Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Hora de Ghilas

Vincent Vega e Jules Winnfield formam uma das melhores duplas da história do Cinema. No portentoso Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, as duas personagens têm uma dinâmica explosiva e o filme não funcionaria sem qualquer um deles. Vergado pelos mais recentes resultados e exibições, é cada vez mais óbvio que o Porto tem metade da dupla — mas onde está a outra parte?
Varela é Vega: irregular, por diversas vezes toma a decisão errada, mas pode decidir um jogo. Sempre que a personagem de John Travolta vai ao quarto-de-banho, algo terrível acontece; o mesmo sucede com o extremo portista, que parece deixar sempre algo de si nos balneários. Contudo, a sua importância no elenco portista é incontestável.
Falta então a outra metade da dupla, o outro extremo — que o Porto não tem. Josué é bom jogador, mas não dá à equipa o que esta precisa desde a ala, pois tem sempre tendência a flectir para o centro, sobrelotando o meio-campo e comprometendo a verticalidade do jogo (ao lado de Lucho e à frente de Fernando daria cartas). Licá não é mau, todavia não tem qualidade suficiente para assumir a titularidade no campeão nacional. Kelvin parece não contar para o treinador (“tem de evoluir certos aspectos do seu jogo”, disse este sobre o jovem) e Iturbe, dos melhores da pré-temporada, foi emprestado ao Verona, onde tem feito furor.
Assim, urge encontrar uma solução dentro de portas e que, na cabeça de Paulo Fonseca, conte para algo mais que a equipa B. Alguém que, como Jules Winnfield, seja (como refere Scott Myers) um bad ass tough guy e o centro moral da história — no caso dos azuis-e-brancos, o homem que mexa com o jogo, que “mate” o adversário e possa ser o centro das aspirações portistas — ou um dos pilares das mesmas. Mas quem poderá ser esse jogador? Temos uma sugestão: e por que não Ghilas?
O argelino é um jogador de qualidade e no banco está a atrasar a sua evolução. Claro que sobre o campo, a ocupar a sua posição original, já tem o super-Jackson; no entanto, Paulo Fonseca poderia apostar por uma utilização distinta da esperada. Basta ver o caso de um jogador muito especial para os adeptos portistas: Derlei. O Ninja partia das alas e flectia para zonas de finalização, dando simultaneamente verticalidade, largura e killer instinct à formação azul-e-branca. Ghilas podia (passe a comparação) ser o “novo Derlei”, um extremo que, no momento da entrada no último terço, se transformasse num ponta-de-lança, apoiando, secundando e complementando o Cha Cha Cha.
Um jogador desta qualidade, quando o Porto está tão obviamente carente de soluções ofensivas, tem de estar sobre o terreno de jogo, de fazer parte da equipa. Preferencialmente a titular, mas que mais não seja, a entrar bastante mais cedo em campo. É quase crime não contar com ele (como o é não contar com Kelvin e Iturbe, mas esse é um tema que já ganhou teias), mais ainda numa altura em que a equipa precisa de uma lufada de ar fresco, um elemento extra que traga maior poder de fogo e espectacularidade ao jogo. Alguém como Jules Winnfield. Alguém como Ghilas.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

25 Comentários

  • Filipe Macedo
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:10 pm

    Concordo plenamente, o porto devia voltar para o 4.3.3 e nao continuar no 4.2.3.1 pois nao aproveita Fernando ao máximo e tira eficácia defensiva. Jogar com Ghilas era muito melhor que jogar Licá.

    Bom trabalho

  • Kacal
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:13 pm

    Concordo, o Ghilas é um jogador de qualidade com boas características e podia ser o "novo Derlei" ou o "novo Lisandro" (chegou a jogar assim também), numa altura em que falta qualidade nas alas acho que era uma boa solução, neste momento, Ghilas já devia de ter mais minutos, agora está fora de forma e ainda não se adaptou como deve ser á equipa, espero que o Ghilas jogue os 90 minutos a PL contra o Guimarães e faça uma boa exibição e que marque para ganhar confiança e depois gostava que o PF apostasse nele nesta posição de "falso" ala que aparece nas zonas de finalização, por vezes, um segundo avançado, ele tem características e qualidade para isso e muito mais, tem é que ter minutos para ganhar ritmo e se entrosar com a equipa, um jogador do plantel que a médio prazo pode ser uma boa solução para as alas é o Joris Kayembe da equipa B, tem apenas 19 anos e é um jogador com qualidade, se jogar e evoluir bem pode vir a ser uma boa solução, gostei do que vi dele até agora, espero que o PF faça o mais correcto em relação ao Ghilas e o comece a utilizar mais.

  • Gabriel Esteves
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:21 pm

    Não desgosto da ideia… Era uma questão de experimentar! E acho este jogo para a taça era o ideal!

  • André Pinto
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:42 pm

    Bom dia a todos,

    Há muito tempo que falo no Ghilas para o ataque Portista. Ultimamente e com defesas mais fechados, temos visto o Jackson com pouca bola (raramente chega lá uma em condições) e sempre questionei o porquê do Ghilas só entrar quando os nossos adversários já têm os "11" dentro da área. Assim será difícil, só um lance com "sorte" ou uma grande jogada.

    O Porto tem dois laterais que sobem muito e bem, logo jogando num 4-4-2 (é que eu apoio, tendo em conta todas as condicionantes deste plantel), poderia beneficiar tanto a equipa como Jackson. Ghilas também consegue descair para uma das laterais, logo é uma mais valia para este plantel.

    A minha ideia seria: Helton; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera/Josué/Defour, Lucho e Quintero/Lucho (10)/Josué; Jackson e Ghilas/Varela.

    Esta ideia base de equipa, permitia ao Porto explorar mais os laterais, tendo como protecção (quando atacam) destes o recuo do Fernando, para juntos dos centrais, tendo inclusivé um meio campo mais povoado. Mais um aspecto deste sistema táctico, com mais gente neste meio campo, poderia facilitar a jogadores como Lucho, que não tivessem de desgastar imenso durante o jogo. Isso são ideias dum adepto do Porto, que não gosta do que anda a ver, pois a qualidade de jogo desta equipa está a ser má.

    Estas ideias, só demonstram a qualidade do Ghilas, dá inumeras opções (mesmo sistemas tácticos) que permitem ao treinador preparar melhor os jogos.

    Obrigado e Cumprimentos,

    André Pinto

    • João Lains
      Posted Novembro 9, 2013 at 1:08 pm

      Completamente de acordo! Acredito que com o 4-4-2 losango se conseguiria retirar o melhor rendimento de uma série de jogadores do plantel portista. A possível falta de jogo exterior seria compensada pelas incursões pelos corredores dos dois laterais Danilo e Alex Sandro, que atacam muito bem. Fernando mantinha-se como a âncora do meio-campo e com o papel que ele melhor desempenha. Depois apostava em Lucho e Defour e Quintero actuaria no vértice mais adiantado e onde à partida rende mais. Depois a dupla de ataque com Jackson e Ghilas, mais móvel.

    • Rabensandratana
      Posted Novembro 9, 2013 at 1:28 pm

      Concordo inteiramente consigo!!! Se o FCPORTO jogasse num 4-4-2 (losango), teria duas referências na frente de ataque (Ghilas mais móvel e Jackson mais fixo), um pivot defensivo (Fernando), um box-to-box (Herrera/Defour), um criativo (Quintero/Josué) e o Lucho ou Carlos Eduardo a desempenhar a função de ligação ao organizador de jogo (um médio construtor que partiria mais atrás).

    • Max M
      Posted Novembro 9, 2013 at 2:31 pm

      Finalmente alguém com a mesma opinião! Já ando há meses a defender essa tática e esse onze,e tinha encontrado muito pouca gente com o mesmo pensamento. Infelizmente penso que quem deveria concordar com isto não o irá fazer,falo obviamente de Paulo Fonseca.

      Até deixo a título de curiosidade um paralelismo desta equipa com a de Mourinho em 2003/2004.

      GR:Vítor Baía/Hélton
      DD:Paulo Ferreira/Danilo
      DC:Jorge Costa/Mangala
      DC:R.Carvalho/Otamendi
      DE:Nuno Valente/Alex Sandro
      MDC:Costinha/Fernando
      MC:Maniche & Pedro Mendes/Herrera & Lucho
      MO:Deco/Quintero
      SA:Derlei/Ghilas
      PL:McCarthy/Jackson

      O Kelvin poderia ser o Carlos Alberto,e o Izmaylov o Alenichev.

      A meu ver,a equipa deste ano só perde para o Deco,apesar do enorme potencial de Quintero,e na dupla de centrais,que era mais certinha e funcionava melhor,além de ter mais capacidade de liderança,nomeadamente através do Jorge Costa. Nas laterais a diferença é enorme,muito melhor a de agora. Só há uma diferença muito grande: em 2004 o treinador era José Mourinho.

    • Czarli
      Posted Novembro 9, 2013 at 5:00 pm

      Concordo em quase tudo… apenas tenho de fazer o reparo de "comparar" o Izmaylov com um senhor de nome Dmitri Alenitchev só se for pelo facto de ambos virem da Rússia.

      Mas também da equipa deste ano só perder para o Deco… c'mon… Os únicos que teriam hipótese de calçar na equipa campeã europeia face à equipa que apresentaste são os laterais (principalmente o Alex Sandro), o Lucho e talvez o Fernando.

      PS – A dupla de centrais não era mais certinha… a coisa roçava quase… a perfeição.

  • Luís Borges
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:45 pm

    Espetacular este texto. Os meus parabéns!

    Aliás, a analogia com o melhor filme de culto de sempre aqui soa muito bem.

    Veremos se o Ghilas conseguirá ser o "bad motherfuck*er" que o Porto tanto precisa a partir da ala.

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:54 pm

    Eu não percebo como um jogador como o Nabil Ghilas não tem mais minutos de jogo???? É inacreditável.
    O problema do FCPORTO neste momento e já era apontado no princípio da temporada, é que a equipa portista não tinha um abre latas (Iturbe deveria ter ficado no plantel), penso que o Ghilas em nada é inferior ao Licá/ Josué a jogar na ala pelo contrário, o argelino, tem um físico imponente, remata razoavelmente bem, tem dribble e é bastante rápido e como foi bem referido pela Inês, poderia aparecer com facilidade nas zonas de finalização.
    Quando vejo jogadores como o Ricardo a serem escolhidos e até já jogou um jogo a titular para o campeonato, não percebo como é que é possível um jogador como o Nabil não ser escolhido também.
    Paulo Fonseca tem muita responsabilidade na matéria, espero que o argelino seja titular frente ao VSC, mas tenho quase a certeza que será o Jackson Martínez que neste momento está numa má forma.

  • João Lains
    Posted Novembro 9, 2013 at 12:56 pm

    Desde que ele chegou ao Porto que o VM tem defendido esta ideia, mas eu não acredito que pudesse ter grandes resultados. Cair sobre as alas vindo de uma zona central para receber o esférico, como acontecia no Moreirense, é diferente de jogar primeiramente sobre a ala e aparecer em zonas de finalização e por isso não acho que esteja aqui a solução. Ghilas é um ponta de lança, é uma pena que não tenha tido mais oportunidades até aqui, porque o que não faltou foram momentos certos para ser lançado em campo. Culpa de Paulo Fonseca.

  • Czarli
    Posted Novembro 9, 2013 at 1:05 pm

    Face à escassez de extremos seria uma boa opção a testar, contudo não vejo capacidade de inovação no PF para tal situação. Um treinador que continua preso a tácticas de equipa pequena, com falta de aptidão para extrair o melhor de cada jogador disponível no plantel dificilmente conseguirá imaginar algo "out of the box".

  • Bernardo Ferrão
    Posted Novembro 9, 2013 at 1:24 pm

    E se o Porto voltasse ao 4x3x3 com o meio campo em 1+2 do ano passado?! Com Herrera/Defour a fazer de Moutinho e Josué a fazer de James. É uma opção, tal como esta aqui citada no texto ou o 4x4x2 losango aqui referido na caixa de comentários deste post.

  • André Raio
    Posted Novembro 9, 2013 at 1:25 pm

    O Ghilas é o melhor avançado a actuar em Portugal. Não sou do Porto, mas vi bastantes jogos dele no Moreirense e sem dúvida que como ele, aqui não há.

    • Simoes
      Posted Novembro 9, 2013 at 5:44 pm

      o ghilas e um bom jogador, com bastante potencial para vir a ser um excelente avancado, e durante a pre epoca queria o para o meu sporting, mas nao vamos exagerar, dizer que ghilas e melhor que jackson,montero,cardozo,lima(em forma),eder(em forma) e algo de absurdo de momento, por muitos bons promenores que tenho mostrado no moreirense, no maximo tem potencial para chegar ao patamar de alguns destes, mas por alguma razao estes jogam e sao titulares onde jogam, e o ghilas apenas fez uma boa(ou excelente) epoca no moreirense

  • CRF
    Posted Novembro 9, 2013 at 1:54 pm

    Tenho muitas dificuldades em ver em Ghilas o tipo de avançado a jogar da faixa para o meio, quando já está outro no meio..Penso que o problema do FCP é que tem dois avançados idênticos. Ambos têm o estilo de seta da equipa.. nenhum deles o 2º avançado/falso ala.
    A solução é ir ao mercado procurar um Hulk perdido nalgum campeonato.

  • Anónimo
    Posted Novembro 9, 2013 at 2:03 pm

    Excelente texto!

    Concordo com a ideia do 4-4-2 losango.Dado as caraterísticas dos laterais, e à falta de profundidade que o Josué dá ao jogar no corredor direito, aliado ao facto de não haver um grande extremo do lado contrário, faz com que ache que o Paulo Fonseca deveria pelo menos testar essa tática mais vezes…
    Mas também pelo que tenho ouvido dizer,(e tenho que admitir que não tenho visto muitos jogos do Porto), o Ghilas não tem entrado muito bem.Pode ser desculpado pelo facto de jogar normalmente, apenas escassos minutos, ou então por se ter criado um hype demasiado elevado em relação à real qualidade do jogador…Mas vamos esperar para ver….

    Afonso Luis

  • Ricardo Peixoto
    Posted Novembro 9, 2013 at 2:10 pm

    Desde já os meus parabéns por juntar um dos meus filmes preferidos a minha equipa perfurada!

    A ideia (pelo menos até dezembro) podia passar por aí. É rápido e se consegui segurar a bola pode fazer a diferença.

  • Filopez
    Posted Novembro 9, 2013 at 2:32 pm

    O Lisandro jogou na ala e no meio se nao estou em erro. Na primeira época nao era titular muitas vezes mas jogava a extremo. O Ghilas acho que poderia fazer a mesma coisa mas a verdade é que ele joga tao pouco que ninguem sabe muito bem o potencial que ele tem.

    Ja disse isto o ano passado, o Sebá é mais jogador que o varela e sem duvidada que o licá…nao o quiseram, para alem disso o Tozé é o melhor jogador da equipa b, faz jogos bem melhores que Herrera e carlos eduardo e nunca lhe dao uma oportunidade…nao entendo.

    • Czarli
      Posted Novembro 9, 2013 at 4:51 pm

      Isso do Lisandro é um mito, na 1ª época começou de inicio em 21 jogos em 30 que realizou. Na 2ª foram 24 em 35.

      O Sebá não ficou no Porto porque o preço acordado ficou em 5M… e para o Estoril foi vendido (ou cedido) por menos de 500 mil. E nunca na vida o Sebá é mais jogador do que Varela… que raio de comentário!

  • slb1994
    Posted Novembro 9, 2013 at 3:36 pm

    Parabéns Inês pelo excelente post.
    Acho estranho um jogador da qualidade de Guilas ainda não ter tido real oportunidades: fazendo dupla com Jackson, ou até jogando numa ala.

  • Tiago Pereira
    Posted Novembro 9, 2013 at 3:39 pm

    Sou da opinião, desde a época passada, que o fc porto deveria testar o sistema de 3-5-2 "á Juventus". Este é o sistema que, olhando para as forças do fc porto (centrais e laterais ofensivos) e as suas fraquezas (alas ofensivas, falta de apoio do Jackson na frente), melhor encaixam nas características do plantel do fc porto. Um sistema de 4-4-2 losango que com dinâmica se transformasse em 3-4-1-2 também não me parece descabido.

    O pior é não ver no banco do fc porto capacidade para implementar esse sistema táctico nem sequer capacidade para identificar a possibilidade de implementar esse sistema. Do banco do fc porto só se pode esperar a velha forma do 4-2-3-1 que mal ataca e mal defende e substituições desesperadas aos 86 minutos.

    • Czarli
      Posted Novembro 9, 2013 at 4:43 pm

      3-5-2 com um jogador como o Fernando na equipa é queimar cartuchos não?

      E o Jackson nunca teve falta de apoio na frente… o ano passado! Este ano está completamente sozinho, mesmo com o Lucho jogando a 10.

  • Fábio
    Posted Novembro 9, 2013 at 7:09 pm

    Neste momento:
    Slimani 2
    Ghilas 0

    Ghilas até tem mais minutos que o seu colega de seleçao.

  • carlos
    Posted Novembro 9, 2013 at 8:39 pm

    Mais um grande post Inês Sampaio!

    Eu concordo que já passa da hora para o Porto começar a jogar com um sistema 4-4-2 e aproveitar as potencialidades de Ghilas. Ou isso ou um sistema de mobilidade constante como Mourinho aplicou.

    Agora se o treinador atual tem capacidade intelectual para mudar de sistema tático isso já é outra história…

Deixa um comentário