:25 pm

      Não me parece nada lógico, até deixa no ar que só se quer isto porque do outro lado está o único jogador que esteve ao mesmo nivel que o Messi factualmente!

      • Oldasity
        Posted Novembro 20, 2022 at 2:40 pm

        Factualmente? Factualmente o melhor Ronaldo não esteve nem perto do melhor Messi.

        • Daervar
          Posted Novembro 20, 2022 at 5:03 pm

          Não é verdade. No seu melhor ambos foram incríveis e muito perto um do outro.
          Que prefira o Messi? Bem vindo, eu também. Mas Cristiano esteve vários anos num nível igualmente assombroso, a memória não pode ser curta, mesmo que o Ronaldo prove hoje todos os dias que é um escroque.

          • Oldasity
            Posted Novembro 20, 2022 at 7:26 pm

            Isso é que não é verdade. Sim, Ronaldo foi incrível, sem dúvida.
            Mas o que disse foi que o melhor Ronaldo, não esteve perto do nível do melhor Messi. Por exemplo, no seu melhor ano, Messi teve 92 golos e 22 assistências em 69 jogos enquanto que o melhor ano de Ronaldo foi com 69 golos e 15 assistências em 59 jogos, nem me parece que haja motivo de discussão. E eu estou apenas a falar de números porque acho que também é bastante factual que em termos de futebol puro, afastando-se de números, Messi é imensamente superior como jogador.
            Até em anos que Messi acaba com menos números, como jogador o Ronaldo não esteve ao mesmo nível.
            E tem algum problema? Absolutamente nenhum. Ronaldo foi incrível, extremamente decisivo e uma grande besta, mas nem em números se esteve ao nível. E em termos de rácio, Messi tem melhor em praticamente todas as competições.

          • Rui Costa
            Posted Novembro 20, 2022 at 11:31 pm

            Exatamente Daervar!

      • Mantorras
        Posted Novembro 20, 2022 at 4:08 pm

        Mentira.

  • VaideMota
    Posted Novembro 19, 2022 at 11:05 pm

    Messi não é o GOAT. É um dos melhores de sempre. Um predestinado. Um talento raríssimo e irrepetível. É o melhor desta geração por diversos motivos. É eterno.
    A haver um GOAT, porque o mais certo é nem sequer fazer sentido haver, é Maradona.
    O futebol era outro desporto, mais humano, mais real, menos programado, menos estudado. Os jogadores eram menos protegidos e mais mal aconselhados.
    No meio dessa lama, por vezes literal, houve um que mudou o desporto e fez dele poesia. A estatística são números. A arte ímpar do Messi, e dos que lhe sucederem, estará sempre na sombra da poesia humana, real, do povo, de Maradona.

    • Eusebio
      Posted Novembro 20, 2022 at 11:09 am

      É a opiniao do Joao Romeiro que, pode ser muito bem discutivel. mas continua a ser a dele. A boa noticia é que a dele vale tanto como a tua e como a minha.

      Quem tem Messi é naturalmente mais que favorito a vencer o Mundial. Vejamos se cumprem com as expetativas ou se mais uma vez vao desiludir. Acredito que vençam porque alem das fortissimas individualidades e da equipa que têm (ja provaram que podem vencer titulos, com a copa america) interessa muito a FIFA que Messi venca o mundial para acalmar as criticas.

      • VaideMota
        Posted Novembro 20, 2022 at 12:24 pm

        Certíssimo quanto às opiniões.

        Da mesma forma que seria válido se alguém disser que o Ivanov ou o Pauleta ou o Hierro ou um outro qualquer é o GOAT. Tudo isso é válido… mas pode ser discutido, questionado e sim, até em determinadas ocasiões relativizado.

        O facto do Messi ser unânime nesta geração é que faz as pessoas emocionarem-se e rotularem-no de GOAT… como se esse conceito sequer fizesse sentido.

        A discussão que queria lançar é não no aspecto técnico da coisa mas sim na transformação do desporto em si mesmo.
        Da mesma forma como o Guardiola ou o Cruiff poderiam ser considerados GOAT porque individualmente alteraram a forma como o desporto existe independentemente dos troféus ou conquistas que possam ter ou não.

        Parece-me ridículo que na opinião de alguns o Messi possa ou não ser GOAT porque o Higuaín (ou o Lautauro em 2022) falhou um golo certo num determinado mundial. Again, é a minha opinião, as good as any.

        • Mantorras
          Posted Novembro 20, 2022 at 4:16 pm

          Ultimo paragrafo: claro que e ridiculo, e ridiculo porque ele joga exactamente o mesmo do que jogaria se tivesse escolhido a seleccao de Espanha, para a qual tambem foi convocado, e com a qual ganharia tudo.

          Esse tipo de criterios sao aqueles que quando alguem forca a discussao do GOAT, e depois tem que inventar criterios. Ok, e um trofeu muito importante, um mundial, e nao podemos dizer que “nao vale de nada”, mas nao e definidor de coisa nenhuma para a avaliacao da valia individual de um jogador. Ponto.

        • Fireball
          Posted Novembro 20, 2022 at 5:15 pm

          “A haver um GOAT é Maradona”
          “O conceito de GOAT não faz sentido”

          Então em que ficamos? Não faz sentido mas afinal tu próprio tens uma opinião sobre quem é o GOAT para ti. Se calhar faz algum sentido… senão não tinhas pensado nisso. No fundo nao acrescentaste nada com essa rant. Para ti é o Maradona, para o autor do post é o Messi. Simples. Não vais convencer ninguém com esse tipo de rants.

      • Kafka
        Posted Novembro 20, 2022 at 3:52 pm

        Mais uma vez o Eusébio é apanhado a falar do que não sabe e insinua que a FIFA beneficia a Argentina isto quando por exemplo em 2014 na final há o escândalo da não expulsão do Neur

        Isto para não falar q se a FIFA benefeciasse o Messi, não tinha pela 1ª e única vez na sua história extendido o prazo das votações da Bola Ouro só para o Messi não vencer (na altura estava em 1o) e assim dar a vitória ao Cristiano

        Mais uma vez és apanhado a falares sem conhecimento

        • El Bandido
          Posted Novembro 20, 2022 at 4:54 pm

          Muito bom! Tens consciência que dos 6 anos em que a Fifa esteve em parceria com a France Football para atribuir a bola de ouro, o Messi ganhou 4? Já para não falar da bola de ouro de 2010 em que Messi nem devia ter estado no pódio (Sneijder, Iniesta e Xavi…)

          • Kafka
            Posted Novembro 20, 2022 at 6:33 pm

            Messi ganhou justamente todas as Bolas Ouro, já o teu Cristiano chegou ao extremo de ganhar Bolas Ouro com ZERO títulos ou a FIFA alargar de propósito o prazo só para ele ganhar

            O Cristiano sempre foi levado ao colo pela FIFA, principalmente nos anos em q teve no Real Madrid,

            • El Bandido
              Posted Novembro 20, 2022 at 10:27 pm

              Mas qual meu Cristiano? Onde é que eu falei do Cristiano aqui? Que obcessão! Já te disse e volto a repetir: Messi é para mim o melhor de sempre, milhas à frente do Cristiano, e não sou apreciador do Português. Agora, eu não te ouvi nem por uma vez criticar ou dizer mal do Messi, nem nunca te ouvi dizer que qualquer equipa do mesmo foi beneficiada (o Barcelona tem jogos escandalosos, como a remontada ou o famoso jogo com o Chelsea).

              Posto isto, achas mesmo que o Sneijder não merecia a bola de ouro em 2010, depois de ser a figura principal de um Inter que limpou tudo, e da sua seleção que foi à final do mundial? Meu Deus.

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 20, 2022 at 7:38 pm

            Messi nao devia ter estado no pódio? Este pessoal lê o que escreve?

            Messi está a milhas dessa gente toda que mencionaste em 2010 e noutro ano qualquer.

    • Mantorras
      Posted Novembro 20, 2022 at 4:13 pm

      Nao vi Maradona no auge, mas do que vejo em videos, vejo o Messi a fazer coisas que nem o Maradona fazia. Mais rapido, mais curto, contra equipas melhores, mais organisadas, mais fortes, mais rapidas, mais preparadas… e ele conseguiu ser muito mais eficaz do que o Diego, no seu jogo (digo isto pelo numero de golos de ambos, por exemplo). Em termos de “humanidade”, de ser uma pessoa chea de defeitos, com muito carisma, personalidade forte, mais lider, etc, Maradona tem outro encanto. Coloco Messi como o melhor para mim, mas contando apenas quem vi jogar.

      • Daervar
        Posted Novembro 20, 2022 at 4:58 pm

        Vejo o Maradona a levar porrada atrás de porrada, isso sim. Messi nos anos 80 nunca poderia ser o jogador que é hoje, qualquer centrocampista adversário lhe arrancaria as pernas das ancas em 5 minutos.
        Imaginem um duelo Souness-Messi num hipotético Escócia-Argentina de uma qq fase de grupos de mundial entre 78 e 86. Antes do Souness ser expulso aos 15″ já o Messi teria convocado uma conferência de imprensa a dizer que deixava o futebol.

        Maradona fazia o que ninguém tinha coragem de fazer. Tinha mais tomates que toda a seleção argentina de 2022.

        • Mantorras
          Posted Novembro 20, 2022 at 10:15 pm

          Nao vou discurtir o tamanho dos tomates do Maradona. E nao vou fazer grandes projeccoes baseadas apenas em hipoteses. Porque? Porque se o Messi jogasse noutra Era, teria outras condicoes, e teria aprendido, como os outros, a jogar contra outra “violencia”.

          A entrada do jogador do Bilbao a Maradona e assassina, por exemplo, aquilo e inaceitavel, e leva-me a crer que deves ter pelo menos alguma razao no que dizes. Messi, de facto, nao tem essa “alma e chama” em campo. Duvido que cerrasse punhos e nao se encolhesse com entradas assim.

          Mantenho tudo o resto que disse, no entanto, e nao sao hipoteses, sao coisas que se podem ver e medir.

    • DICAS
      Posted Novembro 21, 2022 at 10:00 am

      Não concordo

      Lá está, o Messi para mim provou muito mais que Maradona e por muito mais tempo.

      Entre eles acho que não há dúvida em quase todos os aspectos, sejam estatísticos como de beleza no futebol.

      Agora se for mesmo para ver quem era o jogador que fazia com o bola o que queria, NUNCA vai haver outro Ronaldinho Gaúcho no seu auge .
      Esse é que provavelmente nunca ninguém vai chegar ao seu nível no seu auge.

      Ele fazia literalmente o que queria com a bola com lances que nunca se viu em Ronaldo, peles, maradonas ou Messias.

  • riscas
    Posted Novembro 20, 2022 at 3:29 pm

    Também vou ficar triste se o Messi terminar a carreira sem conseguir ganhar um mundial, se Portugal por ventura for eliminado, provavelmente irei torcer pela Argentina. Mas, enquanto Portugal estiver em competição é a única equipa pela qual vou torcer nesta competição.

  • Mantorras
    Posted Novembro 20, 2022 at 4:07 pm

    Seria o melhor extremo, medio ou avancado, de todos os tempos. E futebolisticamente superior a todos que vi jogar. Desfrutem do ultimo mundial porque o fim esta perto e nunca havera outro jogador deste nivel.

  • Marcio Ricardo
    Posted Novembro 20, 2022 at 4:24 pm

    Essa ladainha do futebol dever algo ao Messi só o menoriza. Messi não precisa disso. Não precisa, mas dá jeito. À custa disso já ganhou uma bola de ouro bem duvidosa e o prémio de melhor jogador do Mundial quando até aos quartos de final nem sequer era o melhor jogador da Argentina e quando na final só se viu numa pseudo assistência. O que diriam de Cristiano Ronaldo se, numa final, no seu auge, se limitasse a uma assistência ?… Lembrar que o Muller teve mais golos, mais assistências e foi campeã do mundo, mas como gosta de dizer o Kafka ( quando lhe dá jeito ) os dois últimos prémios de melhor jogador da Copa do mundo não passaram de prémios de marketing.

    Não existe isso de GoaT. É só estúpido falar nisso. Mas vamos então comparar, porque isso é inevitável. Vivo no Brasil, todas as pessoas que conheço que viram o Pelé jogar dizem que não perde pró Messi. Repito, as que viram jogar. Meu pai diz que viu, com os olhos dele, o Pelé pegar a bola na área dele e só parar dentro da baliza adversária… E agora ? Eu não vi o Pelé jogar, será que o autor deste post viu ? Dúvido.

    Por que é Messi o suposto GoaT então ? É quem tem mais golos ? Não é. Cristiano tem mais, em clubes, na seleção, com carreira bem mais difícil e ( no auge ) jogando mais distante da baliza.

    É porque tem mais troféus ? Messi só conquistou três Champions em que foi protagonista ( na primeira teve uma participação pífia e o time pertencia a Ronaldinho ) e Ronaldo conquistou cinco sendo sempre o elemento mais em todas elas. E isto, jogando na melhor equipa do século com os melhores médios da história. E seleções, nunca ganhou uma Copa do mundo, mesmo tendo o melhor ataque do planeta do seu lado.

    Se não é golos nem em troféus, será o talento, a arte, o génio. Ora, lamento, mas qualquer um pode pegar no YouTube e comparar Messi com Maradona. Nunca vi o Messi marcar um golo de cabeça na altura do joelho ou fora da área. Nunca vi o Messi marcar golo de meio campo ou um livre igual aquele mítico dentro da área contra a Juve. O melhor golo da carreira de Messi, ele pega na bola e passa por meia equipe de um clube do meio da tabela da liga espanhola. O melhor golo de Maradona, pega na bola antes do meio campo e passa pela seleção da Inglaterra, em plena copa do mundo, num dos jogos mais Tensos da história do futebol. Diferenças. É como sempre digo, o Maradona fez tudo o que o Messi fez, e o fez não só melhor como em circunstâncias mais difíceis… Mas o Messi não fez tudo o que Maradona fez, mesmo jogando num Barcelona que era uma super seleção. O Maradona andava com o Napoles a ganhar da Juve de Platini e do Milan de Sacchi.

    Talvez, se o Messi fosse norueguês, eu pudesse concordar que o futebol, o mundo ou a vida devesse algo, mas argentino ? Uma seleção que se arrisca sempre a ganhar um Mundial e várias Copas Américas ? Desculpem lá, mas isso não é mais que um discurso emocionado de quem torce pra que os adversários facilitem. Os melhores da história não se fazem de facilidades, pelo contrário, eles mostram que são eles que fazem a diferença.

    • JFN
      Posted Novembro 20, 2022 at 5:08 pm

      Se Cristiano, no seu auge, numa final se limitasse a uma assistência? Assim de repente lembro-me da final da champions em que ganharam 4-1 ao Atlético, após prolongamento, em que apenas marcou um pénalti aos 120, quando já estava 3-1, e tirou a camisola a festejar como se tivesse sido o golo decisivo. Na final do Euro não sei, se calhar fez mais.

    • Fireball
      Posted Novembro 20, 2022 at 5:11 pm

      Está a doer bem esse cotovelo. Até começaste bem, tens alguma razão na questão geral de ninguém conseguir dizer quem é de facto o GOAT.

      Mas depois é com cada argumento valha-me deus. O Messi tem toneladas de golos que nem Pelé nem Maradona nem Cristiano alguma vez marcaram e eles têm golos que Messi não marcou. Assim que li aquela tirada de “o melhor golo de Messi é contra uma equipa de meio da tabela”, não li mais do teu comentário. Traz uma ideia pertinente mas com argumentos toldados pelo teu hate ao Messi. Pena. Há pessoas assim, não conseguem tirar as palas e acabam a estragar os próprios argumentos porque só sabem desvalorizar aquele que odeiam.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 20, 2022 at 5:35 pm

      Continua a tua empreitada.

      Nós ainda não percebemos o suficiente.

      • Marcio Ricardo
        Posted Novembro 20, 2022 at 6:34 pm

        Eu vou desenhar então. Se dependesse das messizetes aqui deste blog, o PSG ia buscar o Haaland e o Lewandovski mais o Van Dijk, o Cancelo, o Casimiro, o Kante e sei lá mais quem… Tudo para o Messi ganhar mais. Mas qual é o mérito de ganhar numa equipa que mesmo sem Messi já é muito superior às outras ? Ter Neymar e Mbappe não basta ? Já não é o PSG, no papel, superior aos outros ?
        O Messi sempre, sempre jogou em super equipes. Se não ganhou mais não se pode queixar dos colegas. O Barcelona de Messi, por exemplo, foi a base da seleção espanhola campeã do mundo e bicampeã europeia. Se calhar, é o Messi que não é assim tão superior aos outros ( Pelé, Cristiano, Maradona ), porque se fosse, teria ganho mais coisas importantes. Com as equipes que joga e jogou tinha obrigação disso .

        • Kafka
          Posted Novembro 20, 2022 at 6:48 pm

          Surreal como continuas a mentir e a insinuar q os 19 anos de carreira do Messi foram com a base da seleção espanhola, quando essa selecção durou 4 anos e nada mais fez depois de 2012

          Ignoras ainda o completo amadorismo da direção do Barça desde 2014 com Bartomeu q destruiu o clube, ignoras ainda ter tido menos de metade da carreira com treinadores top10 Mundial

          Isto tudo ao contrário do Cristiano q teve sempre super equipas e super treinadores, tendo tido mais de metade da carreira com treinadores top10 Mundial e alguns top10 dos últimos 30/40 anos pelo menos

          Isto para não falar na constelação de estrelas do Real Madrid e na base dessa equipa q acabou de provar q não precisa do Cristiano para nada para ser campeão europeu… Já o Barça há 2 anos q nem dá fase de grupos passa, curiosamente os 2 anos sem Messi

          Os teus comentários são de uma desonestidade intelectual atroz

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 20, 2022 at 7:16 pm

          Pois. Compreendo.

          O Ronaldo coitado, sempre jogou em clubes de bairro.

          Percebo perfeitamente.

          • Marcio Ricardo
            Posted Novembro 20, 2022 at 9:07 pm

            Mas eu não ando aqui a chorar que o mundo deve uma Copa do Mundo ao Ronaldo, ou a pedir um Iniesta e um Xavi para jogarem com ele. A única coisa que disse parecido, foi pedir que o Ronaldo conseguisse ir para o Bayern ou para o City, porque não há comparação possível entre o PSG e o United nos últimos anos… Mas para o Messi há sempre desculpas. Jogou em grandes seleções da Argentina, mas blá blá blá.. Jogou num super Barça, mas blá blá blá, joga num super PSG, mas blá blá blá…. Para o Messi existe sempre uma desculpa, se fosse o GoaT, como dizem, não precisaria delas.

            • Neville Longbottom
              Posted Novembro 20, 2022 at 11:40 pm

              Desculpas?

              O Messi prova diariamente o astro que é.

              O resto é conversa, ele está-se a marimbar para tudo o resto aliás.

    • Kafka
      Posted Novembro 20, 2022 at 6:23 pm

      Mais uma vez o Márcio é apanhado a mentir numa brutal enchurrada de mentiras , é absolutamente incrível, o Messi se prêmio jogou mais longe da baliza q o Cristiano, a única época da carreira em q o Messi jogou tão perto da baliza como o Cristiano o Messi rebentou os recordes todos possíveis e imaginários e terminou com 91 golos num ano civil e 80 e tal ou lá o q foi numa época, ambos são o recorde de sempre

      Portanto Messi não só jogou mais longe, logo muito mais difícil para Messi, como apesar disso o Messi tem melhor média de golos por jogo q o Cristiano, para além disso tem ainda mais assistências e melhor média de assistências por jogo

      A nível de troféus voltas incrivelmente a mentir, pois o Messi tem mais títulos colectivos q o Cristiano, pese ter tido no total piores treinadores e piores equipas no total de carreira… Ignoras ainda os escândalos de arbitragem em pelo menos 4 das Champions q o Cristiano venceu, escândalos esses q estão visíveis no YouTube, já q dizes q vais ao YouTube ver, vai então ver os tremendos escândalo arbitragem das vitórias do Real na Champions

      Voltas a mentir incrivelmente quando falas de uma Bola Ouro duvidosa dada ao Messi e ignoras os enormes escândalos que foram algumas das Bolas Ouro do Cristiano, chego ao ponto de se ter dado uma Bola Ouro ao Cristiano com ZERO títulos ganhos ou pela primeira e única vez na história se ter alagado o prazo das votações

      Depois voltas a mentir quando dizes q Messi tinha o melhor ataque do Mundo na Seleção, ignorando por exemplo os treinadores absolutamente medíocres que teve como por exemplo Maradona, ou a defesa e meio campo fracos q foi tendo, equipas disfuncionais, mal treinadas e msm no ataque jogavam todos na mesma posição… E mesmo assim levou a seleção à final de um Mundial e 4 finais copa América

      Todo o teu comentário é uma ode de mentiras do princípio ao fim, mas para q não restem dúvidas

      Messi 996 jogos – 1133 golos/assistências

      Cristiano 1140 jogos- 1052 golos/assistências

      Basicamente o Messi podia estar os próximos 144 jogos da carreira só a existir, sem marcar 1 único golo ou fazer 1 assistência, e mesmo assim teria mais 81 golos/assistências q o Cristiano… E tudo isto com mais tempo treinadores e equipas piores e a jogar mais longe da baliza

      Absolutamente surreal o teu comentário e recheado de mentiras

      • Marcio Ricardo
        Posted Novembro 20, 2022 at 6:41 pm

        Sim, porque jogar na posição 10 é mais longe da baliza e mais difícil do que na posição 11. Toda a gente sabe que chutar de lado é muito melhor que chutar de frente para a baliza. O Kafka e a sua sabedoria futebolística, como não amar ?

        Depois não falei que o Cristiano tinha mais títulos, disse que tinha mais do principal título de clubes, a Champions, que é a que mais importa.

        Sim, a Argentina com Messi, Higuaín, Aguero, Tevez, Dybala, Di Maria, Lavezzi e outros era o melhor ataque do mundo à época. Diz lá um melhor.

        Kafka , Kafka , Kafka, não aprendes .

        • Kafka
          Posted Novembro 20, 2022 at 6:51 pm

          Mas onde é que o Cristiano jogava a 11? ??? Tu não percebes mesmo nada de futebol… O Cristiano desde o Real de Mourinho q joga como falso 9 vindo da esquerda e passa mais tempo dentro da área q fora dela… Aliás nos últimos anos do United já era muito assim… Tu não percebes mesmo nada de futebol

          • Artur Trindade
            Posted Novembro 20, 2022 at 10:22 pm

            Sento-me na obrigação de te responder, por ter sido o primeiro a referir o pormenor de Messi ser corredor central, e Ronaldo, corredor lateral (ou a vir da lateral).
            Mesmo nessa 2ª versão (vindo da esquerda), continua a ser mais “fácil” rematar sempre enquadrado na faixa central, do que ter de percorrer maiores distâncias, antes de rematar desenquadrado.

    • Acnologia
      Posted Novembro 20, 2022 at 6:41 pm

      Não concordo com a maioria do texto, mas esse último parágrafo subscrevo na íntegra. A Argentina já ganhou o mundial 2 vezes, e é quase sempre uma das favoritas, que é que o mundo do futebol lhes deve?

      O Messi merece ganhar? Claro que sim, mas vai ter que fazer por isso, e na minha opinião tudo aponta para isso, pois vejo o Messi mais motivado que me lembro, mesmo sem a capacidade física de outros tempos.

      Mas espero mesmo que não existam facilidades para que tal aconteça, pois se assim fôr é o prego final na verdade desportiva. O Mundial é uma competição mítica, que só se joga de 4 em 4 anos, que é reconhecida por ser imprevisível, e não uma comédia romântica, onde já se sabe qual é o final do filme só porque é o final feliz…

    • Mantorras
      Posted Novembro 21, 2022 at 1:05 pm

      Terceiro paragrafo e totalmente mentira. O Messi, com a bola, da chocolate ao Cristiano e a qualquer um. Nem tem comparacao e acaba por ser insultuoso para o Cris comparar. Logo, o que um joga, mete o outro a um canto. E nos numeros, o Messi tem melhor media de golos que ele, so tem menos no total, mas nao tem melhor media com 10 e o outro com 1000, tem quase os mesmos, e ambos uma quantidade incrivel, fazendo da media bem importante. Depois metes assistencias, e entao vai de capota. E depois tiras penalties e nem tem comparacao.

      E melhor em tudo, incluindo nos numeros. Para de inventar.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 20, 2022 at 9:04 pm

    Bom para colocar alguma racionalidade no debate.

    Claro que o Mundial importa, e se o Messi o vencer estaremos todos a dizer que sim importa. É o título mais importante que um jogador de futebol pode vencer, gostem disso ou não. Sim eu sei, são sete jogos e a carreira de um jogador não deve ser avaliada em função de sete jogos, mas…

    Mas TODOS os jogadores candidatos ao GOAT, não o pseudo GOAT, o moranguinho carismático que todos querem morder, mas toda a gente sabe que é apenas um bom jogador, não está na categoria dos génios, repito todos os GOATS, de Péle a Maradona, de Zidane a Ronaldinho e a Ronaldo, foram campeões do mundo com a sua seleção nacional, sendo marcantes nos mundiais que venceram.

    Não é apenas um ritual de passagem. Sem vencer um Mundial ficará sempre esta pequena mancha na carreira de Messi, será sempre inferior por exemplo na comparação argentina com Maradona, que venceu o Mundial de 86 e foi finalista em 90, com duas seleções bem modestas.

    Portanto eu não acho que este mundial seja um detalhe na carreira de Messi, e digo-o antes. Já sei que se a Argentina o vencer depois muitos vão dizer o mesmo que eu, e que até lá sou um gajo com vistas curtas que não pesca nada de futebol.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 20, 2022 at 11:39 pm

      Na minha opinião tem zero sentido isso.

      Messi não é melhor nem pior por vencer ou deixar de vencer o mundial.

      O Arbeloa é campeão do mundo como o são muitos outros zés ninguém que ninguém se lembra.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Novembro 21, 2022 at 4:50 pm

        Eu falo antes porque sim, sinceramente acho que não há nenhum título no CV de um jogador igual ao de um Mundial. É o título mais importante que um futebolista pode alcançar.

        Tu achas que um Mundial é uma merda irrelevante, OK é uma opinião. Depois se o Messi vencer não me venhas é dizer que então sim vale, e que então sim é importante, OK?

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 20, 2022 at 10:05 pm

    As opiniões são todas legítimas, mas esta choradeira acerca de Messi é doentia.
    A Argentina tem 2 vitórias e 5 finais, contra 0 vitórias e 0 finais de Portugal, em mundiais.
    15 vitórias na Copa América, versus uma de Portugal, no europeu.
    A probabilidade de Messi chegar a títulos, foi sempre substancialmente superior, e na realidade esteve apenas numa das 17 vitórias do seu país.
    Surreal que alguém fale em dívida do futebol (que o trate como coitadinho), em relação a um indivíduo que teve dezenas de oportunidades, num país naturalmente vencedor, e que com ele, apenas venceu uma vez.
    Continua a ladaínha da Argentina ser a 2ª seleção de muitos adeptos portugueses, que envergonhados, não assumem ser a primeira.
    Como português, teria vergonha de preferir a vitória de outro país, mesmo por motivo de idolatria.

Deixa um comentário