Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A hegemonia, o FC Porto castelhano, a explosão de Carrillo, o regresso do Boavista, e jogos a más horas

Está à porta mais uma edição da I Liga, que como não podia deixar de ser, está envolta em polémicas, ou não fosse a competição realizada neste país chamado Portugal. Mas comecemos pelo futebol: o Benfica defende o seu título, e tem como objectivo algo que não alcança há 30 anos; o bicampeonato. Os encarnados tiveram um defeso acidentado, marcado pela saída de alguns elementos fundamentais, e pela entrada de um contentor de supostos reforços, alguns dos quais já seguiram outros destinos. O elenco à ordem de Jorge Jesus perdeu muitas das suas referências (a começar pela baliza, terminando em dois dos três avançados), mas mantém o trio argentino, composto por Enzo, Salvio e Gaitan, cuja qualidade individual é quase que uma garantia de superioridade perante boa parte dos adversários internos. Até dia 31 de Agosto os adeptos, e treinador, viverão em angústia constante, pois a saída de um, ou mais, dos citados, seria um rude golpe, até porque dos reforços contratados, nenhum ainda deu prova de ser uma real mais-valia. De qualquer modo, é natural que aterrem ainda mais umas trutas na Luz, até porque Jorge Mendes já provou ser amigo do seu amigo. A favor das águias conta ainda o factor treinador, pois Jesus conhece os cantos à casa, e conhece bem o futebol português, dentro e fora de campo.

O Sporting parte no encalço, assumida que foi a candidatura ao título. O principal trunfo leonino era a manutenção da estrutura deixada por Jardim, mas este parece ter sido perdido, iminentes que são as saídas de Rojo e Slimani. Os leões optaram por aumentar o leque de opções, visto que vão ter mais jogos que o ano passado e a exigência será maior, adquirindo jogadores que, sem serem opções imediatas, podem perfeitamente integrar o lote de “titulares” com o decorrer da temporada. Faltando reforços sonantes (claramente é necessário um extremo, pelo menos), o Sporting baseia a sua qualidade de jogo na evolução natural de alguns elementos jovens, tais como Mané ou William. Mas parece claro que, com ou sem reforços, a equipa marchará ao ritmo de Adrien (o médio português com melhor rendimento em 2013/14), e terá de contar com a esperada mas nunca concretizada explosão de Carrillo. Vai ser também interessante perceber se algum elemento jovem se irá afirmar na equipa principal (João Mário e Esgaio à cabeça), e se Gauld é um achado ou um projecto científico muito dispendioso. O FC Porto, depois de um ano para esquecer, veio com tudo. negócios à parte, os portistas reuniram um elenco que, no papel, promete destruir tudo à sua passagem. Lopetegui tem a missão de desfazer o mito de que de Espanha não vem bom casamento, e para tal optou por trazer para a Invicta um pelotão de compatriotas. Como referido, no papel a história parece um conto de fadas, mas a realidade nem sempre imita a ficção. Em primeiro lugar é preciso perceber como o treinador vai gerir um plantel com muita gente cheia de aspirações, e colocá-los a jogar colectivamente. Depois, há a questão de alguns destes elementos, habituados a outros palcos, poderem sentir menos motivação nos relvados nacionais. Mesmo com estas interrogações, o Porto parece ser o principal candidato, pelo menos analisando as individualidades no plano teórico. Outro ponto importante, ou até decisivo, foi a manutenção de Jackson Martinez, sinónimo de golos, pelo menos se e quando está psicologicamente num plano elevado (e uma boa renovação de contrato faz milagres). Três grandes à parte, o Braga tem por objectivo regressar ao topo da classificação. Com muitos e caros reforços, os arsenalistas contam Sérgio Conceição para obter, no mínimo o quarto lugar. Os seus principais opositores deverão ser Estoril e Nacional, que manteve treinador e maior parte dos jogadores. Numa Liga novamente a 18, e que deve ser nivelada por baixo, destaque para o regresso do Boavista, após um périplo pelos escalões inferiores.
E na globalidade, o que esperar desta Liga? Bem, a previsão é de futebol falaremos pouco. De futebol de qualidade, ainda menos, até porque deve rarear. Os principais temas discutidos serão as eleições da Liga, a arbitragem (as queixas devem começar mal um dos três principais candidatos percam pontos, ou quanto muito, à terceira jornada) e finanças. A televisão continuará a dominar a Liga, obrigando adeptos a horários pouco condizentes com um espectáculo que se quer de família. Mais cedo ou mais tarde, surgirão rumores de salários em atraso, com emblemas diversos a apontar o dedo à concorrência desleal. Outra previsão arrojada é de que haverá lesões súbitas ou doenças passageiras que impedirão certos jogadores de defrontar certas equipas, às quais se seguirão mais acusações e trocas de palavras. Por falar nisso, é complicado adivinhar quantos serão os diálogos mantidos entre dirigentes, mas podemos afirmar com certeza de que terão a elevação moral à qual nos habituaram. A meio da temporada, à medida que certos objectivos sejam falhados, virão à baila o excesso de estrangeiros, e a falta de aposta na formação. E claro, no Ano do Espírito Santo, não faltarão conversas sobre a saúde financeira dos clubes e a idoneidade dos seus dirigentes. Mas por outro lado, e pelo meio de todas estas peripécias, teremos irracionais momentos de êxtase e desilusão, seremos (se tudo correr bem) presenteados com belos espectáculos daquele que ainda é o desporto mais popular do Mundo, criaremos novos ídolos e novos vilões. Até Sexta.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito   

0 Comentários

  • Daniel Alves
    Posted Agosto 14, 2014 at 6:52 pm

    Este ano parece-me que o Benfica claramente está menos forte. Infelizmente os reforços que chegaram não parecem bons que chegue para suprimir os que saíram. acho que o Benfica vendeu bem os jogadores, excepto o Garay como é óbvio. Com uma clausula de 20M, era barato, o Zenit podia pagá-lo e nós encaixávamos 9M. Vendemos foi demais e isso pode sair caro a nível desportivo, especialmente se não entrar ninguém minimamente excepcional. Espero que o trio argentino, o Luisão e o Lima não saiam.

    No porto, parece que fizeram as vendas previstas por bons valores. Fernando era isto ou a custo zero e Defour não impressionou. Acho que é bom jogador, mas é um exemplo de que no meio do milho bom que o porto tem, também há muto junco. A venda do Mangala foi excepcional pois custou mais do que a clausula. Se o porto recebeu 30,5 M por 56,67% então os restantes 43.33% teriam custado 23,32M o que daria uma transferência na ordem dos 53.82M. Porque haveria o City pagar mais 3 milhões que a suposta clausula de 50M. Ou então, se a transferencia foi de 40M o porto receberia 22.66M e não os 30.5M. está aqui neste site https://observador.pt/2014/08/12/porto-recebeu-mais-que-devia-por-mangala/
    O porto contratou bem, o Adrian talvez seja exagerado mas se ele pegar bem de inicio ninguém quer saber. Parece-me um bom plantel com boas soluções e bastante completo. Pode demorar é a mostrar serviço pois são muitas caras novas mas tem tudo para ser uma grande época para aqueles lados infelizmente.

    Em relação ao sporting, parece um plantel com mais soluções, tem um treinador que vai provar o banco de um grande e ao contrário de Jardim, vai ter muito mais exigência especialmente em fazer boa figura na Champions. É bom treinador, e o sporting pode fazer algo bom. Dos 3 grandes parece o menos forte, tendo em conta que o seu presidente quer fazer mais que o ano passado mas a investir o mesmo. Manter William e Jefferson era crucial, uma vez que para já Rojo e Slimani parecem afastados e Dier que era o melhor central foi vendido por muito pouco.

    Dito isto, acho que a equipa campeã é sempre a favorita inicial logo o favorito a vencer será o Benfica, com o porto bem perto. Não tenho grandes espectativas para esta época, tal como não tinha o ano passado. E por isso é que apesar de o Benfica ser o favorito, acho que o porto irá provavelmente ganhar o campeonato.

  • SCP
    Posted Agosto 14, 2014 at 1:40 pm

    Sou sportinguista mas se o meu clube não contratar um extremo e um defesa-central para colmatar as saidas de Rojo e de Héldon, aposto claramente no F.C.Porto. Gostava que viesse um defesa por empréstimo, sendo que esta época seria para emprestar Semedo a um clube de I Liga como o Penafiel, Boavista, Moreirense ou Gil Vicente, para evoluir. Gostava que esse central fosse Osede, jovem promessa do Real Madrid, Bartra, sem espaço no Barcelona, ou Rekik, jovem do City. O extremo gostava que fosse em definitivo, jovem mas já com provas dadas pelo menos deviam ser investidos sete milhões. Vitinho (CSKA), Yannick Carrasco (Mónaco) ou Gonzalo Bueno (Krasnodar). Se existirem reforços deste calibre, acho que o Sporting pode muito bem ficar melhor colocado que o Benfica, acho que os da Luz não têm plantel suficientemente bom para concorrer ao titulo, pelo menos se não comprar um defesa-central, um lateral-direito, um médio centro e um avançado. Se Gaitán sair será necessário igualmente um extremo esquerdo. O Braga parece ainda não ter capacidade de lutar pelo campeonato, apesar de Wallace, Danilo e Aderlan serem jogadores de topo. O Estoril e o Nacional parecem os principais candidatos ao fim do top 6. Acho que o Sporting está mais forte, o F.C.Porto está bastante mais forte, o Benfica está mais fraco, o Braga parece-me mais forte, o Estoril não fará uma epoca como o ano passado assim como o Setúbal. Talvez o Nacional possa ser uma revelação. Suk e Marco Matias parecem jogadores com valor.

  • Mr.D
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:16 pm

    A liga triplicava de qualidade se não houvesse estes tachos, sujeiras etc, por trás dos negócios.
    É que o campeonato já começa estragado e adepto português não ajuda…

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 14, 2014 at 10:26 am

    O Porto e Benfica são claramente os pricipais favoritos e por mais um ano tem a obrigaçao de conquistar o titulo …
    O Sporting nestes dois dias conseguiu destruir as poucas hipoteses que tinha em ser campeão … muita mestria de Marco será necessária para que o Sporting lute pela vitoria no capeonato

    o Porto tem claremante o melhor plantel com 2 jogadores de qualidade inegavel por posição principalmente no sextor da frente

    o Benfica mesmo que saia um dos argentinos continuam a estar claramente mais fortes que o Sporting
    Se sairem dois a coisa complica-se e ai entra o Jorge Mendes para ajudar os mesmos de sempre

  • Estive Lá
    Posted Agosto 14, 2014 at 9:08 am

    O pessoal queixa-se do estado do futebol português mas a verdade é que está assim inteiramente por culpa dos três "grandes." Um dia quando as receitas televisivas forem justamente distribuídas, e quando for possível um Braga, Guimarães e até Nacional e Marítimo, lutar pelo título sem castigos e jogadas de bastidores e muitas outras questões típicas do futebol português, aí sim teremos um grande campeonato. Um campeonato não são apenas 3 clubes.

    • Estive Lá
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:29 pm

      Quem controla o futebol português são os "três grandes." Como é possível dizer o contrário? Um dia quando eles perceberam que precisam de equipas para jogAr contra vão finalmente perceber isto. Quanto à redução das equipas na primeira liga, isso concordo.

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:39 am

      Bem metido Rúben, concordo e a prova disso mesmo é este alargamento ridiculo para 18 clubes quando Portugal não tem dimensão ao nível de mercado e habitantes para ter um campeonato com 18 equipas…e essencialmente isto deve-se aos clubes pequenos que não querem admitir isto…

      A Alemanha tem 80 milhões de habitantes e 18 equipas na primeira divisão…Portugal tem 10 milhões de Habitantes e …..18 equipas na primeira divisão….depois admiram-se que os estádios em Portugal estejam TODOS vazios, e que não há patrocínios e há ordenados em atraso…quando bastava fazer uma análise simples, ou seja, com 10 milhões de habitantes não há mercado suficiente para sustentar 18 clubes numa Liga profissional, e bastava olhar para o exemplo Alemão que com 80 milhões de Habitantes tem os mesmos 18 clubes e lá funciona e cá não…

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:34 am

      Um dia, quando os clubes "pequenos" deixarem de ser gulosos, também podemos ter um futebol a sério. Como se a culpa fosse só dos grandes, todo o futebol português está errado.

  • MM
    Posted Agosto 14, 2014 at 8:51 am

    Eu estou "farto" de criticar a pré-época do meu clube, porque a verdade é que revelou um amadorismo no planeamento da mesma que parece mentira. Saíram vários e bons jogadores, alguns dos mais importantes da equipa e até agora ainda não entrou uma verdadeira mais valia. Talisca tem potencial e poderá vir a ser muito bom, mas precisa de tempo para crescer, também vejo potencial em Benito, Derley será no máximo um bom suplente e o único que vem para titular é Eliseu. Estes 4 são os únicos, para mim, que podem ser considerados reforços até agora, sendo que só um tem condições de entrar na equipa titular no imediato, os outros serão alternativas aos titulares. O resto foi para encher (sim, mesmo o Tiago ou Bébé, que parece que veio para extremo). Outros jogadores que têm condições e qualidade para fazer parte do plantel e que não faziam na época passada, são os "regressados" Ola John, Lisandro e Pizzi. O central argentino continua, para mim, a ser o principal candidato à vaga de Garay, os extremos serão sempre suplentes de bom nível e boas armas a sair do banco.
    Vendo desta forma, e se for possível manter Enzo (que não acredito), Gaitán e Luisão e se ainda entrarem os tais 3 jogadores "pedidos" por JJ, o Benfica, mesmo depois de tanto contratempo e más decisões, ficará com um plantel muito forte. As contratações que faltam é que terão de ser cirúrgicas e bem feitas. Espero que se souberem que será impossível manter Enzo, que já estejam a trabalhar para encontrar alguém à altura, porque esta será a maior perda de todas. Imaginemos que as 3 ou 4 (se sair o argentino) contratações que faltam são Karnezis (não acho a melhor opção mas mais condições que Artur dá de certeza), Danilo Pereira (apesar de preferir Jorge Enriquez, acho que o português seria uma boa opção) e para a frente um reforço bomba, tipo Aboubakar (que hoje é associado ao clube), Vargas ou Mitrovic. O Benfica ficaria outra vez com um excelente plantel.
    Quanto aos rivais, é óbvio que o Porto está muito mais forte, foram bastante competentes na abordagem ao mercado e formaram um plantel muito equilibrado. Perderam dois dos jogadores mais importantes, mas conseguiram arranjar alternativas, reforçaram as posições mais carenciadas e têm para quase todas dois jogadores de qualidade. Vamos ver como se adaptam, como serão geridos os egos e se o novo treinador consegue formar uma equipa.
    O Sporting vai encontrar uma época muito mais desgastante que a que passou, o único reforço capaz de entrar no 11 é o lateral argentino, o resto parecem-me jogadores de banco, falta-lhes um extremo acima da média, e se saírem, como tudo indica, o Rojo e o Slimani, terão de encontrar alternativas à altura. O problema é que essas duas vendas lhe deverão dar pouco mais de 10 milhões de euros e falta saber se essa quantia poderá ser canalizada para os tais substitutos. Parece-me que, pelo menos como as coisas estão atualmente, partirão atrás dos rivais, faltam-lhes claras mais valias, jogadores daqueles que resolvem jogos.
    Vamos esperar para ver o que acontece até ao final de Agosto, esperemos pelo fim de semana que se aproxima para ver como as equipas se apresentam.

  • Kafka I
    Posted Agosto 14, 2014 at 8:49 am

    Será um campeonato fraquissimo, porque a maioria das equipas não tem qualidade para estar na 1º divisão (é urgente a diminução do número de clubes e em contrapartidas aumentou-se com mais dois em vez de se diminuir mas pronto o Futbeol Português é assim mesmo)…

    No que toca ao meu Benfica, está claramente mais fraco que o ano passado e neste momento já não é a melhor equipa em Portugal, o Porto esta claramente na pole position, no entanto o facto de o campeoanto Português ser fraquissimo, dá-me algumas esperanças, uma vez que o Benfica mesmo estando mais fraco continua MUITO mais forte que 15 das 18 equipas do campeonato, ora isso em condições normais significa que podemos sempre vencer 30 dos 34 jogos do campeonato (o mesmo é válido para Porto e Sporting)…

    No entanto creio o Porto não vai "perdoar" e tendo a melhor equipa e melhor plantel, vai acabar por ser campeão, pelo que a minha previsão é:

    Porto 50%
    Benfica 35%
    Sporting 15%

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:22 am

      Como é óbvio esta minha previsão é feita faltando ainda 17 dias para o mercado fechar, pelo que pode ainda haver muitas alterações nos 3 grandes, logo só no dia 1 de Setembro, se poderá fazer uma análise mais concreta ao real valor dos 3 grande, a 17 dias do mercado fechar é sempre prematuro estar a falar…

  • Tiago Ramos
    Posted Agosto 14, 2014 at 8:26 am

    O FCP tem mais plantel mas não tem equipa! Se se comparar com o 11 da supertaca do ano passado só restam Alex Sandro e Jackson… Temos de ter calma e por estas razão acredito que tenha vantagem para a segunda parte da época, neste início vai se destacar mais o Sporting e mesmo o Benfica! Em termos finais aposto num:

    1 FCP
    2 SLB
    3 SCP
    4 Nacional
    5 Braga
    6 Rio Ave ou Estoril ou Vitória

  • Pedritxo
    Posted Agosto 14, 2014 at 8:18 am

    Eu nem comento porque o benfica e o sporting ainda nao estao fechados e podera haver novidades em outras equipas, portanto so dia 31 e que me pronuncio, mas o benfica assim continua favorito pois mantem enzo e gaitan

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:45 am

    Os Sportinguista (como eu) têm de se mentalizar com o Porto e o Benfica lutam com armas diferentes das nossas (para melhor) e por isso tudo o que seja ficar no top 2 do campeonato é muito positivo.
    O objectivo mínimo é ficar em 3º lugar e depois é lutar da melhor forma para tentar chegar mais longe se assim for possível.

    Para o Sporting ser um verdadeira candidato ao titulo precisava de investir mais forte no mercado, se fossem buscar dois jogadores da qualidade por exemplo de Gaitan e Salvio (para 10 e extremo) teriam um plantel para ser campeões.

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:39 am

    Em teoria este pode vir a ser o campeonato mais competitivo dos últimos anos em relação à discussão pelo titulo, pelos lugares europeus e pela manutenção.

    Em relação aos três grandes parece que o Porto é o que está com o plantel mais composto e quase fechado, seguido pelo Sporting (falta resolver estes problemas de última hora relacionados com Rojo e Slimani e contratar um extremo) e o Benfica ainda tem um plantel em franca construção (falta alternativas para o banco e se Enzo ou Gaitan sairem pode ser o ruína do clube na presente época).

    -O Porto deve ter este 11 base: Fabiano, Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Brahimi, Tello, Quaresma e Jackson.
    É um 11 em teoria muito forte, vamos ver como é que as caras novas se adaptam ao clube. Para mim o Porto é quem está com o melhor plantel em relação à sua quantidade e qualidade mas poderiam ter arranjado melhores opções e mais económicas (refiro-me a Adrián Lopez que não encaixa no sistema táctico do Porto e para ficar no banco é um jogador caro … teria sido um bom substituto para o Rodrigo no Benfica).

    -O Sporting ter este 11 base: Patrício, Cédric, Mauricio, Rojo, Jefferson, William, Adrien, Martins, Carrillo, Capel e Slimani.
    É o 11 do ano passado, a novidade é o treinador (que para mim vem acrescentar intensidade e espectacularidade ao futebol dos leões). O upgrade deste ano está no banco de suplentes (com boas opções que podem render os titulares), falta investir num bom extremo esquerdo e resolver os casos de Rojo e Slimani (acho que o caso do argelino será facilmente resolvido com o acordo de melhoria salarial, em relação ao argentino acho que se o presidente não o quiser vender mais tarde ou mais cedo o Rojo voltará a treinar e a jogar com normalidade porque não vai crer ficar parado e a desvalorizar).

    -O Benfica deve ter este 11 base: Arthur, Maxi, Jardel, Luisão, Elizeu, Amorim, Enzo, Gaitan, Salvio, Lima e Derley.
    Este 11 ainda deve ter muitas mudanças (assim como o banco), deve chegar pelo menos um guarda-redes (fala-se em Karnezis) + um central + um trinco + um box-to-box (se Enzo sair) + um ponta-de-lança. Neste momento o Benfica até tem um bom 11 inicial mas o banco está fraco.

    Em termos de "nomes" o Porto está mais forte, seguido pelo Benfica e depois pelo Sporting … mas o futebol não é matemática e podem acontecer surpresas.

  • Bruno
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:18 am

    À partida, e na teoria, será um Benfica mais fraco, um Porto de cara lavada, que na teoria tem um super-plantel.
    Agora, falando do que me interessa, o Sporting, já critiquei anteriormente e volto a fazê-lo, má planificação da pré época, muito muito má abordagem ao mercado. Incrível como em ano de CL e de ser-mos assumidos candidatos o ataque sofre ZERO alterações. Ver Capel no plantel dá-me comichão. Faço figas para que seja a época de Carrillo, já aqui o disse que será, e o Sporting devia recomprar o resto do passe agora. Basicamente, estou com pouca esperança, aliás, a pouca que tenho está todo no Marco Silva.

    Se tivesse de apostar numa equipa, diria que o FC Porto para já, parte em vantagem para os demais, e provavelmente vai-se sagrar novamente campeão.

    SL!

  • Rui Lopes
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:11 am

    Este ano pelo o que vejo vai haver muita luta pelos lugares da liga europa e isso é bom porque pode ser que vejamos os 3 grandes a perder mais pontos do que o normal.

    Espero também que o Boavista cale muitas dessas pessoas que já os vêem na 2liga e que fique a meio da tabela, porque também ninguém contava que o Estoril fosse à europa no ano a seguir a subirem ( se não me engano).

    E pronto como benfiquista espero que sejam campeões, porque se o ano passado o sporting com aquele plantel ficou em segundo, acho que o benfica tem hipóteses de ser campeão este ano porque acredito que o porto irá ter muitos problemas internos ( ou pelo menos rezar para que isso aconteça :D ) mas no fundo sei que o Benfica este ano se ficar em segundo já seria um bom lugar na esperança que isso levasse a uma revolução no Benfica.

  • Kacal l
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:05 am

    Em termos de individualidades, é Porto mais forte, Benfica mais fraco (caso se confirme a saída do Enzo) e Sporting igual (embora tenha mais alternativas), depois as equipas médias reforçaram-se bem, mas há também equipas fracas (Belenenses e Boavista) e outras com dificuldades (Vitória), portanto será um campeonato normal.

    Depois é picardias de dirigentes, amuo do Bruno de Carvalho e falar de arbitragens, assim como assistências fracas na maior parte dos jogos e sem transmissões televisivas em canais de sinal aberto, e programa Dia Seguinte com tudo à porrada (quase!).

    Pelo menos o meu Porto está mais forte, vamos a ver…

    • nuno carvalho
      Posted Agosto 14, 2014 at 8:45 pm

      Os jogos da Bundesliga sao,na sua generalidade jogos fantasticos, estadios cheios, publico entusiasta que sabe apreciar futebol, equipas a jogar ao ataque…para mim é a melhor liga da europa.

    • Kacal l
      Posted Agosto 14, 2014 at 2:48 pm

      Alex Silva,

      Subscrevo completamente, e a minha liga preferida é a Premier League. :-)

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 10:18 am

      Um comentário muito inteligente e coerente o seu Kacal, como sempre estou de acordo com tudo o que disse, ha muita gente a falar mal da liga portuguesa e a dizer que 50% dos clubes não prestam, até na liga espanhola existem equipas fraquissimas, que usam autocarros, que têm um orçamentos baixissimos, enfim estamos a falar da liga espanhola que para muitos é a melhor liga do mundo, eu não concordo, simplesmente vejo os melhores jogadores do mundo nessa liga de resto não vejo mais nada, de resto o futebol praticado na liga espanhola não me atrai tanto quanto outras.
      Se formos falar de ligas que não pecam ou que são quase perfeitas, só podemos falar da Premier e da Bundesliga, porque o resto é mesmo o resto.
      A liga francesa causa-me muita impressão muito dinheiro muito publico muito espetáculo, mas continuam a não fazer nada de especial na europa, posso até ser baleado por dizer o que vou dizer, para mim esse PSG ainda não mostrou nada, não são aquilo que os pintam, vi o PSG levar um banho de bola no estádio da luz, eu adorei ver esses milionários serem triturados pelo Benfica, e o mesmo já lhes tinha acontecido contra o FC PORTO no dragão…

      Eu tb acho que a liga portuguesa podia e devia ser melhor, mas não é assim tão fraca como dizem, 99.9% das ligas mundiais existem equipas com dificuldades, equipas super defensivas, equipas que fazem de tudo até anti-jogo para não descer, repito isso é normal e vai ser sempre assim.

      Eu já vi equipas fraquissimas na Champions, que na liga portuguesa ficariam pelo meio da tabela.
      Queriam uma liga portuguesa forte, mesmo não tendo equipas nem tão pouco milionárias, sem patrocínios de jeito, sem adeptos apaixonados, com péssima organização, aí já era pedir demais, mas mesmo assim está a frende de ligas como: Turca, Holandesa, Belga, Russa… Nada mau, nada mau.
      Para finalizar digo, Premier e Bundesliga são de outro planeta a todos os níveis.

      1º – Premier League
      2º – Bundesliga

      3º – Liga Espanhola

      Alex Silva

  • Sporting Campeao
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:05 am

    Em termos de titulo… Fcp tem boas opções, mas futebol português é muito específico… Joga se 80% dos jogos contra autocarros em cima da baliza. Veremos se novos jogadores e treinador conseguem ultrapassar essas dificuldades, principalmente em campos em mau estado. Tirando esses jogos, penso que na Europacontra equipas a jogarem no campo todo, o Fcp tera muito sucesso.
    o Slb está mais fraco, mas tem o treinador com mais conhecimento do futebol português, só isso chega para ser candidato sem qq dúvida. Na Europa Slb tera muitas dificuldades ( se não vier bons jogadores entretanto).
    o meu Sporting parece me que tera menos hipóteses de ser campeão, dado faltar algumas alternativas que façam a diferença, principalmente ofensivamente, por exemplo os alas d Scp são pouco desiquilibradores e pouco finalizadores, medios centro tambem. O único que parece ter algo de diferente é Slavchev mas penso que a sua adaptação vai demorar meses. Defensivamente o que temos é mais do que suficiente. Na Europa penso que o Scp tera muito pouco sucesso, acho que saira muito cedo da competição.

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 14, 2014 at 12:01 am

    Antes de mais parabéns pelo texto Nuno.
    De facto, falar da liga portuguesa enquanto campeonato é um pouco triste.
    O factor mais é aquele que ninguém fala, os jogadores e a sua qualidade, as tacticas dos treinadores e a paixão dos adeptos que jornada após jornada fervilha e alimenta discussões sobre o episódio actual enquanto se espera avidamente pelo episódio seguinte.
    O menos é tudo o resto…
    Péssima organização (iremos iniciar uma Liga sem Liga…se é que me fiz entender), ausência de patrocinadores, quebra de receitas, estádios às moscas, preços proibitivos, 7 em 10 jogos na tv (paga), más arbitragens, ausência de regulação credível, salários em atraso, despedimentos à 3/4 jornada, agita-se tudo e temos um cocktail explosivo que milagrosamente põe a nossa Liga em 4º lugar do ranking europeu (o que seria se tivessemos tudo o resto).

    Quanto ao futebol propriamente dito, o Benfica sairia na frente destacadissimo para a revalidação do título, não fosse o péssimo planeamento da época e o desaparecimento dos seus responsáveis, mas face ao avultado investimento o Porto recola saindo igualmente na pole position.
    Seguem-se o Sporting que garantiu o melhor treinador da Liga, mas que parte à partida mais fraco (Dier, Rojo e Slimani devem mesmo sair), e o Braga pelos mesmos motivos do Porto (avultado investimento e melhoria significativa do plantel vs qualidade ou falta dela do seu treinador), sendo que o Nacional é para mim a equipa com melhores condições de garantir os lugares europeus (belissima equipa tem Manuel Machado).
    Como adepto e para além do meu clube vou registar com agrado o regresso do Boavista, que fazia falta a esta Liga triste pelo simples motivo que a par do Vitória de Guimarães (outro clube que simpatizo) serem equipas com identidade e pessoas (muitas e apaixonadas) no estádio!

    Siga pois, matar a fome de bola!

    • Flávio Trindade
      Posted Agosto 14, 2014 at 2:04 pm

      Rui,
      Tem sim senhor!
      Estava a referir me aos não candidatos. O Braga já está num patamar à parte. Mesmo não sendo minhoto o que me permite um certo distanciamento, acho que em Guimarães o futebol é vivido de outra forma e que os vitorianos são um exemplo.

    • rui oliveira
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:56 am

      E o Braga? Não tem também muitas pessoas e apaixonadas?..

  • João
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:57 pm

    Primeiras jornadas deve ser passear, a partir daí se o principal favorito descarrila vai ser o festival normal de lances em super slow-motion e análises selectivas à arbitragem, a culminar com uma grande entrevista d'A Bola ao João Gabriel, seguida por uma grande entrevista d'A Bola ao Rui Gomes da Silva, passando por uma grande entrevista d'A Bola ao advogado cheiinho parecido com o Gobern (como é que ele se chama, anda mais caladinho), provavelmente antevista por um grande editorial d'A Bola pelo próprio Gobern.

    Esperava que não fosse assim, mas para isso o meu clube tem que perder o campeonato e o Sporting não o ganhar. Portanto, em parte tenho que desejar estar daqui a um ano a ler essas grandes personagens e como o futebol português é uma farsa, depois de um ano a ser impecável, precedido por 3 anos de vergonha e descaramento, precedidos por um ano de nobreza indiscutível, precedido de anos miseráveis e por aí fora. Enfim, volta Tugão! Bora Rui Santos, a SIC Notícias está com falta de alarvidades em directo.

    • João
      Posted Agosto 14, 2014 at 6:09 pm

      Não só não sou como não reconheço nenhum deles como avençado da Direção de serviço à manipulação. Aliás, um deles está a ser processado pela Direção do Porto. Estaria tudo dito não fosse ter incluído aí o David Borges, porque agora estamos no domínio da comédia.

      Meu caro, felizmente do meu clube tem muito pouco seguidismo cego à Direcção (fantástico ter referido Guilherme Aguiar, podia também ter referido António Oliveira, ambos muito críticos das opções do clube em diversos momentos, mas não vejo a Piada Seguinte há muito tempo, confesso) e muito menos – o que garantidamente não há, e viu-se este ano – são órgãos de comunicação social que se prestem a isso em relação ao Porto e, em menor medida, ao Sporting.

      O que é óptimo, atenção. Não temos uma massa adepta acrítica e completamente encarreiradinha. Promove é momentos perfeitamente degradantes de "jornalismo" mas não é grave.

    • Daniel Alves
      Posted Agosto 14, 2014 at 5:54 pm

      Oh João, o Rui Ribeiro é tão apreciador dessas personagens como tu deves ser do Miguel Sousa Tavares, do Pedro Marques Lopes, do Manuel Serrão, do David Borges, do José Manuel Ribeiro, do Bonifácio d´A Bola TV, do Rodolfo Reis ou do Guilherme Aguiar.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 14, 2014 at 5:13 pm

      Ena, ainda por cima é adivinho ou espião!

    • João
      Posted Agosto 14, 2014 at 2:41 pm

      Lopes um acidente com os toscos franceses é quanto? Meio Mangala, na melhor das hipóteses. No percurso habitual do seu clube, meio Fernando deve chegar. Não se preocupe que nós com o Novo e o Velho Banco só temos compromissos em 2015 e é 1/15 do Fernando, 1 milhão de euros, não são 100M€ e tal.

      Rui Ribeiro, eu sei que é um apreciador e ávido leitor das personagens.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:33 am

      Engraçado, o seu texto retrata aquilo que critica. Deve faltar-lhe o espelho…

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:16 am

      Vamos a ver se não à acidente mas é com os "toscos" franceses…
      Ai é que o "novo" banco exige os €€€!!!!!

      Lopes

  • RS
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:52 pm

    Eu acho que as pessoas desvalorizam muito o campeonato portugues.

    "De futebol de qualidade, ainda menos, porque deve rarear". O ano passado andaram o ano todo a dizer isto mas se repararem o exemplo eram sempre as mesmas equipas, Olhanense, Gil Vicente, Academica.

    Os jogos dos 3 grandes sao sempre interessantes mas tem pouco qualidade mas isso é em todos os paises( menos Inglaterra) pois as equipas jogam muito à defesa, se repararem os jogos do Barcelona, Real, Bayern, PSG sao iguais.

    Por isso descontando os 3 grandes existiam 13 equipas. O Estoril, o Nacional e o Setubal de Couceiro jogavam futebol de muita qualidade, o Maritimo e o Rio Ave tambem jogavam com qualidade. O Arouca, o Belenenses de Lito e o Braga tinham jogos que jogavam com qualidade mas tambem tinham outros jogos que nao jogavam nada. A Academica e o Guimaraes tem treinadores resultadistas por isso jogavam pouco futebol. O Gil Vicente( no inico ainda mostrou qualidade) e o Olhanense nao jogavam nada. Paços com Costinha e Calisto nao jogava nada mas com Jorge Costa teve alguns jogos que mostrou qualidade.

    Por isso
    -3 jogavam com muita qualidade
    -2 jogavam com qualidade
    -3 dependia dos jogos
    -2 jogavam só para o resultado
    -3 nao jogavam absolutamente nada( o paços ainda mostrou alguma coisa no fim e o Gil no inicio da epoca)

    Agora darem o Olhanense como exemplo para o mau futebol como faziam sempre o ano passado é o mesmo que dar o exemplo do West ham para o mau futebol da liga inglesa. É só uma questao de escolher os jogos certos eu vi quase todos os jogos do Estoril e quase toda a segunda volta do Setubal porque ambos jogavam muito bem, claro que nao ia ver os jogos do Olhanense ou Gil Vicente.

    Para o proximo ano espero uma luta a tres pelo titulo e com muitas equipas a jogar bom futebol( Estoril, Nacional, Rio Ave, Setubal, Moreirense,..).

  • Anónimo
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:41 pm

    O Benfica continua o principal favorito. Além de ser o actual campeão, continua a ter um bom plantel, especialmente o trio no texto referido. O Porto tem bons jogadores, mas não sei se tem boa equipa. Ainda não vi um grande jogo do Porto, e o início da temporada pode ser difícil até os jogadores se adaptarem… Com um Benfica mais fraco e um Porto mais forte, penso que vai ser uma luta renhida até ao fim. O Sporting vai lutar com o Braga pelo 3º lugar. Reforçaram-se em quantidade, não em quantidade…

    E espero que todos os clubes façam boa figura na europa. Pelo menos 2 duas nossas equipas têm de passar a fase de grupos da LC…

    Bruno

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 2:09 pm

      O Sporting parece-me ter um plantel pouco forte para tantas competições. Se o Braga apostar tudo no campeonato, consegue ficar a frente do Sporting. A minha única duvida é a capacidade de Sérgio Conceição.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 3:09 am

      Na minha humilde opinião e caso o Benfica não venda mais nenhum titular, o Sporting deverá ficar-se pelo terceiro lugar. Agora não me passa pela cabeça que o Braga sequer dê luta ao Sporting por uma vaga no play-off da Champions uma vez que o SCP tem um plantel bem superior.

      João M.

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:27 am

      Não acredito mesmo que o Sporting repita a época passada… Vai ser muito complicado. O 3º lugar já seria bom. Colocar o Sporting em 2º é que não faz muito sentido, na minha óptica. O Benfica ou é campeão ou repete a época de 2010-2011. Neste momento, acredito que vamos ser campeões. Acho que vai ser um bom campeonato.

      Bruno

    • David Melo
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:09 am

      Jogadores de qualidade não são sinónimos de uma verdadeira equipa. Tal como no ano passado vejo os adeptos rivais afirmarem que o Sporting vai lutar pelo 3º lugar com o Braga mas veremos se não é mais do mesmo. O Sporting fica em 2º lugar (não é nada de especial, verdade seja dita), com o Porto a ser campeão e o Benfica a ficar em 3º lugar. É mais que sabido que o Benfica não sabe ser campeão, muito por culpa dos seus fracos presidentes. O que vale é que a massa associativa é enorme e ainda mantém as contas "equilibradas".

      1º Porto
      2º Sporting
      3º Benfica
      4º Sporting de Braga
      5º Nacional
      6º Estoril

      PS: com todo o respeito, mas quem coloca o Sporting fora dos 3 primeiros lugares só pode ser um anti qualquer. O mesmo se aplica a Benfica e Porto. Por mais investimento que o Braga possa ter feito, este ano andará sempre longe dos 3 grandes.

  • Sporting Campeao
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:36 pm

    Será um campeonato fraquissimo… Principalmente porque a maioria dos clubes nao tem nível para 1a liga. Portugal tirando 9/10 clubes é zero futebolisticamente! Ver um paços ferreira – gil Vicente a jogar para o 0-0 é do mais deprimente que existe neste mundo… Ainda se paga 3M/ano a estes clubes de direitos televisivos! Tristeza! Devia ser 10 clubes fortes a dividir receitas existentes e as restantes divisões só com jogadores portugueses! Nota: jornais nao compro à 5 anos… Assinatura sporttv cancelei à 3 anos… E a verdade é cada vez menos me interessa o futebol… Infelizmente!Apesar de ser o desporto que mais gosto! A ver se me surpreendem… Mas será um milagre aparecer bom futebol! Força Sporting

    • RiefSilva
      Posted Agosto 14, 2014 at 10:00 am

      Aconselho-o a ver então a maioria dos jogos do Penafiel durante a época que vai começar, e pode começar pelos 2 1ºs que terão transmissão televisiva.
      O facto destes clubes terem poucos adeptos, deve-se ao facto da grande maioria das pessoas apoiarem os grandes, e estarem a marimbar-se para os clubes da terra.
      Eu sou portista desde que me lembro, e já sigo o Penafiel há mais de 10 anos. Nunca fui sócio do Porto, e só 2 vezes me desloquei a um estádio para ver o Porto jogar (uma na taça de portugal, no Dragão, e outra em Aveiro na supertaça), mas sou sócio do Penafiel, vejo quase todos os jogos que o Penafiel faz em casa, e sempre que possível vou fora. Felizmente, no Penafiel, tem aparecido nos últimos anos, adeptos que são do Penafiel acima de qualquer outro clube.

      Quanto ao jogo, o Penafiel tem feito jogos positivos na pré-época, assim como fez na época passada.

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:25 am

      Já frisei aqui várias vezes, que atendendo à dimensão do País e ao facto de o mercado ser demasiado pequeno, Portugal não tem capacidade para ter 18 equipas na primeira divisão, e o ideal seria ter 12 equipas no máximo

    • André
      Posted Agosto 14, 2014 at 8:51 am

      É engraçado falar do Marítimo quando mete espectadores ao barulho… Foi a 11ª equipa em espectadores totais em casa…

    • Alexis
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:52 am

      Concordo com a ideia da redução a 10 clubes, com sistema play-off para apurar campeão/lugares europeus, e descida.
      Implementar a obrigatoriedade de terem no 11 titular, no minimo 4 portugueses e 8 ao todo no plantel.
      2a liga a obrigatoriedade de ter planteis 75% portugues e no minimo 6 portugueses no 11. Rever ainda a obrigatoriedade da percentagem dos atletas formados no clube nos planteis profissionais.

      Iriamos perder qualidade nas competições europeias? Talvez..
      Mas as contas eram saneadas ou pelo menos melhoradas, e os atletas portugueses passam a ter oportunidade de evoluir e consequentemente a selecção agradecia.

    • Sporting Campeao
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:32 am

      Sobre o interesse é porque o futebol é fraco e pouco justo… É a minha maneira de o ver… Claro que o meu Sporting ganhando ando mais feliz, mas não me faz ver outros clubes… O nível é deprimente! Volto a referir… É aceitável o Penafiel jogar com o autocarro a frente da baliza contra Scp Slb e Fcp… Mas infelizmente vai faze lo na maioria dos jogos… Logo o interesse do nosso campeonato, é esperar pelos erros dos árbitros para arranjar folclore entre os 3 grandes…

    • Sporting Campeao
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:25 am

      Nao percebeu… Prefiro que o Scp , Slb e Fcp percam mais receita e as destribuam por Guimaraes, marítimo e braga d que dar a clubes que nem 500 pessoas colocam nos estádios… O € só serve para financiar dirigentes, empresários e jogadores estrangeiros sem qualidade… Nao faz sentido! É a minha opinião… Aceito quem não concorde. Estamos em democracia. Nota: esses clubes serão sempre pequenos… E sem adeptos!

    • RiefSilva
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:50 pm

      Se os clubes pequenos não receberem direitos televisivos serão cada vez mais pequenos, e cada vez mais longe dos grandes!

      Típico comentário de adepto de clube grande, e que só vê o sue clube à frente!

    • Anónimo
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:43 pm

      Dá para perceber, ultimamente os sportinguistas cada vez menos gostam de futebol ;) fora de brincadeiras, vai ser bom ter os 3 grandes na champions.

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:36 pm

    Não percebo o ponto da ''hegemonia''.

    Mesmo que o Benfica ou o Sporting ganhe o campeonato este ano, não será suficiente para dizer que o Porto perdeu a hegemonia do futebol quando ainda há dois anos o Porto era tri-campeão e tem ganho praticamente 3/4 vezes em cada 5 anos

    Luis Freitas

    • Johnny W.
      Posted Agosto 15, 2014 at 11:50 am

      Não creio que a hegemonia seja assim quebrada. O Porto não ganhar o campeonato em 2 anos consecutivos não me parece algo tão trágico como o querem fazer parecer. Basta ver que da última vez que a "hegemonia" quebrou, o Porto esteve 3 anos sem vencer (sporting,boavista,sporting) e quando voltou venceu taça uefa,liga dos campeões e afins. Por isso, que se quebre mais vezes a "hegemonia" se isso significar mais títiulos nacionais e europeus para as hostes portistas

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 14, 2014 at 4:25 pm

      Não valem. Mas se a amostra for os últimos 6 anos, não há hegemonia, quer de um lado quer do outro.

    • César Silva
      Posted Agosto 14, 2014 at 3:50 pm

      E por alma de quem os possíveis 50% do JJ valem mais que os 50% do FCP ?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 14, 2014 at 3:00 pm

      seo benfica for campeao pode-se dizer que a hegemonia foi quebrada.
      jj veio em 2010, em 5 anos tem 2 campeonatos, este e o 6 an, logo se ganhar vai ter 50% dos titulos conquistados desde que chegou, logo a hegemonia foi quebrada

    • César Silva
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:44 am

      Bruno,

      Nos últimos 10 anos o FCP foi tetra e tri campeão, e ía ser o Benfica com um Bicampeonato que ía quebrar a hegemonia do FC Porto ? Mas realmente para quem nao ganha um Bicampeonato à 30 anos, deve ser algo de outro mundo.

    • Bruno
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:20 am

      Se o Benfica for "Bi", pode-se dizer que a hegemonia do Porto foi quebrada, sim.

  • RiefSilva
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:34 pm

    Parabéns Nuno Ranito!

    Está aqui um excelente prologo do campeonato!

    Infelizmente continuaremos a ter jogos a horários pouco convidativos a ir ao estádio (por exemplo sou de Penafiel, e na 2ª jornada, se quiser ir ver o Penafiel, em Guimarães, que até é relativamente perto, terei de sair de casa a uma sexta, cerca de hora e meia antes do jogo (se quiser evitar portagens) o que como é obvio coincide com o horário de trabalho, para depois chegar a casa já perto da meia-noite, ou até mais tarde).

    Continuará a falar-se mais dos árbitros do que de futebol.

    Quanto ao futebol propriamente dito, acredito que o Porto se irá sagrar campeão, tem o melhor plantel, e ao treinador apenas se pede que faça o seu trabalho, e transforme o elenco que tem numa equipa fluída e competente.
    O Benfica será o grande adversário do Porto, e se mantiver os 3 argentinos, continua a ter uma equipa capaz de ganhar sem grandes dificuldades a pelo menos 15 dos clubes da 1ª liga.
    O Sporting irá sentir mais dificuldades que no ano passado, a pressão de terem de lutar pelo titulo vai ser prejudicial (seria preferível, assumir esse objectivo internamente, mas não o passar para o exterior), e o extra LC também não será favorável. Para piorar ainda mais a situação, há ainda o problema criado por Rojo e Slimani.

    Quanto ao fundo da tabela, espero que o Penafiel tenha um campeonato tranquilo, e assegure a manutenção com alguma tranquilidade.

  • Rodrigo
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:33 pm

    1º FC Porto
    2º Benfica
    3º Sporting
    4º Braga
    5º Nacional
    6º Estoril

    Descem:
    Boavista
    Gil Vicente

    Por outro lado, acredito que o Maritimo sera a decepçao e o V.Setubal e Moreirense as surpresas.

    Melhor jogador: Hector Herrera
    Melhor marcador: Jackson Martinez
    Rei das assistencias: Nico Gaitan
    Revelaçao: Ruben Neves/Ericson
    Confirmaçao: Saleh Gomaa

    • Rodrigo
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:43 am

      2 Sporting ? :)
      O V.Setubal descer seria uma calamidade

    • Nuno Barbosa
      Posted Agosto 14, 2014 at 7:15 am

      1º Porto
      2º Sporting
      3º Sporting
      4º Nacional
      5º Braga

      Descem:
      Penafiel
      Setubal

      Melhor jogado: Jackson Martinez
      Melhor marcador: Jackson Martinez
      Rei assistencias: Carrillo
      Revelação: Tanaka
      Confirmação: João Mario

  • Mah Med
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:26 pm

    A saida do Rojo deixa me muito preocupado , nao vais um Milosevic desta vida a substituir, a do Slimani apesar de nao me deixar minimamente preocupado acho mais facil de subtituir

    • nuno carvalho
      Posted Agosto 14, 2014 at 8:35 pm

      Rui Barbosa, só vendias o Patricio?! O problema é alguem o querer…

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:24 am

      Não sei o valor de mercado de Paletta ou Perrin mas seriam duas contratações de grande nível ou também o Dragovic,fruto da situação da Ucrânia.
      Quanto a PL,também não sei as actuais condições do Fulham,mas uma boa solução seria Mitroglu ou o Lacina Traoré,benefeciando das boas relações com o LJ

      Jota F

    • Mah Med
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:13 am

      Se o Rojo e o Slimani ficaram ficai com a clara ideia que só íamos buscar mais um extremo e plantel fechava , precisamos de um central e a minha escolha recaia no Chiriches mas depois de investigar o salario dele fiquei de claro pe atras , por isso apostaria no central do lech poznam ; Kaminski , ou o Bjorn Engels do Club Brugge .
      Para o Ataque ia buscar o Cornelius ou Gudietti

    • Rodrigo
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:57 pm

      Joel Campbell era muito interessante. Ganhavamos um jogador forte fisicamente e agressivo no ataque, mas seria algo dificil de concretizar parece-me.

      Quanto ao eixo defensivo, sera sempre dificil substituir o Rojo porque nunca conseguiremos algum igual ao mesmo preço. Existem 4 centrais no plantel mais o Tobias, pelo que a menos que se encontre um verdadeiro reforço parece-me que nao se deveria dar mais nenhum tiro no escuro.

    • Rui Barbosa
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:49 pm

      Para mim,ambas me deixam preocupado. Slimani marca muitos golos e penso que não deve querer ganhar muito mais do que aquilo que o Sporting pode dar,por isso apostava na sua renovação,até porque deve ser a única oportunidade de jogar a Champions para ele,duvido que outro clube de Champions o queira.
      Rojo já está fora definitivamente,o negócio com a Doyen parece ser mais uma asneira do Sr. Godinho Lopes. Para o seu substituto,queria que o Sporting fosse buscar o B.Alves,embora seja difícil,seria bom para todas as partes envolvidas porque aposto que ele quer voltar para Portugal e jogar a Champions.
      De resto,só vendia o Patricío e segurava o Adrien,WC e Slimani.
      Outro negócio que podíamos fazer era ir buscar o Joel Campbell,dando o direito de preferência do WC ao Arsenal mais uns pozinhos.

      Sinceramente,acho que este ano devíamos manter o discurso da época passada porque ainda não temos nada para sermos campeões já nesta época

      SL

  • Alberto
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:25 pm

    1º Benfica
    2º Porto
    3º Braga
    4º Sporting
    5º Nacional
    6º Setúbal

    Descem:
    Boavista
    Gil Vicente

    • Anónimo
      Posted Agosto 15, 2014 at 5:18 pm

      Benfic em 5º… Ok. O Estoril tem um mau treinador, na minha opinião. Vão lutar pelo 5º, e não é com o Benfica…

      Bruno

    • Pedro Silva
      Posted Agosto 14, 2014 at 3:38 pm

      A minha previsão:
      1º- Sporting
      2º- FCP
      3º- Estoril
      4º- Braga
      5º- SLB
      6º- Nacional
      7º- V. Setubal
      8º- V. Guimaraes
      9º- Maritimo

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:21 am

      Parece as previsões do ano passado.

  • Tiago Martins
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:24 pm

    “Ripa na rapaqueca”!!

    Admito que deposito especiais espectativas em duas equipas – Braga e Nacional. Os Gverreiros mexeram-se bem no mercado e colmataram grande parte das lacunas no plantel, tendo tudo para superar em grande escala a época anterior (o quarto lugar terá que ser o objetivo mínimo). Quanto aos insulares, mostraram grande força no mercado e possuem condições para igualar o registo de 2013/2014. Ao invés, Boavista e Marítimo desiludiram-me na abordagem ao mercado e não auguro que possam rubricar grandes feitos na época que se adivinha.

    Individualmente, há vários jogadores que irei seguir com atenção, por diferentes razões: Rui Pedro, Tiago Silva, Pedro Tiba, Wallace, Anderson, André Horta, Osei, Bernard, Cafú, Schumacher, Ricardo Ferreira, Lupeta, Raeder, Boubacar, Suk, Mimbela, Ibrahim…

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:18 am

      Entretanto, espero que muitos dos leitores não desapareçam do blog com o decorrer do campeonato.

      Tenho dito.

  • Rodrigo Mesquita
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:07 pm

    Sinceramente em termos globais, acho que vai ser outra má edição da liga portuguesa, chegaram mais uma vez camiões de estrangeiros para os clubes menos poderosos da nossa liga, o Benfica perdeu imensos jogadores de qualidade, o Sporting não se reforçou com mais valias e o Porto parece ser a equipa mais bem posicionada para vencer esta edição.

    Como sportinguista espero que o meu clube seja campeão, embora ache que partimos em clara desvantagem em relação aos outros dois e sem Rojo e Slimani (William e Jefferson tambem podem sair) acho que até baixamos o nivel em relação à temporada passada. No entanto acho que BdC trouxe outra cultura ao clube e por isso é ver para crer!!

    Olho para o nosso principal rival, que é o campeonato francês e parece que estamos a anos luz em todos os capitulos!

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:55 am

      Se Slimani e Rojo saírem (que é o mais provável), William e Jefferson ficam. Para além disso, o Sporting emitiu hoje um comunicado a desmentir o interesse de outros clubes no Jefferson.

      João M.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:00 pm

    Vai ser mais do mesmo:

    – Ver jogos (apenas e só) online;
    – Falar das arbitragens;
    – Sporting a fazer comunicados;
    – Picardias dos presidentes;
    . Falar das arbitragens;
    – Do 6º para baixo, tudo a jogar atrás da linha da bola;
    – Alguns despedimentos de treinadores;
    – Sporting a fazer comunicados;

    Com a agravante de, este ano, se fazerem passeios ao Bessa.

    • Vuk
      Posted Agosto 14, 2014 at 11:16 am

      Eles gostam de comer e calar e depois em vez de se dedicarem a perceber o que se passa no clube deles, falam do clube dos outros. «Un pueblo ignorante es un instrumento ciego de su propia destrucción»

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 9:05 am

      Sabes como é João M na casa dos nossos rivais democracia é coisa que não existe como tal os adeptos dos nossos rivais não estão habituados a ser informados do que se passa nos seus clubes, estes só servem para pagas as cotas e os bilhetes de época e não piam!! As ditaduras são assim! É deixa-los falar! Os "cães ladram e a caravana passa"!!

      Fernando Reis

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:53 am

      Acho (na verdade, tenho a certeza) que os comunicados do Sporting só fazem cócegas a adeptos rivais. Quanto a mim, dá-me um gozo enorme ser informado tão frequentemente do que realmente se passa no meu clube, não sei se com vocês acontece o mesmo. Mas, vá, cada um com os seus costumes.

      João M.

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:12 am

      Bernardo, uma coisa só invalida a outra se o Porto for campeão. Será que o Porto vai ser campeão?

    • Mah Med
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:59 pm

      Presidente do Porto a fazer de policia sinaleiro
      Reuniões da liga em bombas de gasolina
      Presidente do Sporting intermediar a paz na faixa de Gaza
      As conferencias do JJ
      LFV promete um benfica Português para o ano 3333 , para homenagear o 33
      Haverá incidentes para todos os gostos

    • Anónimo
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:50 pm

      Já que a primeira é resultado da segunda podem ser as duas ;)

      Bernardo

    • Tomas W
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:47 pm

      Como o Porto é campeão já anunciado, ficar à frente do Porto só pode significar ser campeão

    • Bernardo Macedo
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:43 pm

      Querem ficar à frente do Porto ou ser campeões?

    • Anónimo
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:35 pm

      Treinador do Porto a querer despedir-se, direção a não deixar…

      Bernardo

    • Rodrigo Mesquita
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:11 pm

      Desde que façamos comunicados e fiquemos outra vez à frente do porto, por mim tudo bem!

  • Lopes
    Posted Agosto 13, 2014 at 11:00 pm

    Mais um grande texto do Nuno Ranito, e concordo o Benfica com o trio argentino é favorito com o Porto bem perto. O Sporting infelizmente parece-me algo debilitado.

    • Fredy
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:48 am

      o benfica tem 11 mais forte? Artur, maxi, eliseu, jardel, ruben, talisca, lima são melhores que os do Porto? não me parece…

    • Ricardo Nogueira
      Posted Agosto 14, 2014 at 1:03 am

      O 11 do Benfica é mais forte? Só por causa de 3 argentinos e um deles está com um pé mais fora do clube que dentro?

      Artur, Maxi, Jardel, Eliseu, Ruben Amorim, Talisca e Lima. Nenhum deles tinha lugar no 11 do Porto. O Luisão dou o beneficio da dúvida. Fez uma boa temporada o ano passado ao lado do Garay num Benfica com um colectivo forte. Foi a melhor temporada dele no Benfica e está cá há 12 anos. Pessoalmente acho que não tinha lugar no Porto, mas como disse, são opiniões.

      Claro que o Porto ainda não tem a equipa entrosada, mas, em teoria, quando estiverem entrosados penso que o porto terá melhor 11.

    • André Santos
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:53 am

      Alguém me sabe explicar quantas equipas descem este ano? E na segunda liga que tem 24 equipas, quantas descem e quantas sobem?

      PS: Esta direcção da Liga tem feito um trabalho ridículo. A aposta nas equipas B foi a única boa coisa que fizeram em anos de mandato, o que é manifestamente pouco. Não me lembro de uma edição da Liga tão mal organizada e com tanto amadorismo. Tenham vergonha.

    • Bruno Cunha
      Posted Agosto 14, 2014 at 12:34 am

      Boa noite
      Concordo consigo Gonçalo quando diz que o porto tem o melhor plantel e grandes alternativas em todas as posições mas continuo a achar que em termos de onze (até agora) o benfica tem mais forte

    • Gonçalo raio
      Posted Agosto 13, 2014 at 11:09 pm

      Boa noite,tenho de descordar contigo pois o Benfica mesmo com o 3 de grande qualidade peca com a falta de alternativas e fico na área. Com a saída de Rodrigo e Cardoso não ah foco na área, não opondo a grandeza de lima mas não tem acompanhemento. O porto a meu ver tem tudo para dar certo na teoria pois na prática tem que ter tempo e rodatividade da equipa. Respondido sem amor ao meu clube

Deixa um comentário